Page 1


4. Tipos de discurso Há vários tipos de discursos e para cada um deles o comunicador deve fazer suas adequações e muitos devem seguir o protocolo determinado pela ocasião. 4.1 - Formais e informais Os discursos formais são realizados em atos solenes, cerimônias, normalmente com presença de autoridades. O cerimonial e protocolo providenciam a ordem hierárquica das falas, sempre do menos para o mais importante. Nos eventos formais, os discursos lidos são mais tolerados para se evitar erros. A linguagem deve se igualmente formal e deve-se evitar o uso de anedotas humoradas e quebras de protocolo. Numa apresentação informal, não se precisa ter a preocupação de uma linguagem hierárquica de autoridades, embora estas também possam ser citadas. Deve-se imprimir o proposito da apresentação de forma mais descontraída. Nestes casos, o formalismo pode não ser de bom tom e a linguagem deve corresponder ao cotidiano do público.

4.2 - Improviso Este discurso requer presença de espírito e pode ser brevemente preparado com a enumeração de alguns tópicos. Caso não haja tempo para preparação inicie o assunto fazendo links com o tema em questão até ficar mais a vontade.

4.3 - Segmentado Falar a um público segmentado pode ser mais fácil em alguns momentos, quando o orador faz uso do seu saber a das peculiaridades do público para adequar a linguagem ao conteúdo. São muitas as segmentações como, por exemplo: feminino, jovem, religioso, étnica, esportiva, empresarial, politica, sindical, etc. prepare argumentos reunindo elementos pertinentes ao tema e ligados ao segmento. Use uma linguagem pertinente ao público, o que inclui jargões e termos específicos.


4.4 - Discurso de despedida Muito utilizado em ambientes profissionais. Inicie falando sobre como chegou à empresa, cidade, entidade etc. Aborde o tratamento recebido na ocasião e relate as sensações que esta sentindo aos deixá-los e os motivos que o levam a mudança. Teça elogios sinceros aos que ficam, e fale de seus planos futuros.

4.5 Festivos O maior desejo do ser humana é ser elogiado. Destaque os motivos da celebração ou comemoração. Faça deferência à pessoa ou entidade homenageada. Enfatize a importância da ocasião em termos globais. Destaque a importância da data e reforce o sentido, significado e o simbolismo da ocasião. Metáforas são bem aceitas nessa modalidade de discurso.

4.6 - Motivacionais Tenha sempre em mente o que se quer atingir com esta fala. Motivação é sinônimo de “motivos para ação”, portanto as pessoas precisam ter clareza dos motivos para arregimentar energia para a ação. Teça elogios aos pontos fortes da equipe. Faça-os ver o futuro que está sendo desenhado. Converta os insucessos em aprendizados, divida sempre os créditos.

4.7 - Reconhecimento Assinale as qualidades préstimos, virtudes destacados pelo homenageado. Tenha clareza dos nomes, datas e números, quando relevantes para ocasião. Destaque a importância das pessoas que ajudaram a atingir os resultados em questão. Não se exceda, e entregue o destaque ou honraria quando houver.


.8 – Premiação Destaque a importância dos feitos, o valor histórico, cultura, religioso, social ou esportivo do prêmio. Lembre a trajetória percorrida pela pessoa ou equipe que ganho o prêmio. Estimule os outros a seguir este exemplo.

4.9 – Boas vindas Descreva a pessoa ao grupo, bem como a organização ou cidade anfitriã. Prontifique-se a fazer a ligação entre os amigos que chegam e os que já atuam na organização. Mostre-se cordial e generoso.

4.10 – Inauguração Informe-se com o cerimonial a relação das autoridades, lista de precedências e sua posição na cerimônia. Inicie saudando a autoridade presente de maior hierarquia, destaque a importância da obra, evite ser repetitivo as demais falas. Agradeça a todos.

4.11 - Outras oportunidades Além das situações descritas acima, há muitas outras e requerer o uso público da palavra a exemplo de: Familiares

Profissionais

Sociais

 Aniversários

 Lançamentos

 Brindes

 Casamentos

 Reuniões

 Festividades

 Batizados

 Assembleias

 Feiras

 Noivados

 Seminários

 Felicitações

 Formaturas

 Congressos

 Agradecimentos

 Bodas

 Reivindicações

 Atividades religiosas


4.12 - Eleitoras Discurso que visa convencer eleitores a lhe conceder o voto. Deve ser direcionado para o público reforçando propostas objetivas e feitos realizados pelo candidato.

Devem

manifestar suas aspirações para o futuro em termos realização e gerar impacto emocional nas pessoas. Se necessário utilize dados, estatísticas, mas lembre-se que tocar as emoções das pessoas certamente fará com que gravem mais a mensagem.

Tipos de discursos  

Curso de Oratória - Módulo II

Advertisement