Issuu on Google+


ORALIZAÇÃO

Todas as vezes que fazemos uso da oralidade estamos manifestando os elementos internos que correspondem com os nossos desejos e objetivos

CULTURA

Os desejos e objetivos representam nossa cultura, o que determinará a maneira como lidamos com o que nos cerca.

SENTIMENTO

As nossas emoções tem o papel de expressar para o ouvinte o que a oralidade significa para nós.

Essas três informações se relacionam entre si, nas quais cada uma é transmitida e retorna ao seu emissor em forma de respostas. O processo da comunicação apresenta um tripé, que segundo uma pesquisa realizada por uma Universidade da Califórnia em Los Angeles constatou que o poder de influencia da comunicação humana depende:


Para uma comunicação eficaz, não significa que a pessoa tenha que ter um vocabulário sofisticado nem saiba falar de maneira perfeita. Eficiência comunicativa significa à transmissão das ideais de maneira clara e compreensível, para tal é importante ter congruência entre os elementos que utilizamos quando expressamos nosso pensamento. É comum pensar que quando ouvimos uma pessoa falar a mensagem transmitida é o elemento que possui maior valor. Mas como vimos no gráfico à mensagem possuí o menor peso neste processo. Observe o que ocorre em nosso dia a dia, quando um vendedor apresenta a descrição de um produto, ele não irá descrever suas características de maneira diferente porque o produto sempre será o mesmo, o que mudará será a forma de apresentar, para adequar-se ao ouvinte.

A voz esta relacionada à intenção do discurso. E a fala transmite credibilidade.

Já o aspecto verbal tem uma influência maior por que esta relacionada à intenção do discurso. Demonstra se queremos abraçar ou brigar o ouvinte, ajustamos nossa voz para demonstrar nossa intenção. É importante separar a voz e a fala, pois tem um papel diferente na percepção da nossa

comunicação. A voz esta relacionada diretamente com a intenção do discurso, usamos uma voz de comando quando delegamos algo a alguém ou mesmo uma voz suave quando estamos falando com que amamos. A fala transmite credibilidade, quando vemos ou mesmo ouvimos alguém que tem uma excelente dicção, é mais confortáveis entender o que esta sendo falado e sentimos confiança, por isso é fundamental articular muito bem as palavras. Isso é tão real que se recitarmos uma poesia sem pontuação, ela simplesmente perde o sentido. O mesmo ocorre quando uma notícia é transmitida por diferentes jornalistas televisivos repercute de forma diferente na capacidade de assimilação do espectador.


O outro e último elemento é o não verbal o que tem maior peso no poder de influência da comunicação. A expressão facial, a gestualidade, postura corporal, a proxêmica, contato visual, sua aparência assim como todos os materiais e recursos que utilizar estará fazendo parte do aspecto não verbal de sua apresentação. A incongruência entre suas palavras, voz e expressões corporais são facilmente percebidas pela audiência, por isso treine bastante para que tudo esteja transmitindo o mesmo sentido.


Conceito da comunicação humana - continuação