Issuu on Google+

I n t rodu รง รฃ o a o V X ML


O qu e é V X ML ? •

VoiceXMl é uma linguaguem de computador especializada a partir do XML e especif icada pelo W3C para proporcionar diálogos de voz interativos entre o homem e a máquina.


C om o fu n c ion a o V X ML ? •

Dois componentes principais: - tags - > controle o que o programa f az - gramática - > controlar o que é reconhecido; o que o usuário pode f azer


T a gs bá s ic a s V X ML •

<vxml> - > def ine uma aplicação VXML

<f orm> - > componente básico de diálogo

<prompt> - > diz algo para o usuário

<f ield> - > contém inf ormações f ornecidas pelo usuário

<grammar> - > def ine o que o usuário pode dizer

<f illed> - > o que f azer quando o usuário diz algo


Obje t iv o do V X ML O principal obj ectivo desta linguagem é o permitir que os conteúdos disponibilizados I nternet sej am cedidos pela aplicação voz, permitindo a integração de serviços voz e dados.

de na de de

A rede de comunicação é composta pela: rede de telef one, um gateway VoiceXML e a rede internet.


I n fr a e s t r u t u r a Um servidor de documentos processa as solicitações de um aplicativo cliente, o intérprete VoiceXML. O servidor cria documentos VoiceXML como resposta, que são processados ​pelo interpretador. O intérprete VoiceXML monitora as entradas do usuário. A plataf orma de aplicação gera eventos em resposta às ações do usuário e eventos do sistema.


I n fr a e s t r u t u r a


A plic a ç ã o Uma aplicação é um conj unto de documentos VoiceXML que compartilham o mesmo aplicativo raiz do documento. A raiz do documento é carregado automaticamente sempre que um dos aplicativo é carregado, e permanece carregado até que haj a uma transição para um aplicativo dif erente, ou quando a chamada é desconectada.


E x e m plo de a plic a ç ã o <?xml version="1.0"?> <? Xml version = "1.0"?> <vxml version="2.0"> version="2.0"> <vxml> <menu> <prompt>Diga um dos seguintes: <enumerate/></prompt> <choice next="http://www.sports.example/start.vxml"> next="http://www.sports.example/start.vxml"><choice Esportes </choice> <choice next="http://www.weather.example/intro.vxml"> next="http://www.weather.example/intro.vxml"><choice Tempo </choice> <choice next="http://www.news.example/news.vxml"> next="http://www.news.example/news.vxml"><choice Noticias </choice> <noinput> Por favor, diga uma das opções <enumerate/> </ noinput> </menu> </vxml>


E x e m plo de a plic a ç ã o Computador: Diga um dos seguintes: Esportes; T empo; Noticias. Homem:

Astrologia

Computador: Eu não entendo o que você disse. Computador: Diga um dos seguintes: Esportes; T empo; Noticias. Homem:

Esportes

Computador: (envia para http: //www. sports. example/start. vxml)


L im it a ç õe s do V X ML Nenhuma análise apurada de entrada de diálogo Não é adequado para treinamentos de habilidades. (ex: ler, cantar) Depende da largura de banda


P ot e n c ia lida de s T razer para os utilizadores da linha telef ônica e GS M o enorme potencial da I nternet Com um número estimado de cerca de dois bilhões de utilizadores de linha telef ônica e telef one móvel em todo o mundo, o VoiceXML permitirá, a um número de utilizadores sem precedente, a interação com os chamados “Web services ” através de ordens f aladas.


C on c lu s ã o O VoiceXML reduz drasticamente o tempo para desenvolver novos serviços. Permite a criação de uma aplicação distribuída com base numa inf ra- estrutura central e, portanto, é ideal para construção e hospedagem de aplicações de telef onia. Muito mais pessoas têm, hoj e, acesso a um telef one que a um computador com acesso à I nternet.


C on c lu s ã o Além disso, as vendas de telef ones celulares estão crescendo, de modo que muitos de nós j á tem ou em breve terá um telef one ao alcance onde quer que vamos. Navegadores de Voz of erecem a promessa de permitir que todos tenham acesso serviços baseados na Web a partir de qualquer telef one, tornando- o prático para acessar a Web a qualquer momento e em qualquer lugar, sej a em casa, em movimento ou no trabalho.


On gs e F ór u n s •

• • • • •

World Wide Web Consortium – http: //www. w3. org W3C Voice Browser Working Group – http: //www. w3. org/voice/ W3C Multi- Modal Working Group – http: //www. w3. org/2002/mmi/ VoiceXML Forum – http: //www. voicexml. org S ALT Forum: – http: //www. saltf orum. org S peech T echnology Magazine – http: //www. amcommexpos. com/


Obriga do!


Teste