Issuu on Google+

In in formando Formando 2013 - ANO 3 - EDIÇÃO 1

INÍCIO DO MESTRADO

Foto: (1ª turma de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e convidados.)

A FAMAM dá mais um grande passo em sua caminhada de sucesso rumo à excelência na educação. No dia 04 de Fevereiro teve início as aulas do curso de Mestrado na sua sede localizada na cidade de Cruz das Almas. Na oportunidade tivemos a presença da profª Josemare Pinheiro (diretora acadêmica da FAMAM), do profº Sérgio Roberto Lemos de Carvalho (coordenador do curso de Mestrado FAMAM) e do diretor geral, profº Weliton Antonio Bastos de Almeida. No seu discurso de recepção aos Estudantes, o profº Weliton Almeida agradeceu pela confiança depositada na Instituição e também ressaltou a importância de formarmos cada vez mais profissionais qualificados e capazes de modificar a realidade da região em que estão inseridos. O curso de mestrado da FAMAM é autorizado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, fundação do Ministério da Educação (MEC), que desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação.) comprovando assim nosso compromisso e busca contínua por uma melhor qualificação profissional.

RESIDÊNCIA PROFISSIONAL EM SAÚDE CURSOS:

ENFERMAGEM

BIOMEDICINA

FARMÁCIA

A Faculdade Maria Milza (FAMAM), localizada na BR-101, no município de Governador Mangabeira - BA, é a 1ª faculdade privada do interior da Bahia a oferecer um curso de Mestrado profissional e agora, também, a primeira a oferecer um Programa de Residência Multiprofissional de Atenção à Saúde. Essa conquista não foi apenas da comunidade acadêmica da FAMAM; mas também, de toda a macrorregião do recôncavo baiano. O Programa de Residência Multiprofissional de Atenção à Saúde da FAMAM, inovador na interiorização da formação de recursos humanos em saúde, conta com importantes parcerias, tais como: o Instituto Sócrates Guanaes (ISG) como instituição executora, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) no processo seletivo e o financiamento das bolsas dos residentes pela ação conjunta entre Ministério da Saúde (MS) e Ministério da Educação (MEC). Este Programa de Residência possui caráter multiprofissional, interdisciplinar e objetiva formar profissionais para atuar em Enfermagem em Terapia Intensiva, Farmácia Hospitalar e Biomedicina em Imagenologia, com ênfase em atenção à saúde, para desempenhar atividades na integralidade da atenção nas áreas de média e alta complexidade, através de ações de saúde coletiva e de abordagem hospitalar. Desenvolvido no período de dois anos (24 meses) e em regime de dedicação exclusiva, a Residência realizará suas atividades práticas no campo de estágio sob a forma de treinamento em serviço no Hospital da Cidade (Salvador) ou em Unidades de Saúde do Estado da Bahia com reconhecido potencial no ensino e pesquisa. As atividades teóricas poderão ocorrer na sede da FAMAM, do ISG ou, se necessário, em outro local previamente informado e que atendam às exigências de qualidade didático pedagógica da FAMAM.


FAMAM - Faculdade Maria Milza

InFormando Edição 8 - Ano 3 - Fevereiro / Março de 2013

CONCEITO DE QUALIDADE

CURTAS

A FAMAM recebeu no período de 24 a 27 de fevereiro os examinadores do MEC (Ministério da Educação), para a avaliação do curso de Administração, e obtivemos o conceito 4, numa escala de 1 a 5, sendo 5 a nota máxima. ”Essa conquista se deve ao trabalho em equipe que envolve alunos, professores, funcionários, direção e coordenação que juntos fazem o curso de Administração da FAMAM” afirmou a coordenação do curso.

NOVIDADES 2013

Com a missão de ser um centro de referência em odontologia, aberta à comunidade e instrumento de consolidação da formação técnico - prática dos estudantes de graduação e futuramente em nível de pós-graduação. A Cliof disponibilizará instalações e equipamentos adequados ao desenvolvimento do ensino prático como: Sala de recepção e espera de pacientes, centro de radiodiagnóstico oral, consultórios odontológicos, laboratórios multidisciplinares e laboratórios pré-clínicos, além de contar com funcionários capacitados para o atendimento humanizado e integralizado dos pacientes.

O Instituto Educacional do Recôncavo Baiano – IERB é uma entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. Surge com a finalidade dentre outras de promover a formação de profissionais e especialistas de nível superior, promovendo a divulgação do conhecimento, fomentando ações educativas do Grupo Maria Milza. A defesa, preservação e conservação do meio ambiente é uma premissa constante nos parâmetros do IERB, que entende a importância da promoção de um desenvolvimento sustentável. No campo da cultura promoverá a defesa e conservação de patrimônio histórico e artístico, tendo como eixo norteador a defesa da ética e cidadania. O Instituto está fundamentado em um vasto currículo de atuação no campo educacional e na EJA, dentro dessa perspectiva atuará na VI Etapa do TOPA em cooperação técnica com a FAMAM, atendendo às DIREC(s) 04, 17, 18, 29, 31, e 32.

I ENCONTRO DE PREFEITOS DO RECÔNCAVO Aconteceu no dia 21 de fevereiro do ano corrente o I Encontro de Prefeitos do Recôncavo, realizado pela FAMAM, com o tema: Políticas de Desenvolvimento Regional. O evento teve o objetivo de congregar os gestores municipais da região para

o estabelecimento de u m a p a r c e r i a administrativo-financeira, visando a implantação de ‘ ’ P o l í t i c a s d e Desenvolvimento Regional’’, buscando p r o m o v e r u m desenvolvimento harmonioso e sustentável para a região.

PESAR No último dia 27, nos despedimos d o n o s s o q u e r i d o p r o f e s s o r, coordenador de Biomedicina e amigo Michael Menezes Freitas, uma pessoa querida por todos e que sabia transmitir alegria por onde passava. Vá em paz e que Deus possa confortar os corações de todos que te admiravam não só como pessoa, mas como um excelente profissional que foi. Toda família FAMAM sentirá sua falta.

NEEFS - FAMAM Entre os dias 12 e 16 de janeiro aconteceu em Foz do Iguaçu - PR, o 28º CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA - FIEP (Fédération Internationale d'Education Physique) 2013. Na oportunidade tivemos a honra de apresentarmos e termos publicado na revista internacional da FIEP, um artigo do NEEFS (Núcleo de Estudos em Educação Física e Saúde da FAMAM) com o título: UTILIZAÇÃO DE I N D I C A D O R E S ANTROPOMÉTRICOS DE REFERÊNCIA EM IDOSOS NA AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE SAÚDE, de autoria do Profº Fabrício Sousa Simões e do seu orientador Profº José Fernandes Filho. Aproveitamos para parabenizá-los e esperamos que mais artigos possam ser apresentados em outros eventos de tão grande expressão.

Tiragem: 1.000 exemplares


Informando 8