Issuu on Google+

Ano 08 - Nº XXXI - maio/2012

Informativo da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB)

UM DIA para toda a vida

“A

emoção é algo que não dá para explicar. Só passando para saber. É um misto de realização, conquista, etapas vencidas, objetivos alcançados”, declarou Elda Petreli, recémgraduada em Direito. Assim como ela, outros 238 alunos se formaram entre março e abril em 10 cursos de graduação da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB). O ginásio de esportes da instituição tem se transformado em um palco de muita alegria e emoção durante as cerimônias de colação de grau. A presença de familiares, amigos, aplausos, gritos, faixas e apitaços lembram torcidas organizadas. Mas, chegar ali demanda muito esforço, sacrifício e empenho. “O apoio da família foi muito importante. No início sentimos muitas dificuldades, mas graças a Deus minha filha concluiu o seu curso. Está sendo uma alegria para todos. Estamos emocionados”, confessou João Miranda, de Bom Jesus da Lapa. Ele é pai da nova profissional de Enfermagem Giovana Assis, que reconhece: “o apoio da família é fundamental”. Instalada no Oeste da Bahia desde 1999, a FASB já graduou 2.941 alunos nas áreas de Administração, Agronomia, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Jornalismo, Pedagogia, Psicologia e Publicidade e Propaganda. Para atender a necessidades urgentes do mercado, há dois anos a instituição iniciou a oferta de tecnólogos. “Primeiro oferecemos Gestão em Tecnologia da Informação. Estamos envidando esforços para a profissionalização de setores que também movem a economia da nossa região, a exemplo da indústria e do comércio. Vamos oferecer Gestão Financeira, Gestão Comercial; entre outros”, explicou o presidente do Instituto Avançado de Ensino Superior de Barreiras, Tadeu Sergio Bergamo. Para ele, esses novos cursos da FASB contribuirão ainda para o processo de desenvolvimento regional.


aniversário

rápidas

Alunos participantes do CIC terão aproveitamento de 100% nas ACs

Jantar para funcionários e convidados em comeração a mais um ano de prestação de serviço educacional e profissional

13 anos de contribuição para o desenvolvimento socioeconômico da região

M

ais de 150 pessoas, entre funcionários e convidados, compareceram no ginásio de esportes na noite do dia 19 de abril para celebrar os 13 anos de instalação da Faculdade São Francisco de Barreiras na região Oeste. A exemplo de edições anteriores, a comemoração também homenageou os funcionários que completaram ou completam em 2012, 10 anos de atividades na instituição: “Ser homenageado é para mim motivo de muito orgulho. Tenho muita honra de pertencer ao quadro desta reconhecida instituição. É um momento inesquecível, e significa o registro de reconhecimento do IAESB/FASB ao trabalho prestado à comunidade fasbiana em uma década. Estou sempre disposto a atender as necessidades da faculdade e aos interesses dos alunos no sentido de aperfeiçoar o processo ensino-aprendizagem, conforme o Projeto Político Pedagógico. Sempre com uma conduta ética, de compromisso e responsabilidade no fazer”, discursou o professor José Neves Santana após receber homenagem. Hoje, a FASB possui 2.293 alunos matriculados em cursos de graduação e pós-graduação e 265 colaboradores entre funcionários técnico-administrativo e professores. O investimento no corpo docente e na expansão da estrutura física é o compromisso da entidade mantenedora presidida por Tadeu Bergamo. “Para o segundo semestre de 2012 teremos a renovação de 500 cadeiras e o terreno para a construção da sede própria da Unidade de Serviços”, anunciou Bergamo.

IAESB

Esta será mais uma novidade da 10ª edição do Congresso de Iniciação Científica. Além da programação de cursos, palestras (a exemplo de “Dr. Bactéria” e do Ministro do STJ), exposição de painéis científicos e uma variedade de minicursos, os estudantes da FASB que comprovarem participação nos diferentes eventos poderão ter aproveitamento de até 100% de horas das Atividades Complementares (ACs) obrigatórias. Isto será possível devido à nova regulamentação sobre o assunto aprovada em 2011. Todos os cursos de graduação da FASB contemplam, em suas respectivas estruturas curriculares, horas destinadas a ACs.

Oportunidade: faculdade oferece cinco opções para pós-graduação Faculdade São Francisco de Barreiras está oferecendo cinco opções de cursos de Pós-graduação: MBA em Auditoria e Controladoria, MBA em Enfermagem do Trabalho, MBA em Administração Estratégica e RH, MBA em Gestão Ambiental, Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica. Os cursos oferecidos pela FASB são de modalidade Lato Sensu (Especialização) com duração de 12 meses e encontros quinzenais às sextas-feiras e aos sábados. Os interessados em obter mais informações podem entrar em contato pelo telefone (77) 3613.8840.

Sábados de prática em Agronomia Professores e alunos do curso de Agronomia participam de eventos práticos todos os sábados. Essas atividades estão sendo monitoradas por professores e sob a orientação do coordenador do curso Jorge da Silva Júnior. Em março os alunos participaram do “Dia de Campo de Soja das Sementes Oilema”, “Passarela da Soja e do Milho” e do “Dia de Campo de Soja, Milho e Algodão. “Eventos como esse são de suma importância. Eles proporcionam aos estudantes um contato maior com produtores e consultores do setor agrícola, e assim formam opinião crítica fundamentada da prática de todo o conhecimento adquirido na academia”, explicou Jorge.

Instituto Avançado de Ensino Superior de Barreiras

O Acadêmico é um informativo mensal da Faculdade São Francisco de Barreiras

BR 135 Km 01, Nº 2341 / Bairro Boa Sorte / Barreiras (BA) / Cep 47805-270 / CP 235. Telefone (0xx77) 3613.8800

Jornalista responsável, projeto gráfico e editoração: Cícero Félix

Diretor-Presidente: Tadeu Sergio Bergamo Diretor-Administrativo: André Henrique Bergamo

Coordenação Geral: Núcleo de Marketing Institucional (0xx77) 3613.8839 / marketing@fasb.edu.br Pesquisa: Jakeline Bergamo e Vandré Vilela Revisão: Aderlan Messias e Rônei Rocha Colaboração: Carlos Silva, Janaína Ferreira e Thiago Vilas Boas Tiragem: 2.000 exemplares

Faculdade São Francisco de Barreiras Diretor Acadêmico: Roberto Marden Lucena

2

abr/2012


ação social OUTRAS AÇÕES

Emprego: Psicologia oferece treinamento para capacitar candidatos O curso de Psicologia desenvolveu, entre os meses de março e abril, projeto sobre empregabilidade. O objetivo foi capacitar candidatos à vaga de trabalho quanto ao processo de seleção de pessoal e de desenvolvimento profissional. Foram realizados quatro encontros de duas horas sob a supervisão da professora Shimony Coelho. Neles, discutiu-se postura, comportamento e conhecimento em entrevista, elaboração de currículo, relacionamento interpessoal e qualidade no atendimento. Professor Helisson Barbosa, ao lado do presidente do IAESB, Tadeu Bergamo, explica para os alunos a importância do uso das garrafas

FASB doa

400 SQUEEZES A ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA

N

o último dia 13 de março a Faculdade São Francisco de Barreiras deu mais um exemplo de cidadania e respeito ao meio ambiente, ao entregar 400 squeezes aos alunos de uma escola pública do bairro Boa Sorte, em Barreiras. “Essas garrafinhas representam uma ação de saúde pública através da educação”, declarou o professor Helisson Barbosa, diretor da escola. As condições para o uso da água na escola eram precárias, o que levou Barbosa, egresso do curso de Educação Física da FASB, a dialogar com a instituição, que adotou o uso das squeezes entre os seus acadêmicos e funcionários há mais de dois anos. Ciente dessa preocupação da FASB com a preservação do meio ambiente e seu compromisso com as gerações futuras, Barbosa solicitou ao presidente da mantenedora (IAESB) da faculdade, Tadeu Bergamo, a doação das garrafas para os seus alunos. A solicitação foi atendida e no dia 13 as squeezes foram entregues. “A FASB é uma grande parceira da sociedade. As crianças serão as grandes beneficiadas com essa ação. Portanto, vamos manter esse projeto pelo tempo que se fizer necessário, até que o poder público as-

suma efetivamente sua responsabilidade”, disse Bergamo. Para Barbosa, as garrafinhas vão fortalecer a educação no que diz respeito a cuidados com a saúde e, certamente, vão representar melhoria na qualidade de vida dos alunos. “Isso faz com que as crianças vejam um futuro mais adiante dentro da própria educação”, avaliou a professora Silvia Lilian de Oliveira Souza. Desde que a FASB adotou o uso das squeezes na faculdade, com o lema “Meu futuro é agora”, cerca de 1 milhão de copos plásticos descartáveis por ano deixaram de ser jogados no meio ambiente. Detalhe: o copo plástico demora de 300 a 500 anos para se decompor. O cuidado com o meio ambiente é uma discussão recorrente da instituição. Em 2009, a FASB adquiriu uma área para reserva florestal. A ideia foi desenvolver ações compensatórias para repor no meio ambiente tudo que era retirado dele ou causado pela atividade de ensino. De acordo com Tadeu, a FASB tem uma área de reflorestamento dedicada à sustentação das construções internas do campus. “Temos um programa de retirada zero de qualquer árvore nativa da região para fins de desenvolvimento de nossas atividades”, garantiu Bergamo.

Qualidade de saúde é discutida em bairros por alunos de Enfermagem “Ensinar é uma atividade essencial do enfermeiro. É uma ferramenta de trabalho indispensável em sua rotina diária. De forma individual ou dirigida a grupos, as ações de educação em saúde têm como principal objetivo promover a prevenção de doenças e estimular estilos de vida saudáveis para todas as pessoas”, explicou a professora Luciana Ângelo. Ela é supervisora da disciplina de estágio curricular em Saúde Pública, que levou alunos do 7º período de Enfermagem a discutir assuntos como câncer no útero e de mama e higiene pessoal em vários bairros da cidade.

Comunidade recebe atendimento para elaborar declaração de IR O curso de Ciências Contábeis disponibilizou professores e acadêmicos para realizar atendimento aos contribuintes que necessitaram fazer a declaração do imposto de renda. A iniciativa é resultado de um projeto de extensão do curso sobre Imposto de Renda. “É o 4º ano que oferecemos esse serviço. Os alunos têm a oportunidade de relacionar as práticas laborais da atividade profissional com os conhecimentos acadêmicos”, explicou a professora Luciana Morais, coordenadora do Curso de Ciências Contábeis. abr/2012

3


conteceu UAMI inicia atividades 2012 No último dia 10 de abril, a nova turma da Universidade Aberta da Melhor Idade, formada por pessoas acima de 50 anos, lotou o auditório da Unidade de Serviços no centro da cidade, para a aula inaugural ministrada pela professora Emília Pignata. A solenidade contou com a presença do diretor acadêmico Roberto Marden Lucena e demais coordenadores do projeto. A UAMI é um projeto de extensão que existe há 10 anos e visa a melhoria de qualidade de vida de pessoas da terceira idade.

TV Oeste homenageia diretor-presidente da FASB A TV Oeste realizou no último dia 12 de abril, a sua 9ª edição do troféu de jornalismo. O troféu, que prestigia os profissionais da emissora e valoriza a produção de matérias locais também a cada ano, homenageia personalidades locais que colaboram para o desenvolvimento regional. Neste ano, o troféu intitulouse “Troféu TV Oeste de Jornalismo Tadeu Sergio Bergamo”, em homenagem ao diretor-presidente do Instituto Avançado de Superior de Barreiras, entidade mantenedora da FASB. Na ocasião, o chefe de jornalismo da TV Oeste, Ronimarkes Motta (direita), ressaltou em sua fala a importância do trabalho realizado por Tadeu Bergamo, ao fomentar o segmento da educação superior na região através do empreendimento FASB. Durante a cerimônia, foi exibido um vídeo com imagens da trajetória pessoal e profissional de Bergamo.

Fisioterapia expõe maquetes de peças aparelho digestivo Dando continuidade aos trabalhos desenvolvidos na disciplina de anatomia pelos alunos do 1º semestre de Fisioterapia, aconteceu no último dia 12 de abril uma exposição de maquetes de peças anatômicas que representam o aparelho digestivo. Para a acadêmica Viviani Dias Orben, o trabalho foi uma oportunidade dos acadêmicos conhecerem o aparelho digestivo de forma visual, bem como as doenças e funções. Os trabalhos ficaram sob a coordenação da Professora Érika Barata.

Acadêmicos são capacidados para lidar com emergência cardíaca

Alunos de Agronomia visitam Lixão Os alunos ingressantes do curso de Agronomia participaram de uma aula de campo no Lixão Municipal de Barreiras no último dia 20 de março de 2012. A visita foi coordenada pelo professor Flávio Marques que ministra a disciplina de Ecologia e é uma atividade acadêmica prevista no planejamento como projeto de extensão “Reciclar é Produzir”. O objetivo é sensibilizar os alunos para a temática dos resíduos sólidos, permitindo uma evolução do senso comum para uma análise mais crítica e proativa. Na visita, esteve presente um técnico da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Barreiras, o Engenheiro Agrônomo Carlos Renan. 4

abr/2012

O professor Affonso Bauer ministrou no laboratório de semiologia uma atividade cujo objetivo foi capacitar o acadêmico de enfermagem para reconhecer situações de emergência cardíaca, como a parada cardiorrespiratória, e realizar manobras de ressuscitação cardiopulmonar, entre outras medidas que possam aumentar as chances de sobrevida. Durante a aula, foram ensinadas as manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) em adultos e crianças, usando bonecos especiais para procedimentos de ventilação e compressão torácicas, mais conhecida com massagem cardíaca bem como noções sobre o DEA Desfibrilador Externo Automático.


O Acadêmico - Nº 31