Page 1

Manual do Aluno

Tecnologia em Radiologia


Mensagem de boas vindas Seja bem-vindo à Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, parabéns por sua conquista! Este manual foi feito pensando em você, para auxiliá-lo em suas dúvidas e para facilitar a integração dos calouros com o Curso e com a Universidade. Fundada em 1911, a Faculdade de Medicina da UFMG carrega uma história rica, com personagens notáveis. Está localizada no Campus Saúde – Av. Prof. Alfredo Balena 190, Santa Efigênia e é considerada uma das instituições públicas que mais recebe estudantes do país. Atualmente são 320 calouros de Medicina, 50 Faonoaudiólogos e 80 Tecnólogos em Radiologia. Tem como diretor o Prof. Francisco José Penna e vice-diretor o Prof. Tarcizo Afonso Nunes. O ano de 2011 foi marcado pelas comemorações do Centenário da Faculdade. Para conhecer toda a história visite o CEMEMOR localizado na sala 7, ou acesse www.medicina.ufmg.br/cememor/index.php .


Apresentação do curso O Curso Superior de Tecnologia em Radiologia é um dos cursos criados pelo REUNI - Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - e sua primeira turma ingressou no 1º semestre de 2010. O Curso tem como objetivo formar profissionais aptos a atuar em todas as áreas de emprego pacífico das radiações ionizantes. Portanto, esse profissional não atuará somente na área da saúde, mas na indústria, na irradiação de alimentos, em aeroportos, em museus e instituições que fazem o uso da radiação para verificar a autenticidade de obras de arte, entre outros. As disciplinas da grade curricular são ligadas as áreas da Física, Matemática, Química e Biologia. Para conhecer toda a grade curricular do curso, acesse www.medicina.ufmg.br/cegrad/radi/ . O aluno graduado no curso Superior de Tecnologia em Radiologia terá um diploma de 3º Grau de TECNÓLOGO em Radiologia e, além de ingressar no mercado de trabalho, poderá realizar cursos de pós-graduação Lato Sensu (especializações) e Strito Sensu (mestrado e doutorado).


Informações importantes Matrícula

A matrícula será efetuada no DRCA (Diretório de Registro e Controle Acadêmico) no Campus Pampulha, nas datas e nos horários publicados na página da instituição (www. ufmg.br/drca). No ato da matrícula, você receberá um cronograma para a Recepção dos Calouros que indicará uma palestra no Campus da Pampulha e outra na Faculdade de Medicina. Na recepção da Faculdade de Medicina, estarão presentes os Diretores da Faculdade de Medicina, representantes de áreas administrativas da faculdade, integrantes do colegiado, professores e veteranos do curso. Haverá um “tour” pela faculdade onde serão apresentadas as salas de aula do 1º período. Ao final de cada semestre, o aluno deverá fazer a matrícula em todas as disciplinas que irá cursar. Portanto, fique atento às datas divulgadas no MINHA UFMG. Ao realizar a matrícula existe um limite de créditos, sendo o mínimo de 14 e o máximo de 24, desta forma, o aluno também pode se matricular em matérias eletivas, desde que não ultrapasse o número máximo de créditos.


Procedimentos iniciais

Nos primeiros

dias de aula, o aluno deverá provi-

denciar a confecção do seu crachá da Faculdade de Medicina e do ICB, e a carteirinha da biblioteca. Os seguintes documentos serão necessários: Faculdade de Medicina: comprovante de matrícula e uma foto 3x4 – Seção de Infraestrutura Operacional (Sala 035 – Telefone: 3409-9665). Biblioteca: documento de identidade, comprovante de matrícula e o pagamento de uma taxa simbólica (R$ 1,00) no local. ICB: foto digital (feita na hora) e a apresentação do comprovante de matrícula.

Locais de Interesse

No primeiro período, as aulas teóricas e práticas acontecerão no laboratório de anatomia (no subsolo, sala S146), no laboratório de informática (6ºandar, sala 627) ou na sala 166 (1º andar) da Faculdade de Medicina.


Biblioteca

Após a confecção da carteirinha da biblioteca, o aluno poderá acessar qualquer biblioteca da UFMG, pode também fazer pesquisas e reservas na página (www.bu.ufmg. br) clicando no ícone “Catálogo on-line”. O horário de funcionamento da biblioteca do Campus Saude é de segunda a sexta das 7h às 21h30 e sábado de 8h às 12h. É de responsabilidade do aluno zelar pela integridade dos materiais informacionais visando a sua preservação e em caso de atraso na devolução, este deverá pagar multa que incide sobre os dias corridos e o número de obras em atraso. Para maiores informações acesse: www.bu.ufmg/normas.htm .

Moodle

Outra forma de contato entre a Universidade e o aluno é o Moodle no espaço MINHA UFMG. Através do Moodle, o aluno acessa o conteúdo de suas disciplinas e também tem contato direto com professores e colegas. Além disso, o aluno também poderá acessar o portal Capes e seus periódicos (artigos científicos).


PROGRAD - Pró-Reitoria de Graduação

É um órgão que coordena todo e qualquer assunto, que, envolve os cursos de graduação, tais como: bolsas, programas, estágios e avaliação de ensino. São programas da Pró-Reitora de Graduação: •Programa de Monitoria da Graduação (PMG) •Programa Especial de Graduação (PEG) •Programa Especial de Treinamento (PET) •Pró-Noturno - programa voltado exclusivamente para os alunos dos cursos noturnos. Para mais informações sobre o PROGRAD e seus programas, acesse: www.ufmg.br/prograd ou entre em contato pelo telefone (31) 3409-4054.

Cegrad – Centro de Graduação

O Cegrad é a unidade física de referência do colegiado – cuja coordenação, está submetida a um professor escolhido em eleição. Qualquer dúvida, dificuldades ou problemas relacionados ao curso e suas atividades acadêmicas, o primeiro endereço a se dirigir, é o Cegrad. O colegiado do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia está localizado no Prédio da Faculdade de Medicina, Térreo, Sala 67.


No Mural do Colegiado, que fica próximo à sala do Cegrad, você encontrará informações sobre o curso, como: mapas das salas de aula, grade curricular, horários de exames especiais, informes sobre cursos, congressos, bolsas, etc. Mais informações: •www.medicina.ufmg/cegrad •cegrad@medicina.ufmg.br •coltecrad@medicina.ufmg.br •Tel.: (31) 3409-9637 – Atendimento de segunda à sexta – 14h às 21h.

Escuta Acadêmica

A Escuta Acadêmica tem como objetivo prestar assistência aos alunos, professores e funcionários, disponibilizando um espaço para acompanhamento e análise de dúvidas, além de sugestões e orientações. Contato: 3409-9659 Ouvidora do Cegrad: Maria das Graças Ribeiro.

Notícias e Informações

A Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Faculdade de Medicina dispõe de diversos meios para levar informações aos estudantes. Quem gosta de navegar pela internet pode acessar o site www.medicina.ufmg.br. Nele são publicadas notícias sobre temas de destaque da área


de saúde, pesquisas realizadas na instituição, seminários, congressos, bolsas de iniciação científica, estágios, entre outros assuntos. Para os que gostam de rádio, poderão acompanhar diariamente o programa Saúde com Ciência, pela rádio UFMG Educativa, FM 104,5, nos horários de 5h, 8h ou às 18h03. A ACS também publica mensalmente o boletim impresso Saúde Informa e todas as terças e quintas envia para e-mails dos estudantes cadastrados o boletim eletrônico Informe Medicina. Outra forma de obter informações é frequentar o hall da Faculdade onde estão expostos painéis de informações e o Jornal Mural, que também é publicado nos demais andares do prédio. Interessados em sugerir notícias para a ACS poderão fazê-lo, pessoalmente, ou então pelo telefone 3409-9651 ou pelo e-mail acs@medicina.ufmg.br .

Aprovação, Reprovação e Exame Final

Será considerado reprovado o aluno que obtiver de 0 a 59 pontos e/ou for infrequente. Se o aluno obtiver conceito E (40 a 59 pontos) e tiver frequência suficiente, ele poderá solicitar o exame especial (a solicitação deve ser feita no Cegrad). Ele também poderá realizar o exame especial para melhorar sua nota em uma disciplina, desde que tenha a aprovação do professor responsável. Caso tenha sido reprovado, o aluno poderá se matricular em


disciplinas do período seguinte, desde que essa disciplina não tenha um pré-requisito impeditivo, sem que ele perca todo o semestre.

Representação Estudantil

Todos os estudantes têm direito à representação em todos os órgãos da Universidade, sendo esta realizada pelas entidades estudantis, Centros Acadêmicos, Diretórios Acadêmicos (DA) e Diretório Central dos Estudantes (DCE). O DA do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia foi criado em Maio de 2011, formado por alunos de todos os períodos. Os estudantes, ao ingressarem no curso, poderão opinar em assuntos de interesse fazendo reclamações e sugestões em reuniões ou através do email d.a_radiologia.ufmg@hotmail.com .


Benefícios

Para os Alunos da UFMG FUMP

A FUMP, Fundação Universitária Mendes Pimentel, é uma instituição ligada à UFMG e auxilia os estudantes que necessitam de algum apoio para permanecer na Universidade. Após inscrição, análise seleção socioeconômica, o aluno, que realiza sua inscrição, passa a receber benefícios exclusivos: bolsas de acesso, auxílio transporte, subsídio de alimentação, consultas médicas e odontológicas entre outros. Para mais informações entre em contato pelo telefone 3409-8400 ou na página http://ww2.fump.ufmg.br/ . CEU

O Centro Esportivo Universitário serve à universidade para fins didáticos, culturais e lazer. O CEU oferece cursos de Natação, Hidroginástica e Tênis que são ministrados por alunos do curso de Educação física, sob supervisão de professores (confira o valor das mensalidades). Para ser sócio basta entrar na página www.ufmg.br/ceu (acesse Formulários-> Confecção de Carteira e seguir o passo a passo).


Para os Alunos da Tecnologia em Radiologia

A faculdade desenvolve vários projetos tanto de pesquisa quanto de iniciação científica, onde o aluno pode conseguir bolsas de estágio. Também são oferecidas bolsas para monitoria junto aos professores. Todos os estágios ocorrem em meio período, para que o aluno possa conciliar o estágio e suas atividades acadêmicas. Laboratórios de anatomia e patologia, de informática e o recéminaugurado no laboratório de imagem. Os alunos do curso também têm à sua disposição o Hospital das Clínicas da UFMG para aplicação das aulas teóricas, com acesso à Radiologia e à Medicina Nuclear.


PEG

O Programa Especial de Graduação (PEG) do curso de Tecnologia em Radiologia, disponibiliza bolsas para os alunos, o programa busca atender e dar financiamento às propostas que buscam desenvolver e aplicar novas metodologias pedagógicas e/ou avanços tecnológicos no ensino dos cursos. Os pré-requisitos para concorrer às bolsas e informações sobre processos seletivos estarão disponíveis em editais e no mural do CEGRAD. Maiores informações no mural do CEGRAD ou na página do curso. Pronoturno

Permite que estudantes de bom desempenho acadêmico possam dedicar-se integralmente aos seus estudos, visando atender às exigências da Resolução 02-2006 relativa à criação do Programa Especial de Bolsas Acadêmicas para estudantes dos cursos noturnos de Graduação. Serão desenvolvidas atividades de planejamento, gerenciamento e execução de projetos de ensino, extensão e pesquisa. Maiores informações no mural do CEGRAD ou na página do curso.


Mobilidade Acadêmica

É a possibilidade de alunos de Instituições Federais de Ensino brasileiras, através de intercâmbio nacional, trocarem experiências cursando um período em outra instituição, visando o seu enriquecimento cultural e científico. Mais informações na página: www.ufmg.br/prograd .

Estágio Internacional (DRI)

Programa Internacional que visa promover o intercâmbio científico e cultural entre a UFMG e Instituições estrangeiras parceiras. Podem participar alunos que estejam cursando no mínimo o 3º semestre letivo no ato da inscrição. Mais informações na página: www.ufmg.br/dri .

Contatos

Secretaria do Curso: 3409-9637 ou 3409-9660 (Secretária Magda) E-mail do Colegiado do Curso: coltecrad@medicina.ufmg.br .


Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia Marcelo Mamede Redação Mariana de Castro Silveira Polyanna Aguiar Raphaela Vila Real Projeto gráfico e diagramação: Assessoria de Comunicação Social – Faculdade de Medicina Marina Senra

Manual do aluno  

Manual do aluno do Curso Superior de Tecnologia em Radiologia

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you