Issuu on Google+

Foto Divulgação

Sexta-Feira, 13 de janeiro de 2012

Egresso de Contábeis da FAT consegue aprovação dupla no Exame de Suficiência da profissão P8 FAT apóia time de futebol da região sisaleira

P4

P05

P03

FAT comemora desempenho positivo junto ao MEC P05

FAT tem novos coordenadores de cursos P1


Energia renovada para um ano maravilhoso

CALENDÁRIO ACADÊMICO 1º SEMESTRE DE 2012

2012 já começou, e a expectativa que acompanha a chegada de um novo semestre letivo é sempre grande, tanto para estudantes quanto para professores e funcionários. A FAT encerrou o ano passado com importantes conquistas, e isso motiva a instituição a continuar investindo cada vez mais na excelência. Confira nesta 5ª edição do FACTUAL novidades importantes, como os novos coordenadores dos cursos de Psicologia e Comunicação Social e do NAPE e CPE. Também veja uma retrospectiva dos principais acontecimentos do último semestre. A ASCOM FAT, responsável pelo nosso informativo, deseja a todos um excelente 2012, com muita felicidade, saúde e conhecimento! Uma ótima leitura.

Meses Dias

Janeiro

Fevereiro

Março

Serviço de Atendimento ao Estudante (SAE)

Abril

Das 7h às 22h. Informações, inscrições em cursos, eventos, atividades acadêmicas, matrícula, etc. Tudo de que o aluno precisa em um só lugar. Maio

Factual Informativo institucional da Faculdade Anísio Teixeira (FAT) Diretor Geral: Prof. Antonio Walter Moraes Lima Vice-diretora: Profa. Dra. Ana Rita Sacramento Diretor Acadêmico: Prof. Dr. José Maria Dias Filho Editora-chefe: Profa. Sílvia Dantas Projeto Gráfico: Ricardo Joilly Diagramação: Pipa Diagramação (75) 3487-5969 Revisão: Prof. Antônio Anílson Rodrigues da Silva Produção: ASCOM FAT Impressão: EMGRAF (75) 3623-0011 Tiragem: 05 mil exemplares Sugestões de pauta e envio de conteúdos: ascom@fat.edu.br Agradecimentos: Tânia Paraguassu (Diretora Financeira), Adailton Silva (Assessor da Direção), Kelly Alves (Assessora de Marketing e Eventos), Profa. Dra. Nildecy de Miranda (coordenadora do NAD)

P2

Junho

Eventos

01 a 15

Férias Coletivas da Instituição

16 a 21

Renovação de Matrícula dos alunos em trancamento e reprovados

16 a 31

Período para solicitação de transferência interna

16 a 03/02

Período para solicitação de aproveitamento de estudos

06

Início do Período Letivo 2012.1 – Aula Magna

07 a 17

Período para solicitação de Frequência Zero

07 a 29

Período para solicitação de trancamento de matrícula

08 e 09

Recepção aos Calouros

20

Recesso Carnaval

21

Carnaval – Feriado Nacional

12 a 24

Período para realização de Avaliações da 1ª unidade

05 e 06

Feira de Estágios CIEE

09

Colação de grau sem solenidade 2011.2 – Todos os cursos

05

Recesso

06

Paixão de Cristo - Feriado Nacional

15

Realização de 2ª chamada das Avaliações da 1ª unidade

18

Recesso apenas para o turno noturno

18

Último dia para lançamento de notas no Portal Acadêmico – 1ª Unidade

19 a 22

Micareta - Feriado Municipal

21

Tiradentes - Feriado Nacional

30

Recesso

01

Dia do Trabalhador – Feriado Nacional

07 a 11

Período para Entrega dos Comprovantes de Atividades Complementares

07 a 19

Período para realização de Avaliações da 2ª unidade

27

Realização de 2ª chamada das Avaliações da 2ª unidade

31

Divulgação dos resultados de Atividades Complementares

05 a 16

Período para realização de Avaliações da 3ª unidade

06

Último dia para lançamento de notas no Portal Acadêmico – 2ª Unidade

07

Corpus Christi

08

Recesso

12 a 22

Período para renovação de matricula do semestre 2012.2

16

Término do período letivo 2011.2

18 a 22

Realização de provas finais

19

Realização de 2ª chamada das Avaliações da 3ª unidade

19/06 a 04/08

Período para realização de cursos de férias (período extraordinário)

20

Último dia para lançamento de notas no Portal Acadêmico – 3ª Unidade

22

Divulgação dos resultados da Globalização no Portal

25

2ª chamada de Prova Final

27

Último dia para lançamento de notas no Portal Acadêmico – Prova Final

29

Divulgação dos resultados finais no Portal


Estudantes de Publicidade realizam “teste cego” Os alunos do 6º semestre, sob a orientação da Professora Rafaelly Farine, realizaram o I Teste Cego do curso de Publicidade e Propaganda, no dia 24/11. Para verificar a capacidade de reconhecimento dos participantes, foram utilizadas três diferentes marcas de refrigerantes (de sabor cola) para realização do teste. Dezenas de pessoas participaram da pesquisa, tentando identificar a marca do refrigerante através do aroma e do paladar. O objetivo era demonstrar o quanto as pessoas se confundem em relação ao refrigerante, que, na maioria das vezes, os utilizam pela marca e preço. A tabulação dos resultados com o percentual de acertos e erros foi apresentada no Resultando em Resultados, juntamente com um vídeo demonstrativo do teste cego.

Palestra sobre Terapêutica de Feridas e seminário sobre Vigilância à Saúde No dia 24/11, aconteceu a palestra “Atuação da equipe de Enfermagem na prevenção e terapêutica de feridas”, organizada pela comissão de formatura do semestre 2012.2 e ministrada pela enfermeira Ana Andréia Pinheiro, pós-graduada em Enfermagem Dermatológica e intensivista do Hospital Otávio Mangabeira. Os estudantes de Enfermagem também realizaram, no dia 08/12, o VIII Seminário A Enfermagem na Vigilância à Saúde, organizado pelo 1º semestre matutino, sob a coordenação do Prof. Valterney Morais, coordenador do curso de Enfermagem e docente da disciplina Vigilância à Saúde. Foram apresentados os temas Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Sanitária, Atenção à Saúde do Trabalhador. Também foram discutidos indicadores de saúde do adulto e do idoso.

Biblioteca FAT adota novo horário aos sábados A Biblioteca da FAT adotou um novo horário de funcionamento aos sábados: das 8h às 14h, sem intervalo para almoço. “Os alunos continuarão contando com o apoio da nossa equipe aos sábados, mas num novo horário que, por ser ininterrupto, oferece maior oportunidade para o desenvolvimento do estudo e pesquisa”, explica a coordenadora da Biblioteca, Gisélia Souza. “Além disto, a baixa demanda de alunos no horário vespertino não justificava a continuidade dos serviços”, argumenta a bibliotecária Vera Vilene. O novo horário passou a valer no final de novembro.

Psicologia promove PsicoCine No dia 03/12, o curso de Psicologia realizou a 1ª edição do Psicocine, coordenado pela Professora Joelma Oliveira, com o apoio da aluna Samra Súelen Lima. A primeira edição do projeto contou com a presença dos professores Magno Macambira e Tiago de Man nas discussões. O projeto propõe a construção de um espaço acadêmico interdisciplinar de debate entre docentes e discentes de todos os semestres do curso e áreas afins, objetivando aprofundar e/ou ampliar conteúdos trabalhados em sala de aula, através da análise de produções cinematográficas.

FAT apóia time de futebol da região sisaleira A Faculdade Anísio Teixeira (FAT) decidiu investir no fortalecimento do futebol na região sisaleira. A faculdade vai apoiar o time Astro, que era sediado em Feira de Santana e agora passou a integrar os clubes da região. O time, comandado pelo Técnico Zé Gambirra, está sendo preparado para disputar, a partir deste mês, a seletiva que dá acesso à 2ª divisão do Campeonato Baiano, que terá competições entre abril e julho. A equipe também está focada na Copa Jaques Wagner, que será disputada em agosto e vale uma vaga para a série D do Campeonato Brasileiro. Mas a meta principal é representar a região no Campeonato Baiano de 2013 e permanecer na elite do futebol estadual. “É um projeto de médio e longo prazo. Queremos formar um time campeão, coeso, integrado, que possa disputar em pé de igualdade com os times da capital e orgulhar não somente a região sisaleira, mas também todo o interior baiano”, revela o diretor geral da FAT, Prof. Walter Moraes.

Segundo o Prof. Walter, um dos objetivos é que todos os jogadores do Astro possam ingressar futuramente no ensino superior. “A carreira de um atleta do futebol é curta: no máximo 35, 40 anos. Então é preciso investir em educação, na formação de nossos jogadores, para que tenham outras profissões no futuro”, acredita ele. Estreia - O time estreou no ultimo dia 08/01, num jogo amistoso contra o Fluminense de Feira, no Estádio Mariano Santana, em Serrinha. Mais de 1.500 torcedores acompanharam a partida, que terminou com o placar de 3X1 para o time feirense. O primeiro jogo com a atual formação do Astro foi um importante teste para os jogadores recém contratados. O time conta com atletas campeões, que vieram do Colo Colo, de times feirenses e, principalmente, da região. Até um jogador que já atuou na Alemanha foi incorporado à equipe. Também está sendo dado espaço para jovens talentos de cidades como Serrinha, Conceição do Coité, Araci e Tucano.

P3


Começou a trabalhar neste início de ano a nova coordenadora dos cursos de Comunicação Social da FAT, a jornalista Élica Paiva. Fazendo doutorado na área de Educação (UFBA), com uma pesquisa sobre narrativas de vida e ficção, ela se diz apaixonada pela arte de criar e contar histórias desde a infância – quando seu pai contava os filmes de Mazzaropi para entreter a família, que ainda não tinha televisão. Foi na área de Comunicação que encontrou a vocação profissional. “Como jornalista, posso transmitir informações e notícias sobre fatos, mas também posso trabalhar com literatura, contar histórias sobre personagens interessantes...”, explica ela, que também se revela apaixonada pela área de Publicidade. Natural do interior de São Paulo, onde já havia lecionado em duas faculdades nos cursos de Jornalismo e Administração, Élica chegou à Bahia em 2007, para trabalhar na UNEF. Mestra em Comunicação (Unimar/Marília - SP), ela assumiu a coordenação dos cursos daquela instituição, onde implantou, entre outros, uma agência de comunicação para a prática dos alunos em rádio, TV, web, impresso, etc. Na FAT, Élica pretende integrar-se com os professores e alunos dos dois cursos, conhecer o que de bom vinha sendo implementado, para, a partir disso, articular novos projetos pedagógicos. Mas uma coisa é certa: o foco será a expansão das atividades práticas dos estudantes. “Isto vai estimular o desenvolvimento do aluno e seu sentimento de pertencimento junto à faculdade”, acredita.

Foto Divulgação

Nova coordenadora assume cursos de Jornalismo e Publicidade

Élica Paiva Experiente em processos de avaliação junto ao MEC, Élica aponta como um dos principais desafios deste novo trabalho o reconhecimento do curso de Jornalismo. A comissão do Ministério deve visitar a faculdade ainda neste primeiro semestre. “Também vamos buscar as condições para que os estudantes façam uma excelente prova no ENADE. Um bom desempenho é muito importante para o aluno, para os cursos e a instituição”, explica a coordenadora. A ex-coordenadora Marly Caldas continuará contribuindo com os cursos, como docente.

O Núcleo de Apoio Psicodepagógico ao Estudante (NAPE) está contando com uma nova coordenadora desde o final de 2011. A psicóloga e docente Louise Sobral substituiu a colega Clara Mutti, que passou em um concurso e mudou-se para o Rio de Janeiro. Mestre em Psicologia Organizacional e do Trabalho e integrante do grupo de pesquisa Emoções e Afetos em Contextos de Trabalho (IPsi- UFBA), Louise já lecionava na FAT quando recebeu o convite da Direção. Questionada sobre os desejos e planos para o NAPE, Louise espera efetivar e ampliar as ações do núcleo, considerando todo o trabalho que já foi desenvolvido pelas coordenadoras anteriores. “Fazêlo presente na vida dos alunos da FAT é um desafio, por conta do crescimento da faculdade”, avalia ela. “Nem todos os estudantes sabem que a instituição dispõe do núcleo, e os que sabem que ele existe não sabem, de fato, quais são as ações do

P4

Foto Divulgação

NAPE sob nova coordenação

Louise Sobral

Núcleo. Por isso, inicialmente pretendo apresentar o NAPE de forma mais incisiva”, explica. Além das atividades e serviços já prestados pelo setor, como orientação de demandas acadêmicas, exercícios domicilia-

res, intermediação de conflitos, eleições de líderes de turma, seleção de monitorias, cursos de nivelamentos, emissão de certificados, etc, a nova coordenadora anuncia dois projetos que envolvem apoio pedagógico e oficinas de trabalho emocional para os alunos. E também a afirmação de uma “parceria” com o Núcleo de Pesquisa e Extensão, coordenado pelo Prof. Dr. Lindomar Pinto, para envolver cada vez mais os alunos neste tipo de atividade. No semestre 2012.1 a Professora. Louise decidiu afastar-se da sala de aula para se dedicar exclusivamente às ações do NAPE. “É importante salientar que, para desenvolver suas atividades, contamos com o apoio permanente dos diretores Ana Rita Sacramento e José Maria Dias Filho, da Coordenação do Núcleo de Apoio ao Docente, com Profa. Nildecy de Miranda, de Elaine, a Pedagoga do Núcleo, de todos os coordenadores de cursos, além dos setores administrativos da FAT”, informa ela.


FAT tem novo coordenador no curso de Psicologia Brasil, não somente como ouvintes, mas apresentando trabalhos. “É essencial multiplicar entre os nossos estudantes o desejo de pesquisar e produzir conhecimento”, afirma. Magno já começou a montar o Núcleo Docente Estruturante de Psicologia e já iniciou, junto com o colegiado, os preparativos para a vinda da comissão do MEC para o reconhecimento do curso. O antigo coordenador, ProProf. Magno Macambira fessor Ary Nepote, vai continuar lecionando no curso e afirmou que vai apoiar o colegiado no que for preciso. “Deixei minha contribuição como fundador do curso de Psicologia da FAT, e agora vou continuar colaborando com meu conhecimento em sala de aula. Tem forma melhor de encerrar uma carreira que ensinando?”, conta o querido docente. Foto Divulgação

Depois de ter lecionado nos cursos de Ciências Contábeis, Administração e Psicologia, o psicólogo Macambira, docente da faculdade há 2,5 anos, foi convidado a para assumir a coordenação de Psicologia. Em fase de conclusão do doutorado em Psicologia Organizacional (UFBA), Magno conta que ficou feliz com a confiança da instituição. “Estou aqui desde a criação do curso de Psicologia. Fiquei muito atraído pela possibilidade de colaborar com a construção de uma graduação dinâmica, com parâmetros que considero interessantes”, conta. Sua meta principal será diversificar e enriquecer as experiências acadêmicas dos estudantes. “Queremos que eles vivenciem todas as possibilidades de atuação profissional que a área de Psicologia oferece”, explica Magno. Entre os projetos que vai implementar, estão a ampliação do uso da brinquedoteca, com o atendimento clinico para crianças com deficit de atenção e hiperatividade, com o professor Paulo Henrique, e a busca de estágios curriculares. “Também queremos desenvolver projetos em parceria com o Colégio Anísio Teixeira, para oferecermos apoio psicológico aos alunos, por exemplo”, revela. Segundo o novo coordenador, os alunos serão incentivados, ainda, a desenvolverem pesquisas e participarem de eventos científicos pelo

FAT comemora desempenho positivo junto ao MEC funcionários que, com seu empenho, contribuíram para que a instituição conquistasse o ótimo resultado no Índice Geral de Cursos do MEC”, homenageia ele. Providências do MEC – O IGC é uma das medidas usadas pelo MEC para avaliar o desempenho das instituições de ensino superior públicas e privadas do País. O índice tem pontuação de 1 a 5. As instituições que tiveram IGC 1 e 2, considerado um desempenho insatisfatório, receberão a visita de avaliadores do INEP, que verificarão in loco as condições de funcionamento dos cursos e emitirão uma nova avaliação. Caso os baixos desempenhos se repitam, a instituição poderá sofrer medidas que vão desde o arquivamento de pedidos de abertura de novos cursos, supervisão direta do Ministério, até o descredenciamento do centro de ensino. Foto Divulgação

A Faculdade Anísio Teixeira foi uma das três únicas instituições de ensino superior de Feira de Santana que alcançou desempenho satisfatório no Índice Geral de Cursos do Ministério da Educação (IGC/MEC), divulgado em novembro. Para o cálculo do IGC, que avalia a qualidade dos cursos e instituições de nível superior em todo o Brasil, são levadas em consideração as notas dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), a qualidade do corpo docente, a infraestrutura oferecida e a organização didáticopedagógica. No total, foram avaliadas 2.176 universidades, faculdades e centros universitários em todo o País pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Somente na Bahia, 47 instituições de ensino superior foram reprovadas. No restante do Brasil, mais de 680 faculdades não alcançaram IGC satisfatório. Segundo o diretor acadêmico da FAT, Prof. Dr. José Maria Dias Filho, o resultado do IGC representa, acima de tudo, um atestado de qualidade ao trabalho que vem sendo realizado pela instituição e seus diversos cursos. “Estamos em consonância com os parâmetros de qualidade estabelecidos pelo Ministério, que é o órgão responsável por monitorar e assegurar o nível do ensino superior que é oferecido no País. Este é um compromisso permanente de nossa equipe do professores, funcionários e gestores da FAT, que se reflete no aprendizado dos estudantes”, afirma. O diretor geral da FAT, Professor Antonio Walter Moraes Lima, relembra que 2011 foi um ano de muitas e sucessivas conquistas para a FAT, como o recredenciamento da faculdade junto ao MEC, o reconhecimento de cursos como Direito e Publicidade e Propaganda, bem como as estrelas obtidas no Guia do Estudante por Administração e Ciências Contábeis. “Parabenizo os professores, estudantes e

P5


Dra. Virginia Paim e Profa. Hilda Vargas (TJBA), que explanou sobre “O Contexto Histórico dos Instrumentos para Coibir a Violência contra a Mulher”, destacou que milhões de mulheres são vítimas diárias não somente de violência física, mas também de violência psicológica. “Em média, elas levam de nove a dez anos para denunciar seu agressor, ou seja, elas passam anos sendo vítimas de maridos, noivos e namorados, com medo”, revelou. Outra palestrante, a delegada da DEAM de Feira de Santana, Dra. Ana Virginia Paim, abordou o tema “Aspectos relevantes nas Medidas Cautelares da Lei Maria da Penha”. Ela mencionou como a delegacia especializada tem atuado na elucidação dos crimes contra mulheres no convívio familiar e afetivo e disse que o crescimento no número de denúncias é um reflexo do empodera-

mento do gênero feminino. “As mulheres estão mais fortes e menos tolerantes com a violência”, argumentou. A Profa. Hilda Vargas de Araújo, coordenadora do Curso de Direito da FAT, enalteceu a iniciativa do evento. “A faculdade não poderia ficar fora de uma discussão tão importante para a sociedade como um todo. A violência contra a mulher tem reflexos nas famílias e até na economia”, ponderou. O evento integrou a campanha nacional “16 dias de ativismo pelo fim da violência Foto Divulgação

Foto Divulgação

No dia 28/11, aconteceu, com o apoio da FAT, o 1º Seminário Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Lei Maria da Penha: Aspectos gerais, Prisão Preventiva e Medidas Protetivas, promovido pela Coordenadoria das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar e pela Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Feira de Santana, no Spazzio Eventos. A juíza da Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Feira de Santana, Dra. Patricia Didier, também responsável pela Coordenadoria da Mulher Dra. Patrícia Didier no interior da Bahia, apresentou vários dados sobre os índices de violência no Brasil. Segundo estudos, a cada 15 segundos, uma mulher é agredida no País. E uma em cada cinco faltas de mulheres no trabalho está relacionada à violência doméstica e familiar. A Dra. Baldina Lemos da Silva, médica do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia

Foto Divulgação

Ações de combate à violência contra a mulher foram debatidas em evento apoiado pela FAT

Publico conferiu palestras contra as mulheres”, que envolveu Tribunais de Justiça de todo o Brasil, com a participação de entidades de defesa dos direitos das mulheres.

Reunião homenageou e integrou professores No dia 12/12, os professores da FAT participaram da última reunião pedagógica do ano. Além da oportunidade de se avaliar mais um período letivo que chegou ao fim, o evento foi um momento de confraternização entre os colegas e de homenagens especiais. O diretor acadêmico da FAT, Professor Dr. José Maria Dias, relembrou o quão especial foi o ano de 2011 para a faculdade: um ano de conquistas e reconhecimento, como a avaliação positiva no Índice Geral de Cursos do Ministério da Educação (MEC), a posição de destaque dos cursos de Contábeis e ADM no Guia do Estudante/ Ed. Abril e a expressiva aprovação de estudantes de Direito da FAT no Exame da OAB. Prof. Dr. José Maria, e Profa. Dra. Ana Rita Sacramento, vice-diretora e coordenadora do curso de Administração, receberam as placas da Editora Abril com as estrelas que obtiveram nos seus cursos (respectivamente 4 e 3 estrelas). Outro homenageado da noite foi o ex-coordenador do curso de Psicologia, Prof. Ary Nepote, cujo

P6

nome batizará o laboratório de Psicologia Infantil (brinquedoteca) do curso. Um vídeo com mensagens de fim de ano de coordenadores e funcionários emocionou os presentes. A coordenadora do Núcleo de Apoio ao Docente (NAD), Profa. Dra. Nildecy de Miranda, que organizou o evento juntamente com a Assessoria de Comunicação da FAT, disse que a reunião foi leve, descontraída e com um clima de integração muito bom. “Foi muito alegre, motivador, ‘pra cima’. Uma ótima oportunidade de comemorarmos as conquistas e confraternizamos com nossos colegas”, avaliou ela. O Prof. Valdino Sacramento, de Direito, também gostou da reunião. “Foi maravilhosa. Vimos as homenagens e sentimos orgulho de fazer parte desta equipe”, comentou. No final da reunião, os professores se confraternizaram em um cocktail. A próxima reunião de professores está agendada para 01/02, pouco antes do início do semestre.


Administração promoveu I Workshop de Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da FAT

Foto Divulgação

Foto Divulgação

Os alunos do último semestre de Administração deram um show de consciência durante o I Workshop de Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da FAT. Com o objetivo de disseminar atitudes e ações

A Professora Mestra Sandra Mattos, que coordenou o evento junto aos estudantes, fez um balanço positivo do evento. “Os alunos estão de parabéns, especialmente porque conseguiram conciliar a organização do workshop com as avaliações das demais disciplinas e a produção do TCC - já que eram formandos”, conta a docente. “O objetivo da disciplina era sairmos da discussão teórica para uma intervenção prática que, de fato, contribuísse para preservação do meio ambiente. Espero que os alunos levem para a vida e a futura profissão tudo o que aprenderam durante o trabalho”, deseja a docente. Blog ambiental – Os estudantes de ADM também criaram um blog para divul-

Luminária feita com copos descartáveis

Exemplos de reutilização de materiais

Uma das equipes criou objetos de decoração a partir de materiais recicláveis, como um lustre feito com copinhos descartáveis e um “puf” com garrafas PET. Outro grupo demonstrou como fazer uma luminária, brinquedos e até uma árvore de natal com latas usadas, plástico e restos de papel. Alguns dos estudantes trabalharam com a questão do reaproveitamento de restos de alimentos na produção de receitas nutritivas e saborosas. Entre os pratos ensinados

Foto Divulgação

Cartazes

durante o evento, a preparação de um bolo com cascas de banana chamou a atenção do público. “É uma fruta barata, que todo mundo tem em casa. Sem percebermos, jogamos muitos alimentos fora, mas que poderiam render receitas deliciosas. Além disto, tem tanta gente ainda passando fome, e nós jogando comida fora...”, reflete a estudante Paula Fernandes. O colega de equipe Fábio Miranda explica que o reaproveitamento de talos, folhas, caules e sementes contribui não somente com o meio ambiente, através da redução do resíduos produzidos, mas também com a economia doméstica. “O lixo orgânico descartado anualmente seria capaz de alimentar 53 milhões de famílias”, informa. Outra equipe promoveu ação educativa numa creche no Tomba, encenando uma peça sobre meio ambiente para crianças. “Desde pequenos, já percebemos nelas esta consciência, este cuidado com a natureza. Foi muito gratificante trabalhar com as crianças, e isto vai se refletir, futuramente, em toda a sociedade”, acredita a aluna Vanuzia Nere. O estudante Aron Alvamar, da UEFS, gostou bastante do workshop. “É muito bom ter eventos como este para a conscientização das pessoas. Todo mundo pode colaborar, principalmente através da redução do consumo”, afirmou.

Estudantes pesquisaram sobre reaproveitamento de alimentos

gação de ações e ideias que contribuem para a preservação do meio ambiente e construção de uma sociedade ambientalmente mais responsável. No endereço http://sustentabilidadeeufaco.blogspot. com/, é possível encontrar orientações, dicas e bons exemplos de como introduzir o cuidado com o meio ambiente na nossa casa, no trabalho, no bairro onde moramos. Confira. Foto Divulgação

Foto Divulgação

efetivas que colaborem para a preservação dos recursos naturais do nosso planeta, o evento reuniu dezenas de pessoas. Elas assistiram a palestras, vídeos, exposição de peças feitas com materiais recicláveis, experimentaram receitas feitas com reaproveitamento de sobras de comida e muito mais.

Palestras

P7


Egresso de Contábeis cons Exame de Suficiên

P8

sumir, porque ainda não tinha finalizado o curso. Sobre sua dupla aprovação no Exame de Suficiência, o contador formado pela FAT não esconde o orgulho. “Eu me sinto feliz, com a sensação de que meu dever foi cumprido. Os quatro

anos em que fiquei na faculdade valeram a pena”, acredita. E Eduardo não pretende parar. “Continuo estudando e vou fazer novos concursos para atuar como Contador, na área que escolhi para minha vida profissional”, revela.

Foto Divulgação

O contador Eduardo Lima Carvalho, que cursou Ciências Contábeis na FAT, realizou um feito: foi aprovado duas vezes no Exame de Suficiência organizado semestralmente pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Conforme estabelecido pela Lei nº 12.249/2010, a aprovação no Exame é um requisito fundamental para a obtenção ou o restabelecimento de registro profissional junto aos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC) de todo o País, seja como contador, seja como técnico em Contabilidade. Da primeira vez em que foi aprovado, Eduardo fez o exame em março do ano passado, pouco antes da formatura – que aconteceu em maio. Das 50 questões da prova, acertou 42. Entre as 4.129 pessoas que prestaram o Exame, ele ficou entre os melhores colocados do Brasil. No ranking publicado na Revista Brasileira de Contabilidade (RBC/ Edição nº 189), o nome dele figura na 6ª colocação, à frente de concorrentes de instituições superiores de peso, como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Brasília (UNB). Embora Eduardo tenha prestado o Exame para bacharel em Ciências Contábeis, ele tirou sua carteira profissional como técnico, porque tinha sido aprovado no concurso da Petrobras para técnico em Contabilidade e precisava do registro correspondente. Para obter o registro como Contador, ele precisou se submeter novamente ao Exame de Suficiência. Na prova realizada no dia 25/09, ele conseguiu acertar 40 questões. E foi mais uma vez aprovado. Na verdade, Eduardo está acostumado a ter bom desempenho em avaliações. Ele foi aprovado no concurso para contador da Embasa antes mesmo de ter concluído a graduação, mas não pôde as-

Eduardo Lima durante a formatura pela FAT “Eu me sinto feliz, com a sensação de dever foi cumprido. Os quatro anos em que fiquei na faculdade valeram a pena”, acredita. E Eduardo não pretende parar. “Continuo estudando e vou fazer novos concursos para atuar como Contador, na área que escolhi para minha vida profissional”, revela.

Contador Eduardo Lima Carvalho Cursou Ciências Contábeis na FAT


Foto Divulgação

segue aprovação dupla no ncia da profissão Psicólogos destacam medidas de prevenção contra o bullying Brincadeiras que geram boatos, ameaças, críticas, isolamentos, agressão física e psicológica de maneiras repetitivas, normalmente realizadas nas escolas, são considerados pelos psicólogos como indícios de bullying (termo americano usado para descrever o assédio moral e físico). O comportamento negativo praticado por crianças e adolescentes tem se tornado um fator determinante para a evasão escolar. Em alguns centros de ensino privado em Feira de Santana, a criança que sofre de bullying é acompanhada por um psicólogo. “Teve um caso aqui na escola onde quem detectou foi a professora, ela conversou comigo e disse que o aluno estava diferente, triste e com depressão por causa de algumas brincadeiras praticadas pelos colegas. No entanto, eu o chamei para conversar, na intenção de me tornar uma amiga, e começar, a partir daí, um acompanhamento intensivo. Depois fui à sala de aula, realizei também um trabalho de conscientização”, explicou a psicóloga escolar Tessy Mattos.

transtornos psicológicos. “O ato sempre ocorreu, tanto no ambiente escolar como na internet e no trabalho, acarretando na vida do indivíduo vários transtornos: O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG); Transtorno Obsessivo e Compulsivo (TOC); Transtorno de Ansiedade Social (TAS), e no último caso ele pode desenvolver uma esquizofrenia”, destaca. O ato influencia em especial no aprendizado e na convivência social, enfraquecendo a participação da criança na sala de aula, levando-a a desistir de estudar. “Quando a criança passa por um problema psicológico e emocional, isso reflete também na vida escolar, familiar, no convívio

Maryanne Meira aos sinais da violência. Na medida em que se percebe, é necessário intervir contra e levar ao conhecimento do setor pedagógico ou psicólogo, a partir daí o profissional vai acompanhar. Por outro lado, a escola como um todo deve estar orientada quanto aos cuidados”, acrescenta. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou uma cartilha informativa, com a finalidade de orientar pais e educadores no combate ao problema. O livreto de 14 páginas é de autoria da psiquiatra e escritora Ana Beatriz Barbosa Silva, que assina também o livro Bullying: mentes perigosas nas escolas. A primeira edição é parte integrante do projeto Justiça nas Escolas e compõe uma série de ações cujo objetivo é aproximar o Judiciário e instituições de ensino do país na prevenção de problemas que afetam crianças e adolescentes.

* Homenagem à estudante de Jornalismo Maryanne Meira, que está se recuperando de um acidente. Toda FAT torce por sua rápida recuperação, querida!

Ainda segundo Mattos, o Bullying ocorre há muitos anos. Atualmente vem ganhando força e causando uma série de

entre amigos. Ela geralmente se isola do mundo. Em muitos casos a criança prefere sair da escola para evitar a humilhação, porque para ela o espaço educacional é um lugar pesado” explica Clara Mutti. Prevenção – Mutti destaca algumas medidas preventivas para combater a agressão nos bancos escolares. “O educador deve estar sempre atento e sensível

Texto: Maryanne Meira (estudante de Jornalismo da FAT)

P9


Uma noite de fortes emoções. Assim pode ser resumida a colação de grau dos alunos do curso de Direito, que aconteceu ontem (19/12), no auditório da FAT. Ao todo, 14 formandos receberam o diploma de Bacharéis em Direito das mãos da coordenadora do curso, Professora Hilda Vargas de Araújo. A formanda Cristiane Toledo fez o juramento, seguida pelos colegas da turma, comprometendo-se a defender a liberdade e a promover a Justiça Social. O colega Luiz Bruno Sobral, que se pronunciou após a entrega dos diplomas, ressaltou o esforço dos agora bacharéis ao longo dos cinco anos de graduação. “A batalha foi árdua, mas sabíamos que éramos capazes e vencemos a luta. Quero agradecer aos nossos familiares que acreditaram, apoiaram e impulsionaram esta importante conquista em nossas vidas”, afirmou, emocionado. A entrega dos diplomas foi presidida pelo diretor acadêmico da FAT, Proessor. Dr. José Maria Dias Filho, que destacou que “o que realmente impulsiona a sociedade rumo ao desenvolvimento é o conhecimento”, estimulando os formandos a continuarem investindo na formação continuada. “Que vocês possam encontrar no Direito um instrumento para servir a sociedade”, desejou o diretor.

Foto Divulgação

Formandos de Direito colam grau

Formandos de Direito exibem orgulhosos o diploma

Diplomas - Desde o ultimo semestre, todos os formandos da FAT estão recebendo os respectivos diplomas referendados pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Estudantes de Redes e Sistemas encerram Semana de Tecnologia com exposição

Foto Divulgação

As novidades do mundo da Tecnologia tomaram conta do lhor maneira de construir o conhecimento”, acredita. Outro pátio da faculdade durante uma exposição promovida pelos “expositor”, o aluno Bruno Lopes, do 3º semestre de Sistemas, alunos dos cursos de Redes de Computadores e Sistemas para também gostou da atividade. “É legal, porque estamos mosInternet, no dia 11/11. Nos seis stands do evento, estudantes, trando uma tecnologia que muitas pessoas estão usando, mas que não sabiam exatamenprofessores e funcionários da te o que era, como se trabalha FAT puderam atualizar-se socom ela...”. bre temas como segurança Para o professor Fábio Barrena web, funcionamento do to, que coordenou os alunos do sistema Android – software 5º semestre na exposição sobre livre desenvolvido pela Goosegurança na web, a atividade gle para uso em dispositivos foi muito positiva, pois possibimóveis como tablets –, jogos litou a integração com alunos eletrônicos de última gerados outros cursos da faculdade, ção e muito mais. expondo tecnologias diversas O estudante Fabrício Olique são usadas dentro e fora do veira, do 6º semestre do curmeio acadêmico. so de Sistemas para Internet, A estudante Thiane Rocha, que participou da exposição que está na fase de conclusão sobre a trajetória da empresa do curso de Sistemas para InApple, disse que o evento foi ternet, resumiu da seguinte uma oportunidade de comExposição de tecnologia lotou praça de alimentação da FAT maneira a exposição. “Foi marapartilhar conhecimento para além das quatro paredes da sala de aula. “Experiências como vilhosa a experiência de poder mostrar aos outros colegas da esta devem acontecer sempre, porque são muito enriquece- instituição novas tecnologias e demonstrar todo o know how doras para o aluno e para quem visita os stands. Esta é a me- que adquirimos ao longo do curso”, disse. P10


Foto Divulgação

Os alunos que estão se formando em Direito este semestre decidiram promover uma aula da saudade muito especial. No dia 18/12, na casa de shows Massapê, eles fizeram uma festa super animada, com direito a homenagens e muita música. “Nosso objetivo era oportunizar um momento lúdico, festivo, de grandes emoções e celebração de amizades entre alunos, professores, coordenadores e gestores da instituição”, explica Lívia Cunha, aluna do Curso de Direito e participante do Comitê de Organização da Aula da Saudade 2011.2.

Dança e muita animação durante o evento

Foto Divulgação

Formandos de Direito promovem Aula da Saudade especial

Dança e muita animação durante o evento

“Foi um sucesso, por permitir um momento alegre, de descontração, afeto, carinho e respeito entre todos que lá estiveram, consequentemente um dia ímpar, inesquecível e saudoso na vida de cada um que participou”, relembra ela, agradecendo o apoio de todos que, com alegria e sorrisos, abrilhantaram a festa, em especial os professores Mônica Antonieta, Roberto,Izabel, Emerson, Maíse, Larissa, Uberdan, Rita, Ruy, Themis, etc. Confira as fotos e os comentários sobre o evento.

“Inexplicável a alegria que a aula da saudade nos proporcionou.” Ana Flávia, estudante do Curso de Direito. “Parabéns a todos os organizadores da Aula da Saudade. Foi muito bonita e alegre, como vcs! Muito sucesso para todos! Felicidades!” Professora Hilda Vargas, coordenadora do Curso de Direito. “Aa lembranças não ficarão só na memória dos alunos. Com toda a certeza, os professores nunca esquecerão essa “AULA DA SAUDADE”... Parabéns a todos e, principalmente, à turma organizadora.” Professor Alexandre Brandão, docente do Curso de Direito. “A aula da saudade foi um sucesso!!!!!!!!!!!!!!!! Vocês da comissão estão de parabéns. Muito obrigada a todos.” Rionildes, aluna do curso de Direito. “Foi tudo perfeito!!!” Igor Vinícius, aluno do curso de Direito.

OAB divulga resultado do V Exame e FAT tem mais de 40 estudantes e egressos entre aprovados Alunos e egressos do curso de Direito da FAT tiveram, mais uma vez, um ótimo desempenho no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O resultado final do V Exame Unificado foi divulgado no dia 12/01, e inclui 39 aprovados que estudaram ou ainda estudam na faculdade. A primeira etapa do V Exame, com a aplicação de provas objetivas, aconteceu no dia 30/10. Já a avaliação da 2ª fase, que consistiu na redação de uma peça profissional e na resposta dissertativa a quatro situaçõesproblema em uma das áreas do Direito (por opção do examinado), foi aplicada no dia 04/12. Durante a colação de grau antecipada de Direito, em dezembro último, a coordenadora do curso, Profa. Hilda Vargas de Araújo, falou sobre o orgulho da FAT em ter, a cada semestre, mais alunos aprovados no Exame da OAB. “Alguns dos nossos estudantes têm conseguido aprovação ainda no 9º semestre de curso. Isto é muito significativo, principalmente se lembrarmos que a FAT é uma instituição tão jovem, comparada a ou-

tras de ensino superior na área do Direito”, comemorou. APROVADOS OAB V EXAME DE ORDEM UNIFICADO Estudantes e egressos FAT 01. 02. NIOR 03. 04. 05. 06. 07. 08. RA 09. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18.

ALEX NUNES SOARES ÁLVARO PEREIRA BOAVENTURA JUALYSSON VIEIRA BRANDÃO DA SILVA ANA BARTIRA DE JESUS QUEIROZ ANA CLARA DE ALMEIDA SENA ANDRESON ANDRADE DA SILVA AYALA MACEDO CARIGÉ CARLOS EDUARDO ANDRADE FERREICAROLLINE DE SOUZA GOMES CLÉA PATRÍCIA LINS DOS SANTOS CRISTIANE SILVA DOS SANTOS AGUIAR DUANY GRAZIELY COSTA SANTOS EDSON DE SOUZA SANTOS ELIAS PEDREIRA DE LIMA ETEVALDO SOUZA DE ALMEIDA FERNANDO DE SOUZA TEIXEIRA GABRIELA ALMEIDA MOURA LADISLAU GEIZON PEDRO DA SILVA

19. GEMELLY SILVA ARAUJO (SALVADOR) 20. GIL MARIO LOPES SANTOS DE CARVALHO 21. HELIENEIDY RIBEIRO CARVALHO 22. JEDIAEL MATOS DOS SANTOS (SALVADOR) 23. JOSÉ AUGUSTO DE ALMEIDA RIBEIRO 24. JOSÉ MÁRIO PAIM DE OLIVEIRA 25. JULIO ZACARIAS FERRAZ 26. LAERCIO GUERRA SILVA 27. LAISA FERNANDA TORRES BASTOS 28. MARIA CLARA LIMA DE ANDRADE 29. MARIA DA CONCEIÇÃO CARNEIRO RIOS CORDEIRO 30. MARIO SERGIO DE OLIVEIRA SILVA 31. MONIQUE OLIVEIRA TAVARES 32. PATRICIA NASCIMENTO SOUZA 33. PAULO CEZAR MEDRADO FERREIRA 34. PRISCILA BACELAR BURKE GALRÃO 35. PRISCILLA SILVA SANTOS BARRETO 36. RÔMULO CARNEIRO DE CAMPOS JUNIOR (SALVADOR) 37. SILVIO DE OLIVEIRA DIAS 38. THAÍS CARNEIRO ARAUJO 39. THAISE NASCIMENTO SILVA LIMA 40. ALESSANDRO DE OLIVEIRA SERAFIM 41. ROBSON RODRIGUES DA SILVA

P11


Resultando em Resultados premiou trabalhos em dez categorias

PEÇA IMPRESSA PUBLICITÁRIA Trabalho: ESCOLA REINO DA ALEGRIA Alunos: NATHALIA MATOS, DJAVAN RAMOS, JORGE FREITAS, IGOR BULHOSA E SAMILLY SANTOS Professor(a): DANIELA PINTO Semestre: 1º Disciplina: INFORMÁTICA APLICADA PEÇA IMPRESSA JORNALÍSTICA Trabalho: REVISTA QUEM Alunos: ANA BÁRBARA FIGUEIREDO, LARA LIMA, LETÍCIA FELIX, TAMIRES RIBEIRO E MIRALDA CARVALHO Professor(a): LUCIANA BOEIRA Semestre: 3º Disciplina: PLANEJAMENTO GRÁFICO

Foto Divulgação

AMOSTRA FOTOGRÁFICA PUBLICITÁRIA Trabalho: JAIME DO PASTEL X FOTOGRAFIAS DIVERSAS Alunos: JEOVANA JESUS, HELENA ALMEIDA, DARLAN CARDOSO, YLANA BASTOS, LISA EMANUELE, BRUNO BORGES, DERMEVAL JUNIOR,

Auditório cheio durante evento

Foto Divulgação

O Resultando em Resultados, promovido pelo Colegiado de Comunicação Social da FAT no dia 01/12, mais uma vez superou as expectativas. Os alunos deram um show de talento em trabalhos que uniram qualidade técnica e criatividade tanto na área jornalística quanto publicitária. Confira os grandes vencedores da noite:

Show da Banda Caravelas

LEANDRO ARAUJO PAULO HENRIQUE E JOSÉ CÍCERO Professor(a): ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (ACM) Semestre: 5º Disciplina: FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA II AMOSTRA FOTOGRÁFICA JORNALÍSTICA (empate) Trabalho: A CULTURA DÁ NA FEIRA Alunos: LUIS JOSÉ, JESSICA COUTINHO, MICHELLE BORGES, EDI CARLOS SILVA, JOÃO ALVES E VINÍCIUS MAGALHÃES Professor(a): ANDREWS PEDRA BRANCA, WANESKA CUNHA E ANDRÉA SOUZA Semestre: 1º Disciplina: HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO, SOCIOLOGIA E INTRODUÇÃO AO JORNALISMO Trabalho: LÁ EM SÃO JOÃO DO CAZUMBÁ.... Alunos: LARA LIMA, ANA BÁRBARA FIGUEIREDO, TAMIRES RIBEIRO, LETÍCIA FELIX E MIRALDA CARVALHO Professor(a): WANESKA CUNHA Semestre: 3º Disciplina: REALIDADE BRASILEIRA E REGIONAL MÍDIA DIGITAL / PEÇA ELETRÕNICA Trabalho: BLOG CASUAL E TAL ALUNOS: RODRIGO CAZETA, VITOR BOAVEN-

TURA, LARISSA FALCÃO, MÁRIO BORGES, PATRÍCIA SUZART, LUCIANO OLIVEIRA E DIEGO MAGALHÃES Professor(a): TATIANA AMARAL SEMESTRE: 4º Disciplina: DIREÇÃO DE ARTE ÁUDIO PUBLICITÁRIO Trabalho: HAVAIANAS (JINGLE) ALUNOS: DORIVAL JUNIOR, JAMILLE CAMPOS, JÉSSICA BARRETO, LEANDRO CABRAL, VINÍCIUS NASCIMENTO E HANNA MORINE Professor(a): DANILO WEBER VÍDEO LINGUAGEM E PRODUÇÃO DE SENTIDO Trabalho: VIRTUAL OU REAL ALUNOS:DORIVAL JÚNIOR, JAMILLE CAMPOS, VINICIUS NASCIMENTO, JESSICABARRETO, HANNA MOURINE E LEANDRO CABRAL Professor(a): CLAUDIA TRINDADE VÍDEO JORNALÍSTICO Trabalho: SEM TETO E SEM JANELA - DOCUMENTÁRIO ALUNOS: ROBERTO SANTOS COELHO Professor(a): DANILO WEBER SEMESTRE: 2º VÍDEO PUBLICITÁRIO Trabalho: HOMOFOBIA ALUNOS: JEOVANA JESUS, BRUNO BORGES, LISA EMANUELE E DARLAN CARDOSO Professor(a): TATIANA AMARAL SEMESTRE: 5º Disciplina: PRODUÇÃO DE VÍDEO II DESTAQUE DA NOITE Trabalho: VIRTUAL OU REAL ALUNOS: DORIVAL JÚNIOR, JAMILLE CAMPOS, VINICIUS NASCIMENTO, JESSICA BARRETO, HANNA MOURINE E LEANDRO CABRAL Professor(a): CLAUDIA TRINDADE

Alunos apresentam trabalhos durante Seminário de Pesquisa em Administração e Contabilidade No fim do semestre 2011.2, os colegiados de ADM e Contábeis da FAT realizaram o V SEPACON - Seminário de Pesquisa em Administração e Contabilidade. A 5ª edição do evento reuniu seis trabalhos, selecionados pelas docentes Taiz Alfaia e Katia Silene, Elas também atuaram como mediadoras, junto com a Professora Bárbara Guimarães, durante as apresentações. Entre os trabalhos apresentados, a formanda Katherine Rodri-

P12

gues apresentou um intitulado “Preço de venda estruturado como fonte geradora de lucro para as empresas”, na área de Contabilidade. Já o aluno Fábio Miranda, do 8º semestre de ADM, discorreu sobre “Ferramenta DMAIC para redução de perdas na fabricação de produtos alimentícios”. As professoras Annita Kelly Cardoso e Iracema Neves atuaram como debatedoras durante as apresentações.


Os alunos de Jornalismo estão mostrando para que vieram. A turma do 3º semestre produziu durante a disciplina Oficina de Texto II o informativo De Fato, que reúne uma série de reportagens sobre cultura, economia, comportamento, esportes e muito mais. Coordenados pelo Professor Andrews Pedra Branca, que também foi editor chefe do informativo, os repórteres em formação - Ana Bárbara, Filipe Oliveira, Gleidson Santos, Laine Cruz, Lara Lima, Letícia Félix, Mayara Nailanne, Maryane Meira, Miro Nascimento, Rebeca Rios, Mira Carvalho, Rafaela Rodrigues, Tamires Ribeiro, Valdenir Lima e Vinícius Santos - produ-

Foto Divulgação

Estudantes de Jornalismo produzem informativo DE FATO

Foram produzidas três edições do informativo

ziram pautas, realizaram entrevistas, apuraram informações e escreveram os textos, exercitando as nuances do jornalismo impresso. O projeto gráfico e a diagramação do jornal foram feitos pelo aluno Valdenir Lima. Com um formato inovador, foram produzidas três edições do De Fato ao longo do semestre. Entre as matérias, destaque para o texto sobre a criação e comércio de gado na região de Feira de Santana, outro sobre os desafios da Associação de Apoio à Pessoa com Câncer (AAPC), uma matéria sobre o tratamento da depressão e a reportagem sobre a força feminina na construção civil.

Alunos encenam mecanismos de defesa em trabalho de Psicologia projeto Conceito em Cena, os resultados foram muito bons. “No início, os alunos ficam com medo, se sentem tensos com a possibilidade de exposição. Depois que se envolvem na produção das peças, eles se descobrem, descobrem suas potencialidades, manifestam o que aprendem, e as peças ficam ótimas!!!”, elogiou. Foto Divulgação

No palco, talentos artísticos inusitados a serviço do conhecimento. Em cena, situações do cotidiano para retratarem os mecanismos usados pelo inconsciente para defender-se de situações desconfortáveis e desafiadoras. Foi com muita disposição e uma dose extra de coragem que os alunos do 2º semestre de Psicologia, dos turnos matutino e noturno, levaram para o palco do auditório da FAT peças em que encenaram mecanismos como a sublimação, a repressão, a projeção e a formação reativa. O aluno Kennedy Visita, que interpretou o irmão na peça da turma noturna e levou a plateia às gargalhadas, revelou que sempre teve vontade de interpretar e adorou a experiência. “Foi muito interessante fazer uma coisa diferente das aulas tradicionais”. A colega de turma, Jéssica

Foto Divulgação Aplausos para turma do noturno

Ribeiro, que atuou como uma cantora cuja irmã faleceu, disse que foi maravilhoso fazer o trabalho. “Desta forma, aprendemos muito mais. Fica divertido trabalhar com conteúdos tão complexos”, acredita. Na avaliação da Professora Léa Pereira, docente de Psicologia e coordenadora do

Encenação da peça

Simpósio de Psicologia discutiu convicções e estereótipos No dia 13/12, os alunos do 3° semestre de Psicologia promoveram, sob a coordenação da Professora Mestre Louise Sobral, o I Simpósio sobre Análise de Comportamento, com o tema “O sistema Behaviorista: discutindo convicções e estereótipos”. O objetivo principal do evento foi promover o intercâmbio de informações científicas sobre o comportamento através do sistema Behaviorista. Dois docentes foram convidados para palestrarem: o Professor Mestre Paulo Henrique do Carmo, Psicólogo (UFBA), especialista em Psicoterapia Cognitivo Comportamental (USP) e mestre em Psicologia (UFBA), e o Professor Mestre Tiago de Man, também psicólogo (Faculdade Ruy Barbosa), mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA).

O evento foi dividido em dois blocos: no primeiro, a abertura ficou por conta da palestra da Professora Louise Sobral, que discorreu sobre “O Sistema Behaviorista e Análise do Comportamento (aspectos históricos, epistemológicos e elementos conceituais)”. Em seguida, os dois convidados apresentaram relatos sobre “Por que sou Behaviorista Radical?”. No segundo bloco, aconteceram duas palestras: o Behaviorismo radical e a complexidade do comportamento, com o Professor Tiago de Man, e A construção da subjetividade pelo comportamento verbal, com o Professor Paulo Henrique. Os alunos e demais professores do curso de Psicologia participaram do debate, dirigindo perguntas aos palestrantes.

P13


Com a sensação de dever cumprido, Profa. Ana Rita Sacramento disse estar satisfeita com o resultado do trabalho.

Mais uma docente da FAT defende tese de Doutorado

Foto Divulgação

A Professora Suelly Pinto de Morais, docente do curso de Enfermagem da FAT, concluiu o doutorado em Saúde Coletiva na Universidade Federal da Bahia. Sua tese, com o tema Maloclusão na primeira infância: Estudo longitudinal sobre fatores associados,foi defendida no final de novembro, no Instituto de Saúde Coletiva. Orientada pelo Prof. Dr. Eduardo Mota, o estudo nasceu com o propósito de averiguar uma possível relação de causalidade entre as práticas alimentares na primeira infância, os hábitos de sucção não nutritivos e a maloclusão na dentição decídua. “As maloclusões representam o terceiro maior problema de saúde bucal nas populações em geral, porém os aspectos epidemiológicos são pouco estudados, principalmente na dentição decídua”, explica a docente, que acom- Professora Suelly Pinto de Morais panhou crianças recém nascidas de Feira de Santana até os três anos de vida, período em que já estavam com a dentição decídua completa e em oclusão. Com base nas informações deste estudo, a doutoranda acredita que a amamentação é um fator de prevenção de problemas oclusais, defendendo a implantação de programas preventivos em saúde coletiva que estimulem as mães a amamentarem seus filhos e informarem sobre os riscos dos hábitos de sucção não nutritivos para o desenvolvimento de alterações na arcada dentária e na “mordida”.

P14

Foto Divulgação

Foto Divulgação

No dia 04/11, a vice-diretora e coordenadora do curso de Administração da FAT defendeu sua tese de doutorado na Escola de Administração da UFBA (EAUFBA). Com o título “Accountability no Brasil: Um Estudo Sobre o Papel de Organizações da Sociedade Civil para Combater e Controlar a Corrupção”, a tese foi aprovada pela banca examinadora, composta por: - Prof. Dr. José Antonio Gomes de Pinho (EAUFBA/NPGA – Orientador); - Prof. Dr. Marco Antonio Teixeira (UNESP) - Prof. Dr. Carlos Alberto Furtado Melo (INSPER / SP) - Profª Dra. Élvia Mirian C. Fadul Profa. Ana Rita Sacramento (UNIFACS) - Prof. Dr. Paulo de Arruda Penteado Filho (EAUFBA/NPGA). Cinco organizações da sociedade civil foram analisadas durante a pesquisa: Articulação Brasileira Contra Corrupção e Impunidade (ABRACCI), Associação Contas Abertas, Instituto Ethos, Movimento Contra Corrupção Eleitoral (MCCE) e Transparência Brasil. A vice-diretora explica que o objetivo da tese foi o de conhecer e analisar em que sentido estas organizações favorecem o processo de prestação de contas dos órgãos públicos, bem como o combate e controle à corrupção no Brasil.

O estudante de Enfermagem Magno Conceição das Mercês foi aprovado como aluno regular no Mestrado em Saúde Coletiva da UEFS, com linha de concentração em Epidemiologia. Magno, que conclui a graduação em Enfermagem na FAT ainda neste semestre, também é biólogo e especialista em Saúde Pública. Antes desta aprovação, ele já tinha sido aluno especial da UFBA, no Mestrado Acadêmico em Saúde Coletiva, e no próprio mestrado da UEFS. O projeto de pesquisa de Magno será sobre a associação entre Síndrome Metabólica e Doença Periodontal em indivíduos adultos. “Espera-se, ao final desse estudo, verificar a possível existência de associação Estudante de Enfermagem positiva entre doença Magno Conceição das Mercês periodontal e síndrome metabólica, além de conhecer a freqüência e graus de gravidade da doença periodontal no grupo estudado, descrever condições de higiene bucal e a condição gengival dos indivíduos através do índice de placa e do índice de sangramento, além de descrever as características de portadores de gengivite e com diagnóstico de síndrome metabólica”, explica ele. “Estou muito feliz pela conquista”, comemora o estudante. “Agradeço à FAT, na pessoa do coordenador do curso de Enfermagem, Prof. Valterney Morais, às professoras Julita Maria Coelho, Lúcia Servo e demais, por contribuírem de forma ímpar com a minha formação”, homenageou Magno.

Assessora da FAT conclui mais uma etapa do doutoramento na Espanha A Assessora de Marketing e Eventos da FAT, Kelly Alves, concluiu o 2º ano do Doutorado em Comunicación Audiovisual, Revolución Tecnológica y Cambio Cultural da Universidade de Salamanca, Espanha. Para cumprir mais uma etapa do Doutoramento e poder iniciar sua tese, Kelly, que também coordena o curso de pós-graduação em Marketing e Comunicação Corporativa da FAT, realizou e defendeu duas pesquisas perante o Tribunal Assessora de Marketing e Eventos da FAT, Kelly Alves de Suficiência Investigadora da Universidade. Os estudos intitulam-se: “Em las olas de la TV: Una mirada acerca de La Televisión Digital”, sob a orientação do Prof. Dr. Ángel Badillo Matos, e “Museo – La Educación a través de la comunicación interactiva”, sob a orientação da Profa. Dra. Marta Fuertes Martinez. Foto Divulgação

Vice-diretora da FAT alcança doutoramento com tese sobre combate à corrupção

Estudante da FAT é aprovado em seleção para Mestrado na UEFS


Docente da FAT torna-se professora plena da UEFS Foto Divulgação

A Professora Dra. Maria Lúcia Servo, da graduação e da Pós-graduação da FAT, tornou-se a primeira enfermeira professora plena da UEFS. Lotada no Departamento de Saúde da Universidade, ela defendeu em dezembro a tese para promoção e alcançou o título de professor pleno do Magistério Superior, o nível máximo da carreira acadêmica na instituição. Segundo matéria divulgada no site da UEFS, ela proferiu a palestra “Supervisão Social: Um Dispositivo Para a Produção de Cuidado’ que, segundo a Profa. Maria Professora Dra. Maria Lúcia Servo Lúcia Servo, “trata-se de um aprofundamento do que foi apresentado na tese do doutorado”. Professora da UEFS desde 1988, a Profa. Lúcia leciona no curso de Enfermagem da graduação e no Programa de Mestrado em Saúde Coletiva.

Alunas da FAT apresentam trabalho em evento nacional

Foto Divulgação

Quatro estudantes do curso de Enfermagem apresentaram trabalho durante o VI Simpósio Brasileiro de Doença Falciforme, em Fortaleza/CE. Orientadas pela professora Aline Xavier, as alunas Nathália Vilas-Boas, Eula Priscila Soares, Thyara Nunes e Íria Azevedo expuseram o paper “Percepção da equipe de enfermagem sobre doença falciforme em unidades de saúde do município de Feira de Santana/BA”, que teve o objetivo de avaliar o nível de conhecimento dos profissionais da área sobre a doença.

Docente apresenta trabalhos em evento internacional e publica artigo em periódico O Professor Lindomar Silva, docente da graduação e da pós-graduação e coordenador do Centro de Pesquisa e Extensão da FAT, publicou artigo na Revista de Administração Contemporânea (RAC), um dos periódicos mais importantes no Brasil, classificado como Revista Qualis “B1” na CAPES. O artigo “Administração Pública de Québec: um caso de mudança cultural” foi fruto da pesquisa realizada durante o estágio do doutorado no Canadá, em 2010, e está disponível no link http://www.anpad.org.br/periodicos/arq_pdf/a_1252.pdf. Dois outros artigos do docente foram apresentados no 7th International Meeting of the Iberoamerican Academy of Management, realizado em Lima, Peru, entre os dias 05 e 07/12. Também são trabalhos que resultaram da sua tese do doutorado. Os títulos são: “A cultura em uma Organização Pública: Uma análise da mudança cultural a partir das perspectivas culturais” e “Cultura Organizacional no Setor Público: a mudança é possível?”. Prof. Lindomar explica que os trabalhos “analisam a cultura presente em uma organização pública e as possibilidades de mudança quando se exige das administrações públicas uma postura voltada para a eficiência e a busca de resultados que promovam a solução dos problemas que afetam a sociedade brasileira”. Os artigos foram produzidos em parceira com a professora Dra. Élvia Fadul, que foi orientadora dele no doutorado.

O projeto de extensão Educadores em Saúde, promovido através da parceria entre a FAT e o Centro de Referência Municipal em DST/HIV/ AIDS, tem ajudado na disseminação de orientações sobre saúde e qualidade de vida junto à população feirense. A FAT participa do projeto disponibilizando alunos voluntários, que ministram palestras em empresas, instituições de ensino, ONGs, etc. Um dos exemplos é dado pelo estudante Leonardo Vilas Boas, do 8º semestre de Enfermagem, que participa do projeto desde abril do ano passado e tem ministrado palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis. Recentemente, ele falou para funcionários das empresas Bio Óleo e Moinho Tabajara. Ele tam-

Foto Divulgação

Educadores em Saúde aproxima estudantes FAT da comunidade

Leonardo com funcionários da Bio Oléo bém já atuou no Atacadão, COOBAFS, Escola Vinícios de Moraes, Escola Gastão Guimarães, etc. “Estou muito contente em fazer parte desta iniciativa. Através dela, tenho a oportunidade de me desenvolver como futuro enfermeiro e

de me aprimorar na temática de DST/HIV/AIDS e na comunicação com grandes públicos, seja ele adulto ou adolescente”, acredita o aluno. Para Leonardo, através da Educação em Saúde, que é o método mais simples e fácil de prevenção e controle de doenças, o projeto de extensão tem contribuído de maneira significativa para a promoção da saúde coletiva e a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. “Gostaria de agradecer à coordenadora do Programa Municipal DST/HIV/AIDS de Feira de Santana, Vanessa Sampaio, pela oportunidade e confiança dada aos alunos da FAT, e ao nosso coordenador, Prof. Valterney Morais, exemplo inspirador do Educador em Saúde”, afirma o estudante.

P15


Centro vai impulsionar atividades de Pesquisa e Extensão na FAT O Centro de Pesquisa e Extensão da FAT(CPE) retornará as atividades em 2012 com força total. Tendo à frente o Prof. Lindomar Pinto, que possui doutorado em Administração pela UFBA, o CPE vai estimular cada vez mais a produção científica entre docentes e alunos da faculdade. Confira a entrevista com o coordenador da Unidade, que, além de professor universitário, é auditor fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia. 1- Quais são os propósitos e objetivos do senhor à frente do CPE? Em primeiro lugar, é preciso dar visibilidade ao Centro de Pesquisa e Extensão, principalmente entre docentes e alunos da FAT, objetivando captar interessados em participar de esforço de pesquisa que contribua para o desenvolvimento científico. Em segundo lugar, oferecer aos docentes e discentes oportunidades de desenvolver trabalhos de pesquisas de seus interesses e que sejam também do interesse da faculdade. 2- Como o Centro vai funcionar? Vamos disponibilizar regularmente edi-

tais de fomento de pesquisas das principais agências no Brasil e também no exterior, que estejam vinculados às áreas de interesse da faculdade. Atualmente, já temos vários editais disponíveis no site da FAT, no link do CPE. Também estaremos disponibilizando informações sobre os principais eventos científicos de cada área ou curso de nossa faculdade, bem como os principais periódicos. Sabe-se que a publicação em periódicos bem classificados na CAPES é ponto importante de avaliação das instituições de ensino superior. Este é mais um motivo para incentivar a produção científica em nossa instituição. 3- Quais as pesquisas que já estão em andamento? Já temos alguns projetos de pesquisa e há outros em elaboração, que esperamos que estejam prontos para execução ainda no começo deste semestre. Pretendemos que, em cada curso da FAT, exista pelo menos um grupo de pesquisa associado, de maneira a promover a melhoria do conhecimento nas diversas graduações da faculdade. Já temos, por exemplo, os grupos Estratégia organizacional e competitividade

regional, liderado pela Profa. Janúzia Souza Mendes, e Impactos da Gestão da Saúde e da Educação no Desenvolvimento Regional, que será coordenado pelo Prof. Valterney Morais. 4- Como os estudantes poderão participar? Vamos incentivar os alunos a participarem do Centro através dos projetos cadastrados pelos professores. Há previsão de uma bolsa parcial para os que participarem dos projetos de pesquisas. Divulgaremos um calendário de seleção para estudantes que desejem participar das atividades de pesquisa. 5- E os professores da FAT? Bem, como disse, esperamos que exista pelo menos um projeto de pesquisa em cada curso da FAT. Mas isto não impede que vários projetos sejam cadastrados em um mesmo curso, desde que os professores tenham interesse em fazer parte do Centro de Pesquisa para beneficiar-se da possibilidade, por exemplo, de ter alunos que os ajudem na execução de seus projetos.

A turma do 2º semestre matutino de Nutrição da FAT visitou as instalações da BRF, na saída de Feira de Santana. Na companhia do Professor Robinson Moresca, da disciplina de Microbiologia, eles observaram o processo industrial de produção de alimentos à base de frango. Durante a visita, os alunos conheceram os procedimentos e cuidados com a higiene do local e dos trabalhadores; os ingredientes e a composição dos mesmos no preparo dos embutidos (salsichas e mortadelas); o contro-

P16

le de qualidade, etc. “Os estudantes puderam ver que, por exemplo, após a ave ser abatida, ela passa por processos de resfriamento para manter o controle microbiano”, conta o docente. Segundo ele, a visita foi muito proveitosa para os estudantes, porque são demonstradas, na prática, a necessidade e a importância da microbiologia na área dos alimentos. “Com ela, diminuíram-se as infecções promovidas por alimentos contaminados”.

Foto Divulgação

Estudantes de Nutrição participam de visita técnica à BRF (BRAZIL FOODS)

Alunos de Nutrição durante a visita


Factual - 5ª Edição