Issuu on Google+

i ene

Mar | 2013

A CONTECE

INFORMATIVO da FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA | Ano 01 | Edição 01

A Faculdade Adventista da Bahia recebeu o seu novo diretor-geral. Para ocupar o principal e mais desafiante cargo do campus, a mantenedora da instituição escolheu Juan Choque Fernandez . Doutor em Teologia e em Liderança, o diretor já está imerso na busca por novos desafios para a instituição, que completa 34 anos em outubro. Na ocasião de sua primeira apresentação ao grupo de líderes do IAENE, Dr. Choque já mostrou algumas ideias para o futuro da instituição. O tema do desenvolvimento institucional foi a tônica do seu primeiro discurso do Dr. Choque. Entre as ideias debatidas, a principal é a do projeto de evolução do status institucional de Faculdade para Universidade. “É um objetivo que não podemos desmercer”, comentou. O novo diretor-geral também já criou a comissão que vai gerenciar o pensamento estratégico institucional. A equipe, que conta com a participação de professores do curso de administração e gestores de áreas acadêmicas, estará responsável pelos estudos e elaboração do planejamento estratégico da instituição para os próximos anos. Dr. Choque presidirá essa equipe.

Novo Diretor Geral se Une a

Novos Desafios Grandes mudanças institucionais estão vindo num futuro próximo. Novos cursos já estão sendo estudados, mediante pesquisa com público regional e nacional, além das necessidades vislumbradas pela sociedade. Além disso, o Dr. Choque será o interlocutor com a mantenedora, que está conjecturando grandes investimentos, incluindo financeiros, no campus para os próximos anos.

O momento da instituição é ímpar. A nova direção-geral chega em um momento de decisões importantes. Representando este, personificado na figura do Dr. Choque, o IAENE lançou a campanha interna “Uma Era Diferente para uma Faculdade Diferente”. Um resumo daquilo que se pode esperar nos próximos para a Faculdade Adventista.


IAENE lança empreendimento imobiliário O maior e mais moderno empreendimento imobiliário ligado a uma instituição da Igreja Adventista. Esta frase resume o “Colinas Park Residence”, projeto capitaneado pela Faculdade Adventista da Bahia, que visa a construção de um condomínio de alto padrão nas imediações do campus. Ao todo serão 302 mil m² de área construída. Com mais de 400 lotes de 400m², em média, a estrutura a ser instalada onde hoje é a fazenda é grandiosa. Além daquilo que já se espera em um empreendimento deste porte, como a infraestrutura de energia, água, esgoto e pavimentação, o foco do Colinas Park é o “viver bem”. Todo o projeto foi voltado para o bem-estar dos condôminos, com regras que promoverão a seleção ideal de moradores com o perfil procurado pelo estabelecimento, criando um ambiente capaz de proporcionar a

NOVOS Professores em nosso

Campus

aproximação dessas famílias. Para tal, foi pensado também uma ampla área de lazer em comum. O espaço contemplará Quadra Poliesportiva, Campo de Futebol, Quadra de Tênis, Quadra de Volei de Areia, Piscina com raia e Deck Molhado, Espaço Fitness, Salão de Jogos, Parque Infantil e Brinquedoteca, Espaço Gourmet, Salão de Festas e Anfiteatro. Além disso, uma pista de Cooper com 2 km de extensão circundará todo o empreendimento. Tudo em alto padrão.

O Colinas Park Residence terá suas obras em início ainda esse ano. A proposta contratual é de que em 2 anos sejam entregues quase 100% das benfeitorias, já deixando o espaço aberto para as construções.

Matrículas 2013

ultrapassam expectativas O ano de 2013 está sendo muito bom, em relação às matrículas. A Faculdade, já é conhecida por receber alunos de todos os cantos do Brasil e de vários outros países do mundo. Ao todo, os cursos superiores da Faculdade contam com mais de 1800 alunos matriculados*. Se contarmos com o Colégio IAENE (Ensino Básico)

Érico Tadeu Xavier

• Doutorado em Philosophy in Theology – South African Theological Seminary, 2011. • Doutorado em Ministério – Faculdade Teológica Sul Americana, 2004. • Mestrado em Ciências da Religião – Universidad Evangelica das Americas, 2008. • Mestrado em Teologia Pastoral – Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia, 2000. • Trabalhava anteriormente na Universidade Adventista da Bolívia.

Ivan Ricardo Cordeiro de Meira Iago Gabriel Ricciardi Fernandes IAENEacontece | FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA

o número chega próximo aos 3 mil alunos. A expectativa é que, com a abertura das turmas de pós-graduação em Cachoeira e em Salvador, este número aumente consideravelmente ainda neste início de semestre. Um crescimento espetacular com os novos futuros cursos.


Antena de Telefonia

instalada no

campus

Campus comprometido com projeto

“Santuários de Esperança”

Implantada no fim do ano passado, no terraço da mais alta caixa d’água do campus, a torre de telefonia da TIM foi posta em funcionamento no mês de fevereiro. Após testes, o sinal foi estabelecido e hoje chega a todo o entorno do campus, em boa qualidade. O acesso, sem oscilações, à telefonia era uma requisição de anos da comunidade iaenense.

Grupos musicais iniciam

atividades

Os corais do campus já começaram suas atividades. Os testes foram realizados no mês de fevereiro e os ensaios já se iniciaram. Ao todo são quatro corais: Coral Universitário, Coral Jovem, Coral Adolescente e Coral Alegria e Louvor. Além disso, os grupos instrumentais também já estão ensaiando. O tradicional grupo de sinos e a banda jovem já estão com o plantel definido para 2013 e com o repertório sendo montado.

Esporte Uma nova quadra está sendo construída, desta vez para os praticantes de tênis. Dentro do polo esportivo, a quadra ampliará as possibilidades recreativas da comunidade.

“Santuários de Esperança” é um grande projeto ligado à União Leste-Brasileira da Igreja Adventista (ULB), mantenedora da Faculdade Adventista da Bahia. Ele visa a construção de mil novas igrejas nos estados da Bahia e Sergipe, até o ano de 2016. Um projeto muito arrojado. Para tanto, todas as sedes administrativas da ULB se engajarão no processo e a Faculdade não ficará de fora. No último Concílio Pastoral da mantenedora, os 20 pastores do campus presentes firmaram um compromisso de participação no projeto. Para tal, suas digitais foram cravadas em uma declaração de apoio, que foi

transformada em um certificado, que estará disposto publicamente. “Além dos pastores, todos podem participar”, é o que afirmou o Pr. Geovane Queiroz, presidente da União Leste, através de uma oferta especial que será recolhida no Sábado, dia 13 de Abril. Ao todo, o campus será responsável pela construção de duas novas igrejas.

Reformas nos residenciais Para o novo ano, o internato ganhou pequenas, porém significantes melhorias. As reformas passaram, além da tradicional pintura completa dos prédios residenciais, para questões estruturais. O residencial femini-

no foi o que ganhou mais melhorias, com novos acabamentos e padronização de todo o prédio, incluindo a ala mais antiga. O residencial masculino começou uma série de melhoramentos nos guarda-roupas.

IAENEacontece | FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA


Líder Geral da Igreja Adventista

saúda nova administração Pr. Erton Köhler, líder da Igreja Adventista do Sétimo Dia na América do Sul, mantenedora da Faculdade Adventista, está empolgado com o projeto futuro da instituição. Por ocasião do I Concílio Ministerial da União Leste-Brasileira da IASD, sede em Salvador, Pr. Köhler saudou o novo diretor, Dr. Juan Choque e desejou sucesso na nova empreitada. Além disso, categorizou o apoio irrestrito aos projetos que serão implantados na Faculdade nos próximos anos.

EU SOU

IAENENSE Quando cheguei aqui, em fevereiro de 2010, tive a sensação de que estava no “quintal do céu”. 2013 é meu quarto ano, e por vezes ainda consigo sentir essa mesma sensação, principalmente aos sábados. Meu desejo pra esse ano é que esse gostinho de eternidade continue me acompanhando na faculdade, em casa, na igreja e em qualquer lugar que eu estiver. É inevitável pensar que em breve o que vai ficar é só saudade, mas sei que essas marcas permanecem. Por isso, que cada dia desse ano seja pra eternizar as sensações que Cristo quer deixar em nós!

Larissa Peixoto

Eunápolis - Bahia | Estudante de Psicologia

FADBA e SALT recebem

visita do MEC

O Ministério da Educação do Brasil concedeu a renovação do reconhecimento* dos cursos oferecidos pela Faculdade Adventista da Bahia –FADBA e pelo Seminário Adventista de Latino- Americano Teologia SALT-NE. A FADBA nasceu da junção das faculdades de Administração – FAAD, Fisioterapia – FAFIS, Pedagogia – FAENE e dos cursos mais recentes de Enfermagem e Psicologia. O SALT-NE foi o primeiro curso de teologia Adventista a conseguir tal status no país, e agora junto com a FADBA, conseguiu, com louvor, a renovação por mais cinco anos. Um ponto positivo foi a nota alcançada, 4, uma alta pontua-

ção numa escala que vai de 1 a 5. A comissão do MEC, que já havia avaliado o SALT-NE no primeiro semestre de 2012, ressaltou diversos pontos positivos do curso, o que motivou a boa nota, divulgada em Diário Oficial no dia 15 de fevereiro de 2013. Durante a avaliação, alguns pontos foram destacados pela comissão avaliadora de forma louvável, a saber: - Perfil Profissional e competências dos egressos do curso de teologia do SALT -IAENE ; - Apoio extraclasse e psicopedagógico aos alunos; - Titulação dos professores a atuação do colegiado; - A boa Infraestrutura e Estrutura de Apoio à Educação; - Acervo especializado disponível na Biblioteca e Centro White;

*O reconhecimento do curso é o mais alto status oferecido pelo MEC em nível de graduação para as instituições de ensino superior. Além de autorizar o seu funcionamento, funciona também como uma espécie de ranking que, unido ao ENADE, atesta a qualidade de tais instituições e seus cursos.

“O ano de 2013 começou com muitas mudanças aqui no IAENE, e espero que seja o ano diferente de todos, uma nova Era, realmente: nas metas, nos projetos e na busca do melhor para os alunos. Uma era que fique marcada na vida e história de todos que passarem por aqui. Que os princípios e valores que sempre nortearam essa Instituição perdurem e que as novas estratégias e decisões tomadas sejam todas no sentido de continuar promovendo uma educação de excelência, como é a própria Visão dessa Instituição”

Isaías Cardoso

Cabo Verde | Estudante de Administração

São muitos sonhos e expectativas para o ano de 2013. Como estudante da Faculdade Adventista da Bahia, almejo durante esta nova etapa que se inicia que o IAENE permaneça nos oferecendo a oportunidade de crescer relacional, espiritual e profissionalmente, tornando-nos seres autênticos, profissionais competentes e acima de tudo ter um bom relacionamento com Deus e com nosso semelhante.

Gessica Gomes

Água Branca - Alagoas | Estudante de Pedagogia

IAENEacontece | FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA


Jornal IAENE ACONTECE