Page 1

FACULDADE FAEL

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA NOS NEGÓCIOS

RESPEITO

PRINCÍPIO CHAVE: Nós incentivamos uns aos outros a crescer e atingir a excelência criando um local de trabalho que seja o trabalho almejado.

NOSSAS PRÁTICAS TRABALHISTAS Nós acreditamos em tratar uns aos outros de maneira justa e com respeito, e protegemos e apoiamos direitos humanos em todas as comunidades nas quais operamos; esperamos que todos nossos parceiros de negócio e fornecedores cumpram estes mesmos padrões. Nós nunca usaremos trabalho infantil ou trabalho forçado, e respeitamos e cumprimos todas as leis trabalhistas pertinentes. Cada um de nós é responsável por criar um local de trabalho que seja seguro, que ofereça suporte mútuo e a nossa cultura ética, e livre de abuso de qualquer tipo. Nossa organização é um empregador que adota a política de oportunidades iguais e cumpre todas as leis aplicáveis nas jurisdições onde operamos.

45

Seção 8 - RESPEITO


FACULDADE FAEL

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA NOS NEGÓCIOS

DIVERSIDADE Nós trabalhamos em um local de trabalho e setor diverso, global e sempre em mudança. Nós abraçamos este aspecto de quem nós somos e valorizamos nossas diferenças como uma fonte de inovação e competitividade. Incentivamos nossas equipes a compreender a dinâmica de seus estudantes, clientes e setor. Para demonstrar nosso compromisso uns com os outros e com nossos valores, esperamos que nossos colaboradores tratem todos que encontram no curso de seu trabalho com dignidade e respeito. Dilema Ético: “O QUE DEVO FAZER SE OBSERVAR MAU COMPORTAMENTO?” P: Meu supervisor é desrespeitoso com um dos membros de nossa equipe e outros membros da equipe notaram isso. Estamos receosos de dizer ou fazer qualquer coisa por conta do que pode nos acontecer. Vocês tem alguma sugestão sobre a melhor maneira de tratar deste problema?

46

R: A FAEL espera que todos seus colaboradores tratem uns aos outros com dignidade e respeito. Se você não se sentir à vontade para abordar seu supervisor diretamente, peça para falar com o gerente do seu supervisor e discuta a situação com ele ou ela, ou você pode contatar o departamento de Recursos Humanos, o Diretor de Ética e Conformidade da FAEL ou o Canal de Integridade da FAEL para obter ajuda adicional.

Seção 8 - RESPEITO


FACULDADE FAEL

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA NOS NEGÓCIOS

SEGURANÇA NO LOCAL DE TRABALHO Nós temos compromisso de fornecer um local de trabalho seguro e saudável e fazemos todos os esforços para cumprir todas as exigências aplicáveis de conformidade relacionadas à segurança e saúde ocupacional. Cada um de nós compartilha a responsabilidade por assegurar a segurança do local de trabalho tomando precauções razoáveis para prevenir acidentes e relatar condições inseguras. Colaboradores devem usar o bom senso e seu melhor julgamento com relação a ações no local de trabalho e ao conduzir negócios em nosso nome. Esperamos que colaboradores não se envolvam em atividades arriscadas que podem pôr eles mesmos ou outros em perigo.

VIOLÊNCIA NO LOCAL DE TRABALHO Nós não toleramos violência no local de trabalho. Quaisquer ameaças ou atos violentos incluindo, entre outros, os seguintes não serão tolerados de forma alguma. • • • • • • • •

Intimidação Bullying Perseguição Agressão verbal ou física Ameaças Assédio Retaliações Coerção BUSCANDO AJUDA Indivíduos devem imediatamente ligar para o telefone de emergência 190 para solicitar ajuda policial se acreditarem que a situação justifica tal medida. Para perguntas ou preocupações relacionadas a procedimentos de segurança ou para relatar condições inseguras, contate um supervisor, ou o Diretor de Ética e Conformidade da FAEL para obter ajuda. Dilema Ético: “COMO DEVO LIDAR COM ESTA QUESTÃO DE SEGURANÇA?”

P: Sou colaboradora da área de limpeza e conservação da R: A FAEL se dedica a fornecer um ambiente de trabalho seguro empresa e ando observando que meu colega de trabalho não está usando devidamente os EPI’S – Equipamentos de Proteção Individual – fornecido pela empresa, o que devo fazer?

47

para nossa equipe de colaboradores, estudantes, professores e visitantes, bem como o de fornecer todos os EPI’S necessários para a execução de sua atividade. Quaisquer preocupações de segurança devem ser relatadas imediatamente a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes para que eles tomem conhecimento e prestem auxílio imediato. Além disso, mantenha seu supervisor informado de suas preocupações (pois o supervisor também pode querer monitorar a situação para assegurar resolução tempestiva e completa de suas preocupações).

Seção 8 - RESPEITO


FACULDADE FAEL

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA NOS NEGÓCIOS

PRINCÍPIO CHAVE: Nós incentivamos uns aos outros a crescer e atingir a excelência criando um local de trabalho que seja o trabalho almejado.

OPORTUNIDADES IGUAIS, DISCRIMINAÇÃO E ASSÉDIO Nossas decisões de contratação de colaboradores são realizadas com base em mérito, competência e necessidades do negócio, somos um empregador que oferece oportunidades iguais e cumpre todas as leis e regulamentos de trabalho e emprego aplicáveis. Temos o compromisso com um ambiente de trabalho que promova confiança, criatividade e excelência. Para atingir esse objetivo, nós prometemos tratar e esperamos que todos os membros de nossa equipe tratem uns aos outros, nossos colegas e nossos estudantes com respeito e dignidade e incentivem outros a agir da mesma maneira. Nós não toleramos discriminação ou assédio de qualquer tipo.

ENCONTRE MAIS INFORMAÇÕES Para obter informações adicionais sobre nossas políticas de oportunidades iguais, discriminação e assédio, consulte o Diretor de RH ou o Diretor de Ética e de Conformidade da FAEL . Dilema Ético: “EU SINTO QUE ALGO ESTÁ ERRADO, O QUE DEVO FAZER?” P: Meu departamento recentemente abriu uma vaga de tra- R: Sim, você certamente deve tomar medidas. Discuta suas

balho e começou a entrevistar candidatos para o cargo. Eu fiz parte do comitê de entrevista com o gerente responsável pela vaga (que também é meu gerente direto). Nós tivemos uma candidata excepcional que não foi escolhida porque o gerente responsável pela vaga disse após a entrevista que sentiu que “essa candidata não se encaixaria bem com o resto de nossa equipe”porque ela era muito madura e poderia impactar a atitude jovem de nossa equipe. Ao invés dela, o gerente responsável pela vaga escolheu um candidato cuja idade era mais próxima da idade dos demais membros de nosso departamento, apesar de ele ser menos qualificada e de ter ido mal na entrevista. Eu devo fazer alguma coisa? 48

preocupações sobre a situação com um membro da administração ou contate a área de Ética e Conformidade ou de Recursos Humanos da FAEL, ou o Canal de Integridade da FAEL, para que a questão possa ser abordada.

Seção 8 - RESPEITO

Respeito  
Respeito  
Advertisement