Page 1

FACULDADE FAEL

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA NOS NEGÓCIOS

ASSISTÊNCIA E RELATANDO

PREOCUPAÇÕES

FAZENDO PERGUNTAS OU RELATANDO PREOCUPAÇÕES Nossa organização está comprometida em fornecer recursos que ajudam colaboradores a compreender suas obrigações de conformidade e a oferecer treinamento e orientação sobre questões éticas que podem surgir. Nós fornecemos treinamento a respeito de assuntos de ética e conformidade para a administração e para colaboradores. Frequentemente, seu gerente ou supervisor é a melhor pessoa para ser contatada a respeito de suas perguntas. Adicionalmente, o Diretor de Ética e Conformidade da FAEL trabalha com colaboradores, gerentes e outros para responder a quaisquer perguntas relacionadas a este Código ou a outras políticas da companhia. Se houver alguma razão para acreditar que houve uma violação de nosso Código, de políticas da nossa organização, ou de uma lei ou regulamento, ou se um indivíduo testemunhou o que acredita ser comportamento ilegal ou antiético em nosso local de trabalho, os colaboradores têm a responsabilidade de relatar tais fatos prontamente. 49

Seção 9 - ASSISTÊNCIA E RELATANDO PREOCUPAÇÕES


FACULDADE FAEL

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA NOS NEGÓCIOS

Tais questões podem ser relatadas através dos seguintes processos: • • •

Contatar Recursos Humanos da FAEL. Contatar o Diretor de Ética e Conformidade da FAEL. Contatar o Canal de Integridade FAEL. O Canal de Integridade FAEL está disponível sete dias por semana, 24 horas por dia no telefone 0800-761-1959. As ligações são atendidas por profissionais que podem receber relatos em mais de 150 línguas diferentes. Você pode também encaminhar um relatório online no endereço www.canaldeintegridadefael.com ou pelo e-mail canaldeintegridade@fael. edu.br. Você pode escolher fazer seu relato anonimamente.

Lembre-se, por gentileza, que preocupações apresentadas através da Internet, Intranet ou e-mail não estão criptografadas e não devem ser consideradas seguras ou inteiramente confidenciais.

O QUE ACONTECE QUANDO EU LIGO PARA O CANAL DE INTEGRIDADE FAEL? Seu relato será apropriadamente analisado pelo Diretor de Ética e Conformidade da FAEL ou por seu representante. Você pode ligar novamente a qualquer momento para relatar informações adicionais ou para verificar quaisquer perguntas postadas pela FAEL. Relatos ao Canal de Integridade FAEL serão tratados confidencialmente na máxima medida possível. De acordo com as políticas da organização, uma pessoa que relata comportamento ilegal ou antiético será protegida de retaliação. Nossa organização assegurará que relatos de retaliação sejam analisados prontamente e de maneira completa.

• • • • •

50

Ao ligar para o Canal de Integridade FAEL, por favor forneça o máximo de informações possível, incluindo: Circunstâncias do incidente observado (nomes, datas, horários, lugares). Localidade das Sedes ou Polos, departamento e indivíduos envolvidos. Localização de quaisquer evidências disponíveis (evidências físicas ou registros). Nomes e números de telefone de testemunhas. Nome e número de telefone de quem faz a ligação, se você escolher não permanecer anônimo.

Seção 9 - ASSISTÊNCIA E RELATANDO PREOCUPAÇÕES


FACULDADE FAEL

CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA NOS NEGÓCIOS

RELATANDO PREOCUPAÇÕES Preocupações a respeito de auditoria, controles internos ou irregularidades contábeis devem ser relatados diretamente ao Diretor de Ética e Conformidade da FAEL ou ao Canal de Integridade FAEL, independentemente de sua fonte ou grau de relevância, que investigarão tais preocupações e as encaminharão, conforme apropriado, aos órgãos competentes em nossa organização. Não relatar uma violação é uma violação deste Código. Nada neste código tem a intenção de desincentivar relatos de qualquer atividade ilegal - incluindo violações de qualquer lei sobre valores mobiliários, ou lei antitruste ou qualquer outra lei, regra ou regulamento federal, estadual ou estrangeira - à autoridade regulatória ou legal apropriada. Nossa organização manterá a confidencialidade e protegerá a identidade de qualquer denunciante na máxima medida possível. Confidencialidade significa que nossa organização não divulgará a identidade do indivíduo que relata a preocupação ou alegação a menos que se determine durante a investigação que tal divulgação não pode ser evitada ou que nossa organização é obrigada por lei a divulgar a informação. Colaboradores não podem ser demitidos, rebaixados de cargo, suspensos, ameaçados, assediados, nem podem sofrer qualquer outra maneira de discriminação ou retaliação por relatar uma violação. Do mesmo modo, colaboradores não podem demitir, rebaixar de cargo, suspender, ameaçar, assediar ou de qualquer outra maneira discriminar ou retaliar as pessoas que relatam uma violação. Se colaboradores apresentarem conscientemente um relato falso de uma violação, eles estarão sujeitos a ação disciplinar. 51

Seção 9 - ASSISTÊNCIA E RELATANDO PREOCUPAÇÕES

Assistência e Relatando Preocupações  
Assistência e Relatando Preocupações  
Advertisement