Page 1

Trabalho final do Curso de Formação Profissional em Astrologia Nível 2 – edição nº 5 Miguel Soares Dezembro de 2018

INTRODUÇÃO O presente trabalho incide sobre o estudo do mapa astrológico de Elon Reeve Musk (Elon Musk). Elon é comummente apresentado como sendo um empreendedor, engenheiro, inventor, filantropo e visionário. Independentemente de como o classificarmos, em nossa opinião é uma personalidade bastante influente na história do presente século bastando apenas citar 3 exemplos de empresas que liderou: X.COM (companhia bancária online que se fundiu com o PAYPAL em 2000), TESLA MOTORS (da qual se tornou CEO em 2004 e que produz automóveis e baterias elétricos), SPACEX (que fundou em 2002 com o objetivo de realizar transporte espacial e fundar uma colónia humana em Marte). Além destas, podemos ainda referir outras empresas às quais está ou esteve ligado: Solarcity (um dos maiores fornecedores de sistemas de energia solar nos Estados Unidos), Hyperloop (transporte de alta velocidade que permitirá viajar a velocidades próximas dos 1200 km/h), OpenAI (empresa de pesquisa de inteligência artificial), Neuralink (visa integrar o cérebro humano com a inteligência artificial). Com apenas 11 anos (1982) criou o seu próprio jogo de vídeo game (“Blastar”), e obteve na Universidade da Pensilvânia um bacharelato em economia e outro em física (terminados nos anos de 1997 e 1998, respetivamente). Um padrão que podemos desde já detetar é o fato de os seus interesses profissionais e iniciativas empreendedoras estarem quase sempre associadas a tecnologia e, em específico, a busca de superar os limites do que é o estado da arte da tecnologia em dado momento. Elon nasceu em 28 de Junho de 1971 em Pretória, Africa do Sul. É, portanto, do signo Caranguejo. A sua hora de nascimento não é conhecida pelo que no levantamento do mapa utilizamos o acerto de hora realizado pelo astrólogo Isaac Starkman (1) que calculou a hora de nascimento como sendo 20.42.36 EET. Assim, o ascendente é Aquário. No presente estudo vamos assumir esta hora, sem prejuízo de podermos verificar a sua consistência através de algumas técnicas de acerto de hora de que dispomos. A sua mãe, Maye, era Canadiana (a lua, que representa a mãe, encontra-se no signo de Virgem), e o seu pai, Errol, era um engenheiro mecânico e eletrotécnico da África do Sul (o Sol, que representa o pai, encontra-se em Caranguejo). Elon cresceu em Pretória em pleno regime do Apartheid apresentando os traços de uma criança enérgica e curiosa e que aprendia com facilidade. Desde cedo, porém, sempre revelou uma tendência para se recolher em si próprio dando a impressão de se encontrar em transe ou noutro mundo. Tinha uma mente que funcionava muito


baseada na visão e uma compulsão para a leitura, além de uma certa tendência para o isolamento. Pouco depois de fazer 8 anos, os pais separaram-se e Elon, que inicialmente foi viver com a mãe, acabou por ir viver com o pai ao fim de dois anos. O resultado da convivência com o pai é relatado pelo próprio nos seguintes termos(2) Seria absolutamente correto dizer que não tive uma boa infância (…) pode parecer boa. Não deixou de ter coisas boas, mas não foi uma infância feliz. Foi miserável (…) O facto é que Elon e a sua primeira mulher, Justine, juraram nunca permitir aos filhos conhecer o avô. Na sua adolescência, Elon foi também vítima de bullying durante 3 ou 4 anos por parte de outros miúdos. Se olharmos à posição de Marte, junto ao ascendente, percebemos que estamos perante alguém propenso a liderar e a assumir o comando em todas as suas ações e iniciativas, muitas vezes de forma exacerbada e egoísta (conjunção de Marte com o ascendente). Essa forma de estar pode ter sido potenciada precisamente pela falta de controle na sua infância em que foi uma vítima do maior poder e controlo dos outros (a sua inibição custou-lhe caro).

Aos 17 anos, Elon deixou a África do Sul e foi para o Canadá (Junho de 1988), aproveitando a possibilidade, por via da mãe, de se tornar cidadão desse País. No entanto, o seu objetivo último seria sempre alcançar os Estados Unidos. Tal aconteceu em 1992, quando ingressou na Universidade da Pensilvânia. Alguns traços da sua personalidade revelados na altura: Ele não sabe ouvir um não. Não há como o afastar. Para mim, parece o exterminador implacável. Fixa o olhar numa coisa qualquer e diz “serás minha” – Justine Musk, na altura ainda namorada de Elon(3) Não tem muita facilidade em fazer amigos mas é muito leal para com os que tem – Navaid Farooq, colega de Elon na Universidade de Queen´s, no Canadá (3) No ano de 1995, juntamente com o irmão Kimbal, Elon deu início à sua trajetória empreendedora com a criação da ZIP2, que venderia em 1999 à empresa Compaq permitindo encaixar 22 milhões de dólares com os quais iria dar impulso ao projeto seguinte: Paypal. Ainda nas palavras de Justine Musk, mais traços da personalidade de Elon: “O Elon não era o tipo de pessoa que dissesse, “entendo-te perfeitamente e compreendo o teu ponto de vista” (…) Era por não ter essa capacidade para se pôr na pele dos outros que não entendia algumas coisas que eram evidentes para outros (…) Acho que agora enfrenta o mundo através da estratégia e do intelecto”(4) Neste ponto e com as informações que já temos disponíveis, podemos avançar com a aplicação de uma das técnicas de acerto de hora de que dispomos. No caso específico, utilizaremos a técnica da autoria da Astróloga Isabel Guimarães para acerto de mapas (5) Assim, vamos reparar nos planetas Plutão e Urano e os graus que os separam do ascendente e descendente. No caso de Plutão, podemos observar que está separado do ascendente por cerca de 7 graus e 10 minutos o que situa um acontecimento de grande transformação na vida de Elon por volta do 7/8º ano de vida. De acordo com a informação já recolhida acima, foi precisamente por esta altura que os pais se separaram. Por outro lado, olhando para Urano (que pode refletir uma mudança grande de vida), podemos observar que está separado do ascendente por cerca de 9 graus e 13 minutos o que situa um


acontecimento significativo na via de Elon por volta do 9/10º ano de vida. Conforme vimos acima, foi precisamente cerca de 2 anos após a separação dos pais que Elon deixou de viver com a mãe e foi viver com o pai. Esta análise corrobora, em nossa opinião, que a hora de nascimento que estamos a utilizar parece fazer sentido face ao historial do indivíduo. Em termos astrológicos, estamos perante um nativo de Caranguejo, com ascendente em Aquário (ver mapa abaixo).

ANÁLISE DOS ELEMENTOS, MODALIDADES E TEMPERAMENTO Da análise do mapa podemos concluir que há uma predominância equilibrada dos elementos ar e água (tendência para viver na própria imaginação), sendo o elemento fogo o elemento menos predominante. Desta forma podemos esperar uma maior expressão a nível do intelecto, comunicação, sociabilidade, emoção e sensibilidade e uma menor expressão a nível de ação, autoexpressão e confiança. Em termos de modalidades, há uma predominância de cardinal e mutável (equilibrados) em contraponto a uma menor expressão de fixo. Desta forma, podemos esperar uma expressão mais forte de características como iniciativa, definição de direção a tomar, flexibilidade e adaptação, e uma menor expressão de caraterísticas como estabilidade, segurança e acordo. Em termos de temperamento, podemos resumir a situação na tabela seguinte:


Signo ASC Aquário Regente ASC Balança Signo LUA Virgem Fase da LUA Crescente TOTAL

TEMPERAMENTOS QUENTE HÚMIDO x x x x x 3

x 3

FRIO

SECO

x

x

1

1

Podemos, portanto, concluir que estamos perante um temperamento dominante do tipo Sanguíneo o que confere ao individuo caraterísticas mais fluídas e agitadas com uma expressão dinâmica de cariz social. Segundo o autor da sua biografia, Ashlee Vance (6), o seu propósito de vida é transformar os seres humanos em colonizadores do espaço e declara-o sem pejo (…) “Gostaria de morrer a pensar que a humanidade tem um futuro brilhante, afirma. Acho que se pudéssemos encontrar uma fonte de energia sustentável e tornarmo-nos uma espécie interplanetária, com uma civilização autossustentável noutro planeta, para lidar com um cenário catastrófico em que a consciência humana esteja em risco de extinção, seria muitíssimo bom”

ANÁLISE DOS ASPETOS DA PERSONALIDADE (Sol, Lua, Ascendente)

SOL O Sol representa o que nascemos para ser (a missão da pessoa será manifestar a energia do seu signo solar), o que precisamos para ter vida, o nosso EU interior, o EGO, o que nos dá vitalidade. Frequentemente estará também relacionado com o pai, o relacionamento com o pai ou os traços herdados do pai. No caso de Elon, o sol está no signo de caranguejo e na casa 5. Podemos assim esperar um indivíduo com forte necessidade de ter uma família e conforto e que precisa de manifestar o seu brilho com grande capacidade comunicativa e de afirmação pessoal e no plano social, mas com uma forte ligação aos valores familiares e raízes e tendência a um comportamento protetor dos seus. Segundo Talulah, a segunda esposa, “Elon é muito amoroso e dedicado aos filhos (…)tenta chegar a casa mais cedo para jantar em família comigo e com os miúdos e, talvez, jogar computador com eles (…) aos fins de semana, viajamos (…) tentamos fazer coisas juntos, como família, quando podemos (…)(8) Apesar do impulso para a projeção social das suas ideias, a mesma é feita de acordo com aquilo que verdadeiramente sente e valoriza. Adicionalmente, uma vez que a energia solar manifesta também o ego, a energia de caranguejo poderá trazer uma expressão pouco exteriorizada e emocionalmente defensiva caso esteja em ambiente mais hostil ou sempre que surgirem fortes reações emocionais.


Elon foi casado com duas mulheres, Justine e Talulah (com esta última casou-se duas vezes) e tem 5 filhos. O regente do signo onde o sol se encontra, a Lua, está em virgem e na casa 7, pelo que podemos ainda acrescentar como caraterísticas da forma de expressão de Elon, a elevada exigência e detalhe das suas ações mas a mesma exigência é também estendida aos outros com quem se relaciona. O sol faz uma quadratura a Úrano em balança, na área de vida 5. Este aspeto tenso poderá apontar alguma dificuldade em utilizar a sua parte emocional nos relacionamentos e nos empreendimentos que envolvem os outros. Na realidade é frequente ser considerado uma pessoa pouco empática e com pouca consideração pelos sentimentos dos outros. O Sol faz também uma conjunção à Estrela MIRZAM (06º 47’ Caranguejo). É uma estrela que aparece ainda antes de Sirius, a mais brilhante dos céus, e por isso foi chamada pelos egípcios de Aquela que Anuncia. É uma energia que nos diz que a pessoa tem algo a dizer, que nos traz uma mensagem. A pessoa pode trazer novas ideias ao mundo, novas feituras. No entanto, é preciso ter o cuidado de fazer tudo isso acontecer dentro da objetividade, senão tudo ficará apenas dentro da subjetividade, não viria à tona. Ashlee Vance, na biografia de Elon, diz em jeito de conclusão que “estou mais convencido do que nunca de que Musk é uma pessoa profundamente emotiva que sente o sofrimento e a alegria em proporções épicas. Esta sua faceta será provavelmente obscurecida pela intensidade com que persegue a sua demanda de transformação da humanidade, que o impede de reconhecer as emoções profundas de quem o rodeia”(9)

A LUA A lua representa os sentimentos e emoções, a forma básica e pessoal de reagir e sentir afetivamente, a vida doméstica e os relacionamentos com a família, as necessidades emocionais. Também é considerado que personifica a mãe e, no mapa de um homem, está relacionado com as mulheres em geral e a esposa em particular. No caso de Elon, a lua está em virgem na casa 7, pelo que podemos esperar um indivíduo que tem necessidade de ser racional, prático, trabalhador e que dá muita atenção a questões minuciosas e detalhistas, podendo mesmo ser excessivamente controlador e crítico. As tarefas do dia-a-dia, a execução diária dos planos formulados, o rigor e a atenção aos detalhes conferem-lhe segurança emocional e são a fonte de confiança e segurança. Em termos familiares, procura segurança no casamento e é dotado de elevada sensibilidade quer com a parceira quer nos relacionamentos com os outros. A popularidade inerente é um fator de sucesso e projeção social. No entanto, Elon apresenta também algumas caraterísticas da energia desfavorável de virgem que é a tendência para a crítica excessiva e o controlo. Veja-se o que partilha a sua primeira mulher sobre o início do casamento(7): (…) Na festa do casamento, enquanto dançavam, Musk informou-a: Sou o Alfa desta relação (…) (…) Ele estava constantemente a apontar-me todas as formas em que lhe falhava (…).Eu dizia-lhe repetidamente que “Sou tua mulher e não tua funcionária” … ao que ele respondia sempre “Se fosses minha funcionária, despedia-te” (…)


O regente do signo onde a lua se encontra está em caranguejo, pelo que podemos reforçar ainda a ideia de que a família e as raízes são um fator importante no seu equilíbrio pessoal e no equilíbrio das energias de sol e lua. Apesar de trabalhar em tantos projetos simultaneamente e tantas horas por dia, Elon procura sempre ter tempo disponível para passar com os filhos. A lua faz uma quadratura a Vénus, que se encontra em gémeos, na área de vida 5. Isto parece indicar que os aspetos menos benéficos da expressão da lua em virgem (excesso de crítica e controlo) se darão principalmente nos seus relacionamentos afetivos. Sou da opinião uma vez que a mesma lua faz ligações mais positivas com Mercúrio (sextil) e com o meio do céu (sextil) parecendo indicar que a expressão da lua em virgem já é mais favorável no que respeita à sua projeção pública e à aplicação dos seus processos intelectuais e comunicação. A lua encontra-se na sua fase crescente (lua semi-crescente) a 68º 24’ do sol o que significa que estamos perante um indivíduo com grande capacidade de superar os obstáculos quando está determinado a atingir algum objetivo. Recordo aqui o que já atrás reproduzi nas palavras de Justine Musk “Ele não sabe ouvir um não. Não há como o afastar. Para mim, parece o exterminador implacável”(3) Como curiosidade, refira-se que se olharmos para a Lua como representando a mãe, podemos ver que a Lua está em Virgem. Sendo a casa natural de virgem a casa 6 (relacionada, entre outras com a saúde), é muito interessante constatarmos que a mãe de Elon, Maye, tinha um consultório de nutricionismo!

ASCENDENTE O ascendente reflete o corpo físico, a personalidade, o caráter, a forma como se projeta e afirma na vida, como pretende ser visto pelos outros, como inicia as coisas. No caso de Elon, o ascendente situa-se no signo de Aquário. A energia de Aquário confere grande tendência a dinamismo e abstração mas, por via do seu regente, Urano, está ligada à tecnologia pelo que estamos perante um indivíduo que tem forte apetência por iniciar atividades ligadas a novas tecnologias. Adicionalmente, poderá reagir com agressividade se bloqueado no seu caminho. Eis uma lista das empresas a que ele está ou esteve associado na sua carreira (fonte: wikipedia): Zip2; X.com e PayPal; SpaceX; Tesla Motors; SolarCity; Hyperloop; OpenAI; Neuralink; The Boring Company; pravduh.com Todas estas empresas são empresas fortemente tecnológicas e que adicionalmente, com a intervenção de Elon, procuram puxar a tecnologia vigente no momento a uma fronteira desconhecida e mais além. Como curiosidade, relembramos um fato que já referimos, ou seja, que aos 11 anos criou um jogo de computador (com base em auto aprendizagem de programação de computadores) que chegou a vender a uma revista da especialidade por 500 dólares. Conjunto ao ascendente, em Aquário, encontramos o planeta Marte. Marte é o planeta da ação e do impulso, do pioneirismo e liderança e torna-se, por via da sua posição, muito importante neste mapa como um todo. Marte pode também trazer no ascendente caraterísticas mais exacerbadas como egoísmo e impaciência. Quer o ascendente quer marte fazem uma quadratura ao meio do céu. Uma vez que o ascendente e Marte se situam em signos de ar e o meio do céu em signo de água, tendemos a ver esta quadratura como um desafio permanente na vida dele, ou seja, terá sempre de se esforçar por


conjugar toda a sua enorme energia e impulso que pretende dar aos seus empreendimentos com a sua direção de vida, a sua projeção pública e o seu impacto na sociedade. É frequente encontrar, por parte de terceiros, referências a Elon (10) em termos de “tem uma cultura militar” (…) “é incrivelmente intimidante, em certas ocasiões, mas não tem muita noção de como pode ser impositivo” (…) “tendia a gabar-se e a adiantar-se demasiado e, depois, tinha dificuldade em cumprir o que prometia” (…) “completa falta de lealdade ou o desprendimento para com o próximo” (…) “falta de empatia” (…) “sabichão desafiador e ego inflado”. Na minha opinião, e com base na análise já feita, estas caraterísticas são potenciadas pela ação do planeta Marte junto do ascendente e do aspeto da conjunção. Como já vimos, quando convicto daquilo que tem de realizar (sempre motivado por uma perspetiva coletiva e não individual) Elon torna-se realmente uma espécie de “exterminador implacável” perdendo muitas vezes de vista a posição dos outros e os seus sentimentos. Pode tornar-se impositivo e de trato difícil. Na realidade, é frequentemente tido como implacável no trato pessoal puxando pelas pessoas até aos seus limites … e mais além. Carneiro, que é regido por este Marte, influencia também a casa 3 da comunicação e das viagens e talvez não seja por acaso que, só no ano de 2013, Elon fez 185 voos! O regente de Aquário, signo do ascendente, Urano, situa-se em Balança na casa 8 o que reforça a ideia de que Elon tem uma ação profunda e transformadora nos outros, sendo frequente pessoas que lidaram com ele reconhecerem que mais ninguém teria conseguido fazer o que ele fez nas empresas por onde passou.

ANÁLISE DA APRENDIZAGEM, VALORIZAÇÃO E AÇÃO (Mercúrio, Vénus, Marte) Mercúrio, planeta associado á inteligência racional, aos processos mentais, à aptidão para comunicar ideias, está situado em caranguejo na área de vida 5 (associada à autoexpressão, ao ego, aos filhos, aos afetos, aos romances). A comunicação e partilha em família será assim bastante importante (curiosamente, a maior parte das informações mais profundas sobre a sua personalidade recolhidas pelo seu biógrafo, foram obtidas através de entrevista com as suas mulheres ou pessoas íntimas muito próximas uma vez que a sua comunicação em termos de família/amigos próximos é completamente diversa daquela que permite ser canalizada para o exterior através de atos públicos ou entrevistas). Por outro lado, a mãe referia que muitas vezes ele entrava em estados de transe e ficava com um olhar distante e vazio, recolhido nele próprio. Este tipo de comportamento pode ser consistente com Mercúrio situado num signo de água em que os próprios processos mentais necessitam de uma ligação mais profunda e intuitiva e menos exteriorizada. Por outro lado, uma vez que o regente de caranguejo está em virgem, os processos mentais são muito precisos e minuciosos. Nas palavras de Ashley Vance, autor da sua biografia, “a sua mente tem um funcionamento muito baseado na visão. Visualiza mentalmente imagens com um tal grau de clareza e precisão que, hoje em dia, se assemelhariam a um projeto de engenharia, produzido por um programa informático”(11) Mercúrio e a Lua encontram-se em receção mútua e ainda ligados por um sextil pelo que entendemos que colaboram os dois na formação de um processo mental sólido e preciso com grande capacidade de ligar a profunda exigência da parte emocional com a capacidade intelectual requerida para quem pretende “abordar projetos impossíveis”. Mercúrio faz ainda um trígono ao meio do céu, indicando que uma comunicação alinhando a inteligência ao sentimento projetará benefícios em termos da exposição pública e da carreira.


Vénus, representa o que valorizamos, o desejo de afetividade, o amor, o prazer nas relações. No caso de Elon, Vénus encontra-se em gémeos na área de vida 5, o que indicia uma tendência para a busca de relacionamentos e situações que envolvam pessoas comunicativas, pensadores brilhantes e inteligentes e que sejam entusiastas e otimistas. No fundo, é também dessa forma que ele gosta de se expressar e de se projetar no seio da sua família (o regente de gémeos está em caranguejo). Marte, como já referimos, está junto ao ascendente em Aquário, sendo um planeta representativo da ação, da liderança e do ímpeto e no mapa de Elon evidencia a forma como ele inicia os seus projetos: com determinação, energia inesgotável, otimismo, confiança e liderança. O regente de Aquário, está em balança na casa 8 e como marte é também regente de escorpião, que abre a casa 10, podemos dizer que Elon age com extrema determinação e coloca toda a sua energia nas iniciativas que ele considera serem o seu propósito de vida e que estão relacionadas com a utilização da tecnologia ao serviço de uma transformação profunda da sociedade. Um amigo de Elon, investidor em 2 das suas empresas, refere-se assim ao caráter dele: “tem a capacidade para trabalhar mais e aguentar mais stress do que qualquer pessoa que tenha conhecido (…) quanto maior for a dificuldade, melhor ele se torna (…)(12)

ANÁLISE DA APRENDIZAGEM, OTIMISMO E ESTRUTURA (Júpiter, Saturno) O primeiro aspeto de Júpiter a destacar é que estava retrógado em escorpião (na área de vida 10) no momento do nascimento. O regente de escorpião, Plutão, encontra-se em virgem (na área de vida 8) e o coregente, Marte, junto ao ascendente. É de esperar, por isso, numa fase inicial da vida algumas dificuldades a nível de obter os resultados e o progresso desejado nas realizações que têm a ver com a direção de vida. Júpiter ficou retrogrado em 23 março em sagitário e direto em 25 de julho em escorpião (17). Assim, Júpiter permaneceu retrogrado 27 dias após o nascimento, afetando os primeiros 27 anos da vida de Elon. Na verdade, por volta do ano de 1998 (em que fez 27 anos), Elon ainda lutava com uma das suas primeiras empresas (a X.com) que apenas se iria fundir com a PayPal (originando o seu primeiro grande sucesso empresarial) em 2001 sendo que as suas verdadeiras realizações (as que estão alinhadas com a sua missão e propósito) apenas começaram a germinar a partir de 2002. Júpiter na área de vida 10 mostra que a realização da ambição de vida é alcançada através do crescimento e expansão na profissão e reconhecimento público. Júpiter está também conjunto a Neptuno, embora este último posicionado em sagitário. Assim, podemos inferir que a grande força que Júpiter confere no que respeita à fé, otimismo, à direção de vida, ao estatuto a alcançar e às realizações dos seus empreendimentos pode ser por vezes afetada por algumas ilusões e exageros (aspeto aplicativo de Júpiter). Tendemos a fundamentar esta apreciação devido a Júpiter se encontrar em signo de água e Neptuno em signo de fogo. São conhecidas algumas intervenções de Elon em que sistematicamente promete fazer coisas que na realidade depois não cumpria. Nas palavras do seu biógrafo “Musk tendia a gabar-se e a adiantar-se demasiado sobre o que pretendia fazer e, depois, tinha dificuldade em cumprir o que prometia, no prazo estabelecido (…)(13) Saturno está posicionado em gémeos, na área de vida 4, sendo que o regente de gémeos, Mercúrio, está em caranguejo, na área de vida 5. Assim, por um lado saturno confere disciplina e ordem ao processo mental, mas traz também uma série de limites herdados de uma infância que, como já vimos, não foi feliz. Mas por outro lado, traz também um sentido de responsabilidade para com a sua própria família e as regras que estabelece com ela (num episódio algo caricato, a primeira


mulher Justine conta que quando os gémeos fizeram 7 anos Elon expulsou todos os peluches de casa porque “não quer criar miúdos demasiado privilegiados e moles, sem direção (…)”(14) Júpiter e Neptuno partilham uma oposição com Saturno. Por um lado, temos a tensão entre a expansão por vezes desmesurada e pouco sustentada nas iniciativas tomadas (e que envolvem no caso deste indivíduo a rutura com o existente e portanto ocasionam profundas transformações no mundo) e a necessidade de mais estrutura (e mais tempo) na elaboração e execução dos projetos. Neste caso, somos de opinião que o saturno em gémeos pede também mais contenção a nível da comunicação e pode mesmo contribuir para atenuar o efeito da conjunção de Júpiter e Neptuno uma vez que mostra o caminho a seguir para se projetar com segurança e responsabilidade na sociedade.

ANÁLSIE DA GENIALIDADE, SONHOS E TRANSFORMAÇÕES (Úrano, Neptuno, Plutão) Úrano encontra-se em balança na área de vida 8, sendo que o regente de balança, Vénus, está em gémeos, na área de vida 5. Neptuno encontra-se em sagitário na área de vida 10, sendo que o regente de sagitário, Júpiter, está em escorpião, também na área de vida 10. Como já referimos, Neptuno e Júpiter estão em conjunção e uma vez que Júpiter é mais rápido, podemos dizer que Júpiter está em aspeto aplicativo com Neptuno. Tendência por isso a exagerar nas ilusões e fantasias. Neptuno estava retrógrado em sagitário na área de vida 10 no momento do nascimento. É de esperar, por isso, uma certa tendência para o desligamento das coisas deste mundo e uma ligação maior ao cosmos e ao divino. Neptuno ficou retrógrado em 6 de Março, tendo passado a direto a 13 de agosto(17). Desta forma, afetou os primeiros 46 anos da vida de Elon. Como já anteriormente referimos, a mãe contava que muitas vezes ele entrava em estados de transe e ficava com um olhar distante e vazio, recolhido nele próprio. Neptuno na área de vida 10 pode também significar que a direção de vida pretendida por Elon e o seu reconhecimento público pode exigir-lhe alguns sacrifícios pessoais. Não seria de admirar que um desses sacrifícios possa ser a nível familiar (e a família é importante para ele, de acordo com o que já vimos do mapa). A verdade é que, à data de hoje, ainda não encontrou a estabilidade ao lado de uma companheira. Plutão encontra-se em virgem, na área de vida 8, sendo que o regente de virgem, Mercúrio está em caranguejo na área de vida 5. Plutão nesta área de vida confere bastante poder para transformações e regenerações profundas e também capacidade para obter recursos financeiros dos outros. Elon sempre arriscou todo a sua fortuna nos seus empreendimentos, mas também sempre foi capaz de captar os recursos dos outros para fazer avançar os seus projetos. Mesmo quando estava à beira da falência, e já tinha gasto todo o seu dinheiro, conseguiu obter os recursos externos necessários para dar a volta à situação e projetar o crescimento futuro.

ANÁLISE DE OUTROS ASPETOS (Nodos Lunares, Asteróides)


NODOS LUNARES O Nodo Norte encontra-se em Aquário, junto ao ascendente e na área de vida 12 e o Nodo Sul no lado oposto, em Leão, na área de vida 6. Os nodos, neste caso, seguem a linha do ascendente/descendente. O Nodo Norte está, portanto, relacionado com o propósito de serviço à humanidade e ao benefício do coletivo sendo que o caminho a percorrer passará por largar progressivamente a necessidade pessoal de prestígio, popularidade e evidência (Nodo Sul em leão na área de vida 6) para colocar o talento ao serviço da humanidade. O Nodo Norte faz também uma quadratura ao meio do céu, em escorpião, e também um trígono a Úrano, em balança na área de vida 8. Em nosso entender, esta configuração chama a atenção para a necessidade de não se focar excessivamente nas suas ambições sociais, dando também importância ao potencial de transformação dos outros. Martin Schulman(18) refere a propósito do posicionamento destes módulos que “Estes Nódulos representam a luta entre a vida pessoal e uma dedicação impessoal à humanidade. O Nódulo Sul em Leão simboliza vidas anteriores onde muito revolveu em torno do Ser. O Nódulo Norte em Aquário aponta para um futuro de serviço à humanidade, onde o indivíduo assumirá o papel de "Aguadeiro", a fim de que seja um instrumento na cruzada pela evolução do mundo (…) Ele fará bem absorvendo-se nos trabalhos de uma grande instituição onde pode desenvolver uma consciência de grupo, se focalizando no bem da coletividade em vez de continuar no resíduo acumulado de sua amargura de vida passada (…)”


QUÍRON Quíron está em Carneiro, na área de vida 2. O regente de carneiro, marte, está junto ao ascendente. Este posicionamento do asteroide/cometa (que está relacionado com traumas/feridas profundos, espiritualidade e cura) aponta para, no caso de Elon, a dor estar relacionada com perdas financeiras ou medo de perdas financeiras e também a necessidade de ser sempre o primeiro ou estar sempre à frente para evitar ser subjugado pelos outros (a dor neste caso estaria relacionada com o Eu). Este último padrão foi, como já vimos, vivido na infância onde foi precisamente atacado pelo facto de estar sempre metido consigo mesmo e as suas leituras. Representando carneiro a cabeça, poderá indicar também possibilidade de feridas na cabeça. Durante o secundário, e numa altura da sua vida em que era objeto de bullying por parte de outros miúdos, um dos espancamentos que sofreu resultou em lesões várias na cabeça que necessitaram de uma rinoplastia para resolver as sequelas(15) Quíron faz também uma oposição a Úrano em balança na área de vida 8 e uma quadratura a Mercúrio em caranguejo na área de vida 5. Esta situação realça a tensão entre a dor do Eu, que vem da infância, e a libertação que pode ocorrer através do relacionamento com os outros. Neste caso, a cura passaria por renunciar ao ego (principalmente o ego que se manifesta através do marte no ascendente) e assumir-se perante os outros de acordo com o seu verdadeiro Eu. Elon viveu em 2008 uma situação em que esteve praticamente à beira da ruína e em que tudo aquilo porque sempre lutou e trabalhou esteve a um passo da destruição. Mesmo nesse momento, rejeitou sair de cena e entregar as empresas e lutou, com sucesso, até às últimas consequências. Num caminho de cura, poderá ajudar outros a encontrarem o seu próprio reconhecimento e valor como forma de sobressaírem. LUA NEGRA A lua negra situa-se em balança, na área de vida 8. O regente de balança, Vénus, está em gémeos na área de vida 5. Este ponto representa o que está oculto (os desejos inconscientes e reprimidos) mas também o poder de os transformar. Além disso, a lua negra faz também uma quadratura ao sol em caranguejo. Assim, esta configuração aponta para uma enorme capacidade de sedução dos outros, utilizando o brilhantismo da sua inteligência e das suas ideias, mas que pode também assumir contornos de manipulação se indevidamente utilizadas. Uma vez que a Lua negra forma uma quadratura com o sol, em caranguejo, suspeito que parte do que está oculto se poderá referir a processos de manipulação psicológica a que Elon foi sujeito na sua infância por parte dos pais. Apesar de não haver grandes referências ao seu pai (por iniciativa da própria família) é referido na sua biografia que Elon e o irmão sofreram muito e a um nível bastante profundo, tendo sido vítimas de uma espécie de “tortura psicológica” por parte do progenitor. PARTES ARÁBICAS PARTE DA FORTUNA – 11º de Sagitário na área de vida 10. O regente, Júpiter, encontra-se em Escorpião na área de vida 10. Assim, a parte da fortuna de Elon está fazer da sua missão de vida trazer às pessoas novos desenvolvimento tecnológicos que lhes permitam viajar mais além (até para outro planeta) e também proporcionar uma transformação da sociedade através do saber que ele vem ajudar a trazer.

PARTE DO ESPÍRITO – 28º de Carneiro, na área de vida 3. O regente, Marte, encontra-se conjunto ao ascendente. Assim, a parte do espírito de Elon liga-se ao espírito da iniciativa, da inovação e da comunicação.


ASTERÓIDES – O asteroide Pallas Atenas, ligado à área de vida onde a pessoa aplica a sua inteligência e habilidades e como se organiza no dia a dia, encontra-se em 9º de Touro na área de vida 3, enquanto o regente de Touro, Vénus, se encontra em Gémeos na área de vida 5. Desta forma encontramos em Elon caraterísticas como tenacidade, uso inteligente dos talentos e recursos, busca constante de conhecimento e experiências, mente brilhante e enormes capacidades de negociação (as quais envolvem necessariamente a comunicação). RESUMO Este mapa é dominado pela energia de Marte, que confere ao indivíduo uma energia inesgotável na busca do objetivo de explorar os limites do conhecido, utilizando a tecnologia como instrumento principal. Essa capacidade é servida por caraterísticas individuais que fazem do detalhe e da exigência para consigo e os outros o trampolim adequado. Essa energia é, também, frequentemente, moldada pelas experiências do passado (aspetos familiares, infância e porventura vidas passadas) que levam a que o foco no serviço à humanidade e ao coletivo sejam misturadas com a necessidade individual de projeção do ego e da necessidade de estar sempre na liderança e no comando. Assim, o desafio do individuo é conciliar os aspetos benéficos de Marte com os seus aspetos extremados.

NOTAS (1) (2) (3) (4) (5) (6) (7) (8) (9) (10) (11) (12) (13) (14) (15) (16) (17)

Isaac Starkman é um astrólogo editor do AstroDatBank disponível em www.astro.com ELON MUSK : O Génio Que Está a Inventar o Nosso Futuro – Ashlee Vance, pág 50 ELON MUSK : O Génio Que Está a Inventar o Nosso Futuro – Ashlee Vance, págs 63, 64 ELON MUSK : O Génio Que Está a Inventar o Nosso Futuro – Ashlee Vance, pág 82 Esta é uma técnica que é ministrada nos curso de nível 2 do Curso de Formação em Astrologia da escola Faces de Isabel Guimarães e que é da autoria da mesma astróloga ELON MUSK : O Génio Que Está a Inventar o Nosso Futuro – Ashlee Vance, pág 16 ELON MUSK : O Génio Que Está a Inventar o Nosso Futuro – Ashlee Vance, pág 110 ELON MUSK : O Génio Que Está a Inventar o Nosso Futuro – Ashlee Vance, pág 362 ELON MUSK : O Génio Que Está a Inventar o Nosso Futuro – Ashlee Vance, pág 383 ELON MUSK : O Génio Que Está a Inventar o Nosso Futuro – Ashlee Vance, págs 107, 194,195, 205, 360, 361 ELON MUSK : O Génio Que Está a Inventar o Nosso Futuro – Ashlee Vance, pág 45 ELON MUSK : O Génio Que Está a Inventar o Nosso Futuro – Ashlee Vance, pág 229 ELON MUSK : O Génio Que Está a Inventar o Nosso Futuro – Ashlee Vance, pág 205 ELON MUSK : O Génio Que Está a Inventar o Nosso Futuro – Ashlee Vance, pág 211 ELON MUSK : O Génio Que Está a Inventar o Nosso Futuro – Ashlee Vance, pág 53 ELON MUSK : O Génio Que Está a Inventar o Nosso Futuro – Ashlee Vance, pág 49 Tabela de Efemérides publicada em www.astro.com


(18) Astrologia Carmica, Vol 1, Nódulos Lunares – Martin Schulman, ed. ÁGORA,1975, págs 52, 86 Imagens google

BIBLIOGRAFIA E FONTES CONSULTADAS:

BIBLIOGRAFIA - Curso de formação em Astrologia Nível 1 – Faces de Isabel Guimarães (2017/2018). - Curso de formação em Astrologia Nível 2 - Faces de Isabel Guimarães (2018/2019). - Guia de Interpretação do Mapa Astrológico em 22 passos – Isabel Guimarães, 2ª edição, Euedito 2018. - OS SIGNOS – Carolyne Faulkner, ARENA, 1ª edição Junho 2018. - ELON MUSK : O Génio Que Está a Inventar o Nosso Futuro – Ashlee Vance, 2016 VOGAIS, 4ª edição, 2018. - A Bíblia da Astrologia – Judy Hall, Dinalivro 1ª edição, outubro 2007 - Astrologia Carmica, Vol 1, Nodos Lunares – Martin Schulman

SITES consultados: - ASTROTHEME.COM (https://www.astrotheme.com/) - WIKIPEDIA (https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal) - ASTRO.COM (https://www.astro.com/index.htm)

OUTRAS FONTES: - SOFTWARE utilizado para elaboração de mapas: Solar Fire V9.0.26

Profile for FacesIsabelGuimaraes

Trabalho do Curso de Formação Profissional de Astrologia - nível 2 - Miguel Soares  

Apresentação do trabalho do final do nível 2 do Curso de Formação Profissional de Astrologia, do formando Miguel Soares.

Trabalho do Curso de Formação Profissional de Astrologia - nível 2 - Miguel Soares  

Apresentação do trabalho do final do nível 2 do Curso de Formação Profissional de Astrologia, do formando Miguel Soares.

Advertisement