Page 1

Curso de Formação Profissional em Astrologia Nível I

Os Doze Signos do Zodíaco

Trabalho de: Liliane Nunes


Textos e Citações Antigas “É verdade, sem falsidade, certa E muito verdadeira Que o que está em cima é como o Que está em baixo E, o que está em baixo, é como o que Está em cima, A fim que se perpetue o milagre da unidade” Um resumo traduzido (entre muitos) do Velho texto hermético “A Tábua de Esmeralda”

“A Astrologia é uma ciência e contém conhecimento que nos ilumina. Ela me ensinou muito e devo muito. Testes geofísicos descobriram o poder das estrelas e dos planetas em relação à Terra. Em troca, a Astrologia é confirmada. Assim, a Astrologia é um elixir da humanidade.” Albert Einstein

“De todas as coisas visíveis, mais alto é o céu das estrelas fixas.” Nicolau Copérnico (1473/1543) “A contemplação da astrologia é bela em si mesma, uma compreensão de como as coisas inferiores estão ligadas com as superiores.” Girolamo Cardano (1501/1576)

“Além disso, desde que o sol permanece estacionário, o que aparece como um movimento do sol é realmente bastante devido ao movimento da terra.” Nicolau Copérnico (1473/1543)

“Compreende que és um segundo pequeno mundo, e que o Sol e a Lua estão dentro de ti, e também as estrelas.” Orígenes


Introdução De acordo com a História, a astrologia surgiu na Mesopotâmia, com os primeiros zodíacos a serem conhecidos pelas mãos dos Sumérios. Desde então o caminho percorrido pela Astrologia sofreu alguns percalços estando há algum tempo a recuperar muitos dos ensinamentos dados pelos antepassados e a começar a integrar-se na sociedade com a credibilidade merecida.

A astrologia é a arte e o saber do estudo dos astros em relação à vida na Terra. Procura estudar a influência dos planetas do sistema solar, das constelações, demais movimentos de corpos celestes e dos seus ciclos em relação a um observador no nosso planeta. Desta forma, o centro de referência é a Terra/evento/pessoa em relação ao céu como um todo. O mapa astrológico tem por base o conceito de eclíptica – projecção sobre a esfera celeste da trajectória aparente do sol observada a partir da Terra. A eclíptica é acompanhando por uma faixa zodiacal de 17 graus de largura onde vamos acompanhando o movimento dos planetas. No Zodíaco Tropical, o ponto zero é definido pelo ponto vernal em 0º de Carneiro (dia 21 de Março), precisamente no momento em que a eclíptica e o equador celeste se cortam quando o sol se encontra no Equinócio de Primavera para o hemisfério Norte. O ponto vernal tem um movimento retrógrado de 50 segundos de arco/ano. Ao libertarmos o posicionamento dos planetas em relação ás constelações zodiacais, verificamos que os planetas se movimentarão mais rápido em relação aos seus movimentos quando observados das estrelas. Considerando o ponto vernal em 0º de Carneiro, há uma libertação da imprecisão que traz para o zodíaco sideral este movimento de precessão.


Introdução Para a elaboração de um Mapa Astrológico necessitamos da data de nascimento (dia/mês/ano), da hora e do local. Com este último elemento, obteremos as coordenadas terrestres dadas pela longitude (círculo meridiano que resulta da intersecção perpendicular com o equador passando pelo lugar, cujo ângulo formado varia entre os 0º e 180º para Leste ou Oeste relativamente ao Meridiano de Greenwich) e pela latitude (que depende do arco de círculo paralelo ao equador passando pelo lugar, cujo ângulo varia entre os 0º a 90º para Norte ou Sul da linha do equador). Temos desta forma os dados essenciais para a elaboração de um mapa astrológico, podendo fazer uma analogia com uma peça de teatro, na qual os signos serão o cenário, os planetas serão as personagens, as casas (áreas da vida) serão o palco e os aspectos serão os diálogos trocados. O mapa pode ser analisado na divisão de hemisfério diurno e nocturno pela linha do horizonte (ascendente/descendente), e pelo hemisfério oriental e ocidental pela linha do meridiano (Meio do Céu/Fundo do Céu). Esta análise permite obter informações adicionais sobre a personalidade da pessoa. - Hemisfério Diurno: pessoa que tende a ter a atenção dirigida para o mundo (social); extrovertida e com capacidade para comunicar. Parte Consciente. - Hemisfério Nocturno: pessoa que tende a ser reservada. Voltada para o interior. Parte Inconsciente. - Hemisfério Oriental: pessoa que tende a ser virada para a acção, com iniciativa. - Hemisfério Ocidental: pessoa que tende a agir em função dos outros, dependente de factores externos. Os signos a seguir descritos serão analisados numa divisão pelos 4 elementos e suas qualidades primitivas.


OS Quatro Elementos e Suas Qualidades Primitivas Um dos factores principais da astrologia são os quatro elementos : FOGO, TERRA, AR E ÁGUA. Cada um é representado por três signos (triplicidades) e corresponde à tendência para um determinado temperamento ou forma de expressão de energia. Essa energia irá manifestar-se de forma particular em cada indivíduo, de acordo com o seu mapa natal.

Triplicidade de FOGO: Carneiro, Leão e Sagitário Características: entusiasmo, alegria, espontaneidade, optimismo, energia, criatividade, dinamismo, capacidade de auto-expressão, intuição e coragem. Excesso: autoritarismo, impulsividade excessiva, domínio sobre o outro. Carência: passividade, falta de auto-expressão e iniciativa.

As qualidades primitivas associadas à triplicidade dos signos de FOGO são o Quente e o Seco. Quente: qualidade activa associada à acção, à expansão, ao vigor, à luz radiante, à criatividade e ao masculino, assim como à agressividade e exageros. (Qualidade activa também associada à triplicidade dos signos de AR)

Seco: qualidade passiva associada à resistência, à compressão, à tensão e inflexibilidade. (Qualidade passiva também associada à triplicidade dos signos de TERRA)

Energia de Exteriorização e Tensa


OS Quatro Elementos e Suas Qualidades Primitivas Triplicidade de TERRA: TOURO, VIRGEM E CAPRICÓRNIO Características: estabilidade, solidez, segurança no que é material, capacidade de concretização, senso prático , determinação e lealdade. Excesso: apego à matéria, às ideias e/ou às emoções, possessividade, teimosia, preguiça, rigidez e frieza. Carência: desapego, falta sentido prático, desorganização, pouco realista.

As qualidades primitivas associadas à triplicidade dos signos de TERRA são o Frio e o Seco. Frio: qualidade activa associada à passividade, à estagnação, à contracção e ao feminino, assim como à paciência e resistência. Seco: já referida.

Energia de Contracção e Tensa

Triplicidade de AR: GÉMEOS, BALANÇA E AQUÁRIO Características: racionalidade, intelectualidade, comunicação, forte aptidão mental e forte componente relacional e cooperativa. Excesso: actividade mental (ideias e pensamentos) em excesso perdendose nesse mundo , pouca acção, frieza e distanciamento. Carência: solidão, dificuldade na comunicação e interacção com outros. As qualidades primitivas associadas à triplicidade dos signos de AR são o Quente e o Húmido.

Quente: já referida. Húmido: qualidade passiva que representa a adaptação, a volatilidade, a fluidez, tudo o que é moldável.

Energia de Exteriorização, mas Receptiva


OS Quatro Elementos e Suas Qualidades Primitivas Triplicidade de ÁGUA: CARANGUEJO, ESCORPIÃO E PEIXES Características: sensibilidade, emotividade, intuição, empatia, profundidade e capacidade para atender às necessidades dos outros. Excesso: irracionalidade, depressão, paranóia, demasiada emotividade. Carência: controlo das emoções, frieza, distanciamento e falta de empatia.

As qualidades primitivas associadas à triplicidade dos signos de ÁGUA são o Frio e o Húmido.

Polaridades

Yin -

Yang +

Yang (Fogo e Ar): Masculino, acção, calor

Yin (Água e Terra): Feminino, passividade, absorção

Energia de Contracção , mas Receptiva

Quadriplicidade Cardeal: signos de acção, de criação e iniciativa. Iniciam as estações e os quadrantes. Carneiro, Caranguejo, Balança e Capricórnio.

Fixo: signos de estabilização, que fixam e conservam. Signos intermediários das estações e quadrantes. Touro, Leão, Escorpião e Aquário.

Mutável: signos de adaptação, de transformação e flexíveis. Terminam as estações e os quadrantes. Gémeos, Virgem, Sagitário e Peixes.


TRIPLICIDADE DE FOGO:

CARNEIRO (21 de Março a 20 de Abril) ACÇÃO DINÂMICA EU SOU EU INICÍO

As pessoas com ênfase neste signo apresentam-se com iniciativa, acção dinâmica, energia vital, com competências de liderança e pioneirismo. Estão ligadas à competição e são determinadas nos seus objectivos. Os nativos do signo de Carneiro poderão demonstrar gosto por desportos e jogos ao ar livre. São dinâmicos e impacientes, pelo que não gostam de estar parados. São conhecidos pela sua audácia e coragem, mas também por um temperamento difícil. Quando a energia deste signo se manifesta em excesso, há tendência para a pessoa se apresentar de uma forma autoritária, com impulsividade excessiva, reacções fortes, egocêntrica, demasiada centrada em si e necessidade extrema de ser o centro das atenções. Os nativos deste signo poderão igualmente caracterizar-se por alguma instabilidade, indisciplina, precipitação, extravagância, amores à primeira vista e paixões repentinas. A nível Físico, o signo de Carneiro tem relação com a cabeça e o sistema nervoso central.

Elemento: Fogo Qualidades Primitivas: Quente e Seco Modalidade: Cardinal Polaridade: Masculino Físico: Cabeça

Ascendente em Carneiro: - Força Interior - Necessidade de se afirmar - Dinamismo - Inseguro na sua personalidade


TRIPLICIDADE DE FOGO:

CARNEIRO (21 de Março a 20 de Abril)

O signo de Carneiro é regido pelo planeta Marte (Projetor de Vida). Ciclo Zodiacal: 23 meses Na mitologia , Marte é o Deus da Guerra. Como tal, representa a nossa capacidade de agir e de vencer os obstáculos da vida. Rege os nossos instintos básicos de agressão, raiva e sobrevivência. Assim como o impulso sexual, a virilidade, a paixão e a masculinidade. Marte simboliza a energia, o impulso para a acção, a vontade de lutar, a coragem, a agressividade para a competição, o desejo de comandar os outros e a capacidade de defesa e afirmação no mundo. P. ex: pessoas com Marte em signo de fogo podem apresentar-se tempestuosas., enquanto que em signos de terra há um maior controle da fúria, sendo na mesma explosiva quando revelada. No corpo físico, Marte rege os glóbulos vermelhos, os órgãos reprodutores masculinos externos, o nariz, os tecidos musculares e o aparelho excretor.

CASA I: A Personalidade/ EU A Casa I começa com o Ascendente. É uma casa angular, correspondente ao signo cardinal de Carneiro/Primavera e ao início da cúspide do 1º Quadrante. Representa o Eu, o corpo físico, a personalidade e o carácter da pessoa, a sua constituição física, a forma como nos auto-afirmamos no mundo e como os outros nos vêem. É o oposto e complementar de Balança (Casa VII). Eixo Casa I/Casa VII: Eixo Ascendente/Descendente – fala de mim e do meu relacionamento com os outros.


TRIPLICIDADE DE FOGO: LEÃO

(23 de Julho a 23 de Agosto)

AUTOEXPRESSÃO EU QUERO EU CRIO As pessoas com ênfase neste signo apresentam-se com criatividade, optimistas, com forte autoexpressão, autoconfiança e luz própria. Gostam de ser o centro das atenções, de se exibirem como se estivessem constantemente no centro do palco, são românticas, carismáticas, leais e extrovertidos. Os nativos do signo de Leão são conhecidos por adorarem coisas bonitas e luxuosas. Estão associados a crianças, espectáculos, diversão, prazeres e paixões. As tarefas e as rotinas do dia-a-dia não são do seu agrado, no entanto, sendo um signo fixo, expressam a sua identidade de forma estável e construtiva. É o signo da plena afirmação da individualidade. Quando a energia deste signo se manifesta em excesso, há tendência para a pessoa se apresentar de forma arrogante e pretensiosa, falta de simplicidade e sobrestimação de si próprio. A nível Físico, o signo de Leão tem relação com o coração e as costas.

Elemento: Fogo Qualidades Primitivas: Quente e Seco Modalidade: Fixo Polaridade: Masculino Físico: Coração e Costas

Ascendente em Leão: - Generoso - Necessidade de reconhecimento - Entusiasta - Vaidoso


TRIPLICIDADE DE FOGO: LEÃO

(23 de Julho a 23 de Agosto)

O signo de Leão é regido pelo SOL (Fonte de Vida).

Ciclo Zodiacal: 1 ano O Sol representa a nossa vitalidade, a nossa capacidade de afirmação individual, a nossa maneira de ser e propósito de vida de cada pessoa. O sol é a fonte da vida. Fornece e manifesta a energia que sustenta a nossa existência terena. Representa a consciência, a vontade objectiva e a figura do pai. É a manifestação do espírito criativo. Quando mal posicionado no mapa natal, a pessoa pode apresentar falta de vitalidade, falta de confiança em si, ostentação e egocentrismo. No corpo físico, o sol corresponde ao coração, estando também associado ao sistema circulatório, à medula espinhal e ao crescimento em geral. CASA V: Criatividade, Amor, Filhos A Casa V é uma casa sucedente, correspondente ao signo fixo de Leão e ao 2º signo do 2º Quadrante. Representa a criatividade, os prazeres, as ligações amorosas, os filhos, os jogos, a expressão e brilho pessoal. É o oposto e complementar de Aquário (Casa XI).

Eixo Casa V/Casa XI: expressão criativa pessoal / expressão criativa em grupo, colectiva.


Triplicidade de Fogo:

SAGITÁRIO (23 de Novembro a 21 de Dezembro) INTROSPECÇÃO EU VEJO O SENTIDO EU PROCURO NÓS PENSAMOS

As pessoas com ênfase neste signo buscam o conhecimento, a fé e a sabedoria. Apresentam-se optimistas , energéticas, divertidas e aventureiras. Os nativos do signo de Sagitário são conhecidos por serem francos e pela necessidade de viajarem e alargarem os seus horizontes a nível mental e físico. Há uma necessidade de busca de um significado mais profundo na existência humana e demonstram alguma impaciência com os assuntos triviais da vida. Há uma inclinação para actividades ligadas à formação, ao ensino, à aprendizagem e às línguas. Adoram a sua independência e a sua liberdade. Oposto a Gémeos (dualidade e diferenciação), Sagitário representa a unificação e fusão. A nível Físico, o signo de Leão tem relação com a pelve, os quadris e as coxas.

Elemento: Fogo Qualidades Primitivas: Quente e Seco Modalidade: Mutável Polaridade: Masculino Físico: Pelve, Quadris e Coxas

Ascendente em Sagitário: - Busca da verdade - Positivos e alegres - Necessidade de entendimento das leis e conceitos sociais e a busca de ideais


Triplicidade de Fogo:

SAGITÁRIO (23 de Novembro a 21 de Dezembro)

O signo de Sagitário é regido pelo Planeta Júpiter (A Sabedoria da Vida).

Ciclo Zodiacal: cerca de 12 anos

Júpiter é o maior planeta do sistema solar. Ligado à religião e à filosofia, à fé e à sabedoria, procura expandir a mente. Simboliza a esperança, a boa sorte, a prosperidade, as viagens ao exterior e a educação. Representa igualmente a luta pelo desenvolvimento pessoal e uma forte crença no futuro. Júpiter é um planeta associado ao crescimento, abundância e oportunidades. No corpo físico, pode gerar o hábito de comer e levar a excessos. No corpo físico, Júpiter está associado ao fígado, às articulações dos quadris, à glândula pituitária posterior e à nutrição celular em geral.

CASA IX: Aspiração/Ideiais A Casa IX é uma casa cadente, correspondente ao signo mutável de Sagitário e ao 3º signo do 3º Quadrante. Representa as viagens ao estrangeiro, os estudos superiores, o misticismo, a lei, a religião e a filosofia. É o oposto e complementar de Gémeos (Casa III). Eixo Casa III/Casa IX: Educação básica e pequenas deslocações / Estudos superiores e grandes viagens.


Triplicidade de Terra: TOURO

(21 de Abril a 21 de Maio) ESTABILIDADE EU TENHO EU VALORIZO-ME COMO EU AMO

As pessoas com ênfase neste signo buscam a estabilidade, a segurança, a comodidade e o conforto. Gostam do contacto com a realidade através da vivência dos sentidos, do trabalho, do dinheiro, dos valores materiais e do bem estar. Aspiram a beleza das coisas e são sensuais e fieis. Os nativos do signo de Touro têm tendência para se apresentarem determinados, persistentes, possessivos, pacientes e leais. Têm a função de estabilizar as conquistas e caminhos abertos em Carneiro. São um signo de expressão artística e dos valores materiais e espirituais. Por outro lado, podem ser resistentes à mudança, demasiado apegados à matéria e não gostam de se sentirem pressionados. O rancor, o ressentimento e o remoer os acontecimentos são igualmente características deste nativo. A nível Físico, o signo de Touro tem relação com a garganta e pescoço.

Elemento: Terra Qualidades Primitivas: Frio e Seco Modalidade: Fixo Polaridade: Feminino Físico: Garganta, Pescoço

Ascendente em Touro: - Determinação - Necessidade de segurança - Teimosia e ressentimento - Amante da natureza e da vida


Triplicidade de Terra: TOURO

(21 de Abril a 21 de Maio)

O signo de Touro é regido pelo Planeta Vénus (A Beleza da Vida). Ciclo Zodiacal: 243 dias Na mitologia, Vénus é a Deusa do Amor e da Beleza e rege o signo de Touro e o signo de Balança. Representa o impulso para a realização do prazer, das nossas escolhas e nossos valores. Expressa-se pelo amor na busca da harmonia e da beleza. Procura a partilha, o dar e o receber como forma de crescimento pessoal. Simboliza a inteligência emocional, a atracção sexual, o magnetismo, a apreciação e valorização de coisas materiais e imateriais. No signo de Touro, dá-lhe uma maior sensualidade, apura o seu sentido estético e a apreciação das coisas mais simples da vida e dos prazeres terrenos. No corpo físico, Vénus governa o sistema venoso, os rins e o aparelho urinário.

CASA II: A Casa II é uma casa sucedente, correspondente ao signo Fixo de Touro e ao 2º signo do 1º Quadrante. Representa as finanças, a casa dos valores, dinheiro e valores imateriais. Auto valorização e inspiração. É o oposto e complementar de Escorpião (Casa VII). Eixo Casa II/Casa VIII: Os meus valores, bens materiais, o que possuo e o que mais prezo/ Recursos e valores dos outros.


Triplicidade de Terra:

VIRGEM (24 de Agosto a 23 de Setembro)

ORGANIZAÇÃO SERVIÇO EU ANALISO

As pessoas com ênfase neste signo são analíticas, organizadas, diligentes, exigentes e prestáveis. Os nativos do signo de Virgem são conhecidos por serem meticulosos, práticos e trabalhadores. Apresentam um raciocínio rápido e uma inteligência fora do comum. Necessitam de segurança, com tendência para controlar e apego aos princípios, regras e normas. Estão portanto ligados à ordem, à disciplina, à vida sã e à higiene. Embora sejam adeptos da rotina, são adaptáveis. Apresentam uma necessidade de servir e de serem úteis. Por outro lado, podem ser demasiado perfeccionistas e excessivamente críticos. Exigem a si próprios e aos outros a perfeição. Por serem calculistas, podem demonstrar pouca espontaneidade nos sentimentos. A nível Físico, o signo de Virgem tem relação com o aparelho digestivo.

Elemento: Terra Qualidades Primitivas: Frio e Seco Modalidade: Mutável Polaridade: Feminino Físico: Aparelho Digestivo

Ascendente em Virgem: - Preocupação com a ordem e detalhes - Sentido crítico - Analista - Trabalhador


Triplicidade de Terra:

VIRGEM (24 de Agosto a 23 de Setembro)

O signo de Virgem é regido pelo Planeta Mercúrio (O Comunicador da Vida).

Ciclo Zodiacal: 88 dias Na Mitologia, o planeta Mercúrio é o “Mensageiro dos Deuses”. Representa, no aspecto superior, a mente espiritual e, no aspecto inferior, a mente concreta. Há, portanto, uma necessidade de análise das coisas sob o aspecto intuitivo (lado direito do cérebro), assim como racional (lado esquerdo do cérebro). É o planeta da comunicação e rege igualmente o signo de Gémeos. No signo de Virgem dá o sentido prático às ideias, o pensamento lógico e a atenção ao detalhe. Mercúrio simboliza a palavra, a fala, a escrita e o processo de aprendizagem. É igualmente o planeta das telecomunicações, dos transportes e do comércio. No corpo físico, Mercúrio governa o sistema nervoso, o sistema nervoso parassimpático, o aparelho respiratório e, em especial, os pulmões. CASA VI: A Casa VI (Descendente) é uma casa cadente, correspondente ao signo Mutável de Virgem e ao 3º signo do 2º Quadrante. Representa o serviço, as rotinas do dia-a-dia, a saúde, o ambiento do trabalho, as obrigações, a nutrição, etc. É o oposto e complementar de Peixes (Casa XII).

Eixo Casa VI/Casa XII: Saúde, Corpo Físico, Rotinas/ Saúde espiritual, alma, dons mais profundos


Triplicidade de Terra: CAPRICÓRNIO

(22 de Dezembro a 20 de Janeiro)

AMBIÇÃO EU REALIZO EU DOMINO NÓS SENTIMOS As pessoas com ênfase neste signo são pacientes, estáveis, ponderadas, ambiciosas, trabalhadoras, esforçadas e práticas. Sabem delinear bem as suas metas e não descansam até serem atingidas. Têm uma força inigualável e anseiam pelo poder. Os nativos de Capricórnio são conhecidos por darem bastante importância ao status social e executivo, assim como pela sua autodisciplina, perseverança e firmeza de carácter. Por outro lado, têm dificuldade em demonstrar os seus sentimentos, podendo mostrar-se secos e impiedosos. Oposto a Caranguejo (sensível e maternal), o Capricórnio tende para o impessoal e frio. A nível Físico, o signo de Capricórnio tem relação com os joelhos, articulações, pele e os ossos.

Elemento: Terra Qualidades Primitivas: Frio e Seco Modalidade: Cardeal Polaridade: Feminino Físico: Joelhos, articulações, pele, ossos

Ascendente em Capricórnio: - Organizado - Responsável - Determinado - Seguro de si mesmo


Triplicidade de Terra: CAPRICÓRNIO

(22 de Dezembro a 20 de Janeiro)

O signo de Capricórnio é regido pelo Planeta Saturno (Limitações da Vida). Ciclo Zodiacal: de 28 a 30 anos O planeta Saturno representa o principio organizador da vida, que nos leva a delimitar de modo coerente as metas e objectivos concretos do nosso caminho. Aponta o caminho do dever e do destino. Simboliza igualmente a responsabilidade e a seriedade, conduzindo-nos para o crescimento pessoal e o amadurecimento. Saturno actua sobre a vida das pessoas em diversas fases e ciclos, conhecidos pelos ciclos de 7 anos. Por volta dos 28/29 anos, retorna à posição original no mapa natal, onde irá levar ao início de um novo ciclo, de análise do caminho percorrido até então e verificação das metas ou não atingidas. Saturno representa as nossas limitações na vida e nossos desafios. Dá estrutura e forma ao quotidiano. Representa a lei, a burocracia e o governo. No corpo físico, Saturno rege a pele, joelhos, dentes e ossos e está relacionado com órgãos de audição.

CASA X: A Casa X (Meio do Céu) é uma casa angular, correspondente ao signo Cardinal de Capricórnio e ao 1º signo do 4º Quadrante. Representa o social, o profissional, o estatuto, a ambição, o êxito, as honras e o reconhecimento. É o oposto e complementar de Caranguejo (Casa IV). Eixo Casa IV/Casa X: Fundações psicológicas e raízes familiares/ Os resultados (“frutos das raízes”)


Triplicidade de Ar:

GÉMEOS (22 de Maio a 21 de Junho) COMUNICAÇÃO EU PENSO EU COMUNICO EU APRENDO

As pessoas com ênfase neste signo são intelectuais, comunicativas e inteligentes. Gostam de fazer muitas coisas ao mesmo tempo e de estarem mentalmente activas. Necessitam de desafios cerebrais e de novos conhecimentos constantemente, no entanto, falta-lhes muitas vezes capacidade de concretizar as ideias. Apresentam grande habilidade para se adaptarem às mais diversas situações, são curiosos e têm facilidade para absorver conhecimento e transmiti-lo. Por outro lado, simbolizam a dualidade, pelo que têm tendência para mudar de pensamento/ideia ou de humor de um momento para o outro. Podem ser instáveis e pouco confiáveis. Amantes do movimento e desapegados. A nível Físico, o signo de Gémeos tem relação com as mãos e os pulmões.

Elemento: Ar Qualidades Primitivas: Quente e Húmido Modalidade: Mutável Polaridade: Masculino Físico: Mãos e Pulmões

Ascendente em Gémeos: - Versátil e comunicativa - Interesse pelo conhecimento - Entendimento intelectual - Inconstância e superficialidade


Triplicidade de Ar:

GÉMEOS (22 de Maio a 21 de Junho)

O signo de Balança é regido pelo Planeta Mercúrio (Comunicador da Vida).

Ciclo Zodiacal: 88 dias

O planeta Mercúrio é regente de Virgem e Gémeos, conforme já referido. É o planeta da comunicação. No signo de Gémeos dá a rapidez de raciocínio e a curiosidade que leva à descoberta. Está associado às pequenas viagens, à forma de comunicação com o meio ambiente e às associações mentais. Mercúrio afecta na sua natureza analítica de Gémeos, conduzindo as pessoas sobre a sua influência a viajarem por várias ideias, em constante análise intelectual, enquanto que no signo de Virgem, estas ideias tomam a forma prática.

CASA III: A Casa III é uma casa cadente, correspondente ao signo Mutável de Gémeos e ao 3º signo do 1º Quadrante. Representa as formas de comunicação, a educação básica, os vizinhos/primos/irmãos, as pequenas deslocações,… É o oposto e complementar de Sagitário (Casa IX).

Eixo Casa III/Casa IX: Educação básica e pequenas deslocações / Estudos superiores e grandes viagens.


Triplicidade de Ar:

BALANÇA (24 de Setembro a 23 de Outubro) EQUÍLIBRIO EU RELACIONO-ME COM O OUTRO EU EQUILIBRO NÓS SOMOS

As pessoas com ênfase neste signo são extrovertidas, sociáveis, comunicativas, diplomáticas, idealistas, pacíficas, românticas e amáveis. Não suportam discussões, procurando o consenso em conflitos e a harmonia no seu dia-a-dia. Defendem a igualdade e a justiça e conseguem analisar as situações de qualquer ângulo. Prezam a paz, as uniões e associações. Gostam de agradar a toda a gente e, por vezes, têm dificuldade em tomar decisões. Com uma vontade fraca, podem ser dependentes e facilmente influenciados. No oposto do Carneiro, impulsivo, brutal, Balança é o signo pacificador, de natureza subtil. Ponderação, tolerância, compromisso, graciosidade e delicadeza são algumas palavras-chave associadas ao arquétipo de Balança. A nível Físico, o signo de Balança tem relação com os rins.

Elemento: Ar Qualidades Primitivas: Quente e Húmido Modalidade: Cardeal Polaridade: Masculino Físico: Rins

Ascendente em Balança: - Responsáveis - Procura de harmonia - Procura da Conciliação - Desenvolvimento padrões éticos


Triplicidade de Ar:

BALANÇA (24 de Setembro a 23 de Outubro)

O signo de Balança é regido pelo Planeta Vénus (A Beleza da Vida).

Ciclo Zodiacal: 243 dias

Na mitologia, Vénus é a Deusa do Amor e da Beleza. É o planeta do amor e da afectividade e as suas características assemelham-se aos signos de Touro e Balança, por isso é o regente de ambos os signos. Em Balança, Vénus dá um encanto e uma beleza menos terrena que em Touro. A sua influência neste signo faz-se sentir na elegância na sua maneira de ser e estar, na postura sempre diplomática e harmoniosa. A sua regência mostra-se na delicadeza de Balança com refinamento e glamour.

CASA VII: A Casa VII é uma casa angular, correspondente ao signo Cardinal de Balança e ao 1º signo do 3º Quadrante. Representa os contratos, associações, casamento, inimigos declarados, a forma de proceder dos outros para connosco e o afecto do meio ambiente em redor. É o oposto e complementar de Carneiro (Casa I). Eixo Casa I/Casa VII: Eixo Ascendente/Descendente – fala de mim e do meu relacionamento com os outros.


Triplicidade de Ar: AQUÁRIO (21

de Janeiro a 19 de Fevereiro)

IDEIAIS SOCIAIS EU VEJO O TODO EM MOVIMENTO NÓS QUEREMOS As pessoas com ênfase neste signo são sociáveis, honestas, idealistas, independentes e humanas. Gostam de lutar por boas causas, pelo que se regem por ideais sociais. Sentem uma grande preocupação pelo bem da humanidade e perseguem as causas em que acreditam. São pessoas que agem mais na colectividade do que em relações pessoais. Apresentam um desejo pelo conhecimento e pelo saber e são conhecidas por serem visionárias e progressistas. Por outro lado, podem mostrar um lado mais imprevisível, rígido e rebelde. Oposto a Leão (vontade inteiramente ao serviço do eu), o signo de Aquário representa a realização do indivíduo assente em valores como a fraternidade universal e ao serviço duma necessidade social. A nível Físico, o signo de Aquário tem relação com as pernas, os tornozelos e também o sistema circulatório.

Elemento: Ar Qualidades Primitivas: Quente e Húmido Modalidade: Fixo Polaridade: Masculino Físico: Pernas, tornozelos e s. circulatório

Ascendente em Aquário: - Interesse por ideias e conceitos sociais - Independentes - Revolucionário


Triplicidade de Ar: AQUÁRIO (21

de Janeiro a 19 de Fevereiro)

Tradicionalmente regido por Saturno, o signo de Aquário é, desde 1781, também regido por Urano (Incitador da Vida). Ciclo Zodiacal: cerca de 84 anos O planeta Urano simboliza a revolução, a criação, a transformação, a inovação e uma busca contínua por novos ideiais. Está associado a mudanças bruscas que permitem a ruptura dos antigos padrões de comportamento para dar lugar ao “novo”. É o planeta representativo da liberdade e do imprevisto. É o anseio por liberdade, independência e sintonia com a verdade. Liga-se às concepções originais, à inventividade, à experimentação aberta, à necessidade de mudança, à excitação e à expressão fora dos padrões estabelecidos. No corpo físico, Úrano associa-se aos impulsos eléctricos do sistema nervoso.

CASA XI: A Casa XI é uma casa sucedente, correspondente ao signo Fixo de Aquário e ao 2º signo do 4º Quadrante. Representa os amigos, os grupos, ideais e aspirações partilhadas em grupos, interesses humanitários. É o oposto e complementar de Leão (Casa V). Eixo Casa V/Casa XI: expressão criativa pessoal/ expressão criativa em grupo, colectiva.


Triplicidade de Água: CARANGUEJO

(22 de Junho a 22 de Julho)

APEGO EU SINTO EU PROCURO

As pessoas com ênfase neste signo são sensíveis, leais, sentimentalistas, apegadas ao passado, carinhosas e emotivas. São pessoas por natureza tendencialmente muito ligadas ao lar, à família e à maternidade. Com forte identificação com a mãe e apego a memórias de infância. Pessoas viradas mais para dentro que para fora, que gostam de nutrir e cuidar, assim como de serem alimentadas emocionalmente. Gostam de servir de abrigo, sustento e apoio aos outros. São fortemente intuitivas e sensíveis ao ambiente que as rodeia. Apresentam uma excelente memória. Por outro lado, podem sofrer de oscilações de humor facilmente, tornarem-se possessivos e muito carentes quando não têm a atenção que precisam. A nível Físico, o signo de Caranguejo tem relação com o estômago.

Elemento: Água Qualidades Primitivas: Frio e Húmido Modalidade: Cardeal Polaridade: Feminino Físico: Estômago

Ascendente em Caranguejo: - Sensíveis - Necessidade de segurança emocional - Capacidade de proteger os outros - Cautelosos


Triplicidade de Água: CARANGUEJO

(22 de Junho a 22 de Julho)

O signo de Caranguejo é regido pela LUA (Sustentáculo da Vida).

Ciclo Zodiacal: cerca de 28 dias

A Lua simboliza o nosso mundo mais íntimo e pessoal. O nosso inconsciente. As memórias lá guardadas. A nossa “nutrição” da alma, tanto física quanto psicológica. A nossa forma de reagir emocionalmente às diferentes situações, as heranças comportamentais e a inteligência intuitiva. Está relacionada com as nossa necessidades mais profundas, as reais motivações que nos movem na busca do que temos de realizar para nos sentirmos completos, para “nutrir” a nossa alma no caminho da realização plena. A Lua personifica a mãe ou as mulheres em geral/esposa no mapa natal de um homem. No corpo físico, a Lua rege os seios, o sistema nervoso simpático e o fluxo de secreções orgânicas e os ciclos e órgãos reprodutivos femininos. CASA IV: A Casa IV (Fundo do Céu) é uma casa angular, correspondente ao signo Cardinal de Caranguejo e ao 1º signo do 2º Quadrante. Representa as raízes, os pais, o lar, a vida familiar, os bens imóveis, a nossa riqueza interior, a sepultura,… É o oposto e complementar de Capricórnio (Casa IV).

Eixo Casa IV/Casa X: Fundações psicológicas e raízes familiares/ Os resultados (“frutos das raízes”)


Triplicidade de Água: ESCORPIÃO

(24 de Outubro a 22 de Novembro)

PROFUNDIDADE EMOCIONAL EU DESEJO EU RENASÇO NÓS TEMOS As pessoas com ênfase neste signo são intensas, emotivas, determinadas e perseverantes. Podem apresentar um temperamento difícil de controlar. Emocionalmente estão ligadas às questões mais primitivas relacionadas com a sexualidade e sobrevivência. Podem apresentar comportamentos excessivos de ciúme ou possessividade quando a sua segurança emocional se sente ameaçada. Têm um talento nato para descobrir segredos e uma necessidade extrema de controlo. No lado menos favorável, os nativos nascidos sob a influência deste signo podem ser obsessivas, manipuladoras e rancorosas. No oposto de Touro (valores captativos da boca), Escorpião corresponde aos valores de dejecção, expulsão e transformação. A nível Físico, o signo de Escorpião tem relação com os órgãos sexuais e excretores.

Elemento: Água Qualidades Primitivas: Frio e Húmido Modalidade: Fixo Polaridade: Feminino Físico: Órgãos sexuais e excretores

Ascendente em Escorpião: - Intensa e Apaixonada - Perceptivas em relação ás necessidades dos outros - Atracção pelo desconhecido


Triplicidade de Água: ESCORPIÃO

(24 de Outubro a 22 de Novembro)

Tradicionalmente regido por Marte, o signo de Escorpião é, desde 1930, também regido por Plutão (O Transformador da Vida). Ciclo Zodiacal: cerca de 248 anos Plutão tem um significado colectivo e individual, justificado pelo período que demora a percorrer o zodíaco inteiro. Representa a questão do poder e a transformação da estrutura atómica da vida, promovendo mudanças profundas que afectam o individual e a colectividade como um todo. Marca os passos evolutivos da humanidade. Plutão é a força que faz acontecer essa evolução/transmutação. Simboliza a morte e o renascimento, o quebrar padrões que já não servem, a renovação e a cura também ao nível físico e psicológico. Plutão faz luz sobre a alma e possibilita fins e começos criativos. No corpo físico, Plutão parece ligado às faculdades regeneradoras das células em geral e aos processos dos órgãos reprodutores. CASA VIII: A Casa VIII é uma casa sucedente, correspondente ao signo Fixo de Escorpião e ao 2º signo do 3º Quadrante. Representa o dinheiro dos outros, a transmutação/transformação, sexo, regeneração,… É o oposto e complementar de Touro (Casa II).

Eixo Casa II/Casa VIII: Os meus valores, bens materiais, o que possuo e o que mais prezo/ Recursos e valores dos outros.


Triplicidade de Água: PEIXES

(20 de Fevereiro a 20 de Março)

TRANSCENDÊNCIA EU ACREDITO EU CREIO NÓS ANALISAMOS As pessoas com ênfase neste signo são sensíveis, compassivos, emotivos, generosos, desapegados da matéria e artísticos. Este é o signo dos sonhos, das ilusões e do enriquecimento espiritual. Conseguem perceber facilmente o sofrimento de quem as rodeia, estando sempre disponíveis para ajudar de uma forma bastante altruísta. São intuitivos e idealistas, assim como imaginativos e bastante virados para a humanidade/outros. Por outro lado, podem sofrer de nostalgia, pessimismo, passividade e de instabilidade emocional. Tendem por vezes a “flutuar” entre duas águas, irresoluto e confuso. Oposto a Virgem que coloca limites, normas, o signo de Peixes aparece ligado ao infinito e ao global. A nível Físico, o signo de Peixes está relacionado com os pés e o sistema linfático.

Elemento: Água Qualidades Primitivas: Frio e Húmido Modalidade: Mutável Polaridade: Feminino Físico: Pés e sistema linfático

Ascendente em Peixes: - Enorme sensibilidade em relação ao meio ambiente - Atracção pelo mistério - Sonhadores e imaginativos


Triplicidade de Água: PEIXES

(20 de Fevereiro a 20 de Março)

Tradicionalmente regido pelo planeta Júpiter, o signo de Peixes é, desde 1846, também regido por Neptuno (Inspiração de Vida). Ciclo Zodiacal: cerca de 165 anos O planeta Neptuno simboliza a sensibilidade, o sonho, a imaginação e a ilusão. Poderá existir uma tendência para a pessoa procurar a transcendência do ego para um sentimento maior de compaixão, de caridade, de amor puro e à abdicação de interesses pessoais em favor de um interesse maior da humanidade. Está ligado aos pressentimentos, às visões místicas, à inspiração e criação artística. Por outro lado, quando em desarmonia no mapa, poderá dar azo a enganos, obsessões, alucinações e a diversas formas de dependências. No corpo físico, Neptuno rege a glândula pineal e as partes do sistema nervoso que reagem às impressões psíquicas.

CASA XII: A Casa XII é uma casa cadente, correspondente ao signo Mutável de Peixes e ao 3º signo do 4º Quadrante. Representa os inimigos secretos, o inconsciente, sofrimentos, enganos e as dificuldades. Relacionada com hospitais e prisões. É o oposto e complementar de Virgem (Casa VI). Eixo Casa VI/Casa XII: Saúde, Corpo Físico, Rotinas/ Saúde espiritual, alma, dons mais profundos


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

 Manual de Estudo do Curso de Formação Profissional em Astrologia – Nível I  Guia de Orientação Astrológica, Isabel Guimarães  Guia de Interpretação Astrológica, Luís Resina  Tratado Prático de Astrologia, André Barbault  A Bíblia da Astrologia, Judy Hall  http://www.espacoastrologico.org/descobrindoos-planetas/

 www.astro.com  http://www.mapaastral.org/

 http://astrologiaautoconhecimento.blogspot.pt

Profile for FacesIsabelGuimaraes

Os doze signos do Zodiaco  

Trabalho final do nível I do Curso de Formação Profissional de Astrologia - por Liliane Nunes

Os doze signos do Zodiaco  

Trabalho final do nível I do Curso de Formação Profissional de Astrologia - por Liliane Nunes

Advertisement