Page 1

DOZE SIGNOS, DOZE EUS...

Célia Azevedo Jul/18


TRABALHO PARA CONCLUSÃO DO NÍVEL I CURSO ASTROLOGIA ORIENTAÇÃO: ISABEL GUIMARÃES FACES/ASPAS


CARNEIRO é o signo do EU NASÇO, e assim, do EU SOU. Situado na primeira casa, neste caso angular e que corresponde ao Ascendente, é o signo da vontade para uma ação impulsiva o que pode caracterizar uma postura mais agressiva deste EU, em especial por ter MARTE como regente. Carneiro é o signo que dá início a uma estação mais calorosa em que a vida brota do retiro invernoso. É cardinal e sendo FOGO tem a característica de ser quente e seco, o que lhe dá um teperamento denominado como colérico. Este EU é muitas vezes rígido, brusco, competitivo e impulsivo. No entanto, por estar associado à infância, contém em si a inocência e a inexperiência de uma criança. Carneiro na casa um mostra como eu me revelo, como me mostro para o mundo. Associa-se a personalidade. É um signo masculino e compreende o período de 21 de Março a 20 de Abril. Em relação a fisiologia sua simbólica remete para a cabeça, visão e sistema nervoso.


Do elemento TERRA vem a necessidade de estabilidade presente em TOURO. A terra, com a qualidade fria e seca, confere um temperamento melancólico a este EU. Touro tem uma natureza feminina e uma quadruplicidade fixa. Por fixar, quer estabilidade, ações concretas e práticas. VÊNUS, regente deste signo, traz a beleza e o amor para este EU. Como está no domínio do pessoal este amor é interno, é o aclamado amor-próprio. Então, tudo que possa proporcionar este cuidado para comigo vem de Vênus e Touro na casa dois, casa sucedente, que fixa uma estação. Este Eu é o EU das posses. EU POSSUO: os valores materiais, bens pessoais, o dinheiro que proporciona prazer aos sentidos. O merecimento, a auto-valorização através dos recursos esta aqui exaltado. Como Touro gosta e anseia por estabilidade, tende a assumir uma postura de resistência frente as mudanças. O período de manifestação deste EU é de 21 de Abril a 21 de Maio.


Quando entramos em 22 de Maio temos GÊMEOS com a força de sua comunicação até 21 de Junho. Do elemento AR vem a qualidade quente e húmida e um temperamento sanguíneo. Como termina a estação da Primavera é um signo mutável, adaptável, masculino e diurno. O regente de Gêmeos é MERCÚRIO o dinámico, intelectual, o que racionaliza e faz uso da lógica. Como está ligado à infância e juventude, faz associações lógicas divertidas para comunicar suas ideias. Está situado na casa três, que é cadente por concluir um ciclo de estação. Em Gêmeos EU COMUNICO, dissemino meu conhecimento, minhas ideias. Em especial ideias como reflexo de todo processo de educação que vem da educação básica e familiar. Como é do ar sua fisiologia remete para os pulmões, ombros e omoplata.


Com a força da LUA vem CARANGUEJO. Feminino, noturno, cardinal, fleumático no temperamenteo por ser frio e húmido, tal como seu elemento ÁGUA. Caranguejo representa o apego e o símbolo remete para a nutrição que encontramos no seio materno. A água de Caranguejo é serena como a de um lago, representa as emoções que aprendo com a família e as memórias retidas. Dependendo do ambiente, pode ter uma postura calma ou hesitante. Está na casa quatro, que é angular e que representa o lar, a raíz familiar. Este signo tem uma profunda relação materna em decorrência da Lua que representa o inconsciente e como este foi formado no decorrer da infância e juventude. Aqui percebo como EU NUTRO minha emoções, minhas lembranças. Por isso os seios, o estómago e o baço são a representação física de caranguejo.


O astro-rei está em plenitude no signo de LEÃO. O SOL é FOGO, quente e seco, colérico em natureza, fixo em quadruplicidade, masculino em dualidade. Este é o signo da autoexpressão, do self, da alegria e divertimento, da solidez. Ao mesmo tempo que tem uma expressão calorosa, tende a ser pouco receptivo já que se considera o centro do universo. Está situado na casa cinco, sucedente, que trata da expressão da individualidade e criatividade. EU EXPRESSO meu valor próprio, minha identidade. É assim que manifesto minha essência através de Leão: carisma e espetáculos, brilho. O Sol como centro rege o coração e a coluna vertebral entre 23 de Julho a 23 de Agosto.


Entre 24 de Agosto e 23 de Setembro MERCÚRIO manifesta-se novamente como regente, desta vez, em VIRGEM. Este signo feminino, noturno, frio e seco, melancólico e mutável, tem a TERRA como seu elemento. Virgem revela como organizamos nossas ações e pensamentos através da disciplina. Um Mercúrio da prática e de um aprendizado que se faz na ação do dia a dia. Por isso crítico, detalhista, rápido. A mente racional de Virgem está manifesta na casa seis, que é cadente por concluir a estação do Verão. EU ORGANIZO neste período os instrumentos para o autoconhecimento. Aparelho digestivo e diafragma são a representação fisiológica de Virgem.


BALANÇA é o signo da harmonia e tem VÊNUS como regente. Um Eu diplomático, amoroso, fluido, dinámico e belo. A sensibilidade artística faz parte deste EU. Uma beleza que é voltada para o social e para os valores nobres como a justiça. EU VALORIZO os meus relacionamentos, valorizo o outro. Por isso está na fase da maturidade. É um signo masculino, diurno, sanguíneo por ser quente e húmido. É do elemento AR e é cardinal por iniciar a bela estação do Outono no Hemisfério Norte. Entre 24 de Setembro a 23 de Outubro é proporcionada uma oportunidade de iniciar o processo de transmutação do Eu a partir do Outro. Balança está na casa sete, angular, que expressa a relação com os outros, como eu me relaciono com os outros. Fisiologia: Aparelho urinário e bexiga.


Marte é co-regente e PLUTÃO o regente do signo da transmutação: ESCORPIÃO. Natureza feminina, noturna, fixa, fleumático, frio e húmido tem a ÁGUA como seu elemento. Água das emoções mais profundas. Água dos pantanos. Água onde nasce o nenufar, o lotus. EU TRANSMUTO para renascer como fênix em metaformose emocional constante. As vezes criativa outras destrutiva. Por isso, por cautela escorpião desconfia e ganhar sua lealdade e confiança requer tempo. Situa-se na casa oito, casa sucedente, casa do conhecimento oculto, do instinto e talentos não manifestos para alcançar a sua melhor versão. Reportase aos orgãos sexuais. Em escorpião o instinto destroi a forma para refinar modelos. Nascer e renascer sempre!


JÚPITER é regente de SAGITÁRIO. Do elemento FOGO, Sagitário é quente e seco, masculino, diurno e mutável. É o signo da introspecção e da temperança. Do idealismo e da ação afirmativa. Da esperança e da expansão. EU EXPANDO de maneira otimista e entusiasmada para conduzir meu conhecimento a um grau de elevação superior. Expando meu potencial da terra ao universo. A casa nove, que é cadente, é domicilio de Júpiter para quem as leis são fundamentais para para manter o equilibrio na busca da sabedoria divina. Explorar o caminho da verdade na reflexão da vida. Sagitário manifesta a postura filosófica perante a vida. Seu período vai de 23 de Novembro a 21 de Dezembro e fisiologicamente reporta-se a cintura pélvica e músculos.


Entre 22 de Dezembro a 20 de Janeiro está o signo de CAPRICÓRNIO. Inicia o inverno, momento de recolhimento, por isso cardinal, frio e seco na sua melancolia. É feminino, noturno e tem a TERRA como seu elemento, dái a necessidade de estrutura, de reconhecimento e de controle emocional. Regente: SATURNO. EU AMBICIONO para manter minha resistência ativa e continuar a ser persistente em meu pragmatismo. Só assim acredito que posso alcançar o topo da pirâmide, com seriedade e trabalho duro. São subtis na sua relação com o outro. Situa-se na casa angular dez que refere-se ao status, ao dinheiro como posição na vida, ao reconhecimento profissional. Este signo da ambição precisa de joelhos saudáveis para que seus ossos e pele revelem o alcance de seu objetivo.


AQUÁRIO. Visionário. Social. Em grupos me manifesto. Para a humanidade projetos meus ideiais e minhas ferramentas da liberdade. Regido por URANO e com a co-regência de Saturno, Aquário representa a projeção de uma mente evoluída a partir do conhecimento intuitivo, da inovação, da tecnologia, das ideias sociais. EU IMAGINO e, assim, sou original. Viajo mentalmente em oportunidades e possibilidades. Amigável, empático, está bem com pessoas ao seu redor. Muitas pessoas! É fixo, maculino, diurno, quente e húmido, sanguíneo. Elemento: AR. A casa onze, sucedente, é a casa do grupo, do social, do espírito livre. Rege as pernas e o sistema circulatório e compreende o período de 21 de Janeiro a 19 de Fevereiro.


O Grande NETUNO, Deus dos mares, rege o signo de PEIXES. E Júpiter é seu coregente. Mutável, conclui o período de recolhimento da natureza física, humana e social. Uma trajetória dolorosa, feita de sacrifício, de resistência. Frio e húmido é fleumático. Elemento ÁGUA na emoção do mar que pode ser profundo e escuro ou azul e transparente. Manifestação do EU TRANSCENDO. Sua representação simbólica associa-se ao sofrimento humano e ao enriquecimento individual e espiritual: um peixe rema para o passado enquanto outro rema para o futuro. Aqui visualizo a projeção do amor universal. Tal idealismo pode provocar múltiplas emoções e daí uma certa confusão mental relacionada a este signo. Sua casa é cadente, a doze, onde aprendo a usar as ferramentas espirituais do inconsciente para o consciente. O sistema linfático, por onde circula a energia, representa Peixes.


Referências

Bibiliográfica: GUIMARÃES, Isabel. Manual do Curso de Astrologia Nível I, FACES, Porto, 2018.

Imagens: https://pixabay.com/pt/photos/signos%20do%20zod%C3%ADaco/ Imagens com Licença CCO

Profile for FacesIsabelGuimaraes

Doze Signos, Doze EUS com Célia Azevedo  

Trabalho Final do Curso de Formação Profissional de Astrologia da Faces Isabel Guimarães do nível 1.

Doze Signos, Doze EUS com Célia Azevedo  

Trabalho Final do Curso de Formação Profissional de Astrologia da Faces Isabel Guimarães do nível 1.

Advertisement