Page 1

Formação

Curso de formação profissional em Astrologia NÍVEL I

formadora

formanda

Maria Manuela Pereira de Sousa

ano letivo 2014 / 2015

Isabel Guimarães


Curso de Formação Profissional em Astrologia – nível I 2014 / 2015

INTRODUÇÃO

Com esta formação pretendo adquirir meios suficientes para, primeiro, fazer todo um trabalho de autoconhecimento. De seguida, estudar e tentar perceber o modo como os fenómenos celestes e sua relação com os acontecimentos terrestres influenciam todo o nosso Ser e toda a Humanidade. Este conhecimento permitirá perceber melhor quem somos, o que pretendemos, para um aperfeiçoamento de autorealização. Permitirá, também, caminhar para uma realização individual e coletiva. Por fim, mas não por último uma vez que é um processo de estudo contínuo e de descobertas incessantes, permitirá orientar-me a mim e a quem mais desejar conhecer-se. Este trabalho exposto é apenas um resumo do muito que se possa dizer sobre os signos astrológicos. Porém, apesar de breve, é o início a um estudo cada vez mais apetecível e profundo.

2 formanda Manuela Sousa


Curso de Formação Profissional em Astrologia – nível I 2014 / 2015

Carneiro

21 de março a 20 de abril

EU SOU – AÇÃO DINÂMICA Qualidade – cardeal

Elemento – fogo

Dualidade – masculino

Anatomia – cabeça, rosto, cérebro, dentes superiores

Casa 1 – Independência; auto-imagem; janela através da qual vemos o mundo Planeta regente Co-regente -

Marte – Ação; energia; competição; iniciativa

Plutão – Regeneração; transformação; morte; cura

Carneiro – Individualidade; competição; coragem; impaciente; empreendedor; líder Carneiro que se encontra na Casa I, na qualidade de cardeal, pertencente ao elemento Fogo e com o planeta Marte como regente, traz uma energia impulsiva, de ação. É muito recetivo a novos projetos, a desafios, e nada o impede de os colocar em prática. No entanto podem perder rapidamente o entusiasmo inicial. Por querer resultados rápidos, pode tornar-se execução de tarefas. Não delegam funções, sendo auto-suficientes. Podem não estar dispostos a obedecer ou submeter-se a ordens para as quais não vêem qualquer sentido, ou com as quais discordam. Preocupam-se em demasia impaciente e desviar-se dos objetivos definidos. São líderes natos e confiam pouco nos outros para a com eles próprios. Precisam controlar a impulsividade, que pode torná-los agressivos. O glifo deste signo mostra os chifres do carneiro, mas também pode sugerir a representação dos primeiros rebentos verdes brotando da semente no chão, fortes e cheios de esperança (simbologia à primavera = início).

Touro

21 de abril a 21 de maio

EU TENHO – ESTABILIDADE Qualidade – fixo

Elemento – terra

Dualidade – feminino

Anatomia – garganta, pescoço, orelhas, cordas vocais, tiróide, língua, boca, amígdalas, dentes inferiores

Casa 2 – Valores (emocionais e mentais); finanças; bens materiais Planeta regente –

Vénus – Beleza; sensualidade; harmonia

Touro – Estabilidade; segurança; bens materiais; paciência; conservador; ambicioso Touro que se encontra na Casa 2, na qualidade fixa, pertencente ao elemento Terra e com o planeta Vénus como regente, traz uma energia de estabilidade. É equilibrado e cumpridor, por isso tem respeito à propriedade e horror de cair em dívidas. Os taurinos, ligados a Vénus, apreciam as cores suaves, ligam-se, de acordo com o seu elemento, com os recursos da Natureza e ao merecimento próprio. Conseguem relaxar e desfrutar dos prazeres dos sentidos. Tentam manter a segurança do estatuto. Têm relutância nas mudanças. Apesar de serem práticos, tendem a serem inflexíveis. Podem tornar-se materialistas e ficarem presos a uma rotina. O símbolo é o touro, um animal forte e por norma calmo. Quando provocado, chega à raiva intensa e poderosa. O glifo é o pictograma da cabeça do touro.

3 formanda Manuela Sousa


Curso de Formação Profissional em Astrologia – nível I 2014 / 2015

Gémeos

22 de maio a 21 de junho

EU PENSO – COMUNICAÇÃO Qualidade – mutável

Elemento – ar

Dualidade – masculino

Anatomia – pulmões, clavícula, mãos, braços, ombros, sistema nervoso

Casa 3 –Irmãos; amigos íntimos; ambiente próximo; comunicação; viagens curtas; ensino básico e secundário Planeta regente -

Mercúrio – Habilidades na comunicação; fala; escrita; mente; razão

Gémeos – pensador objetivo; ágil; expressivo; superficial Gémeos que se encontra na Casa 3, na qualidade mutável, pertencente ao elemento Ar e com o planeta Mercúrio como regente, está ligado à comunicação, ao contacto mental e aos princípios sociais. É sociável, gosta da mudança, sendo flexível e adaptável a qualquer situação. Necessita constantemente de novos interesses e evita a rotina. Tem tendência a envolver-se em demasiadas atividades ao mesmo tempo. Tem imensas ideias, no entanto não sente necessidade de as pôr em prática. Dificilmente aprofunda os conhecimentos. Adapta-se facilmente a qualquer situação e revela uma rapidez de pensamento. Este signo é representado por duas crianças que refletem a curiosidade típica das mesmas. Por norma, as crianças mostram-se impacientes e querem atingir um conhecimento imediato. O glifo representa a dualidade, mas também pode simbolizar os pilares gémeos do portão da sabedoria. Caranguejo

22 de junho a 22 de julho

EU SINTO – APEGO Qualidade – cardeal Dualidade – feminino

Elemento – água Anatomia – peito, estômago, lóbulos superiores do fígado

Casa 4 – Lar; família (+ mãe); segurança; fundações psicológicas e emocionais Planeta regente -

Lua – Emoções; subconsciente; necessidades emocionais; memória

Caranguejo – Emoções; intuição; cuidar; afeto A cardinalidade do signo mostrar ser empreendedor, cheio de iniciativa, e o seu elemento Água mostra emoção, adaptabilidade. Assim, e também de acordo com o seu planeta regente, o Caranguejo está ligado ao mundo das emoções, é conservador e apreciador da família. É muito sensível, fiel, e de natureza reservada. São apegados ao passado. Demonstra um forte apego ao lar, bem como forte consciência ambiental. O glifo sugere o seio materno ou a fertilização do ovo pelo esperma. O próprio caranguejo, que vive escondido nas rochas e areia, é tímido e inseguro, no entanto, em situação de perigo utiliza as tenazes agressivamente.

4 formanda Manuela Sousa


Curso de Formação Profissional em Astrologia – nível I 2014 / 2015

Leão

23 de julho a 23 de agosto

EU QUERO – AUTOEXPRESSÃO Qualidade – fixo Dualidade – masculino

Elemento – fogo Anatomia – coração, flancos, parte superior das costas

Casa 5 – Criatividade; diversões; filhos; jogos; festas; hobbies; férias; desportos Planeta regente -

Sol – Vitalidade; entusiasmo; ego; irradiação; vontade

Leão – Criatividade expressiva; confiança; entusiasmo; generoso; arrogante; autoritário A qualidade fixa do Leão demonstra confiança, enquanto o elemento Fogo traz o entusiasmo. O Leão é extrovertido, ambicioso, corajoso, dominante, energético, positivo, independente, autoconfiante. É um líder nato, sabe o quer e brilha pela sua enorme criatividade. Tem receio de cair no ridículo e preocupa-se com o estatuto. Age de forma teatral e necessita que as atenções estejam centradas nele. Como animal, o leão representa o rei da selva, imponente e confiante. O glifo representa o movimento ondulante da juba do leão.

Virgem

24 de agosto a 23 de setembro

EU ANALISO – ORGANIZAÇÃO Qualidade – mutável

Elemento – terra

Dualidade – feminino

Anatomia – aparelho digestivo, intestinos, fígado, pâncreas, vesícula, plexo inferior

Casa 6 – Serviço; dever; terapias; saúde; trabalho; animais domésticos; empregados Planeta regente -

Mercúrio - Habilidades na comunicação; fala; escrita; mente; razão

Virgem – Trabalhador; meticuloso; prestativo; crítico; apreensivo; calculista Virgem que se encontra na Casa 6, pertencente ao elemento Terra está relacionado com o sentido prático da organização, da higiene, da ordem. São meticulosos e tendem a analisar tudo ao pormenor e compartimentam a informação. Adaptam-se com facilidade, são discretos, trabalhando muitas vezes nos bastidores. Não procuram a fama, mas buscam a perfeição. O signo é representado pela Virgem, menina tímida, pura na mente e no corpo. O glifo representa um M limpo e intacto (M de meticulosa, moça, Maria)

5 formanda Manuela Sousa


Curso de Formação Profissional em Astrologia – nível I 2014 / 2015

Balança

24 de setembro a 23 de outubro

NÓS SOMOS – EQUILÍBRIO Qualidade – cardeal

Elemento – ar

Dualidade – masculino

Anatomia – rins, apêndice, parte inferior das costas, glândulas supra-renais

Casa 7 – O outro; compromissos; casamento; adversários; inimigos; parcerias; relacionamentos afetivos

Vénus – Beleza; sensualidade; harmonia

Planeta regente

Balança

– Equilíbrio; harmonia; diplomacia; sociabilidade Balança encontra-se na primeira casa social e está oposta à primeira casa. Daí, e por ser uma projeção de nós próprios, procuramos nos nossos contactos mais íntimos uma parte de nós. Estes relacionamentos são variados: casamento; negócios; inimigos declarados; conflitos; ações judiciais; tribunais. Balança que se encontra na Casa 7, pertencente ao elemento Ar e com o planeta Vénus como regente, traz harmonia e beleza em tudo. A qualidade cardeal (empreendedorismo) e o elemento ar (intelectual) são muitas vezes camuflados pelo facto da Balança querer atingir o equilíbrio e a harmonia. Tentam sempre agradar a todos daí serlhes difícil tomar decisões, no entanto têm diplomacia nas suas ações. Preocupam-se com os princípios da justiça e da equidade. Este é o único símbolo inanimado do zodíaco, mas é aquele que o glifo representa equilíbrio, harmonia e neutralidade.

Escorpião

24 de outubro a 22 de novembro

NÓS TEMOS – REGENERAÇÃO Qualidade – fixo

Elemento – água

Dualidade – feminino

Anatomia – órgãos genitais, recto, órgãos de reprodução, bexiga

Casa 8 – Valores pessoais e materiais dos outros (doações, heranças,…); morte (transmutação); sexo; regeneração; poder; crime

Plutão – Regeneração; transformação; morte; cura Marte – Ação; energia; competição; iniciativa

Planeta regente – Co-regente -

Escorpião – Transformação; intensidade; resoluto e tenaz; secreto; procura poder; destrutivo Escorpião com o elemento Água e a qualidade fixa, pode indicar que a água só se encontra fixa quando congelada. Daí o escorpião revelar pouco de si, demonstrar distância e insensibilidade. Porém, também pode indicar um sentimento firme, emoções fortes e serem determinados. São ansiosos face ao desconhecido, querendo controlar os acontecimentos. Escorpião abarca extremos: há sentimentos de paixão, de amigo fiel ou inimigo vingativo. No entanto, há forte senso de justiça idiossincrático. O escorpião costumava ser representado por uma cobra escondida na erva seduzindo Eva. O escorpião tem um ferrão venenoso na sua cauda, e que pode libertar de forma calculada em doses para acalmar ou paralisar uma presa. No entanto, também vemos a mãe-escorpião que leva cuidadosamente o seu filho às costas após o nascimento. 6 formanda Manuela Sousa


Curso de Formação Profissional em Astrologia – nível I 2014 / 2015

Sagitário

23 de novembro a 21 de dezembro

NÓS PENSAMOS – INTROSPEÇÃO Qualidade – mutável

Elemento – fogo

Dualidade – masculino

Anatomia – quadris, coxas, parte superior das pernas

Casa 9 –Lugares distantes; viagens longas; o estrangeiro; estudos superiores; religião; filosofia; sentido da vida; misticismo Planeta regente -

Júpiter – Abundante; tolerante; honra; lei

Sagitário – Sorte; fé; ética; verdade; otimista; viajante; exagero; imprudente Sagitário que se encontra na Casa 9, de qualidade mutável, pertencente ao elemento Fogo e com o planeta Júpiter como regente, está ligado à vontade de viajar, de explorar. A mente de um sagitariano está sempre disponível a novas experiências, por isso se adaptam com facilidade. São ambiciosos e otimistas, e não se deixam afetar por deceções. Eles são honestos, sinceros, generosos, com uma paixão enorme pela justiça. Colocam-se ao lado do oprimido da sociedade e lutam pelas causas justas, podendo tornar-se rebeldes. Os sagitarianos têm uma agitação forte e adoram as atividades físicas, passear e viajar. Não se interessam por questões ligadas diretamente ao ambiente próximo, uma vez que precisam de objetivos mais amplos. A busca pelo conhecimento e sabedoria pode levá-lo para áreas como a filosofia, metafísica e religião. Este signo é representado pelo centauro disparando uma flecha. O glifo representa a flecha quando deixa o arco. A flecha representa o entusiasmo do sagitariano, que parte à aventura de novos horizontes. Capricórnio

22 de dezembro a 20 de janeiro

NÓS SENTIMOS – AMBIÇÃO Qualidade – cardeal Dualidade – feminino

Elemento – terra Anatomia – joelhos e parte inferior das pernas

Casa 10 – Vida pública e social; figuras de autoridade (+ pai); posição social; profissão; honra; carreira; reputação Planeta regente -

Saturno – responsabilidade; sabedoria; conservadorismo

Capricórnio – Ambição; sabedoria; realizador; estatuto social; carreira A cardinalidade do signo apresenta iniciativa e empreendedorismo, e o elemento Terra pragmatismo e cuidado. Assim, Capricórnio é esforçado, prático, responsável, perseverante e muito cauteloso. Estão ligados ao mundo material, sendo um objetivo importante a alcançar. Geralmente o sucesso material é alcançado devido à focalização de metas e por consequência de trabalho de forma perseverante. No entanto, esta estrutura construída pode tornarse numa prisão. Para ultrapassar esta etapa, pode utilizar o mundo material para um bem mais amplo. O símbolo é o bode que geralmente usa a cauda de um animal marinho. Este bode-marinho pode, para além de galgar a montanha escarpada, também tem a sabedoria coletiva e a sensibilidade das águas que é também capaz de utilizar. Este é o único signo com dois glifos.

7 formanda Manuela Sousa


Curso de Formação Profissional em Astrologia – nível I 2014 / 2015

Aquário

21 de janeiro a 19 de fevereiro

NÓS QUEREMOS – CONSCIÊNCIA SOCIAL Qualidade – fixo

Elemento – ar

Dualidade – masculino

Anatomia – pernas; tornozelos; sistema circulatório

Casa 11 – Sociabilidade; amizades; clientela; apoios; desejos Planeta regente Co-regente -

Urano – Mudança; rebelião; inovação; progressista Saturno – responsabilidade; sabedoria; conservadorismo

Aquário – Humanitário; colaborador; progressista; amigável; excêntrico; cético Aquário que se encontra na Casa 11, com qualidade fixa, pertencente ao elemento Ar e com o planeta Urano como regente, traz uma abordagem determinada e intelectual. A energia deste signo leva à necessidade de se sentir um ser humano útil e humanitário. Encaram a vida de forma lógica, desligada e sem emoção. São imparciais e têm fortes convicções ideológicas. Procuram a verdade acima de tudo. Para um aquariano, o grupo é mais importante do que o indivíduo. Daí dar mais importância à humanidade, à sociedade, às minorias desfavorecidas O glifo deste signo representa linhas de comunicação e energia elétrica no ar. O símbolo é o homem derramando a água do conhecimento pela humanidade. Peixes

20 de fevereiro a 20 de março NÓS ANALISAMOS – TRANSCENDÊNCIA

Qualidade – mutável

Elemento – água

Dualidade – feminino

Anatomia – pés

Casa 12 – Saúde mental; oculto; o inconsciente; carma; amigos ocultos; inimigos secretos; solidão; hospitais; prisões

Neptuno – Sonho; ilusão; transcender; espiritualidade; sacrifício; voluntariado; vítima Júpiter – Abundante; tolerante; honra; lei

Planeta regente – Co-regente -

Peixes – Místico; altruísta; compaixão; idealista; confusão; sonhador; falta individualidade Peixes que se encontra na Casa 12, com qualidade mutável, pertencente ao elemento Água e com o planeta Neptuno como regente, é inconstante e sentimental. É muito sensível aos sentimentos das pessoas à sua volta, tendo qualidades de generosidade. Preocupam-se com os problemas dos outros, daí ser propenso à dor, à confusão, à deceção e ilusão. Sentem-se, muitas vezes, mártires. O símbolo são os peixes nadando unidos e apontando em direções opostas. Eles lutam contra a tensão do Homem como Deus e do Homem como Homem. O glifo reflete dois semicírculos voltados para fora e mantidos juntos por uma linha de união.

8 formanda Manuela Sousa


Curso de Formação Profissional em Astrologia – nível I 2014 / 2015

Bibliografia:

- Manual do Curso de Formação Profissional em Astrologia, nível I – Isabel Guimarães - Como interpretar seu mapa astral – Martin Freeman - As doze casas – Howard Sasportas - As casas astrológicas – Dane Rudhyar - http://www.mapaastral.org/

9 formanda Manuela Sousa

Profile for FacesIsabelGuimaraes

12 signos e suas relações  

Trabalho de estudo do curso de formação em astrologia - nível 1 das FacesIsabelGuimarães, pela formanda Manuela Sousa

12 signos e suas relações  

Trabalho de estudo do curso de formação em astrologia - nível 1 das FacesIsabelGuimarães, pela formanda Manuela Sousa

Advertisement