Page 1

OS 12 SIGNOS DO ZODÍACO

FORMANDA : RAQUEL SANTOS CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM ASTROLOGIA - NÍVEL 1

JULHO DE 2019 FORMADORA - ISABEL GUIMARÃES


ÍNDICE: 1. ORIGEM E SIGNIFICADO DO ZODÍACO 2. A SEQUÊNCIA DOS SIGNOS

3. OS 4 ELEMENTOS 4. SIMBOLOGIA DOS SIGNOS 5. CARACTERÍSTICAS DOS 12 SIGNOS DO ZODÍACO

6. CONCLUSÃO 7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E DE IMAGENS


1 - ORIGEM E SIGNIFICADO DO ZODÍACO ❑ Os primeiros registos sobre o horóscopo apareceram cerca 6000 a 5000 anos a.C., quando várias civilizações antigas se dedicavam à observação da abóboda celeste e dos seus efeitos nos ciclos da Terra. ❑ As suas populações acreditavam que os astros podiam influenciar a vida humana especialmente o destino dos recém-nascidos. Entretanto, a versão do horóscopo que conhecemos hoje – uma mistura de influências da astrologia milenar dos babilónios, do conhecimento matemático dos egípcios e da filosofia grega surgiu por volta do século 5 a.C., com a criação do primeiro zodíaco. Na sua origem grega, essa palavra significa “círculo de animais” e indicava o grande cinturão celeste que marcava a trajetória do Sol naquela época. ❑ Dentro dessa trajetória, cada constelação por onde o astro passava simbolizava um signo. O número de constelações e as figuras que as indicavam variavam para cada civilização.


❑ Os 12 conjuntos de estrelas que representam os signos de hoje foram padronizados ainda na Antiguidade, a partir da influência de imagens da mitologia de babilónios, egípcios, gregos e romanos.

❑ Ao trajecto aparente do sol visto da Terra deu-se o nome de Faixa Zodiacal. Esta está dividida em 12 espaços de 30º cada, os quais estão ocupados pelos 12 signos. O Zodíaco inicía-se no Ponto Vernal 0º que corresponde ao Equinócio da Primavera e é com o signo de Carneiro que a “viagem”começa. Passa por todos os outros signos numa determinada ordem e sequência (conforme vamos ver mais à frente) até completar a roda. Deste modo foi possível entender-se melhor a experiência do Homem ao longo da sua existência. ❑ Ao definir uma referência fixa para a observação dos astros, o zodíaco impulsionou o surgimento dos horóscopos individuais como o mapa astral (uma análise do céu na hora do nascimento que traz revelações sobre a pessoa e seu destino). Ainda no início da Era Cristã, as civilizações antigas definiram o perfil de cada signo, levando em conta, por exemplo, as peculiaridades das estações do ano. Outras influências, como a simples observação do temperamento de pessoas nascidas num mesmo período, também modificaram as características que cada signo apresenta atualmente. Na Astrologia os signos são chamados de Solares. Isso porque cada um deles tem, aproximadamente, a duração de 1 mês e, sendo 12 traduzem o tempo que a Terra leva para dar a volta ao Sol, um ano.


2- SAIBA QUAL É A SEQUÊNCIA DOS SIGNOS: ❑ Carneiro (21/03 a 20/04) – 1º Signo - São espontâneos, impulsivos e enérgicos. Gostam de viver cada momento e são perfeitos líderes, já que são bons em tomar atitudes diante de pressão. ❑ Touro (21/04 a 20/05) – 2º Signo - São teimosos, realistas e têm o poder da realização. Altamente intensos, para os nativos de Touro a segurança é tudo. Buscam sempre a estabilidade. ❑ Gémeos (21/05 a 20/06) – 3º Signo - Signo marcado pela comunicação, versatilidade e inconstância. O nativo de Gémeos tem facilidade para o diálogo, prazer em andar rodeado de pessoas e o gosto pela liberdade. ❑ Caranguejo (21/06 a 21/07) – 4º Signo - Seu ponto principal são as emoções, a imaginação e a sensibilidade. É considerado o signo mais amoroso e emotivo do zodíaco, com um forte instinto maternal. Tem o poder de fazer com que os outros se sintam bem na sua presença.


❑ Leão (22/07 a 22/08) – 5º Signo - As características principais dos nativos de Leão são a criatividade, generosidade, nobreza e vaidade. Brilham de forma natural. São pessoas românticas, leais e idealistas. ❑ Virgem (23/08 a 22/09) – 6º Signo - Os nativos de Virgem são facilmente identificados pela sua organização, perfeccionismo e inteligência. Considerado o signo da limpeza e da ordem, ele sentem necessidade de seguir regras. ❑ Balança (23/09 a 22/10) – 7º Signo - Os nativos de Balança têm como pontos fortes a vaidade, a idealização e a gentileza. São delicados, conciliadores e necessitam viver em harmonia e equilíbrio. ❑ Escorpião (23/10 a 21/11) – 8º Signo - As características principais deste signo são a sedução, transformação, mistério e intensidade. São movidos pela vontade apaixonada de viver com profundidade emocional.


❑ Sagitário (22/11 a 21/12) – 9º Signo - São guiados pela inspiração, intuição e originalidade. São pessoas consideradas introspetivas, filosóficas e pensadoras. Gostam de aventuras e são sempre motivadoras para as outras pessoas. ❑ Capricórnio (22/12 a 21/01) – 10º Signo - São persistentes e responsáveis. Possuem metas bem definidas e são muito ambiciosos. Determinação é a palavra de ordem. ❑ Aquário (22/01 a 19/02) – 11º Signo - Liberdade, inovação e originalidade são as palavras que regem a vida dos aquarianos. São pessoas voltadas para os ideais sociais, inventivas, por vezes excêntricas e extremamente visionárias. ❑ Peixes (20/02 a 20/03) – 12º Signo - Estes costumam ser ligados à solidariedade e à sensibilidade apurada. Signo associado à transcendência, detentores de uma capacidade de resolver questões usando a sua intuição desenvolvida o que lhes permite sentir a vibração das coisas e o que acontece com as outras pessoas.


3 - SAIBA QUAIS SÃO OS 4 ELEMENTOS - TRIPLICIDADE ❑ Signos do elemento FOGO: Carneiro, Leão e Sagitário – Os signos de Fogo expressam uma energia universal irradiante, uma energia excitável, entusiástica, que através da sua luz traz cor ao mundo. Os signos de Fogo demonstram jovialidade, grande autoconfiança, força ilimitada e uma honestidade frontal. ❑ Signos do elemento AR: Gémeos, Balança e Aquário – Os signos de Ar expressam a energia vital que tem sido associada à respiração, também designado por “prana”. O reino do Ar é o mundo das ideias arquetípicas para além do véu do mundo físico.A energia cósmica é atualizada em padrões específicos de pensamento, com objectividade, perspectiva e uma abordagem racional e reflexiva de tudo aquilo que fazem. ❑ Signos do elemento ÁGUA: Caranguejo, Escorpião e Peixes – Os signos de Água estão em contacto com os seus sentimentos e em sintonia com “matizes” e subtilezas em que muitos nem sequer reparam. Estão ligados ao reino das emoções profundas, das respostas sentimentais, que vão desde as paixões compulsivas aos medos esmagadores, à aceitação plena e maior pela criação. Estes sabem instintivamente que para realizar as suas mais profundas aspirações da alma, devem proteger-se das influências exteriores e assegurarem a calma interior necessária à reflexão profunda e à subtileza de perceção. ❑ Signos do elemento TERRA: Touro, Virgem e Capricórnio– Os signos de Terra confiam profundamente nos seus sentidos e na razão prática. A compreensão inata da maneira de funcionar do mundo material confere-lhes mais paciência e autodisciplina do que aos outros signos. Tendem a ser cautelosos, premeditados, bastante convencionais e geralmente dinos de confiança. Para os signos de Terra é especialmente importante conhecer o seu lugar no mundo, porque a seguramça para eles é uma meta constante ao longo da vida.


4- SIMBOLOGIA DOS SIGNOS CARNEIRO ( ÁRIES) - AÇÃO DINÂMICA ❑ O símbolo deste signo é a cabeça e os chifres de um carneiro, imagem que tem origem nas estrelas que formam a constelação de Carneiro. Por vezes, pode também ser representado por uma imagem que simboliza a fonte da vida. Este é um signo de fogo regido pelo planeta Marte. As pessoas nascidas no período entre 21 de março e 20 de abril tendem a ser corajosas e cheias de entusiasmo.

TOURO - ESTABILIDADE

❑ O símbolo de Touro é representado pelos chifres de um touro, símbolo de força, este é um signo de terra e é regido pelo planeta Vénus. Este mesmo símbolo representa o sal de rocha na Alquimia. Segundo os astrólogos, a pessoas que nascem entre os dias 21 de abril e 21 de maio, tendem a ser leais e teimosos.


GÉMEOS - COMUNICAÇÃO

❑ O símbolo de Gémeos é o símbolo do zodíaco que representa a dualidade e é um signo de ar regido pelo planeta Mercúrio. Como características dos Gémeos - pessoas nascidas entre 22 de maio e 21 de junho - destaca-se o facto de serem bons comunicadores.

CARANGUEJO (CÂNCER) - APEGO ❑ O símbolo de Caranguejo sugere as garras de um caranguejo, um crustáceo que apresenta como característica o facto de ter o corpo protegido por uma carapaça. Este é um signo de água regido pela Lua. Os Caranguejo têm como característica a timidez, de modo que a carapaça representa a inibição das pessoas nascidas nesse período (entre 22 de junho e 22 de julho).


LEÃO – AUTO EXPRESSÃO

❑ O símbolo de Leão é representado pela juba de um Leão. Este é um signo de fogo e é regido pelo Sol. De acordo com o horóscopo, as pessoas nascidas no período entre 23 de julho e 23 de agosto têm a tendência de serem carinhosas e de apresentar uma personalidade muito forte. Assim, é uma referência ao leão, conhecido como o “rei da selva”.

VIRGEM - SERVIÇO ❑ O símbolo de Virgem sugere umas asas celestiais. Outra forma de representá-lo é através de uma mulher segurando um feixe de trigo, isto porque numa relação com as colheitas, a Virgem é tal como uma terra nova pronta para receber a semente. Este é também um signo de terra e é regido pelo planeta Mercúrio. Os Virgem - pessoas que nascem entre o período de 24 de agosto e 23 de setembro - apresentam como característica a exigência e practicidade.


BALANÇA ( LIBRA) - EQUILÍBRIO ❑ O símbolo de Balança pode ser representado pelo pôr do sol, tendo em conta a posição do Sol nesta altura do ano. A balança, símbolo da justiça, é também frequentemente utilizada como seu símbolo, uma vez que os Balança têm como traço característico a justiça. Balança é, assim como Gémeos, um signo do ar e é regido pelo planeta Vénus. Os Balança nascem no período compreendido entre 24 de setembro e 23 de outubro.

ESCORPIÃO - PROFUNDIDADE EMOCIONAL

❑ O símbolo de escorpião surge a partir da letra hebraica “mem” em junção com a cauda do escorpião. Este é um signo de água, assim como o signo de Caranguejo, e é regido pelo planeta Plutão. Quem nasce nesse período (entre 24 de outubro e 22 de novembro) carrega na sua personalidade a curiosidade e o ciúme.


SAGITÁRIO - INTROSPEÇÃO ❑ O símbolo de Sagitário é representado por uma seta. Sagitário também pode ser mostrado como um centauro segurando um arco e flecha. Lembrando que a flecha simboliza a conquista e conhecimento, o nono símbolo do zodíaco representa o ser humano perfeito. É um signo de fogo é regido pelo planeta Júpiter. Os nativos de Sagitário - aqueles que nascem entre 23 de novembro e 21 de dezembro - tendem a ser introspetivos.

CAPRICÓRNIO - AMBIÇÃO ❑ O símbolo de Capricórnio é uma junção de chifres de cabra com cauda de peixe. É um signo de terra - tal como Touro e Virgem - e é regido pelo planeta Saturno. Nos nativos de Capricórnio - os nascidos entre 22 de dezembro e 20 de janeiro - destaca-se a perseverança


AQUÁRIO – IDEAIS SOCIAIS ❑ O símbolo de Aquário é representado por ondas. É um signo de ar, (Gémeos e Balança também) e é regido pelo planeta Saturno. Os nativos de Aquário, cujo nascimento decorre entre 21 de janeiro e 19 de fevereiro, apresentam como característica o facto de serem idealistas.

PEIXES - TRANCENDÊNCIA ❑ O símbolo de Peixes é representado por um par de peixes que nada em sentidos opostos e que se mantém unido por um cordão. Assim como Caranguejo e Escorpião, este é um signo de água, e é regido pelo planeta Neptuno. Os Peixe - nascidos entre 20 de fevereiro e 20 de março - tendem a ser muito intuitivos e piedosos.


5 - CARACTERÍSTICAS DOS 12 SIGNOS DO ZODÍACO


❑ Signo de Carneiro / Áries ( 21 de Março a 20 de Abril) O Signo de Carneiro é o primeiro signo do zodíaco e é simbolizado por um carneiro. Ele forma juntamente com Leão e Sagitário o conjunto dos signos de Fogo. Características do Signo de Carneiro

O Carneiro faz pensar no fervilhar da vida, no renascimento da natureza que se manifesta apesar da terra endurecida e gelada pelo Inverno. A seiva sobe nas plantas e os animais querem perpetuar a espécie. Os nativos deste signo são impulsivos, reagem ao imediato e muitas vezes entusiasmam -se. São pessoas com espírito de aventura, cheias de energia, corajosas, rápidas e dinâmicas. Impacientes, não gostam de receber ordens, mas são francos, sociáveis e firmes, características que os tornam bons líderes. Adoram viver em liberdade, trabalhar com metas e com novidades. São independentes e focados nos seus próprios objetivos, uma vez que possuem grande ambição. Devido a sua grande energia podem por vezes tornar-se agressivos e inquietos. Ofendem-se facilmente e não é nada fácil para eles perdoar. O papel de um nativo de Carneiro é ser empreendedor e pioneiro, e se ele acredita numa boa causa, sem dúvida lutará sem descanso por ela.


❑ Saiba mais sobre o Signo de Carneiro: ❑ Polaridade - Masculino ❑ 1º Signo do Zodíaco

❑ Casa natural - Casa 1 = EU SOU ❑ Triplicidade – Fogo ❑ Estação - Inicia a Primavera ❑ Quadruplicidade – Cardinal ❑ Temperamento - Colérico

❑ Planeta regente – Marte ❑ Palavra chave – Iniciativa

❑ Qualidades - Coragem, Franqueza, Rapidez, Força ❑ Defeitos - Impulsividade, Agressividade, Egoísmo ❑ Físico – Funções vitais no domínio da cabeça


❑ Signo de Touro (21 de Abril a 20 de Maio) O signo de touro é o segundo signo do zodíaco, o seu símbolo é um boi e forma com Virgem e Capricórnio o conjunto dos signos de Terra. Características do Signo de Touro o signo de touro vai materializar os impulsos criativos que nasceram durante o signo de carneiro. O touro corresponde ao processo de crescimento, é o momento em que desponta toda a natureza. O nativo de Touro tem um profundo sentido do ter, é materialista, determinado e paciente. Estas características levam-no a obter tudo aquilo de que precisa. É muito sensível, mas não fraco. É resistente, voluntarioso, teimoso e persegue afincadamente os objetivos que fixou. Pode ter fúrias inesquecíveis. De constituição robusta, o touro ama a vida com sensualidade. Apreciam todas as formas de arte. Apreciam o luxo, conforto, comodidade, boa comida e os prazeres da vida em geral, por isso devem estar atentos às suas possibilidades para não exagerarem na busca de satisfazer estes desejos. Têm necessidade da natureza, da terra, das refererências materiais. A sua psicologia é secundária, engole e assimila lentamente, mas não esquece nada, a sua memória é excelente. Teimoso, o taurino é determinado e protetor. precisa de segurança e estabilidade para ser feliz, e conquista isso com muito trabalho e concentração. São por vezes ressentidos e egocêntricos.


❑Saiba mais sobre o Signo de Touro ❑ Polaridade - Feminino ❑ 2º Signo do Zodíaco ❑ Casa natural – Casa 2 = EU TENHO ❑ Triplicidade – Terra ❑ Estação – a Primavera ( “meia -estação”)

❑ Quadruplicidade – Fixo ❑ Temperamento - Melancólico ❑ Planeta regente – Vénus

❑ Palavra-chave – Realização, Estabilidade ❑ Qualidades -Força de Vontade, Determinação, Paciência, Perseverança, Habilidade ❑ Defeitos - Preguiça, Teimosia. ❑ Físico – Funções vitais na área do pescoço e seus órgãos


❑ Signo de Gémeos ( 21 de Maio a 20 de Junho) Características do Signo de Gémeos No signo de Gémeos o indivíduo toma consciência daquilo que o rodeia, é curioso e tem necessidade de se relacionar com os outro. É um signo de transição ( mutável), donde vem a sua dualidade. Dividido entre o desejo de se conservar no estádio anterior e o de evoluir, vai ter que se servir do seu pensamento e inteligência. O nativo de Gémeos é instável e nervoso, exigente e calculista. Gostam muito de falar, ler, fazer várias coisas ao mesmo tempo, apreciam as novidades e as coisas fora do comum, quanto mais variedade houver na sua vida melhor. Os Nativos do signo de gémeos são adaptáveis, intelectuais, carinhosos, comunicativos, inteligentes e versáteis. Possuem grande vitalidade e energia, e diante de tanta comunicação e expansividade, podem ser muito tensos, inconstantes e superficiais.

Por ser muito dinâmico e ativo não consegue gostar muito da escola e de ambientes que lhes imponham regras, no entanto, está sempre envolvido em alguma atividade mental como leitura de livros, pesquisas.


❑Saiba mais sobre o Signo de Gémeos ❑ Polaridade - Masculino ❑ 3º Signo do Zodíaco ❑ Casa natural – Casa 3 = EU PENSO ❑ Triplicidade – Ar

❑ Estação - fim da Primavera ❑ Quadruplicidade– Mutável ❑ Temperamento - Sanguíneo

❑ Planeta regente – Mercúrio ❑ Palavra chave – Comunicação, Flexibilidade ❑ Qualidades - Assimilação, Curiosidade, Inteligência ❑ Defeitos: - Dispersão, Contradição, Tagarelice ❑ Físico - funções vitais do aparelho respiratório, braços e sistema nervoso


❑ Signo de Caranguejo / Câncer (21/06 a 21/07) Características do Signo de Caranguejo

O signo de Caranguejo é o primeiro signo do Verão. Simboliza a procriação, a gestação, o complexo maternal, a infância. O instinto familiar está muito desenvolvido. O Caranguejo é pura emoção, sensível e sonhador, pois o seu Regente, a Lua, simboliza o psiquismo, a imaginação e o inconsciente. É carinhoso e protetor. Simboliza a mãe, a esposa , a mulher, a pátria, a multidão. É um signo cardinal, com tenacidade, contudo esconde-se por detrás de uma carapaça para colocar a sua sensibilidade ao abrigo das agressões. Por serem muito suscetíveis, mudam facilmente de humor. Tem tendência para contar histórias a si próprio, pois têm uma memória espantosa e uma imaginação muito fecunda. É muito difícil para o Caranguejo abandonar uma situação ou mudar de hábitos. Família é a palavrachave para o nativo de Caranguejo. Tranquilo e emotivo, gosta de ficar em casa, fazer programas com quem ama e aprecia os momentos com os parentes. Tímido e pacato, sabe ser sociável mas gosta e precisa de alguns momentos de solidão para se regenerar.


❑Saiba mais sobre o Signo de Caranguejo: ❑ Polaridade - Feminino ❑ 4º Signo do zodíaco ❑ Casa natural – Casa 4 = EU SINTO ❑ Triplicidade- Água ❑ Estação – Princípio do Verão

❑ Quadruplicidade – Cardinal ❑ Temperamento - Fleumático ❑ Planeta regente – Lua ❑ Palavra chave – Sentir ❑ Qualidades – Sensibilidade, Afetuosidade

❑ Defeitos – Inércia, Caprichoso, Manipulação ❑ Físico – Pleura, Estômago, Pele, Plexo Solar


❑ Signo de Leão (23/07 a 23/08) Características do Signo de Leão

Este é signo que veio para brilhar. O nativo de Leão nasce no momento em que o calor está no seu apogeu. O ser humano vai, neste signo, afirmar o seu individualismo. Ao cortar o cordão umbilical vai ter uma maior necessidade de amor, de sentimentos. O leonino gosta de chamar a atenção, de ser o centro do mundo, de brilhar, mas também é muito amável e leal. Simpáticos e comunicativos os nascidos sob o signo de leão são muito compreensivos com os que estão ao seu redor. Porém, um leonino também é mandão, intolerante e prepotente. Apreciam o luxo, as coisas boas da vida e comodidade Os seus projetos são grandiosos, principescos, adoram ser admirados. Detestam vulgaridade, mediocridade, assim como pessoas egoístas e falsas. É suscetível, e, como todos os signos fixos, é difícil fazê-lo mudar de opinião. Em tudo o que empreende a parte afetiva é a mais importante. É mundano, criativo, gosta de sucesso e prestígio. Os Leoninos são mais dominadores do que as pessoas dos demais signos. Criativos e extrovertidos sentem-se como reis, dotados de muita ambição, independência, força e coragem, não costumam ficar na dúvida quanto ao que deve ser feito. Não se deixam impedir por obstáculos, sabem onde querem chegar e o que é preciso para alcançar seus objetivos. São ótimos líderes, cheios de energia e criatividade. Costumam ser generossos, inteligentes e com ideais bem definidos. Leão é o signo que expressa verdadeiramente o significado do seu astro regente, o Sol. Alegria, orgulho, exaltação, ambição, grandiosidade e poder são características das pessoas regidas pelo Sol.


❑ Saiba mais sobre o Signo de Leão: ❑ Polaridade - Masculino

❑ 5º Signo do Zodíaco ❑ Casa Natural – Casa V = EU AMO ❑ Triplicidade – Fogo ❑ Estação – meio do Verão ❑ Quadruplicidade – Fixo

❑ Temperamento - Colérico ❑ Planeta regente – Sol ❑ Palavra-chave – Poder

❑ Qualidades – Individualismo, Criatividade, Poder de Decisão, Gosto pelo Fausto, Exuberância ❑ Defeitos – Orgulho, Autoritarismo, Inflexibilidade, Egocentrismo ❑ Físico - Coração


❑ Signo de Virgem (23/08 a 22/09) Características do Signo de Virgem: O nativo do signo de Virgem faz o balanço, analisa, disseca o que se passa nos outros signos, conta, classifica , arruma, conserva, faz reservas sobre todos os planos ( intelectual, material, etc) para poder recorrer a elas quando for altura disso, As pessoas nascidas sob o signo de Virgem são ansiosas, intelectuais, inteligentes , cerebrais e tímidas. Bons analistas são muito práticos, trabalhadores e metódicos. Gostam das coisas bem arrumadas e limpas, são muito conservadores, perfeccionistas e críticos, além de não suportarem a desordem, sujidade e pessoas desocupadas. Virgem, é o um signo caracterizado pela sua posição reservada e convencional. São pacientes, observadores e às vezes frios, costumam também ter a mania da organização e da limpeza.

Os nativos de Virgem são bem reservados com os seus sentimentos, e isso pode dificultar seus relacionamentos, visto que eles não têm muita segurança em demonstrar as suas emoções e sentimentos. Têm uma boa habilidade para resolver os problemas dos outros, habilidade esta que falta quando precisam de resolver as suas próprias questões. São amáveis, discretos e muito divertidos. Tem muito apreço pelo estudo, pela aprendizagem e pela lógica. São pessoas encantadoras e muito corretas. Detentoras de uma intuição muito apurada elas conseguem ver todos os lados de uma situação formando opiniões bem firmes. Gostam especialmente de música e de ciências. São pessoas carinhosas e bondosas e assumem uma postura disciplinada. Não é fácil para um nativo de Virgem confiar nas pessoas, isso porque é muito inseguro e tende a espelhar esta falta de segurança nos demais. Geralmente são fieis e demoram um pouco a firmar um compromisso, pois, a confiança para eles é muito importante e difícil de ser conquistada.


❑ Saiba mais sobre o Signo de Virgem: ❑ Polaridade - Feminino ❑ 6º Signo do Zodíaco ❑ Casa natural – Casa VI = EU SIRVO ❑ Triplicidade -Terra

❑ Estação – Fim do Verão ❑ Quadruplicidade – Mutável ❑ Temperamento - Melancólico ❑ Planeta regente – Mercúrio ❑ Palavra-chave – Análise

❑ Qualidades – Metódico, Prestável, Organizado, Eficiente, Prático ❑ Defeitos – Rigor Extremo, Crítica sistemática, Perfeccionismo ❑ Físico – Funções digestivas


❑ Signo de Balança / Libra (23/09 a 22/10) Características do Signo de Balança

O signo de Balança simboliza a necessidade que o indivíduo sente de se unir, de se associar aos outros, ou ao outro, com a obrigação de se confrontar com eles para poder pertencer ao mundo coletivo. Está permanentemente em busca da harmonia, da franqueza, da igualdade. Este procura sempre uma maneira harmoniosa de viver a sua vida. Não consegue viver no meio do desequilíbrio e dos conflitos. É um signo de medida, sabe instintivamente que todo o direito tem um avesso, é a favor dos acertos, das conciliações, de modo a alcançar a todo o esforço o famoso equilíbrio. O nativo de Balança depende dos outros, do outro, da associação do casal, da união, é vital para ele. Tem uma profunda sabedoria pois percebe que os conflitos levam à obrigação de fazer concessões. É um signo que não quer guerra e é muito inteligente. Tem um sentido estético demasiado desenvolvido. Amam tudo o que é belo e harmonioso e têm um gosto inato pela justiça, dificilmente mostram-se imparciais perante os conflitos, injustiças e crueldades. Quando formam uma opinião sobre determinada coisa, não suportam serem contrariados. Balança é o signo da justiça e da busca pelo equilíbrio. É sensível e muito exigente, sem contudo o parecer.


❑ Saiba mais sobre Signo de Libra ❑ Polaridade - Masculino ❑ 7º Signo do Zodíaco

❑ Casa Natural – Casa VII = NÓS SOMOS ❑ Triplicidade– Ar

❑ Estação – princípio do Outono ❑ Quadruplicidade – Cardinal ❑ Temperamento - Sanguíneo ❑ Planeta regente – Vénus ❑ Palavra-chave – Equilíbrio

❑ Qualidades – Sociabilidade, Diplomacia ❑ Defeitos – Indecisão, Diletantismo, Manipulação, Superficialidade ❑ Físico – Os Rins


❑ Signo de Escorpião (23/10 a 21/11) Características Signo de Escorpião:

O signo de Escorpião é um signo fixo bastante poderoso. A regência de Marte e Plutão conferem-lhe uma capacidade de tranformação a todos os níveis. Estes dois planetas fazem com que seja detentor de um determinismo a toda a prova. É muito empenhado, responsável e tem um apurado sentido de justiça. Tem necessidade de sondar, de escavar, de compreender, de absoluto. Muito emotivo, apaixonado e decidido, tem um magnetismo natural e é bem misterioso. Tem necessidade de fecundar em todos os planos. A sua sexualidade é muito forte. Por outro lado o nativo deste signo pode-se mostrar compulsivo, ciumento e obsessivo, demonstrando muita teimosia e ressentimento. Os nativos de Escorpião gostam da verdade.

Aparentemente pessoas calmas, os nativos de escorpião são intensos, com muita energia e uma boa dose de agressividade em seu interior. Observam tudo ao seu redor e com seu olhar crítico nada lhes escapa, até mesmo quando para muitos eles pareçam estar desinteressados, distantes e frios. São sociáveis, reservados e têm muito caráter.


❑ Conheça mais sobre o Signo de Escorpião: ❑ Polaridade - Feminino

❑ 8º Signo do Zodíaco ❑ Casa natural – casa VIII = NÓS TEMOS ❑ Triplicidade – Água

❑ Estação – meados do Outono ❑ Quadruplicidade – Fixo ❑ Temperamento - Fleumático ❑ Planeta regente – Plutão ❑ Palavra-chave – Transformação

❑ Qualidades – Tenacidade, Determinação, Inteligência, Profundidade ❑ Defeitos – Rancoroso, Destrutivo, Manipulação, Vingança ❑ Físico – Orgãos genitais, Intestino grosso


❑ Signo de Sagitário (22/11 a 21/12) Características do Signo de Sagitário O signo de Sagitário simboliza a descoberta de um mundo superior e a sua pertença a esse mundo. Faz a associação do corpo com a alma. Tem necessidade de mudanças, de contactos, de grandes espaços, de viagens. Na impossibilidade de viajar, realiza-se no domínio do pensamento, só está bem onde não está, tem necessidade de se evadir em todos os planos.

É muito ligado a altas conceções espirituais. Procura o seu ideal através de uma fé, de uma filosofia, de uma forma de espiritualização, usando a refexão e a meditação. Os nativos de Sagitário são honestos, simpáticos, sinceros e podem facilmente ser identificados pelo seu otimismo e bom humor. São pouco cuidadosos, inquietos e estão sempre em busca de aventuras e da sensação de estar em liberdade. Detestam sentir-se presos ao que quer que seja, pois, não gostam de ter preocupações. São versáteis e têm uma mente aberta que anseia por coisas novas e desconhecidas estando sempre aptos a novas experiências. Os Sagitarianos são muito expansivos, alegres e extrovertidos. Procuram sempre fazer algo só para fugir da rotina!


❑ Saiba mais sobre o Signo de Sagitário ❑ Polaridade - Masculino ❑ 9º Signo do Zodíaco ❑ Casa Natural – Casa IX = NÓS PENSAMOS

❑ Triplicidade – Fogo ❑ Estação – fim do Outono

❑ Quadruplicidade – Mutável ❑ Temperamento - Colérico ❑ Planeta regente – Júpiter ❑ Palavra-chave – Expansão ❑ Qualidades – Bondade, Generosidade, Otimismo, Sinceridade ❑ Defeitos – Abuso de Poder, Vaidade, Irresponsabilidade, Grosseria, Falta de Pudor ❑ Físico – Ancas, Coxas, Nádegas


❑ Capricórnio (22/12 a 20/01) Características do signo de Capricórnio Os nativos de Capricórnio simbolizam a maturidade, têm necessidade de solidão, de meditação. São pessoas disciplinadas, práticas e prudentes. Muito ambiciosos, sabem ser cautelosos e pacientes. Sabem refrear e dominar os seus instintos. Nascem velhos e rejuvenescem à medida que envelhecem. Gostam de confiança, solidez, profissionalismo e objetividade e detestam fantasias, coisas difíceis e pessoas superficiais. É um dos signos mais estáveis, seguros, trabalhadores e responsáveis. Estes nativos são teimosos e muito persistentes quando têm um objetivo. São também confiáveis e calmos. São muito exigentes, principalmente com subalternos, familiares e amigos, mas não exigem de ninguém o que não podem exigir de si próprios.

Geralmente são justos, mas, devido ao seu pessimismo e fatalismo muitas vezes caem na melancolia. Devem tentar ao máximo manter sua estabilidade emocional para que não caiam em depressão. No trabalho são bons gestores, assumem cargos de liderança e executam-na com mestria. Disciplinados, e disciplinadores exigem o mesmo dos seus colegas. Pelo lado pessoal, o nativo de Capricórnio traz consigo um ar de mistério, são reservados, e não se abrem a desconhecidos, geralmente tem poucos amigos e muitos colegas. É muito apegado às suas raízes e dá muito valor à sua família e às tradições. Também é muito ligado às amizades que cultiva durante longos anos. Como nem sempre revelam adequadamente o que sentem, podem passar a impressão de serem uma pessoas frias.


❑ Saiba mais sobre o signo de Capricórnio: ❑ Polaridade - Feminino

❑ 10º Signo do Zodíaco ❑ Casa natural – Casa X = NÓS REALIZAMOS ❑ Triplicidade – Terra ❑ Estação – princípio do Inverno ❑ Quadriplicidade – Cardinal

❑ Temperamento - Melancólico ❑ Planeta regente – Saturno ❑ Palavra-chave – Realização, Concretização.

❑ Qualidades – Perseverança. Responsabilidade, Respeito, Criatividade ❑ Defeitos – Avareza, Autoritarismo, Rigidez ❑ Físico – Esqueleto, Articulações, Joelhos


❑ Signo de Aquário (21/01 a 20/02) Características do Signo de Aquário Os nativos de Aquário ajustam-se ao mundo coletivo e batem-se pelas suas ideias. Tem um espírito de vanguarda, original e colocam-se ao serviço dos outros. Habitados por uma grande curiosidade intelectual, estão sempre voltados para o universal, o coletivo. São Anti-convencionais, têm interesse em manter uma porta aberta para a independência, poder criar, inventar, revolucionar. Intelectualmente são muito dotados. As coisas da vida acontecem-lhes frequentemente de uma forma inesperada. São honestos, leais e independentes. Podem ser imprevisíveis, contrariando as expectativas dos demais. Pouco emocionais, não compreendem muito bem a sensibilidade das outras pessoas e as suas emoções. Gostam de lutar pelo que querem, planear um futuro feliz, fazer bons amigos e de se divertirem. Os Aquarianos têm uma personalidade bem forte. Alguns são tímidos, sensíveis e pacientes, outros são exuberantes, vivos, e até mesmo frívolos, mas todos têm uma força e uma convicção muito fortes e sabem mudar de opinião se perceberem que as coisas não são como eles pensavam antes. São capazes de ver por todos os ângulos de uma questão, e isso faz de aquário um dos signos mais tolerantes e sem preconceitos, pois estão sempre abertos e dispostos a aprender com todos.


❑ Saiba mais sobre o Signo de Aquário: ❑ Polaridade - Masculino

❑ 11º Signo do Zodíaco ❑ Casa natural – Casa XI = NÓS AMAMOS ❑ Triplicidade – Ar

❑ Estação – meados do Inverno ❑ Quadriplicidade – Fixo ❑ Temperamento - Sanguíneo ❑ Planeta regente – Urano ❑ Palavra-chave – Liberdade

❑ Qualidades – Altruísmo, Originalidade ❑ Defeitos – Anarquia, Excentricidade, Rebeldia, Frieza ❑ Físico – Tornozelos, Barriga das Pernas


❑ Signo de Peixes (20/02 a 20/03) Características do signo de Peixes Este signo está dividido entre um passado pesado e um futuro incerto. É ambivalente, em busca de si próprio e sente uma grande dificuldade na sua própria existência. É habitado pela contradição, cuja base é uma sensibilidade extrema e dolorosa. Tem muitas vezes o prazer do sacrifício e tem tendência para auxiliar os outros e ouvi-los. Imaginativo, intuitivo ao máximo, médium, é dotado de faculdades psíquicas superiores à média das dos outros signos. Oscila entre a necessidade de fuga (droga, álcool, etc) ou de se realizar ( fé, arte, trabalho, etc).Este é o signo mais complexo do Zodíaco. Simboliza a consciência das suas origens e do seu fim, de onde provém a dificuldade que encontra em se situar. Os piscianos são pessoas gentis e crédulas, quando jovens são aventureiros, ambiciosos, impulsivos, entusiasmados e cheios de energia. São pioneiros no pensamento e na ação, muito abertos a novas idéias e amantes da liberdade. Estas pessoas possuem uma rara compreensão natural, que não se obtêm a partir dos livros ou do estudo. Eles são inclinados à melancolia, ou a imaginar que todo o mundo está contra eles São muito devotados aos seus amigos ou a qualquer causa em que estejam envolvidos, desde que sintam que são confiáveis. Os Piscianos são tímidos. As outras pessoas pensam que eles são misteriosos, ou simplesmente confusos, todas as pessoas que nasceram neste signo são altamente emocionais. Têm um lado curioso por tudo o que é místico. Sendo muitas vezes classificados como supersticiosos, gostam de procurar ou investigar o desconhecido, o filosófico, ou o misterioso.


❑ Saiba mais sobre o Signo de Peixes: ❑ Polaridade - Feminino ❑ 12º Signo do Zodíaco

❑ Casa Natural – Casa XII = NÓS SERVIMOS ❑ Triplicidade– Água ❑ Estação – fim do Inverno

❑ Quadriplicidade – Mutável ❑ Temperamento - Fleumático ❑ Planeta regente – Júpiter ❑ Palavra chave – Romantismo ❑ Qualidades – Dedicação, Intuição, Sensibilidade, Sensitivos, Idialismo, Generosidade

❑ Defeitos – Abuso dos Prazeres, Medo, Depressão, Instabilidade ❑ Físico – os Pés


6- CONCLUSÃO ❑ No Sistema Solar cada planeta exerce uma poderosa influência cósmica invisível que atua constantemente no homem durante a sua vida inteira. E do mesmo modo que as marés podem ser calculadas com antecedência pelo movimento do Sol e da Lua, também os acontecimentos da vida humana podem ser previstos pelos aspetos que o céu apresenta, como se este fosse um verdadeiro “relógio do destino”.

❑ O conhecimento destas influências constitui um poder imenso para um astrólogo competente e experiente, pois mediante uma correta elaboração e análise detalhada do horóscopo de uma pessoa, este pode revelar todos os segredos da sua vida. ❑ Sou grata para com o Universo por” ter conspirado” a meu favor e me levar a frequentar esta formação. Aos colegas e à formadora que já fazem parte deste meu caminho na busca da evolução e transformação pessoal. Por todo o conhecimento, sabedoria , profissionalismo e entusiasmo partilhado que me fazem acreditar estar no rumo certo. ❑ O meu bem haja à Isabel Guimarães


❑7- BIBLIOGRAFIA: ❑ O ABC DA ASTROLOGIA ( Daniéle de Caumon) ❑ MANUAL DE INTERPRETAÇÃO DO MAPA ASTROLÓGICO (Stephen Arroyo)

❑ MANUAL DE ASTROLOGIA (João Martins) ❑ INTRODUÇÃO À ASTROLOGIA (Anne Barbault) ❑ MANUAL I CURSO DE ASTROLOGIA – nível 1 (FACES Isabel Guimarães) ❑ Imagens retiradas de internet – Google Search

Profile for FacesIsabelGuimaraes

Trabalho sobre a Os 12 Signos do Zodiaco de Raquel Santos  

Trabalho do final do nível 1 do Curso de Formação Profissional em Astrologia da formanda Raquel Santos da Escola Faces Isabel Guimarães

Trabalho sobre a Os 12 Signos do Zodiaco de Raquel Santos  

Trabalho do final do nível 1 do Curso de Formação Profissional em Astrologia da formanda Raquel Santos da Escola Faces Isabel Guimarães

Advertisement