Page 1

TRABALHO FINAL DO NÍVEL II DE ASTROLOGIA

MADRE TERESA DE CALCUTÁ ESTUDO DA CARTA NATAL ESCOLA FACES DE ISABEL GUIMARÃES

REALIZADO POR: MARIA TERESA R. C. DA ROCHA CARVALHO

CARTA ASTRAL DE MADRE TERESA DE CALCUTÁ

Página 1


TRABALHO FINAL DO NÍVEL II DE ASTROLOGIA

1 - INTRODUÇÃO

Ao terminar o Nível 1 de astrologia e iniciar o Nível 2, foi-nos sugerido pela nossa professora a realização de um trabalho de investigação escrito, incidindo no estudo pormenorizado do mapa natal, onde fossem aplicados todos os conhecimentos sobre Astrologia que íamos adquirindo ao longo do módulo em questão. Este trabalho deveria incidir sobre uma personalidade portuguesa, ou não, e que estivesse viva, ou não. Depois de muito pensar e analisar várias pessoas, a minha escolha recaiu sobre Madre Teresa. Esta minha escolha baseou-se na simpatia que eu sempre tive por Madre Teresa ao longo de toda a minha vida, a admiração profunda por aquela figurinha muito frágil, modestamente vestida com o seu sari branco, mas que me parecia sempre muito decidida, que nada lhe metia medo e que ajudava todos os pobres, mesmo aqueles que tinham doenças muito graves, às vezes até transmissíveis, fosse qual fosse a sua nacionalidade. Por isso, através do seu mapa natal procurei estudar tudo aquilo que me permitisse conhecê-la melhor e, ao mesmo tempo, compreender, à luz da Astrologia, de onde lhe vinha toda aquela energia, força e vontade de servir os outros.

CARTA ASTRAL DE MADRE TERESA DE CALCUTÁ

Página 2


TRABALHO FINAL DO NÍVEL II DE ASTROLOGIA

2 - MAPA NATAL DE MADRE TERESA:

3 - BIOGRAFIA Madre Teresa de Calcutá nasceu na Albânia a 26 de agosto de 1910 e morreu em 5 de setembro de 1997, com 87 anos de vida. Chamada de Agnes Gonxha Bojaxhiu, esta missionária católica foi educada numa escola pública da atual Croácia e cedo descobriu a sua vocação religiosa. No dia 29 de Setembro de 1928, com apenas 18 anos, entrou para a Congregação Mariana, “Casa das Irmãs de Nossa Senhora de Loreto”, em Dublin, na Irlanda, com o consentimento dos pais. Posteriormente criou a “Congregação Missionária da Caridade” e dedicou toda sua vida aos pobres. Em 24 de maio de 1931, fez votos de pobreza, castidade e obediência, tendo recebido o nome de Teresa. Mas, o seu sonho de vida era a Índia, onde iria fazer um trabalho missionário com os pobres.

CARTA ASTRAL DE MADRE TERESA DE CALCUTÁ

Página 3


TRABALHO FINAL DO NÍVEL II DE ASTROLOGIA

Partiu então da Irlanda para Darjeeling, local onde as Irmãs de Loreto possuíam um colégio. De Darjeeling a Irmã Teresa foi para Calcutá, onde passa a ensinar História e Geografia no Colégio de Santa Maria, da Congregação de Nossa Senhora do Loreto, em Calcutá. Mais tarde foi nomeada Diretora. Em setembro de 1946 durante uma viagem de comboio, ouviu um chamamento interior que a fez decidir abandonar o noviciado e dedicar-se aos mais necessitados. Mas, para isso se realizar, ela resolveu apresentar o seu plano ao Papa Pio XII, tendo este dado a sua autorização no dia 12 de abril de 1948. Embora tendo deixado a congregação de Nossa Senhora de Loreto, a Irmã Teresa continuava a ser uma religiosa sob a obediência do arcebispo de Calcutá e só em 8 de agosto de 1948 deixou definitivamente o Colégio de Santa Maria. Madre Teresa dirigiu-se para Patna, para fazer um breve curso de enfermagem e em 21 de dezembro de 1948 obtém a nacionalidade indiana. Nesta data, reuniu um grupo de cinco crianças num bairro pobre e começou a dar aulas. Pouco a pouco, o grupo foi aumentando e dez dias depois eram cerca de cinquenta crianças. Tendo abandonado o hábito da Congregação de Loreto, a Irmã Teresa usava um sari branco, debruado de azul, tendo-lhe colocado no ombro uma pequena cruz. No seu trabalho diário, ia de abrigo em abrigo levando não só donativos mas também, palavras amigas e as suas mãos sempre prestáveis para qualquer trabalho. Em 19 de março de 1949 as vocações começaram a surgir entre as suas antigas alunas do colégio. A primeira aluna foi Shubashini, filha de uma família muito rica e que estava disposta a colocar a sua vida ao serviço dos pobres. Outras voluntárias foram-se juntando ao trabalho missionário, sendo posteriormente chamadas de "Missionárias da Caridade". Em 1949, a constituição da irmandade começou a ser redigida e a Congregação de Madre Teresa, foi aprovada pela Santa Sé em 07 de outubro de 1950. Em agosto de 1952, é aberto o lar infantil Sishi Bavan (Casa da Esperança) e foi também inaugurado em Kalighat o "Lar para Moribundos", que auxiliava os pobres, os doentes e os famintos. A partir desta data a Congregação de Madre Teresa começa a expandir-se pela Índia e por várias partes do mundo. Madre Teresa de Calcutá recebe o Prémio Nobel da Paz, em outubro de 1979. Nesse mesmo ano, o Papa João Paulo II recebe-a em audiência privada e nomeia-a "Embaixadora do Papa” em todas as nações. Muitas universidades conferiram-lhe o título "Honoris Causa". Em 1980, recebe a ordem "Distinguished Public Service Award" nos EUA. Mas em 1983 quando estava em Roma, sofre o primeiro ataque grave do coração. Tinha então 73 anos. Em setembro de 1985, é reeleita Superiora das Missionárias da Caridade. Nesse mesmo ano, recebe do Presidente Reagan na Casa Branca, a “Medalha Presidencial da Liberdade”, que é a mais alta condecoração do país. Em agosto de 1987 vai à União Soviética e é condecorada com a “Medalha de Ouro” do Comité Soviético da Paz.

CARTA ASTRAL DE MADRE TERESA DE CALCUTÁ

Página 4


TRABALHO FINAL DO NÍVEL II DE ASTROLOGIA

Em agosto de 1989 realiza um dos seus maiores sonhos que era abrir uma casa na sua terra natal, a sua Albânia. Em setembro de 1989, sofre o segundo ataque do coração e recebe um baypass. Em 1990, pede ao Papa para ser substituída no seu cargo, mas volta a ser reeleita por mais seis anos, até 1996. Madre Teresa de Calcutá morre no dia 05 de setembro de 1997, depois de sofrer uma paragem cardíaca e o seu corpo foi transladado para o Estádio Netaji, onde o cardeal Ângelo Sodano, Secretário de Estado do Vaticano, celebrou a Missa de corpo presente. O mesmo veículo que em 1948 transportou o corpo do Mahatma Gandhi foi utilizado para realizar o cortejo fúnebre da "Mãe dos Pobres", com era carinhosamente chamada. Em 19 de outubro de 2003, Madre Teresa de Calcutá é beatificada pela igreja católica e pelo Papa João Paulo II. No dia 4 de setembro de 2016 foi canonizada pelo Papa Francisco.

4 – CITAÇÕES IMPORTANTES FEITAS POR MADRE TERESA

CARTA ASTRAL DE MADRE TERESA DE CALCUTÁ

Página 5


TRABALHO FINAL DO NÍVEL II DE ASTROLOGIA

5 – ANÁLISE DOS ASPETOS DA PERSONALIDADE ANÁLISE DO SOL, LUA E ASCENDENTE Antes de entrar na análise dos três elementos da personalidade, gostaria de indicar qual o seu temperamento e qual o planeta que é o dispositor do mapa de Madre Teresa. Madre Teresa tem os planetas nos seguintes elementos: ELEMENTO FOGO: 1 planeta - Vénus ELEMENTO TERRA: 6 planetas – Lua; Sol; Mercúrio; Marte; Saturno; Úrano ELEMENTO AR: 2 planetas – Júpiter; Plutão ELEMENTO ÁGUA: 1 planeta - Neptuno Então, temperamento da Madre Teresa é frio e seco, portanto melancólico. Tem 4 planetas regidos por Mercúrio, 3 planetas regidos por Vénus; 1 planeta regido por Saturno; 1 planeta regido pela Lua; 1 planeta regido pelo Sol. Então o dispositor do mapa de Madre Teresa é Mercúrio. Além disso, no Hemisfério Superior, Madre Teresa tem 7 planetas, que apontam para o coletivo, para o mundo externo, com uma participação social consciente, em busca do êxito, mas de uma forma sociável; no Hemisfério Inferior tem 3 planetas que apontam para o inconsciente, para a introversão, para a sua individualidade e para o seu mundo íntimo. No Hemisfério Oriental, Madre Teresa tem 1 planeta que indica a autodeterminação e a iniciativa, o controle do seu destino, a confiança em si mesmo; no Hemisfério Ocidental tem 9 planetas que indicam objetividade, desprendimento, dependência, observador do mundo e reconhecimento do outro.

CARTA ASTRAL DE MADRE TERESA DE CALCUTÁ

Página 6


TRABALHO FINAL DO NÍVEL II DE ASTROLOGIA

Também tem bastantes planetas em signos mutáveis, o que nos indica uma grande adaptabilidade dela para com as situações com que se depara, com multiplicidade de ações e diversidade de respostas. Tem também muitos planetas no elemento Terra, o que nos indica que não faz nada sem ser muito pensado, estruturado e com regras sólidas, onde há sempre ação prática e funcional. A Cruz de Vida de Madre Teresa é uma cruz desequilibrada, (Ascendente/Descendente – Mutável); (Meio do Céu/Fundo do Céu – Cardinal), o que quer dizer que age com teimosia e com um impulso desmedido. BREVE EXPLICAÇÃO DA INTER-LIGAÇÃO DOS SIGNOS NO MAPA DE MADRE TERESA: Antes de entrar na descrição dos signos irei fazer a ligação do Sol, Lua e Ascendente neste mapa. O Sol encontra-se em Virgem e o regente de Virgem é Mercúrio que também está em Virgem, o que indica que está em domicílio. A Lua está em Touro, cujo regente é Vénus que está em Leão e que nos vai remeter para o Sol. O Ascendente está em Sagitário, cujo regente é Júpiter que está conjunto ao meio do céu em Balança, que nos remete para Vénus e Vénus para o Sol. Portanto estão todos interligados.

DESCRIÇÃO DO SIGNO DE NASCIMENTO DE MADRE TERESA QUE É VIRGEM: Este é um signo do elemento terra, mutável, feminino, cadente, com temperamento melancólico, frio e seco, mostrando grandes qualidades mentais, pois Madre Teresa foi uma grande comunicadora, tanto em pensamento como em ação, tendo como regente o planeta Mercúrio. É uma pessoa minuciosa, perfecionista, com um temperamento tranquilo, organizado, introvertido, reservado, atuando com discrição e autodisciplina. Estes nativos ou são discípulos ou servidores perfeitos e destacam-se nos trabalhos delicados que exigem habilidade manual, paciência e perspicácia, pois estão sempre prontos a analisar tudo nos seus mínimos detalhes. Têm um espírito crítico e autocrítico, calculista, gostam de análise e têm algum pudor nas suas relações afetivas.

ANÁLISE DO SOL - (SOL EM VIRGEM NA CASA 8) “SOL, REGENTE DO DIA, EMISSOR DA LUZ E DA VIDA, É, NATURALMENTE, O PRIMEIRO ASTRO QUE APARECE NA HIERARQUIA CELESTE.” O Sol em Virgem indica-nos que Madre Teresa gosta de estudar, analisar, calcular, organizar e trabalhar em prol dos outros, não gostando de comandar, pois não se sente confortável numa situação de liderança. O que realmente gosta de fazer, é de se apresentar numa posição de servidora dos outros, pois dá-lhe muito prazer ajudar os outros a resolver os seus problemas. É muito autocrítica e metódica. Na sua vida precisa de ordem e organização e preocupa-se com o ser útil aos outros, porque tem um sentido concreto de dever e de abnegação. Como é mulher, sente-se muito abnegada e solícita, sentimental, mesmo sob a sua aparência reservada. Como o Sol está num signo de Terra torna-a muito realista, prática e concreta, procurando ter tudo em ordem ao seu redor, não valorizando o seu esforço, nem indo à procura de reconhecimento, dado ser uma pessoa que se dá aos outros e põe de lado as suas ambições pessoais, pois não espera receber nada em troca. Como o Sol está na casa 8, casa de Escorpião, indica-nos que Madre Teresa tem muito desapego e desapossamento dos bens terrenos. É um ser que foi obrigado a perder ou abandonar os bens que adquiriu normalmente, optando por viver uma vida em condições precárias, num habitat diferente do seu, apresentando ainda qualidades psíquicas surpreendentes, pois não nos esqueçamos que a própria diz na sua biografia que teve um “chamamento interior” para se dedicar aos mais necessitados. CARTA ASTRAL DE MADRE TERESA DE CALCUTÁ

Página 7


TRABALHO FINAL DO NÍVEL II DE ASTROLOGIA

O regente do Sol encontra-se na casa 9 em Virgem. Isto significa que esta pessoa aspira a sair do seu meio social, a alargar os seus horizontes tanto intelectuais como geográficos, nomeadamente a viver no estrangeiro, levando consigo os seus próprios hábitos, defendendo as suas ideias e convicções, pois nasceu para curar, aliviar e resolver problemas tanto materiais como de saúde, dando-se excessivamente aos outros e pondo de lado as suas ambições pessoais, que foi o que aconteceu com Madre Teresa. O Sol faz um trígono com Saturno que está na casa IV, o que indica que é uma pessoa muito madura, conservadora com uma alma forte com muita coragem face às adversidades que possam surgir na sua vida, aprendendo com os seus erros e com as suas experiências e não desperdiçando oportunidades. As suas ambições serão sempre realizadas através do seu intenso trabalho, da sua paciência e persistência, não correndo riscos e podendo viver até tarde, como aconteceu à Madre Teresa, pois ela morreu com 87 anos de idade e com um ataque de coração.

ANÁLISE DA LUA (LUA EM TOURO NA CASA 5) “A LUA RECEBE A LUZ DO SOL E ILUMINA A NOITE. EM ASTROLOGIA, A LUA É O ASTRO DA SENSIBILIDADE”. A Lua que está em Touro (está exaltada, portanto sente-se bem) e indica-nos um reforço da sensualidade e do sentimentalismo, obrigando que Madre Teresa se entregue afetivamente, embora não o demonstre. É muito sentimental, mas com um grande controlo emocional, muito sensata, delicada, unida aos seus e fiel para com os que a rodeiam. Mostra uma imagem agradável, de uma pessoa jovial, muito frágil, mais jovem do que aparenta ser, mas de ideias fixas, teimosa naquilo que quer e que dificilmente mudará as suas ideias. Por vezes pode até demonstrar alguma teimosia, mostra capacidade para desenvolver atividades artísticas, mas sempre ao seu ritmo e não com pressas, nem sob pressão das outras pessoas. Como a Lua está na casa 5, a casa do Sol, revela amor pelas crianças, com uma imaginação criativa, sendo muito sentimental e aplicando sempre esse sentimento em todas as criações que faz, pois faz tudo de coração aberto. O regente da casa onde está a Lua, que é Vénus, encontra-se em Leão na casa 8. Ora esta posição não é muito confortável, pois para esta pessoa é um pouco difícil desligar-se do meio que a rodeia, sendo portanto compassiva com aqueles que sofrem. É uma posição que implica algum sacrifício por razões afetivas. A Lua faz um trígono com Úrano que está na casa I. Isto indica que Madre Teresa tem um caráter compreensivo e tolerante, cheio de energia e determinação, agindo com liberdade, mas às vezes demasiado permissiva, com uma imaginação original e espontânea, com habilidade para os negócios que envolvam empreendimentos novos ou inventivos, pois a sua personalidade é brilhante e fascina os outros, dado que, para si, o essencial era conseguir aquilo que pretendia para ajudar os outros e não gostava de levar uma existência convencional.

ANÁLISE DO ASCENDENTE (ASCENDENTE EM SAGITÁRIO NA CASA 1) O Ascendente em Sagitário indica-nos que Madre Teresa gosta de estudos exotéricos, religião, místico, numerologia, oculto, viagens, especialmente as viagens a locais diferentes e distantes, alegre, espontânea, curiosa, relacionando-se facilmente com as pessoas, gostando de causas justas. Este é um Ascendente positivo para pessoas que precisam de ser extrovertidas.

CARTA ASTRAL DE MADRE TERESA DE CALCUTÁ

Página 8


TRABALHO FINAL DO NÍVEL II DE ASTROLOGIA

Como o ascendente está na casa 1, casa de Carneiro, indica-nos que é uma pessoa decidida, que gosta de iniciar tarefas com muita energia, vivacidade, é uma guerreira e uma pioneira, como efetivamente aconteceu, pois embora fosse “dez reis de gente”, conseguia, através da sua teimosia e persistência tudo o que queria, no momento adequado. O regente da casa onde está o Ascendente, que é Júpiter, encontra-se na casa 9 em Virgem, mas muito próximo da cúspide da casa X, (a fazer conjunção). Isto significa que Madre Teresa gosta das grandes viagens, de aventuras, de estudos superiores e vai ganhar liberdade demarcando-se do seu meio e de tudo o que a rodeia, mas sempre com a intenção de servir e de se entregar aos outros sem esperar nada em troca. Este Ascendente indica-nos também que veio para brilhar na sua direção de vida e ao serviço dos outros. Madre Teresa tem 3 signos na sua casa I (Sagitário, Capricórnio e Aquário), o que significa que tem o signo de Capricórnio intercetado. Como esta casa tem um tamanho maior, podemos dizer que há uma importância maior dos assuntos relativos a esta casa, na vida de Madre Teresa. Também poderemos dizer que o regente do signo intercetado (que é Saturno), terá muita influência nesta casa, dando-lhe aqui neste caso perseverança, rigor, esquematização, ordem e regras na sua personalidade.

6 – ANÁLISE DA APRENDIZAGEM, VALORIZAÇÃO E AÇÃO ANÁLISE DE MERCÚRIO, VÉNUS E MARTE ANÁLISE DE MERCÚRIO “ENTRE APRENDER E COMPREENDER NÃO VAI MAIS DE UM PASSO, QUE MERCÚRIO, O ESPÍRITO, A INTELIGÊNCIA, O INTERMEDIÁRIO, NOS FAZ DAR”. Mercúrio é o planeta da inteligência, a forma de se relacionar com os outros, a agilidade manual, a destreza, as mãos, o irmão, o primo, o amigo. Mercúrio em Virgem centra o seu espírito sobre si mesmo para se diferenciar dos outros. Não nos esqueçamos que Madre Teresa tinha “as mãos sempre prestáveis para qualquer trabalho e afagava todos com as suas mãos carinhosas”. Mercúrio está na casa 9 e em Virgem, portanto domiciliado, mas num grau anarético e em quadratura com Plutão. Este Mercúrio indica-nos que estamos perante uma pessoa que se fixa nos detalhes práticos da sua vida do dia-a-dia com método e organização, com espírito crítico e autocrítico, mas mostrando-se tímida introvertida, inquieta, perfeccionista, séria, mas com um certo humor. O facto de Mercúrio estar colocado na casa IX, revela-nos que esta pessoa pode dedicar-se ao serviço de uma causa nobre, generosa, social e útil, mas com grande capacidade de adaptação às mais diversas mentalidades, que foi o que aconteceu com Madre Teresa, pois foi trabalhar para a Índia e obteve a nacionalidade indiana. Como Mercúrio está em Quadratura com Plutão na casa 7, indica alguma tensão entre a inteligência e o seu psíquico, desconfiando por vezes dos seus instintos ou dos seus impulsos e não medindo as palavras, sendo áspera nos discursos e no pensamento, não se importando com a reação dos outros, no que dizia respeito aos contratos e à justiça, coisa que acontecia com Madre Teresa quando os problemas eram de difícil resolução ou não conseguia obter o que desejava para modificar a vida dos seus pobres e doentes.

CARTA ASTRAL DE MADRE TERESA DE CALCUTÁ

Página 9


TRABALHO FINAL DO NÍVEL II DE ASTROLOGIA

ANÁLISE VÉNUS “VÉNUS, A LUZ DA ALVA, REINA NO CÉU DOS NOSSOS AMORES, DOS NOSSOS SENTIMENTOS, DAS NOSSAS EMOÇÕES E DAS NOSSAS MOTIVAÇÕES”. Vénus dá-nos informações sobre os nossos sentimentos (pois é o astro do amor), emoções e motivações, o amor, a compreensão, o carinho, o encanto, a beleza, a harmonia, o prazer, o bem-estar. Pode também indicar preguiça, vaidade e sensualidade. Vénus transforma-nos em pessoas sentimentais, altruístas, humanistas, apaixonadas, mas também possessivas. Vénus em Leão indica-nos que esta pessoa sente necessidade de viver sentimentos nobres e generosos. Vénus está na casa VIII, o que indica que ele não está muito confortável nesta casa, pois é a casa do desapego e é muito difícil para este ser conseguir desligar-se sentimentalmente do meio que a rodeia. Por isso é que Madre Teresa era sensível e compassiva com os que sofriam, com os que não tinham raízes, um teto ou estavam no exílio. Ela sentia dor com a ausência do amor e por vezes sacrificava-se por razões afetivas. Vénus está em Leão na casa 8 e em Quadratura com Saturno, o que nos mostra que Madre Teresa se inibiu dos seus sentimentos, bloqueando-os, possuindo um temperamento melancólico e que se privou materialmente de muitas coisas, mas fê-lo de uma forma extrema, pois sacrificava-se pelos outros.

ANÁLISE DE MARTE “TODAS AS PESSOAS TÊM NECESSIDADE DE AFIRMAR A SUA VONTADE E EXPRESSAR O SEU PODER DE AÇÃO. É MARTE QUEM LEVA A EXTERIORIZAR ESTAS NECESSIDADES”. Marte no nosso mapa natal revela as formas de expressão que adotamos para manifestarmos a nossa capacidade de ação, para nos afirmarmos e impormos os nossos desejos e vontades. Então Marte representa a ação, a coragem, a força, a energia, a iniciativa, o instinto, o impulso, o desejo, a violência, a cólera, o egoísmo, a obsessão e o cinismo. Marte está na casa 8 em Virgem, em trígono com a Lua e a fazer conjunção com a cúspide da casa 9, o que significa que a sensibilidade e o poder de ação nunca são simples, porque os movimentos agressivos de Marte vão perturbar em maior ou menor grau a necessidade de doçura da própria Lua, mesmo quando estes dois astros possam manter uma boa relação. No entanto, a capacidade de ação de Madre Teresa torna-a segura naquilo que sente ou experimenta, independentemente das derrotas que por vezes teve. Marte em Virgem, diz-nos que esta pessoa antes de agir, calcula, avalia e espera o melhor momento para agir, pois deseja ser sempre muito eficaz, crítica, exigente, perfeccionista, conseguindo ver os mínimos detalhes que outras pessoas não veriam. Como Marte está na casa VIII, diz-nos que Madre Teresa tem um grande poder de regeneração, provando a si mesma que consegue forçar os limites. É uma pessoa cautelosa quando toma decisões e por vezes tem até alguma dificuldade em se aventurar por caminhos desconhecidos, dado que pensa muito antes de agir. Carneiro que é regido por Marte abre a cúspide da casa 4 e na qual se encontra também Saturno, o que nos indica que a vida familiar dela foi feita com muita ação, talvez com alguma violência, egoísmo, mas com muitas regras, rigidez e estrutura. CARTA ASTRAL DE MADRE TERESA DE CALCUTÁ

Página 10


TRABALHO FINAL DO NÍVEL II DE ASTROLOGIA

7 – ANÁLISE DA APRENDIZAGEM, OTIMISMO E ESTRUTURA ANÁLISE DE JÚPITER E SATURNO ANÁLISE DE JÚPITER: “JÚPITER, DENOMIINADO O GRANDE BENFEITOR PELOS ANTIGOS, É O PLANETA QUE REVELA EFETIVAMENTE O POTENCIAL DE EXPANSÃO E A ALEGRIA DE VIVER DE UM INDIVÍDUO”. Pela posição de Júpiter no mapa astral conseguimos entender que Madre Teresa consegue integrar-se com felicidade na vida, mesmo tendo muito pouco e só pensando nos outros. É o planeta da felicidade, da alegria de viver, do bem-estar, a maneira como a pessoa se abre para o mundo, se expande, o estilo de vida que escolhe. Júpiter está relacionado com as funções do fígado, das glândulas suprarrenais e da circulação arterial. Júpiter está em Balança, o que nos indica que Madre Teresa tem um sentido inato de justiça, é uma pessoa equilibrada, tem um caráter rigoroso, lúcida e crítica. No entanto, também devemos ter em linha de conta que este Júpiter não tem aspetos nenhuns, está pendurado. Júpiter está na casa 9 (sua casa natural). Isto indica que Madre Teresa procurou alargar os seus horizontes quer intelectuais, quer sociais ou geográficos, dado que ela sempre teve muita sede de expansão e de sair do seu meio social natural. Além disso, esta configuração vê-se principalmente em pessoas que se irão estabelecer no estrangeiro, que viajarão com frequência por motivos profissionais, ou então em pessoas que têm uma missão na vida, que foi o que aconteceu com Madre Teresa que veio ao mundo para servir os outros. Também nos indica que o ensino universitário é importante para a sua própria pessoa e para os seu ego e que poderá alcançar um título universitário, caso que se verificou pois muitas universidades conferiram-lhe o título "Honoris Causa". Este planeta também está a fazer conjunção com o meio do céu, o que quer dizer que irá ter muita influência na sua carreira, embora não faça aspetos com outros planetas.

ANÁLISE DE SATURNO: “A RAZÃO DO MAIS SÁBIO É SEMPRE A MELHOR. ESTA PODERIA SER A MORAL DE UMA HISTÓRIA CONTADA POR SATURNO, O SENHOR DO TEMPO”. Saturno num mapa natal representa a prudência, a paciência, a ponderação, a sensatez, a perseverança, o rigor, as estruturas, a lucidez, o sentido do dever, a precaução, a concentração, os limites. Saturno é portanto, o senhor do tempo e que revela a capacidade de amadurecer de qualquer ser e a maneira como o tempo o modela. Saturno associa-se aos ossos, dentes, cartilagens, baço e bexiga. Neste mapa Saturno encontra-se em Touro na casa 4 e está retrógrado, só ficando direto aos 5 anos. O Saturno retrógrado em Touro indica que Madre Teresa poderá despojar-se de qualquer bem que tenha, que foi o que aconteceu efetivamente. Procurará sempre produzir algo sólido e duradouro, que foi o que se verificou na sua obra. Indica-nos também que Madre Teresa é uma pessoa realista, com capacidade de concentração, conservadora, que sente necessidade de segurança e com um senso comum muito sólido e que se fixa nos sentimentos, aos quais dá toda a sua atenção. Saturno reforça também as qualidades conservadoras do signo, pois como está retrógrado a tendência para o conformismo será maior, pois não tem coragem de reagir e atuar de maneira diferente.

CARTA ASTRAL DE MADRE TERESA DE CALCUTÁ

Página 11


TRABALHO FINAL DO NÍVEL II DE ASTROLOGIA

Saturno na casa 4, indica-nos que Madre Teresa se sente presa às obrigações familiares que tem de assumir, ao peso da herança, ou até indicar que poderá tomar a seu cargo problemas e responsabilidades que dizem respeito aos pais ou a outras pessoas que não à própria, podendo até sentir-se frustrada na infância, ou tendo sentido a indiferença de um dos pais. Por esta razão, é que Madre Teresa por vezes se isolou ou fez recolhimento, mas deveria antes aprender a libertar-se desta carga para adquirir a sua independência. Por vezes esta pessoa no final da sua vida pode viver em solidão que foi o que aconteceu com Madre Teresa quando pediu ao Papa para ser substituída no seu cargo e poder descansar. Saturno faz ainda uma quadratura com Vénus que é o regente do Saturno, indicando-nos que Madre Teresa se inibiu e anulou ou então deixou de expressar os seus sentimentos pessoais, pois as suas relações afetivas pessoais não lhe interessavam, visto estar mais virada para a ajuda e entrega ao próximo. Saturno faz ainda um trígono ao Sol, indicando que esta pessoa tem uma força muito grande para assumir os seus deveres, obrigações e responsabilidades. Mostra também alguém sério, estável, ponderado, razoável, com uma alma muito forte, mostrando grande coragem face às adversidades da vida, mas que conseguirá vencer. Podemos ainda dizer que Madre Teresa aprende com os seus erros e experiências e que amadurece e envelhece bem, o que a leva a ter êxito na vida, pela confiança que tem em si e pela persistência.

8 – ANÁLISE DA GENIALIDADE, SONHOS E TRANSFORMAÇÕES ANÁLISE DE URANO, NEPTUNO E PLUTÃO ÚRANO: “ÚRANO SIMBOLIZA O ESPÍRITO DE INDEPENDÊNCIA E EMPREENDEDOR QUE FORÇA O INDIVÍDUO A DISTINGUIR-SE DOS SEUS SEMELHANTES, A CONVERTER-SE NUM SER LIVRE”. Úrano num mapa indica-nos dinamismo, originalidade, independência, bons reflexos, sentido de responsabilidade, solidariedade, progresso, espírito revolucionário e independente, impulso imediato. Úrano está em domicílio em Aquário, em Queda em Touro, em Exaltação em Escorpião, e em Exílio em Leão. No mapa de Madre Teresa Úrano em Capricórnio está retrógrado e fica direto aos 6 anos. Úrano está em Capricórnio, (do qual é corregente) e na casa 1. A casa 1 é uma casa que contém o signo de Capricórnio intercetado. Úrano em Capricórnio indica-nos que o indivíduo deve adquirir a sua independência com lucidez, tenacidade, sem correr riscos, pois tem uma capacidade de decisão muito lúcida, coerente e eficaz, com espírito de independência e ambicioso, podendo até denotar-se um pouco de falta de flexibilidade. No entanto, como Úrano está retrógrado, isto indica-nos que vai haver limitações no espírito de decisão e nos reflexos desta pessoa, pois vai negar-se a enfrentar situações imprevistas, fazendo escolhas definitivas e vivendo segundo as suas próprias regras e princípios. Úrano encontra-se na casa 1, a casa do eu, da personalidade e que nos indica que Madre Teresa por vezes poderia ser imprevisível, instável, até indomável, ou seja, um espírito rebelde, pois custa-lhe aceitar as obrigações que lhe são impostas, dado ser original. Gosta de se distinguir dos seus semelhantes, não fazendo as coisas como toda a gente, mudando de opinião com frequência e não suportando nenhuma dependência. É uma pessoa que está sempre apta e pronta a fazer uniões ou associações.

CARTA ASTRAL DE MADRE TERESA DE CALCUTÁ

Página 12


TRABALHO FINAL DO NÍVEL II DE ASTROLOGIA

Úrano faz um trígono à Lua, na casa 5, a casa das suas criações. Isto indica que às vezes as qualidades sensíveis da Lua podem ser adulteradas, pois esta pessoa pode ter reflexos perturbados pela sensibilidade. Portanto, isto revela que Madre Teresa é uma pessoa muito tolerante mas que por vezes pode mostrar reflexos perturbados pela sensibilidade.

NEPTUNO: ”A CONSCIÊNCIA, A INSPIRAÇÃO, A CAPACIDADE DE TRANSFORMAÇÃO, O PODER DE MUDAR AS COISAS E DE EVOLUIR SÃO QUALIDADES QUE SE ATRIBUEM A NEPTUNO”. Neptuno no mapa astral é considerado o transformador do Zodíaco, pois ele indica a capacidade de transformação, de adaptação e de evolução de um ser. Então Neptuno, indica-nos a capacidade de mudar a forma de pensar, de agir, de se inspirar, mas que também pode criar ilusão, angústia, confusão de ideias e sentimentos ou excessos. Neptuno encontra-se na casa 7 e em Caranguejo, o que indica que as capacidades sensíveis e imaginativas de Caranguejo estarão acentuadas, sonhando muito e podendo ter até premonições. Será uma pessoa hipersensível, intuitiva, influenciável pelos sentimentos alheios. Como está posicionado na casa 7, indica que Madre Teresa pretende criar uma fusão com o seu meio, mostrando uma dedicação total e desinteressada em relação aos outros, mas sempre formando associações de forma ideal e perfeita e de acordo com a lei. Neptuno encontra-se em oposição a Úrano, indicando que por vezes Madre Teresa se pode manter muito passiva e de repente tomar uma decisão impulsiva. Neptuno faz ainda um sextil à Lua, o que indica que aproveita a sua sensibilidade e as suas forças psíquicas de forma mais harmoniosa, com um poder de persuasão e de sedução muito vivos, sabendo que decisões tomar e qual é o momento oportuno.

PLUTÃO: ”PLUTÃO É O ASTRO MAIS DESCONHECIDO DO SISTEMA SOLAR E TAMBÉM DO ZODÍACO, É CHAMADO O GRANDE FORMADOR, O FUNDADOR, O CRIADOR”. Plutão no mapa indica-nos a vontade de criar ou realizar qualquer coisa nova, a ânsia de profundidade, impulsos irreprimíveis, atos repentinos, libertadores, criadores e destruidores. Plutão encontra-se na casa 7 em gémeos. Plutão em gémeos indica-nos que Madre Teresa possui uma atividade mental constante, com uma curiosidade exacerbada e sempre insatisfeita, o que a torna genial naquilo que se propõe fazer ou executar, pois tem muita força psíquica. Com Plutão na casa 7 indica-nos que Madre Teresa exerce muito fascínio sobre as pessoas com as quais se associa. Plutão faz uma quadratura com Mercúrio, o que indica que há uma tensão entre a inteligência e as forças psíquicas da pessoa em questão, podendo até desconfiar por vezes dos seus instintos e dos seus impulsos.

CARTA ASTRAL DE MADRE TERESA DE CALCUTÁ

Página 13


TRABALHO FINAL DO NÍVEL II DE ASTROLOGIA

9 – ANÁLISE DOS NODOS LUNARES NODOS LUNARES: “OS NÓS DA LUA FORMAM UM EIXO NO ZODÍACO E NO MAPA ASTRAL. AS INFORMAÇÕES QUE NOS REVELAM SÃO IMPORTANTES PARA DESCOBRIR A PARTE DO DESTINO E DO LIVRE ARBÍTRIO DE UM INDIVÍDUO”. Poderá dizer-se que conforme a situação do eixo dos nós da Lua no mapa astral se obtém uma leitura do destino. NODO SUL – é como uma porta fechada que indica hábitos mentais, reflexos do comportamento, defeitos que temos de superar. NODO NORTE – é como uma porta aberta, são novas possibilidades, escolha, tomada de consciência, oportunidades, triunfos a obter, dons para explorar, livre arbítrio. O eixo dos nodos da Lua dá a volta ao Zodíaco em 18 anos e 6 meses aproximadamente, deslocando-se no sentido inverso ao dos astros no interior do zodíaco. Madre Teresa tem o Nodo Norte em Touro na casa 5 e o Nodo Sul em Escorpião na casa 11. O Nodo Sul em Escorpião na casa 11, indica-nos que Madre Teresa é uma pessoa psiquicamente muito sensível, que percebe os estados de espírito das outras pessoas. Por isso, deverá explorar os seus dons inatos de forma positiva, construtiva e segura, tal como nos indica o Nodo Norte em Touro. Deverá aprender a viver em paz consigo própria, relaxar, aproveitar a vida e fazer uma vida saudável. Como o Nodo Sul está na casa 11, significa que tem de atrair a simpatia dos outros, fazendo muitos amigos, mas não devendo aproveitar-se deles para conseguir fazer o que sozinha não conseguiria. O Nodo Norte na casa 5 em Touro indica que deverá descer das nuvens e dos projetos embrionários e vir para o mundo concreto e da realização.

10 – FASES DA LUA E RESPETIVOS ASTEROIDES FASES DA LUA: A Lua é fundamental para iniciar qualquer atividade. Cada siclo lunar é aproximadamente 28 dias, e cada fase dura 7 dias.

Fases da Lua: o o o o o o

Lua Nova (0 a 45 º); Lua Semi-Crescente ou Concava Crescente (de 45º a 90º); Lua Quarto Crescente (entre 90º a 135º); Lua Convexa Crescente ou Corcunda (de 135º a 180º); Lua Cheia (de 180º a 225º); Lua Convexa Minguante ou Divulgadora (de 225º a 270º) CARTA ASTRAL DE MADRE TERESA DE CALCUTÁ

Página 14


TRABALHO FINAL DO NÍVEL II DE ASTROLOGIA

o o

Lua Quarto Minguante (de 270º a 315º) Lua Côncava Minguante ou Balsâmica (de 315º a 360º ou oº)

Madre Teresa nasceu na fase da “Lua Divulgadora ou Disseminadora, pois a distância é de 256º do Sol à Lua”. Isto indica que é uma pessoa que tem a perceção das necessidades dos outros, sabe escutar o outro, é aberta às suas sugestões, coopera com eles, faz trocas e intercâmbios, sempre na base da comunicação. Esta fase é uma boa fase para mudanças que foi o que Madre Teresa sempre fez em toda a sua vida, pois conseguia mudar os seres humanos mais renitentes e com calma e paciência obter aquilo que queria para servir e ajudar os seus pobres.

ASTEROIDES: Os Asteroides são muitas vezes chamados de planetas menores, porque apesar das suas reduzidas dimensões orbitam diretamente em torno do Sol. Há vários Asteroides tais como: Juno; Ceres; Vesta; Pallas Atenas e Quiron. LUA NEGRA – é o afélio da órbita lunar e representa a maneira como nos oferecemos em sacrifício. Na mulher pode indicar a capacidade de gerar vida. Consoante a casa que a Lua Negra ocupa no mapa astral, esta absorve e concentra todas as energias psíquicas e inconscientes do ser num setor concreto da sua existência. A Lua Negra indica sentimento de falta, perda, ausência, frustração, poderes ocultos. Madre Teresa tem a Lua Negra em Balança na casa 10. Isto indica que quando se apaixona por uma causa mergulha de corpo e alma nela. No entanto, deve ter cuidado para não manipular as pessoas. VESTA – indica-nos uma proteção dos bens do lar e zela por todas as atividades respeitantes ao lar. Madre Teresa tem a Vesta em Touro e na casa 4, indicando-nos que esta se deve purificar através das metas espirituais, que foi o que aconteceu, pois foi uma pessoa que entregou a sua vida em favor dos outros. KIRON – no mapa astrológico Kiron mostra uma área onde temos uma ferida e mostramos tendência a repetir sempre os mesmos erros até que reconheçamos isso e deixemos de os fazer, atingindo a libertação através do nosso livre arbítrio. Madre Teresa tem Kiron em Peixes e na casa 2, o que nos indica que terá de renunciar a muita coisa na sua vida, nomeadamente ao dinheiro e a uma vida boa e de luxo. Kiron faz uma oposição a Juno em Virgem na casa 8 e faz ainda um quincôncio a Júpiter, o que nos indica que Madre Teresa tem uma ferida no sistema de crenças, uma inquietação interior profunda, com tendência para missionária. Por isso, para poder curar esta ferida teve de disseminar o seu conhecimento através do ensino e viajando para o poder levar a todas as partes do mundo, que foi o que aconteceu com a Madre. PALLAS ATENAS – representa a compreensão e o bom senso. No mapa e na área de vida onde se encontra mostra onde o indivíduo aplica a sua inteligência, habilidades artísticas e como se organiza no seu dia-a-dia. Madre Teresa tem a Pallas Atenas em Peixes e na casa 2, indicando que tem tendências religiosas ou espirituais e com vários talentos, mas dedicados ao coletivo.

CARTA ASTRAL DE MADRE TERESA DE CALCUTÁ

Página 15


TRABALHO FINAL DO NÍVEL II DE ASTROLOGIA

CERES – é o símbolo da fertilidade. No mapa astral e na área de vida onde se encontra mostra onde o indivíduo oferece apoio e toma conta dos outros, que é o que ele precisa para se sentir seguro. Madre Teresa tem Ceres em Carneiro e na casa 4. Isto indica que mostra um forte instinto maternal, querendo ser útil aos outros. Pode também indicar independência prematura e conflito pai-filho. Ora Madre Teresa tem precisamente a Ceres na casa 4, que é a casa da família, das raízes, das tradições, do lar. Faz também uma quadratura com Úrano na casa 1, o que indica que havia um conflito latente entre o “Eu” dela e a “família”, pois eu sei que os pais não queriam que ela seguisse este caminho religioso para a sua vida.

11 - CONCLUSÃO: Após ter concluído o meu trabalho quero referir que muitas vezes me interroguei se o conseguiria fazer, alvitrando até a possibilidade de não conseguir terminá-lo, por falta de conhecimentos. Achei que era um trabalho complexo, que exigia muito estudo, investigação e onde todos os dados estavam inter-relacionados e se complementavam. No entanto, com as aulas interessantes e cheias de conhecimento que a nossa professora nos transmitiu, fez com que me sentisse motivada a continuar, procurando fazer o meu melhor e, principalmente, não pensasse em desistir, pois agora acho que isso é próprio dos fracos. Também agradeço à Isabel as dúvidas que, por vezes, me ia esclarecendo, quando eu sub-repticiamente lhe fazia alguma pergunta sobre a personagem escolhida e que, cuidadosamente, ia apontando no meu bloco de notas. Ao terminar o trabalho senti-me feliz e realizada, estando consciente que aprendi muito, o que acelerou o desejo de conseguir passar para o Nível 3, o qual penso que será ainda mais interessante. Quero agradecer à minha professora pelo empenho e vivacidade com que dá as aulas, com exemplos práticos, por vezes hilariantes, mas que nos ajudam a fixar e não mais esquecer a matéria. Reconheço que está na profissão certa e, por favor, não a abandone, pois nós precisamos de si, assim como a Astrologia em Portugal. Só lamento não ter o seu poder de trabalho, pois a Isabel vive e respira Astrologia e eu só dedico algumas horas do meu dia-a-dia ao estudo desta matéria. Um bem-haja.

CARTA ASTRAL DE MADRE TERESA DE CALCUTÁ

Página 16


TRABALHO FINAL DO NÍVEL II DE ASTROLOGIA

12 - BIBLIOGRAFIA: Apontamentos do manual do Curso de Formação Profissional de Astrologia do nível 1 e 2 da Escola Faces Os Nodos Lunares de Martin Schulman Os Planetas Retrógrados de Martin Schulman Aprender e conhecer a Astrologia https://www.ebiografia.com/madre_calcuta/ https://pt.wikipedia.org/wiki/Madre_Teresa_de_Calcut%C3%A1 //www.google.pt/search?q=mapa+astral+de+madre+teresa+de+calcuta&rlz=1C1GGRV_enPT 751PT751&tbm=isch&source=iu&ictx=1&fir=Y-9ePEoW0pOkVM%253A%252CiPm-CNcu

CARTA ASTRAL DE MADRE TERESA DE CALCUTÁ

Página 17

Profile for FacesIsabelGuimaraes

Madre Teresa Calcutá - Perfil Astrológico  

Trabalho do nível 2 do Curso de Formação Profissional em Astrologia pela formanda Maria Teresa Carvalho.

Madre Teresa Calcutá - Perfil Astrológico  

Trabalho do nível 2 do Curso de Formação Profissional em Astrologia pela formanda Maria Teresa Carvalho.

Advertisement