Page 1

Brigite Barcelos I Março 2016 I Formadora: Isabel Guimarães

Curso de Astrologia I Nível 1


Introdução Desde as épocas mais remotas, que o homem teve a necessidade de entender e perceber o mundo que o rodeia, procurando e compreendendo aspetos que permitissem aumentar o seu próprio conhecimento.

Desta forma, ao longo de toda a história e em todas as civilizações, o olhar e busca nos céus foram essenciais para interpretar a correlação entre o micro e macrocosmos, e dessa forma associar esses mesmos eventos celestes na influência, por exemplo, na agricultura, definindo mapas da observação do sol e estrelas, resultantes num calendário lunar e relógio solar.

Com alguns séculos de estudo e observação, o homem foi percebendo que o céu era povoado por astros e que além de influenciarem a natureza, os seus quatro elementos e ciclos, também o influenciavam a ele próprio.

Os astrólogos centraram-se na observação de objetos astronómicos e seus movimentos, analisando assim, comportamentos sistemáticos, que foram organizando e coletando as tabelas de efemérides, mostrando as posições dos corpos celestiais.

2


O Mapa Astral

” O Mapa Astral mostra-nos a posição correta dos astros e dos signos do Zodíaco em relação à Terra. Tudo no Universo está em movimento, Todos os Astros do nosso sistema solar estão em constante movimento. Esta dinâmica dos planetas é a responsável por

todo tipo de influências que a humanidade recebe. Seja influências positivas, negativas, transformações, vitórias, fracassos, etc. Os estudos comprovam que as influências astrológicas são determinantes na história de toda a humanidade. Da mesma forma que atingem o Macro, as influencias planetárias também atingem o Micro, ou Microcosmos chamado Homem. No Momento exato do nascimento de

uma criança os Astros lançam sobre elas todas as características, por isso vemos que pessoas nascidas sob um mesmo signo poderão ter características na sua personalidade semelhantes” ¹

O horóscopo (do grego: observar a hora), também conhecido como mapa natal, mapa astral, carta astral, carta astrológica ou mesmo mapa, pode ser calculado, mediante a hora de nascimento, encontrado mediante as nossas coordenadas únicas natais, como dia, mês, ano e local de nascimento. Representa a posição de corpos celestes de um certo local, tendo como ponto central o sol e

podendo variar desde o centro da terra, à sua superfície. Na astrologia ocidental, o zodíaco é representado por uma circunferência, chamada de círculo celestial e que tem como referência a eclíptica, definida pela trajetória aparente do Sol vista desde a Terra, resultando assim, na faixa zodiacal. Os planetas giram em torno

do Sol numa faixa de 8° e 5´em relação ao plano da órbita da Terra em torno do Sol. Assim, visto desde a Terra, podemos acompanhar os planetas numa faixa de, no máximo 8° e 30´ em torno da eclíptica. ¹ GUIMARÃES, Isabel. Manual de Astrologia - Faces. Porto, 2015, p.46.

3


O Mapa Astral Esta faixa zodiacal está dividida em 12 partes iguais (as casas) de 30° e está dividida em doze signos zodiacais (Carneiro, Touro, Gémeos, Caranguejo, Leão, Virgem, Balança, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes) e cada um é regido por um planeta (Mercúrio, Marte, Vénus, Júpiter, Saturno – os mais modernos – Úrano, Neptuno e Plutão). No mapa astrológico, o signo que ocupa a

cúspide de cada casa é o início de cada casa.

Como na Terra temos o meridiano de Greenwich para definir o ponto zero, na esfera celestial (rosa-dos-ventos e suas coordenadas)

temos o começo do ponto zero, que é o início do signo de Carneiro, chamado como ponto vernal, e é onde se define o ascendente de cada um.

O ascendente irá depender do local de nascimento (hemisfério norte ou sul) e é umas das partes mais importantes da influência dos astros sobre cada um. O signo ascendente é o grau da eclíptica que ascende no horizonte leste no momento do nascimento e é o ponto inicial da interpretação de um mapa astral.

Representa o signo que estava a surgir no horizonte, ao nascer do sol, juntamente com o horário do nascimento da pessoa, sendo que, no zodíaco tropical pertence às 6 horas da manhã e o descendente corresponde ao pôr-do-sol, que equivale às 18 horas. Já o

ponto mais alto do sol, o chamado meio do céu, corresponde às 12 horas e o ponto mais baixo equivale às 00 horas.

O ascendente e o meio do céu dividem o círculo zodiacal em hemisfério diurno e noturno, definidos pela linha do horizonte

(ascendente/descendente) e os hemisférios oriental e ocidental, definidos pela linha do meridiano (meio do céu/ fundo do céu). 4


As Estações do Ano e os Signos do Zodíaco Aos sistemas de casas estão relacionados arquétipos, modelos relacionados com os 12 signos, que correspondem aos 12 meses do ano e às 4 estações do ano. No Zodíaco os signos também têm as estações, a Primavera, Verão, Outono e Inverno. Cada estação contém três signos e dizem respeito às suas qualidades em relação às direções e à sequência em que estão posicionadas no círculo zodiacal.

Cardinal, representa o início de direção, início de cada estação. São signos de iniciativa e de atividade. Incitam a tomada do poder e definem direções. São os signos que iniciam, sendo seus eixos: Carneiro, Caranguejo, Balança e Capricórnio.

Fixo, representa o meio da estação. São signos que procuram estabilidade, segurança e acordo. São os signos intermediários dos eixos: Touro, Leão, Escorpião e Aquário.

Mutáveis, representam o fim de cada estação. São signos de flexibilidade e adaptação. São sensíveis à diversidade e às diferentes alternativas possíveis. São os signos que terminam os eixos: Gémeos, Virgem, Sagitário e Peixes.

5


Signos I Planetas Signos correspondem à geografia do território. Não têm efeito manifesto, mas são ativados quando os planetas ou as casas são

colocados dentro deles e representam um elemento da natureza: fogo, terra, ar, água e uma polaridade: masculino ou feminino.

Resultam das posições solares nas quatro estações do ano e do ciclo do ano, dependendo do dia e mês do nascimento.

O primeiro signo do Zodíaco acontece no ponto exato, em que o dia e a noite têm duração igual: equinócio da Primavera, começando no signo de Carneiro, chamado ponto vernal zero.

Os planetas são as peças chave em Astrologia. O termo quer dizer “errante”. Astronomicamente são corpos celestes que giram em torno do Sol refletindo a sua luz. No seu conjunto formam o Sistema Solar divididos em interiores – entre Sol e Terra e correspondem a Mercúrio e Vénus. E em exteriores – para além da Terra e correspondem a Marte, Júpiter, Saturno, Úrano, Neptuno e Plutão.

O estudo das suas posições planetárias, no momento do nascimento – Mapa Natal, ou ao longo da vida da pessoa – Trânsitos e Progressões, constitui a base da pesquisa astrológica.

Os planetas vão alterando as suas posições relativas a cada dia, ao contrário das estrelas e constelações que mantêm sempre as suas posições. Cada astro está posicionado no céu, no momento do nosso nascimento, num determinado ponto cardeal, associado a uma área de vida – Casas. A Lua e o Sol são os luminares, e os restantes são os planetas. 6


Planetas Na astrologia tradicional, os sete astros principais são: a Lua - regente do signo Caranguejo, Mercúrio - regente do signo Gémeos e Virgem, Vénus – regente do signo Touro e Balança, Sol – regente do signo de Leão, Marte – regente do signo Carneiro e Escorpião, Júpiter – regente do signo Sagitário e Peixes e por fim, Saturno – regente do signo Capricórnio e Aquário.

A partir do início do século XX foram introduzidos os planetas, Úrano, Neptuno e Plutão e que na astrologia moderna são os atuais regentes dos signos de Aquário, Peixes e Escorpião. Ficando a co-regência para os anteriores regentes.

Os Luminares são os Pilares da Astrologia. O Sol é considerado a fonte de vida e a Lua o sustentáculo da vida. As afinidades Astrológicas e traços básicos do caráter do sol são, os positivos: intensa energia, coragem, orgulho, gerador de luz. Os negativos são: falta de vitalidade, de confiança em si, ostentação e egocentrismo. O da Lua, os aspetos positivos são: capacidade protetora, nutriente, adaptabilidade, segurança e generosidade. Os aspetos negativos: egoísta, medo, possessividade e insegurança.

O planeta Mercúrio representa o comunicador de vida. As afinidades Astrológicas e traços básicos do caráter do Mercúrio são, os positivos: raciocínio inteligente, discriminação, vivacidade, sensatez. Os negativos são: palavras enganadoras, pedantismo, nervosismo e falta de simpatia.

O planeta Vénus representa a beleza da vida. As afinidades Astrológicas e traços básicos do caráter são, os positivos: partilha, embelezamento e partilha de paz. Os negativos são: ganância, autoindulgência e indolência. 7


Planetas O planeta Marte representa o projetor da vida. As afinidades Astrológicas e traços básicos do caráter são, os positivos: energia dinâmica, coragem e impulso sexual. Os negativos são: manipulação, cobardia e abuso sexual.

O planeta Júpiter representa a sabedoria da vida. As afinidades Astrológicas e traços básicos do caráter são, os positivos: expansão, religiosidade e sabedoria. Os negativos são: desperdício, hipocrisia e radicalismo.

O planeta Saturno representa as limitações da vida. As afinidades Astrológicas e traços básicos do caráter são, os positivos: limitações proveitosas, perceção de estrutura, autodisciplina e senso comum. Os negativos são: restrições desnecessárias, calculista em excesso, uma certa repressão e falta de sentimentos humanos.

O planeta Úrano representa incitador da vida. As afinidades Astrológicas e traços básicos do caráter são, os positivos: originalidade, inventiva, intuição e reforma social. Os negativos são: excentricidade, dispersividade, irracionalidade e anarquismo.

O planeta Neptuno representa a inspiração da vida. As afinidades Astrológicas e traços básicos do caráter são, os positivos: visões místicas, amplo alcance de perceção e tendência artística. Os negativos são: ilusões, malícia e auto dramatização.

O planeta Plutão representa o transformador da vida. As afinidades Astrológicas e traços básicos do caráter são, os positivos:

transformador, eliminador de tensão e agente de forças evolucionárias. Os negativos são: aniquilador, explosões de alta potência e destruidor de formas antiquadas 8


Casas Casas são divisões do espaço, e correspondem ao movimento da Terra em torno do seu próprio eixo. Dizem respeito às áreas de vida e cada uma indica uma área de acontecimentos.

Existem as casas angulares: 1 – Personalidade, 4 – o Lar, 7 – Parcerias e 10 - Profissão, e correspondem aos signos cardinais. Estão relacionadas com fatores mais identificativos da vida de uma pessoa.

As casas sucedentes: 2 – Recursos, cofre e capacidade, 5 – Criatividade, brilho pessoal e lazer, 8 – Intimidade e intensidade e 11 – Comunidade e causas sociais, e correspondem aos signos fixos. Estão relacionadas com os resultados das forças postas em movimento e têm um efeito estabilizador, de equilíbrio e estabilidade. Indicam a forma como uma pessoa utiliza os seus recursos e marcam de que maneira percorrerá o caminho, uma vez que tenha iniciado alguma coisa.

E as casas cadentes: 3 – Circulação e comunicação, 6 – Saúde, teste e trabalho, 9 – Estudo e estrangeiro e 12 – Solidão e salvação, e correspondem aos signos mutáveis. Estão relacionadas com a direção a seguir, ou aquelas áreas às quais as pessoas têm melhor capacidade de adaptação às condições da sua vida.

9


Os 12 ZodĂ­acos e seus Perfis

10


Os 12 Zodíacos e seus Perfis Carneiro (21.03 – 20.04)

”O Arquétipo de Carneiro orgulha-se de estar na Terra

envolto nessa forma ou corpo físico; ele sente orgulho de si mesmo, de sua capacidade criativa, de seu impulso a realizar seus desejos no mundo exterior (…) manifestando-se

excitação, orgulho, impulso, autoconfiança absoluta, forte sentido de descoberta e impaciência para experimentar o mundo ao seu redor. (…) Carneiro quer ir e agir” ²

² BURT, Kathleen. Arquétipo do Zodíaco. São Paulo, 1988, p.24.

11


Os 12 Zodíacos e seus Perfis Palavra-chave - Ação Dinâmica Frase-chave - “Eu Sou” Planeta - Marte Polaridade (=2) - Masculino Triplicidade (=3) - Fogo I Quente e Seco Quadruplicidade (=4) - Cardinal Signo Oposto - Balança Afinidades – Casa I, começa com o Ascendente (oeste) I Corpo Físico e Vida da Pessoa Parte Física – Cabeça Perfil - O signo de Carneiro tem necessidade de se expressar de uma forma dinâmica e possui o desejo de estar sempre em primeiro lugar. Tem características de liderança e pioneirismo. Possui um temperamento explosivo e tendência para a impulsividade. A impaciência e o egocentrismo devem ser moderados, com maior cuidado para as necessidades de quem os rodeia, de forma a evitar conflitos e tensões. Palavras-chave – Iniciativa, pioneirismo, ambição, coragem, empreendedorismo, desejo próprio, temperamento, despotismo e brusquidão.

12


Os 12 Zodíacos e seus Perfis

Touro (21.04 – 21.05)

” Touro rege o dinheiro e as posses, bem como os valores que representam (…) os taurinos têm bom gosto para

roupas e objetos bonitos (…) os taurinos são dotados de uma natureza amorosa mais estável e sensual. Touro é um signo extremamente fértil – representa a época do ano em

que as sementes e os brotos vicejam, e na qual a florescência da Mãe-Natureza é abundante. As pessoas fortemente influenciadas por Touro são, com frequência, obstinadas ou

cabeçudas, mas podem ser amorosas e perseverantes e condescender prontamente” ³

³ STARCK, Márcia. A Astrologia da Mãe Terra. São Paulo, 1989, p.20,21.

13


Os 12 Zodíacos e seus Perfis Palavra-chave - Estabilidade Frase-chave - “Eu Tenho” Planeta - Vénus Polaridade (=2) - Feminino Triplicidade (=3) - Terra I Frio e Seco Quadruplicidade (=4) - Fixo Signo Oposto - Escorpião Afinidades – Casa II, Sucedente I Finanças e Posses Parte Física – Garganta Perfil - O signo de Touro tem necessidade de estabilidade e está ligado à fertilidade. Trata-se de um signo com relutância às mudanças, e dessa forma cuidam da manutenção e das condições que vão possuindo ao longo dos anos. Está associado às finanças, bens terrenos e segurança. Têm ligação com os recursos da Natureza, e merecimento dos próprios valores. Quando se tem forte enfâse neste signo, tende-se a ser materialista e ficar preso às rotinas. Palavras-chave – determinação, interesse por assuntos mundanos, resistência, conservadorismo, harmonia, meticulosidade e obstinação.

14


Os 12 Zodíacos e seus Perfis Gémeos (22.05 – 21.06)

” Podem ir de encontro ao público e também estar livres para organizar o dia - uma variedade de assuntos, projetos ou tarefas sobre a escrivaninha. Odeiam sentar-se; seu desejo é movimentar-se pela sala, ou deslocar-se pela cidade de carro. A agitação mental de Gémeos parece gerar desassossego físico. Gémeos gosta de ser o mensageiro ou a pessoa de entregas do escritório. (…) Muitos geminianos são artífices criativos. Alguns são até mesmo ambidestros. Outros têm tão boa coordenação que podem costurar um vestido, assistir a TV, falar ao telefone (usando um suporte para o aparelho) e cuidar do jantar no forno, tudo ao mesmo tempo. (…) Gémeos interrompe várias vezes e gostaria de começar três projetos diferentes antes do meiodia.” ⁴ ⁴ BURT, Kathleen. Arquétipo do Zodíaco. São Paulo, 1988, p.99, 100.

15


Os 12 Zodíacos e seus Perfis Palavra-chave - Comunicação Frase-chave - “Eu Penso” Planeta - Mercúrio Polaridade (=2) - Masculino Triplicidade (=3) - Ar I Quente e Húmido Quadruplicidade (=4) - Mutável Signo Oposto - Sagitário Afinidades – Casa III, Cadente I Formas de Comunicação Parte Física – Mãos e Pulmões Perfil – O signo de Gémeos é adaptável, flexível, ágil e versátil. Este nativo tem o dom de conceber ideias geniosas e dispor de pensamentos variados ao mesmo tempo. Gosta de conversar e trocar ideias, e dessa forma usar o seu intelecto. É geralmente alegre, brincalhão e bem-humorado, sendo associado à eterna criança do zodíaco. As manifestações negativas das influências de Gémeos são a frivolidade, volubilidade e a falta de confiabilidade, devido também à sua mutualidade. Tem dificuldades em compromissos formais, ou a longo prazo, uma vez que detesta rotinas. Palavras-chave – intelectualidade, dualismo, versatilidade, trabalho manual, assuntos literários, indeciso, superficial e volátil.

16


Os 12 Zodíacos e seus Perfis

Caranguejo (22.06 – 22.07)

” Caranguejo representa o Solstício do Verão, o começo de dias quentes, equilibrados pelas águas frescas e nutrientes de Câncer. (…) As pessoas de Câncer podem ser extremamente extrovertidas, ou podem retrair-se em suas conchas, quando se sentem vulneráveis. Uma vez que são emocionalmente muito sensíveis, precisam aprender a se proteger sem se retraírem. São protetoras e dedicadas, tendendo à insegurança emocional devido à sua natureza bastante delicada.” ⁵

⁵ STARCK, Márcia. A Astrologia da Mãe Terra. São Paulo, 1989, p.22.

17


Os 12 Zodíacos e seus Perfis Palavra-chave - Apego Frase-chave - “Eu Guardo” Planeta – Lua Polaridade (=2) - Feminino Triplicidade (=3) - Água I Frio e Húmido Quadruplicidade (=4) - Cardinal Signo Oposto - Capricórnio Afinidades – Casa IV, Angular I Raízes Parte Física – Estômago e Seios Perfil – O signo de Caranguejo é ligado ao mundo dos instintos, das emoções, cuidados e proteção. Está ligado à maternidade e família. A lealdade, compromisso, sentimentalismo e apego ao passado são características influentes dos nativos de Caranguejo. Com grande sensibilidade interior e de natureza reservada, Caranguejo confere um forte apego ao lar e forte consciência do meio ambiente. Palavras-chave – amor ao lar, impressionabilidade, simpatia, sensibilidade, arte, inquietude, timidez, indolência e exclusivista.

18


Os 12 Zodíacos e seus Perfis

Leão (23.07 – 23.08)

” O leão era o emissário do Sol, simbolizando a luz, a verdade e a regeneração. A figura do leão, colocada em ambos os lados de portas ou de corredores, representava a guarda divina. Uma vez que o leão simboliza a sabedoria secreta, vencer esse animal significa dominar essa sabedoria. (…) Os nativos do signo de Leão gostam de ser "leonizados" pelos seus admiradores; o signo representa uma forte individualidade e força de vontade. Como um rei, o leonino sente prazer em minar sobre seus subordinados. Um grupo de leões é também chamado de "orgulhoso", e o orgulho é um dos traços mais fortes dos nativos de Leão.” ⁶

⁶ STARCK, Márcia. A Astrologia da Mãe Terra. São Paulo, 1989, p.22,23.

19


Os 12 Zodíacos e seus Perfis Palavra-chave -Auto Expressão Frase-chave - “Eu Quero” Planeta - Sol Polaridade (=2) – Masculino Triplicidade (=3) – Fogo I Quente e Seco Quadruplicidade (=4) - Fixo Signo Oposto - Aquário Afinidades – Casa V, Sucedente I Filhos e Criatividade Parte Física – Coração e Costas Perfil – O signo de Leão é ligado à criatividade, autoexpressão, charme e espontaneidade. Conquistar os meios sociais, ser o centro das atenções e dominar o ambiente e ostentar o poder são características do signo de Leão. Representam bem o rei da selva que é um líder nato, tendo por vezes uma personalidade autoritária, mas leais, bondosos e justos. Palavras-chave – vitalidade, afeição, bondade, lealdade, liderança,

arrogância, vaidade, ostentação, crueldade e

autocracia.

20


Os 12 Zodíacos e seus Perfis

Virgem (24.08 – 23.09)

” Virgem é regido por Mercúrio, o que demonstra as fortes qualidades mentais do signo. Os virginianos tendem a submeter todos os assuntos a uma análise meticulosa. Pelo

lado negativo, isso pode manifestar-se em demasiado criticismo e julgamento. O lado positivo de Virgem, todavia, é a sua habilidade em discriminar, sua cuidadosa atenção ao

detalhe e o seu serviço e preocupação com a saúde e a cura.” ⁷

⁷ STARCK, Márcia. A Astrologia da Mãe Terra. São Paulo, 1989, p.23.

21


Os 12 Zodíacos e seus Perfis Palavra-chave -Organização Frase-chave - “Eu Analiso” Planeta - Mercúrio Polaridade (=2) - Feminino Triplicidade (=3) - Terra I Frio e Seco Quadruplicidade (=4) - Mutável Signo Oposto - Peixes Afinidades – Casa VI, Cadente I Saúde e Trabalho Parte Física – Aparelho Digestivo Perfil – O signo de Virgem é ligado às coisas materiais, com manifestações práticas, relacionadas com trabalho – práticos e de natureza material. Uma vez que o signo virgem é extremamente perfecionista, limpos e aprumados, podem, muitas vezes ferir com a excessividade de crítica devido à sua natureza exigente com eles e com os outros. Palavras-chave – Organização, perfecionismo, serviço, higiene, pureza, análise, cinismo, introspeção, crítico e medo de doenças.

22


Os 12 Zodíacos e seus Perfis Balança (24.09 – 23.10)

“A balança (idealmente) equilibrada, com equilíbrio da mente, uma importante virtude, e também com a serenidade, a calma e a equanimidade. Muitos librianos são alegres na adversidade, frios e recolhidos nos tempos de crise. Eles mantêm sua cabeça no

lugar quando todos ao redor estão perdendo a sua. Este equilíbrio

interior

deve

ser

admirado

e

imitado,

especialmente por aqueles cujo Marte os impele a reagirem

descontroladamente ou com rapidez excessiva, fora de proporção em relação à situação. (…) Tranquilidade interior, porém, não significa que se possa sentar ao lado do

campo de batalha da vida.” ⁸ ⁸ BURT, Kathleen. Arquétipo do Zodíaco. São Paulo, 1988, p.242.

23


Os 12 Zodíacos e seus Perfis Palavra-chave - Equilíbrio Frase-chave - “Eu Relaciono-me” Planeta – Vénus Polaridade (=2) - Masculino Triplicidade (=3) - Ar I Quente e Húmido Quadruplicidade (=4) – Cardinal Signo Oposto - Carneiro Afinidades – Casa VII, Angular I Associações e Parcerias Parte Física – Rins Perfil – O signo de Balança é ligado à criação de harmonia, equilíbrio e habilidade para a diplomacia. Existe uma grande preocupação com os princípios de justiça e da equidade e grande interesse em conseguir que as pessoas funcionem em conjunto e sem atritos. O signo de Balança, quando se sentem desequilibrados e/ou em flutuações emocionais parecem inseguros e indecisos, o que os leva a ser muitas vezes medrosos. Adoram convívios sociais e de trocar ideias com amigos. Palavras-chave – justiça, harmonia, arte, parceria, cooperação, esperança, cortesia, diplomacia, subtileza, flutuação emocional e indeciso.

24


Os 12 Zodíacos e seus Perfis Escorpião (24.10 – 22.11)

“ Escorpião é ligado ao Outono, a parte agonizante de cada ano, vindo assim a representar o processo da morte e do

renascimento

dos

seres

humanos

e

suas

transformações psicológicas, ao evoluírem através das várias mudanças. (…) Os nativos de Escorpião têm a habilidade de analisar os assuntos em profundidade e de agir como catalisadores no crescimento e na mudança dos outros. (…) Escorpião também representa a sexualidade, como um processo de transformação para atingir estados mais elevados de consciência.” ⁹

⁹ STARCK, Márcia. A Astrologia da Mãe Terra. São Paulo, 1989, p.23, 24.

25


Os 12 Zodíacos e seus Perfis Palavra-chave - Equilíbrio Frase-chave - “Profundidade Emocional” Planeta – Marte/Plutão Polaridade (=2) - Feminino Triplicidade (=3) - Água I Frio e Húmido Quadruplicidade (=4) – Fixo Signo Oposto - Touro Afinidades – Casa VIII, Sucedente I Transformação, Morte e Sexo Parte Física – Órgão Sexuais e Excretores Perfil – O signo de Escorpião tem ligação ao mundo das emoções, uma vez que se trata de um signo de Água. Estando associados com as profundezas da terra, são seres resistentes e dotados de um poder grande de regeneração. O Escorpião é um signo de grande determinação e perseverança. Procura segurança emocional e por isso associado, muitas vezes ao ciúme e paixão. Valorizam muito as suas relações, que são normalmente restritas e não costumam lidar bem com desconfianças e traições. A teimosia e obsessão são alguns defeitos do arquétipo deste signo. Os segredos da vida e da morte, do desconhecido, são aspetos dos quais se costuma ligar. Há uma reserva misteriosa e um constrangimento que estão escondidos, traduzindo-se assim, sob uma fachada de grande autocontrolo. Palavras-chave – intimidade, sexo, regeneração, coragem, desenvoltura, poder curador, teimosia, ciúme, vingança, discórdia e paixão.

26


Os 12 Zodíacos e seus Perfis Sagitário (23.11 – 21.12)

“Sagitário, a força noturna é maior, excedendo a força diurna, e nossa mente volta-se para o interior, em busca de propósitos religiosos e filosóficos. As viagens, os desportes e os jogos poderão ocupar aqueles que não se inclinam para a intelectualização. (…) Sagitário é tanto professor quanto pregador. Como professor, representa as virtudes da devoção à verdade, a procura do conhecimento e a defesa de elevados padrões morais. Como pregador, tende a converter as pessoas, tão certo está do seu entendimento e sabedoria.”¹⁰

¹⁰ STARCK, Márcia. A Astrologia da Mãe Terra. São Paulo, 1989, p. 24.

27


Os 12 Zodíacos e seus Perfis Palavra-chave - Introspeção Frase-chave - “Eu Procuro” Planeta – Júpiter Polaridade (=2) – Masculino Triplicidade (=3) - Fogo I Quente e Seco Quadruplicidade (=4) - Mutável Signo Oposto - Gémeos Afinidades – Casa IX, Cadente I Estudos Superiores, Filosofia Parte Física – Pelve, Quadris e Coxas Perfil – O signo de Sagitário está ligado à identidade, à busca de um significado mais profundo da existência humana, ligado às pressões internas filosóficas e religiosas. Uma vez que se trata de um signo mutável, tem tendência étnica por natureza, que lhes permite fundir em qualquer cultura. Com Júpiter a reger este signo, assuntos como, os de esferas mais elevadas lhes interessam, podem correr o risco de se tornar fanáticos. Há portanto, um impulso pronunciado para elevar-se acima da natureza animal, em direção às esferas divinas. Palavras-chave – Aspiração, idealismo, filosofia, lei, generosidade, amor à vida, fanatismo, excesso de confiança e dogmatismo. 28


Os 12 Zodíacos e seus Perfis Capricórnio (22.12 – 20.01)

“Capricórnio anuncia-se no Solstício do Inverno, quando a escuridão começa a dar passagem à luz à medida que os dias se tomam mais longos. (…) O capricorniano evoluído é representado pela figura de Cristo, capaz de ascender às alturas. Capricórnio também é o signo do executivo, do

professor e do diretor. Pode tender a ser frio, distante e cristalizado em suas ideias e, com frequência, patranha aqueles que considera sob sua influência. Pode também

representar os aspetos mais positivos de Saturno, o planeta que rege Capricórnio, personificando o professor sábio que incorpora a disciplina e a responsabilidade,

através da manifestação da confiança em si próprio.”¹¹

¹¹ STARCK, Márcia. A Astrologia da Mãe Terra. São Paulo, 1989, p. 24, 25.

29


Os 12 Zodíacos e seus Perfis Palavra-chave - Ambição Frase-chave - “Eu Domino” Planeta – Saturno Polaridade (=2) - Feminino Triplicidade (=3) - Terra I Frio e Seco Quadruplicidade (=4) - Cardinal Signo Oposto - Caranguejo Afinidades – Casa X, Angular I Vocação, Estatuto e Projeção Social Parte Física – Joelhos, Articulações, Pele e Ossos Perfil – O norte deste nativo está relacionado com a ambição e necessidade de concretização material. A jornada até ao topo é orientada por objetivos de trabalho duro e de perseverança, canalizando assim a energia para o planeamento estratégico, destinado a alcançar resultados a longo prazo. Existe uma tendência a controlar as emoções e sentimentos, têm um lado sério e frio. No entanto, como é um signo ligado às tradições e imposições sociais, quando se dedicam a alguém comprometem-se verdadeiramente. Palavras-chave – autoridade, ambição, método, planeamento, organização, justiça, economia, autoridade, pessimismo, orgulho, ressentimento e suspeito.

30


Os 12 Zodíacos e seus Perfis

Aquário (21.01 – 19.02)

“Aquário é o humanitário, distribuindo a água da vida a todos que irá nutrir. Regidos pelo planeta Úrano, os aquarianos são os primeiros a apresentar novas ideias e invenções, estão sempre adiante de seus iguais, sendo inovadores e, por vezes, excêntricos. Quando os aquarianos se tornam

demasiadamente mentais e

envolvidos no reino das ideias, tendem a ser frios e distantes (Aquário é o signo mais afastado do Sol). Os aquarianos desejam tornar suas ideias acessíveis a todos, independentemente da sua posição social ou financeira.”¹²

¹² STARCK, Márcia. A Astrologia da Mãe Terra. São Paulo, 1989, p.25.

31


Os 12 Zodíacos e seus Perfis Palavra-chave – Ideias Sociais Frase-chave - “Eu Domino” Planeta – Saturno/Úrano Polaridade (=2) - Masculino Triplicidade (=3) – Ar I Quente e Húmido Quadruplicidade (=4) - Fixo Signo Oposto - Leão Afinidades – Casa XI, Sucedente I Grupos e Causas Sociais Parte Física – Pernas, Tornozelos e Sistema Circulatório Perfil – excêntricos por natureza, têm necessidade de expor os seus ideais de forma inovadora e original. Gostam de criar novos conceitos e expressar-se de uma forma teimosa, utópica e visionária no que toca a opiniões sociais e humanitárias. No entanto, o arquétipo de Aquário é amigável e calmo. Poderá alcançar maior equilíbrio a investir mais calor humano e identidade na expressão da sua identidade. Palavras-chave – amizade universal, humanitarismo, cooperações, diplomacia, progresso, impraticabilidade, ditador, sob a avaliação de amizades.

32


Os 12 Zodíacos e seus Perfis

Peixes (20.02 – 20.03)

“Os dois peixes também representam o mundo real e o imaginário. A imaginação pode ser ilusão ou escapismo, como acontece com o uso de substâncias que provocam vícios. Pelo lado positivo, poderão inclinar-se para as artes – música, fotografia, ou realizações teatrais. Uma vez que Peixes governa os pés, os nativos de Peixes também exibem sua energia criativa no mundo da dança. Regidos pelo planeta Neptuno, os nativos de Peixes são frequentemente envolvidos no campo da cura, no trabalho com os sonhos e em atividades metafísicas.”¹³

¹³ STARCK, Márcia. A Astrologia da Mãe Terra. São Paulo, 1989, p.25.

33


Os 12 Zodíacos e seus Perfis Palavra-chave – Transcendência Frase-chave - “Eu Creio” Planeta – Júpiter / Neptuno Polaridade (=2) - Feminino Triplicidade (=3) – Água I Frio e Húmido Quadruplicidade (=4) – Mutável Signo Oposto - Virgem Afinidades – Casa XII, Cadente I Inconsciente Parte Física – Pés e Sistema Linfático Perfil – O nativo de Peixes está ligado às emoções e é o signo mais sensível dos signos de água. Está fortemente ligado ao lado emocional, existindo uma forte tendência para sonhar e fantasiar, além de uma inclinação para se sentir um mártir. A sua sensibilidade exacerbada é muitas vezes canalizada para áreas criativas e devido à sua capacidade de alienação ascendem facilmente a outras esferas. Como signo mutável, vai para onde sopra o vento. Palavras-chave – intuição, inspiração, sensibilidade, misticismo, espírito sacrificial, inconsciente, negativismo psíquico, falta de confiança, introspeção e tristeza.

34


Bibliografia

BURT, Kathleen. Arquétipo do Zodíaco. São Paulo, 1988.

GUIMARÃES, Isabel. Manual de Astrologia Faces. Porto, 2015.

MEDEIROS, João. A Carta. Alfragide, 2013.

STARCK, Márcia. A Astrologia da Mãe Terra. São Paulo, 1989.

http://trendland.com/zodiac-illustrations-by-katy-smail/

35

Profile for FacesIsabelGuimaraes

O Zodiaco e os seus 12 Perfis  

Trabalho realizado no final do nível 1 do Curso de Formação Profissional de Astrologia, por Brigite Barcelos

O Zodiaco e os seus 12 Perfis  

Trabalho realizado no final do nível 1 do Curso de Formação Profissional de Astrologia, por Brigite Barcelos

Advertisement