Issuu on Google+


Índice

Editorial..............................................................................................................03 No INTEGRAL a educação é transpessoal..........................................................04 A postura do educador INTEGRAL........................................................................04 Vivência de Voluntariado | Projeto Social - 8ª série.............................................05 Um time de campeões........................................................................................05 Corporalidade e aprendizagem caminham juntas – Educação Física..................05 Pesquisa de campo.............................................................................................06 A importância do ato de ler................................................................................07 Diário de Bordo - Uma forma de Registro.............................................................07 O estudo de uma língua estrangeira e da cultura correspondente é uma parte significativa da educação geral de todo cidadão...............................................09 O conhecimento científico não é neutro nem acabado......................................10 Artes Visuais.......................................................................................................11 Atividades extracurriculares................................................................................11 Conhecimento significativo.................................................................................12 Resolver e criar problemas constitui a essência da atividade matemática............13 O jogo dirigido...................................................................................................14 Gestão da rotina nas salas de Educação Infantil................................................14 Momento de diálogo.........................................................................................15 Rumo ao futuro - 3º ano do Ensino Médio.........................................................16 Ateliês...........................................................................................................16 Considerações finais............................................................................................18

Expediente: Revista Multicarta – Publicação do Colégio Integral Diretores Tatiana Teresa de Aben Athar Nelson Gallego Campos Tadeu José Ciola de Oliveira Mariza Pan Conselho Editorial Mariza Pan, Sandra Vieira Almeida, Ana Maria Stock Jornalista Responsável Patricia Goedert Melo – DRT 4490 Projeto Gráfico e Diagramação Adriana Nishimori Dall’Igna Fotos Eliane Cristina Silva Colégio Integral – Rua Alberto Folloni, 214 – Centro Cívico – Curitiba-PR – CEP 80530-300 Fone: 41 30272744 – Email: integral@colegiointegral.com.br A Revista Multicarta é uma publicação anual do Colégio Integral, com tiragem direcionada aos pais, alunos, professores e comunidade escolar. Os textos são resultados de projetos desenvolvidos ao longo de 2010 pelos professores da escola.


Editorial

No Colégio Integral, o fazer educacional cotidiano é revelado pelo gostar de alunos, professores, tarefas inerentes ao exercício do magistério e, acima de tudo, pela troca intensa que se conhece ao viver o processo ensino-aprendizagem. Esse processo é alimentado nos quatro eixos da Pedagogia Freinet* (pesquisa, cooperação, comunicação e documentação) norteadores do trabalho escolar em todos os níveis. O resultado são as evidências do trabalho realizado – cabeças que pensam, capacidades desenvolvidas de reflexão, autonomia, confiança em si, aprendizagem sem medos, isso tudo traduzido numa atitude explícita de dispor-se a começar de novo a cada dia.

Boa leitura! Mariza Pan Diretora de Ensino

* Celèstin Freinet, educador francês que viveu na primeira metade do século XX.

Multicarta – Revista da pedagogia Freinet

03

Colégio Integral 2010


No INTEGRAL a educação é transpessoal A educação transpessoal promove ambientes amistosos para tarefas difíceis. Busca a natureza do aprendizado, em vez de métodos de instrução.

Ateliê sobre Adolescência (Dinâmica “Guias e Cegos”) - 7ª série

Aula de história – 5ª série

Aula no Laboratório de Ciências – 4º ano

Faz de Conta - Maternal

Aula expositiva – 1º ano Ensino Médio

A postura do educador INTEGRAL O educador do Integral trabalha com a aceitação de que existe uma verdade em cada uma das infinitas realidades, com a reflexão crítica do conhecimento obtido ou em processo de obtenção, com vistas à formação da realidade e com a humildade diante da grandeza do conhecimento, de sua energia mobilizadora e de sua infinita variabilidade.

Reunião Pedagógica

Multicarta – Revista da pedagogia Freinet

Semana Pedagógica: Exposição Corpos (São Paulo)

04

Formação Continuada – Grupo de Estudos de Matemática

Colégio Integral 2010


Vivência de Voluntariado | Projeto Social - 8ª série

Há 10 anos, alunos de 8ª série organizam semanalmente atividades lúdicas para os internos do Hospital Pequeno Príncipe. Essa vivência tem sido refletida pelos alunos que entendem por sociedade humana e humanizada aquela em que o homem prevalece como o centro de todos os valores.

Um time de campeões No começo foi a expectativa, a ansiedade. Chegado o momento dos XXII Jogos Internos a vontade era de acertar e toda concentração ficou centralizada na competição. Era vencer ou vencer! Com o tema: UM POR TODOS E TODOS POR UM, grandes jogadas foram surgindo quando se apresentaram os campeões das modalidades esportivas, e também, da torcida solidária, da humildade ao ganhar e da dignidade ao perder.

Corporalidade e aprendizagem caminham juntas – Educação Física O corpo é uma realidade recoberta por uma gama de valores históricos e antropológicos, muitas vezes contraditórios.

Multicarta – Revista da pedagogia Freinet

05

Colégio Integral 2010


Pesquisa de campo As atividades externas oportunizam apropriação do conhecimento por meio da constatação e investigação da realidade.

2º ano Percorrendo os Bairros

3º ano Setor de Agrárias (UFPR)

7ª série – BOVESPA

5ª série – Gruta de Campinhos

1º e 2º ano Ensino Médio Acantonamento

4º ano Mercado Municipal

1º ano Estrada da Graciosa

Educação Infantil Museu Oscar Niemayer

Multicarta – Revista da pedagogia Freinet

5ª série – UNILIVRE

6ª série Centro de Estudos do Mar

7ª série – Ilha do Mel

Jardim III – Noite de Príncipes e Princesas

3º ano Vida no Campo

4ª série – Vila Velha

06

5ª série – Museu Natural

2º e 3º ano Ensino Médio Feira de Profissões (UFPR)

4ª série Museu Oscar Niemayer

4° ano – Paranaguá

Colégio Integral 2010


Diário de Bordo – Uma forma de Registro Atividade que permite às crianças expor seus diferentes modos de ver a vida e entender o mundo que a cerca. Constitui um valioso material de produção revelando faces pessoais e trajetórias muito próprias de ler e descobrir culturas.

Produção Coletiva - 4º ano Viagem a Paranaguá

A importância do ato de ler Esse é o título de uma obra escrita por Paulo Freire. Nesse livro, o autor realça o fundamental valor da leitura na formação do espírito crítico, no desenvolvimento das capacidades humanas de pensar e sentir o mundo. Ler é perder a ingenuidade diante do texto do outro. Atividades orais e a reflexão sistemática sobre elas caminham juntas e se influenciam mutuamente.

Biblioteca de Sala – Jardim I

As Cruzadas – 6ª série

Multicarta – Revista da pedagogia Freinet

07

Colégio Integral 2010


Contar histórias é fazer presente a fantasia, atravessando diferentes tempos e espaços Conta-se história pelo prazer da história em si, correndo o risco de viciar o ouvinte, levando-o a buscar sozinho, nos livros, as histórias que ouvia e tornando-se um leitor “para sempre”.

Hora do Conto – 3º ano B

Roda da História - Maternal

Roda da Leitura – 2º ano B

Escrever para alguém ler significa reconhecer que o interlocutor é um dos condicionantes do nosso texto

Multicarta – Revista da pedagogia Freinet

08

Colégio Integral 2010


Conteúdos gramaticais têm sentido quando estão subordinados ao domínio das atividades de fala e escrita

Reflexões sobre a língua O texto escrito gera análise entre os alunos, como atividade permanente.

Poesia é caminho para a arte É a palavra animando a vida, expressando a sensibilidade, contando a história, as intuições, os desejos, o sonho, a realidade.

Registro de poesias – 6ª série

O estudo de uma língua estrangeira e da cultura correspondente é uma parte significativa da educação geral de todo cidadão

Após a leitura, discussão e atividades sobre os livros, os alunos desenvolvem projeto específico para cada título lido, tornando sua leitura significativa e produtiva.

Multicarta – Revista da pedagogia Freinet

09

Colégio Integral 2010


O conhecimento científico não é neutro nem acabado O conhecimento científico é mobilizado pelas visões de mundo da sociedade, as quais ele determina, pressupondo a problematização como ponto de partida do trabalho pedagógico em sala de aula.

Aula de Tecido Muscular | 1º ano do Ensino Médio Muitas dúvidas surgem quando começamos a fazer academia. Qual a melhor dieta, qual a melhor suplementação e qual o melhor exercício físico para o desenvolvimento muscular com qualidade. Com fins didáticos, observamos quais músculos do braço são treinados na academia.

Representação Estrutura Celular

Aula de experimentos | 3º e 4º ano O Laboratório de Ciências e Biologia é um espaço que permite estimular nos alunos o desenvolvimento do raciocínio voltado à pesquisa e investigação.

Multicarta – Revista da pedagogia Freinet

10

Colégio Integral 2010


Artes Visuais Alunos incentivados a assumirem sua singularidade por meio da autoria de suas produções como algo imediato que, independentemente de conceitos de beleza, valor ou adequação constituem uma linguagem de pensamentos e emoções únicos.

Colagem – 6ª série

Arte Contemporânea 1º ano Ensino Médio

Pintura na vertical Jardim I

Trabalhando com argila Jardim III

Atividades extracurriculares Circo Crianças e adolescentes têm a oportunidade de entrar em contato direto com uma das artes cênicas mais antigas e criativas do mundo. O circo estimula a ludicidade e a curiosidade do aluno. Permite desenvolver habilidades físicas (agilidade, equilíbrio, elasticidade, coordenação motora) e intelectuais (rapidez de raciocínio e senso de improviso), por meio de técnicas específicas.

Atividades esportivas como esgrima, judô, xadrez e futsal possibilitam maior consciência corporal e o desenvolvimento de habilidades físicas e intelectuais, disciplina pessoal, espírito cooperativo e capacidade de assimilar e agir segundo regras.

Dança Totalidade da vida em movimento. Nas aulas de dança a criança se relaciona com seu corpo e com o corpo do outro e estabelece uma forma não-verbal de comunicação com o mundo.

Multicarta – Revista da pedagogia Freinet

11

Colégio Integral 2010


Conhecimento significativo Para que o conhecimento seja significativo, a transposição do saber científico em saber escolar pressupõe que se tome a experiência do aluno como referência para o processo ensino/aprendizagem.

Projeto Eleições | 5ª a 7ª série “Cada povo tem o governo que merece” Frase dita pelo filósofo grego Aristóteles em sua experiência democrática na antiguidade dispara a reflexão sobre a democracia brasileira. Em época de eleição, os alunos do Colégio Integral têm a oportunidade de conhecer um pouco mais a função dos cargos e do sistema político brasileiro. O professor Jan incentiva os alunos a acompanharem os programas políticos e debates, os quais são analisados de forma crítica. “Percebo que os alunos estão entendendo o sentido dos discursos, construindo uma visão menos ingênua e mais consciente do papel que um eleitor exerce na sociedade”.

Política sobre diferentes óticas | 1º ano Ensino Médio Um estudo filosófico a partir do pensamento de Platão mostra que a compreensão da política trazia questões de vida virtuosa. Ele a enxergava de forma utópica. Maquiavel mostra o contraponto - visão realista da política. Após leitura de A República, de Platão, e O Príncipe, de Maquiavel, os alunos refletiram sobre política e compreenderam, entre outras questões, que a característica mais marcante da obra maquiaveliana reside justamente no fato de que Maquiavel, ao pensar e escrever sobre política, rejeitou completamente o idealismo de Platão.

Encenação do livro: O Príncipe, de Maquiavel – 1º ano do Ensino Médio

Multicarta – Revista da pedagogia Freinet

12

Colégio Integral 2010


Resolver e criar problemas constitui a essência da atividade matemática Os problemas favorecem a construção de novas aprendizagens e são excelentes ocasiões de emprego dos conhecimentos já construídos.

Os alunos constroem o conhecimento por meio de respostas a situações-problema O Acácio, o Olson e o Cristiano precisavam dividir seu tempo na pista de skate. Nenhum deles sabia a hora exata que seus pais iriam buscá-los. O combinado entre eles era que nenhum andasse a mais ou a menos que os outros. Concluíram que assim como no livro de Malba Tahan, ao invés do tempo usaram como unidade de medida: uma volta para cada um.

Geometria

Apresentação do livro: “O Homem que Calculava”, de Malba Tahan 8ª série

Passar da representação concreta para a representação mental exige planejamento, estratégia e entendimento dos conceitos matemáticos.

Piscina em obra – Aula prática de Geometria – 5ª série

Multicarta – Revista da pedagogia Freinet

13

Colégio Integral 2010


O jogo dirigido O jogo motiva e desafia, constrói e reconstrói significados matemáticos.

Hora do Jogo – Jardim I

Jogo do 3 em 3 - 1º ano

Gestão da rotina nas salas de educação infantil A intervenção educativa que promove a aprendizagem se concretiza quando se oferece às crianças experiências que envolvam sua interação (interesses, necessidades, possibilidades, competências e experiências prévias) com o meio circundante, como o professor, materiais, espaços - que são, definitivamente, a base da aprendizagem.

Nossos mascotes Como não se encantar com esses pequenos que desde a entrada na escola preenchem nossos olhares? Tão dispostos, curiosos e vibrantes. Sedentos por conhecer o mundo, este ainda tão pequeno para eles, mas a cada descoberta, um grande passo.

Alunos do Maternal

Música e Movimento Brincar com criatividade e em parceria inclui resgatar jogos e brincadeiras antigas, tão divertidas e interessantes, quanto na época de nossos pais.

Brincadeiras de Roda – Jardim I

Multicarta – Revista da pedagogia Freinet

14

Colégio Integral 2010


Cantos de Interesses

Atividades que estimulam a cooperação e a coordenação de escolhas Momento de tomada de decisões e de interação por parte do aluno com seu grupo. Entre recorte, bingo de números, alinhavo e leitura de gibis, os cantos propostos, geram atitude responsável e independente por parte dos alunos.

Alinhavo – Jardim III

Os registros – por meio deles elaboramos nossas ideias Através dos registros feitos em sala as crianças constroem representações que são significativas para o processo de amadurecimento de suas ideias. Registramos o que pensamos e dividimos o que sabemos com nossos colegas, princípios básicos do trabalho de trocas.

Autorretratos – Jardim II

Momento de diálogo A assembleia dá aos alunos a oportunidade de conviver com pontos de vista diferentes dos seus. Permite refletir sobre situações que superam o individualismo, o que possibilita entrar numa dimensão coletiva.

Projeto “Eu cidadão do mundo” 2º ano

Multicarta – Revista da pedagogia Freinet

15

Colégio Integral 2010


Rumo ao futuro - 3º ano do Ensino Médio Ao preparar o aluno para um curso de nível superior, o Integral inclui a capacidade de gerir eficientemente os estudos, aproximando teoria e prática, e de usar diferentes linguagens para constituir significados, além da criticidade necessária ao contato com as inúmeras correntes teóricas que circulam no ambiente universitário. Alunos do 3º ano - Ensino Médio

Ateliês A variedade das temáticas constantes dos ateliês possibilita a reflexão e o conhecimento de mundo.

Ateliê de Astronomia | 4ª série Entrando em órbita

O estudo da astronomia motivou a reconstrução dos conhecimentos sócio, político, econômico e cultural sobre as diversas sociedades que olharam para os céus durante a história da humanidade em busca de uma compreensão das relações entre os Astros, a Terra e o Homem.

Os conceitos espaciais tão difíceis de serem imaginados no longínquo século 17 ganharam apoio da computação gráfica – uma das ferramentas usadas durante as aulas.

Ateliê de Indústria Cultural | 7ª série A indústria indica o que devemos consumir

Alunos da 7ª série aprendem que a cultura também pode ser um produto. As músicas, as roupas, os filmes e até os cortes de cabelo fazem parte de modismos que tem como principal objetivo o consumo. Análises durante as aulas permitiram constatar que grande parte dos ídolos são construídos por uma indústria. Durante as discussões, entre outras questões, os alunos concluíram que são consumidores e não percebem que seu comportamento é fruto do interesse econômico da indústria.

Multicarta – Revista da pedagogia Freinet

16

Colégio Integral 2010


Ateliê Construção de Mapas Conceituais | 5ª série Estratégias de estudo

Mapas conceituais são recursos que facilitam a aprendizagem significativa. Durante o processo de construção de um mapa conceitual, o aluno é capaz de estabelecer relações entre os conhecimentos que já tem e os adquiridos no decorrer do processo.

Multicarta – Revista da pedagogia Freinet

17

Colégio Integral 2010


Considerações finais

Ao escrever a Multicarta reafirmamos o compromisso ético com a formação Integral de nossos alunos e continuamos o esforço de fazer jus ao Certificado concedido pela UNESCO de instituição participante da “Educação para a Paz”.

Multicarta – Revista da pedagogia Freinet

18

Colégio Integral 2010


“Uma cabeça bem feita é uma cabeça apta a organizar os conhecimentos e, com isso, evitar sua acumulação estéril.”

Edgar Morin


www.colegiointegral.com.br 41 3027-2744


Colégio Integral - Revista Multicarta 2010