Page 1

Estimativa de Software Tamanho e Custo


A estimativa de tempo e custo de desenvolvimento é uma atividade que exige atenção e que exerce grande influência no processo de desenvolvimento de software. Principalmente para instituições e organizações privadas, a realização de uma estimativa correta e precisa, é fundamental para a sobrevivência e para a viabilidade das atividades da organização


O problema de se estimar um projeto de software envolve em sua grande maioria a previsรฃo de quatro variรกveis:  o tamanho;  o esforรงo;  os prazos ;  a qualidade;


Estimativas de Esforço e Prazo Para estimar esforço e prazo é necessário que seja selecionada uma abordagem para obtenção de estimativa. As abordagens existentes podem ser divididas em : Modelos paramétricos: assumem a existência de uma relação matemática entre tamanho, esforço e prazo. Tal relação é afetada por parâmetros de performance. Os relacionamentos são baseados em situações teóricas ou fatos históricos.


Modelos baseados em atividades: também chamada de estimativa botton up,esta modalidade consiste em enumerar atividades e estimar esforço e prazo para cada uma delas. Analogia: esta técnica baseia-se na comparação das características do projeto com a de outros projetos concluídos. As diferenças são identificadas e as mudanças necessárias são introduzidas no processo. Relações simples de estimativas: é uma simplificação dos modelos paramétricos.Neste caso, utilizam-se relações matemáticas simples baseadas em fatos históricos, ao invés de relações matemáticas abrangentes


Estimativa de Tamanho As medidas de tamanho de software surgiram com o objetivo de estimar esforço(número de pessoas/hora) e o prazo associado ao desenvolvimento de sistemas. A seguir são descritas as principais técnicas para esse fim.


Linhas de Código: A técnica de mensuração por linhas de código (LOC – Lines of Code) é uma das medidas mais antigas para se determinar o tamanho, esforço e,conseqüentemente, produtividade no desenvolvimento de software. Ela consiste basicamente na contagem da quantidade do número de linhas de código de um programa de software.


Análise de Pontos de Função (APF): APF é a técnica mais utilizada no mercado para mensuração do tamanho de projetos de desenvolvimento e melhoria de sistemas. Esta técnica consiste na determinação do tamanho funcional do sistema através da visão do usuário, independentemente da tecnologia utilizada.


Use Case Points (UCP): Técnica proposta para medir o tamanho de projetos de software orientados a objeto, o Use Case Points (ou Pontos por Caso de Uso) explora o modelo e a descrição do caso de uso, substitui algumas características técnicas propostas pela APF, cria os fatores ambientais e propõe uma estimativa de produtividade. A desvantagem é que só pode ser utilizado por empresas que adotem os casos de uso como forma de expressão dos requisitos.


Estimativa de Software - Tamanho e Custo (Ricardo Igor)  

Nesta apresentação são apresentados os conceitos de medição de software.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you