Issuu on Google+


Editorial Ficha Técnica Proprietária: Profª Doutora Aurízia Anica Directora: Isa Mestre Sub-Directora: Sofia Trindade Redactor Principal: Adriano Narciso Direcção de Arte: Fábio Lima e Grethel Ceballos Secretariado: Sofia Trindade Por Isa Mestre

po.

- São jovens. Dizem as vozes do outro lado do tem-

Trazem nas mãos a arma mais poderosa de todas, a mais letal, e talvez, uma das mais cruéis: as palavras. Não têm guerra, mas também não têm medo. Não têm pátria mas têm amor. Não têm casa mas vivem ao abrigo das palavras. São soldados do amanhã, soldados de mãos calejadas pela caneta e dedos repletos de magia, soldados de uma batalha sem fim, de uma esperança que finda no sorriso de quem sonha um dia vencer. Querem ser escritores, talvez escrever o mundo, esculpir na folha de papel, escrever os rostos sábios e cansados, escrever a vida e os passos pela rua. Roubaram-lhes a caneta, roubaram-lhes a alma, saquearam-lhes o sonho. -Ninguém nasce para escrever - disseram-lhes. A sua voz lá no fundo, a sua voz cada vez mais forte: - Ninguém nasce para escrever. E as palavras a brotar-lhes da alma, as palavras a escrever o ridículo que é querer-se ser escritor, as palavras a dizer a mentira de uma verdade há muito anunciada. - Quero ser escritor. A frase na escuridão de um mundo que nunca saberá amar as palavras como se ama a si próprio, que nunca saberá acolher os filhos do tempo como frutos de uma árvore que semeamos dia após dia. Uma árvore que cresceu cedo demais. Uma árvore chamada vida, num espaço de palavras e sonhos, porque é isso que é a literatura: palavras e sonhos.

Fotografia: Catarina Andrêz Daniel Candeias Mariana Soares Tânia Marques Política: Fábio Rocha Manuela Vaz Marta Neves Martin Mendes Mónica Gaião Sociedade: Marta Miranda Ana Filipa Pereira Carla Martins Raquel Rodrigues Rita Caeiro Economia: David Marques Paula Bicho Grethel Ceballos Cultura: Joana Gonçalves João Marujo Marta Baguinho Inês Samina Vanessa Costa Daniel Pereira Desporto: Fábio Lima Susana Apolónio Tânia Branquinho Pedro Carrega David Marques Fábio Moreira


Índice •

Sociedade ……......4

Cultura …………….6

Economia…...……..9

Desporto………....12

Política……….......16

Crónicas………….18

Vive o presente, sê o futuro. Sê... Contemporâneo.


Sociedade

4

Red Bull Can you make it?

A marca da bebida energética mais popular do mundo propôs aos fanáticos por viagens e pela aventura uma viagem à descoberta do continente Europeu. Juntar dois amigos, sem dinheiro, sem telemóvel, sem cartões de crédito e percorrer a distância Madrid – Paris num período de uma semana era o desafio.

Foto: hi5 ‘Brabos’

por Marta Miranda

A única maneira dos participantes sobreviverem e avançarem seria terem uma certa quantidade de latas de Red Bull e utilizaremna como “moeda de troca” para progredirem Design da Comunicação rumo a Madrid na viagem. Portugal levou cinco equipas de estudantes uni- podemos encontrar todos os pormenores da grande versitários até Madrid, entre elas, três estudantes viagem destes três estudantes universitários. Num misto de aventuras e competição, ‘Red Bull do Curso de Design da Comunicação da Universidade do Algarve. ‘Os Brabos’ conseguiram assim o Can you make it?’ foi mais uma das grandes iniciati30º lugar num ranking de 99 equipas, com passa- vas desta marca, para que os estudantes universigem por Madrid, Marselha, Nice, Lyon e por fim, tários pudessem conhecer uma parte do seu contiParis. É na página da internet: http:// nente de uma forma criativa e divertida, tendo como www.redbullcanyoumakeit.com/wp/por001 que prémio final uma viagem à volta do mundo.

Protesto Gay na Califórnia

O estado Norte-Americano da Califórnia recebeu no passado dia 5 de Novembro a notícia do fim dos casamentos entre pessoas do mesmo sexo. Com 38% dos votos apurados, a união entre homossexuais era recusada com 52,4% dos votos, sobre 47,6% que a aprovavam. O que levou a esta rebelião foi o facto de há seis meses, os casamentos homossexuais terem sido legalizados, e por cau- Rebelião contra o referendo que recusou o casamento gay sa de um grupo de conservadores apoiados pela Igreja Mormon, tudo ter passado para a O actor Sacha Baron Cohen, que interpretou o estaca zero. famoso "Borat", é contra o casamento gay, tendo Verificou-se uma grande revolta por parte dos sido visto a desfilar junto dos manifestantes que californianos, mas nem só, pois até mesmo Bispos apoiam a "Poposition 8", projecto que pretende protestantes apoiaram o casamento homossexual decretar uma lei que proíba os casamentos homosna Califórnia, a Apple e Google colaboraram para sexuais na Califórnia. Por sua vez o comediante com o casamento homossexual, doando US$ 100 britânico, está a preparar um novo filme, desta vez mil para ajudar na campanha contra o projecto de baseado na personagem ‘Bruno’, um jornalista de lei discriminatória. moda gay.

Foto: opovo.com

por Carla Martins


Sociedade

5

Nova alternativa ao teste Papanicolau Foto: mirage.com.br

por Rita Caeiro

Na passada Sexta-Feira realizou-se no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto a conferencia “HPV, as Vacinas e o Rastreio do Cancro do Colo do Útero”, onde foi apresentada uma nova alternativa ao exame Papanicolau. Segundo a explicação de Rui Medeiros, o presidente da Sociedade Portuguesa da Papilomavirus (SPPV), à Agência Lusa, este auto-teste é uma espécie de tampão que possibilita a colheita de células do colo do útero para consequentemente ser feita a análise laboratorial. Assim, é possível identificar a existência de células que acusem a presença do Vírus do Papiloma Humano (HPV), que é a principal causa do cancro do colo do útero. Esta nova alternativa está a

Novo teste permite recolha das próprias células em casa

ter muito sucesso noutros países como o Brasil, a Holanda e a África do Sul e chegará a Portugal caso as autoridades assim o permitam. Contudo, o teste não substitui, de forma alguma, a consulta ginecológica que todas as mulheres devem fazer, uma vez que este tipo de cancro mata anualmente 300 portuguesas.

Por enquanto, o Rastreio ao Cancro do Colo do Útero pode ser feito por todas as mulheres nas regiões Centro e Alentejo, e por pouco tempo também no Norte. Na região da grande Lisboa, a Santa Casa da Misericórdia encarregou-se de realizar este rastreio por diversos bairros da cidade.

Prevenir a violência com a Educação Foto: activlife.wordpress.com

por Raquel Rodrigues

No dia 6 de Novembro decorreu na Fundação LusoAmericana para o Desenvolvimento o “Congresso sobre estilos de vida e comportamentos”, organizado pelo Projecto de Saúde em Lisboa. O evento teve como objectivo primordial os problemas relacionados com a violência nas escolas. O chefe de gabinete do secretário de Estado adjunto e da Justiça, participante activo neste congresso, defendeu a

importância de disciplinas específicas nas escolas que permitam a prevenção dos casos de violência física e psicológica que afectam cada vez mais jovens. A educação, segundo Pedro Duarte Silva, tem um papel fundamental na prevenção destes comportamentos desviantes, e é obrigação do Estado não se limitar a punir estes casos de violência, que tendem a ser recorrentes, mas sim utilizar medidas proactivas que podem ser integradas no sistema de ensino português.

A violência nas escolas é um grave problema


Cultura

6

Cinema Europeu “invade” cidade de Faro

Tiveram início no passado mês, em Faro, dois ciclos de cinema que celebram os filmes de nacionalidades francesa e italiana. A cidade acolheu uma vez mais a Festa do Cinema Francês desde dia 29 de Outubro até dia 2 de Novembro. A Festa do Cinema Francês teve o seu arranque no Teatro Municipal de Faro com a anteestreia de um dos filmes premiados do festival de Cannes de 2008, “A Turma” de Laurent Cantet. As restantes exibições tiveram lugar nos cinemas SBC, onde puderam ser vistas películas como “Deux jours à tuer”, “Toi & Moi”, “ Les LIP, l’imagination au pouvoir” e “Le Deuxiéme soufflé”, tendo este último encerrado o

Foto: banalidades.blogspot.com

por Vanessa Costa

ciclo cinematográfico. A 9ª edição deste festival, organizado pelo instituto f r a n c o português passou também pelas cidades de «A Turma» é um dos filmes exibido em Faro Lisboa, Almada, Coimbra e Porto. Ainda a decorrer, encontra-se o de Roberto Rosselini, será ainda Ciclo de Cinema Italiano. De modo possível visionar gratuitamente a celebrar a Semana da Língua “C’eravamo tanto amati” de Ettore Italiana, o Leitorado de Italiano da Scola a 13 de Dezembro e Universidade do Algarve decidiu “Nuovo Cinema Paradiso” de Giuorganizar este projecto que consta seppe Tornatore a 16 de Janeiro, da projecção de um filme italiano na sala C.P. 2.19 no Campus das por mês, de Outubro de 2008 até Gambelas, pelas 14h30. Janeiro de 2009. Tendo já sido exibidos dois filmes: “Amarcord” de Federico Fellini e “Viaggio in Italia”

«Veneno Cura» Versão Completa? por Marta Baguinho

Enquanto frequentava o quinto ano do curso de Direito na Universidade de Coimbra, Raquel, decidiu fazer uma pós-graduação no centro de Estudos Cinematográficos. Argumentista e realizadora de longas-metragens como Rasganço (de 2001), e de curtasmetragens como Rio Vermelho (de 1999), todos as obras desta cineasta reflectem as suas convicções.

No International Film Festival, em São Paulo, «Veneno Cura» estreou numa versão integral, no entanto diz quem já viu que este pode ferir sensibilidades, uma vez que aborda assuntos tão delicados como o aborto ou suicídio. Segundo a cineasta só por estes temas serem reprovados não significa que não se exponham, «Porque há uma mulher que aborta, uma criança que morre, um suicídio, porque vemos matarem animais, porque não gostamos de assumir o que acontece em Portugal, este país europeu…» (Raquel Freire in Actual, Expresso). Já com data marcada, esta longa-metragem espera estrear em Janeiro nas nossas salas de «Veneno Cura» é a nova obra de Raquel cinema. Freire, na foto

Foto: O Globo

A Cineasta portuguesa Raquel Freire estreou, na semana de 19 a 25 de Outubro no Brasil, o seu mais recente projecto «Veneno Cura». Um filme polémico ao qual a crítica provoca na cineasta receio quanto à estreia da versão completa no nosso país.


Cultura

7

Manoel de Oliveira, o cineasta intemporal por Joana Gonçalves Nascido a 11 de Dezembro de 1908,Manoel Cândido Pinto Oliveira, é o cineasta português cuja carreira começou no período do cinema mudo. Ao ingressar na escola de actores de Rino Lupo é convidado para participar, como actor, em algumas obras, Fátima Milagrosa (1928), A canção de

Lisboa (1933), e Conversa Acabada (1980) de João Botelho. Aniki-Bobó, um retrato de infância ilustrado por crianças do Porto, foi a sua primeira longametragem de ficção, porém foi um “desastre” comercial. Consequentemente abandonou o cinema e dedicou-se aos negócios familiaFoto: guardian.co.uk

res. Contudo o gosto pelo cinema não morreu e, por isso, em 1956 voltou, com O Pintor e a Cidade. Os filmes de Manoel de Oliveira são "parados", devido à "lentidão" com que se desenrola a acção e aos movimentos subtis da câmara, e plenos de acção, mais emotivos que visuais, onde as palavras são as protagonistas. O seu currículo cinematográfica conta com obras como: O Acto da Primavera (1963), A Carta (1999), o Porto da Minha Infância (2001), Um Filme Falado (2003), e o recente Cristóvão Colombo – O Enigma (2007). Surpreendentemente activo, aos 94 anos, estreou-se na realização de "videoclips" produzindo "Momento" de Pedro Abrunhosa. Agora a caminho do seu centésimo aniversário, resta-nos esperar pela sua próxima produção.

Manoel de Oliveira é dono duma carreira invejável no mundo do cinema

por Inês Samina Longe vão os tempos em que o cinema português andava de boca em boca. Quem nunca ouviu falar d’ ”O Pátio das Cantigas” ou d’ “A Aldeia da Roupa Branca”? Quem não sabe quem são Beatriz Costa ou Vasco Santana? Portugal viveu recheado de filmes, actores e imagens animadas que desvelaram o país. Hoje o panorama é bastante distinto. A televisão transformouse numa potente “caixinha de concorrência” que quase nos cola ao sofá e o cinema nacional, esse, serve apenas uma minoria. Culpa de todos. A maioria não pensa em sair de casa para ver um filme português e define-o como enfadonho. Por outro lado, a publicidade ao

Foto: aminharadio.com

Hora de Mudança

cinema nacional só nos chega quando o propósito é vender. Jorge Leitão Ramos, crítico de cinema, acrescenta que “O problema não é ser comercial, o problema é o que se vende. O que faz comércio é "O Crime do Padre Amaro", que só serve para vender as nádegas da rapariga? Tenham dó! O Eça não fez mal a ninguém! Agora que se façam mais filmes como a "Tentação" ou o "Adeus Pai", acho muito António Silva marcou o cinema português bem!” (SP Autores, Fevereiro de 2006) Fomos educados para ver fil- do que é nosso. É tempo de valomes estrangeiros, para sermos rizar o cinema português, de elegrandes consumidores do que vá-lo a outro estatuto, de retirá-lo nos chega do outro lado do ocea- desta encruzilhada em que se no. Mas está na hora de olhar encontra. para dentro, de aprender a gostar Tomemos a iniciativa!


Cultura

O Contemporâneo sugere… «ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA» Foto: cinemaemcena.com

por Daniel Pereira

Após o êxito nas longas metragens Cidade de Deus e O Jardineiro Fiel, o realizador Fernando Meirelles adapta o romance literário “Ensaio sobre a cegueira” de José Saramago, num filme visto pela crítica como muito bem conseguido. Ensaio sobre a cegueira irá estrear em Portugal no próximo dia 13 de Novembro. A história desenrola-se numa cidade desconhecida, com personagens sem nome e onde uma estranha epidemia de cegueira, causa o caos e a desordem. O filme começa num tom acelerado, com a epidemia a apoderar-se de um homem que se encontra no trânsito e que instantâneamente entra numa espécie de “névoa leitosa assustadora”. Cada pessoa com quem ele se cruza na rua, como a sua esposa ou o seu médico terão também esse triste desfecho. As vítimas da epidemia são colocadas em quarentena num hospício degradado. Quando os serviços oferecidos pelo Estado começam a escassear, as pessoas lutam

por Joana Gonçalves Produzido por Greg Mooradin e dirigido por Catherine Hardwicke, Twilight é um filme inspirado no primeiro livro de Stephanie Meeyer- Twilight, Crepúsculo. Bella Swan (interpretada por Kristen Stewart) é uma rapariga de 17 anos que decide ir viver com o seu pai para Forks, Washington. No dia que podia ser o último da sua vida, Bella é salva de um acidente rodoviário por um misterioso jovem, Edward Cullen (interpretado Robert Pattinson) que possuí um segredo obscuro. Tentando desvendar o mistério de

pelas suas necessidades básicas, agindo com os seus instintos primários. Assim, instalam-se o pânico e a paranóia. No entanto, existe ainda uma esperança para a humanidade, uma mulher que não foi contagiada e que é capaz de ver. Esta mulher é esposa de um médico e finge estar cega para ficar ao lado do seu marido. Será ela que liderará um grupo de internos saindo numa jornada para tentar resgatar

a humanidade perdida. Passam pelo horror e o amor, pela depravação e a incerteza, com o objectivo de escapar do hospital e seguir pela cidade destruída, onde irão procurar uma esperança. Dia 13 de Novembro todos tiverem oportunidade de “reler” uma das histórias do homem que foi aclamado pela crítica como um dos maiores escritores português de todos os tempos.

Foto: collider.com

«CREPÚSCULO»

Obra de José Saramago adaptada para cinema promete fazer sucesso

Edward a vida de Bella sofre uma viragem emocionante e aterradora, pois a mesma des c obr e que Edward não é um simples rapaz de 17 anos mas sim um vampiro. Twinlight estreará em Portugal a 4 de Dezembro Desenrola-se a trama,a caça começa e, ao mesAprovado pela critica como mo tempo que o jovem tenta fascinante e envolvido num susresistir aos instintos naturais de pense extraordinário, Twilight matar, Edward tem de defender estreia em Portugal a 4 de Bella do novo grupo de vampiros Dezembro de 2008. que chega à cidade.

8


Economia

9

OS DESAFIOS DE OBAMA por David Marques

Na primeira conferência de imprensa enquanto Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama deu prioridade à problemática da crise financeira. Consciente das dificuldades que o esperam, o antigo candidato democrata revelou-se confiante e optimista.

A imagem da esperança “Assim que tomar posse, enfrentarei esta crise de frente”, salientou o novo Presidente, que destacou ainda que será apresentado um pacote de estímulo para devolver aos mercados económicos a força e a confiança que em tempos teve. Aos poucos, parece que Obama vai conseguindo reconstituir parte da – pouca - credibilidade que o seu país já tinha e que perdeu quando a enorme bolha rebentou naquele epicentro do

qual o Mundo inteiro tanto depende. E é por isso que não poderá falhar. Terá de dar resposta a muitas questões que foram levantadas e que não tiveram solução – ou vontade de se verem resolvidas – ao longo de anos promíscuos representados por Bush ou Greenspan. O Mundo estava sedento de mudança…resta agora aguardar que Barack Obama, o rosto dessa tão preconizada mudança, mude o Mundo.

Obama, na imagem, afirmou que o seu executivo tudo fará para melhorar o panorama actual

Foto: Getty Images

Na ressaca das eleições mais badaladas de que há memória – em que o povo americano elegeu Barack Obama para se tornar no 44º Presidente do seu país – a euforia em torno do candidato vencedor é enorme, talvez até sem precedentes. Esquecem-se os graves problemas económicos em que o Mundo se encontra mergulhado e tudo parece um mar de rosas que se sobrepôs à onda temível que se vislumbrava no horizonte e que, por milagre, se dissolveu. Ciente de que a herança que herdará a partir do dia 20 de Janeiro do próximo ano – altura em que oficialmente será o novo Presidente dos EUA – não é a m ais pr ofícua, Barack Obama mostrou-se objectivo na sua primeira Conferência de Imprensa após as eleições, dando especial destaque à crise económica, não esquecendo, obviamente, a elevada taxa de desemprego no seu país e o Programa Nuclear do Irão.

Obama terá de dar resposta a muitas questões que foram levantadas e que não tiveram solução – ou vontade de se verem resolvidas…


Economia

10

Combustíveis de nuestros hermanos cobiçados

Apesar da baixa do preço dos combustíveis, os portugueses fronteiriços continuam a aproveitar feriados e fins-desemana para se deslocarem até ao país vizinho e atestarem os depósitos. O tempo em que a cotação do crude rondava os 150 dólares por barril, em finais de Junho passado, já faz parte do passado, porém a queda acentuada do preço do ouro negro ainda não se reflectiu como se esperava. Desde Janeiro de 2007 que o Brent (Petróleo de Referência na Europa) não estava a ser transaccionado a um preço tão baixo, porém o preço dos combustíveis, com especial destaque para o gasóleo - que custava 0,99 euros/ litro - continua bastante acima do normal.

Segundo a associação de defesa do consumidor (DECO), “os preços dos combustíveis em Portugal continuam a fixarse muito acima da média europeia”. O preço do litro de gasolina em Espanha já é vendido a pouco menos de 1 euro, enquanto o gasóleo encontrase 2 cêntimos acima do euro. Isto justifica as incursões de milhares de portugueses a Espanha; o «Zé Povinho» pode poupar cerca de 15 cêntimos/ litro no gasóleo, sendo que, na gasolina é possível amealhar mais de 25 cêntimos. Uma das grandes fundamentações para a especulação dos preços, protagonizada pelas principais petrolíferas nacionais, parece assentar no elevado imposto sobre o petróleo cobrado pelo Estado. De acordo com um estudo avançado pela revista Focus, o preço

Foto: Público

por David Marques

Os portugueses são clientes assíduos de algumas gasolineiras espanholas

da gasolina, sem ISP, estaria agora estipulado a cerca 0,65 cêntimos por litro, quando na realidade anda acima de 1,20 euros/litro.

Despedimento colectivo em Olhão por Grethel Ceballos

A crise económica volta a dar sinal. Desta vez foi em Olhão que uma fábrica de produção de comida para animais recorreu ao despedimento colectivo.

Foto: Jornal do Algarve

Foram 179 os operários despedidos da fábrica Bela Olhão no início deste mês. O presidente do Sintab (Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Industrias Alimentares, das Bebidas e do Tabaco), Moisés Caetano afirmou à agência Lusa que «os trabalhadores estão despedidos (...) e não vão poder regressar à empresa". O Sintab ainda denunciou que o despedimento ocorreu com algumas "ilegalidades".

Conforme a legislação labosoas no mais curto espaço de ral, a empresa teria de informar tempo possível", afirmando que oficialmente os trabalhadores esta situação representa um da sua intenção de pedir insol"rombo social". vência e de extinguir os postos O encerramento da fábrica de trabalho com 60 dias de representa um aumento de 13 antecedência. Assim como avipor cento no número de pessar a Direcção-Geral do Empresoas à procura de emprego na go e das Relações de Trabalho localidade de Olhão. para iniciar o processo de negociação com os trabalhadores. O delegado regional de Faro do IEFP declarou que irá reforçar os serviços do balcão de Olhão do Instituto "para inscrever o maior número de pes- 179 operários despedidos desta empresa em Olhão


Economia

11

Cimeira do G-20 sem resultados concretos

Breves GM A CAMINHO DA FALÊNCIA Foto: npr.org

por Grethel Ceballos

O encontro reuniu os líderes do Grupo dos 20 e teve como principal objectivo estabelecer uma nova ordem financeira global. Dirigentes dos sete países mais industrializados do mundo; das economias emergentes; e da União Europeia, reuniram-se na cimeira que teve lugar de 14 a 15 de Novembro, em Washington. Esta revelou-se pouco revolucionária e sem resultados concretos, ao não se terem definido estratégias precisas contra àquela que revelou ser a maior crise financeira dos últimos tempos. Foi sim, uma primeira abordagem no sentido de decretar «princípios genéricos de reforma» do sistema financeiro mundial assim como «linhas gerais de actuação económica». Podendo-se destacar: um relatório que apela à cooperação e supervisão entre países, e advoga o livre comércio como modelo a manter.

G20 reuniram-se em Washington

A segunda parte do documento, denominada «plano de acção», apresenta medidas para aperfeiçoar a transparência e responsabilidade, a regulação e confiança nos mercados, o fortalecimento da cooperação e reforma das instituições. As novas linhas estratégicas serão apresentadas até 31 de Março, data limite para que cada país adopte medidas internas de reforço da regulação económica. Em Abril de 2009 dar-se -á a próxima reunião do G20 já com Barack Obama como presidente .

Governo reage à crise na indústria Foto: Mashabel.com

por Paula Bicho

A previsão do relatório de Outono da Comissão Europeia indica que a economia portuguesa vai estagnar em 2009. Segundo os economistas de Bruxelas, o PIB português não se expandirá mais do que 0,5% este ano, depois de ter registado um crescimento de 2%, em 2007. As principais razões apontadas são a quebra na procura interna, consequência do desinvestimento na construção, e da má performance nas exportações. O resultado, garante a Comissão, é um crescimento de apenas 0,1% em 2009. Em 2010, a economia nacional deverá começar a recuperar. A Comissão espera uma expansão da actividade de 0,7%, para daqui a dois anos. Além disso, a Comissão faz notar que o facto

As acções da centenária General Motors caíram para mínimos que não se registavam há 65 anos. À beira da falência, a multinacional que emprega mais de 250 mil funcionários no mundo inteiro, espera uma intervenção do Governo dos Estados Unidos para salvar a situação.

O investimento empresarial vai baixar em 2009

das famílias portuguesas estarem muito endividadas (sobretudo com créditos à habitação) vai refrear o consumo. As empresas não estão melhor. Pressionadas pela subida dos custos de capital há quebra nos lucros. Ou seja, 2009 será um ano de pouca disponibilidade para investir e animar a economia. A Comissão adianta ainda que a taxa de desemprego deverá subir em 2009 para 7, 9%, depois de ter caído de 8,1% para 7,7% este ano.

NACIONALIZAÇÃO DO BPN O Banco Português de Negócios foi, finalmente, nacionalizado. Apesar de a instituição apresentar um buraco financeiro na ordem dos 700 milhões de euros, o Governo defende que, se tal decisão não fosse tomada, mais Bancos poderiam correr o risco de entrar em processo de insolvência tendo em conta o panorama actual.

EDP EXPANDE NEGÓCIO A EDP anunciou que vai investir 2,7 mil milhões de euros nos Estados Unidos até 2012. A empresa portuguesa pretende apostar nas energias renováveis através do desenvolvimento de parques eólicos.

PETRÓLEO EM QUEDA O preço do crude continua em queda apesar dos esforços da OPEP (Organização de Países Exportadores de Petróleo) em evitar que tal aconteça. Terça -feira, dia 12, o ouro negro chegou a ser transaccionado a 55,61 dólares em Londres.


Desporto

12

Leões e Dragões de Ouro na Champions

Quando muito havia para se decidir, Sporting e FC Porto foram impecáveis no momento de maior importância na competição: o Sporting apura-se já para os Oitavos de Final; o FC Porto conseguiu alcançar o segundo posto e manter-se na corrida. Na primeira noite europeia, entrou em acção o Sporting que levou de vencida a equipa do Shaktar Donetsk, com um golo avançado Derlei ao minuto 73. Os comandados de Paulo Bento estiver bem na maior parte dos momentos do jogo e tiveram oportunidades de elevar a contagem. Com esta vitória, os leões garantiram desde já a histórica passagem aos Oitavos de Final da Champions. Segue-se a disputa do primeiro lugar com o Barcelona. Na noite seguinte, entrou em campo o FC Porto, que respondeu bem à total necessidade de

vencer para poder ainda manter-se na corrida pelo lugar nos Oitavos de Final, derrotando o Dinamo Kiev por 21. Todavia, o jogo começou mal para os comandados de Jesualdo Ferreira, com o golo do Dinamo a surgir aos 27 Derlei festeja golo que garantiu apuramento minutos, com Milevsky a bater o desamparado Helton. A equipa made in Argentina. O FC Porto portuense respondeu à medida, depende apenas de si próprio causando muito perigo. Porém, o para seguir em frente. Com dois que o guarda-redes ucraniano jogos pela frente, o FC Porto preBogush adiava parecia inevitável, cisa de vencer para não precisar o golo portista. Foi à passagem de terceiro para se apurar. Os restantes portugueses em do minuto 69, com Rolando a saltar mais alto que toda a gente acção, tiveram poucas razões para empatar a partida, com toda para sorrir, com apenas Cristiano a justiça. Com novo ânimo, os Ronaldo e Ricardo Quaresma a homens da Invicta partiram ao terem sentido o sabor dos pon“assalto” dum novo golo, que tos. O astro madeirense fez um acabaria por surgir em tempo de remate que deu no golo da igualdesconto, por Lucho González, dade do Man Utd ante o Celtic e após uma jogada iniciada pelo Ricardo Quaresma jogou no compatriota Lisandro, num golo empate a 3 do Inter em Nicósia.

Duas derrotas para complicar as contas na Taça UEFA por Fábio Lima Na passada quinta-feira, jogou -se mais uma jornada da Taça UEFA que ficou desde logo marcada pelo final da série de sete vitórias consecutivas do Sp. Braga. Os homens de Jorge Jesus foram batidos pela classe de Ronaldinho Gaúcho, num jogo em que o Sporting de Braga foi francamente mais forte e não mereceu de forma alguma a derrota. O clube minhoto apareceu em San Siro sem medo do adversário, tendo sempre as oportunidades mais flagrantes, com Renteria a ser o principal perdulário. Carlo Ancelotti – técnico do AC Milan – depois de ver a sua equipa ser plenamente dominada

pelo Sp. Braga, lançou em campo os pesos-pesados Ronaldinho e Seedorf, permitindo à equipa transalpina ganhar nova dimensão atacante. Porém, do lado bracarense não se temiam os “monstros” milaneses, com Renteria a causar sempre imenso trabalho a Senderos que raramente ganhou uma bola ao avançado colombiano. Contra toda a corrente do jogo, em cima do apito final, Ronaldinho tirou da cartola um remate de génio que desfez a igualdade que seria um justo prémio para um Braga que parece ter atingido a dimensão europeia, sem medo de colossos como o Milan. Seguem-se duas partidas importantes ante Wolfsburgo e Heereenven. No Estádio da Luz, noite de

má memória para os encarnados com a derrota por 2-0 ante os turcos do Galatasaray. Apesar do resultado negativo, o Benfica começou melhor com Suazo a fazer tremer as “muralhas” turcas, inconsequentemente. A equipa forasteira conseguiu aos poucos equilibrar a partida e causar muito perigo na baliza de Quim. No segundo tempo, um erro defensivo do Benfica permitiu a Emre Asik abrir o activo à passagem do minuto 51. O Benfica procurou reagir, mas foi a equipa turca a ampliar a vantagem, por intermédio de Umit Karan aos 69. Até final, o Benfica teve vontade mas faltou a clarividência necessária para chegar ao golo. Seguem-se duelos com Olympiakos e Metalist.

Foto: uefa.com

por Fábio Lima


Desporto

13

1ª Distrital Algarve – Lagos imbatível Foto: José Luís Silva

por Pedro Carrega seguindo-se do Lusitano de Vila Real de Santo AntóMais uma jornada de futebol nio e o Ferreiras. distrital no Algarve e poucas No que toca ao mudanças a registar na tabela restante candidato classificativa. ao título, o Lusitano voltou a vencer, À sétima jornada de mais der r o ta n d o, no um fim-de-semana de futebol domingo, o Ginásio regional, o Esperança de Lagos de Tavira por 2-1. mantém a invencibilidade, senAinda no percurdo que desta vez ganhou em S. so distrital, o Castro Brás de Alportel (vitória por 5- -Marinense regresMais um golo do E. Lagos e mais uma vitória 2). sou às vitórias Mas, a luta anda renhida e batendo o Almansilense por 2-0. colocando-se assim no 12º pospara aquecer os ânimos os Quanto à equipa dos Salgato enquanto que os Machados, concorrentes directos da equipa dos perdeu em Alvor (0-4) e foi apesar de terem pontuado em lac obr igense voltaram a apanhada no 5º posto pelo Salir Quarteira (empate 1-1) desceganhar, mostrando que o cam- que ganhou ao Faro e Benfica (2 ram para o 13º lugar. peonato será até ao fim. -1). Assim se fazem as contas Contudo, os lacobrigenses Por fim, os Estombarenses do futebol regional… lideram a tabela com 21 pontos, levaram de vencido o Guia (1-0)

Leões inconformados – Porto segue em frente na taça por Fábio Moreira

Foto: maisfutebol.io..pt

Depois das emoções vividas na última edição, o leque de equipas em prova é cada vez mais reduzido, tornando por consequência esta eliminatória mais competitiva. O jogo em destaque nesta edição da taça foi sem dúvida o clássico Sporting – FC Porto. A entrega dos jogadores de ambas as equipas proporcionou uma magnífica noite de futebol aos

espectadores. Apesar do equilíbrio no tempo regulamentar e no prolongamento onde equipas terminaram empatadas a um golo, no final da noite era a equipa azul e branca que tinha motivos para festejar, uma vez que na lotaria das grandes penalidades tiveram a felicidade de conseguir a vitória. Este jogo de nervos ficou marcado pela má arbitragem de Bruno Paixão. Tremenda dualidade de critérios durante todo o encontro e três grandes penalidades por assinal a r . Tirando os penáltis, o Sporting é a equipa com maiores razões de queixa. Na Luz, os encarnados começaram a cons-

Helton a defender o penálti que eliminou o Sporting

truir a vitória logo aos três minutos de jogo por Yebda, e à meia hora de jogo já o placard assinalava 3-0. Na segunda parte houve uma resposta por parte da equipa do Desportivo das Aves mas não foi suficiente para alterar as contas do marcador. Na Figueira da Foz a noite foi de golos, e a Naval venceu o Belenenses por 3-2. O tento da vitória foi alcançado no período de descontos, num belo golo de Alex que impediu que o jogo fosse decidido na marca das grandes penalidades. De realçar também o triunfo em Coimbra do Estrela da Amadora por 1-0. Sem receber ordenados desde o início da época é de louvar o carácter e o profissionalismo dos homens da Reboleira. Para finalizar, já começa a ser hábito nesta edição da taça falarse do Valdevez, que continua a eliminar equipas da Liga Vitalis. E como não há duas sem três, depois de eliminar Oliveirense e Olhanense, a equipa minhota da 2ª Divisão B bateu o Gil Vicente por 1-0. É obra!


Desporto

14 TÉNIS

Djokovic é o Campeão dos Campeões

Breves POPOVYCH ASSINA PELA ASTANA

O sérvio Novak Djokovic venceu no passado domingo a Masters Cup de Xangai, torneio que junta os oito tenistas que mais pontos alcançaram durante toda a temporada. Após a ausência do novo número 1 mundial Rafael Nadal e a eliminação precoce do tetra-campeão Roger Federer, esperava-se uma final entre o tenista sérvio, 3º melhor cotado no ranking e aquele que tem evidenciado melhor for-

‘DAKAR’ PENSA NO REGRESSO A ÀFRICA A organização da mítica prova de todo-o-terreno está desapontada com toda a burocracia exigida na Argentina e no Chile - países que recebem actualmente a prova - e ponderam regressar ao cenário original, continente africano.

LIGA EUROPEIA COM MAUS RESULTADOS As equipas portuguesas que disputam a Liga Europeia de Hóquei tiveram uma má jornada. FC Porto defrontou em casa os espanhóis do Noia, empatando a 4 bolas. Por seu turno, o Óquei de Barcelos perdeu 3-1 em casa ante o Vilanova de Espanha. Tarefa difícil para o futuro.

YVAN MULLER CAMPEÃO DO WTCC O piloto francês da equipa Seat conquistou o ceptro mundial do campeonato mundial de Turismo após ter terminado as duas corridas nos lugares do pódio (2º e 3º lugar, respectivamente), perfazendo um total de 114 pontos.. O único representante luso quedou-se pelo 12º posto, conquistando 43 pontos.

ma neste final de época, precisamente, Andy Murray. Porém, após o primeiro ter garantido o passaporte para a final do último torneio da época, o segundo não teve a mesma sorte, acabando por ser vergado por Nikolay Davydenko. Provenientes do intitulado grupo dourado, os tenistas já se haviam encontrado na fase de grupos, com a vitória a sorrir a Djoker. Demonstrando maior concentração e lucidez, o tenista de 21 anos rapidamente assumiu o controlo do encontro, fechando o primeiro set por expressivos 6-1. O segundo parcial, embora tenha sido marcado por um maior equilíbrio, acabou por sorrir novamente a Djokovic, que triunfando por 7-5 fechou assim o encontro. “Acabar a época da mesma forma como comecei, com uma vitória num grande torneio, é óptimo”, vincou o sérvio vencedor do Open da Austrália no início do ano. Resignado estava o finalista derrotado: “Contra o Novak é preciso ser-se perfeito, jogar-se muito depressa e bem. Foi o que ele fez e eu não”. Destaque ainda para a vitória em pares de Zimonjic e Daniel Nestor, que, ao baterem os irmãos Bob e Mike Bryan, asseguraram a liderança do ranking. Foto: AFP/Getty Images

O ciclista ucraniano Yaroslav Popovych assinou na passada pela equipa do português Sérgio Paulinho. É um sinal inequívoco de que a equipa do vencedor da Vuelta - Alberto Contador - pretende vencer todas as competições da época. Recorde-se que neste defeso, a equipa ucraniana havia garantido Lance Armstrong.

por David Marques

Djokovic celebra a primeira vitória da carreira na Masters Cup

FUTSAL

Benfica falha Final-Four da UEFA Futsal Cup por Fábio Lima A magia canarinha de Schumacher retirou ao Benfica o sonho mais belo, alcançar a Final Four da UEFA Futsal Cup, afastando a melhor equipa do mundo, o Interviú. O empate chegava para os comandados de André Lima, visto que detinham melhor goal average que os espanhóis, fruto das duas vitórias por 8-1 ante o Hapoel e Ekonomac. Os homens do país vizinho entraram melhor na partida e marcaram logo ao segundo minuto. Os encarnados responderam à altura e Ricardinho sete minutos volvidos empatou a partida. O, Benfica a jogar de igual para igual frente a uma verdadeira constelação de estrelas, teve

excelentes oportunidades de golo porém, no momento da verdade a bola teimava em não entrar na baliza de Luís Amado. O Benfica até podia segurar o empate mas não o quis, continuou a atacar com grande brio sempre impulsionados pela excelente moldura humana que enchia o Pavilhão Nº 2 da Luz. Nos derradeiros minutos com o empate a ser já “comemorado” pela adeptos da equipa lusa, uma bola ressaltada em Pedro Costa vai ter a Schumacher que numa posição privilegiada bate Bebé para o 21. Nos minutos finais, o Benfica pressionou, procurou o golo mas a sorte protegeu o conjunto espanhol. Na Final Four estarão presentes Dinamo de Moscovo, Ekaterinburg, Kairat e o já referido Interviú.


Desporto

15 HÓQUEI EM PATINS

Juventude de Viana aproveita deslizes Foto: Juventude de Viana

por Susana Apolónio

Realizou-se no passado fimde-semana, a oitava jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins. Novo líder na tabela classificativa, que passa a ser o Juventude de Viana. Os anteriores líderes receberam o Porto Santo SAD e não foram além de um empate a uma bola. Nesse mesmo dia, a formação do Juventude de Viana deslocou-se ao reduto do Cambra para vencer por 8-4. O Benfica, que começou o campeonato de forma inconstante, venceu nos Carvalhos por boa margem (11-1). Por final, os

Vitória fácil de Juventude de Viana em Vale de Cambra

anteriores líderes, Oliveirense, foram derrotados no reduto do OC Barcelos, por 3-2, num excelente encontro de hóquei em patins, onde a turma barcelense fez duas espectaculares reviravoltas. A Juventude de Viana lidera

com 19 pontos, seguida pelo FC Porto (18 pts.), Oliveirense (17 pts.) e Benfica (13 pts.). O carrasco dos anteriores líderes, OC Barcelos, segue sendo a maior desilusão da prova cotando-se no 8º posto, a 8 pontos do conjunto vianense.

AUTOMOBILISMO

Filipe Albuquerque conquista vitória para Portugal por Tânia Branquinho

Filipe Albuquerque presenteou, no dia 9 deste mês, o Team Portugal, com a vitória da corrida mais longa da segunda prova da época do A1 Grand Prix, em Chengdu (China), e conquistou para Portugal a primeira vitória nesta taça das nações.

Portugal, Luís Vicente, confessou que foi "uma grande emoção ouvir o hino depois de tantos anos de esforço nesta competição" e realçou "a rapidez e regularidade do Filipe", e diz ainda que "gostava de chegar a Portimão em Abril na discussão do título e em condições de garantir aí o ceptro".

Festejo emocionado de Filipe Albuquerque junto ao seu carro

Foto: a1gp.com

Albuquerque, através dos seus treinos, mostrou que estava capaz de lutar pelo triunfo e confirmou-o com o sexto lugar na Sprint Race, que abriu o dia. Na Feature Race, foi o português quem dominou a corrida e subiu para o segundo lugar, alcançando o sexto lugar do campeonato, liderado pela Malásia. Filipe Albuquerque afirma a sua alegria: "Foi fantástico. Arranquei muito bem e subi logo

para segundo. Mantive sempre uma distância constante para o líder, procurando tirar melhor partido das paragens na box. Foi isso que sucedeu e após a primeira troca de pneus passei para o comando e ganhei alguma vantagem". Albuquerque cumpriu 51 voltas em 1:11.23,179 horas, à frente de Adam Carroll, enquanto D a n n y Watts, da G r ã Bretanha, foi o terceiro, a quase cinco segundos. O responsável máximo do A1 Team


Política

16 Breves

Professores continuam descontentes Foto: Sindicato dos Professores da Grande Lisboa

LÍDER DO PSD DESAFIA PORTUGUESES Na sequência da reforma do ensino de justiça português, a Presidente do PSD desafiou ontem os portugueses a viver seis meses sem democracia, para «por tudo na ordem». O aviso não foi apenas dirigido ao povo, sendo também tecidas duras críticas à actuação do governo.

PORTUGAL APOIA DURÃO BARROSO Com o aproximar do conselho europeu a realizar em Dezembro, onde se vai escolher o próximo Presidente da Comissão Europeia, fala -se na possível recondução de Durão Barroso ao cargo. São vários os dirigentes europeus que criticam o político português, acusando-o de falta de iniciativa. Luís Amado, Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, afirmou que o Governo luso sempre apoiou e continuará a apoiar esta iniciativa.

NOVO SECRETÁRIO DE ESTADO DOS EUA Hillary Clinton poderá vir a ser a próxima secretária de Estado, cargo oferecido por Barak Obama. Segundo o Guardian, Hillary ainda está a avaliar qual dos cargos a deixa em melhor posição: o oferecido por Obama ou o seu actual como representante no senado do estado de Nova Iorque. Enquanto isto os assessores de Obama investigam as contas da Fundação Bill Clinton para ver se não há qualquer tipo de incompatibilidade.

Ninguém parece conseguir pôr travão às manifestações dos professores contra as medidas da ministra da Educação

por Fábio Rocha

No passado dia 8 de Novembro, cerca de 130 mil docentes do ensino primário, básico e secundário voltaram a mobilizarse para mais uma grande manifestação em Lisboa, descontentes com as políticas e reformas educativas do governo. À semelhança da anterior manifestação, ocorrida há 8 meses, os professores mostraram-se mais uma vez revoltados contra a decisão tomada pela ministra Maria de Lurdes Rodrigues. Após essa primeira mobilização, o mistério e sindicato conseguiram chegar a um consenso, mas ao que parece desde Março nada se alterou. Em vigor desde Janeiro de 2007, esta medida foi desde logo contestada pelo sector da educação e pelo sindicato dos professores (FENPROF). Para

além de ocupar mais tempo aos professores avaliadores, que deveriam ter como objectivo ensinar, pode ser uma medida injusta para docentes com mais tempo de carreira e por isso mais próximos de uma progressão na mesma, pois podem ser impedidos ou ultrapassados por colegas com menos experiência e menos tempo de serviço. Esta resolução veio modificar completamente o sistema de ensino em Portugal e, na opinião da maior parte dos docentes, desorganizar e colocar as escolas num autêntico caos. A Ministra da Educação, referiu numa entrevista à RTP que uma mobilização desta envergadura impunha respeito a qualquer um, mas que não será por isso que irá mudar de atitude, muito menos voltar atrás em relação à avaliação dos professores. Já o primeiro-ministro José Sócrates respondeu a esta manifestação afirmando que o acordo feito entre o governo e o sindicato foi desrespeitado.


Política

17 Ordem Secreta dá liberdade para atacar Al-Qaeda Foto: Jamestown,org

por Manuela Vaz

Segundo adiantou o New York Times, a Al-Qaeda foi vítima de uma série de ataques secretos por parte dos EUA desde meados de 2004. Estes ataques foram autorizados por uma ordem, datada da Primavera de 2004, contendo a assinatura do ex-secretário da Defesa dos EUA Donald Rumsfeld e a aprovação do Presidente, George W. Bush. A “Al-Qaeda Network Exord”, assim denominada a ordem, diminuía o tempo de avaliação das missões, fora da zona de guerra, e da autorização para a sua execução, passando este processo de dias a simples horas. Também conferia mais poder às tropas americanas para poderem atacar a organiza-

Donald Rumsfeld e George W. Bush autorizaram ataques secretos à Al-Qaeda

ção terrorista em qualquer parte do planeta. O jornal americano adianta também que, além destes ataques, outros foram cancelados devido à sua natureza perigosa e arriscada. Estas informações foram dadas ao jornal com a condição

de as fontes permaneceram anónimas, pois trata-se de um assunto sensível. O New York Times não conseguiu declarações da porta-voz da Casa Branca nem do Departamento de Defesa, que se recusaram a prestar declarações.

Sondagem dá vantagem ao PS por Marta Neves

Este fim-de-semana foram divulgados os resultados de um estudo realizado pela Eurosondagem cujo principal objectivo revelar foi as actuais tendências políticas dos portugueses.

Foto: Juventudesocialista.org

Segundo a análise, o Partido Socialista que nos últimos meses havia registado descidas neste tipo de sondagens, inverteu esses últimos resultados e conta com uma subida de 1,2%, ultrapassando assim os 40 pontos percentuais na preferência dos portugueses. Este valor não lhe confere ainda a maioria absoluta que atingiu nas anteriores eleições legislativas. Já o PSD de Manuela Ferreira Leite também regista uma ligeira subida, 0,3%, resultado muito

Sondagens dão subida para o partido no poder

aquém das expectativas para o maior partido de oposição e para quem quer voltar a governar já no próximo ano. O PSD conta assim com um total de 33,3%. O Partido Comunista e o Bloco de Esquerda caem também nas escolhas dos eleitores contando o PC com 9,6% e BE com 7,7%. No fim encontra-se o Partido Popular de Paulo Portas, com apenas 4,8%. Através deste estudo podemos comprovar que mesmo com toda a insatisfação demonstrada pelos portugueses em relação ao governo, os partidos da oposição não estão a conseguir apresentar propostas nem estão a conseguir cativar os eleitores com o objectivo de traçar outro rumo para o país.


Crónicas

18

O Ensino da Música na Educação

por Maria Raquel Correia

Ao ler no DN do passado dia 30 um artigo sobre o ranking das Escolas do Ensino Básico, os sinos tocaram a rebate dentro de mim; no topo estava uma Escola de Música, com ensino integrado. Lembrei-me do tempo em que frequentava o liceu de Faro e, simultaneamente, estudava Piano e Educação Musical com a Professora Célia Magalhães com a qual fiz o Curso Geral de Piano, como aluna externa, no Conservatório Nacional de Lisboa. Ficoume para sempre na memória uma frase sua que frequentemente repetia, com plena convicção: “ Quem é bom aluno na música é, com certeza, também no liceu...”.

«Quem é bom aluno na música é, com certeza, também no liceu...» Esta afirmação, é um eco do que sabemos sobre as vantagens do ensino da música na educação. Ela contém, de modo implícito, uma preocupação que não é indiferente, hoje, ao colégio pedagógico dos países mais desenvolvidos. Mas... a discussão já vem de longe! - Fernando Lopes Graça1 afirmava, no mesmo sentido, que “as vantagens do ensino da música na educação não são uma utopia. Pensadores de todos os tempos desde Confúcio a Bergson, passando por Platão, St Agostinho, Lutero, Espinosa, Leibniz, Hegel, Schopenhauer, Nietzsche, entre outros, expressaram-se bem claramente sobre a importância do ensino da música na educação”. No sec.VI, Pitágoras2 demonstrou o “fundamento numérico” da música, crença segundo a qual “o movimento do cosmos e o da alma humana se baseiam nas mesmas proporções numéricas harmónicas. Por isso a música, em virtude do seu princípio numérico, reflecte a ordem no mundo e de forma recíproca exerce a sua influência sobre o coração e o carácter do homem. Converte-se num factor moral e social que

deve ser levado em conta na educação e na vida pública”. Podemos ainda referir que, até ao Renascimento, a música foi estudada como ciência e, como ta l , i nc l uí d a no c l ás s ic o “Quadrivium”: a aritmética, a astronomia, a música e a geometria. Por tudo o que fica dito e pela minha experiência, permito-me afirmar e...espero não ser mal entendida, que no actual contexto do ensino, me parece cada vez mais pertinente dar relevo ao ensino da música tendo em conta, por um lado a sua importância como factor de desenvolvimento da personalidade e, de forma igualmente importante, a relação socio-afectiva aluno/professor. Parabéns à Academia de Música de St Cecília pelo seu desempenho. Porque acredito, satisfaz-me pensar que o estudo da música pode ser reconhecido como tendo desempenhado um papel importante na prossecução daquele objectivo.

1- GRAÇA, Fernando Lopes, 1964, Nossa Companheira Música, Portugália Editora 2- ULRICH, Michels, 2007, Atlas de Música, Alianza Editorial


Crónicas

19

A importância da literatura e outras futilidades por João Teago Figueredo

Durante o mês de Setembro inteiro fechei-me o tempo todo a escrever, Escrever é algo muito muito difícil, De modo que não consigo dizer que escreva, já que não passam de três quatro linhas, tortas, disformes e longitudinalmente desprezíveis, agoniantes, Depois almoço, sentome a olhar a parede, e descanso das três frases que esculpi, Pouco ou nada serve preocupar -me com elas já que ganham vida e esvoaçam sem que consiga ter-lhes controlo, divertidas, aves verticalmente dançantes que caminham até ti, Tento lembrar-me dos homens e das mulheres da minha rua, das minhas ruas, - Bom dia, senhor António , e há outros bons-dias que esvoaçam dançantes que quase caminham até ti, Lembro-me dos velhos encaixados nos bancos-de-jardim, de prostitutas

esguias, varizes, artrites que agoniam por vezes, pardais que bailam ao som de ritmos que desconheço, - Que livro está a escrever, senhor António? , é-me especialmente claro que de nada serve sabermos para que servem os livros, - Servem para te veres , é-me especialmente claro que de nada serve sabermos, - Servem para não saberes , na verdade de nada servem e precisamente por isso passo horas e horas dias e semanas e meses até, fechado a escrever organismos assemelhados a frases, palavras articuladas e unidas pelas pontas, estou certo de que só assim, siamesas, podem carregar com elas as emoções, (só assim podem carregar consigo as emoções) - De que fala nos seus livros, senhor António? , durante todo o mês de Setembro fechei-me o tempo todo a escrever, Não sei dizerlhe para que serve um livro, - Talvez para que nos vejamos nele , o nariz na página nove, as mãos na quinze e na dezasseis, os sorrisos na contracapa, os dedos dos pés ao longo do capítulo dez, Continuo sem saber para que serve um romance, Não sei para que servem os romances e pouco me importa que não

saiba, Ao fundo da sala ouço o António balbuciar, - Servem para nos vermos a nós próprios , eu cá concordo com ele, E, (se quer saber a verdade) , é por isso que me fecho meses e meses sem fim sem sequer ver a luz do dia, por forma a moldar as palavras, encaixa-las e desencaixa-las, uni-las com o cuspo dos verbos, das vírgulas e das metáforas, anáforas e açucares vários, Nos dias felizes julgo descobrir-lhes o mecanismo, a roldana que se manipula como as três-bolas do malabarista, inquietas, Há dias em que consigo perceber por que razão se unem as palavras tentando que com elas se arrastem as emoções, (só assim podem carregar consigo as emoções) , por vezes julgo conseguir puxar as emoções, e mesmo tocar-lhes por forma a nos vermos a nós próprios, destapar caixas-de-sapatos escondidas e envolventes em pó secular, sorrisos, poemas, recordações que consigam fazer com que nos vejamos a nós próprios nas páginas de um livro, - De que fala nos seus livros, senhor António? (respondo) , da paisagem interior que existe em cada um de nós, Que existe em cada um de nós.

Próxima Edição: 3 de Dezembro de 2008 Agradecimentos: Maria Raquel Correia João Tiago Figueredo Jorge Gonçalves http://www.contemporaneocc.blogspot.com/


3ª edição do Jornal Universitário "Contemporâneo"