Issuu on Google+

Informativo de Avaliação Institucional Edição dos resultados da avaliação do primeiro semestre de 2011 A Lei 10.861, de 14 de Abril de 2004, estabeleceu em seu Artigo 11, que cada Instituição de Ensino Superior (IES) constituísse a sua Comissão Própria de Avaliação “Com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos da Instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP)”. Divulgar os resultados da avaliação institucional à comunidade acadêmica e à sociedade é parte desse compromisso assumido pela Instituição, dado o caráter social da Educação, prestando conta publicamente das suas responsabilidades. É compromisso assumido pela CPA a divulgação material do trabalho de autoavaliação institucional realizado, reconhecendo e valorizando o esforço dos envolvidos na sua construção. A CPA tem em sua base proposta de metodologia participativa, buscando trazer para o âmbito das discussões as opiniões de toda comunidade acadêmica, de forma aberta e cooperativa. No que se referem as dez dimensões previstas em lei por recomendação do Ministério da Educação, fazem parte de nosso trabalho e procuramos expressar virtudes, méritos, potencialidades, mas também as fragilidades reconhecidas na interpretação dos resultados, a análise e implementação de melhorias, na constante busca da qualidade dos serviços ofertados, reafirmando o compromisso com a sociedade em busca da confirmação da identidade e missão institucional. Profª Sonia Maria Hey Presidente da CPA

Dimensões CPA Dimensões recomendadas pelo Ministério da Educação que receberam nota em uma escala de zero a cinco e que são desenvolvidas pela Campo Real  missão e o plano de desenvolvimento institucional;  política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão  responsabilidade social da instituição;  comunicação com a sociedade;  políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e docente e corpo técnico;  organização e gestão institucional;  infra-estrutura física;  planejamento e avaliação;  política de atendimento a estudantes e egressos;  sustentabilidade financeira.

Comissão da CPA Corpo Técnico Administrativo Sonia Maria Hey Rosangela Rodrigues dos Santos Ângela Daiane Mudryk

Ouvidoria Geral

Corpo Docente Professor Daniel Alberto Machado Gonzales Professor Fábio Vinícius Primak Professora Patrícia Manente Melhem Representantes Discentes Christian José Alves de Andrade (7º Direito) Sylvia Leticia Ianescko (5º Comunicação Social) Rogério Dias Regiani (3º Admistração) Sociedade Civil Roni Antônio Garcia Silvano Simões Rocha Simone Marcelino Alves Borchardt

Avaliação Institucional 2011/02 :

reclamações e sugestões A Ouvidoria Campo Real, foi instituida para atuar como uma das instâncias de apoio e atendimento à comunidade acadêmica. Constitui um importante canal de comunicação.Visa a interlocução e a construção de um espaço para reclamações, denúncias, emissão de opiniões. Envie sua sugestão!

de 31/10 a 11/11

Pare,Pense, Avalie!


02

Dimensões CPA - Dados referentes ao primeiro semestre 2011

A Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional da Faculdade Campo Real estalecem com precisão as metas a se atingir e meios empregados para tal. Indagados, os alunos responderam: O curso está atendendo suas expectativas?

95% dos acadêmicos responderam a avaliação institucional e afirmaram que o curso está satisfazendo suas expectativas Semana Pedagógica 2011/02 Nota-se que o índice de satisfação, em relação às expectativas dos acadêmicos matriculados nos diversos cursos da Campo Real ultrapassa os 95%.

Organização didático-pedágogica A coordenação do curso responde com eficiência às suas solicitações?

O professor apresenta proposta de trabalho e esclarece a importância e o objetivo da disciplina no curso (plano de ensino)?

Sempre: 75,3% Na maioria das vezes : 16,7% Às vezes: 5,4 %

95,3% dos acadêmicos concordam que a coordenação de curso responde com eficiência às suas solicitações O professor é pontual no início e no término das aulas?

Sempre: 75,1 % Na maioria das vezes : 17,4 % Às vezes: 5,2 %

Corpo discente e a integração de alunos e professores e sua participação na vida universitária O professor orienta com clareza os trabalhos e atividades solicitadas?

Sempre: 69,5 % Na maioria das vezes : 19,7 % Às vezes: 8,0 % O investimento da Direção, Coordenação Acadêmica em conjunto com os coordenadores dos 10 cursos ofertados pela Campo Real, resulta na melhoria e aprimoramento do fazer docente por meio de diversas ações entre elas: semanas pedagógicas, reuniões de coordenação e de colegiado, orientações individuais aos docentes, programa de aperfeiçoamento desenvolvido pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAPP) e acompanhamento do desempenho docente e discente. Essas ações se refletem na satisfação dos nossos alunos quando apontam um índice de satisfação acima dos 90% .

Um item que merece reflexão é a pontualidade no início e término das aulas, tanto do corpo docente quanto do corpo discente, pois ambos são corresponsáveis por esse espaço de tempo.

O professor deixa claro os critérios de avaliação e comenta correção das atividades realizadas?

96,9% estão satisfeitos com esse item O professor propõe práticas avaliativas que valorizam a reflexão mais do que a memorização de dados?

95,8% estão satisfeitos com esse item Os índices de satisfação dos acadêmicos situam-se acima dos 95%, como constatado nas questões sobre os dados da organização didático-pedagógica. Isso se deve a um trabalho embasado nos parâmetros de excelência do Ensino Superior emanados dos órgãos reguladores do MEC.


03

Dimensões CPA - Dados referentes ao primeiro semestre 2011

Infraestrutura da Instituição em função das atividades acadêmicas O espaço físico é adequado para as atividades das disciplinas considerando a acústica, luminosidade e ventilação?

92,9% estão satisfeitos com esse item A biblioteca disponibiliza os livros básicos recomendados nas disciplinas?

97,5% estão satisfeitos com esse item Os laborátorios de saúde utilizados no seu curso são adequados em termos de espaço e equipamento?

89% estão satisfeitos com esse quesito Os laboratórios de Informática utilizados no seu curso são adequados em termos de espaço e equipamento?

84,9% estão satisfeitos com esse item

Algumas Atividades Sociais em números (2011/01):

Cidadania Real - 11 Palestras Campanha do Agasalho - aproximadamente 1000 peças Campanha Páscoa Solidária - 900 caixas de bombons Aferição de Pressão Arterial (Enfermagem) 350 atendimentos

Ambulatório de Nutrição: 100 atendimentos Dosagem Glicêmica (Biomedicina) - 600 antendimentos Justiça no Bairro - 1500 audiências de conciliação Casamento comunitário (registro Publicidade) 274 casais Escritório de Prática Jurídica: 206 atendimentos Projeto Consciência Limpa (TERRACYCLE) aproximadamente 4000 embalagens Projeto Biomoleque Real (Biomedicina) Arrecadação de Agasalhos - 50 crianças beneficiadas; Doação de 50 litros de leite; Doação de 300 brinquedos - Destino: Natal Real Palestras Higiene (Parasitoses) Campanha de Prevenção vírus H1N1

Atividades de extensão e ações sociais “A Faculdade Campo Real, consciente de que a ética constitui a base da responsabilidade social, exerce a gestão educacional para tornar-se parte da construção de uma sociedade sustentável e justa.”

Biomoleque Real

Inscrições: 16/05 a 27/05 Cada texto equivale a 2 horas complementares sociais, totalizando até 6 horas. Inscrições e Informações: 3621-5200 ramal 220 bzz.com@gmail.com

Realização:

Blitz Real

Biomoleque Real

Justiça no Bairro

Arte em Campo

Consciência Limpa

Selo Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - Fiep


Dimensões CPA - Dados referentes ao primeiro semestre 2011

04

Avaliação da Administração Geral da Instituição e dos seus principais setores A Avaliação Institucional foi realizada no 1º semestre de 2011. De posse dos dados sistematizados quantitativamente e qualitativamente a CPA reuniu-se com a direção geral da Campo Real objetivando analisar técnica e pedagogicamente a instituição.Os procedimentos de avaliação foram então legitimados a partir da deliberação das seguintes ações e aquisições:

Aquisição de um novo veículo para suporte Construção de uma estufa e Aquisição de um trator para a Fazenda Experimental Cobertura da quadra poliesportiva

Aquisição de um novo veículo para suporte

Aumento do acervo de livros da Biblioteca Novo Laboratório de Química dos Solos Novo Laboratório de Bromatologia 3 novos laborátorios de Informática Novo Laboratório de Física

Construção de uma Estufa e Aquisição de um Trator na Fazenda Experimental

Novo Laboratório de Anatomia de Animais Novo Laboratório de Entomologia Novo Laboratório de Engenharia de Produção 3 Novos Laborátorios de Informática

Cobertura da quadra poliesportiva - Nova área social

Reestruturação da sala do Núcleo Docente Estruturante (NDE) Nova sala para reuniões Nova sala para atendimento aos acadêmicos 1 simulador para cateterização masculina e feminina

Aumento do acervo de livros da Biblioteca

1 simulador para coleta de exame ginecológico 1 manequim para cuidados com pacientes e medidas de suporte básico de vida Aquisição de um desfibrilador para laboratório de Enfermagem Reforma do Escritório de Prática Jurídica

Novo Laboratório de Química dos Solos


Dimensões CPA - Dados referentes ao primeiro semestre 2011

05

Novo Laboratório de Bromatologia

Nova sala para atendimento aos acadêmicos

Laboratório de Física

1 simulador de cateterização masculina e feminina

Novo Laboratório de Anatomia de Animais

Laboratório de Entomologia

Novo Laboratório de Engenharia de Produção

3 Novos Laboratórios de Informática

1 simulador para coleta de exame ginecológico

1 manequim para cuidados com pacientes e medidas de suporte básico de vida

Desfibrilador para Laboratório de Enfermagem

Reforma do Escritório de Prática Jurídica


Dimensões CPA - Dados referentes ao primeiro semestre 2011

06

Seminários Acadêmicos sobre Avaliação Institucional A avaliação institucional proposta baseia-se na metodologia participativa, buscando trazer para o âmbito das discussões as opiniões de toda comunidade acadêmica, de forma aberta e cooperativa.

Após a efetivação do processo de autoavaliação são disponibilizados os resultados obtidos em cada ciclo, visando a identificação de pontos frágeis com vistas a subsidiar também uma análise crítica sobre o próprio processo avaliativo, que acontece por meio de Seminários Internos de sensibilização e divulgação dos resultados da autoavaliação da Instituição, sob a coordenação da CPA, com a participação da comunidade acadêmica. É feito um balanço crítico do projeto de avaliação institucional, do seu desenvolvimento e dos resultados alcançados.

Todo processo de autoavaliação é realizado e divulgado, sendo os Seminários Acadêmicos sobre Avaliação Institucional uma importante oportunidade para a CPA divulgar resultados, discutir e estabelecer suas principais atividades, fortalecer bases de indicadores e traçar junto aos alunos um conjunto de iniciativas.


07

Dimensões CPA - Dados referentes ao primeiro semestre 2011

Seminários de Avaliação Institucional com os Setores

Médias

8,00

8,08 8,37 8,50

8,39 8,32 8,36

8,34 8,36 8,63

7,95 8,27 7,99

8,82 8,78 9,02

8,37 8,29 8,53

8,51 8,31

6,25

8,23 8,74 8,78

7,98 7,81 8,38

7,96 8,01 8,13

10,00

8,46 8,59 8,89

Notas por Setores Período 2010/1 a 2011/1

6,00

2010/1

4,00

2010/2

2,00

2011/1

0,00 Espaço Físico

Biblioteca

Labs. de Informática

Labs. de Saúde

Reprografia

Telefonia

Recepções

Cantina

Secretaria

Serviços Financeiros

Média Final

A divulgação dos resultados é pública e ampla, tendo imediata comunicação nos Seminários Acadêmicos sobre Avaliação Institucional promovidos pela CPA, nos informativos publicados a cada ciclo e à disposição do público no site da Instituição. O conjunto de informações obtido, após trabalho de análise e interpretação, permite compor uma visão diagnóstica das dimensões avaliadas na Instituição, identificando possíveis causas de problemas, bem como, caminhos para superá-los.

Biblioteca

Espaço Físico

Cursos

Secretaria

Marketing

Laboratórios de Saúde

Financeiro

Núcleo Tecnológico de Informação - NTI

Recepções e Telefonia

Identificou-se que a relação entre a autoavaliação e o planejamento geral resultou na geração de juízos críticos sobre a Instituição, sinalizando fragilidades e oportunidades com vistas à melhoria constante da qualidade dos serviços educacionais prestados à comunidade acadêmica.


08

Dimensões CPA - Dados referentes ao primeiro semestre 2011

Participação Discente

A autoavaliação permite a participação efetiva dos acadêmicos nos processos de avaliação da Instituição. Em todo o processo de autoavaliação a Instituição demonstra que, em termos gerais realiza a sua missão com qualidade e responsabilidade social. O compromisso da Instituição em relação ao incremento de uma cultura avaliativa é fortalecido a cada semestre, e a Participação Discente demonstra o comprometimento dos acadêmicos nesse processo. O processo avaliativo é contínuo, organizado em ciclos, e o envolvimento dos acadêmicos merece mais uma vez ser destacado.

Turmas que obtiveram 100% de adesão na Avaliação Institucional:

1º período Nutrição

5º período Eng. de Produção

3º e 6º período Psicologia

2º período Eng. Agronômica

Expediente Presidente da Comissão Própria de Avaliação: Sonia Maria Hey Diagramação: Helena Krüger - Marketing Campo Real

Escreva para gente: marketing@camporeal.edu.br

2º período Biomedicina

5º período B Administração


Informativo CPA 2011 01