Page 1

ENTREVISTA COM O PROFESSOR DANILO RODRIGUES DOS SANTOS. Por Fábio Oliveira Santos

A REP entrevista o Professor Danilo Rodrigues dos Santos, especialista em Geografia. Durante o primeiro semestre, juntamente com os alunos do fundamental II, realizou pesquisa sobre as fontes de energia, deste projeto, gerou novas visões sobre as funções da energia, no sentido generalista, ou seja, não somente da perspectiva da energia elétrica, mas outros meios e fontes. Ainda neste projeto, foi possível ampliar conceito de energia, gerou debates e a concretização final com apresentação de pôsteres e mesa de discussão. REP: Como foi a construção do trabalho com os alunos? Danilo: Foi dado toda à liberdade de pesquisa aos alunos, eles traziam informações históricas e atuais, discutíamos na sala de aula, dividimo-nos em cinco grupos com temas variados de energia. REP: Qual foi a ideia central do trabalho? Danilo: A ideia central seria especializar nas fontes determinadas e apreender com os próprios colegas em sala de aula as demais fontes de energia, nesse contexto, o meu papel foi completar as informações que os alunos trouxeram e organizar de maneira metódica os resultados. REP: Como foi o desenvolvimento dos alunos em sala de aula?


Danilo: No meu caso foi satisfatória, pois eles trabalharam em conjunto, dividiram as tarefas e, o mais interessante, um aluno cobrava do outro a realização dos objetivos. Houve até ensaio para apresentação do seminário. Muito interessante neste processo, foi os questionamentos que fizeram, pois assistiam programas e traziam perguntas pertinentes à discussão, fato que enriquecia seu conhecimento, além de contribuir para o crescimento intelectual dos demais. REP: Como foi a organização do trabalho? Danilo: A autonomia dos alunos foi a essência, somente cobrei um determinado padrão para a apresentação no pôster. Pude perceber que aconteceu algo bem bacana, gerou muita competitividade, pois descontava alguns pontos do grupo, caso não cumprissem as tarefas da maneira orientada. Os alunos cobravam-se mutuamente, exigindo maior participação uns dos outros. REP: Por último, e para o futuro? Danilo: Faremos um trabalho semelhante, mas desta vez utilizaremos os aparatos tecnológicos, algo como a sala do Acessa, power point, filmes entre outros o objetivo é sempre leva-los a questionamentos mais profundos.

A rep entrevista o professor danilo rodrigues dos santos  

A REP entrevista o Professor Danilo Rodrigues dos Santos, especialista em Geografia. Durante o primeiro semestre, juntamente com os alunos d...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you