Page 1

ANIMAIS

CONHEÇA OS NOVOS INTEGRANTES DA FAMÍLIA CONTEUDO INDEPENDENTE Nossos quadros ganham força com a participação do amigo João Barcelos, que além de Professor, Produtor Cultural, Poeta, Historiador, Escritor e Intelectual Assente, tem em sua história, como ser humano , a bandeira da luta pela justiça, dignidade e igualdade dos povos...Pág. 06

FILHOTES É IGUAL A BAGUNÇA? Pág. 08

COTIA

Prepare-se para conhecer a nossa nova coluna Tiradinhas, com piadas escritas pelo redator publicitário Léo Castelo Branco e ilustradas pelo designer gráfico Gustavo Arcaldi.

Pág. 06

SAÚDE

A dupla começou fazendo humor político via internet, através do CDC (Comunidade da Criação) tendo em pouco tempo conquistado um público cativo e fiel nas redes sociais.

DISTÚRBIOS DO SONO

Agora eles estão aqui no Jornal Conteúdo Independente para fazer um humor inteligente, refinado e, o mais importante, que faça

Distúrbios do sono são cada vez mais frequentes no mundo contemporâneo.

você gargalhar muito. CONFIRA NA PÁG. 02

II MARCHA CONTRA A CORRUPÇÃO "O POVO ACORDOU. O POVO DECIDIU. OU PARA A ROUBALHEIRA OU NÓS PARAMOS O BRASIL". 12 de outubro • 14:00 - 17:00 na Av. Paulista/ MASP- SP

ENTENDA E FAÇA A SUA PARTE

CIDADES 2ª FEIRA DO CONHECIMENTO EM VARGEM GRANDE PAULISTA- Pág. 07

O PERIGO DOS ESTERÓIDES ANABÓLICOS Médicos alertam para o perigo do comércio ilícito de anabolizantes entre atletas e jovens nas academias.

Pág. 10

Sobrinha Bernadete, Vó Nina (filha de Francisca do Prado) e Narsisa Nora


Outubro de 2011/ ANUNCIE: 9791 - 0980

EDITORIAL

2

QUAL É O PODER DOS PODERES?

promover a justiça, resolvendo todos os conflitos que possam surgir na vida em sociedade.

notas de repúdio que disseram que o tom foi “leviano” e “genérico”, já que não houve a declaração de nomes...

As recentes declarações da Corregedora Nacional de Justiça, a Ministra Eliana Calmon, com relação à necessidade de uma séria fiscalização do Conselho Nacional de Justiça, CNJ, faz tremer as bases de uma instituição tida como intocável: O Poder Judiciário.

As responsabilidades e a estrutura desse poder são determinadas pela principal lei do país, a Constituição Federal. E todos os cidadãos têm o direito de solicitar que o Judiciário se manifeste, de maneira a resolver disputas ou punir aqueles que não cumprem as leis”.

Muitas são as notas de repúdio pelo Brasil afora, onde adjetivos como “leviana”, “destemperada”, “desrespeitosa”, foram direcionadas as declarações da Ministra, sobre o estado São Paulo, por exemplo: “Sabe que dia eu vou inspecionar São Paulo? No dia em que o sargento Garcia prender o Zorro. É um Tribunal de Justiça fechado, refratário a qualquer ação do CNJ e o presidente do Supremo Tribunal Federal é paulista”.

1) Civis: quando se relacionam a conflitos que surgem entre pessoas, empresas, instituições, etc.; 2) Penais: quando se referem a diferentes tipos de crime; 3) Trabalhistas: conflitos que envolvam trabalhadores e patrões; 4) Eleitorais: questões que se relacionem às campanhas eleitorais ou às eleições; 5) Militares: que envolvam crimes da esfera das Forças Armadas - Aeronáutica, Marinha e Exército; 6) Federais: casos que forem de interesse do governo federal ou se relacionem diretamente à organização política e administrativa do Brasil.

Eu faço a seguinte pergunta a você caro leitor: Você acredita que estas declarações e os seus desdobramentos teriam que peso no momento em que vivemos hoje com relação à corrupção no Brasil? Seria este um pilar forte, o grande sustentáculo para que haja tanta corrupção, de um modo desenfreado e histórico em nosso país? Alguém crê que os esquemas de corrupção passaram a existir somente nos últimos 10 anos?

Cabe neste ponto uma descrição sobre o papel e a relevância do Poder Judiciário em nosso País: “Dentre os poderes que compõem a República brasileira, cabe ao poder Judiciário interpretar as leis elaboradas pelo Legislativo e promulgadas pelo Executivo. Ele deve aplicá-las em diferentes situações e julgar aqueles cidadãos que, por diversos motivos, não as cumprem. A função do Judiciário é garantir e defender os direitos individuais, ou seja,

Fonte WEB: http://educacao.uol.com.br/ cidadania/judiciario-1.jhtm Esta é a forma básica do Judiciário, o seu centro. Há que se lembrar também que a Ministra falou que existe por volta de 1% de corruptos, sendo uma minoria os que “praticam” os tais atos, contrapondo algumas

TIRADINHAS

O cerne da questão dos esquemas de corrupção: A Impunidade; se o Poder que deveria dar sentenças e punir, garantindo e defendendo os direitos individuais, ou seja, promovendo a justiça, fazendo cumprir as leis, a CONSTITUIÇÃO FEDERAL, tem uma parte, mesmo que seja pequena, que se corrompe em favor de Crimes de Lesa Pátria, passa a ser então o ponto mais relevante de qualquer esquema de roubos e achaques ao dinheiro que NÓS PAGAMOS em forma de “impostos” para que o Estado Brasileiro se financie e cumpra o seu papel tal qual está na CONSTITUIÇÃO FEDERAL, assegurando os nossos direitos enquanto cidadãos! Ou recrudescemos para os tempos da Ditadura Vargas?: “A Lei, ora a Lei...” Tiradinhas escritas pelo redator publicitário Léo Castelo Branco e ilustradas pelo designer gráfico Gustavo Arcaldi.

Participe do >> FALA CIDADÃO / Envie seu texto para: contato@jornalci.com.br Meu nome é João Paulo, tenho 31 anos e estou com coqueluche. Frase meio impactante não é? Sim, é para ser impactante mesmo. O que venho mostrar aqui hoje é sobre o despreparo dos médicos que atualmente “cuidam” da nossa saúde, sejam de Hospitais Públicos ou Privados. Realmente, estou com coqueluche há 70 dias, quando o normal é o quadro se manter por no máximo 42 dias. Durante esse período, passei por nove médicos, entre especialistas e clínicos gerais e cada um que eu passava me faziam algumas perguntas e davam o diagnóstico. Você tem Bronquite asmática, tome esses cinco remédios (fortíssimos) que ficará bom. Você tem alergia, tome esses três remédios (fortíssimos). Você tem sinusite, mais dois remédios (fortíssimos) para ficar bom. Pergunto eu: Desde quando sinusite dá tosse comprida, até chegar a ponto de vomitar?

expediente

Esses foram exemplos de nove médicos que CONTEÚDO INDEPENDENTE

Publicação mensal da Empresa Jornalística Conteúdo Independente Ltda. CNPJ: 12.059.922/ 0001- 53 R. Francisco M. Oliveira- 433, CentroVargem Gde. Paulista/SP- 06730- 000 Email: contato@jornalci.com.br (11) 7231- 7535

passei. Cheguei a ponto de tomar 18 remédios diferentes em um mês. Todos para tudo, menos para coqueluche. Acho que tomei remédio até para curar unha encavada, curar dor de amor, queimadura e assim por diante, pois nunca tomei tanto remédio em tão pouco tempo na minha vida. Apenas um dos nove médicos que passei me pediu exames. Todos debocharam na cara, ou ficaram bravos quando eu disse que estava com sintomas de coqueluche. Falaram que coqueluche não dá em adultos. Sério? FOLHA.com 21/09/2011 - 09h37 Falta de vacinação de adultos impulsiona surto de coqueluche em SP. iG São Paulo | 20/09/2011 16:05 Internação por coqueluche aumenta 21% em um ano Total de casos em 2011 já supera todo ano passado e jovens estão no alvo da infecção Quase tive que suplicar para arrumar um médico que me pedisse os exames necessários

Direção

para diagnosticar de maneira correta o que eu tenho. Minha sobrinha que está no primeiro ano de medicina, ficou sabendo os sintomas que eu tinha e me ligou para falar que eu estava com coqueluche. Não dá para acreditar que uma pessoa do primeiro ano de Medicina sabe mais do que um bando de “DOUTORES”, sim, DOUTORES, pois “MÉDICO” só deve ser chamado quem se forma para exercer a profissão por amar o que faz e não por dinheiro fácil, sem se preocupar se ele vai levar uma pessoa a óbito e deixar sua família infeliz pela perda de um ente querido.

Vamos ser rigorosos e começar a cobrar nossos direitos de maneira direta, fazer valer os impostos, os planos de saúde e tudo que pagamos. Saúde é uma obrigação do governo nos dar. Vamos mostrar que somos pessoas, que merecemos respeito, e fazer desse Brasil que vive de interesse próprio, passar a ser um país digno de se morar. Médicos, ou melhor, Doutores, usem seu diploma para o bem de seus pacientes e não para o bem da sua parede.

Assim como aconteceu com meu pai há dois anos no PA de Vargem Grande Paulista, que em um caso de negligência médica, meu pai veio a óbito.

Fonte: Folha.com (http://www1.folha.uol. com.br/equilibrioesaude/978490-falta-devacinacao-de-adultos-impulsiona-surto-decoqueluche-em-sp.shtml)

O problema da dor de perder um pai e pasmem, por uma simples APENDICITE, em que o médico falou que era apenas uma virose e que meu pai estava exagerando. Mandou-o to-

Fonte: Saúde IG (http://saude.ig.com.br/ minhasaude/internacao-por-coqueluche-aumenta-21-em-um-ano/n1597219843516.html)

Gerente Comercial

Fábio Soares Rodrigues contato@jornalci.com.br

Priscila Prado- (11) 9791 - 0980 comercial@jornalci.com.br

Coeditor e Colunista

Projeto Gráfico e Diagramação:

Edegar Ferreira edegar@jornalci.com.br

mar soro na veia e ir para casa. Esse foi o penúltimo dia em que conversei com o meu pai antes de intermináveis três semanas na UTI particular e o falecimento.

Fábio Soares Rodrigues jornaldesign@gmail.com

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA: Butantã, Osasco, Cotia (Granja/ Caucaia), Vargem Grande Pta, São Roque / Para adquirir: 7231 - 7535

Colaboradores:

Cássia Silva, Silvana Bezerra, Alessandro Silva, Gilberto Cardoso, Caio Fábio, Jorge Pereira, Fernando Lei, Willian Delarte, João Barcellos, Léo Castelo Branco, Gustavo Arcaldi O Jornal não se responsabiliza por matérias assinadas, e todos os anúncios aqui publicados são de responsabilidade dos Anunciantes. Colaboradores do “CONTEÚDO INDEPENDENTE”, não possuem nenhum vínculo empregatício com este Jornal.


Outubro de 2011/ ANUNCIE: 9791 - 0980

ENTENDA DIREITO O Brasil ocupa o quinto lugar no ranking mundial de países recordistas em acidentes de trânsito, com 38 mil mortes por ano, atrás de nações como a Índia, China, EUA e Rússia.

O IMPACTO DA

EA IMPUNIDADE. LEI SECA

Thiago Comin- Advogado, Pós-Graduado em Direito thiagocomin1@hotmail.com

A famosa Lei Seca não gerou os efeitos preventivos que se pretendia. Foi o que concluiu a análise realizada pelo IPC – LFG (Instituto de Pesquisa e Cultura Luiz Flávio Gomes), a partir dos dados divulgados pelo Ministério da Saúde (DATASUS). Os novos números levam a uma triste constatação: apenas 15, dos 27 estados da Federação, obtiveram diminuições (pouco expressivas) no número de mortes no trânsito entre os anos 2008 e 2009, primeiro ano de vigência da Lei Seca.

Assim, a partir da análise preliminar do impacto da lei, é evidente que falta uma verdadeira política de segurança viária nacional. De outro lado, os efeitos benéficos desses dispositivos serão sempre apenas regionais, parciais, imediatos e/ou irrelevantes.

Se um dos desafios da Lei Seca é diminuir os números de acidentes e mortes no trânsito, esta tarefa não foi bem sucedida.

A Lei Seca já se tornou uma das leis mais conhecidas da sociedade brasileira. O motorista que infringi-la, consumindo mais que 0,2 gramas de álcool por litro de sangue, será multado no valor de R$ 957,00 Reais e terá o veículo apreendido e a sua habilitação retida por um período de 01 ano.

Não é de se espantar. A Lei seca tornou-se vigente, mas não eficiente, já que não é devidamente fiscalizada, sem falar que as blitz policiais não são mais encontradas como no primeiro ano da lei. É só dirigir pelas principais avenidas, próximo aos famosos bares da capital. ZERO de fiscalização.

Apesar do número de apreensões ter aumentado com a implantação da Lei Seca há três anos, o número de mortes e acidentes não seguiu a mesma tendência em oito das maiores capitais brasileiras, segundo levantamento feito pela reportagem do site “Terra”.

ACESSE:

3

e-virtual.net

Em nosso país, a impunidade nos crimes de trânsito ainda é uma constante. É a moda dos ricos com seus carros “super poderosos” causarem acidentes gravíssimos e saírem pela porta da frente da Delegacia. Como o caso do empresário com seu “Porshe” pelas ruas do bairro do Itaim Bibi em São Paulo, quando a 150 KM/H matou uma advogada. Neste caso específico, o nosso Judiciário arbitrou uma fiança de R$ 300.000,00 ao Empresário, ou seja, cerca de metade do valor do carro. É mole o quer mais? Será que este valor representa alguma coisa para um vagabundo deste? Cadeia neste marginal, que assumiu o risco de matar, do contrário, a tragédia acima

narrada será apenas mais um episódio doloroso e cruel que, somado às mais de 37 mil mortes anuais, retrata o quão violento é o trânsito brasileiro.

Fonte: www.ipclfg.com.br www.r7.com


EDUCAÇÃO

4

Quantidade e qualidade para o Ministro Haddad é a mesma coisa...

LEVE E LEIA fizeram com que o primeiro astronauta brasileiro ascendesse aos céus. E nosso Povo agora assim recém liberto da escuridão

Silvana Bezerra Silva- Pedagoga especialista em Educação Infantil silla_sil@ig.com.br http://educacaoeconscienciasilvana.blogspot.com

Durante muitos anos, ouvimos e vivenciamos absurdos direcionados ao sistema educacional brasileiro, onde podemos afirmar que os precursores de tais devaneios não sabem ou fingem não ver a real situação do mesmo. Mais uma dantesca ação está para ser proporcionada: o aumento dos dias letivos bem como a aumento de horas do aluno em sala. Alguns estados já mantêm o turno de cinco horas, e esta educação famigerada íntegral como teste. Esta fuga do Ministro da Educação já era de se esperar, afinal, ele só está mais uma vez fazendo o que é comum a este país em termos de educação. Porém, mais uma pergunta não quer calar...Será que o Ministro da Educação Fernando Haddad não é capaz de perceber que a capacidade intelectual não está interligada a condição social? Por que é tão difícil ouvir a voz dos especialistas em educação? Para a presidenta da Escola Brasileira de Professores, Guiomar Namo de Mello o país continuará formando: “Alfabetizadores e professores de 1º ao 5º ano que não conseguem diferenciar zero vírgula de cinco e meio”. Segundo a mesma, os alunos do Bandeirantes, colégio renomado do Estado de São Paulo não se dedicará ao magistério. Nós deixamos a formação do professor destinada aos alunos do Ensino Médio Público noturno, pois são eles que vão fazer o curso de

Pedagogia ou Licenciatura. E vão pagar por isto! Depois vão dar aula na Escola Pública”. Mais uma vez nos escondemos atrás de diagnósticos da péssima qualidade educacional e da formação de profissionais. Sendo assim, gostaríamos de lembrar ao próprio Ministro, que as Universidades responsáveis pela oferta de ensino de pedagogia e licenciatura específicas a docência são liberadas por eles, bem como a avaliação das mesmas. Ministro Fernando Haddad, as escolas particulares não adotaram uma medida sequer das implantadas pela rede pública. O poder econômico das mesmas, demonstra que este tiro no pé é específico a rede pública. A quantidade de dias e horas não resolve a desigualdade fictícia de vossa “cabeça”. Não fuja do cerne da questão que se resume a: Paguem um salário digno ao profissional da educação, reduzam sua carga de trabalho e garantam a ele capacitação em serviço. Sobram vagas nas Universidades Públicas destinadas ao magistério. O país não pode parar! Divagamos anos à procura de problemas sérios, estampados nas linhas, entrelinhas, desenhados e grafados em neon, que são resolvidos com medidas paliativas, copiando modelos educacionais importados “Made in China” totalmente fora de nossa realidade. E isto é lamentável.

LITERATURA

LETRA ENVENENADA

Outubro de 2011/ ANUNCIE: 9791 - 0980

e do medo que os oprime

Churrasco Grego, de Acauam Oliveira e José Virgínio

consome e atrasa já sabe: Feijão no potinho

“Acauam Oliveira e José Virgínio apontam o quebradiço da sociedade e da cultura, seus (nossos) próprios defeitos, entre o riso gaiato e a acidez, com um intuito reflexivo: quase um tapa na cara ou uma ducha de água fria (me desculpem as metáforas). Os poemas do Churrasco não exigem interpretação. Não há nada oculto: o cancro, o choque, a hipocrisia estão aqui, ao vivo. O leitor não precisa interpretar os poemas, precisa refletir/agir sobre: o que fazer para que estes poemas (ou seja, as condições materiais que permitem que eles sejam escritos) desapareçam?” (Trecho da orelha, por Renan Nuernberger)

também cresce em marte.

3 poemas:

e tem um negro

O POETA E SEU TEMPO

cadáver vermelho

- A qualidade estética de seus versos inexiste, não passando no mais das vezes de recortes muito mal elaborados e de mau gosto. - É, mas meu pau é maior.

POEMA PARA NOITE A noite nhonhora é negra e tem um branco cadáver brilhando no céu A noite nhonhora é estranha é branca

boiando no rio sem cor Saiba mais sobre os livros da Patuá e os adquira em 12 vezes sem juros pelo site: www.editorapatua.com.br

D E S E N V O LV I M E N T O TECNOLÓGICO Vinte anos de pesquisa e investimento

Conto/Crônica

ANÔNIMO*

Willian Delarte- Escritor, Músico, Agente Cultural, e Protetor resoluto das Artes. wdelarte@hotmail.com / http://williandelarte.blogspot.com

Não é por motivos outros, de efeito ou qualquer estilística, que vou me manter assim, anônimo, tão pouco sou bastante louco a ponto de revelar o nome do meu Jornal que há mais de dois anos constrói sua limpa e digna história aqui, na cidade de Tão-tão-distante, província que desde a sua fundação é reduto - para não dizer “feudo” - de broncos e ditadores coronéis... Aqui, no sertão longínquo e desconhecido do Estado da Paraíba, Tão-tão-distante se destaca por ser essa “terra-de-ninguém”, ou melhor, sabemos muito bem a quem pertence cada metro quadrado de sua caatinga. Construí meu Jornal, alheio a todas as forças antagônicas e repressoras, com o único intuito de noticiar a verdade sem qualquer parcialidade, apenas a verdade dos fatos: a notícia em si e por si - e terá sido esse o meu maior “erro”... Nesta esquecida terra sempre foi tradição as notícias se revestirem das roupas que bem caem nos objetivos desses mesmos, dessa família e íntimos amigos que detém o poder desde o “sempre” por aqui...

Digamos que das quatro mídias que noticiam, dois jornais (no qual o meu se inclui), uma rádio local e uma tevê (coligada a maior rede nacional), somente a minha se constitui “independente”, e isto também quer dizer “não ser posse desses mesmos”... Ah, confesso, “não dançar conforme a música” foi o que fez minha vida se tornar esse musical fúnebre, ou melhor, essa trilha de aventura hollywoodiana (ou de máfia italiana no melhor e consagrado estilo “Poderoso Chefão). Nunca recebi qualquer “patrocínio” dos governantes de Tão-tão-distante. Por isso me boicotam, negam-me informações, mas isso foi só no começo... Nestes últimos meses o cerco fechou por completo: depois de cinco processos e um inexplicável atropelamento, um encontro “olho-a-olho” com um pistoleiro matador-de-aluguel me lesou a profunda artéria femoral e provocou-me uma parada cardíaca em plena mesa de cirurgia... Mas sobrevivi... Agora estou aqui, nesse

hospital, numa sala lotada em que me confundo com tantos outros desgraçados enfermos, com um Atestado de Óbito que minha família conseguiu forjar, por meio escusos, claro, mas foi a minha única saída... Estou morto. Provavelmente continuarei morto ao sair daqui, ao viver anonimamente em qualquer lugar (não há lugar em que os braços dessa gente não alcance!). Sim, estou morto, definitivamente morto! Morre-se quando se perde a liberdade de existir... Existir é ter a liberdade de pensar, de se expressar... Só peço a vocês que são de São Paulo - este Estado tão grande, tão bom e civilizado! - que publiquem esta minha desencantada carta, e a isso serei muitíssimo grato... Aqui jaz um Brasil que não se conhece, que ninguém quer conhecer, mas se esta carta realmente chegar a vocês, poderão saber que Tão-tão-distante existe e pode está perto, até muito perto de vocês. Anônimo (Tão-tão-distante/PB)

*Este é um texto de ficção literária, qualquer semelhança com personagens ou fatos da realidade terá sido pura ou mera coincidência.

CONCURSO CULTURAL JORNAL CI E EDITORA PÁTUA O ganhador da Promoção Cultural Jornal Conteúdo Independente e Editora Patuá desse mês foi Nonato Nery de Ceilândia, Distrito Federal. Ele vai levar o primeiro e excelente livro de contos de Rafael Carvalho "A estante deslocada". Parabéns Nonato.


COTIA

6

A TRIBUNA LIVRE NA CÂMARA MUNICIPAL DE COTIA Entrevista concedida à Edegar Ferreira (edegar@jornalci.com.br), por Wellington “Formiga” coordenador do movimento Tribuna Livre Em Cotia. C.I.) Existe um movimento de iniciativa popular para a criação de um projeto de lei para a instalação da Tribuna Livre na câmara municipal de Cotia, o quê trará a sociedade para mais perto do que se chama Democracia. - Como é a proposta do movimento, com relação ao funcionamento da tribuna livre? Pontos principais, normas, regulamentação etc. Tribuna Livre em Cotia: A Tribuna Livre é um antigo sonho Cotiano. Em várias cidades de nossa região já existe a Tribuna Livre nas câmaras municipais. A ideia principal da Tribuna Livre é a de que o Cidadão de Cotia tenha acesso ao uso da palavra na câmara municipal e possa fazer as suas reivindicações, ser um fiscal dos poderes Executivo e Legislativo agindo como um verdadeiro eleitor. A Tribuna livre por diversas vezes foi arquivada pela vereança do passado, dos atuais alguns não gostam nem de falar nela, mas os vereadores são funcionários da sociedade. Para que a Tribuna Livre possa ser uma realidade em Cotia decidimos através do “Movimento Pensa Cotia”, unir forças e exercermos o previsto no Capítulo III, incisos 1º, 2º, 3º, do artigo 42 da lei orgânica da Cidade*, que se refere a 5% de assinaturas a contar do número de eleitores da ultima eleição. Com isto poderemos colocar em pauta para votação depois de colher todas as assinaturas e um grande número de simpatizantes ao Projeto de Iniciativa Popular na câmara. Desde já agradecemos os movimentos e entidades que de alguma forma nos ajudam nesta causa como: Movimento Voto Consciente, Movimento Pensa Cotia e APEOESP. C.I.) A participação do povo nas sessões da câmara é um passo importante para que comecemos a fiscalizar e apresentar projetos, ideias e acompanhar o andamento das atividades dos nossos eleitos! - Qual a opinião do movimento sobre os ve-

VOZ DO BAIRRO-

Outubro de 2011/ ANUNCIE: 9791 - 0980

readores estarem preparados para interagir com este instrumento de participação direta na “casa do povo”? Tribuna Livre em Cotia: Nós não sabemos, se os vereadores estão preparados é o que veremos... Mas uma coisa é certa, a câmara teve sim grandes passos, pois na gestão do Presidente Marcos Nena foi criada a TV- Câmara, na Gestão do Presidente Rogério Franco a Câmara Bairro a Bairro, na do Paulinho Lenha foi quebrado o protocolo e dando a palavra a uma professora na manifestação da classe, ou seja, já que o pensamento é democrático nós acreditamos que não teremos problemas com a Tribuna Livre, agora vamos para cima, lotar a Câmara com o poder do Povo e aprovaremos o Projeto apontando os vereadores que votarem contra! C.I.) A Tribuna Livre funciona com regras, nas quais devem ser previstas as formas adequadas de manifestação popular, a relevância dos temas/projetos/sugestões, nível de representatividade e tempo determinado para o orador, inscrição em mesa etc. - Nós temos o perfil popular para que haja uma manifestação coerente e construtiva que agregue valor, e não fique somente no campo político, no sentido de oportunizar as comunidades a fazerem as suas reivindicações? Tribuna Livre em Cotia: Sim temos, mas não pode chegar qualquer indivíduo sem condições ou por problemas pessoais com algum vereador querer vingança usando a Tribuna, nos artigos da Proposta do Projeto deixamos as regras claras para quem pode usar e como pode se inscrever para o uso da Tribuna Livre. Com relação à aceitação por parte dos vereadores, parece então existir um clima favorável na câmara municipal de Cotia.

Fale você também

Edegar Ferreira – Jornalista e Produtor Cultural edegar@jornalci.com.br Ao Povo da cidade de Cotia, eu faço a vez no espaço Voz do Bairro do Jornal Conteúdo Independente, no sentido de colocar à disposição de todos, inclusive do poder público, o espaço no jornal para que possamos registrar fatos pontuais e as necessidades dos bairros que compõe a nossa cidade, promover o debate e a discussão sobre os temas de modo a criar uma ponte para o diálogo entre sociedade e poder público, e que influenciam diretamente em nossas vidas, envolvendo qualidade de vida, acessos, dinheiro, lazer, segurança, saúde, transportes, educação, serviços, saneamento básico e igualdade que independe da região na qual se situa o seu bairro, se mais afastado do centro da cidade, melhor ou pior acesso Ás principais vias públicas, rodovias, terminais de transporte, local de trabalho: SOMOS TODOS CIDADÃOS E MERECEMOS IGUALDADE NA ORGANIZAÇÃO E INFRAESTRUTURA DE NOSSOS BAIRROS. Então eu me coloco à disposição para contatos de quem queira utilizar o espaço para expor as necessidades da sua comunidade, bem como ao poder público na prestação de informações e esclarecimentos ao povo da cidade de Cotia. Na edição anterior nós publicamos as Reivindicações do Jd. Santa Isabel, Km 21, divisa com Osasco. Nesta edição colocamos um comunicado da Prefeitura Municipal de Cotia, que é de sumo interesse do povo:

Lei que anistia IPTU atrasado de juros, multas e honorários advocatícios começa a vigorar na segunda-feira, 3 de outubro. Contribuintes devem aderir ao programa de isenção até 29 de dezembro. São válidos carnês vencidos até 2010. A Prefeitura de Cotia está dando uma última chance para que os contribuintes da cidade regularizem as parcelas vencidas de IPTU. A partir de segunda-feira, 3 de outubro, começa a vigorar na cidade a nova lei de anistia, um benefício que vai dar oportunidade para que os moradores paguem seus impostos atrasados, sem incidência de juros, multas e honorários advocatícios. De acordo com a Secretaria Municipal da Fazenda, a ação visa regularizar a situação dos contribuintes que estão em débito com o município. Para aderir à anistia do IPTU, o contribuinte deverá se dirigir ao Centro Bancário Municipal (Avenida Professor José Barreto, 25, Centro) e solicitar um cálculo atualizado dos débitos tributários. A dívida poderá ser paga à vista ou em até 15 parcelas, com redução de até 100% de juros, multas e honorários. Moradores que fizeram parcelamento recentemente também poderão se beneficiar da nova legislação. Para isso, basta ir ao Centro Bancário Municipal e pedir para recalcular as parcelas em atraso. O único requisito para se beneficiar da nova lei é estar em dia com o carnê de IPTU deste ano. Mais informações: 0800-77-05-222 Fonte: Prefeitura de Cotia – Imprensa: pautas. cotia@gmail.com

- Qual a perspectiva de mudança da mentalidade na fiscalização popular e na atuação política da câmara municipal dentro deste novo contexto?

Em breve estaremos nas ruas da cidade, colhendo assinaturas e precisamos da participação de todos, nós queremos renovação, espaço e voz para o cidadão: Tribuna livre já!

Tribuna Livre em Cotia: Este é o grande desafio da Tribuna Livre, fazer com que a população de Cotia venha participar ativamente da vida política da Cidade, pois ai sim no lugar de dentadura, dinheiro e falsas promessas, a Sociedade vai começar a entender que é preciso votar com responsabilidade. Nós faremos através da Tribuna Livre a grande reforma que esta cidade precisa ter. Cotia precisa mudar suas atitudes, pois somos uma cidade rica, das que possuem o orçamento de mais de 420 milhões e onde se renovam pouco os quadros políticos. A desordem tomou conta da cidade, veja só, demoramos 2 horas pra chegar a São Paulo... Será que a se cidade fosse mais organizada politicamente isto ocorreria? Vamos, através da Tribuna livre, colocar as cartas na mesa e a população passará a ver de perto o que esta sendo feito de verdade na cidade pelos agentes políticos que ela elegeu.

“O Jornal Conteúdo Independente abre espaço no Caderno Cotia para que haja manifestação do poder público sobre o tema”.

C.I.) Nós sabemos que, historicamente, o poder executivo tem o apoio da maioria dos vereadores no município, minimizando sempre o papel da oposição tanto na fiscalização como na proposição de projetos, discussões e afins. - Com a instituição de uma Tribuna Livre, pode haver alguma mudança concreta neste cenário? Surgir algo novo na política de Cotia? Tribuna Livre em Cotia: Boa pergunta, pois é ai que vão surgir novidades no mundo político de Cotia, porque jovens, professores, trabalhadores vão começar a participar e entender que tudo funciona através das decisões políticas. Não temos dúvidas disto, que tudo irá mudar em Cotia, novas lideranças políticas dos mais diversos bairros da cidade irão surgir e ai que se cuidem os politiqueiros de plantão porque no lugar de mentiras e promessas, a Sociedade vai começar a pensar. O Movimento Pensa Cotia agradece o espaço que este grandioso Jornal nos concedeu de apresentar à Sociedade Cotiana o Projeto TRIBUNA LIVRE EM COTIA.

OLHAR URBANO-

MOVIMENTO PENSA COTIA! Informações: 11 99643690 - Facebook: GRUPO TRIBUNA LIVRE EM COTIA! *N.E. Da lei Orgânica da Cidade de Cotia CAPÍTULO III DA INICIATIVA POPULAR NO PROCESSO LEGISLATIVO Art. 42 - Respeitadas as hipóteses de iniciativas privativas previstas nesta Lei Orgânica, é assegurada ao conjunto de cidadãos que representem cinco por cento do eleitorado inscrito no Município de quaisquer projetos de lei. § 1º - O projeto, com a respectiva justificativa, conterá a indicação do nome completo e do número, zona e seção do título eleitoral de todos os signatários, em listas organizadas pelo menos por uma entidade legalmente constituída no Município há mais de um ano, ou grupo de 30 (trinta) cidadãos com o domicílio eleitoral no Município, que se responsabilizarão pela autenticidade das assinaturas. § 2º - Os projetos de iniciativa popular tramitarão no prazo de 45 (quarenta e cinco) dias, em regime de prioridade, sem prejuízo do encerramento da Legislatura, sendo assegurado o uso da palavra junto às Comissões Técnicas por representante dos responsáveis pelo projeto, por tempo de 30 (trinta) minutos. § 3º - Para efeito de cálculo de percentual de eleitores tomar-se-á como base o número de eleitores inscritos na última eleição realizada. Fonte WEB: http://www.leismunicipais.com.br/cgilocal/orglaw.pl?city=Cotia&state=sp

Crônica de João Barcellos

UM PONTO CHAMADO COTIA Lá por meados do Séc. 16, dizem os registros, a expansão colonial dos portugueses “não ia além da Cutia”. Aquela esquina histórica... Recentemente, ao analisar cartas corográficas dos Sécs. 17 e 18 em torno do Morro Berasucaba, observei a velha Koty guarani lá no sertam carapocuiybano, perto do portinho fluvial goayanaz que o ´velho´ Affonso Sardinha tomou e por lá se fez ao ouro do Ybituruna e ao ferro do Berasucaba, entre 1587 e 1598, após tomar, também, o Pico Jataguá. E ali, no sertam a oeste de Piratininga, a esquina guarani dita Koty [q.s. ´ponto de encontro´ e/ou ´a casa de´] a sinalizar a resistência dos povos nativos. Quase meio milênio depois, e hoje é 2011..., a Koty já mudada para o sertam itapecericano no início de 1700, abrigou lavouras e foi ponto logístico para bandeirantes e tropeiros, não deixou de ser um ponto/esquina na história brasileira de São Paulo dos Campos de Piratininga. Olhar a Cotia do Séc. 21 é olhar parte de um Brasil que ainda aprende a ser e estar urbanidade, a julgar pelo descompromisso político, histórico e cultural que se vê na sua juventude e no professorado! [jb.escritor@uol.com.br]

Nossos quadros ganham força com a participação do amigo João Barcelos, que além de Professor, Produtor Cultural, Poeta, Historiador, Escritor e Intelectual Assente, tem em sua história, como ser humano , a bandeira da luta pela justiça, dignidade e igualdade dos povos... - Mestre, é uma honra termos a sua companhia, bem vindo!


Outubro de 2011/ ANUNCIE: 9791 - 0980

CIDADES

7

2ª FEIRA DO CONHECIMENTO EM VARGEM GRANDE PAULISTA A 2ª Feira do conhecimento foi realizada no dia 17 de Setembro na Escola Francisca do Prado, onde os visitantes puderam conhecer mais sobre a história de Vargem Grande Pta. A Feira foi aberta com exposições e em seguida houve a apresentação das Famílias dos Patronos da Francisca do Prado e Paulino Ramos de Almeida. A seguir uma breve história de Francisca do Prado e Paulino Ramos de Almeida. Francisca do Prado, patrona da escola de mesmo nome, situada no Jardim Helena Maria, nasceu em 1901 na região da Capela de São Pedro, casou-se com Benedito Coelho dos Santos (conhecido como Ico) sempre viveu no Bairro Bela Vista nas proximidades da Travessa Irara; teve cinco filhos entre eles se destacam Francisca Coelho do Prado (Vó Nina) atualmente com 90 anos e José Coelho do Prado (Zé do Ico) que faleceu num acidente de carro na Raposo. Na época as mulheres não estudavam, sempre na roça, plantava milho e feijão, fazia ninhos de folha de bananeira para suas galinhas poedeiras. Contava histórias, participava das Festas de São Gonçalo, e cantava muito e gostava de fazer rimas. Suas visitas à cruz na Estrada do Matão foram preservadas pelos parentes, filhas, nora, bisnetas e tataranetas. O seu irmão Zé do Ico trabalhou

como sapateiro, mas também fazia bailes ao som da sanfona que Francisca dançava. Os descendentes dele, a maioria netos, bisnetos e tataranetos são músicos. Zé do Ico com sua mulher Geni, fizeram o poço de água do cemitério municipal com 24 metros de profundidade, ele cavocava a terra e Geni tirava. Francisca faleceu em 20/05/91 e seu neto Domingos batalhou para que a avó fosse homenageada com o nome da escola do Bela Vista, por sempre ajudar a todos e toda a sua família.

Sobrinha Bernadete, Vó Nina (filha de Francisca do Prado) e Narcisa Nora

Paulino Ramos de Almeida, patrono da escola de mesmo nome, situada no Jardim Bela Vista, nasceu em 1845, era lavrador,

TRAMA CULTURALa arte brotando de todos os cantos do vale!

Quem seria capaz de imaginar que em uma cidade do interior, uma vez por mês, artistas das mais diferentes áreas se reúnem para apresentar suas manifestações autorais e interagir com suas produções em um palco aberto, ocupando espaços públicos com a Cultura? Em São Roque isso está acontecendo há alguns meses. O festival TRAMA CULTURAL surgiu dentro do Fórum Permanente de Cultura de São Roque, quando artistas e produtores reivindicaram à Divisão de Cultura um palco aberto para se apresentarem. A primeira edição foi realizada no CEC Brasital, depois o evento percorreu a cidade de forma itinerante e na quinta edição retornou ao local de origem.

fabricava rojão, caixão e usava seu pilão construído por ele mesmo, para fazer paçoca, quebrar arroz e milho e vendia telhas e tijolos. Não estudou, mas sempre trabalhou. Foi casado 3 vezes, os descendentes que estudam atualmente nas escolas vem do seu casamento com a 1ª mulher Dona Pedra. Interessante é que o marido de Francisca do Prado jogava truco com Paulino Ramos e foram parceiros de várias trucadas. Foi homenageado como patrono da escola, pois, o terreno onde ela está foi doado por ele. As equipes das Escolas Municipais Francisca do Prado e Paulino Ramos de Almeida agradecem todos os descendentes dos patronos das escolas pelo empenho, dedicação e carinho por ocasião da nossa II Feira do Conhecimento, nos trazendo informações, relíquias e participando da aula de História Interativa nos levando a voltar no tempo e conhecer essas duas personagens que foram importantes no desenvolvimento de Vargem Grande, foram muitas emoções! Aproveitamos também para parabenizar e agradecer os 18 monitores (alunos do 5º ano) e todos que visitaram nossa feira. Muito Obrigada, estejam sempre conosco. “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.”

Vó Nina visitando o Museu

Descendentes de Zé do Ico, músicos como ele se apresentando na Feira do Conhecimento

Museu (ninho e rádio pertencentes a Francisca do Prado)

NOTA TERCEIRIZAÇÃO DO PA DE VARGEM GRANDE PAULISTA Em todos os eventos a participação de artistas de diferentes áreas foi determinante para o sucesso da proposta. Dançarinos, atores, músicos, poetas, artistas circenses, dividiram espaço, trocaram idéias e tramaram a cena cultural da cidade em cada domingo.

Na última edição, realizada no dia 25/09, destaque para o maior número de grupos e artistas inscritos até o momento. Profissionais da Cultura de todos os cantos do vale, que estão produzindo regularmente mesmo com a carência de incentivo evidente e histórica de São Roque, foram aplaudidos e aplaudiram. O TRAMA CULTURAL continua, este ano ainda tem a edição de encerramento, que promete! Os artistas interessados em fazer a pré-inscrição para o evento, que será realizado em Outubro de 2011 nas dependências do CEC Brasital, podem entrar em contato por e-mail: tramacultural@hotmail. com e obter mais informações pelo blog: http://tramaculturalsr.blogspot.com

Desde Agosto deste ano o PA está sob a responsabilidade da SAS, uma organização social (OS) sem fins lucrativos. No mercado desde 2003 atua em vários municípios de São Paulo. A promessa é de aumentar o efetivo médico, agilizar e humanizar o atendimento, e modernizar as instalações. A prefeitura fará a fiscalização e o remanejamento dos atuais funcionários

para as UBS dos bairros com maior demanda.

A população poderá opinar e cobrar através das ouvidorias: Saúde- 4159 1681 / Prefeitura: 4158 8800 R208 Ficaremos de olho e aguardando as tão esperadas e prometidas mudanças.


ANIMAIS

8

Outubro de 2011/ ANUNCIE: 9791 - 0980

FILHOTES

É IGUAL A BAGUNÇA?

F

Jorge Pereira- Cinotécnico e Etólogo jorge_adestrador@hotmail.com

ilhotes e arte de bagunçar tudo é uma combinação perigosa, além de trazer sérios riscos à saúde do peludo é responsável por grande número de abandonos de animais. Muitos tutores de cães ou gatos de primeira viagem, quando decidem adquirir um filhote nunca levam em consideração que ter filhote em casa requer alguns cuidados, tanto na educação quanto na disciplina do pequeno. Todos acham que os filhotes além de serem fofinhos, também já vêm com um programa de boas maneiras e educação instalado de fábrica. Esse é um erro muito comum. Quando o peludo começa a fazer sujeira no tapete ou na sala, comer, roer e destruir a primeira coisa que vem a mente é se desfazer do pobrezinho. Quando um filhote chega a sua casa, é obrigação do tutor ensinar onde ele vai dormir, o local em que ele deve usar como banheirinho, entre outras regras do novo lar. As reclamações mais frequentes, feitas pelos tutores são: destruições, sujeiras em lugar inadequado e latidos em demasia. Os problemas citados acima são oriundos da falta de orientação e educação do filhote. Se, quando ele chegou na nova casa, o filhote estivesse com sua mãe verdadeira ela o educaria de forma correta, e principalmente o trataria como cachorro. A maioria dos tutores de primeira viagem trata seus filhotes nos primeiros dias como se eles fossem bebês humanos. Isso é um grande erro, pois estará perdendo um período precioso para aprendizagem que chamamos de ‘imprinting’, que é um espaço de tempo para o bichinho aprender tudo sobre o ambiente que ele fará parte. Ao atropelar essa fase, o resultado será um filhote que vai aprender sozinho, da forma que ele achar melhor. Já que existe uma crença muito bem cra-

vada em nossa cultura de que é melhor ter um filhote que moldamos ao nosso jeito do que ter um cão já adulto, o mínimo que devemos fazer é assumir de verdade o papel de mamães ou papai desses peludos, que, na maioria das vezes, são retirados de seus entes queridos ainda muito jovens e de forma abrupta, isso significa que não devemos ser apenas paparicadores e ficar falando de forma abobalhada, temos também que educá-los para que, no futuro, seus hábitos não venham a conflitar com a nossa vida e rotina, já muito degradada e caótica. Chegam até mim vários casos de peludos que prefiro me referir a eles como animais incompreendidos e não bagunceiros, como costumam se referir a esses animais mais alegres. Um caso muito bacana é o do famoso Taz, o pitbull que trabalha com crianças que têm problemas mentais e que já recebeu condecoração por serviços prestados a sociedade. Antes de ser o grande Taz, esse pobre cão foi rejeitado por ser muito ativo e com o agravante de ser um temido pitbull. Foi doado pelo primeiro dono e depois vendido por R$50,00 para o terceiro dono, que está com ele até hoje e já o amava mesmo antes de ele ser tão famoso. Outro caso é da cachorra Madonna, uma labradora chocolate que foi abandonada pelo dono no CCZ de São Paulo sob a alegação de que havia atacado uma criança. Ela quase foi eutanasiada, mas graças a uma grande amiga, que na época fazia uma reportagem no local, foi salva de cima da mesa de eutanásia, após indagar sobre a docilidade que apresentava a cachorra mesmo sem conhecê-la. Madonna foi adotada e uma coisa ficou evidente: a cachorra é bem agitada e gosta muito de brincar, o que deve ter sido o motivo para que fosse tomada tal medida a fim de se desfazer da pobre inocente. De-

pois que a esperteza de Madonna foi percebida, ela foi treinada e participou de várias cerimônias de casamento, como daminha de honra para entregar alianças aos noivos. Ela adorava trabalhar nesses eventos. E para terminar com chave de ouro, vou contar a história de Genaro, um beagle que bota fogo até em caixa d’agua. O bichinho, como um bom exemplar da raça, é muito esperto e ativo, mas como sempre as pessoas vêm os filhotes em vitrines e em filmes e decidem querer um cão sem ter a menor ideia do temperamento e características da raça, somente se baseando em vendedores de cães que querem se desfazer ou ter lucro fácil com filhotes ao invés de procurar criadores sérios e pessoas que já possuem um exemplar. Imaginem o pequeno Genas sozinho em um apartamento cheio de coisas e cheiros interessantes e um banheiro com a porta aberta. Quando seus tutores retornaram do trabalho, encontraram a casa como se tivesse passado um tsunami: o banheiro destruído e o Genas em cima da geladeira, não me pergunte como ele subiu lá! Genas foi deixado no Pet Shop para quem quisesse levá-lo, como se fosse um objeto obsoleto e sem valor. Os proprietário desse pet shop decidiram ficar com Genas. Hoje, ele, além de passar todo o dia brincando com outros cães e re-

cebendo amor e carinho de seus novos pais, o que todo cão deveria receber, começou a ser treinado e, em pouco tempo, ele se mostrou um cãozinho muito esperto. Recebi um convite para treinar um cão que pudesse atuar em um comercial, que será veiculado em comemoração ao aniversário de um grande canal por assinatura no Brasil. Adivinhem quem eu levei? Sim, o grande Genaro. Como não poderia deixar de ser o pequeno Beagle causou no estúdio de gravação. Foi tão bem que outras cenas foram criadas e o ‘danadinho’ ensaiou no próprio estúdio e arrasou. Foi o herói do dia, muito paparicado durante as filmagens. Acho que seus antigos tutores irão morrer de raiva quando descobrirem que ele virou artista de televisão. Gostaria de passar o seguinte recado para vocês hoje: filhotes, sejam eles cães ou gatos, são sim curiosos e arteiros, mas a responsabilidade de educá-los é nossa, por isso não se irrite ou fique bravo com eles, afinal eles são bebês e estão descobrindo o mundo ao seu redor. Não destroem as suas coisas por pirraça ou birra, e sim, como aconteceu nos casos que descrevi, esses peludos até podem dar algum prejuízo, mas se contabilizarmos eles compensam isso enchendo nossa vida de alegria! Lembrem-se, os bagunceiros sempre se divertem mais!


Outubro de 2011/ ANUNCIE: 9791 - 0980

A VOZ...

VOZ JOVEM

NON DUCOR, DUCO*

Alessandro Alves- Estudante de Psicologia androsale1@hotmail.com/ www.incoletiva.blogspot.com

Em quem você votou na última eleição? Quais eram as propostas dos seus candidatos? Não se lembra? Lembra quais são os direitos garantidos no artigo 5° da Constituição Federal? Ou pelo menos duas das oito Metas do Milênio? Nunca ouviu falar? E quem foi o fazendeiro da semana passada em A Fazenda? Quem interpreta a personagem principal de Fina Estampa? Isto você lembra? Talvez o conteúdo televisivo seja mais importante que protestar contra o aumento da passagem de ônibus, e por isso, mais acessível à memória. Em grande parte da programação televisiva, predomina a violência e o apelo por sexo, não escapando nem mesmo a programação infantil ou a emissora do bispo Edir Macedo. Mas, o pior, é que os pais deixam que o aparelho de televisão seja a babá e o professor de seus filhos, entregando-os

assim ao sedentarismo, que colabora muito no desenvolvimento da obesidade infantil, e à “preguiça mental”, um dos responsáveis por criar cidadãos comodistas, apáticos, passivos com relação à situação do país. Dessa forma, é como se um tubo de imagens conduzisse, ou melhor, fizesse parar o desenvolvimento de toda uma sociedade. Grande parte da programação da TV, senão ela toda, é lixo. Lixo consumista e anti-informativo, onde muito do que é importante para as pessoas não é divulgado, fazendo parecer que alguma coisa só possa ser verdade se tiver a TV como porta-voz. Verdade para quem? Verdade para um povo que não se informa, não luta e que talvez, só proteste quando o SBT parar de exibir o Chaves. *Lema na bandeira de São Paulo, que significa “Não sou conduzido, eu conduzo”.

9

VOZ DA EXPERIÊNCIA SOBRE OS JOVENS E OS MAIS VELHOS Edegar Ferreira – Jornalista e Produtor Cultural – edegar@jornalci.com.br

Hoje em dia se fala muito da “apatia” dos jovens, numa falta de interesse por tudo, e a falta de engajamento político, e por aí vai... Eu tenho 43 anos, vivi a minha adolescência nos anos 80, onde tínhamos resquícios de censura, da ditadura militar, um desejo e prática muito forte por uma democracia plena, pelo voto, como diz a letra de um hino Punk, “juventude amordaçada” (Garotos Podres, in Rock de Subúrbio). Mas qual a relação disto com os dias de hoje? É que naquele tempo, a grande maioria da juventude também não estava engajada em nada, só queria diversão, não se interessava por política e coisas do gênero. Qual o motivo? Em minha opinião nos anos 80, assim como hoje em dia, não havia nada que chamasse o jovem para uma participação efetiva, já vivíamos uma crise no ensino e os professores já eram massacrados, e muitas vezes os mais velhos nos colocavam para baixo em tudo, mas é claro que tínhamos exceções, pessoas com brilho e dinamismo que entendiam a importância da formação e participação do jovem no processo da busca pela democracia, pelo autoconhecimento, por sua

própria identidade. Será que hoje em dia não temos uma grande dificuldade de comunicação com o jovem? Ou talvez aquele velho dito: no meu tempo era melhor..., não esteja emperrando tudo? O jovem se sente inserido no contexto que os mais velhos querem impor? Isto sem falar que quem educa os jovens de hoje em dia somos nós, que somos pais, educadores, formadores de opinião, poder público, etc., afinal quem criou a tecnologia que faz com que o jovem deixe da interação interpessoal para a virtual, criando assim, muitas vezes, uma grande dificuldade na relação com as pessoas, a formulação de pensamentos e conceitos, de perguntas e senso crítico. O modelo de educação está totalmente falido, ineficiente, que forma analfabetos escolarizados foi elaborado por quem, senão por aqueles que detêm o poder? Eu sei de muitos jovens que estão lutando para mudar a realidade em que vivem, fazendo movimentos, engajados na luta por uma vida melhor... Cadê o espaço para eles nesta sociedade alienada? Quais as chances que o jovem de hoje tem na sociedade massificada pela geração dos “mais velhos”?

ESPORTE

Nathália a jovem talento do Judô de Vargem Grande Paulista

na já conquistou várias medalhas de judô, sendo os títulos mais importantes: Campeã Regional, Campeã Estadual, 5ª colocada no Paulista. “Ela com certeza tem muito a prosperar, acreditamos que será a primeira faixa preta da equipe feminina de Vargem Grande Paulista”. Os Professores Ricardo Lebre e Adriana técnico da atletas estão muito orgulhosos do desempenho desta jovem promessa que a cada dia está se tornando uma grande realidade para o esporte local, nossa atleta vem se dedicando intensamente ao judô com treinamento no período da tarde no Ciej, espaço municipal que a equipe de judô treina. Esperamos que os empresários locais possam olhar com carinho para essa nossa futura medalhista olímpica e lembrando Rio 2016 está ai, precisamos de nossos atletas nos representante lá.

A judoca Nathália Aires de 15 anos de idade, faixa verde, é praticante de judô desde 9 anos no município, desde peque-

Texto: Adriana Lebre Adaptado: Gilberto Cardoso Vieira

ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA MILAN

Criado por Fábio Soares Rodrigues- 2011

JUDÔ DE VARGEM GRANDE PAULISTA TEM ATLETA DE GRANDE FUTURO.

PRIMEIRO TIME FEMININO DE VARGEM GRANDE PAULISTA Surgiu no mês de setembro o primeiro time somente de atletas do sexo feminino de Vargem Grande Paulista, a Associação Desportiva Milan, formado por pessoas que acreditam no talento das atletas e querem ajudá- las a terem um grande futuro, principalmente aquelas que tem grande potencial para o futebol de campo e futsal. Nossa equipe técnica é formada pelos Professores Selma e João, que são formados em educação física e com registro no conselho regional e pelo Gilberto Cardoso Vieira que auxilia os professores em algumas atividade e cuida da parte administrativa do time. Nós treinamos as terça- ferias no ginásio municipal e aos sábados na escola João Camargo no bairro Jardim Europa. Realmente precisamos de toda a ajuda e sorte que as pessoas de bem do município possam nos dar, além é claro de boa energia para que as atletas possam desempenhar bons treinamentos e ótimos campeonatos, dos empresários que possam também acreditar nesse trabalho sério e honesto e além é claro, do diretor de esporte Professor Paulinho que nos vem sedendo o espaço e está nos ajudando neste trabalho no município.

Nós estamos com quatro categorias: Sub13, Sub-15, Sub-17 e Sub-20. Atletas Sub-13- Jenifer, Sara, Grasi, Lorena, Barbara, Gisele, Eduarda, Bruna, Letícia, Letícia Godinho, Amanda, Beatriz, Beatriz, Carol e Ana Beatriz; Sub-15- Janaina, Nayara, Jéssica, Gisele, Yasmin e Gisele, Tatiane; Sub-17- Natália, Angela, jéssica, Tamaris e Sub-20- Thais. Nossos primeiros desafios são: Torneio de Futebol de campo dia 09/10 no Alto da Serra em São Roque e VI TORNEIO DE FUTSAL DO PROJETO JM- 13, 14 e 15/11 Jardim Margarida Vargem Grande Paulista. Gilberto Cardoso Vieira


VIVA Saúde

10

Distúrbios do SonoEntenda e faça a sua parte Caio Fábio S. Portella- Naturólogo caiofabio1@yahoo.com.br www.espacointegralsaude.blogspot.com

Distúrbios do sono são cada vez mais frequentes no mundo contemporâneo.

Essas “SAS” podem ter várias causas, sabemos que com certeza a obesidade, o consumo excessivo de álcool, e alimentação errada à noite, são fatores que prejudicam e favorecem o aparecimento destes problemas. A insônia em sí pode ter várias causas além dos problemas respiratórios. É um problema psicofísiologico e também comportamental, ou seja, que possui fatores sociais, psíquicos, físicos e genéticos (muito raros). Isso significa que a insônia está diretamente ligada ao estado emocional, rotina de trabalho, preocupação, stress, metabolismo, medicamentos que tomamos, alimentação (principalmente comer/beber em horários errados), doenças como: refluxo, asma, bronquite, rinite, sinusite, Alzheimer e Parkinson.

Normalmente os problemas com o sono estão ligados à Síndrome da Apnéia do Sono ou SAS. Ter apnéia do sono significa ter problemas com a respiração (incluindo ronco) e consequentemente um sono menos reparador.

Quando dormirmos mal, diversas funções importantes ficam comprometidas. Os primeiros sintomas como o cansaço, a falta de energia, irritabilidade e falta de concentração, já prejudicam muito nossa rotina. A longo prazo vários outros problemas podem surgir como a dificuldade de apren-

Quando vaidade e dinheiro colocam em risco a saúde O comércio de anabolizantes nas academias. Fernando Lei- Atua como profissional e militante na área da Saúde, Meio Ambiente e Cultura/ email: sifer.lei@hotmail.com Blog: maeterra-fernando.blogspot.com

Nas últimas décadas houve uma explosão do número de academias no país. A necessidade de se fazer exercícios, diminuir gordura e aumentar a massa muscular, tem levado vários segmentos da população á procurar tais serviços. Como forma de tentar ajudar seus clientes a obterem um corpo perfeito, muitas vezes alguns profissionais de academias prescrevem produtos nutricionais (vitaminas, minerais, aminoácidos), passando em seguida a recomendar (e em muitos casos a fornecer) anabolizantes de vários níveis, inclusive de uso veterinário. O anabolizante, em termos simples, são produtos químicos que favorecem o desenvolvimento muscular, reduzem a gordura e fortalecem os ossos. Esses esteróides anabólicos causam efeitos colaterais sérios e podem ser permanentes. Nos rapazes causam: Perda de cabelo (permanente), redução dos testículos e da produção de espermatozóides, infertilidade e crescimento dos mamilos. Nas meninas: Timbre de voz masculina (permanente), aumento do clitóris, pelos faciais, perda de cabelo, alteração menstrual, diminuição das mamas. Em ambos os sexos: Elevação da pressão arterial, alterações no fígado, aumento do colesterol ruim, acne severa, alteração da li-

bido, dependência dos anabolizantes, raiva e irritabilidade descontrolada, sendo esse último a provável causa apontada pelos órgãos de segurança, dos constantes registros de agressão contra os chamados bad boys, ou pit-bull, os garotões sarados que saem pelas ruas espancando a todos. Essa pratica é ilegal, criminosa e condenável, merecendo uma maior investigação, fiscalização e punição por parte das autoridades de saúde pública. Aos frequentadores de academias seja adulto, jovem, homem ou mulher, cuja vontade de ter um corpo malhado é maior e mais importante do que os efeitos colaterais dos anabolizantes, gostaríamos de lembrar que é possível sim ter um corpo bonito e saudável sem colocar em risco a sua vida. Cercando-se de um trabalho nutricional adequado e treinamento físico corretamente orientado, frequente e equilibrado, certamente obterá um resultado positivo, consistente e sem agressão ao corpo. UMA MENTE SÃ NUM CORPO SÃO! DICA: Se o seu foco for ganho de massa muscular, consuma carboidratos e proteínas, ovo, pois tem alto valor biológico, iogurte que tem aminoácidos, salmão por conter ômega 3, azeite de oliva e amêndoas que fornecem energia, e beba água antes, durante e após os exercícios.

dizagem, problemas de memória, sonolência excessiva (segunda causa de acidentes de transito depois do álcool), maior risco de doenças cardíacas e hipertensão arterial. O sono além de descansar o corpo, equilibrar as funções normais do corpo, fixar nosso aprendizado, ser responsável por processos fundamentais ao crescimento (por isso o sono é muito importante para a criança e o adolescente), ele também esta relacionado com nossa saúde mental/emocional. Quando dormimos nosso cérebro organiza as informações assimiladas durante o dia, além disso, vivenciamos padrões, imagens e experiências que expressam nosso inconsciente, o que muitas vezes alivia tensões que conscientemente não conseguimos. Em geral as mulheres são as que mais sofrem com distúrbios do sono. Isso se deve principalmente por causa dos problemas hormonais da menopausa, que já falamos em outra edição do jornal. Dormir mal pode ser um dos fatores que somados a uma rotina acelerada e excessivamente exigente, a falta de ritmo, reflexão e cuidado com as emoções/pensamentos, esta gerando uma “epidemia de ansiedade” onde podemos correlacionar com problemas, cada vez mais comuns, como a Síndrome do Pânico. Para diagnosticar os distúrbios do sono normalmente usa-se um exame chamado Polissonografia. Este exame é o melhor método

Dicas de Saúde Durma melhor Evite dormir em ambientes com muita informação, luminosidade excessiva, barulhos, muito úmidos ou com alguma coisa que cause problemas respiratórios ou simplesmente locais em que você não se sinta emocionalmente acolhido. Faça atividades físicas: ajudam principalmente pessoas muito ansiosas e aceleradas, isso alivia a sobrecarga emocional e a ansiedade melhorando o sono, além disso o resgate da consciência corporal ajuda muito no controle emocional.

Outubro de 2011/ ANUNCIE: 9791 - 0980

de identificar distúrbios do sono e ele serve para mostrar as variações do nosso estado de consciência durante o sono. Além deste, existem diversos outros exames que auxiliam no diagnóstico, no entanto meu objetivo aqui não é tratar de detalhes médicos e sim de comportamento, consciência, compreensão. Como estamos em um país onde a automedicação é comum vou chamar a atenção: Os medicamentos para dormir não tratam os distúrbios do sono. Vou repetir.

MEDICAMENTOS PARA DORMIR NÃO TRATAM DISTÚRBIOS DO SONO. Esta é uma questão que vale pra todo e qualquer problema de saúde, não se iludam pensando que todos os medicamentos curam seus problemas de saúde, na verdade a maioria deles só alivia o sintoma e nem chega perto da causa. Tomar medicamentos sem procurar tratar a causa, implica em muitas vezes ficar o resto da vida dependente destes, sofrendo inclusive os efeitos colaterais (não poucos) destas medicações. Por isso procure um profissional de saúde consciente, mude seus hábitos, trate das emoções, das relações, da vida, faça sua parte!

Encontre uma posição adequada para dormir, em geral de lado com um travesseiro macio e não muito alto e um apoio entre as pernas é a melhor posição. Não coma nada antes de dormir, dê um tempo de pelo menos 2h. Não exagere no consumo de líquidos próximo do horário de sono. Evite café, chocolate, refrigerante, álcool, alimentos pesados e estimulantes em geral. Tenha disciplina, procure comer e dormir nos horários adequados, mesmo que no começo isso pareça impossível. Não trate de problemas do dia a dia próximo ao horário de dormir, a hora do sono tem que ser “sagrada”.


ATENÇÃO! Escola de idiomas em Vargem Grande Paulista precisa de professores de inglês. Enviar CV para Av. Embuia, 247- Jardim Floresta/ Vargem Gde. Paulista-SP, Cep: 06730-000


Mais informações: contato@jornalci.com.br

(11) 9791 - 0980 / comercial@jornalci.com.br

Mais informações: contatocdcsp@gmail.com

Jornal CI- Outubro 2011  

Informar para transformar.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you