Page 1

População passa a ter atendimento gratuito com endocrinologista

pág. 13

informativo oficial da prefeitura de itabirito | número 05 | outubro de 2013 | facebook/prefeituraitabirito

Sonho realizado Prefeitura asfalta ruas do bairro Meu Sítio

pág. 5

Município receberá uma unidade da Farmácia de Minas

Viação Gastronômica aguçou o paladar e animou a cidade

Itabirito adere à campanha Outubro Rosa

Mais segurança com a implantação do Bike Patrulha na cidade

pág. 4

pág. 12

pág. 9

pág. 17


2

Planejamento

planejamento Nesta edição, mostraremos que levamos a sério nossos compromissos. Depois de anos de total abandono e descaso, o bairro Meu Sítio, enfim, começa a ser asfaltado, um pedido antigo da comunidade. Essa era uma promessa de campanha que tínhamos prioridade em realizar. Apesar de toda dificuldade, conseguimos começar as obras ainda neste ano e, as conquistas não acabam por aqui, o distrito de Acuruí também está sendo beneficiado com a pavimentação asfáltica, o que levará mais conforto para moradores e turistas. Vocês poderão conferir também sobre os investimentos na área de segurança. Junto com a Prefeitura, a Polícia Militar implantou o projeto Bike Patrulha que pretende garantir segurança dos cidadãos e, ainda, ajudar a solucionar os problemas no trânsito. Na editoria de Cultura e Turismo, você, leitor, irá se deliciar com a matéria do Viação Gastronômica, um evento que atraiu um grande público e ofereceu as delícias feitas nos bares e resturantes do município e da zona rural. O jornal NaAtiva traz muito mais... confira na próximas páginas o quanto Itabirito está se desenvolvendo. Um grande abraço! Boa leitura!

Alex

expediente

Jornal naativa: informativo da prefeitura de itabirito

produzido pela Secretaria de comunicação Social prefeito: alexander Silva Salvador de oliveira vice-prefeito: Wolney pinto de oliveira Secretária de comunicação Social: carmem Santiago Jornalistas responsáveis: matheus baldi, nathália lopes, romeu arcanjo, Síria caixeta projeto gráfico: Secretaria de comunicação Social diagramação: fábio brito e felipe vaz impressão: Sempre editora tiragem: 18 mil periodicidade: mensal fotos: acervo da Secretaria de comunicação endereço: av. Queiroz Júnior, nº 635 - praia telefone: 3561-4061 e-mail: comunicacao@pmi.mg.gov.br facebook: /prefeituraitabirito

errata diferentemente do que foi divulgado na edição de setembro do Jornal na ativa, na página 17, a parceria da prefeitura para a realização de ultrassom, por meio da carreta da Saúde, foi com o Serviço Social do comércio de minas Gerais (Sesc minas) e não com o Serviço Social da indústria (Sesi).

Prefeitura apresenta Plano Plurianual na Câmara

consultor luiz teddo, secretário de planejamento e captação de recursos, Hudson Souza (tucão), vereador ceará e prefeito alex durante a apresentação do ppa

Com a presença da população e de representantes de todas as secretarias da Prefeitura de Itabirito, aconteceu no dia 26 de setembro, na Câmara de Vereadores, a Audiência Pública para apresentação do Plano Plurianual (PPA) referente ao quadriênio, 2014/2017. O secretário de Planejamento e Captação de Recursos, Hudson Souza (Tucão), explica que “o PPA é um instrumento de planejamento governamental que estabelece diretrizes, objetivos e metas da administração pública para um período de quatro anos, organizando as ações do governo em programas que possam resultar em obras e serviços para a população”. O consultor contábil e de controle interno da Prefeitura, Luiz Teddo, ressalta que “o PPA também serve para pontuar os objetivos e as prioridades do governo, identificar os órgãos gestores dos programas e unidades orçamentárias responsáveis pelas ações governamentais e ainda organizar os propósitos da administração pública em programas.”

Teddo destaca que “com o perfil do orçamento apresentado, percebe-se que a administração municipal está decidida a investir em grandes projetos que vão além do que a lei exige, mostrando um comportamento diferenciado em relação a muitos municípios”. Na saúde, por exemplo, há um saldo muito positivo. Além do bom andamento no atendimento primário, o município tem atraído investimentos através de convênios com o governo, que serão aplicados nos atendimentos de média e alta complexidade. O prefeito de Itabirito, Alex Salvador, destacou a importância da realização da Audiência Pública. “Posso garantir aos itabiritenses que, apesar de termos encontrado a cidade em um caos e enfrentando todos os entraves por conta do orçamento apertado desse primeiro ano, nós vamos dar conta de cumprir todo o nosso plano de governo”. O Plano Plurianual é aprovado por lei quadrienal pela Câmara de Vereadores, tendo vigência do segundo ano de um mandato até o final do primeiro ano do mandato seguinte.


Administração

outubro de 2013 | facebook/prefeituraitabirito

administração

Itabirito é contemplada com curso do governo do estado

representante da Seplag, fernanda de paula, apresenta o programa mineiro de empreendedorismo para os funcionários da prefeitura

Itabirito foi um dos 60 municípios contemplados com o Programa Mineiro de Empreendedorismo e Gestão para Resultados Municipais. O programa, que é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), consiste em compartilhar com os gestores municipais as boas práticas de gestão implantadas

Fazenda

pelo Governo do Estado desde 2003. De acordo com o secretário de Administração, Valdir José de Morais, o programa contribui para que a administração foque em resultados e na melhoria da prestação de serviços ao cidadão, com respostas efetivas às demandas da população. O secretário destaca que os consultores da Seplag estão auxiliando na elaboração de planos de ação para a implantação das atividades. “Uma vez por mês, a consultora da Seplag vem ao município para acompanhar a equipe no processo de elaboração dos trabalhos. Esse programa tem estimulado uma série de melhorias no serviço de todos os setores da Prefeitura, antes mesmo da conclusão do projeto”. O prefeito Alex Salvador ressalta a importância do Programa. “É uma grande oportunidade de projeção para Itabirito no cenário mineiro. Além de nos aproximar do Governo do Estado, essa parceria é um instrumento que vai ao encontro do nosso objetivo de garantir o desenvolvimento e o fortalecimento de uma administração moderna em que o foco principal são os itabiritenses”.

fazenda

Itabirito implanta ISS Digital e Prefeitura promove capacitação

A partir do dia 1º de fevereiro de 2014, todos os prestadores de serviços inscritos no Cadastro Mobiliário de Contribuintes ou com atividade econômica no território do município, inclusive microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional, deverão instituir o módulo de emissão da Nota Fiscal Eletrônica. A secretária da Fazenda, Marília de Toledo, explica que a emissão da nota fiscal eletrônica garante uma série de benefícios. “É uma ferramenta muito útil para combater a sonegação, acompanhar melhor os contribuintes e, ainda, garantir uma fiscalização mais eficiente sobre a arrecadação dos impostos que serão revertidos em investimentos e benefícios para a população”. A secretária relata que, em alguns casos, as notas manuais são preenchidas de forma ilegível ou ficam incompletas, dificultando a contabilização. “Agora, com a nota eletrônica, não teremos mais problemas para entender o que está escrito, sem contar que a nota não pode ser emitida sem o preenchimento de todos os campos obrigatórios. Outro ponto muito positivo é a facilidade do envio das notas por e-mail. Muitos prestadores de serviço não terão gastos com despesas postais para envio das notas em papel”.

do serviço. “Sabemos que não basta disponibilizar a ferramenta. Estamos empenhados em capacitar e dar todo suporte durante o processo de implantação da Nota Fiscal Eletrônica”, explica Gilson Fontes, diretor de Tributação. Gilson explica que a Nota Fiscal Eletrônica deverá ser emitida “on-line”, por meio da internet, no endereço eletrônico da Prefeitura Municipal de Itabirito. Serão fornecidos uma senha e um login aos contribuintes através de solicitação no sistema eletrônico disponibilizado no site da Prefeitura. O diretor ainda destaca que “quem tiver bloco de notas deve procurar a PMI até 31 de janeiro de 2014 para solicitar o cancelamento, uma vez que, a partir do dia 1º de fevereiro, não terá mais validade”.

CÂMARA ABERTA Prefeitura e Câmara promovem comércio local O vereador Max Fortes buscou, junto ao Cepep, a formatação de cursos profissionalizantes para os funcionários do comércio visando a capacitação para o período do Natal. “É muito importante contar com a ajuda do poder público, essa parceria entre Prefeitura e Câmara com certeza gera boas conquistas para a cidade. Com o aumento significativo de aproximadamente 500 novos postos de trabalho para atender a demanda do Natal, a realização de cursos de capacitação oferece ao trabalhador maiores chances de ser contratado e de permanecer no serviço após a alta temporada, principalmente gerando oportunidade para a mão de obra feminina e para aqueles que buscam o primeiro emprego”, afirma Max.

Atenção especial para a cidade e para a Zona Rural Preocupado em promover o desenvolvimento dos distritos, o vereador Ceará tem realizado várias ações e atividades na cidade e na zona rural, em parceria com a Prefeitura de Itabirito. Um desses exemplos é a festa de Nossa Senhora do Rosário, que aconteceu em Acuruí no dia 5 de outubro. “Essa parceria é um ganho para toda a população, principalmente para os moradores da zona rural, que muitas vezes são esquecidos. Estou certo de que, assim, estamos gerando desenvolvimento e melhoria na qualidade de vida dos distritos”, disse o vereador.

Capacitação No dia 26 de setembro, a Prefeitura de Itabirito promoveu um treinamento com o objetivo de capacitar contadores do município para a utilização

contadores da cidade participaram de capacitação para a implantação da nota fiscal eletrônica

3

festa de nossa Senhora do rosário, em acuruí


Obras Farmácia de Minas começa 4

Obras

Em 2014, a Prefeitura de Itabirito começará várias obras. Uma delas será a construção de uma unidade da Farmácia de Minas Integrada, que fará distribuição gratuita de remédios de alto custo para a região de Ouro Preto, Mariana e Itabirito. Os municípios selecionados estão recebendo do Tesouro Estadual um incentivo de até R$ 270 mil para construção da unidade e para a aquisição de equipamentos, além de um software (Sistema Integrado de Gerenciamento da Assistência Farmacêutica - SiGAF), que ajudará no gerenciamento da farmácia e de toda a rede. A farmácia será construída e operada pelo município com incentivo da Secretaria de Estado da

Saúde de Minas Gerais. A unidade, que começará a ser feita em janeiro de 2014, próxima à Pista de Skate da Prefeitura, no bairro Agostinho Rodrigues, terá 207 metros quadrados e oferecerá, gratuitamente, à população, medicamentos de alto custo que serão fornecidos pelo estado, possibilitando uma maior integração com os outros serviços de saúde oferecidos no município. A intenção é que os trabalhos estejam concluídos dentro de seis meses. O custo da obra é de aproximadamente R$ 350 mil. A Farmácia de Minas é um programa do governo do estado para melhorar a distribuição de medicamentos à população, integrado ao modelo de assistência farmacêutica no SUS do estado de Minas Gerais.

Itabirito terá academia gratuita para a população Para atender aos idosos e à população em geral, com recursos do governo federal, a Prefeitura de Itabirito começará, em fevereiro de 2014, a construir a Academia da Saúde. Essa obra garantirá o estímulo e a prática de atividades físicas proporcionando uma vida mais saudável para os itabiritenses. Será um espaço gratuito para que as pessoas

possam desenvolver diversas atividades físicas, sempre com a orientação de um especialista. A academia será construída nas proximidades da Pista de Skate da Prefeitura, no bairro Agostinho Rodrigues. O custo estimado é de R$ 200 mil e a previsão para a conclusão da obra é de seis meses.

projeto da academia da Saúde

Prefeitura fará Almoxarifado da Saúde

Para que os medicamentos distribuídos para a população estejam em um local amplo e adequado, a Prefeitura de Itabirito construirá o Almoxarifado da Saúde. Atualmente, o local onde os medicamentos são abrigados não suporta a quantidade adquirida pela Prefeitura. O novo almoxarifado será nas proximidades da Pista de Skate (em frente ao Gramber). Serão 600 metros quadrados de área construída. A estimativa de gasto é de R$ 400 mil. A obra começará a ser feita em fevereiro de 2014, e em julho está prevista a conclusão.

FOTO DIVULGAÇÃO

a ser construída em janeiro

desenho ilustrativo de uma unidade da farmácia de minas

Região do Marzagão é beneficiada com obras da Prefeitura Para garantir mais conforto aos moradores da zona rural, a Prefeitura reformou a antiga ponte de madeira localizada na entrada do Marzagão. O local estava abandonado há anos e a passagem de um caminhão pesado no local causou graves danos na estrutura da ponte. A reforma teve início no final do mês de setembro. Foram executados os serviços de: reforço da fundação, implantação de vigas metálicas, colocação de lajes “steel deck” (formas metálicas que servem como armação de laje). O diretor de obras, Antônio Carlos, explica que “o objetivo da aplicação deste sistema é agilizar o serviço, minimizando escoramentos de madeira no leito do rio o que traria grandes transtornos no período de chuvas”. O custo da obra foi de R$ 327 mil.

estrutura da nova ponte do marzagão


outubro de 2013 | facebook/prefeituraitabirito

5

obras

Asfalto chega ao Meu Sítio Os moradores do Meu Sítio têm muito o que comemorar. A Prefeitura de Itabirito já começou a tão esperada obra de asfaltamento do bairro, um pedido antigo da comunidade que está sendo atendido pelo prefeito Alex. Ao todo, serão cerca de 20 mil metros

“Mesmo com todas as dificuldades encontradas neste ano na Prefeitura, já conseguimos cumprir algumas promessas de campanha e uma delas é o asfaltamento das ruas do Meu Sítio. Queremos transformar Itabirito em uma cidade agradável para se viver, com infraestrutura necessária para a promoção da qualidade de vida dos itabiritenses”, disse o prefeito Alex Salvador. Estão previstas para este ano a pavimentação das ruas: Rua do Retorno, Rua de Ligação, Rua do Contorno, Rua Pedro Simeão do Carmo, Rua da Barragem, Rua da Ladeira e Rua Principal até a Rua das Curvas.

Pavimentação no Acuruí O distrito de Acuruí também está sendo contemplado com as obras de pavimentação asfáltica. Com um valor estimado de R$ 1,8 milhão, a obra garantirá mais conforto e segurança para turistas e moradores da região. Serão cerca de 32 mil metros quadrados de pavimentação (estrada que liga o distrito ao asfalto do Capanema), construídos com toda estrutura necessária para a qualidade do serviço.

obras de drenagem no meu Sítio

quadrados de pavimentação asfáltica, incluindo as camadas de base e sub-base. Também estão sendo executadas, no local, as obras de drenagem, o que irá minimizar os transtornos causados pelas águas da chuva. O custo da obra é de R$ 1,2 milhão.

Conclusão da obra da UBS no Santa Rita Um sonho da região do Santa Rita, agora, finalmente, será realidade. As obras da Unidade Básica de Saúde (UBS) serão concluídas pela Prefeitura para atender a região. Atualmente, a UBS Santa Rita funciona em uma casa alugada. O espaço não é adequado e, por não estar em um imóvel público, a unidade perde a chance de ter benefícios vindos do governo federal. Estimada em R$ 250 mil, a unidade do Santa Rita está localizada na Rua 6 de Julho, esquina com 22 de Maio. A área construída é de 560 metros quadrados. Parte do dinheiro vem do governo do estado, mas a

pavimentação asfáltica

maior parte será financiada pela Prefeitura. A obra beneficiará toda a região do Santa Rita, incluindo os bairros vizinhos. A previsão de início da obra é janeiro de 2014 e o término é previsto para julho do mesmo ano.

as obras para a conclusão da nova ubS começarão em 2014

estrada do acuruí sendo preparada para receber o asfalto

Reformas em todas as escolas Todas as escolas de Itabirito serão beneficiadas com reformas. Ao todo, o custo estimado é de R$ 600 mil. A Prefeitura de Itabirito fará, por exemplo, recuperação de telhados e melhorias nas instalações elétricas e hidráulicas. As obras começarão em dezembro deste ano e a previsão de conclusão é de oito meses. Essas ações irão proporcionar mais conforto para os alunos e funcionários e garantir um ambiente mais agradável, já que nos últimos anos as instituições de ensino ficaram praticamente abandonadas.


6

Cultura e Turismo

cultura e turismo

coral faz apresentação emocionante no dia da doação da nova sede

Prefeitura doa sede para Canarinhos “A-ha, u-uhu, agora o ninho é nosso”. Foi em alto e bom som que cerca de 150 canarinhos comemoraram a conquista da sede própria do coral canarinhos de itabirito. No dia 22 de setembro, aconteceu a doação do casarão colonial, do século XVIII, que fica no bairro Matozinhos, como propriedade definitiva da entidade. Muito emocionado, o prefeito de Itabirito, Alex Salvador, falou da alegria de contribuir com a conquista. “Estou muito satisfeito de poder participar, com o apoio de todos os nossos vereadores, desse momento tão importante para a cultura de Itabirito”. O projeto de doação da casa ao grupo foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores e se

tornou lei. (Lei Municipal 2942 de 14 de agosto de 2013). Maestro dos Canarinhos há 10 anos, Eric Lana define a aquisição como um momento único na vida do coral. “É a concretização de um sonho que ultrapassou gerações”. Ele ainda explica que a conquista representa solidez para a entidade. “Poderemos ampliar nossos trabalhos e otimizar o espaço para agregar novos projetos que vão permitir a entrada de mais alunos”, comemorou. Presidente dos Canarinhos no biênio 2013-2014, Simone Vimieiro atua no coral há dez anos e reforça que a conquista representa a consolidação de um desejo do Padre Francisco Xavier e de muitos colaboradores. “Desde o falecimento do Padre, a entidade tem contado com a boa vontade de outras pessoas que acreditam no seu propósito. Assim como eu, muitos pais se aproximam do coral por causa

dos filhos que são cantores, acabam tomando amor e entram para diretoria para fazer esse trabalho voluntário que é muito gratificante”. Simone ressalta o poder transformador da música. “Além da alegria, o coral trabalha a disciplina, o comprometimento e, mais que isso, agrega valor no processo de formação dos seus cantores, isso mostra o quanto a entidade é importante na vida de cada aluno”. Ex-integrante dos Canarinhos, o secretário municipal de Patrimônio Cultural e Turismo, Ubiraney de Figueiredo, explica que para a Federação de Meninos Cantores, que é um movimento mundial da música, é de praxe que as entidades tenham suas sedes. “Em Itabirito não podia ser diferente. Os Canarinhos precisavam ter sua sede própria, seu espaço de formação, inclusive para estabelecer novas parcerias. A doação foi feita por merecimento, afinal, o coro já tem reconhecimento nacional e leva junto o nome de Itabirito. Sem contar que a entrega da sede acontece num momento de comemorações especiais: 90 anos de Itabirito e os 40 anos dos Canarinhos”.

a doação do casarão colonial, do século Xviii, para a entidade foi muito comemorada

Transmissão do saber é destaque na Jornada Mineira do Patrimônio Cultural “Griôs: a Jornada dos Mestres de nossa Cultura” foi o tema da 4ª edição da Jornada mineira do patrimônio cultural promovida pelo iepha (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais). Responsáveis pela transmissão dos saberes e acontecimentos da vida social, os griôs são guardiões da memória e da história oral de um povo, sempre respeitando os seus ancestrais. Nesta edição, a Prefeitura de Itabirito desenvolveu o projeto adotando a modalidade de educação patrimonial. “Acreditamos que o contato direto com a população, especialmente com os jovens, tornou o trabalho ainda mais efetivo, fortalecendo essa iniciativa tão emblemática”, destaca Igor Gonçalves, chefe de Divisão de Memória e Patrimônio. A Escola Estadual Dr. Raul Soares recebeu o projeto. “Foi uma grata surpresa perceber que muitos alunos já tinham alguma familiaridade com o tema, inclusive contato com o congado e com a capoeira, fruto do trabalho já realizado na escola”, conta Igor. Em sua origem, o griô assumiu diversas funções, sendo responsável por perpetuar seu conhecimento por meio da contação de histórias, a genealogia das famílias, a música e a poesia popular. Além de aulas teóricas, os alunos realizaram visitas guiadas à casa do Beto Raizeiro, onde receberam

Gilmar capoeira compartilhou suas experiências com os alunos da escola dr. raul Soares

explicações e tiveram contato com as plantas. Um dos momentos de destaque da execução do projeto foi a realização de uma roda de conversa com Gilmar Capoeira, um dos mais graduados no município. “Há 23 anos pratico capoeira, ela mudou a minha vida e passou a ser meu sobrenome. Foi mais que um esporte, porque me ajudou a não desviar do caminho certo. Quero praticar capoeira para o resto da vida”, contou emocionado o mestre capoeirista. O secretário de Patrimônio Cultural e Turismo,

Ubiraney de Figueiredo, ressalta que, apesar de desenvolvida, Itabirito continuou valorizando alguns antigos costumes. “A cidade surgiu do Ciclo do Ouro e vive da mineração, junto a isso percebemos a valorização das tradições características de uma cidade pequena. Um bom exemplo é o modo de fazer o pastel de angu, que é passado de geração em geração. Até hoje encontramos raizeiros, mestres de capoeira e benzedores”.


outubro de 2013 | facebook/prefeituraitabirito

7

cultura e turismo

Feira do Livro de Itabirito atraiu pessoas de todas as idades

a feira do livro ofereceu um grande acervo de obras literárias

o secretário de cultura, ubiraney de figueiredo, destacou a importância do evento para o município

Entre os dias 2 e 6 de outubro, aconteceu a 9ª edição da Feira do Livro de Itabirito. Neste ano, o evento homenageou o músico e poeta Vinicius de Moraes. Se estivesse vivo, o artista comemoraria cem anos de vida. Com uma programação variada de exposições, lançamentos de livros, oficinas e espetáculos, o evento aconteceu no Complexo Turístico da Estação e atraiu pessoas de todas as idades. “Foi uma alegria ver o gosto pela leitura causar tanta movimentação na Praça. Desde as crianças pequenas, que se encantaram com os livros coloridos, até os adultos que foram em busca de bons livros de literatura”, comemora Marisa Tassar, supervisora da Biblioteca Pública Municipal. O secretário de Patrimônio Cultural e Turismo, Ubiraney de Figueiredo, explica que a Feira do Livro “é um evento que promove o hábito pela leitura. Neste ano, conseguimos unir um grande acervo, excelentes atrações e importantes parcerias com empresas privadas que, inclusive, presentearam seus funcionários com um vale-livro”. O prefeito de Itabirito, Alex Salvador, acredita que

a Feira do Livro foi uma grande oportunidade para a formação de cidadãos. “Sei da importância que os livros têm para o crescimento das pessoas, por isso fizemos questão de realizar este evento que incentiva e promove a leitura”.

“Aprovei a iniciativa da MIP de presentear todos os funcionários com um vale-livro, é um grande incentivo.” tamiles macedo Funcionária da MIP Engenharia


8

cultura e turismo

Otávio di Toledo destaca “O poder transformador do turismo” No dia 27 de setembro, o jornalista Otávio di Toledo, apresentador do programa “Viação Cipó” da TV Alterosa, ministrou a palestra “O poder transformador do turismo” em que foram compartilhadas experiências de atividades turísticas por Minas, pelo Brasil e, até mesmo, pelo mundo, com foco no aumento da geração de renda e na melhoria dos serviços e de infraestrutura. “A ideia da palestra é despertar a importância do turismo tanto no poder público, como nos prestadores de serviço e na população”, explica Toledo. “Há mais de 20 anos viajando por Minas, percebo que o turismo no Estado vem sendo pouco explorado, principalmente porque os governos federal e estadual estão inoperantes nesse sentido. As prefeituras ficam com a responsabilidade de movimentar o turismo”, destaca Toledo. O jornalista elogiou a iniciativa da Prefeitura de dedicar um mês de evento com foco na atividade turística. “Itabirito, além de possuir um grande potencial turístico, está inovando e investindo e, mais que isso, tem profissionais com capacidade técnica gerenciando todo o trabalho, esse é um grande diferencial que contribui para o sucesso”, destaca. O prefeito de Itabirito, Alex Salvador, avaliou as

atividades realizadas no Festival do Turismo. “Foi muito positivo promover todos esses encontros. Entendemos que voltar a investir no turismo era questão de urgência, por isso, já em nosso primeiro ano, fizemos questão de firmar parcerias e realizar essa quantidade de eventos durante todo o mês”. Alex completou dizendo que “o objetivo é aquecer a economia, garantir excelentes opções de atrações culturais, despertar nos turistas a vontade de retornar a Itabirito e, claro, fazer com que eles também indiquem a cidade para outras pessoas”.

o prefeito alex destacou a importância do investimento em turismo e parabenizou o trabalho do jornalista otávio di toledo

otávio di toledo compartilhou experiências bem sucedidas de turismo com o público

Novos membros da Assitur tomam posse No dia 27 de setembro, os novos membros da Associação Itabiritense de Turismo Rural (Assitur) tomaram posse para o exercício 2013-2015 durante uma cerimônia realizada no Complexo Turístico da Estação. Reeleita, em agosto, a presidente da

Assitur, Ana Lúcia Bovi, destaca sua pretensão para o novo mandato. “Nesta etapa estamos focados em fortalecer a nossa parceria com a Prefeitura para movimentar o turismo na zona rural. O artesanato, a produção de queijo, da cachaça e a culinária

conseheiros da assitur reforçaram o compromisso com o turismo da cidade

merecem destaque”. Com o intuito de garantir a melhoria na qualidade do que é produzido na zona rural, a entidade oferece para os associados capacitações em parceria com o Senac, Sebrae e Sesc, promove projetos como as “Caminhadas na Natureza” e o “Festival de Turismo Rural”, além de propor estratégias de trabalho e de divulgação para fortalecer a atividade turística. Os membros da Associação são proprietários de empreendimentos rurais que atuam voluntariamente na entidade, que não tem fins lucrativos. Bovi destaca que, atualmente, a zona rural de Itabirito já tem grandes atrativos. “Além das belas cachoeiras, a região possui uma excelente infraestrutura com pousadas e restaurantes para receber todo tipo de turista. Queremos que Itabirito esteja na “prateleira” das principais agências de viagem”.


outubro de 2013 | facebook/prefeituraitabirito

cultura e turismo

mania de filé, prato homônimo do restaurante

em um ambiente agradável, o público curtiu as atrações da final da viação Gastronômica

umbigo de ba nana com an gu, do Quincas ba r

Viação Gastronômica é aprovada pelo público Para animar ainda mais as comemorações de 90 anos de Itabirito, a Prefeitura promoveu em setembro o “Viação Gastronômica”, um grande festival que teve a intenção de valorizar a culinária local. Durante as quintas e sextas-feiras do mês de setembro, itabiritenses e turistas puderam apreciar a culinária de dezesseis diferentes bares e restaurantes da cidade e dos distritos de São Gonçalo do Bação e de Acuruí. Para fechar a primeira edição do projeto com “chave de ouro”, no dia 28 de setembro, a Prefeitura promoveu o evento de “saideira” na Praça da Estação. Com um clima bem familiar, o evento atraiu um público de todas as idades, que, além de experimentarem os deliciosos pratos típicos nas barraquinhas, também puderam assistir aos shows das bandas Casa Velha e Cachaça com Arnica. A diretora de Turismo da Prefeitura, Michilene Rodrigues, avalia o sucesso do evento. “Superou nossas expectativas. A iniciativa foi muito elogiada pelos bares participantes e pelo público em geral, que demonstraram ansiedade para a próxima edição”. Michilene conta que o festival terá novidades no ano que vem. “A ideia é agregar experiência. Queremos formatar um regulamento e promover um concurso do melhor tira-gosto do festival”. O prefeito Alex Salvador destacou a importância da divulgação do evento na TV Alterosa. “É muito bom construir uma parceria que leva o nome de Itabirito para toda Minas Gerais, como conseguimos com o programa Viação Cipó através do jornalista Otávio di Toledo. Que essa parceria possa se repetir

nas próximas edições do festival”. A Excelência Creperia e Choperia criou um prato exclusivamente para o festival, o ‘Pé no Rabo do Padre Pinto’. Feito com rabo de boi, pé e joelho de porco, o prato vinha acompanhado com canjiquinha e mandioca amarela. Henrique Fonseca, proprietário da Excelência, explica que “o nome engraçado foi o principal atrativo, mas o sabor foi decisivo para que o prato fosse bastante requisitado”. Roseli Maria, proprietária da Choperia Espetim, avalia a iniciativa como uma ótima ideia. “A Prefeitura está de parabéns! Com o festival, as pessoas ficaram curiosas para visitar os estabelecimentos. Além de ter sido um grande incentivo para a gente inovar mais”. No encerramento do evento, dois participantes, que durante o mês experimentaram dez diferentes pratos e que tinham o carimbo na cartela do Festival, foram premiados com um passeio para casal em um fim de semana no Hotel Fazenda Igarapés e no Spa Outeiro de Minas.

pé no rabo do padre pinto, da excelência crep repe eria ria e chop hope eria ria raposai feito com frango, prato do espetim

Galopé, atração do trailer do adão

Show da banda cachaça com arnica

Show com a band

a casa velha

9


10

Educação

EDUCAÇÃO

Muita diversão e alegria A semana da criança foi comemorada em grande estilo nas unidades dos CMEIs/Pré-Escola (Centros Municipais de Educação Infantil). As 18 escolas que atendem 960 crianças de 3 a 5 anos promoveram diversas atividades recreativas. Os professores levaram os “pequenos” para visitar o Alto do Cristo, o Parque Ecológico, os parquinhos da cidade, as quadras e outros espaços de lazer. Também foram realizados desfiles, peças teatrais, oficinas e show de palhaço nas escolas. As crianças ainda participaram de festa a fantasia e brincaram na cama elástica. A Prefeitura disponibilizou ônibus para mais de 30 passeios diferentes. Além disso, as crianças almoçaram em um restaurante da cidade e saborearam lanches deliciosos que foram servidos durante toda a semana.

passeio no alto do cristo

Oficina de hapkido é atração na Escola Laura Queiroz A apresentação de uma oficina de hapkido na Escola Municipal Laura Queiroz despertou o interesse de alunos e educadores. A demonstração das técnicas do esporte foi feita, no dia 3 de outubro, por alunos da Escola Estadual Intendente Câmara. A apresentação teve como principal objetivo a troca de experiências. Os anfitriões do Laura Queiroz apresentaram técnicas de capoeira para receber os convidados. Segundo a diretora da Escola, Fátima Consuleide, este foi um dia de descobertas. “Foi um momento gratificante, pois os nossos alunos desconheciam a oficina de hapkido e, consequentemente, ficaram encantados.” Para o orientador da oficina de hapkido, Douglas Resendo, este tipo de esporte tem uma influência muito grande no processo de aprendizado de crianças e jovens. “A prática da arte marcial ajuda a melhorar o comportamento dos alunos. Para que eles participem das atividades, exigimos bom desempenho dentro da sala de aula, boas notas, envolvimento e dedicação às demais atividades escolares. O trabalho é feito em conjunto com todos os professores com o objetivo de melhorar

o rendimento escolar dos alunos. Temos obtido excelentes resultados”, explica ele. A expectativa é de que a oficina de hapkido também seja levada aos alunos da Escola Laura Queiroz, assim como a oficina de capoeira que acontece duas vezes por semana. Lá, também são realizadas as oficinas de dança cigana, artesanato e hip hop. Esse trabalho é possível devido à parceria com a Associação Adolescer para a Vida, por meio do projeto “Adolescer com Arte vai à Escola”.

apresentação de hapkido dos alunos do intendente câmara

O hapkido O hapkido é uma arte marcial coreana especializada em defesa pessoal. O esporte chegou ao Brasil na década de 70 e foi praticado, inicialmente, por militares. O seu significado é traduzido em hap (união), apresentação de capoeira dos alunos do laura Queiroz

ki (força, espírito) e do (caminho).


outubro de 2013 | facebook/prefeituraitabirito

11

eDUCAÇÃO

Conferência na escola sobre a transformação da escola em um espaço educador sustentável. Desta forma, foi possível trazer os debates para a realidade do município, focando no tema da Conferência Nacional, que este ano é “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”. O encontro local teve a participação e o empenho dos 23 alunos do COM-VIDA (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola), demais alunos, pais, funcionários e autoridades municipais.

educação para a diversidade inclusiva e integral. A expectativa é de que aproximadamente 700 delegados e delegadas, com idade entre 11 e 14 anos, participem da Conferência Nacional que acontecerá em Brasília (DF), de 23 a 28 de novembro deste ano. Todos os delegados já debateram o tema em suas escolas, nas conferências municipais, regionais ou estaduais. Esses jovens irão aprofundar as discussões, socializar os projetos e participar de oficinas temáticas.

A Conferência Nacional Walda patrícia marinho, coordenadora do projeto, durante o encontro na escola

Cerca de 200 pessoas participaram, nos dias 28 e 29 de agosto, na Escola Municipal José Ferreira Bastos, no bairro Bela Vista, da etapa municipal da Conferência Infantojuvenil. As discussões da Conferência na Escola envolveram estudantes, professores e demais integrantes da sociedade, interessados em dialogar

A IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJM) terá como tema ‘Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis’. O objetivo das discussões é fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino, incentivando atitudes responsáveis e comprometidas da comunidade escolar com questões socioambientais locais e globais, com ênfase na participação social e nos processos de melhoria da relação ensino-aprendizagem, em uma visão de

alunos da escola José ferreira bastos participaram da etapa municipal da conferência infantojuvenil

Dia da Família na Escola:

é hora do diálogo Momento de aproximar a família das instituições de ensino. Essa foi a proposta do “Dia da Família na Escola”, que aconteceu em todo o país e, em Itabirito, teve ares de confraternização. Todas as escolas municipais comemoram, da educação infantil ao 9º ano. O sucesso do público foi extraordinário. Só para se ter uma ideia, o Dia da Família do Cemi, dia 27 de setembro, superlotou a sede do União para um jantar. “A família está distante da escola, e esse evento é uma oportunidade para esse reencontro”, disse a professora de geografia, Aparecida Guatimosim (conhecida como Cida do São Gonçalo). Já no Dia da Família da Escola Municipal Natália Donada Melillo, realizado na mesma data, a organização

criou um cenário envolvente no pátio, com música (cantada pelos alunos), luzes e velas. “Como mãe, fico muito feliz que meu filho esteja estudando no Natália. Sempre sei o que está acontecendo dentro da escola”, disse Carolina Alves (26), mãe de Arthur Miguel, (6). A escola aproveitou o momento para comemorar seus 25 anos. Para a diretora administrativa da Educação da Prefeitura de Itabirito, Cláudia Cristina de Brito, o Dia da Escola é uma maneira de trazer os pais para dentro das instituições. “É um dia de diálogo entre a comunidade, família e escola”, disse. Nas oportunidades, foram apresentados os projetos de sucesso das instituições de ensino.

alunos do cemi

estudantes apresentam seus trabalhos

apresentação musical dos alunos da escola natália donada melillo

para comemorar a Semana da família, o cemi promoveu um jantar na sede do união


12

SAÚDE

Outubro Rosa em Itabirito e no mundo inteiro

o alto do cristo foi um dos monumentos iluminados com a cor rosa

Itabirito ganhou novas luzes. Desde meados de outubro, até o dia 31, uma nova cor pôde ser vista em alguns prédios públicos e monumentos da cidade. A cor rosa fez parte da paisagem do Alto do Cristo, do prédio da Prefeitura, da Casa de Cultura e do portal da entrada da cidade, numa alusão à campanha mundial “Outubro Rosa”, que visa a conscientização da população feminina para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento surgiu nos Estados Unidos, no início dos anos 90, quando vários estados promoviam ações referentes ao câncer de mama e mamografia, em outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, esse se tornou o mês nacional de prevenção ao câncer de mama. A popularidade do Outubro Rosa, aos poucos, ganhou o mundo, motivando e unindo diversos povos em torno da tão nobre causa. A iluminação rosa assumiu um importante papel, pois tornou-se uma leitura visual compreendida

em qualquer lugar do planeta. O câncer de mama é a doença com o maior índice de mortalidade em todo o mundo. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 52,5 mil casos foram diagnosticados em 2012. Em 2010, quase 13 mil mulheres morreram vítimas da doença. Ao mesmo tempo, o câncer de mama está entre os que possibilitam boas chances de cura, se diagnosticado precocemente. Neste ano, a Prefeitura de Itabirito aderiu fortemente à campanha e, além da iluminação simbólica dos prédios, fez anúncios em jornais, distribui panfletos em centros de saúde e em diversos pontos da cidade, promoveu, junto aos seus funcionários, o que é chamado de “dress code”, uma expressão americana que define um código de vestir que traduz um estilo, um perfil, uma identidade. Nesse caso, traduz um posicionamento frente a uma batalha que precisa ser vencida: o câncer de mama. No dia os funcionários foram trabalhar vestidos de rosa.

A Prefeitura oferece um centro (Centro Viva Vida) totalmente destinado ao público feminino. Lá, são realizadas várias ações para incentivar todas as mulheres, principalmente aquelas com idade acima de 40 anos, a realizar a mamografia. O exame é gratuito. Basta procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa para se informar sobre o agendamento. Segundo o vice-prefeito e secretário de Saúde, Wolney de Oliveira, a conscientização deve ser feita o ano todo. “Nós temos que instituir um trabalho intenso de prevenção em Itabirito, especialmente no que diz respeito ao câncer. Temos nosso próprio mamógrafo, atendemos com agilidade e conseguimos fazer diagnósticos precoces. A campanha Outubro Rosa é uma forma de estimular todas as mulheres a marcarem com urgência seus exames. Mas é muito importante que esse espírito de busca pela saúde permaneça em novembro, dezembro, janeiro, enfim, o ano todo”.

Wolney de oliveira portal

prefeitura

Vice-prefeito e secretário de Saúde


outubro de 2013 | facebook/prefeituraitabirito

13

SAÚDE

População de Itabirito tem atendimento gratuito de endocrinologista Pela primeira vez na história de Itabirito, a população tem acesso às consultas médicas gratuitas com um endocrinologista. Desde o dia 3 de outubro, o médico Thiago Versiani atende duas vezes por semana (terça e quinta-feira), no período da tarde, no Centro de Especialidades Médicas, no bairro Santa Efigênia. Até então, na rede pública municipal, só eram atendidos, no Centro Hiperdia, pacientes diabéticos que requeriam atenção e cuidados especiais. Muitas pessoas aguardavam na fila por consulta com um especialista. Em menos de um mês, 75 pacientes já foram atendidos. Por semana, são 30 atendimentos. Segundo a coordenadora de Especialidades Médicas da Secretaria de Saúde, Nélia Galo, “as pessoas consultam com um clínico geral na Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa e, quando necessário, o clínico faz encaminhamento para

o endocrinologista. Quem vai analisar se o paciente necessita de uma consulta com o especialista é o médico que atende na Unidade Básica”, explica ela. Ainda segundo Nélia, antes, a consulta com um endocrinologista era agendada em uma unidade do SUS, em Belo Horizonte, e a pessoa tinha que deslocarse até lá. Além disso, o paciente esperava mais tempo para consultar. Na rede particular, a consulta com um endocrinologista custa em média R$150. Para Thiago Versiani, o atendimento de um endocrinologista é essencial para tratar alguns dos principais problemas que afetam a saúde dos brasileiros. “Se pensarmos, por exemplo, na questão do hipertiroidismo, hoje, temos em torno de 14% da população brasileira com este problema e isto tende a aumentar com o envelhecimento da população. A obesidade é outra grande preocupação. 50% da

população está acima do peso ou tem obesidade. Todas estas questões de saúde exigem um acompanhamento”, explica. Ainda segundo o especialista, complicações ligadas à obesidade, doenças da tireoide e diabetes são os casos mais frequentes que ele atende no consultório.

o médico endocrinologista,thiago versiani, atende no centro de especialidades médicas duas vezes por semana

Semana da Saúde Mental “A Semana da Saúde Mental traduz o empenho, trabalho e dedicação da nossa equipe ao tratar e reinserir socialmente os pacientes dos CAPS infantil e adulto. Este tipo de evento colabora para que essas pessoas tenham uma vida melhor e mais harmonia no ambiente onde vivem” apresentação musical das crianças da escola

A Prefeitura de Itabirito realizou a Semana da Saúde Mental, no período de 14 a 18 de outubro, com o tema: ‘‘Saúde mental: Usuário, Família e Sociedade”. O evento reuniu cerca de 160 pessoas entre alunos, familiares e convidados. Os participantes assistiram palestras sobre a história da reforma psiquiátrica; Internação Compulsória e Direitos Humanos; O Olhar da Saúde Mental sobre a Criança e o Adolescente; Ações de Prevenção e Promoção em Saúde Mental.

Wolney de oliveira Vice-prefeito e secretário de Saúde

Apresentações culturais de grupos artísticos locais, exposição de artesanato, oficina de culinária, música e seminários também fizeram parte da programação. O fechamento das atividades ocorreu na sextafeira (18), no Salão dos Ferroviários, na Praça da Estação. Neste dia, aconteceram apresentações culturais e sorteio de prêmios.

“Foram momentos de proveitosas discussões sobre saúde coletiva e da busca de mais articulação e integração da rede de atendimento”

exposição de trabalhos artesanais

luismar Silva Coordenador de Saúde Mental

prefeito alex, vice-prefeito e secretário de Saúde, Wolney de oliveira , na abertura da Semana da Saúde mental


14

Meio Ambiente

meio ambiente

Prefeitura apresenta seu Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos tratamento e disposição final dos resíduos sólidos no município, assim como as propostas de melhoria. Durante a audiência pública, Generoso destacou a importância da participação popular, com abertura para apresentação de propostas e sugestões do público. O secretário ainda informou que o município já está pleiteando uma Usina de Compostagem e investimentos em novas tecnologias para redução dos resíduos.

Generoso destacou a importância do plano de gestão de resíduos para o município

No dia 18 de outubro, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semam) realizou, na Câmara de Vereadores, a segunda Audiência Pública para a apresentação da primeira versão do Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos (PGIRSU). O secretário, Antônio Generoso, explica que “o Plano é uma exigência do governo federal para que o município possa pleitear recursos da União para a implantação, administração e expansão de projetos ambientais”. O Plano de Gerenciamento de Resíduos tem o objetivo de reduzir a produção, maximizar a reutilização e a reciclagem dos resíduos sólidos, aumentar a

vida útil do Aterro Sanitário e projetar a gestão dos resíduos para os próximos 20 anos. O prazo máximo estipulado pelo governo federal para a apresentação deste plano foi agosto de 2012, entretanto a gestão passada não cumpriu com essa responsabilidade deixando o município impedido de solicitar recursos. Contudo, a Semam reuniu esforços para elaborar o plano, que, mesmo com toda sua complexidade, foi apresentado em apenas 10 meses. Em outubro de 2013, a Secretaria realizou uma análise quantitativa e qualitativa dos resíduos sólidos, a gravimetria. O resultado do estudo também apresentará a situação atual da limpeza urbana e do

“A elaboração do plano é um momento em que são propostas diversas melhorias para fádua Gisele Silva Assessora de gestão, o atendimento planejamento e sustentabilidade da universal da Secretaria de Meio Ambiente população, contemplando a responsabilidade social com os catadores e a preservação dos recursos naturais”

Coleta Seletiva ganha reforço A Prefeitura de Itabirito está empenhada em ampliar a coleta seletiva nos bairros de Itabirito através de políticas públicas voltadas para a gestão adequada dos resíduos sólidos urbanos, em um compromisso com a melhoria da qualidade ambiental no município. A equipe da Secretaria de Meio Ambiente em conjunto com a Fundação Israel Pinheiro (FIP) e a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Itabirito (Ascito) estão desenvolvendo o Projeto de Implantação e Ampliação da Coleta Seletiva no município. A educadora Ambiental da Prefeitura, Fabíola Nonato, explica que além dos procedimentos para a separação dos resíduos recicláveis e não recicláveis, a coleta seletiva envolve a mudança de hábitos e atitudes dos cidadãos para o uso racional dos recursos

naturais. Ela define a parceria com a FIP como grande conquista para o município. “Com o acompanhamento técnico da Fundação Israel Pinheiro serão realizadas capacitações para todos os envolvidos no trabalho, iremos conhecer novas tecnologias e projetos desenvolvidos em vários lugares do Brasil que poderão agregar muito ao nosso trabalho”. A iniciativa será um reforço importante para garantir o maior aproveitamento dos materiais reciclados e vai envolver nove bairros da cidade: Tombadouro, Vila José Lopes, Saudade, Serra Azul, Vila Gonçalo, Santo Antônio, Capanema, IAPI e Novo Horizonte. Atualmente, 34 bairros da cidade já contam com o serviço de coleta seletiva. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Antônio

Generoso, o projeto já começa a ser executado em novembro e vai contar com uma capacitação para agentes de saúde e professores. “Essa parceria fortalece o nosso objetivo de ampliação da coleta seletiva em Itabirito. Nossa meta é ter 100% da cidade atendida pelo serviço. Para alcançar esse resultado também precisamos que população esteja não só consciente, mas também engajada nesse trabalho com a gente”. O secretário ainda destaca que, com a expansão da coleta seletiva, o município também terá que aumentar a quantidade de catadores. “Já estamos negociando a instalação de uma nova associação de catadores de materiais recicláveis no município”.

Separe o lixo corretamente A coleta seletiva melhora a qualidade dos materiais, evitando-se a mistura de componentes diferentes no lixo. Essa atitude pode tornar inúteis muitos materiais potencialmente recicláveis.

Plástico

Papel

Metal

Vidro

Garrafas de água e refrigerante, embalagens de produtos de higiene e limpeza, brinquedos e utensilios de plástico.

Jornais, revistas, cadernos, listas telefônicas, caixa de papelão e embalagem da tetra pak.

latas de bebidas, de alimentos, panelas (sem cabos), objetos de cobre, zinco, bronze e ferro.

Garrafas, potes e frascos de alimentos, e produtos de higiene e limpeza.


outubro de 2013 | facebook/prefeituraitabirito

15

Saae inicia Projeto Fumacê Ação para evitar água de chuva na rede de esgoto A partir deste mês, o Saae lança o projeto fumacê, uma campanha para orientar a população sobre a maneira correta de realizar as ligações de esgoto para o bom funcionamento do sistema na cidade. Na próxima etapa do projeto, os servidores do Saae realizarão um trabalho de vistoria em todos os imóveis para identificar se a água da chuva é lançada indevidamente na rede de esgoto, sobrecarregando a tubulação e dificultando o escoamento. “Quando direcionada para a rede coletora de esgoto, a água de chuva provoca obstruções, rompimento das tubulações e compromete todo o sistema de coleta e principalmente o tratamento de esgoto que tanto buscamos realizar na nossa

ETE, que será inaugurada em breve”, afirma Wagner Melillo, diretor presidente do Saae. Durante a vistoria, o Saae lançará na rede de esgoto, instalada no passeio das casas e nos poços das ruas, uma fumaça não nociva, que percorrerá toda a rede de esgoto até chegar aos ralos dentro dos imóveis. Caso a fumaça saia nas calhas e/ou nos ralos de água da área externa, estará identificada uma ligação incorreta. “É importante que os moradores saibam que as redes de esgoto foram projetadas para receber exclusivamente o efluente proveniente dos banheiros, pias e cozinha. Quando direcionamos a água de chuva para a rede de esgoto, pode-se ver o esgoto retornar pelos ralos de dentro de casa”, explica Laércio Pereira, gerente técnico do Saae.

As visitas residenciais iniciarão em novembro nos bairros Funcionários e Matozinhos, onde há maior incidência de ligações irregulares. Os servidores do Saae, além de checarem possíveis irregularidades, também esclarecerão aos proprietários sobre o funcionamento do sistema de escoamento das águas. “A rede de esgoto é uma tubulação de menor porte, já que esse volume não costuma sofrer grandes variações e a saída pluvial é maior, reúne a chuva e a água de lavagem que escoa por ralos e calhas. Os tubos devem ser separados para que o esgoto seja enviado para tratamento e para que as águas pluviais sejam encaminhadas para córregos e rios”, explica Clayton de Almeida, engenheiro do Saae.

Outubro Rosa: Saae promove palestra de conscientização

Servidoras do Saae aderem à campanha do outubro rosa

Prefeitura e Saae avançam no Plano Municipal de Saneamento

Mais uma etapa foi avançada pela Prefeitura de Itabirito e o Saae na busca de diretrizes para elaboração de políticas públicas no setor de saneamento para a cidade. Isso, graças ao Plano Municipal de Saneamento Básico que vem sendo desenvolvido e discutido junto à população e com os membros do grupo consultivo. Na última reunião do dia 19 de outubro, na Casa de Cultura Maestro Dungas, reuniram-se os membros do grupo e a empresa DRZ Consultoria para avaliação dos prognósticos, que são as ações que visam a

agenor martins Júnior, coordenador de projeto da empresa drZ Geotecnologia e consultoria

Em prol da conscientização e compartilhamento de informações sobre o câncer de mama, o Saae, em parceria com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Itabirito, realizou no dia 18 de outubro, na Casa de Cultura Maestro Dungas, a palestra “Saúde das Mamas” para todas as suas servidoras. A palestrante Silvelena Lima, técnica da saúde do trabalhador, abordou a importância de a mulher conhecer o próprio corpo para a detecção precoce do câncer de mama, apresentando quais os sinais de alterações suspeitas das mamas.

universalização dos serviços de abastecimento de água, coleta, tratamento e destinação final dos esgotos sanitários, drenagem urbana e coleta e disposição adequada de resíduos sólidos urbanos. A Lei Nacional do Saneamento Básico (Lei 11.445/2007) prevê que todos os municípios tenham até janeiro de 2014 o seu Plano Municipal de Saneamento Básico elaborado e aprovado pelas câmaras municipais, sob pena de não mais serem contemplados com recursos federais para investimentos na área.


16

Segurança e Trânsito

SEGURANÇA E TRÂNSITO

alunos da escola José ferreira bastos receberam cartilhas sobre a orientação no trânsito

Mais educação no trânsito Entre os dias 23 e 27 de setembro, a Prefeitura de Itabirito promoveu a Semana do Trânsito em parceria com a Polícia Militar, a Guarda Municipal e o Corpo de Bombeiros. Durante toda a semana, foram realizadas palestras nas escolas, simulações de acidentes e blitzes educativas. Mais de mil veículos, entre carros e motos, foram parados para que os motoristas recebessem orientações sobre a importância do uso do cinto de segurança e de manter a atenção e a responsabilidade no trânsito. As blitzes aconteceram na região central e em alguns bairros da cidade. O chefe da Divisão de Trânsito, Alex Fabian, destaca que “as ações serviram para conscientizar e lembrar os cuidados que os itabiritenses precisam ter com negligências como excesso de velocidade, falta de revisão do veículo, desrespeito à sinalização, e outros fatores que contribuem para ocorrência de acidentes”. O comandante da PM de Itabirito, Gláucio Sigaud, destaca que os carros rebaixados, as motos com escapamentos barulhentos e os veículos que transitam com som alto são os três principais problemas do trânsito local. “As blitzes educativas

promovidas, em conjunto, pela Guarda Municipal e a PM, foram uma oportunidade para orientar a população sobre as práticas que podem contribuir para uma melhora significativa no trânsito da cidade”. Alunos de seis escolas da rede municipal também receberam a visita de Guardas Municipais que realizaram palestras que contaram com orientações sobre regras de trânsito e com a apresentação de um vídeo educativo.

2013

blitz aconteceram na região central da cidade

cartilha distribuida na Semana nacional do trânsito em 2013


o

outubro de 2013 | facebook/prefeituraitabirito

17

segurança e trânsito

Novas alterações no trânsito Desde o início do ano a Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito, está realizando estudos para garantir a melhoria na circulação de carros e pedestres nos bairros e na região central de Itabirito. Novas alterações no trânsito já estão sendo feitas e passam a valer a partir de novembro. Na Rua João Pessoa, no Centro, do trecho da Drogalima (próximo à Praça da Estação) até a ponte (próximo ao Fórum) será proibido o estacionamento do lado direito da via. Vale ressaltar que em pontos

localizados em frente às lojas Elétrica Cemil e Móveis Mello Reis haverá vagas de carga e descarga. Também será permitido parar em frente à farmácia e à padaria. Respeitando a sinalização de tempo e a utilização de pisca alerta. No bairro de Lourdes, a Rua Dom Bosco passará a ser mão única entre as Ruas Juscelino Kubistchek e Emídio Quites. No bairro Saudade, a Rua Antônio Carlos (Rua do Hospital) receberá uma nova sinalização.

mudanças de trânsito na rua João pessoa

PM faz parceria com a Prefeitura e lança o Bike Patrulha

polícia militar lançou o bike patrulha em itabirito

No dia 18 de outubro, a Polícia Militar de Itabirito, em parceria com a Prefeitura, lançou o projeto Bike Patrulha. Usando bicicletas, quatro policiais já estão circulando pela região central da cidade, de segunda a sábado, em horário comercial. O capitão da PM, Gláucio Sigaud, destaca que o serviço tem a intenção de garantir a segurança dos cidadãos de bem, evitando a ocorrência de furtos e a prática de golpes. “Esse projeto garante uma aproximação ainda maior com a comunidade”. Segundo ele, resolver os problemas de trânsito é um dos principais objetivos. “Estamos adotando um processo de fiscalização que visa evitar estacionamento em locais proibidos, auxiliar os pedestres nas travessias, orientar os motoristas e coibir o tráfego de ciclistas pela contramão”.

A diretora de Segurança e Trânsito, Rosemary Baldi, destaca que a realização do projeto veio em boa hora. “Estamos nos aproximando do período de festas, época em que as pessoas andam com mais dinheiro na região central, justamente, porque recebem o 13º

ponto de apoio do bike patrulha está funcionando na Secretaria de meio ambiente

salário e querem fazer as compras de fim de ano. Agora, com o policiamento reforçado, os comerciantes e clientes terão mais tranquilidade”. A Prefeitura de Itabirito, além de ter doado duas bicicletas e ter assumido a responsabilidade pela manutenção dos equipamentos, também cedeu um espaço que está funcionando como ponto de apoio para registros de boletins de ocorrência, localizado no prédio da Secretaria de Meio Ambiente, na rua Dr. Guilherme, nº 44 – Centro. “Esse tipo de parceria vem de encontro ao nosso objetivo que é unir forças para garantir mais segurança para a população. Temos que trabalhar de forma integrada com as polícias, Guarda Municipal e oferecer toda a infraestrutura que a Prefeitura dispõe”, explica Rosemary Baldi.


Desenvolvimento

18

desenvolvimento econômico

loteamento industrial da br 040

Indústrias terão lugares reservados em Itabirito Com o objetivo de incentivar a implantação de novas indústrias e de melhorar a infraestrutura daquelas já instaladas em Itabirito, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, investe na criação e adequação de espaços para que as empresas possam funcionar com toda estrutura, segurança e organização necessárias para uma melhor execução de suas atividades. Com o segmento industrial organizado e estruturado, a expectativa é de melhorias no desenvolvimento econômico da cidade.

Loteamento Industrial da BR 040 O desejo de fomentar a diversificação industrial de Itabirito não é novidade. Desde 2005, na administração do prefeito Juninho, vêm sendo pensadas alternativas para ampliar a atuação industrial na cidade. Diversos terrenos pertencentes ao município foram selecionados como possíveis opções para implantação de empreendimentos industriais. O local escolhido foi a região da Água Limpa, na BR 040, entre Itabirito e Nova Lima. Na época, o então prefeito Juninho apresentou a área para empresas como a Teksid (empresa do ramo metalúrgico), que pretendia expandir o seu parque industrial, o que não ocorreu devido à crise mundial de 2008. Em 2009, na gestão interina do prefeito Alex Salvador, começaram as reuniões com representantes da Coca-Cola/FEMSA, que resultaram na instalação da fábrica da multinacional, cuja obra está em andamento. Os trabalhos de implantação total do distrito devem ter início até fevereiro do próximo ano, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Sanders Assis. “Para 2013, estamos providenciando a expansão do distrito industrial da BR 040. Vamos trabalhar com uma área de aproximadamente 800.000m² para

implantar novas indústrias e consolidar a diversificação econômica de Itabirito. A expectativa é de que dentro de 60 dias, comece a terraplanagem no local, ” revela Sanders.

Polo Industrial de Santa Luzia No antigo Curtume Santa Luzia será implantado um Polo Industrial com toda infraestrutura necessária para o funcionamento das empresas de pequeno porte de Itabirito. O galpão, que abrigava o antigo curtume, será dividido e montado de acordo com as necessidades de cada empresa. Assim, será possível oferecer boas condições de trabalho e funcionamento às mesmas. A Prefeitura entregará o espaço com box montado, água, luz, esgoto, banheiro, portaria e secretaria. Será elaborado um regulamento interno para o bom funcionamento do polo. Empresas do ramo de

Galpão no distrito industrial de Santa luzia

marcenaria, carpintaria e serralheria irão concentrar suas atividades neste local. Estas indústrias terão um espaço propício ao desenvolvimento de seus trabalhos, sem a preocupação de gerar transtornos à população, como barulho e poeira, por exemplo. Tudo isso será possível devido à localização estratégica do futuro Polo Industrial, afastado da área residencial. Muitas destas empresas já estão sendo convidadas a transferirem suas atividades para o local. Na primeira etapa, serão remanejadas 15 empresas previamente cadastradas. A expectativa é que o novo espaço comporte até 25 empresas. A previsão de inicio de implantação é março de 2014.

empresa pyrâmide, instalada no distrito industrial do marzagão

Distrito Industrial do Marzagão. Os estudos para a implantação tiveram início de 2006. Após minucioso estudo em 2008, o local foi aprovado pelo Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (Codema). Em 2009, foi aprovada a criação do distrito. De lá pra cá, apenas duas empresas se instalaram no local: a Fonderia Peças e Metal Ltda e a Marmoraria Pyrâmide Indústria e Comércio de Pedras Ltda. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico está priorizando as ações para que o distrito seja totalmente implantado, já que várias empresas estão com os cadastros aprovados para transferirem suas atividades para o local. Para adiantar os trabalhos, a Prefeitura irá providenciar o asfaltamento das ruas do distrito. A MG 030 terá calçamento com blocos de cimento, respeitando regras ambientais. A Construtora Jalk Ltda, vencedora da licitação feita pelo Governo de Minas, por meio do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), fará as obras na MG. Para dar início aos trabalhos na estrada, ainda falta a liberação ambiental do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama). A expectativa é de que isso ocorra até o fim deste ano. O Distrito Industrial será entregue, também, com toda estrutura de iluminação, rede de esgoto e com um reservatório com capacidade para até 500 mil litros de água.

Distrito Industrial do Marzagão obras da instalação da fábrica da coca-cola no distrito industrial da br 040

Com investimento total de R$ 2 milhões de reais, a Prefeitura acerta detalhes finais para a criação do

local onde será implantado o distrito industrial do marzagão


outubro de 2013 | facebook/prefeituraitabirito

19

desenvolvimento econômico

Curso Profissionalizante de Cabeleireiro no Cepep Mais uma turma concluiu o Curso Profissionalizante de Cabeleireiro no Centro Público de Educação Profissional (Cepep), em outubro. O curso foi ministrado pela cabeleireira Rosângela Barbosa. Durante seis meses, as alunas estudaram teoria e ainda colocaram em prática o que aprenderam ao atender à população. Quem cortou o cabelo ou fez escova, por exemplo, pagou um valor simbólico, bem abaixo do que é cobrado nos salões. O curso é realizado no Cepep, há 14 anos. Todas as alunas receberam certificado de conclusão e a maioria delas pretende aproveitar esta experiência para abrir o próprio negócio.

turma concluinte do curso profissionalizante de cabelereiro

i n s c r i ç õ es ab e r tas Cursos do

Cepep Início dos cursos: 25 de Novembro Matrículas abertas na secretaria do CEPEP. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: • Carteira de Identidade • CPF • Comprovante de endereço (água, luz ou telefone) • Comprovante de escolaridade (Ensino Fundamental Incompleto).

Mais informações: R. Arthur Bernardes, nº 11 - Centro 3561-3166

R OPERADO DE CAIXA P

Local: C EPE

RA

I SALGADE

rias s Comunitá e õ ç ia c o s s Local: A S anta Rita o d e ia a r do bairro P

Cursos do


20

Assistência Social

assistência social

Prefeitura debate crime contra os mais velhos durante a Semana do Idoso

Ginástica e Dia de Beleza também fizeram parte da programação; o prefeito Alex anunciou a maior obra da história da cidade em benefício exclusivo dos idosos

Violência contra os idosos. Não precisa ser necessariamente uma violência física, pode ser psicológica. De qualquer forma, um crime. Somente este ano, segundo a Secretaria de Assistência Social, 49 denúncias de violência contra idosos foram registradas na cidade. Em todos os casos, um familiar era o autor. Doze foram feitas na própria Secretaria, uma se deu por meio de uma associação comunitária e o restante das denúncias foram feitas no Creas (Centro de Referência Especializada de Assistência Social). Em um dos casos, o filho chegou ao ponto de proibir o pai de receber visitas. A Prefeitura de Itabirito quer discutir o assunto, incentivar as denúncias e provocar reações contra esse tipo de violência. “A pergunta que nós fazemos é ‘devo denunciar’?”, refletiu a secretária de Assistência Social, Jussara Vieira, durante a abertura da Semana do Idoso, na Casa de Cultura, dia 23 de setembro. Na abertura, que foi prestigiada por um público significativo, a psicóloga Paola Medina, especialista em Saúde Mental, ministrou a palestra “Envelhecimento e Cidadania”. “A intenção é que os idosos possam ser autores de sua própria história e desconstruir a ideia de que velhice é a morte. Na verdade, é vida; e tem de ser vivida como tal”, disse a psicóloga.

Alunos do Cras comemoram a semana da criança com muito entusiasmo Diversão, alegria, brincadeiras, música, dança e comida gostosa. Assim foi o dia de comemorações da semana da criança no clube da Amiseg, no bairro Capanema. No dia 15 de outubro, cerca de 100 crianças e adolescentes de 3 a 17 anos atendidos pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) viveram momentos de muita magia. Os jovens e as crianças jogaram futebol, participaram de jogos e brincadeiras monitoradas e ainda dançaram bastante. As brincadeiras na piscina foram uma das atividades que mais atraíram a atenção dos participantes. Bárbara Araújo de Oliveira (10) não queria colocar o pé na terra. “Quero ficar igual peixinho. Só dentro d’água! Aprendi a nadar e aqui posso aproveitar”, comemora. O irmão dela, Thiago Araújo (14) aproveitou a piscina para outras brincadeiras. “Estamos fazendo competição de corrida,” explica ele sorridente. A criançada também participou de jogos competitivos e aqueles que tiveram desempenho melhor, em cada competição, levaram para casa peteca e jogos de ping pong. A dona de casa Maria Neuza Chaves (67) foi ao evento para acompanhar dois netos e entrou no clima de comemorações. “Achei tudo uma maravilha,

idosos realizam atividades ao ar livre no parque ecológico

Boa notícia Na Casa de Cultura, o prefeito de Itabirito, Alex Salvador, anunciou a maior obra da história de Itabirito feita exclusivamente para beneficiar os idosos. Trata-se de Centro de Referência para a Melhor Idade. Uma obra que será feita na Fábrica Velha (que foi adquirida pelo município). Lá, os idosos terão espaços para convivência, aulas variadas e prática de esportes. Ainda não existe previsão para o término da obra. “Mesmo porque, vamos fazer um ‘baita’ de um clube e vamos entrar agora na fase de licitação”, disse o prefeito. Durante a Semana do Idoso, a Prefeitura organizou uma programação de atividades e debates que visam

pois as crianças se divertem e, com isso, divertimos juntos. O meu neto estava sentindo algumas dores no corpo, mas quando começou a brincar com as outras crianças, melhorou”, vibra ela. Para a secretária de Assistência Social, Jussara Vieira, este tipo de evento é muito importante para que haja uma integração entre os estudantes. “É um momento de muita comemoração e que contribui para o fortalecimento de convívio entre os participantes dos serviços oferecidos pelo Cras. Com isso, são criados e fortalecidos vínculos comunitários. A oportunidade também é válida para que eles conheçam os diferentes espaços de lazer do município”, finaliza Jussara. As atividades recreativas tiveram início às nove da manhã e se estenderam até às três da tarde. Psicólogos, assistentes sociais e pais de crianças menores acompanharam toda a programação. Para garantir a segurança e a tranquilidade do dia de comemorações, as brincadeiras foram acompanhadas por homens do corpo de bombeiros. Entre uma brincadeira e outra, para manter o pique da garotada, foram servidos almoço, lanche e suco.

beneficiar a “melhor idade”. Foi de 23 a 27 de setembro. No último dia, no Parque Ecológico, mais de 60 idosos da Casa de Repouso e dos grupos Clumi e Fim de Tarde participaram de várias atividades. Inclusive, tiveram uma aula de Lian Gong, uma terapia oriental que será colocada à disposição, de graça, para a população de Itabirito pela Prefeitura. No dia 24, um filme foi exibido em um telão na Casa de Cultura. Já o Dia de Beleza aconteceu na Casa de Repouso, dia 26 de setembro. Foram oferecidos aos 70 idosos do asilo serviços de cabeleireiro, maquiagem, corte de cabelo e barba. “Achei tudo ótimo. Foram muito boas as atividades ao ar livre”, disse Elza Maria de Souza, de 70 anos.

Novos conselheiros tomam posse A secretária de Assistência Social, Jussara Vieira, empossou novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. “Com esta nova formação,pretendemos dar sequência ao trabalho que já é realizado e aprofundar nossos conhecimentos em políticas públicas voltadas à proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente”, explica Jussara. A posse dos novos conselheiros ocorreu no dia 15 de outubro, na sede da Secretaria de Assistência Social.

posse dos novos conselheiros crianças se divertem na piscina


Agropecuária

outubro de 2013 | facebook/prefeituraitabirito

21

AGROPECUÁRIA

Prefeitura e Embrapa garantem reforço nutricional na merenda escolar

A Prefeitura de Itabirito realizou, no dia 1º de outubro, a solenidade de assinatura de um convênio com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que garante a implantação do projeto Biofort no município. Com a parceria, a Prefeitura passa a adquirir sementes de alimentos biofortificados para a merenda escolar. O benefício passa a integrar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) que já está em vigor na cidade. Utilizando a técnica de melhoramento genético convencional, ou seja, o cruzamento de plantas da mesma espécie, os pesquisadores conseguem obter alimentos com maiores teores de zinco, ferro e pró-vitamina A, que combatem a deficiência de micronutrientes no organismo. Jason de Oliveira Duarte, responsável pela transferência da tecnologia da Embrapa, destaca que “o objetivo do projeto é acrescentar valor nutricional aos alimentos, visando diminuir a desnutrição e garantir maior segurança alimentar”. Com o convênio já assinado, a Secretaria de Agricultura e Pecuária iniciou os trabalhos de plantio e a multiplicação de ramas de feijão, milho, mandioca e batata doce. De acordo com Antônio Avelar, secretário de Agricultura e Pecuária, o projeto oferece condições de fortalecer tanto a merenda escolar quanto a agricultura familiar. “Queremos que os agricultores tenham condições de realizar uma produção constante, o que ainda não ocorre. Queremos, inclusive, incentivar a entrada de novos produtores. Através dessa iniciativa, a Prefeitura também vai poder oferecer uma merenda de alta qualidade nutricional aos alunos

o prefeito de itabirito, alex Salvador, recebeu representantes da embrapa e das Secretarias de educação, meio ambiente e agricultura

das escolas municipais”. O diretor de Agropecuária, Rainer Tawer, explica o funcionamento do projeto. “Durante a colheita, parte das sementes e ramas serão reservadas para que possamos multiplicar as mudas. Desta forma, poderemos ampliar a produção atingindo um número maior de alunos”. Ele ainda destaca que “inicialmente, somente as escolas que estão dentro do programa de merenda escolar receberão os produtos. Mas a ideia é que, em breve, a produção chegue aos estabelecimentos comerciais da cidade”. “Criamos a Secretaria de Agricultura e Pecuária justamente porque sabemos o potencial que Itabirito tem para o setor agropecuário. Essa parceria com a Embrapa fortalece o trabalho, traz benefícios para a população como um todo e garante novos investimentos para os pequenos produtores e agricultores familiares”, explicou o prefeito Alex Salvador.

Além do ganho nutricional nos alimentos, o analista do projeto Biofort, José Heitor Vasconcellos, conta que a parceria com a Embrapa também vai garantir uma capacitação para as cantineiras da rede de ensino municipal. “As pessoas que preparam a merenda nas escolas irão aprender a fazer pratos mais nutritivos e atrativos”. A nutricionista do setor de alimentação escolar municipal, Giussara Gradistan, comemorou a parceria. “Garantir o maior valor nutricional na alimentação dos alunos é um dos nossos principais objetivos. Com o projeto, além da qualidade, vamos oferecer um cardápio ainda mais variado para os alunos”.

Sindicato Rural como agradecimento pela criação da Secretaria de Agricultura. O novo órgão, inaugurado oficialmente em abril deste ano, coordena questões ligadas à política agrícola do município, prestando assistência e apoio aos produtores rurais. A criação da Secretaria era uma promessa de campanha do prefeito Alex, atendendo às solicitações dos produtores.

Prefeitura realiza Dia de Campo

Conselho Deliberativo

22° Dia de Campo é marcado por discussões sobre a produção de cachaça em Itabirito e região

Com o tema “Turismo Rural e Roteiro das Cachaçarias na Região dos Inconfidentes” e uma extensa programação voltada aos produtores rurais, o Dia de Campo deste ano reuniu mais de 400 pessoas. O aumento na produção de cachaça em Itabirito foi o que motivou a escolha do tema. O evento aconteceu no dia 22 de setembro, na fazenda do senhor Carlos Augusto Tibal (Fazenda do Cabral). Os produtores assistiram diversas palestras com foco em técnicas de aprimoramento no processo de produção de cachaça, ministradas por especialistas no assunto. No encontro foram entregues os prêmios referentes ao 22° Concurso de Produtividade do Milho. Os produtores que registraram a maior produção do

Variedade e sabor vitaminado

grão, na safra 2012/2013, ganharam da Prefeitura horas de serviço de trator para o preparo da terra, sementes e adubos. A cada ano, a programação do evento vem se aprimorando e agregando novas atividades. Segundo o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Avelar, o Dia de Campo vem se tornando um domingo festivo. Além da parte técnica, este ano foram montados espaços com brinquedos para as crianças que acompanharam os pais. “Enquanto os adultos participavam das palestras, os filhos se divertiam. E, para o ano que vem, a previsão é criar oficinas voltadas ao público feminino”, conclui. O prefeito Alex Salvador recebeu uma placa do

Aproveitando o evento dos produtores rurais, no Dia de Campo foram empossados os integrantes do Conselho de Desenvolvimento Sustentável. Tomaram posse 14 conselheiros. Oito são agricultores, familiares ou trabalhadores rurais. Os outros seis integrantes são representantes da Prefeitura e de órgãos voltados à prestação de serviços ao meio rural, como a Emater. Uma das primeiras ações do Conselho será a realização da Conferência de Desenvolvimento Sustentável. No encontro, que deve acontecer ainda este ano, serão discutidas, analisadas e planejadas melhorias estruturais para a zona rural de Itabirito. Para identificar as necessidades específicas de cada comunidade rural, serão realizadas pelo menos oito pré-conferências. No final, será elaborado o Plano de Desenvolvimento Sustentável, um documento com ações definidas e programadas para a execução na zona rural.


22

Esporte e Lazer

esporte e lazer

crianças se divertem com o palhaço chulé hulé durante a rua de lazer

É festa: 2 mil pessoas na Rua de Lazer Mais de 2 mil pessoas passaram pela Rua de Lazer promovida pela Prefeitura de Itabirito no feriado do dia 12 de outubro, data em que se comemora o Dia das Crianças. O número é da Secretaria de Esportes e Lazer, organizadora do evento. Pula-pula, parede de escalada, chute ao gol e touro mecânico foram alguns dos brinquedos colocados à

disposição das crianças na Praça da Estação, que ficou lotada durante todo o dia. “Meu filho me acordou bem cedo chamando: ‘vamos para a festa, mamãe’”, disse Márcia das Graças, mãe de Flávio, 4 anos, moradora do bairro Floresta. “Esse tipo de evento é importante para as crianças. Elas ficam muito contentes”, completou.

Miguel José, 7 anos, morador do Matozinhos, ficou entusiasmado com a promoção da Prefeitura na praça. “Eu aproveitei muito. O que mais gostei foi da parede de escalada”. Foram mais de 12 brinquedos, totalmente gratuitos, para o deleite das crianças, além do palhaço Chulé que divertiu os pequenos.

7 DE DEZEMBRO

Largada às 17h na Praça da Estação

REALIZAÇÃO

INSCRIÇÕES ATÉ 22 DE NOVEMBRO NA SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER

A ENTREGA DOS KITS OCORRERÁ NO MESMO DIA DO EVENTO, A PARTIR DAS 13h, NO LOCAL DE LARGADA. MAIS INFORMAÇÕES: (31) 3563-1956


outubro de 2013 | facebook/prefeituraitabirito

23

ESPORTE E LAZER

Agende-se para os próximos eventos esportivos A PREFEITURA DE ITABIRI ITABIRITO TABIRITO ESTÁ ORGANIZANDO UMA SÉRIE DE EVENTOS ESPORTIVOS PARA O FIM DE ANO. PREPARE-SE, PREPA PORQUE A ADRENALINA VAI TOMAR CONTA DA CIDADE CIDADE.

Jogos Paralímpicos Nos dias 7 e 8 de novembro, acontecem os “Jogos Paralímpicos de Itabirito e Olimpíada Especial da APAE” que vão possibilitar que pessoas com deficiência vivam novas experiências corporais, sociais e afetivas. De acordo com o secretário de Esporte, Alessandro Massaini, o evento será uma grande oportunidade para conscientizar os itabiritenses das potencialidades de todos os deficientes e também estimular os professores de educação física a trabalharem com pessoas com dificuldades de locomoção. “Queremos que seja o primeiro passo de uma caminhada longa e que certamente vai possibilitar descobertas, autonomia e qualidade de vida aos deficientes da nossa cidade”. O evento, que será realizado pela Prefeitura em parceria com a Apae, terá disputas no Ginásio Poliesportivo Pedro Cardoso, no CAT

Corrida de Rua Depois do sucesso das três etapas do Circuito Itabirito de Corrida de Rua, que contou com a participação de mais de 1.500 atletas, a Prefeitura promove, no dia 7 de dezembro, a “5.5 Km Itabirito Corrida de Rua”. A grande novidade é que um trecho da prova será dentro do Parque Ecológico, tornando a competição ainda mais agradável e permitindo que os participantes interajam com as belezas naturais do local. As inscrições vão até o dia 22 de novembro e devem ser feitas na Secr etaria de Esportes. Mais informações pelo telefone 3563-19 56.

José Galo e no Itabirense Esporte Clube.

Festival de Ginástica de Itabirito No dia 14 de dezembro, a Pre feitura promoverá o Festival de Ginástica de Itab irito (Fegita). Segundo a professora de ginástica da Pre feitura, Renata Mayra, o evento deve reunir alunos e atle tas do Núcleo de Ginástica Artística, Acrobática e de Tram polim do município e, ainda, contar com a par ticipaçã o especial de atletas de Ouro Preto e Belo Horizonte. “Se rá um espetáculo onde teremos a mais perfeita sincroni a de beleza, plasticidade motora e força”, destaca.

Melhores do Ano no Esporte de Itabirito “chave de ouro” e Para fechar o ano com os os atletas, no dia 20 reconhecer o trabalho de tod tacar os “Melhores do de dezembro será a vez de des - 201 3”. A cerimônia de ano no esporte de Itabirito feitura, acontecerá no 3º premia ção, realizada pela Pre aciados em diferentes piso do Itabirense. Serão 20 agr bol de campo, futsal modalidades, entre elas: fute gem, futebol de campo, masculino e feminino, arbitra ciclismo e artes marciais.


Entrevista Com a palavra,

Setembro de 2013 | facebook/prefeituraitabirito

24

entrevista

o Prefeito Alex Salvador

Em entrevista concedida ao jornal O Liberal, o prefeito de Itabirito, Alex Salvador, destacou as ações tomadas com o objetivo de amenizar os efeitos das chuvas e ainda orientou a população da cidade sobre as formas corretas de descarte de entulho e lixo, a fim de prevenir a ocorrência de enchentes. Devido à importância do assunto e pela proximidade do período das chuvas, o NaAtiva reproduz, na íntegra, o conteúdo da entrevista.

prefeito, as chuvas começaram e, com elas, há o temor da população quanto às enchentes. o que a prefeitura fez para prevenir transtornos nesse sentido? Prefeito Alex – Eu costumo falar que nós fomos abençoados em nosso governo até na questão do clima. Vejam vocês que as chuvas só vieram agora, não tivemos as águas de março e, com isso, pudemos dar início ao grande projeto para reduzir os efeitos desastrosos que as enchentes trazem para a população e para os comerciantes do centro. como está a infraestrutura de itabirito nesse sentido? Prefeito Alex – Nos últimos três anos, nada foi feito para conter chuvas ou para prevenir as voçorocas. As casas que estavam caindo por causa das enchentes continuavam na mesma condição, a administração anterior retirou as pessoas, a Prefeitura teve que pagar o aluguel para elas, mas não se buscou solução. Vocês querem mais exemplos? Lamentavelmente, eles aprovaram loteamentos novos que têm o projeto de rede pluvial junto com a de esgoto, um absurdo. Bueiros não foram desentupidos depois da última enchente. Limparam só o início das galerias, no fundo elas estão lotadas de lixo. Mas, para aproveitar o tema, vou usar uma expressão que combina bem: isso são águas passadas. Nós viemos para resolver. resolver de que forma? o que estão fazendo? Prefeito Alex – No nosso Plano de Governo, deixamos bem claro sobre um grande projeto que faremos, de desassoreamento do rio. Digo grande porque é mesmo, inclusive demanda tempo, são várias etapas que serão executadas ao longo dos 4 anos do nosso governo. Mas desde janeiro deste ano nós já começamos as primeiras ações e a população já sentiu os efeitos. Que etapas foram executadas? Prefeito Alex – Iniciamos com um grande mutirão de limpeza, aliás, nunca vi Itabirito tão suja.

Continuamos nas ruas retirando entulhos e lixo que entopem os bueiros. E, por incrível que pareça, tiramos em uma semana, na outra tem lixo na rua. Fico indignado porque quem faz isso está prejudicando ou a si mesmo ou ao vizinho, à família. Não entendo mesmo. Fizemos também o desassoreamento de várias partes, o povo viu a máquina dragando ao longo do rio por várias semanas. Alargamos da caixa do rio em alguns pontos, contratamos uma empresa que está fazendo um estudo de prevenção de enchentes e também de uma empresa especializada para a limpeza dos bueiros centrais. E estamos fazendo o monitoramento permanente do rio. a população pode ficar tranquila, então? Prefeito Alex – O que estamos fazendo não é mágica. Fazemos nossa parte, mas somos uma cidade e isso quer dizer que todos temos um compromisso. É fundamental que cada um contribua. Claro que à Prefeitura cabe o serviço mais pesado, as obras. O que esperamos da população é aquilo que ela já faz no dia-a-dia. Que cuide de Itabirito, como falamos em nossa campanha de limpeza urbana, pois aqui é a nossa casa. Que não jogue lixo na rua. Que embale o lixo adequadamente. Que coloque o lixo nos dias e horários corretos. Que armazene o entulho como deve ser. Gente, eu estou pedindo não é para o Alex, é para o povo! Só para finalizar, tivemos que acionar nossas centrais de segurança, através das câmaras de monitoramento que estão em funcionamento, para ver se acabamos com atos de vandalismo que têm trazido danos aos nossos serviços e, consequentemente, à população.

estamos mandando para a Câmara Municipal um projeto de lei limitando o acesso de veículos provenientes de mineradoras no centro de Itabirito. E as mineradoras têm que colaborar, porque a gente não aguenta mais a sujeira e os estragos nas ruas. Já que estamos falando em obras e ações que beneficiam a população, como está o andamento das demais frentes de trabalho que estamos vendo na cidade? Prefeito Alex – Olha, em vez de iniciar novas obras nós tivemos que retomar aquelas que iniciamos lá no nosso mandato 2005/2009. O ruim disso é saber que Itabirito perdeu por tanto tempo a oportunidade de usufruir de uma escola como a Manoel Salvador, de um Senai, de uma UBS. Se eu pudesse falar que tem um lado bom é saber que a gente está fazendo tudo da forma que acreditamos, com qualidade, com muita dedicação e respeito ao nosso povo. Veja bem, Itabirito comemora seus 90 anos com a UPA nova, com a UBS Santa Tereza, com o Senai pronto de verdade, com o São José e região contando com uma escola exemplar. Ah, sem falar no Poliesportivo da Carioca, que teve sua obra abandonada por desrespeito à população, mas que logo será concluído, bem como a UBS do Santa Rita. Tem asfaltamento do Acuruí, do Meu Sítio. E os 216 apartamentos do Morada Viva, que serão entregues no início do ano. É muita coisa para acontecer em Itabirito, graças a Deus! então, qual o último recado o senhor daria para os nossos leitores?

as chuvas, além de enchentes, também vêm fazendo alguns estragos no asfalto nos últimos anos, há alguma obra prevista para isso?

que toda a mídia de Itabirito tem me dado. Todos

Prefeito Alex – Sim, até então, estávamos fazendo

público e empresários, quero lembrar que todos têm

Prefeito Alex – Primeiro, eu agradeço a abertura os jornais, sites, rádio. Para a população, poder

o tapa-buracos, mas já não dá mais, especialmente

direitos, mas pedir que nunca nos esqueçamos dos

na área central. Abrimos uma licitação para refazer

nossos deveres. Quando alguém se esquece disso,

o asfalto dessa área toda, inclusive com rede pluvial

com raríssimas exceções, os mais prejudicados

nova. Além das chuvas, o desgaste do asfalto ali é

são os mais pobres. E nós viemos para administrar

devido ao grande fluxo de veículos e a gente já estava

para todos, mas principalmente para os menos

merecendo uma melhoria, não acham? Inclusive,

favorecidos. Disso eu não abro mão.

facebook.com/prefeituraitabirito

@

comunicacao@pmi.mg.gov.br www.itabirito.mg.gov.br

Jornal NaAtiva 05 - Outubro de 2013  

Jornal mensal da Prefeitutra Municipal de Itabirito

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you