Page 1

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP COMUNICAÇÃO SOCIAL PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Aretha Carolina RA: 819286-3 Fabio Diniz RA: 6243851 Juliana Godoi RA: 701456-2 Karine Marinho RA: 808401-7 Thaluama Cardonetti RA:7371250 Pedro Awabdi RA: 734279-9

SÃO PAULO 2008

1


Nunca imaginei que doeria tanto. Foram quatro anos maravilhosos, os quais aproveitei ao máximo. Agradeço aos meus pais que mostram a cada dia que o amor nos mantém unidos. Que me deram um lar repleto de felicidade, carinho e irmãos. Sou o que sou, porque sou amada por vocês! Minha mãe querida, amiga e companheira, que me ensinou que nesta vida nada acontece por acaso, que esta comigo a cada momento, e que ser mãe não é nada fácil, mas que só saberei o que é quando for uma. Pai, meu “Beija-Flor” que vive para dar o melhor para seus filhos. Sempre foi exemplo de honestidade e caráter. Nunca deixou de estar presente em nossas vidas. A minha Vovó Raquel, que hoje, mora no céu. Meu amor e minha saudade aumentam a cada dia. Jamais pensei que sofreria tanto com sua ausência. Te amo, para sempre! Minha pequena Telinha e o Nó, irmãos maravilhosos. Apesar de ser a mais diferente, a “ovelha negra da família”, sei que sempre poderei contar com vocês. Nossa Família é linda! Meu Grupo, que me ensinou que trabalhar em equipe é difícil, mas que uma boa equipe te faz uma vitoriosa. Para atingirmos este objetivo, cada um de vocês contribuiu muito, seja pelo planejamento e ansiedade da Thalu, pelas estratégias e criticas da Aretha, pela dedicação e amizade da Karine, e por fim pela criação e paciência do Fábio que aturou por quase 2 anos, 4 meninas que tinham como objetivo unir um grupo eficiente e conquistar mais um sonho. Acima de tudo, agradeço a Deus, meu melhor amigo!

Juliana Godoi

2


Primeiro não posso jamais nem que por um minuto,deixar de agradecer e dedicar a MEUS PAIS (PAULO e RITA), pessoas formidáveis que me fizeram ser quem sou, com pessoa, e se hoje estou aqui é única e exclusivamente por eles, tanto pela força e pela capacidade não apenas de criar, mais construir um lar e educar um filho.São duas pessoas que eu não tenho palavras hoje e nem nunca terei, para dizer o significado do carinho deles e do tempo dedicado até hoje, toda atenção, enfim são infinitas formas de dizer uma só frase – AMO VOCÊS e todas as minhas conquistas e vitórias agradeço a vocês por estarem presente, participarem às vezes até demais né, pai?rs.....Enfim vocês são o meu mundo e nada mais fará sentido se não puder ter vocês sempre comigo, em forma, mente ou espírito, então só me resta dizer obrigado e dizer que pais não se deixam escolher mas se pudesse jamais escolheria outras pessoas, por isso agradeço em primeiro lugar a Deus por me dar força e escolher uma família tão abençoada como é a nossa.

E tenho certeza que Deus cuida muito bem de duas pessoas que amo de coração e tamanha é a saudade que não poderia não citar nomes como: Dna Antonia e Sr.Hermógenes, obrigado gostaria que estivessem aqui afinal se tenho pais incríveis devo a vocês, e sei que onde estiverem torcem por mim nesse momento.

Texto dedicado a todos aqueles que estiveram ao meu lado em todos os momentos, pessoas que sem dúvida ficarão na minha memória e no meu coração eternamente. Pessoas que marcaram minha vida, em inúmeros momentos, pessoas que hoje estão longe, mas um dia foram muito importantes, todos vocês são insubstituíveis..........Amigos que me desejaram sorte e sempre disseram que acabaria bem, família, colegas de trabalho, colegas de faculdade, namorado, e até pessoas que eu sempre achei me esqueceriam, hoje estão aí pra me provar que não, devo tudo a vocês!Obrigado de coração..... Ah claro, Karine, Juli, Aretha e Fábio conseguimos, obrigado por tudo, são pessoas que me aguentaram por quatro longos anos......

3


Acreditamos e conseguimos!

Vai... Para sonhar o que poucos ousaram sonhar. Para realizar aquilo que já te disseram que não podia ser feito. Para alcançar a estrela inalcançável.

Essa será a tua tarefa: alcançar essa estrela. Sem quereres saber quão longe ela se encontra; nem de quanta esperança necessitarás; nem se poderás ser maior do que o teu medo. Apenas nisso vale a pena gastares a tua vida.

Para carregar sobre os ombros o peso do mundo. Para lutar pelo bem sem descanso e sem cansaço.

Para enxugar todas as lágrimas ou para lhes dar um sentido luminoso. Levarás a tua juventude a lugares onde se pode morrer, porque precisam lá de ti. Pisarás terrenos que muitos valentes não se atreveriam a pisar. Partirás para longe, talvez sem saíres do mesmo lugar.

Para amar com pureza e castidade. Para devolver à palavra "amigo" o seu sabor a vento e rocha. Para ter muitos filhos nascidos também do teu corpo e - ou - muitos mais nascidos apenas do teu coração. Para dar de novo todo o valor às palavras dos homens. Para descobrir os caminhos que há no ventre da noite. Para vencer o medo.

4


Não medirás as tuas forças. O anjo do bem te levará consigo, sem permitir que os teus pés se magoem nas pedras. Ele, que vigia o sono das crianças e coloca nos seus olhos uma luz pura que apetece beijar, é também guerreiro forte. Verás a tua mão tocar rochedos grandes e fazer brotar deles água verdadeira. Olharás para tudo com espanto. Saberás que, sendo tu nada, és capaz de uma flor no esterco e de um archote no escuro.

Para sofrer aquilo que não sabias ser capaz de sofrer. Para viver daquilo que mata. Para saber as cores que existem por dentro do silêncio. Continuarás quando os teus braços estiverem fatigados. Olharás para as tuas cicatrizes sem tristeza. Tu saberás que um homem pode seguir em frente apesar de tudo o que dói, e que só assim é homem.

Para gritar, mesmo calado, os verdadeiros nomes de tudo. Para tratar como lixo as bugigangas que outros acariciam. Para mostrar que se pode viver de luar quando se vai por um caminho que é principalmente de cor e espuma. Levantarás do chão cada pedra das ruínas em que transformaram tudo isto. Uma força que não é tua nos teus braços. Beijá-las-ás e voltarás a pô-las nos seus lugares.

Para ir mais além. Para passar cantando perto daqueles que viveram poucos anos e já envelheceram.

5


Para puxar por um braço, com carinho, esses que passam a tarde sentados em frente de uma cerveja. Dirás até ao último momento: "ainda não é suficiente". Disposto a ir às portas do abismo salvar uma flor que resvalava. Disposto a dar tudo pelo que parece ser nada. Disposto a ter contigo dores que são semente de alegrias talvez longe.

Para tocar o intocável. Para haver em ti um sorriso que a morte não te possa arrancar. Para encontrar a luz de cuja existência sempre suspeitaste. Para alcançar a estrela inalcançável.

Texto mais que apropriado e cabível perfeitamente nesse momento, momento de agradecer a todos aqueles em que pude me apoiar e sentir que a vida é simplesmente mais do que imaginamos, e contudo texto perfeito pra dizer a gratidão e sem dúvida o mérito alcançado durante essa jornada. Nada é impossível a menos que seja feita sem vontade, todos aqueles degraus mostram a grande escada que precisei subir para chegar ao topo, não ao maior, mas ao primeiro deles e com profundo orgulho e satisfação olhar para baixo e saber reconhecer que não estou ali sozinho que o meu suor foi compartilhado a todo instante com aqueles que estavam ao meu lado, esses são: pais, amigos, professores, colegas de profissão, pessoas que não mediram esforços para me estender a mão. Por tudo que eu sei nada mudou, apenas se aprimorou de uma forma nova, sólida e permanente, mas o que importa é aquilo que ficou parado no tempo, cada segundo, esperando surgir a chance de acordar de novo, como se fosse apenas o despertar de uma boa noite de sono.....E é assim que eu passo a acreditar que tudo vale a pena quando se sabe o que se quer ser, e me faz entender que oportunidades são caminhos que me mostram onde ir,mesmo

6


que não seja pra sempre, e é exatamente assim que me sinto hoje, não importa o quão verdadeira seja essa passagem, mas já me conforta por saber e ter certeza de que nunca nada foi em vão, todas as discussões, todo o cansaço, toda a falta de preparo, enfim nunca tive medo de sonhar e temer essa chance, de estar aqui hoje agradecendo e dedicando minha conquista com as pessoas mais importantes na minha vida, mesmo que por instantes tiveram uma grande significado, e hoje basta apenas dar um sorriso e aliviar esse tempo que passou, e mesmo assim tenho medo de sentir o que sinto, que acabou, que foi uma fase boa e que nada mais me resta a não ser lembranças boas, e mesmo já sentindo,mesmo já existindo esse sentimento e não havendo nada que faça mudar isso, por que hoje sei o valor em cada coisa, sei ver o quanto cresci por dentro, e multipliquei aquilo que eu já achava bom ficou bem melhor....espero sempre ter esse gosto de conquista pois agora sei o quanto é bom sentir isso mais que uma vez,cada um a seu tempo. Mas esperei tanto tempo, acho que sou capaz de arriscar a esperar mais um pouco, pois tenho certeza de que não quero pensar em como será o próximo passo, pois prefiro ver e sentir o agora como se fosse o ultimo, mas hoje estou certa de que é melhor acreditar que pelo menos agora tudo é incerto e deixar acontecer,mas nossas expectativas são conseqüências de tudo aquilo que traçamos e planejamos, por isso devemos fazer sonhos virarem reais, e o meu começou à quatro anos atrás e se hoje estou aqui é simplesmente pra dizer tudo aquilo que vocês são ou representam de bom pra mim, e tomara que a vida e o tempo me deêm sorte de ter vocês sempre comigo, leve o tempo que levar e se não que essa mesma sorte faça o mesmo por vocês!!!E por fim.......acredite que:

“Nada aqui é certo, o que é certo mesmo é que temos que viver cada momento, cada segundo, amando, sorrindo, chorando, emocionando, pensando, agindo, querendo, conseguindo...E só assim é possível chegar aquele momento do dia em que diremos “Graças a Deus deu tudo certo”

7


...E da mesma forma que estiveram comigo, estarei sempre com vocês!Espero que compartilhem dessa alegria pois se vive apenas uma vez e é isso, me faltam palavras eu sou agora no momento só lágrimas........rs! Obrigado!!! Thaluama Cardonetti

8


Primeiramente quero agradecer a uma pessoa que me ajudou a enfrentar os obstáculos da vida, que ficou do meu lado nos momentos mais difíceis e essa pessoa é a minha irmã. Quero agradecer também todas aquelas pessoas que me ajudaram a chegar aqui, na reta final. Que me ajudaram com que eu erguesse a cabeça e continuasse ir em frente. Amigos que se tornaram minha família ao longos destes anos. Quero agradecer de coração por tudo que me ajudaram a realizar. Que Deus pague tudo isso, pois com certeza nunca poderei pagar tanta gentileza. Dedico este trabalho a uma pessoa maravilhosa, que se foi, mas deixou saudades eterna. Este homem a quem eu tanto devo está presente em todos os meus momentos, um homem a quem eu amei, amo e sempre amarei. Este homem que conheci tão de perto e que partiu sem adeus,e me deixou tão cedo, dedico este trabalho simplesmente ao MEU PAI!!!! Pai, esteja aonde estiver sei que está cuidando e nos protegendo, TE AMO! Aretha Carolina

9


And the PREX goes to.... Caramba,estou na faculdade... que maravilha! Meu Deus, o que é esse raio de 4P’s??? Mix de comunicação???, Bom... ótimo, já entendi para que serve tudo isso... então chega a tal da estatística???????? Cálculos de Mídia???? Pô! To fazendo COMUNICAÇÃO, ou seja, humanas, não exatas, muitas pessoas correm para publicidade, jornalismo, marketing para justamente fugir dos tais números que maltratam muitos pelo ensino médio, que por sinal foi outra fase mágica da minha vida! Bom, passado o susto dos números (Ah! Particularmente eu nunca tive problemas com números, graças a Deus, apesar de assustar do mesmo jeito!), começamos a nos aprofundar no curso, e todo mundo quer ser o CRIATIVO, mas por incrível que pareça, menos eu. É sim, eu não queria trabalhar com criação, o marketing e o planejamento sempre me chamaram a atenção. O tempo vai passando, pulamos de emprego para emprego, vasculhando o mercado de trabalho com tudo que podemos e também sendo usados por esse tal de mercado de trabalho por sermos carne nova no pedaço e assim vamos descobrindo os nossos talentos, vamos seguindo em frente, tropeçando, caindo de cara, se erguendo, se reerguendo, sendo moldado, crescendo e sendo dirigido, para depois sermos mais que diretores. Então, entre erros e acertos, nós nos achamos, e/ou por sorte me acharam e enfim descobriram meu talento, tanto profissional quanto acadêmico e agora advinha com o que eu trabalho, no trabalho e no trabalho? Não entendeu? Advinha com o que eu trabalho no meu EMPREGO e com o que eu trabalho na FACULDADE? AAAAAHAAAA, criação, quem diria né? Mas essa é a vida, esse é o mundo em que vivemos, um mundo que roda muito mais rápido e dá mais voltas do que podemos imaginar. Ótimo, está tudo bem, até parece que foi fácil, mas é aí que todos se enganam, foi casca grossa, sim, em meio a desempregos, desilusões amorosas, acidentes incríveis, enfim, se não fosse,pelos ótimos professores, pelas amizades maravilhosas que me ajudaram imensamente, se não fosse pela

10


minha família, minha incrível família, e até minhas inimizades eu não estaria onde estou, quem sabe não estaria melhor? Brincadeira, com certeza não teria atingido tal sucesso, ou um princípio de sucesso que realmente foi o presente mais belo que a vida me deu por enquanto! É isso aí, não citei nomes, porém citei muitos, portanto esse trabalho vai para todos vocês, que me deram essa força, olha, também dedico aos que me decepcionaram pois, devido a eles aprendi a separar o certo do errado e o bem do mal, enfim, esse TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO OU PROJETO EXPERIMENTAL, o que seja, vai para todos que fizeram parte da minha vida nesse curto momento que vai me abrir oportunidades pelo resto dela. Muito obrigado e até breve! Fábio Diniz

11


Dedicatória.. eis que é uma coisa que parece tão fácil, quando a gente pensa em escrever só que na prática as coisas mudam, são tantos a dedicar a agradecer que agente acaba que ficando com medo de escrever e esquecer alguém. Mas pensando bem, é fácil sim por que quando a gente pensa em pessoas especiais e nas marcas que elas deixaram em nossos corações e a raiz da importância que elas criam em nossa vida é tão grande tão intensa que não tem como esquecer. Vamos lá ... Primeiro agradecer a Deus por ter me dado a oportunidade de ter uma família linda, unida e abençoada como a minha e amigos tão sinceros e fiéis que colocou ao longo desses 4 anos em minha vida. Seu Umberto, Pai obrigada por tudo, mesmo assim o tudo não chega nem a metade do que tu já fizeste por mim e por nossa família, é um batalhador, um herói, beira a perfeição de bom pai, bom marido e agora bom avó e sem contar no ser humano inacreditável que é, obrigada pelo meus estudo, obrigada pelas broncas, obrigada por fazer da nossa família um família feliz, pelos seus exemplos, pelas risadas tiradas de nós, por ser assim meu pai esse trabalho é fruto do seu trabalho com a minha dedicação. Hoje o é mais muito mais que um amigo, te amo eternamente. Dona Leila, Mãe acho que só alguns parágrafos não espessariam tudo que você significa para mim e para nossa família, que agora não é mais 4 e sim 5..rs Amiga, sempre preocupada com as filhas, dedicou toda sua vida para nós e ainda dedica, nos pequenos até nos maiores atos, leva até hoje um casamento maravilhoso de 26 anos, sempre muito inteligente sabe o que faz e o que fala. É mulher guerreira, sem dúvidas a melhor, nem todo carinho do mundo e nem todas as palavras aqui, seriam suficiente, esse trabalho mamis também é seu, fruto de todo seus esforço por nós 4.

12


Te amo e mesmo assim esse te amo não demonstra minha gratidão e meu amor por ti, sua importância é maior do que possa imaginar, não sei o que seria de mim e de todos em casa sem ti. To me formando, daqui a pouco, cresci mãe, virei mulher responsável. Jack e Yanzinho, irmã querida apesar de nem sempre demonstrar, amo muito você e obrigada pelo susto, que agora virou presente é o caçula da nossa família, nossa estrelinha que brilha todos os dias em quase todos os horários o que renovou o brilho no olhar de todos em casa, amo vocês 2 também. Vózinho, Vôzinha amo tanto vocês, eu família linda deus lhes presenteou hein?? Obrigada por tudo e por serem meus orgulhos, ahhh ... Sou a primeira neta a se formar, isso me torna mais querida não? rs Minha Madrinha Rosemeireeeee, por sempre apoiar suas afilhadas em tudo, minha segunda mãe não tenha dúvidas, mora também no meu coração e amo muito também. Também não posso esquecer os meus tios, que sempre são tão presentes em minha vida, sempre apoiando e rindo juntos, muito mais que tios e tias amigos, talvez e muito amigos, quando juntos somos insuportáveis: Fá, Luiz ( tão especiais, que nem imaginam aliás imaginam sim) Clé, Mari, Renato, Márcia, Tio Mario,Rosa, Marleide, Robson e Ricardo. Não esquecendo do amor da minha vida Luny, essa sem comentários não perde nem para o Yanzinho, linda, inteligente, especial e única ! Gigi, linda danadaaa e Vini que acha que sabe jogar futebol, o brigadeiro de vocês é sempre garantido. Família, família amo todos vocês cada um de uma maneira especial, obrigada pela união, pela cumplicidade, risadas, festas, diversão e unicamente pelo amor que eu tenho por todos vocês.

13


Esperei tanto esse dia, para poder mostrar para todos, que o meu sonho virou profissão. Vocês fazem parte dessa minha vitória essa vitória e nossa, Família Marinho unidos sempre dedico meu esforço a vocês !! Uhuuuu

Aos amigos de faculdade... Karina ainda hoje é uma grande amiga, apesar de ido para Ribeirão, deixou em SP uma grande saudade, de seu sotaque, seu macarrão, a casinha de boneca e sua eterna amiga te dedica esse trabalho, onde você não esta presente, mas ta no coração amo você. Roberta e Renata, irmãs Prestes, quantas aventuras já se foram e quantas virão, vocês são fogo viu, não dá para viver sem, viajar com vocês é uma delicia esse trabalho também fruto das duas, já fizeram muito pela Milles & Hub, são merecedoras dessa dedicatória ...muito mais do que vcs imaginam! Fábio, antes era chatinho, hoje te admiro e tenho um grande carinho por você, é um cara inteligente e criativo, não sei o que seria da gente sem você !! Aretinha, quantas coisas não? Brigas, risadas e sofrimentos, já te falei algum dia o quanto nesses quatro anos você também se tornou especial? Não né? Pois bem criatura, é especial, amo você muitãoo e vou estar sempre por perto, pode acreditar. Thalu, se tornou especial e nem imagina o quanto é essencial em minha vida, já sinto sua falta mesmo antes você ir partir para uma nova vida, eu amo você e sua amizade sempre vai ser de grande valia em minha vida, especial é muito pouco e palavras não diriam o quanto vc é importante para mim e sempre vai ser .. Jú, eita Jú essa sim sabe o que é paciência, obrigada pelos conselhos, paciência, lágrimas secadas, você é eterna na minha vida, amiga igual a você esta para existir, única companheira, vou sempre estar com você, seja para qualquer coisa, bons ou piores momentos eu não largo mais e ponto, te amo e isso só já se basta. E o melhor de tudo o companheirismo nesses 4 anos...

14


É gente, quatro anos tem casamento que não aguenta e mais uma vez superamos um desafio em nossas vidas, obrigada a todos pela dedicação e por serem a diferença nesses longos, eternos e marcantes 4 anos de faculdade! Com todo o carinho do mundo, dedico esse trabalho a todos que nesses 4 anos fizeram a diferença na minha vida, que conquistaram minha amizade, confiança, os que estiveram sempre do meu lado, apoiando, torcendo para o meu sucesso, a todos que estão descritos acima, só posso dizer o meu muito obrigada por serem e fazerem a diferença em minha vida, cada um com jeito, uma personalidade, familia...amigos duas peças chaves para o nosso sucesso!! Amo todos , com carinho Ká

15


Existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado o nosso caminho. Algumas percorrem ao nosso lado, vendo muitas luas passarem, mas outras apenas vemos entre um passo e outro. A todas elas chamamos de amigo. Há muitos tipos de amigos. Talvez cada folha de uma árvore caracterize um deles. Os primeiros que nascem do broto é o amigo pai e a amiga mãe. Mostram o que é ter vida. Depois vem o amigo irmão, com quem dividimos o nosso espaço para que ele floresça como nós. Passamos a conhecer toda a família de folhas, a qual respeitamos e desejamos o bem. O destino ainda nos apresenta outros amigos, os quais não sabíamos que iam cruzar o nosso caminho. Muitos desse são designados amigos do peito, do coração. São sinceros, são verdadeiros. Sabem quando não estamos bem, sabem o que nos faz feliz... Mas também há aqueles amigos por um tempo, talvez umas férias ou mesmo um dia ou uma hora, e são esses que me ajudaram ao longo dos anos e principalmente a meus pais que são exemplos de pessoas e me fizeram ser quem sou.........por isso estou aqui pra dizer o quanto são importantes! Obrigado!!! Pedro Awabdi

16


17


Há alguns anos, nas olimpíadas especiais de Seattle, nove participantes, todos com deficiência mental, alinharam-se para a largada da corrida dos 100 metros rasos. Ao sinal, todos partiram, não exatamente em disparada, mas com vontade de dar o melhor de si, terminar a corrida e ganhar. Um dos garotos tropeçou no asfalto, caiu e começou a chorar. Os outros oito ouviram o choro. Diminuíram o passo e olharam para atrás. Então voltaram, Todos eles. Uma das meninas com síndrome de Down ajoelhou-se, deu um beijo no garoto e disse: Pronto, agora vai sarar! E todos os noves competidores deram os braços e andaram juntos até a linha de chegada. O estádio inteiro levantou e os aplausos duraram muitos minutos... Talvez os atletas fossem deficientes mentais...Mas com certeza, Não eram deficientes espirituais... Que possamos saber e lembrar sempre, que o que importa nesta vida, mais do que ganhar sozinho, é ajudar os outros a vencer, mesmo que isso signifique diminuir os nossos passos... “Procure antes, ser uma pessoa de valor. O sucesso é conseqüência!” Roque Cezar de Campos – Coaching Center

E foi assim que conseguimos!

18


Depois que o colégio termina a gente começa achar que a vida ficou mais divertida e que agora podemos dizer que somos gente grande, nos deparamos com mais uma instituição de ensino: o cursinho. Até que é divertido, mas convenhamos, é sofrido. Simulados e simulados. Até que a hora da verdade chega. Dia do vestibular! Acredito que o frio na barriga quando se senta e lhe é entregue aquela prova extremamente misteriosa é o mesmo de quando seus pais dizem que precisam ter uma conversa séria!!! Mas faz parte! Você está confiante e acredita que é o mais inteligente daquela sala e que seu nome vai ser o primeiro na lista de chamada. Primeira lista. Segunda lista. Você esta dentro! E, então, acredita que é gente grande de novo!

19


Introdução - Era uma vez...

1.Briefing 1.1 O óculos.................................................................................................29 1.1.1 Os óculos escuro................................................................................29 1.1.2 A Chilli Beans..................................................................................... 31 1.1.3 Mix de produtos...................................................................................34 1.1.4 Local e uso de aplicação....................................................................37 1.1.5 Formas de uso.....................................................................................37

1.2 Produto 1.2.1 Os óculos Chilli Beans........................................................................39 1.2.2 Composição Industrial.........................................................................39 1.2.3 Embalagem.........................................................................................40

1.3 Concorrência 1.3.1 Triton...................................................................................................43 1.3.2 Linha Triton..........................................................................................43 1.3.3 Pontos Negativos................................................................................43 1.3.4 Pontos Positivos..................................................................................44 1.3.5 Concorrentes Indiretos........................................................................45

1.4 Mercado 1.4.1 Principais características diferenciadoras do Setor............................47 1.4.2 Principais Pontos Positivos.................................................................47 1.4.3 Principais Pontos Negativos................................................................47 1.4.4 Outras influências................................................................................48 1.4.5 Mercado óptico....................................................................................55 1.4.6 Mercado de óculos escuro..................................................................55 1.4.7 Tamanho do mercado de óculos escuro ............................................57

20


1.4.8 Principais mercados de óculos escuro................................................58 1.4.9 Participação do mercado regional de óculos escuro..........................59 1.4.10 Evolução do mercado de óculos escuro...........................................61 1.4.11 Evolução da marca Chilli Beans........................................................61 1.4.12 Sazonalidade.....................................................................................62

1.5 Distribuição 1.5.1 Avaliação sobre o sistema de distribuição.........................................66 1.5.2 Restrições legais para a distribuição..................................................66

1.6 Consumidor 1.6.1 Classificação sócio-econômica...........................................................69 1.6.2 Perfil psicográfico................................................................................70 1.6.3 Influências sociais e culturais.............................................................71 1.6.4 Decisão e local de compra..................................................................71 1.6.5 Razoes de Compra.............................................................................73 1.6.6 Por que o consumidor compra............................................................73 1.6.7 Benefícios que o consumidor espera do produto...............................74

1.7 Comunicação 1.7.1 Objetivo de comunicação....................................................................79 1.7.2 Objetivo de mercado...........................................................................80 1.7.3 Conteúdo básico de comunicação......................................................80 1.7.4 Participação em eventos.....................................................................81 1.7.5 Problemas...........................................................................................81 1.7.6 Pesquisa..............................................................................................81

1.8 Preço 1.8.1 Política de preço Chilli Beans..............................................................83 1.8.2 Política de preço Triton........................................................................83 1.9 Verba.....................................................................................................83

21


2. Pesquisa 2.1 Cliente....................................................................................................84 2.1.1 Objetivo...............................................................................................85 2.1.2 Problemas...........................................................................................86 2.1.3 Hipóteses............................................................................................86 2.2 Metodologia............................................................................................86 2.2.1 Tipo de pesquisa quantitativo..............................................................86 2.2.2 Tipo de pesquisa qualitativo................................................................87 2.2.3 Apresentação dos resultados..............................................................89 2.3 Conclusão.............................................................................................104 2.3.1 Análise geral......................................................................................104

3. Planejamento de Comunicação 3.1 Análise Situacional...............................................................................104 3.1.1 Macro ambiente.................................................................................104 3.2 Análise da Concorrência (4 P’s)...........................................................113 3.2.1Análise dos dados da concorrência....................................................117 3.3 PFOA....................................................................................................118 3.4 Público Alvo..........................................................................................119 3.5 Posicionamento....................................................................................120 3.6 Conceito/Tema da campanha..............................................................121 3.7 Objetivo de mercado............................................................................121 3.8 Objetivo de comunicação.....................................................................122 3.9 Estratégia ............................................................................................124 3.9.1 Objetivo de mídia..............................................................................124 3.9.2 Estratégia de mídia...........................................................................124 3.9.3 Justificativa dos meios......................................................................125 3.9.4 Estratégia de promoção....................................................................126

22


4.Criação 4.1 Posicionamento...................................................................................126 4.2 Conceito...............................................................................................126 4.3 Defesa de criação das pecas..............................................................127 4.4 Promoção Hot Ice................................................................................127 4.4.1 Outdoor.............................................................................................127 4.4.2 Anuncio no site Chilli Beans..............................................................128 4.4.3 Folder................................................................................................128 4.4.4 Cartazete.......................................................................................... 128 4.4.5 Ingresso.............................................................................................128 4.4.6 Disposição da pista de patinação .....................................................129 4.4.7 Sacola personalizada........................................................................129 4.4.8 Tapa- sol............................................................................................129 4.4.9 Modelo de roupa dos promotores......................................................129 4.4.10 Dj personalizado..............................................................................130 4.4.11 Chocolate com pimenta...................................................................130 4.5 Promocão Hot card Chilli Beans...........................................................130 4.5.1Banner................................................................................................130 4.5.2 DHTML..............................................................................................130 4.5.3 Cartão Fidelidade..............................................................................131 4.6 Promoções de Olho em Você................................................................ 131 4.6.1 Faixa..................................................................................................131 4.6.2 Banner................................................................................................131 4.6.3 Anuncio no site Chilli Beans..............................................................131 4.6.4 Flyer....................................................................................................132 4.6.5 Modelo de roupas dos promotores................................................... .132 4.6.6 Peças Revista/Painel de escada do Metrô.........................................132 4.6.7 Metrô - Sanca e Cobertura de acesso.............................................133

23


5. Plano promocional 5.1 Ação 1 - “Hot Card Chilli Beans” ........................................................133 5.1.1 Target...............................................................................................133 5.1.2 Estratégia.........................................................................................134 5.1.3 Objetivo ...........................................................................................134 5.1.4 Mecânica..........................................................................................134 5.1.5 Orçamento.......................................................................................135 5.1.6 Justificativa......................................................................................135 5.1.7 O que precisa ser comunicado?.......................................................135 5.1.8 Como será Comunicado?.................................................................135 5.1.9 Que problemas precisam ser resolvidos? ........................................136 5.1.10 Como Participar? ............................................................................136 5.1.11 Como Acumular descontos? ...........................................................136 5.1.12 Regulamento....................................................................................136 5.2 Ação 2 - “De olho em você” .................................................................137 5.2.1 Target.................................................................................................137 5.2.2 Estratégia...........................................................................................139 5.2.3 Objetivo.............................................................................................139 5.2.4 Mecânica...........................................................................................139 5.2.5 Orçamento ...........................................................................................139 5.2.6 Justificativa............................................................................................140 5.2.7 O que precisa ser comunicado? ...........................................................140 5.2.8 Como será Comunicado?......................................................................140 5.2.9 Que problemas precisam ser resolvidos? .............................................140 5.3 Ação 3 - “Chilli Beans Hot Ice” ………………………………………………141 5.3.1Target……………………………………………….....................................141 5.3.2 Estratégia………………………………………………..............................141 5.3.3 Objetivo………………………………………………..................................141 5.3.4 Mecânica: ………………………………………………..............................141 5.3.5 Justificativa: ………………………………………………..........................143 5.3.6 Orçamento: ………………………………………………...........................143 5.3.7 O que precisa ser comunicado? …………..............................................143

24


5.3.8 Como será Comunicado?.......................................................................143 5.3.9 Que problemas precisam ser resolvidos?..............................................143

6. Plano de Midia 6.1 Objetivo de Comunicação......................................................................144 6.2 Investimento.......................................................................................... 145 6.3 Período da Campanha...........................................................................145 6.4 Praças....................................................................................................145 6.5 Mercado.................................................................................................146 6.5.1 Mercado de óculos escuro...................................................................146 6.5.2 Tamanho do Mercado de óculos escuros............................................147 6.5.3 Principais mercados de óculos escuro................................................148 6.5.4 Evolução da marca Chilli Beans..........................................................148 6.5.5 Sazonalidade.......................................................................................149 6.6 Histórico de Comunicação.....................................................................150 6.7 Objetivo de Mídia...................................................................................150 6.7 Estratégia de Mídia................................................................................150 6.7.1 Função dos meios...............................................................................151 6.7.2 Defesa dos meios..............................................................................152 6.7.2.1 Televisão aberta..............................................................................152 6.7.2.2 Rádio...............................................................................................152 6.7.2.3 TV por assinatura............................................................................153 6.7.2.4 Cinema............................................................................................154 6.7.2.5 Revista.............................................................................................155 6.7.2.6 Internet.............................................................................................155 6.7.2.7 Metrô................................................................................................156 6.7.2.8 Outdoor............................................................................................156 6.8 Táticas....................................................................................................156 6.8.1 Revista...............................................................................................156 6.8.1.1 Vip...................................................................................................156 6.8.1.2 Gloss...............................................................................................157

25


6.8.1.3 Capricho..........................................................................................159 6.8.1.4 Veja São Paulo................................................................................160 6.9 Rádio......................................................................................................161 6.9.1 Tupi FM..............................................................................................161 6.9.1.1 Perfil do Ouvinte..............................................................................162 6.9.1.2 Ouvinte.............................................................................................162 6.9.2 Kiss FM...................................................................................................163 6.9.3 MIX FM..................................................................................................163 6.9.3.1 Formato...............................................................................................163 6.9.3.2 Ouvintes...............................................................................................163 6.10 Cinema....................................................................................................163 6.11 Internet....................................................................................................164 6.11.1 Site Oba Oba.......................................................................................165 6.12 Metrô.......................................................................................................166 6.13 TV Fechada.............................................................................................168 6.13.1 Tva......................................................................................................168 6.14 TV Aberta...............................................................................................171 6.14.1 Pânico na TV.......................................................................................171 6.15 Outdoor...................................................................................................172 6.15.1 Localização..........................................................................................172 6.15.2 Tabela de preço...................................................................................172 7. Anexos

26


Introdução Como conteúdo desse trabalho, a agência Miles & Hub comunicação, optou por dissertar e realizar uma análise sobre a empresa Chilli Beans, cujo seu ramo de atividade é o segmento óptico, especificamente óculos escuro.O objetivo principal, é desenvolver uma campanha publicitária para a mesma e identificar quais são suas fraquezas em relação à marca e localizar no mercado sua capacidade de reconhecimento e preferência, bem como solucionar tais problemas que surgirão através dessa análise. A campanha procura explorar o diferencial da marca, ressaltar suas qualidades, introduzir uma comunicação mais eficiente e que atinja o target determinado, tendo como base campanhas anteriormente realizadas pela própria Chilli Beans, e a partir delas melhorar a efetividade das mesmas alcançando maior número de consumidores e criar expectativas quanto às formas de comunicação causando certa curiosidade mas não deixando que, essa forma de expressão se deixe ser levada pelo não entendimento das peças e da campanha como um todo. A Miles & Hub realizou uma forma inovadora de se vender e divulgar o produto óculos escuro, deixando aberto um leque de opções para aqueles que visam estilo, mas não deixam de lado a saúde, quando se diz respeito aos olhos.Fica claro então, no contexto, que a empresa escolhida se preocupa com o consumidor bem como com sua saúde ocular, o que definitivamente alavanca uma série de dúvidas, que serão esclarecidas ao longo do texto,que além de promover uma marca, visa elevar o número de empresas conscientes e responsáveis que não procuram e optam por apenas vender,sem levar em consideração as possíveis conseqüências desse ato, mas também explorar a capacidade de se alcançar resultados, trabalhando de forma coerente e exemplar para a sociedade.

27


Para tudo há um começo. Nada é criado a partir do nada assim se faz o mistério. Pra que algo se inicie deve existir coragem, vontade, força, determinação e paixão. Talvez até um pouquinho de ousadia ajude. E se quiser que sua vida tenha um final feliz, lote sua dias de sonhos e experimente começar contando sua história com...Era Uma vez...

28


1. Briefing 1.1 O óculos A palavra óculos vem do latim “ocularium”, que eram os orifícios abertos nos capacetes dos soldados da Antigüidade para que pudessem enxergar. Outra informação líquida e certa na história dos óculos é que eles são uma das invenções mais úteis e benéficas do homem. As primeiras referências sobre a existência dos óculos – ou melhor, das lentes, que depois se transformariam nos óculos de hoje – datam do ano 500 a.C. e foram encontradas em textos do filósofo chinês Confúcio, recolhidos por seus discípulos. Há mais de 2.500 anos, na China, as pessoas ricas os usavam como enfeite. Apenas o imperador e os aristocratas chineses tinham o direito de usar essas lentes em público. Para os mortais, o uso só era permitido em situações nada abonadoras: se a pessoa fosse portadora de doença mental, se estivesse com dor de cabeça ou se estivesse possuída por maus espíritos. Ou seja esse adereço servia também como um rótulo social: ou era nobre, rico e poderoso ou “nada”. A primeira armação com lentes corretivas foi feita na Alemanha 1.700 anos depois. Era de ferro e não tinha hastes. Com o tempo, apareceram modelos mais leves, como o pincenê – nome que veio do francês e significa “pinça de nariz”. Isso porque era preso no nariz das pessoas. Na mesma época – fim do século 13 – foram inventadas armações com um cabinho para as pessoas segurarem. As hastes que prendem os óculos às orelhas surgiram há 400 anos. Mas algumas lentes vinham disfarçadas em objetos como leques e bengalas. A partir da década de 1960, as armações ficaram mais variadas. Modelos chamativos e coloridos faziam sucesso. Na realidade não há uma data específica, país de origem ou um inventor único. A criação dos óculos, tanto os corretivos quanto os solares, é fruto de diversos gênios humanos e de experiências e acasos que aconteceram há centenas de anos, muito antes da era cristã.

29


Tanto o Oriente quanto o Ocidente foram pródigos em fornecer matemáticos, físicos e filósofos que, pouco a pouco, juntaram as descobertas para montar o quebra-cabeças dos óculos como os conhecemos hoje. E é preciso lembrar que este é um quebra-cabeças global, pois as peças – ou seja, as descobertas sobre os melhores formatos de armações e as melhores lentes – vieram de países tão diversos como a China, Itália, Inglaterra e França, entre outros.No Brasil os óculos chegaram na primeira metade do século XVI, com o processo de colonização portuguesa. Hoje, há armações de todos os tamanhos, cores e modelos

30


1.1.1 Os óculos escuro De acordo com a História, Nero, o imperador de Roma acusado de tê-la incendiado e destruído no ano 64 d.C., usou a primeira lente escura (verde) de que se tem notícia. Diz a História que ele tinha sensibilidade à luminosidade e, por

isso,

colocava

uma

lente

de

vidro

sobre

um

dos

olhos.

No século XVIII, o inglês James Ayscough realizou experimentos com lentes pintadas de azul e verde. A idéia não era proteger os olhos contra os raios solares, mas sim corrigir problemas de visão. Em 1929, nos Estados Unidos, o inventor Sam Foster foi o primeiro a comercializar óculos escuros. Foi nessa época que os óculos, tanto os corretivos quanto os solares, ganharam popularidade como acessorio estético. Novos materiais, como o plástico e designs mais arrojados.Até mesmo a imagem das pessoas que usam óculos mudou. De velhas e doentes, passaram a ser vistas, por causa do oculos emoldurando o rosto, como intelectuais, estudiosas e inteligentes. 1.1.2 A Chilli Beans A Chilli Beans é a maior rede brasileira especializada em óculos escuros. Com essência apimentada, a marca tem como objetivo provocar renovações de visual e comportamento. Sempre contemplando a originalidade, o bom humor e a diversidade. A história começou quando Caito Maia viu o interesse dos jovens em comprar óculos de sol com estilo, em uma barraca montada na praia. A visão empreendedora deu ao jovem empresário a receita do sucesso: fazer um design arrojado para cada peça e expor o produto ao alcance de todos os consumidores. Com preços acessíveis, o conceito de vendas agradou todos os gostos. Em 10 anos de existência, a Chilli Beans possui mais de 170 lojas espalhadas pelos principais shoppings brasileiros e importantes centros comerciais do Brasil. A Chilli Beans iniciou suas atividades em 1996, sob o comando do empresário Caito Maia que abriu um pequeno estande no Mercado Mundo Mix – feira de

31


moda voltada para o público jovem –, em São Paulo, comercializando óculos de sol com design focado nas tendências fashion. Chamou a atenção pela oferta de produtos modernos e de qualidade, com preços bem acessíveis. Em 1997, inaugurou sua primeira loja na Galeria Ouro Fino, transformando o lugar em uma das principais referências de consumo e comportamento jovem do país. Em outubro de 2000, inaugurou seu primeiro quiosque no shopping Villa-Lobos (SP) dando início a um vertiginoso processo de expansão por meio do sistema de franquia. No início de 2006, a marca Chilli Beans já era comercializada em mais de 140 pontos exclusivos, distribuídos entre os maiores shoppings e estratégicos centros comerciais do Brasil. Mais do que produtos para compor o visual, a Chilli Beans oferece artifícios para transformar a maneira de ver e ser visto no mundo, servindo como elo entre o que se é e o que deseja ser. Com essa missão, há 11 anos a Chilli Beans desenvolve acessórios com design criativo e ousado, propondo inovações para todos os estilos, do clássico ao fashion. Os modelos custam entre 50 e 80 reais. Com base em um conceito moderno, a Chilli Beans aposta em ações de Marketing que chamam a atenção por sua ousadia e irreverência. Caso das campanhas que abordam temas envolvendo sensualidade e temas da cultura pop. O Departamento de Marketing promove também festas e eventos dos mais diversos gêneros, além de patrocinar e/ou apoiar atletas, músicos e artistas, trabalhando assim a imagem institucional da Chilli Beans. Música A Chilli Beans é uma das marcas que mais investe no segmento musical no Brasil. Além de referência como ponto-de-venda de ingressos, a Chilli Beans apóia grandes eventos como as raves Xxxperience, Tribe, Zenith e o festival Campari Rock. Também promove shows de artistas internacionais festejados como os DJ´s Skazi (Israel) e Tiësto (Holanda), do inglês FatBoy Slim e da banda belga Vive la Fête. Esporte A Chilli Beans incentiva a prática de hábitos saudáveis, visando o bem-estar e a diversão por meio do esporte. Por isso, apóia iniciativas como o projeto Skate na Febem – A Manobra do Bem, coordenado pelo skatista Sandro Soares, que ensina o esporte proporcionando lazer, educação e conscientização a jovens internos da Febem de São Paulo.

32


Prêmios Prêmio Alshop 2006 – Melhor Loja de Complementos e Acessórios de Vestuário – Voto Consumidor Prêmio JCI TOYP 2006 (Junior Chamber International – The Outstanding Young Persons – São Paulo/Brasil) – Caito Maia vencedor da Categoria Sucesso comercial, econômico e/ou empresarial. As 10 Empresas em Excelência de Expansão (2005) – Revista do Varejo Melhor Ação Social em Esporte Radical - Skate (2005) – Assembléia Legislativa Finalista do IBest – Site Revelação (2005). ● Origem: Brasil ● Fundação: 1996 ● Fundador: Caito Maia ● Sede mundial: São Paulo, Brasil ● Proprietário da marca: Chilli Beans Ltda ● Capital aberto: Não ● Diretor superintendente: Caito Maia ● Faturamento: Não divulgado ● Lucro: Não divulgado ● Lojas: + 200 ● Presença global: 4 países ● Presença no Brasil: Sim ● Funcionários: 1.000 ● Segmento: Varejo ● Principais produtos: Óculos e acessórios ● Ícones: O design modernos de seus óculos ● Slogan: Para todas as espécies. ● Website: www.chillibeans.com Prêmios e Associações • Membro da Alshop – Associação Brasileira de Lojistas de Shopping. • Associada da Amcham Brasil – Câmara Americana de Comércio. • Associada da CBDE – Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico • As 10 Empresas em Excelência de Expansão (2005) – Revista do Varejo • Finalista do IBest como site revelação (2005)

33


• Melhor Ação Social em Esporte Radical categoria Skate (2005) – Assembléia Legislativa O mix de produtos da Chilli Beans atende do público infantil ao adulto, com grande receptividade entre os jovens. São cerca de 80 modelos de óculos expostos em cada ponto-de-venda, sendo dez lançamentos por semana. As linhas se dividem em Kids, Clássico, Metal e Esporte, todas com proteção UV 400 em lentes feitas de acrílico, policarbonato e polarizadas. 1.1.3 Mix de produtos Alem de oferecer sua vasta linha de óculos escuros, a Chilli Beans oferece spray limpa-lentes, estojo rígido, flanela, sicurezza (cordão) e presilha portaóculos para carro. A linha de relógios é outro item festejado do mix Chilli Beans. São cerca de 140 modelos exclusivos que combinam design moderno com alta tecnologia. Todos os produtos Chilli Beans são fabricados por fornecedores nacionais e internacionais que passam por uma criteriosa avaliação de qualidade. Dessa forma, a marca abastece suas coleções com o que há de melhor e mais novo nos segmentos de acessórios. - Acessórios de higiene e proteção.

34


Estojo comum ou rígido com formato anatômico emborrachado, é feito em EVA, possui também outros formatos com tecido. (valor não incluso na compra dos óculos).

Estojo rígido com lycra

Estojo Kids azul e rosa

35


Estojo comum ou rígido com formato anatômico é feito em EVA, formato com tecido possui formatos diferentes, ou pochete onde poderá guardá-lo posteriormente em algumas ocasiões. (valor não incluso na compra dos óculos).

Embalagem – Pochete e Estojo formato anatômico feito em EVA, em tecido.

Presilha para carro em diversas cores

36


Spray limpa lente

1.1.4 Local de uso ou aplicação: Os óculos são utilizados no dia-a-dia ou em ocasiões especiais, por serem acessórios que agregam moda e exclusividade, diferenciando o usuário, com seu estilo irreverente e fashion. Entretanto por seu preço acessível os produtos podem ser usados em diversas rotinas do usuário como: trabalho, em casa, praticando esporte e lazer. Os estojos são complementos dos óculos e são utilizados dentro de bolsas, no carro, na casa e entre outros lugares que o cliente desejar. As presilhas são preferencialmente usadas no carro com uma forma de guardar e também proteger os óculos, garantindo a sua qualidade. 1.1.5 Formas de uso/ consumo: Normalmente os óculos são usados no rosto cobrindo os olhos, quando não estão protegendo os olhos, são colocados na cabeça ou no colarinho da camiseta para descanso. Os estojos são usados para proteger os óculos e manter a qualidade do produto. Assim como

o spray são para proteger

e limpar as lentes. As

presilhas são usadas como porta óculos, normalmente colocadas no quebra sol do carro com uma forma de guardar e também proteger o produto.

37


Diferente daqueles que apenas sentam nas calçadas da vida, esperando a sorte e a felicidade cair em um grande e vermelho pacote do céu azul, acredite! Faça as somas! Busque o resultado que deseja e não o que a sorte te traz. A ordem dos fatores pode alterar seus produtos.

38


1.2 Produto 1.2.1 O óculos Chilli Beans A linha Chilli Beans atende do público infantil ao adulto, com grande receptividade entre os jovens. São cerca de 80 modelos de óculos expostos em cada ponto-de-venda, sendo em média dez lançamentos por semana. As linhas se dividem em Kids, Clássico, Metal, Esporte, Trend e Special, todas com proteção UV testadas e aprovadas pelo IBC – Instituto Brasileiro de Certificação (organismo acreditado pelo Inmetro). Além destes produtos a Chilli Beans disponibiliza aos seus consumidores equipamentos de alta tecnologia. O fotômetro digital UV 400 Chilli Beans, é um moderno aparelho que testa a proteção solar das lentes e permite comprovar, de forma rápida e precisa, o comprimento das ondas dos raios ultravioleta filtrados pelas lentes dos óculos, garantindo total proteção aos olhos do consumidor. Espelho Digital Ferramenta de alta tecnologia desenvolvida com exclusividade para a Chilli Beans. Câmeras adaptadas em telas planas com sistema touch screen, filmam o cliente e congelam a imagem. Dessa forma, o cliente escolhe com mais facilidade seus óculos escuros e ainda podem enviar as imagens para o endereço eletrônico desejado. 1.2.2 Composição Industrial Linha Especial: possui hastes trabalhadas, feitas com acetato nobre, feito á mão (artesanal) produzido um a um sem utilização de máquinas, possui ores e texturas exclusivas, qualidade ótica, possibilidade de troca de lentes originais por lentes de grau, edição de cada modelo, lentes com proteção UV aprovadas pelo Inmetro. Linha Brasil: metalzilo fabricante nacional de alta credibilidade no mercado ótico os modelos contam com um diferencial inédito, que são as suas armações, pintadas com um diferencial inédito,

39

que são suas armações


pintadas com aerógrafo ( caneta com jato de tinta) formando texturas e desenhos exclusivos. Feitos a base de melamina com adição de corantes, alumínio e material perolisado, as pinturas são resistentes á abrasão e a produtos químicos e não causam alergia na pele. As lentes são de CR36 – material inatacável por agentes químicos, leve e altamente resistente a riscos, nylon – resistentes a impactos, abrasão e policarbonato propriedades de absorção a choques, possuem as lentes aprovadas pelo IBC – instituto brasileiro de certificação – acreditado pelo Inmetro. Linha Convencional: Fator de proteção UVA e UVB 400 em lentes feitas de acrílico, policarbonato e polarizadas. Tosas as lentes dos óculos Chilli Beans contam com proteção contra raios Ultra-Violeta. Este fator de proteção em % pode ser comprovado em aparelhos disponíveis no ponto de venda, denominados fotômetro digitais UV 400 são fabricados por fornecedores que passam por uma criteriosa avaliação de qualidade no Brasil, com todos os requisitos de qualidade no Brasil, com todos os requisitos de qualidade fabricadas com UV 400 em lentes feitas de acrílico, policarbonato e polarizadas, todos os produtos são importados. Possui design atual e tecnologia inovadora. Os materiais utilizados são, aço inoxidável, brass, alumínio, silicone, PU, couro e fibra de carbono dependendo de cada modelo, por este motivo existe ai um diferencial no preço dentre eles. 1.2.3 Embalagem Porta Óculos

40


Sacola Na compra de um produto da Chilli Beans (óculos) são entregues ao consumidor estes dois produtos sem custo, um porta óculos e uma sacola personalizada.

Sacolas são confeccionadas no tamanho 25x20cm em papel couché, plastificada com impressão em offset personalizada da marca e contém imagens da campanha Chilli Beans Special, que possui desenhos do artista plástico Steaven Smitch, as alças são de Nylon na cor preta. O porta óculos é confeccionado no tamanho 18x9cm com material sintético e estampa da marca com disponibilidade em cores ( laranja, azul, verde, preto e rosa).

41


A sorte de uns é o azar de outros. Amigos, amigos negócios a parte. A ocasião faz o ladrão. A água silenciosa é a mais perigosa. Boi sonso, chifrada certa. Cada um sabe aonde lhe aperta o sapato. Pimenta nos olhos dos outros é refresco. Jacaré que fica parado virá bolsa Ninguém perde o que o outro não ganha. Olho por olho, dente por dente. Quem não dá assistência, abre a concorrência e perde a preferência. Não tropeça que a fila anda. Cachorro que não faz xixi no posto não abre território.

42


1.3 Concorrência Os concorrentes diretos foram segmentados pelos critérios de produtos comercializados e seus preços, já que nenhuma tem o perfil idêntico ao da Chilli Beans. 1.3.1 Triton Eyewear A Triton faz parte do Grupo FT criada pelo estilista Tufi Duek. Estilista, carioca em São Paulo desde a infância. Aos dezessete anos, começa sua carreira como estilista e, aos vinte e um, abre sua própria confecção, a Triton, especializada em laharia. A Triton foi a primeira marca lançada por Tufi Duek, em 1975. Uma marca de moda e de comportamento jovem e que hoje é uma das principais marcas do segmento, com uma distribuição nacional bastante abrangente, com lojas próprias, franquias e multimarcas. A Triton iniciou as atividades com uma produção de camisetas. Mais tarde incluiria nas coleções calças jeans e acessórios. A marca investe pesadamente em marketing, fixando uma identidade jovem e moderna no mundo fashion. Em 2001, por exemplo, lançou a campanha www.radiotriton.com.br, associando a moda que desenvolve à música eletrônica e à Internet. As coleções são criadas pela equipe de estilistas formada por Karen Fuke (coordenadora), Mirella Katzender, Léo Sgotti, Bruna Bolsonaro e Vanessa Cachiello. Há 30 anos no mercado, a Triton, como a Forum, lança duas coleções por ano no São Paulo Fashion Week. Tem 37 pontos de venda, entre lojas próprias e franquiadas. Mais de 750 multimarcas brasileiras comercializam suas peças. A Triton Eyewear foi criada em 1981, por profissionais com ampla experiência no mercado de óculos. A linha conta com uma excelente equipe de vendas e

43


relações modernas, podemos oferecer ao mercado as melhores opções em óculos de Sol. A variedade das linhas de óculos de sol permite atender aos mais distintos mercados, sempre antecipando as últimas tendências de moda e design. O consumidor ao comprar um óculos Triton, esta adquirindo um produto de alta qualidade, criados especialmente para atender todos os tipos de gostos e estilo dos clientes do mais discreto ao mais arrojado. As lentes recebem um tratamento químico especial, que tem a capacidade de absorver os raios ultravioletas, filtrando o que entraria pelos olhos. Uma vez absorvidos, serão neutralizados e convertidos em energia que será transferida para o meio ambiente a partir da superfície externa das lentes. 1.3.2 Linha Triton

44


1.3.3 Pontos Negativos -Triton Possui grande quantidade de pirataria da marca; Grandes intervalos na troca de modelos em relação às demais empresas; Não seguem padrões de preços, sempre trabalham com promoções; 1.3.4 Pontos Positivos –Triton Garantia Life Time; Qualidade no material dos óculos; Variedade de modelos e design diferenciados 1.3.5 Concorrentes Indiretos Camelôs Camelos espalhados pela cidade que fornecem modelos idênticos aos oferecidos no mercado internacional e nacional embora a custo muito inferior e qualidade proporcional, estão concentrados em locais como 25 de março e o Brás, em São Paulo. Atacado- lojas de comércio atacadista Essas lojas encontram-se em pontos comerciais estratégicos da cidade, como as ruas Florêncio de Abreu, 25 de março e Ladeira Porto Geral, principalmente. Essas ruas são conhecidas por seu caráter popular, vendem no atacado e aos finais de semana a varejo (algumas lojas). Nelas podemos encontrar cópias dos modelos mais famosos a preço muito baixo. Os lojistas viajam para o exterior em busca das novidades e com rapidez e copiam os modelos mais cotados internacionalmente, para vender no atacado.

45


Se no mercado das pulgas não vendem pulgas, o Mercado Negro já é claro para todos, no Mercado de Trabalho você não encontra trabalho, o Super Mercado não tem uma super capa vermelha, o Walter Marcado sumiu do mercado e o Mercado Municipal virou mercado internacional depois da famosa mortadela, fica realmente difícil fazer a tal da analise.

46


1.4 Mercado A marca Chilli Beans, segundo pesquisa realizada pela própria empresa, ainda não tem credibilidade em relação a qualidade de seus produtos, principalmente por se tratar de uma marca nacional e por seus óculos ficarem expostos. A empresa levantou um fator favorável com os consumidores de que a variedade de modelos existentes, entre os óculos escuros não são encontrados em nenhuma outra loja do ramo e também nenhuma outra empresa, oferece a garantia que a Chilli Beans oferece. 1.4.1Principais características diferenciadoras As principais características que diferenciam os produtos da Chilli Beans do mercado são: a variedade de modelos, o lançamento de coleções semanais (óculos escuros) e a garantia de três meses para troca e o preço acessível.

1.4.2 Principais pontos positivos: A multiplicidade de modelos, design moderno, preço acessível e a exclusividade, isso por que não existe estoque na empresa, acarretando e dificilmente uma pessoa tenha um produto igual a de outra pessoa, valorizando a versatilidade. 1.4.3 Principais pontos negativos Os produtos são vistos como de baixa qualidade e pouca tecnologia, pois ficam expostos e estão dispostos em vitrines como os concorrentes.

47


1.4.4 Outras influências Culturais: Hoje a moda é um dos principais fatores que levam as pessoas a comprarem e a busca por um diferencial de destaque faz com que as empresas do ramo de acessórios se atualizem cada vez mais. A Chilli Beans apostando nesta tendência tem seus produtos apontados como diferencial de moda. 1.4.5 Mercado óptico Varejo de produtos ópticos Gallup

48


Percentual representativo

Produtos comercializados

49


Volume Físico Percentual Representativo entre... Quantidade de Produtos Comercializados Unidades em milhares

Lentes

35.341

42% 58% 25.475

17.319

Armações 11.220 9.188 7.528 3.860

35% 53%

Lentes Simples

Lentes Multifocais

Armações Armações de acetato injetadas

Armações Óculos Acessórios de sol de metal

12%

15

50


Faturamento Faturamento Total Valores em milhões de reais

Percentual Representativo Total

1.993,1

1.948,1

16% 1.325,4

10%

1.249,7

25% 26%

782,4

5%

17%

373,2

49,4 Lentes Simples

Lentes Multifocais

Armações Armações Armações Óculos Acessórios de acetato injetadas de metal de sol

Valor Total: R$ 7.721.341.528 16

Perfil das ópticas

]

51


Pontos de vendas (贸pticas)

Rela莽茫o habitante/贸ptica.

52


Vendas nas Lojas

MAIOR

IGUAL

% Notas

MENOR

38 49

53

54

61

1 64

61

64

41 34

32

46

29

14 Lentes Simples

32

32

7

7

5

Armações de metal

Óculos de sol

Acessórios

21 8 Lentes Multifocais

13 Armações de acetato

Armações injetadas

5. Qual será a tendência de volume de unidades vendidas para 2007: o Sr.(a)/você acha que será menor, igual ou maior?

53


Expectativa de Faturamento

% Notas Comparação de 2006 em relação a 2005

Expectativa para 2007 em relaçao a 2006

2 2 9

21

16

19 52 17

28

34

7. Com relação ao seu faturamento total, o Sr.(a)/você acha que 2006 foi muito melhor, um pouco melhor, igual, um pouco pior ou muito pior em relação a 2005? 8. Qual a sua expectativa de como será 2007 em relação a 2006?

Prejuízo com Informalidade

% Total Houve Perda de Faturamento?

Média Percentual de Perda

MAIOR

IGUAL

Situação há 3 anos

MENOR

Situação daqui a 3 anos

14 32 42 Nã o21

30

Sim

26

79

56 32

54


Conclusão O segmento de produtos ópticos no Brasil passou por duas grandes fases de adaptação a mudanças estruturais. Na década de 90 ocorreu a abertura do mercado, com a tendência com a entrada de grandes empresas líderes de seus segmentos internacionalmente. A

inserção

destas

empresas,

principalmente

no

elo

de

produção/importação/distribuição de lentes e armações gerou: - uma maior competitividade no setor forçando a indústria nacional a sair de um processo de acomodação em seus principais macro processos: design, produção e marketing/vendas; - uma pressão por parte deste elo da cadeia produtiva no sentido da redução informalidade junto a distribuidores, laboratórios e varejo. Este fator está sendo contrabalanceado nos últimos anos pela influência da presença do mercado brasileiro de produtos fabricados no leste asiático, principalmente a China, com as características inerentes

a este processo,

gerando: - um enfraquecimento na relação entre os fabricantes/importadores e o varejo e a fragilidade de ambos os segmentos; - um aumento

da informalidade, em seus vários aspectos: pirataria,

contrabando e sonegação; - condições propícias

ao surgimento

de uma estrutura de varejo sem

qualificação, seja em termos de qualidade do produto, capacitação técnica ou atendimento ao cliente. Apesar de esforços dos fabricantes/importadores, das entidades de classe e do governo em coibir com a informalidade e contravenção, os dados obtidos na pesquisa mostra que tanto o varejo quanto os fabricantes/importadores são pessimistas com relação a este fato, apontando uma tendência majoritária de aumento da informalidade no futuro.

Fonte: The Gallup Organization/ ABIOTICA (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA PRODUTOS E EQUIPAMENTOS ÓPTICOS)

55

DE


1.4.6 Mercado de óculos escuro De acordo com a Associação Brasileira de Produtos e Equipamentos ópticos (ABIOTICA), houve um crescimento estimado em 30% no último ano e representando, hoje, entre 15% e 18% do total do mercado Brasileiro. Os modelos combinam tecnologia e design, garantindo performance não só na pratica esportiva, mas também na cena fashion. Nitidamente, nos últimos cinco anos o setor óptico brasileiro assistiu ao surgimento de várias marcas nacionais, como a Triton e a Chilli Beans, paralelamente, constatou o crescimento em vendas das marcas já mundialmente poderosas instaladas, em solo verde-amarelo, como a Oakley. “As pessoas cada dia mais estão se conscientizando cada vez mais de necessidade do uso de óculos de sol na prática de esportes e esta tendência surge no mercado global”. Para não fazer feio no placar com as lojas de esportes, detentoras majoritárias desse mercado até então, as ópticas passaram, pouco a pouco, a abrir espaço em suas vitrines e balcões para os modelos votados á pratica do esporte. Os próprios ópticos têm um pouco de receio quando um produto com tecnologia e design é apresentado para confecção das lentes e armações seja aquilo que aquele material utilizado na confecção das lentes e armações seja aquilo tudo que os vendedores afirmam. Nesse caso, cabe cada marca fornecer todas as informações técnicas necessárias para confirmar a qualidade dos óculos. Para atrair e os simpatizantes desse segmento, as ópticas que ingressaram nesse filão tiveram que “entrar em forma”, remodelando o espaço da loja segundo o moderno conceito do “lifestyle”, que é talvez o grande responsável por esse “boom” das marcas esportivas. O tamanho do mercado brasileiro de óculos escuro gira em torno de um bilhão duzentos e quinze milhões de reais, por estatística levantada pela Abiótica. O mercado de óculos vem apresentando, ano a ano, um crescimento constante nas vendas e resultados bastante positivos. Para se ter uma idéia, o setor (que congrega lentes, armações, óculos solares, equipamentos eacessórios) fechou

56


2005 com um faturamento da ordem de R$ 850 milhões – representando um crescimento de 8% em relação ao ano anterior. No Brasil, o mercado de óculos, incluindo os de grau, representa duas vezes o mercado de brinquedos. O nordeste é liderança no segmento - 28%, ou seja, 6,5 mil pontos de venda. Seguido por São Paulo, 26% - seis mil. Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo juntos representam 22% - cinco mil. As vendas de óculos escuros no Brasil saltaram de 5 milhões de pares anuais, em 1996, para 10 milhões, em 2000. A pirataria, a falsificação, o descaminho, o subfaturamento, o contrabando, a sonegação fiscal e as técnicas ilícitas são crimes que desestabilizam o Brasil. Essas práticas ilegais devem ser combatidas, pois geram desemprego, sonegação de impostos e problemas econômicos no País. Além disso, a utilização de óculos pirata com lentes inadequadas provoca malefícios para a saúde ocular.O estudo foi realizado com o objetivo de mensurar o consumo de falsificações e cópias não registradas; levantar atitudes gerais sobre consumo de produtos "piratas" e temas correlatos; medir o consumo intencional de falsificações e cópias não registradas junto à população de São Paulo e estimar volume de unidades, valores médios e valores totais gastos com esse tipo de consumo. Entre os entrevistados, 33% admitem comprar produtos de comerciantes ambulantes e de lojas do chamado comércio informal. 1.4.7 Tamanho do Mercado de Óculos Escuro Faturamento total do setor ( em milhões de R$) 200 2001 %

2002 %

2003 %

2004 %

2005 %

900 905

960

787

850

935% 10% 1215

-8,6

6

-18

8%

2006

Os gráficos acima mostram o total de importações e exportações no mercado de óculos escuro em âmbito nacional demonstrando que a tanto a importação quanto exportação são variáveis a cada ano.

57


1.4.8 Principais mercados de óculos escuros A exposição excessiva a qualquer tipo de radiação pode ocasionar prejuízos a saúde dos olhos. Quanto menor o comprimento de onda da radiação, maior o dano causado á estrutura. Nas grandes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Santa Catarina, o consumo de óculos escuros é maior pelo fato de que nestes locais as pessoas passam a utilizar os óculos escuros não só pela proteção, mas também pelo modismo. Nas regiões “norte e nordeste”, onde o sol normalmente é constante, foi contatado que o consumo de óculos escuros é menor que nas outras regiões, pois as pessoas compram óculos escuros somente pela proteção que o produto oferece para os olhos e não pelo modismo.

1.4.9 Participação de Mercado Regional do Produto Óculos Escuros Sul

13% 16%

71%

Outros

58

Chilli Beans

Triton


Sudeste

19%

58%

23%

Outros

Chilli Beans

Triton

Centro Oeste

17%

23%

60%

Outros

59

Chilli Beans

Triton


Nordeste

17%

20%

63%

Outros

Chilli Beans

Triton

Norte

13% 17%

70%

Outros

Chilli Beans

Triton

Analisando os gráficos acima, houve uma grande participação de óculos escuros da Chilli Beans, que ao passar dos anos, a marca vai se destacando ainda mais no mercado de óculos escuros. Foram destacados nas regiões Sudeste, Nordeste e Norte por se tratar de seus maiores mercados. Houve uma maior participação de vendas da marca Chilli Beans na região Sudeste, obtendo uma participação considerável nas vendas de óculos escuros, mas no Estado de São Paulo, ainda não houve uma grande demanda de vendas.

60


1.4.10 Evolução do mercado de óculos escuros Apostando no potencial de consumo do mercado brasileiro, novas marcas de óculos escuros estão chegando. Segundo a Associação Brasileira de Produtos O mercado brasileiro que inclui óculos, lentes, armações solares e acessórios, fatura cerca de 1,2 bilhões de Reais. O crescimento anual do segmento de prescrição tem crescido cerca de 5% ao ano, em volume. Com o passar dos anos e a evolução do mercado, as empresas cada vez mais estão procurando o mercado de brindes promocionais, pois os brindes personalizados tornaram- se uma importante ferramenta nas ações de marketing. E para atender as exigências deste mercado é preciso conhecimento, relacionamento, transparência, dedicação e seriedade. 1.4.11 Evolução da marca Chilli Beans A Chilli Beans teve um crescimento estimado em 30% no último ano e representando, hoje entre 15% e 18% do total do mercado de eyewear no Brasil e ocupa hoje a 4° posição do mercado óptico. Depois que entrar com uma unidade própria em, Los Angeles e na Califórnia, a rede vê potencial para 500 lojas franqueadas. A Chilli Beans tem planos ambiciosos para ampliar sua estratégia de internacionalização. A empresa, que também detém atualmente 180 endereços exclusivos no Brasil e quatro lojas em Portugal, pretende em 2009 abrir mais quatro lojas próprias nos Estados Unidos e planeja ingressar no mercado de franquias americano, o que poderá resultar em cerca de 500 lojas franqueadas em alguns anos. Em Portugal , há quatro anos, a empresa planeja abrir mais cinco lojas até o final deste ano, em Lisboa ou na região da capital portuguesa. A empresa pretende ainda ingressar no mercado espanhol onde quer abrir três lojas, até o final de 2008, duas em Barcelona e uma em Madri. A empresa vendeu 1,3 milhões de acessórios no ano passado, a empresa prevê um crescimento de 30% no volume de vendas de óculos, neste ano. Atualmente, a rede vende cerca de 13 mil óculos por mês.

61


1.4.12 Sazonalidade O mercado de óculos escuros não é sazonal, as vendas ocorrem constantemente no decorrer do ano. Mas a Chilli Beans aponta um aumento nas vendas em datas comemorativas e uma estação especifica do ano que é no verão.

Porcentagens vendidas ao mês 100

88

90 80

91

77 68

70 60

50

50

55

61

47 40

40

35

30

31

28

20 10 0 JAN

FEV

MAR

ABR

MAI

JUN

JUL

AGO

SET

OUT

NOV

DEZ

Conforme o gráfico acima demonstra se que nas quatro estações do ano, as vendas aumentam no verão, porém não se baseiam somente nesta estação, pois depende do ano, em que até mesmo em outras estações o calor prevalece e é onde o consumo é maior em relação a vendas de óculos de sol.

62


Distribua suas riquezas entre aqueles que não sorriem. Distribua sorrisos entre aqueles que não encontram razões. Distribua alguma razão entre aqueles que não se motivam. Distribua um pouco de motivação entre aqueles que não aprenderam a distribuir suas riquezas.

63


1.5 Distribuição A Chilli Beans trabalha com dois formatos de ponto-de-venda: quiosque e loja. O quiosque oferece infra-estrutura simplificada, ideal para corredores de shoppings e galerias. Conta com layout moderno e oferece fácil acesso aos produtos. As lojas Chilli Beans, por sua vez, dispõem de infra-estrutura completa, com arquitetura padronizada, ambiente clean e expositores abertos, estimulando o contato físico dos clientes com o mix. Os quiosques são distribuídos nos shoppings de todo o Brasil e pontos estratégicos dos principais centros das grandes capitais. Existem ainda as chamadas “lojas-conceito” – encabeçadas pelo ponto do shopping Morumbi de São Paulo – retratando todo o universo Chilli Beans de maneira mais efusiva. Entre os diferenciais, está a projeto de iluminação computadorizada, que muda de cor cerca de cinco vezes por minuto. No inicio de 2006 a marca já era comercializada em 160 pontos de vendas, e hoje a Chilli Beans a empresa chegou a mais de 300 pontos de vendas no Brasil e quatro lojas em Portugal e nesse ano pretende inaugurar mais quatros lojas próprias nos Estados Unidos e mais 20 na Europa. Desde que foi lançada há 10 anos, a Chilli Beans, especializada em óculos para proteção solar, não pára de crescer. Com 146 franquias, divididas entre quiosques e lojas, a meta da rede é alcançar até o fim deste ano um total de 200 unidades. Como a empresa tem pontos de vendas em quase todo o território nacional, com exceção de Roraima, Acre e Tocantins, o objetivo agora é expandir a partir das capitais para regiões de menor porte, mas acima de 150 mil habitantes. O investimento inicial para um quiosque é de R$ 80 mil e para uma loja, de R$ 110 mil. A margem de lucros por ponto-de-venda chega a algumas épocas a ser 100%. A Chilli Beans, rede brasileira especializada em óculos escuros e acessórios, chega ao seu 200º ponto no Brasil. A inauguração marcada para a próxima quinta-feira (20) será no Minas Shopping, região metropolitana de Belo Horizonte. Com essa loja, a marca soma 11 pontos na capital mineira. A expansão da marca estende para outras regiões do país. Inaugurou, no mês

64


passado, o primeiro ponto em Tocantins, no Shopping Palmas. E mais três novos quiosques: em Santa Catarina, o sexto no Estado e o primeiro no município catarinense, marca sua chegada no Shopping Muller Joinville; No Rio de Janeiro, em Campos, abre o 17o ponto no Estado, uma loja no Shopping 28. A marca, capitaneada por Caito Maia, chega também em Caxias (RS) onde inaugurou dia 15 de dezembro um ponto-de-venda no Shopping Caxias do Sul. A empresa que comemora em 2007 seu 10º aniversário, soma atualmente 200 endereços exclusivos em território nacional, mais cinco pontos em Portugal e um nos Estados Unidos. A Chilli Beans comercializa cerca de 1,5 milhão de peças (entre óculos, relógios e acessórios) por ano. Atualmente tem apenas uma fábrica que essa mesma fica localizada na China, por ter uma mão de obra barata, podendo fabricar modelos diversos a cada semana e sem alterar no custo do produto e gasto maior, que a empresa detém é não possui uma transportadora própria, para carregar seus produtos, sendo assim terceirizado o serviço. Essa transportadora é levada para um galpão próprio da Chilli Beans, para receber toda a mercadoria e ser distribuída, semanalmente para as lojas próprias e para os franqueados.

Acima fotos dos pontos de venda

65


1.5.1 Avaliação sobre o sistema de distribuição A empresa Chilli Beans detém atualmente 180 endereços exclusivos no Brasil e quatro lojas em Portugal, vendeu 1,3 milhões de acessórios no ano passado e até o final de 2008, pretende abrir mais quatro lojas próprias nos Estados Unidos. 1.5.2 Restrições legais para distribuição Não existe nenhuma restrição legal que não permita a venda dos produtos comercializados pela empresa.

66


Simplesmente não consigo deixar de comprar. Se estou feliz vou pro Shopping, mas se não estou também vou! Roupas, maquiagem, perfume, objetos de decoração, um sapatinho, uma bolsa para combinar. Não entendo como uma mulher pode viver sem visitar umas lojinhas. E no meio da tarde depois das primeiras compras, a melhor opção é sentar-se em um daqueles restaurantes charmosos para beber um vinho e comer um aperitivo. Fazer compras acompanhada é sempre melhor, mais quando não há ninguém, faça você mesma tudo que há para ser feito.Não se deixe prender em casa um dia só porque sua melhor companheira de compras não pode ir com você. E se esta pensando que deixo de ir um dia às compras, esta enganado! Muitas vezes prefiro ficar em casa e comprar pelo telefone! Invenção maravilhosa essa, que com apenas um telefonema e um cartãozinho de crédito você monta sua casa. Conheci meu marido assim! Um certo dia fui comprar um carro pro meu ex marido e acabei puxando conversas com o meu atual que, por sinal , estava comprando o mesmo carro. Hoje estamos juntos e ele adora bancar meus gastos! Por isso o amo cada vez mais! Não tenta mudar que eu sou e entende que comprar para mim não é um vício, mas um hobby, um ato de prazer e que posso parar quando quiser! E, para deixá-lo feliz, sempre compro algumas lingeries e pronto! Conquistei de novo... ele e mais um cartão de crédito

67


1.6 Consumidor O consumidor da Chilli beans, se baseia no seguinte:ambos sexos, com idade de 16 á 36 anos de classe social B e C, que gostam de estar em sintonia com a modernidade, costuma comprar óculos não somente para proteger os olhos mas que também gostam de fazer uso por questão de fazer parte do visual.Sendo um público eclético, que gosta de estilo, de conceito, de agilidade, rapidez, mas não deixam a beleza e moda de lado. Quanto à justificativa para a compra de produtos falsificados, 54% concordaram com a afirmação de que marcas famosas têm lucros muito grandes e não são prejudicadas pelo consumo de falsificações e 65% disseram acreditar que a produção e o comércio de falsificados geram empregos nos países pobres, enquanto marcas famosas gerariam apenas nos ricos. No entanto, os mesmos entrevistados mostraram ter consciência dos prejuízos que as falsificações causam ao país, já que 76% concordaram que ao comprar falsificados, colaboram com a sonegação, diminuindo recursos do governo para investir em saúde, educação e habitação. 1.6.1 Classificação Sócio econômica Os consumidores são formados por homens e mulheres de classe B, com faixa etária entre 16 a 35 anos, com Ensino Médio ou Superior (cursando), solteiros estudantes ou casados com grau de ocupação profissional qualificado e diversificado.

68


Sexo

48% 52%

Masculino

Feminino

Estado Civil

10% 16%

74%

Solteiros Casados Outros

69


1.6.2 Perfil Psicográfico São Pessoas modernas, com estilos descolados que gostam de lazer, esportes, raves, curtição, casas noturnas, bares lanchonete da moda, feiras de eventos entre outros.Tem perfil experimentador, gostam de novidades, levam em consideração o design e produtos que destaque, busca quebra de padrões, fugindo do comum, além de ser informado sobre as tendências da moda. Dão valores á marca, “grifes” e adquirem produtos principalmente por design, qualidade status que proporcionam, o não é segmentado por tribos. Para a Chilli Beans é considerado qualquer público, qualquer pessoa que se considere jovem de 12 a 65 anos. Possuem bom relacionamento entre seu grupo familiar, de relacionamento social como colegas de trabalho e estudo, á maioria das vezes se deslocam em veículos próprio, em algumas oportunidades também de táxi, trem e metrô. São pessoas

que

costumam

comprar

os

produtos

em

diversas

datas

comemorativas, estações do ano e eventos.

Tempo Livre - Lazer

12%

6%

Raves/ Casas Noturnas

34%

Bares Shoppings Parques

15%

Viagens

14%

70

19%

Feira e Eventos


Programação de TV

9%

12%

11% 23%

15% 6%

24%

Humor Esporte Laser e Cultura Documentário Noticías Novelas Outros

1.6.3 Influências Sociais Culturais O público–alvo se identifica com produtos diferenciados, graças a uma cultura que valoriza a importância de mostrar que é único incomparável e que se tem um estilo próprio. Este público pode ser influenciado por amigos ou sociedade de qual faz parte. O ambiente Sócio Cultural em que vive é uma das interferências para ser influenciado, por que os jovens das grandes capitais têm culturas diversas e estilos despojados e isso faz parte do ambiente onde vive. 1.6.4 Decisão e Local de Compra O uso de “produtos” comercializados pela grife Chilli Beans, tem por objetivo suprir necessidades, tais como, a compra de um presente, renovação, acessórios daqueles que visam estar na moda, são produtos de excelente qualidade que induz ao consumidor comprar, sendo para seu próprio consumo ou para presentes.

71


O tipo de compra pode ser premeditado, onde o consumidor fora do PDV (Ponto de Venda), ou antes, já decidiu antecipadamente por qual produto comprar, por qual marca, benefícios, preço e exclusivamente, pois, os modelos são único onde, ninguém poderá ter igual, ou sugerida quando o consumidor dentro do PDV decide comprar influenciado por terceiros, como vendedores, comerciantes, demonstradores, amigos que influenciam, entre outros. Os produtos são realmente excelentes e de diversos valores que se dividem em linha Kids, Trend, Básico, Sport, Clássico e Metal, temos também acessórios para complementar a compra dos produtos. Quem decide é o próprio consumidor/usuário. Sendo assim, eles são influenciados pelos próprios meios de comunicação, pelos consumidores mais antigos da marca e valores dos produtos.

Locais de Compra

9%

6% 36%

31% 18%

72

Lojas Quiosques Shoppings Shows Outros


1.6.5 Razões de compra do produto Razões

emocionais:

Podem

variar

de

acordo

com

períodos/datas

comemorativas a qual se pretende presentear alguém especial ou então visam estar na moda, costumam comprar pelo próprio ego, a própria Chilli Beans vende seu estilo, estar em meio do mundo que está habituado, podendo ser muitas vezes influenciados por terceiros tais como, amigos, familiares e até mesmo os vendedores(as). Razões racionais: Aqueles que buscam vantagens, que já possuem um conceito sobre a Chilli Beans, se referindo á marca valores, qualidade que podemos citar alguns como: Necessidade de proteção contra raios solares; Custo acessível, formas de pagamento acessíveis; Beleza com garantia;

1.6.6 Por que o consumidor compra? Por suas necessidades, preço, garantia, design diferenciador, todos os óculos possuem proteção contra raios solares ( UV 400 em lentes feitas de acrílico, policarbonato e polarizadas). Além de vender a moda, também vende o bem estar do cliente, são produtos com qualidade, garantia e um ótimo atendimento que estão em dia com os treinamentos, integrações, motivando sempre os vendedores e entre demais integrados á loja e/ou quiosques. O consumidor por muitas vezes tem a necessidade de ser reconhecido, notado, então vai á busca do seu próprio bem estar. Os óculos Chilli Beans possuem preços competitivos neste mercado, mesmo sendo um produto que não é fabricado no país, mas é originalmente brasileiro, é um produto de alcance pata todos consumidores deste segmento. A marca oferece a possibilidade de compra Vale Óculos, para presentear alguém especial, pois a escolha de óculos é muito relativa e pessoal.

73


1.6.7 Benefícios que o consumidor espera do produto Bom preço, qualidade, garantia, design arrojado para diferentes estilos, credibilidade, confiabilidade e fidelização de clientes, estar no meio da moda, surpreender-se com todos os benefícios, até mesmo o custo do produto e formas de pagamentos, proteção de seus produtos e no caso dos óculos, visam a proteção que ele proporciona através de seu material especial ultravioleta que protege os olhos contra raios solares. De acordo com pesquisa realizada pela empresa, o consumidor no ato da compra leva em consideração os itens: •

Design

Acabamento

Qualidade

Preço

Conforto

Conforme o gráfico abaixo:

Importância de Compra

7% 21%

20%

74

41%

11%

Desing Acabamento Qualidade Preço Conforto


Imagine um mundo sem vozes... Pessoas que ignoram a interação e adotam a exclusão. Desde o mais simples movimento, o ser humano seria ausente. Que triste seria o mundo sem imagens... Pessoas que ignoram o céu e adotam a não contemplação. Que triste seria... Imagine um mundo sem palavras... Pessoas que ignoram as cartas do amor e que adotam a solidão. Desde a mais simples palavra, o ser humano seria ausente. Imagine, então um mundo onde vozes, imagens e palavras tornam a cor mais cinza na mais púrpura e o céu seria o quadro mais valioso de uma galeria de incríveis peças, na qual pessoas conversariam sobre si mesmas e sobre a mais fascinantes interpretações da comunicação.

75


1.7 Comunicação A Chilli Beans em suas campanhas anteriores abordavam temas envolvendo sensualidade e também a cultura pop. Hoje em sua atual campanha lançada no mercado, foi parte de 10 anos de comemoração da marca,criada pela agência Fracta. Com um completo plano de mídia que contempla desde catálogos, internet e cinema, até mobiliário urbano e mídia exterior, a marca desenvolve ações para a divulgação da linha Special destinada ao público que busca produtos diferenciados. A nova linha traz o conceito feito à mão, ou seja, apresenta óculos produzidos artesanalmente, utilizando acetato nobre e cartela de cores exclusiva. Entre as vantagens do novo produto, destaca-se a qualidade ótica que possibilita a substituição das lentes originais por lentes de grau. O conceito da marca, que lança cerca de dez modelos por semana e oferece grande variedade, com tiragem reduzida, aparece ainda mais forte na linha Special, visando garantir maior exclusividade aos seus clientes.Para reforçar as características da nova linha, a marca traz para o Brasil o artista plástico inglês Steven Smith, que assina a criação das quatro imagens que compõem a campanha publicitária, participando da festa de lançamento no próximo dia 27, no Instituto Europeo di Design.O trabalho de Steven simboliza exatamente o que a empresa idealiza para a Special; brasilidade, colorido vibrante, muita luz, forte impacto visual e estético, sem comparação.A imagem da Chilli Beans foi conquistada com campanhas publicitárias que, ao invés de mostrar os produtos, ressalta o conceito

76


Imagens da última campanha da marca, pintadas pelo artista plástico inglês Steven Smith, conhecido pelos seus quadros de mulheres com óculos A Chilli Beans estreou nesses últimos meses sua primeira ação interativa. Trata-se dos “Los Dose Tripla”, três irmãos mexicanos (Ramón, León e Juanito) apaixonados pelas guapas, Salma Hayek e tequila. Para os personagens, beber tequila é um ritual sagrado e só o fazem através de três copos especiais que passaram de geração a geração dentro da família. “Até hoje nenhum Dose Tripla colocou outro líquido no copo a não ser tequila. Seria a morte da família, um desgosto incomparável.” Ação envolveu o Orkut, Flickr, Second Life, para acompanhar os principais acontecimentos do “mundo real”. Cada dia vão para um local diferente por exemplo no mês passado, eles forão ao show do Aerosmith. A ação também é atrelada a uma promoção. Os três copos da campanha são colecionáveis, e podem ser adquiridos por R$ 5 a cada R$ 70,00 em compras de produtos Chilli Beans.

77


. A campanha tem filme, mídia exterior e mobiliário urbano e agência responsável por tudo isso é a Fracta Propaganda e Marketing que tem ótimos clientes e trabalhos A criação traz modelos que ostentam cabeças de animais e representam a diversidade cultural. Além dos tradicionais flyers, a campanha será veiculada no Guia da Folha, revistas, rádio, internet e TV em seu portifólio. Chilli Beans resgata o bigode em campanha do Dia dos Pais

78


Para comemorar o Dia dos Pais, a Chilli Beans, maior rede brasileira especializada em óculos escuros, lança uma campanha nacional em homenagem a um dos maiores ícones da masculinidade, o bigode. Sob o título de “Mustache Lovers”, a ação criada pela agência Fracta, propõe o resgate dos estilosos bigodes das décadas de 50 a 70. A campanha, que tem início na segunda quinzena de julho e vai até a data comemorativa, terá divulgação por meio de spots de rádio, outdoors, ponto-de-venda e uma embalagem de presente especial, com bigodes famosos - José Sarney, George Michael, Salvador Dali e Lemmy Kilmister, vocalista da banda inglesa Motörhead – prontos para picotar. A marca oferece também um brinde produzido exclusivamente para o Dia dos Pais, uma edição limitada de molho de pimenta malagueta chamada "Hot Mustache". Para ganhar, levar a segunda peça – óculos ou relógio Chilli Beans. A ação contará também com divulgação pela intermet por meio do www.chillibeans.com.br, no qual o internauta poderá saber a história de bigodes famosos, fazer upload de fotos com bigode e concorrer a brindes. 1.7.1 Objetivos de Comunicação Consiste em fazer o consumidor/cliente apreciar e reconhecer os produtos Chilli Beans como um acessório indispensável, trazendo consigo irreverência, status e estilo. Não foi estipulado nenhum objetivo de comunicação pela empresa. 1.7.2 Objetivos de Mercado Buscando excelência, investindo em produtos diferenciados e surpreendendo o cliente a Chilli Beans procura inovar em relação à diversidade e integração de seus canais de vendas. Atualmente, a empresa conta com uma das mais dinâmicas e funcionais estruturas do comércio varejista no país.

79


Com isso em mente, pretende em 2009

atingir a quase 500 lojas no Brasil e

mais de 30 em toda a Europa e nos Estados Unidos chegar a grande marca de 10 lojas.O objetivo da Chilli Beans hoje é se tornar líder do setor de óculos escuros de toda a América Latina e também se tornar a primeira marca brasileira a se firmar no exterior. 1.7.3 Conteúdo Básico da Comunicação A Chilli Beans trabalha atualmente com a agência FRACTA. Essa parceria já dura dois anos, mais apesar de ter uma agência de propaganda contratada, a marca prefere que os espaços de comunicação da empresa estejam mais focados em desenvolver apoio e eventos de mídia. A Chilli Beans procura sempre ter o primeiro contato com o público consumidor potencial em seu “habitat natural” e a partir disso desenvolver o relacionamento com esse público. A empresa recebe muitos pedidos de parcerias e seleciona os que mais estão de acordo com o público e espírito da marca, mas atende apenas algumas das parcerias propostas. A Chilli Beans gera um grande volume de mídia espontânea: revistas e jornais que buscam sucesso ou simplesmente ter seus óculos como um acessório fashion para compor o visual. A Chilli Beans realiza sempre pelo menos uma ação de comunicação por mês e declara estar satisfeito com o trabalho desenvolvido pela agência

Principais Pontos Positivos •

A multiplicidade de modelos;

Design moderno;

Preço acessível;

Exclusividade;

Isso por que não existe estoque na empresa, acarretando e dificilmente uma pessoa tenha um modelo igual a de outra pessoa.

80


1.7.4 Participação em Eventos Patrocínio a festas RAVE – como Alien Projet, RAVE xxx Perience, RAVE Megavolts. Apoio a eventos como parada da Paz em São Paulo e o Heineken Thirst. Patrocínio de blocos de carnaval em parceria com as marcas Cavalera e AMP (A mulher do Padre) em Salvador.

1.7.5 Problemas Um dos problemas encontrados na Chilli Beans, e que e uma marca pouco divulgada em mídias convencionais, diminuindo seu conhecimento perante os consumidores, alem do fato de que os mesmos não conseguem assimilar a mensagem transmitida pela campanha. E tendo como conseqüência, a diminuição da eficácia de sua comunicação. 1.7.6 Pesquisa A empresa realiza anualmente diversas pesquisas, desde qualidade do produto, público, formato da loja, eventos a serem promovidos. Os resultados obtidos com essas pesquisas são de suma importância para melhoria de qualidade em produtos e atendimento.

81


Fico imaginando de o Tio Patinhas possui cartão de crédito e qual seria o limite de sua conta. Imagino também quando ele vai revelar que a Maga Patológica era penas sua ex mulher atrás da parte que era dela por direito na comunhão total de bens . Queria saber também onde andam os sobrinhos e se alguém é solteiro. Afinal adoraria nadar em um cofre e dar festas em homenagem a uma moeda. Acredite, Tio Patinhas ensinava a não dividir riquezas e não me lembro de tê-lo visto fazendo caridades.

82


1.8 Preço Tabela de Preços Comparação de preço Chilli Beans e concorrentes

Marca

Preço Menor Média Preço Preço Maior

Chilli Beans

R$ 48,00

R$ 88,00

R$ 198,00

Triton

R$ 59,00

R$ 999,00

R$169,00

1.8.1 Política de preço Chilli Beans Preços diferenciados ao canal de distribuição e ao consumidor. Possui as condições de pagamento: á vista e parcelados. Os preços são compatíveis em relação aos seus benefícios e tem como política o baixo custo repassado ás prateleiras. O preço estipulado de óculos escuros é em torno de R$ 80,00 a R$ 215,00. 1.8.2 Política de preço Triton Preço diferenciado ao canal de distribuição e ao consumidor. Possui as condições de pagamento: á vista e parcelados. Tem como política de preço o baixo custo. Os preços variam de R$ 90,00 a R$ 250,00. 1.9 Verba R$ 7.650.000,00 Plano de Mídia: R$ 3.200.000,00 Plano Promocional: R$ 736.111,00 Produção: R$ 1.163.889,00

83


2 .Pesquisa Como parte do conteúdo de trabalho de conclusão do curso, a agência Miles & Hub comunicação desenvolveu uma pesquisa de campo a fim de conhecer o consumidor e explorar seus hábitos e costumes, além do intuito de identificar sua preferência no que se diz a marca.Como parte do conteúdo do trabalho de conclusão de curso, a agência Miles & Hub comunicação, desenvolveu uma pesquisa de campo afim de conhecer o consumidor e explorar seus hábitos e costumes, além do intuito de identificar sua preferência no que diz à marca. Como parte do conteúdo do trabalho de conclusão de curso, a agência Miles & Hub comunicação, desenvolveu uma pesquisa de campo afim de conhecer o consumidor e explorar seus hábitos e costumes, além do intuito de identificar sua preferência no que diz à marca. Como parte do conteúdo do trabalho de conclusão de curso, a agência Miles & Hub comunicação, desenvolveu uma pesquisa de campo afim de conhecer o consumidor e explorar seus hábitos e costumes, além do intuito de identificar sua preferência no que diz à marca. Como parte do conteúdo do trabalho de conclusão de curso, a agência Miles & Hub comunicação, desenvolveu uma pesquisa de campo afim de conhecer o consumidor e explorar seus hábitos e costumes, além do intuito de identificar sua preferência no que diz à marca. Como parte do conteúdo do trabalho de conclusão de curso, a agência Miles & Hub comunicação, desenvolveu uma pesquisa de campo afim de conhecer o consumidor e explorar seus hábitos e costumes, além do intuito de identificar sua preferência no que diz à marca.

84


2.1 Cliente A pesquisa foi feita pra a empresa Chilli Beans, referente a uma linha de produto, em específico para o carro chefe da marca, que é alinha de óculos escuro. Além de estudar o consumidor, a pesquisa teve a finalidade de verificar o conhecimento e a popularidade da marca, bem como avaliar principalmente o seu real público alvo e a efetividade das campanhas realizadas pela Chilli Beans. A pesquisa foi feita para a empresa Chilli Beans, referente a uma linha de produto específico, óculos escuros, que são o carro chefe da marca. Além de estudar o consumidor, a pesquisa teve a finalidade de verificar o conhecimento e a popularidade da marca, bem como avaliar principalmente o seu real público alvo e a efetividade das campanhas realizadas pela Chilli Beans. A pesquisa foi feita pra a empresa Chilli Beans, referente a uma linha de produto, em específico para o carro chefe da marca, que é alinha de óculos escuro. Além de estudar o consumidor, a pesquisa teve a finalidade de verificar o conhecimento e a popularidade da marca, bem como avaliar principalmente o seu real público alvo e a efetividade das campanhas realizadas pela Chilli Beans. 2.1.1 Objetivo - Primário Quantificar o número de pessoas que consideram essencial o uso de óculos escuro e descobrir a razão de não utilizar o mesmo. - Secundários Identificar e entender os hábitos de consumo, seu papel para o consumidor, desejos/frustrações, principais fatores e locais de compra, preferência de marca. Medir o grau de conhecimento com a marca Chilli Beans, verificar o share of mind. E descobrir quais são os acessórios mais lembrados.

85


2.1.2 Problema O óculos escuro não é valorizado, a população não dá tanto importância ao seu uso. Hoje em dia o óculos escuro não é considerado uma peça essencial no vestuário, ainda é lembrado como um simples acessório. 2.1.3 HIipóteses - Favoráveis A falta de conhecimento dos efeitos nocivos que os raios solares podem causar aos olhos. Os raios U.V podem causar sérios danos aos olhos. Estudos clínicos têm demonstrado uma correlação entre a exposição solar e certos tipos de doenças oculares. Tais descobertas indicam que o dano ocular pode ocorrer somente de uma exposição “normal: aos raios U.V sem a proteção adequada. - Desfavoráveis O fator que pode levar as pessoas a não considerarem o óculos essencial é a falta de conhecimento de que as lentes ajudam na proteção contra os raios ultravioletas e outros benefícios que a marca oferece ao consumidor, além também de não ser da cultura brasileira. Muitos ainda usam óculos apenas em dias de muito sol, quando a claridade incomoda. Em dias nublados o óculos é descartado. 2.2 Metodologia Utilizaremos os seguintes tipos de Pesquisa: 2.2.1 Tipo de Pesquisa Quantitativo - Aplicação de questionário Método rápido e fácil de mensurar e entender o perfil do consumidor.

86


- Pesquisa de Mídia Analisar os costumes, hábitos de vida e lazer para projetar uma melhor campanha. A partir do resultado da pesquisa, conseguiremos analisar quais são as mídias que os consumidores tem mais contato, assim impactando melhor a nossa campanha. - Produto Identificar quais são os concorrentes perante o consumidor, entender o que procuram, o que motiva e o que desperta interesse no momento da compra. 2.2.2 Tipo de Pesquisa Qualitativo Parte 1 - Foccus Group As pessoas se sentem mais a vontade debatendo com outras pessoas, dividindo idéias. Desta forma conseguimos ir mais a fundo, obter mais informações, conseguir entender melhor a mente do consumidor.

Discussão aberta para levantar os seguintes tópicos: Espaço do lazer e cultura em sua vida: hábitos e preferências, atividades e seus significados Relação com Mídia e Revistas: motivações e hábitos de leitura, razões de preferência, ‘árvore de decisões’ e hábitos de compra. Importância do óculos: aquecimento global, como se proteger. Motivações a compra, se é por questão de saúde ou estilo/aparência. Razão de compra Hábitos de consumo – seu papel como consumidor, direitos/deveres, desejos/frustrações, principais fatores e locais de compra, preferência de marca.

87


Parte 2 Associação de Marca - Medir o share of mind da marca. Dizer a primeira marca que vem a cabeça quando pensa em: - Sol - Praia - Proteção - Moda - Frio - Status - Conforto - Sofisticação Dizer a primeira marca que vem a cabeça quando pensa em: - Roupa - Tênnis - Celular - Óculos - Relógio

88


Parte 3 Conhecimento da Marca Modelos: Mostrar aos entrevistados vários modelos de óculos da Chilli Beans e dos Concorrentes, e pedir que cada um fale os pontos positivos e negativos de cada modelo. Apresentação da Chilli Beans: Entender a razão das respostas do tópico anterior, e apresentar somente os modelos da Chilli Beans. Conhecimento da Marca: Verificar quantas pessoas souberam identificar a marca Chilli Beans e quantos conheciam a marca. Histórico da Marca: Finalizar o foccus group contando sobre a história da Chilli Beans. Instrumento de Coleta de Dados Durante o pré-teste observamos que os entrevistados tinha muita dificuldade nas perguntas com mais de duas alternativas. O entrevistado deveria optar pela qual mais adequa ao seu estilo, porém recebemos diversas pesquisas com múltiplas resposta. Para solucionar este problema, todas as perguntas com mais de duas alternativas, foi colocado entre parênteses a seguinte frase: “assinalar apenas uma alternativa”. Após este aviso, os entrevistados passaram a entender melhor o que estava sendo pedido. 2.2.3 Apresentação dos resultados A pesquisa foi realizada com 200 pessoas residentes das regiões Sul e Oeste da cidade de São Paulo. As pesquisas foram realizadas durante todo o mês de Maio de 2008 em Universidades, empresas e centros residenciais. Destas, 152 pessoas possuem um óculos Chilli Beans.

89


Abaixo mostra o perfil destas pessoas:

Compram Chilli Beans

100 90 80 70

49,5

60 50

38,5

FEMININO MASCULINO

40 30 20 10 0 FEMININO

MASCULINO

Idade dos Consumidores

13%

30%

18%

15 a 21 anos 22 a 28 anos 29 a 35 anos Acima de 36 anos

39%

90


Preferência Musical

5%

4%

Rock

30%

17%

Eletronico Outros Sertanejo Axé

20%

Forró

24%

Você Prefere

9%

Assistir televisão 38%

24%

Ler um bom livro Ler revista Ler jornal Ouvir rádio Outros

5% 12%

91

12%


Renda Familiar

8% 12%

10% DE R$410,00 a R$1.230,00 DE R$1.231,00 a R$4.100,00 DE R$4.101,00 a R$6.150,00 DE R$6.151,00 a R$8.200,00

22%

48%

ACIMA DE R$8.201,00

Vocテェ conhece a marca Chilli Beans

100

90 80 70 60 50 40 30 20 10 0

92

SIM

Nテグ

SIM

Nテグ


Já comprou Chilli Beans

100 90 80

SIM

NÃO

61

70 60 50 40

SIM NÃO

27

30 20 10 0

SIM

NÃO

Grau de conhecimento sobre os lançamentos semanais

100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0

SIM NÃO

SIM

93

NÃO


Grau de importância

11% 27%

PERFUME MAQUIAGEM ÓCULOS CELULAR

36%

8%

RELÓGIO

18%

Ao comprar um óculos, você procura

13% 13%

QUALIDADE PREÇO MARCA

13%

94

61%

OUTROS


Grau de importância ao comprar um óculos 100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0

Estética

51,5

Vaidade Saúde

28 12,5

Estética

Vaidade

Tendência

8 Saúde

Tendência

Preferência de estabelecimento

5%

LOJAS DE SHOPPING

8%

ÓTICAS ESPECIALIZADAS

14%

AMBULANTES OUTROS

73%

95


Óculos escuro deve proporcionar

6%

7%

CONFORTO

4%

SEGURANÇA ESTILO STATUS

53%

24%

ORIGINALIDADE OUTROS

6%

Resultado da pesquisa qualitativa, realizada no dia 29/05/2008. Grupo 1 – Idade de 15 a 35 anos. Perfil De acordo com a nossa pesquisa, podemos observar os seguintes dados: Um grupo mais jovem nos quais 50% dos pesquisados acreditam que é de grande importância sair e se divertir após uma semana inteira de trabalho. Durante as horas de lazer freqüentam cinemas, baladas, pizzarias e shows musicais, sempre me companhia de amigos e cinema. Já 40% dos entrevistados no grupo, preferem internet, vendo site de relacionamentos, entretenimento e notícias atualizadas. Optam por assistir filmes em casa com família e amigos. Escolhem estes programas até mesmo muitas vezes por falta de dinheiro. Outros 10% dos entrevistados disseram que gostam de ir a teatros e ler livros, seja na companhia de amigos ou sozinhos, optam por programas mais culturais, valorizando o crescimento intelectual.

96


Mídia Em relação à mídia impressa, 20% assinam revistas, 80% preferem pegar emprestado, ler quando vai a algum consultório, casa de

conhecidos que

compram ou quando alguma matéria da capa lhes interessam muito vão a banca para comprar.As revistas mais citadas pelos entrevistados foram: Nova, Caras, Veja e Contigo; Em relação a mídia eletrônica 90% dos participantes disseram que gostam tanto de TV aberta, quanto de TV fechada e seus programas favoritos são: ornalismo, esportes, humor e novela preferencialmente do horário das 20:00. Os outros 10% disseram que preferem desenhos animados e canais de filmes. Importância dos óculos No quesito óculos escuros, 80% disseram que compram óculos pela aparência e não por proteção, 20% disseram que não tem o costume de usar óculos escuros, portanto nunca se interessaram em ir a uma loja comprá-los e 10% usam de vez em quando. Dento deste perfil 70% dos entrevistados já compraram algumas vez óculos escuros em camelos para ter mais variedade de óculos e por serem mais barato, 30% não se importam com marca das roupas que vão comprar, compram óculos do camelo e quando vão as compras geralmente é quando precisam.

97


Parte 2 Associação da Marca Na parte 2 os participantes tinham disseram a primeira marca que veio a cabeça, quando falado uma palavra: -Sol: 50% fizeram à associação a marca Chilli Beans e as outras 40% disseram a marca de protetor solar Sundown e outros 10% disseram alguma marca de cerveja. - Praia: 70% fizeram associação com a marca de protetor solar Sundown, 30% com a Chilli Beans. -Proteção: 80% fizeram a associação com a marca Olla e outros 20% a marca Jontex. -Moda: 90% disseram a rede de lojas C&A e outros 10% a rede de lojas Renner. - Frio: 50% disseram a marca Nescafé e outros 50% a marca Nescau. - Status: 60% disseram Dolce&Gabanna e 40% foram diversas marcas de grife. - Conforto: 90 % disseram Ortobom e 10% a marca C&A. -Sofisticação: 70% disseram a marca Rolex, 20% a marca Honda e outros 10% Adidas. -Roupa: 90% disseram a marca M.Officer e outros 10% disseram a marca Khelf. -Tênis: 50% disseram a marca Nike, 30% All Star e 20% Adidas.

98


-Celular: 40% disseram a marca Motorola, 40% LG e 20% a marca Sony Ericsson. -Óculos: 60% disseram Oakley, 30% disseram a marca Chilli Beans e outros 10% disseram a marca Ray Ban. -Relógio: 70% disseram a marca Swacth e 30% citaram variados nomes de relógio. Parte 3 Conhecimento da Marca Mostramos alguns modelos das marcas Chilli Beans, Triton e Ray Ban para os participantes e houve muitos pontos positivos em relação a marca Chilli Beans e seus concorrentes, 70% dos participantes não viram pontos negativos em nenhum dos óculos mostrados, porém outros 20% disseram que a marca Ray Ban não possui muita variedade em modelos de óculos, acharam os modelos bem parecidos e 10% disseram que a marca Chilli Beans em relação a alguns óculos tem a armação muito fina, tornando o óculos mais vulnerável para quebrar. Apresentamos todos os modelos da marca Chilli Beans, 90% reconheceram a marca, pois ela tem detalhes e modelos que facilitam identifica - lá, 10% disseram que não reconheceram, por que os modelos são parecidos. Resultado da pesquisa qualitativa, realizada no dia 29/05/2008.

99


Grupo 2 – Idade de 15 a 35 anos. De acordo com o grupo dois podemos deter o seguinte resultado: Perfil Em relação a lazer e cultura 60% tem o hábito de sair com os amigos e alguns familiares, para jantar, cinema, barzinhos, teatros, ler livros e até mesmo ficar em casa, pois não gostam de lugares muito agitados, gostam de sair de casa sim, mas preferem lugares onde possam conversar com tranqüilidade. Já 40% disseram que gostam de sair com os amigos para a balada, shows e correr ao ar livre por que gostam de dançar e curtir a natureza. Mídia Referente a mídia e revistas 50% assinam revistas, tem o habito de ler algumas semanalmente e outros 40% tem o hábito de comprar na banca quando algo da capa chama muito atenção e outros 10% preferem ler as revistas de terceiros, as mais citadas foram: Home helth’s, Caras, Veja, Contigo, Gloss, Época, TPM, Elle e Claudia. Disseram gostar dessas revistas por serem mais maduras e ter matérias de interesses pessoais; Em relação com a TV 100% disseram que assistem tanto a TV aberta, quanto a fechada; 70% disseram que gostam de novela das 20hrs, programas de entrevistas, de humor, jornalismo, esportes e músicas, outros 30% disseram que gostam de seriados, séries, filmes, documentário e desenhos.

100


Importância dos óculos Quanto a importância dos óculos, 80% disseram comprar tanto pela aparência e quanto para a saúde também, acham importante proteger as vistas, uma vez que o aquecimento global pode prejudicar a visão mais tarde, por conta dos raios UV, os outros 20% disseram comprar somente pela aparência, por que acham charmoso e bonito usar óculos escuros, mesmo em dias que o sol não aparece. Quando falamos em hábito de consumo, 60% disseram que sim, são consumistas gostam de comprar muitas coisas, às vezes de marca e outras não, de vez em quando compram óculos e até mesmo roupas no camelo, os outros 40% disseram que gostam muito de roupas de marca, por isso costumam comprar somente quando necessário e óculos costumam comprar em lojas de shopping. Parte 2 Associação de Marca Na parte 2 os participantes tinham disseram a primeira marca que veio a cabeça, quando falado uma palavra: -Sol: 70% disseram a marca de cerveja Brahma e outros 30% Sundown. - Praia: 90 % disseram a marca de protetor solar Sundown e 10% disseram Cia Marítima -Proteção: 60% disseram a marca de camisinha Prudence e 40% disseram a marca de protetor solar Sundown. -Moda: 40% disseram a marca TNG, 30% disseram a marca Hering, 20% disseram a marca Colcci e outros 10% a marca M.officer. -Frio: 80% disseram a marca Nescau e outros 20% a loja de roupas C&A.

101


-Status: 70% disseram a loja de roupas Daslu, 20% a marca de carro Ferrari e outros 10% disseram Dolce&Gabanna. -Conforto: 60% disseram a marca de carro Fiat, 30% disseram a marca de cobertores Teka e 10% disseram a marca de carro Renault. -Sofisticação: 80% disseram a marca de carro BMW e 20% disseram a marca de telefonia Vivo. -Moda: 90% disseram a rede de lojas C&A e outros 10% a marca de roupas TNG. -Tênis: 40% disseram a marca de tênis Nike, outros 30% disseram a marca Adidas e 30% disseram a marca Puma. -Celular: 50% disseram a marca LG, 40% disseram a marca Motorola e 10% a marca Nokia. -Óculos: 70% disseram a marca Chilli Beans e outros 30% disseram a marca Ray Ban. -Relógio: 60% disseram a marca Swatch, outros 20% a marca Dumont e outros 20% a marca Nike. Parte 3 Conhecimento da Marca Mostramos para os entrevistados alguns modelos de óculos das seguintes marcas: Chilli Beans, Ray Ban e Triton. Em relação a ponto negativo, alguns disseram que todos os óculos possuem uma armação fácil de quebrar, outros disseram que as lentes são muito grandes.

102


E os pontos positivos disseram que apesar de ter a lente muito grande são óculos que estão na moda e que comprariam para uso pessoal, acharam que a lente aparentemente é difícil de riscar, gostaram do design e como se ajustam bem ao rosto. Ao apresentarmos a marca Chilli Beans, todos ficaram bem surpresos em relação aos modelos serem muito semelhante que tornou difícil para tentar descobrir que marca que era o óculos, gostaram da marca Chilli Beans, pois em todos os óculos existe o nome da marca, quase 80% conheciam a Chilli Beans também faziam uso, outros 10% conheciam mas não usavam a marca e outros 10% nunca tina visto a marca, mesmo em shopping. 2.3 Conclusão Com os resultados obtidos constatamos que as pessoas procuram qualidade e saúde, porém o óculos ainda não se enquadra nos seus padrões de prioridades ao se vestir. Quando vão comprar o óculos, optam pelo conforto porém os óculos de sol são utilizados somente em dias de sol, confirmando a hipótese levantada. Os resultados confirmam o nosso problema inicial, a desvalorização do óculos nos dias de hoje. Porém ao longo da pesquisa, conforme fomos levantando os dados,verificamos um novo problema. Mesmo conhecendo a Chilli Beans os entrevistados confirmaram que não tem tanta informação sobre a marca, são poucos os que compram o produto e sabiam que a Chilli Beans lança toda semana uma nova coleção, e por ser um grande diferencial comparado a concorrência deveria ser mais divulgado. A Chilli Beans é a única neste segmento que oferece aos seus consumidores uma nova coleção a cada semana. Temos uma grande deficit em questão de conhecimento sobre a marca, 83% dos entrevistados já ouviram falar da marca, apenas 48% conhecem o diferencial da marca, que é a exclusividade. Tem uma grande diferença em questão de conhecimento da marca e sobre a marca. E o nosso problema está nesta questão.

103


2.3.1 Análise Geral Ao analisarmos os resultados constatamos que as pessoas procuram qualidade e saúde, porém o óculos ainda não se enquadra nos seus padrões de prioridades ao se vestir. Quando vão comprar o óculos, optam pelo conforto porém os óculos de sol são utilizados somente em dias de sol. A marca Chilli Beans é muito conhecida, e a maioria dos entrevistados já compraram ou ganharam um óculos desta marca, mas volta ao nosso problema de pesquisa, ainda não é considerado uma peça essencial no vestuário do dia –a dia. 3 Planejamento de comunicação 3.1 Análise Situacional 3.1.1 Macro Ambiente Demográfico Uma grande ameaça é o grande índice de falsificação em nosso país, produtos com suas origens e qualidade duvidosas, claro que à primeira vista não nos causam problema nenhum.Portanto há outro problema, o de mercado, que afeta o orçamento de qualquer marca, é claro. Com tanta falsificação, uma demanda imensa para acompanhar as tendências da moda e pouco acesso às grifes, pois a maioria da população não tem poder aquisitivo para adquirir um óculos escuro (no caso), então o que acontece? “Apelamos” para pirataria, vulgarmente falando, com um preço extremamente baixo, ou acessível? É claro que os fabricantes de óculos escuros também devem manter o seu público, a sua marca, seu status e se não o fizer pode perder, ou melhor, vai perder a sua originalidade. No caso da Chilli Beans, por incrível q pareça é muito parecido, pois apesar de existirem modelos de diversos preços e até então muito mais acessíveis e mesmo assim a pirataria atinge a marca e em grande escala.

104


Infelizmente a maioria das pessoas visa o que é mais em conta e não está enxergando lá na frente, a qualidade, pois um produto sem qualidade nenhuma com certeza afetará a sua saúde de uma forma ou de outra, isso se não se danificar primeiro, causando aí um outro problema, pois as pessoas vão comprando produtos sem qualidade e gastando o seu dinheiro e não percebem que já gastaram mais do que o valor de um produto de qualidade. Falando em qualidade, segundo dados, somente 40 % dos óculos escuros vendidos no Brasil possuem proteção ultravioleta, ou seja, mais um resultado da pirataria dos produtos no nosso país até porque a falta dessa proteção aumenta em 60% a chance de surgir a catarata, isso pelo motivo de que os raios UV (Ultra Violeta) é cumulativa, ou seja, um grande problema e não são perceptíveis como os causados na pele. Agora nem tudo é tragédia, pois no Brasil temos estilos acessíveis a todos os estilos e também temos as melhores lentes do mundo para evitar falsificações. Nosso país é estrategicamente abençoado pela sua localização tropical, ou seja, um país ensolarado onde o uso de óculos escuros já é tradição, mas existe outro motivo também, o estilo, sim nos vestimos muito bem, usamos e abusamos dos acessórios, podem perceber, até em ambientes fechados encontramos pessoas com seus lindos óculos escuros, na noite, e até em dias nublados.Muitas vezes perguntamos se com os óculos de sol, ficamos mais escondidos. Podendo olhar para onde quisermos sem sermos notados. Como que usá-los para "esconder" os olhos. Também serve para a pessoa ficar com mais estilo ou melhor aparência. Mas muitas vezes, os óculos de sol nos protege do sol. Há quem diga que o Sol atinge os olhos e para que não tenhamos problemas sérios e por isso temos que usar óculos de sol. E como ficamos? que ficamos? Usamos Óculos de sol por causa do estilo ou mesmo por necessidade? Seria também uma proteção? Certamente que o conceito de óculos de sol é mais válido quando se trata de proteger a visão, principalmente num país tão ensolarado como o nosso. Os reflexos da luz do sol cansa muito a nossa visão e a longo prazo pode de fato ter complicações sérias.

105


Claro que os óculos são mais do que uma simples proteção, principalmente para os "latinos", que são extremamente vaidosos e que não se importam de gastar seu dinheiro por um óculos "fashion" que lhes completem o look e lhes dê um certo status. Digamos que os Brasileiros gostam desse valor que o óculos escuro proporciona. Econômico O setor econômico, hoje sem dúvida é o mais vulnerável para todo e qualquer tipo de segmento, pois atinge inúmeros níveis de abrangência, afinal tudo o que se compra ou vende depende da moeda corrente, de taxas de importação e exportação, da balança monetária e principalmente das taxas de câmbio de todos os países.Com a globalização tudo se solidifica ou se desfaz rapidamente, o que acontece hoje não ocorre amanhã, e esse mercado exige estudos e comportamentos antes não determinados, como o fato de se prevenir de uma possível crise amanhã. O mercado financeiro elevou ultimamente sua estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que serve de referência para o sistema de metas de inflação do governo, para o ano de 2008 de 6,14% para 6,20%. Entretanto, para 2009 a projeção recuou de 4,85% para 4,80% na quinta semana de redução, segundo as projeções do mercado financeiro divulgadas pelo Banco Central, por meio do relatório de mercado - também conhecido como Focus. Juros O Banco Central tem subido os juros neste ano para tentar conter o crescimento da inflação. A taxa Selic subiu de 11,25% para 13,75% ao ano em 2008. A instituição já havia informado anteriormente que um dos seus principais objetivos, com as elevações, era trazer a projeção para o IPCA para o centro da meta de inflação, de 4,50%, já em 2009. No sistema de metas, há um intervalo de dois pontos percentuais para cima ou para baixo, de modo que o IPCA pode oscilar entre 2,50% e 6,50%.

106


Para os juros, o mercado continua projetando, mesmo com um cenário de crise financeira (que tem levado os BC's a reduzirem as suas taxas ao redor do mundo), um aumento de 0,50 ponto percentual na taxa básica no Brasil em outubro, quando se reúne novamente o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC. Com isso, a taxa Selic, passaria dos atuais 13,75% para 14,25% ao ano. Para o fim de 2008, a estimativa para os juros foi mantida em 14,75% ao ano (embute um novo aumento de 0,50 ponto percentual em dezembro) e, para o fechamento de 2009, permaneceu estável em 13,50% ao ano. Crescimento do PIB Para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), a previsão do mercado financeiro subiu de 5,20% para 5,23% na última semana. Esta é a quinta semana consecutiva de aumento na projeção dos analistas do mercado financeiro para o crescimento da economia brasileira e acontece após o anúncio de que o PIB do primeiro semestre deste ano avançou expressivos 6% - algo que não ocorria desde 2004. O governo federal revisou sua estimativa oficial de crescimento para 2008 de 5% para até 5,5%. Para 2009, a projeção do mercado para o crescimento da economia foi mantido em 3. Dólar A projeção do mercado financeiro para a taxa de câmbio é de que ela termine este ano em R$ 1,85, ou seja, acima da projeção da semana anterior (R$ 1,80 por dólar). Essa é a segunda semana consecutiva de aumento desta previsão e acontece em meio à disparada do dólar por conta da crise financeira internacional. Para o fim de 2009, a estimativa dos analistas para a taxa de câmbio também subiu. Passou de R$ 1,82 para R$ 1,85 por dólar. Balança comercial e investimentos diretos A projeção do mercado financeiro para o saldo da balança comercial (exportações menos importações) de 2008 subiu de US$ 23,7 bilhões para US$ 23,8 bilhões na última semana. No início deste ano, os analistas ouvidos

107


pelo Banco Central projetavam superávit de US$ 31,9 bilhões para a balança comercial em 2008. Para o ano de 2009, a estimativa do mercado para o saldo comercial caiu de US$ 12,7 bilhões para US$ 12 bilhões na semana passada. No caso dos investimentos estrangeiros diretos, a expectativa do mercado financeiro para o ingresso de 2008 foi mantida em US$ 35 bilhões na última semana. Para 2009, a projeção ficou estável em US$ 30 bilhões. Concluindo, a grande ameaça para o nosso produto nos dias atuais é o aumento do dólar. Conforme o dólar aumenta, esse aumento influencia significantemente o custo beneficio do produto. Produto este que, nos dias de hoje se encontra com uma alta ascensão dentro do seu ramo de atuação, fazendo com que o mesmo aumente o preço e haja uma grande queda na vendagem de óculos escuros, mesmo a Chilli Beans que por tradição, vende um produto com um preço mais acessível do mercado, fazendo com que a expectativa de lucro seja abaixo do que a esperada pela empresa. Mas uma grande oportunidade economicamente falando, é a questão do crescimento da economia do Brasil, que nos últimos tempos foi de 5,5% que significa muito hoje em dia no bolso do brasileiro, e com esse criando um “incentivo” para que os consumidores possam ir mais as suas compras, gastando mais do que antigamente e sendo assim fazendo com que todos ganhem, o consumidor por conseguir adquirir o produto e a empresa que ganha a possibilidade de lucrar mais com o aumento da economia. A famosa lei da oferta e da procura, onde ambos os interesses são atendidos, fazendo que tanto empresa como consumidor saiam ganhando e sem nenhum tipo de prejuízo por nenhuma parte. Político-Legal Esse ambiente é formado por leis, órgãos governamentais, grupos de pressão, órgãos fiscalizadores e reguladores. Às vezes o trâmite político-legal cria oportunidades à cadeia de negócios e por outro lado criam empecilhos de ordem regulatória e legislativa. Deve se estar atento para a legislação regulatória dos negócios, e o crescimento dos grupos de interesses que influencia e pressionam tanto o mercado como a empresa. Partindo desse

108


princípio, analisamos o histórico para entender quais oportunidades e ameaças surgiram durante essa analise. A revolução da moda foi um dos grandes marcos da década de 80. A renovação de estilos e tendências acontecia todos os dias. Uma das cidades que mais concentrava a nova cultura fashion de todos os cantos do mundo era Los Angeles, nos EUA. Foi nessa época que o jovem Caito Maia escolheu a ensolarada Califórnia para passar uma temporada de verão. E lá teve a inspiração necessária para criar a marca Chilli Beans, hoje reconhecida internacionalmente. A história da Chilli Beans começou quando Caito Maia viu o interesse dos jovens em comprar óculos de sol com estilo, em uma barraca montada na praia. A visão empreendedora deu ao jovem empresário a receita do sucesso: fazer um design arrojado para cada peça e expor o produto ao alcance de todos os consumidores. Com preços acessíveis, o conceito de vendas agradou todos os gostos. Em 10 anos de existência, a Chilli Beans possui mais de 170 lojas espalhadas pelos principais shoppings brasileiros e importantes centros comerciais do Brasil. O sucesso foi tão grande que um empresário português levou os óculos para vender em Lisboa e o produto se transformou em um sucesso de vendas fora do Brasil. O grande feito para a consolidação da marca no exterior foi a inauguração de uma loja própria em Los Angeles, em 2006. De volta à Califórnia, Caito Maia vende os óculos de sol com estilo próprio. Oferecendo o mesmo produto, com o mesmo conceito de venda do Brasil, a loja americana teve o retorno desejado. “De cada 10 pessoas que entram na loja de Los Angeles, sete compram os nossos produtos”, afirma o empresário. “Tenho provas concretas de que uma marca brasileira pode ter sucesso no mercado internacional”, completa Caito. Para atender às exigências do mercado, a Chilli Beans oferece aos clientes 10 modelos novos de óculos a cada semana. O crescimento da empresa foi tão grande que o empresário Caito Maia decidiu avançar por horizontes internacionais. A fabricação dos óculos é feita na China. “O parque industrial

109


brasileiro não acompanhou o nosso crescimento. Por isso procuramos um fabricante em outro país”, justifica. Com um faturamento de 30 milhões de reais por ano a empresa se estrutura com forte crescimento econômico e investimentos na empresa e principalmente por se tratar de um investimento no mercado Brasileiro,há mais rentabilidade pois surgem oportunidades de crescimento visando assim os lucros.O crescimento da economia auxilia na hora da escolha de compra do produto, com uma economia em crescimento todos ganham e a possibilidade de se adquirir o produto

se

torna maior por conseqüência do baixo custo de

produção ,o aumento do dólar influência muito no custo benefício por se tratar de ser um produto em alto grau de ascensão no mercado, com o aumento da carga tributária,os impostos e os juros se elevam dificultando a venda e a produção do produto. A Chilli Beans é uma prova de que tem muita gente analisando o custo em benefício na hora de comprar de óculos com estilos que seguem tendências. Natural Esse ambiente, sem dúvida é o mais difícil de se controlar pois lutamos contra as ameaças que esse ambiente nos expõe, especialmente no mercado de óculos, pois não é só a pele que sofre com a exposição solar. Nossos olhos também são sensíveis aos raios ultravioleta. Por isso, os óculos escuros tornam-se acessórios indispensáveis. Às vezes damos tanta atenção para o restante do corpo que nos esquecemos de uma parte essencial: os olhos. Os raios ultravioleta também são nocivos à visão, eles prejudicam as proteínas da zona ocular, fazendo com que elas percam suas propriedades, e levam à formação de radicais livres. Existem danos simples, como queimaduras na córnea, causados pela exposição amena. No entanto, a exposição prolongada aumenta as chances de desenvolvermos problemas mais sérios como catarata e lesões agudas na retina.Atualmente, a oferta desse tipo de produto é muito grande. Entretanto, não são todos que oferecem a proteção adequada. É preciso ficar atento na

110


hora da compra e uma maneira prática é observar um objeto linear e mover o rosto para cima, para os lados, verificando se os óculos provocam alguma distorção na imagem. Esses defeitos podem ocasionar náuseas e dores de cabeça.Ainda sobre as lentes, é fundamental mencionar que necessitam ser suficientemente grandes para preservar os olhos por completo. Sua cor pouco importa .A tonalidade da lente nada tem a ver com a intensidade da proteção. Isso quem dita é a película que o reveste. Por isso é essencial fazer alguns testes e optar por um acessório de qualidade, e a empresa se espelha nesse tipo de proteção para fabricar seus produtos, embora muitas vezes caímos no conceito de que por termos acessibilidade de preço não temos qualidade, o que não é verdade e a Chilli Beans trabalha para transformar essa ameaça. A fim de satisfazer os mais variados gostos e compor looks descolados, a Chilli Beans aposta nas lentes coloridas. cinza - o cinza-claro é para uso interno, filtra sem distorcer as cores. O tom médio é recomendado para pacientes com enxaqueca. Já o escuro é apropriado para óculos de sol, sendo excelente para exteriores. marrom - seu matiz claro é também para ambiente interno, uma cor mais quente e mais suave do que o cinza. O marrom escuro é ideal para lentes de sol. Oferece uma visão precisa, especialmente em condições com um pouco de neblina. amarelo - aprimora a precisão visual em dias nublados ou com neblina. Oferece um ótimo contraste e visibilidade em condições de pouca luz. Menos irritante quando empregado sob a luz direta do sol. verde - é melhor em condições de luminosidade moderada. Uma lente própria para fins diversos. Boa para quem estiver conduzindo veículos. azul - indicada para dar um toque de bastante tranqüilidade ao usuário. rosa - é uma cor quente, mas não deve ser colocada em óculos de sol. Utilize somente para espaços internos.

111


Tecnológico Existem alguns produtos no mercado, resultado de pesquisas em geral, que trabalham com produtos de ponta, com alta qualidade e que são muito bem aceitos no mercado,e principalmente no mercado de óculos , por ser um produto de vida curta, mas para que tais produtos venham realmente a ser uma força

produtiva

transformadora

será

preciso

que

novas

técnicas

de

manufaturas e novas ferramentas de fabricação sejam desenvolvidas. Analisando o ponto de vista específico relacionado com o design é preciso definir quais serão as ferramentas que, estilistas e designers necessitarão desenvolver visando ultrapassar a deficiência que possuem quanto a conhecimentos indispensáveis que lhes permitirá desenvolver pesquisas e criar produtos utilizando as potencialidades desse novo modo de produção que se delineia, ou seja o de grandes quantidades, mas ainda assim sem perder o foco que é fabricar produtos altamente inovadores e com preços acessíveis e esse ambiente tecnológico foi pesquisado de modo a fornecer os meios para que os diversos aspectos técnicos fossem harmoniosamente integrados. Quando se espera estar entre os primeiros e ser bem recebido é necessário estar atualizado para se obter resultados principalmente relacionado à tecnologia que é um ambiente que está em constante mudança e adaptação.Para isso é preciso seguir uma linha de raciocínio e estar centrado na moda de uma forma a superar concorrentes, trabalhando com materiais capazes de acompanhar essa evolução, é notório a necessidade de uma empresa estar sempre em busca de oportunidade de estar sempre à frente em questão tecnológica que é o caso da Chilli Beans que procura trabalhar com materiais leves, resistentes e que se adaptem ao rosto de cada consumidor por igual e mantenha uma linha sempre de ótima qualidade.

112


Comércio Eletrônico A comodidade das compras feitas pelo comercio eletrônico (Internet), esta em ampla ascensão. Cada vez mais usuários estão em busca dessas facilidades para suas compras de livros, CDs, brinquedos, passagens aéreas, remédios, etc. Essa facilidade esta aliada a agilidade na entrega, acessibilidade na procura e a segurança nas informações contidas no banco de dados. Esse tipo de compra já e utilizado no mundo inteiro e cada vez mais gera expectativa de ampliação, por isso são realizados intermináveis estudos de tecnologia aplicáveis para que se torne cada vez mais acessível aos consumidores. A preocupação também e grande das empresa Chilli Beans em trabalhar para a inserção desse método e tornar constante a atualização em relação a processos tecnológicos já que utiliza muito dessa tecnologia em seus produtos, e evidenciar as novas tendências nos seus produtos ou padrões de serviço. E evidente que a informatização e novo conceito de globalização de idéias esta presente na atual sociedade, e e por esse fato que não fugindo dessa vertente que a empresa Chilli Beans faz um trabalho de desenvolvimento em relação a seus produtos, e ate novas técnicas de produção condizentes com essa nova onde de modernização. 3.2 Análise da Concorrência (4P`s) Chilli Beans A política de preços Linha Pop da Chilli Beans e estabelecida Preço

através de duas linhas: Pop e Special, separadas por cores.

113

Preço

Linha Special

Preço

Azul

R$ 48,00

Cinza

R$ 178,00

Vermelho

R$ 78,00

Roxo

R$ 198,00

Verde

R$ 88,00

Laranja

R$ 98,00

Branco

R$ 108,00

Amarelo

R$ 118,00


A Chilli Beans possui o spray limpa-lentes, estojo rígido, flanela, sicurezza (cordão) e presilha porta-óculos para carro. A linha de Produto relógios é outro item festejado do mix Chilli Beans. E todos os óculos com proteção UVB e UVA para a maior segurança de seus consumidores.

Praça

Estado AL AP AM

BA CE DF ES GO MA

MG MS MT PA PB

PE PI

PR RJ

114

Cidade Maceió Macapá Manaus Feira De Santana Itabuna Salvador Fortaleza Brasília Vila Velha Vitória Goiânia Imperatriz São Luiz Belo Horizonte Contagem Juiz De Fora Uberaba Uberlândia Campo Grande Cuiabá Belém Campina Grande João Pessoa Caruaru Porto De Galinhas Recife Teresina Curitiba Londrina Maringá Búzios Niterói Rio de Janeiro

Loja 1 1 1 0 0 3 2 2 0 1 2 1 2 1 0 2 1 1 0 1 1 0 2 0 1 3 2 2 1 0 1 0 1

Quiosque 1 1 3 1 1 1 2 2 1 1 2 0 2 3 1 0 0 0 1 2 1 1 0 1 0 1 0 2 0 1 0 2 3


RN RO RR

RS

SC SE TO

SP Total

115

Volta Redonda Natal Porto Velho Boa Vista Caxias do Sul Porto Alegre Santa Maria Balneário Camboriu Florianópolis Joinvile Aracaju Palmas Araraquara Barueri Bauru Campinas Campos do Jordão Franca Guarujá Guarulhos Itu Jundiaí Marilia Mauá Mogi das Cruzes Osasco Piracicaba Praia Grande Ribeirão Preto Santo André Santos São Bernardo do Campo São Carlos São Jose do Rio Preto São Jose dos Campos São Paulo São Vicente Sorocaba Taubaté

0 1 0 1 0 1 0 1 3 0 1 0 0 1 0 2 1 0 2 1 0 1 1 0 1 2 0 1 3 1 2 1 1 2 2 30 1 0 1 101

1 3 1 0 1 3 1 0 0 1 0 1 1 1 1 2 0 1 0 1 1 0 0 1 0 2 1 0 0 2 0 0 0 1 2 16 0 1 0 83


São ao todo 101 lojas e 83 quiosques espalhados pelo Brasil, totalizando um numero de 184 pontos de vendas distribuídos entre os maiores shoppings e estratégicos centros comerciais. Patrocínio a festas RAVE e blocos de carnaval em parceria com as Promoção

marcas Cavaleira e AMP, Apoio a eventos como parada da Paz em São Paulo e o Heineken Thirst. Mídia impressa: revista MTV e Gloss, mídia eletrônica: TV aberta, Internet e mídia alternativa

Triton

Preço

A política de preço da Triton baseia-se em letras, sendo elas de A a K

Letra AeB CeD E F G H I J k

Preço R$ 69,00 R$ 69,00 R$ 89,00 R$ 99,00 R$ 119,00 R$ 129,00 R$ 139,00 R$ 149,00 R$ 159,00

Além da linha de óculos escuros, a Triton conta com outros Produto

acessórios como, spray limpa lentes, presilhas para carro,estojo rígido, flanela e capa protetora.

São ao todo 136 lojas e quiosques espalhados pelo Brasil, sendo que a empresa não informa, quantas dessas são quiosques e quantas são lojas.

116


Promoção

A Triton eyewear realiza eventos junto à grandes marcas, alem de anunciar em mídia impressa e alternativa.

3.2.1 Análise dos dados da concorrência No que se refere aos dados obtidos pela analise do concorrente Triton em relação a Chilli Beans, nota-se que por uma analise mais ampla , a marca Chilli Beans já se encontra há algum tempo no mercado e possui imagem forte junto a seu publico alvo, que entre ambas empresas são o mesmo, que são jovens com idade entre 15 e 35 anos, alem do fato de que a Chilli Beans criou uma referencia na categoria de óculos escuro. Portanto, nesse segmento a Chilli Beans atua de forma dinâmica tanto no PDV, como no layout e estrutura criando uma visualidade que atrai o publico alvo. Já em relação a política de preço, nossa marca sai em desvantagem pois e relativamente mais caro que a Triton embora tenha mais variedade de modelos, e ambas marcas são estabelecidos os preços por cores ou letras, mas são valores tabelados tanto no quiosque quanto na loja.A forma de pagamento são as mesmas cartões de debito e credito e em dinheiro. No fator praça ou PDV, a Chilli Beans conta com maior numero de lojas e quiosques e em mais locais que a Triton, aumentando assim a freqüência de contato com seu publico.As duas empresas possuem lojas e quiosques em shoppings e locais estratégicos tanto em São Paulo como em outros estados. Com relação a promoção ambas patrocinam eventos e utilizam meios de comunicação e linguagem bem parecidos embora a Chilli Beans esteja mais presente em eventos, como desfiles e festas badalados tornando-se assim mais lembrado e notoriamente mais visto entre outros como a Triton. Chega- se a conclusão de que a Chilli Beans disponibiliza meios de abrangência mais personalizados causando maior persuasão junto ao consumidor, com uma penetração evidente e concreta, apesar de possuir uma deficiência no que diz respeito a comunicação como um todo, não atingindo todo seu publico em potencial.

117


3.3 PFOA

Potencialidades

Fraquezas

Preço acessível a um produto de qualidade;

A empresa não utiliza veículos convencionais para anunciar, ou seja, perde um pouco de credibilidade;

Primeira marca de óculos a abrir um ponto de vendas em forma de quiosque; Primeira marca também a ter uma loja exclusiva de óculos escuros e acessórios;

Não disponibiliza vendas on-line;

Com o lançamento/renovação de modelos a cada semana, a Chiili Beans limita a quantidade de opções de um único modelo, fazendo com que seus clientes não encontrem os mesmos óculos a seu gosto.

Bom posicionamento no mercado de óculos; Os óculos de sol comercializados pela marca Chilli Beans conquistaram o selo do Inmetro

Oportunidade

Ameaças

O crescimento da economia auxilia na hora da escolha de compra do produto;

Alto índice de informalidade; Concorrentes diretos reconhecidos no mercado;

Com o investimento no mercado brasileiro,há mais rentabilidade pois surgem oportunidades de crescimento visando assim os lucros;

Limitação das chinesas para o país;

Hoje em dia os óculos escuros tornaram-se necessários para

Entrada de novos concorrentes,com a mesma base de qualidade e preço.

as pessoas em qualquer época do ano, o que de fato aumenta a venda do produto;

O aumento na pirataria de óculos;

exportações

A não conscientização da população em relação á necessidade de qualidade para as lentes de óculos escuros.

118


Ameaças x Oportunidades Ao mesmo tempo que a empresa vê a informalidade como um meio ruim para se competir, a marca pode destacar-se por não ter preço tão elevado ao pirata e ainda ter a vantagem de se ter um produto de qualidade, ou seja, se a pessoa optar por preço ela poderá escolher entre um óculos com proteção ou não. O foco da Empresa é criar produtos inovadores e lançar moda, então a partir do momento em que as pessoas buscarem novos lançamentos a Chilli Beans também terá pois lança um modelo novo a cada semana. Com base nesses dados, os fabricantes de óculos estão solicitando ao governo que aplique uma salvaguarda contra as importações chinesas.Técnicos brasileiros e chineses negociam um acordo para restringir as importações desses produtos vindas da China. Com tudo esse segmento é intensivo em mão de obra, as possui pouca relevância econômica. Segundo um funcionário do governo brasileiro, isso até facilita a negociação com os chineses, pois os impactos das salvaguardas seriam limitados.Nesse setor também é expressivo o chamado “mercado cinza”, os óculos vendidos em camelôs e que chegam ao país contrabandeados.

3.4 Públicos Alvo Nesta campanha temos como público alvo,ambos sexos, com idade de 16 á 36 anos de classe social

B e C, que gostam de estar em sintonia com a

modernidade, costumam comprar óculos não somente para proteger os olhos mas que também gostam de fazer uso por questão de fazer parte do visual. Sendo um público eclético, extrovertidos, que gostam de estilo, de conceito, de agilidade, rapidez, mas não deixando a beleza e moda de lado. Estão sempre em contato com as tendências, procuram produtos de qualidade sem precisar gastar muito.

119


3.5 Posicionamento Será transmitida a necessidade de utilizar “um Chilli Beans”, ou seja, vamos passar a imagem de que o acessório é necessário em nosso dia a dia. Usar óculos de sol é um hábito muito atual. Mesmo em dias de chuva, vemos muitas pessoas com o acessório. Muitas vezes perguntamos se com os óculos de sol, ficamos mais escondidos. Podendo olhar para onde quisermos sem sermos notados. Como que usá-los para "esconder" os olhos. Também serve para a pessoa ficar com mais estilo ou melhor aparência. Mas muitas vezes, os óculos de sol nos protege do sol. Há quem diga que o Sol atinge os olhos e para que não tenhamos problemas sérios e por isso temos que usar óculos de sol. E como ficamos? que ficamos? Usamos Óculos de sol por causa do estilo ou mesmo por necessidade? Seria também uma proteção? Certamente que o conceito de óculos de sol é mais válido quando se trata de proteger a visão, principalmente num país tão ensolarado como o nosso. Os reflexos da luz do sol cansa muito a nossa visão e a longo prazo pode de fato ter complicações sérias. Claro que os óculos são mais do que uma simples proteção, principalmente para os "latinos", que são extremamente vaidosos e que não se importam de gastar seu dinheiro por um óculos "fashion" que lhes completem o look e lhes dê um certo status. Digamos que os Brasileiros gostam desse valor que o óculos escuro proporciona. Portanto há realmente a necessidade da utilização de tal acessório e vamos passar isso para nossos consumidores em potencial. Tendo como base o Share of Mind (nível de conhecimento, lembrança espontânea, de determinado produto, serviço, propaganda que tem como base de cálculo o total das marcas citadas em primeiro lugar. Em resumo, é o percentual de participação da marca na mente do consumidor) para incentivar compra e a lembrança primordial dos produtos Chilli Beans, óculos escuros no caso, é por esse motivo que queremos que a marca seja a primeira a ser lembrada quando se trata de óculos de sol ou proteção dos olhos contra os raios do sol, até pelo fato de serem produtos de qualidade e com fácil acesso a compra, sendo de qualquer público e claro que tenha em vista, estilo, tendência e proteção.

120


3.6 Conceito/ Tema Para a nossa campanha utilizaremos como tema “Simplesmente Essencial” que e o que pretendemos ao refazer a imagem do óculos como um simples acessório e “Em todo movimento”, que caracteriza a forma flexível que a Chilli Beans opta por atender todo e qualquer tipo de publico onde e em qualquer lugar. Escolhemos este tema devido o baixo grau de importância do uso do óculos, queremos que o consumidor aumente a freqüência do uso diário, que o mesmo se torne um acessório essencial em seu vestuário. 3.7 Objetivo de Mercado Como objetivo de marketing para 2009, a empresa Chilli Beans quer crescer em 10% nas vendas em volume com toda a linha de óculos escuros, passando de aproximadamente 500 mil

unidades para 600 mil

de óculos vendidos.

Sendo que somente durante a veiculação da campanha, temos como objetivo atingir 5% desta meta. Para cumprir este objetivo dentro do mercado de Óculos , a Miles & Hub deve adotar como estratégia melhorar os pontos fracos do produtos Chilli Beans, ou seja, é preciso criar uma ação para aumentar a distribuição numérica do produto, outra para diminuir o impacto do preço frente à concorrência “Ambulantes” e “Falsificação de grandes marcas”.

121


3.8 Objetivo de Comunicação O objetivo de comunicação dos óculos escuros Chilli Beans, é solidificar a imagem da marca como um acessório necessário, ousado e inovador. Para atingir toda esta lembrança de marca, as estratégias da empresa serão a de utilizar recursos/ elementos que atraem o target (publico) pelo seu emocional, assim como transmitir a mensagem através de meios que estão ligados com este público e vão transmitir com êxito a característica moderna do produto, aumento a lembrança da marca na mente do consumidor, alem de alavancar vendas.

122


Aquele que não traça objetivos se mantem longe do destino. Aqueles que, dos objetivos, não desenvolve estratégias, mantem -se distantes do alcance de seus sonhos e possuirá apenas um frustrante desejo do qual não encontrará caminho para crescer. Quando criamos coragem, e deixamos de sonhar para realizar, abrimos portas paralelas à fabrica de sonhos e adentramos às possibilidades. Um menino se faz de sonhos enquanto um homem os transforma em realizações.

123


3.9 Estratégia 3.9.1 Objetivo de Mídia Pretendemos comunicar de forma que a mesma tenha um alcance de larga escala.Utilizaremos meios de mídia de massa, mantendo o foco no publico alvo que são adolescentes e adultos, classe B e C, ambos os sexos. Exploramos o produto e identificamos que e um produto que não e consumido com muita freqüência, embora a empresa lance novos modelos a cada semana, mas ainda assim e consumido de forma horizontal, e nos baseamos nisso para divulgar e traçar a comunicação que consiste basicamente em usar a continuidade para explorar o diferencial da marca. 3.9.2 Estratégia de mídia Cinema, metrô e TV fechada Sao meios complementares, e fazem parte do cotidiano do target. TV aberta e Revista Serão os meios básicos da campanha, a TV por ter o maior alcance do consumidor Chilli Beans e apresenta o maior índice de penetração para os consumidores jovens e tem uma maior visão da campanha, a revista que pelo menos uma vez ao mês, o publico tem acesso e tem maior rotatividade; Outdoor, rádio e internet Serão meios de apoio e escolhemos pois auxiliarão na divulgação das ações promocionais que ocorrerão dentro do período da campanha.

124


3.9.3 Justificativa dos Meios Televisão aberta: a televisão é o meio de maior cobertura tanto em área geográfica como em população por mensagem transmitida. Rádio: e um meio ágil e flexível, que favorece segmentação por gênero de programação, permite grande freqüência de exposição devido seu baixo custo unitário. TV por assinatura: os custos para anunciar na TV paga são em geral mais baixos que os da TV aberta, além da segmentação do público alvo. Cinema: esse meio tem baixa dispersão da mensagem e favorece o alcance nesse público. proporciona ao target vivenciar uma emoção. Revista: a revista dá flexibilidade ao plano em atender todos os interesses do target, oferecendo segmentação por gênero. Internet: acesso a informação e pesquisa. Promove a interatividade com o usuário. Metrô: este veículo ajudará aumentando a lembrança da campanha, ampliando a visibilidade; 3.9.4 Estratégia de Promoção O principal objetivo do Plano Promocional, que são de categoria comercial e cultural, é abranger o maior número de pessoas possíveis com a mensagem desejada e também ser responsável por estimular e encaminhar o publico alvo em direção aos óculos Chilli Beans, convencendo-os dos conceitos transmitidos através das peças elaboradas. As ações vão incentivar o desejo pela aquisição dos produtos de credibilidade e exclusivos aumentando a freqüência de uso dos produtos. Ela fará com que o consumidor perceba que o a Chilli Beans esta “em todo movimento”. A comunicação visual valoriza a marca e a diversidade., causando grande impacto visual e captando a atenção do consumidor, objetivando encontrar a oportunidades de se destacar em relação a concorrência de maneira diferenciada no ponto de venda e alavancar as vendas.

125


3.9.5 Estratégia de criação Toda a campanha possui um símbolo que expressa a expansão de idéias com círculos coloridos e traços, também coloridos que representam movimento em todos sentidos da palavra. No conjunto das peças, adequadas a cada meio e veículo escolhido, o conceito: “Chilli Beans em todo movimento”, identidade da campanha. 4 Criação 4.1 Posicionamento Analisando os objetivos de mercado e de comunicação da Chilli Beans, nos quais visão aumentar as vendas dos lançamentos dos óculos escuros e aumentar o conhecimento da diversidade de modelos que a marca proporciona a cada sete dias, ou seja, sempre há uma coleção nova toda semana, baseados em dados levantados pela pesquisa realizada (Miles & Hub Comunicação) e com dados apresentados pela análise PFOA, nossa campanha remete à diversidade, com o uso de apelo visual/emocional personalizado para cada público que atingiremos. A Miles & Hub Comunicação acredita que com a utilização dessa linha criativa (visual/emocional), a Chilli Beans atingirá os objetivos traçados, superando inclusive as expectativas do consumidor. 4.2 Conceito Procuramos buscar um conceito que mostrasse ao nosso target a importância da diversidade, exclusividade e versatilidade da marca, trazendo outra importância muito clara, que é a de fazer com que os óculos escuros deixem de ser apenas um acessório e que faça parte do cotidiano das pessoas, de todas as pessoas.

126


Para expressar essa idéia, toda a campanha possui um símbolo que expressa a expansão de idéias com círculos coloridos e traços, também coloridos que representam movimento em todos sentidos da palavra. No conjunto das peças, adequadas a cada meio e veículo escolhido, o conceito: “ Chilli Beans em todo movimento”, que marca toda a identidade da campanha

4.3 Defesa de Criação das Peças As peças foram criadas no conceito de movimento, com o objetivo de atrair e gerar impacto no público-alvo. Para representar a idéia de em todo movimento, ou seja, atingimos todos os movimentos, o símbolo que possui os círculos e os traços que também são associados aos círculos sociais e traços característicos de cada pessoa que atingimos, sendo jovem, velho, mãe, pai, namorados etc. Esse símbolo é em empregado em formas diferentes em cada tipo de peça, gerando interatividade com o público atingido por tal meio. 4.4 Promoção Hot Ice 4.4.1 Outdoor – 4 peças Conceito: Teaser sobre o evento Formato padrão: 9 x 3 m. Cores: Verde, Laranja, Amarelo, Preto e Vermelho Tipografia: Arial e fontes personalizadas como Rock it, Broken 15 e Bluebaby Distribuição: Rod. SP-070 Ayrton Senna (Trabalhadores) / Carvalho Pinto.

127


4.4.2 Anúncio no Site da Chilli Beans Conceito: Informação sobre o evento em Campos de Jordão Formato: 468 x 410 px. Cores: Vermelho, Preto, Amararelo, Laranja e Branco. Tipografia: Fonte Personalizada Babyblue. Distribuição: Site da Chilli Beans. 4.4.3 Folder – Frente/Verso Conceito: Informativo sobre o evento em Campos de Jordão Formato: Faca especial (corte especial/ personalizado) com uma dobra 9 x 13 cm. Cores: Vermelho, Amarelo, Laranja, Azul e Branco Distribuição: Participantes do evento 4.4.4 Cartazete Conceito: Informativo sobre o evento de Campos de Jordão. Formato: 21 x 29,7 cm. Cores: Preto, Vermelho, Laranja, Verde, Amarelo e Branco. Tipografia: Arial e Fonte Personalizada BabyBlue. Distribuição: Evento em campos de Jordão. 4.4.5 Ingresso Frente/Verso Conceito: Permissão para utilizar a pista de patinação Formato 16 x 8 cm Cores: Laranja, Amarelo, Vermelho e Preto. Tipografia: Arial e Fonte Personalizada BabyBlue.

128


4.4.6 Disposição da Pista de Patinação Conceito: Elaborada para criar um vínculo do consumidor em potencial com a marca e informar Sobre os lançamentos da Chilli Beans. Formato: 240 m² Cores: Azul, Vermelho, Preto e Amarelo Distribuição: Campos de Jordão 4.4.7 Sacola Personalizada Conceito: Cliente levar a marca junto com ele e guardar seus brindes Formato 31 x 24 cm com 10 cm de profundidade Cores: Preto, Laranja, Verde, Vermelho e Branco Tipografia: Fonte Personalizada BabyBlue Distribuição: Participantes do evento. 4.4.8 Tapa-sol personalizado Conceito: Proteger o painel do carro dos participantes. Formato: 117 x 62 cm com 2cm de espessura. Cores: Vermelho, Amarelo, Laranja e Branco. Tipografia: Fonte Personalizada BabyBlue. Distribuição: Participantes do evento. 4.4.9 Modelo de roupas dos promotores Conceito: Uniformizar os promotores que vão fornecer todo tipo do informação aos participantes do evento Formatos: Masculino e Feminino, tamanhos P,M e G Cores: Vermelho, laranja, Amarelo, Branco e Preto. Distribuição: Promotores do evento.

129


4.4.10 DJ Personalizado Conceito: Entreter e divertir os participantes do evento com muita música Formato: Uniforme; Camiseta Baby look com blusa por baixo da camiseta, Tamanhos P,M e G Cores: Azul, Vermelho, Laranja, Amarelo, Preto e Branco. Distribuição: Dj Participante do evento 4.4.11 Chocolate com Pimenta Conceito: Brinde distribuído aos participantes do evento Formato: Bombom artesanal de chocolate com recheio de pimenta Distribuição: Participantes do evento. 4.5 Hot Card Chilli Beans 4. 5.1 Banner Conceito: Elaborado para dar sustentação à campanha. Formato: Full banner 468 x 60 px dinâmico Formato: Banner Impresso 1 x 0,70m. Cores: Preto, Branco, Vermelho e Laranja Tipografia: Arial e Fonte Personalizada Downcome Distribuição: Lojas da Chilli Beans e Site ObaOba! Institucional, Dia dos pais, Dia das Mães e dia dos namorados. 4.5.2 DHTML Conceito: Elaborado para dar sustentação à campanha Formato: DHTML 468 x 300 px. Cores: Amarelo, Vermelho, Laranja e Branco Tipografia: Arial e Fonte personalizada Downcome Distribuição: Site ObaOba!

130


4.5.3 Layout do Cartão fidelidade HOTCARD CHILLI BEANS Conceito: Fidelizar clientes e impulsionar as vendas dos lançamentos Formato: Mini card Plástico 7,5 x 5,5cm Cores: Branco, Vermelho, Amarelo, Laranja e Preto Tipografia: Arial e fonte personalizada Downcome Distrbuição: Clientes Chilli Beans 4.6 Chilli Beans de Olho em Você 4.6.1 Faixa Conceito: Informar ao público sobre o evento Formato 2 x 1m Cores: Laranja , Amarelo, Preto, Azul e Branco Tipografia: Arial e fonte personalizada Rock it Distribuição: Parque Villa-Lobos 4.6.2 Banner Conceito: Informativo sobre a ação Formato: 1 x 0,70cm Cores: Laranja , Amarelo, Preto, Azul e Branco Tipografia: Arial e fonte personalizada Rock it Distribuição: Parque Villa-Lobos 4.6.3 Anúncio no Site da Chilli Beans Conceito: Informação sobre o evento no parque Villa-Lobos Formato: 468 x 410 px. Cores: Laranja , Amarelo, Preto, Azul e Branco Tipografia: Arial e Fonte Personalizada Rockit Distribuição: Site da Chilli Beans.

131


4.6.4 Flyer – Frente/Verso Conceito: Informar aos participantes como cuidar dos seus olhos Formato 10 x 15 cm. Cores: Laranja , Amarelo, Preto, Azul e Branco Tipografia: Arial e Fonte Personalizada Rockit Distribuição: participantes da ação. 4.6.5 Modelo de roupas dos promotores Conceito: Uniformizar os promotores que vão fornecer todo tipo do informação aos participantes do evento Formatos: Masculino e Feminino, tamanhos P,M e G Cores: Branco, Cinza, Vermelho, Azul, Amarelo e Rosa. Distribuição: Promotores do evento. 4.6.6 Peças Revista/Painel de escada do Metrô Conceito: Sustentação à campanha institucional e datas comemorativas Formato: Revista 20,2 x 26,6 cm Formato: Painel 41 x 61 cm Cores: Principais; Amarelo, Laranja, Verde, Vermelho e Preto Tipografia: Fonte Personalizada Rockit Distribuição: Metrô Linha Verde Distribuição Revista Gloss, Vip, Capricho e Veja

132


4.6.7 Metrô - Sanca e Cobertura de acesso Conceito: Sustentação da campanha Formato: Sanca 1,12 m x 0,30 m Formato: Cobertura 55 m² Cores: Principais; Amarelo, Laranja, Verde, Vermelho e Preto Tipografia: Fonte Personalizada Rockit Distribuição: Metrô Linha Verde 5 Plano Promocional As ações promocionais serão de categoria comercial e social aproximando a marca ao consumidor. São elas: Hot Card Chilli Beans - São Paulo De olho em você – Parque Villa-Lobos Chilli Beans Hot Ice – Campos do Jordão.

Ações

Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul

Ago Set Out Nov Dez

Hot Card Chilli Beans De olho em você Hot Ice Chilli Beans

5.1 - Ação 1- Hot Card Chilli Beans 5.1.1 - Target: Pessoas de 15 a 35 anos, que já são clientes ou que nunca adquiriram os modelos de óculos da marca. Esperam oportunidades de adquirirem produtos exclusivos e de qualidade, recebendo descontos imediatos. Classe social: B e C.

133


5.1.2 - Estratégia: A fim de estreitar o relacionamento da marca com o consumidor, será criado o programa “Hot Card Chilli Beans”, um cartão exclusivo para clientes e novos clientes aonde poderão desfrutar de descontos imediatos na compra de qualquer óculos de lançamento. A promoção acontecerá em todas as 91 lojas da cidade de São Paulo. De 01 de março a 31 de agosto de 2009. Durante os seis meses de programa na cidade de São Paulo, a expectativa é atingir um crescimento de 2% em vendas durante o período de campanha, considerando as outras ações de apoio promocional. 5.1.3 - Objetivo: Alavancar as vendas dos óculos escuros durante seis meses de programa, ao mesmo tempo conquistando a fidelidade do pública. 5.1.4 - Mecânica: Nas lojas participantes do programa, o vendedor irá oferecer ao cliente o “Hot Card Chilli Beans”. No momento será solicitado que o cliente preencha uma ficha de cadastro com seus dados pessoais. O cliente receberá gratuitamente o seu Hot Card Chilli Beans que já será entregue com um credito de 15% de desconto. Ao efetuar a primeira compra de qualquer modelo que seja lançamento, além de receber os 15% de desconto sobre o valor do produto, automaticamente será acumulado no cartão mais 5% de desconto, neste caso acumulando no cartão 20% desconto, o mesmo procedimento será concedido para as próximas compras. Sendo assim, quanto mais compras efetuadas mais desconto será acumulado no cartão. As pessoas que adquirirem o cartão, terão seus dados arquivados na mailling List da Chilli Beans e serão utilizados para envio de mala direta e/ou e-mail marketing, onde todos cadastrados receberão divulgações de campanhas, promoções, eventos, novidades entre outros.

134


5.1.5 - Orçamento Custo Total Comunicação Visual/ Impressos

R$ 175.000,00

Custo Total da Ação

R$ 175.000,00

5.1.6 - Justificativa: O consumidor esta a todo momento em busca de promoções e descontos na hora de efetuar suas compras. Neste caso, identificamos a oportunidade de criar o programa “Hot Card Chilli Beans”, o cartão fidelidade da Chilli Beans, que oferece ao consumidor a oportunidade de comprar óculos exclusivos e modernos com descontos imediatos. A intenção é que durante os meses do programa o consumidor seja fiel a marca, fixando a mensagens que a Chilli Beans troca sua coleção toda semana e quanto mais ele comprar mais desconto ele receberá. 5.1.7 O que precisa ser comunicado? Programa “Hot Card Chilli Beans”, o cartão fidelidade da Chilli Beans que oferecerá ao cliente o acumulo de descontos a cada nova compra dos óculos de lançamento. 5.1.8 Como será Comunicado? Banners – nas lojas participantes Site Chilli Beans DHtml Full Banners Rádio - Spot Acessória de imprensa

135


5.1.9 Que problemas precisam ser resolvidos? Se o consumidor deseja estar ligado às ultimas tendências, ele não precisa esperar uma estação acabar para encontrar novidades, toda semana a Chilli Beans trás novidades para o mercado. Diante disso oferecendo facilidades para o consumo, com o Programa Hot Card. 5.1.10 Como Participar? Basta ir a qualquer loja participante dentro da cidade de São Paulo e solicitar a adesão. Ao preencher e entregar a ficha de cadastro ao vendedor, gratuitamente será entregue o Hot Card.

Como Acumular descontos? Somente apresentar o Hot Card sempre que for realizar uma compra nas lojas participantes. Imediatamente será concedido o desconto sobre qualquer óculos de lançamento. A cada nova compra acumula-se mais 5% de desconto. 5.1.11 – Regulamento: 1- Adesão do Programa 1.1 – A adesão dos clientes (exclusivamente pessoas físicas, residentes domiciliadas em território em território nacional) com idade superior a 16 anos (dezesseis anos) e possuam CPF. A Chilli Beans ao Programa Fidelidade realizar-se através das lojas participantes da cidade de São Paulo.

136


1.2 – Para que o cliente possa se tornar participante do Programa Hot Card Chilli Beans, deverá fornecer corretamente todos os dados solicitados pelo vendedor no momento em que lhe foi oferecido a adesão do cartão. 1.3 - O não cadastramento correto do cliente implicará na impossibilidade da concessão dos descontos acumulados. 1.4 – O cadastro do cliente estará disponível na base de dados do programa em até 48 (quarenta e oito horas). 1.5 – As disposições do Programa não se aplicam aos funcionários terceirizados e/ou temporários, contratados pela Chilli Beans e/ou franqueados durante o período de prestação de serviço. 1.6 – Para que os 5% de desconto seja concedido como crédito no cartão após a compra, o cliente deverá comprar um óculos que esteja com o selo de “lançamento”. 5.2 - Ação 2 - De olho em você 5.2.1 - Target: Público 15 a 35 anos que procuram opções de lazer ao ar livre na cidade de São Paulo. Que estão em companhia dos amigos, familiares ou até mesmo sozinho, em busca de praticarem atividades esportivas, caminhadas ou meditação, e ao mesmo tempo estão preocupadas com a saúde do corpo. Classe social: B e C.

137


5.2.2 - Estratégia: Uma tenda será montada no parque Villa-Lobos que conta com 732 mil metros quadrados, aonde todos os visitantes poderão fazer testes com as lentes escuras que estão utilizando, recebendo orientações de especialistas em saúde dos olhos, no intuito de promover uma campanha de conscientização contra deficiências visuais causadas pelo uso de lentes sem proteção ultravioleta.

5.2.3 - Objetivo: Recomendar a população a usar óculos com lentes de proteção contra o UV sempre que estiver ao ar livre, mesmo em dias nublados. Com isso estreitar o relacionamento da marca Chilli Beans com o público que ainda mantém o comportamento de comprar produtos falsificados sem proteção, prejudicial a saúde. 5.2.4 - Mecânica: O Parque Villa-Lobos, com 732 mil metros quadrados, dos quais 350 mil estão abertos ao público, receberá em 03 e 04 de abril de 2009, uma ação que tem o maior propósito orientar e conscientizar o público sobre a importância de óculos escuros para a saúde dos olhos. Uma tenda será montada, aonde os visitantes poderão receber orientações e tirar dúvidas sobre o assunto, ao final também receberão uma cartilha informativa. A tenda será ambientada com mesas e cadeiras, e irá contar com 4 especialistas em oftalmologia que irão disponibilizar o teste “Fotômetro Digital UV”. Um moderno equipamento que permite comprovar, de forma precisa e rápida, em que porcentagem as lentes utilizadas filtram os raios ultravioletas mais perigosos. O parque é freqüentado, durante a semana, por aproximadamente 3 mil pessoas e, nos fins de semana, chega a receber 20 mil visitantes para diversas atividades. Portanto toda comunicação nos dias do evento ficará por conta de faixas e banners distribuídos pelo parque. Para que este evento aconteça no parque Villa-Lobos e não seja visto como caráter comercial. A Chilli Beans firmou parceria com SOB (Sociedade Brasileira de Oftalmologia) que também tem a missão de promover campanhas

138


educativas e de esclarecimento público sobre temas de higiene e saúde oculares. Já para ter o aval do espaço no parque a marca irá ceder materiais para uso da sala de curativos, onde aos finais de semana uma enfermeira atende os usuários vitimados por acidentes de pequeno porte ou preparo e apoio naqueles casos de maior gravidade, já à espera de ambulância. A remuneração da equipe médica será a inscrição de participação dos mesmos no Congresso Brasileiro de Oftalmologia de 2009. 5.2.5 - Orçamento De Olho em Você Custo Total do Equipamento Médico

R$

3.200,00

Oftalmologia

R$

3.250,00 5 pessoas

Custo Total com Expertise Group

R$ 10.020,00

Custo Total com Uniforme para a Equipe

R$

1.200,00

Custo Total com Comunicação

R$

9.616,00

R$

500,00

Custo Total para Inscrição - Congresso Brasileiro de

Custo Total do Espaço -

materiais para Primeiros

socorros Custo Total da Ação

R$

27.786,00

5.2.6 - Justificativa: Diante de estudos realizados, a pirataria de óculos escuros deve atingir este ano 50% conforme estimativa da ABIÓTICA (Associação Brasileira de Produtos e Equipamentos Ópticos). Tudo porque pessoas que não estão preocupadas com a proteção dos olhos e compram óculos falsificados, contudo o número de ofertas de produtos aumentam muito, e na busca por preço baixo, muitas pessoas desavisadas, optam pela compra de óculos de sol em bancas de jornal, vendedores ambulantes, enfim no meio das ruas.

139


Diante deste cenário a Miles & Hub enxerga a oportunidade de orientar este público e recomendar que as lentes escuras sem proteção contra o ultravioleta é pior do que não usar óculos. De forma que o óculos esta cada vez mais ligado a um acessório de moda, a marca quer fixar na mente do público, a idéia de consumirem uma marca que tem credibilidade quanto a proteção e constantemente investe em modernidade. 5.2.7 O que precisa ser comunicado? A importância do uso de óculos escuros com proteção ultravioleta, e os danos que produtos “piratas” podem causar a saúde. Realização de testes imediatos para avaliação das lentes. Com o propósito de recomendar a compra de óculos que proporcionam bem estar e modernidade, mais que tenham sempre credibilidade no mercado. 5.2.8 Como será Comunicado? Banners Faixa Flyers Site Chilli Beans Acessória de imprensa

5.2.9 Que problemas precisam ser resolvidos? Conscientizar ao target sobre os riscos do uso de óculos escuros sem proteção, com tudo no intuito de informar que a Chilli Bens comercializa óculos modernos, com procedência e preços acessíveis.

140


Ação 3 5.3 – Ação 3 - Chilli Beans Hot Ice 5.3.1 - Target: Pessoas de 15 a 35 anos, que estão sempre em companhia dos amigos, favorecendo sempre ambientes em que possam conversar e se divertir. Freqüentam ou moram em cidades turísticas, que buscam momentos de laser e estão dispostos a se arriscar fazendo algo novo. Classe Social: B e C 5.3.2 - Estratégia: Uma pista de patinação no gelo será construída na cidade de Campos do Jordão, durante o festival de inverno, nos meses de Junho e Julho de 2009, através da contratação de uma empresa especializada em proporcionar toda estrutura para este tipo de evento. Cerca de 1 milhão de pessoas são esperadas durante a temporada de inverno na cidade, a meta é atingir 25% deste público. 5.3.3 - Objetivo: “Esquentar” a divulgação da imagem da marca, diante de um público que se preocupa com o bem estar e ao mesmo tempo estão antenados em tudo com que acontece no mundo fashion. Principalmente promover a integração do target com a marca de forma divertida. 5.3.4 - Mecânica: Campos de Jordão, cidade conhecida pelo clima tropical de montanhas e privilegiada localização, a uma distância relativamente pequena de três grandes capitais - São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, haverá durante a alta temporada de inverno uma pista de patinação com 240 metros, decorada e ambientada conforme os atributos funcionais da marca Chilli Beans. Logo na estrada rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro, as pessoas já poderão interagir com a ação através de Outdoor, e na entrada na cidade serão distribuídos folders. O uso da pista implicará no pagamento do valor de um ingresso (quadros reais).

141


A inauguração da pista será no dia 01 de junho de 2009, e permanecerá até o dia 30 de julho de 2009, sendo que a pista irá funcionar somente aos finais de semana durante 2 meses. No horário de funcionamento, brindes serão oferecidos a todos que utilizam a pista. Ao lado da pista haverá música com D.J estilizado, e os brindes serão: - Tapa Sol para carros - Sacolas personalizadas A Chilli Beans irá terceirizar a empresa Big Ice, especializada em pista de patinação, oferecendo toda a estrutura, manutenção e treinamentos aos 4 promotores contratados, ao que relaciona a pista de patinação no gelo. Toda ação será dirigida pela agência Expertise Group. As pessoas que passarem pela pista, no centro da cidade que também é conhecida pelo famoso chocolate artesanal, receberão da marca um agradecimento pela visita, que será demonstrado em distribuição de deliciosos “Chocolates com Pimenta”. 5.3.5 - Justificativa: Durante o tempo que as pessoas estão hospedadas da cidade, geralmente estão dispostas em conhecer o que há de novo em todos os setores, além de buscarem o tempo todo oportunidades de entretenimento, já que o clima é bastante frio na cidade. Pista de patinação no gelo não é comum no Brasil. Nesse sentido, a Chiili Beans proporcionará uma experiência única ao público, como a oportunidade de praticar um esporte popular nos países frios, ao mesmo tempo se divertindo. Tudo isso ligado ao conceito que os brasileiros pouco sabem sobre o esporte, no entanto são bastante receptivos a novidades. A Chilli Beans apresenta esta oportunidade de diversidade de sensações ligada à diversão.

142


5.3.6 - Orçamento: Custo Total da Construção e Manutenção da Pista

R$

250.000,00

Custo Total da Visita

R$

750,00

Custo Total da Preparação Elétrica

R$

1.000,00

Custo Total do Frete

R$

15.000,00

Custo Total da Preparação do Espaço

R$

8.025,00

Custo Total de Equipamentos de Informática

R$

3.150,00

Técnica

R$

3.040,00

Custo Total com Expertise Group

R$

173.280,00

Custo Total com Ambientação/ Comunicação Visual

R$

50.000,00

Custo Total com Impressos

R$

28.080,00

Custo Total Uniformes para a Equipe

R$

1.000,00

Custo Total da Ação

R$

12x20m

Custo Total de Estadia e alimentação com equipe

533.325,00

5.3.7 O que precisa ser comunicado? Nova pista de patinação no gelo, oferecida pela Chilli Beans que será inaugurada na cidade de Campos do Jordão. Contudo, as peças levarão a mensagem principal a ser explorada: “Em todo movimento” a Chilli Beans apóia e aposta um estilo de vida movimentado e diferente lançando cerca de dez modelos por semana e oferecendo grande variedade visando garantir maior exclusividade aos seus clientes. 5.3.8 Como será Comunicado? Outdoor- nas proximidades do local

Rádio - Spot

Folder

Cartazetes

Acessória de imprensa

Que problemas precisam ser resolvidos?

143


Desvincular a imagem do óculos escuro, como um acessório de verão, pois o uso também é necessário para proteção de claridade e poluição diária. Sempre unindo esta necessidade com o mundo moda. 6 Plano de Mídia 6.1 Objetivo de Comunicação O objetivo de comunicação dos óculos escuros Chilli Beans para o ano de 2009 é solidificar a informação sobre a marca, divulgar e alavancar o grande diferencial da marca que é a coleção semanal. São lançados a cada semana cerca de 10 modelos diferentes. Para aumentar o nível de conhecimento sobre a marca, as estratégias da empresa serão a de utilizar recursos/ elementos que atraem o target (público) pelo seu emocional, assim como transmitir a mensagem através de meios que estão ligados com este público e vão transmitir com êxito a característica moderna do produto, alavancando as vendas dos lançamentos semanais. Produto A linha Chilli Beans atende do público infantil ao adulto, com grande receptividade entre os jovens. São cerca de 80 modelos de óculos expostos em cada ponto-de-venda, sendo em média dez lançamentos por semana. As linhas se dividem em Kids, Clássico, Metal, Esporte, Trend e Special, todas com proteção UV testadas e aprovadas pelo IBC – Instituto Brasileiro de Certificação (organismo acreditado pelo Inmetro). Além destes produtos a Chilli Beans disponibiliza aos seus consumidores equipamentos de alta tecnologia. O fotômetro digital UV 400 Chilli Beans, é um moderno aparelho que testa a proteção solar das lentes e permite comprovar, de forma rápida e precisa, o comprimento das ondas dos raios ultravioleta filtrados pelas lentes dos óculos, garantindo total proteção aos olhos do consumidor.

144


Espelho Digital Ferramenta de alta tecnologia desenvolvida com exclusividade para a Chilli Beans. Câmeras adaptadas em telas planas com sistema touch screen, filmam o cliente e congelam a imagem. Dessa forma, o cliente escolhe com mais facilidade seus óculos escuros e ainda podem enviar as imagens para o endereço eletrônico desejado. Perfil do Público Alvo •

Costumes: Estão sempre companhia de amigos, preferem bares ou reuniões em casas dos amigos, favorecendo sempre ambientes em que possam conversar e se divertir.

Se interessam por: Estilos de músicas como rock e eletrônico.

Meios mais Impactantes: Estão sempre em contato com televisão, rádio internet.

6.2 Investimento Para esta campanha a verba destinada para mídia foi de R$3.100.000.00 (três milhões e cem mil reais). 6.3 Período da Campanha A campanha terá a duração de 6 (seis) meses, de 01 de março á 31 de agosto de 2009. Durante estes meses teremos as seguintes datas comemorativas: dia internacional da mulher, dia das mães, dia dos namorados e dia dos pais 6.4 Praças A campanha será veiculada em: São Paulo – Capital Campos de Jordão – SP

145


6.5 Mercado 6.5.1 Mercado de óculos escuro De acordo com a Associação Brasileira de Produtos e Equipamentos ópticos (ABIOTICA), houve um crescimento estimado em 30% no último ano e representando, hoje, entre 15% e 18% do total do mercado Brasileiro. Os modelos combinam tecnologia e design, garantindo performance não só na pratica esportiva, mas também na cena fashion. Nitidamente, nos últimos cinco anos o setor óptico brasileiro assistiu ao surgimento de várias marcas nacionais, como a Triton e a Chilli Beans, paralelamente, constatou o crescimento em vendas das marcas já mundialmente poderosas instaladas, em solo verde-amarelo, como a Oakley. “As pessoas cada dia mais estão se conscientizando cada vez mais de necessidade do uso de óculos de sol na prática de esportes e esta tendência surge no mercado global”. Para não fazer feio no placar com as lojas de esportes, detentoras majoritárias desse mercado até então, as ópticas passaram, pouco a pouco, a abrir espaço em suas vitrines e balcões para os modelos votados á pratica do esporte. Os próprios ópticos têm um pouco de receio quando um produto com tecnologia e design é apresentado para confecção das lentes e armações seja aquilo que aquele material utilizado na confecção das lentes e armações seja aquilo tudo que os vendedores afirmam. Nesse caso, cabe cada marca fornecer todas as informações técnicas necessárias para confirmar a qualidade dos óculos. Para atrair e os simpatizantes desse segmento, as ópticas que ingressaram nesse filão tiveram que “entrar em forma”, remodelando o espaço da loja segundo o moderno conceito do “lifestyle”, que é talvez o grande responsável por esse “boom” das marcas esportivas. O tamanho do mercado brasileiro de óculos escuro gira em torno de um bilhão duzentos e quinze milhões de reais, por estatística levantada pela Abiótica. O mercado de óculos vem apresentando, ano a ano, um crescimento constante nas vendas e resultados bastante positivos. Para se ter uma idéia, o setor (que

146


congrega lentes, armações, óculos solares, equipamentos eacessórios) fechou 2005 com um faturamento da ordem de R$ 850 milhões – representando um crescimento de 8% em relação ao ano anterior. o Brasil, o mercado de óculos, incluindo os de grau, representa duas vezes o mercado de brinquedos. O nordeste é liderança no segmento - 28%, ou seja, 6,5 mil pontos de venda. Seguido por São Paulo, 26% - seis mil. Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo juntos representam 22% - cinco mil. As vendas de óculos escuros no Brasil saltaram de 5 milhões de pares anuais, em 1996, para 10 milhões, em 2000. pirataria, a falsificação, o descaminho, o subfaturamento, o contrabando, a sonegação fiscal e as técnicas ilícitas são crimes que desestabilizam o Brasil. Essas práticas ilegais devem ser combatidas, pois geram desemprego, sonegação de impostos e problemas econômicos no País. Além disso, a utilização de óculos pirata com lentes inadequadas provoca malefícios para a saúde ocular.O estudo foi realizado com o objetivo de mensurar o consumo de falsificações e cópias não registradas; levantar atitudes gerais sobre consumo de produtos "piratas" e temas correlatos; medir o consumo intencional de falsificações e cópias não registradas junto à população de São Paulo e estimar volume de unidades, valores médios e valores totais gastos com esse tipo de consumo. Entre os entrevistados, 33% admitem comprar produtos de comerciantes ambulantes e de lojas do chamado comércio informal. 6.5.2 Tamanho do Mercado de Óculos Escuro Faturamento total do setor ( em milhões de R$) 200 2001 %

2002 %

2003 %

2004 %

2005 %

900 905

960

787

850

935% 10% 1215

-8,6

6

-18

8%

2006

Os gráficos acima mostram o total de importações e exportações no mercado de óculos escuro em âmbito nacional demonstrando que a tanto a importação quanto exportação são variáveis a cada ano. 6.5.3 Principais mercados de óculos escuros

147


A exposição excessiva a qualquer tipo de radiação pode ocasionar prejuízos a saúde dos olhos. Quanto menor o comprimento de onda da radiação, maior o dano causado á estrutura. Nas grandes cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Santa Catarina, o consumo de óculos escuros é maior pelo fato de que nestes locais as pessoas passam a utilizar os óculos escuros não só pela proteção, mas também pelo modismo. Nas regiões “norte e nordeste”, onde o sol normalmente é constante, foi contatado que o consumo de óculos escuros é menor que nas outras regiões, pois as pessoas compram óculos escuros somente pela proteção que o produto oferece para os olhos e não pelo modismo. 6.5.4 Evolução da marca Chilli Beans A Chilli Beans teve um crescimento estimado em 30% no último ano e representando, hoje entre 15% e 18% do total do mercado de eyewear no Brasil e ocupa hoje a 4° posição do mercado óptico. Depois que entrar com uma unidade própria em, Los Angeles e na Califórnia, a rede vê potencial para 500 lojas franqueadas. A Chilli Beans tem planos ambiciosos para ampliar sua estratégia de internacionalização. A empresa, que também detém atualmente 180 endereços exclusivos no Brasil e quatro lojas em Portugal, pretende em 2009 abrir mais quatro lojas próprias nos Estados Unidos e planeja ingressar no mercado de franquias americano, o que poderá resultar em cerca de 500 lojas franqueadas em alguns anos. Em Portugal , há quatro anos, a empresa planeja abrir mais cinco lojas até o final deste ano, em Lisboa ou na região da capital portuguesa. A empresa pretende ainda ingressar no mercado espanhol onde quer abrir três lojas, até o final de 2008, duas em Barcelona e uma em Madri. A empresa vendeu 1,3 milhões de acessórios no ano passado, a empresa prevê um crescimento de 30% no volume de vendas de óculos, neste ano. Atualmente, a rede vende cerca de 13 mil óculos por mês.

148


6.5.5 Sazonalidade O mercado de óculos escuros não é sazonal, as vendas ocorrem constantemente no decorrer do ano. Mas a Chilli Beans aponta um aumento nas vendas em datas comemorativas e uma estação especifica do ano que é no verão.

Porcentagens vendidas ao mês 100

88

90 80

91

77 68

70 60

50

50

55

61

47 40

40

35

30

31

28

20 10 0 JAN

FEV

MAR

ABR

MAI

JUN

JUL

AGO

SET

OUT

NOV

DEZ

Conforme o gráfico acima demonstra se que nas quatro estações do ano, as vendas aumentam no verão, porém não se baseiam somente nesta estação, pois depende do ano, em que até mesmo em outras estações o calor prevalece e é onde o consumo é maior em relação a vendas de óculos de sol.

149


6.6 Histórico de Comunicação A marca está no mercado há 10 anos, durante este tempo a agência de comunicação responsável pela comunicação era a Fracta. Durante suas campanhas a Chilli Beans utiliza um completo plano de mídia que contempla desde catálogos, internet e cinema, até mobiliário urbano e mídia exterior, a marca desenvolve ações para a divulgação as linhas destinada ao público que busca produtos diferenciados. Os meios mais utilizados pela marca são revistas, TV’s e internet. 6.7 Objetivo de Mídia Pretendemos comunicar em larga escala, com freqüência média de 7 impactos em cada flight. Utilizaremos meios de mídia de massa, tendo em vista que os públicos alvo desse plano são adolescentes e adultos, classe B e C, ambos os sexos. Após uma avaliação do nosso target, constatamos que a continuidade será feita através de ondas. Mesmo se tratando de um produto de consumo horizontal e de baixa freqüência de compra, a marca lança a cada semana cerca de 10 modelos de óculos diferentes. Ou seja, usaremos a continuidade onda para explorar os lançamentos semanais da marca e reforçar o grande diferencial perante a concorrência.

150


6.7 Estratégia de Mídia 6.7.1 Função dos meios Após avaliar os resultados obitdos nas pesquisa qualitativa e quantitativa, constatamos que as mídias mais apropridas para a veiculação da campanha são: TV aberta e a revista como meio básico de veiculação. A TV aberta é a principal fonte de informação para jovens entre 16 e 25 anos no Brasil, citada por 33% dos jovens como o meio de comunicação que mais utilizam com frequência em primeiro lugar para se manterem informados, ou seja, é um meio de comunicação que faz parte do dia-a-dia do target. E a revista pois mesmo que o target esteja exposto à ela pelo menos uma vez por mês, é um meio que tem longa vida e alta rotatividade, dá flexibilidade ao plano em atender todos os interesses do target, oferecendo segmentação por gênero. Além disso, tem como caracterítsicas atender a um público qualificado e formador de opinião e favorecer a continuidade e o trabalho de imagem. Como meios complementares temos cinema, metrô e TV fechada, que são meios que fazem parte da vida do target, ou seja, a mensagem atingi a pessoa certa. No cinema há uma concentração do target na faixa etária jovem, o cinema irá colaborar para que este público seja ainda mais impactado, sendo que esse meio tem baixa dispersão da mensagem e favorece o alcance nesse público. O metrô é um meio de transporte utilizado por mais ou menos 3.3 milhões de pessoas, favorece o alto alcance e a TV fechada pela sua segmentação. E como meio de apoio escolhemos outdoor, rádio e internet, para ajudar na divulgação das ações promocionais que ocorrerão dentro do período da campanha. ( Fonte: DataFolha e Pesquisa realizada em Maio de 2008.)

151


6.7.2 Defesa dos meios 6.7.2.1 Televisão aberta A televisão é o meio de maior cobertura tanto em área geográfica como em população por mensagem trasmitida. Além disso, é o meio de maior penetração em todas as faixas etárias, sexo e todas as classes sociais, o que favorece o alcance e a freqüência média. Classe econômica: B1 – 12%, B2 -17%, C- 17%, C – 37% e Sexo: Homens 47%, Mulheres – 53% Assistem uma vez por semana: Homens – 98%, Mulheres – 97% Penetração por classe social: B1 – 99%, B2 – 99% e C -99% Penetração por faixa etária: 15 a 19 anos – 96% (Fonte: Mídia Dados – 2008)

6.7.2.2 Rádio É um meio ágil e flexível, que favorece segmentação por gênero de programação, permite grande freqüência de exposição devido seu baixo custo unitário. A rapidez na colocação da mensagem é outro ponto forte, sabendo que um jingle pode ser autorizado hoje e vir ao ar no mesmo dia. Podemos incluir com rapidez a nossa mensagem com um baixo custo. Classe ecônomica: B1 -12%, B2- 17% e C -37% Sexo: Homens – 47%, Mulheres – 53% Ouve pelo menos uma vez por semana : Homens – 88%, Mulheres – 86% Penetração por faixa etária: 10 à 14 anos – 86%, 15 á 19 – 91%, 20 à 29 -90%, 30 à 39 anos 87%, 40 à 49 – 85%, 50 à 64 – 82% e +65 anos 72%

152


(Fonte: Almanaque Ibope – Praça São Paulo)

6.7.2.3 TV por assinatura Público mais qualificado, formador de opinião, como possui baixo custo favorece a frequência média e a continuidade linear ou onda Classe econômica: B1 – 47%, B2 – 31%, e C – 13% Sexo: Homens 53%, Mulheres – 47% Assisti pelo menos uma vez por semana: Homens: 25%, Mulheres – 20% Penetração por faixa etária: 15 a 19 – 27%, 20 a 29 – 26%, 30 a 39 – 19%

153


(Fonte: Mídia Dados – 2008)

6.7.2.4 Cinema Esse meio tem baixa dispersão da mensagem e favorece o alcance nesse público.. Além da audiência real, proporciona um ambiente sem interrupção e distração, a propaganda não compete pela atenção do espectador. Classe econômica: B1- 27%, B2 – 17% e C – 7% Vai pelo menos uma vez ao mês: Homens – 14%, Mulheres – 12% Penetração por faixa etária: 15 a 19 – 25%, 20 à 29 – 20%, 30 à 39 – 10% (Fonte: Mídia Dados – 2008)

6.7.2.5 Revista A revista dá flexibilidade ao plano em atender todos os interesses do target, oferecendo segmentação por gênero. Além disso, tem como características atender a um público qualificado e formador de opinião e favorecer a continuidade e o trabalho de imagem. Classe econômica: B1 – 61%, B2 – 50% e C – 38% Nos últimos sete dias leu um título semanal, ou um título mensal nos últimos 30 dias: Homens – 39%, Mulheres – 45%. Penetração por faixa etária: 15 à 19 – 55%, 20 à 29 anos – 49%, 30 à 39 – 40% (Fonte: Mídia Dados – 2008)

154


6.7.2.6 Internet Acesso a informação e pesquisa. Promove a interatividade com o usuário. Adequado para globalização e expansão de uma mensagem. Classe econômica: B1- 58%, B2- 41% e C- 21% Acessa pelo menos uma vez por semana: Homens- 34%, Mulheres27% Faixa etária: 15 à 19 – 56%, 20 à 29 anos – 43%, 30 à 39 – 25% (Fonte: Mídia Dados – 2008)

6.7.2.7 Metrô Este veículo ajudará aumentando a lembrança da campanha, ampliando a visibilidade, favorecendo a freqüência média e o pulsing. Uma média de 3 milhões de pessoas utilizam este meio de transporte. É uma maneira bastante eficaz de atingir o target. Homens/Mulheres: 50% Jovens - 18 a 34 anos: 54% Instrução - Ensino Médio Completo e Universitário incompleto: 53% Renda Média Familiar: R$2. 975,00 (8,5 salários mínimos)¹ Renda Média Individual: R$1.680,00 (4,8 salários mínimos) Exercem funções burocráticas/subalternas: 38% Usuários habituais (3 dias ou mais na semana): 86% Viagens exclusivas a trabalho: 66% Usuários 1

de

outra

condução

conjugada

ao

Metrô:

Valor do salário mínimo em maio/06 = R$ 350,00

(Pesquisa realizada em 2006 pela Gerência de Operações do Governo de São Paulo)

155

72%


6.7.2.8 Outdoor

Locais

Cartazes

Brasil

18.099

34.674

São Paulo

6.806

14.586

Campos de Jordão

60

20

(Fonte: Grupo Kallas)

6.8 Táticas 6.8.1 Revista 6.8.1.1 Vip Referência de comportamento, moda e beleza do homem moderno. Vip quer orientar o leitor no relacionamento com as mulheres e no consumo inteligente, de modo bem-humorado e irreverente. Perfil do Leitor 75% têm entre 20 e 49 anos 69% dos leitores são do sexo masculino e 31% so sexo feminino Classe social: B – 35%, C – 22% Total de leitores: 371.000 Exemplares Tiragem: 125.481 exemplares Circulação líquida: 75.918 exemplares Veiculação mensal

156


Tabela de Preço SP FORMATO

VALOR R$

1 página indeterminada

25.400,00

CPM CPM Circulação

Tiragem

334,56

202.42

( Fonte: Depto. Comercial Editora Abril)

6.8.1.2 Gloss Gloss é o guia prático e contemporâneo para a jovem que precisa encontrar o seu lugar no mundo. É a revista que vai orientar as escolhas da leitora e responder suas dúvidas sobre sexo, amor, moda, beleza, trabalho, dinheiro, consumo e estilo de vida de forma direta, sem deixar que ela se perca em um mar de informações. Gloss tem a atitude e intensidade que a jovem mulher deseja. Perfil do Leitor

Público Alvo: mulheres de 18 a 28 anos 79% dos leitores são mulheres e 21% são homens Classe social: B – 32% e C -30% Leitores 259.000 de leitores

157


Exemplares

Tiragem: 198.550 Circulação líquida: 121.074 Veiculação mensal Tabela de Preço SP FORMATO

VALOR R$

1 página indeterminada

20.000,00

CPM CPM Circulação

Tiragem

165,18

100,07

( Fonte: Depto. Comercial Editora Abril)

6.8.1.3 Capricho Foco total nas adolescentes que se interessam por tudo que é novo. CAPRICHO é a direta com a garota que está definindo sua personalidade e também construindo seu perfil de comportamento e consumo. CAPRICHO fala de meninos, amigos, família, escola, ídolos. Traz serviços, compras, programas, dicas do que ouvir, ler, lugares para ir, enfim, tudo que ela procura para fazer suas escolhas, inclusive produtos e serviços que possam ajudá-la nessa fase da sua vida.

158


Perfil do Leitor 59% tem entre 10 e 19 anos 83% dos leitores são mulheres e 12% homens Classe Social: B -38%, C- 37% Leitores 1.588.00 leitores Exemplares Tiragem: 168.303 Circulação: 103.579 Veiculação quinzenal Lista de Preço

SP VALOR FORMATO

R$

1 página indeterminada 18.400,00

CPM CPM Circulação

Tiragem

177,64

109.32

( Fonte: Depto. Comercial Editora Abril)

159


6.8.1.4 Veja São Paulo Revista sobre econômica, política, conhecimentos gerais, educação, saúde e globalização. Matérias sobre o que acontece no mundo. Perfil dos Leitores

63% tem entre 20 e 49 anos 50% são do sexo masculino e 50% do sexo feminino Classe social: B - 38%, C – 34% Leitores 385.000 leitores

Exemplares

Tiragem: 373.451 Circulação líquida: 223.911 Veiculação semanal Tabela de Preço

SP VALOR FORMATO

R$

1 página indeterminada

85.800,00

160


CPM CPM Circulação

Tiragem

264,88

229.74

( Fonte: Depto. Comercial Editora Abril)

6.8.2 Rádio 6.9.5 Tupi FM 6.9.5.1 Perfil do Ouvinte

45% são do sexo feminino e 55% do de sexo masculino Classe social: 49% - C, AB -32% Faixa etária:35% tem entre 25-39 anos, 8% tem 20 – 24 anos e 3% 15-19 anos 6.9.6.2 Ouvinte

Emissora

IA %

Share

ABS (000)

Tupi FM

1,08

8.87

170

Tupi FM

06h - 19h

06 - 00h

00h - 06h

São Paulo -104,1

950,00

710,00

470,00

6.9.7.3 Tabela de Preço

( Fonte: Depto. Comercial Tupi FM)

161


6.8.2.2 Kiss FM Perfil do ouvinte

Classe social: 63% AB, C – 34% Homens 78% e Mulheres 22% 13% tem entre 20-24 anos,51% entre 25-39 anos Tabela de Preço SP 06 -19 hrs

06h - 00h00

00h00 - 06h00

945,00

762,07

514,00

(Fonte: Depto Comercial Kiss FM)

6.8.7 MIX FM 6.8. 7.1 Formato Sexo: Masculino – 53%, Feminino – 47% Classe Econômica: AB -47%, C – 39%, DE – 14% Faixa Etária: 15 a 29 anos – 59%, +30 anos – 29%

Emissora

IA %

AFINIDADE

Mix FM

1,52

141

6.8.7.2 Tabela de Preço Rotativo das 06h00 às 24h00: R$985.00

162


6.8.7.3 Ouvintes Número de ouvintes por minuto: 138.939

Emissora

IA %

ABS (000)

Tupi FM

0.49

139

( Fonte: Depto. Comercial Mix FM)

6.9.3 Cinema O escuro das salas aumenta a atenção dos espectadores e os dirige exclusivamente dos comerciais exibidos. A alta qualidade do som eleva a percepção da mensagem, além da segmentação do público para atingir somente o target. Perfil do Telespectador

52% são do sexo feminino e 48% do sexo masculino 23% têm entre 12 a 17 anos, 30% entre 18 -25 anos, 26% entre 26-40 anos e 20% + 40 anos Classe social: 68% AB Veiculação

Cinesemana - de segunda à sexta feira 35 inserções por shopping Tabela de Preço

Indeterminado – R$2.710,00

163


Lista de Shopping

SP NOME

SALAS

Shopping Center Norte

1

Shopping D

1

Shopping Eldorado

1

Shopping Metrô Santa Cruz

1

Shopping Metrô Tatuapé

1

( Fonte: Depto. Comercial Cinemark)

6.10.4 Internet 6.10.4.1 Site Oba Oba Site de baladas, bares, restaurantes de São Paulo. Dicas de programas culturais, cinema e locais mais populares. Sempre antenado na noite paulistana.

Perfil do Internauta

Sexo: 51% homens e 49% mulheres 85% dos usuários possuem entre 18 à 35 anos Usuários

960.000 unique visitors/mês em todo o Brasil

164


SP

PV

UNIQUE

68%

4.661.196

777.358

Impressões mensais: - Full Banner: 365.000 - DHTML: 200.000 CPM - Full Banner: 25 - DHTML: 40 ( Fonte: Depto. Comercial Site Oba Oba!))

6.11.5 Metrô Formatos Sanca (mínimo de 12 unidades por linha) Painel de Escada Adesivação de cobertura Linhas Vermelha Azul Verde

165


6.11.5.1 Tabela de Preço Sanca Linha Azul 2,00 m x 0,30 m Qntde: 12 unidades R$183,00/ unidade Período de 30 dias Linha verde e vermelha 1,12 m x 0,30m Qntde: 12 unidades Verde : R$183,00/unidade Vermelha: R$156,00 Período de 30 dias Painel de Escada 0,41 mx 0,61m Qntde: lado completo R$144,00 unidade Período de 30 dias Estações: São Bento, Santana, República, Anhangabaú, Sé, Tatuapé, Penha, Vila Matilde, Arthur Alvin, Consolação, Vila Madalena. Adesivação Cobertura Área mínima 55 m² R$17,00 m² Período de 30 dias Número de vagões: Linha azul – 306 carros, linha verde – 66 carros e linha vermelha -282 carros.

166


6.12.6 TV Fechada 6.12.6.1 Tva É a oportunidade que o anunciante tem de divulgar a sua marca com grande freqüência nos canais comercializados pela TVA. Os anúncios podem ser de 30” ou em formatos adaptados. Horário Rotativo: - deverão se escolhidos no mínimo 8 canais.

Tabela de Preço

Pacotes

São Paulo

Mil Breaks

R$71.000,00

Programas - Discovery Channel Discovery Channel é líder em documentários de alta qualidade, com programação 24 horas por dia, nas áreas de ciência, tecnologia, natureza, aventura humana e cultura mundial. O Discovery Channel é o maior produtor e consumidor de documentários do mundo, reconhecido como sinônimo de excelência em entretenimento baseado na vida real. Idade Sexo: 10 – 19 anos: 19%, 20 – 39 anos: 46%, 40 + anos: 34% Homens: 57%, Mulheres: 43% Classe Social: Classe AB: 86%

167


AXN O AXN oferece ao público uma programação intensa, excitante, cheia de ação e de grande alcance, enriquecida com programas de alta qualidade, que atingem as mais profundas emoções humanas: filmes campeões de bilheteria, ótimas séries de drama e ação, além de reality shows de tirar o fôlego.

Idade 10 – 19 anos: 16%, 20 – 39 anos: 49% , 40 + anos: 35% Sexo: Homens: 55%, Mulheres: 45% Classe Social: Classe AB: 90%

A&E Mundo A&E É um canal de entretenimento geral baseado em programação com personagens cativantes em um ambiente de cultura pop aspiracional, envolvente e contemporânea, dirigido a uma audiência jovem adulta com poder econômico. Idade: 20 – 39 anos: 37% 40 + anos: 53% Sexo: Homens: 56%, Mulheres: 44% Classe Social: Classe AB: 95%

Sony Entertainment Television O Sony Entertainment Television tem a combinação perfeita: programação de sucesso e público altamente qualificado. Sempre em busca do melhor do entretenimento, o canal tem séries consagradas, reality shows irreverentes e produções originais. Idade: 10 – 19 anos: 21%, 20 – 39 anos: 41%, 40 + anos: 38% Sexo: Homens: 49%,Mulheres: 51% Classe Social: Classe AB: 90%

168


Warner Chanel Warner Channel tem a melhor programação de séries nos mais variados segmentos: drama, comédia, suspense, romance e ação. Ainda conta com um acervo de filmes com grandes títulos da Warner Bros, exibidos no “Warner Movies”. É um canal com posicionamento jovem e moderno e é líder de audiência em diversas faixas horárias. Idade: 10 – 19 anos: 21%, 20 – 39 anos: 41%, 40 + anos: 38% Sexo: Homens: 49%,Mulheres: 51% Classe Social: Classe AB: 90% Peolpe + Arts O People+Arts é o canal de entretenimento da América Latina. Sua programação variada oferece grandes sucessos da televisão, que revelam as emoções humanas e envolvem o telespectador por meio de histórias emocionantes, instigantes, inesperadas e autênticas. A grade do canal inclui: reality shows, séries de transformação, dramas, comédias e filmes de grande bilheteria. Idade: 10 – 19 anos: 11%, 20 – 39 anos: 51%, 40 + anos: 38% Sexo: Homens: 39%,Mulheres: 61% Classe Social: Classe AB: 90% Animal Planet Animal Planet é o líder mundial em entretenimento sobre a vida animal, cativando tanto adultos como crianças. Seu conteúdo variado registra a interação entre as diferentes espécies e a constante luta pela sobrevivência, através de histórias fascinantes

Idade: 10 – 19 anos: 23%, 20 – 39 anos: 35%, 40 + anos: 42% Sexo Homens: 57% e Mulheres: 43% Classe Social: Classe AB: 92%

169


Discovery kids Discovery Kids é o único canal infantil da América Latina dedicado 24 horas por dia às crianças pequenas. Com personagens e histórias cativantes, oferece um ambiente exclusivo, que nutre a curiosidade e permite que as crianças se identifiquem com experiências da vida real. É o canal infantil que apresenta a maior afinidade com mães e responsáveis. Idade: 10 – 19 anos: 73%, 20 – 39 anos: 20%, 40 + anos: 7% Sexo Homens: 57% e Mulheres: 43% Classe Social: Classe AB: 92% GRP da TVA MANHÃ CANAIS

AUDIÊNCIA N° DE INSERÇÕES

GRP

Discovery Kids

0,21

41

8,61

A&E Mundo

0,01

41

0,41

Discovery

0,05

41

2,05

Warner

0,05

44

2,2

AXN

0,04

43

1,72

Sony

0,03

41

1,23

Animal Planet

0,02

41

0,82

People + Arts

0,01

41

0,41

TARDE CANAIS

AUDIÊNCIA N° DE INSERÇÕES

GRP

Discovery Kids 0,28

41

11,48

A&E Mundo

0,03

41

1,23

Discovery Kids 0,13

41

5,33

Warner

0,11

45

4,95

AXN

0,11

43

4,73

Sony

0,07

41

2,87

Animal Planet

0,07

41

2,87

People + Arts

0,03

41

1,23

170


NOITE CANAIS

AUDIÊNCIA N° DE INSERÇÕES

GRP

Discovery Kids

0,07

41

2,87

A&E Mundo

0,01

41

0,41

Discovery Kids

0,06

41

2,46

Warner

0,04

44

1,76

AXN

0,04

43

1,72

Sony

0,04

41

1,64

Animal Planet

0,02

41

0,82

People + Arts

0,01

41

0,41

TOTAL

1000

PROGRAMAÇÃO GRP

CPP

Mil breaks

1105,40

64,23

64,23

( Fonte:publicidade.abril.com.br)

6.12.7 TV Aberta 6.12.7.1 Pânico na TV Para as noites de sexta e domingo, a RedeTV!, junto com a Jovem Pan, tras para a TV o Pânico na TV, com quadros e personagens divertidíssimos. Perfil do telespectador 44% é do sexo masculino e 28% feminino Classe social: 47% AB e C – 48% Faixa etária: 7% 4-11, 21% 12-17, 19% 18-24, 29% 25-49 e 13% 50+ anos. Programa humorístico Apresentação simultânea com a rádio Jovem Pan

IA

PA

TOTAL

Domic %

Domic. %

Domíc. Com TV

5.8

8.6

321.140

Total População

389.630

Número Médio

Preço

CPM

CPP

Pessoa por domic

30” R$

R$

R$

1.2

15.880,00

74.05

4.991,87

(Fonte: Depto. Comercial Rede TV – tabela atualizada em Maio de 2008)

171


6.12.7.2 MTV Music Television Primeiro canal dedicato à música. Programas de auditório, na rua sempre em contato com o telespectador.

Programação volta para o mundo musical,

videoclips, entrevistadas com artistas do momento e entretenimento 47% é do sexo masculino e 56% feminino Classe social: 47% AB, C – 48% e DE – 5% Faixa etária: 10% 4-11, 41% 12-17, 37% 18-24, 10% 25-49 e 2% 50+ anos. 6.13 Outdoor Serão 04 (quatro) painéis publicitários situados na rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro, também conhecida como Rod. SP, 123. Esta estrada é o principal acesso para quem segue para a cidade de Campos do Jordão. 6.13.1 Localização Rod. SP 123, Km 13: Front light 14,90m x 5,90m Rod. SP 123, Km 14: Front light 25,00m x 8,00m Rod. SP 123, Km 15: Front light 10,00m x 4,00m Rod. SP 123, Km 17: Front light 7,00m x 4,00m 6.13.1.2 Tabela de preço

Rod. SP 123, Km 13

Front light 14,90m x 5,90m

7.000,00

Rod. SP 123, Km 14

Front light 25,00m x 8,00m

10.000,00

Rod. SP 123, Km 15

Front light 10,00m x 4,00m

7.000,00

Rod. SP 123, Km 17

172

Front light 7,00m x 4,00m

5.000,00


Anexos ESTUDOS EXPLORATÓRIOS Entrevista: CAITO MAIA E A CHILLI BEANS: QUESTÃO DE ESTILO Carreira & Sucesso: Como começou a sua história? Caito Maia: Sou completamente autodidata. Viajei muito pelo mundo, e quando estava na Califórnia, acabei percebendo que ali era o maior berço do varejo e que eu teria muito para aprender. Comecei a prestar atenção em coisas do varejo que eram muito legais. Eu estava numa praia chamada Venice, freqüentada por todo tipo de gente: punks, executivos, o pessoal do rock n’roll. Naquela praia, as pessoas compravam óculos, que eram objetos bem baratos, para representar estas personalidades. Então, se num determinado dia a pessoa queria ser um punk, ela comprava um par de óculos que indicava isso e ali na praia se soltava. Observando isso, fiz negócio com um fornecedor de óculos de lá, trouxe uma carga para o Brasil e meus amigos começaram a comprar. Vendi tudo! Aí entrou uma coisa minha: eu nunca me contentei, sempre quis mais. Então, chegou a um ponto em que falei para o meu fornecedor: quero comprar tudo (risos)! C&S: E qual foi o próximo passo? CM: Comecei a comprar, comprar, comprar... Então chegou o momento em que precisei constituir uma empresa. E neste momento fui bem agressivo no mercado. Eu sempre tive facilidade em identificar quais eram os modelos dos quais as pessoas iam gostar. Quando eu chegava com o mostruário, ninguém acreditava que eu tinha aquela modelagem num preço tão bom. Então, o que chegava vendia. Mas eu me compliquei por falta de apoio. Não tinha capital de giro. Vendia muito, mas com prazos longos e com margem de lucro muito pequena. C&S: Como foi esse processo? CM: Sabe, isso me deixa até um pouco revoltado. É um absurdo! Eu sempre digo que um dia vou ficar muito rico e poderoso e vou ajudar outros empresários. Quero ter uma ONG que capte dinheiro no mercado e repasse para quem quer ir para frente. É uma judiação ver que no Brasil tem muita gente legal, com muita 173


capacidade, que não vai para frente por falta de apoio. O que aconteceu comigo é que vendi tudo, mas não tinha dinheiro para comprar mais. Eu não tinha ninguém para me ajudar, nunca tive pai rico. Se eu fosse procurar no mercado o dinheiro vinha, mas com juros enormes. Se fosse por este caminho, estava morto. E eu nem tinha uma grande estrutura. Vendia no atacado, de dentro de um depósito. Era eu e minha mala, dentro de um carro, saindo por aí. Saí, então, do atacado e fui para o varejo. C&S: Fale sobre essa mudança de foco... CM: Dei um passo para trás, analisei melhor minhas possibilidades e recomecei. Fui para o Mercado Mundo Mix e abri um estande. Digo sempre que lá é a melhor escola de varejo do mundo. C&S: Por quê? CM: Porque você tem que mudar a "cara" da loja três vezes num único dia! Nós mudávamos de acordo com a observação do público. Se as pessoas eram mais esportivas ou mais básicas, a loja ficava com cara delas. O valor dos produtos ia se alterando com o passar do dia. Era uma feira mesmo, então, exigia agilidade e rapidez. Tinha que escutar o cliente, ver o que estava funcionando, o que não estava e seguir. Não dava para ficar parado. Tinha que inventar, chamar a atenção, não importava como: ficando pelado, plantando bananeira. Esse era o jeito (risos). Eu estou brincando, mas isso é muito sério. Hoje em dia, o líder do mercado, em qualquer segmento, tem que mudar constantemente para agradar ao cliente. A Chilli Beans toda semana tem produto novo. Tem que ter coisas novas, tem que mexer. O cliente tem que entrar na loja numa semana e ser de um jeito, e da próxima vez que ele entrar, deve algo completamente diferente. Esse é o novo varejo. C&S: Esse foi o grande aprendizado do Mercado Mundo Mix? CM: Sim, essa agilidade eu peguei de lá. Muitas outras coisas eu aprendi lá. Por exemplo, o Mundo Mix tinha uma rádio e eu era DJ. Eu mesmo fazia meu anúncio, bolava as promoções e corria atrás. Hoje, com 85 pontos de venda, uso a experiência de varejo que adquiri no Mercado Mundo Mix. Por conta disso, sei qual é o perfil do mineiro, do gaúcho e dos demais consumidores brasileiros.

174


C&S: Hoje suas lojas funcionam no sistema de franquias, mas no início não era assim. Como foi a evolução? CM: Depois do Mercado Mundo Mix, abri uma loja na Galeria Ouro Fino, no bairro dos Jardins, em São Paulo. Em seguida, abri um primeiro quiosque no Shopping Villa Lobos, que explodiu de vendas. Foi uma loucura! Isso foi em outubro de 2000. No ano seguinte abri mais três pontos: nos Shoppings Eldorado, Iguatemi e Morumbi. Começamos por cima e depois fomos seguindo. Nesta época, já surgiram propostas para franquia. E o mais louco de tudo isso é que a marca ainda estava em formação. A franquia foi para a rua antes de estar pronta. E eu, obviamente, usei essa demanda como financiamento. Captei dinheiro para poder crescer. Isso me ajudou muito no crescimento e no meu posicionamento frente ao mercado. O engraçado é que a única franquia que não deu certo foi a primeira, de Maringá. Mas vendo o que passamos e nossa situação hoje, eu digo que é muito teórico e hipócrita vender uma franquia sem a ter colocado no mercado. Nós já fizemos. Nossa franquia é testada e aprovada. C&S: Você tem subsídios práticos que comprovam o sucesso do seu negócio... CM: Exatamente. Conheço o caminho das pedras. Sei dizer quando atacar, onde atacar, quando segurar mais. Sou um cara honesto. É claro que para a minha marca seria muito interessante estar numa loja de shopping, mas eu digo para quem chega até aqui que se ele tem a possibilidade de começar com um quiosque, vá por essa alternativa. Nesta opção, ele pode se colocar no corredor e observar o movimento, consegue determinar se aquele shopping em que ele está entrando é legal ou não e qual é a melhor posição. Depois de um ou dois anos, se estiver bem, o investimento já está provando ser válido e aí, sim, vale a pena partir para uma loja. São certas coisas que vêm acontecendo e que nós passamos de experiência para o franqueado. Quando se vai montar uma loja, ela precisa ser a melhor loja, num ponto muito bem escolhido. Mas o ser humano erra, e isso é normal. Por isso é vantagem começar no quiosque. Outra vantagem é ficar esperando o melhor ponto.

175


C&S: Observando a história da empresa, é possível ver que as coisas aconteceram bem rápido para você. Já são mais de 80 lojas? CM: Sim. Mas sem perder o controle. Eu gosto de perguntar para os franqueados como estão as coisas, de fazer um acompanhamento. Acabei de fazer uma turnê pelo Brasil inteiro – de Manaus a Porto Alegre -, passando em todos os pontos de venda. C&S: Você acredita que essa proximidade é um dos fatores que fazem a Chilli Beans ser a marca conhecida e respeitada que é hoje? CM: Acho que sim. Tem algumas coisas que eu fiz que ajudaram a Chilli Beans a ser o que é. A primeira foi acabar com vários pontos de venda que tinham a Chilli Beans, porque uma empresa como a nossa tem, basicamente, três alternativas: loja própria, franquia e multimarcas. Essa última é a pior coisa que se pode fazer com uma marca, porque você vai vender para alguém que não tem conceito, que vende do jeito que quiser, que não tem cuidado algum. Além disso, o pagamento é sempre proporcional à saída do produto: se estiver vendendo, paga; se não vender, não paga. Eu valorizei o produto Chilli Beans. C&S: Você tirou o produto de todas as lojas multimarcas? CM: Sim, acabei com tudo. Queriam me matar (risos). Hoje, os óculos Chilli Beans só são vendidos em lojas e quiosques credenciados. A diferença que notamos depois disso é violenta. A marca ficou mais forte no mercado, mais respeitada e credibilizada. Eu valorizei meu franqueado, agreguei valor à marca. C&S: Como ficou a sua relação com os franqueados depois? CM: Acho que, no caso das franquias nacionais, existe o antes e o depois da Chilli Beans no mercado. A margem de lucro dos nossos franqueados é a maior do mercado. Nós já cansamos de mudar as coisas por aqui, e estou falando de preço mesmo. Temos um cuidado muito grande com tudo na nossa empresa. Se eu me sento ao seu lado e as coisas não estão acontecendo para você, não adianta. A palavra "negócio" só vale se eu e meus parceiros tivermos lucro. Isso é muito sério.

176


O negócio Chilli Beans não é uma coisa para você entrar e sair depois de dois anos. É para ficar a vida inteira. Eu ouço muito meu franqueado. C&S: Dentro deste contexto, como está sendo a evolução da Chilli Beans? CM: Há um ano e meio tenho investido fortemente em qualidade: materiais diferenciados, banhos a mais nos óculos para ficarem mais resistentes e desenvolvimento próprio de todas as peças. Parece pouco, pois as saídas são pequenas, mas no fim é muito dinheiro. E eu não repasso isso para o meu franqueado. Estou ganhando de outro jeito, e esta é a forma de pensar na Chilli Beans. Vou dar um exemplo. Participei há pouco tempo de um encontro em Hong Kong, pois fomos escolhidos a empresa líder de mercado da América Latina. Eu estava na abertura de uma das principais feiras de lá, ao lado de mais nove empresários. Fechamos acordos e estamos muito bem com as fábricas da China. O custo do nosso produto caiu e aumentou a nossa margem de lucro. Mas esse "extra" eu não vou por no bolso. Vou investir em qualidade! C&S: E isso acaba refletindo na posição em que sua empresa se encontra? CM: Sim, mas nem todo mundo pensa assim. Tem gente que põe o dinheiro no bolso e sai comprando navio, carro conversível... Mas eu acho que essa não é a idéia. Acredito que nós, empresários, temos que pensar sempre em plantar para conseguir colher bons frutos no futuro. Não adianta ganhar dinheiro agora para perder daqui a três anos. Meu investimento é sempre em qualidade. C&S: Vocês atuam num sistema similar ao da Nike e de outras grandes marcas mundiais, ou seja, não possuem uma fábrica ou produção direta. Fale um pouco sobre esse sistema. CM: Na minha opinião, uma empresa moderna tem que saber focar. Meu negócio é conceito, marca. Comparo sempre com a indústria musical porque fui músico durante 12 anos. Na época em que comecei, havia a CBS, que hoje é a Sony, e a CBS tinha um estúdio enorme onde eram feitas todas as gravações. Hoje isso não existe mais, pois cada artista tem seu próprio estúdio. O negócio da Sony não é gravar, então, eles não gravam mais. Por isso tenho um parceiro que é a fábrica. Lembro sempre de uma coisa que eu ouvia quando era moleque: "o pai do fulano é industrial". Hoje, não existe mais o "industrial". Não vou por esse caminho. 177


Vou pela criatividade. O meu negócio é desenvolver produto. Para isso, busco parceiros, terceirizo fabricantes e faço o que for melhor para mim. C&S: Mas nem pensa em ter uma fábrica? CM: Adoraria, um dia, ser sócio ou até mesmo comprar uma fábrica brasileira. Sabe, sou um patriota violento... Tenho a bandeira brasileira desenhada no meu coração. Amo muito mesmo o Brasil. Mas é uma questão de negócios, temos de ser realistas. Então, todas as fábricas que atuam para mim estão na China. C&S: É difícil controlar a qualidade dos produtos a distância? Você sempre recebe exatamente o que pediu? CM: Hoje funciona assim: tenho um escritório em Los Angeles que coordena as atividades na China. E a comunicação com este pessoal é muito boa. Para você ter uma idéia, eu pago mais caro pelo produto por essa ponte que é feita em Los Angeles. Mas vale muito a pena. O design também é desenvolvido lá. Acabei de voltar dos Estados Unidos, onde passei dez dias "internado" dentro de um escritório, trabalhando das 8h às 20h, desenvolvendo a nova coleção de 90 modelos. C&S: Pensando em atingir o público com a chegada do verão... CM: Não sigo esta idéia de verão. Veja só, o sorvete no Brasil sempre foi tratado como um produto de verão, enquanto na Europa é visto como alimento. Essa é a diferença. Eu não vendo óculos de verão. Não faço mais do que a minha obrigação de vender no verão, mas eu não quero só isso. Para você ter uma idéia, meu recorde de unidades vendidas foi em Campos do Jordão, na alta temporada do inverno. Este é o objetivo. Estou vendendo estilo. C&S: As lojas da sua marca têm um estilo muito peculiar e são marcadas por um atendimento muito bom. Qual é o valor do cuidado com o consumidor? CM: É muito mais do que cuidado. Pensa bem... O consumidor é a parte mais importante disso tudo. Você tem obrigação de tratá-lo bem. No varejo, o mínimo é você saber o que o consumidor quer e dar isso a ele, facilitar a vida dele. Porque isso vai dar retorno.

178


C&S: E como fazer para garantir essa mesma filosofia em todas as lojas da franquia? CM: Em primeiro lugar, temos a política de trocar os óculos que apresentarem qualquer problema. Todas as lojas sabem disso, e sabem que não vão perder nada trocando uma peça. Se um cliente chega mostrando um par de óculos que começou a descascar ou um risquinho quase imperceptível, eu ordem sempre é trocá-lo. Às vezes, o pessoal reclama, diz que tem gente que abusa. Mas até o limite do bom senso, nós trocamos sempre. A grande sacada é mostrar para o franqueado que agir dessa forma vale a pena. Uma das lojas que tem melhor resultado na nossa rede é a de Recife. Sabe o que o franqueado de lá faz? Uma semana depois que alguém compra nossos óculos ele liga para o cliente e pergunta se está tudo bem, se tudo está correndo como esperado. Eu repasso essa experiência dele para os outros, que sempre vão querer ter um resultado ótimo como o daquela loja. C&S: Como estão os planos para a expansão internacional da Chilli Beans? CM: Nós queremos crescer com solidez. Lutei muito para conseguir o que tenho hoje e não quero perder isso de jeito algum. É a minha vida. Sem isso aqui não sou nada. Por isso quero ter segurança para crescer. Várias marcas tiveram problemas graves por tentarem seguir sem solidez. Não param de chegar pedidos da Europa e dos Estados Unidos. Ainda não é o momento, mas ele está bem próximo. Mas, pela nossa experiência, vemos que falta o parceiro ideal. Só que não tenho dúvidas: nós seremos o primeiro fenômeno brasileiro de crescimento real lá fora. Estou me preparando para isso. Faltam poucos detalhes... C&S: Você já analisou o mercado lá de fora, já sabe quem vai comprar seus produtos? CM: Sim. O público que vai consumir lá é o mesmo daqui: todo mundo que gosta de estilo, de conceito, de rapidez e agilidade. Isso tudo dentro de uma loja super bem pensada, com displays bem atuais. Hoje, na Europa, por incrível que pareça, isso não existe. Eles não têm uma loja de conceito. Do nosso jeito, não tem. É por isso que eu digo: "quando bombar, vai bombar forte". C&S: O preço dos produtos que você vende, em média, são menores do que os dos seus concorrentes diretos – mas com a mesma qualidade ou até superior. Qual é o 179


segredo (se é que existe algum)? CM: Trabalhar direitinho. Só isso. Tenho alguns franqueados que são da geração antiga, de 1.000% de margem de lucro. Eles chegam pra mim e dizem que se eu vendesse óculos por R$ 150,00 as peças venderiam como água. Dizem que não estamos atacando o mercado de R$ 150,00. O que eles não perceberam é que estamos atacando, sim, porque a pessoa vai até a loja e não compra um, mas sim dois óculos. Esse é o nosso jogo. c&S: Falando agora um pouco sobre você... Fale um pouco sobre essa experiência de ser músico. CM: Sempre tive um tino comercial. Mas desde moleque eu queria ser músico. Tive uma banda durante 12 anos. Fui vocalista de uma banda que ficou até bem conhecida, a "Las chicas tienen fuego". Fizemos shows pelo Brasil inteiro. Estávamos para assinar contrato com uma grande gravadora. Até hoje muita gente me pergunta sobre a banda. Mas a vida é muito louca e hoje estou aqui, vendendo óculos. A música tem uma ligação muito forte com a Chilli Beans porque estamos ligados ao estilo, ao visual. E é por isso que ela acontece. Porque é de verdade. C&S: Você passou também por uma transformação radical na parte física, emagrecendo 50 quilos em seis meses... CM: Sempre fui gordo. Fui para a Califórnia fazer faculdade de música e lá eu "pirei". Comecei a correr, a fazer abdominal como um louco. É óbvio que quando você tem 17 anos de idade tudo é mais fácil. Hoje eu malho, me mato, mas não consigo o mesmo resultado. Mas foi uma loucura mesmo. Imagina o que é nenhuma mulher te olhar até os 16 anos. Aí, depois, eu virei modelo! Para a cabeça de um jovem isso é muito louco. Isso conta muito para a vida. Experiências fortes deixam a gente com mais fibra. Você passa a dar mais valor para tudo, passa a ter mais sentido. Você acredita mais nas coisas. Por isso eu me emociono quando conto minha história, porque é tudo muito de verdade. Não sou uma pessoa de mentira, construída pela mídia. Tudo que eu tenho é de verdade. C&S:

Isso

acaba

dando

uma

outra

cara

para

sua

empresa?

CM: É claro! O grande sucesso da Chilli Beans está nas pessoas que trabalham comigo. Sem elas eu não sou nada. Sem querer me menosprezar, mas a galera que 180


está aqui é radical. São muito bons. Eles "morrem" pela Chilli Beans e sem eles nada acontece. Não consigo fazer sozinho. Sem isso não conseguiria o que consegui. Sabe, eu às vezes agradeço as pessoas daqui por um bom trabalho e elas olham para mim assustadas, pensando que não fizeram mais do que a obrigação. Mas não penso assim. Para mim não é assim mesmo. C&S: Como você conseguiu formar uma equipe tão boa? CM: Sempre me preocupei muito com o lado pessoal e com a questão financeira dos funcionários. E eu acredito que pessoas do bem chamam pessoas do bem. O bem chama o bem e o mal chama o mal. Já tivemos pessoas do mal aqui e elas não agüentaram ficar um mês. Você vê que elas ficam incomodadas. Aqui as pessoas se gostam e se respeitam. Ninguém no mundo consegue construir uma empresa sem gente boa ao seu lado. Não adianta também centralizar o comando; tem que saber dividir. Já tentaram me colocar numa sala isolada do pessoal aqui, mas eu não deixei. Sou igual a todo mundo. Muita gente diz que "Quanto mais você dá, mais as pessoas querem". Isso é mentira! Quanto mais você dá, mais você recebe. Ninguém na Chilli Beans me vê como o patrão, mas sim como um amigo e um parceiro. C&S: Quem é a pessoa que você procura para fazer parte da sua equipe? CM: Procuro quem tem profissionalismo e bom senso. Quero pessoas que olhem para o futuro, que não tenham pressa, que queiram mais. Pessoas que procurem se desenvolver em seu próprio meio. Que se adaptem bem às novas situações. E tem que ter honestidade, como é o caso de todo mundo que está aqui. Aqui dentro, se sinto que a pessoa tem possibilidade e capacidade, abro o caminho para ela crescer. C&S: O que você tem a dizer para quem está começando a carreira? CM: Gostei desta pergunta, pois o principal motivo de eu dar palestras pelo Brasil afora é para dizer coisas assim para os jovens. E o que tenho a dizer é: acredite, seja sério, determinado e paciente. Porque eu, Caito Maia, dono da Chilli Beans, sou um exemplo vivo de que do nada você pode construir uma empresa sólida, do futuro. Estamos no país mais apropriado do mundo para empreender: o Brasil. Mas não se esqueçam: tem que ter honestidade, bom senso, paciência, esforço e muita perseverança. 181


Caito Maia aprendeu com a vida o que os livros e as universidades tentam fortemente ensinar. Ser autodidata e vencedor não é para qualquer um. Só por isso, já poderia ser considerado uma pessoa especial. Mas ele foi além. Criou uma marca, um estilo, um conceito que ultrapassa a simplicidade que ainda predomina em vários segmentos da indústria nacional. Caito fez tudo isso e continua ainda com uma empolgação juvenil ao contar suas experiências. E, mais do que tudo, com uma humildade exemplar – característica fundamental para ser, como ele é, um verdadeiro líder. Thiago Costa é jornalista especialista em Marketing e realizou essa entrevista para o newsletter Carreira & Sucesso. 20.05.2006 PESQUISA Pesquisa Qualitativa Metodologia e Amostra

Foccus Group: 2 casos: 2 em São Paulo Cada grupo terá 10 componentes Os grupos serão divididos em: 1 grupo de 15 - 35 anos feminino 1 grupo de 15 - 35 anos masculino CONSUMIDOR BC

SÃO PAULO

15 – 35 anos

2 grupos

182


Junto a: Mulheres / Homens de classes BC (B1, B2,C1 e C2) 15 a 35 anos de idade Solteiros(a) e Casados(a) Com e sem filhos São Paulo Moradoras da Zona Sul/Oeste Método não probabilístico intencional 2.4 AMOSTRA 200 pessoas Homens e Mulheres 15 a 35 Anos Classe B/C 3 Grau Incompleto São Paulo Moradoras da Zona Sul/ Oeste

183


Peças – Ação Promocional Campanha Hot Card

184


Hot Card

185


Banner – Hot Card Institutional

186


Banner – Hot Card – Dia das Mães .

187


Banner – Hot Card – Dia das Mães

Outdoor 4 min.

188


Banner – Hot Card – Dia dos Pais

189


Full Banner

AnĂşncio no site da Chillibeans

190


Full Banner

Folder

191


Full Banner

192


DHtml

193


Peças – Ação Promocional Campanha De Olho em você

194


Disposição da Tenda

Disposição e layout da pista de patinação

195


Cartezete

196


Faixa Ingresso da pista de patinação

197


Folder Faixa

Banner Dia dos namorados

198


Site Chilli Beans

199


Promotores

Tapa sol

200


Peças – Ação Promocional Campanha Hot Ice Chilli Beans

201


Disposição da Pista

Modelo do DJ personalizado

202


Cartazete

203


Aplicação em Outdoor Rod. SP 123, Km 13

Rod. SP 123, Km 14

204


Aplicação em Outdoor Rod. SP 123, Km 15

Rod. SP 123, Km 17

205


Outdoor

Modelo do chocolate com pimenta

206


Outdoor

Banner institucional do cart達o

207


Outdoor

208


Outdoor

Banner Dia das m達es

Banner Dia dos pais

Banner Dia dos namorados

1

209


Folder

210


Site Chilli Beans

211


Brindes

Sacola Personalizada

Tapa sol para carros

Chocolate com Pimenta

212


D.j Estilizado

213


Promotores

DHTML

214


Peças – Plano de Mídia

Modelo do cartão

215


Aplicação em Revista

216


Revista - Veja

217


Revista - Vip

218


Revista - Vip

219


Revista - Gloss

220


Revista - Gloss

221


Revista - Capricho

222


Revista - Capricho

223


Revista – Especial dia Internacional da Mulher

224


Revista – Especial dia das Mães

225


Revista – Especial dia dos Namorados

226


Revista – Especial dia dos Pais

227


Aplicação Metrô - Sanca

228


Aplicação Metrô - Cobertura

229


Metrô – Sanca e Cobertura

230


Metrô – Sanca e Cobertura

231


Metrô – Sanca e Cobertura

232


Aplicação Metrô – Painel de Escada

233


Metrô – Painel de Escada

234


Metrô – Painel de Escada

235


Metrô – Painel d

236


Rádio – Spot

237


Data 04/10/2008

Curso Publicidade e Propaganda

Título Promoção Hot Ice Chilli Beans

Orientação Tempo 30”

ROTEIRO DO SPOT PUBLICITÁRIO VOZ FEMININA:

Página 01 ABRE O SOM

TRILHA SONORA: THE PRETENDERS – FOO FIGHTERS

HEY GENTE VOCÊS SABIAM QUE TODA SEMANA A CHILLI BEANS CERCA DE 10 MODELOS DE ÓCULOS? VÁRIAS VOZES: NÃOOOOOOOOOOOOOO VOZ FEMININA: NÃO?!ENTÃO PARA VOCÊ FICAR CADA VEZ MAIS NA MODA A CHILLI BEANS CRIOU O HOT CARD. O CARTÃO FIDELIDADE QUE QUEM GANHA É VOCÊ. VOZ MASCULINA: COMO ASSIM? VOZ FEMININA: AO ADQUIRIR O CARTÃO QUE NÃO TEM CUSTO ALGUM, VOCÊ GANHA DE CARA 15% DE DESCONTO NA COMPRA DE QUALQUER LANÇAMENTO E QUANTO MAIS VOCÊ COMPRA MAIS PONTO ACUMULA. AGORA VOCÊ NÃO TEM MAIS DESCULPAS PARA NÃO COMPRAR ÓCULOS MAIS MODERNOS PARA VOCÊ, PARA SUA MÃE, PARA O SEU PAI, NAMORADA, PAPAGAIO, CACHORRO........

ABAIXA O TOM DE VOZ

AUMENTA O TOM DE VOZ

CORRA AGORA E APROVEITE! VÁRIAS VOZES: CHILLI BEANS EM TODO MOVIMENTO

238

FECHA O SOM


Data Curso 04/10/2008 Publicidade e Propaganda

ROTEIRO DO SPOT PUBLICITÁRIO Título Orientação Tempo Promoção Hot Ice 30” Chilli Beans

Página 01

ABRE O SOM: TRILHA: THE PRETENDER – FOO FIGHTERS ABAIXA O VOLUME DA TRILHA VOZ FEMININA 1: QUEM DISSE QUE PRECISA VIAJAR PARA PATINAR NO GELO? NOS MESES DE JUNHO E JULHO VENHA CONHECER A HOT ICE, A PISTA DE PATINAÇÃO DA CHILLI BEANS. VOZ FEMININA 2: ALÉM DE SE DIVERTIR MUITO VENHA EXPERIMENTAR UM BOM CHOCOLATE COM PIMENTA VOZ FEMININA 1 E 2 JUNTAS: SÓ A CHILLI BEANS OFERECE TANTA NOVIDADE PARA VOCÊ! AUMENTA O VOLUME DA TRILHA ABAIXA O VOLUME DA TRILHA VOZ MASCULINA: CHILLI BEANS EM TODO MOVIMENTO FECHA O SOM

239


Filme – Chilli Beans

240


ROTEIRO DO VIDEO PUBLICITÁRIO Data 20/10/2008

Curso Publicidade e Propaganda

Título Chilli Beans em Todo movimento

Orientação Todos devem dançar durante o take.

Tempo

Página 01

30”

ABRE O SOM: CLAQUETE TRILHA: THE PRETENDER – FOO FIGHTERS CENA 1: MULHER PARDA DE ÓCULOS ESCUROS BRANCO OUVINDO MÚSICA COM FONE DE OUVIDO

CENA 2

Todas As Cenas São Em Plano Retrato

Corte Seco

MULHER COM OS CABELOS CURTOS, TINGINDOS METADE PRETO E METADE BRANCO, ÓCULOS ESCUROS ESTILO AVIADOR, DANÇANDO CONFORME A MÚSICA. CENA 3:

Corte com Zoom e Sobreposição

MULHER COM OS ESTILO BLACK POWER, COM UM ÓCULOS GRANDE E MARROM IMITANDO UM VISUAL ANOS 70.

CENA 4: MULHER COM UMA FLOR COLORIDA NOS CABELOS, UM ARRANJO DE FLORES NO PESCOÇO, IMITANDO UM VISUAL PRAIA COM ÓCULOS ESCUROS NA COR ROSA.

241

Corte com Zoom e Sobreposição

Corte com Zoom e Sobreposição


ROTEIRO DO VÍDEO PUBLICITÁRIO Data 20/10/2008

Curso Publicidade e Propaganda

Título Chilli Beans em Todo movimento

Orientação Todos devem dançar durante o take.

Tempo

Página 02

30”

CENA 5: MULHER COM CABELO ROSA E ÓCULOS QUASE TRANSPARENTE -CLOSE

Corte Seco

CENA 6: HOMEM COM BOINA, ÓCULOS ESCUROS E CACHECOL

Corte Seco

-CLOSE

CENA 7: HOMEM COM BOINA, ÓCULOS ESCUROS E CACHECOL Corte Seco CENA 8: MULHER COM LENÇO NA CABEÇA E ÓCULOS ESCURO BRANCO CENA 9: MULHER COM LENÇO NA CABEÇA E ÓCULOS COM LENTES VERMELHAS, ESTILO HIPPIE.

Corte Seco

-CLOSE CENA 10: MULHER COM LENÇO NA CABEÇA E ÓCULOS 242

Corte Seco


COM LENTES VERMELHAS, ESTILO HIPPIE.

CENA 11: MULHER COM ÓCULOS ESCURO LARANJA BALANÇANDO O CABELO.

Corte Seco

-CLOSE CENA 12 : MULHER COM ÓCULOS ESCURO LARANJA BALANÇANDO O CABELO.

Corte Seco

-CLOSE CENA 13:

Corte Seco

COMEÇAM A APARECER ALEATORIAMENTE OS PERSONAGENS EM MINUATURA

CENA 14:

Corte Seco

TODOS OS PERSONAGENS APARECEM

CENA 15: TODOS OS PERSONAGENS APARECEM. Corte Seco

CENA 16: PERMANECEM OS PERSONAGENS DA PARTE SUPERIOR E SURGE O LOGO DO CLIENTE COM O SLOGAN DA CAMPANHA.

243

Corte Seco


. FECHA O SOM

244


CLAQUETE

CENA 1: MULHER PARDA DE ÓCULOS ESCUROS BRANCO OUVINDO MÚSICA COM FONE DE OUVIDO

CENA 2: MULHER COM OS CABELOS CURTOS, TINGINDOS METADE PRETO E METADE BRANCO, ÓCULOS ESCUROS ESTILO AVIADOR, DANÇANDO CONFORME A MÚSICA

CENA 3: MULHER COM OS ESTILO BLACK POWER, COM UM ÓCULOS GRANDE E MARROM IMITANDO UM VISUAL ANOS 70

245


CENA 4: MULHER COM UMA FLOR COLORIDA NOS CABELOS, UM ARRANJO DE FLORES NO PESCOÇO, IMITANDO UM VISUAL PRAIA COM ÓCULOS ESCUROS NA

CENA 5: MULHER COM CABELO ROSA E ÓCULOS QUASE TRANSPARENTE -CLOSE.

CENA 6: HOMEM COM BOINA, ÓCULOS ESCUROS E CACHECOL -CLOSE

CENA 7: HOMEM COM BOINA, ÓCULOS ESCUROS E CACHECOL -

246


CENA 8: MULHER COM LENÇO NA CABEÇA E ÓCULOS ESCURO BRANCO.

CENA 9: MULHER COM LENÇO NA CABEÇA E ÓCULOS COM LENTES VERMELHAS, ESTILO HIPPIE. -CLOSE

CENA 10: MULHER COM LENÇO NA CABEÇA E ÓCULOS COM LENTES VERMELHAS, ESTILO HIPPIE.

CENA 11: MULHER COM ÓCULOS ESCURO LARANJA BALANÇANDO O CABELO. -CLOSE

247


CENA 12: MULHER COM ÓCULOS ESCURO LARANJA BALANÇANDO O CABELO. -CLOSE

CENA 13: COMEÇAM A APARECER ALEATORIAMENTE OS PERSONAGENS EM MINUATURA.

CENA 14: TODOS OS PERSONAGENS APARECEM.

CENA 15: OS PERSONAGENS QUE ESTÃO NA PARTE INFERIOR DA TELA COMEÇAM A DESAPARECER.

248


CENA 16: PERMANECEM OS PERSONAGENS DA PARTE SUPERIOR E SURGE O LOGO DO CLIENTE COM O SLOGAN DA CAMPANHA.

249


Orçamentos Detalhados – Plano Promocional

250


Orçamento detalhado - Plano Promocional

Hot Card Chilli Beans Comunicação Visual/ Impressos Impressão do Cartão R$ 0,46 Quantidade 250.000 Banners R$ 60,00 Quantidade 1.000 Custo Total Comunicação Visual/ Impressos 175.000,00 Custo Total da ação

4 layouts diferentes

R$

175.000,00

De Olho em Você Equipamento Fotômetro Quantidade Custo Total do Equipamento Custo Total do Equipamento Médico Inscrição para Congresso Brasileiro de Oftalmologia Despesa com Expertise Group Tenda Quantidade Macas Quantidade Cadeiras Quantidade Mesas (redondas) Quantidade Custo Total da Ambientação/decoração Papel toalha Quantidade Gel Anti-séptico Quantidade cestos de lixo Quantidade Custo Total com Acessórios de Higiene Promotores Quantidade Custo total com promotores Alimentação da equipe Quantidade Custo Total com alimentação da equipe Apoio Logístico Montagem Custo Total com Expertise Group Custo Total com Uniforme para a Equipe

251

R$

800,00 4 R$ 3.200,00 R$ 3.200,00 R$ 3.250,00

5 pessoas

R$ 7.000,00 8x8m 1 R$ 80,00 2 R$ 13,00 8 R$ 22,00 8 R$ 7.440,00 R$ 4,00 20 rolos R$ 13,00 20 litros R$ 5,00 c/ saco plástico 5 R$ 365,00 R$ 230,00 3 R$ 690,00 R$ 9,50 Lanche Box 50 R$ 475,00 R$ 800,00 R$ 250,00 R$ 10.020,00 R$ 1.200,00 Camisetas


Comunicação Banners Quantidade Faixas Quantidade Folder Quantidade Custo Total com Comunicação

R$

85,00 10 R$ 172,00 3 R$ 1,65 5.000 R$ 9.616,00

Parques Custo do Espaço (parque) - Materiais de Primeiros Socorros

R$

Custo Total da Ação

R$

500,00 27.786,00

Orçamento Detalhado - Plano Promocional

Hot Ice Chilli Beans Custo Total da Construção e Manutenção da Pista R$ 250.000,00 12x20m Custo Total da Visita R$ 750,00 Custo Total da Preparação Elétrica R$ 1.000,00 Frete dos Equipamentos da Pista Custo da Carreta com Baú R$ 15.000,00 Custo Total do Frete R$ 15.000,00 Preparação para o Espaço Custo por Metro Quadrado do Piso de Borracha R$ 95,00 Quantidade de Metros Quadrados 15 Custo Total de Piso de Borracha R$ 1.425,00 Custo Unitário da Divisória 2x1m R$ 300,00 Quantidade de Divisórias 22 Custo Total de Divisórias R$ 6.600,00 Custo Total da Preparação do Espaço R$ 8.025,00 Equipamentos de Informática Computador completo de alta potência R$ 3.000,00 Quantidade de Computadores 1 Software extra para execução da ação R$ 150,00 Custo Total de Informática R$ 3.150,00 Custo Total de Equipamentos de Informática R$ 3.151,00 Despesa de Estadia e Alimentação com Equipe Técnica Hospedagem do Hotel + Café da Manhã R$ 2.400,00 2 pessoas p/ 8 dias Refeição almoço R$ 320,00 2 pessoas p/ 8 dias Refeição Jantar R$ 320,00 2 pessoas p/ 8 dias Custo Total de Estadia e alimentação com equipe Técnica R$ 3.040,00 Despesa com Expertise Group Compra de Chocolates com Pimenta R$ 1,05 Quantidade de Chocolates 50.000 Custo Total da Compra de Chocolates R$ 52.500,00 Compra de Brindes Tapa Sol / Sacola personalizada R$ 1,50 Quantidade de Brindes 60.000 Custo Total da Compra de Brindes R$ 90.000,00 Promotores R$ 320,00 8 dias Quantidades de Promotores 4 Custo Total com Promotores R$ 1.280,00

252


Dj - Paulinho Boghosian Quantidade de Dj Custo Total com Dj Equipamento de Som Tenda Hospedagem do Hotel + Café da Manhã Refeição Almoço Refeição Jantar Custo Total de Estadia e alimentação Apoio Logístico Custo Total com Expertise Group

R$

3.000,00

R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$ R$

1 3.000,00 9.220,00 7.000,00 4.800,00 8 dias p/ 4 pessoas 240,00 8 dias p/ 4 pessoas 240,00 5.280,00 5.000,00 173.280,00

Comunicação Custo Total com Ambientação/ Comunicação Visual Folder Cartazetes Impressão dos ingressos Custo Total com Impressos Custo Total Uniformes para a Equipe

R$ R$ R$ R$ R$ R$

50.000,00 21.000,00 6.600,00 480,00 28.080,00 1.000,00

Custo Total da Ação

R$

253

533.325,00


Plano de MĂ­dia

254


Pacote TVA SP1 PROGRAMAÇÃO

D S T Q Q S S D S T 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Q 11

Q 12

S 13

S 14

D 15

S 16

Animal Planet

4 4 4 4 4 4 4 4 4

4

4

4

4

4

4

4

4

People + Arts

4 4 4 4 4 4 4 4 4

4

4

4

4

4

4

4

Sony

4 4 4 4 4 4 4 4 4

4

4

4

4

4

4

Wanner Channel

4 4 4 4 4 4 4 4 4

4

4

4

4

4

Discovery Channel 4 4 4 4 4 4 4 4 4

4

4

4

4

AXN

4 4 4 4 4 4 4 4 4

4

4

4

A&E Mundo

4 4 4 4 4 4 4 4 4

4

4

Discovery Kids

4 4 4 4 4 4 4 4 4

4

4

255

MARÇO T Q 17 18

Q 19

S 20

S 21

D 22

S 23

T 24

Q 25

Q 26

S 27

S 28

D 29

S 30

T 31 Inserções Audiência GRP CPP

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

6

126

0,07

8,82 1014,3

71,00

8.946,00

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

6

126

0,07

8,82 1014,3

71,00

8.946,00

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

6

126

0,06

7,56 1183,3

71,00

8.946,00

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

6

126

0,04

5,04 1775,0

71,00

8.946,00

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

124

0,04

4,96 1775,0

71,00

8.804,00

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

124

0,02

2,48 3550,0

71,00

8.804,00

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

124

0,01

1,24 7100,0

71,00

8.804,00

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

4

124

0,01

1,24 7100,0

71,00 Valor Total

R$ Unitário Custo Total

8.804,00 71.000,00


OUTDOOR JUNHO Campos de Jordão Front Light Km 13 Km 14 Km 15 Km 17

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

Inserções 1 1 1 1

1 1 1 1

Valor unitário 7.000,00 10.000,00 7.000,00 5.000,00 Valor Total

Valor Total 7.000,00 10.000,00 7.000,00 5.000,00 29.000,00

JULHO Campos de Jordão Front Light Km 13 Km 14 Km 15 Km 17

256

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

1 1 1 1

Inserções 1 1 1 1

R$ unitário 7.000,00 10.000,00 7.000,00 5.000,00 29.000,00

R$ Total 7.000,00 10.000,00 7.000,00 5.000,00 29.000,00


INTERNET

Site Oba Oba! SP DHTML Full Banner

S 1

D 2

S 3

T 4

Q 5

Q 6

S 7

S 8

D 9

S 10

T 11

Q 12

Q 13

S 14

S 15

D 16

MAIO S T 17 18 200 365

Q 19

Q 20

S 21

S 22

D 23

S 24

T 25

Q 26

Q 27

S 28

S 29

D 30

S 31

S 21

S 22

D 23

S 24

T 25

Q 26

Q 27

S 28

S 29

D 30

S 31

S 21

S 22

D 23

S 24

T 25

Q 26

Q 27

S 28

S 29

D 30

S 31

S 21

S 22

D 23

S 24

T 25

Q 26

Q 27

S 28

S 29

D 30

S 31

N° inserções 200,00 365,00

Valor unitário 40,00 25,00 Valor Total

Valor Total 8.000,00 9.125,00 17.125,00

N° inserções 200,00 365,00

Valor unitário 40,00 25,00 Valor Total

Valor Total 8.000,00 9.125,00 17.125,00

N° inserções 200,00 365,00

Valor unitário 40,00 25,00 Valor Total

Valor Total 8.000,00 9.125,00 17.125,00

N° inserções 200,00 365,00

Valor unitário 40,00 25,00 Valor Total

Valor Total 8.000,00 9.125,00 17.125,00

INTERNET

Site Oba Oba! SP DHTML Full Banner

S 1

D 2

S 3

T 4

Q 5

Q 6

S 7

S 8

D 9

S 10

T 11

Q 12

Q 13

S 14

S 15

D 16

JUNHO S T 17 18 200 365

Q 19

Q 20

INTERNET

Site Oba Oba! SP DHTML Full Banner

S 1

D 2

S 3

T 4

Q 5

Q 6

S 7

S 8

D 9

S 10

T 11

Q 12

Q 13

S 14

S 15

D 16

JULHO S T 17 18 200 365

Q 19

Q 20

INTERNET

Site Oba Oba! SP DHTML Full Banner

S 1

D 2

S 3

T 4

Q 5

Q 6

S 7

S 8

D 9

S 10

T 11

Q 12

Q 13

S 14

S 15

D 16

AGOSTO S T 17 18 200 365

Q 19

Q 20

Valor Total

257

68.500,00


INTERNET

Site Oba Oba! SP DHTML Full Banner

S 1

D 2

S 3

T 4

Q 5

Q S S D 6 7 8 9

S 10

T 11

Q 12

Q 13

S 14

S 15

Site Oba Oba! SP DHTML Full Banner

S 1

D 2

S 3

T 4

Q 5

Q S S D 6 7 8 9

S 10

T 11

Q 12

Q 13

S 14

S 15

Site Oba Oba! SP DHTML Full Banner

S 1

D 2

S 3

T 4

Q 5

Q S S D 6 7 8 9

S 10

T 11

Q 12

Q 13

S 14

S 15

Site Oba Oba! SP DHTML Full Banner

S 1

D 2

S 3

T 4

Q 5

Q S S D 6 7 8 9

S 10

T 11

Q 12

Q 13

S 14

S 15

D 16

MAIO S 17 200 365

T 18

JUNHO D S T 16 17 18 200 365

JULHO D S 16 17 200 365

T 18

AGOSTO D S T 16 17 18 200 365

Q 19

Q 20

S 21

S 22

D 23

S 24

T 25

Q 26

Q 27

S 28

S 29

D 30

S 31

Q 19

Q 20

S 21

S 22

D 23

S 24

T 25

Q 26

Q 27

S 28

S 29

D 30

S 31

Q 19

Q 20

S 21

S 22

D 23

S 24

T 25

Q 26

Q 27

S 28

S 29

D 30

S 31

Q 19

Q 20

S 21

S 22

D 23

S 24

T 25

Q 26

Q 27

S 28

S 29

D 30

S 31

N° inserções 200,00 365,00

Valor unitário 40,00 25,00 Valor Total

Valor Total 8.000,00 9.125,00 17.125,00

N° inserções 200,00 365,00

Valor unitário 40,00 25,00 Valor Total

Valor Total 8.000,00 9.125,00 17.125,00

N° inserções 200,00 365,00

Valor unitário 40,00 25,00 Valor Total

Valor Total 8.000,00 9.125,00 17.125,00

N° inserções 200,00 365,00

Valor unitário 40,00 25,00 Valor Total

Valor Total 8.000,00 9.125,00 17.125,00

Valor Total

258

68.500,00


MARÇO D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T São Paulo PROGRAMAÇÃO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 N° inserções 1 VIP 1 1 Gloss 1 1 1 Capricho 2 Veja SP 1 1

CPM Circulação Valor unitário Valor Total 334,57 75.918 25.400,00 25.400,00 165,19 121.074 20.000,00 20.000,00 177,64 103.579 18.400,00 36.800,00 383,19 223.911 85.800,00 85.800,00 Valor Total 168.000,00

ABRIL S D S T Q Q S S D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

PROGRAMAÇÃO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 N° inserções 1 VIP 1 1 Gloss 1 1 Capricho 1 1 Veja SP 1

CPM Circulação Valor unitário Valor Total 334,57 75.918 25.400,00 25.400,00 165,19 121.074 20.000,00 20.000,00 177,64 103.579 18.400,00 18.400,00 383,19 223.911 85.800,00 85.800,00 Valor Total 149.600,00

MAIO S D S T Q Q S S D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

PROGRAMAÇÃO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 N° inserções 1 VIP 1 1 1 Gloss 1 1 Capricho 1 1 Veja SP 2

259

CPM Circulação Valor unitário Valor Total 334,57 75.918 25.400,00 25.400,00 165,19 121.074 20.000,00 20.000,00 177,64 103.579 18.400,00 18.400,00 383,19 223.911 85.800,00 171.600,00 Valor Total 235.400,00


JUNHO

São Paulo PROGRAMAÇÃO VIP Gloss Capricho Veja SP

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

1 1 1 1

N° inserções 1 1 1 1

CPP Circulação Valor unitário Valor Total 334,57 75.918 25.400,00 25.400,00 165,19 121.074 20.000,00 20.000,00 177,64 103.579 18.400,00 18.400,00 383,19 223.911 85.800,00 85.800,00 149.600,00 Valor Total

N° inserções 1 1 1 2

CPP Circulação Valor unitário Valor Total 334,57 75.918 25.400,00 25.400,00 165,19 121.074 20.000,00 20.000,00 177,64 103.579 18.400,00 18.400,00 383,19 223.911 85.800,00 171.600,00 235.400,00 Valor Total

N° inserções 1 1 1 2

CPP Circulação Valor unitário Valor Total 334,57 75.918 25.400,00 25.400,00 165,19 121.074 20.000,00 20.000,00 177,64 103.579 18.400,00 18.400,00 383,19 223.911 85.800,00 171.600,00 235.400,00 Valor Total

JULHO

PROGRAMAÇÃO VIP Gloss Capricho Veja SP

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

1 1 1 1

1

AGOSTO

PROGRAMAÇÃO VIP Gloss Capricho Veja SP

260

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

1 1 1 1

1


CINEMA Cinemark SP1 PROGRAMAÇÃO Shopping Center Norte Shopping D

Cinemark SP1 PROGRAMAÇÃO Shopping Eldorado Shopping Metrô Tatuapé Shopping Metrô Santa Cruz

261

D S T Q Q S S D S T 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 7 7 7 7 7 7 7 7 7 7

S D S T Q Q S S D S 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Q 11

T 11

Q 12

Q 12

S 13

Q 13

S 14

S 14

D 15

MARÇO S T Q 16 17 18

S 15

AGOSTO D S T 16 17 18

7

7

Q 19

S 20

S 21

D 22

S 23

T 24

Q 25

Q 26

S 27

S 28

D 29

S 30

T 31 Inserções Custo Unitário Custo Total 35 2.710,00 94.850,00 35 2.710,00 94.850,00 Valor Total 189.700,00

Inserções Custo Unitário Custo Total Q 19

7

Q 20

7

S 21

7

S 22

D 23

S 24

T 25

Q 26

7

7

7

7

7

Q 27 7

S 28 7

S 29 7

D 30 7

S 31 7

35 35 35

2.710,00 2.710,00 2.710,00 Valor Total

94.850,00 94.850,00 94.850,00 284.550,00


MAIO

SP1 PROGRAMAÇÃO MTV Pânico na TV

D

SP1 PROGRAMAÇÃO Pânico na TV MTV

S

D

D

T

Q Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

3

3

3

3

3

3

3

3

3

3

SP1 PROGRAMAÇÃO Pânico na TV MTV

S

D

D

T

Q Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

1

2

3

4

5

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

3

3

3

3

3

3

3

SP1 PROGRAMAÇÃO Pânico na TV

S

D

S

T

Q Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

1

2

3

4

5

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

S

T

Q Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

3

3

3

3

3

3

3

1

2

3

4

5

6

3

3

3

3

3

3

1

1

Inserções Audiência GRP CPP Custo Unitário Custo Total 24 4,8 115,2 1416,7 6.800,00 163.200,00 3 5,6 16,8 5152,3 28.853,00 86.559,00 249.759,00 Valor Total

JUNHO

1 3

1 3

3

3

Inserções Audiência GRP CPM Custo Unitário Custo Total 2 5,6 11,2 5152,3 28.853,00 57.706,00 21 4,8 100,8 1416,7 6.800,00 142.800,00 200.506,00 Valor Total

JULHO

6

1

1

1

1

Inserções Audiência GRP CPP Custo Unitário Custo Total 4 5,6 22,4 5152,3 28.853,00 115.412,00 21 4,8 100,8 1416,7 6.800,00 142.800,00 258.212,00 Valor Total

AGOSTO

1

6

1

1

1

1

1

1

1

1

Inserções Audiência GRP 9 5,6 50,4

CPP Custo Unitário Custo Total 5152,3 28.853,00 259.677,00 259.677,00 Valor Total Valor Total

262

968.154,00


RÁDIO JUNHO

São Paulo PROGRAMAÇÃO Mix FM Kiss FM

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

3

3

3

3

3

3

3

3

3

3

3

3

3

3

3

3

3

3

São Paulo PROGRAMAÇÃO Mix FM Kiss FM

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

3

3

3

3

3

3

3

3

3

3 3

3

3

3

inserções Audiência GRP CPP Valor unitário Valor total 24 1,52 36,48 253,3 385,00 9.240,00 27 1,01 27,27 935,6 945,00 25.515,00 Valor Total 34.755,00

JULHO

3

inserções Audiência GRP CPP Valor unitário Valor total 24 1,52 36,48 253,3 385,00 9.240,00 15 1,01 15,15 935,6 945,00 14.175,00 Valor Total 23.415,00

Campanha Hot Ice Chilli Beans

263


MAIO

São Paulo PROGRAMAÇÃO Mix FM Tupi FM Kiss FM

S D S T Q Q S S D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

1

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

3

3

3

3

3

6

6

6

São Paulo PROGRAMAÇÃO Mix FM Tupi FM Kiss FM

S D S T Q Q S S D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

1

2

3

4

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

3

3

3

3

4

4

4

4

2

3

6 3

3

6

3

3

4

5

6

6

6

6

3

3

3

7

8

9

inserções 24 30 15

Audiência GRP 1,52 36,48 1,08 32,4 1,01 15,15

CPP Valor unitário Valor total 648,0 985,00 23.640,00 879,6 950,00 28.500,00 935,6 945,00 14.175,00 Valor Total 66.315,00

inserções 12 12 20

Audiência GRP 1,52 18,24 1,08 12,96 1,01 20,2

CPP Valor unitário Valor total 648,0 985,00 11.820,00 879,6 950,00 11.400,00 935,6 945,00 18.900,00 Valor Total 42.120,00

Audiência 1,52 1,08 1,01

GRP 18,24 12,96 16,16

CPP Valor unitário Valor total 648,0 985,00 11.820,00 879,6 950,00 11.400,00 935,6 945,00 15.120,00 Valor Total 38.340,00

Audiência GRP 1,52 22,8 1,08 16,2 1,01 15,15

CPP Valor unitário Valor total 648,0 985,00 14.775,00 879,6 950,00 14.250,00 935,6 945,00 14.175,00 Valor Total 43.200,00

JUNHO 5

6

7

8

3

3

3

3

9

4

JULHO S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S São Paulo PROGRAMAÇÃO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 inserções 3 3 3 3 Mix FM 12 Tupi FM 3 3 3 3 12 Kiss FM 4 4 4 4 16

AGOSTO S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S T Q Q S S D S São Paulo PROGRAMAÇÃO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 inserções Mix FM 3 3 3 3 3 15 Tupi FM 3 3 3 3 3 15 3 3 3 3 3 Kiss FM 15

Hot Card Chilli Beans

264


SANCA MARÇO

São Paulo PROGRAMAÇÃO n° de vagões Linha Azul 306 Linha Verde 66 Linha Vermelha 282

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

T

Q

Q

S

S

D

S

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

D 29

S 30

N° inserções

306 66 282

inserções Valor unitário Valor total 306 183,00 55.998,00 66 183,00 12.078,00 282 156,00 43.992,00 Valor Total 112.068,00

METRÔ

São Paulo Adesivo de escada

265

D 1

S T Q 2 3 4

Q 5

S 6

S 7

D 8

S 9

T 10

Q 11

Q 12

S 13

S 14

D 15

MARÇO S T 16 17 22

Q 18

Q 19

S 20

S 21

D 22

S 23

T 24

Q 25

Q 26

S 27

S 28

22

Valor unitário 144,00 Valor Total

Valor Total 3.168,00 3.168,00


METRÔ

Avenida Paulista Cobertura

Avenida Paulista Cobertura

266

D 1

S 2

T 3

Q 4

Q 5

S 6

S 7

D 8

S 9

T 10

Q 11

Q 12

S 13

S 14

D 15

S 16

MARÇO T Q 17 18 4

Q 19

S 20

S 21

D 22

S 23

T 24

Q 25

Q 26

S 27

S 28

D 29

S 30

T 31

S 1

D 2

S 3

T 4

Q 5

Q 6

S 7

S 8

D 9

S 10

T 11

Q 12

Q 13

S 14

S 15

D 16

AGOSTO S T 17 18 4

Q 19

Q 20

S 21

S 22

D 23

S 24

T 25

Q 26

Q 27

S 28

S 29

D 30

S 31

N° inserções Valor unitário 4 935,00 Valor Total

Valor Total 3.740,00 3.740,00

N° inserções Valor unitário 4 935,00 Valor Total

Valor Total 3.740,00 3.740,00


FLOW CHART

MARÇO ABRIL

INSERÇÕES

GRP

CPP

CPM

1000

40,2

-

-

71.000,00

81

417,6

24.859,30

-

968.514,00

175

-

-

-

474.250,00

285

339,2

11.853,00

-

245.310,00

Revista

28

-

-

6.363,54

Outdoor

8

-

-

-

58.000,00

Metrô

684

-

-

-

112.068,00

Internet

2260

TV Fechada

MAIO

JUNHO

JULHO

AGOSTO

x

TV Aberta Cinema Rádio

x x

Total

267

4521

VALOR R$

1.174.200,00

68.500,00

797

36.712,30 6.363,54 3.171.842,00


Contratos

268


Contrato Site e Shopping

CONTRATANTE: Milles & Hub Comunicação, com sede na Rua Torres de Oliveira, nº 305, bairro Jaguaré, Cidade São Paulo, Cep: 05347-020, inscrita no C.N.P.J: 43.144.880/0043-31, devidamente representada neste ato por Juliana da Silva Godoi , Sócia/Diretora, Brasileira, Solteira, Carteira de Identidade nº 42.494.749-2 e C.P.F. nº333.057.638-33. CONTRATADO: Panamericana Produtora e Mídia On line, com sede na Rua Gonçalves Madeira, n° 2.569, bairro: Jaguaré, São Paulo – SP, Cep : 06869-442, inscrita no C.N.PJ: 60.409.075/0001-52, Representada nesse ato por, Renata Gomes, Diretora Comercial, Solteira, portadora da Carteira de Identidade nº 85.741.896-3, C.P.F. nº 789.654.123 -96.

As partes acima identificadas têm, entre si, justo e acertado o presente Contrato para Execução do Serviço de inserção publicitária na internet (site oba oba) e nos respectivos shoppings Center Norte, D, Eldorado, Metrô Tatuapé, Metrô Santa Cruz , que se regerá pelas cláusulas seguintes e pelas condições descritas abaixo :

Cláusula 1ª. O presente contrato tem como OBJETO a locação de espaço a ser utilizado para fins publicitários. Cláusula 2ª. Integram este contrato as especificações de anúncios fornecidos pelo cliente. Cláusula 3ª. O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva do cliente e a contratada não responde por ele, inclusive quanto à violação de direitos autorais de imagem de publicidade, de propriedade industrial e do consumido.

269


Cláusula 4ª. A contratada reserva-se o direito de recusar a publicação do anúncio, cujo conteúdo - a seu exclusivo critério - não atenda princípios legais, éticos ou morais. Cláusula 5ª. A aprovação da forma de comercialização e possíveis descontos concedidos na negociação estão sujeitos a aprovação da contratada. Cláusula 6ª. Em caso de mudança do endereço de cobrança, fica sob responsabilidade do cliente o comunicado por escrito à contratada. Cláusula 7ª. O não pagamento de qualquer parcela na data contratada sofrerá acréscimo de 2% e juros de mora de 1%. Cláusula 8ª. A responsabilidade da contratada por eventuais danos, causados por defeitos relativos à prestação dos serviços, está limitada ao valor do presente contrato. Cláusula 9ª. O presente contrato somente poderá ser rescindido ou alterado mediante aviso por carta, fax ou e-mail, até o dia 1º do mês anterior à veiculação do anúncio contratado. Cláusula 10ª. No caso de rescisão do presente contrato pelo anunciante, no todo ou em parte, os descontos de sua freqüência e/ou bonificação de espaço eventualmente concedidos e já utilizados serão cobrados à vista pelo preço vigente de tabela deste contrato. Cláusula 11ª. Durante a vigência desta autorização serão permitidas duas alterações na veiculação em relação aos meses originalmente contratados, sob pena de alteração de contrato, estando sujeita à disposição da clausula 8. Cláusula 12ª. No caso do anunciante ou sua agência de publicidade não entregarem em tempo hábil o arquivo digital a ser veiculado, Panamericana Produtora e Mídia On line reserva-se o direito de manter a cobrança conforme autorizado. 270


Cláusula 13ª. A qualidade de reprodução da publicidade só poderá ser garantida pelo Panamericana Produtora e Mídia On line, se a prova do arquivo digital for no mesmo modo que na confecção do anúncio Cláusula 14ª. O anúncio em posição determinada sofrerá um acréscimo de 20% sobre o preço da Tabela de preços vigente. Cláusula 15ª. Os valores constantes neste contrato são expressos em Reais. Cláusula 16ª. O valor de R$ 475.170.00 será dividido em 3 vezes pago em todo o dia 15 de cada mês. OBS: Todo material (Zip, CD, disquete, cromos etc ) não utilizado no prazo de 12 meses, será destruído. Site

Formato

Nº de Inserções

Valor Unitário

Valor Total

Site !Oba Oba

DHTML

200

R$ 40,00

R$ 800,00

Site !Oba Oba

Full Banner

365

R$ 25,00

R$ 912,50

Total: R$ 920,50 Cinema

Nº Inserções

Custo Unitário

Custo Total

Shopping Center Norte

35

R$ 2.710,00

R$ 94.850,00

Shopping D

35

R$ 2.710,00

R$ 94.850,00

Shopping Eldorado

35

R$ 2.710,00

R$ 94.850,00

Shopping Metrô Tatuapé

35

R$ 2.710,00

R$ 94.850,00

Shopping Metrô Santa Cruz

35

R$ 2.710,00

R$ 94.850,00

Total: R$ 474.250,00

271


Autorizo a publicação do (s) anúncio (s) descrito (s), de acordo com as disposições estabelecidas a seguir, como representante legal da empresa, assino abaixo: São Paulo 23 de outro de 2008-10-26 ______________________________ Assinatura do Cliente

______________________ Visto

Nome: Cargo:

______________________ Responsável

272


CONTRATO OUTDOOR E METRÔ LOCADORA: Miles & Hub Comunicação, com sede na Rua Torres de Oliveira, nº 305, bairro Jaguaré, Cidade São Paulo, Cep: 05347-020, inscrita no C.N.P.J: 43.144.880/0043-31, devidamente representada neste ato por Juliana da Silva Godoi , Sócia/Diretora, Brasileira, Solteira, Carteira de Identidade nº 42.494.749-2 e C.P.F. nº 333.057.638-33 LOCATÁRIA: Grupo Kallas com sede na Avenida Aruanã, nº 960, bairro: Tamboré, município de Barueri, Estado de São Paulo, Cep: 06634-780, inscrita no C.N.P.J. sob o nº 08.065.557/0001-12 devidamente representada neste ato por Heitor Belquior , Sócio/ Diretor, Brasileiro, Solteiro, Carteira de Identidade nº 30.458.799-3 e C.P.F.n° 566.741.852.

As partes acima identificadas têm, entre si, justo e acertado o presente Contrato de Locação de Espaço Publicitário em forma de outdoor e nas linhas de metrô no estado de São Paulo- Capital para o metrô e Campos do JordãoSP para outdoor, no de Prazo determinado de 2 meses, ficando desde já aceito, pelas cláusulas abaixo descritas.

DO OBJETO DO CONTRATO Cláusula 1ª. O presente contrato tem como OBJETO a locação de espaço (outdoor) e metrô nas linhas vermelha, azul e verde, ser utilizado para fins publicitários. Cláusula 2ª. O referido outdoor terá as medidas de 15,00m por 6,00m, e estará situado à Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro, Rodovia SP, 123, na Cidade de Campos do Jordão, no Estado SP no período de 2 meses Junho e Julho. O referido metrô terá Sanca e sua medidas na linha azul deverão ser de: 2,00m x0,30m, serão 12 unidades, veiculada no período de 30 dias, na linha verde e vermelha terá Sanca com medidas de: 1,12m x 0,30m, veiculada pelo período de 30 dias, painel de descadas com medidas de : 0,41m x 0,61m veiculados no período de 30 dias nas estações: São Bento, Santana, República, Anhangabaú, Sé, Tatuapé, 273


Penha, Vila Matilde, Arthur Alvin, Consolação e Vila Madalena e Adesivação de Vagões em uma área mínima de 55 m quadrados, veiculado no período de 30 dias, na linha Azul em 306 carros, linha verde 66 carros e na linha vermelha em 282 carros.

DAS OBRIGAÇÕES Cláusula 3ª. O LOCATÁRIO deverá especificar, dentro das exigências feitas pelo município, as características de propaganda e arte do outdoor, bem como a logomarca e as cores a serem utilizadas na publicidade o mesmo sendo válido para a propaganda no metrô. Parágrafo único. A escolha do local deverá ser feita com antecedência de 30 dias, para que o LOCADOR aprove ou não. Cláusula 4ª. O LOCADOR se compromete a pagar todos os tributos, taxas ou qualquer outro que esteja relacionado ao contrato. Cláusula 5ª. É dever do LOCADOR a manutenção das boas condições do espaço ora alugado, para que o objetivo de publicidade almejado pelo LOCATÁRIO seja alcançado. Cláusula 6ª. O LOCADOR se obriga a expor a publicidade de forma ininterrupta.

DO VALOR DO ALUGUEL Cláusula 7ª. O LOCATÁRIO se compromete a pagar, como aluguel pela utilização do espaço publicitário, o valor mensal de R$ 46.000,00 totalizando nos 2 meses( Junho e Julho), R$ 92.00,00 referente ao Outdoor e o valor do Metrô referente ao espaço publicitário referente a 2 meses ( Março e Agosto), o valor da Sanca, referente ao mês de março será de, R$ 119.682,00 com 654 inserções, Adesivo de Escada referente ao mês de março R$ 3.168,00 com 22 inserções, Cobertura referente ao mês de março R$ 3.740,00

274


com 4 inserções e Cobertura referente ao mês de agosto R$ 3.740,00, com 4 inserções totalizando em um valor de R$ 130.330,00. Cláusula 8ª. Todas as parcelas deverão ser pagas no primeiro dia útil do mês corrente, sendo tolerado sem multas ou juros até o quinto dia útil do mesmo mês. Caso isso não ocorra, será cobrado uma multa de 5 % a cada dia de atraso. Cláusula 9ª. O não pagamento do aluguel implicará, sem necessidade de qualquer notificação, comunicado ou intervenção judicial, a retirada dos cartazes afixados no outdoor locado e em todas as linhas do metrô.

DO PRAZO Cláusula 10ª. O presente instrumento será de prazo indeterminado, iniciando-se a partir da assinatura pelas partes.

DA RESCISÃO Cláusula 11ª. O presente contrato poderá ser rescindido a qualquer momento pelas partes, devendo a que pretender a rescisão avisar à outra com 15 dias de antecedência. Cláusula 12ª. Este instrumento também será rescindido caso uma das partes descumpra qualquer das cláusulas estabelecidas no presente, devendo a que o causou responder à outra por multa de 50 % do valor mensal do aluguel. São Paulo, 20 de outubro de 2008. Nome e assinatura do Locador Nome, RG e assinatura da Testemunha 1 Testemunha 2

275

Nome e assinatura do Locatário Nome, RG e assinatura da


CONTRATO GRUPO ABRIL E TVA Contratante: Milles & Hub Comunicação, com sede na Rua Torres de Oliveira, nº 305, bairro Jaguaré, Cidade São Paulo, Cep: 05347-020, inscrita no C.N.P.J: 43.144.880/0043-31, devidamente representada neste ato por Juliana da Silva Godoi , Sócia/Diretora, Brasileira, Solteira, Carteira de Identidade nº 42.494.749-2 e C.P.F. nº 333.057.638-33

Contratada: Grupo Abril com sede na Avenida Nações Unidas, nº 7721, bairro Pinheiros, Cidade São Paulo, Cep. 05425-902 no Estado de São Paulo , inscrita no C.N.P.J. sob o nº 02.183.757/0001-93, devidamente representada neste ato por Marcio Souza de Moraes , Diretor Comercial, Brasileiro, Solteiro, Carteira de Identidade nº 22.805.966-8, e C.P.F. nº 121.855.796.20

As partes acima identificadas têm, entre si, justo e acertado o presente Contrato de Locação de Espaço Publicitário nas Revistas determinadas da Editora Abril no prazo de 6 meses e nos canais determinados na TV Paga TVA ambos do Grupo Abril, ficando desde já aceito, pela cláusula abaixo descrita.

Cláusula 1ª. O presente contrato tem como OBJETO a locação de espaço a ser utilizado para fins publicitários. Cláusula 2ª. Integram este contrato as especificações de anúncios fornecidos pelo cliente. Cláusula 3ª. O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva do cliente e a contratada não responde por ele, inclusive quanto à violação de direitos autorais de imagem de publicidade, de propriedade industrial e do consumido. Cláusula 4ª. A contratada reserva-se o direito de recusar a publicação do anúncio, cujo conteúdo - a seu exclusivo critério - não atenda princípios legais, éticos ou morais. 276


Cláusula 5ª. A aprovação da forma de comercialização e possíveis descontos concedidos na negociação estão sujeitos a aprovação da contratada. Cláusula 6ª. Em caso de mudança do endereço de cobrança, fica sob responsabilidade do cliente o comunicado por escrito à contratada. Cláusula 7ª. O não pagamento de qualquer parcela na data contratada sofrerá acréscimo de 2% e juros de mora de 1%. Cláusula 8ª. A responsabilidade da contratada por eventuais danos, causados por defeitos relativos à prestação dos serviços, está limitada ao valor do presente contrato. Cláusula 9ª. O presente contrato somente poderá ser rescindido ou alterado mediante aviso por carta, fax ou e-mail, até o dia 1º do mês anterior à veiculação do anúncio contratado. Cláusula 10ª. No caso de rescisão do presente contrato pelo anunciante, no todo ou em parte, os descontos de sua freqüência e/ou bonificação de espaço eventualmente concedidos e já utilizados serão cobrados à vista pelo preço vigente de tabela deste contrato. Cláusula 11ª. Durante a vigência desta autorização serão permitidas duas alterações na veiculação em relação aos meses originalmente contratados, sob pena de alteração de contrato, estando sujeita à disposição da clausula 8. Cláusula 12ª. No caso do anunciante ou sua agência de publicidade não entregarem em tempo hábil o arquivo digital a ser veiculado, o Grupo Abril reservase o direito de manter a cobrança conforme autorizado. Cláusula 13ª. A qualidade de reprodução da publicidade só poderá ser garantida pelo Grupo Abril se a prova do arquivo digital for no mesmo papel utilizado para a confecção das revistas. 277


Cláusula 14ª. O anúncio em posição determinada sofrerá um acréscimo de 20% sobre o preço da Tabela de preços vigente. Cláusula 15ª. Os valores constantes neste contrato são expressos em Reais. Cláusula 16ª. O valor de R$ 1.638.608 será dividido em 3 vezes pago em todo o dia 15 de cada mês.

OBS: Todo material (Zip, CD, disquete, cromos etc ) não utilizado no prazo de 12 meses, será destruído.

Revista Vip

Mês

Ano

N° de Inserções

Unitário

1 página indeterminada Mar

2009

1

R$ 25.400,00

1 página indeterminada Abr

2009

1

R$ 25.400,00

1 página indeterminada Mai

2009

1

R$ 25.400,00

1 página indeterminada Jun

2009

1

R$ 25.400,00

1 página indeterminada Jul

2009

1

R$ 25.400,00

1 página indeterminada Ago

2009

1

R$ 25.400,00

Total : R$ 152.400,00

Revista Veja SP

Mês

Ano

N° de Inserções Unitário

1 página indeterminada Mar

2009

1

R$ 85.800,00

1 página indeterminada Abr

2009

1

R$ 85.800,00

1 página indeterminada Mai

2009

1

R$ 85.800,00

1 página indeterminada Jun

2009

2

R$ 171.600,00

1 página indeterminada Jul

2009

2

R$ 171.600,00

1 página indeterminada Ago

2009

2

R$ 171.600,00

Total: R$ 772.200,00 278


Revista Gloss

Mês

Ano

N° de Inserções

Unitário

1 página indeterminada Mar

2009

1

R$ 20.000,00

1 página indeterminada Abr

2009

1

R$ 20.000,00

1 página indeterminada Mai

2009

1

R$ 20.000,00

1 página indeterminada Jun

2009

1

R$ 20.000,00

1 página indeterminada Jul

2009

1

R$ 20.000,00

1 página indeterminada Ago

2009

1

R$ 20.000,00

Total: R$ 120.00,00

Revista Capricho

Mês Ano

N° de Inserções

Valor Unitário

1 página indeterminada Mar

2009

1

R$ 18.400,00

1 página indeterminada Abr

2009

1

R$ 18.400,00

1 página indeterminada Mai

2009

1

R$ 18.400,00

1 página indeterminada Jun

2009

1

R$ 18.400,00

1 página indeterminada

Jul

2009

1

R$ 18.400,00

1 página indeterminada Ago

2009

1

R$ 18.400,00

Valor Total: R$ 88.608,00 Autorizo a publicação do (s) anúncio (s) descrito (s), de acordo com as disposições estabelecidas a seguir, como representante legal da empresa, assino abaixo:

São Paulo 23 de outubro de 2008-10-26 ______________________ Assinatura do Cliente Nome: Cargo:

279


Contrato com Rádio e TV aberta Contratante: Miles & Hub Comunicação, com sede na Rua Torres de Oliveira, nº 305, bairro Jaguaré, Cidade São Paulo, Cep: 05347-020, inscrita no C.N.P.J: 43.144.880/0043-31, devidamente representada neste ato por Juliana da Silva Godoi , Sócia/Diretora, Brasileira, Solteira, Carteira de Identidade nº 42.494.749-2 e C.P.F. nº 333.057.638-33. Contratada: Brant Comunicação Ltda, com sede na Brigadeiro Faria Lima, nº 22.750, 3° andar , bairro Pinheiros, Cidade São Paulo - SP, Cep. 02389-452, inscrita no C.N.P.J. sob o nº 03.258.989/0002-95 devidamente representada neste ato por Suzane Santana, Diretora de Vendas, Brasileira, Casada, Carteira de Identidade nº RG:22.661.999-2 e CPF: 476.878.737.01

As partes acima identificadas têm, entre si, justo e acertado o presente Contrato de Locação de Espaço Publicitário nas Rádios Determinadas e nos canais de Televisão determinados,sendo veiculadas duas campanhas ficando desde já aceito, os valores, os meses, nº de inserções, valor unitário e valor total acertado abaixo: Cláusula 1ª. O presente contrato tem como OBJETO a locação de espaço a ser utilizado para fins publicitários. Cláusula 2ª. Integram este contrato as especificações de anúncios fornecidos pelo cliente. Cláusula 3ª. O conteúdo dos anúncios é de responsabilidade exclusiva do cliente e a contratada não responde por ele, inclusive quanto à violação de direitos autorais de imagem de publicidade, de propriedade industrial e do consumido. Cláusula 4ª. A contratada reserva-se o direito de recusar a publicação do anúncio, cujo conteúdo - a seu exclusivo critério - não atenda princípios legais, éticos ou morais. 280


Cláusula 5ª. A aprovação da forma de comercialização e possíveis descontos concedidos na negociação estão sujeitos a aprovação da contratada. Cláusula 6ª. Em caso de mudança do endereço de cobrança, fica sob responsabilidade do cliente o comunicado por escrito à contratada. Cláusula 7ª. O não pagamento de qualquer parcela na data contratada sofrerá acréscimo de 2% e juros de mora de 1%. Cláusula 8ª. A responsabilidade da contratada por eventuais danos, causados por defeitos relativos à prestação dos serviços, está limitada ao valor do presente contrato. Cláusula 9ª. O presente contrato somente poderá ser rescindido ou alterado mediante aviso por carta, fax ou e-mail, até o dia 1º do mês anterior à veiculação do anúncio contratado. Cláusula 10ª. No caso de rescisão do presente contrato pelo anunciante, no todo ou em parte, os descontos de sua freqüência e/ou bonificação de espaço eventualmente concedidos e já utilizados serão cobrados à vista pelo preço vigente de tabela deste contrato. Cláusula 11ª. Durante a vigência desta autorização serão permitidas duas alterações na veiculação em relação aos meses originalmente contratados, sob pena de alteração de contrato, estando sujeita à disposição da clausula 8. Cláusula 12ª. No caso do anunciante ou sua agência de publicidade não entregarem em tempo hábil o arquivo digital a ser veiculada, a empresa Brand Comunicação reserva-se o direito de manter a cobrança conforme autorizado. Cláusula 13ª. A qualidade de reprodução da publicidade só poderá ser garantida pela empresa Brand Comunicação se na prova do arquivo digital for no mesmo conceito do que a contratante pediu. 281


Cláusula 14ª. O anúncio que for veiculado no dia fora do contrato sofrerá um acréscimo de 20% sobre o preço da Tabela de preços vigente. Cláusula 15ª. Os valores constantes neste contrato são expressos em Reais. Cláusula 16ª. O valor de R$ 1.078,000 será dividido em 3 vezes pago em todo o dia 15 de cada mês. OBS: Todo material (Zip, CD, disquete, cromos etc ) não utilizado no prazo de 12 meses, será destruído.

TV

Valor

ABERTA

Mês

Ano N° de Inserções

MTV

Mar

2009

24

R$ 6.800,00

R$ 163.200,00

MTV

Jun

2009

21

R$ 6.800,00

R$ 142.800,00

MTV

Jul

2009

21

R$ 6.800,00 R$ 142.800,00

TV ABERTA

Valor Mês

Ano N° de Inserções

Jun

2009

2

Pânico na TV

Unitário Custo Total R$

PÂNICO na TV

Unitário Custo Total

28.853,00

R$ 57.706,00

R$ Jul

2009

4

Ago

2009

9

28.853,00

R$ 115.412,00

Pânico na TV

282

R$ 28.853,00 R$ 259.677,00


Campanha Hot Ice

Valor Mês

Ano

Nº Inserções Unitário

MIX FM

Jun

2009

24

R$ 385,00

R$ 9.240,00

MIX FM

Jul

2009

24

R$ 385,00

R$ 9.240,00

Campanha

Custo Total

Valor

Hot Card

Mês

Ano Nº Inserções

MIX FM

Mai

2009

12

R$ 985,00

R$ 11.820,00

MIX FM

Jun

2009

12

R$ 985,00

R$ 11.820,00

MIX FM

Jun

2009

12

R$ 985,00

R$ 11.820,00

MIX FM

Ago

2009

15

R$ 985,00

R$ 14.775,00

Campanha

Unitário

Custo Total

N° de

Hot Card

Mês

Ano

Inserções

Valor Unitário

Custo Total

TUPI FM

Mai

2009

6

R$ 950,00

R$ 5.700,00

TUPI FM

Jun

2009

12

R$ 950,00

R$ 11.400,00

TUPI FM

Jul

2009

12

R$ 950,00

R$ 11.400,00

TUPI FM

Ago

2009

15

R$ 950,00

R$ 14.250,00

Campanha

N° de

Hot Card

Mês

Ano

KISS FM

Mai

2009

15

R$ 945,00

R$ 14.175,00

KISS FM

Jun

2009

15

R$ 945,00

R$ 14.175,00

KISS FM

Jul

2009

15

R$ 945,00

R$ 14.175,00

KISS FM

Ago

2009

15

R$ 945,00

R$ 14.175,00

283

Inserções

Valor Unitário Custo Total


Autorizo a publicação do (s) anúncio (s) descrito (s), de acordo com as disposições estabelecidas a seguir, como representante legal da empresa, assino abaixo: São Paulo 23 de outubro de 2008 ______________________________ Assinatura do Cliente Nome: Cargo: Responsável

284


Contrato de Prestação de Serviços Chilli Beans e Milles & Hub

CONTRATANTE: Fortuna Comercio e Franquias Ltda. ( Chilli Beans) , com sede na Cunha Gago, n° 348, bairro: Pinheiros, São Paulo – SP, CEP : 03765-120, inscrita no CNPJ/MF sob nº 07.117.240/0001-10,Representada nesse ato por, Mariana de Almeida, Diretora de Marketing, Solteira, portadora da Carteira de Identidade nº 23.805.795-7, CPF nº 989.741.852.98. CONTRATADO: Miles & Hub Comunicação, com sede na Rua Torres de Oliveira, nº 305, bairro Jaguaré, Cidade São Paulo, CEP: 05347-020, inscrita no C.N.P.J: 43.144.880/0043-31, devidamente representada neste ato por Juliana da Silva Godoi Sócia/Diretora, Brasileira, Solteira, Carteira de Identidade nº 42.494.749-2 e CPF nº333.057.638-33.

As partes acima identificadas têm, entre si, justo e acertado o presente Contrato para a Execução de todo o serviço de Comunicação da empresa Chilli Beans, que se regerá pelas cláusulas seguintes e pelas condições descritas no presente. DO OBJETO DO CONTRATO

Cláusula 1ª. É objeto do presente CONTRATO a realização, pelo CONTRATADO à CONTRATANTE, das funções de todo o serviço de publicidade da marca. DA OBRA Cláusula 2ª. A obra, cuja realização é o objeto do presente CONTRATO, deverá atender às seguintes especificações de toda a campanha da marca Chilli Beans. Deverá cuidar de toda a comunicação da empresa e realizar as seguintes obras, anúncios em revistas, comerciais para TV aberta e TV fechada, spot para rádios, anúncios em metrô, cinema e outdoor. Assim como toda a parte de eventos, sendo que todo custo será extraído da verba disponibilizada pela empresa Chilli Beans.

285


DAS OBRIGAÇÕES DO CONTRATANTE Cláusula 3ª. O CONTRATANTE deverá fornecer ao CONTRATADO todas as informações e detalhes indispensáveis, bem como todo o material necessário à perfeita realização da obra, de acordo com as especificações da cláusula anterior, assinalando a forma como aludida obra deverá ser entregue. Cláusula 4ª. O CONTRATANTE deverá efetuar o pagamento na forma e condições estabelecidas na cláusula 8ª.

DAS OBRIGAÇÕES DO CONTRATADO Cláusula 5ª. É dever de o CONTRATADO executar a obra de acordo com as especificações contidas na cláusula 2ª do presente contrato. Cláusula 6ª. O CONTRATADO deverá fornecer Nota Fiscal de Serviços, referente ao(s) pagamento(s) efetuado(s) pelo CONTRATANTE.

Cláusula 7ª.O CONTRATADO deverá fazer um contrato, para toda a parte de criação fazendo com que essa seja válida no período de 3 anos, não podendo ser veiculado em nenhum outro lugar a não ser quando tiver vinculo com a empresa contratante. Cláusula 8ª. O CONTRATADO deverá cuidar de toda a imagem que for veiculada, nos comercias referente a campanha do contratante, o direto de imagem de qualquer pessoa que tiver sua imagem veiculada a contratante, será de direito único e exclusivo da mesma no período de 3 anos a contar da data que começar a ser veiculado o comercial. Cláusula 9ª. Todo e qualquer custo de todos os serviços executados, será de acordo com averba fornecida pela empresa contratante

286


DA REALIZAÇÃO DA OBRA

Cláusula 10ª. Os serviços deverão ser executados na sede da CONTRATANTE, no período de dois anos. DA REMUNERAÇÃO Cláusula 11ª. A execução da obra, objeto do presente contrato, será remunerada pela quantia de R$ 7.650.00,00 (valor expresso), referente aos serviços efetivamente prestados, devendo ser paga em dinheiro ou cheque, ou outra forma de pagamento em que ocorra a prévia concordância de ambas as partes.

DO PRAZO E DA RESCISÃO

Cláusula 12ª. O CONTRATADO assume o compromisso de realizar a obra, objeto do presente contrato, no prazo máximo de24 meses. Parágrafo único. Com a conclusão da obra, dentro do prazo estipulado no caput da presente cláusula, o contrato restará automaticamente rescindido, sem necessidade de qualquer notificação. Cláusula 13ª. O presente instrumento poderá ser rescindido caso qualquer uma das partes descumpra o disposto neste contrato, devendo a parte responsável pelo descumprimento, pagar uma multa de 20% do valor do contrato à outra parte.

CONDIÇÕES GERAIS Cláusula 14ª. Fica compactuado a total inexistência de vínculo trabalhista entre as partes contratantes, excluindo as obrigações previdenciárias e os encargos sociais, não havendo entre CONTRATADO e CONTRATANTE qualquer tipo de relação de subordinação. 287


Cláusula 15ª. Salvo com a expressa autorização do CONTRATANTE, não pode o CONTRATADO transferir ou subcontratar os serviços previstos neste instrumento, sob o risco de ocorrer a rescisão imediata. Cláusula 16ª. O presente instrumento passa a valer a partir da assinatura pelas partes. Cláusula 17ª.. Este contrato deve ser registrado no Cartório de Registro de Títulos e Documentos.

Por estarem, assim justos e contratados, firmam o presente instrumento, em duas vias de igual teor, juntamente com 2 (duas) testemunhas.

São Paulo, ________________de__________________________de____________. (Nome e assinatura do Contratante) (Nome e assinatura do Contratado) (Nome, RG e assinatura da Testemunha 1) (Nome, RG e assinatura da Testemunha 2)

288


Contrato de Prestação de Serviço Miles & Hub e Empresa Expertise CONTRATANTE: Miles & Hub Comunicação, com sede na Rua Torres de Oliveira, nº 305, bairro Jaguaré, Cidade São Paulo, CEP: 05347-020, inscrita no C.N.P.J: 43.144.880/0043-31, devidamente representada neste ato por Juliana da Silva Godoi , Sócia/Diretora, Brasileira, Solteira, Carteira de Identidade nº 42.494.749-2 e CPF nº333.057.638-33.

CONTRATADO: Empresa Expertise, com sede na Avenida Engenheiro Luiz Carlos Berrini, n° 256, Bairro Brooklin, CEP: 06978-302, no estado de: São Paulo – SP inscrito no CNPJ: 60.701.190/0672-76, neste ato representado pelo Diretor/ Sócio Fernando Moura, Brasileiro, casado, portador do RG: 89.563.789.8 e CPF: 123.456.789.85.

As partes acima identificadas têm, entre si, justo e acertado o presente Contrato para a execução do Evento que irá acontecer no Parque Villa Lobos, denominado de “De olho em você”, que se regerá pelas cláusulas seguintes e pelas condições gerais.

DO OBJETO DO CONTRATO

Cláusula 1ª. É objeto do presente CONTRATO a realização, pelo CONTRATADO à CONTRATANTE, das funções de todo o serviço, para a execução da seguinte obra, nos termos dispostos na cláusula 2º, e cujo término implicará na automática rescisão do presente contrato independentemente de qualquer notificação.

DA OBRA Cláusula 2ª. A obra, cuja realização é o objeto do presente CONTRATO, deverá atender às seguintes especificações:

289


I-

Cuidar de toda a ambientação do local onde haverá o evento ( Pq. Villa Lobos)

II-

Deverá cuidar de toda a decoração do ambiente com 2 duas horas antes das atividades começarem;

III-

a montagem das tendas que serão 4, com mais 5 mesas, 5 cadeiras, 2 macas e 6 latas de lixo;

IV-

Todo o material de higienização, com 20 potes de gel higiênico, 40 rolos de papel toalha e todos os produtos de primeiros socorros.

V-

Com 3 promotores devidamente uniformizados para cuidar de toda a entrega de panfletos, cuidando também de toda a alimentação dos mesmos, totalizando 30 lanches por dia somando no total dos dois dias de evento 60 lanches e também 200 copos de água.

VI-

É de responsabilidade do contratante, cuidar de todos os médicos responsáveis por atender no dia do evento, atendendo as seguintes especificações, serão 3 médicos residentes oftalmologistas do Hospital das clinicas, independentes do sexo e da idade. Sendo que o pagamento desses será da forma de uma inscrição para o Conselho Nacional de Oftalmologia.

VII-

Cuidar também de todo o apoio logístico, desde o transporte dos promotores, até o transportes dos médicos e das montagens.

DAS OBRIGAÇÕES DO CONTRATANTE Cláusula 3ª. O CONTRATANTE deverá fornecer ao CONTRATADO todas as informações e detalhes indispensáveis, bem como todo o material necessário à perfeita realização da obra, de acordo com as especificações da cláusula anterior, assinalando a forma como aludida obra deverá ser entregue. Cláusula 4ª. O CONTRATANTE deverá efetuar o pagamento na forma e condições estabelecidas na cláusula 8ª.

290


DAS OBRIGAÇÕES DO CONTRATADO Cláusula 5ª. É dever de o CONTRATADO executar a obra de acordo com as especificações contidas na cláusula 2ª do presente contrato. Cláusula 6ª. O CONTRATADO deverá fornecer Nota Fiscal de Serviços, referente ao(s) pagamento(s) efetuado(s) pelo CONTRATANTE.

Cláusula 7ª.O CONTRATADO deverá prestar serviço no Pq. Villa Lobos, no horário das 08:00 ás 17:00 nos dias 04/04/2009 e 05/04/2009. DA REALIZAÇÃO DA OBRA Cláusula 8ª. Os serviços deverão ser executados na sede da CONTRATANTE, no período de dois dias. DA REMUNERAÇÃO Cláusula 9ª. A execução da obra, objeto do presente contrato, será remunerada pela quantia de R$ 27.786,00 (valor expresso), referente aos serviços efetivamente prestados, devendo ser paga em dinheiro ou cheque, ou outra forma de pagamento em que ocorra a prévia concordância de ambas as partes.

DO PRAZO E DA RESCISÃO

Cláusula 10ª. O CONTRATADO assume o compromisso de realizar a obra, objeto do presente contrato, no prazo máximo de 2 dias Parágrafo único. Com a conclusão da obra, dentro do prazo estipulado no caput da presente cláusula, o contrato restará automaticamente rescindido, sem necessidade de qualquer notificação.

291


Cláusula 11ª. O presente instrumento poderá ser rescindido caso qualquer uma das partes descumpra o disposto neste contrato, devendo a parte responsável pelo descumprimento, pagar uma multa de 20% do valor do contrato à outra parte.

CONDIÇÕES GERAIS

Cláusula 12ª. Fica compactuado a total inexistência de vínculo trabalhista entre as partes contratantes, excluindo as obrigações previdenciárias e os encargos sociais, não havendo entre CONTRATADO e CONTRATANTE qualquer tipo de relação de subordinação. Cláusula 13ª. Salvo com a expressa autorização do CONTRATANTE, não pode o CONTRATADO transferir ou subcontratar os serviços previstos neste instrumento, sob o risco de ocorrer a rescisão imediata. Cláusula 14ª. O presente instrumento passa a valer a partir da assinatura pelas partes. Cláusula 15ª. Este contrato deve ser registrado no Cartório de Registro de Títulos e Documentos. Por estarem, assim justos e contratados, firmam o presente instrumento, em duas vias de igual teor, juntamente com 2 (duas) testemunhas.

São Paulo, ________________de__________________________de____________.

(Nome e assinatura do Contratante) (Nome e assinatura do Contratado) (Nome, RG e assinatura da Testemunha 1) (Nome, RG e assinatura da Testemunha 2)

292


Termo de Adesão - Pessoa Física – Programa Fidelidade Hot Card. Nome Completo | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | CPF | | | | | Nacionalidade | | | | | | | UF | | Data de Nascimento | | | | | | Doc. Identidade | | | Órgão Emissor / UF| | Data da Emissão | | | | | | Naturalidade | | | | | | | Endereço Residencial | | | | Bairro| | | | | | | | | | | | | | | | nº| | | | Cidade | | | | | | | (DDD) Telefone Residencial | | | | (DDD) Celular ou Fax Residencial | | | | | | | | | E-mail pessoal| | | | | | | | | | | | | | | | | | Estado Civil | | | | | | Profissão| | | | | | | | | Ocupação Principal | | | | | | | | | | | | Solteiro | | Casado | | Divorc. | | Viúvo | | Outros Nome da Mãe

|

|

Nome do Pai

|

|

Nome do Conjugue |

|

N° de dependentes |

|

Empresa onde trabalha

|

|

|

|

|

|

|

|

|

|

| |

|

|

|

|

| |

|

| |

|

|

Ano de Admissão

| | | | | | | | | | | | | | | | | | | (DDD) Telefone Comercial | | | | | | | | | |

|

|

|

|

|

Concordo e aceito que esses dados sejam armazenados pela empresa Chilli Beans para futuro contato e para envio de mala direta, deixando assinado previamente esse termo de adesão à promoção Hot Card.

Por ser verdade assino a presente

___________________________________________________

293


Bibliografia Livros Consultados DIAS, Edson de Paiva. Projeto Experimental de Propaganda. São Paulo : Iglu, 2005. KOTLER, Philip, KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12 edição. Sao Paulo : Perarson Prentice Hall, 2006. VERONEZZI, Jose Carlos. Mídia de A a Z 2 edição. São Paulo : Flight, 2005. LUPETTI, Marcelia. Planejamento de Comunicação. São Paulo : Futura, 2000. SIMONI, João. Promoção de Vendas. São Paulo : Makron books, 1997. Internet www.abnt-marplan.com.br www.abnt.com.br www.abril.com.br www.advena.com.br www.americanas.com.br www.ampeventos.com.br www.mtv.com.br www.revistavip.com.br www.revisagloss.com.br www.revistavip.com.br www.revistaveja.com.br www.brindes.com.br www.ibope.com.br www.ibge.org.br www.chillibeans.com.br www.globo.com www.ibopemonitor.com.br www.ig.com.br www.jornaldemidia.com.br www.mixfm.com.br www.netfontes.com.br www.redetv.com.br www.tupifm.com.br www.kissfm.com.br www.camposdojordao.com.br www.uol.com.br

294


Ai vai nosso resultado. Paciência! Essa foi à palavra que nos trouxe até aqui. Brigas, choros, escândalos na biblioteca... Muito dinheiro gasto. Os últimos a saírem da faculdade, tudo bem! Sempre éramos os últimos a chegar. Tava difícil conciliar família, namorado, trabalho e faculdade. O Pulmão do Fábio e da Aretha na reserva. Nossos melhores amigos eram os meninos que trabalham nos laboratórios, hein James!?!?!? Sábados, era difícil acordar. Todo muito tinha alguma coisa importante para fazer, que não era ir para faculdade. Nossos amigos pessoais odiavam este tal de Prex. Passar o dia digitando textos no computar do trabalho, ainda imprimir tudo na impressora coorporativa. É ...conta bancária do grupo, dificilmente tinha dinheiro. Pensamentos sólidos sobre um incêndio acidental na Chilli Beans. A cantina da facu tornou-se nossa sede e o computador da Thalu nosso portal de informações. Os últimos dias não foram fácies: “Sim Pedro, você precisa ficar”, “Para de chorar Karine”, “Esta acabando, falta pouco” .... Quadro mulheres, falando ao mesmo tempo, todas em dias de TPM né Fábio. O carro da Jú virou armário, e já não gostávamos mais de usar óculos escuro. E para piorar, hoje somos estudantes amanhã seremos desempregados! Obs: “Foco, galera!”

295


296

TCC BOOK  

O Book do meu TCC! É apenas uma amostra do projeto final.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you