Page 1


02

NOSSO SEGREDO: PERSEVERANÇA E AMOR

Nosso ano foi de conquistas e de muita perseverança! Seguindo um planejamento que visa alcançar resultados imediatos em diversos aspectos, sem perder de vista as grandes mudanças que demandam tempo maior e esforço contínuo, avançamos em qualidade no atendimento e aos poucos vamos consolidando uma filosofia de trabalho embasada na solidariedade e no respeito ao patamar de maturidade de nossos colaboradores e alunos. Terminamos 2013 com o sentimento sincero de que a Creche Eurípedes Barsanulfo cumpriu o seu papel de acolher e educar. Certamente não tem sido uma tarefa sem percalços. O processo educativo, todos sabem, é construído muito menos com as teorias acadêmicas e muito mais com o espelho do exemplo, com a prática cotidiana do bem viver. E bem viver, convenhamos, nem de longe é uma condição que “cai do céu”, é preciso muita garra para consegui-lo. Ainda bem que contamos, na CEB, com um quadro de educadores e pessoal administrativo e de apoio que compreende a nossa “missão de buscar o bem”. Aqui, diferenças de opinião e de interpretação aparecem como algo motivador para atingirmos resultados ao

invés de ser motivo de desânimo e divergência. Apostamos nas diferenças e na superação de conflitos como instrumentos de aprendizado. Nesse ambiente nossas crianças são aprendizes e, ao trazerem suas vivências, tornam-se nossos mestres. Foi assim, que em 2013 apostamos em eventos como o Festa da Família e Festa Julina como momentos de congraçamento. Foi assim, que em 2013 consolidamos a experiência da Pizza Mensal, saborosa, nutritiva e que proporciona a oportunidade do encontro e da valorização da colaboração. Foi assim que apostamos nos Amigos da CEB, projeto necessário para o equilíbrio financeiro da creche através das contribuições espontâneas. Vamos somando colaboradores, sabendo que ainda é muito pouco o que arrecadamos, em vista do grande potencial de captação existente. Para 2014 aguardamos ansiosamente novos colaboradores, sejam eles pessoas anônimas da comunidade, sejam eles empresários ou pais de alunos. As instalações físicas da nossa creche estão muito mais aconchegantes. Afinal, dar um salto de 55 para 126 crianças em menos de dois anos não é nada fácil e exige grandes transformações para deixar nossos alunos em am-

biente seguro e confortável. Contamos com o apoio da Prefeitura, mas também fomos buscar parcerias de peso, como o Instituto Pró-Vida, uma organização internacional que tem como característica marcante a rigidez de critérios como a idoneidade, responsabilidade e transparência dos projetos apresentados. Passamos pelas provas com mérito. 2013 foi o ano em que dinamizamos a qualificação do nosso quadro de funcionários, inclusive com a presença constante de uma profissional de psicologia que tem direcionado nossas ações gerenciais. Nem as indesejáveis alternâncias de pessoal, fruto da competitividade de mercado, por um lado, e do nosso alto grau de exigência de comprometimento, por outro, foram empecilho para o crescimento que se verificou. Claro, tudo isso teve repercussão evidente na qualidade e na evolução das nossas crianças. A CEB atingiu com êxito os objetivos traçados pela Educação Infantil. Nossas crianças alcançaram as metas traçadas para as respectivas faixas etárias. Para 2014, vamos priorizar a motivação de pais e comunidade no processo de gestão da Creche. Os desafios são imensos, a nossa vontade de superá-los é muito maior. Juntos, a nossa capacidade vai se multiplicar como na conhecida parábola de Jesus, em que alguns pães e alguns peixes alimentaram uma multidão e ainda sobrou alimento para os mais necessitados e ausentes da grande ceia.

EXPEDIENTE O Euripinho - Informativo da Creche de Eurípedes Barsanulfo Rua Geraldo Bombicino, 2780 - V. Europa - Franca-SP Tel. (16)3702-7007 Editor: Fabio Pereira Guilherme Artigos assinados e os anúncios são de responsabilidade de seus signatários e não representam a opinião do Informativo.


Segundo Semestre na CEB

Em cada momento vivido neste segundo semestre, registramos: as histórias contadas em salas de aula; o recebimento do material doado pela Pró-Vida, incluindo as caminhas para as crianças; os passeios no Castelinho; a importância de se comer frutas, as brincadeiras, enfim, todo

planejamento Pedagógico com um toque de diversão e alegria, neste ambiente de amor e dedicação de cada profissional envolvido. Agradecemos a todas as educadoras pelo empenho e resultados alcançados.

03


04

Natal 2013

um dia especial para todos na CEB É tempo de Natal! Momento de comemorar o Nascimento de Jesus. Nesta data tão especial comemoramos com presentes. Neste momento, as crianças e as suas famílias participam da confraternização e o recebimento dos presentes doados com amor para que esses nossos pequeninos sintam a alegria de receber estes brinquedos, que alimentam suas mentes e enchem de felicidade seus corações. Obrigado à todos que transformaram este momento na Magia do Natal.


05

Veja mais fotos no site da CEB: http://cebfranca.blogspot.com.br/


06

Arraiá do Oripinho

Veja mais fotos no site da CEB: http://cebfranca.blogspot.com.br/

O nosso Arráia do Oripinho foi uma delícia! Além da apresentação principal, que foi a quadrilha das nossas crianças, a festa contou com guloseimas típicas maravilhosas: pé de moleque, milho verde, pizzas, pipoca, amendoim... As brincadeiras de pesca e a quadrilha, que o Deva e sua equipe “Deva Dance” puxou com os pais e as crianças. Foi muito divertido e todos se envolveram de maneira contagiante. Tivemos a coroação do rei e da rainha do Arraiá. Os pais ficaram muito emocionados com os seus filhos vencedores. Durante a noite, ouvimos a música da Banda Nixon que nos proporcionou momentos muito bons. A festa foi um sucesso porque contou com a presença forte dos pais e familiares das crianças, que através deste encontro da creche com a família aproveitamos bem a noite e tivemos uma diversão muito saudável.

A Festa da Família é um evento que tem como intuito reunir pais e filhos com toda a equipe da Creche Eurípedes Barsanulfo, em momentos de descontração e união. A noite foi cheia de várias atrações. As crianças puderam fazer pintura facial, brincar na piscina de bolinhas, pebolim e também na cama elástica. A gincana foi sensacional: as crianças entraram no clima total e os pais também tiveram seus momentos e aproveitaram para relembrar os bons tempos de brincadeiras bem legais, como: cabo de guerra, dança da cadeira, corrida do saco, enfim, foi uma alegria só. A equipe do DJ mascote contribuiu muito para que a noite fosse ainda melhor com som e iluminação perfeitos. Para completar, as comidas mais saborosas da cozinha de Da. Maria e equipe, com os pasteis, pizzas, crepes, cachorro quente, algodão doce, enfim, tudo isso com a pitada especial: muito amor e carinho. Obrigado à todos que fizeram esta festa acontecer.

Festa da Família

Veja mais fotos no site da CEB: http://cebfranca.blogspot.com.br/


Pró-Vida: Central Geral do Dízimo

07

Foi assim que conseguimos estar no evento realizado na cidade de São Bernardo do Campo – SP, sendo recebidos com tanto sentimento de amizade e companheirismo, e poder ver a grandeza deste trabalho tão maravilhoso. Vivemos momentos de muita emoção, vendo pessoas que vivem para ajudar o próximo indistintamente. Pessoas voluntárias, que se preocupam com as necessidades das pessoas que têm propostas de proporcionar ao próximo o melhor, com dignidade e respeito. Através destes momentos tão bonitos, vividos intensamente dentro de um teatro lotado de pessoas de várias localidades, que realizam inúmeras atividades filantrópicas, que recebemos a doação de materiais de construção para melhorias em nossa estrutura e camas para maior comodidade de nossas crianças. Para fecharmos o ano, a Pró-Vida destinou presentes para todas as nossas 126 crianças, com o sentimento agradecimentos pelo privilégio de estarem manifestando seus Princípios Cristãos. A Creche Eurípedes Barsanulfo agradece e aplaude de pé este trabalho da Pró-Vida por todos os benefícios que nos trouxeram, não só os materiais, mas também os exemplos e Princípios de Doação ao próximo na sua máxima essência: O Amor.

Este ano foi muito especial! Recebemos a visita da Pró-Vida, uma empresa idealizada por seu fundador, Dr. Celso Charuri, que tem como objetivo beneficiar programas assistenciais, filantrópicos, caritativos, benemerentes, sempre visando a valori-

zação do ser humano. A partir deste contato, a equipe visitante reconheceu o nosso trabalho sério e comprometido com o bem estar de nossas crianças, passando assim a fazer parte de nossas vidas.

Agradecimento especial para

Silvana Bombicino pela grande parceria com a CRECHE EURÍPEDES BARSANULFO

Na Foto o Presidente da CEB Fabio Pereira Guilherme junto com seu Pai José B. Guilherme (a direita) e entre eles os representantes da Pró Vida que nos receberam com muita atenção e carinho.


08

O Natal Chegou Com ele a beleza de vivenciar o Nascimento de Jesus. Nesta época tudo fica ainda mais iluminado. Os olhares se tornam mais ternos; os sorrisos mais intensos; os abraços mais frequentes; o amor fica exalando no ar, movendo pessoas, sensibilizando-as, envolvendo-as em ações e prática no bem. Que esses sentimentos sublimes possam renascer todos os dias em cada um de nós. Que a beleza do Natal nos faça seres melhores e capazes de espalhar para o mundo a verdadeira razão de comemorarmos: A vida!

O euripinho edi07 dez2013 web  

O Euripinho - Edição 07 - 2º Semestre - Dezembro de 2013