Livro brasilia 50 anos online

Page 185

RA - XI Cruzeiro

Conhecido como o reduto do samba, a Região Administrativa do Cruzeiro Novo é a mais próxima do Plano Piloto. A sua data de fundação é dia 30 de novembro de 1959. A cidade recebeu este nome por estar a cruz erguida do ponto mais alto do Eixo Monumental, onde em 1957 foi celebrada primeira missa de Brasília. O início da ocupação do atual Cruzeiro deu-se em 1955, nas terras que formavam a Fazenda Bananal (área desapropriada para a Construção de Brasília) a fim de abrigar os funcionários públicos federais que chegavam do Rio de Janeiro para trabalhar na nova capital. As primeiras construções, blocos de dez casas geminadas, começaram a ser edificadas em 1958. A equipe do urbanista Lucio Costa foi responsável pelo projeto do Setor de Residências Econômicas Sul – SRE/S, Cruzeiro Velho; na década de 70, foi inaugurado um conjunto de edifícios, que formaram o Cruzeiro Novo - SHCE/S; na década de 80, são inauguradas as Áreas Octogonais.

Criada para responder ao crescimento populacional do DF, Samambaia recebeu os primeiros moradores em 1985 e as casas foram construídas, em parte, com o apoio do Programa de Olarias Comunitárias. Três anos após as primeiras ocupações, foram construídas 3.381 casas destinadas a famílias de baixa renda, principalmente de funcionários públicos. A casa própria foi adquirida com o apoio do Sistema Habitacional de Interesse Social (SHIS) mediante financiamento do Banco Nacional. Seu projeto urbano, traçado ao longo de eixos que facilitam o transporte público e a distribuição das áreas de comércio e serviços, prevê uma capacidade para 330 mil pessoas em 106 quilômetros quadrados, distribuídas em setores que vão desde o de Mansões Leste até Vila Roriz, onde estão as construções mais populares. A cidade comemora seu aniversário em 25 de outubro.

RA - XIII Santa Maria

RA - XII Samambaia

Localizada a 39 quilômetros do Terminal Rodoviário do Plano Piloto. A Região Administrativa XIII foi criada pelo Decreto nº 14.604, de 10 de fevereiro de 1993, data em que Santa Maria comemora seu aniversário. Sua criação está vinculada ao Programa de Assentamento de Famílias de Baixa Renda, em lotes semi-urbanizados. O Governo loteou uma área do Núcleo Rural Santa Maria e transferiu os moradores das invasões do Gama e das demais localidades do Distrito Federal. Santa Maria é composta de área urbana, rural e militar. Na área rural, estão os Núcleos Rurais Alagado e Santa Maria, onde predominam as atividades de agropecuária e a exploração de jazidas de cascalho. Na área militar, estão localizados o Centro Integrado de Defesa Aéreo e Controle do Tráfego Aéreo – Cindacta, do Ministério da Aeronáutica e a Área Alfa, pertencente ao Ministério da Marinha. O nome Santa Maria originou-se do nome do rio que existia nas redondezas.

Distante 30 quilômetros da Rodoviária do Plano Piloto, São Sebastião foi criada pela Lei nº 467, de 25 de junho de 1993, com uma área de 383,18 quilômetros quadrados. Com o início das obras da construção de Brasília, a partir de 1957, várias olarias ali se instalaram em terras posteriormente arrendadas através da Fundação Zoobotânica do DF, visando, à época, suprir parte da demanda da construção civil por materiais. Com a expiração dos contratos, as olarias foram sendo desativadas e o núcleo urbano foi se estruturando aos poucos ao longo do córrego Mata Grande e Ribeirão Santo Antônio da Papuda, como resultado do parcelamento irregular das glebas antes arrendadas. O nome São Sebastião é uma homenagem a um dos primeiros comerciantes a chegar na cidade, “Seu Sebastião”. Ele se instalou nas terras desapropriadas da Fazenda Taboquinha e retirava areia ao longo do Rio São Bartolomeu.

RA - XIV São Sebastião

181


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.