Page 1

CIDADANIA ATRAVÉS DA ANÁLISE DE CHARGES

Instituição Educacional São Judas Tadeu Professora: Ana Paula Soares Disciplina: História 8º Ano Turmas: 381 e 382 Porto Alegre/RS


O projeto “Cidadania através da análise de charges”, foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar uma reflexão sobre a realidade através da leitura de imagens e seus diferentes significados. Diante dos conteúdos trabalhados como o Iluminismo e a Revolução Francesa, trouxemos para a discussão: O que é cidadania e ser cidadão? O que isso implica em nosso cotidiano? Em 1789 foram criados os Direitos Universais do Homem e do Cidadão. Hoje temos a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Este código de leis é para todos? Ou somos somente mais um “cidadão de papel”? Iniciamos nossa reflexão a partir das propostas de Gilberto Dimenstein em sua obra “O Cidadão de Papel: a infância, a adolescência e os Direitos Humanos no Brasil - (2012)”.


Alicia Madeleine Kantoussan Tuma: 381 TODO SER HUMANO QUE TRABALHA TEM DIREITO HÁ UMA REMUNERAÇÃO JUSTA - Trabalho e Renda Em minha opinião, hoje em dia o trabalhador é muito desrespeitado pelo governo. Devido ao baixo salário e suas condições de trabalho, milhares de pessoas são obrigadas a buscar mais de um emprego. Essa situação, infelizmente, não é algo incomum na nossa realidade, pois cada vez mais muitos trabalhadores buscam trabalho extra, devido ao salário recebido não fornecer o mínimo para a sobrevivência. Nesta charge podemos ver que eles (os anões), também estavam fazendo trabalho extra para ajudar na renda da casa. O baixo salário é algo recorrente em nosso país, o que contribui para que muitas pessoas busquem mais de um emprego. Creio que o jeito de melhorarmos essa situação seja o investimento correto por parte do governo. Investir em escolas com o objetivo de preparar os jovens para o mercado de trabalho. Pessoas melhores capacitadas possuem mais chances para conseguir bons empregos, desta forma não precisam recorrer a mais de um trabalho.

https://www.diariodesorocaba.com.br/noticia/242216. Acesso em 04/04/2018.


Bernardo Silva Alves e Luiz Fernando do Carmo Leite Turma: 381 TODO SER HUMANO TEM DIREITO À LIBERDADE DE LOCOMOÇÃO E RESIDÊNCIA - Urbanização e População Nos últimos anos, o preço do transporte público tem aumentado mais do que o normal. O que antes era um transporte acessível à maior parte da população, hoje é praticamente exclusivo à pessoas que conseguem uma reserva para utilizar em transporte público. Atualmente, além de caro, este meio de locomoção está tornando-se precário. A charge mostra um cobrador de ônibus representando um ladrão. A imagem é uma comparação ao aumento do preço de ônibus, equivalente a um assalto, devido ao alto preço que é cobrado. Sendo assim, o preço do transporte público é muito caro e não é mais acessível a toda população. Investimentos corretos realizados na área de locomoção urbana facilitariam a vida de uma boa parcela de população, considerando que grande parte das verbas destinadas pelo governo a este setor são desviadas.

http://www.jornalavozdearaxa.com.br/vera-cruz-credo-passagem-345-araxa/.

Acesso em 4/4/2018.


Carolina da Silva Terra e Laura Helena Serrat de Lemos Turma: 381 TODO SER HUMANO TEM DIREITO A ALIMENTAÇÃO, VESTUÁRIO, HABITAÇÃO E CUIDADOS MÉDICOS - Mortalidade Infantil A mortalidade infantil indica o número de crianças mortas até 5 anos de idade (nos países atendidos pela UNICEF). Estas crianças, na maioria das vezes, morrem pela falta de saúde, alimentação e ausência de medidas públicas contra esta situação no país. A imagem ao lado, realiza uma crítica sobre dois meninos e sua situação precária. Observa-se que estão doentes, subnutridos e utilizando drogas com o objetivo de esquecer-se da fome. A situação é tão ruim que até sabem que, o provável, é não estarem vivos para assistirem a Copa do Mundo. Infelizmente, estes meninos não são uma exceção. Muitas crianças se encontram neste estado ou pior, sendo escravizadas, violentadas sexualmente, maltratadas ou espancadas. Este é o destino das crianças de um país que não investe em saúde e educação. Algo deve mudar toda criança tem o direito de ser livre, respeitada, amada e ter um lar.

http://psol50sp.org.br/indaiatuba/. Acesso em 04/04/2018.


Daniele Faedrich Hotta e Natália Mendes de Oliveira Turma: 381

gestantes, distribuição de vacinas, ou seja, saúde do povo brasileiro.

promover a

TODO SER HUMANO TEM DIREITO A ALIMENTAÇÃO, VESTUÁRIO, HABITAÇÃO E CUIDADOS MÉDICOS - Mortalidade Infantil A mortalidade infantil deveria ser menos frequente no Brasil e no mundo. Mas nossa crítica vai para o Brasil, que não oferece atendimento especial e orientações às gestantes, aos recém-nascidos e as crianças menores de 5 anos. Isso porque um dos motivos da mortalidade infantil é a desigualdade social, onde os mais pobres não possuem os remédios necessários, nem todas as vacinas são disponíveis, os hospitais não possuem qualidade e bom atendimento, entre outros fatores. A charge faz uma referência a taxa de mortalidade infantil. Ela está tão alta que a morte já se considera “trabalhadora” do setor infantil e passa a concorrer com o “Papai Noel”. Como o Papai Noel é conhecido por seu trabalho de alegrar as crianças e trazer a felicidade, o mesmo fica chocado por estar trabalhando com a morte, algo impensável para o “setor infantil”. Definitivamente são necessárias políticas públicas para mudar essa realidade do nosso país. Os governantes poderiam iniciar por cumprir o seu papel na sociedade que é de fornecer melhor atendimento nos hospitais, orientações às

http://chargistaclaudio.zip.net/arch2009-10-04_2009-10-10.html/. Acesso em 04/04/2018.


Eduarda Trojahn Derlam e Rebecca Macari Ribeiro Turma: 381 TODO SER HUMANO TEM DEVERES PARA COM A COMUNIDADE - Ética Ética é um conjunto de regras e convicções de um determinado local ou sociedade. A ética serve para manter um bom convívio entre as pessoas, como os deveres que o governo tem com o povo e vice-versa. Mas nem sempre esses deveres são cumpridos. Como mostra na charge, a República não segue com seus deveres. Na imagem o menino pergunta ao pai o que é ética, e o pai responde com outra pergunta. Como se nem o “presidente” soubesse, pois não age de acordo com a ética. Se o governo agisse como ele diz ser certo, teríamos menos problemas e a vida seria melhor. Os impostos são cobrados e pagos pela maior parte da população. Impostos que deveriam ser devolvidos à população na forma de prestação de serviços de qualidade. Mas apesar dos exemplos, a ética não está presente somente na política, ela também faz parte do nosso cotidiano.

http://evivaafarofa.blogspot.com.br/2017/06/erario-rima-com-sacrario.html. Acesso em 04/04/2018.


Eduardo Rossi Zaparoli e Igor Cruz Xavier Turma: 381 TODO SER HUMANO TEM DIREITO À LIBERDADE DE LOCOMOÇÃO E RESIDÊNCIA - Urbanização e População Considerando que “todo ser humano tem direito à liberdade de locomoção”, o nosso direito está em constante perigo. Enfrentamos diariamente vários problemas de locomoção, tanto como motoristas ou pedestres. Os problemas de trânsito como atropelamentos, engarrafamentos e entre outros acidentes são constantes em nosso cotidiano. A charge chama a atenção para o quanto uma tarefa aparentemente simples, de atravessar uma rua, está se tornando algo muito perigosa. Motoristas e pedestres possuem dificuldades em respeitar as leis de trânsito. Podemos melhorar esses problemas com mais respeito e atenção entre pedestres e motoristas. Políticas públicas voltadas para a educação no trânsito e a conscientização da população para este problema, contribuem para um trânsito mais seguro para todos.

http://layer.slideplayer.com.br/3/1469968/data/images/img11.jpg. Acesso em 04/04/2018.


Emilly de F. Ketzer e Maria Eduarda F. de Oliveira Ruzin Turma: 381 TODO SER HUMANO TEM DIREITO A LAZER - Mercado Cultural Todos nós temos direito ao lazer, ao tempo livre e aos estudos. As crianças, principalmente, devem aproveitar sua infância antes de terem responsabilidades maiores na fase adulta. De acordo com a charge ao lado, percebemos a diferença entre crianças que têm o direito ao lazer e as que não têm esse acesso. Às crianças que têm esse acesso, a probabilidade de terem um crescimento mais proveitoso e saudável é maior. Enquanto às outras, podem ter seu desenvolvimento físico, social e intelectual prejudicado. Após esta reflexão, entendemos que muitas pessoas ainda acreditam que crianças brincam apenas por prazer, por fazer parte da infância. Porém, é por meio das brincadeiras que elas aprendem, experimentam situações, descobrem outras possibilidades e que buscam entender o significado das atividades realizadas pelos adultos.

https://cardapiopedagogico.blogspot.com.br/2013/04/trabalho-infantil-rodade-leitura-e.html. Acesso em 04/04/18.


Isadora Crippa Rey Velho e Dienifer Clezar Dias Turma: 381 TODO SER HUMANO TEM DIREITO A UMA ORDEM SOCIAL - Meio Ambiente O meio ambiente está cada vez mais sendo prejudicado pelos seres humanos. O governo finge que não vê, pois isso irá contra os seus interesses econômicos que são maiores que as necessidades do restante da população brasileira. Como mostra na charge ao lado, quanto mais leis, mais ocorre o seu descumprimento. A existência de um político mandando cortar as árvores para fazer um “novo” código florestal, que ele próprio não irá cumprir. Como sempre, os políticos (representantes da população) e os empresários mentem para o povo. Este por sua vez, acredita que um dia essa situação irá mudar, mas na verdade é ao contrário, pois os políticos pensam primeiramente em seus próprios interesses. Há várias soluções para ajudarmos o planeta, como por exemplo economizar o consumo da água e evitar o desmatamento. Mas acima de tudo reutilizar, reaproveitar e reciclar tudo o que for possível, economizar o papel e ajudar os outros a preservar o meio ambiente.

https://blogterralivre.wordpress.com/category/meio-ambiente/ Acesso em 04/04/2018.


Rian Bilhão Pereira e João Lucas Francesch Gonzalez Turma: 381 TODO SER HUMANO TEM DIREITO À VIDA, À LIBERDADE E À SEGURANÇA PESSOAL - Violência A proposta do nosso trabalho é refletir sobre a violência no Brasil. Atualmente, a violência e a falta de segurança tem sido muito discutida. As pessoas sentem medo de sair na rua, de ir para a escola, porque não sabem se irão retornar às suas casas. Infelizmente, esse medo a todo o momento, não é normal, mas vem se tornando comum. A charge que escolhemos retrata esse mesmo tema. Os pais têm medo dos filhos irem pra escola e os filhos por sua vez, não se sentem seguros. As ameaças são constantes, indo pra parada de ônibus, na saída da escola, a caminho pra casa, sempre tem alguém que ameaça a segurança do estudante. Essa situação se agrava todos os dias, e não há policiais para garantir nossa segurança. É muito fácil perceber que no cotidiano, as pessoas não podem contar com proteção por parte das autoridades. A população precisa proteger-se e mesmo assim não é o suficiente. Pessoas morrem todos os dias de forma brutal, ninguém está seguro, todos vivem com essa sina de insegurança e medo.

. http://www.portugues.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=14 1&evento=3. Acessado em 04/04/2018


Laís Conceição Pacífico da Silva e Luísa Imlau Winter TURMA: 381 TODAS AS CRIANÇAS CONTARÃO COM A MESMA PROTEÇÃO SOCIAL - Desnutrição O governo brasileiro investe muito dinheiro em coisas inúteis para a nossa qualidade de vida (obras de estádios de futebol, construções inacabadas, todas feitas com o dinheiro público), ao invés de investir em hospitais, educação, saúde, segurança e saneamento básico. A charge faz uma crítica aos diversos projetos criados pelos governantes (com o objetivo de melhorar as condições de vida no Brasil) que não são realizados ou não geram grandes resultados. A miséria no país atinge índices elevadíssimos, é difícil traçar uma solução efetiva para este problema. Porém, acreditamos que esse tema deveria ser prioridade do governo, através da criação de um único projeto que tenha como objetivo principal acabar com a extrema pobreza da população brasileira.

https://www.humorpolitico.com.br/governo-dilma-2/depois-do-fome-zerodo-lula-e-a-vez-do-brasil-sem-miseria-da-dilma/. Acesso em 04/04/2018.


Luana Diglio Martins e Luiza Ribeiro da Rosa Turma: 381 TODAS AS CRIANÇAS CONTARÃO COM A MESMA PROTEÇÃO SOCIAL - Desnutrição Sabemos que a desnutrição afeta muitas pessoas no mundo todo, países em guerra ou em crise econômica. Porém, o alvo principal são as crianças. De acordo com a charge que escolhemos, podemos ver que a ONU não está preocupada com a questão da desnutrição mundial. Mas, de acordo com o seu pronunciamento, afirma que esse cenário não pode ser ignorado e que “Não vamos acabar com a fome e com todas as formas de má nutrição até 2030, a menos que abordamos todos os fatores que prejudicam a segurança alimentar e a nutrição no mundo. Garantir sociedades pacíficas e inclusivas é uma condição necessária para atingirmos esse objetivo”. Mais uma vez a fala não condiz com a ação. “Precisamos” que todos no mundo ajudem e se importem com o próximo, mas quem realmente ajuda e se importa? “Precisamos”, principalmente, de governantes e empresários que possuem poder político e econômico que estejam comprometidos com a população.

http://acriseouescandalo.blogspot.com.br/2013/05/ Acesso em 04/04/2018.


Fillipi Brambila e Lorenzo Maia Kruel Turma: 381 TODO SER HUMANO TEM DIREITO À INSTRUÇÃO - Educação A educação pública brasileira continua em segundo plano para a maioria dos políticos e responsáveis pela educação. Como é apresentado pela charge, muitas crianças que estudam em escola pública acabam não tendo a estrutura necessária para ter uma vida com as mesmas oportunidades que outras crianças. Mesmo com muitos candidatos prometendo ajudar na educação, as mudanças são mínimas e na grande maioria das vezes a corrupção também afeta as escolas. Desvio de verbas para a construção de novas escolas, compra de material escolar ou aumento na remuneração de professores. A desistência de muitos professores da rede pública devido aos baixos salários diminui a possibilidade para que todos tenham uma educação de qualidade e acesso às mesmas oportunidades de outras crianças que estudam em colégios privados. Sendo assim, muitas crianças perdem oportunidades de mudança para a sua vida. Professores e alunos deveriam receber mais atenção e importância do governo como os outros setores da sociedade.

http://blogmcris.blogspot.com.br/2011/06/triste-realidade-da-educacao-emcharge.html. Acesso em 04/04/18


Raphael Ceccon da Silva e Yuri Fassbinder Baggio Turma: 381 TODO SER HUMANO TEM DEVERES PARA COM A COMUNIDADE - Ética Todas as pessoas possuem direitos e deveres, afinal, somos cidadãos. Porém, agir com cidadania independente do cargo que ocupa, não é algo muito comum em nosso país atualmente. Representantes eleitos pela população são corruptos, acreditam que possuem o poder sobre o povo e nenhum dever para cumprir com o mesmo. Porém, a ética não está só na política, ela também se apresenta em diversos momentos do cotidiano em nossa sociedade. Na charge ao lado, a professora solicita ao aluno para escrever no quadro, mas o giz foi roubado! Na sala de aula? O giz é para uso comum da turma! Quem o pegaria? Concluímos que a ética é fundamental para todos os seres humanos. Além de estar presente em todos os momentos do nosso dia, sem ela podemos nos tornar pessoas arrogantes, indiferentes ao próximo. Indiferentes ao exercício da cidadania.

http://moralische.blogspot.com.br/2008/10/adorado-leitor-encontrei-essacharge-e.html. Acesso em 04/04/2018.


Rafael Bernardi Paz e Rayan Pontes dos Santos Araujo Turma: 381 TODO SER HUMANO QUE TRABALHA TEM DIREITO HÁ UMA REMUNERAÇÃO JUSTA - Trabalho e Renda O trabalho e a renda no Brasil estão em uma situação crítica e muito desfavorável para o trabalhador. Isso ocorre devido a má distribuição de renda e o favorecimento de algumas profissões e não de outras. A charge critica a renda de profissões que não são tão valorizadas no Brasil e indica que há uma grande diferença entre as mesmas. Comicamente, expressa a reação de um político que possui seu contracheque trocado por um de professor. Morte certa! O deputado que está acostumado a receber um salário alto leva um susto com o baixo salário que os professores são remunerados. A nossa conclusão é de que o Brasil, não somente sobre a distribuição de renda, mas em muitos outros aspectos, não é muito desenvolvido. A profissão de professor é mais importante que a de político, mas um político ganha mais, pois é considerado mais importante que um professor.

https://euqueroajudarcuritiba.com/tag/charge-salario-professor/. Acesso em 04/04/2018


Antônia Kalil Rocha e Manuela Costa da Rosa Turma: 382 TODAS AS CRIANÇAS CONTARÃO COM A MESMA PROTEÇÃO SOCIAL - DesnutriçãoA desnutrição é um problema social que abrange boa parte da população de vários países. Quando isso acontece, as pessoas que sofrem com isso, principalmente as crianças, necessitam da ajuda da população para enfrentarem esse problema. A charge ao lado, tem relação com o nosso tema pois é possível perceber que essa criança sofre com a desnutrição. Na imagem, a bola representa a preocupação do governo em investir em áreas menos importantes do que em crianças com desnutrição. Desta forma, jogadores de futebol ganham muito dinheiro enquanto milhares de pessoas sofrem porque não tem alimento para comer. Concluímos que o país deveria fazer campanhas para a doação de alimentos às pessoas consideradas abaixo da linha da pobreza. Assim como realizar mais investimentos em problemas como este, e não na construção de estádios de futebol e outras situações que não necessitam de tantos gastos pelo governo.

http://motivoinforma.blogspot.com/2014/05/blog-post_28.html. Acessado em 03/04/2018


Bernardo Rosa Scavone e Samuel Goularte Mairesse Turma: 382 TODO SER HUMANO TEM DIREITO À INSTRUÇÃO - Educação A educação no Brasil é um grande problema, principalmente nas escolas públicas. Esta é uma questão que não recebe incentivo do governo tendo um investimento muito pequeno. A charge mostra a realidade de um colégio público e o descaso dos órgãos competentes. Salas deterioradas e com pouca iluminação, devido a falta de investimentos do setor público nesta área. Infelizmente, em nosso país, alunos de escola pública e privada não possuem as mesmas oportunidades de mudança.

http://comediadaeducacao.blogspot.com.br/2012/06/mais-chargeseducacionais-e-ilustracoes.html. Acesso em 03/04/2018


Fernando Espindola da Silva, João Vitor Schumacker Driemeyer e Murilo Martins de Abreu Turma: 382 TODO SER HUMANO TEM DIREITO A ALIMENTAÇÃO, VESTUÁRIO, HABITAÇÃO E CUIDADOS MÉDICOS - Mortalidade Infantil Os direitos de alimentação, vestuário, habitação e cuidados médicos deveriam ser garantidos a todos. O que vemos na charge ao lado são moradias precárias, sem rede de esgoto, com muito lixo depositado na rua e sem lugar para as crianças brincarem. No lugar reservado para um campo de futebol tem um cemitério, com várias covas infantis, lembrando que o índice de mortalidade infantil aumenta quando não há saneamento básico, saúde pública de qualidade para todos e empregos com salários dignos para as famílias poderem suprir as necessidades básicas. Concluímos que os direitos citados acima deveriam ser obrigatórios para todos e não só às pessoas mais privilegiadas. Assim abaixando o número de mortes infantis. http://rodrigobennett.blogspot.com.br/2011/07/charges-do-dia.html. Acesso em 03/04/2018.


Henrique Marin Benchimol e Lucca Assunção Turma: 382 TODO SER HUMANO TEM DIREITO À VIDA, À LIBERDADE E À SEGURANÇA PESSOAL - Violência “A violência se manifesta de diversas maneiras, em guerras, torturas, conflitos étnico-religiosos, preconceito, assassinato, fome, etc. Pode ser identificada como violência contra a mulher, a criança e o idoso, violência sexual, violência urbana, etc. Existe também a violência verbal, que causa danos morais, que muitas vezes são mais difíceis de esquecer do que os danos físicos”. Em nossa opinião, ajudaria a diminuir a violência, o aumento salarial dos policiais e a autorização do porte de armas para a defesa pessoal do cidadão. Mas acima de tudo, o investimento do governo em uma educação de qualidade, sendo capaz de fornecer novas oportunidades a todos os cidadãos.

http://gracietesantana.blogspot.com.br/2011/04/charge-de-latuffsobre-violencia-nas.html. Acesso em 03/04/2018.


Lucas Prestes Corrêa e João Pedro Albuquerque e Silva Turma: 382 TODO SER HUMANO TEM DIREITO A LAZER - Mercado Cultural Nossa análise é sobre o mercado cultural e o direito que todos temos de lazer. Muitas vezes ele não é respeitado pelas famílias mais pobres, onde crianças e adultos precisam trabalhar como vender produtos em sinaleiras para ajudar a sustentar a família, deixando-as sem momentos de lazer. A charge que escolhemos mostra a mãe do garoto dizendo as horas que ele tem que estudar, e então, o menino pergunta “que horas eu vou ser criança?”, ou seja, quando ele vai ter horário disponível para brincar? Acreditamos que isso deveria ser diferente. Independente da camada social, todos temos direito ao lazer. Com as crianças, esse direito deveria ser levado mais a sério. Criança precisa ser criança e brincar. As brincadeiras auxiliam em seu desenvolvimento emocional e intelectual.

http://www.paisqueeducam.com.br/wp-content/uploads/2014/09/charge 01.jpg. Acesso em 03/04/2018.


Laura Gomes Baiocco e Nathan Clark Kern Turma: 382

sem a preocupação constante de risco de morte. Para isso, são necessárias ações do governo para intermediar a utilização de locais mais seguros para as famílias com baixa renda.

TODO SER HUMANO TEM DIREITO À LIBERDADE DE LOCOMOÇÃO E RESIDÊNCIA - Urbanização e População A urbanização do Brasil ocorreu no século XX com o início da industrialização que provocou o deslocamento da população para outros lugares, como por exemplo, a população mais pobre para os morros. Isso ocorreu, pois essas áreas não demandam gastos como compra de terreno, porém são áreas muito perigosas, pois pode ocorrer desabamento. Essa charge sinaliza uma crítica sobre a urbanização e como a população reage a diferentes moradias. As pessoas que moram em lugares mais ricos (com maior infraestrutura), não se preocupam tanto com a chuva e sim com a vista que irão ter de sua janela. A população dos morros, sem nenhuma infraestrutura, fica com medo de desabamentos e enchentes. Com isso, entendemos que as pessoas que possuem uma melhor questão financeira têm uma moradia melhor, além de uma vida com mais qualidade e sem muitas preocupações com desastres naturais. O correto seria que todas as pessoas pudessem ter moradias em locais seguros,

https://amarildocharge.wordpress.com/2009/10/31/chuva-chuva-chuva/. Acesso em 03/04/2018.


Lavínia Wagner Lenz e Natascha Araújo Batista Turma: 382 TODOS OS SERES HUMANOS NASCEM LIVRES E IGUAIS COM DIGNIDADE E DIREITOS - Cidadania Cidadãos são todos os seres humanos que nascem livres. De acordo com Rodolfo Alves Pena em artigo publicado no site Brasil escola (acesso em 03/04/18), “É o conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo que vive em sociedade, no que se refere ao seu poder e grau de intervenção no usufruto de seus espaços e na sua posição em poder nele intervir e transformá-lo”. Analisando a charge, entendemos que o homem que está de cobertor e resfriado, sofreu em sua infância maus tratos devido ao descaso público com a saúde e a educação. O garoto com saúde aparentemente perfeita não compreende os argumentos do homem, já que não compartilham da mesma realidade. Concluímos que a desigualdade é existente em todos os setores da sociedade. Tanto na saúde, como na educação e na economia, existem diferentes realidades apresentadas em nosso país. É preciso que o governo leve estas necessidades com mais seriedade e aumente os investimentos nas áreas de educação e saúde.

http://eticaecidadaniacematf.blogspot.com.br/p/charges.html. Acesso em 03/04/2018.


Lucas Santini Lemos e Maria Eduarda Strobel Ribeiro Turma: 382 TODO SER HUMANO TEM DEVERES PARA COM A COMUNIDADE - Ética Vivemos um momento muito conturbado em nosso país. São diversos os motivos para este caos, mas sem dúvida a falta de ética é a principal. Ética é algo que está em “falta” na sociedade, pois a existência dela evita principalmente a corrupção. A falta de ética não escolhe camadas sociais, pode ocorrer em maior ou menor proporção nas pequenas situações de nosso cotidiano. A charge mostra a situação em que o filho mais novo dedurou o irmão, contando a mãe que o mesmo quebrou a janela e acabou por se beneficiar com isso. O irmão mais novo não teve ética porque dedurou o mais velho com uma coisa que ambos cometeram, nota-se também que a mãe não teve ética, sendo que apenas castigou um filho ao invés de ambos. Infelizmente esta charge (com pequenas ações) mostrou a realidade de hoje em dia, principalmente no nosso país. Coisas semelhantes no ocorrido da charge podem acontecer em outros lugares, como o mercado de trabalho por exemplo. Isto também reflete em questões políticas.

https://luizmuller.com/2016/06/17/formando-geracoes-uma-reflexao-sobre-etica/. Acesso em 03/04/2018


Luiz Henrique M. Brozoza e Maria Eduarda L. B. Fernandes Turma: 382

renda serão mantidos. Uma forma de vermos isso é o desemprego dos cidadãos brasileiros.

TODO SER HUMANO QUE TRABALHA TEM DIREITO A UMA REMUNERAÇÃO JUSTA - Trabalho e Renda O direito ao trabalho e renda é parte dos direitos chamados de sociais. Por ter como base a igualdade, o direito ao trabalho prevê que todas as pessoas têm direito de ganhar a vida por meio de um trabalho livremente escolhido. No Brasil, a constituição de 1998, no artigo 6°, reconhece o trabalho enquanto um direito e do artigo 7° ao 11° estão prescritos os principais direitos para os trabalhadores que atuam sob as leis brasileiras. A charge mostra que existem pessoas indignadas com a situação da renda. Trabalham e não recebem o que merecem, assim ficam bravas com a situação. A imagem mostra também que, cidadãos que se esforçam para ter uma renda boa e poder se sustentar estão indignados com grandes empresários que além de possuir ótimos rendimentos, ainda exploram os trabalhadores. Diferente de outros direitos, não existe nenhum mecanismo formal que garanta trabalho aos cidadãos brasileiros. Assim, não é garantido que seu trabalho e sua

http://novo.sintcvapa.com/charge-campanha-salarial/ Acesso em 03/04/18.


Eduardo Floriano Borges e Leonardo Vaz Stragliotto Turma: 382 TODO SER HUMANO TEM DIREITO A UMA ORDEM SOCIAL - Meio Ambiente O tema abordado é sobre o meio ambiente que, atualmente, encontra-se cada vez mais prejudicado por conta da poluição ocasionada pela sujeira e fumaça produzida por carros e indústrias. A charge ao lado realiza uma crítica sobre as consequências da poluição ocasionada em rios e mares. Percebemos que peixes estão usando máscaras de gás para sobreviver a toxicidade dos rios, demonstrando a poluição existente. O meio ambiente precisa de ajuda, pois está bem degradado. São necessárias medidas públicas para despoluir as águas, além de um trabalho de conscientização com a sociedade sobre a adoção de medidas de reciclagem e a inclusão de práticas sustentáveis em nosso cotidiano. https://www.pinterest.es/pin/576390452281549067/. Acesso em 03/04/2018.


Nickole Benvegnu dos Santos e Eduarda D. Correa Turma: 382 TODOS OS SERES HUMANOS NASCEM LIVRES E IGUAIS EM DIGNIDADE E DIREITOS - Cidadania O exercício da cidadania caminha ao lado dos direitos humanos. É preciso ter gentileza e respeito pelos outros, afinal, todos somos iguais não importando a condição econômica. Devemos ter os mesmos direitos, independente de gênero, religião, cor ou opção sexual. A charge aborda uma questão citada no parágrafo anterior, a diferença existente entre as camadas sociais e a cor dos estudantes com relação ao acesso pela educação. As escolas privadas são marcadas por uma educação de maior qualidade, enquanto as públicas por um ensino precário. Sabemos que a criança que está aprendendo em uma escola particular tem mais chances e oportunidades na vida do que alguém que estuda em escolas públicas. Concluímos que a cidadania deveria ser exercida por todas as pessoas da mesma forma e no mundo inteiro. O acesso a educação deveria ser de igual qualidade à todos. Desta forma as pessoas poderiam possuir oportunidades iguais independente de sua cor ou classe social.

http://nossodiarioceas.blogspot.com.br/2011/08/charge.html. Acesso em 03/04/2018.


Pedro Henrique M. R. da Costa e Gabriel Bergental Ribeiro Turma: 382 TODO SER HUMANO TEM DIREITO À VIDA, LIBERDADE E SEGURANÇA PESSOAL - Violência Hoje, a violência, tema do nosso trabalho, domina a maioria dos ambientes da sociedade, desde as escolas particulares mais caras, até as zonas mais pobres conhecidas como favelas. A charge mostra um homem (aparentemente um político), sendo entrevistado por um repórter. Esse político fala sobre a violência e diz que está tudo sob controle, mesmo estando em meio ao caos. Então, o repórter se pergunta, com medo, quem está controlando tudo isso, fazendo alusão ao fato de que as pessoas que governam e deveriam lidar com essa violência, não fazem nada para mudar isso. Infelizmente, essa charge reflete a realidade do povo brasileiro hoje, pois, como todos sabem muitos políticos não fazem nada com relação aos problemas do povo, como a própria violência. E não fazem nada, muitas vezes, porque lucram com a violência, fazendo negócios com traficantes, e se corrompendo completamente em troca de dinheiro e drogas.

http://www.essaseoutras.com.br/melhores-charges-sobre-violencia-ecriminalidade-critica-engracada/. Acesso em 03/04/2018.


Instituição Educacional São Judas Tadeu Colégio São Judas Tadeu Rua Dom Diogo de Souza, 100 Bairro Cristo Redentor – 91350-000 Fone: (51) 3340.7888 Porto Alegre – RS www.saojudastadeu.edu.br

CIDADANIA ATRAVÉS DA ANÁLISE DE CHARGES - Colégio São Judas Tadeu - Porto Alegre/RS  

O projeto “Cidadania através da análise de charges”, foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar uma reflexão sobre a realidade através...

CIDADANIA ATRAVÉS DA ANÁLISE DE CHARGES - Colégio São Judas Tadeu - Porto Alegre/RS  

O projeto “Cidadania através da análise de charges”, foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar uma reflexão sobre a realidade através...

Advertisement