Ibge brasil 500 anos

Page 152

Imigração alemã: formação de uma comunidade teuto-brasileira

Fábrica de Tricotagem de Algodão

Nestas circunstâncias, a busca de novas terras fez do Rio Grande do Sul um foco de emigração e do Paraná um estado receptor de imigrantes. Santa Catarina, por sua vez, expulsava e recebia população. O Paraná foi o estado receptor por excelência (Gregory, 1997), especialmente a partir de 1920, quando aumentou a migração para este estado. Nas décadas de 1960 e 1970, quando surgiram novas frentes de colonização nas Regiões Centro-Oeste e Norte do País, destacando-se os Estados de Mato Grosso e Rondônia, além das frentes de colonização no Paraguai, no norte da Argentina e na Bolívia, as correntes migratórias do Sul forneceram grandes contingentes de euro-brasileiros para a ocupação de frentes pioneiras. Tem-se, pois, um amplo espaço de presença de colonos descendentes de imigrantes alemães pelo território brasileiro, não mais em grupos tão homogêneos, mas com a manutenção de resquícios de identidade germânica.

Outro aspecto a se considerar é o fato de que imigraram alemães para os núcleos urbanos das colônias e para as cidades brasileiras, atuando no comércio, na indústria e nos serviços. A partir do desenvolvimento de regiões coloniais e do crescimento demográfico, além das migrações para novas colônias e frentes de colonização, ocorreu continuamente o êxodo rural, que se intensificou a partir da modernização agrícola dos anos de 1970 do Século XX. Em algumas cidades coloniais, há o predomínio de população germânica, que mantém fortes marcas culturais da sua origem. Bom indicador do processo de expansão geográfica dos alemães pelo Brasil é a presença das igrejas de Confissão Luterana do Brasil (ICLB) e Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Em 1992, havia 375 paróquias da ICLB no Brasil, das quais 237 (63%) na Região Sul , 64 na Região Sudeste (31% no ES), 29 na Região Norte, 26 no Centro-Oeste,

150

Arquivo Nacional


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.