Issuu on Google+

INSTITUTO DAS APÓSTOLAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

VICE-PROVÍNCIA CENTRO-NORTE DO BRASIL

Boletim Informativo—Ano 2014 - Fevereiro

“... olhamos a vida consagrada como a um encontro com Cristo... no centro está Ele. Ele move tudo, Ele nos atrai ao Templo, à Igreja, onde podemos encontrá-Lo, reconhecê-Lo, acolhê-Lo, abraçá-Lo...” Dia 02 de Fevereiro - Festa da Apresentação do Senhor Dia Mundial da Vida Consagrada A festa da Apresentação de Jesus ao Templo é chamada também de FESTA do ENCONTRO: no início da liturgia se diz que Jesus vai ao encontro do seu Povo... Quando Maria e José levaram o seu menino ao Templo de Jerusalém, acontece o primeiro encontro entre Jesus e o seu povo, representado pelos dois anciãos Simeão e Ana... À luz desta cena evangélica olhamos à vida consagrada como a um encontro com Cristo: é Ele que vem a nós, trazido por Maria e José, e somos nós que vamos a Ele, guiados pelo Espírito Santo. Mas no centro está Ele. Ele move tudo, Ele nos atrai ao Templo, à Igreja, onde podemos encontrá-Lo, reconhecê-Lo, acolhê-Lo e abraçá-Lo. Jesus vem ao nosso encontro, na Igreja, através do carisma fundacional de um Instituto: é belo pensar assim na nossa vocação! O nosso encontro com Cristo tomou a sua forma na Igreja mediante o carisma de um seu testemunho, de uma sua testemunha. Isto sempre nos surpreende e nos faz dar graças.

E também na vida consagrada se vive o encontro entre os jovens e os idosos, entre a observância e a profecia. Não os vejamos como duas realidades opostas! Deixemos, em vez disso, que o Espírito Santo anime ambos, e o sinal disto é a alegria: a alegria de observar, de caminhar em uma regra de vida; e a alegria de ser guiados pelo Espírito, nunca rígidos, nunca fechados, sempre abertos à voz de Deus que fala, que abre, que conduz, que nos convida a seguir para o verdadeiro horizonte. Faz bem aos idosos comunicar a sabedoria aos jovens; e faz bem aos jovens acolher este patrimônio de experiência e de sabedoria, e levá-lo adiante, não para protegê-lo em um saco, mas para levá-lo adiante enfrentando os desafios que a vida nos apresenta, levando adiante pelo bem das respectivas famílias religiosas e de toda a Igreja. A graça deste Mistério, o Mistério do Encontro, ilumine-nos e nos conforte no nosso caminho. Amém.

Alegremo-nos com esta boa notícia: Papa Francisco dedica o ano de 2015 à Vida Consagrada!!

1

«Despertar o mundo com testemunho profético»


INSTITUTO DAS APÓSTOLAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

.

VICE-PROVÍNCIA CENTRO-NORTE DO BRASIL

Boletim Informativo—Ano 2014 - Fevereiro O prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica do Vaticano, D. João Braz de Aviz, apresentou, na tarde do dia 26, para centenas de Religiosas e Religiosos, a carta “Rallegratevi”, destinada a todos os consagrados e consagradas, em preparação para o ano da Vida Consagrada, 2015. O evento aconteceu na Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma.

Rallegratevi! Alegrai-vos! É o título da Carta circular do Papa Francisco, que será instrumento-base de preparação dos Religiosos/as, para o ANO DA VIDA CONSAGRADA.

“O sentido deste título - explicou D. Aviz - é maravilhoso porque a nossa vida deve ser expressão de uma grandíssima alegria. Para ser um consagrado ou consagrada triste, é melhor que não o seja. Devemos encontrar essa alegria não só fora, mas no nosso interior”, disse. Dom João afirmou, ainda, que a carta se baseia nas passagens das Sagradas Escrituras, mas, sobretudo, nas palavras do Santo Padre, o Papa Francisco. CALENDÁRIO PREVISTO:

30.11.14 Abertura Oficial do Ano da Vida Consagrada (primeiro domingo do Advento) 22 a 24.01.15 – Encontro Ecumênico com os Consagrados e Consagradas de outras Igrejas (durante a Semana de Oração pela unidade dos cristãos); 8 a 11.04.15 – Encontro com os formadores e formadoras - para aprofundar os critérios que provém de uma espiritualidade da comunhão 18 a 21.11.15 – Encontro para a Vida Monástica - Serão convidados os presidentes das Federações de todas as Ordens. Na mesma data haverá o Encontro para as Sociedades de Vida Apostólica e para a Ordo Virginum; 28.01 a 01.02.16 - Simpósio Teológico sobre a Vida Consagrada 02.0.16 - Encerramento oficial. Será lançada uma “corrente mundial de oração” em todos os mosteiros do mundo por intenção de todas essas atividades. Está previsto, também, um curso de formação “online”, para a Vida Contemplativa. (Fonte: CRB Comunicação)

PSICOLOGIA DA VIDA CONSAGRADA: crescimento pessoal e comunitário Foi o tema desenvolvido e trabalhado por Ir. Mª de Fátima Alves de Morais na 1ª etapa do CERNE - Centro de Renovação Espiritual, mantido pela CRB Nacional desde 1977, com o objetivo de colaborar na formação dos/as Religiosos/as, auxiliando-os/as a melhor integrar suas potencialidades no discipulado

2


INSTITUTO DAS APÓSTOLAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

VICE-PROVÍNCIA CENTRO-NORTE DO BRASIL

Boletim Informativo—Ano 2014 - Fevereiro de Jesus Cristo. O CERNE 109 está acontecendo - de 09 de fevereiro a 21 de março - no Convento Madre Regina, em Petrópolis – RJ, e conta com a participação de 40 religiosos/as, a partir dos 15 anos de Profissão. É uma rica experiência de vida intercongregacional, na dinâmica de partilha, oração, reflexão, avaliação pessoal e comunitária, em que a VPCNB também se faz presente. (Ir. Mª. de Fátima A. de Morais) Ainda neste sentido de “serviço alargado”, no dia 28, Ir. Maria de Fátima Alves de Morais ASSESSOROU mais uma etapa do processo em PREPARAÇÃO à realização do V Capítulo Provincial das Irmãs do Instituto Jesus Maria José – Província JMJ, cujo tema escolhido será o mesmo do XV Capítulo Geral, ocorrido em julho de 2013: Com Maria, reavivar o dom da Fé e, na esperança, testemunhar e anunciar o Evangelho da Conversão. Neste encontro, apresentou-se o resultado da pesquisa realizada no segundo semestre de 2013, através de um instrumento de sondagem (questionário), enviado e respondido por todas as irmãs da Província. Participaram do encontro: uma Conselheira Geral, a Superiora Provincial, com seu conselho, e 40 irmãs vindas dos vários Estados pertencentes à Província JMJ. O dia foi de reflexão, partilha e oração sobre a caminhada da Província, a fim de se tomar decisões importantes para a iluminação do próximo passo que será a realização do Capítulo, em julho/2014, na Sede em Brasília/DF. (Ir. Mª. De Fátima A. de Morais) De 17 a 19, realizou-se na CASA DE ENCONTROS “Cor Jesu”, o RETIRO DE ASSESSORES DA CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Na ocasião, estiveram presentes sacerdotes, religiosos e leigos, que atuam em diversos setores da Pastoral da Igreja no Brasil Para nós, Irmãs desta Comunidade, é sempre uma alegria muito grande poder acolher e servir à Igreja e ao Instituto nas mais diferentes atividades que aqui se realizam, como também a cada pessoa em particular. Esperamos, pouco a pouco, criar condições de um atendimento sempre mais quantitativo e qualitativo. (Ir. Mª. de Lourdes da Costa)

3


INSTITUTO DAS APÓSTOLAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

VICE-PROVÍNCIA CENTRO-NORTE DO BRASIL

Boletim Informativo—Ano 2014 - Fevereiro A ABERTURA DO ANO LETIVO NO COLÉGIO SÃO GERALDO – Paraíso, TO, no dia 07, foi marcada por um momento celebrativo, na nossa Paróquia de São José Operário. O Pároco, Pe. Sidney, presidiu a Eucaristia, acolhendo calorosamente a comunidade educativa e abençoando as atividades de todo o ano letivo. (pela Equipe da Pastoral Escolar)

CARNAVAL NO SÃO GERALDO Com o intuito de favorecer a valorização e o interesse pela Leitura, a equipe da Biblioteca do Colégio elaborou um PROJETO DE LEITURA para todos os segmentos, com o tema: “Carnaval nas diversas culturas”. Através da dimensão lúdica, iniciativa criou oportunidades de se apropriarem de uma imensa riqueza de conhecimento cultural, alcançando, assim, o principal objetivo que era enriquecer e promover a prática da leitura.

RETIRO DOS MEMBROS DA GFASC Aconteceu, também no Colégio São Geraldo, no Paraíso – TO, no dia 02, uma MANHÃ DE RETIRO da GFASC - Grande Família do Sagrado Coração. O momento, muito propício para o início de um novo ano, teve como tema de reflexão: “unidos pela fé e pela oração”; a importância de se dedicar algumas horas para o encontro com Aquele que aponta o Seu Coração como o “lugar” por excelência do DESCANSO, do CONSOLO e da ALEGRIA, que plenificam nossa EXISTÊNCIA. A experiência de oração e de partilhas, desta manhã, proporcionou maior sentido fraterno entre os membros, ânimo para a caminhada e - o que me deixou muito feliz - o desejo de participar de outros momentos como este.

4


INSTITUTO DAS APÓSTOLAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

VICE-PROVÍNCIA CENTRO-NORTE DO BRASIL

Boletim Informativo—Ano 2014 - Fevereiro

“Todo chamado de Deus é uma história única e irrepetível.” (J. Paulo II)

Elevo ao Senhor minha gratidão pelas maravilhas que realiza na vida de tantas famílias. COMO ELE É SURPREENDENTE! Que Jesus, cheio de Bondade e de Amor, abençoe nossas Famílias e conduza cada pessoa que caminha conosco rumo à FONTE inexaurível de Seu Coração. (Ir. Angélica Pinheiro Dias)

INÍCIO DAS ATIVIDADES NO “MADRE CLÉLIA” – Palmas, TO ENCONTROS, ENCONTROS... e outras! Neste início de ano letivo, aconteceram vários ENCONTROS DE PAIS, com a finalidade maior de apresentar a nova diretora do Colégio. Os pais tomaram conhecimento da proposta de trabalho para este ano, através das várias metas da direção, assumidas também pelas coordenadoras. O ano letivo teve início com grandes expectativas e muita esperança.

Às sextas feiras, a equipe gestora se encontrou, primeiramente para conhecimento das pessoas como grupo e, acima de tudo, para definirem os objetivos maiores para o ano de 2014. O Conselho Diretor é órgão criado para manter a unidade do Colégio, nos vários segmentos que o compõem. É também um momento formativo da equipe para assegurar a atualização/formação das pessoas nos compromissos assumidos.

As crianças do segmento I tiveram, no dia 26, um momento especial no Colégio: participaram de um TEATRO sobre o VALOR NUTRITIVO DAS FRUTAS. Seguiuse um farto lanche com a diversidade de frutas, quando Professoras, Funcionários e a Coordenação, muito se envolveram. Ir. Luiza Catharina Della Torre

Agradecimentos...

“Lembra-te, filha, que tudo em ti, foi consagrado a Deus” (M. Clélia)

Pe. Víctor Maria Cazal e os jovens do MEJ

5

Queridas irmãs, comunidades, Família Religiosa, venho, com alegria e gratidão, partilhar a acolhida alegre feita por minha amada Família, em minha Paróquia, a Capela de S. Pedro, em Salinópolis-PA, onde prepararam uma Celebração em Ação de Graças pela minha 1ª Profissão, que aconteceu no dia 18 de Janeiro, em São Paulo.


INSTITUTO DAS APÓSTOLAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

VICE-PROVÍNCIA CENTRO-NORTE DO BRASIL

Boletim Informativo—Ano 2014 - Fevereiro À frente de tudo estiveram os membros do MEJ - Movimento Eucarístico Jovem - e do Apostolado da Oração, dos quais fui membro, desde os 15 anos de idade até entrar no Instituto. Fizeram um resumo da minha história vocacional, que leram no final da Celebração Eucarística, demonstrando o quanto estavam felizes por mim, por esta graça que me foi concedida. Também pude partilhar com eles a minha alegria por esse momento único e precioso em minha vida. Estive com os Jovens do MEJ e com alguns membros do Apostolado da Oração, para falar-lhes, um pouco, sobre a minha experiência como Consagrada; foi um momento de muita alegria espiritual e força, pois, como disse a eles, minha vida, hoje, é uma continuidade de tudo que recebi e vivi nesse movimento, até porque, o que me atraiu para o Instituto das Apóstolas foi a Espiritualidade do Coração de Jesus. Desde, então, eu já me sentia consagrada a este Coração.

Meus pais e irmãos

Apostolado da Oração

O MEJ - é um movimento que tem por objetivo a busca da santidade, através da Espiritualidade do Coração de Jesus: conhecer internamente a pessoa de Jesus e viver seu estilo de vida, por meio da experiência pessoal e comunitária da oração. Para viver essa santidade, os membros têm como meio, a oração, o Evangelho, a Eucaristia e a missão. É assim que me sinto, dando continuidade a esse caminho, agora de uma forma mais radical como Consagrada. Aproveito para agradecer a Deus pelo dom da vida e vocação de Ir. Maria Alice Lopes de Freitas, que hoje se encontra em missão nas Filipinas, pois foi por meio dela, e de outra irmã, que conheci o nosso Instituto, participando de um único encontro realizado por elas na minha Paróquia, em 2005. Depois disso,recebi uma carta de Ir. Mª Rizeuda Barbosa Pintos - que foi a minha primeira mestra - me convidando para participar de encontros de convivência em Castanhal. Aceitei, e depois de dois anos, decidi entrar no Instituto. Por tudo dou graças a Deus; pelo seu amor derramado em minha vida e vocação! (Ir. Eliana Teixeira Brito)

“Recorda, o mais frequente que te é possível, minha filha, a grande graça que Deus te fez em haver-te preferido a tantas outras; agradece-Lhe afetuosamente...” (M. Clélia) 6


INSTITUTO DAS APÓSTOLAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

VICE-PROVÍNCIA CENTRO-NORTE DO BRASIL

Boletim Informativo—Ano 2014 - Fevereiro Felicitações, abraços e orações às queridas

Aniversariantes

do Mês de Março

Dia 03 – Ir. Iracélis Maria Souza Dias Dia 05 – Ir. Mª Ivana Santos Dia 09 – Ir. Lúcia Mª S. Reis Dia 10 – M. Clélia Merloni Dia 12 – Ir. Cleonira de F. Suares

PARTIRAM PARA A CASA DO PAI: No dia 08 –Sr. Ambrogina Dassi – em Bergamo, It Tinha 93 anos de idade e 70 de Profissão Religiosa No dia 10 – Ir. Mariana Gramolini - em Marília, SP, Tinha 85 anos de idade e 64 de Profissão Religiosa. No dia 12 – Ir. Zélia Cavassim – em Curitiba, Pr – tinha 95 anos de idade e 78 de Profissão Religiosa No dia 18 – Sr. Ernestine Desiderio – em Hamden, CT – tinha 95 anos de idade e 70 de Profissão Religiosa No dia 22 – Ir. Catharina Gardin, em Marília, SP – Tinha 92 anos de idade e 9 de Profissão Religiosa No dia 22 - Maria Elisabete Della Torre Parente - em S. Paulo, SP – sobrinha de Ir. Luiza Catharina Della Torre No dia .... - Yolanda Damaceno – em Marília, SP – prima de Ir. Consolata Gasparini

“Somente a humildade é que nos torna grandes diante de Deus”. (M. Clélia)

7


Informativo IASCJ - VPCNB - Fevereiro 2014