Page 1

INSTITUTO DAS APÓSTOLAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS VICE-PROVÍNCIA CENTRO-NORTE DO BRASIL BOLETIM INFORMATIVO

EDIÇÃO ESPECIAL— SETEMBRO DE 2013

EXPANSÃO MISSIONÁRIA EM JATAÍ-GO Dia 26 de setembro — CELEBRAÇÃO DO ENVIO No contexto dos 20 anos de existência da Vice-Província, celebramos com alegria, o ENVIO MISSIONÁRIO de nossas queridas Irmãs: Maria Celinda da Silva Carnaíba, Annita Carneiro Barbosa e Lauriane Pereira da Silva, para a nova missão em Jataí, GO, no Hospital Pe. Tiago na Providência de Deus. “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” - disse Jesus em Mt 28,18. Palavras imperativas, que hoje lhes são dirigidas de modo muito especial. Foi o lema da JMJ—Jornada Mundial da Juvent ude— RIO2013 , muitas vezes retomadas pelo Papa Francisco, que concluiu como mensagem final na missa de envio, na Praia de Copacabana, no dia 28 de Julho: “Ide,

que Jesus foi quem veio primeiro, deu sua vida para nos salvar e mostrar a misericórdia do Pai. Ele as envia e, ao mesmo tempo, precede-as. Há vinte anos, este apelo foi feito às Apóstolas desta região que constituíram, na época, a Vice-Província. E o apelo foi atendido. Hoje somos nós e celebramos os 20 anos! Certamente, celebrações também se sucederão com as Irmãs que assumem esta nova Comunidade e missão e com outras. Mas hoje, este anúncio—IDE—é confiado à Ir. Celinda, Ir. Annita e Ir. Lauriane, particularmente. A Igreja, o Instituto das Apóstolas, pela ViceProvíncia precisa destas Irmãs e conta com sua generosidade, com seu entusiasmo, sua criatividade, sua alegria... Ide, sem medo, para servir. “Jesus não se deixa vencer em generosidade”, disse M. Clélia.

sem medo, para servir”. É uma ordem que nasce da força do Amor, do fato

Ôração e bênção de ENVIO

IDE, SEM MEDO, PARA SERVIR—uma vida identificada com a de Jesus, com os sentimentos e preferências de Seu Coração, com suas ações, sobretudo com a COMPAIXÃO e a MISERICÓRDIA que caracterizaram sua vida de serviço e entrega total, sobretudo pelos mais vulneráveis no corpo e no espírito.

Ir. Teresinha Teixeira da Silva— Superiora Vice-Provincial dirige palavras de incentivo às Irmãs.


O HOSPITAL REGIONAL PE. TIAGO

Página 2

1. Um pouco de História O Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, pela Vice-Província Centro-Norte do Brasil, assume uma missão voltada para a saúde na cidade de Jataí, Goiás. JATAÍ, município brasileiro, goiano, está situado a sudoeste de Goiás, a 327 km da capital estadual, Goiânia, a 535 km da Capital Federal, Brasília, e a 934 km da cidade de S. Paulo. Sua população, pelo censo de 2013 do IBGE, é de 105.403 habitantes. O município é considerado a capital de grãos - milho, soja, sorgo: é o maior produtor de grãos de Goiás e o quinto do Brasil. O povo é acolhedor, as águas termais e as belezas naturais fazem de Jataí uma referência em qualidade de vida. Possui mais de 20 cursos superiores,

um campus da Universidade Federal de Goiás, além de outros cursos e faculdades Particulares. Também na saúde, o município atende sua população. O Hospital Regional, fundado por particulares, em favor da saúde da população carente, constituiuse em Sociedade Mantenedora até 12 de agosto de 2011, quando a Prefeitura local o comprou através de leilão. E assim, o município concedeu, por meio de contrato administrativo, uma concessão de uso à Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus. E é nesse contexto que o Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus é convidado para uma parceria de serviços com a referida Associação.

2. 27 de setembro de 2013 -As Apóstolas em Jataí No dia 27 de setembro de 2013, Ir. Teresinha Teixeira da Silva, Vice-Provincial na VPCNB, acompanhada pelas Irmãs Celinda da Silva Carnaíba, Annita Carneiro Barbosa e Lauriane Pereira da Silva, partiram de Brasília com destino a Jataí, para INÍCIO da MISSÃO nesse município. Viajaram, também, com elas, Ir. Valeriana Coelho Silva e Ir. Clélia Quirino da Cruz. À frente delas, saindo de Samambaia, DF, partiu o caminhão com a “mudança”, isto é, móveis indispensáveis e outros objetos para esses primeiros dias de vida na cidade. Chegando em Jataí, o grupo dirigiu-se imediatamente à residência da nova comunidade. Lá, as esperava o Sr. Avelino Gameiro das Neves, já considerado benfeitor nessa nova missão. O primeiro ato, nesse momento, foi realizado por Ir. Teresinha, já no interior da residência: uma oração ao Coração de Jesus e à Madre Clélia, louvando pela nova missão e pedindo a proteção para a vida e trabalho de cada Apóstola nessa nova realidade. Daí, seguiram para a Cúria Diocesana, onde receberam a bênção, juntamente com a acolhida calorosa do bispo diocesano, Dom José Luís Majjela Delgado. Às 17h00, as Apóstolas já se encontravam na residência do Sr. Avelino, onde foi servido um reforçado lanche. Em seguida, Ir. Teresinha e Ir. Celinda, acompanhadas pelo Sr. Avelino, iniciaram algumas negociações para aquisição de móveis e outros objetos para a residência das Apóstolas.


Página 3

Às 18h30, juntamente com o Sr. Avelino, as Apóstolas foram à sua fazenda, onde deram testemunho vocacional para um grupo de pessoas reunidas num Cursilho da Cristandade, exclusivamente feminino. Às 20h00, no retorno, foi servido o jantar na residência do Sr. Avelino, e dele participou sua filha Márcia Soares Neves Caetano. Terminou assim, este primeiro dia em Jataí. Ir. Celinda, Ir. Annita e Ir. Lauriane foram para sua residência e lá passaram a noite; suas camas já estavam montadas! Ir. Teresinha, Ir. Valeriana e Ir. Clélia ficaram hospedadas na residência do Sr. Avelino.

Logo após, Ir. Teresinha e as irmãs, foram conhecer os imóveis do Sr. Avelino, uma empresa onde trabalham seus filhos, e, juntamente com ele, deram continuidade às pesquisas e orçamentos para aquisição de mobiliários, ainda em falta. Às 12h30—almoço na casa do Sr. Avelino! Era o aniversário de Ir. Valeriana, e não passou despercebido: bênção especial na Celebração Eucarística, almoço festivo celebrando os seus 78 anos, bolo e vários presentes! Após um breve descanso, às 15h00, Ir. Teresinha reuniu-se com a nova comunidade, para algumas orientações “in loco”, referentes à nova missão. Às 16h30, foi servido um delicioso lanche, com a presença do Sr. Avelino e sua filha Márcia.

Terminado o lanche, algumas Irmãs “deram uma saidinha” a fim de comprar uma lembrança para a Ir. Valeriana pelo seu Dia 28 de setembro— já é o segundo dia em aniversário. Jataí! Às 7h30, o grupo das Apóstolas participou da Celebração Eucarística na capela da residência de D. Majjela. Durante a celebração, o Senhor Bispo expressou, mais uma vez, sua alegria em acolher as Apóstolas. Em sua homilia destacou três pontos importantes, que desejou sejam o projeto de vida de cada uma como comunidade:

Às 18h40, chegaram as Irmãs, vindo de Brasília, para participar da Celebração Eucarística, comemorativa à abertura da missão em Jataí: Ir. Izabel Auxiliadora Trindade, Ir. Luiza Catharina Della Torre, Ir. Eduarda Pinna, Ir. Francisca Delma B. Santos e a noviça Marília Pinheiro Dias. Saíram de Brasília, às 11h15! Foram, também, muito acolhidas pelo Sr. Avelino e sua filha Márcia. Às 19h00, foi servido o jantar e, em seguida, esse segundo grupo se dirigiu ao Hotel, onde já havia sido feita a reserva para o pernoite e o café da manhã. E... Surpresa! A Diocese assumiu toda a despesa!! Às 21h00, as Irmãs, já residentes em Jataí, com Ir. Teresinha, participaram de uma reunião com o Pe. Cristiano Faria dos Santos, Chanceler da cúria diocesana e Pároco da Catedral do Divino Espírito Santo, que solicitou a colaboração das Irmãs na pastoral paroquial

Dia 29 de setembro— grande CELEBRAÇÃO

- Mostrar às pessoas, pelo testemunho e apoio,

Domingo, 8h00—

que Deus habita nesta cidade; - Ser presença do Coração misericordioso de Jesus;

Celebração

- Ser uma parábola na vida da comunidade.

Eucarística, durante

Terminada a Celebração Eucarística, foi servido o café, que o grupo tomou junto com o Sr. Bispo. Em seguida, foi feita a visita na residência episcopal. Aí, uma agradável e bonita surpresa: a nova comunidade foi presenteada com um cheque, com s ig n i f i c a t i v a quantia, como apoio para a nova missão!

a qual as Apóstolas

Deus é bom!

foram apresentadas à comunidade local. Catedral lotada!

“Pela sua natureza e por força das origens... as

Apóstolas... propõem-se crescer constantemente no amor de Deus, tornar conhecido e amado o Coração de Jesus e viver a caridade entre os homens” (Const I, 2)


Celebrou a Eucaristia, o Chanceler, Pe. Cristiano, que, durante a homilia voltou-se também para as Apóstolas, manifestando satisfação pela presença delas e formulando votos de uma feliz missão. Ao término da Celebração, chamou-as à frente, dando espaço para que se manifestassem e, em seguida, renovou os votos de boas vindas, pedindo ao povo que as acolhessem, também materialmente. A comentarista do dia, emocionada, falou da satisfação de ver que o Hospital em que nasceu, há 47 anos, recomeça com novo vigor. Várias pessoas e famílias cumprimentaram as Irmãs, demonstrando carinho e alegria.

Organização

Após a Missa, foi possível conhecer a residência das Irmãs e o Hospital onde trabalharão. Frei Saulo, franciscano, explicou todo o projeto de reforma e de ampliação do Hospital, um projeto bem arrojado, apoiado, certamente, na fé na Providência Divina: o Coração de Jesus e Madre C lé l i a Me r lo n i como força deste grupo “multicongregacional”. Encerrou-se a Celebração com o almoço na residência do Sr. Avelino, agora com toda a família: filhos e netos !

Quem é o Sr. Avelino? Um cidadão que nasceu em Portugal e com quatro anos veio para o Brasil, morando com os pais em Barretos, SP. Daí se transfere para Jataí, onde reside com os filhos. Sua esposa faleceu em abril de 2012. É uma pessoa bem situada: católico praticante! Das duas fazendas que possui, uma é dedicada a eventos da Igreja Católica. Possui também uma empresa: loja de carros e outros imóveis. Os filhos se unem ao pai nesta grande empreitada. Sua residência, além do conforto, é ampla; reúne a família, sacerdotes e pessoas amigas em momentos especiais. Demonstra ter grande coração. Foi bancário, como profissão. Hoje, administra o Hospital Pe. Tiago, propriedade da Diocese, que, futuramente, será incorporado ao Hospital Regional e levará o nome de Pe. Tiago na Providência. de Deus.

Editado por: Ir. Iracélis Mª. Souza Dias—Texto de Ir. Clélia Q. da Cruz, revisto e ampliado por Ir. Luiza C. Della Torre

IASCJ / VPCNB -Inauguração oficial da missão das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus em Jataí - GO  

IASCJ / VPCNB -Inauguração oficial da missão das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus em Jataí - GO

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you