Page 1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE HUMANIDADES DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DISCIPLINA INFORMÁTICA APLICADA À BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Prof. Ms. Roosewelt Lins Silva http://roosewelt.com/ensino/

TUTORIAL DE WORDPRESS Apresentação Este tutorial visa explicar passo a passo a publicação de conteúdos na Web utilizando o software WordPress. O aluno irá aprender os pontos básicos de gestão desta ferramenta. Um blog é uma maneira ágil, dinâmica e interativa de publicar idéias, notícias, eventos, artigos ou qualquer outro conteúdo na Web. O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdos (Content Management System ou CMS), escrito em linguagem de programação PHP e banco de dados MySQL. Este sistema livre é especialmente utilizado para criação de Weblogs profissionais e está distribuído gratuitamente sob a GPL (General Public License). Desta forma, pretende-se fornecer uma documentação simples para o manuseio dos recursos básicos da ferramenta. Conhecendo o WordPress O WordPress é destinado basicamente para criação de blogs, fornecendo uma interface intuitiva, gestão de conteúdos de forma simplificada e facilidade de customização, o que o torna bastante usável e poderoso. Para instalar o WordPress é necessário um servidor Web (geralmente o Apache) com suporte a linguagem de programação PHP e um sistema de gerenciamento de banco de dados MySQL. Neste caso é necessário conhecimentos técnicos para instalação de aplicações PHP. Supondo que já exista um servidor com suporte às tecnologias citadas e o WordPress esteja instalado, a página inicial do sistema é demonstrada na figura 1:


Figura 1: Página Inicial do WordPress

O exemplo exposto neste tutorial, será simulado um blog de uma Biblioteca fictícia em Ciências da Informação. Para adicionar conteúdos no sistema, basta acessar a área de administração através da URL do site: http://www.seusite.com/wp-admin. Em nosso exemplo a URL referente à administração é: http://10.18.5.9/blog/wp-admin. Desta forma, é apresentado um formulário de autenticação, basta fornecer o nome de usuário e senha para entrar no sistema. A figura abaixo mostra o formulário de autenticação.

Figura 2: Autenticação


Após esta etapa o usuário é redirecionado ao painel de administração, que pode ser visualizado na figura 3.

Figura 3: Painel de Administração

Publicando conteúdos Antes de publicarmos conteúdos no WordPress, devemos primeiramente entender 2 conceitos fundamentais: Posts e Páginas. Os posts são os artigos, ou seja, conteúdos dinâmicos que são apresentados na página principal do blog que é caracterizado geralmente por um texto sobre um determinado assunto e pode ser ilustrado com algum arquivo multimídia (imagem, vídeo e áudio). Posts podem ser também apenas um arquivo multimídia, isto ocorre quando queremos compartilhar algum vídeo, áudio ou imagem. Escrevendo um Post Para escrever um post, basta entrar no painel e escolher a opção “Escrever um Artigo”. Será apresentado a seguinte página:


Figura 4: Escrevendo um Post

Esta página contém o formulário destinado a colocar o título e conteúdo do artigo. Pode-se anexar uma imagem ou outro tipo de arquivo através do campo de upload do formulário. Após preencher os campos, basta clicar no botão “Publicar” para que o artigo ser publicado na página inicial. Se o botão “Salvar” for clicado, o artigo será salvo no banco de dados mas não será publicado no blog. A figura 5 ilustra o artigo publicado no blog.

Figura 5: Artigo Publicado


O WordPress possui um editor de texto que pode ser usado para adicionar links, destacar alguma parte do texto em itálico e negrito, criar listas ordenadas e não-ordenadas, alinhar texto e outros recursos de formatação. Editando um Post A ação de editar refere-se a correção, ou adição de algum conteúdo. Por exemplo, se algum editor do blog digitou uma palavra errada ou esqueceu alguma informação, basta escolher a opção de “Artigos” no menu de navegação “Gerenciar”, localizar o artigo a ser editado e clicar na opção “Editar”. Deletando um Post A ação de deletar refere-se à exclusão definitiva do post, basta escolher a opção de “Artigos” no menu de navegação “Gerenciar”, localizar o artigo a ser editado e clicar na opção “Deletar”. Escrevendo uma Página A criação de página é similar a criação de um artigo, basta escolher a opção “Escrever Página” no menu “Escrever” localizado no painel de administração e digitar o título e conteúdo da página e clicar no botão “Publicar”. A figura 6 ilustra o formulário para criação de uma página.

Figura 6: Criação de uma Página

Após o clique no botão “Publicar” o link para a página criada já pode ser visualizado no menu de navegação do blog. Neste menu existem dois links: “About” e “ Serviços”. O link “About” é uma página padrão do WordPress, destinada a descrição do Blog. O menu é visualizado na figura 7:


menu para navegação  de páginas

Figura 7: Menu para Navegação de Páginas

A página de serviços pode ser visualizada na figura 8:

Figura 8: Página de Serviços

Para editar e gerenciamento de post.

deletar páginas,

o

procedimento é

similar

ao


Gerenciando Categorias Este recurso serve para os usuários/editores do blog classificarem seu conteúdo em uma categoria específica, por exemplo, o post anterior refere-se a um evento voltado a ética na biblioteconomia, assim poderíamos utilizar eventos e ética como termos que descrevem o conteúdo do post “Seminário de Ética e práticas bibliotecárias”. Através das categorias, os usuários/leitores do seu blog poderem realizar a navegação de um determinado conteúdo por categorias, basta clicar na categoria desejada que será apresentado o post ou página referente àquela palavra-chave. Pode-se também criar hierarquias de termos, permitindo desta forma uma estrutura simplificada de navegação. Para criar uma categoria deve-se escolher a opção “Gerenciar” da barra de navegação e depois clicar em “Categorias” e por fim, em “adicionar nova”. A figura 9, mostra o formulário de cadastro de uma nova categoria.

Figura 9: Formulário de cadastro de categoria.

Categorizando conteúdos Após a criação de uma nova categoria, vamos agora classificar o artigo criado em uma categoria. Os passos são: escolher novamente a opção “Gerenciar” e depois “Artigos”. Agora deve-se localizar o post que fora criado e escolher a opção “Editar”. Desmarque a opção “Uncategorized” e marque as opções “Eventos” e “Ética”.


Figura 10: Categorizando Conteúdo

Note que no formulário de seleção de categorias, existe um campo para criação de novas categorias, basta digitar o nome da categoria desejada e clicar no botão “Adicionar” para inserir uma nova categoria em seu artigo ou página. A figura 11 ilustra o artigo postado em categorias e o menu de navegação de categorias existentes no blog.

categorias que o  artigo está postado

Navegação de  categorias

Figura 11: Categorias do Blog


De acordo com a figura 11, as categorias criadas ficam dispostas no menu de navegação do blog para que o leitor possa acessar um determinado conteúdo de acordo com uma categoria específica. Anexo de arquivos O anexo de arquivos consiste uma forma de enviar um documento ao servidor para que o leitor de uma página ou artigo possa baixar este documento para seu computador. Arquivos podem ser em formato de texto (.doc, .odt, .pdf,) imagem (.jpg, .png, .gif), áudio (.mp3, .ogg, .mp4), vídeo (.mpeg, .avi, .ogg) e diversos outros formatos. Primeiramente vamos inserir uma imagem para ilustrar um post no blog. Escolha no painel de administração “Escrever” depois “Escrever Artigo”. Preencha os campos do formulário de artigo e na opção “Upload”, o campo “Arquivo” é destinado a localização do arquivo de imagem em seu computador, neste caso o arquivo .jpg (arquivo de imagem, geralmente fotografias digitais) está localizado em um diretório específico, basta navegar até o mesmo e selecionar a imagem desejada e depois clicar no botão “Upload” para submeter o arquivo de imagem para o servidor onde o blog está instalado. É necessário também preencher os campos referentes ao “Título” e a “Descrição do Artigo”. Após o envio do arquivo a seguinte página é apresentada:

Figura 12: Página apresentada após o envio de arquivo

O arquivo já está no servidor, agora devemos incluí-lo em nosso post, basta ir no campo de edição do texto, colocar o cursos do mouse onde queremos que a imagem seja visualizada e depois escolher a opção “Tamanho Original”, “Link para Arquivo” e depois clicar em “Enviar para editor”. A figura 13 mostra esta etapa. Neste caso optamos inserir a imagem antes do texto, assim necessitou-se clicar antes do texto e inserir um parágrafo (digitando a tecla


“enter”).

Parágrafo inserido

Figura 13: Inserindo Imagem

Após todas as etapas anteriormente descritas, basta clicar em “Publicar” e assim nosso artigo já está ilustrado com uma imagem. A figura 14 demonstra o artigo publicado com a imagem.

Figura 14: Artigo publicado com a imagem


Agora iremos anexar um outro tipo de arquivo, neste caso um documento .pdf qualquer para que os usuários possam baixar para seu computador. Os procedimentos são os mesmo para enviar imagens, entretanto é necessário escolher um arquivo e selecionar um determinado texto, ou palavra desejada para que esta seja um hiperlink. Após o envio do arquivo escolhido, deve-se selecionar o texto ou palavra, escolher a opção “Link para” “Arquivo” e depois clicar no botão “Enviar para Editor” e depois salvar, como é demonstrado na figura 15.

Figura 15: Anexo de um arquivo

Após enviar o arquivo e salvar o conteúdo, o post já está com o arquivo .pdf disponível para download, como mostra a figura 16:


Figura 16: Arquivo para download

Adicionando Links Os links são endereços de outros blogs que você deseja disponibilizar para que os seus leitores acessem. Segundo o próprio WordPress, uma lista de link na barra lateral para outros blogs é apelidada de “blogroll”. Para adicionar um link, basta acessar a opção “Blogroll” e escolher a opção “adicionar link” que será apresentado um formulário para cadastro do link. Preencha todos os campos e depois clique no botão “Adicionar Link”, assim seu link já está disponível em seu blog.


Figura 17: Cadastro de Link

A figura 18 abaixo, mostra a barra lateral de links. Com o blogroll você pode adicionar diversos blogs, de preferência relacionados com a temática do seu ou blogs que você costuma visitar, assim estará criando o que chamamos de Blogosfera, ou seja, uma rede de blogs relacionados.

Figura 18: Lista de Links


Etapas para publicação de conteúdos no WordPress ● ● ● ● ●

Criar um título do blog Escrever um artigo Escrever uma página Criar Categorias Adicionar links

Tutorial wordpress  

guia para uso do Wordpress

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you