Issuu on Google+


MAio e Junho de 2014

Ano 15 / nº 85 Revista tuRística da Renovias

Carta ao leitor

4

Imersão na natureza

Feiras de Malhas Jacutinga e Monte Sião

5

Por muitos anos, acampar foi modismo. Atualmente, ficar hospedado em camping é uma alternativa para os viajantes que buscam contato intenso com a natureza com custo baixo para explorar novos lugares. Nesta edição, trazemos algumas dicas de locais que recebem os turistas com suas barracas, bem como as atividades oferecidas de lazer e recreação. A revista também está recheada de atrações, como shows musicais nas viradas culturais de Mogi Guaçu e São João da Boa Vista. Há ainda feiras de malhas, festas juninas, quermesses, passeio ciclístico, encontro off-road e muitos outros eventos. Para quem aprecia boa gastronomia, receitas sofisticadas podem ser encontradas em Mogi Mirim. Nossa sugestão de hospedagem é um hotel com ares alpinos e cheio de charme em Águas de Lindoia. Quer mais atrações? Descubra nas próximas páginas. Boa viagem! O editor

Virada Cultural São João da Boa Vista

7

Shows e Diversão Mogi Guaçu

9

Arraial Junino Divinolândia, Mococa e São João da Boa Vista

11

Festival da Imagem Águas da Prata

13

Festa da Padroeira Casa Branca

15 c Ar

M

Mapa

os

n

Pero

Camping Capa

Off-Road Caconde

21

Rota das vinículas Andradas

23

Notas

25

Hospedagem Águas de Lindoia

26 e 27

Gastronomia Mogi Mirim

28 e 29

Notícias da Renovias Doação de cadeiras de roda

Cartas

16 a 19

30

Minas e são Paulo Analisando a edição número 84, constatamos que a revista Renoguia está tornando-se ‘paulineira’ (paulista e mineira). Os mineiros agradecem pelo espaço, tempo e lugar de destaque dedicados a nós através das matérias. Somos fraternalmente gratos. Samuel Campos – Botelhos/MG

Contato com a equipe SP-340 km 161 - Cx. Postal 42 13805-280 - Mogi Mirim/SP

Tel.: (19) 3814-2000 E-mail: renoguia@renovias.com.br Site: www.renovias.com.br

Informe-se Recomendamos que, antes de se deslocar a um dos eventos divulgados nesta revista, você confirme informações como data e horário através de telefone, e-mail ou site informados na seção Serviço, abaixo de cada matéria. Alterações posteriores ao fechamento da edição são de total responsabilidade dos organizadores.

Renoguia é uma publicação bimestral da Renovias Concessionária S.A., produzida pelo Departamento de Comunicação. Jornalista responsável e editor: Alexandre Moretto (Mtb 43593). Redação e revisão: Cristiene Crevellari e Alexandre Moretto. Marketing: Kátia Macedo. Foto de capa: Marcos Peron. Projeto gráfico / editoração eletrônica / Paginação de anúncios: Neo Arte Design. Tiragem: 100 mil exemplares - Distribuição Gratuita - Impressão: São Francisco Gráfica e Editora. A reprodução de matérias e fotos do Renoguia só é permitida mediante prévia autorização por escrito. Foto de capa: Agradecimento ao Camping do Paiol de Águas da Prata.

renoguia / 03


Jacutinga e Monte Sião

Antes de sair de casa, confirme possíveis alterações no evento

Tendências para MODA Para apresentar as principais tendências da moda outono/inverno deste ano, Jacutinga e Monte Sião preparam suas feiras de malhas com atrações para toda família. A 37ª edição da Fest Malhas de Jacutinga figura entre as maiores feiras do setor retilíneo do País e será realizada entre os dias 23 de maio a 8 de junho, no Pavilhão Central. Com entrada franca, a feira deve receber cerca de 150 mil visitantes de todas as partes do Brasil, atraídos pela qualidade e preço dos produtos. De acordo com a Acija (Associação comercial, Industrial, Agropecuária de Jacutinga), os valores praticados na feira são até 50% mais baratos se comparado aos preços dos grandes centros. O evento ainda oferece atrativos como o espaço fashion, café, praça de alimentação, restaurante, estandes com acessórios, artesanato e espaço kids. Serão promovidos desfiles aos sábados, domingos e feriados. Entre os dias 7 e 22 de junho será realizada em Monte Sião a 39ª edição da Fenat (Feira Nacional do Tricô). Acontece no Centro de Exposição e Lazer e reúne grifes representativas do setor de malharia retilínea do polo confeccionista mineiro. Os fios mousse, de lã e diferenciados são destaque neste inverno. A estamparia também está presente, assim como os pontos flotados (vazados), rendados e tranças. As peçaschave da estação são os jacards, cardigans, blusas amplas, casacos curtos e vestidos midi. Dentre as estampas, xadrez, animal, onça e foil estão em evidência.

Jacutinga - o Pavilhão Central fica na Rua Professor Felipe Augusto Wolf, s/n0. A feira é aberta ao público de segunda a quinta-feira, das 8 às 18 horas. De sexta a domingo e feriados, abre das 8 às 20 horas. Informações: (35) 3443-2007 ou www.festmalhas.com.br. Monte Sião - a feira é aberta ao público das 8 às 18 horas. O Centro de Exposição e Lazer fica na Avenida das Fontes, s/n0 – Bairro Magioli. Informações: www.fenat.com.br ou (35) 3465-1011.

renoguia / 05


Antes de sair de casa, confirme possíveis alterações no evento

São João da Boa Vista

SHOWS na Virada Cultural O cantor Arnaldo Antunes e os roqueiros do Ultraje a Rigor estão entre as principais atrações da Virada Cultural Paulista em São João da Boa arnalDo antunes Vista. O evento é gratuito e acontece nos dias 24 e 25 de maio na Praça Rui Barbosa, Centro. Há quase 30 anos na estrada, a banda Ultraje a Rigor mantém o ritmo acelerado de seus shows, com destaque para as letras bem humoradas do vocalista Roger. No dia 24, à meia-noite, a banda mostra em seu repertório sucessos como Pelado, Nós Vamos Invadir sua Praia, entre outras. No dia 25, a partir das 18h30, o cantor Arnaldo Antunes sobe ao palco com som

Divulgação

eletrificado para apresentar seu novo show denominado Disco. A diversidade presente nas faixas do CD passa por diferentes ritmos. No repertório poderão ser ouvidas as canções Fogo, Morro e Amor, composta por Caetano Veloso. A mistura de estilos musicais é o foco desta edição da virada, que traz também o rock paraibano inovador com elementos da literatura de cordel, do grupo Cabruêra, a banda mineira Porcas Borboletas e a cantora Karina Zeviani. Haverá espetáculos de teatro, dança e circo. Programação completa no www.saojoao.sp.gov.br. Informações: (19) 3631-0313.

renoguia / 07


Antes de sair de casa, confirme possíveis alterações no evento

Mogi Guaçu

DiversiDaDe de atrações culturais Variedade de atividades culturais e artísticas faz parte da programação de Mogi Guaçu. Um dos eventos de destaque é a Virada Cultural Paulista, que acontece nos dias 31 de maio e 1º de junho. Dentre as atrações que subirão ao palco do Teatro Tupec do Centro Cultural, um dos nomes mais representativos é João Bosco, ícone da MPB. A cantora Céu também faz parte da programação. Aclamada pela crítica internacional, ela recebeu indicação para o Grammy Latino, como melhor artista revelação do ano de 2006 e foi considerada pela revista Época um dos cem brasileiros mais influentes de 2009. O Centro Cultural também receberá o Festival de Teatro de Mogi Guaçu, que acontece entre 5 e 10 de maio. Sempre com início às 20 horas, o evento conta com espetáculos de alto nível técnico. As melhores apresentações receberão premiação em dinheiro. A diversão é garantida durante a nona edição do Salão de Humor. A exposição acontecerá de 6 de junho a 6 de julho no hall do Centro Cultural. Os trabalhos são divididos nas seguintes modalidades: cartum, charge, caricatura e história em quadrinhos. O Salão de Humor ficará aberto ao público de segunda a quinta-feira, das 8 às 22, e na sexta-feira das 8 às 17 horas.

Fotos: Divulgação

João Bosco é atração da Virada Cultural; cidade terá também Festival de Teatro Todos os eventos têm entrada franca. O Centro Cultural fica na Avenida dos Trabalhadores, 2.651, Jardim Camargo. Informações e programação completa pelo (19) 3831-1844.

renoguia / 09


Divinolândia, Mococa e São João da Boa Vista

ARRAIAL JunIno com muitas atrações Brincadeiras, danças, fogueiras e muitas guloseimas compõem a programação das tradicionais festas juninas da região. Em Mococa, será realizado o II Festival Junino, de 4 a 8 de junho, no Palco das Quadras da Cidadania. A festa terá início sempre às 20 horas, com danças típicas, além de muita música. A Banda Rastapé se apresenta no dia 7, a partir das 23 horas. O Centro de Reabilitação Neurológica Solar das Magnólias, de Divinolândia, promove sua festa nos dias 6 e 7 de junho com comidas e bebidas típicas, leilão, pescaria e muitos outros atrativos. O ponto alto da festa é a quadrilha de cadeirantes, adaptada pela equipe de reabilitação da instituição. O festejo junino será no Divinolândia Clube, a partir das 19 horas. Entrada franca. São João da Boa Vista promove um dos maiores festejos juninos da região, de 21 a 24 de junho, no Recinto de Exposições José Ruy de Lima de Azevedo. O evento conta com barracas de alimentação, área de recreação, exposição de artesanato, shows todas as noites e gincana esportiva junina. Haverá concursos de quadrilhas e doces. Durante a festa estarão expostos os cartuchos de doces juninos que participarão do concurso. Para quem gosta de relembrar das antigas quermesses e leilões de prendas, vale a pena conhecer a exposição de cartuchos coloridos, criativos e saborosos. Nos dias 21 e 23, a programação tem início às 20 horas. Nos demais dias, a abertura será às 15 horas.

Divulgação

Festejo junino de São João da Boa Vista, um dos maiores da região: shows, exposição e concurso de cartuchos de doces juninos

DivinolânDia - o clube está localizado à Rua 7 de Setembro, 392, Centro. Informações: (19) 3663-8000 ramal 8057. Mococa - as Quadras da Cidadania ficam na Avenida Monsenhor Demóstenes Paraná Brasil Pontes, s/nº, Jardim Lavínia. Informações: (19) 3656-9030. São João Da Boa viSta - o Recinto de Exposições fica na Avenida Senador Marcos Freire, s/nº, Vila Brasil. Entrada franca. Informações: (19) 3623- 6893/ 3631-0313 ou pelo e-mail cultura@saojoao.sp.gov.br. renoguia / 11


Antes de sair de casa, confirme possíveis alterações no evento

Águas da Prata

Festival traz

imagem em movimento

De 9 a 25 de maio, o Gloc (Espaço Global de Cultura) de Águas da Prata, vai promover o 1º Festival Internacional da Imagem. O evento terá como tema Trânsito. “Nesse contexto, entendemos que trânsito é tudo que se move, como por exemplo, o tempo e a memória”, explica a vice-diretora do Gloc, Carmem Aliende. A programação do festival inclui mostras ao ar livre e também traz o II Ciclo da Fotografia Portuguesa no Brasil, com trabalhos ligados a arquivos, diários e álbuns. “São exposições que remetem a memória. Para indicar a passagem e a deterioração do tempo, umas das obras traz um aquário com diversas fotografias ao fundo”, conta Carmem. “Há ainda outro trabalho que mistura partes do rosto de integrantes de uma mesma família, formando uma nova pessoa”, completa. As obras serão exibidas em galerias externas e internas do Gloc. Com o intuito de promover a interação entre pessoas que gostam de fotografia, será instalado na marquise do Balneário de Águas da Prata um varal com diversas imagens disponíveis para troca. Um jardim fotográfico será montado na praça em frente ao balneário. A instalação será feita no dia 11 de maio, no período da tarde, em homenagem ao Dia das Mães. Durante o festival também haverá mostras de fotografia, cinema e vídeo, além de cursos gratuitos, debates e eventos paralelos envolvendo música, teatro e performances em espaços públicos e privados.

Fotos:Divulgação

Trabalhos exibidos no festival o Gloc fica na Rua Antonio Ortolan, 227, Jardim Nova Prata. O Balneário está localizado na Avenida Washington Luís, s/nº, Centro. Informações: (19) 3635-1682.

renoguia / 13


Antes de sair de casa, confirme possíveis alterações no evento

Casa Branca

Celebração e shows para

Padroeira

Todos os anos a tradicional festa em homenagem a Nossa Senhora das Dores, padroeira de Casa Branca, atrai milhares de devotos da região. O município com pouco mais de 29 mil habitantes chega a reunir cerca de 30 mil visitantes durante o período do evento, que será realizado entre 16 e 25 de maio, no Recinto de Festas do Asilo. A programação contempla celebrações religiosas, romaria de cavaleiros, atividades esportivas e shows musicais, além de praça de alimentação e parque de diversões. A coroação de Nossa Senhora das Dores será no dia 25, às 18 horas, na Igreja da Matriz. Na sequência, haverá procissão, queima de fogos e encerramento com atração musical. “Há programação cultural diversificada para agradar a todos os gostos”, destaca o padre Paulo Sérgio de Souza.

PROgRAmAçãO DE shOws

16/5 - Banda Gênese 17/5 - Ataíde & Alexandre 18/5 - Helison & Reison 23/5 - Matheus Jorente 24/5 - Caio Cesar & Diego 25/5 - Beatles Abbey Road Cover Nas sextas-feiras e sábados, os shows têm início às 22 horas e aos domingos a partir das 21 horas. Entrada franca. O Recinto de Festas do Asilo fica na Avenida Dr. Francisco Nogueira Lima, 254, Centro. A programação completa está disponível no site www.festadapadroeira.com. Informações: (19) 3671-2296.

renoguia / 15


Capa

Camping Espaços na região recebem turistas e suas barracas com estrutura de lazer e muito contato com a natureza Para muitos turistas, trocar o conforto de uma suíte de hotel por uma modesta barraca é algo inimaginável. Para outros, viver o contato intenso com a natureza é uma experiência sempre desejada. Os campings são opções acessíveis de hospedagem para quem busca essa integração com o meio ambiente e possui espírito aventureiro para viajar. Em algumas cidades da região, há espaços específicos para esse tipo de turismo. Há também pousadas que possuem áreas reservadas para quem viaja sempre com a companhia de sua barraca. Em Águas da Prata, o Camping do Paiol é um refúgio para os campistas. A área fica aos pés da Serra da Mantiqueira e tem como principais atrativos em seu entorno cachoeiras, bosques e fontes de água mineral. O camping possui banheiros com chuveiros de água quente, área para barracas com gramado, iluminação, local para fogueig Paiol Campin

16 / renoguia


ra, restaurante e lanchonete. Também há espaços reservados para trailer e motorhome, com ponto de água potável, energia elétrica e rede de esgoto. Para o lazer e diversão, o camping oferece campo de futebol, quadra de vôlei, lago para pesca, piscina adulto e infantil e quiosques com churrasqueira. De acordo com o proprietário, Daniel Mançanares, o visitante encontra no município muitos atrativos, como trilhas, voo de parapente, rapel e muitas cachoeiras. O Camping do Aventureiro oferece estrutura adequada e diversidade de atividades para os hóspedes em Socorro. O espaço fica no corredor turístico do Rio do Peixe, que concentra diversos empreendimentos voltados para atividades de lazer e esporte de aventura. De acordo com o proprietário, João Carlos Ramalho, o camping está instalado em uma área arborizada, com gramado e estrutura adequada para receber os campistas. Oferece vestiários com chuveiros quentes, energia elétrica para todas as barracas, área reservada para fogueira, internet wi-fi, estacionamento e copa com fogão, pia, mesas e cadeiras. “Também oferecemos entrada gratuita para o Parque do Monjolinho e 10% de desconto tureiro Camping do Aven

Divulgação

Fotos: Marcos Peron

renoguia / 17


Capa Aventureiro Camping do

Fotos: Divulgação

de estrelas Camping Quintal

ping

para atividades de lazer”, enfatiza Ramalho. Há diversidade de atrativos, como arvorismo, cavalgadas, trilhas com cachoeiras e rafting. “Recebemos muitos casais e grupos de amigos”, conta. O Camping Quintal das Estrelas é outra opção de hospedagem em Socorro. O espaço funciona dentro da Verdes Vales Pousada e os campistas podem utilizar a estrutura do local para lazer e diversão. O proprietário, Marcos Prado, informa que o camping conta com restaurante, lanchonete, estacionamento, banheiros individuais feminino e masculino com chuveiro quente, pia e bancada para lavar loupal de Caconde Camping Munici ça, pontos de luz, piscina, mesa de snooker e pebolim. Próximo ao camping há cachoeiras, riachos e mata com trilha ecológica. Também é possível realizar esportes de aventura, como arvorismo, tirolesa e rapel.

Cam

ATRAÇÕES AQUÁTICAS Outra opção no Circuito das Águas é a área de camping da Pousada Thermas Park, que fica junto ao parque aquático localizado em Águas de Lindoia. Segundo a gerente, Meire Nelli Costa, o espaço para campistas tem estrutura diferenciada, com área coberta com churrasqueira e pia. O grande atrativo para os visitantes é o amplo espaço de lazer do Thermas Water Park, que conta com várias piscinas, toboáguas e lagos em uma área de 150 mil metros quadrados. Outra alternativa para quem gosta de água e gosta de praticar esportes náuticos é o Camping Municipal de Caconde, que fica junto ao Parque Prainha, às margens da represa da cidade. 18 / renoguia


A área do camping possui banheiros, churrasqueiras e lanchonete. No entorno da represa há empresas que promovem passeios com lanchas. O turista também encontra restaurantes especializados em peixe, cachoeiras e muitos outros atrativos na represa.

~ Campings são opções acessíveis de hospedagem para quem busca ~ com integração a natureza e possui espírito aventureiro para viajar

RESERVA ECOLÓGICA Contato intenso com a natureza é garantido no Mundão das Trilhas. A reserva ecológica localizada no município do Amparo possui três tipos de área para camping. A primeira é a selvagem, na qual o campista fica isolado em trilhas ou na montanha. Na área semiselvagem, as barracas são montadas próximo ao rio e há banheiros simples próximo ao local. A terceira opção é o modelo tradicional de camping em espaço gramado, com banheiros e restaurante. De acordo com o proprietário, Airton de Toledo, a fazenda conta com caverna, 6 km de trilhas, cascata, piscina natural, tirolesa e muitos outros atrativos. “A área é utilizada para treinamentos e cursos, inclusive do Exército”, enfatiza. Seja qual for seu destino, se a ideia é o contato com a natureza, certamente encontrará a opção certa para acampar na região e apreciar belas noites estreladas. Serviço

Marcos Peron

Águas da Prata - acesso ao Camping do Paiol pelo km 239 da Rodovia SP-342. Diária custa 25,00 por pessoa. Informações: www.campingpaiol.com.br ou (19) 3642-1941/99736-9675. Águas de Lindoia - a Pousada Thermas Park fica na estrada Romualdo Ricieli Graciane. A reserva do espaço para camping custa R$ 25,00 por barraca e o acesso ao parque custa R$ 50,00 por pessoa (com direito a dois dias de acesso para quem está no camping). Informações: www.pousadathermaspark.com.br ou (19) 3824-1344. amParo - acesso ao Mundão das Trilhas pelo km 50 da Rodovia SP-95. Diária no camping custa R$ 30,00 por pessoa. É cobrado R$ 15,00 por pessoa para percorrer as trilhas e realizar outras atividades na reserva. Informações: (19) 99784-0000 ou no site www.mundaodastrilhas.com.br. CaConde - o Parque Prainha fica na Rodovia Vicinal Manoel Lorca. A diária por pessoa custa R$ 27,00. Informações: (19) 3662– 3003 ou turismo@pmcaconde.sp.gov.br. soCorro - Acesso ao Camping do Aventureiro pelo km 6 da estrada que liga Socorro a Munhoz (Corredor Turístico). Diária por pessoa custa R$ 30,00. Informações: www.riosdeaventura.com. br ou (19) 3895-6255. Acesso ao Camping Quintal das Estrelas pelo km 12,5 da Rodovia Octavio de Oliveira Santos. Pacote promocional para casal custa R$ 90,00 de sexta a domingo (duas diárias). Informações: www.campingquintaldasestrelas.com.br ou (19) 3855-6148.

renoguia / 19


Antes de sair de casa, confirme possíveis alterações no evento

Caconde

Fotos: Divulgação

Diversão e aDrenalina nas trilhas Nos dias 3 e 4 de maio acontece o 8º Encontro Off-Road de Caconde. O evento reunirá veículos com tração 4x4, motos e gaiolas para muitas manobras e desafios nas trilhas. No dia 3, os participantes ficarão concentrados a partir das 14 horas no Ginásio de Esporte, onde haverá uma pista in door para que os pilotos demonstrem suas aptidões. A largada dos veículos para as trilhas será no domingo, às 9h30. Pela frente, os pilotos vão encontrar um percurso de aproximadamente 20 quilômetros, com grau de dificuldade médio. As motos sairão um pouco mais tarde, às 10 horas. Esta modalidade enfrentará um trajeto de 40 quilômetros e muitos obstáculos. “O percurso vai exigir habilidade dos pilotos para vencer muitas rampas existentes na trilha”, conta o organizador do encontro, Adonis Cesar Fontes. Para animar o público, a festa conta com bandas de Pop Rock nacional e DJ. O local terá praça de alimentação.

Encontro Off-Road terá percurso que vai exigir habilidade do pilotos

O Ginásio de Esporte fica na Rua João Bento dos Santos, s/nº, Jardim Santa Lúcia. Entrada franca. Confira valores de inscrição para pilotos e acompanhantes pelo site www.jeepclubecaconde.com.br. Informações: (19) 98118-5196/ 98237-7776.

renoguia / 21


Antes de sair de casa, confirme possíveis alterações no evento

Andradas

Cicloturismo na

rota da uva

Pedalar, apreciar belas paisagens e ainda conhecer um pouco mais sobre a cultura da uva é a proposta do 6º Cicloturismo: Rota das Vinícolas, que acontece no dia 25 de maio em Andradas. Durante o percurso de aproximadamente 24 quilômetros, os participantes terão a oportunidade de passar por parreiras e vinícolas do município. O evento atrai ciclistas de toda a região e o início está previsto às 8 horas na Praça Alcides Mosconi, no Centro. Ambulância com equipe de enfermagem e carro de apoio acompanharão os ciclistas durante todo o trajeto.

Divulgação

Percurso passa por parreiras e vinícolas do município

Informações: (35) 3731-3858.

Festival da canção > Quem aprecia boa música não pode perder o 16º Festival da Canção, que acontece entre 29 e 31 de maio, em Andradas. O festival contempla a MPB com atrações de peso, como a dupla sertaneja Sá & Guarabyra, Quarteto Sentinela e Officina do Som. Serão apresentadas composições inscritas de todas as partes do País, a partir das 20 horas, no Pavilhão do Vinho, que fica à Rua Major Bonifácio, s/n0, Centro. Informações: (35) 3731-7353.

renoguia / 23


PÓS

GRADUAÇÃO Lato Sensu

• MBA Internacional • Mais de 100 cursos de Pós-graduação e Extensão

INSCREVA-SE JÁ! www.faj.br/pos posgraduacao@faj.br • (19) 3837-8505


Antes de sair de casa, confirme possíveis alterações no evento

Notas

Divulgação

Quermesse - A 71ª Festa em louvor a Santa Rita de Cássia será realizada de 10 a 25 de maio no bairro Engenho Velho, em Mogi Guaçu. Além da programação religiosa, a festa conta com quermesse, exposição de carros de boi e leilão de gados. Acesso ao bairro pelo km 178 da SP-342. Informações: (19) 3841-7448. Divulgação/ Michel ZiMberknopf

Festa das Nações - De 15 a 18 de maio, Vargem Grande do Sul promove a 14ª Festa das Nações, na Praça da Matriz, com atrações típicas de diversos países. Estudantes, academias, grupos de dança, orquestras e cantores garantem a animação do público. De quinta a sábado, a festa tem início às 19 horas e, no domingo, a partir das 16 horas. Informações: (19) 3641-6199. Carros Antigos - Nos dias 24 e 25 de maio, acontece o 5º Encontro de Carros Antigos de Águas da Prata. A expectativa da organização é reunir cerca de 300 veículos e público de duas mil pessoas no Balneário Teotônio Vilela, no Centro. Bandas de Rock e Dj vão animar o público nos dois dias de evento, das 8 às 17 horas. Haverá também venda de peças e produtos automotivos. Para entrada é solicitada doação de dois quilos de alimentos não perecíveis. Informações: (19) 3642-1021.

Salão de Artes -

O Instituto Histórico e Cultural de Arceburgo Solar Azurem promove de 14 a 28 de junho o XXVIII Salão de Artes Plásticas. O tradicional evento mineiro conta com a participação de artistas de várias regiões do País e do exterior. O Salão será realizado na sede do Instituto, localizado à Rua Coronel Candido de Souza Dias, 990, Centro. Aberto ao público todos os dias, das 9 às 21 horas. Informações: (35) 3556-2156.

renoguia / 25


Hospedagem

Requinte

com estilo alpino Um belo caminho ladeado por pinheiros recebe o visitante na entrada do Vacance Hotel, em Águas de Lindoia. Em 200 mil metros quadrados de área, o espaço oferece ampla estrutura para lazer, diversão e descanso. São dez andares inspirados no conceito arquitetônico alpino, com 208 suítes. Todas as acomodações possuem piso laminado em madeira, cama box, vista panorâmica e são equipadas com TV, som ambiente, ar-condicionado, frigobar, telefone e internet. As suítes são divididas em cinco tipos distintos: Mantova, Ravenna, Siena, Vacance e Vacance Luxo. Na área destinada ao lazer, os hóspedes encontram lago, bosques, campo de minigolfe, peteca, quadras de vôlei de areia, basquete, campo de futebol oficial, salão de jogos com mesa de sinuca, tênis de mesa e pebolim. Há ainda terraços panorâmicos para leitura, fitness center e minishopping. O hotel oferece opções de piscinas frias e aquecidas a 32 graus com água mineral, ambas disponíveis também para o público infantil. O restaurante tem capacidade para atender 800 pessoas e serve os mais variados pratos, desde a tradicional culinária mineira até a alta gastronomia. Noites temáticas são realizadas nos finais de semana e durante o período de férias. “No mês de junho, a programação é especial. Faremos o Bote26 / renoguia

Fotos: Estação da Photo

São 200 mil metros quadrados de área destinada ao lazer, com restaurante, piscinas, espaço para crianças


co Vacance, com decoração e petiscos alusivos à Copa do Mundo”, informa o gerente operacional, Ricardo Vancini. As crianças têm um espaço totalmente dedicado a elas, o Clube do Robi. É praticamente uma minicidade, com padaria, teatro, hospital e muito mais. Monitores promovem brincadeiras e garantem a diversão da garotada. Cada detalhe tem um colorido especial para aflorar a imaginação dos pequenos, enquanto os pais podem relaxar no SPA. No espaço dedicado ao bem-estar dos adultos, são oferecidos tratamentos para o rosto e corpo, dentre eles a massagem Ayurvédica, que consiste em uma técnica milenar indiana utilizando óleos para a realização de movimentos de alongamento. Para os casais, os banhos de ofurô são os mais indicados. “Preparamos o ambiente com todo cuidado para que apaixonados tenham momentos mais do que especiais”, ressalta a responsável pelo SPA, Adelaide Leano.

Fica na Avenida das Nações Unidas, 1.374, Bairro Moreira. As diárias variam de R$ 390,00 a R$ 1.400,00. Os serviços de SPA custam em média R$ 180,00. Informações: (19) 3824-9021 ou pelo site www.vacancehotel.com.br.

renoguia / 27


Gastronomia

Receitas sofisticadas e com inspiração especialmente na cozinha italiana fazem parte do cardápio

Cozinha contemporânea

Pratos que aguçam o paladar e enchem os olhos fazem parte do cardápio do Zafferano Gastronomia, de Mogi Mirim. Há receitas sofisticadas e com grande inspiração da cozinha contemporânea, especialmente italiana. Um dos destaques é o Paillard de filé, produzido com fettucine ao molho de brócolis, tomate seco e bacon. Outra receita saborosa é o filé mignon recheado com

28 / renoguia

gorgonzola e tomate seco, acompanhado de brócolis e batata chips. O camarão à baiana, servido com risoto de coco, também desperta o sacrilégio da gula. De acordo com o proprietário do restaurante, Luiz Carlos Rehder Filho, há diversidade de pratos com carnes, peixes, frutos do mar, massas e risotos. Como opções de entrada ou porções para aperitivo, destacam-se duas receitas


Fotos: Divulgação

Filé mignon recheado custa R$ 36,90. Camarão à baiana custa R$ 43,90 e porção de lasca de bacalhau custa R$ 61,00. O restaurante abre de terça-feira a sábado, a partir das 17h30. Fica na Rua Padre Roque, 2.378, Bairro Saúde. Informações pelo site www.zafferanogastronomia.com.br ou (19) 3862-5961.

especiais. Uma delas é com lascas de bacalhau aceboladas, azeitona preta e tomate grape, servidas em cesta de parmesão. Outra porção que aguça o paladar é o carpaccio de filé, com carré de cordeiro servido com molho de hortelã. “Também temos sanduíches especiais, que agradam muito nossos clientes”, enfatiza o proprietário. Ele sugere a receita com costelinha suína desfiada ao molho barbecue com tomate, rúcula e queijo prato.

Para quem adora doces, o creme de chocolate ao perfume de laranja é uma sobremesa irresistível. É guarnecido com sorvete de frutas vermelhas e salpicado com castanha de caju. Todas as terças-feiras, o restaurante também oferece delícias da cozinha japonesa. Às quintas, sextas e sábados, bandas de diversos estilos musicais, incluindo rock, soul, MPB e blues, se apresentam no espaço.

renoguia / 29


Notícias da coNcessioNária e dicas para sua viagem

Campanha promove auxílio soCial e ConsCientização ambiental

Campanha resultou em frutos positivos, especialmente para as entidades assistenciais da região

30 / renoguia

Em junho, a Renovias comemora três anos do Projeto de Sustentabilidade desenvolvido por seus colaboradores. Nesse período, muitas ações foram realizadas, com foco na conscientização ambiental e auxílio social. Uma das principais iniciativas do projeto é campanha de arrecadação de lacres de alumínio para doação de cadeiras de rodas. Uma ideia que parecia impossível de ser colocada em prática resultou em frutos muito positivos, especialmente para as entidades assistenciais da região. Ao todo, já foram entregues 113 cadeiras de rodas. As últimas 13 unidades foram doadas em março e beneficiaram as seguintes instituições: AFASCON - Associação Franciscana de Assistência Social Coração de Maria (Campinas), Santa Casa de Misericórdia (Mogi Mirim), APD - Associação da Pessoa com Deficiência (Mogi Mirim), Paróquia Santa Terezinha – Pastoral da Saúde (Mogi Guaçu), Rotary Clube (Mogi Guaçu), Fundo Social de Espírito Santo do Pinhal, Santa Casa de Misericórdia (Espírito Santo do Pinhal), Lar da Terceira Idade da Assistência Vicentina (Espírito Santo do Pinhal), Fundo Social de Itobi, Lyons Clube (Mococa), Paróquia Santa Luzia – Pastoral da Saúde (Mococa) e Loja Maçônica (MuzambinhoMG), sendo que o Lyons Clube (Mococa) recebeu duas cadeiras de rodas. Todos podem participar dessa importante iniciativa. Basta separar os lacres de alumínio e depositar em garrafas pet. Os lacres podem ser entregues nas bases do Sistema de Ajuda ao Usuário (SAU) existentes ao longo da malha viária administrada pela Renovias. A campanha possui dezenas de parceiros, incluindo estabelecimentos comerciais, associações e especialmente escolas de Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Espírito Santo do Pinhal, Itobi e Águas da Prata, através do apoio das secretarias de ensino e prefeituras municipais.



Renoguia_edição 85