Page 1

eciclรก ve

Cuida d os

m

m

nte bie

P

el R

l

ap

R E V I S T A

P O R T A

DO SOL Ed. Numero 134 | Abril 2008

Via Oeste apresenta o projeto do retorno

Meio Ambiente

De forma LEGAL

o Meio A


Novo site da Porta do Sol no ar www.portasol.com.br acessar

EDITORIAL A aprovação obtida na assembléia de fevereiro traz novo impulso à gestão construtiva que a APAPS tem desenvolvido nos últimos anos. A Assembléia de dez de Vitórias importantes foram alcançadas e passos largos fevereiro deste ano demonstra foram dados em direção aos caminhos legais e de maior qual idade maturidade por parte dos de vida. associados participantes O retorno no Km 62,7 é um ótimo exemplo disto. A somatória do abaixo-assinado mais o esforço concentrado de todos da administração resultou numa formatação de projeto Retorno para a Porta do muito mais conveniente para o residencial. Sol A terceirização dos trabalhos de roçagem e varreção de ruas também deu novo ritmo à área de manutenção, que Via Oeste apresenta o projeto concentra no momento todos os seus esforços nos reparos de vias de construção do retorno já públ icas e patrimônio. aprovado pela ARTESP Na questão polít ica de segurança, os trabalhos desenvolvidos abrangem da prevenção ao sucesso na solução de casos mais intricados. No social, os acontecimentos extrapolam as festas, Manutenção geral transformando nosso clube num espaço real da famíl ia portasolense. Manutenção planejada visa A informação legal prestada pela colaboradora Beatriz ordenar as ações de reparos Cilene, no meio ambiente, supre muitas das necessidades de todos em vias públ icas nós que queremos cuidar melhor de nossas propriedades, respeitando as leis e prestigiando o que há de melhor: a natureza. Enfim, encaminhada pela Assembléia a superação dos problemas financeiros _ herdados por esta gestão _ entra em Segurança pauta novamente uma das questões fundamentais para todos: o asfaltamento da Av. do Sol 1. Muito em breve uma pesquisa será Segurança não é somente encaminhada, para juntos, reabrirmos os caminhos e remediar, mas é conquistarmos mais uma vitória! principalmente prevenir Destacamos finalmente que dia 27 de abril teremos nova ocorrências graves assembléia para aprovação de contas, com parecer de auditoria independente. Contamos com a presença e participação de todos!

Maturidade

03 04-05 06-07 08-09

De forma Legal

10

Beatriz Cilene, eng. Agrônoma, informa os caminhos da lei para bem cuidar de nossas propriedades.

Aconteceu no clube

11-12-13

Para brindar a chegada de 2008, aconteceu o 1º Baile de Reveillon, e em fevereiro a festa mais tradicional da Porta do Sol: Carnaval.

Diretoria Executiva.

Expediente Residencial Porta do Sol: Conselho Editorial- Associação de Proprietários Amigos da Porta do Sol. Redação: Jornal ista responsável / reportagens: Fabiana Mat ias de Ol iveira (mtb 27.688); arte- Roxander Delago (sander.delago@globo.com). Fotos: Graf. e Editora Pamda. Projeto editorial e gráfico / impressão: Editora Pamda ( Praça 9 de julho, 21 Centro Sorocaba/SP ); Revista Porta do Sol é destinada aos seus associados tendo sua circulação real izada internamente. Correspondências: maketing@portasol.com.br. Rodovia Presidente Castelo Branco, km 63,5, Mairinque SP CEP 18120-000 Tel: (11) 4246-6464. As matérias são de responsabil idade das Diretorias pertinentes aos assuntos. Publ icidade: comercial@pamda.com.br. A APAPS ou a editora Pamda, não se responsabil izam pelos serviços prestados pelos anunciantes aqui vinculados. Visite o nosso site: www.portasol.com.br.


Conselho

03

Demonstração de Maturidade

A

Assembléia Geral real izada no dia 10/02/2008 gerava grande expectativa. Afinal era imperioso reajustar taxas associativas devidas à APAPS, de há muito sem qualquer majoração. E o reajuste proposto fazia-se indispensável à viabil ização da proposta orçamentária, para este ano de 2008, elaborada pela Diretoria Executiva e aprovada pelo Conselho Del iberativo. Por outro lado, como a apreciação definitiva, pela Assembléia Geral, das contas relativas ao exercício de 2006 não ocorreu no ano passado, ficando condicionada, por del iberação da própria Assembléia Geral então convocada, à contratação e real ização de uma auditoria independente, sabia-se que haveria resistências à aprovação da proposta orçamentária para o exercício de 2008 sem que as contas de 2006 tivessem sido objeto de del iberação, o que deverá ocorrer em breve. Houve mesmo quem, logo ao iniciar-se a Assembléia, tenha levantado questão objetivando inviabil izá-la. Prestados por nós os devidos esclarecimentos de ordem estatutária, após acalorados debates decidiu-se o plenário por rechaçar a questão de ordem levantada. Prosseguindo a reunião com a exposição da proposta orçamentária pelo Diretor Financeiro, seguiram-se novos e acalorados debates que culminaram, após manifestação proficiente do presidente da Diretoria Executiva, José Mauro Forti, com a aprovação do reajuste proposto para as taxas associativas, da verba para saldar compromissos financeiros, e do orçamento relativo a 2008, que aquelas engloba. A Assembléia Geral apenas não aprovou o plano diretor proposto para o mesmo exercício, o que, todavia, em nada prejudica a continuidade dos serviços que a APAPS vem prestando. A Assembléia Geral deu, assim, manifestação de maturidade, contrariando as expectativas de alguns poucos que profetizavam rejeições das propostas da Diretoria Executiva, que já haviam sido aprovadas pelo Conselho Del iberativo. Registramos, afinal, nosso contentamento com o fato, não usual, de um novo associado da APAPS, não comprometido com quaisquer correntes de opinião, haver presidido a Assembléia Geral e a levado a bom termo, com a prevalência dos legítimos interesses da comunidade portasolense. Márcio Cammarosano Presidente do Conselho Del iberativo

APAPS REGULARIZA O LOTEAMENTO “CASTELO DOS BANDEIRANTES” - SETOR Z No último dia 27 de março, a APAPS através de sua assessoria jurídica - Escritório “Pinheiro e Traldi Advogados Associados”, obteve a APROVAÇÃO PRÉVIA da Regularização do Loteamento Castelo dos Bandeirantes (Setor Z) perante a Prefeitura Municipal de Mairinque. Foi mais um sonho alcançado pelos proprietários do Setor Z. Uma luta que durou mais de vinte anos e se transformou em vitória, graças ao empenho e dedicação desta atual Diretoria da APAPS. Parabéns a todos! Agora novos passos virão! A APAPS que representa todos os proprietários, deverá ingressar em Juízo buscando as novas aprovações até culminar com o Registro Imobil iário. Quanto a Regularização do Loteamento “Porta do Sol II” (Setores U,X), houve sensível avanço, com o completo levantamento topográfico para efeito de regularização das áreas. O próximo passo será também o ingresso em Juízo buscando as novas aprovações até obtenção do Registro Imobil iário.

CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLÉIA Assim, para melhores informações, CONVOCAMOS todos os proprietários e possuidores de lotes dos Setores U, X e Z, para a Assembléia que ocorrerá no dia 18 de maio de 2008 às 10:30 hs na sede da ADM da APAPS, onde participarão além dos responsáveis pelas comissões, o Advogado Renato Pinheiro, esclarecendo dúvidas e dando sugestões. A presença de todos é fundamental para o avanço e as conquistas que ainda virão!


Especial

04

Confirmado! Mais uma vitória Portasolense

Retorno será no Km 62,7 O ano de 2008 chegou com mais uma conquista importante para os portasolenses: a construção de um retorno mais próximo e seguro ao residencial. Essa vitória se deve ao trabalho sério e constante da atual diretoria, que não mediu esforços em conjunto com os moradores para buscar melhorias no acesso de veículos e pedestres à Porta do Sol. O abaixo-assinado e os argumentos irrefutáveis apresentados quanto aos perigos de acesso ao residencial efetivamente contribuíram para que a concessionária alocasse o retorno muito mais próximo do que o previsto anteriormente. No início de janeiro, na sede da Via Oeste, com a presença do representante administrativo da concessionária, Renato Caldas; o engenheiro, Guilherme Viveiros, o presidente da diretoria da APAPS, José Mauro Forti; o diretor de Manutenção e Patrimônio, Walter Ortega e o gerente administrativo, Clayton Gomes dos Santos, foi apresentado formalmente o projeto aprovado pela ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) que contemplará um retorno no km 62,7 da Castelo, subterrâneo e com alça de acesso exclusiva para o nosso residencial, a qual proporcionará maior segurança aos veículos e pedestres. O início das obras está previsto para junho deste ano, com data l imite de término de um ano. “Com a alça exclusiva, os carros que antes faziam fila à beira da Rodovia, farão sua entrada pela via paralela ao residencial, diminuindo sensivelmente os riscos de acidentes com os outros veículos que transitam pela via. Será uma opção de um retorno mais próximo, e em ambos os sentidos da Castelo, interior e capital. Além disso, o retorno contará com iluminação própria e espaço para passagem de pedestres”, expl ica o presidente Forti. Quanto à passarela, o posicionamento da direção não se alterou: “Já ficamos muito satisfeitos com essa vitória. Nosso esforço somado ao dos portasolenses que confiam em nosso trabalho repercutiu positivamente. O avanço foi muito grande, mas, embora o retorno contenha uma passagem de pedestres, as discussões sobre a construção de uma passarela logo em frente ao residencial continuam e não vamos medir esforços para garantir ainda mais segurança dos pedestres que fazem parte do residencial. Esse é mais um compromisso nosso”.


Sorocaba

São Paulo

PASSAGEM SUBTERRÂNEA


Manutenção 06

Revisão geral de assentamento e curso natural das águas A última assembléia de fevereiro deu novo impulso à área manutenção do residencial, não só pelo fator “recursos financeiros”, mas também pelo que significou este sinal verde de aprovação aos trabalhos até agora real izados. Como toda e qualquer obra em nossas propriedades, o residencial hoje, com 13 km de bloquetes implantados nos últimos quatro anos, necessita de uma revisão geral de assentamento de ruas e adequação no curso natural das águas. No final do mês de fevereiro esta operação, já implantada normalmente, foi intensificada atendendo especialmente problemas relacionados ao fluxo das águas da chuva. Novas tubulações e reformatação das ruas estão em pleno andamento, além de reforço no assentamento nas ruas já bloquetadas. Lamentamos que, por vezes, estes trabalhos acabem por causar alguns transtornos de trânsito, mas a interdição das ruas têm sido real izada de forma sensível, bastante sinal izada, e preferencialmente em dias da semana e em períodos de menor movimento. Em paralelo está reimplantada através de faixas e informes _a campanha “podas e entulhos X pedido de retiradas”. Isto porque, muitas vezes, quando final izamos a l impeza e manutenção de ruas de um setor, novas inserções de podas e entulhos são feitas nas guias, às vezes até sem pedido de retirada, e estas acabam por, especialmente com as chuvas, novamente desviando o curso normal da água e prejudicando os trabalhos já real izada. Evite a colocação de podas e entulhos às sextas-feiras e finais de semana, quando a área de manutenção tem menos possibil idade de atender rapidamente este serviço. Programe os trabalhos real izados na sua propriedade, informe seu caseiro da importância de como e quando fazer a l impeza necessária, e programe com a administração quais são os prazos para retirada. O trabalho conjunto, proprietários e departamento de manutenção, trará, com certeza, economia e maior eficiência e mais satisfação para todos. Dúvidas e pedidos : sac@portasol.com.br ou 4246-6464.


Tercerização x roçagem Há alguns meses vem funcionando de forma muito positiva a terceirização da mão de obra de roçagem e varreção dos quatro setores da Porta do Sol. Implantado pela diretoria do setor, buscando maior economia e eficiência, especialmente no que se refere ao desgaste de máquinas, os resultados colhidos tem sido fundamentais para a aparência geral do residencial, especialmente neste período de chuva, onde a grama e as pragas não dão trégua no seu crescimento. As portarias, praças e áreas públ icas são objetos especiais de atenção destes profissionais, que têm seu trabalho também coordenado pelo departamento de manutenção.

Asfalto na Avenida do Sol I O reasfaltamento da Av. do Sol continua prioridade zero desta administração, e para muito breve será real izada uma pesquisa junto aos portasolenses para a apresentação de uma nova proposta para a execução desta obra tão necessária. Mas, enquanto o asfalto não vem, num trabalho conjunto com o nosso viveiro, o departamento de manutenção plantou ao longo de toda Av. do Sol mais de 400 mudas de árvores, de variadas espécies, e adequadas às áreas de fiação, buscando preservar um dos mais importantes patrimônios do residencial: a natureza! Com cuidado e atenção de todos, num futuro breve teremos mais sombra, passarinhos, asfalto e maior qual idade de vida!


Especial

08

Operação Capacete Todos nós da Porta do Sol queremos, antes de tudo, tranqüil idade ao transitar, morar ou visitar o residencial. A aprovação obtida em assembléia quanto a formatação adotada por esta administração também na questão “política de segurança” vem coroar os positivos resultados nesta área ao longo dos últimos quatro anos. É realmente incontestável a diminuição das ocorrências de criminal idade no residencial e o crescimento de casos resolvidos, com a devolução dos objetos furtados e encaminhamento dos culpados às autoridades competentes. Em paralelo, os trabalhos já desenvolvidos pela direção, empresa contratada e funcionários da área para minorar os custos de toda a operação _ que envolve portarias, resgate, bombeiros e seguranças, sem a perda de eficiência e qual idade de serviços_, continuarão a todo o vapor. Neste mesmo ritmo é que estamos desde março reforçando nossos cuidados junto a questão trânsito, especialmente no que se refere a motocicl istas não habil itados e/ou sem o uso de equipamentos obrigatórios. Lamentavelmente lembramos que, em 2007, tivemos dois óbitos em acidentes com motos, e em um destes, o condutor se encontrava sem capacete. Também lamentavelmente, nos poucos meses de 2008, nosso resgate já atendeu por volta de 5 ocorrências deste tipo veículo, que embora não fatais, representaram lesões, traumas e, no mínimo, grande apreensão por parte de todos os envolvidos, além de dano material. Diante desses números, entrou em vigor a operação “capacete” com faixas espalhadas ao longo de todo o residencial dando reforço a lei que determina o uso obrigatório, e foi intensificado o trabalho conjunto com as autoridades competentes, para coibir infratores e trazer maior segurança para todos. Para resultados ainda mais positivos, contamos com a parceria e colaboração de todos os portasolenses para que informem e cobrem junto aos seus trabalhadores, dependentes, visitantes e etc, o cumprimento das leis, especialmente porte de documentos e habil itação, além de uso de capacete e trajes de proteção adequados. Fiquem atentos e em caso de necessidade ou para maiores informações, os telefones da Central de Segurança funcionam 24 horas: (11) 4708-1364 e (11)4246-6464, ramal 2.

bruni Fernando Michelazzo CRECI 57891 e-mail: fernando.michelazzo@bol.com.br R. Tripoli, 143 - Vila Leopoldina SP Mairinque - SP Tel: (11) 9939-3496 / (11) 3831-8901

arquitetura & construtora Arq. Marcos C. Bruni CREA 0682563671-D

Matriz - Boituva Estr. Municipal Zélia de lima Rosa, 650 Fones: (15) 3263-2307 / 3363-1919 Filial I Av. Rouxinol, 55 - Cj. 914 - Moema - SP Filial II - Sorocaba www.bruni.com.br Há mais de 10 anos construindo na Porta do Sol e nos melhores residenciais Financiamos sua casa em até 300 meses

Tel: (11) 3831-8901 - e-mail: fernando.michelazzo@bol.com.br


Bombeiros e Resgate:

A manipulação de fogos de artifício deve ser efetuada apenas por profissionais e com os devidos cuidados para a segurança de todos. A velocidade máxima do residencial Destacamos aqui algumas ocorrências para chamar mais uma vez é de 40km. Pisos escorregadios ou áreas a atenção da importância do trabalho desenvolvido por estas áreas e gramadas são mais propensos a quedas, e da necessidade da prevenção de acidentes para a tranqüil idade de exigem maior atenção para se evitar todos: acidentes. Dia 25 de dezembro, no setor C, nosso bombeiro atendeu uma ocorrência de incêndio, causada por fogos de artifício, que colocava em risco as moradias vizinhas. O sinistro só foi debelado após o intenso trabalho de todos os nossos táticos e do Corpo de Bombeiros de Mairinque. Dia 29, atendendo a uma col isão de veículo com mourão próximo à Hípica, nosso resgate prestou os primeiros socorros aos ocupantes no próprio local. Fel izmente, o saldo final foram apenas danos materiais. Dia 30, por volta das 17h, no setor B, uma visitante sofreu uma queda, fraturando o fêmur. O resgate real izou os primeiros atendimentos e conduziu a senhora até o PS de São Roque, a qual foi atendida e aval iada pela equipe médica, que providenciou a transferência para o Hospital Regional de Sorocaba.

Prevenir é sempre melhor!

Limpeza de fossa, Dedetização, Desratização, Limpeza de caixas de água, Desentupimento, etc. MAIORES INFORMAÇÕES

CERIONI

R

Ligue 11 4718-2200 4708-2412

Rua Moisés José de Camargo, 43 - Mairinque - SP - CEP 18120-000


Meio Ambiente

DE FORMA LEGAL A engenheira agrônoma Beatriz Cilene Marques Bonifácio, do município de Araçariguama, é a nossa mais nova colaboradora na questão importantíssima que é o MEIO AMBIENTE. A partir desta edição, Beatriz irá mostrar os caminhos legais que todos devemos seguir para cuidarmos do que há de melhor no residencial: A NATUREZA. “Iniciaremos a matéria informando sobre o órgão l icenciador, ao qual compete o l icenciamento ambiental, que é o Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais, (DEPRN) Mairinque é atend ida nestas ocasiões pela regional de Sorocaba. Ao DEPRN, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, compete zelar pela observância de todas as normas d iscipl inadoras e restrit ivas de uso e de exploração dos recursos naturais contidos no Cód igo Florestal e no Cód igo da Fauna Silvestre, em especial ao que se refere à proteção de recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP) e das Áreas de Reserva Legal. Também exerce atividade fiscal izadora em parceria com a Polícia Ambiental. Quando devemos sol icitar um l icenciamento junto ao DEPRN: - Supressão de vegetação nativa - Intervenção em APP - Manejo florestal sustentável - Uso do fogo em queima controlada - Movimentação de terra em Áreas de Proteção Ambiental (APA) e Unidades de Conservação. - ParecerTécnico Florestal - Certidão de desinterd ição de áreas - Certidão negativa ou positiva de passivos ambientais - Credenciamento de Associações de Reposição Florestal - Cadastro de consumidor de produtos e sub-produtos florestais * será necessária uma relação de documentos que poderá variar conforme a sol icitação do interessado. - as árvores isoladas fora de APP, não competem mais ao DEPRN e sim à Prefeitura Municipal, na seqüência das matérias falaremos cobre a legislação que permitiu a autorização pela prefeitura.

O conceito de “Área de Preservação Permanente”: é a área coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabil idade geológica, a biod iversidade, o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem estar das populações humanas. São consideradas áreas de preservação permanente as florestas e demais vegetações que estão situadas: - Ao longo dos rios ou de qualquer curso d'água, em faixa marginal med ida no nível mais lato quando nas cheias. - Ao redor de lagoas, lagos ou reservatórios d'água natural ou art ificial - Ao redor das nascentes e olhos d'água, mesmo temporário - Nas veredas e em faixa marginal a part ir da área encharcada - No terço superior dos topos de morros, montes, montanhas, serras e nas l inhas de cumeadas - Em alt itude superior a 1800m, qualquer que seja a vegetação - Nas escarpas, nas bordas dos tabuleiros e chapadas - Nas encostas ou partes destas com decl ividade superior a 45º - Nas restingas, nas áreas recobertas por vegetação fixadora de dunas ou estabil izadora de mangues - Nos manguezais em toda sua extensão - Nos locais de refúgio ou reprodução de aves migratórias e fauna ameaçada de extinção - Nas praias, em locais de nid ificação e reprodução da fauna silvestre No Estado de São Paulo, qualquer intervenção que ocorra em “Área e Preservação Permanente” sem a autorização do DEPRN, é considerada crime ambiental, conforme a Lei Federal Nº 9.605/98, mesmo que estas áreas estejam sem vegetação e quando necessárias à implantação de obras de util idade públ ica ou de interesse social, devem ser submetidas à anál ise técnica do DEPRN. Na próxima ed ição falaremos sobre “Reserva Legal e Área Verde”, documentos necessários para l icenciamentos ambientais e sobre a legislação que permite a autorização de corte de árvores isoladas pelo poder públ ico municipal”. Beatriz Cilene Marques Bonifácio Engenheira Agrônoma CREA 0605245665 Tel: (11) 9903-6599/4136-1740


Social

11

CLIMA DE FESTA MARCOU o FINAL DE ANO e AS FÉRIAS NA PORTA DO SOL! Para encerrar 2007 com muita alegria, a Equipe Clube proporcionou momentos especiais aos portasolenses. No dia 15 de dezembro, o Papai Noel fez uma visita geral à Porta do Sol, e especialmente às crianças dos lotes I4N e E1H, que se encontravam acamadas. A emoção ficou estampada no rosto e coração de todos! Já para brindar a chegada de 2008, aconteceu o 1º Baile de Reveillon da Porta do Sol, com a presença de mais de quinhentas pessoas prest igiando e fazendo a festa. Destas, em torno de cento e cinqüenta, part iciparam também da ceia de ano novo promovida pelo nosso restaurante. “Foi um sucesso! Ambiente muito gostoso, alegre e famil iar. Com certeza, ceia e revell ion, devem passar a ser parte do calendário fixo de eventos da Porta do Sol”, destaca a gerente do clube, Janete Gonçalves. No mês de janeiro, as férias foram recheadas de brincadeiras, torneios e at ividades especiais num trabalho conjunto com a Catavento, empresa terceirizada que atende às necessidades legais, recreativas e esportivas do nosso clube. Dos eventos real izados no restaurante o destaque ficou para o pocket show de música brasileira, intitulado “Nós e o Tempo”, de autoria do maestro Murilo Alvarenga, e a noite da Pizza & Pagode. O paintball profissional e adaptado completou a diversão de todos durante todo o feriadão do aniversário de São Paulo!


CARNASOL 2008 “O Circo da Alegria!”

Nos dias 02, 03 e 04 de fevereiro 'O Circo da Alegria' compôs o Carnasol 2008. Uma média de 1800 fol iões preencheram o ginásio de esportes em meio a muita alegria! Com marchinhas, sambas, e axé, o som ficou sob a batuta da Banda Meridian. Dia 4, o destaque ficou para a escola de samba de São João Novo, que encerrou com chave ouro mais um carnaval fantástico no residencial. Nota mil também para os 5 blocos animadíssimos que dominaram o salão. Sobrou muita energia positiva no ar! As matinês também contagiaram pais e filhos, e as fantasias da criançada mereceram o aplauso de todos. O capricho foi tanto que, no concurso para crianças de 5 a 10 anos, dentro do tema Circo, o empate de todos no primeiríssimo lugar foi realmente o resultado mais justo! No quesito segurança registramos apenas uma desintel igência no primeiro dia, rapidamente resolvida, e nenhuma ocorrência grave no atendimento de resgate e ambulância. Enfim, muita alegria, paz e respeito! Um carnaval como toda a Porta do Sol merece! A Equipe Clube agradece a presença de todos!!!


Social

13

Este é um espaço aberto para a geração esportes! Nossa eterna “torcida” para aqueles que, nas quadras, pistas e torneios, levam no coração o seu “início” Porta do Sol!

Não faz muito tempo essa garotinha dava suas primeiras “sacadas” em nossas quadras aqui no clube, sob ao incentivo do pai “coruja”, Flávio Araújo, lote E2L! Hoje, ela é o primeiro lugar no ranking da Federação Paul ista de Tênis, na categoria de 16 anos, e se volta com muita garra para o Campeonato Brasileiro e Sul-Americano, 2008. Vai firme, Flavinha, conte com nosso orgulho e torcida sempre! Foi na nossa hípica que a pequena Ingrid montou pela primeira vez e acabou apaixonada por bal iza e tambor. Entre outros títulos importantes conquistados, em março deste ano ela foi a campeã do Rodeio de São Roque, para a imensa alegria dos amigos e dos “paitrocinadores”, Ercules e Lil ian Moretti, lote I2N. Parabéns, vocês merecem! Quem quiser participar desta coluna, e contar um pouquinho da sua trajetória no mundo dos esportes entre em contato com o clube pelo e-mail: social@portasol.com.br

Regras do Clube: 1 - Atendendo a reivindicação de vários proprietários informamos que genros e noras serão incluídos também na categoria sócio-proprietário. As novas carteirinhas podem ser requisitadas na secretária do Clube, à partir de março. 2 As reservas do campo de futebol também sofreram as seguintes alterações: Devem ser feitas com antecedência mínima de uma semana, via fone ou e-mail, terão período máximo de 3 horas e é necessário que o proprietário forneça a l istagem dos convidados de forma completa, inclusive com o número do Rg de cada um, e assinar o termo de responsabil idade junto á portaria do clube. Não será permitida a entrada de convidado que não apresentar o documento referido na l istagem. Para uso exclusivo do campo e dentro do período da reserva a taxa de entrada será de R$35,00 para até 25 convidados, e R$ 50,00 até 35, número l imite permitido para esta atividade. No caso em que o proprietário pretender que seus convidados participem de outras atividades do clube, além do campo, serão cobradas as taxas normais de ingresso. R$ 5,00 por pessoa em finais de semana normais, e R$ 10,00 em feriadões.

Novos horários da academia:

Quintas: das 17h às 20h Sextas: das 17h às 21h Sábados e feriados: das 09h às 21h Domingos: das 10h às 17h

Eventos em destaque

Maio Dia 03- Bazar e feira de trocas ( façam as suas inscrições ) Junho Dia 14- Noite dos namorados Julho Dia 05- Arraiá do Sol Dia 26- Circuito DJ's

Sugestões e dúvidas: fone 4246-6461 ou pelo e-mail:social@portasol.com.br

Neste mundão de portasolenses, homenageamos os aniversariantes dos meses de fevereiro e março, destacando os amigos Sônia, Valdec e Dirceu. Mil fel icidades a todos! Participe desta coluna enviando nome, lote, data e foto do aniversariante para social@portasol.com.br


Guia de Serviços

Rações em geral Ferramentas Agricolas Produtos para Pecuária e assistência técnica Cortadores de grama e assistência técnica Assistência Agronômica e veterinária Produtos para piscina CAMARGO COMÉRCIO DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS LTDA. Fone/Fax: (11) 4246-2245 - 4246-2244 - 4246-3098 cel. (11)9909-5504 Est. Gov. Mário Covas, s/n - Bairro D. Catarina - Mairinque - SP

Materiais para Construção Cláudio / Edson

Vendemos tijolos baiano, areia, cimento, cal, pedras e outros materiais de construção e-mail: loja@mendesmendes.com.br site: www.mendesmendes.com.br

Tel: (11)4246-2486 - Tel/Fax: 4708-8140 - cel. 7862-1029 Rodovia Castelo Branco, km 68,5 (atráz do Posto Doninha)

LAJES Grandino

Artefatos Lajes PRÉ MOLDADOS Pisos Fone: (15) 3251-4009 Tubos Fax: 3251-1155 e-mail: lajes.grandino@terra.com.br site: www.lajesgrandino.com.br

Av. Jornalista Júlio de Mesquita Filho, 205 - Tatuí - SP - CEP 18.271.400

AGROCAT

POLI QUADRAS ESPORTIVAS ME Construção de pisos esportivos

Piso asfaltico Concreto Saibro Grama Sintética Alambrados Iluminações Acessórios

Fone/Fax: (11)4640-1969 - 9876-6247 e-mail: poliquadrasesportivas@terra.com.br www.poliquadrasesportivas.com.br

R: Guaporé, 14 Itaquaquecetuba - SP

(11) 4712-4644 R. Antonino Dias Bastos, 753 - centro São Roque


Administração Horário de atendimento: de 2ª f. a sábado ................ das 8h às 17h Tel: 4246-6464 Site: www.portasol.com.br

ND A A GE

Atendimento ao proprietário Central de segurança 24 horas: 4708-1364 Grêmio Hípico: 4708-0007 Escola Porta do Sol: 4708-1556 Restaurante: 4708-1608 Clube: 4708-9134 Posto de Saúde: 4708-1418

TELEFONES ÚTEIS BOMBEIROS Mairinque: ............................................ 4718-2066 São Roque: ......................................... 4712-3386 DELEGACIA DE POLÍCIA Delegacia de Mairinque: ...................... 4708-2011 Delegacia de S. Roque: ...................... 4712-2211

ALUGAMOS

RODOVIAS DER: ............................................ (15) 3271-7100 Via Oeste: ............................................ 4136-6000 ou Emergência: ........................... 0800 701 55 55

Mesas, cadeiras, Toalhas, Tendas etc... Para festas na Porta do Sol Entregamos no local

AMBULÂNCIAS Moreiras: ................................. 4708-8079 ou 192 Prefeitura Mairinque: ........................... 4718-8644 HOSPITAIS Hospital de Mairinque: ......................... 4718-2822 Sta. Casa São Roque: ......................... 4712-2000 Hospital de Sorocaba: .................. (15) 3231-7700

9999-0176

SERVIÇOS PÚBLICOS CERIM: ................................................ 4246-6280 EM CASO DE FALTA DE ENERGIA: . 4246-6290 CPFL: ............................................ 0800 10 25 70 Polícia Florestal: .......................... (15) 3228-2525 DEPRN: ....................................... (15) 3244-2778 Coleta de Lixo Enob: ........................... 4718-1338 Correio Da. Catarina: .......................... 4026-1524 Telefonica defeito: ........................... 103 + prefixo Telefonica informações: .................. 104 + prefixo

Blocos (fabricação própria) - Lajes Cimento - Areia - Pedras - Telhas Tijolos - Ferramentas - Materiais Elétricos e Hidráulicos - Representação de Materiais para construção Civil em Geral

Sob nova Direção

Tel: (11) 4717-6509 / 4717-6208 Site: www.jjmateriais.com.br E-mail: vendas@jjmateriais.com.br Rod. Castelo Branco, km 58 (Acesso pelo viaduto) Mombaça - S. Roque - SP

Luiz F. Batista

IMPÉRIO DAS PEDRAS

Decorativas e Ornamentais PROMOÇÃO DE PEDRAS P/ PISCINA

Portas - Portões - Grades - Vitraux Estruturas Metálicas e Serviços do Ramo em Geral

CONSULTE NOSSOS PREÇOS E CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

Tel:(11) 4136-3708

(11) 4784-6266 9138-8486 cel Av. São Luiz, 810 - Jd. Villaça - São Roque SP

Engenheiro Civil CREA 5062235431 INSC: MUNICIPAL 7795

ENGENHARIA PROJETOS CONSTRUÇÃO CÁLCULO-OBRAS REGULARIZAÇÃO DE IMÓVEIS

Cel. 9882-4364 e-mail: pslengenharia@terra.com.br pslbatista@yahoo.com.br

PM RODOVIÁRIA CASTELO BRANCO CET ................................................................ 194 KM 25 .............................. 4163-4647 / 4163-4425 KM 46 .............................. 4136-7221 / 4136-7224 KM 74 .................................................. 4026-9010 RAPOSO TAVARES KM 45 .................................................. 4158-3910 KM 77 .................................................. 4715-1161 KM 110 .................... (15) 3221-1609 / 3221-1590 TAXAS E SERVIÇOS 1. Água - contando com nosso tratamento as tarifas são: Consumo: de 0 a 10 m³ ........................................... R$ 10,00 de 11 a 20 m³ ........................................... R$ 1,20 de 21 a 40 m³ ........................................... R$ 1,60 de 41 a 60 m³ ........................................... R$ 1,90 acima de 61 m³ ........................................ R$ 2,20 2. Ligação de água: ............................. R$ 190,00 3. Rel igação: .......................................... R$ 64,00 4. Guias e Sarjetas: (metro l inear) ......... R$ 19,98 APAPS - Associação de Proprietários

PROJETO + CONSTRUÇÃO PACOTE COMPLETO * CHAVES NA MÃO

Luís Alberto de Deus Pires ARQUITETO (15) 3202-7888 (15) 9111-1350

Heli Jorge Aldigheri ENG. CIVIL (11) 4718-2825 (11) 9615-2001


www.portasol.com.br

Porta do Sol, qualidade de vida! A revista da APAPS também cuida da conscientização ambiental.

Revista Condomínio Porta do Sol  

Revista voltada as atividades desenvolvidas pelo condomínio Porta do Sol (Mairinque/SP)