Page 1

Jornal dos alunos do Externato Passos Manuel Ano XXIX * Número 78 * Janeiro 2012 – 1º Trimestre

*

Preço: 1,50 €

Animação em vídeo do livro “Eu sei tudo sobre o Pai Natal”, de Aurélie Blanz e Nathalie Delebarre, realizada pelos alunos de Informática.

Para visualizar a apresentação consulte o endereço: http://www.youtube.com/watch?v=1oL84Cdc-Wo

Nesta edição:     

Dia da Alimentação Dia do Mar Halloween / Pão por Deus Dia do Marinheiro Jantar de Natal

 Visitas o Praia dos Gémeos o Oceanário o Mercado 31 de Janeiro

 Projetos o Sementes de Vida o o

Leitor do trimestre

Um mar de marinheiros Mar à vista!

Informática

Judo

Atividades nas férias

Martim Foster 33 livros requisitados


Saúdo todas as crianças, pais e amigos e reitero os votos que formulo todos os anos – de um Feliz e Próspero Ano Novo. É com energia redobrada que, com abraços, nos despedimos do ano dito velho – 2011 – e com os mesmos abraços recebemos os doze meses que se avizinham, com o prenúncio de austeridade, mas que não seja austero em afetos, em criatividade, em diálogo e em encontro. Seja sim, um permanente desafio para todos nós, enquanto equipa e para cada um enquanto profissional e cidadão capaz de respeitar os outros nas suas diferenças e similitudes. Precisamos de ser capazes de agir eticamente e como diz Gardner, de fazer o que está correto de acordo com as circunstâncias.

Desejo que o ano 2012 cumpra efetivamente o lema a que se propõe: educar os jovens para a justiça e paz, e que nós, pequena gota deste mar imenso, consigamos cumprir a nossa parte. Feliz Ano Novo! Maria Helena de Lima Ramos

Propriedade Alunos do Externato Passos Manuel Colaboradores Alunos e equipa educativa do Externato Passos Manuel Apoio xxxx Composição Vanda Rodrigues Tiragem 100 Rua Passos Manuel, nº 24 1150 – 260 Lisboa

Com a ajuda dos pais, amigos e professores, recolhemos 192 pacotes de sementes para ajudar os meninos da Escola Primária Completa de Nacuxa (Moçambique). Obrigado a todos!

Descobre as 5 diferenças.

Liga a parte da frente dos animais à sua parte de trás.

1


Projetos O que é o mar…

Para dar início ao nosso projeto, ouvimos a história “O Ratinho Marinheiro”, de Luísa Ducla Soares. Conversámos sobre o mar e sobre os marinheiros.

- É para nadar. (Samuel) - É as ondas. (Carlota) - É a água fresquinha. (Maria do Mar) - É para nadar um bocadinho. (Henrique) - É água fria. (Leonor) - É para dar mergulhos. (Rodrigo) Sala - É praia. (Raquel) amarela - É grande. (Ricardo) (3 anos) - É mansinho. (Bárbara) - É salgado. (Martim) - Enrola na areia. (Leonor) - O mar sobe. (Carlota) - É ondas. (Mariana) - Pode destruir as coisas. (Ricardo) Sala laranja (4 e 5 anos)

O que tem o mar…

Sala amarela (3 anos)

Sala laranja (4 e 5 anos)

- Tem areia molhada. (Júlia) - Tem barcos. (Salvador) - Tem rochas. (Henrique) - Tem estrelas e algas. (Leonor) - Tem conchas. (Martim) - Tem caranguejos. (Ricardo) - Tem peixes. (Maria do Mar) - Tem polvos. (Rodrigo)

- Tem baleias. (Rafael) - Tem golfinhos. (Beatriz Nascimento) - Tem tubarões. (Carlota) - Tem lulas. (Mariana) - Tem tesouros. (Bárbara) - Tem barcos. (Beatriz Neto) - Tem barcos afundados. (Samuel) - Tem submarinos. (Salvador) Sala laranja (4 e 5 anos)

Sala vermelha (2º ano)

Sala verde (3º e 4º anos)

Os alunos do 1º ciclo também deram a sua opinião sobre o que é o mar e que conhecimentos têm acerca dele. O salvamento do príncipe super herói No tempo dos dinossauros, havia um castelo debaixo de água onde viviam três conchas gémeas. Elas eram as princesas do mar. O seu pai, o rei esponja, também vivia no castelo e cuidava de todos os habitantes do mar. Com o passar do tempo, o rei foi envelhecendo e decidiu chamar um príncipe para o substituir. Esse príncipe era um peixe super herói, conhecido por ter salvo um milhão de peixes que tinham ficado presos na barriga de um T-rex. Num dia de tempestade, um relâmpago atingiu todo o mar e fez a terra tremer. De repente, houve um tsunami que arrastou todos os habitantes do mar para uma ilha. Como não estavam dentro de água, ficaram sem respirar e desmaiaram. O peixe super herói foi avisado pelo seu amigo caranguejo do que tinha acontecido e foi logo para a tal ilha. Quando lá chegou, pôs-se debaixo da ilha e levantou-a com a sua super força, atirando os animais do mar de volta para as suas casas. Para comemorarem o salvamento, as princesas conchas gémeas organizaram uma festa no castelo, para todos os habitantes do mar. História elaborada pelos alunos do 1º ano

2


Atividades Adivinhas (animais do mar) Sou pequeno e às riscas E até num filme já entrei Gosto de fazer rir E Nemo já me chamei.

Catarina Marques – 1º ano

Sou um bichinho pequeno Mas o único cavaleiro do mar Todos me acham bonito Até quando estou a cavalgar. Tenho braços e não sou polvo Sou do mar e não do céu Simpática e engraçada Adivinhem lá quem sou eu.

Matilde – 2º ano

Elaboradas pelo 1º ano

Inês Almeida - 4º ano

Caligrama elaborado pelos alunos do 1º Ciclo com palavras relacionadas com o mar.

Letra e música: Alunos da sala verde (3º e 4º anos)

Para ver fotografias da nossa festa, consulte o site da nossa escola: http://www.ext-passosmanuel.com

Postal feito pelos meninos da sala amarela que foi oferecido à sala laranja.

Decorações elaboradas pelos meninos do Pré-escolar

Postal feito pelos meninos da sala laranja que foi oferecido à sala verde.

Postal feito pelos alunos da sala verde que foi oferecido à sala amarela.

3


Atividades No dia da alimentação, os meninos do Pré-escolar fizeram pizzas com os ingredientes que mais gostam e com os que menos gostam. Ficaram deliciosas!

Como fazer uma pizza saudável : Esticar a massa

Fazer uns buraquinhos na base

Barrar com polpa de tomate

Amassar a massa E os que menos gostamos mas que fazem bem.

Depois de ir ao forno, partilhar com os amigos!

Colocar os ingredientes que mais gostamos

Regras para uma vida saudável: comer poucos doces, comer muitos legumes, comer sopa, beber água, comer carne, peixe e ovos, comer arroz, massa, batata, comer muita fruta, fazer exercício e andar a pé.

Os alunos do 1º ciclo puderam escolher ementas saudáveis para essa semana.

Sala vermelha (2º ano)

Sala verde (3º e 4º anos)

Sala laranja (4 e 5 anos)

Trabalhos dos alunos de Informática

Sala azul (1º ano)

Para assinalar o dia de Halloween, todos os alunos contribuíram com trabalhos para a decoração da escola. A sala verde fez bolinhas de salame. Partimos as bolachas em bocadinhos, misturámos com chocolate em pó, ovos, margarina e açúcar. Moldámos as bolinhas e embrulhámo-las. Que delícia! 3º e 4º anos Os meninos da sala amarela fizeram doce de abóbora e os da sala laranja fizeram docinhos de coco. No final, todos partilharam os docinhos com os amigos. 3, 4 e 5 anos

4


Visitas

Sala amarela (3 anos)

Se eu fosse marinheiro…      

O Pedro e a Rita viajam pela casa de todos os meninos. Nós gostamos muito de brincar com eles!

gostava de descobrir o mar. (Maria) gostava de andar num barco. (Rodrigo) gostava de ver a água. (Ricardo) gostava de ser capitão. (Martim) gostava de andar num barco. (Samuel) gostava de andar num submarino. (Salvador)  gostava de conduzir o barco. (Rafael)  gostava de andar num barco à vela. (Henrique)  gostava de ver os peixinhos. (Beatriz Nascimento)

Sala laranja (4 e 5 anos)

 gostava de ver as sardinhas. (Carlota)  gostava de encontrar uma baleia. (Beatriz Neto)  gostava de descobrir um tesouro. (Bárbara)  gostava de descobrir terras novas. (Júlia)  gostava de conduzir o barco. (Mariana)  gostava de conhecer o mar inteiro. (Leonor) Sala laranja (4 e 5 anos)

Sala amarela (3 anos)

Sala laranja (4 e 5 anos)

5


Visitas O que aprendemos no Oceanário  Há um tubarão que nasce como nós;  Há peixes que têm veneno;  Os peixes palhaço escondem-se nas anémonas;  Há pinguins que gostam de calor;  Há pinguins que vivem nas praias e nas montanhas;  Há muito tempo havia vacas do mar, que se extinguiram;  Quando as medusas comem ficam com a barriga da cor do que comeram;  Os polvos mudam de cor para se camuflarem;  Os cinco oceanos chamam-se Pacífico, Índico, Atlântico, Ártico e Antártico;  As medusas nadam com a corrente do mar;  Há estrelas do mar que comem anémonas;  O bacalhau tem um “dedo” debaixo da boca para encontrar comida;  Os corais demoram muito tempo a crescer;  O tubarão Port Jackson tem um dente antes da segunda barbatana e é do tempo dos dinossauros.

Os alunos de Informática do 2º ano, a mostrar a apresentação em PowerPoint com fotografias da visita aos colegas do 1º ano.

Para ver a apresentação, consulte o site da escola.

1º ano

Inês Coelho – 4º ano

Catarina Solano – 3º ano

m

Beatriz Nunes 4º ano Sala verde (3º e 4º anos)

6


Atividades

Apresentadores: Jorge e Beatriz Nunes

Apresentação de Informática

1º ano

Sala amarela

Sala laranja

3º e 4º anos

2º ano

Amigo secreto – Todas as salas fizeram uma prenda surpresa para trocar com outra sala

Toda a equipa educativa fez uma pequena dramatização

Escolhemos uma das decorações feitas pelos nossos colegas para decorar a nossa casa.

A nossa árvore de Natal reciclada, cujas faces foram decoradas com: • • •

Papel (Pré-escolar) Plástico (1º e 2º anos) Metal (3º e 4º anos)

Bolos e bolinhos

Museu da Cidade

Museu de Arte Antiga

Jogos tradicionais

Ateliês de decorações de Natal

Pintura em tecido

Leituras e muitas diversão!

7

PRESSINHAS Nº 78  

Jornal dos Alunos do Externato Passos Manuel referente ao 1º trimestre de 2011-2012

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you