Issuu on Google+

MUNDO

América Latina

Especial

Colaboradores de Saddam são executados

Equatorianos criam comitê de apoio a Morales

Quem freqüenta a arte?

08

10

28

w w w . b r a z i l i a n n e w s . u k . c o m Londres, 18 à 24 de dezembro de 2007

Bombeiros encontram primeiro corpo na cratera de metrô

2007 será o ano

mais quente da história

Ano 5 / Número 251

Grã-Bretanha reduzirá efetivo no Iraque

A cratera aberta na Zona Oeste de São Paulo

A

s equipes de resgate encontraram na manhã de segunda-feira (15) o corpo da aposentada Abigail Rossi, de 75 anos, na cratera aberta pela obras do Metrô, na Zona Oeste de São Paulo. O coronel João dos Santos de Souza, comandante dos trabalhos de resgate, confirmou por volta das 6h20 que o corpo foi localizado. Abigail voltava do médico e passava pela rua no momento do desabamento. Desde sábado (13), as equipes de resgate trabalham com a possibilidade de até sete vítimas no desabamento. A estimativa corresponde aos sete relatos de desaparecimentos feitos na região afetada pelo acidente de sextafeira (12). O deslizamento do canteiro de obras da Linha 4-Amarela do Metrô, localizado na Avenida das Nações Unidas, altura do número 7.200, ocorreu às 15h de sexta-feira. A pressa na execução das obras da Linha 4 do Metrô, que deverá começar a operar no ano que vem, foi o fator determinante do acidente no buraco da futura Estação Pinheiros, na zona oeste de São Paulo.

Continua na página 06

O primeiro-ministro Tony Blair

A

Manifestos acontecem pelo mundo. 2007 deve ser o ano mais quente da história, reflexo do aquecimento global

O

mundo deve passar pelo ano mais quente de sua história em 2007, segundo previsão do Departamento Britânico de Meteorologia (Met Office, em inglês). Isso deve ocorrer em virtude dos efeitos causados pelo El Niño, fenômeno meteorológico que aquece as águas do Oceano Pacífico e eleva as temperaturas de

todo o planeta. Segundo o Departamento de Meteorologia, há 60% de chances de que a temperatura média da Terra bata o atual recorde, que é de 1998. A temperatura global deve passar cerca de 0,54ºC em relação à média de longo prazo, que é de 14 graus. Em 1998, esse valor foi superado em 0,52ºC.

Ainda de acordo com o Departamento Britânico de Meteorologia (Met Office, em inglês), o verão de 2007 deverá ser mais longo e compreender os meses de maio a setembro. As previsões são baseadas nas medições realizadas no centro da Inglaterra desde 1659. Continua nas páginas 16 e 17

Grã-Bretanha vai reduzir o efetivo de suas tropas no Iraque em quase 3.000 soldados no final de maio, informou o jornal “Daily Telegraph”, citando um cronograma de retirada das forças britânicas ao qual o jornal afirma ter tido acesso. Nas próximas duas semanas, o primeiro-ministro Tony Blair deve anunciar a redução das tropas britânicas, atualmente em 7.200 soldados, estacionados no sul do país. A notícia veio pouco antes de o presidente norte-americano, George W. Bush, anunciar seu novo plano para o Iraque, que deve incluir o envio de mais 21.500 soldados ao país.

Continua na página 13

Cotação Cotação

Libra Euro Euro

R$ 4,24 R$ 2,74 £1,47


18 à 24 de janeiro de 2006

Última Hora

Temendo deslizamento, buscas são suspensas Bombeiros já localizaram duas das vítimas do incidente

N

o início da madrugada de terça-feira (16), o consultor do Consórcio Via Amarela Márcio Pellegrino divulgou para a imprensa uma nota oficial em que informava que as buscas por desaparecidos estão suspensas e só devem ser retomadas em três ou quatro dias. “O trabalho foi suspenso porque há risco iminente de desabamento e é necessário preservar a integridade física dos bombeiros.” Há rachaduras até no túnel usado pelas equipes de resgate. “Estamos no limite, precisamos parar, com gente viva ou não ali”, ressaltou Pellegrino, ressaltando que, oficialmente, só há duas vítimas confirmadas do acidente. Segundo ele, já estão sendo adotadas medidas de segurança, incluindo a estabilização das estruturas da cratera e a redução da quantidade de entulho e de carga na superfície. No quarto dia de buscas, o Corpo de Bombeiros conseguiu localizar as duas primeiras vítimas do desmoronamento do canteiro de

obras da Estação Pinheiros, da Linha 4 do metrô, ocorrido na sexta-feira (12), mas conseguiu retirar apenas uma, a aposentada Abigail Azevedo, de 75 anos. (Leia matéria completa na página 06).

cães farejadores tiveram “papelOs fundamental na localização dos corpos ”

A outra pessoa morta estava no microônibus tragado pela cratera. Um deslizamento de terra impediu a remoção do veículo. A suspeita é de que seja o corpo da advogada Valéria Marmt, cliente regular da linha. Os cães farejadores tiveram papel fundamental na localização dos corpos. Um dos animais foi levado para o Aterro de Carapicuíba, onde toda a terra levada da cratera está sendo depositada, para localizar possíveis vítimas ou seus pertences - retirados por retroescavadeiras. A família do cobrador Wescley Adriano da Silva, de 22 anos, permaneceu todo o dia no local do acidente, aguardando informações. “Antes vinham até a gente. Agora é só pela imprensa”, desabafou.

Paquistão ataca bases da Al-Qaeda na fronteira afegã Visão geral da cratera

Banho sagrado leva

milhares de hindus ao Gales

Hindus participam do ritual de purificação nas águas do Gales

M

ilhares de hindus foram a cidade de Allahabad, nas margens do Rio Ganges, na Índia, para o ritual de purificação nas águas do rio. Os dados preliminares apontam que cerca de 5 milhões de pessoas se la-

varam no Ganges até o fim da tarde desta segunda-feira (15) durante o festival religioso Ardh Kumbh Mela. Neste ano, a realização do ritual esteve ameaçada, depois que os sadhus – homens considerados santos por hindus – disseram que boicota-

riam o banho porque as águas do rio estão muito poluídas. Alguns chegaram a ameaçar o suicídio. Em reação, as autoridades indianas abriram canais, diques e represas para “purificar” o Ganges antes do ritual.

O

Exército de Paquistão destruiu três supostas bases da Al-Qaeda perto da fronteira afegã na manhã de terça-feira (16), matando 10 pessoas, incluindo estrangeiros, disse um porta-voz do Exército. O Major General Shaukat Sultan disse que o Exército concentrou a operação na região tribal do sul de Waziristan, após os relatórios da inteligência confirmarem que entre 25 a 30 militantes do Al-Qaeda estavam escondidos no local. “Nós acreditamos que diversos deles morreram, mas não temos um número oficial de corpos,” disse. Sultan informou que alguns membros do grupo terrorista que estavam no local eram estrangeiros.

Os sadhus lideram os fiéis para dentro do rio, ao som de tambores e cânticos religiosos. Muitos entram na água vestindo batas e carregam tridentes nas mãos. Reencarnação - O ritual é baseado na crença de que tomar banho no Sangham - a confluência dos três rios sagrados, o Ganges, o Yamuna e o mítico Saraswati purifica os pecados e interrompe o ciclo da reencarnação. “A minha mente agora está totalmente pura, sem qualquer malícia, depois que vim para cá e me banhei”, disse um fiel.

Acrescentou ainda que as bases destruídas estavam em uma zona separada, próxima a aldeia de Zaoola e de Waziristão do Norte, onde o governo firmou em setembro um acordo de paz com os chefes tribais para colocar fim as operações castrenses contra os milicianos. Em contrapartida, os milicianos locais e líderes tribais se comprometeram a não dar refúgio a extremistas estrangeiros, nem atacar membros simpatizantes do governo. O governo não assinou acordo semelhante com o Waziristão do Sul, local onde os militares realizaram inúmeras operações contra a Al-Qaeda e seus simpatizantes locais.

A realização anual dos banhos rituais e de oferendas levou ao acúmulo de toneladas de lixo no rio. O Ardh Kumbh Mela, que neste ano começou no dia três de janeiro, reuniu uma das maiores multidões do planeta, com até 60 milhões de hindus se deslocando para a região nos 45 dias do festival religioso. Na mitologia hindu, deuses e demônios travaram uma batalha celestial por um receptáculo de néctar divino. A cidade de Allahabad teria sido uma das quatro cidades em que gotas do néctar teriam pingado.


18 à 24 de janeiro de 2006

Última Hora

Chefe de Israel

renuncia por guerra no Líbano No comunicado oficial, Halutz deixou claro que era “sua responsabilidade como comandante o que o obrigava a permanecer em serviço enquanto se desenrolavam as investigações e se estabelecia um plano de trabalho para 2007”

O

chefe do Estado Maior de Israel, general Dan Halutz, renunciou nesta quarta-feira (17) em meio a investigações sobre os ataques de Israel ao sul do Líbano no ano passado. Em um comunicado, as Forças Armadas israelenses afirmaram que Halutz enviou sua carta de renúncia ao primeiro-ministro Ehud Olmert e ao ministro de Defesa, Amir Peretz. Segundo esse comunicado oficial, Halutz deixou claro que era “sua responsabilidade como comandante e como chefe das Forças Armadas o que o obrigava a permanecer em serviço enquanto se desenrolavam as investigações e se estabelecia um plano de trabalho para 2007 orientado segundo as lições aprendidas”. “Uma vez que esse processo foi encerrado, ele pediu sua renúncia de maneira imediata”, afirma o comunicado. Pressão - Desde o final do conflito com o grupo militante Hezbollah, que durou 34 dias entre ju-

lho e agosto de 2006, Halutz vinha enfrentando crescente pressão para renunciar. Os confrontos destruíram boa parte da infra-estrutura do Líbano. Diversos inquéritos internos estão investigando as ações do governo israelense e das Forças Armadas durante o conflito. Halutz foi criticado pelos danos à infra-estrutura libanesa causados pelos ataques. As maiores críticas à sua atuação, no entanto, são pelo fato de Israel não ter atingido seus principais objetivos com o conflito, que eram vencer o Hezbollah e resgatar dois soldados israelenses capturados pelo grupo militante - episódio que provocou os ataques de Israel. Olmert e Peretz também vêm sofrendo críticas por decisões tomadas durante o conflito e logo depois de seu término. O Exército de Israel perdeu 116 soldados durante o conflito no sul do Líbano. Os mais de 4 mil ataques realizados pelo Hezbollah

O general Dan Halutz

também mataram 43 civis israelenses. Estima-se que mais de mil libaneses, a maioria civis, tenham morrido no conflito.

Violência matou 34 mil civis no Iraque em 2006, diz ONU Mais de 34 mil civis foram vítimas da violência no Iraque no ano passado, de acordo com o enviado das Nações Unidas para direitos humanos no Iraque. Gianni Magazzeni afirmou que 34.452 civis morreram e mais de 36 mil foram feridos em 2006. O número é quase três vezes mais alto do que as mais altas estimativas anteriores, que usam como base os dados estatísticos do ministério do Interior do Iraque. É difícil estabelecer números exatos e levantamentos anteriores apresentados pela ONU

foram questionados pelo governo iraquiano. Embora ninguém saiba exatamente quantas pessoas já morreram no conflito, a maior parte dos analistas considera os levantamentos da ONU apenas como aproximações. As autoridades iraquianas ainda não se pronunciaram a respeito do último levantamento, mas uma estimativa de outubro, que fixava o número de mortes de civis no mês em 3,7 mil foi considerado “muito exagerado”. Magazzeni afirmou ter chegado aos

últimos números a partir de dados coletados no ministério da Saúde, necrotérios, em hospitais e outras agências. Não existem estatísticas semelhantes para o ano anterior, 2005, mas correspondentes na região afirmam que o recrudescimento da violência é evidente e pode ser comprovado pela experiência diária no país. Diariamente, a polícia do Iraque recolhe dezenas de corpos das ruas de Bagdá. A maioria dos mortos é vítima da violência religiosa entre muçulmanos da minoria sunita e da maioria xiita.


18 à 24 de janeiro de 2006

Leitor Foto da Semana Por: Adilson Medeiros

Diretor Geral: Horácio Sterling sterling@braziliannews.uk.com

A Tower Bridge, um dos cartões postais de Londres

Editora e Redatora: Eveline Zerio editor@braziliannews.uk.com Coordenação de Marketing: Henrique Santiago henriques@braziliannews.uk.com Executiva de Marketing: Juliane Teixeira classificados@braziliannews.uk.com Direção de Arte e Diagramação: Aymer Barreto aymerb@expressnews.uk.com Carlos A. Ceballos Moreno carlosc@expressnews.uk.com Rodrigo Rodriguez design@expressnews.uk.com Supervisão de Estilo: Diana Alexandra Cubillos Vargas dianac@braziliannews.uk.com Colunistas: Dani Pompeo Juliana Monticelli Nelissa Atkins Samanta Gobbo Fedrizzi Sônia Pugas Colaboradores: Daniela Crocci Jacqueline Vieira Haddad James Rosa João Paulo de Oliveira Bueno Kátia Puras Kenya Gonçalves Rafael Guedes Rogerio Oliveira Virgilio Guimarães Vitória Nabas Serviço de imagens: AFP Distribuição: Orlando Victoria Impresso por Newsfax Classificados: classificados@braziliannews.uk.com O conteúdo dos anúncios e classificados não expressa a opinião do veículo e são de responsabilidade dos anunciantes. Brazilian News 15 Borough High Street, 1st floor SE1 9SE London Tel: 020 7357 0601 Fax: 020 7357 0607

www.braziliannews.uk.com

Cartas e E-mails Parabéns Não sei nem por onde começar esse email. Depois de quatro anos em Londres e quatro anos acompanhando todas as semanas o Brazilian News foi a primeira vez que vi o jornal publicar uma matéria com previsões astrológicas para o ano de 2007. Achei muito interessante porque agora sim o jornal mostrou

que sabe e pode falar de todos os assuntos. Continuem assim e parabéns a Eveline Zerio, quem escreveu a matéria!!!!!

Fernanda de Lima, de Londres

Turismo Estou escrevendo para dar um toque a equipe: sempre leio o jornal e adoro a editoria de turismo. Mas,

acho que vocês deveriam abordar mais países e não apenas Reino Unido e as cidades próximas. Adoraria saber notícias da Turquia, Suíça, esses outros tão famosos destinos.

Paulo, de Brigton

Transporte Estou escrevendo apenas para agradecer a ajuda que o Brazilian

News deu na minha vida nessa virada de ano. Não sabia e não tinha a mínima noção de onde encontrar os horários de funcionamento de transporte aqui em Londres, durante o Natal e o Ano Novo. Pude me organizar certinho e até disquei para pedir um taxi, afinal na noite de Natal ninguém merece andar a pé. Valeu pela ajuda.

Fernando Rodrigues, de Londres


18 à 24 de janeiro de 2006

Brasil (politica)

Vazamento de resíduos deixa 100 mil sem água Paradoxalmente, as cidades mais afetadas pelo vazamento foram castigadas nos últimos dias por fortes temporais, que provocaram inundações e mortes no Estado do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo

O

rompimento de uma barragem nas quais eram depositados resíduos de uma mina de bauxita deixou cerca de 100 mil pessoas sem água nos

Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de ter desalojado outras 8 mil e gerado uma tragédia ambiental, informaram fontes oficiais, no último final de semana.

As cidades atingidas pelas chuvas também foram afetadas pela falta de água

O presidente da Cadae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos), Wagner Victer, disse que, apesar das autoridades ainda não saberem se o material derramado no Rio Muriaé é tóxico, a provisão de água das cidades de Lajes do Muriaé, Itaperuna e São José de Ubá foi suspensa. De acordo com Victer, a mancha de lodo que avança lentamente pelo rio deixou a água quase 200 vezes mais turva que o nível normal, deixando-a desaconselhável para o consumo humano. O rompimento do dique da barragem em que a Mineração Rio Pomba Cataguases Ltda. depositava os resíduos de sua exploração de bauxita em Miraí, cidade da Zona da Mata mineira, aconteceu na madrugada de quarta-feira (10), o que provocou o vazamento de mais da metade do material represado, segundo informações da própria empresa. “As avaliações preliminares indicam que o acidente ambiental é de

alta gravidade e que a situação é mais grave do que imaginávamos. Embora os produtos não sejam tóxicos, o grau de turbidez indica que haverá uma grande mortandade de peixes tanto no Muriaé como no Paraíba do Sul”, afirmou Victer. A mancha de lodo e os resíduos, que também podem conter cromo, podem provocar a morte de animais que consumirem a água do rio e destruir várias plantações. “Os exames de laboratório só sairão na semana que vem, quando saberemos se o material é tóxico ou não, mas, independentemente disso, a grande quantidade de lama que avança pelo rio é uma ameaça a todo o ecossistema da região. É uma tragédia de grande dimensão”, disse, por sua vez, o secretário de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, Axel Grael. O Governo do Estado anunciou o envio de cerca de 40 caminhõespipa para atender a população das cidades nas quais a provisão de água já foi suspensa, e impôs uma multa de R$ 50 milhões à mineradora proprietária da barragem artificial de sedimentação. Paradoxalmente, as cidades mais afetadas pelo vazamento foram castigadas nos últimos dias por fortes temporais, que provocaram inundações. As chuvas provocaram a morte de 29 pessoas no Estado do Rio de Janeiro, de outras três em Minas Gerais e de cinco no Estado de São Paulo.

Minas tem 65 municípios em situação de emergência

S

ubiu para 65 o número de municípios mineiros que decretaram situação de emergência em decorrência das chuvas que atingem o Estado desde 1º outubro do ano passado. No balanço da Cedec (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil), as cidades de Igaratinga, no centro-oeste, Pedra do Anta, na Zona da Mata, e Itacambira, no norte, comunicaram diversos danos provocados pelas chuvas dos últimos dias. Porém, a situação mais crítica continua sendo enfrentada por diversos municípios da região sul. O governador Aécio Neves (PSDB) visitou as cidades de Pouso Alegre e Santa Rita do Sapucaí, onde cerca desde 65% da área urbana ficou debaixo d´água após os temporais do último final de semana. Aécio afirmou que cerca de R$ 10 milhões já foram disponibilizados pelo governo federal para as cidades mineiras. Ele, no entanto, enfatizou que vai solicitar um volume de recursos para serem aplicados principalmente nas BRs que cortam o Estado.


18 à 24 de janeiro de 2006

Brasil (geral)

Bombeiros encontram primeiro corpo na cratera de metrô Desde sábado (13), as equipes de resgate trabalham com a possibilidade de até sete vítimas no desabamento. A estimativa corresponde aos sete relatos de desaparecimentos feitos na região afetada pelo acidente de sexta-feira (12)

A cratera aberta na Marginal Pinheiros

Pressa para concluir obras pode ter causado tragédia no metrô

A

pressa na execução das obras da Linha 4 do Metrô, que deverá começar a operar no ano que vem, foi o fator determinante do acidente no buraco da futura Estação Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, cujas margens cederam na sexta-feira (12). Segundo engenheiros ouvidos pelo “O Estado de São Paulo”, que pediram para não ser identificados, os métodos usados na construção da linha de metrô são os mais avançados, porém em áreas frágeis, como as próximas de rios, a escavação deve ser precedida de análise do solo metro a metro, fazendo com que o trabalho avance vagarosamente. A mudança do método de escavação ocorreu há cerca de dois anos, depois que técnicos do Consórcio Via Amarela, responsável pela obra, detectaram a presença de rochas fragmentadas nas margens do Rio Pinheiros. O contrato original previa a utilização de dois tatuzões, que partiriam da Estação Faria Lima, um em direção à Vila Sônia, na zona sul, e outro rumo à Luz, no centro. “O problema é que essas rochas fragmentadas inviabilizavam a utilização do tatuzão naquele trecho, pois ele poderia travar, como ocorreu há alguns anos no metrô de Atenas (Grécia)”, explica um funcionário do

instalado nas imediações do Largo da Batata e deveria começar a escavar até o fim do mês, mas, por causa do acidente, pode haver adiamento. A mesma fonte explica que, como

Metrô. O imprevisto, diz ele, acabou acelerando a obra, já que os tatuzões levariam, no mínimo, 18 meses para serem entregues. O tatuzão já foi

o preço da obra era fechado (custou US$ 980 milhões), não houve reajuste do contrato. “A principal razão para a mudança do método construtivo foi mesmo a questão da segurança. Mas

A

s equipes de resgate encontraram na manhã de segunda-feira (15) o corpo da aposentada Abigail Rossi, de 75 anos, na cratera aberta pela obras do Metrô, na Zona Oeste de São Paulo. O coronel João dos Santos de Souza, comandante dos trabalhos de resgate, confirmou por volta das 6h20 que o corpo foi localizado. Abigail voltava do médico e passava pela rua no momento do desabamento. Desde sábado (13), as equipes de resgate trabalham com a possibilidade de até sete vítimas no desabamento. A estimativa corresponde aos sete relatos de desaparecimentos feitos na região afetada pelo acidente de sexta-feira (12): um motorista, um cobrador e dois passageiros de um microônibus, dois pedestres (incluindo Abigail) e um motorista de caminhão a serviço do consórcio Via Amarela, responsável pela obra. O coronel também informou que os bombeiros estão a dois metros do teto do microônibus. Ele estaria “sanfonado”. O comandante das operações disse também que não descarta a hipótese de que haja sobreviventes. “Apesar do tempo, sempre trabalhamos com essa possibilidade”, disse. Dez equipes dos bombeiros trabalham no resgate das vítimas. O microônibus chegou a ser localizado neste domingo (14). Uma nova movimentação de terra, no entanto, encobriu a lataria. Os bombeiros chegaram a filmar imagens do veículo sob a terra. O

microônibus passava pela Rua Capri, na Zona Oeste da capital, no momento do desabamento. O deslizamento do canteiro de obras da Linha 4-Amarela do Metrô, localizado na Avenida das Nações Unidas, altura do número 7.200, ocorreu às 15h de sexta-feira. O governador de São Paulo, José Serra, afirmou que a operação de busca não parou em nenhum momento desde a sextafeira. O governador admitiu, entretanto, que o resgate a partir de um túnel - visitado por ele no fim da tarde deste domingo - teve de ser interrompido, por causa de dois deslizamentos.

de São “Paulo,O governador José Serra, afirmou que a operação de busca não parou em nenhum momento. O governador admitiu, entretanto, que o resgate a partir de um túnel teve de ser interrompido, por causa de dois deslizamentos

A cratera aberta pelo desabamento da obra da Linha 4 do Metrô de São Paulo, ocorrido na última sexta (12), ainda provoca interdição da Marginal Pinheiros, uma das vias de maior movimento da capital paulista. Na segunda-feira (15) a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) montou dois desvios para os motoristas que precisaram passar pela Marginal.

Nova pane faz vôos atrasarem até 8 horas

O cenário de um dos aeroportos brasileiros depois de detectada a crise

P

é claro que também pesou o fato de adiantar o andamento da obra”, reconhece. Ele argumenta, porém, que o desmoronamento ocorreu em um poço vertical, usado para a cons-

ela segunda vez em três dias, o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Espaço Aéreo (Cindacta-2), em Curitiba, apresentou uma pane no sistema de comunicação (radiofreqüência) e comprometeu vôos na Região Sul com reflexos nos

de Aviação Civil) apontou que, até as 16 horas de domingo (14), por exemplo, em 12 aeroportos do país, dos 625 vôos programados 96 (15,36%) estavam atrasados e 50 (8%) foram cancelados. No Aeroporto Internacional de Congonhas, em São Paulo, um

trução da estação, numa área em que o método de escavação não foi alterado. “É o mesmo para todas as estações do metrô e nunca tivemos problemas deste tipo”, afirma.

principais aeroportos do Brasil. Foram registrados atrasos de até oito horas em São Paulo, no último final de semana. Boletim da Anac (Agência Nacional

vôo da Oceanair para Salvador, que deveria ter decolado às 12h20, só saiu às 20h15, por culpa da pane no Cindacta-2, segundo funcionários da empresa.

Familiares dos sete desaparecidos “montam acampamento” em frente a cratera em busca de notícias


18 à 24 de janeiro de 2006

Brasil (geral)

PSDB decide apoiar O

Chinaglia à Câmara Escolha foi feita após consulta aos 66 deputados que irão compor a bancada

líder do PSDB na Câmara, deputado Jutahy Junior (BA), anunciou na semana passada, de acordo com a agência de notícias Reuters, o apoio da bancada tucana ao petista Arlindo Chinaglia (SP) para a presidência da Câmara. O apoio do PSDB praticamente define a eleição de Chinaglia, que já conta com o apoio formal do PT e do PMDB, maiores partidos. O PSDB terá a terceira maior bancada na Câmara, a partir de fevereiro. A opção pelo candidato do PT, que disputa com o atual presidente Aldo Rebelo (PCdoB-SP), foi feita depois de consultas aos 66 deputados que vão compor a bancada do PSDB a partir de fevereiro. “Vamos ficar com o Arlindo para garantir o critério da proporcionalidade na mesa da Câmara. E vamos decidir isso já, antes que ele não precise mais do nosso apoio para garantir a vitória”, disse um dos deputados que falaram com Jutahy. O líder tucano, que está de férias em Guarapari (ES), pretendia reu-

nir a bancada ainda nesta semana para aferir a tendência entre Aldo e Chinaglia. O apoio prometido pela maioria do PMDB ao petista, precipitou a decisão, que teve de ser tomada após consultas telefônicas aos eleitos. A tendência a favor de Chinaglia no PSDB já estava nítida e foi informada a deputados e dirigentes que rejeitam o apoio ao petista, inclusive o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. “As lideranças do partido têm todo o direito e até o dever de ter opinião sobre a disputa, mas esse é um tipo de decisão que tem de ser tomado exclusivamente pela bancada”, disse Jutahy ao deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), do grupo que defende a chamada “terceira via”. Anunciando já o apoio a Chinaglia, o PSDB vai garantir a primeira vice-presidência da Câmara, o terceiro cargo em importância na mesa diretora. O PMDB, dono da maior bancada, mas sem candidato próprio, ficará com a primeira secretaria, segundo posto mais cobiçado, depois da presidência.

Aldo continua na disputa

O presidente da Câmara Aldo Rebelo manteve sua candidatura mesmo após o apoio da bancada tucana ao petista Arlindo Chinaglia

Inglaterra apóia ingresso do Brasil no Conselho de Segurança

A

ministra das Relações Exteriores do Reino Unido, Margaret Beckett, reforçou na terça-feira (16) o apoio de seu país à aspiração do Brasil de ocupar um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas. Mas, ao ressaltar, durante um encontro promovido pela Câmara Brasileira de Comércio em Londres, o “crescente peso do Brasil no cenário mundial e sua liderança na América Latina”, ela alertou que isso também fez com que aumentasse a responsabilidade do governo brasileiro. As informações são do jornal “O Estado de São Paulo”. “O Brasil tem que se engajar politicamente e economicamente em sua região e partilhar da responsabilidade no mundo na busca do progresso em questões cruciais como o meio ambiente e um novo acordo multilateral de comércio”, afirmou Beckett. Beckett disse que a atual composição do Conselho de Segurança das Nações Unidas, elaborada

A ministra das Relações Exteriores do Reino Unido, Margaret Beckett

após a Segunda Guerra Mundial, não reflete as mudanças geopolíticas que ocorreram nas últimas décadas e precisa ser alterada. “As realidades de 1945 não são as de 2007”, afirmou. “O Brasil tem condições de exercer um papel de liderança para levar os países do G-20

(grupo de países em desenvolvimento) a apoiarem um acordo.” Ela disse que uma maior abertura comercial no mundo poderia gerar ganhos de 4 bilhões de libras esterlinas (cerca de US$ 7,8 bilhões) para o Brasil, mas não informou qual a fonte desta estimativa.

O presidente da Câmara Aldo Rebelo (PCdoB-SP) decidiu manter sua candidatura à reeleição apesar de o PSDB ter definido apoio ao candidato petista Arlindo Chinaglia (SP). “Vamos ao combate”, disse Aldo. Rebelo fez consultas à bancada do PCdoB e ao líder do PFL Rodrigo Maia (RJ), além de outros aliados, e

viética, durante a Segunda Guerra Mundial, que começou arrasador e terminou com derrota. Apesar das expressões de guerra, Aldo se mostrou sereno na disposição de levar sua candidatura até o fim. Os aliados de Aldo Rebelo calculam que haverá deserções entre os

concluiu que o apoio anunciado pelo líder do PSDB, Jutahy Junior (BA), não define o jogo em favor de Chinaglia. “É uma operação Barbarossa, que dá impressão de força no início, mas nossa Stalingrado é no plenário”, afirmou Aldo a jornalistas, remetendo-se ao ataque nazista à antiga União So-

tucanos, pois o líder Jutahy Junior avaliou as inclinações da bancada em consultas telefônicas, e não em uma reunião formal. Além disso, o apoio ao candidato petista contraria dirigentes e deputados tucanos, dentre eles o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o deputado e ex-ministro Paulo Renato (SP).


18 à 24 de janeiro de 2006

Mundo

Colaboradores

Tribunal retira acusações contra Saddam

de Saddam são executados

Representantes do governo iraquiano ressaltaram que dessa vez “não houve violações” – diferentemente da execução de Saddam, que ouviu ofensas ao andar para o cadafalso –, mas o meio-irmão do expresidente teria sido decapitado na forca

O tribunal iraquiano decidiu por retirar as acusações que ainda pesavam contra Saddam

O meio-irmão de Saddam, Barzan al-Tikriti, na direita, e Awad Ahmed al-Bandar

O

governo iraquiano confirmou que o meio-irmão de Saddam Hussein, Barzan Ibrahim al-Tikriti, e o exchefe da Corte Revolucionária do Iraque, Awad Hamad al-Bandar, foram enforcados em Bagdá nas primeiras horas de segunda-feira (15). Representantes do governo iraquiano ressaltaram que dessa vez “não houve violações” – diferentemente da execução de Saddam, que ouviu ofensas ao andar para o cadafalso –, mas o meio-irmão do ex-presidente teria sido decapitado na forca. As informações são da BBC Brasil. Um porta-voz do governo afirmou, no entanto, que a execução não foi anormal, embora casos que levem à decapitação sejam raros, e a descreveu como “um ato de Deus”.

Barzan al-Tikriti e Awad Hamad al-Bandar foram condenados pela morte de 148 xiitas depois de um atentado contra Saddam, em 1982, em Dujail. A TV iraquiana disse que obteve a informação de fontes próximas ao governo, embora não tenha sido feito um anúncio oficial. As execuções teriam acontecido no mesmo local em que Saddam morreu no dia 30 de dezembro, ao ser executado pelo mesmo crime que al-Tikriti e al-Bandar. O vice-ministro do Exterior, Mohammad Hamud-Bidan, disse acreditar que a informação seja verdadeira. Um advogado que representa al-Bandar também afirmou que o filho do réu foi notificado da execução. Críticas - A execução de Sa-

ddam Hussein provocou críticas depois que um vídeo não-autorizado mostrou que o prisioneiro foi insultado pouco antes de ser enforcado. Barzan Ibrahim al-Tikriti era presidente da temida polícia secreta, Mukhabarat, e foi considerado responsável pela tortura e execução de centenas de pessoas. Ele era uma figura de destaque do governo iraquiano na época da invasão do país liderada pelos Estados Unidos em 2003, e estava na lista dos mais procurados pelas autoridades americanas. Al-Bandar impôs a sentença de morte nos moradores de Dujail. De acordo com os documentos judiciais, ele realizou julgamentosespetáculo que freqüentemente acabavam em sentenças de morte sumárias.

N

a segunda-feira (15), o tribunal iraquiano responsável pelo julgamento de Saddam Hussein decidiu por retirar as acusações que ainda pesavam contra o ex-presidente, enforcado no último dia 30 de dezembro. Saddam Hussein e outros seis pessoas foram acusados por crimes contra a humanidade em uma campanha militar contra os curdos em 1980, com um saldo de mais de 100 mil mortos. Todos os seis acusados alegam inocência. O ex-líder iraquiano foi executado depois de ter sido condenado em um julgamento pela acusação da morte de 148 xiitas na cidade iraquiana de Dujail. Entre os seis outros réus está um primo de Saddam Hussein, Ali Hassan al-Majid, conhecido como “Ali Químico”, por causa de seu suposto uso de armas químicas contra

Bush continuará no Iraque mesmo sem aval do Congresso

O

presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, está convencido de que tem autoridade suficiente para colocar em prática seu novo plano estratégico para o Iraque, mesmo que o Congresso se oponha à decisão. Em uma entrevista concedida à CBS, Bush afirmou que “algumas decisões deixaram o Iraque mais instável, mas uma jovem democracia pode trazer paz ao país”. E completou dizendo que, por ser o comandante da nação

americana, tem a autoridade de colocar tropas adicionais no Iraque mesmo sem a aprovação do Congresso. Além disso, Bush também disse que aposta forte no primeiro-ministro iraquiano, Nuri al Maliki, e reconheceu o líder radical xiita, Muqtada al Sadr, pode ser considerado um inimigo, “uma vez que ordena morte de americanos”. Bush declarou que Maliki irá desarmar os grupos em seu país e todos, inclusive milícias do Exército al Mahdi, deverão cumprir a ordem do governo.

Na entrevista, realizada na semana passada na casa presidencial, Bush afirmou que os militares americanos informaram que os iraquianos estão diminuindo os ataques contra tropas dos Estados Unidos. Depois de perguntado sobre como tomou a decisão de seguir na guerra, mesmo com muitos americanos contra, Bush respondeu que, por ser presidente, deve tomar decisões de um verdadeiro comandante em situação de guerra.

O presidente norte-americano, George W. Bush

os curdos no Iraque. A defesa sustenta que a campanha, chamada de Al-Anfal (“Restos de Guerra”), foi uma operação legítima do governo iraquiano para reprimir uma rebelião depois que alguns curdos se aliaram ao inimigo Irã durante a guerra entre os dois países. O julgamento estava em recesso desde 21 de dezembro. O sistema judicial iraquiano tem sido alvo de críticas internacionais por causa do gerenciamento da execução de Saddam. A ONU (Organização das Nações Unidas) pediu que outras duas pessoas condenadas à morte junto com Saddam Hussein não sejam executadas. Mas o governo do Iraque disse não e Barzan Al-Tikriti e Awad Al-Bandar foram executados nesta semana.


18 à 24 de janeiro de 2006

Mundo

EUA afirmam que Al-Qaeda está refugiada no Paquistão

Segundo o chefe das agências de segurança dos Estados Unidos, John Negroponte , a Al-Qaeda está ganhando força no Oriente Médio, no norte da África e na Europa

O

Acredita-se que o líder da Al-Qaeda, Osama Bin Laden, possa estar escondido nas áreas tribais do Paquistão

diretor nacional de Inteligência dos Estados Unidos, John Negroponte, afirmou que líderes da rede terrorista Al-Qaeda encontraram um refúgio seguro no Paquistão e estão recuperando suas forças a partir do país, de acordo com informações da BBC Brasil. Negroponte disse a um comitê do Senado americano que a organização está desenvolvendo capacidades operacionais mais fortes e relações que se estendem além do Paquistão. Segundo o chefe das agências de segurança dos Estados Unidos, a Al-Qaeda está ganhando força no Oriente Médio, no norte da África e na Europa. Não houve reação imediata do governo do Paquistão às declarações de Negroponte. No início da semana, os Estados Unidos lançaram ataques aéreos na Somália tendo como alvos supostos líderes da Al-Qaeda. Segundo Negroponte, a Al-Qaeda ainda é o grupo militante que re-

presenta a maior ameaça aos interesses americanos. Fronteira - O general Michael Maples, do serviço de inteligência americano, disse que a fronteira entre o Paquistão e o Afeganistão permanece sendo um refúgio para militantes da Al-Qaeda e de outras organizações terroristas. Acredita-se que o líder da Al-Qaeda, Osama Bin Laden, e o segundo nome da organização, Ayman al-Zawahiri, procurados por terem planejado os atentados de 11 de setembro de 2001, possam estar escondidos nas áreas tribais da fronteira entre os dois países. A fronteira tem 2.250 quilômetros de extensão, em uma região montanhosa e extremamente difícil de se patrulhar. Militantes da Al-Qaeda e do Talebã podem estar operando em ambos os lados da fronteira, acreditam os americanos. O Paquistão e o Afeganistão trocam freqüentes acusações sobre de quem seria a culpa pela violência na região. Recentemente, o Paquistão reiterou sua intenção de cercar alguns trechos da fronteira e colocar minas no local. A idéia de minar partes da fronteira tem oposição do governo de Cabul, por representar risco para os civis.

Explosão atinge embaixada dos EUA em Atenas

U

ma explosão atingiu a embaixada dos Estados Unidos no centro da capital da Grécia, Atenas, no último final de semana. A polícia disse que uma granada-foguete ou artefato semelhante disparado contra a parte frontal do complexo teria causado a explosão. Bombeiros e a polícia isolaram a área ao redor do prédio fortificado. O departamento de Estado americano disse que não houve feridos. A embaixada americana tem sido alvo constante de ataques de pequena escala de grupos radicais, muitos deles formados após a dissolução do grupo esquerdista 17 de novembro. Serviços de emergência foram enviados às pressas ao local, que fica em uma das avenidas principais de Atenas, depois das informações do ataque, realizado pouco antes das 06h locais (02h em Brasília e 04h de Londres). A granada-foguete atingiu a parede frontal do prédio, pouco acima do emblema americano. Segundo testemunhas, ela penetrou o prédio e causou um pequeno incêndio. A polícia grega disse que o artefato explosivo foi disparado da rua e atingiu um banheiro. “Foi um ato terrorista”. Não sabemos de quem”, disse o chefe de polícia Asinmakis Golfis à agência de notícias Associated Press.


18 à 24 de janeiro de 2006

Equatorianos criam

comitê de apoio a Morales ao Nobel Paz A filha do ex-guerrilheiro Ernesto “Che” Guevara, está entre os integrantes

D

irigentes de movimentos sociais, intelectuais e líderes indígenas do Equador formaram na segunda-feira (15), em Quito, um comitê para impulsionar a candidatura do presidente boliviano, Evo Morales, ao prêmio Nobel da Paz. O comitê equatoriano é integrado, entre outros, pelo próximo vice-presidente da República, Lenin Moreno, assim como os líderes da Confederação de Nacionalidades Indígenas (Conaie), Luis Macas; e o das Organizações Camponesas (Fenocin), Pedro de la Cruz. Também farão parte do comitê o escritor equatoriano Jorge Enrique Adoum; o representante da Assembléia Permanente de Direitos Humanos, Alexis Ponce, e Alfredo Vera, presidente da Fundação “Capela do Homem”.

A cerimônia de integração do comitê “pró-Morales” também teve a participação da filha do ex-guerrilheiro Ernesto “Che” Guevara, Aleida. Morales, que visitou Quito para assistir à posse do presidente eleito do Equador, o esquerdista Rafael Correa, agradeceu a criação do comitê e disse que, “com prêmio Nobel ou sem prêmio”, continuará “ao lado dos indígenas na libertação da América Latina”. “É fácil chegar à Presidência, é uma festa interessante, o difícil é nacionalizar os recursos naturais, sobretudo quando certas famílias se juntam para boicotar o trabalho”, disse Morales. O presidente boliviano manifestou que as mudanças não são imediatas, mas disse que, apesar disso, em menos de um ano no

poder conseguiu fazer com que as condições fiscais em seu país melhorassem. “Desde os anos 70 sempre tivemos déficit fiscal, eu dizia na campanha do ano passado e nos primeiros dias de Governo que precisava de dois ou três anos para que a Bolívia deixasse de ser um Estado mendigo; quero dizer-lhes que em menos de um ano temos melhores condições”, afirmou. O presidente boliviano convocou os povos indígenas do Equador para que se unam à mudança oferecida pelo novo presidente eleito, pois considerou que as transformações só se fazem com o respaldo da população. Morales pediu ao povo que não abandone os governantes esquerdistas da região, pois disse que “todos estão convidados para a mudança e o trabalho conjunto”.

Vice-presidente cubano assegura

que Fidel está em recuperação

O

Evo Morales

vice-presidente de Cuba, Carlos Lage, assegurou também em Quito, onde participou da cerimônia de posse do presidente eleito do Equador, Rafael Correa, que Fidel Castro “se recupera” dos problemas de saúde que o afastam de seu cargo desde o ano passado. As informações são do jornal “O Estado de São Paulo”. Fidel “está se recuperando e se dedicando a esta recuperação com a paciência e a disciplina que lhe são características”, disse Lage à emissora de TV “Gamavisión”. O líder cubano, de 80 anos, anunciou em julho que estava se afastando temporariamente do poder devido a um problema intestinal que necessitava de intervenção cirúrgica. Sobre a posse de Rafael Correa, o vice-presidente de Cuba disse que as expectativas com o Equador “sempre são as de ampliar e

Fidel se afastou do poder em julho passado por problemas de saúde

desenvolver as relações com um povo muito querido”. Ao ser perguntado se a chegada do esquerdista Correa ao poder reforça o eixo Caracas-La Paz-Havana , Lage disse que “fortalece a

integração latino-americana, que é o futuro desses povos”. Além disso, o vice-presidente afirmou que o momento político na América Latina representa “um avanço em direção ao futuro”.

Morte de Pinochet complica defesa de Fujimori, advogado do ex-presidente morte de Pinochet, por exemplo”, disse “Nossa posição é sólida em pedir diz advogado

O

peruano, Alberto Fujimori, disse que a morte do ex-ditador chileno Augusto Pinochet, complicou a defesa do ex-mandatário, que se encontra no Chile à espera da decisão quanto a um pedido de extradição. O Peru tenta extraditar Fujimori, que governou o país entre 1990 e 2000, para julgá-lo

o advogado César Nakazaki, segundo a agência oficial Andina. Pinochet morreu em dezembro por uma falha cardíaca múltipla, aos 91 anos, sem haver sido condenado pela Justiça por violações aos direitos humanos durante a ditadura, entre 1973 e 1990, nem por contas secretas milio-

a improcedência das solicitações de extradição, mas em nenhum momento se pode desconhecer que se trata de um caso sumamente complicado, que pode ter qualquer resultado”, disse ele à rádio CPN. Um tribunal chileno rejeitou na semana passada o pedido da defesa de

por acusações de violação dos direitos humanos e corrupção durante seu mandato. “Nossa defesa no Chile se complicou por uma série de fatores, como a

nárias. Nakazaki considerou que antes da morte de Pinochet, a Justiça chilena emitia pronunciamentos sobre direitos humanos que poderiam ser usados como precedentes.

Fujimori de reabrir os interrogatórios concluídos em novembro, um ano depois da chegada de Fujimori a Santiago, procedente de Tóquio, onde se refugiou após a queda de seu governo.


18 à 24 de janeiro de 2006

Chávez jura

socialismo ou morte A promessa foi feita durante seu discurso de posse como presidente reeleito da Venezuela

O

presidente da Venezuela, Hugo Chávez, prometeu no discurso de posse do seu terceiro mandato avançar “sem descanso” rumo à implementação do que chamou de socialismo venezuelano. “Pátria, socialismo ou morte - eu o juro”, proclamou Chávez, que na segunda-feira passada (08) anunciou planos de nacionalizar os setores de eletricidade e telefonia no país. O presidente disse que não dará descanso a seus “braços” nem à sua “alma” até conseguir construir um novo sistema político, social e econômico. A nacionalização foi uma das polêmicas propostas anunciadas por Chávez nos últimos dias. Ele também defendeu uma “profunda revisão” da Constituição, o fim da autonomia do Banco Central e mudanças em leis que regem, por exemplo, o comércio. Para tanto, o presidente já disse que pedirá à Assembléia Nacional poderes legislativos especiais. No entanto, na cerimônia de posse realizada na Assembléia Nacional, Chávez prometeu governar cumprindo os mandatos supremos da “maravilhosa” Constituição ve-

nezuelana. Viagem à Nicaragua - Chávez também anunciou a nacionalização da Companía Anónima Nacional Teléfonos de Venezuela, de empresas geradoras e provedoras de eletricidade e de empresas petrolíferas. Embora tenham sido mal recebidas pelos mercados financeiros, as propostas deverão ser aprovadas no Congresso, dominado por partidários de Chávez, depois que a oposição boicotou as últimas eleições parlamentares.

Embora tenham sido mal “recebidas pelos mercados financeiros, as propostas deverão ser aprovadas no Congresso, dominado por partidários de Chávez

Depois da cerimônia de posse, Chávez viajou à Nicarágua para participar da posse do presidente Daniel Ortega. Esta será a segunda viagem do presidente venezuelano ao exterior desde que foi reeleito, em 03 de dezembro. Na primeira, ele esteve no Brasil, na Argentina, no Uruguai

Supostos guerrilheiros se entregam para a polícia colombiana

U

m grupo de 16 supostos membros dos grupos guerrilheiros colombianos Farc e ELN se entregou no início desta semana às autoridades nos departamentos do Cauca e Nariño, no sudoeste da Colômbia, informaram fontes oficiais. Segundo a polícia, seis rebeldes se identificaram como membros das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e se entregaram numa delegacia em Cali. Ouros dez afirmaram pertencer

a um bloco do Exército de Libertação Nacional (ELN), em Barbacoas. O general Orlando Paez, chefe regional da polícia, declarou aos jornalistas que vários dos supostos insurgentes disseram ter participado de atentados com explosivos em Bogotá, incendiado veículos no litoral e atacado o oleoduto do Pacífico. Além disso, vários dos rebeldes entregaram armas, explosivos e veículos.

Chávez no seu discurso de posse

e finalmente na Bolívia, onde participou da Cúpula Sul-Americana de Nações (Casa). Chávez, que na Bolívia criticou o atual modelo de integração sul-

americana, buscou na Nicarágua consolidar uma “nova aliança política” para “construir uma grande pátria na América Latina e no Caribe”, segundo o embaixador da

Venezuela em Manágua, Miguel Gómez. No poder desde 1999, o ex-militar foi reeleito com 63% dos votos para exercer o mandato de 2007 a 2013.

Daniel Ortega volta ao poder na Nicaragua

E

m seu discurso de posse, na semana passada, o novo presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, afirmou que pretende investir mais em educação e saúde e melhorar as condições de vida dos 80% da população que vivem com menos de US$ 2 por dia. As informações são da BBC Brasil. O novo presidente criticou o “capitalismo selvagem” e disse que as riquezas das políticas neoliberais aplicadas no país até agora chegaram a apenas alguns poucos. “Temos de abrir um novo caminho que permita às famílias nicaragüenses viver com dignidade”, afirmou Ortega depois da cerimônia oficial, em um discurso para mais de 100 mil pessoas em uma praça no centro de Manágua.

O ex-líder guerrilheiro, eleito em novembro como candidato da Frente Sandinista de Libertação Nacional, retoma a presidência depois de 17 anos. Ortega, de 61 anos, foi um dos líderes da guerrilha sandinista que derrubou o ditador Anastásio Somoza, em 1979, e manteve o poder até 1990, quando foi derrotado nas urnas pela antiga aliada Violeta Chamorro. Convidados - Alguns dos principais líderes da esquerda da América Latina estiveram presentes à cerimônia de posse, que teve a participação de 16 chefes de Estado. Entre os líderes presentes estavam também os presidentes da Bolívia, Evo Morales, do Equador, Rafael Correa, e da Colômbia, Álvaro Uribe.

Ortega durante seu discurso

Os Estados Unidos, antigos inimigos de Ortega - que financiaram os grupos contra-revolucionários dos ‘Contras’ na sangrenta guerra civil nicaragüense dos anos 1980 -, afirmaram que estão dispostos a trabalhar com o novo presidente caso ele se comprometa com a democracia.


18 à 24 de janeiro de 2006

Afeganistão e Iraque na agenda de Robert Gates em Londres

“BBC” arquiva projeto de filme sobre Jean Charles de Menezes

“A prioridade é assegurar a preservação das conquistas no Afeganistão e discutir o caminho a seguir no Iraque”, disse Gates

O

secretário de Defesa americano Robert Gates chegou no domingo (14) a Londres para conversar com o primeiro-ministro britânico Tony Blair sobre a situação no Iraque e a necessidade de enviar mais tropas ao Afeganistão para fazer frente aos talibãs. Ele também se reuniu com seu colega britânico, Des Browne. Gates visitou na segunda (15) o quartel-general da Otan em Bruxelas para falar com o secretário-geral Jaap de Hoop Scheffer. Gates e Browne reafirmaram a importância da parceria entre os dois países em matéria de segurança, sem dar mais detalhes. “Tivemos uma boa conversa sobre o Iraque e ainda tenho a intenção de falar sobre o Afeganistão”, declarou Gates, qualificando o Reino Unido de “principal parceiro internacional (dos Estados Unidos) tanto no Iraque quanto no Afeganistão”. Gates declarou aos jornalistas que o acompanharam em sua viagem desde Washington que suas conversas com Tony Blair e seu colega britânico trataram “ao mesmo tempo do Afeganistão e da situação no Iraque”. “A prioridade é assegurar a pre-

servação das conquistas no Afeganistão e discutir o caminho a seguir no Iraque”, acrescentou Gates. O novo chefe do Pentágono também conversou com seus interlocutores sobre uma eventual redução do contingente britânico estacionado na província de Basra, sul do Iraque. Gates declarou que iria ao Afeganistão nos próximos dias para discutir a situação com os comandantes americanos e da Otan e examinar as possibilidades de reforçar o governo do presidente Hamid Karzai.

O brasileiro foi morto no metrô de Londres em julho de 2005. O caso, até o momento, não foi concluído

A

O príncipe Harry, terceiro na linha de sucessão do trono britânico, será enviado ao Iraque em abril para combater junto com o seu regimento, o “Blues and Royals”, disse no domingo (14) o tablóide britânico “News of the World”. Segundo o tablóide, Harry participará nesta semana de um curso intensivo preparatório para a guerra, só ministrado a soldados que são enviados para zonas de conflito. O curso, dado pelo chamado Grupo de Assessoria e Treinamento Operacional, durará dois dias e acontecerá em instalações na localidade de Windsor, nos arredores de Londres. Os especialistas formarão os jovens combatentes em matéria de sobrevivência, bem-estar pessoal em ambiente adverso, língua árabe e costumes e cultura local, afirmou o tablóide. Um porta-voz da Clarence House (residência oficial do príncipe Charles) confirmou à publicação que Harry, subtenente, participará do treinamento. Porém, de acordo com

servir no “front”, alguns militares e sua

guerra junto com toda a brigada. De-

proceder e como realizar os serviços

rede de TV britânica “BBC” decidiu arquivar por tempo indeterminado o projeto de um filme de ficção sobre o caso do brasileiro Jean Charles de Menezes, que ia ser uma das principais produções da temporada, informou o jornal “The Observer”. Segundo a publicação, os produtores e a família do brasileiro, morto pela Polícia ao ser confundido com um terrorista, estão muito decepcionados com a suspensão do projeto do filme, que ia narrar com novos detalhes a morte do jovem, em 22 de julho de 2005. Menezes, de 27 anos, recebeu sete tiros na cabeça de agentes da Polícia Metropolitana de Londres na estação de metrô de Stockwell, um dia depois de uma fracassada tentativa de antentado. Em declarações ao “The Observer”, a produtora do filme-documentário, Katy Jones, demonstrou seu decepção e surpresa com a inesperada decisão da “BBC”, que tinha lhe assegurado que o projeto era o “mais importante do ano”. “Estou furiosa e pedi à ‘BBC’ que dê uma desculpa” à família Menezes, disse Jones, que destacou que os responsáveis pela pesquisa para o filme descobriram material novo relacionado ao caso. A diretora de ficção da “BBC”, Jane Tranter, disse ao jornal que o projeto foi arquivado porque havia muita informação sobre o fato na imprensa, de modo que um filme de ficção para a TV não acrescentaria muito aos telespectadores. Segundo o “The Observer”, a emissora também pôs de lado outra produção sobre as vidas

a fonte, “nenhuma decisão definitiva sobre seu envio foi tomada” até o momento. Embora o príncipe tenha manifestado várias vezes seu desejo de

própria família temem que sua presença possa colocar em perigo sua vida e a de seus companheiros. Depois do curso de formação, o príncipe Harry participará de exercícios de

pois, passará uma semana se preparando fisicamente em Salisbury, (sul da Inglaterra), acrescenta o “News of the World”. Harry já tem conhecimento de como

militares, pois há anos estuda em uma base militar – um desejo próprio. No entanto, o terceiro na sucessão do trono real, nunca praticou de verdade suas habilidades.

dos quatro jovens muçulmanos de nacionalidade britânica que executaram os atentados terroristas de 07 de julho de 2005, em Londres.

Gates declarou que iria ao Afe“ganistão nos próximos dias para discutir a situação com os comandantes americanos e da Otan

Um responsável americano da defesa que acompanha Gates declarou aos jornalistas, sob anonimato, que as informações dos serviços de informação indicavam que os talibãs tentariam continuar sua ofensiva do ano anterior, a mais importante e a mais mortífera desde que eles foram derrubados do poder em 2001.

O secretário de Defesa americano Robert Gates

Príncipe Harry será enviado ao Iraque

O príncipe durante um dos treinamentos na escola militar


18 à 24 de janeiro de 2006

Grã-Bretanha

reduzirá efetivo no Iraque A informação é do jornal “Daily Telegrapf”, que diz que Blair anunciará em breve a saída dos ingleses

A

Grã-Bretanha vai reduzir o efetivo de suas tropas no Iraque em quase 3.000 soldados no final de maio, informou o jornal “Daily Telegraph”, citando um cronograma de retirada das forças britânicas ao qual o jornal afirma ter tido acesso. Nas próximas duas semanas, o primeiro-ministro Tony Blair deve anunciar a redução das tropas britânicas, atualmente em 7.200 soldados, estacionados no sul do país.

A notícia veio pouco antes de o presidente norte-americano, George W. Bush, anunciar seu novo plano para o Iraque, que deve incluir o envio de mais 21.500 soldados ao país. Uma porta-voz do gabinete de Blair e um do Ministério da Defesa classificaram a reportagem do jornal de especulação. “Nossa retirada do Iraque - sempre dissemos isso - será baseada em condições”, disse o porta-voz do ministério. “Gostaríamos de

reduzir os níveis de nossas tropas ao mesmo tempo que o Iraque aumenta sua habilidade de dar segurança ao seu próprio país.” O Telegraph, no entanto, disse ter tido acesso a um cronograma de retirada que prevê a redução das forças britânicas para 4.500 soldados até 31 de maio. Na quarta-feira passada (10), Blair disse que as operações para preparar a entrega da segurança na província de Basra para as autoridades iraquianas devem estar

completas nas próximas semanas. Seus comentários sugerem que a

entrega deve acontecer antes do que se pensava.

que deve ser finalizada nas próximas semanas”, disse Blair, acrescentando que, posteriormente, discutiria o plano com o Parlamento. Questionado se a entrega final seria antes da Páscoa, final de abril, o portavoz de Blair disse: “Vamos ver como a operação se desenvolve”. Ao ser perguntado se o governo britânico seguiria os passos norteamericanos e aumentaria as tropas no

Iraque, Blair respondeu a legisladores: “Em relação a Basra, a situação é diferente”.”Nós não temos a mesma violência sectária sunita-xiita, não temos a Al Qaeda operando da mesma forma e não temos a insurgência sunita atuando da mesma forma”. Os britânicos têm 7.100 soltados no sul do Iraque, a maioria baseada em Basra e seus arredores. A cidade, segunda maior do Iraque, permanece

perigosa com facções xiitas lutando umas contra as outras pelo controle e tendo tropas britânicas como alvo. Fontes governamentais disseram que a Operação Sinbad - cujo sucesso irá ditar a velocidade da devolução final - está indo bem. A operação tem por objetivo treinar a polícia de Basra, erradicar os insurgentres e melhorar os serviços básicos para deixá-los a cargo das forças iraquianas.

O primeiro-ministro Tony Blair

Blair confirma a devolução de Basra

O

perações britânicas com o objetivo de preparar a devolução da segurança de Basra às autoridades iraquianas podem ser finalizadas nas próximas semanas, disse nesta quinta-feira (11) o primeiro-ministro Tony Blair. Os comentários de Blair podem sugerir uma devolução antes do previsto anteriormente. A secretária das Relações Exteriores, Margaret Beckett,

disse em novembro do ano passado que a Grã-Bretanha poderia entregar o controle de Basra ao governo iraquiano na primavera de 2007. O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, anunciou planos na quarta-feira (10) de mandar mais 21.500 soldados norte-americanos para se juntar aos 130 mil já presentes no Iraque. “Há uma operação conduzida pelos britânicos em Basra nos últimos meses,


18 à 24 de janeiro de 2006

Economia

Previdência ganhará mais verba do que juro Em 2007, orçamento separou mais dinheiro para o governo pagar pessoas beneficiadas pela Previdência Social (7,8% do PIB) do que os rentistas do “mercado” (7,3%), o que sinaliza uma certa distribuição da renda brasileira

O

sistema financeiro fica com a fatia mais polpuda dos recursos públicos administrados pelo governo desde o início da política de pagamento sistemático de juros da dívida, conhecida como superávit primário, no fim de 1998. De lá para cá, o orçamento federal permitiu que o “mercado” se apropriasse, em média, de 8% das riquezas nacionais produzidas a cada ano. Em 2007, no entanto, bancos, fundos de pensão, corretoras de valores e especuladores em geral vão perder o troféu de principais favorecidos pela verba pública. Pela primeira vez na era do arrocho fiscal, o orçamento separou mais dinheiro para o governo pagar pessoas beneficiadas pela Previdência Social do que os rentistas do “mercado”, o que sinaliza uma certa distribuição da renda brasileira. O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) gastará, em 2007, até R$ 177,6 bilhões com aposentadorias, pensões e benefícios diversos (auxílio-doença ou licença maternidade, por exemplo). A quantia representa 7,8% das riquezas que o orçamento prevê que a economia vai gerar este ano, o chamado PIB (Produto Interno Bruto). Já o pagamento de juros - com dinheiro de tributos ou emprestados ao governo pelo mesmo “mercado” que ganha com juro – consumirá até R$ 165,8 bilhões, o equivalente a 7,3% do PIB. A dimensão financeira do pagamento de juros e dos benefícios previdenciários foi definida no orçamento aprovado pelo Congresso em dezembro – o texto aguarda a assinatura do presidente Lula para virar lei. Como o orçamento impõe limites máximos de despesas mas não obriga o governo a gastar exatamente aquelas quantias, é possível até que o gasto com juros fique abaixo do previsto. Segundo a Comissão Mista de Orçamento do Congresso, a queda taxa do Ban-

co Central (BC) e a ampliação dos prazos da dívida pública ajudam a baixar a despesa com juros. Os dois fatores apontados pela comissão, aliás, podem fazer com que a Previdência Social ultrapasse o pagamento de juros e se aproprie de uma parcela maior de recursos públicos já em 2006. O orçamento do ano passado destinava R$ 179 bilhões a juros e R$ 155 bilhões ao INSS. Mas, até novembro, a Previdência gastara R$ 146 bilhões, enquanto o juro levara R$ 147 bilhões. Nos doze meses encerrados em novembro, os valores eram de R$ R$ 168 bilhões e R$ 157 bilhões, respectivamente. Distribuição de renda - A Previdência vem aumentando o espaço no orçamento público e nas riquezas nacionais por duas razões básicas. A primeira é a inclusão de mais gente entre os beneficiados pelo INSS, seja pelo envelhecimento da população (mais trabalhadores se aposentam), seja pela entrada de pessoas no sistema em decorrência da expansão do emprego com carteira assinada. De 1999 a 2006, o pagamento de benefícios do INSS saltou 27%, atingindo 21,5 milhões por mês em novembro do ano passado, último dado disponível.

A Previdência vem aumentando o espaço no orçamento público e nas riquezas nacionais por duas razões básicas. A primeira é a inclusão de mais gente entre os beneficiados pelo INSS. Outro fator é a seqüência de reajustes reais (acima da inflação) do salário mínimo

Outro fator importante tem sido a seqüência de reajustes reais (acima da inflação) do salário mí-

Fachada da sede do INSS, em Brasília

nimo, que serve de referência para grande parte dos desembolsos da Previdência. O valor médio pago pelo INSS subiu 20% entre 1999 e 2006, atingindo R$ 582,97 mensais em novembro, o valor mais alto da história. No caso dos juros, apesar de o gasto ser crescente desde 1999, ele foi em parte contido – ou seja, aumentou menos do que se podia imaginar – por causa da queda da taxa de juros do Banco Central, a Selic, que corrige quase metade da dívida pública. A média da Selic caiu de 25% em 1999 para 15%, em 2006. A superação do pagamento de juros pelos benefícios previdenci-

ários aponta para uma certa distribuição da renda nacional. O INSS ampara uma parcela mais pobre da população, como aposentados do setor rural. Atualmente, paga 21,5 milhões de benefícios mensais, atendendo quase 75 milhões de pessoas - cada pagamento favorece quem o recebe e mais 2,5 pessoas, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Já os rentistas que lucram no “mercado” somam 20 mil famílias – ou 80 mil pessoas, pois a família brasileira tem em média quatro integrantes, de acordo com o IBGE -, nas contas do economista Márcio Pochmann, da Unicamp (Univer-

sidade Estadual de Campinas). A Secretaria do Tesouro Nacional, repartição do ministério da Fazenda responsável pela gestão da dívida – e é a dívida que dá lucro aos rentistas –, não fornece informações sobre o assunto. “Esse orçamento mostra uma distribuição de renda inédita dos detentores das maiores rendas para a parcela mais pobre da população”, diz o economista Roberto Piscitelli, da Universidade de Brasília (UnB) e ex-presidente do Conselho Regional de Economia do Distrito Federal. * Artigo cedido pela Agência Carta Maior. www.cartamaior.com.br


18 à 24 de janeiro de 2006

Ciência e Meio Ambiente Greenpeace pede redução de 30% nas emissões de CO2 da UE

O

Novo governo do Rio

anuncia primeiras medidas Uma das metas do Estado do Rio de Janeiro é retomar o Programa de Despoluição da Baía de Guanabara

A intenção é mudar a cara da política ambiental do Estado e retomar o Programa de Despoluição da Baía de Guanabara, além da criação de seis agências regionais de meio ambiente e da Área de Proteção Ambiental do Guandu

O

Canal do Cunha - um fétido e poluído canal às margens da Linha Vermelha - será objeto de um programa de despoluição, fruto de um projeto de parceria entre o Governo do Rio, o Ministério das Minas e Energia (MME) e a Petrobras. A medida, além de livrar a cidade de um péssimo cartão de visitas, servirá como pontapé inicial para a retomada do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara (PDBG), que é uma das prioridades ambientais do novo governo. O acordo, firmado pelo ministro Silas Rondeau e pelo chefe da Casa Civil do Governo do Rio, Régis Fichtner, foi saudado pelo novo se-

cretário estadual de Meio Ambiente, Carlos Minc, como mais uma das medidas de impacto que estão sendo tomadas para tentar mudar de forma rápida a cara da política ambiental no Rio de Janeiro. Outro passo importante nessa direção será a assinatura, entre o governo estadual e a prefeitura da capital, de um convênio que passará para a administração municipal, entre outras coisas, a responsabilidade por conceder as licenças ambientais para os projetos de pequeno e médio porte. “Metade da pilha de processos que abarrotam as mesas da Feema (Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente) passará para a

alçada dos municípios”, comemo- seu entusiasmo com os primeiros ra Minc, lembrando que o governo dias na nova função: “Com o apoio pretende firmar acordos seme- que estamos recebendo do golhantes com todos os municípios vernador Sérgio Cabral, é grande fluminenses: a esperança de Outro passo importante será que possamos “Realizei uma reunião com a assinatura de um convênio que reverter com rapi74 secretários dez o quadro da municipais de passará para a administração política ambiental Meio Ambiente, municipal a responsabilidade por no Rio, que atualde um total de mente é marcado conceder licenças ambientais 92 municípios, pela agressão para discutir constante aos essa questão. O clima da conver- ecossistemas e pelo abandono e sa foi muito bom e ficou claro que sucateamento dos órgãos ambienexiste uma expectativa muito po- tais”. sitiva dos municípios em assumir Como medida inicial, Minc deterparte do licenciamento ambiental”, minou a criação de seis agências disse. O ex-deputado não esconde regionais de meio ambiente, que

Greenpeace pediu à Comissão Européia que fixe, como objetivo, um corte mínimo de 30% nas emissões de CO2 da União Européia para 2020, ao considerar que uma porcentagem inferior não permitirá o combate eficaz do aquecimento global. O Greenpeace fez esse apelo às vésperas da apresentação de um relatório da CE com propostas destinadas a lutar contra a mudança climática a partir de 2012, ano em que expirarão os compromissos do Protocolo de Kyoto. “Se a Comissão recomendar, como se prevê, um corte de 20% nas emissões de gases do efeito estufa, será acusada de ter cometido um colossal erro científico”, afirmou. “Embora o relatório proponha um corte de 30% nas emissões de dióxido de carbono dos países desenvolvidos para 2020, em relação aos níveis de 1990, não está claro que a CE vá aconselhar esse objetivo para as emissões européias”, acrescenta a nota.

agruparão técnicos e servidores dos três órgãos: “As agências regionais serão localizadas nas seis bacias hidrográficas do estado, e a idéia é que Feema, IEF e Serla estejam reunidos num único espaço físico que se chamará Casa do Meio Ambiente e onde a população terá acesso às informações e aos serviços ambientais”, explica o secretário. O funcionamento das agências regionais será impulsionado em fevereiro, quando Minc pretende atender a uma antiga reivindicação do movimento socioambientalista fluminense e concentrar Feema, IEF e Serla num único órgão, que se chamará Agência de Meio Ambiente do Rio de Janeiro.


18 à 24 de janeiro de 2006

Capa

2007 será o ano

mais quente da história A previsão é de renomados institutos de pesquisas Por: Eveline Zerio

O

mundo deve passar pelo ano mais quente de sua história em 2007, segundo previsão do Departamento Britânico de Meteorologia (Met Office, em inglês). Isso deve ocorrer em virtude dos efeitos causados pelo El Niño, fenômeno meteorológico que aquece as águas do Oceano Pacífico e eleva as temperaturas de todo o planeta. Segundo o Departamento de Meteorologia, há 60% de chances de que a temperatura média da Terra bata o atual recorde, que é de 1998. A temperatura global deve passar cerca de 0,54ºC em relação à média de longo prazo, que é de 14 graus. Em 1998, esse valor foi superado em 0,52ºC.

El Nino - Segundo Chris Folland, diretor do Centro Hadley de Pesquisa de Variação Climática, a previsão é feita primordialmente em dois fatores. O primeiro é a emissão de gases na atmosfera, que ocasiona o Efeito Estufa. “Este é um método estatístico. É um número que representa o aquecimento da atmosfera”, disse. “O outro fator que permite essa previsão é o fato de que este ano terá a influência do El Niño”, explicou o pesquisador. O El Niño ocorre por causa da chegada de águas mais quentes do que o normal, vidas da América do Norte, à costa da América do Sul. O fenômeno é descrito como a maior influência na alteração anual do clima global.

com o Departa“mentoDe acordo Britânico de Meteorologia, o verão de 2007 deverá ser mais longo da história e com temperaturas recordes na casa dos 16,2ºC

A Organização Meteorológica Mundial disse que o fenômeno deve continuar no primeiro trimestre do ano, o que deve causar alterações futuras. “Há um intervalo considerável, que pode levar qua-

tro meses ou mais, entre o El Niño e o aquecimento climático”, afirmou Folland. Ele contou que a previsão tem sido ajustada levando-se em conta os dados dos últimos 50 anos. “Nós conferimos esta previsão três vezes, atualizando-a mensalmente e ela se mostrou completamente estável”, disse. A previsão feita pelo Hadley Centre nos últimos sete anos e a margem de erro tem sido de 0,06ºC. Verão – Ainda de acordo com o Departamento Britânico de Meteorologia (Met Office, em inglês), o verão de 2007 deverá ser mais longo e compreender os meses de maio a setembro. As previsões são baseadas nas medições realizadas no centro da Inglaterra desde 1659. A região compreende as cidades de Londres, Bristol e Lancashire. A temperatura média deverá ser de 16,2ºC neste ano, o que corresponde a 2ºC acima da média entre 1961 e 1990. O recorde anterior foi de 15,9ºC, no ano de 1947. Para a Escócia as previsões são ainda mais assustadoras. Entre os meses de maio e setembro, o país deverá registrar uma temperatura média de 12,4ºC, muito acima dos 8,5ºC registrados nos últimos três anos.


18 à 24 de janeiro de 2006

Capa

Aquecimento afetará O

Por: Eveline Zerio

mais as áreas urbanas O impacto das mudanças climáticas provavelmente será maior em grandes cidades, e os idosos serão os mais vulneráveis, de acordo com um estudo encomendado pela Greater London Authority, de Londres

O cenário do Ártico nos próximos anos. Degelo mostra os impactos do aquecimento global

aumento das temperaturas nas próximas décadas, que está previsto, será exacerbado pelo que cientistas chamam de “urban heat island effect”, em que temperaturas durante ondas de calor podem ser de 6 a 7 graus celsius mais elevadas em cidades do que nas suas áreas rurais. A nova pesquisa, chefiada por Glenn McGregor do King’s College, de Londres, analisa dados de recentes ondas de calor e conclui que os riscos de mortes ligadas a temperaturas excessivas é maior em áreas urbanas, especialmente em Londres. Vulnerabilidade - Perante estas previsões, o Governo britânico anunciou a criação de um fundo de cem milhões de libras (148 milhões de euros) para ajudar o Serviço Nacional de Saúde a enfrentar a crise do sobre-aquecimento. A idéia é ajudar os hospitais e centros de saúde a reduzir as suas emissões de dióxido de carbono, aumentar a eficiência energética e a reduzir o consumo de energia. O dinheiro será ainda usado para dotar os edifícios de sistemas de energias renováveis. O cenário para 2007 fica completo com o degelo no Ártico – de onde se desprendeu uma massa de gelo com 66 quilômetros quadrados – e com a falta de neve nas

estâncias de esqui, que ameaça os desportos de Inverno. O Instituto de Meteorologia holandês referiu que 2006 foi o mais quente dos últimos 300 anos no país, com temperaturas médias de 11,2 graus. Se essa tendência se mantiver, a maratona ao longo dos canais gelados da Holanda, a Eleven Towns Tour, realizada em janeiro, poderá acabar. O evento realiza-se quando o gelo atinge uma camada de, pelo menos, 15 centímetros de espessura ao longo de todo o percurso, algo que só aconteceu 15 vezes nos últimos cem anos. A última vez foi em 1997.

No ano passado, as altas temperaturas durante o verão já castigaram toda a Europa


07 à 13 de dezembro de 2006

People YouTube e Cicarelli

Separação para Nicole Kidman?

Em entrevista, ao Jornal da Globo, Daniella Cicarelli se eximiu de qualquer culpa pelo bloqueio, pela justiça, do site YouTube, que exibiu imagens de seu tórrido namoro com o empresário Renato Malzoni Filho numa praia espanhola, em 2006. O site de vídeos saiu do ar por determinação da justiça. Porém, a decisão foi revertida ainda na semana passada. “Eu não tenho nada a ver com esse pedido. Quem entrou na justiça foi o Renato, que é a outra parte envolvida”, disse a modelo e apresentadora da MTV, colocando a culpa no namorado. E para fechar a entrevista, Cicarelli, que não falou sobre suas imagens calientes com o namorado, falou que não vai pedir desculpas aos internautas que ficaram impedidos, por cerca de 24 horas, de terem acesso ao YouTube no Brasil: “Eu não posso pedir desculpas por uma coisa que eu não tive culpa”, justificou.

Os fãs de Nicole Kidman gostariam que ela despachasse seu marido, Keith Urban, segundo pesquisa. A revista “In Touch” quis saber de seus leitores o que acham do casamento de Kidman com Urban. E por uma larga margem e 71%, responderam que a atriz deveria abandonar o cantor. Urban já está de volta à clínica Betty Ford, onde luta contra o vício em álcool e drogas, segundo a revista, tendo passado as festas de final de ano junto da esposa. Os fãs da atriz também se aborreceram com o cantor, depois que começaram a circular rumores na imprensa de que Keith estaria mantendo um romance com a modelo Kimberly Wyatt paralelamente ao seu casamento com Nicole. Os representantes de Urban negam veementemente os rumores.

Gêmeos Flávio e Gustavo Os gêmeos Flávio e Gustavo, que no ano passado iniciaram carreira internacional como modelos, pretendem investir, neste 2007, na televisão. Os rapazes que comandaram o quadro A Conquista, no Sabadaço, da Band, estão negociando um contrato com a emissora para seguirem com a atração. “Eles apresentaram cerca de sete produções do A Conquista. O sucesso foi grande e a resposta do público muito boa. Então, eles estão em conversa com o canal para continuar à frente deste projeto”, contou a assessoria dos rapazes. Se tudo der certo, Flávio e Gustavo tentarão conciliar a tevê com a vida como modelos: “A prioridade será a televisão. Eles iniciaram a carreira nesse veículo de comunicação e irão priorizar esse trabalho.”

Leo filma como estuda O ator Leonardo di Caprio, que filmou grandes produções em 2006 como “Os Infiltrados” e “Diamante de Sangue”, disse em entrevista à revista “Empire” que filmes são como uma escola. “Todo filme que eu faço, como “Gangues de Nova York” e “O Aviador”, é como se eu estivesse na escola em uma matéria específica”, disse ele. “E cada vez que eu me envolvo com estes filmes é como uma grande aula de reforço”, explicou. Di Caprio ainda comparou a sua interpretação a uma investigação. “Você precisa ser um detetive”, disse ele. “Você é um historiador e vai à aulas, o que é ótimo, porque eu nunca fui ao colégio”, contou. Leonardo Di Caprio está indicado ao Globo de Ouro 2007 pelos seus dois últimos filmes e ainda é um dos favoritos ao Oscar.

Jennifer Lopez na justiça A batalha judicial entre Jennifer Lopez e seu primeiro marido, Ojani Noa, parece não ter fim. O casal mantém uma briga desde abril de 2006 na justiça, quando J-Lo processou o ex por tentativa de extorsão. Ele supostamente estava exigindo da cantora US$ 5 milhões para não publicar um livro de memórias onde contaria detalhes importantes da vida dela. Mas, a artista já quer se ver livre deste processo e solicitou à Corte Suprema de Los Angeles que agilize o julgamento, baseada num acordo que fez com Noa, em 2005. O acordo também finalizará um processo que o ex-modelo abriu contra Jennifer, por ela tê-lo despedido do restaurante Madre’s, do qual é proprietária. Na época, Ojani recebeu US$ 125 mil para ficar de boca fechada.

As mais mal vestidas Depois de serem “premiadas” com o “troféu” de “Piores Exemplos para os Jovens”, Paris Hilton e Britney Spears receberam uma outra “menção honrosa”. As duas ex-amigas foram escolhidas pela publicação americana “Us” as duas pessoas mais malvestidas do ano de 2006. A revista não poupou críticas a Paris e Britney, descritas como “idênticas” em sua falta de estilo e de moda. Em terceiro lugar ficou Camilla Parker-Bowles, mulher do príncipe Charles. Outra presença constante dos tablóides, Lindsay Lohan, também está na lista. Ela, que já foi queridinha dos adolescentes por seus filmes e cresceu na indústria do cinema “passou de adorável a deplorável”, de acordo com a publicação.

Sem alteração Não houve alteração no quadro clínico e neurológico da atriz Nair Bello. A atriz permanece internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. É o que informa o último boletim médico divulgado pela assessoria do local. Ela é assistida pelos médicos: Prof. Dr. Sérgio Nahas (proctologista e médico da família); Prof. Dr. Charles Mady (cardiologista); Prof. Dr. Eduardo Mutarelli (neurologista) e Prof. Dr. Guilherme Schettino (coordenador da UTI). O próximo boletim médico está previsto para esta semana.


07 à 13 de dezembro de 2006

TURISMO

Madrid Uma das jóias da provincia é o El Pardo, onde atualmente o rei Juan Carlos recebe convidados reais e chefes de Estado

A

Comunidade de Madrid, que ocupa uma área de cerca de 8 mil quilómetros quadrados e tem perto de cinco milhões de habitantes, oferece ao visitante belas paisagens, vilas pitorescas, serras não muito altas e excelentes para passear ou mesmo praticar esqui, e uma grande riqueza monumental. Fora de Madrid, o mais emblemático dos monumentos é certamente o palácio real e mosteiro de El Escorial, construído por Felipe II (Filipe I de Portugal) entre 1563 e 1584. O imponente edifício ergue-se nas vertentes da Serra de Guadarrama e exibe, entre muitos outros tesouros, o Panteão Real, com as urnas funerárias dos monarcas espanhóis num magnífico mausoléu de mármore, a riquíssima Biblioteca com manuscritos raros, o excelente Museu de Arte e muitos aposentos sumptuosos. Outra jóia arquitectónica da província é o Palácio Real de Aranjuez, erguido no século XVIII no local de um pavilhão de caça medieval, nas margens do rio Tejo; são célebres os jardins reais que o rodeiam, num perímetro sombreado de 300 hectares e que inspiraram o conhecido Concerto de Aranjuez, do compositor Joaquín Rodrigo. Outro palácio famoso é o de El Pardo, onde atualmente o rei Juan Carlos recebe convidados reais e chefes de Estado, com um interior cheio de tapeçarias, frescos e dourados.

No Norte da província de Madrid, vale a pena visitar o Monasterio de Santa María de El Paular (1390), o primeiro mosteiro cartuxo de Castela, ou a vila muralhada de Buitrago del Lozoya, com a bela igreja de Santa María del Castillo (século XV). A província de Madrid também se orgulha de cidades históricas como Alcalá de Henares, com a sua universidade renascentista, e de vilas pitorescas como a encantadora Chinchón, com a Plaza Mayor rodeada de antigas arcadas que agora abrigam pequenos restaurantes e tabernas onde se pode provar o excelente chouriço e anis da zona. À Descoberta - Desde a deslumbrante Plaza de la Villa até à concorrida Puerta del Sol, é possível apreciar um espólio de atrações que passam dos testemunhos históricos até a diferentes locais de interesse - Museu del Prado, Museo Thyssen-Bornemisza e o Centro de Arte Rainha Sofia. A Puerta del Sol é a praça mais popular e animada de Madrid, sendo considerada o coração da cidade. Entre os monumentos, mercados, espaços de lazer e pólos de interesse artístico-cultural a dificuldade estará certamente em escolher. Não deixe de visitar o Museu do Prado, onde estão expostas obras como “Maja Desnuda”, de Goya, “As Meninas”, de Velásquez, e obras de El Greco e Bosch, entre muitos outros. Outro dos museus a merecer especial atenção é o Thyssen-Bornemisza que exibe obras do renascimento, realismo, cubismo e arte pop.

O Palácio Real de Aranjuez

Monasterio de Santa María de El Paular

Museu del Prado


07 à 13 de dezembro de 2006

Brazilian Beats

Por: Dani Pompeo

Circus Ronaldo – La cucina dell-Arte Disco Brasil - Cork’s Wine Bar A Disco Brasil, que foi fundada pelo brasileiríssimo Dj Rodolfo e passou pelo seu terceiro aniversário no mês de novembro passado, acontece no Cork’s Wine Bar todos os sábados. A festa sempre tem presenças de Djs convidados, além dos residentes. Sorteios de prêmios também acontecem. Não fique de fora. Todos os sábados no Cork’s Wine Bar (28 Binney Street).

Inspirada em filmes de Felini, a peça “Circus Ronaldo – La cucina dell-Arte” é uma comédia culinária onde o chefe de cozinha e seu assistente passam por situações hilárias com direito a paneladas, cabeçadas e um acordeão mágico. Pra quem gosta de comédia tipo ‘O Gordo e o Magro’, essa peça é imperdível. Apropriada para adultos e crianças maiores de 10 anos de idade. Em cartaz de 17 a 21 de janeiro no Barbican. Entrada £12. www.barbican.org.uk.

Jazz Not Jazz – ICA Jazz ou não Jazz, eis a questão. O DJ Nick Stroud tem uma coleção musical de longa data e traz ao ICA uma noite de Jazz e outros estilos musicais inspirados no Jazz. Vai rolar cool moderno, experimentalistas dos anos 40, clássicos de Nova Iorque, soul, música brasileira e Jazz contemporâneo a dar com o pé. Taí uma noite diferente. É Jazz. Mas não é. Quinta-feira (18) a partir das 19h no Institute of Contemporary Art (ICA). Entrada gratuita. www.ica.org.uk

Balangandan – 606 Club Música afrocubana da boa. O sexteto Balangandan anima qualquer ambiente com hot salsa, timba e música latina, incluindo um bom sambinha. Os seis excelentes músicos de várias nacionalidades já ganharam prêmio de melhor banda e são considerados a um dos melhores grupos de música latina do Reino Unido. Quem lidera é o cantor e maestro cubano Jesus Cutino, que com sua performance caliente não deixa a inércia pegar os quadris da moçada. Sexta-feira (19) no 606 Club. Entrada £10. www.606club.co.uk.


18 à 24 de janeiro de 2006

“Du iu ispik inglixi?”

Costumo chamar o idioma, que alguns de nós brasileiros desenvolvemos aqui, de “Tupi-guarani”. Talvez uma alusão aos diversos índios que não conhecem as regras gramaticais e comunicam com uma certa dificuldade, mas que mesmo assim são compreendidos Por: Sonia Pugas

T

odo indivíduo manifesta os seus desejos quando algo ou alguma coisa lhe chama a atenção. As vezes mão é preciso falarmos corretamente ou entendermos determinado idioma para que possamos expressar-nos ou sermos entendidos. Desenvolvemos o ato de comunicar, acredito eu, ainda na infância. Uma criança de dois anos, por exemplo, não tem ainda a fala desenvolvida, mas esse fator não a impede de “falar” quando sente sede ou fome. Automaticamente, ela dá o seu jeito, assim como nós, que não falamos inglês bem e damos o nosso jeitinho “a la brasileiro”. Hoje somo adultos e não precisamos mais recorrer aos recursos da infância: puxar pela saia da mãe ou segurar na mão de quem estiver mais próximo para dizer o que queremos. A diferença é que aqui na Inglaterra ainda somos crianças, pois não dominamos o idioma e precisamos sobreviver com o mínimo possível: a comunicação. Costumo chamar o idioma, que alguns de nós brasileiros desenvolvemos aqui, de “Tupi-guarani”, talvez uma alusão aos diversos índios que não conhecem as regras gramaticais e comunicam com uma certa dificuldade, mas que mesmo assim são compreendidos. Outro dia ao pensar sobre o nosso tupi-guarani conclui que somos audaciosos, bravos, valentes, destemidos, e mesmo que o tupi-guarani seja um

Se não, o jeito vai ser fazer mímicas

idioma tipicamente nosso, não nos envergonhamos de exercitá-lo, ainda que com freqüência somos motivos de piadas e muitos “sorry, I don’t understand you”, referindo se ao não entendimento da pronuncia da palavra correta. Sim, por mais bravos que sejamos, acho que seria interessante, cada um de nós, que se encontra nessa situação, aproveitar o jargão “Ano Novo, vida nova” e, além de ganhar dinheiro, impor como prioridade: mais horas de dedicação a língua inglesa. Quem veio para este país sabe os motivos pelos quais estão aqui. Talvez ganhar “muito dinheiro” encabece a lista, então por que aprender inglês se só preciso de dinheiro?

chamar o idioma, que “algunsCostumo de nós brasileiros desenvolvemos aqui, de “Tupi-guarani”. Talvez uma alusão aos diversos índios que não conhecem as regras gramaticais e comunicam com uma certa dificuldade, mas que mesmo assim são compreendidos Ora, não é por essa ótica que devemos analisar a situação. Faça o teste você mesmo e pense o quanto é difícil, por exemplo, não termos vocabulário para nos comunicar. Ou então, recorrendo a nossa infância, a impaciência que tínhamos quando uma criança demorava a complementar o raciocínio.

O jeito é deixar a preguiça de lado é freqüentar as aulas

Eu também não falo inglês bem, mas até tenho socorrido alguns patriotas nas horas de apuros. Amigos, não adianta. Quer aprender a falar inglês? Freqüente a escola. Reorganize a sua agenda, arrume um horário. Essa é a única forma. Não podemos nos gabar e bater a mão no peito dizendo:”eu sei falar inglês”, pois existe uma diferenciação entre comunicar-se - mesmo que para isso você imite um macaco, galinha, vaca, porco ou seja lá o que for – e falar inglês. Então: comunicar-se e falar inglês são situações distintas. Inglês de rua não é inglês. Londres é uma cidade onde a língua é muito pulverizada culturalmente. O indiano que aqui mora ‘aprendeu’ inglês com um italiano, que aprendeu com o paraguaio, que aprendeu com o lituano, que aprendeu com um português, que aprendeu com o brasileiro, e ao termino da fila, ninguém mais, com exceção da nossa própria comunidade, sabe que idioma falamos. Geralmente não tenho companhia nos ônibus e metrôs, então aproveito para observar alguns diálogos entre os brasileiros. E cada uma que escuto, meu Deus! Coincidência ou não, percebi que temos um reservatório do prefixo ‘chion’ em nossa mente. Algumas palavras como confusion, decision, imagination, inforamation, tem esse som no final ‘chion’, mas outras, pule fora pelo amor de qualquer coisa. Um rapaz prestou um help’chion’ a família do Brasil. Cruz-credo! E a moça que precisava fazer um big

cleaner’chion’ para juntar muito dinheiro. E a gostosona do pedaço que emagrece’chion’ cinco quilos em 15 dias? E a brasileira que odeia as escadei’chion’ dos metros, tadinha, né? Mas ainda bem que eu não odiei’chion’ essas palavrei’chions’ ao escutá-las. Só tive orgasmos de risos, e olha que sou bem-humorada. Ok, mas por mais engraçadas que as situações possam parecer, como disse, cada um sabe o motivo porque esta aqui, e por mais macaquices que façamos não consigo imaginar uma pessoa que nasceu aqui entender o que e: helpe’chion, cleanechion, escadeichion, emagrechion, e tudo quanto e ‘chion’ que acrescentamos no final das palavras inglesas… Se não colocarmos como propósito aprender esse idioma, o jeito mesmo é colocar cera de depilar no café, achando ser açúcar; chupar limão, achando ser laranja; pagar fifty, achando ser fifteen; pisar no pé dos outros e soltar um ‘thanks’, ao invés de ‘sorry’. Imagine você imitar Saci-Perere no posto médico para dizer que um amigo quebrou a perna? Ou chegar no Mc Donalds batendo as ‘asas’ querendo um sanduíche de frango? Ou um ‘mummm, mummmmm’ qurendo um de carne? Ta vendo? Todo mundo sabe se comunicar. Mas temos de ter a consciência e saber até que ponto o nosso inglês deixa de ser engraçado e passa a ser um problema. Particularmente, já passei por inúmeros apuros e já tive sérios prejuízos, mas criei vergonha na cara e hoje posso dizer que mais ou menos, I’m speaking English, but not very well…


18 à 24 de janeiro de 2006

Cultura

“Depois de Balboa serei o Rambo”, diz Stallone No futuro próximo, Stallone garante que haverá um “Rambo 4”

E

m uma entrevista coletiva de apenas 25 minutos, Sylvester Stallone, 60, falou sobre seu passado e seu futuro imediato após “Rocky Balboa”, filme que está divulgado pelo mundo. Segundo ele, os fãs podem aguardar um Rambo “animalesco”. As informações são do jornal “Folha de São Paulo”. “Fiquei decepcionado com ‘Rocky 5’ e queria muito que este personagem tivesse outro fim. Agora já se passaram 14 anos e queria mostrar como poderia ter sido dura a vida”, disse um Sylvester Stallone de camisa azul e calças jeans. “Rocky Balboa” como o primeiro “Rocky” (1976) é “muito autobiográfico”. “São dois filmes que contam momentos pessoais que eu realmente vivi. Coisas muito próximas da minha vida real”, disse Stallone falando das dificuldades enfrentadas na produção tanto de seu trabalho de estréia quanto do filme atual.

“No início a MGM não queria fazer o filme. Levou anos para realizá-lo. E quando acabaram concordando, eu me perguntei: ‘e se eu fracassar?’. Mas o medo faz com que a gente trabalhe melhor no final.” Ele desmentiu ainda a lenda urbana de que lhe haviam proposto fazer em Hollywood uma luta num ringue contra um adversário, como Rocky. “Tem até pessoas que me pediram de fazer um Rocky contra o Rambo, mas é claro que o Rambo teria vencido”, brincou o ator.

No futuro próximo, Stallone garante que haverá um “Rambo 4”. “Quero terminar sua história. Será, dessa forma, um último episódio em que um homem passa 20 anos vivendo nas florestas da Ásia. Um homem que então se torna um animal cheio de ódio, obrigado, porém, a voltar para a vida entre os homens. No filme,

serei um tipo de gorila. E para fazê-lo devo treinar com pesos enormes, para ser um verdadeiro touro”, conta Stallone. Mas antes de “Rambo 4”, o ator e diretor de origem italiana deve gravar um filme sobre a morte do rapper Tupac Shakur morto em Las Vegas em 1996. O ator também revelou os segredos de sua boa forma na entrevista em Roma. “Hoje como todas as porcarias possíveis e amanhã só peixe e salada. Treino só três vezes por semana e apenas por uma hora, mas o faço de forma intensa e me sinto mais em forma que há 20 anos”, disse o ator.

Stallone promete voltar em Rambo 4

“24 Horas” não será em tempo real na telona

O

filme baseado no seriado “24 Horas” não será em tempo real como a série original, segundo declarou o ator principal Kiefer Sutherland ao site norte-americano “About”. “A principal diferença entre a versão cinematográfica e o seriado é que o filme será de duas horas, que representarão as habituais 24 horas

da série de TV. Será a primeira vez que faremos algo que não seja em tempo real”, explica o ator. Mesmo sem usar o formato que consagrou a série de suspense, Sutherland não acredita que a audiência se importe muito. “Acho que depois de cinco anos de seriado, os personagens estão bem definidos e o público já os conhe-

ce bem. Faremos tudo para alcançar as expectativas”, promete. Apesar de muito comentado recentemente, o filme ainda não tem um cronograma de produção definido. De acordo com Sutherland, as filmagens poderão ficar espremidas entre as gravações da sexta temporada do seriado para a TV.

Lançamento do Mercado

A

pesar do pomposo nome, o DVD “The Rolling Stones Truth and Lies” passa longe de exibir material relevante sobre a história da banda, tampouco separa a “verdade” da “mentira”. Os pouco mais de 55 minutos de duração do filme são ilustrados com declarações que ficam no campo do “achismo”, com repetições de imagens e nenhuma palavra oficial dos integrantes da banda.

do DVD. Lá, o advogado Tim Hardacre revela alguns casos judiciais e revela pontos de vista conflitantes daqueles que se tornariam um dos maiores ícones da música pop. Os outros entrevistados são David Hepworth, da “World Magazine”, Pamela Church Gibson, da London College of Fashion, o jornalista e escritor Chris Welch e o locutor de rádio Paul Gambaccini, que especulam casos e momentos da história da ban-

morte do guitarrista Brian Jones ou no explícito falso moralismo quando o caso do show de Altamont é debatido (evento no qual em 1969 um homem foi morto pela gangue de motoqueiros Hell’s Angels, que faziam a segurança do local) deixam o documentário cada vez mais distante e artificial. Como ponto positivo, o DVD traz na íntegra reportagens dos anos 60, que mostram o barulho

Uma das únicas passagens relevantes, com um personagem que esteve envolvido diretamente com o grupo em um de seus momentos mais excitantes, é mal aproveitada nos extras

da, mas não conseguem sair do senso comum. O ar blasé utilizado em algumas passagens mais marcantes da carreira dos Stones, como na misteriosa

que Mick Jagger e sua trupe fizeram quando surgiram, além das mudanças provocadas pela nova cultura nos EUA e em Londres. Fonte: Uol


18 à 24 de janeiro de 2006

Cultura

Rita Lee

foi passear No dia 22 de maio de 2006, três quartos dos Mutantes se reuniram no teatro Barbican, em Londres, para fazerem o “happening” definitivo. Arnaldo e Sérgio Baptista e Dinho Leme representaram para a história dos Mutantes Por: Rafael Guedes

P

olêmico disco da volta dos Mutantes guarda um grande segredo da cultura brasileira: o mito e a tragédia da melhor e mais obscura banda brasileira de todos os tempos O medo era justificado e, de fato, metade da crítica cultural brasileira que pensa – a maioria não pensa – ficou em vigília com o retorno dos Mutantes, anunciado como triunfal e definitivo. Bom, isso já é impossível, visto que Rita Lee torceu o nariz, foi ao Fantástico (Rede Globo) e falou mal dos velhos companheiros. “Isso parece coisa de velhinhos querendo capitalizar pra ganhar uns cobres e pagar o geriatria”, anunciou ela, ácida. O ceticismo de Rita é irrepreensível. No entanto, carrega, em suas entrelinhas, indizíveis mágoas históricas que envolvem rock progressivo, namoros traumáticos, ciúmes

Os Mutantes, na década de 70, ainda com Rita Lee

leoninos e drogas psicodélicas. Há, na relação que se instaurou entre ela e Arnaldo Baptista (tecladista, arranjador, cantor, letrista) ao longo de quase quatro décadas, idiossincrasias próprias que se mantêm alienadas do grande público. Não se sabe, até hoje, por que Rita foi expulsa do grupo – se foi. Nos anos 60, os Mutantes não eram o que são hoje: a banda tropicalista mais anárquica e experimental de todos os tempos; os inventores do pop brasileiro; ídolos de Kurt Cobain, Beck, Sean Lennon, David Byrne, etc; os antropofágicos “astronautas” do futuro. Eram, na verdade, ridicularizados, carregavam a pecha de alienados por aderirem à cultura do rock no ambiente da MPB. Portanto, como um crítico bem definiu, os anos 60 hoje encontram a redenção naquilo que chamou de “a volta dos que não foram”.

A volta - E foi assim que, no dia 22 de maio de 2006, três quartos dos Mutantes se reuniram no teatro Barbican, em Londres, para fazerem o “happening” definitivo. Arnaldo e Sérgio Baptista (guitarrista, arranjador, técnico de som e efeitos) e Dinho Leme (bateria, percussão) representaram para a história dos Mutantes não muito mais que Rita – mas estão em maior número. São os Mutantes originais, a partir de 1970, que, pra citar só um, gravaram “A divina comédia... Ou ando meio desligado” (1970).

“nãoNoseramanoso que60,sãoos Mutantes hoje: a banda tropicalista mais anárquica e experimental de todos os tempos; os inventores do pop brasileiro; ídolos de Kurt Cobain, Beck, Sean Lennon, David Byrne, etc; os antropofágicos “astronautas” do futuro

Se você viu a apresentação deles no Fantástico recentemente, deve estar com nojinho da Zélia Duncan, que foi convidada a fazer às vezes de vocalista feminina – veja bem,

Um dos antigos shows do grupo

Os Mutantes em Londres lançaram novo CD ao vivo, com Zélia Duncan no vocal

não para substituir Rita. Esqueça sua maneira de macaquear no palco. Em Londres, gravando, Zélia foi tão esperta que soube muito bem se posicionar atrás dos irmãos Baptista: quem comanda o show, as músicas, a performance, são eles. Sem um tico da irreverência pop da Rita do começo, Zélia compensa sua atitude quadrada com uma empolgação delirante. E nisso, esse disco da volta – que não tem nome, mas é duplo e deve ser catalogado como “Ao vivo no Barbican Theatre” – é um primor. Todos

estão à vontade. As músicas são executadas de maneira exuberante, os arranjos foram otimizados, o repertório é clássico atrás de clássico – e, quando se escuta, tem-se a noção de que tudo é diversão. “Cantor de mambo”, por exemplo, traz Arnaldo exorcizado de sua esquizofrenia pessoal, cantando com leveza, confiança e, acima de tudo, com um amor anárquico e suicida. A verve, debochada e irônica, cumpriu que a música fosse dedicada a Sérgio Mendes – “el gran cantor de mambo!”. “Don Quixote”, “Caminhante noturno”, “Ave Gengis Khan”, clássicos dos primeiros discos, abrem corajosamente o set. Cheias de efeitos e andamentos tortuosos, foram executadas de maneira irretocável. Já pedradas da segunda fase do grupo, onde flertavam com o rock psicodélico mais linear, como “Tecnicolor”, “Virginia”, “I feel a little spaced out (Ando meio desligado)” e “A hora e a vez do cabelo crescer” põem os jovens ingleses para conhecer aquilo que os Beatles teriam feito se tivesse nascido abaixo do Equador. O disco é bom, mas a idéia é perigosa. Nas relações entre Arnaldo e Sérgio Baptista é que ainda dorme um monstro (um mal) secreto. Na mística do grupo é que está a chave do entendimento. Ninguém os conhece a fundo. Escuta-los ao vivo, quatro décadas depois, é sentir os estilhaços ocultos da glória e da dor. De uma maneira particular, os Mutantes fazem revolução – e Rita Lee foi passear.


18 à 24 de janeiro de 2006

Informática e Tecnologia

Em guerra para suceder o DVD, Blu-ray e HD DVD mostram novos recursos Os dois sistemas prometem ainda para este ano, por volta do último trimestre, algumas funcionalidades

D

uas tecnologias batalham para ocupar o lugar em que hoje é do DVD, o Digital Versatile Disc. São elas o Blu-ray e o HD DVD, que mostraram novos recursos durante a CES 2007, maior feira de eletrônicos do mundo, que aconteceu na semana passada em Las Vegas, Estados Unidos. As informações são do site Uol. Os dois sistemas prometem ainda para este ano, por volta do último trimestre, algumas funcionalidades que chamaram bastante a atenção durante as demonstrações. No HD DVD, por

DVD, o Digital Versatile Disc, deve perder lugar para duas novas tecnologias

Para Gate

o futuro será conectado

Bill Gates

O

fundador da Microsoft, Bill Gates, apresentou na semana passada a sua visão de um futuro “conectado”, e disse a especialistas de informática que “a década digital já está acontecendo”. Em discurso feito na Consumer Electronics Show (CES), uma feira de tecnologia que reúne fabricantes do setor de produtos eletrônicos e é considerada a mais importante do mundo, Gates afirmou que hardware e conteúdo já estavam no ponto certo, mas que a peça-chave que ainda falta “são as conexões”. Ele disse à platéia que “experiências conectadas” agora são a parte mais importante das novas tecnologias. “Os jovens hoje passam mais tempo diante de seus PCs do que em frente à TV”, disse Gates. Em um discurso de poucos anúncios, Gates enfatizou como o novo sistema operacional Windows Vista será um instrumento para conectar as pessoas. “As pessoas querem fazer coisas com seu conteúdo passando por plataformas diferentes”, disse. Algumas da novidades apresentadas por Gate incluem uma ferramenta de back-up (cópia de segurança de informações) chamada Shadow Copy, uma nova ferramenta para fazer galerias de fotos em DVD e um software que corrige erros em fotos digitais. Robbie Bach, presidente de entretenimento da empresa, disse que a empresa vendeu mais de

exemplo, será possível selecionar uma cena como “favorita” e disponibilizá-la para amigos sem interromper a reprodução do filme. Já o Blu-ray mostrou uma combinação entre interatividade e consumo que parece inimaginável — durante a exibição de um trecho do filme “60 segundos” foi possível identificar na cena os anéis de Angelina Jolie, que podiam ser comprados pela Internet, mesmo caso de uma das Ferraris que é roubada no filme, que estava à disposição de qualquer um que pudesse dar o OK a uma compra de mais de US$ 500 mil. Disputa - A disputa entre Bluray e HD DVD não está restrita

apenas à sua sala de estar. Como o DVD tornou-se o padrão da indústria que substituiu o CD também para o armazenamento e gravação de dados, os formatos também querem ganhar espaço no computador e no videogame. Para o mercado brasileiro, pode parecer estranho falar em sucessão do DVD, já que só agora o formato está realmente popularizado, com tocadores domésticos com preços a partir de R$ 200, o barateamento dos gravadores de mesa — que permitem ter a programação televisiva armazenada no formato digital —, e os drives de gravação para computadores tornaram-se equipamentos básicos na configuração de qualquer notebook ou desktop.

Blu-ray e HD-DVD: as diferenças de cada formato de vídeo

O

s dois formatos que disputam o título de sucessor do DVD são o Blu-ray e o HD-DVD. Cada um foi proposto por um grupo de empresas do setor de eletrônicos. Os discos possuem tecnologias semelhantes — eles usam, por exemplo, o mesmo laser azul com 405nm de comprimento de onda. Mas há algumas diferenças. O Blu-ray consegue armazenar 25 GB de dados, enquanto o HD-DVD guarda 15 GB. Os atuais DVDs ficam nos 4,7 GB, e os CDs chegam até 700 MB. Todo esse espaço a mais consegue dar aos sucessores do DVD novos horizontes em qualidade de imagem, extras e interatividade. Os atuais DVDs exibem imagens com 480 pontos na vertical, enquanto seus sucessores chegam a 1.080 pontos, a chamada alta definição. Além disso, será possível desenvolver games ou aplicativos de interatividade que acompanhem os filmes, segundo estúdios como Fox e Warner. Outra vantagem é que será possível ver os filmes em DVD também nos players da nova geração, o que é um alívio para quem renovou sua coleção de vídeos para o formato digital há pouco tempo. Mas, além da

10,4 milhões de consoles do Xbox 360s até o final de 2006. Ele também disse que a Microsoft trabalha no desenvolvimento de IPTV (sigla em inglês para um sistema de transmissão de TV pela Inter-

tecnologia, há os interesses de mercado dos grupos de empresas por trás de cada formato. O Blu-ray é o mais aceito pela indústria. Ele foi desenvolvido por um consórcio liderado pela Sony, e que conta com o apoio de Hitachi, LG, Mitsubishi, Panasonic, Philips Samsung, Sharp e Thomson/RCA. No mundo do cinema, estúdios como Sony, Disney, Fox, Paramount e Warner já demonstraram apoio ao formato. O videogame Playstation 3 também usará o Blu-ray como mídia. Já o HD-DVD foi criado pela Toshiba e pela LG. Mas, possui menos empresas e estúdios aliados — Paramount, Universal e também a Warner —, tem um grande nome na área de videogames e também PCs: a Microsoft. O console de jogos Xbox 360 adota o formato. No final das contas, embora haja problemas de compatibilidade entre as duas tecnologias, é bem possível que apareçam players híbridos no mercado. A Ricoh, por exemplo, anunciou em julho ter desenvolvido um leitor óptico capaz de reconhecer discos Blu-ray e HD-DVD. O melhor negócio é esperar — para ver e para não perder dinheiro.

net) que logo estariam disponíveis nos consoles X360s. Bach disse que já a partir deste ano, parceiros disponibilizariam serviços de IPTV para os proprietários do Xbox 360s.


18 à 24 de janeiro de 2006

Novas mudanças

para legislação no UK As pessoas afetadas pelas novas mudanças são aquelas que pretendem solicitar residência permanente no país Por: Kátia Puras*

M

ais mudanças na legislação de imigração do Reino Unido. Agora, as pessoas afetadas pelas novas mudanças são aquelas que pretendem solicitar residência permanente neste país. Quem já preencheu os requisitos para solicitar residência permanente é bom se apressar, pois a partir de 02 de abril de 2007, todas as aplicações estarão sujeitas às novas regras. O Home Office anunciou que as pessoas com idade entre 18 a 65 anos que solicitarem residência permanente a partir de 02 de abril de 2007 terão que provar que têm conhecimento sobre a vida no Reino Unido e da língua inglesa. Este critério já existe para quem solicita cidadania britânica.

Há duas maneiras de se “demonstrar que se possui conhecimento da vida do Reino Unido e da língua inglesa. Se você já possui um nível de inglês equivalente ao nível “Entry 3”do curso chamado ESOL (English for Speakers of Other Languages) você poderá fazer um teste apenas para testar seu conhecimento sobre a vida no Reino Unido. É claro que seu conhecimento de inglês também será testado, pois você deverá ser capaz de compreender e responder às questões do teste.

A nova mudança atingirá todas as pessoas que fizerem pedido

O teste do ESOL

A nova mudança atingirá todas as pessoas que fizerem o pedido de residência

de residência permanente, com exceção dos europeus e de seus dependentes. Para estas pessoas, continua valendo a legislação européia que é mais benéfica. A imposição de um teste de conhecimento atingiria o direito de livre circulação que é garantido aos europeus e seus dependentes. Há duas maneiras de se demonstrar que se possui conhecimento da vida do Reino Unido e da língua inglesa. Se você já possui um nível de inglês equivalente ao nível “Entry 3” do curso chamado ESOL (English for Speakers of Other Languages) você poderá fazer um teste apenas para testar seu conhecimento sobre a vida no

Reino Unido. É claro que seu conhecimento de inglês também será testado, pois você deverá ser capaz de compreender e responder às questões do teste. Este teste é o mesmo que vêm sendo utilizado para os candidatos à cidadania britânica. Se seu nível de inglês ainda não

alcançou o nível “Entry 3” do ESOL, você poderá se inscrever e frequentar um curso ESOL, que inclua material relativo à cidadania. Obtendo aprovação neste curso, você não precisará se submeter ao teste. Este curso atualmente é gratuito para aquelas pessoas que vivem no Reino Unido há mais de 3 anos ou

se casados com britânicos, há mais de 12 meses. Porém, a partir do ano letivo 2007/2008 há previsão de que este curso continue gratuito somente para aqueles que já recebam benefício do governo. Teste - O teste é feito diretamente no computador, sendo composto de 24 questões de múltipla escolha, as quais serão baseadas na 2ª edição do livro chamado “Life in the UK: A Journey to Citizenship”. As perguntas deverão ser respondidas em até 45 minutos. Não existe limite de vezes para a realização do teste, porém a cada vez que você faz é cobrado uma taxa de £34. Mais informações podem ser obtidas através do website www. lifeintheuktest.gov.uk. Caso você não consiga aprovação no teste, nem tenha um certificado de aprovação no ESOL, não poderá solicitar a residência permanente após 02 de abril de 2007, ainda que possua todos os outros critérios. Neste caso, se o seu visto já estiver vencendo, você deverá pedir a extensão para que não fique ilegal no país. Para isso, você deverá continuar preenchendo os critérios para extensão na categoria do visto que você possua. Não há limite de vezes para extensão do visto, desde que você continue preenchendo os critérios para renovação estipulados pela lei. Assim, o fato de você não passar no teste ou não ter um certificado não significa que você deverá deixar o Reino Unido. Embora não seja possível requerer a residência permanente, você poderá continuar vivendo aqui desde que tenha um visto válido. *Kátia Puras, advogada brasileira do escritório Juvenil Alves. Informações pelo fone 020 7632 6950.


19 à 25 2006 18 24 de de outubro janeiro dede2006

Comunidade / London HeLp 4u

Cidadania

Por: Nelissa Atkins

Leitor: Como faço para obter a nacio- (e qualquer dependente) durante todo Por: Nelissa Atkins nalidade britânica? o período que estiver no Reino Unido London Help4U: A obtenção de cida- sem precisar recorrer à recursos públidania através de antepassados britâni- cos. Agora se o seu caso é de cidacos é, sem dúvida, um dos caminhos dania Européia, o processo é menos Gostariapara de uma informaLH4U: Caro leitor, vai de- deve apenas maisL:seguros quem quer morar complicado. O brasileiro ção. Moro aqui em Londres e pender muito do cartório no Reino Unido. Mas, como o Brasil apresentar, em sua no árvore genealósoufoidivorciada nopela Brasil. PreBrasil se aceita ou histórico não a sua L: Gostaria de saber se existe futsal Liga e dos treinamentos, entre em não colonizado Inglaterra, os gica, algum de uma pessoa tendo menão casar o meu procuração. issonacionalidade priem Londres, se tenho que ser profis- contato com Rogério Oliveira através brasileiros têmcom direito de aplicar de suaVerifica família de euronamorado que é português meiro,péia. mas Depois de qualquer for- as chances sional para jogar e como funciona a do e-mail rogerio@kickersfutsal.com. para o UK Ancestry, já que oe requede verificar quero saber se preciso ir ao ma, nas leis européias todo o européia, o Liga de Futsal na Inglaterra. Os treinos acontecem aos domingos rente deve ser cidadão de um dos paí- de conseguir a cidadania Brasil ou posso me casar por (que estrangeiro tem direito de ficar LH4U: Sim. Existem várias equipes à tarde, em Battersea, e a equipe ses membros do Commonwealth requerente deverá apresentar alguns COLA procuração? com adocumentos esposa no país. ES em Londres. Uma delas é o Kickers oferece a melhor disponibilidade de são aqueles antigos países da colônia que comprovem a sua Futsal, que está selecionando jogado- horários para o jogador. inglesa, como o Canadá, Austrália e descendência. O tempo de busca para res entre 16 e 32 anos para fazer parÁfrica do Sul); ser maior de 17 anos; dar entrada na naturalização, varia te do seu time. A equipe é dividida em L: Acabei de chegar em Londres e o ancestral (no caso do avô) deve ter de país para país, mas normalmente três categorias: Profissional (Kickers tenho mil e uma dúvidas sobre emprenascido antes do dia 31 de março de é solicitado a certidão de nascimento, Futsal), Reservas (Kickers Reserves) gos, cursos, entre outros assuntos. 1922, no Reino Unido, Island Channels, casamento e óbito (em caso de falecie o Kickers Academy, equipe aberta Tem algum lugar que oferece este tipo Isle of Man ou na República da Irlanda. mento) dos antepassados. Conte com aqueles do esporserviçodagratuitamente? AlémLEITOR: disso, deve provar que tem cona LondonHelp4U para ir atrás do seu Sou pastor e gostado parágrafo 170 e 171 do HC dois meses e para pretendo ficar que no gostam são aqueles antigosdepaíses te, mas apenas como forma de lazer LH4U: Bem-vindo à Londres amigo! dições financeiras para sustentar-se direito à cidadania! ria de saber se tenho direito a 395, que admite a vinda de paspaís. Tenho o visto de estudante, colônia inglesa, como por exeme diversão. A Kickers Futsal particiO curso gratuito chamado Survive, algum tores e missionários à Inglaterra mas gostaria de tirar a nacionaplo o Canadá, Austrália e Sul da LAtipo de visto para ficar na S CO EInglaterra? pa dos principais torneios no Reino promovido para trabalhar período integral lidade britânica, já que meu avô África, entre outros), ser maior depela City Gates Church, é Unido, como o Futsal Premier Lea- uma ótima LONDON HELP4U: Olá no país. O visto terá a validade era inglês. Como faço isso? 17 anos, o ancestral (no caso doopção para quem acabou gue (FPL), England Serie A, o FPL de chegar pastor! Para adquirir o visto de de no máximo 12 meses e ao LH4U: Caro leitor, Infelizmente avô) deve ter nascido antes doem Londres e necessita England London League, de ajuda com acomodação, trabalho, L: Tenho interesse em estudar outras improvisar o espanhol, existem pacopastor ou missionário, a pessoa chegar ao Reino Unido a imigraisso só seria possível se o Brasil dia 31Hull de Tournamarço de 1922, no Reiment e o England Nationals e também ligações telefônicas, inglês para o dialínguas e gostaria de saber se existe tes para a Espanha (Madri, Málaga deve estar trabalhando período ção vai verificar o Entry Clerance fosse uma colônia inglesa, já que no Unido, Island Channels, Isle of acumula diversos títulos como Cama-dia, entre outros. O curso é realizaalguma escola em Londres, com cure Barcelona) e até nas exuberantes integral como membro religioso da pessoa para checar se não apenas estrangeiros de países Man ou na República da Irlanda. pões de Londres. Participando da do durante o segundo sábado do mês, sos na Espanha, França e Itália. Ilhas Balearic, em Mallorca, e Cuba. O no Brasil e ser convidado pela foi feito nenhuma falsa reprecolonizados pela Inglaterra têm O requerente também deve proLiga de Futsal de Londres, o jogador das 13h às 17h, no Church Centre, LH4U: Existem algumas escolas que curso de francês é uma ótima opção Igreja, para assim fazer o resentação na obtenção do visto. direito de aplicar para o UK Anvar que tem condições financeipoderá também participar do Camlocalizado na 07 Greens Court, W1F oferecem cursos de inglês não só na para aqueles interessados em aprenquerimento do Entry Clearance, Além disso, pastor ou missionácestry baseado na cidadania do ras para sustentar-se (e qualquer peonato Nacional Inglês, onde a equi0HQ. Faça já a sua inscrição através Inglaterra, mas também nos países e der a língua e desfrutar do ambiente através do Consulado Geral Bririo não precisam se registrar na avô. Para qualificar-se para este dependente) durante todo o pepe de brasileiros Kickers e-mail: cidades inglês também é a líncultural e romântico Paris tânico onde do Rioode Janeiro. O visto polícia no Reino Unido. da cidade de tipo de visto, o aplicante deve ser do ríodo queFutsal estiveréno do Reino Unidomarketing@londonhelp4u. a atual campeã. Para fazer parte do co.uk. O próximo curso acontece dia gua oficial, como nos Estados Unidos ou Nice. No caso do italiano, existem para Ministro de Religião ou miscidadão de um dos países memsem precisar recorrer à recursos time não há necessidade de ser um 11 de novembro. Informações com (Nova Iorque, Los Angeles, Miami), alguns cursos também em Florença, sionário é providenciado a partir L: Cheguei na Inglaterra há bros do Commonwealth (que públicos. professional. Basta querer jogar e ter Cleverson pelo telefone: 079 0411 Canadá (Toronto), Austrália (Sydney) Roma e na Calábria. Invista em seu espírito esportivo. Para participar da 7302 ou www.citygateschurch.net. ou em Malta. Agora se o objetivo é futuro e escolha o melhor rumo.

Help in London

Help in London

$

Imigração Escolas

Alguma dúvida sobre diferentes tópicos? » » » »

IMIGRAçãO CIDADANIA EMPREGOS ABERTURA DE EMPRESAS CONTABILIDADE

» » » »

ACIDENTES DE TRABALHOS HELP IN LONDON EQUIVALENCIA DE DIPLOMAS IMPORTAçãO & EXPORTAçãO

ou qualquer outro assunto que esteja interessado.

Pergunte para London Help 4 U que eles respondem! Envie um e-mail para: braziliannews@londonhelp4u.co.uk e tenha sua resposta publicada no jornal da comunidade brasileira.

Endereços Úteis: Consulado do Brasil em Londres: 6 St Alban’s Street SW1Y 4SQ Tel: 020 7930-9055 (central telefônica) Fax: 020 7925-3990 E-mail: consulado@cgbrasil.org.uk www.brazil.org.uk/consulate Embaixada do Brasil em Londres: 32 Green Street W1K 7AT Tel: 020 7399-9000 Fax: 020 7399-9100 E-mail: info@brazil.org.uk www.brazil.org.uk Banco do Brasil em Londres: 34 King Street EC2 Tel: 0800 35 888 10 Envio de dinheiro para o Brasil de forma fácil e segura. O banco não cobra comissão na troca de dólares, reais e euros.

Home Office (para serviço de imigração): Immigration & Nationality Directorate Lunar House - 40, Wellesley Road Croydon CR9 2BY Tel: 0870 606 7766 Imigração - Immigration Advisory Service (IAS): County House, 2nd floor 190 Great Dover Street SE1 4YB Tel: 020 7967 1200 ou 020 7378 9191 www.iasuk.org Orientação jurídica gratuita por telefone, em inglês, pela manhã. Além de orientação e pedido de visto, a IAS pode oferecer representação jurídica. Emergências: 999 Para contactar a polícia, corpo de bombeiros ou pronto-socorro. O número pode ser usado de qualquer telefone e é gratuito.

Embratel: 0800 890 055 Ligações a cobrar para o Brasil. Digitando-se 1, a ligação é completada automaticamente. Para ligar para o Brasil pagando em Londres, disque 00 55 seguido do código de DDD da cidade. NHS: O NHS é o sistema de saúde britânico. No website é possível encontrar informações sobre postos de saúde, hospitais e últimas notícias. www.nhs.uk Citizens Advice Bureau (CAB): Organização não-governamental que oferece aconselhamento gratuito, confidencial, imparcial e independente sobre diversos assuntos, inclusive imigração. A instituição se baseia no trabalho de voluntários e tem dezenas de escritórios em Londres e em todo o Reino Unido. www.citizensadvice.org.uk

A-Z: Pela internet, fica fácil buscar endereços em Londres. É possível acessar o site através do código postal ou pela rua. www.streetmap.co.uk Post Office: Não sabe o postcode da sua rua? Quer saber o endereço do seu amigo? O site do Post Office possui um ótimo sistema de procura em todo Reino Unido. www.postoffice.co.uk TFL: Pelo site é possível encontrar toda informação necessária sobre o transporte urbano em Londres, mapas, horários e, inclusive, um sistema para planejar a melhor rota para chegar a qualquer destino. www.tfl.gov.uk/tfl


07 à 13 de dezembro de 2006

Conheça o novo método

que substitui a plástica e a lipoaspiração O objetivo, segundo a especialista, é o combate a gordura localizada e flacidez Por: Juliana Monticelli*

emagrecimento rápido através de flacidez facial e corpo- dietas descontroladas, as quais ral e também a obesi- ocasionam a perda de peso em dade representam um pouco espaço de tempo, que legrande desafio para os médicos, vam aos diversos graus de flacidez principalmente quando os pacien- e problemas estéticos no tecido tes não querem se submeter a uma cutâneo. cirurgia plástica ou lipoaspiração Radiofrequencia e Laser - métodos geralmente usados para Estudos recentes realizados pelo retirar o excesso de pele ou gordu- centro de pesquisa e Medicina Tecra localizada. nologica Biotec, na Itália, revelam Na verdade, que a utilização muitas cirurgias do sistema de Fusion usa o efeito de podem ser eviRadiofrequentadas. O medo “microondas” para a eliminação cia combinado e os riscos de gordura localizada, celulite e com o uso do de “entrar na Laser Diodo na flacidez. O método leva a quebra D e r m a t o l o g i a faca” podem ser substituí- de toxinas e tiglicerídeos, além de podem, de fordos por métoestimular a produção de colágeno ma não invasiva dos avançados (sem anestesia não invasivos, e elastina da pele ou cortes), reaos quais ofelizar o trabalho recem mais segurança e nenhum de uma cirurgia plástica ou lipoasrisco ao paciente. Sabemos que, a piração. partir dos 25 anos de idade, as fiEsse método, chamado Fusion, bras colágenas e elásticas têm sua usa o efeito de “microondas” para produção diminuída e começam a a eliminação de gordura localizaocorrer um processo de desgaste da, celulite e flacidez, levando a das mesmas. Vários fatores con- quebra de toxinas e tiglicerídeos, tribuem para acelerar este proces- estimulando a produção de coso: fumo, sedentarismo, distúrbios lágeno e elastina, promovendo a hormonais, gravidez, obesidade e firmeza e elasticidade da pele de

A

Não são mais necessários cortes e cirurgias. Atualmente, os métodos invasivos são os mais indicados

Confira o antes e o depois do tratamento Fusion

uma maneira gradual, saudável e sem cicatrizes. O tratamento não é doloroso, o qual dá apenas uma sensação de aquecimento interno na pele sem ocasionar nenhuma queimadura na área tratada. Cada paciente pode

retornar as suas atividades normais depois do tratamento, sem necessidade de descanso ou repouso. A grande vantagem desse novo método é a obtenção do resultado natural das formas do corpo ou rosto, o que muitas vezes não

é alcançado com as cirurgias invasivas, que podem muitas vezes ocasionar seqüelas irreversíveis e um aspecto “plástico”. A lipoaspiração, por exemplo, ao contrário do que muita gente pensa pode causar sérios efeitos colaterais, pois nem todas as pessoas estão aptas a este tipo de procedimento cirúrgico. Para as partes do corpo são recomendadas, em média, de seis a oito sessões de Radiofrequencia e Laser diodo uma vez a cada duas semanas para resultados mais eficazes. Isso, é claro, vai depender da condição física do paciente a ser analisada por um profissional da área. Já para o tratamento de rejuvenescimento facial são, inicialmente, sugeridas de quatro a seis sessões, uma vez a cada duas ou três semanas (também a ser definido pelo especialista). Sempre é bom lembrar que a pele necessita de cuidados constantes e que nenhum método faz milagres e tem resultados eternos. Os avanços tecnológicos provam dia após dia que a necessidade dos interventos cirúrgicos podem ser substituídos por tratamentos que garantem mais eficácia e segurança sem colocar em risco a vida do paciente. * Juliana Monticelli, especialista de pele, atende na clínica La PelleScience of Aesthetics. 153 Highgate Road, London NW5 1LJ. Contatos: lapelle@tiscali.co.uk ou 0207 482 3334.


18 à 24 de janeiro de 2006

Quem freqüenta a arte? Somente o acesso à arte, embora importantíssimo, e que em si já justifica muito dos trabalhos que têm sido realizados dentro e fora da escola, não basta. Apenas levar os alunos a eventos de arte não garante necessariamente que estejamos educando nossa população em arte e por meio dela Por: Isabel Marques e Fábio Brazil*

É

comum que freqüentadores de museus e exposições encontrem grupos de alunos totalmente dispersos – zoando – ou, ao contrário disso, somente anotando freneticamente durante a visitação. Freqüentadores de espetáculos de dança ou teatro certamente também já encontraram alunos levados pela escola conversando durante toda a apresentação - entre si ou “com” as cenas. É possível que esses freqüentadores – que provavelmente se incomodaram com essas atitudes dos alunos - já tenham se perguntado sobre a validade dessas visitas com a escola; já tenham se perguntado se, quando alunos, eram diferentes; já tenham se perguntado sobre a relação entre as visitas que fizeram com a escola e as que fazem hoje espontaneamente. Mas, a que respostas chegaram? Passeios, visitas, saídas. Freqüentar eventos de arte com a escola (pública ou privada), hoje, nos grandes centros já não é uma raridade. Já não é tão inusitado que os professores de Arte sugiram eventos fora da escola, ir a um museu, teatro ou exposição. O que no passado era uma exceção, uma eventualidade, um ato diferenciado, já se pode afirmar que é tônica comum ou, pelo menos, que é esse o anseio da maioria dos professores de Arte. O que antes era negado principal-

mente à população de baixa renda, hoje se realiza no cruzamento de diferentes iniciativas dentro e fora da escola. O acesso à arte via escola realiza-se por meio de projetos das secretarias de governo, projetos empresariais e projetos sociais. Mas basta “visitar” e “freqüentar” arte para formar público? Nossa reflexão parte do pressuposto de que somente o acesso à arte, embora importantíssimo, e que em si já justifica muito dos trabalhos que têm sido realizados dentro e fora da escola, não basta.

O acesso a arte através das escolas

O acesso à arte via escola “realiza-se por meio de projetos das secretarias de governo, projetos empresariais e projetos sociais. Mas basta “visitar” e “freqüentar” arte para formar público?

Acesso não pode resumir-se somente em levar os alunos a eventos de arte, via escola, ONG’s ou iniciativas empresariais. Conduzir, somente, nem sempre aproxima o alunado da arte, nem sempre possibilita aprendizado significativo, nem sempre faz com que, via arte, os alunos possam compreender mais sobre si e sobre

o mundo – essa possibilidade, para nós, só existe se a hipótese de fruição realizar-se. Assim, além de garantir o acesso, é preciso saber como esse

acesso está realizando-se, como esse encontro está sendo promovido para que a visitação cumpra seu papel educacional, social e cultural.

O papel crítico, criador e transformador da arte Sabemos que o acesso à arte é insipiente e precário para a maioria da população. Por meio da escola, Secretarias, ONG’s e empresas, contribuem bastante para ampliar esse acesso. Ainda estamos, porém, muito longe de perceber uma população envolvida com arte; então vale perguntar: qual a real contribuição da escola para que a apreciação de arte assuma papel crítico, criador e transformador? Não raro o senso-comum associa educação à escola, às aulas e aos exercícios da lição de casa. Este é um equívoco que demonstra o quanto a maioria da população pouco sabe sobre educação e menos ainda sobre o papel da arte na educação. Esse equívoco torna-se grave porque se

transforma em votos. Educação é um processo amplo e contínuo de relação do indivíduo com a sociedade e com o meio em que vive, de relação do ser ciente de si com o conhecimento, de transformação de experiência em conceito e prática, diz respeito a toda a humanidade desde sua existência. A escola, como conhecemos, é um fenômeno relativamente novo e muito específico; é um local onde se processa um relacionamento específico de ensino/aprendizagem e que pressupõe articulação e construção do conhecimento além da democratização do saber por meio de profissionais especializados. As pinturas, as esculturas, os vídeos, os poemas, os espetáculos de dança e teatro, as performances de música educam de forma indireta. Estar na presença da arte, fruir a arte, apreciar a arte, tem o potencial de nos colocar em contato com camadas sutis de nosso ser e com formas excepcionais de construção de

Dança como arte

linguagem. Em presença da arte é possível ver, rever e questionar o estar no mundo. Ou seja, a arte em si exerce papel educacional. Mas isso não transforma o artista em professor e nem a freqüentação substitui a sistematização e articulação do conhecimento. Esses são papéis do professor e da escola.

Teatro: outra forma de arte *Isabel Marques e Fábio Brazil, professores e artistas, dirigem o Caleidos Arte e Ensino em São Paulo, capital, ministrando cursos e prestando assessoria a secretarias de educação, escolas públicas e privadas nas áreas de dança e poesia. Artigo publicado pela agência Carta Maior.


18 à 24 de janeiro de 2006

Guia de Serviços


18 à 24 de janeiro de 2006

Classificados

CLASSIFICADOS BRAZILIAN NEWS

020 7357 0601


07 à 13 de dezembro de 2006

Classificados

EMPREGOS Procura-se profissionais com inglês avançado e no mínimo com visto de estudante para trabalhar na área de turismo. Vagas abertas para hotel 5 estrelas, restaurantes e cruzeiros de pequeno porte no rio Thames. Envie seu CV para: jobhospitality@hotmail.com (Jref 255/257) Precisa-se de trabalhadores: Para Norte de UK – Manchester, Sector da agricultura - Homem ou Mulher - c/sem experiência. Para Londres / Sector construção de fundações operators for concrete pump/ Banksmen/ Rig Drivers. Mandar CV para o e-mail: lusostaf f @ hotmail.com ou Fax : 017 4421 901 (Jref 253/260) Precisa-se de profissional, para montagem de banners, adesivagem de veículos e vitrines, operação de máquina plotter, com experiência em corel draw. Os interresados favor enviar CV para irolis@irolisdesign.co.uk ou entrar em contato nos números 020 7703 9461 / 079 9933 7339 (Jref 251/254) LondonHelp4U procura secre-

tária com fluência em inglês e espanhol, que saiba trabalhar sobre pressão que seja dinâmica e flexível. É essencial ter habilidades em informática, excelente comunicação verbal e escrita. Para trabalhar meio período, na parte da manhã, de segunda à sexta-feira. Envie seu currículo para LondonHelp4U - 72, Wells St, W1T 3QF - London ou através do e-mail: marketing@ londonhelp4u.co.uk (Rref ind) Precisa de Staff – Pizza delivery drivers and waitresses interessados chamar: 079 5626 2722 (ref Ind) Caixas com experiência para trabalhar em uma agência de transferência de dinheiro e casa de cambio. Contato: 079 0465 4588 (JCref ind) Necessita-se pessoal para Costumer Service. Experiência bancaria e/ou contabilidade e Microsoft Office é essencial. Envie CV com informações para info@intertransfer.co.uk (Ref ind.) Intertransfer - We are looking for an experienced developer to join our team looking after our systems. Must have: - UNIX fluency and management (BSD is a plus) - Strong Database knowledge and ER modeling (MySQL is a plus) - Strong OO programming skills (RoR is a plus) - Versoning knowledge (Subversion is a plus) - Webserver knowledge. Nice to have: - PHP, shell programming - CSS/DHTML knowledge - design skills CVs to info@ intertransfer.co.uk (Rref ind) SERVIÇOS Oferecemos serviços de: - Assistência a cidadania portuguesa inclusive busca de certidões portuguesa e italiana. Consulta gratuita. Fone: 078 9515 7683, e-mail: buscacertidoesportuguesa@hotmail.co.uk, website: www.buscacertidoesportuguesa.com (Jref 255/258) SOS em Londres: Seu patrão só paga você mediante deposito em conta? Você precisa de ajuda? Estamos preparados para socorrer você em quase tudo. Ligue agora mesmo. Queremos te ajudar. Xuxa e Elga, 078 7729 1443 (Jref 253/256). Comunicação Visual e Banners: Criação de identidade visual, logotipos, cartões de visita e papelaria;

Panfletos/Cardápios; Adesivos para PDV; Personalização de veículos; Adesivaçao de vitrines; Sinalização para calçadas; Banners/Displays (interior e exterior); Camisetas promocionais; Backlight e Frontlight; Outdoors. 020 7703 9461 / 077 9933 7339 / 077 0976 7742. (Jref 251/254) Porque pagar aluguel se você pode comprar uma casa! Precisa de Financiamento de uma casa? Sem conta bancaria? 100% Financiamentos para todos, não importa a circunstância temos a solução. Direito de compra, CCJ’s, casos atrasados, sem status, sem comprovante de salário. Cotas grátis, todas as aplicação são confidências. Tel.: 020 7529 1486 / 078 3014 0679 pergunte por Bon / e-mail sopulu@yahoo.com (248/251). Contas de telefone, energia, gás, cônsul tax, água. Ajudo a transferir pro seu nome. Tudo original. Ligue para quem tem experiência e sempre esta servindo. Paulo 079 4609 8580. (Jref 244/255) INFORMATICA PC Help - Manutenção e Instalação de computadores em geral. A ajuda que você precisa com agilidade, experiência e preço competitivo. Ricardo: 077 4312 7351 (Jref 252/255) Orçamento Gratuito e Atendimento a domicilio. SOS PC – Manutenção e Configuração de computadores e Laptops. Recuperação de Dados. Falar com Marcelo. 077 5649 6818 (Jref 253/256) ADULTO Homem de negócios bem sucedido, inglês, 44 anos, gostaria de conhecer moça brasileira atrativa para dias repletos de diversão e noites românticas. Ligue para John 079 5641 7306 (Sref 255/258) Se você e bonita ambiciosa e quer obter bons lucros em curto período de tempo, entre em contato conosco, nossa agencia de Escort estará recrutando novas garotas para bons trabalhos nesse final de ano, ambiente seguro e agradável e você mesmo faz seu horário. Contatar: 079 6235 9509 (Jref 252/256)

Londrino, solteiro, 38 anos, está procurando brasileira para longo relacionamento ou casamento. Quero formar uma família e ter filhos. Por favor, enviar e-mail a George, em inglês, a wordwide24-7@fphilifix.wanadoo.co.uk. (Sref 253/256) DIVERSOS Esta pensando em emagrecer, perder gorduras localizadas? Podemos lhe ajudar, pois vendemos formulas manipuladas para emagrecimento. Fazemos entrega a domicilio. Contato: 078 7732 7507 / 077 8214 7414 (Jref 256/264) Retornando as Atividades: Traduções, interpretações e acompanhamento em órgãos públicos e particulares. Pedidos e alterações de contas as BT, NTL, British Gás. Recebendo seu salário somente em cheque ou deposito em conta? Ligue para Eric 078 2110 4530 (Jref 255/258) Vende-se: 1 Ford Orion LX, Ano 1992, cor vermelha, 4 portas, gasolina, M.O.T. ate setembro 2007, road tax março/07, valor £400,00. Contatar: 079 5859 7941 (Ref ind) Interprete: GP, Hospital, Insurance Number, Formulário, Bulding Society qualquer que seja o seu problema, ligue-me. Simone 078 2155 1674 / 078 7716 4374 (Jref 252/255) Pamonha na Palha – Pamonha Cozida, Pamonha Doce, salgada e à moda a £2. Coxinha, Kibe, risolis, croquete e pastel para festas a £25 o centro. Telefone para Josiane: 077 2498 7141 / 020 8459 2297 (Ref 251/255) Luteranos, convidam você a participar dos cultos em Kentish Town com o pastor Cláudio flor, para maiores informações ligue: 020 7485 9638 (Ref ind) MORE BEM Vagas de quartos a 2 minutos da estação de Holloway Road, preços por pessoa £55 com contas inclusas. Por favos cantactar Raphael 078 8649 5135 ou Patrícia 077 3150 0595. (Jref 255/258) Aluga-se vagas em Islington zona 2, a 3min da estação de Finsbury Park e a 20 min do centro de Londres. Flat com sala e cozinha

de alta qualidade, decoração neutra, ambiente organizado, limpo e super confortável, £60 por semana com todas as contas inclusas, (total de moradores apenas 5 pessoas). Venha morar com dignidade, garotas e senhoras sejam bem vindas. Contatar: Juliana 078 0975 8601 ou cavalcante_ana@hotmail.com (Jref 255/258) Mile End, zona 2 , quarto de casal £110 e £120 e vagas para solteiro a partir de £45. Casa com 2 banheiros, 5 minutos da estação de Mile End. Quartos com TV e frigobar, todas as contas incluídas. Contato: 078 5704 6706 / 020 8980 7186 (Jref 255/258) Quartos e vagas a partir de £40, quarto single £60 por semana. Todas as contas incluídas. Próximo às estações de Stratford (central line) e Prince Regent (Docklands Train). Quartos c/ TV e geladeira, casa limpa c/ 2 banheiros, máquina de lavar e microondas. Chame Pedro- 079 0320 5319. (Jref255/258) Ótimos quartos em flat equipado com geladeira, TV e localizado em Aldgate, com contas e limpeza incluídas no valor de £50 por semana. Acesso fácil aos ônibus 15, 25 e 20. Vale a pena conferir! Contate Maria: 077 4947 2362 / 078 7127 8168 (Jref253/256) 1 vaga para solteiro em Old Street, 1 vaga para casal em Limehouse, 2 vagas para solteiro em Westferry, 1 vaga para solteiro em Whitechapel e vagas também em Waterloo.Todos os quartos com TV, DVD e fribogar, internet 24hrs, material de limpeza e contas inclusas. Contato : 077 0466 4090 / 077 5614 7992 (Rref 253/256) Aluga-se 1 quarto double, para casal não fumante e tranqüilo. Flat para dividir com mais um casal e uma moca. Cozinha completa, ótimas condições. Localizada a 5 min de Bethnal Green Station (andando), acesso aos buses 55, 26, D6, 106, 254 etc. com contas incl. Interessados ligar para Juliana ou Moises: 079 4091 4979 / 077 5351 0917 (Jref 252/255) Quartos e vagas para alugar em Angel, Dalston e Liverpool. Casas com TV, Sky, Internet wireless, telefone, etc. Zona 2 a 25 min de Oxford Street. Tel.: ou 078 5005 8695 ou 078 9404 6152 (Jref 243/255)


com

18 à 24 de janeiro de 2006

Entreterimento Dif´ ıcil

Muy f´ acil Dif´ 5ıcil 3

9

64

8 5 28

3

2

1

9

8

2

5

5

2

88

2

9

46

7

6

1

1 6

9

7

2

4

9

7

7

4

3

9

6

2 9

13

4

5

36

3

72

9

6

7

49

34

1 9 F´ acil Muy dif´ ıcil 47

4

6

9

2

6 1

9 8

8

2

2

7

5

6

19

3

97

6

97

8

5

64

3

5

4

7 4

3 Fim

4

9

5

2

8

6

6

3

1

9 1

5

8

2

31

6

4

4

3

7

29

6

9

4

9

76

8

Muy dif´ ıcil

9

6 3

7

1

5

54

1

9

33

7

8

5

4

6

3

Inicio

7 4

3

4

8 Nível: Fácil

85

8

3

1

7

9

5 3

9

7

4

5 Nível: Intermediario

4

1

9

9

9

3

8 6

Daniel Nocêra

36

5

6

2

1

3

6

4

5

1

2

3 4

4

Magic Sudoku

Intermedio

Fonte: João Bidu. www.joaobidu.com.br

Magic Sudoku 7 3

6

Áries

5

Câncer

Libra

(20 março a 20 abril)

(21 junho a 21 julho)

(23 setembro a 22 outubro)

Elemento: Fogo Planeta Regente: Marte

Elemento: Água Planeta Regente: Lua

Elemento: Fogo Planeta Regente: Plutão

1

4

O Sol se muda para a sua 11ª Casa Astral, fazendo com que você consiga se dar bem em tudo o que fizer. Evite ficar comentando sobre a sua vida amorosa. Guardar sigilo será uma boa!

9

2

8

6

7

9

1 (21 abrilTouro a 20 maio)

8

5 8

chega em sua 7ª Casa Astral e melhora 9 2Marte sua capacidade de se fazer entender. Perceberá que tomará atitudes certas de modo mais rápido. Boa sintonia com Peixes e Capricórnio.

8

2

6

3

De mudança para o alto de seu Horóscopo, o Sol vai fazer você andar nos trilhos em seu trabalho. Poderá receber recompensas pelo que andou fazendo. Seu poder de sedução será inegável.

12

53

9

Leão

(22 dezembro a 20 janeiro)

2

Elemento: Fogo Planeta Regente: Plutão

8

Repense a sua atitude em relação ao amor. Estará com a cabeça voltada ao trabalho e é bem capaz que seu par cobre atenção. O Sol em seu paraíso astral, aumenta as chances de ser feliz.

6

(22 julho a 22 agosto)

Elemento: Fogo Planeta Regente: Sol

47

Por causa do Sol aquariano, tudo aquilo que possa lhe dar mais liberdade e espaço despertará seu interesse. Talvez queira um pouco de tempo para curtir suas amizades sem o par.

4

5

7

Gêmeos Virgem c 2005-2006 http://www.PrintSudoku.com

3Escorpião

(23 outubro a 21 novembro)

Cuidado para não afastar as pessoas de você por causa da sua total desconfiança. Da troca sincera de sentimentos com pessoas queridas muitas portas podem se abrir. Vá em frente!

Elemento: Fogo Planeta Regente: Marte

5

Ouça o seu coração na hora de tomar decisões sérias. Depois, não vai poder voltar atrás. No campo afetivo, há chances de pintar uma paixão à primeira vista que sacudirá o seu mundo.

Sagitário

(22 novembro a 21 dezembro)

Elemento: Ar Planeta Regente: Saturno

Elemento: Ar Planeta Regente: Júpiter

Elemento: Água Planeta Regente: Sol

Sudoku #536

(Enero 21 - Febrero 19)

1

(23 agosto a 22 setembro)

Marte traz ousadia tanto para o amor e o sexo, quanto para o trabalho. Fará tudo de modo apaixonado. Não se esqueça de que mais importante do que conquistar o sucesso é mantê-lo.

Aquário

4

Elemento: Fogo Planeta Regente: Saturno

(21 maio a 20 junho)

Olhe para dentro de si e tente jogar fora todas as mágoas que ficaram. Só assim poderá aceitar o que a vida traz de novo. A atração física pode desempenhar papel importante na paixão.

Capricórnio

1

9

Elemento: Terra Planeta Regente: Neturno

4

9

7

Momento de começar a trabalhar visando seu crescimento. Acredite mais em seu taco. Procure ouvir as críticas e conselhos dos amigos de longa data, que lhe querem bem. Sedução em alta!

Sudoku #536

Marte entra no seu signo, fazendo com que seja mais fácil ganhar e guardar dinheiro. As boas surpresas que a vida reserva poderão acontecer mais cedo do que esperava. Faça novos amigos.

Peixes

(21 fevereiro a 20 março)

Elemento: Ar Planeta Regente: Neturno

Assuntos místicos e espirituais têm tudo para ampliar suas visões de vida e abrir seus caminhos. Abra o seu coração para o que acredita. Astral alegre com a pessoa de quem está a fim.


18 à 24 de janeiro de 2006

Esporte

Varejão volta a ser

destaque na NBA Brasileiro foi o reboteiro da partida contra os Los Angeles

O

pivô Anderson Varejão finalmente voltou a aparecer com destaque no Cleveland Cavaliers. O jogador brasileiro foi o reboteiro do jogo na vitória sobre o Los Angeles Clippers, fora de casa, por 104 a 92, pela temporada regular da NBA. As informações são do Uol. Varejão jogou por 27 minutos e apanhou 12 rebotes, superando seus colegas de garrafão Drew Gooden, com seis, e Zydrunas Ilgauskas, com oito, e seus adversários, como Elton Brand, com dez, e Chris Kaman, com nove. Varejão marcou apenas sete pontos, acertando os três arremessos de quadra que tentou, mas convertendo apenas um dos três lances livres que teve à disposição. O brasileiro ainda contribuiu com duas assistências, uma bola recuperada e não cometeu nenhum erro que gerasse contra-ataque para os Clippers. O destaque do Cleveland, que segue na liderança da Conferência Leste com 23 vitórias e 13 derrotas, foi o ala Lebron James, com 28 pontos, seis rebotes e seis assistências. Ilgauskas também teve boa atuação, com 20 pontos e oito rebotes. Pelos Clippers, que são apenas o décimo no Oeste, com 17 vitórias em 37 jogos, o destaque foi o reserva Corey Maggette, com 22 pontos, sete rebotes e três assistências, enquanto Brand contribuiu com 16 pontos, dez rebotes e dois tocos. O nome - Outro brasileiro em destaque na rodada foi o armador Leandrinho. Ele marcou 12 pontos na vitória do Phoenix Suns sobre o Orlando Magic, fora de casa, por 107 a 101. Leandrinho acertou dois arremessos da linha de três pontos, teve aproveitamento de quase 50% nos tiros de longa distância e completou sua atuação com dois

rebotes e duas assistências nos 22 minutos em que ficou em quadra. O destaque na nona vitória consecutiva do Phoenix foi o armador Steve Nash, com 23 pontos, cinco rebotes e oito assistências, enquanto o ala-pivô Boris Diaw ficou perto de conseguir um “triple-double” (dois dígitos em três estatísti-

cas), com 19 pontos, nove rebotes e 11 assistências. O Phoenix segue em segundo lugar no Oeste, com 28 vitórias e oito derrotas. O Orlando, que teve como destaque o armador Jameer Nelson, com 26 pontos, somou a 16ª derrota em 38 partidas e ocupa a terceira posição no Leste.

Brasileiros na NBA Baby Nome: Rafael de Lara Araújo Posição: Pivô / 2,11m Equipe: Toronto Raptors Data de nascimento: 12/08/1980 Local de nascimento: Curitiba-PR

Nenê Nome: Maybyner Rodney Hilário Posição / Altura: Ala-pivô / 2,11m Equipe: Denver Nuggets Data de nascimento: 13/09/1982 Local de nascimento: São Carlos-SP

Varejão Nome: Anderson Varejão Posição / Altura: Ala-pivô / 2,08m Equipe: Cleveland Cavaliers Data de nascimento: 28/09/1982 Local de nascimento: Colatina-ES

Varejão na liga norte-americana

Federer vence no sufoco

R

oger Federer precisou levar um susto para impor o jogo de um número 1 do mundo. Na segunda-feira (15)), o tenista suíço se classificou para a segunda rodada do Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam da temporada, mas não teve a facilidade que se esperava diante do alemão Bjorn Phau. No primeiro set, Federer chegou a ter uma quebra de saque de desvantagem e viu o adversário sacar para tentar fechar. No entanto, se recuperou, devolvendo a quebra, e virou, fechando a partida em 3 sets a 0, com

parciais de 7-5, 6-0 e 6-4. Foi um início de bastante irregularidade para Federer, derrotado pelo norte-americano Andy Roddick na final de um torneio de exibição também em Melbourne, no último sábado. No primeiro set, ele teve o saque quebrado três vezes pelo alemão, apenas 82º colocado no ranking mundial. “Foram mais quebras que o normal, mais altos e baixos, mas ele jogou bem e me surpreendeu com bons golpes que não me davam chance”, afirmou Federer. “Eu tinha que encontrar meu caminho dentro da partida,

esperava que meu saque pudesse me ajudar, mas não estava sólido o suficiente no começo”, complementou o tenista, que está atrás de seu terceiro título no Aberto da Austrália e o décimo de Grand Slam. No segundo set, porém, Federer recuperou seu estilo demolidor e, sem dar chance ao alemão, fechou em 6 a 0. Na terceira série, o jogo seguiu equilibrado até o sexto game, com uma quebra de saque para cada lado. Nesse momento, Phau, que havia derrotado Federer na primeira rodada de Washington em 1999, começava

a deixar Federer em apuros novamente. Mas a frieza do número 1 do mundo decidiu a partida. Depois de estar perdendo o sétimo game por 40-0, ele virou e conseguiu a quebra decisiva para fechar a partida, posteriormente, em 6-4. “Estou procurando por mais consistência e preciso melhorar fisicamente”, disse Federer, que na próxima rodada enfrentará o sueco Jonas Bjorkman. “Tenho que fazer alguns pequenos ajustes no meu saque, mas estou feliz no estágio em que me encontro.”


07 à 13 de dezembro de 2006

Esporte

Ferrari lança novo carro e promete bons resultados Ex-companheiro de Michael Schumacher na Ferrari, o brasileiro Felipe Massa afirmou que o alemão aposentado vai colaborar com algumas dicas e opiniões aos competidores da escuderia italiana

A

Ferrari lançou, no domingo (14), em Maranello, o 53º carro para a disputa de um Mundial de Fórmula 1. O F2007, que será guiado pelo finlandês Kimi Raikkonen e pelo brasileiro Felipe Massa, tem várias

novidades e a promessa de bons resultados na parte aerodinâmica. No novo modelo, o carro apresenta uma nova suspensão dianteira, o que, segundo a equipe, resulta em uma importante inovação na parte aerodinâmica. Entre outras

mudanças, a distância entre os eixos dianteiro e traseiro ficou maior. A segurança de seus pilotos também foi uma preocupação especial da Ferrari. O carro contará com uma estrutura inserida nas laterais na altura do banco para proteger o

monoposto dos impactos. As entradas de ar laterais também foram alteradas para melhorar o sistema de resfriamento do motor. Na parte traseira, a suspensão é parecida com a do modelo 248F1, mas a escuderia ainda promete inovações no sistema. As mudanças provocaram um aumento de dez quilos no peso do monoposto. O novo F2007 foi à pista pela primeira vez na segunda-feira (15), nas mãos de Felipe Massa, no circuito de Fiorano. Neste ano, a escuderia italiana tentará recuperar o domínio do Mundial de construtores, perdido para a Renault nas últimas duas temporadas. Massa - Ex-companheiro de Michael Schumacher na Ferrari, o brasileiro Felipe Massa afirmou na segunda-feira que o alemão aposentado vai colaborar com algumas dicas e opiniões os competi-

dores da escuderia italiana, Massa e Kimi Raikkonen. “Michael vai ajudar Kimi e eu. Ele está feliz em colaborar com o time. Para todos nós (da Ferrari) uma ajuda como a dele será muito importante”, avaliou o brasileiro. Vencedor do último GP de F-1, o do Brasil, Massa considera que sua campanha para este ano deva ser consistente e regular, uma vez que o brasileiro crê que o nível técnico dos oponentes está bastante equilibrado. “Obviamente, Kimi e eu temos de pensar em ganhar. É importante ser competitivo em todas as corridas, desde o começo da temporada, especialmente se considerarmos como foi o ano passado. Haverá muitos pilotos, com as equipes trabalhando forte, além de algumas surpresas também”, concluiu.

McLaren também apresenta lançamento A McLaren apresentou na segunda-feira (15) o carro que disputará a temporada 2007 do Mundial de Fórmula 1. O bicampeão Fernando Alonso, que deixou a Renault no ano passado, pilotou o novo modelo da equipe pelas ruas de Valência, na Espanha. Alonso percorreu 3,5 quilôme-

tros de vias da cidade espanhola com o carro de Fórmula 1. Além do espanhol, o segundo piloto da equipe, o inglês Lewis Hamilton, também participou do lançamento. Para completar a festa da McLaren, o Cirque du Soleil fez uma apresentação especial.

Massa na pista com o Ferrari 2007

Brasileiros terminam em 10º

na rodada de caminhões do Dakar O s brasileiros André Azevedo e Maykel Justo não foram bem na oitava etapa do Rally Lisboa-Dakar, disputada entre Atar e Tichit, na Mauritânia, e terminaram apenas na 10ª colocação. Mesmo com o mau resultado, eles continuam na quarta posição da classificação geral de caminhões do Rally LisboaDakar.

Marc Coma

O caminhão dos brasileiros, que também conta com o checo Mira Martinec, cumpriu o percurso de domingo (14), de 626 km, em 10h23min30s. Assim ficaram a 01h24min41s do veículo dos líderes. A primeira colocação geral é dos holandeses Hans Stacey e Bernard der Kinderen, que têm a companhia do belga Charly Go-

tlib. Eles voltaram a terminar na frente neste domingo. Motos - O espanhol Marc Coma disparou na liderança da categoria motos do Rally Dakar ao vencer a oitava etapa da competição, disputada no domingo, enquanto o brasileiro Jean Azevedo ficou na sétima posição. Coma terminou os 589 km em 7h46min13s, 10min2s à frente do francês Cyril Despres e 24min de vantagem sobre o norueguês Pal Andres Ullevalster. Jean ficou a 38min56s de Coma. Na classificação geral, o espanhol tem um tempo de 30h24min47s, à frente de Despres por 54min58s. O terceiro é o também francês David Casteu, com desvantagem de 1h3min15s. Quem se deu mal foi o espanhol Isidre Esteve, segundo até agora na geral. Ele sofreu uma ruptura da caixa de câmbio de sua moto e foi obrigado a completar grande parte da etapa em ritmo lento, o que lhe fará perder muito tempo. Os brasileiros Dimas Mattos e Carlos Ambrósio foram bem, ficando entre os 60 primeiros. Dimas foi o 51º colocado e fez um tem-

O caminhão dos brasileiros André Azevedo e Maykel Justo

po de 10h28min46s, a 2h42min33s de Coma. Já Carlos Ambrósio ficou bem perto, na 55ªposição, com 10h37min36s - a 2h51min23 de Coma. Na classificação geral, Dimas e Ambrósio estão em 42º e 57º lugares, respectivamente a 9h24min50s e 11h38min5s de Coma. Carros - A dupla formada pelo sul-africano Giniel de Villers e o alemão Dirk von Zitzewitz venceu a oitava etapa do Rally Dakar na categoria carros, entre as cidades de Atar e Tichit, na Mauritânia. De Villiers e von Zizkewitz termi-

naram o percurso em 7h31min52s. O segundo lugar ficou para os franceses Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret, a apenas 6min35s. O ex-esquiador francês Luc Alphand e seu compatriota Gilles Picard, detentores do título, ficaram em terceiro, a 9min11s. Na geral, os três primeiros na etapa de hoje repetem posição. O sul-africano e o alemão têm 27h35min53s no percurso, 31min13 à frente de Peterhansel e Cottret e com 43min4s de vantagem em relação a Alphand e Picard.


07 à 13 de dezembro de 2006

Esporte

Real Madri vence e se aproxima do líder Sevilla Pelo italiano, Adriano sai do jejum e marca para a Inter de Milão

O

Real Madrid conseguiu uma importante resultado no domingo (14) ao derrotar o Zaragoza, por 1 a 0, em casa. A equipe madrilenha não contou com a presença do atacante Ronaldo e do meia Beckham, que foram afastados pelo técnico italiano Fabio Capello. O inglês, inclusive, estava nas arquibancadas do Santiago Bernabéu acompanhando a partida ao lado de sua mãe.

Adriano comemora o primeiro gol da Inter

Com a vitória, o Real chegou aos 35 pontos e voltou a encostar no líder Sevilla, que perdeu para o Mallorca e permaneceu com 37. A equipe do Barcelona, que perdeu para o Espanyol é a segunda colocada, com os mesmos 35 pontos do Real, mas com um jogo a menos. O time madrilenho contou com a presença do brasileiro Robinho, que entrou ainda no primeiro tempo, no lugar de Raul. O gol da equipe da casa foi marcado aos 42min da primeira etapa. Robinho avançou pelo lado esquerdo e cruzou para a área. O argentino Higuaín ajeitou no peito e tocou para Van Nistelrooy, que só teve o trabalho de completar para as redes. Italiano - Com um gol de Adriano, a Inter de Milão venceu o Torino por 3 a 1, no sábado (13), pelo Campeonato Italiano. Com o resultado, a equipe abriu dez pontos de vantagem sobre a Roma na liderança da competição. Contando com quatro brasileiros em campo (Julio César, Maicon,

Maxwell e Adriano), a Inter de Milão abriu o placar do jogo aos 23min, com Adriano, após cruzamento do lateral-direito Maicon. O Torino conseguiu empatar a partida aos 12min, com um gol contra do zagueiro Materazzi, após chute de Fiori. A Inter de Milão não se abalou com o gol sofrido e voltou a comandar o placar aos 14min, com Ibrahimovic, após passe de Stankovic. Aos 39min, Materazzi converteu pênalti sofrido por Adriano e marcou o quarto gol da Inter de Milão na partida. Português - Fora de casa, a equipe do Porto conseguiu sua 13ª vitória no Campeonato Português ao passar pelo Aves, por 2 a 0. O atual campeão está na ponta do torneio com sete pontos de vantagem para o vice-líder Sporting, que empatou sem gols com o Belenenses. Já o Aves segue fazendo uma péssima campanha no Campeonato Português, ocupando a penúltima colocação, com apenas 8 pontos ganhos. O primeiro gol da equipe do Por-

Real comemora

to saiu aos 9min da primeira etapa. Em rápido contra-ataque, o meia argentino Lucho Gonzalez saiu na frente do gol de Rui Faria e só teve o trabalho de tocar para o fundo das redes. O líder quase ampliou o marcador aos 39min. O atacante Quaresma chutou praticamente sem ângulo e a bola passou rente à trave esquerda do Aves. Inglês - O Reading foi a Liverpool, no domingo, e arrancou um empate por 1 a 1 do Everton, em jogo válido pela 23ª rodada do Campeonato Inglês. O Reading saiu na frente aos 27min do primeiro tempo, com um gol contra de Lescott,

mas Johnson salvou o time de Liverpool com um gol aos 36min da segunda etapa. Com o resultado, o Everton alcançou o Tottenham na sétima colocação, com 32 pontos. O Reading segue em nono, com 31. Jogando fora de casa, o Newcastle venceu o Tottenham por 3 a 2. Huntington, Martins e Butt marcaram para os visitantes, enquanto que Defoe e Berbatov fizeram os gols do Tottenham. Com o resultado, o Newcastle subiu para a 11ª posição, com 29 pontos. Já o Tottenham mantevese na sétima posição, com 32.


18 à 24 de janeiro de 2006

Esporte

Brasil empata,

Rapidinhas Real sem Ronaldo

mas vai para a final do Sub-20

O clima era de Copa do Mundo para o Paraguai. Fora de campo, as torcidas protagonizaram uma batalha sadia de rivalidade, aguçada pela proximidade com a fronteira entre os dois países Ronaldo

O

presidente do Real Madrid, Ramón Calderón, afirmou que o melhor para o atacante brasileiro Ronaldo é encontrar uma boa oferta em outra equipe. “Ronaldo tem contrato este ano e por mais outro. É necessário fazer o melhor para o clube e para ele, pois os jogadores não são mercadorias. É preciso buscar uma saída que se encaixe em seu futuro. Sei que Mijatovic (diretor esportivo da equipe) conversa com vários clubes, que o jogador também tem ofertas, para ver se ele vai agora ou se é necessário esperar até junho”, disse o dirigente. “Aqui ele vai ficar inativo, pois o técnico deixou claro que não conta com ele”, concluiu Calderón.

Beckham

Beckham

D

Leandro Lima e o paraguaio Luis Caceres, durante partida válida pelo campeonato Sul-Americano Sub-20

M

ais uma vez sem brilho, mais uma vez no sufoco. A estrela do técnico Nelson Rodrigues brilhou e, com um gol no final da partida, o Brasil empatou por 1 a 1 com o Paraguai, na noite de segunda-feira (15), no estádio Rio Parapiti, em Pedro Juan Caballero, pela última rodada do grupo A do Campeonato Sul-Americano Sub-20. Com o placar, garantido graças ao gol do meia Tchô, do AtléticoMG, aos 44min do segundo tempo, a seleção brasileira encerrou a fase de classificação na primeira posição da chave, com 10 pontos (três vitórias e um empate). Além disso, até o momento, o time ostenta o melhor ataque do torneio, ao lado

do Chile, com 10 gols. Os três primeiros de cada grupo passam ao hexagonal final. O Paraguai, que ainda não havia sofrido gol na competição, foi o segundo, com oito pontos, enquanto a equipe chilena se classificou na terceira posição, com seis pontos.

Sem brilho, a seleção “brasileira só chegou ao empate nos minutos finais, graças às alterações do técnico Nelson Rodrigues

Na fase final, os seis times jogam entre si, em turno único. Campeão

e vice garantem presença nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, enquanto os quatro melhores disputarão o Mundial da categoria, este ano, no Canadá. O Brasil volta a campo nesta sexta-feira (19). O jogo - O clima era de Copa do Mundo para o Paraguai. Fora de campo, as torcidas protagonizaram uma batalha sadia de rivalidade, aguçada pela proximidade com a fronteira entre os dois países. Dentro dele, a seleção paraguaia aproveitou as fragilidades do Brasil e dominou o confronto, principalmente no segundo tempo. Nas poucas chances que o Brasil criou, parou nas mãos do goleiro Roberto Fernández Júnior, filho do também goleiro “Gato” Fernández,

que atuou por Internacional e Palmeiras. Sem brilho, a seleção brasileira só chegou ao empate nos minutos finais, graças às alterações do técnico Nelson Rodrigues. Faltando menos de 10 minutos para o fim, ele sacou o zagueiro Thiago Heleno e o meia Leandro Lima e colocou em campo o meia Tchô e o atacante Edgar. E foi uma jogada entre os dois suplentes que salvou a equipe nacional da primeira derrota do torneio. “Cumprimos nossa meta. Terminamos em primeiro e sabemos que agora vai começar o campeonato. Sinto que o grupo está pronto para jogar a fase final”, comentou Edgar.

avid Beckham está tentando uma liberação antecipada do contrato com o Real Madrid para se apresentar ao Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos, antes do encerramento do Campeonato Espanhol, disse o coordenador da Major League Soccer (MLS), Don Garber. Os advogados de David estão trabalhando para assegurar uma possível saída amigável do Real, já que nós não teríamos condição de pagar a multa rescisória”, disse Garber ao jornal esportivo espanhol “Marca”. O ex-capitão da seleção inglesa decidiu não renovar contrato com o Real e acertou sua transferência para o Galaxy após o término de seu acordo, em junho. O novo contrato de cinco anos com o time norteamericano renderá ao jogador US$ 250 milhões, o mais alto no mundo do esporte.


BrazilianNews 255 London