Page 1

Parenting

Língua estrangeira vai ser disciplina obrigatória em escolas primárias do Reino Unido Continua na página 3

Londres, 01 a 07 de agosto de 2013

GRÁTIS

Ano 12 / Número

582

www.brazilianews.uk.com

OUTDOOR EM VAN PEDE QUE IMIGRANTES ILEGAIS DEIXEM O REINO UNIDO E GERA DISCÓRDIA ENTRE PARLAMENTARES BRITÂNICOS

Brasil Ato em Copacabana cobra paradeiro de pedreiro que sumiu após operação da PM

Continua na página 7

Governo britânico pede que imigrantes irregulares ‘vão para casa ou enfrentem a prisão’. De acordo com o porta-voz do primeiro-ministro David Cameron, tem havido um “grande interesse” de imigrantes ilegais entrando em contato voluntariamente com a linha de apoio do Governo e perguntando como deixar o país. Campanha é considerada ofensiva. Continua na Página 17

Mundo

Especial

Deputados uruguaios debatem projeto de lei sobre a legalização da maconha

Conheça nove razões para começar seu negócio durante a recessão

Continua na página 9

Continua na página 23


01 a 07 de agosto de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

2

Reino Unido

Previsão do tempo Presidente - Fundador: Horácio Sterling sterling@expressnews.uk.com Diretora comercial: Isabella Valente sales@braziliannews.uk.com Diretora Administrativa e Financeira Paola Reyes adminmanager@expressnews.uk.com Assistente Administrativo Carlos Eduardo Silva adminassistant@expressnews.uk.com Editor Márcio Brandão Ceccarelli editor@braziliannews.uk.com Direção de Arte e Diagramação: Jorge Mario Velasco graphicdesigner@expressnews.uk.com Departamento Comercial: Eder Blanco marketing@braziliannews.uk.com Colaboradores: Carolina Beal (Geral) Estrella de Pablo (Diagramação) Antonio Jorge Rettenmaier (Cronica) Carlos Eduardo Oliveira (Especial) Everoy Johnson (Reino Unido) Fernando Rebouças (Quadrinhos) Jussara Piacentini (Horóscopo) London Help4you (Comunidade) Marcus Fumagalli (Piadas, Leitor) Tamara Oliveira (Cultura) Daniel Castillo (Photographer) Marcio Delgado (Acontece) Ana Letícia da Rosa Rafael Tinelli Rose Araujo Heitor Scalambrini Costa Distribuição: BR Jet Delivery brjetlondon@yahoo.com Classificados: sales@braziliannews.uk.com O conteúdo dos anúncios e classificados não expressa a opinião do veículo e são de responsabilidade dos anunciantes. Brazilian News 70 Newington Causeway , Lancaster House Second Floor London, SE1 6DF Telephone: +44 (0) 20 7403 5342

www.braziliannews.uk.com

Qui Aug 1

29° 17° Sol Chance de chuva: 0%

Sex Aug 2

27° 16° Parcialmente nublado Chance de chuva: 10%

Sáb Aug 3

24° 14° Parcialmente nublado Chance de chuva: 20%

Dom Aug 4

25° 14° Sol entre nuvens Chance de chuva: 0%

Seg Aug 5

26° 16° Parcialmente nublado Chance de chuva: 0%

Ter Aug 6

27° 17° Sol entre nuvens Chance de chuva: 0%

Qua Aug 7

24° 16° Chuvas esperadas Chance de chuva: 60%

Transport for London Paralização dos serviços de metrô, overground, tramlink e DLR para sábado, 03, e domingo, 04 de agosto: O Transport for London, departamento de transporte da cidade de Londres, está executando um grande e essencial programa de renovação das linhas de metrô, do London Overground, London Tramlink e da Docklands Light Railway. Os benefícios para os londrinos serão inúmeros, com mais trens – muitos com ar-condicionado – com viagens mais rápidas, mais freqüentes e confiáveis, aumentando a capacidade de transporte em cerca de 30%. Por causa disso, inevitavelmente algumas linhas suspenderão seus serviços em diferentes locais durante os fins de semana. Se você vai utilizar algum destes meios de transporte, olhe aqui as rotas que estarão habilitadas para os dias 03 e 04 de agosto:

Metrô - London Underground Bakerloo line: A linha funcionará normalmente neste fim de semana. Central Line: A linha funcionará normalmente neste fim de semana. District Line: A linha funcionará normalmente neste fim de semana. Circle Line: A linha funcionará normalmente neste fim de semana. Hammersmith & City Line: A linha funcionará normalmente neste fim de semana. Jubilee Line: A linha funcionará normalmente neste fim de semana.

Metropolitan Line: A linha não funcionará neste fim de semana entre Wembley Park, Uxbridge e Northwood. Picadilly Line: A linha funcionará normalmente neste fim de semana. Northern Line: A linha não funcionará no domingo entre Camden Town e Edgware até às 8h45. Victoria Line: A linha funcionará normalmente neste fim de semana. Waterloo & City line: A linha não funcionará no domingo.

London Overground A linha não funcionará no final de semana entre South Tottenham e Barking. Docklands Light Railway: A linha funcionará normalmente neste fim de semana. London Tramlink: A linha funcionará normalmente neste fim de semana. Para planejar sua viagem, não deixe de visitar o site www.tfl.gov.uk/journeyplanner ou ligue para o atendimento 24hs 0843 222 1234. Você também pode ver as linhas que estarão sofrendo algum impedimento direto no link www.tfl.gov.uk/check. Além disso, você encontra informações nos folders e nos quadros de aviso das estações, além de poder receber alertas via celular e email. Você pode ver todas as opções de como se manter informado sobre a suspensão dos serviços pelo site www.tfl.gov.uk/tfl/traveltools.

William, Kate e príncipe George se mudam para casa no campo na Inglaterra

Trio está na cidade de Bucklebury, na casa dos pais de Kate

Redação Brazilian News

O

príncipe William e sua esposa, Kate, aproveitarão os primeiros meses de vida de seu filho George Alexandre Louis em Anmer Hall, uma propriedade da família real britânica no interior da Inglaterra. Os orgulhosos pais do príncipe de Cambridge, que estão hospedados na casa dos pais de Kate, Carole e Michael Middleton, na cidade de Bucklebury, passariam alguns meses no campo antes de voltar à sua primeira residência, o palácio de Kensington, em Londres. A agência de notícias britânica “Press Association” informou na segunda-feira que vários “ajudantes reais” teriam recebido ordem para preparar a mansão, que fica a poucos quilômetros de Sandringham, uma das residências oficiais de Elizabeth II no condado de Norfolk, para a chegada da nova família ainda durante o verão. Anmer Hall recebeu pela última vez membros da família real britânica entre 1972 e 1990, quando o imóvel de estilo vitoriano foi ocupado pelo príncipe Edward, duque de Kent, e sua esposa. Os terrenos próximos à propriedade, pertencente à família real desde 1898, estão ocupados por empresas que anunciaram que a realeza está prestes a voltar. A companhia madeireira Norfolk Oak afirma em seu site que Anmer Hall “em breve acolherá a realeza mais uma vez”, em clara alusão aos duques de Cambridge, publicou o site do jornal “Daily Mail”. A mansão se transformaria assim na segunda residência oficial de William e Kate. O palácio de Kensington está sendo reformado para a chegada do casal e do primogênito - nascido em 22 de julho - nos próximos meses, assim que forem concluídas as obras. O neto da rainha Elizabeth II terá mais uma semana de licença paternidade junto com o pequeno George antes de reassumir o posto de piloto de helicóptero de resgate no País de Gales, trabalho que desempenha há três anos e que será concluído em setembro.


01 a 07 de agosto de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

3

Reino Unido

Língua estrangeira será disciplina compulsória a partir dos setes anos Dentre outras medidas que visam a melhora do currículo nacional, secretário da educação abraça o multiculturalismo e propõe obrigatoriedade de língua estrangeira currículo nacional ainda mais precocemente. Até mesmo no Brasil, por exemplo, onde problemas no sistema educacional são maiores do que no Reino Unido, a introdução informal da língua estrangeira, mais especificamente do inglês, em algumas escolas inicia-se a partir dos três anos de idade.

Luciana O’Shea luciana.oz@gmail.com

A

decisão de incluir língua estrangeira como disciplina obrigatória em escolas primárias do Reino Unido faz parte do projeto de reforma nacional visando a melhoria das escolas primárias e secundárias, porém entrará em vigor somente a partir de 2014. Grámatica e ortografia da língua inglesa também receberão maior ênfase e valorização. Todavia, outras mudanças propostas pelo secretário da educação Michael Gove não foram bem recebidas, como a obrigatoriedade de crianças de cinco anos de idade mostrarem proficiência na habilidade de recitar poesias. Estas medidas, atualmente em tramitação pelo congresso, deverão ser colocadas à consulta da opinião pública antes de aprovadas. Este processo está previsto para este semestre.

MULTICULTURALISMO Dados divulgados pelo departamento de educação, após o censo escolar de janeiro de 2012, revelaram que um dentre seis estudantes do ensino primário (cerca de 577 mil estudantes no total) são bilíngues, cuja língua nativa é estrangeira. No ensino secundário, a proporção mostrou-se um pouco inferior, de um para cada oito, porém ambas as proporções duplicaram-se desde 1997. Em 2012, a maior concentração de crianças bilíngues residia em Tower Hamlets, quase 75% do total dos estudantes, seguida por Newham com 71% dos estudantes usando língua estrangeira como principal língua falada dentro de casa. Segundo o último censo nacional, realizado em 2011, um quarto dos nascimentos no Reino Unido foi proveniente de mães estrangeiras. No que diz respeito à população atual, com idade superior aos três anos de idade, 8% usa o inglês como língua adicional àquela falada em casa, quase cerca de 400 mil pessoas. As principais línguas faladas no Reino Unido, depois do inglês, são polonês, panjabi e urdu. Português não aparece na lista, porém com a proximidade da Copa e Olimpíadas, segundo matéria recente da BBC News, aumentará o interesse pela língua.

RESPOSTA

CAMPANHA

Medida entrará em vigor em 2014

A proposta referente à obrigatoriedade da disciplina de línguas surgiu em resposta à evidente e abrupta queda no número de estudantes inscrevendo-se para o diploma de conclusão de ensino secundário (GCSE) em língua estrangeira. O número de estudantes prestando GCSE em línguas caiu de 75% do total (em 2002), para menos de 45%, em 2010. Dados divulgados pela versão online do jornal inglês Telegraph revelaram ainda que atualmente cerca de 10% das escolas de educação primária (dos sete aos 11 anos de idade) no Reino Unido nāo oferecem qualquer opção de línguas, e 20% oferece a opção, porém limitada a alguns anos.

OBRIGATORIEDADE A obrigatoriedade da disciplina de língua estrangeira a partir dos sete anos de idade tem como principal objetivo beneficiar os jovens, assumindo que a habilidade bilíngue proporcionaria maiores chances no mercado de trabalho globalizado. A revisão do currículo nacional do ensino primário proposta pela secretaria da educação surgiu em resposta às recentes críticas feitas ao governo pela classe média britânica. Aos olhos dos pais, as escolas do estado estão decaindo em qualidade e com isso prejudicando o futuro de seus filhos. Dessa forma, a meta é tornar crianças provenientes de escolas do estado fluentes em uma língua estrangeira já no início da escola secundária, por

volta dos 11 anos de idade.

MUNDO No inicio de 2013, estudos mostraram que países com alto índice de educação iniciam a introdução de língua estrangeira como parte do

O declínio do ensino de línguas nas escolas secundárias e a consequente redução de 200 mil alunos finalizando escolas secundárias com diploma GCSE em língua estrangeira, entre 2002 e 2010, ocorreu a partir da decisão tomada pelo governo de 2002, que tornou tal disciplina eletiva a partir dos 14 anos de idade. Porém, entre 2010 e 2013, a proporção de alunos optando pela disciplina já apresentou um ganho de 7%. Neste ano, cerca de 50% dos alunos do ensino secundário optaram pelo diploma, em contraste a 43%, em 2010. O pequeno aumento ocorreu devido a um novo sistema de premiação introduzida pelo governo de co-

alizão aos estudantes que optaram pela disciplina. A campanha a favor do ensino compulsório de língua estrangeira a partir da escola primária custará ao governo atual £50 milhões. Caso a nova lei aprovada, escolas poderão escolher entre francês, espanhol, mandarim, latim ou grego. Estudantes desejando diploma de GCSE em português, por exemplo, deverão buscar auxílio de aulas particulares para serem bem sucedidos, proporcionando com isso boa oportunidade de emprego para os brasileiros de iniciativa. Recentes dados divulgados pela Ofsted revelaram que há cerca de um milhão de crianças e jovens entre cinco e 18 anos de idade no Reino Unido e, devido aos movimentos de imigração, há cerca de 360 idiomas falados entre elas. Na semana que vem, saiba mais sobre o mercado de artigos usados para crianças e o apoio oferecido pela organização não governamental NCT às mães e gestantes.


01 a 07 de agosto de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

4

Reino Unido

Novo programa de habitação social para Southwark O

líder do Council de Southwark, Peter John, anunciou a construção de 10 mil novas casas de habitação social ao longo dos próximos 30 anos. O projeto está prestes a se tornar um dos maiores programas do tipo no país. Especialistas prevêem que Londres vai precisar de pelo menos quatrocentas mil casas para a próxima década e, atualmente, alguns bairros estão vendendo algumas propriedades com descontos, em vez de auxiliar na construção de mais habitação. Os planos de habitação de Borough estão contidos em um relatório discutido pelo Conselho de Ministros em 16 de Julho, em resposta à Comissão de Habitação Independente, presidido por Jan Luba. A Comissão explicou as diferentes opções que foram discutidas, o que envolveu a manutenção dos níveis atuais de habitação, ou reduzir o número de famílias que se aplicam para a habitação. No entanto, Southwark está em-

Charities: garimpo para a leitura Vilma Balint

E

m qualquer lugar do mundo, os “sebos” são aliados essenciais de estudantes durangos, que precisam de uma vasta bibliografia que geralmente não acompanha os dígitos da conta bancária. Estas lojas também chamam a atenção dos leitores vorazes, e que não conseguem resistir à compra de livros a preços baratos. No entanto, muitos nutrem um certo preconceito (agravado por alergias) a livros muito antigos e em ambientes que cheiram a poeira. As charities podem ser uma boa al-

penhada em aumentar o seu capital através do investimento neste programa. O Council também quer melhorar a qualidade da habitação e colocar mais confiança em famílias locais a gerir as suas casas e comunidades. O presidente do Conselho de Southwark, Peter John, disse estar “incrivelmente orgulhoso de anunciar que o Conselho de Southwark construir 10 mil novas casas nesta área da cidade nos próximos 30 anos. Eu não posso exagerar a importância desta decisão, num momento que a tendência é que a habitação social é vendido na maioria das vezes ela é construída, apesar da enorme demanda por habitação acessível”. “Somos uma cidade pequena em termos geográficos, as pessoas querem viver e trabalhar aqui, e nossas áreas de regeneração, como Elephant & Castle, e Peckham, para não mencionar o bairro de London Bridge, a demanda por casas na cidade não só irá aumentar”, concluiu.

Inglaterra registra 79 ocorrências envolvendo sexo com algemas

Popularidade de “50 Tons de Cinza” seria uma das razões para o aumento das emergências

O

Peter John é o líder do Council de Southwark

ternativa para os que procuram livros baratos em um ambiente salubre. Apenas livros em bom estado de conservação vão para as prateleiras, e isso não diz respeito apenas a publicações antigas. Apesar de receber apenas donativos Diversas opções de livros podem ser encontradas nas charities e muitas velharias, as charities também têm itens novinhos comprado em uma data próxima à e que também podem dar uma ideia viagem, por conter dados atuais de do que vem sendo comercializado hospedagem e restaurantes, quem esnas lojas tradicionais. Um bom tiver mais interessado na cultura e exemplo é a seção de livros. Já vi mui- atrações fixas de uma região pode ter tos exemplares de “50 Shades of nas charities uma boa opção de proGrey”, ou “50 Tons de Cinza” dispo- cura. O risco é o de levar outros guias níveis nas prateleiras – e também no e planejar outras viagens que estaestoque. Os diferentes exemplares da vam além do orçamento. saga “Crepúsculo” também podem Mas é na seção de “self-help” que é ser encontrados em excelente estado possível encontrar alguns dos títulos mais interessantes e involuntariae a preços que não superam £ 4. A seção de guias de viagem também mente divertidos da loja. Muitos derecebe muitas doações. Ainda que les abordam, claro, a vida amorosa, e um guia seja mais funcional se for sempre com dicas para as mulheres

s bombeiros de Londres declararam em um relatório que já libertaram centenas de pessoas com partes do corpo presas em objetos de casa, incluindo 79 pessoas que não conseguiram se libertar das algemas durante brincadeiras sexuais. A Brigada de Incêndio de Londres especulou que a popularidade do livro “50 Tons de Cinza” seria uma das razões para o aumento desse tipo de emergência. Entre outros resgates curiosos, desde 2010, a equipe de salvamento britânica já ajudou quase 500 pessoas com anéis presos em seus dedos, 9 homens com anéis presos no pênis, e um caso curioso de um cidadão que acabou com o órgão sexual preso em uma torradeira. As equipes de resgate também ajudaram 18 crianças com a cabeças entaladas em potes ou assentos de privada e outras 17 com as mãos presas em brinquedos. A corporação emitiu na segunda-feira uma lista de incidentes para que as pessoas tomem mais cuidado. Um dos principais conselhos foi para que as pessoas mantenham as chaves das algemas em um lugar seguro e de fácil acesso.

que querem “prender” um homem. Um outro exemplar, um pouco antigo, também me chamou a atenção. Era um livro que trazia dicas para a mulher que se tornasse dona de casa, com informações sobre a melhor hora de se fazer as refeições e como agradar o marido com assuntos leves e que não piorassem o restante de seu dia. Tratava-se de uma publicação antiga, que ainda não previa que a mulher também pudesse chegar cansada ao final de um longo dia de trabalho e que todas as técnicas serviriam para ela também. Os estudantes de idiomas também podem encontrar nas charities excelentes escolhas para complementar suas atividades. As prateleiras contam com muitos bons exemplares de dicionários de inglês, com opções para a tradução em diversos idiomas. Os autodidatas também podem usufruir das prateleiras: as opções vão desde cursos de alemão até o ensino de húngaro, com CDs, explicações didáticas e proposta de exercícios.

Stradivarius roubado é achado intacto

U

m Stradivarius avaliado em 1,4 milhão de euros, roubado em dezembro de 2010, em Londres, enquanto sua proprietária fazia um lanche, foi achado em perfeito estado, anunciou a polícia. Os ladrões levaram o valioso instrumento, que data de 1696, e dois arcos no valor de 78.000 euros enquanto a violinista de origem coreana, Min-Jin Kym, comia um sanduíche na estação de Euston, Londres. Fabricado pelo legendário luthier Antonio Stradivarius, o violino foi encontrado em seu estojo, em uma propriedade do centro da Inglaterra.


01 a 07 de agosto de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

5

Empresas estrangeiras buscam cada vez mais parcerias para se fixar no país E mpresas e indústrias estrangeiras, que costumam encontrar dificuldades para se instalar no país, principalmente em matéria de legislação e impedimentos burocráticos, buscam cada vez mais alianças com escritórios locais de apoio e assessoria para superar esses problemas, informaram fontes do setor na segunda-feira. Como uma possibilidade a mais de expandir seu raio de ação e com a segurança de contar com esse apoio fundamental, empresários, associações e escritórios de advogados buscam parcerias com consultores internacionais para facilitar a instalação de organizações estrangeiras no país. A Associação Brasileira de Empresas Certificadas em Saúde (ABEC Saúde), por exemplo, assinou uma aliança com a especialista em assuntos reguladores Larissa D’Andrea, profissional com forte atuação em assuntos normativos da saúde e com experiência em grandes empresas internacionais. A profissional em questão foi contratada para mediar o contato com empresas estrangeiras da área de equipes e produtos de saúde que desejam se instalar no país e que, é claro, possuíam dúvidas em relação às questões reguladoras, principalmente sobre prazos e regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com Ruth Khairallah, presidente da ABEC Saúde, a entrada de novas empresas no país traz inúmeros benefícios ao setor da saúde. “O objetivo é diminuir a dependência que os estrangeiros têm de incubadoras de registro localizadas no país. Isso seria bom porque a empresa vi-

Porto de Santos é um dos principais locais de entrada de mercadorias estrangeiras no país

ria fisicamente ao Brasil, gerando empregos, pagando impostos e transferindo tecnologia para o país”, explicou a presidente da ABEC Saúde à Agência Efe. Segundo Evaristo Araújo, diretor administrativo da ABEC, a associação conta hoje com 120 associados e, de maneira indireta, teria auxiliado entre 20% e 30% deste número com assessoria e consultoria para multinacionais. “Hoje, a demora em conseguir a regularização total na Anvisa é de cinco a sete anos. Queremos reduzir isso preparando as empresas nacionais para receber os estrangeiros como ‘partnerships’ (parceiros), fato que reduzirá o fluxo de tempo”, afirmou. Na área jurídica, a preocupação também aborda empresários da Europa e do Japão, que desconhecem o siste-

ma tributário brasileiro e necessitam de auxílio à hora de investir no país. O sócio diretor da Abe Advogados, Marcos Abe, que assessora um importante grupo de companhias japonesas, apontou que as empresas estrangeiras buscam informações detalhadas sobre a abertura de fábricas não Brasil. “Fizemos um mapa sobre o plano de negócios de empresas, de quais são as principais informações que elas necessitam nas áreas tributária e trabalhista, além de incentivos fiscais e riscos de uma mudança legislativa”, completou. Abe manifestou que “o sistema tributário brasileiro é muito complexo e burocrático, dificultando muito o entendimento para quem vem do exterior. Este é o principal impedimento para a instalação no país”.

Brasil

Cidades inteligentes melhoram vida da população, segundo órgão da ONU O

s principais representantes do mercado de tecnologia defenderam na terça-feira em São Paulo a importância de “cidades inteligentes sustentáveis”, em um encontro promovido pela União Internacional de Telecomunicações (UIT). O organismo das Nações Unidas especializado em tecnologias da informação e comunicação ressaltou em uma série de conferências a importância da tecnologia para melhorar a vida das pessoas. No Brasil, 80% da população vive na zona urbana, segundo dados divulgados recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e sua condição em relação à tecnologia deve melhorar. “Nossa responsabilidade cresce à medida em que a tecnologia e as telecomunicações estão cada vez mais presentes na vida das pessoas”, afirmou Paulo César Teixeira, diretor-geral da Vivo. Segundo o gerente regional da UIT

para a América Latina, Bruno Ramos, o conceito de “cidades sustentáveis” está “intimamente relacionado com a capacidade das tecnologias de melhorar a vida das pessoas”. Ramos revelou que, apesar da melhora de 47% no Índice de Desenvolvimento Humano municipal nos últimos 20 anos, a pontuação brasileira na área de educação segue abaixo do considerado aceitável pela ONU. “Foi o índice com o maior crescimento, com uma melhora de 127%, mas continua sendo o mais baixo de todos”, explicou Ramos, que também defendeu que o investimento em educação “representa o desenvolvimento de outras áreas”. Everaldo Gomes Ferreira, gerente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), declarou que os agentes reguladores deveriam ser “mais criadores de parâmetros e não reguladores do desenvolvimento”, levando em conta a velocidade das inovações tecnológicas.

Turistas lotam aeroportos e rodoviária do Rio após visita do papa

M

ilhares de turistas brasileiros e estrangeiros lotaram os aeroportos e o terminal rodoviário do Rio de Janeiro para deixar a cidade, um dia depois de o papa Francisco terminar a visita de uma semana ao país. Os administradores dos terminais precisaram adaptar espaços para que milhares de viajantes pudessem descansar e até dormir mesmo enquanto aguardavam a hora de embarcar. A maciça maioria dos turistas era de peregrinos que participaram da Jornada Mundial da Juventude, evento encerrado ontem com uma missa para mais de três milhões de pessoas

em Copacabana. De acordo com números preliminares do Ministério do Turismo, dois milhões de turistas brasileiros e estrangeiros visitaram o Rio durante a JMJ e deixaram mais de R$ 1,2 bilhão na cidade. Esta é a maior concentração de turistas em uma só cidade brasileira para um evento específico, informou o Ministério. O número oficial de peregrinos participantes da Jornada Mundial da Juventude foi de 865.000 pessoas, mas muitos jovens que chegaram de outras cidades brasileiras e de 190 países não se inscreveram oficialmente.


01 a 07 de agosto de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

6

Brasil

Mais 26 policiais vão a julgamento pelo massacre do Carandiru A

segunda fase do julgamento do Massacre do Carandiru começou na segunda-feira com 26 policiais no banco dos réus pela morte de 73 dos 111 presos assassinados em 1992 no Carandiru, de São Paulo, o maior massacre do sistema penitenciário brasileiro. Os policiais julgados na segunda fase, dos quais três não se apresentaram, são acusados da morte de 73 presos que estavam no segundo andar do pavilhão nove da prisão. A promotoria acusou 30 policiais pelas mortes no segundo andar, mas três morreram e um será julgado em separado pela alegação de seus advogados de sofrer problemas mentais ter sido aceita. Dos 26 acusados restantes, somente nove permanecem na polícia. O juiz Rodrigo Tellini de Aguirre Camargo, responsável pelo processo informou que o julgamento vai ser realizado em jornadas que começam às 10h, sem previsão para terminar. O julgamento começou com a eleição de um júri integrado por sete homens, escolhidos por sorteio e submetidos imediatamente a exames médicos para confirmar suas condições de saúde. Os jurados receberam parte da documentação sobre o julgamento que vai se seguir a audição das testemunhas de acusação. A única testemunha que compareceu na segunda-feira foi o perito em investigação criminal Osvaldo Negrini Neto que, como na primeira fase, afirmou que a cena do crime foi alterada. O perito também reiterou que a equipe da perícia foi impedida de entrar na cena depois do massacre. Negrini Neto relatou que o lugar foi limpo e que nos corredores do segundo andar não havia sinais de tiros, só dentro das celas, o que reforça

a teoria da acusação de que os presos foram massacrados, e rebate a alegação da defesa de que os policiais foram recebidos a tiros pelos detentos. “Vi uma mancha escura descendo pelas escadas, depois notei que era sangue e me perguntei: como poderia haver um rio de sangue? Foi quando vi um mar de cadáveres e contei noventa amontoados”, descreveu Negrini Neto. A promotoria tinha Policiais são acusados da morte de 73 presos planejado chamar outras sete testemunhas, mas só apresentou a declaração de dois sobreviventes e do ex-diretor de disciplina, em vídeos gravados na primeira fase há três meses. A primeira das quatro fases do julgamento terminou em 21 de abril com a condenação a 156 anos de prima menina de três anos morreu, são para cada um dos 23 policiais sete pessoas ficaram feridas e acusados pela morte de treze presos várias casas foram destruídas na terque estavam em celas e corredores. O ça-feira após o alagamento causado motim realizado pelos detentos do pelo rompimento de uma adutora em pavilhão nove desencadeou a mais Campo Grande, no Rio de Janeiro. A sangrenta repressão policial da hisruptura do encanamento por volta tória do país. das 10h (horário de Londres) gerou A penitenciária, então a maior de um jato de água de alta pressão, que São Paulo, era considerada por oralcançou uma distância de cerca de 20 ganizações humanitárias como o metros e atingiu diversas casas do melhor exemplo das deficiências do bairro localizado na zona oeste do sistema penitenciário do Brasil por Rio de Janeiro. seu alto grau de aglomeração. O O jato derrubou vários muros e inuncomplexo penitenciário foi desativadou rapidamente todo quarteirão, fado e transformado em um parque com biblioteca.

Rompimento de adutora mata criança e inunda casas no Rio de Janeiro U

zendo com que os moradores saíssem correndo de suas casas, além de arrastar vários veículos. Algumas pessoas que tiveram que abandonar suas casas disseram que a água chegou a subir quase dois metros dentro das construções, por isso que todos os móveis, eletrodomésticos e demais pertences foram perdidos. Uma criança chamada Isabela Severo dos Santos, que vivia em uma das casas mais afetadas, foi socorrida e levada para um hospital próximo da região, mas não resistiu e acabou

Lobão anuncia investimento de R$ 1 bi em projetos de energia

O

ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, anunciou na segunda-feira um investimento de R$ 1 bilhão para projetos de energia nos próximos dez anos, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Lobão participou de um debate em São Paulo, no qual foram discutidos temas relacionados às energias renováveis e eficiência energética, organizado pelo grupo de líderes empresariais Lide.

O ministro destacou a rica matriz energética do país, com a ampla presença de hidrelétricas e crescimento da produção de biocombustíveis. No último ano foram produzidos cerca de 23 bilhões de litros de biocombustíveis e para 2014 a expectativa é de um aumento de 11% na produção, chegando a 26 bilhões de litros, afirmou Lobão. O ministro assinalou que os fundos setoriais têm recursos para pagar indenizações a empresas do setor elétrico,

morrendo por conta da quantidade de água em seus pulmões. O secretário municipal de Defesa Civil, Marcio Motta, informou que as autoridades evacuaram pelo menos três quadras de forma preventiva e que os bombeiros tiveram que utilizar botes salva-vidas para resgatar algumas pessoas que ficaram isoladas. A companhia de fornecimento de água, que demorou mais de uma hora para fechar o registro, informou que uma ampla região ficará sem fornecimento de água durante o tempo necessário para o reparo do encanamento

determinadas pelo projeto de adiantamento de renovações de concessões de geração e transmissão de energia. O governo brasileiro modificou a proposta que limitava os lucros das empresas nos próximos 30 anos de concessão por meio de medida provisória publicada em novembro. A partir de janeiro de 2013 foram renovadas algumas licitações com condições diferentes para reduzir o custo do serviço pago pelos usuários. “Para os fundos setoriais que eventualmente não tenham recursos, temos então o Tesouro Nacional para honrar as indenizações do governo com as empresas”, declarou Lobão.


01 a 07 de agosto de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

7

Brasil

O

desaparecimento do ajudante de pedreiro Amarildo Souza, morador da Rocinha que desapareceu em 14 de julho, após ter sido levado para uma averiguação por policiais militares, foi lembrado na quarta-feira em ato simbólico na Praia de Copacabana, na zona sul da cidade do Rio. Integrantes da organização não governamental Rio de Paz fincaram na areia dez manequins cobertos por um tecido branco simbolizando os desaparecimentos registrados pela Polícia Civil no estado e que ainda não foram solucionados. Entre eles, está o de Amarildo. “O Rio está cheio de cemitérios clandestinos. São pessoas que jamais retornaram para suas famílias. Isso nos envergonha e nos entristece muito por saber que jamais esses familiares poderão ver seus entes queridos de novo”, disse o presidente do Rio de Paz, Antônio Car-

los Costa. Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), foram registrados quase 35 mil desaparecimentos de janeiro de 2007 a maio deste ano. A esposa, filhos e parentes de Amarildo eram esperados no ato em Copacabana, no entanto, ficaram muito abalados com a notícia de que um corpo foi encontrado na Rocinha, na noite de terça-feira. A Polícia Civil, no entanto, informou que o corpo era de uma mulher. O caso, que era investigado pela 15º Delegacia de Polícia (Gávea), foi encaminhado para a Delegacia de Homicídios (DH). Ao longo do dia estava prevista a coleta de material genético (DNA) de um dos filhos de Amarildo para comparação com marcas de sangue encontradas no banco de trás de uma das viaturas da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), para onde o pedreiro foi levada no dia em que sumiu. Durante evento no Complexo do Ale-

Câmara deverá votar minirreforma eleitoral na segunda quinzena de agosto

A

minirreforma eleitoral que prevê algumas alterações no sistema eleitoral brasileiro para vigorar já nas eleições do ano que vem deverá ser votada na segunda quinzena de agosto. A previsão é do coordenador do Grupo de Trabalho da Nova Lei Eleitoral, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP). O parlamentar está trabalhando para buscar acordo que viabilize a aprovação da proposta.

O projeto da minirreforma eleitoral está tramitando em regime de urgência e poderá ser colocado em votação logo após a apreciação das medidas provisórias que estão trancando a pauta de votações da Câmara. De acordo com Vaccarezza, a proposta visa a tornar as eleições mais democráticas, transparentes e mais compreensíveis e fiscalizáveis. Segundo o petista, a proposta tem três pontos “muito importantes”,

Dilma anuncia R$ 8 bilhões para mobilidade urbana em SP

A

presidenta Dilma Rousseff e o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, anunciam na quarta-feira na capital paulista a destinação de R$ 8 bilhões de recursos para mobilidade urbana. “É a primeira vez que anunciamos de forma concentrada esse montante de recursos. E anunciamos a possibilidade de essas obras ocorrerem em curto prazo”, destacou a presidenta. Haddad ressaltou a importância da parceria com o governo federal. “Testemunhei o esforço em feito pela Federação em proveito dos investimentos necessários para melhoria das condições de vida da população e das cidades, contemplando estados e municí-

pios com muitos investimentos”. De acordo com o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, serão destinados R$ 3 bilhões exclusivamente para corredores de ônibus e terminais de integração. Além disso, será R$ 1,4 bilhão para drenagem, R$ 2,2 bilhões para recuperação de mananciais e R$ 1,5 bilhão para construção de moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida. Segundo Haddad, é difícil investir porque há obstáculos institucionais, leis, órgãos de controle e ritos que devem ser seguidos. “A maior frustração é anunciar um empreendimento e não vê-lo se realizar. O maior desafio hoje

Tânia Rêgo/ABr

Ato simbólico em Copacabana lembra desaparecimento do pedreiro Amarildo

Ato ocorreu na manhã de quarta-feira

mão, o secretário de Segurança Pública José Mariano Beltrame disse que o encaminhamento do caso para a Delegacia de Homicídios vai facilitar o esclarecimento do caso. “Todos

como a regra que impede que um candidato renuncie à disputa a menos de 20 dias do pleito. “Atualmente, um candidato pode, no sábado anterior à votação, colocar outra pessoa para ser votada. Pela proposta, o prazo para o candidato deixar de concorrer a uma eleição será o suficiente para que o Tribunal Superior Eleitoral mude a imagem na urna”, explicou. Outra medida considerada importante por Vaccarezza é a que determina nova eleição caso o eleito seja cassado por processo eleitoral. Atualmente, quando há cassação do mandato do chefe do Executivo, o segundo colocado na eleição assume o cargo. “O segundo colocado

pra a administração pública é colocar os interesses os cidadãos acima dos interesses partidários, deixar divergências do período eleitoral”, disse. “Fizemos parcerias com o governo do Estado e estamos anunciando aqui talvez o maior pacote de medidas na área de mobilidade urbana”, completou. O prefeito disse ainda ser um erro acreditar que por São Paulo ser uma cidade de grandes dimensões e de importância para ao país não precisa de investimentos ou parcerias. “O maior equívoco do passado foi acreditar que nossa grandeza nos dava a possibilidade de isolamento. Temos que nos alinhar, buscar parceria para crescer ainda mais, porque o sucesso de São Paulo faz parte do sucesso do Brasil e vice-versa.”

os homicídios ocorridos na Rocinha, desde a existência da UPP, a DH (Delegacia de Homicídios) investigou e elucidou. E vai elucidar esse também”, garantiu Beltrame.

Até agora, a Polícia Civil avaliou imagens de câmeras instaladas na UPP da Rocinha e os GPS das viaturas da polícia, na busca por pistas que levem ao paradeiro de Amarildo.

na disputa não foi eleito e não pode assumir o mandato. Propomos que seja feita uma nova eleição para que a população decida quem deve assumir o cargo”. O texto a ser votado também estabelece, segundo o parlamentar, que no caso da prestação de contas dos candidatos só serão aceitos comprovantes com fonte identificada com nome, CPF, ou nota fiscal eletrônica.

Outra mudança na reforma eleitoral constante do texto a ser votado é a regulamentação e legalização da pré-campanha. “Atualmente, não há uma regulamentação específica. Muitas atitudes são consideradas pré-campanhas. Vai haver a legalização. Apesar disso, os candidatos não poderão pedir votos abertamente, arrecadar fundos, nem fazer atos públicos – como comícios”, explicou Vaccarezza.


01 a 07 de agosto de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

8

Brasil

Acordo coletivo das domésticas garante piso de R$ 755 em São Paulo Agência Brasil

Acordo passa a valer no dia 26 de agosto

O

primeiro acordo coletivo para empregados domésticos no país garante piso de R$ 755 para a categoria em São Paulo. O documento, assinado na semana passada entre a Federação das Empregadas e Trabalhadores Domésticos do Estado de São Paulo e o Sindicato dos Empregadores Domésticos do Estado de São Paulo, passa a valer no dia 26 de agosto. É o primeiro após a entrada em vigor da Emenda à Constituição 72, que assegurou aos doméstimos direitos trabalhistas semelhantes aos empregados em outros setores. Para os domésticos que moram no serviço, o vencimento-base chega a R$ 1,2 mil. Os maiores salários serão pagos aos trabalhadores que pernoitam no local e o piso aumenta de acordo com o tipo de trabalho. O salário das babás varia entre R$ 1,6 mil (para cuidar de uma criança) e R$ 2 mil (duas ou mais crianças). Copeiras e cozinheiras rece-

berão R$ 2 mil, enquanto cuidadores de idosos terão piso salarial de R$ 2,3 mil. O maior vencimento será o de governanta, que alcança R$ 5 mil. A assistente jurídica da federação, Camila Ferrari, explica que o acordo só não é válido para diaristas, tendo em vista que elas trabalham menos do que três dias por semana em uma mesma residência. Ao todo, 26 municípios paulistas, que compõem a área de atuação da federação, foram contemplados pela negociação. Segundo a advogada Margareth Galvão, que representa os pa-

trões, outros sindicatos manifestaram interesse em participar da convenção. Camila Ferrari calcula que existam cerca de 700 mil trabalhadores domésticos na Grande São Paulo. Ela acredita que o acordo minimiza o risco de demissões no setor, pois é resultado de um diálogo entre empregadores e funcionários. A advogada do sindicato dos empregadores reforçou que o “objetivo não foi onerar o patrão. Não foi criar mais e mais atritos. O objetivo dessa convenção coletiva foi harmonizar a relação”, disse.

Desligamento da TV analógica deve ser testado antes de 2015 O

Ministério das Comunicações deverá fazer dois projetos pilotos para testar o desligamento do sistema analógico de televisão, previsto para começar no início de 2015. Segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, ainda serão definidas as localidades para o teste. Portaria deve ser publicada ainda nesta semana “Vamos ter que definir com o setor e com as localidades gundo o ministro. De acordo com para fazer o teste, para ver se a Bernardo, o escalonamento terá cidade está preparada, se tem te- início nas regiões metropolitanas levisão digital tanto para trans- e será mensal, e deve começar por missão como para recepção”, São Paulo, que foi a primeira cidisse o ministro. O decreto que dade que recebeu o sinal da TV determina o início do desliga- digital no país. mento do sinal analógico a partir O ministro disse que ainda não há de 2015 foi publicado no Diário uma definição da equipe econômica do governo sobre a forma de Oficial da União. O calendário de desligamento da incentivos para a compra de teleTV analógica, que será substituí- visores digitais, mas garantiu que da pela digital, deve ser definido o governo dará subsídio. “Temos por uma portaria, que deve ser até o fim do ano para decidir, porpublicada ainda nesta semana ou que isso vai ser executado só no no início da semana que vem, se- ano que vem, mas vai ter”, disse.

Brasil conquista quatro medalhas na Olimpíada Internacional de Matemática

A equipe e as medalhas na cerimônia de premiação

C

om seis estudantes competindo, o Brasil conquistou três medalhas de prata e uma de bronze na 54ª Olimpíada Internacional de Matemática. No ranking de classificação, o Brasil ficou em 28° lugar entre os países participantes. O evento reuniu 528 competidores de 97 países em Santa Marta, na Colômbia. Nesta edição, participaram

estudantes brasileiros do ensino fundamental e médio que tiveram treinamento de um mês. Durante a competição, os jovens enfrentaram provas durante dois dias consecutivos quando resolveram problemas de matemática envolvendo álgebra, teoria dos números, análise combinatória e geometria. Os estudantes que representaram o Brasil no evento

internacional foram selecionados pela Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), competição que ocorre todos os anos nas escolas públicas e privadas do país. Para integrar a equipe, os jovens passam por um processo de seleção, que considera a colocação na disputa nacional, além dos resultados obtidos em cinco provas seletivas e de listas de exercícios que são resolvidas ao longo de seis meses. As medalhas de prata são dos estudantes Rodrigo Sanches Ângelo (SP), Rafael Miyazaki (SP) e Victor Reis (PE). Franco Severo (RJ) ficou com o bronze. Os estudantes, Alessandro Pacanowski (RJ) e Victor Bitarães (MG) receberam menção honrosa. A equipe foi liderada pelos professores, Edmilson Motta (SP) e Onofre Campos (CE).


01 a 07 de agosto de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

9

Mundo

Deputados uruguaios debatem lei sobre legalização da maconha A

Câmara dos Deputados do Uruguai iniciou na quarta-feira o debate sobre um projeto de lei que contempla legalizar o cultivo, a distribuição e a venda de maconha, o qual é alvo de polêmica e é rejeitado por seis de cada dez uruguaios. A iniciativa é impulsionada pelo presidente do país, José Mujica, como forma de combater o narcotráfico, mas gera divergências inclusive na governante coalizão de esquerda Frente Ampla, que tem a maioria em ambas as câmaras do Parlamento. O debate foi iniciado “pouco depois” das 10h (local) e espera-se que dure “muitas horas” devido à “expectativa popular” que gera, afirmaram à Agência Efe fontes parlamentares. Organizações sociais e grupos de apoio e de rejeição à legalização da maconha devem se

concentrar em frente ao Palacio Legislativo (Parlamento) para expressar a opinião com relação à iniciativa. Mujica, que em recente entrevista à Agência Efe confessou nunca ter consumido maconha, lançou a iniciativa há um ano após afirmar que a repressão contra o narcotráfico “fracassou em nível mundial” e é necessário “tentar outra coisa”. No final de 2012, o presidente ordenou “reduzir o ritmo do projeto” e pediu que seus colaboradores “eduquem o povo” explicando a ideia de combater o tráfico de drogas a partir da legalização do cultivo, da distribuição e da venda de maconha. No entanto, segundo as enquetes, as últimas delas da empresa “Numero”, 63% dos uruguaios rejeitam o projeto de lei e

Argentina congela bens dos repressores fugidos de hospital militar A

Unidade de Informação Financeira (UIF) da Argentina congelou na quarta-feira os bens de dois ex-militares condenados por crimes de lesa-humanidade que fugiram há seis dias de um hospital militar de Buenos Aires, informou a instituição. Segundo detalhou a UIF em comunicado, o organismo realizou “o congelamento administrativo de bens e dinheiro” do ex-major Jorge Olivera e o ex-primeiro-tenente Gustavo de Marchi, com o objetivo de “conseguir sua imobilização finan-

ceira e facilitar sua detenção imediata”. Olivera, condenado na província de San Juan à prisão perpétua por crimes de lesa-humanidade, e De Marchi, condenado a 25 anos, escaparam em 25 de julho do hospital militar central de Buenos Aires, para onde haviam sido levados para receber atendimento médico. O ex-major, que era chefe de inteligência, esteve envolvido no sequestro e desaparecimento da modelo franco-argentina Marie Anne Erize Tiseau, em outu-

Morre aos 98 anos Fernando Alonso, pai do balé em Cuba

O

ex-bailarino, professor e fundador da Escola Cubana de Balé, Fernando Alonso, morreu no sábado em Havana, aos 98 anos, informou a televisão estatal. A causa de sua morte não foi revelada. O funeral vai ser realizado de hoje até domingo no Teatro Nacional de Cuba. Em seguida, Alonso será enterrado no cemitério Colón, em Havana. A emissora disse que Alonso foi “mestre de gerações de dançarinos” na ilha

e no mundo e criador do que se conhece como “método ou escola cubana de balé para o ensino do balé clássico”. Nascido em Havana em 27 de dezembro de 1914, Alonso estreou em 1937 como dançarino na Companhia Mordking Balé. Ao lado de sua mulher, a também dançarina Alicia Alonso, em 1948 fundou o Balé Alicia Alonso, que depois se transformaria no Balé Nacio-

apenas 26% aprovam. A iniciativa contempla a legalização da compra e venda e o cultivo de até seis plantas de maconha, ao mesmo tempo em que cria um órgão público que será encarregado de regular desde a importação de sementes à distribuição e venda, apesar de descartar que o Estado seja encarregado direto da produção. Os consumidores poderão se registrar perante o órgão e comprar até 40 gramas mensais de maconha em farmácias especiais. Apesar de contar com 50 deputados sobre um total de 99, um dos legisladores governistas, Darío Pérez, foi especialmente crítico ao projeto e não se sabe se apoiará a iniciativa. Seu voto é decisivo para aprovar o projeto que, caso seja aprovado pelos deputados, passará depois ao Senado.

bro de 1976. O governo ofereceu uma recompensa de 2 milhões de pesos (cerca de R$ 826 mil) “às pessoas que fornecerem dados úteis que sejam determinantes para a detenção”. Por causa da fuga, os ministérios argentinos de Justiça, Defesa e Saúde decidiram criar uma comissão médica para investigar os antecedentes de saúde dos acusados, processados ou condenados por crimes de lesa-humanidade cometidos durante a última ditadura (1976-1983). Além disso, o governo argentino proibiu que os ex-militares condenados ou processados com prisão preventiva sejam internados ou recebam atendimento ambulatorial em hospitais das forças armadas. De Marchi e Olivera foram condenados no início de julho no primeiro julgamento por crimes de lesa-humanidade cometidos durante a última ditadura na província de San Juan, no oeste argentino.

nal de Cuba, companhia que dirigiu até 1975. Alonso também foi fundador e diretor da Escola Nacional de Balé e do Balé de Camaguey, grupo que liderou de 1975 até 1992, quando passou a dirigir a Companhia Nacional de Dança do México. Sua biografia profissional inclui classes e testes em países como Rússia, Estados Unidos, Bulgária, Argentina, Brasil, México, Uruguai, Venezuela, Colômbia, Peru e China. No ano 2000, foi agraciado com o Prêmio Nacional da Dança em Cuba e, entre outros reconhecimentos, recebeu em 2008, no Teatro Bolshoi, em Moscou, o prêmio “Benois da danse”, considerado o Oscar da dança.

Projeto é apoiado pelo presidente José Mujica

Renovado Governo português supera voto de confiança no Parlamento

A

renovada coalizão conservadora que governa Portugal superou na terça-feira, como se esperava, uma moção de confiança no Parlamento com o apoio de sua maioria absoluta e duros ataques da esquerda às políticas de austeridade. A moção foi aprovada pelo Partido Social Democrata (PSD) e seus parceiros democratas-cristãos do Centro Democrático Social Partido Popular (CDS-PP), que somam 132 dos 230

deputados, e a rejeição de toda a oposição, incluídos os socialistas (PS), que lideram as pesquisas de opinião e têm 74 parlamentares. A votação fecha a crise do governo liderado por Pedro Passos Coelho aberta há 30 dias com duas renúncias de ministros por desavenças no seio do Executivo. Em seguida, houve uma fracassada tentativa de pacto de “salvação nacional” com os socialistas e uma reforma ministerial.


01 a 07 de agosto de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

10

Mundo Senado dos EUA confirma James Comey como diretor do FBI

O

Senado dos Estados Unidos confirmou na segunda-feira, por arrasadora maioria, James Comey como novo diretor do Birô Federal de Investigação (FBI) para os próximos dez anos em substituição de Robert Müller. A aprovação aconteceu por 93 votos a favor e um contra e após o atraso provocado pelo senador Rand Paul, um republicano contrário aos controles do governo, que protestava pelos programas de aviões não tripulados em nível doméstico. O presidente dos EUA, Barack Obama, nomeou no mês passado James Comey, subsecretário de Justiça durante o governo de George W. Bush e que contava com um grande apoio dentro das fileiras da oposição. Obama comemorou a “arrasadora maioria bipartidária” na confirmação de Comey, a quem descreveu como um “líder natural

de inquestionável integridade”. “O FBI estará em boas mãos mesmo depois que eu deixar a presidência”, afirmou o presidente americano. Comey, de 52 anos, disse durante suas audiências de confirmação que seu objetivo será transformar o FBI “tanto em uma agência de inteligência como em uma agência que combate o crime” e pôr o foco em “ameaças de ciberespionagem e ciberterrorismo”. O novo diretor do FBI se opôs em 2004, quando era Secretário de Justiça interino, a aumentar os controles sobre ligações telefônicas e comunicações eletrônicas dentro dos Estados Unidos realizadas pela Agência de Segurança Nacional (NSA). Apesar do apoio a Comey tanto na bancada democrata como republicana, sua confirmação atrasou mais de um mês devido ao protesto do senador Paul, o único que votou contra.

Governo do Camboja confirma maioria absoluta nas eleições

O

Governo do Camboja confirmou na madrugada de segunda-feira sua vitória nas eleições gerais, realizadas na véspera, nas quais cedeu mais de duas dezenas de cadeiras para a oposição, enquanto os observadores internacionais denunciam um elevado número de irregularidades. Vários portais governamentais reproduziram os dados divulgados ontem pelo ministro da Informação, Khieu Kanarith, em sua página do Facebook e que dão 68 cadeiras ao gover-

nante Partido do Povo do Camboja (PPC) frente às 55 obtidas pelo Partido para o Resgate Nacional do Camboja (PRNC). O Comitê Nacional Eleitoral ainda não publicou os resultados oficiais nem deu números de participação na eleição, para as quais foram convocadas 9,6 milhões de pessoas. A organização local Comitê para Eleições Livres e Justas disse que a participação foi de 69%, a mais baixa em 20 anos, e seis pontos abaixo do pleito de 2008.

Presidente da Irlanda sanciona nova lei do aborto

O

presidente da República da Irlanda, Michael D. Higgins, sancionou na terça-feira a nova lei do aborto, que legaliza a interrupção de uma gravidez quando a vida da mãe correr perigo, o que inclui a ameaça de suicídio. Após analisar o documento por uma semana, o presidente, cujo cargo é principalmente representativo, protocolou a primeira lei do aborto do país, majoritariamente católico, desde sua fundação em 1921. Durante o processo, Higgins contou com a assistência do Conselho de Estado, composto, entre outros, por ex-primeiros-ministros, ex-presidentes e membros do judiciário. Todas as partes concordaram que a chamada Lei de Proteção da Vida Durante a Gravidez 2013 cumpre com os conteúdos da Constituição, que defende o direito à vida tanto da mãe como do nascituro. Em dúvida sobre sua constitucionalidade, o presidente, um histórico do Partido Trabalhista, pode ter enviado o texto ao Tribunal Supremo para submetê-lo a um exame, o que teria atrasado significativamente sua entrada em vigor. A lei redigida pelo governo de coalizão entre conservadores e trabalhistas permite o aborto quando a vida da mãe correr risco “real e substancial”, o que inclui também a ameaça de suicídio. Os críticos, no entanto, consideram que o texto é um dos mais restritivos da Europa, pois proíbe, por exemplo, a interrupção da gravidez em casos de estupro ou quando o feto tiver anomalias. Durante décadas, o aborto foi ilegal no país, exceto quando a vida da mãe corria risco, mas era apenas vagamente contemplado na Constituição e estava, além disso, sujeito à interpretação dos médicos, que normalmente se negavam

Michael D. Higgins protocolou a primeira lei de aborto do país

a interromper gravidezes por medo de consequências legais ou por convicções religiosas. A nova lei estabelece com mais clareza em quais casos será autorizada a interrupção da gravidez quando a vida da mãe estiver em perigo e inclui a controversa cláusula do suicídio, o que, segundo os setores mais conservadores, abrirá a porta aos “abortos à carta”. Ainda com essas restrições, o governo espera que a mortalidade entre mulheres caia. A cada ano, quase 4 mil delas, segundo dados oficiais, viajam para o Reino Unido para se submeter a um aborto.

Al Qaeda assume autoria dos ataques que causaram 47 mortes no Iraque

O

grupo Estado Islâmico do Iraque, ligado à Al Qaeda, assumiu na terça-feira a autoria dos ataques que, ao longo de segunda-feira, causaram pelo menos 47 mortos e mais de 200 feridos em diferentes pontos do país. Em um comunicado divulgado em sites islamitas, o grupo explicou que seus membros desenvolveram atentados simultâneos contra edifícios do governo, delegacias da polícia e sedes militares. A nota ressalta que os alvos dos atentados foram escolhidos “com

profissionalismo e precisão”, acrescentando que mais detalhes dos ataques serão divulgados mais tarde. Vários carros-bomba e artefatos explodiram ontem em Bagdá, a maioria em zonas de maioria xiita. Somente na capital, 11 veículos explodiram em diferentes zonas de maioria xiita, com 26 mortos e 130 feridos, quase todos civis, segundo fontes policiais. A violência de segunda não castigou somente Bagdá, já que um atentado na cidade de Al Kut, a cerca de 150 quilômetros ao sul da

A medida foi tomada após casos como o de Savita Halappanavar, a indiana que morreu em um hospital irlandês, depois que lhe negaram um aborto apesar de sua gravidez de risco. Savita, de 31 anos e grávida de 17 semanas, morreu em 28 de outubro de 2012 de septicemia em um hospital de Galway (oeste da Irlanda), depois que os médicos se negaram a realizar um aborto após alegar que estava em um “país católico” e que a lei impedia o procedimento enquanto o coração do feto batesse, apesar do estado da mulher piorar.

capital, causou oito mortos e 40 feridos. Também explodiram dois veículos na província meridional de Muthana, onde morreram seis pessoas e 22 ficaram feridas, e outro na cidade de Basra, que ocasionou mais duas mortes e oito feridos. Além disso, quatro policiais morreram pela explosão de uma bomba no oeste da cidade de Biji, na província de Salah ad-Din, e um oficial da polícia morreu após a explosão de uma bomba na cidade de Ramadi, capital da província ocidental de Al-Anbar. O Iraque vive atualmente uma onda de violência com vários atentados, especialmente contra as forças da ordem e xiitas, que se intensificaram desde o começo do mês sagrado muçulmano do Ramadã, iniciado no último dia 10 de julho.


01 a 07 de agosto de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

11

Mundo

“Quero morrer”, dizia condutor do trem que deixou 79 mortos na Espanha

Q

uero morrer, não quero ver isso”, disse logo após ser resgatado José Francisco Garzón, o condutor do trem que descarrilou na última quarta-feira na cidade de Santiago de Compostela, no noroeste da Espanha, provocando a morte de 79 pessoas e deixando mais de cem feridos. Evaristo Iglesias, um morador de Angrois, em Santiago de Compostela, ajudou a socorrer o maquinista logo depois do acidente e declarou à Agência Efe que estas foram as primeiras palavras de Garzón ao ser retirado. O maquinista confessou ao juiz res-

ponsável pelo caso, Luis Aláez, que estava desnorteado a ponto de não saber onde se encontrava e em que ponto deveria frear, revelaram fontes da investigação. Técnicos ainda trabalharam na perícia e acreditam que até o fim de semana vão ser divulgadas as circunstâncias concretas do acidente. Garzón, que tem 79 acusações de homicídio e mais de uma centena por lesão corporal, todos elas por imprudência profissional, confessou que achou que não estava no ponto do percurso onde descarrilou e que, quando quis frear, “chegou a fazê-

-lo”, mas já era tarde demais. Evaristo Iglesias estava em sua casa, a cerca de 20 metros da linha do trem, e contou que acompanhou o maquinista “por 30 ou 40 metros” e que ele “estava com o rosto ensanguentado e só repetia que queria morrer, que não queria ver aquilo, e que teria sido melhor se tivesse sido ele”. Evaristo também lembrou que Garzón reconheceu “que estava em excesso de velocidade” e “que tinha que tê-la reduzido”. Sua lembrança mais recorrente, confessa, são as pessoas, “gente morta, gente ferida, gente de todas as maneiras”.

Confirmada morte de segundo cidadão brasileiro

Veículo estaria acima da velocidade permitida

Itália se despede das vítimas do acidente de ônibus do último domingo

C

om um funeral realizado no ginásio de esportes da cidade de Pozzuoli, o qual contou com a presença do primeiro-ministro Enrico Letta, a Itália se despediu na terça-feira das 38 vítimas do trágico acidente do último domingo, quando um ônibus despencou de um viaduto na estrada A16, que une as comunas de Bari e Nápoles. A cerimônia fúnebre começou com a leitura dos nomes das 38 vítimas - a mais jovem uma menina de 16 anos -, todos eles familiares e amigos de moradores da região que eram acostumados a realizar excursões juntos. Centenas de pessoas encheram o ginásio de esportes de Pozzuoli, cidade

da província de Nápoles, para dar adeus a seus vizinhos, enquanto os parentes das vítimas se sentaram ao redor dos 38 caixões. Além do presidente de governo, o funeral, oficiado pelo bispo de Pozzuoli, Gennaro Pascarella, contou com a presença da ministra de Agricultura, Nunzia De Girolamo; o delegado do Governo de Nápoles, Stefano Caldoro, e representantes de vários partidos políticos. De acordo com as autoridades locais, as investigações já foram iniciadas para esclarecer as causas do acidente. Na ocasião, antes de cair de uma altura de 30 metros, o ônibus chegou a bater em alguns veículos e a colidir

com o muro protetor. As primeiras hipóteses apontam uma possível falha nos sistema de freios ou, inclusive, o estouro de um dos pneus. No entanto, as conclusões só serão anunciadas após os depoimentos das testemunhas (sobreviventes) e as analises dos peritos, já que o motorista do ônibus morreu no acidente. Segundo a imprensa local, que cita testemunhas, o ônibus estava seguia fora de controle por mais de um quilômetro e já tinha perdido algumas peças na tentativa do motorista frear o veículo com batidas no muro de proteção da pista. O acidente, além das 38 vítimas, deixou mais dez pessoas feridas, alguns deles ainda em estado grave, incluindo duas crianças: uma menina de aproximadamente três anos, que teve que ser operada por causa de uma fratura craniana e terá que ser submetida a uma nova operação nas próximas horas, e um menino dessa mesma idade.

O governo brasileiro confirmou na segunda-feira que houve um segundo cidadão do país entre os 79 mortos no acidente de trem da última semana nas imediações da cidade de Santiago de Compostela, na Espanha. Como a outra vítima, sobre a qual o governo informou em 26 de julho, o cidadão tinha dupla nacionalidade e vivia na Espanha com sua família, disse à Agência Efe um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores. O consulado do Brasil em Madri entrou em contato com a família, mas esta “disse que não precisava de ajuda”, explicou a fonte. A família pediu

ao governo que não divulgue nenhum dado da vítima, acrescentou o porta-voz. A maior parte dos 79 mortos é de espanhóis, mas também houve, além de brasileiros, vítimas de países como Estados Unidos, México e Itália. O acidente deixou mais de 150 feridos. Na segunda-feira foi realizado um funeral de diversas das vítimas, assistido pelo príncipe Felipe de Bourbon, herdeiro da Coroa espanhola, acompanhado de sua esposa, a princesa Letizia, e o presidente do Governo espanhol, Mariano Rajoy; entre outras autoridades.

Grupo Anonymous invade 14 sites do partido governista da Nova Zelândia O grupo Anonymous desabilitou 14 sites do Partido Nacional, que governa a Nova Zelândia, incluindo a do primeiro-ministro John Key, em protesto por seus planos de ampliar a vigilância do Estado sobre a população, informam na terça-feira a imprensa local. Anonymous reivindicou a autoria do ataque em um vídeo postado em YouTube e advertiu que manterá os sites “sequestrados” enquanto o governo não retirar seu projeto e se desculpar perante todos os neozelandeses que afetou. O Executivo quer ampliar o poder do Escritório Governamental de Segurança nas Comunicações (GCSB) a todos os cidadãos do país, em vez de apenas aos estrangeiros. “É um comportamento muito infantil, do meu ponto de vista”, indicou o líder neoze-

landês, que definiu a ação como “ilegal”, segundo a rede de televisão “TVNZ”. Outros membros do governo se mostraram divididos sobre como responder ao ataque do Anonymous. O ministro de Finanças, Bill English, tomou a ação como uma forma legítima de expressão porque não eram páginas importantes, segundo o jornal “The New Zealand Herald”. Por sua vez, o programador alemão e fundador do extinto portal Megaupload, Kim Dotcom, pediu ao Anonymous que suspenda os ataques. “Querido Anonymous NZ, hackear os sites do Partido Nacional só está dando a John Key uma nova desculpa para aprovar o projeto de lei de GCSB”, postou Dotcom hoje no Twitter.


01 a 07 de agosto de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

12

Turismo

Porto: para se empanturrar de beleza, cultura e história

Vista noturna

Redação Brazilian News

Q

uem vai até Portugal certamente não vai perder as belezas do Porto. Eleita pela Lonely Planet como o melhor dos 10 destinos de férias de eleição na Europa, o local é imperdível, independentemente do seu gosto. Situada no noroeste da Península Ibérica, a cidade tem população de 237.584 habitantes. A Grande Porto, no entanto, reúne mais de um milhão de habitantes. É a segunda maior região

metropolitana do país, perdendo apenas para a capital Lisboa. Conhecida como a Cidade Invicta, a cidade deu o nome a Portugal – desde muito cedo (c. 200 a.C.), quando se designava de Portus Cale, vindo mais tarde a tornar-se a capital do Condado Portucalense. Para completar, é conhecida mundialmente pelo vinho, pelas pontes e arquitetura contemporânea e antiga, pelo centro histórico (classificado como Património Mundial pela UNESCO), e pela sua gastronomia.

Como pontos turísticos, destacam-se a Torre dos Clérigos, da autoria de Nasoni, e a Fundação de Serralves, um museu de arte contemporânea. O Centro Histórico é Patrimônio da Humanidade, classificado pela UNESCO. A Foz é outra zona altamente turística, por muitos considerada a mais bela zona da cidade, onde se pode desfrutar da beleza do Oceano Atlântico conjugada com um belíssimo e romântico passeio Continua na próxima página

Vinhedos no rio Douro

Centro histórico


01 a 07 de agosto de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

13

Turismo Torre dos Clérigos

Vista do rio Douro Casa da música

Vem da página 12

marítimo. Foi capital europeia da cultura em 2001. Em 2004, quando o país sediou a Euro, recebeu vários jogos. Para quem gosta de arquitetura, o Mercado do Bolhão é um símbolo comércio tradicional, onde se encontram as famosas vendedeiras do Mercado, características da cidade. O conjunto histórico classificado pela UNESCO é um dos pontos turísticos mais visitados do local, onde se podem encontrar diversos pontos de comércio, praças e edifícios históricos, que estão na origem da cidade, como a Sé Catedral. A culinária da cidade não pode passar em branco. Vários pratos da tradicional culinária portuguesa tiveram origem na cidade. O prato típico por excelência da cidade são as Tri-

pas à moda do Porto, prato histórico e que remonta à altura dos descobrimentos portugueses, e que pode ser encontrado em muitos dos restaurantes da cidade. O Bacalhau à Gomes de Sá é outro prato típico nascido no Porto e popular em Portugal. A francesinha é, da culinária recente, o prato mais famoso, e consiste numa sanduíche recheada com várias carnes (normalmente carne de vaca, linguiça, salsicha fresca e fiambre) e coberta com queijo e um molho especial (molho de francesinha).O célebre caldo verde, é também um prato portuense. A bebida que tem o nome da cidade é o vinho do Porto, é produzido na região vitivinícola do Alto Douro (a mais antiga região demarcada do mundo). O vinho do Porto é exportado internacionalmente a partir das caves que se situam na margem esBarco rabelo no rio Douro

Estação de São Bento

querda do rio Douro, em Vila Nova de Gaia.

Entretenimento Além de belas paisagens, boa comida e boa bebida, a cidade ainda conta com mais de 10 mil eventos anuais, desde concertos, passando por teatros, exposições e festas numa das várias discotecas e bares da cidade. Entre os diversos museus da cidade, destaca-se o Museu de Arte Contemporânea, um dos museus mais visitados do país, onde obras de arte de vários artistas contemporâneos são, também, expostas, ao lado da flora típica da região norte de Portugal no envolvente Parque de Serralves.

Partindo de Londres A maneira mais fácil e rápida de chegar até o Porto, saindo de Londres, é de avião. Pelo menos três companhias aéreas realizam o trajeto, que leva aproximadamente 2h20.


01 a 07 de agosto de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

14

Meio Ambiente

Terremotos podem estar agravando aquecimento global ao provocar a liberação de metano Fabiano Ávila Instituto Carbono Brasil www.institutocarbonobrasil.org.br

U

m estudo publicado no periódico Nature Geoscience preocupa ao afirmar que é necessário levar em conta nos modelos climáticos uma nova fonte de gases do efeito estufa: o metano liberado por terremotos. Pesquisadores liderados por David Fischer, da Universidade de Bremen, analisaram núcleos de sedimentos retirados de dois locais do mar da Arábia e perceberam que uma grande quantidade de metano teria passado por eles a partir de algum momento na metade do século XX. Observando os registros sísmicos, a equipe descobriu que um grande terremoto de magnitude 8.1 aconteceu na área em 1945. “O terremoto abriu sedimentos ricos em

gases fazendo com que o metano emergisse na superfície. No total, foram liberados mais de sete milhões de metros cúbicos”, explicou Fischer. Segundo os cientistas, há enormes quantidades de metano armazenadas em estruturas chamadas de hidratos congelados no subsolo das plataformas continentais que circundam as massas de terra do planeta. Na semana passada, outro estudo já destacava a importância de se acompanhar as emissões de metano. De acordo com seus autores, o degelo do Ártico está liberando enormes quantidades desse gás, o que pode antecipar os efeitos do aquecimento global, trazendo graves consequências para a economia mundial. O metano é 25 vezes mais potente para o aquecimento global do que o dióxido de carbono, porém tem um tempo de residência na atmosfera bem menor.

Metano é 25 vezes mais potente para o aquecimento global do que o dióxido de carbono

Rio Branco decreta estado de emergência ambiental

A

prefeitura de Rio Branco (AC) decretou na semana passada estado de emergência ambiental em decorrência da “ameaça iminente de queimadas urbanas”. De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Sílvia Brilhante, é uma medida de prevenção, para tornar mais simples a contratação de agentes ambientais temporários, caso haja necessidade. A secretária conta que o município sofre com o hábito de muitos moradores de queimar lixo e entulho. “Muitas pessoas varrem a porta da casa, o quintal, juntam as folhas e queimam. Isso é prejudicial à saúde pública, causa prejuízos urbanos e, além disso, é considerado crime ambiental”, explica. De acordo com Sílvia Brilhante, depois do período do inverno amazônico, que dura seis meses, começa o período crítico, geralmente entre julho e agosto, porém há queimadas o ano todo. Desde 2010 a prefeitura lança anualmente uma campanha de combate às queimadas urbanas, com foco educativo e reforço da fiscalização, que pode acarretar em multas de até R$ 300 por queimadas de pequeno porte.


01 a 07 de agosto de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

15

Objeto não identificado teria batido contra turbina eólica no UK

Ciência e Tecnologia

Hubble captura foto do “cometa do século” Em 28 de novembro, o cometa estará a 1,16 milhão de quilômetros acima da superfície solar

Ana Letícia da Rosa analeca@gmail.com

U

m incidente que causou grandes estragos em uma turbina eólica no condado de Lincolnshire, no Reino Unido, ainda segue sem explicação. O impacto com o objeto provocou a perda de uma pá de 20 metros e causou grandes estragos na segunda pá, em um episódio ainda não esclarecido, ocorrido em 2009. De acordo com um relato da época, do então vereador local, Robert Palmer, foi visto “algo arrendondado, uma luz branca que parecia estar pairando”. A Ecotricity, a empresa proprietária do parque eólico, classificou o estrago nas pás como “único”. Esta turbina é uma das 20 em funcionamento na localidade de Conisholme, em operação desde abril de 2008. Ufologistas da área disseram ter recebido diversos relatos de atividades na área e alguns grupos procuram por

U Impacto com o objeto provocou a perda de uma pá de 20 metros

novas evidências. Contudo, pouco tempo depois do incidente, foi proibida a busca por detritos no local. De acordo com Peter Schubel, especialista em design e fabricação de pás para turbinas eólicas, da Universidade de Nottingham, seria necessário um impacto com a força de 10 toneladas para fazer este tipo de estrago, caso a pá estivesse parada. Se ela estivesse em movimento, porém, o objeto

Como seria uma fotografia da sua aura? V

ocê já parou para pensar como seria sua foto de “corpo e alma”? Em busca de algo mais do que a simples captura do visível, o fotógrafo neozelandês Carlo Van de Roer também adicionou as suas fotografias um olhar sobre a aura ou a energia das pessoas. Para isso, ele fez uso de sensores e de uma Polaroid na tentativa de registrar a “alma” dos seus modelos e como eles estavam se sentindo no momento da foto. O resultado desse projeto está no livro “A máquina de retratos” (de uma tradução livre de “The Portrait Machine”), em que ele clicou pessoas conhecidas e familiares. A câmera usada é uma AuraCam 6000, que inclui dois sensores de mão ligados à câmera e filmes Polaroids. Resumidamente, a máquina “traduz” o campo eletromagnético de uma pessoa e o representa como um campo colorido em torno do filme. Este tipo de trabalho faz parte de um ramo chamado “Aura fotografia”,

Fotógrafo neozelandês Carlo Van de Roer fez o teste

algo relativamente novo, um tipo de fotografia do ‘espírito’. Este artifício é uma evolução de conceitos a partir de dispositivos como o do raio-X, em que uma imagem analisa e documenta aspectos “invisíveis” do corpo humano. O projeto também tem como característica o menor envolvimento possível do fotógrafo em relação ao objeto fotografado, tanto que, para fazer a imagem, é preciso apenas apertar um botão, o que im-

causador do impacto poderia ser bem menor. Ele apresentou uma explicação bem mais mundana para o mistério: “Definitivamente, não foi um pássaro. Pode ter sido gelo que foi arremessado de uma turbina nas proximidades. A maior parte das turbinas tem um sistema antigelo nas pás, mas talvez isso tenha falhado e houve formação de gelo”.

plica a mediação mínima do fotógrafo. De acordo com as cores predominantes na fotografia da alma da pessoa, é possível estabelecer algumas relações com seu chamado “estado de espírito”. Geralmente, o azul representa sentimentos, emoções e instinto; verde quer dizer crescimento, cura e abundância. O amarelo representa o otimismo, a juventude e os sonhos, enquanto laranja tem como destaque bondade, vitalidade e comunicação. Uma pessoa de aura vermelha muitas vezes é dinâmica e criativa, mas nervosa. O artista conta que “o projeto começou quando estava fazendo retratos Polaroide em Nova York... eu comecei a me interessar pela ideia de uma câmera que poderia oferecer uma imagem do caráter da pessoa fotografada ou de minha relação com ela, especialmente quando eu estava fazendo um retrato de alguém que eu conhecia”, explicou Van de Roer. *Ana Letícia da Rosa é jornalista, fez faculdade de História e trabalhou nos portais brasileiros clicrbs.com.br e band.com.br. Atualmente, é colaboradora do site History Channel do Brasil e está estudando inglês em Londres.

ma nova e espetacular foto pode nos dar a impressão de uma visão direto das profundezas do espaço do Cometa ISON, que promete uma deslumbrante passagem pelo interior do Sistema Solar no final de novembro. A imagem - que foi “costurada” juntamente com outras cinco fotos do ISON capturadas pelo Telescópio Espacial Hubble, da Nasa, no dia 30 de abril - mostra o errante e gelado corpo celeste em chamas, com estrelas brilhantes e galáxias como pano de fundo. Todas as imagens foram capturadas pelo equipamento chamado “Wide Field Camera 3 UVIS”, do Hubble. O cometa ISON segue seu caminho em direção ao Sol. No dia 28 de no-

vembro, ele estará a “apenas” 1,16 milhão de quilômetros acima da superfície solar. O cometa poderá se tornar incrivelmente brilhantes ao longo desta passagem, talvez tão luminoso quando uma lua cheia, acreditam os pesquisadores. Chamado de “cometa do século”, o ISON atrai a atenção de observadores e cientistas que acompanham com grande empolgação cada nova etapa da longa viagem deste corpo celeste até o Sol. O Hubble é apenas um dos vários instrumentos ao redor do mundo que fazem parte desta campanha coordenada de observação. Descoberto em 2012, ainda não se sabe se o ISON sobreviverá a sua passagem pelo Sol ou se algum dia voltará a passar por nós.

Vírus possui o tamanho de um mícron


01 a 07 de agosto de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

16

Saúde

Manifestações dos médicos atingem várias cidades do país

E

Médicos protestaram contra o programa do governo

Valter Campanato/ABr

m protesto contra o Programa Mais Médicos e os vetos presidenciais ao Ato Médico, profissionais médicos promoveram na terça-feira, em várias cidades do país, um dia de paralisação e manifestações. Em Brasília, no Distrito Federal, um grupo de 70 manifestantes se concentrou em frente ao Ministério da Saúde. Os médicos cobram também investimentos, da ordem de 10%, da receita bruta da União, na saúde pública. Os médicos atenderam à convocação da Federação Nacional dos Médicos (Fenam) para que terça e quarta a categoria suspendesse as atividades na rede pública, exceto nos serviços de urgência e emergência. Lilian Lauton, médica gastroenterologista da rede pública do Distrito Federal (DF), condenou o que chamou de “falta responsabilidade com a saúde pública”. “Nós somos testemunhas da falta de assistência completa. Vimos todos os dias pessoas esperando meses por uma consulta, rede sucateada, hospitais superlotados, dificuldade de insumos básicos. Médico não faz milagre”, disse. Em resposta às paralisações e às manifestações, o Ministério da Saúde voltou a defender o Programa Mais Médicos, ressaltando que ele tem o objetivo de acelerar os investimentos em infraestrutura e ampliar o número de médicos nas regiões carentes. Em nota, o ministério diz que “dos 3.511 municípios que aderiram ao Mais Médicos, 92% acessaram recursos

para expansão e melhoria da sua rede de saúde. O investimento federal em infraestrutura será R$ 15 bilhões até 2014, sendo que R$ 7,4 bilhões desse total já estão contratados”. O presidente do Sindicato dos Médicos do DF, Gutemberg Fialho, defendeu a criação de uma carreira médica

Mais de 40% dos jovens homossexuais não usam preservativos regularmente

C

erca de 42% dos jovens homossexuais do sexo masculino nem sempre usam preservativos em suas relações sexuais. O dado foi divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo com base em dados coletados durante a Parada do Orgulho LGBT (gays, lésbicas, bissexuais, transexuais, transexuais e transgêneros) deste ano, na capital paulista. “Os adolescentes conhecem o preservativo e conhecem os riscos e as questões das doenças sexualmente transmissíveis, mas o que nós temos

certeza é que conhecer o preservativo não garante o [seu] uso. E quando tem um parceiro fixo, esse é um fator importante para se deixar de usá-lo [o preservativo]”, disse Albertina Duarte Takiuti, médica e coordenadora do Programa Estadual de Saúde do Adolescente, em entrevista à Agência Brasil. Para o levantamento, a secretaria ouviu 108 jovens, de ambos os sexos biológicos, com idades entre 10 e 24 anos, e que se consideram lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros. Des-

federal, nos moldes da magistratura. Segundo ele, a medida resolve o problema da má distribuição dos médicos no Brasil, eliminando o convite a profissionais com diploma estrangeiro, sem a revalidação dele. Mohamad Bahmad, otorrinolaringologista da rede pública do DF, criticou

se total de jovens, 20% disseram que o uso da camisinha nas relações sexuais acontece de vez em quando, mas o número é maior entre os entrevistados do sexo masculino (42% do total). De acordo com o levantamento, 43,7% dos entrevistados do sexo feminino disseram nunca usar preservativos nas relações sexuais, enquanto entre os homens o percentual é 3,3%. A principal justificativa das mulheres para não usarem o preservativo é o fato delas acreditarem que sexo entre mulheres não necessita deste tipo de prevenção. Entre os homens, o principal motivo para não se usar camisinha é ter parceiro fixo. “As mulheres acreditam que nada vai acontecer. E os homens acreditam que o parceiro fixo garante a re-

a falta de diálogo com a categoria médica sobre a formulação de políticas públicas para a saúde no país. “Foram anunciadas mudanças muito drásticas, de forma autoritária e sem consulta. Foi um desrespeito. Estamos tristes, de luto, pela falta de respeito para com os médicos”, declarou.

lação sexual [sem riscos]. O parceiro fixo não garante, de forma nenhuma, a possibilidade de não se ter risco. Na verdade, a prova de confiança do parceiro fixo é uma ilusão”, disse ela. Segundo a médica, mesmo em uma relação entre duas mulheres há a necessidade do uso de preservativos ou de cautelas para se evitar a contaminação ou os riscos de se adquirir uma doença sexualmente transmissível. “É preciso desmistificar que o preservativo diminui o prazer. O preservativo é uma película tão simples que pode aumentar o prazer: o contato com a pele fica menor, prolongando o prazer. E, psicologicamente, tira o medo, o risco e a situação de vulnerabilidade. Uma pessoa que tem atividade sexual coberta de mais segurança, tem um desempenho me-

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou , por meio de nota, que “20% dos atendimentos foram interrompidos devido à paralisação dos médicos. A ausência de alguns médicos está nos padrões habituais”, declarou. Também houve paralisação do atendimento em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul. Em Belo Horizonte, capital mineira, médicos fizeram manifestação e anunciaram que amanhã também haverá paralisação e passeata. No Rio Grande do Sul, o sindicato anunciou que o movimento atingiu todo o atendimento eletivo da rede pública e que as manifestações se estenderam por todo o estado. “A mobilização nacional é um recado muito forte da categoria médica às autoridades. Assim como a baixa adesão ao Programa Mais Médicos, que não oferece a mínima garantia trabalhista ao profissional, como décimo terceiro salário, férias e carteira assinada. Ele sabe que depois de três anos estará desempregado”, disse, em nota, o presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, Paulo de Argollo Mendes. Em resposta às críticas dos médicos, o Ministério da Saúde informou ainda que a prioridade do governo é o profissional brasileiro. A chamada de médicos é uma medida de caráter transitório. O ministério ressaltou que está aberto ao diálogo com as entidades de classe e lamenta “qualquer prejuízo que as paralisações possam causar no atendimento aos pacientes”.

lhor”, disse Albertina. A pesquisa apontou que a maior parte dos entrevistados - 87% do total - acha que o público LGBT é mais vulnerável ou corre mais riscos que os heterossexuais. O principal risco apontado por eles (por 20% do total de entrevistados) foram as doenças sexualmente transmissíveis. Na capital paulista funcionam duas casas do Adolescente, que oferecem atendimento médico e psicológico a jovens entre 10 e 20 anos. Uma delas funciona em Pinheiros; a outra, em Heliópolis. Há também 21 unidades espalhadas por todo o estado. A Casa do Adolescente oferece atendimento multidisciplinar, com médicos, dentistas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos e professores.


01 a 07 de agosto de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

17

Campanha pede que imigrantes ilegais deixem o Reino Unido

U

ma campanha diferente começou na semana no Reino Unido. O governo britânico pede que imigrantes irregulares ‘vão para casa ou enfrentem a prisão’, segundo o porta-voz oficial do primeiro-ministro David Cameron. Carros com os anúncios circularam em bairros de Londres na semana passada, após críticas feitas por membros do governo ao projeto. De acordo com o porta-voz de Cameron, tem havido um “grande interesse” de imigrantes ilegais entrando em contato voluntariamente com a linha de apoio do Governo e perguntando como deixar o país. No entanto, Downing Street indicou que o Ministério do Interior não tenha efetivamente prestado quaisquer estatísticas que comprovam se o esquema está funcionando e que os funcionários apenas disseram apesas que o programa tem sido um sucesso. O porta-voz de Cameron afirmou que o primeiro-ministro discorda do ministro para Negócios, Inovação e Treinamento, Vince Cable, que chamou a

campanha de ‘estúpida e ofensiva’. De acordo com o funcionário, o Ministério do Interior britânico está ‘pensando no que pode levar adiante’ do projeto piloto realizado na capital. Questionado sobre se o primeiro-ministro concordou com a opinião do Sr. Cable o porta-voz disse: “Este plano-piloto é sobre a segmentação de pessoas que estão aqui ilegalmente e dando a oportunidade de deixar o país voluntariamente, ao invés de ser preso, detido e removido e sabemos que os regressos voluntários são a forma mais eficaz de remoção de imigrantes ilegais”. A primeira fase do projeto terminou no último domingo, com carros circulando nos bairros londrinos de Barnet, Hounslow, Barking, Dagenham, Ealing, Brent e Redbridge com os pôsteres dizendo ‘vá para casa’, que também tinham um número de telefone para o qual os imigrantes deveriam ligar para resolver detalhes da partida. Panfletos, cartazes e anúncios em jornais locais também foram veiculados na cidade. O projeto piloto custou menos de 10 mil libras, o que seria mais

Vítimas de Violência doméstica

Q

ualquer pessoa que tenha seu visto limitado para entrar ou permanecer (também conhecido como autorização temporária) no Reino Unido como o cônjuge, companheiro solteira, parceiro civil registada ou parceiro do mesmo sexo de um cidadão britânico ou pessoa presente e se estabeleceram neste país e cujo casamento ou relacionamento se rompe durante o período de estágio, como resultado da violência doméstica, pode aplicar para residencia definitiva no Reino Unido. Primeiramente: o que é violência doméstica? A violência doméstica é qualquer comportamento ameaçador, violência ou abusos entre adultos que estão ou estiveram em um relacionamento, ou entre membros da família. Ela pode afetar qualquer pessoa, independentemente do seu sexo ou sexualidade. A violência pode ser psicológica, física, sexual ou emocional. Ele pode

incluir a violência baseada na honra, mutilação genital feminina e o casamento forçado. Os requisitos básicos para ser concedido seu visto com base na violência doméstica são: - ter sido admitido anteriormente sua residência ou como cônjuge / parceiro registado civil / parceiro do mesmo sexo ou parceiro não casado de uma pessoa residente e estabelecida no Reino Unido - mostrar o seu relacionamento foi subsistente no início do tempo acima referido - provar que você foi vítima de violência doméstica e por esse motivo fez com que o relacionamento acabasse antes do término de seu visto.

PERGUNTAS E RESPOSTAS 1.Quem pode aplicar para residência definitiva como uma vítima de violência doméstica? Somente alguém que era anteriormente admitido, ou concedida licença limitada no Reino Unido como o

barato do que deportar uma pessoa, de acordo com o Ministério do Interior. O custo da deportação seria de cerca de 15 mil libras. Críticas O uso de carros com os anúncios da campanha foi amplamente criticado por setores do governo e assembleias locais. O líder da assembleia de Brent, Muhammed Butt, disse que o plano foi ‘um ato de desespero’ e que a campanha contribuiria para “fazer as pessoas se esconderem”. No domingo passado, o ministro Vince Cable disse à BBC que a campanha “era estúpida e ofensiva”. “Acho improvável que continue”, afirmou. Ele questionou se os imigrantes irregulares teriam uma “compreensão de inglês sofisticada o suficiente” para entender os cartazes à distância. “Aparentemente, (a campanha) foi pensada para criar um medo na população britânica de que tenhamos um problema sério com a imigração ilegal”, afirmou. “Nós temos um probleContinua no lado direito

cônjuge / parceiro civil / parceiro do mesmo sexo / parceiro não casado de um cidadão britânico ou uma pessoa resolvida no Reino Unido é capaz de se qualificar para a liquidação como vítima de violência doméstica.

2.Quando devo apresentar meu pedido? Seu pedido deve ser apresentado tão logo seja possível, após o termino do seu casamento, como resultado da violência doméstica. Você não precisa esperar até o fim de sua autorização de residência, o quanto antes melhor.

3.Posso me candidatar mesmo que meu visto tenha expirado? A sua residência definitiva pode ser concedida mesmo que sua aplicacão tenha sido feita “fora do tempo”, ou seja, após a data em que seu visto atual para permanecer expirar.

4.Posso aplicar fora do Reino Unido? Não. Uma pessoa só pode aplicar a residencia definitiva como a vítima de violência doméstica, enquanto eles estão presentes no Reino Unido. Para maiores informacoes entre em contato com BARAR & ASSOCIATES.

Capa ma, mas não é tão grande. É preciso lidar com ele de maneira calculada, lidando com as causas”. O Ministério do Interior, no entanto, diz que o projeto é uma alternativa a procedimentos criminais e que os bairros de Londres foram escolhidos por terem índices acima da média ou abaixo da média de retornos voluntários de imigrantes. O governo afirmou que os retornos voluntários são a maneira mais eficaz e barata de remover os imigrantes irregulares sem gastar o dinheiro do contribuinte. O porta-voz do primeiro-ministro David Cameron disse ainda que o governo esperará por informações finais a respeito do resultado do piloto para decidir se vai estender a campanha a todo o país. Don Flynn, do Migrants Rights Network, disse na segunda-feira que os

comentários de Cable foram “mais uma prova de que a exploração ansiedade pública não é o caminho simples de popularidade instantânea”, sublinhando que os caminhões percorreu áreas “onde os estrategistas eleitorais conservadores pensam que são suscetíveis a perder votos para [UK Independence Parte] UKIP”. Ele acrescentou que, ironicamente, o Home Office foi agora a tarefa de cortar as queixas contra si mesmos através de vigilância britânica, a Advertising Standards Authority. O prefeito de Londres, Boris Johnson, admitiu que a frase “poderia ter sido redigida de forma mais suave”, de acordo com uma coluna do jornal Telegraph no domingo. “Os imigrantes ilegais tenham a oportunidade de apresentar seu caso para permanecer na Grã-Bretanha”.

Patriota destaca queda do número de brasileiros barrados na Espanha

O

ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, afirmou na terça-feira que o número de cidadãos brasileiros impedidos de entrar na Espanha está em queda desde 2012, graças a uma maior e mais “eficiente” cooperação consular entre as duas nações. Patriota falou com jornalistas sobre a situação dos quatro brasileiros que não foram admitidos no aeroporto madrilenho de Barajas na segunda-feira, mas explicou que nenhum deles reunia os documentos exigidos pelas autoridades espanholas. Segundo Patriota, a cooperação consular com a Espanha, reforçada desde o ano passado para evitar

problemas com as autoridades de migração, permitiu reduzir consideravelmente o número de brasileiros barrados no país. “O número caiu de 1.402 em 2011 para 510 no ano passado e continua caindo”, afirmou o ministro, que garantiu que “não foi registrado nenhum abuso por parte das autoridades migratórias espanholas” nos últimos meses. Entre os quatro brasileiros impedidos de entrar na Espanha, um apresentou um visto português vencido, dois afirmaram que iam à Itália para trabalhar, mas não possuíam os documentos exigidos, e o último estava proibido de entrar no país por razões não divulgadas.


01 a 07 de agosto de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

18

Miscelânea

Brighton Pride

The Umbanda Temple O primeiro terreiro de umbanda em Londres, The Umbanda Temple realizará no dia 17 de agosto uma gira na praia Martello Bay (Clacton On Sea). Saíra um ônibus do terreiro que fica localizado em Whitechapel. Os interessados em participar desse evento ímpar é só entrar em contato com a casa que todas as segundas-feiras a partir das 19h realiza sessões para todos que se identificam e admiram a umbanda. Para reservar seu lugar nesta “deliciosa” viagem, entre em contato com: cct@umbandatemple.co.uk ou 07576 059 715 O valor do ônibus (ida e volta) incluindo sanduíche e bebidas não alcoólicas no trajeto custa £35. The Umbanda Temple fica localizado no Rear 0f 90 Mile End Road,

No domingo (4) alguns atores do elenco do badalado musical Thriller estarão ministrando um workshop onde ensinarão algumas das coreografias de Triller, imortalizadas pelo saudoso artista Michael Jackson. Para quem é fã do artista norte-americano esta é uma boa oportunidade para aprender alguns de seus passos “flutuantes” e deslizantes. Para participar do workshop é super simples, basta chegar no Clore Ballroom no Royal Festival Hall antes do meio dia , dar seu nome e pronto! O workshop será ministrado das 12 h às 13h e é gratuito. O Royal Festival Hall fica localizado na Belvedere Road, London SE1 8XX. Maiores informações pelo telefone: 020 7921 0888 Abraços Energéticos a querida relações públicas do Southbank Centre, Rachel Dakin.

O Brasil ou melhor o mundo ficou triste com a “partida” do grande artista Dominguinhos, mas em compensação o céu irá ficar bom demais com a chegada desse ímpar artista! Na foto nossa energética amiga, empresária do também ímpar cantor e compositor, Geraldo Azevedo e produtora da Geração Produtora, Gabriela Azevedo com o saudoso Dominguinhos. Menina de sorte essa Gabi!

Depois de muita badalação na Hyper Japan, hora de dar uma descansada, certo turminha?

FiNaIS: O “chocolate da vovó” dessa semana irá para a mais que fofa e querida amiga , a fisioterapeuta, Glenda Maria Ribeiro que completou mais um ano de vida no dia (27). Parabéns moça, muita saúde, alegria e prosperidade! “...se me der um beijo eu gosto, se me der um tapa eu brigo, se me der um grito não calo, se mandar calar mais eu falo, mas se me der a mão claro aperto, se for franco direto e aberto, tô contigo amigo e não abro...” Gonzaguinha

As belas gueixas que fizeram uma graciosa apresentação no palco principal da Hyper Japan que aconteceu no último fim de semana no Earl’s Court Exhibition Centre. Meigas, meigas.

Gilvan Cruz

D

epois da London Pride, agora chegou a vez da cidade de Brighton ficar literalmente colorida. Pois é, no sábado, dia 03, acontece a Brighton Pride naquela cidade que além de bela é considerada a queridinha dos homossexuais no Reino Unido pela gama de atividades voltadas o ano inteiro para o público homossexual. Para quem quer um dia divertido com muitas atrações, gente bonita, enfim um dia com muita diversão é melhor reservar sua passagem e correr para Brighton. Muita “curtição” para você e não se esqueça de se divertir com segurança, durex!

Michael Jackson no Southbank Centre

Marcia Moreira

tamara_oliveira@yahoo.co.uk

Tâmara Oliveira

Tâmara Oliveira

Whitechapel E1 4UN. Boa gira para todos e que Pai Oxalá nos proteja sempre!

Nossa mais bela amiga, a fisioterapeuta Glenda Maria, que completou mais um ano de vida no dia 27. Parabéns senhorita!

Gilvan Cruz

Uma das grandes atrações mirins do Hyper Japan. Vai para onde com tanto charme, gatinho?


01 a 07 de agosto de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

19

Acontece Márcio Rodrigo Delgado www.marciodelgado.com @marcio_delgado

VOLUNTARIADO Um ano após a realização dos jogos olímpicos, em Londres, o parque Queen Elizabeth II que foi utilizado para parte do evento segue a todo vapor com diversas atividades. E quem quiser ser voluntário neste verão ainda há chances. Visite www.queenelizabetholympicpark.co.uk para saber mais clicando na área ‘community’.

PRAIA

Para quem estiver com saudade das praias brasileiras basta dar um pulinho em Camden neste verão. A Roudhouse (Chalk Farm Rd - NW1 8EH) despejou 150 toneladas de areia em uma área de 900 metros quadrados em um projeto que segue até o dia 24 de agosto.

CAFE

ACOSTA

Carlos Acosta encerra a sua temporada no London Coliseum celebrando 25 anos de carreira neste domingo, dia 4. E no outono o bailarino cubano lança o primeiro livro de sua autoria, ‘Pata de porca’ que chega ao mercado pela editora Bloomsbury.

A comediante australiana Caroline Reid retorna a Londres com um boa dose de humor no show ‘Crash Landing’ neste domingo, dia 4 de agosto, no Two Brewers (114 Clapham High Street – SW4). Ingressos a partir de £10 (economia) ou £14 com direito a uma taça de pro seco na entrada. Horário: 8pm. Para saber mais: 020 7819 9539.

Pam Ann

A agência Planet Faith realizou com sucesso mais um Business Breakfast Network no último fim de semana, reunindo empreendedores e membros da comunidade brasileira em Londres.

Quem não puder (ou não tiver dinheiro) para ir ao show daquele cantor ou banda preferido já tem um plano B. Um site chamado soundhalo vai começar a oferecer o show inteiro de alguns artistas, que poderá ser baixados por apenas £ 9.99. Bem mais barato do que o preço de um ingresso e o público poderá assistir bandas como Hadiohead sem sair do sofá.

SPORTIFY

Premiére Dia 14 acontece a premiére européia do filme ‘We’re the Millers’ no Cine Odeon ( Leicester Square - WC2H 7LP) a partir das 5pm. O elenco da comédia inclui Jennifer Aniston, Jason Sudeikis e Emma Roberts (foto), também conhecida como ‘a sobrinha da atriz Júlia Roberts’.

KEW GARDENS Quem ainda não foi ver a coleção de plantas abrigada na maior estufa vitoriana do mundo, inaugurada em 1863 em Kew Gardens, vai ter que esperar cinco anos. É que neste domingo a Temperature House entra em uma reforma que custará nada modestos £34 milhões. www.kew.org


01 a 07 de agosto de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

20

Entretenimento

Angelina Jolie é a atriz mais bem paga de Hollywood, segundo “Forbes”

M

esmo sem protagonizar um filme há três anos, Angelina Jolie continua sendo a atriz mais bem paga de Hollywood, segundo lista divulgada na segunda-feira pela revista “Forbes”, que também traz a ganhadora do Oscar Jennifer Lawrence no segundo lugar. A mulher de Brad Pitt embolsou US$ 33 milhões entre junho de 2012 e o mesmo mês deste ano graças ao início das filmagen de “Malévola”, em que vai encarnar a bruxa do conto “A Bela Adormecida”, no que representa seu retorno às superproduções de Hollywood. Um ano depois de seu último longa, “O Turista”, que coestrelou com Johnny Depp em 2010, Jolie dirigiu seu primeiro filme, “Na Terra de Amor e Ódio” (2011). Em maio, a atriz anunciou ter se submetido a uma dupla mastectomia preventiva. “Sua revelação provocou grande debate e mostrou porque Jolie é uma das mulheres mais poderosas de

Jolie não participa de um filme desde “O Turista”, de 2010

Hollywood”, disse a “Forbes”, sobre quando revelou que havia se submetido à cirurgia após descobrir em um estudo genético que apontava que ela tinha 87% de chances de ter câncer de mama, doença que matou sua mãe. No segundo posto do ranking está, US$ 26 milhões mais rica, a jovem Jennifer Lawrence, que ganhou o Oscar de melhor atriz por “O Lado Bom da Vida” (2012) e que protagonizou uma das maiores bilheterias do ano, “Jogos Vorazes” (2012). “Ao interpretar Katniss, Lawrence mostrou que os heróis de ação nem sempre

precisam ser homens para que um filme seja lucrativo”, disse a revista, que lembra que a atriz de 22 anos recebeu menos de US$ 1 milhão pelo primeiro filme da trilogia. Em terceiro na lista das mais bem pagas está Kristen Stewart. Ela faturou US$ 22 milhões nos últimos 12 meses por seus papéis em “Branca de Neve e o Caçador”, mas a Forbes adverte que “provavelmente” a atriz não vai aparecer nas próximas listas. Jennifer Aniston, quarta colocada do ranking, está promovendo seu filme mais recente, “Família do Bagulho”. Emma Stone assume o quinto posto com US$ 16 milhões graças à sua espetacular ascensão em Hollywood desde a estreia no cinema com “SuperBad” (2007). O “top ten” ainda tem Charlize Theron (US$ 15 milhões), Sandra Bullock e Natalie Portman (US$ 14 milhões, cada), Mila Kunis (US$ 11 milhões) e Julia Roberts (US$ 11 milhões).

Alexandre Herchcovitch se casa com estilista em São Paulo

Estilista oficializou união em cerimônia fechada para familiares em São Paulo

O

estilista Alexandre Herchcovitch, um dos nomes mais fortes do país nas passarelas internacionais, formalizou sua relação homossexual de três anos com o estilista Fábio Souza em um casamento em São Paulo. Herchcovitch, de 42 anos, se casou em cerimônia fechada para familiares e poucos convidados no prestigiado restaurante Fasano, segundo o site da “Folha de S.Paulo”. O casal já havia registrado sua união estável em um cartório, em 2011, e agora com a recente aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo, Herchcovitch e

Souza alteraram o status da relação. Em entrevista à revista “Época”, Herchcovitch afirmou que a ideia do casamento partiu de seu companheiro e o costureiro a considerou “maravilhosa”. O casamento de Herchcovitch e o de Daniela Mercury com a jornalista Malu Verçosa, foram os de maior repercussão desde que foi aprovado no país o casamento entre pessoas do mesmo sexo, no dia 14 de maio, após alguns anos de reconhecimento da união estável para fins patrimoniais e de previdência social.

Johnny Depp revela que pode se aposentar em um futuro próximo

O

ator Johnny Depp surpreendeu o público com declarações nas quais assegura que avalia sua aposentadoria do cinema em um futuro próximo, principalmente devido ao pouco tempo que lhe sobra em sua vida pessoal. O intérprete, que participou de um programa da rádio britânica “BBC”, disse que sua retirada das telas “provavelmente não esteja longe demais”. Depp, protagonista da saga “Piratas do Caribe”, afirmou que a profissão de ator é “uma loucura para um ser humano”. “Chega um momento no qual você começa a pensar. Se somar a quantidade de diálogos que tenho que dizer depois de um ano, você se dá conta que disse mais palavras de rotei-

Ator fez confissão à rádio BBC

ros que as suas próprias” comentou. Em seguida, Depp afirmou que há coisas “muito mais tranquilas” que ele gostaria de fazer. O ator, indicado ao Oscar três vezes, tem três filmes na lista dos 16 que superaram o US$ 1 bilhão na bilheteria mundial: “Piratas do Caribe: O Baú da Morte”, “Alice no País das Maravilhas” e “Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas”.


01 a 07 de agosto de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

21

Entretenimento

Ford lembra 150º aniversário do nascimento de seu fundador A

fabricante automobilística Ford lembrou na terça-feira o 150º aniversário de nascimento de seu fundador, Henry Ford, com celebrações no mundo todo, incluindo o estado de Michigan, onde o 30 de julho foi declarado o Dia Henry Ford. Ford é considerado por muitos como o inovador que mais revolucionou as fábricas de todo o mundo com a introdução da linha de montagem para a fabricação do Modelo T, assim como a pessoa que mais contribuiu para o nascimento da classe média nos Estados Unidos. Henry Ford também estabeleceu o conceito de salário mínimo - US$ 5 por dia com oito horas de trabalho em 1914, quando o salário habitual para operários era de US$ 2,34 por dia (com nove horas de trabalho). Em 1927, Ford pôs em prática outra

ideia empresarial que seria adotada por seus rivais e também influenciaria outros setores: a integração vertical da produção, passando a controlar toda a cadeia emissora, desde a extração de minério de ferro até sua transformação em automóveis, conseguindo assim reduzir consideravelmente os custos de produção. Através de um comunicado, o tataraneto de Henry Ford, Bill Ford, presidente-executivo da empresa, disse que o “que seu tataravô estabeleceu, especialmente em seu legado de inovação, segue inspirando nosso compromisso para uma empresa mais sólida, produtos excepcionais e um mundo melhor”. Henry Ford morreu o 7 de abril de 1947, aos 83 anos de idade, na casa que tinha em Dearborn, situada a pouca distância da sede da companhia que fundou em junho de 1903.

Dia Henry Ford é comemorado no estado de Michigan, nos EUA

Pamela Anderson brilha em festa de brasileiro em Portugal

A

atriz canadense Pamela Anderson, eternizada pela sua participação na série de televisão “SOS Malibu”, passou o fim de semana na litorânea região de Algarve, no sul de Portugal, convidada para a festa de aniversário de um brasileiro. A estrela foi a convidada de honra da celebração organizada para Lorenzo Carvalho, piloto da Ferrari na categoria GT3, informou a imprensa portuguesa. Com um discreto vestido preto, Pamela Anderson esteve na boate Bliss, na cidade de Vilamoura, onde atraiu olhares de convidados da imprensa. “Ela é espetacular e uma das mulheres mais sexy do mundo”, disse o anfitrião, que nasceu no Brasil, mas adotou nacionalidade portuguesa, segundo o site do jornal português “Record”. Especula-se que Lorenzo tenha gasto cerca de 150 mil euros (R$ 477 mil) no cachê da atriz de 46 anos.


01 a 07 de agosto de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

22

Economia

Analistas mantêm em 2,28% previsão de crescimento do Brasil em 2013

O

s economistas do mercado financeiro brasileiro mantiveram estável em 2,28% a previsão de crescimento da economia brasileira para 2013 após dez semanas consecutivas de revisões para baixo. Os analistas igualmente mantiveram estável em 5,75% a projeção para a inflação deste ano no Brasil. As novas previsões figuram na edição divulgada na segunda-feira do boletim Focus, um estudo que o Banco Central realiza semanalmente entre economistas e analistas de 100 instituições financeiras. Com relação ao ano de 2014, os economistas mantiveram estável em 2,6% a projeção de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) e elevaram ligeiramente, desde 5,87% na semana passada até 5,88% na edição divulgada segunda, a previsão para a inflação.

A previsão para o crescimento do Brasil em 2013 vinha sendo reduzida semanalmente pelos economistas desde que, em meados de maio, o Governo divulgou que a economia do país só cresceu 0,6% no primeiro trimestre do ano, abaixo das expectativas tanto dos analistas como do Governo. O Ministério da Fazenda, em um relatório sobre a execução do orçamento divulgado na semana passada, reduziu sua previsão para o crescimento do PIB neste ano desde 3,5% até 3%. O Banco Central já havia reduzido a previsão no mês passado desde 3,1% até 2,7%. As novas previsões indicam que os economistas já não esperam o forte crescimento que previam para 2013, mas uma ligeira recuperação depois da desaceleração dos dois últimos anos.

Após ter registrado uma expansão de 7,5% em 2010, o crescimento da economia brasileira foi de 2,7% em 2011 e só de 0,9% no ano passado. Quanto à inflação, a previsão de que o índice será de 5,75% neste ano mostra que os analistas esperam uma ligeira desaceleração, dado que o índice ficou em 5,84% em 2012. As projeções dos economistas indicam que a inflação tanto em 2013 como em 2014 estará acima do centro da meta do Governo, de 4,5% anual, embora dentro da margem de tolerância, que é de 2 pontos percentuais, o que permite que o índice chegue até 6,5%. O aumento dos preços nos primeiros meses do ano e a ameaça de que a inflação superasse o teto da meta obrigou o Banco Central a iniciar há três meses um processo de elevação gradual das taxas de juros.

FMI libera nova parcela de US$ 2,29 bilhões para a Grécia

em março de 2012. Essa nova parcela é parte do pacote de resgate à Grécia estipulado com os membros da zona do euro em março de 2012 e que chega a mais de US$ 229 bilhões em quatro anos, segundo o FMI. O FMI, com sede em Washington, fez o anúncio da liberação da nova parcela após ter completado a quarta revisão do programa de resgate à Grécia. No dia 8 de julho, a zona do euro e o FMI aprovaram uma nova ajuda de 6,8 bilhões de euros para a Grécia, mas decidiram dividir o pagamento em três parcelas e vincular a ajuda ao cumprimento prévio de medidas já estipuladas. Após o anúncio dessa nova ajuda, o

FMI garantiu que não prevê que a Grécia sofra “uma falta de financiamento” até julho de 2014. A Grécia se encontra imersa em seu segundo programa de resgate internacional, depois que o primeiro foi insuficiente e o Fundo reconheceu erros de cálculo por parte dos membros da “troika”, formada pelo FMI, a Comissão Europeia (CE) e o Banco Central Europeu (BCE). A CE afirmou que os riscos para a sustentabilidade da dívida grega aumentaram consideravelmente, o que atribuiu principalmente aos atrasos nas privatizações, uma área na qual a Grécia terá que redobrar os esforços em 2014 para recuperar o ritmo.

O

Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou a aprovação de uma nova parcela do empréstimo para a Grécia de US$ 2,29 bilhões, o que eleva a ajuda financeira ao país para US$ 10,94 bilhões desde o resgate aprovado

Japão prevê crescimento em torno de 1% no próximo ano

O

governo do Japão anunciou que prevê um crescimento econômico em torno de 1% para o próximo ano fiscal, que se encerrará somente no dia 31 de março de 2015, evidenciando uma significativa queda em relação ao número previsto para esse ano (2,8%). A redução do Produto Interno Bruto (PIB) japonês para 2014 é uma consequência do impacto negativo relacionado ao aumento dos impostos sobre o consumo (IVA), assim como a da diminuição das atuais medidas de estímulo aplicadas pelo Banco do Japão

(BOJ) e pelo Executivo. Neste sentido, ainda no último ano, o governo precedente aprovou o primeiro aumento gradual do IVA em 15 anos no Japão, com um plano para passar de 5% atual para 8% em 2014, sendo que a meta estipulada para 2015 é de 10%, medida que possui o objetivo de cobrir os custos cada vez mais elevados da seguridade social japonesa. À margem da estimativa para 2014, o governo revisou para cima sua previsão de crescimento do PIB do país para o atual ano fiscal, que foi elevado

até 2,8%, três décimos a mais que os 2,5% previsto em janeiro deste ano. O governo de Shinzo Abe considera que a economia melhorará neste ano graças ao pacote de medidas de impulso aprovadas desde sua posse em dezembro, além da agressiva flexibilização monetária implementada em abril pelo BOJ, medidas nas quais o objetivo comum era acabar com a deflação crônica do país. Apesar da implementação da controversa medida para aumentar os impostos sobre o consumo - um pilar que representa aproximadamente 60% do PIB do país -, que deverá começará ser aplicada em abril de 2014, Abe assegurou que tomará uma decisão definitiva após analisar cautelosamente seu impacto na economia.

Uruguai estende devolução de impostos para turistas O Governo do Uruguai anunciou na terça-feira que estenderá até julho de 2014 a devolução do Imposto sobre o Valor Agregado (IVA) aos visitantes do país, uma das medidas lançadas pelas autoridades no final de 2012 para atrair turistas argentinos. O anúncio foi realizado pela ministra de Turismo, Liliam Kechichián, após sua participação no Conselho de Ministros semanal liderado pelo presidente uruguaio, José Mujica. De acordo com a ministra, esta decisão “se inscreve na vontade do governo em facilitar a chegada de visitantes ao país ao longo de todo o ano”. A aplicação desta medida na última temporada de verão (de dezembro a março) “teve um impacto muito positivo” no fluxo de visitantes e “explica, em boa medida, o continuo fluxo de turistas argentinos”, detalhou a ministra. A devolução do IVA, que no Uruguai é de 22%, beneficia “pessoas físicas não residentes” e será aplicado “aos restaurantes, bares, cantinas, confeitarias, salões de chá e similares, assim como hotéis, motéis, hospedarias, estâncias turísticas, hotéis de campo, fazendas turísticas, pousadas e casas de campo e, inclusive, campings”, informou o Ministério do Turismo. Segundo o ministério em questão, a medida não inclui “o conceito de hospedagem”, mas “compreende os serviços de ‘catering’ para a realização de fes-

tas e eventos, e aos alugueis de veículos sem motorista”, agregam as autoridades. Também serão reembolsados 10,5% dos aluguéis temporários de imóveis em imobiliárias registradas em caso de pagamento com cartão de débito ou crédito. “Nosso governo e nosso Ministério seguirão fazendo esforços para manter o setor turístico uma atividade muito dinâmica, que é, individualmente, uma das maiores receitas do país e que tem fundamentos muito sólidos”, assinalou a ministra. “Além das conjunturas, este setor continua sendo prioritário na economia do Uruguai, gerou importantes investimentos e representa milhares de postos de trabalho que vamos defender”, acrescentou. Além de devolver impostos e parte das despesas em aluguel de imóveis, o Ministério do Turismo, no final de 2012, ofereceu como obséquio aos visitantes um vale de US$ 25 de combustível para todos aqueles veículos de matrícula estrangeira que entrassem em território uruguaio. As medidas foram lançadas fundamentalmente para os visitantes da Argentina, que, segundo números oficiais, superam em 50% do total de turistas que chegam ao Uruguai, depois que o número de argentinos começasse a cair devido às duras medidas contra a saída de dólar do país impostas pela presidente Cristina Kirchner.

Economia espanhola cai 0,1% no segundo trimestre

A

economia espanhola registrou uma contração de 0,1% no segundo trimestre, quatro décimos a menos que no primeiro, e caiu 1,7% na taxa anual, informou na terça-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE). Essa estimativa intertrimestral coincide com a publicada no último dia 23 pelo Banco da Espanha, e melhora em um décimo a comparação anualizada, já que a queda do PIB foi de 1,7% - contra 2% do primeiro trimestre - e a previsão era de 1,8%. Estes resultados se devem a uma

contribuição negativa da demanda nacional, compensada parcialmente pela contribuição positiva da demanda externa, explicou o INE. Com mais esta queda, a economia espanhola soma oito trimestres seguidos de recessão, desde que, entre julho e setembro de 2011, registrou um crescimento de 0,0%. Embora a recessão tenha sido evidente em mais um trimestre, de acordo com as previsões oficiais, este poderia ser o último de queda da economia espanhola.


01 a 07 de agosto de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

23

Especial

Nove razões para começar

seu negócio durante a recessão Anna Miranda PegasusAccountants.com

R

ecessões são tempos difíceis. Pessoas perdem seus empregos, empresas começam a fechar portas, e aumenta a incerteza no mercado. Mesmo que o Reino Unido tenha crescido 0.6% nos últimos três meses até Junho de 2013, ainda há muita insegurança devido às dificuldades na União Europeia e nos Estados Unidos. Mas nem tudo é sombrio. Os novos negócios, com a sua inerente agilidade, podem tirar proveito de uma economia mais fraca e terem sucesso. Desde o primeiro dia, um novo negócio tem de operar um modelo empresarial inerentemente magro, maximizando valor para os clientes. Enquanto a incerteza econômica não é uma situação desejável, algumas das maiores empresas do mundo se encontram em situação de desaceleração ou recessão. É importante ressaltar que muitos relatórios sugerem que os novos negócios são alguns dos maiores patrões nos Estados Unidos, uma vez que escalam para se tornarem grandes empresas no seu próprio direito. Basta dar uma olhada no número de funcionários do Google, Apple, Facebook, HP, entre outros.

Aqui estão as 9 razões para começar um negócio durante a recessão. 1. As pessoas querem Inovação Recessões criam problemas. Elas também diminuem o investimento

e não ter de dividir o bolo com o banco.

em inovação. Os consumidores e as empresas estão à procura de soluções para os problemas e isso apresenta oportunidades para novas empresas.

8. Investidores inteligentes querem investir

2. As pessoas querem economizar dinheiro Os novos negócios são ágeis com poucas despesas, e com a capacidade de minar os seus concorrentes. Seus clientes estarão observando suas carteiras e procurar alternativas mais baratas, então é o momento perfeito para fazer um discurso de vendas e conquistá-los. Faça um bom trabalho, e você vai manter os clientes quando a economia se recuperar.

3. Empresas gigantes são vulneráveis Empresas gigantes procuram escalar para trás e hibernar durante a recessão, ou pequenas empresas que podem não ter a capacidade de resistência para ver a tempestade; a concorrência está em um estado vulnerável. Os novos negócios são ágeis e flexíveis, contanto que você possa se sustentar com suas despesas gerais mínimas.

4. Boas pessoas estão a procura de trabalho Se você é capaz de garantir o financiamento, ou fazer crescer o seu negócio rapidamente, provavelmente estará olhando para aumentar seu quadro de funcionários. Mas encontrar a equipe certa é muito, muito difícil. Em uma recessão, quando as demissões são abundantes, os indivíduos altamente qualificados, talen-

Novos negócios podem tirar proveito de economias em baixa

tosos e eficazes, podem ser encontrados com maior facilidade do que durante os bons tempos.

5. As coisas são mais baratas Fraco crescimento econômico significa que as empresas em dificuldades estão vendendo alguns ativos. Em termos mais simples, as coisas custam menos. Seus custos típicos indiretos como escritórios ou grandes compras como mobiliário de loja, tendem a ter preços de base mais baixos, e os vendedores são mais propensos a diminuir esses preços para mover a mercadoria mais rapidamente. Mesmo as pessoas boas que você encontrar no ponto três são mais baratas, exigindo um salário mais baixo e menos benefícios do que poderiam em uma economia forte.

6. Menores taxas de juros, a média de crédito mais barato Não somente as coisas custam menos, os bancos centrais dos países afetados geralmente começam a bai-

Desemprego na zona do euro se mantém em 12,1% em junho O

desemprego na zona do euro se manteve estável em junho em 12,1%, enquanto no conjunto da União Europeia (UE) desceu um décimo, até 10,9%, segundo os dados divulgados na quarta-feira pelo Eurostat, o departamento de estatística do bloco. Na Espanha, a taxa de desemprego também desceu um décimo em relação ao mês anterior e ficou em 26,3%, a segunda maior entre os Estados-membros depois da Grécia (26,9%, segundo os últimos dados disponíveis deste país, de abril). Em junho de 2012, a taxa de desemprego na zona do euro foi de 11,4% e de

10,5% em toda a União Europeia. Em junho, o número de pessoas sem emprego na UE foi de 26,4 milhões, dos quais 19,2 milhões estão nos países da moeda única. Isto representa uma diminuição de 32.000 desempregados no conjunto da União e de 24.000 na zona do euro em relação ao mês anterior. Entre os Estados-membros com dados disponíveis, as menores taxas são da Áustria (4,6%), Alemanha (5,4%) e Luxemburgo (5,7%). Se for incluída a Croácia, que desde julho é o Estado-membro número 28 da UE, a taxa de desemprego da UE subi-

ria para 11%. Em comparação com junho de 2012, o número de desempregados aumentou em 1,08 milhão de pessoas no conjunto da UE e em 1,12 milhão na zona do euro. Durante estes últimos doze meses o desemprego aumentou em dezessete Estados-membros e desceu em outros dez. Os maiores aumentos anualizados foram registrados no Chipre (de 11,7% até 17,3%) e Grécia (de 23,1% até 26,9% entre abril de 2012 e de 2013). Por outro lado, as quedas mais significativas foram observadas na Letônia (de 15,5% a 12,5%) e Estônia (de 10,1% a 8% entre maio de 2012 e de 2013).

xar as taxas de juros para manter o consumo elevado. Isso significa que os empréstimos e, particularmente, de cartões de crédito podem fazer mais sentido para o seu negócio em seus primeiros dias, em comparação com as altas taxas de juros utilizadas para controlar a inflação, quando o mercado é forte.

7. Você tem menos concorrentes Quando a economia esteve forte, muitas pessoas que iniciaram seus negócios foram direto para o banco e agora estão cheias de dívidas, sem dinheiro e na falência. Isso torna mais fácil para aqueles que estão interessados em iniciar sua empresa com bom planejamento e dinheiro. Aqueles que querem controlar a sua empresa,

Se você precisa de financiamento talvez haja custos de equipamentos que não podem ser evitados. Ainda há abundância de determinados investidores que estão à procura de novas oportunidades de negócios. Quando a economia vacila, os investidores anjos, em particular, querem mover o seu dinheiro do mercado de ações para investirem em boas e novas oportunidades de negócios.

9. Recessões proporcionam poder de negociação e compra às novas empresas Fornecedores tradicionais vendem menos quando a economia está fraca. Se a sua empresa depende de produtos de fornecedores, a crise é uma grande oportunidade para negociar ou renegociar um contrato que irá beneficiá-lo, mesmo após o término da crise. Quando a economia é forte, uma nova empresa é apenas mais outro cliente, e o vendedor define as regras. *Anna Miranda é a fundadora e diretora da PegasusAccountants.com, uma nova empresa de contabilidade, que nasceu no auge da crise financeira global.


01 a 07 de agosto de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

24

Dicas de eventos Architecture of War

Holi One – 03 de agosto O festival das cores acontece no sábado em Battersea Power Station. Não deve ser confundido com o evento do fim de semana seguinte, que será realizado no mesmo local (embora mais caro). O evento mostra um total desprezo à finalidade real do verdadeiro festival: celebrando a chegada da primavera. Em março. Os organizadores sugerem vestindo roupas brancas que você não vai se importar binning após o fato, apesar de Holi Um gulal (pó), é completamente não-tóxico e solúvel em água. Menos non-toxic são as bebidas alcoólicas servidas no local ao lado de comida e refrigerantes durante todo o dia. Os participantes devem ter 18 anos ou mais. Mais informações pelo www.holione.com

Camden Beach – até 24 de agosto “Camden Beach” está voltando ao Roundhouse. Com 900 metros quadrados de pseudo-litoral, composta por 150 toneladas de areia. Instalado no terraço do local, o Camden Praia vem completo com

quebra-ventos e guarda-sóis. Atrações adicionais incluem ping pong, bocha, badminton, Jimmy Margarita Shack, o Beach Bar e o Grill Tiki Hut, que oferece cervejas, vinhos, licores e coquetéis do Caribe,

juntamente com carnes, hambúrgueres, peixe fresco e algumas especialidades picantes. Até o dia 24 de agosto. O local é a Round House, na Chalk Farm Road, em Camden Town.

Ride London 2013 – 03 e 04 de agosto O RideLondon é um fim de semana de festa do ciclismo e lazer. No sábado, 03 de agosto, das 9h às 16h oito quilômetros de ruas do centro de Londres serão fechados ao tráfego, permitindo que os ciclistas antigos e novos,

jovens e velhos, possam dar uma volta em torno da cidade. Não custa nada para participar, e mais de 50 mil ciclistas são esperados. Mais informações no www.prudentialridelondon. co.uk.

Se você está por dentro dos eventos de Londres. Compartilhe através do e-mail: dicadasemana@braziliannews.uk.com

APROVEITE LONDRES Eco-Chic Outdoor Market

João Bosco

Todos os domingos até 29 de setembro acontece em Buxton St a feira, que é uma grande diversão ao ar livre para toda a família. Semanal feira de artesanato está de volta para o segundo ano consecutivo, trazendo comida, passeios de burro e todos os tipos de diversão familiar ao East London. Você também terá a chance de abocanhar redesenhado, móveis up-ciclo, roupas vintage, jóias e artigos para o lar. Mais informações no www.spitalfieldscityfarm.org

João Bosco é um dos mais atraentes cantores e compositores do Brasil, conhecido tanto por seu estilo dinâmico com a guitarrista quanto por sua voz versátil. Um artista que raramente deixa o Brasil por longos períodos, Bosco é muito popular, mas uma pérola segredo ainda a ser descoberta pelo público internacional. João Bosco vai comemorar 40 anos de carreira no palco do Ronnie Scott’s, em Londres, nos dias 12 e 13 de Agosto. O preço varia entre 25 e 40 libras. Mais informações pelo site www.ronniescotts.co.uk

Já está acontecendo no Imperial War Museum a exposição “Architecture of War”. Esta exposição explora a forma como a guerra moderna, a partir da Primeira Guerra Mundial até os dias atuais, tem influenciado e impactado sobre os espaços de pessoas habitam, reunindo uma seleção de arte da coleção do museu, que varia em quase um século. A exposição é gratuita, e o Imperial War Museum fica na Lambeth Rd, e o metrô mais próximo é o Lamberth North. Mais informações no www.iwm.org.uk

Emirates Cup - 03 e 04 de agosto O torcedor que gostaria de ver um dos principais times londrinos em ação poderá assistir à Emirates Cup, nos dias 03 e 04 de agosto. O torneio é prepraratório para a temporada 2013/2014 e aconte-

cerá no estádio do Arsenal. Além do time da casa, Napoli, Galatasaray e Porto participarão do torneio. Os preço variam entre 14 e 35 libras. Mais informações no www.arsenal.com.br

Sebastião Salgado segue em Londres Uma seleção de 200 imagens que Sebastião Salgado, renomado fotógrafo brasileiro, tirou durante oito anos em cenários “imaculados” protagonizam a exposição “Gêneses”, no Museu de História Natural. As fotografias em branco e preto mostram fabulosas paisagens, animais selvagens e tribos indígenas que vivem isoladas da sociedade. O museu de História Natural fica na Cromwell Road, London SW7 5BD, em Londres. Gloucester Road e south Kensington são as estações de metrô mais próximas.

Exposição Amy Winehouse Não perca a exposição sobre uma das maiores cantoras de todos os tempos. “Amy Winehouse: Retrato de família” foi organizada pelo irmão da cantora, morta em 2011. Mais informações pelo site www.jewishmuseum.org.uk/ Amy. O Jewish Museum fica na 129-131 Albert Street, NW1 7NB. Os preços variam entre £3.50 e £18.

Passeio no Buckingham Palace O passeio de verão do Buckingham Palace possui uma rota de 450 metros a pé ao longo do lado oeste do jardim do palácio, que oferece vista para o lago do jardim, e do palácio do século XIX. A exposição deste ano marca o sexagésimo aniversário da coroação da rainha e reúne vestidos,

uniformes e roupas usadas para o evento, juntamente com pinturas, outras obras de arte e objetos usados em 2 de junho de 1953, quando a Rainha foi coroado na Abadia de Westminster. Os preços variam entre £10,85 e £50. Mais informações pelo www.royalcollection.org.uk


01 a 07 de agosto de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

25

Cinema

Crônica

Lançamentos da semana no cinema RED 2 Gênero: Ação/ Comédia Data de estreia: 02 de Agosto Nacionalidade: EUA Diretor: Dean Parisot Sinopse: Frank Moses (Bruce Willis) tenta levar uma vida normal ao lado da namorada, Sarah (Mary-Louise Parker), mas tem a tranquilidade abalada quando Marvin Boggs (John Malkovich) o procura dizendo que está sendo seguido. Apesar do apelo, Frank não dá atenção ao amigo. Não demora muito para que o carro de Marvin exploda de forma muito suspeita. Apesar de não acreditar que ele esteja realmente morto, Frank concorda em ir ao funeral de Marvin após muita insistência de Sarah. Ao término do funeral Frank é levado para um interrogatório, onde Jack Horton (Neal McDonough) diz que torturará Sarah caso ele não lhe dê algumas informações bastante importantes. É o início de uma intensa perseguição, já que agora Frank é alvo de uma organização secreta chamada Nightshade. Elenco: Bruce Willis, John Malkovich, Helen Mirren, Mary-Louise Parker, Catherine Zeta-Jones, Anthony Hopkins, David Thewlis, Brian Cox, Neal McDonough, Byung-hun Lee

PARADISE: HOPE Gênero: Drama Data de estreia: 02 de Agosto Nacionalidade: Áustri/França/ Alemanha Diretor: Ulrich Seidl Sinopse: Hope, o terceiro filme da trilogia Paradise, conta a história de Melanie, de 13 anos de idade. Enquanto sua mãe (Teresa) viaja para o Quênia, Melanie passa suas férias no campo austríaco em uma dieta rigorosa num acampamento para adolescentes com excesso de peso. Sob a supervisão de um instrutor tatuado e um médico assustador, os adolescentes tentam praticar esportes durante o dia e, secretamente, ficar bêbados na noite. Entre educação física e aconselhamento nutricional, lutas de almofadas e seu primeiro cigarro, Melanie se apaixona pelo médico, que é de 40 anos mais velho que ela. Elenco: Melanie Lenz, Verena Lehbauer, Joseph Lorenz, Michael Thomas, Viviane Bartsch

ONLY GOD FORGIVES

O tempo não cura uma ferida...

Gênero: Suspense/Drama Data de estreia: 02 de Agosto Nacionalidade: EUA/ Fr a n ç a / D i namarca Diretor: Nicolas Winding Refn Sinopse: Um homem (Ryan Gosling) vive um exílio em Bagkok durante dez anos, depois de ter matado um policial. Ele mantém um clube de boxe, que funciona como disfarce para o tráfico de drogas. Quando seu irmão é assassinado depois de matar uma prostituta, o protagonista recebe a visita de sua mãe, que pretende resgatar o cadáver do filho mais novo e vingar-se dos homens que o mataram. Elenco: Ryan Gosling, Vithaya Pansringarm, Kristin Scott Thomas, Tom Burke

MY FATHER AND THE MAN IN BLACK Gênero: Documentário Data de estreia: 02 de Agosto Nacionalidade: EUA Diretor: Jonathan Holiff Sinopse: A história não contada do ‘bad-boy’ Johnny Cash, o seu gerente talentoso mas problemático Saul Holiff, e um filho à procura de seu pai, à sombra de uma lenda. Elenco: Johnny Cash, Saul Holiff, Jonathan Holiff, June Carter Cash

THE CONJURING Gênero: Terror Data de estreia: 02 de Agosto Nacionalidade: EUA Diretor: James Wan Sinopse: Os invest i g a d o re s paranormais Ed e Lorraine Warren trabalham para ajudar uma família aterrorizada por uma presença sombria em sua fazenda. Elenco: Vera Farmiga, Patrick Wilson, Lili Taylor, Ron Livingston, Shanley Caswell, Hayley McFarland, Joey King, Mackenzie Foy, Kyla Deaver, Shannon Kook, John Brotherton, Sterling Jerins

Antonio Jorge Rettenmaier* ajrs010@gmail.com

M

as pode diminuir o tamanho dela. Ao ouvir esta frase em um antigo filme assistido neste final de semana, resolvemos que poderia render bons argumentos. Sobre saudades, tristezas, mágoas, ressentimentos e tantos outros sentimentos mais. Mas resolvemos por outro lado, anexar algumas passagens e mensagens deixadas por um amigo no nosso livro “Ele voltou!” Segundo Ele, em lugar de chorar por amor, não seria bem melhor sorrir com amor? Em lugar de um pedido de perdão não seria melhor sempre um abraço entre dois? Onde encontrar maior manancial de riquezas do que dentro de nós mesmos? Todos dizem que nada mais lindo do que o sorriso de uma criança, esquecendo que também foram crianças, mas

porque foram, precisariam ter desaprendido a sorrir como elas, e por isso agora seria sempre preciso trocar o simples toque de carinho e compreensão pelo da dor e da saudade? Porque sempre trocar o caminho a dois de mãos dadas, pelos diferentes de uma encruzilhada, sempre preferindo dar o troco! Mesmo que isto seja possível em algum dia, no seguinte ainda vamos lembrar não o troco que demos, mas que ainda não estamos satisfeitos, porque talvez imaginemos que de em uma única vez, daremos o troco a todos de nossas vidas. Mas convenhamos que depois de tanto tempo termos ficado em desvantagem, ao darmos o troco sentimos que nada ficou bem resolvido, porque agora, estamos apenas empates. E bem no fundo gostaríamos agora dar aquela pedrada que deixaria o outro marcado para vida como perdedor e a nós com a luxúria do prazer de ter

virado o jogo para dois a um, mesmo que naquela pedra estejam ocultos nossos erros e nossas falhas. Mas então como fazer quando nos deparamos com as entradas mais duras da vida? Com as pessoas que gostam de dar cartões vermelhos e expulsar de seu jogo, só porque se julgam acima da verdade. E na certa porque julguem que se mereça, sem chance de defesa ou discutir. Quem sabe por que não também não tiveram a sua. O desprezo acima da razão. Quem sabe a ferida final. Se ela for assim. Se não for... Vamos diminuir seu tamanho ainda com carinho, esperança e amor. E mais do que tudo isto, vida! Poderemos até estar errados. Mas estaremos sempre, certos! *Antonio Jorge Rettenmaier é Cronista, Escritor e Palestrante. Esta crônica está em mais de noventa jornais impressos e eletrônicos no Brasil e exterior.


01 a 07 de agosto de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

26

Sorria Abobrinha Espetáculo errado

Marcos Fumagalli brjetlondon@yahoo.com

Uma senhora chega à bilheteria do teatro e pede: - Olá, quero dois ingressos. O rapaz lá dentro pergunta: - Para Romeu e Julieta? - Não, para mim e para meu marido! Um abraço a todos e até a próxima semana!!!

Telefone: 07783940927*

Jussara Piacentini

*Se você tem alguma dúvida a respeito da astrologia ou sobre seu signo, escreva para a Jussara!

jussarapiacentini@hotmail.com

Áries (20 março a 20 abril)

Câncer

Elemento: Fogo Planeta Regente: Marte Seus assuntos domésticos estarão em pauta esta semana e você poderá se dedicar a resolvê-los favoravelmente. Se você tiver que gastar algum dinheiro, seja com você, com sua casa ou com seus negócios, não se preocupe pois será para melhorar seu bem-estar e seu sucesso! Os Astros recomendam que você pense com calma em todas as suas decisões e nada de impulsividade!

Touro

(21 junho a 21 julho)

Elemento: Água Planeta Regente: Lua A semana será boa para novas conexões ou para voltar a antigos assuntos ou contatos. No trabalho haverão muitos assuntos a serem discutidos nas reuniões. Em casa, conversas e encontros familiares serão favoráveis, podendo haver maior aproximação pessoal. Apesar de você estar muito atraente ultimamente, evite complições no que se refere a assuntos amorosos!

Leão Elemento: Terra Planeta Regente: Vênus

Gêmeos

(23 setembro a 22 outubro)

(22 dezembro a 20 janeiro)

Elemento: Ar Planeta Regente: Mercúrio

Elemento: Terra Planeta Regente: Saturno

Mercúrio vai ao topo do seu mapa astral e traz pra você um claro entendimento de suas verdadeiras forças! Assim você poderá pensar em maiores ambições profissionais com excelentes chances de trabalho. Um parente próximo terá novidades para trocar com você. As vezes temos que mudar algo em casa ou nos assuntos familiares. Faz parte do ciclo da vida. Procure ver o lado positivo e o divino poder destas mudanças!

Escorpião (22 julho a 22 agosto)

(21 abril a 20 maio)

Uma grande conexão entre Vênus (regente do seu signo) e Plutão, sugere a vocês, taurinos, uma semana de grandes transformações, no que diz respeito ao seu progresso e popularidade. Não deixe de ir fundo nas oportunidades que aparecerem pois poderão dar futuros e auspiciosos frutos. Aquilo que às vezes parece insignificante poderá ser a grande chance de sua vida! Preste atenção!

Capricórnio

Libra

Elemento: Fogo Planeta Regente: Sol

Você poderá ver claramente o que se esconde por trás do sorriso das pessoas e saber exatamente o que eles estão pensando ou sentindo. Isto o colocará em posição de vantagem nos acordos e discussões. Mas, outra coisa que poderá acontecer e você ficará surpreso e descobrir quem é que está perdidamente apaixonado por você! Nas dúvidas, aconselhe-se com amigos!

Virgem

(23 outubro a 21 novembro)

Elemento: Agua Planeta Regente: Plutão e Marte

Seus relacionamentos correm mais alegres e tranquilos agora. O destino deles, portanto, está em suas mãos. Se você está sozinho, um amigo próximo poderá lhe apresentar para alguém bastante interessante! Por outro lado, o esperto Mercúrio traz à você boas influências para que você aprenda novas habilidades e descubra, por exemplo, a vocação de ensinar!

Sagitário

A semana começa com uma boa conexão e energia entre você e uma certa pessoa. A proximidade com ela poderá conduzí-lo para algo muito mais importante. Se esforce e refine seus ideais pois aí então os resultados serão mais favoráveis. Na sua vida afetiva, os planetas poderão lhe trazer alguma dúvida entre aventura e segurança. Não decida nada, por enquanto, viva um dia depois do outro!

Aquário (21 janeiro a 19 fevereiro)

Elemento: Ar Planeta Regente: Urano

Talvez porque você está vendo as coisas de uma perspectiva diferente agora, você será capaz de começar a semana, dando “a volta por cima!”. Sua mente está afiada e seus nervos “a flor da pele”! Portanto, se tiver que dar um tempo no trabalho, este será um bom período! Antes de tudo, tente resolver alguns assuntos em casa ou com familiares de uma forma plausível e diplomática. Siga seus instintos!

Peixes

(21 maio a 20 junho)

(23 agosto a 22 setembro)

(22 novembro a 21 dezembro)

(20 fevereiro a 20 março)

Elemento: Ar Planeta Regente: Mercúrio

Elemento: terra Planeta Regente: Mercúrio

Elemento: Fogo Planeta Regente: Júpiter

Elemento: Água Planeta Regente: Júpiter e Netuno

Nesta semana o melhor será você procurar fazer as coisas por si mesmo, sem buscar ajuda dos demais. Aja de acordo com seu próprio tempo, pois é um período de maior interiorização. As vezes isso é preciso para que possamos ver tudo com mais clareza, fazendo um trabalho melhor, mais coerente e minucioso. O dinheiro poderá vir de vendas, reformas ou reciclagem. Não pense duas vezes nestas oportunidades!

Com sua ajuda, amigos farão um trabalho de caridade e será um total sucesso! Esta semana começa com uma boa conexão com Mercúrio (regente do seu signo) e a Lua, trazendo pra você a conclusão de que a mente e as emoções podem trabalhar juntas. Amor, muitas vezes, significa permitir que alguém peça desculpas. Se ainda está solteiro, Marte vai dar uma agitada na sua vida afetiva e poderá aparecer um novo amor na sua vida!

Seu regente Júpiter coloca a amabilidade e o poder do entendimento em suas mãos nos assuntos familiares. Com isso você terá o dom de fazer com que duas pessoas que teimavam em não se falarem mais, voltem milagrosamente a conversar. No trabalho, sua autoconfiança e determinação fará com que os colegas se surpreendam. Haverá também clareza e organização para novas ideias nos assuntos financeiros!

Você sabe que tem muito pra dar quando você encontra a pessoa certa. A semana começa com Júpiter na sua casa dos amores, portanto poderá ser este um período de agitação e ao mesmo tempo, sorte! Ao elogiar um amigo você poderá descobrir seu grande talento! Poderá notar também que um parente não consegue pedir desculpas e não está disposto a fazer acordos. Não insista! Siga em frente seu caminho!

A semana focará acordos financeiros e pessoais para serem colocados em dia. Usem a calma e o discernimento! Boa sorte a todos!


01 a 07 de agosto de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

27

Gastronomia Salada de espinafre, cogumelos e vinagrete de mel

Calda de chocolate

Autor: Panelinha Tempo de preparo: Pá Pum Serve: 2 pessoas Para a salada Ingredientes 1 maço de espinafre (só as folhas menores) 2 xícaras (chá) de cogumelos-de-paris 1 colher (sopa) de caldo de limão 1/2 colher (sopa) de mel 1/4 de xícara (chá) de azeite sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto Modo de Preparo 1. Numa tigela média, coloque o suco

de limão e o mel e misture com um batedor de arame. Junte o azeite e bata bem, até emulsionar. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Reserve em temperatura ambiente. 2. Escolha as menores folhas de um maço de espinafre e coloque num escorredor. Lave as folhas em água corrente várias vezes e deixe escorrer. Transfira para uma centrífuga de salada para secar as folhas.

3. Numa tábua, corte os cogumelos em fatias grossas, cerca de 3 por unidade. 4. Numa travessa, junte as folhas de espinafre com as fatias de cogumelo. Regue com a vinagrete, misture bem e sirva a seguir. Dica Escolha somente as folhas pequeninas para a preparação e deixe as maiores para cozinhar... Vale fazer creme, refogado e até sopa!

Espaguete ao pesto Ingredientes 4 dentes de alho 1 colher (chá) de sal 1 xícara (chá) de folhas de manjericão fresco 3 colheres (chá) de pinolis ou nozes sem casca 100 g de queijo peccorino ou parmesão ralado 1/2 xícara (chá) de azeite pimenta-do-reino a gosto 500 g de espaguete Modo de Preparo 1. Numa panela grande, coloque 5 litros de água e 2 colheres (sopa) de sal. Leve ao fogo alto. 2. Com uma faquinha, descasque os dentes de alho. Passe o alho pelo espremedor e reserve em uma tigela. 3. No processador de alimentos ou em um pilão, triture os pinolis ou as nozes. Acrescente os pinolis ou as nozes triturados à tigela com o alho espremido, tempere com o sal e misture. Reserve. 4. Sob água corrente, lave as folhas de manjericão. Seque com papel-toalha. Com uma faquinha, pique as folhas em pedaços bem pequenos. Acrescente o manjericão picado à tigela com o alho espremido.

Autor: Panelinha Tempo de preparo: Menos de 2 horas Serve: 4 pessoas 5. Em seguida, adicione o queijo e o azeite à tigela e misture muito bem até obter uma pasta homogênea. Tempere com um pouco de pimenta-do-reino e deixe descansar fora da geladeira. 6. Quando a água ferver, coloque o macarrão e deixe cozinhar conforme as instruções da embalagem. Cuida-

do para não deixar o macarrão cozinhar demais, ele deve ficar al dente. 7. Em seguida, despeje com cuidado o macarrão cozido em um escorredor. A seguir, transfira o espaguete para uma travessa. Com uma colher, distribua o pesto sobre ele e misture bem. Sirva quente.

Autor: Panelinha Tempo de preparo: Pá Pum Serve: 4 pessoas Ingredientes 100 g de chocolate meio amargo em barra 1 xícara (chá) de leite 1 colher (sopa) de manteiga 2 colheres (sopa) de mel

Modo de Preparo 1. Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo bem baixo. Deixe ferver por 5 minutos, misturando de vez em quando, e desligue. Use a calda ainda quente.


01 a 07 de agosto de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

28

Classificados Serviços

AEROPORTOS Transporte para os Aeroportos e compras. Van grande e confortável. Segurança e pontualidade. Entrar em contato: 07957001102

FOTÓGRAFO E CÂMERA Fotos e filmagens em geral. Fotos já tratadas e videos editados. Contato: Daniel – 07411280117 IB (569 – 579)

Empregos DELIVERY Requisito básico: precisa ter uma moto. Interessados entrar em contato através do email: adminmanager@expressnews.uk.com

CHURRASQUEIRO/A/ PASSADOR Salário £280.00 + P/SEMANA Cargo exige Experiência e Referências Área: Sul de Londres Entrada imediata, se interessado e disponível deve enviar CV para cv@netosagency.com

AGÊNCIA DE VIAGEM Vaga para trabalhar em uma agência de viagem em Edware, Northenline. O interessado precisa falar Português, Inglês e Espanhol e ter situação regular no reino Unido. Enviar cv para: barry@diamondcruises.co.uk Ou entrar em contato com Barry Ford02072554026.

HEAD CHEF E CHEF Procura-se Head Chef e Chef para trabalhar em um restaurante brasileiro em Camden Town. Requer experiência de no mínimo 3 anos e inglês. Interessados favor enviar CV para madeinbrasil@hotmail.co.uk

VENDEDOR/A / SALES REPRESENTATIVE

CONDUCTOR ONIBUS/BUS DRIVER

Salário: Comissão/Negociável Área: Central London + Cargo exige bom Inglês, experiência conhecimento de Inglaterra. Entrada imediata, se interessado e disponível deve enviar CV para cv@netosagency.com

Salário £400.00/£500.00 P/SEMANA + EXTRAS Área: Central London Cargo exige bom Inglês, experiência, Conhecimento de Inglaterra. Entrada imediata, interessado e disponível deve enviar CV para cv@netosagency.com

SECRETÁRIA/PA/ ADMIN Salário £400.00/£500.00P/SEMANA Área: Central London Cargo exige Bom Inglês, Experiência Conhecimento de Inglaterra. Entrada imediata, se interessada e disponível deve enviar CV para cv@netosagency.com

COZINHEIRO/A <> CHEF 1/2 & COOK Cozinha: Brazileira, Portuguesa ou Italiana. Salário £300.00 > £500.00P/SEMANA Cargo exige experiência e referências Área: Central London Entrada imediata, se interessadoe disponível deve enviar CV para cv@netosagency.com

SANDWICH MAKER/ COUNTER HAND Salário £280.00 > £350.00P/SEMANA Cargo exige Inglês e Experiência / Referências na Inglaterra. Área: Central London Entrada imediata, se interessado e disponível deve enviar CV para cv@netosagency.com

WAITER/ WAITRESS/ GARÇON/ GARÇONETE Salário £250.00 > £450.00 P/SEMANA Área: Central London Cargo exige Bom Nível de Inglês, Experiência e Referências Entrada imediata, interessado e disponíveldeve enviar CV para cv@netosagency.com

COZINHEIRO/A/ SOUS CHEF (Cozinha Típica Portuguesa) Salário £300.00P/SEMANA + Área: Middlessex/West Londres Cargo exige Experiência e Referências Entrada imediata, interessado e disponível deve enviar CV para cv@netosagency.com

PEDREIROS/ PINTORES/ CARPINTEIROS Salário £400.00 > £500.00P/SEMANA + Área: Central London Cargo exige Experiência e Referências Documentos: NINO,CSCS,UTR, B/ACC Entrada imediata, interessado e disponíveldeve enviar CV para cv@netosagency.com

Negocios GRANDE OPORTUNIDADE Vendo salão de beleza localizado no centro de Londres, ao lado da estação de leicester Square. Interessados ligar para 07950799210 IB (575-).

VENDO FAZENDA Fazenda de côco localizada em Alagoas, próxima da praia. Para saber maiores informações, entrar em contato através do número: 07728604461

More Bem ALUGUEL Quartos de casal, solteiro ou vagas. casa grande, ampla, organizada e bem localizada. com sala, internet, jardim e garagem. 078 5533 7464 / 020 8459 8998. IB (576 - 579).

APARTAMENTOS Old Kent Rd - apartamento 3 quartos, 2 banheiros, sala, cozinha, £2399 mensal, contas incluídas. Canada Water - apartamento 4 quartos, sala, cozinha, 1 banheiro, £2599 mensal, contas incluídas. Contatar Andrea, tel: 07424862710 (SM 578-581)

ALUGUEL Para temporada no Brasil – Salvador –Ba. Apartamento 4 quartos ao lado da praia. Próximo dos circuitos do carnaval. Mais informações Ligar 07588805858 IB (569-590)


01 a 07 de agosto de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

29

Esporte

Cesar Cielo: “Se o mundo acabar amanhã eu já estou feliz com o que conquistei”

Taiana e Talita são as atuais líderes do ranking

Duplas femininas do Brasil mantêm hegemonia na competição

A

inda pode ser cedo para se fazer uma análise mais profunda, a temporada do Circuito Mundial chegará à metade do caminho na próxima semana, com o Grand Slam de Berlim (ALE), mas certo é que o Brasil mantém a hegemonia no naipe feminino da competição, da qual o país sagrou-se campeão em 18 das 21 edições já realizadas. A parceria da vez tem sido Taiana/Talita, atual líder do ranking, que conquistou quatro dos oito torneios até aqui – mas não jogou o Open de Anapa (RUS), por ter sido simultâneo ao Grand Slam de Long Beach (EUA). Com o título nas areias californianas, no último sábado, a cearense e a sul-matogrossense ampliaram ainda mais a vantagem no topo do ranking, agora com 4.890 pontos. Em segundo ainda aparecem Lili e Bárbara Seixas, que têm 4.140. Maria Clara e Carol, com 4.020, se mantêm em terceiro, mas, com o vice em Long Beach, encostaram nas compatriotas. Ágatha e Maria Elisa caíram para o quinto lugar (3.740), sendo superadas por 20 pontos pelas alemãs Holtwick e Semmler. Ou seja: os quatro times brasileiros entre os cinco melhores do mundo na atualidade. Todas elas buscam fazer a mesma histó-

ria que outras duas duplas brasileiras fizeram no Circuito Mundial. Juliana/ Larissa é a parceria recordista de títulos, com sete – só não foram seguidos devido à conquista de Ana Paula/Shelda em 2008. Senão, elas teriam faturado todos desde 2005, quando foram campeãs pela primeira vez. A outra equipe que fez sucesso na competição foi Adriana Behar/Shelda, com seis títulos (97, 98, 99, 2000, 2001 e 2004). Nas únicas três edições em que não foi campeão, o Brasil viu os Estados Unidos levantarem o caneco, nas temporadas 92/93, 93/94 e 2002. “Ainda é cedo para falarmos em título, tem muito torneio pelo caminho. O que sabemos é que, mesmo estando na liderança, não podemos nos acomodar. É aquela coisa que costumam dizer no esporte: o jogo só termina quando o juiz apita. A única certeza que temos é que queremos sempre vencer. Esse é o nosso espírito, independentemente de qualquer coisa”, disse Taiana, que é natural de Fortaleza (CE), tem 29 anos e já disputou 40 torneios entre Circuito Mundial e Campeonato Mundial, contabilizando 123 vitórias. Mas sucesso, mesmo, Taiana tem feito ao lado de Talita, parceria formada em janeiro deste ano. Desde então, a dupla

já fez 67 jogos e somou 55 vitórias, conquistando quatro etapas Grand Slam (Xangai, Roma, Haia e Long Beach). As outras duplas que subiram ao lugar mais alto do pódio na temporada 2013 foram Chen Xue/Zhang Xi (CHN), campeã do Grand Slam de Gstaad (SUI) e do Open de Fuzhou (CHN), além do título mundial, na Polônia, Meppelink/Van Gestel (HOL), campeã do Grand Slam de Corrientes (ARG), e Ukolova/Khomyakova (RUS), campeã do Open de Anapa (RUS). “Realmente, em tão pouco tempo jogando juntas, estamos conseguindo ótimos resultados no Circuito Mundial. Tenho certeza de que nosso início no circuito nacional contribuiu muito para isso. Não começamos tão bem e isso fortaleceu o time. Estamos muito unidas, principalmente nas derrotas. Tivemos momentos difíceis também, como no Campeonato Mundial, onde tínhamos condições de ir além e caímos na segunda fase. Aquilo para nós foi muito doloroso, mas continuamos determinadas e unidas”, analisou Taiana. Restam apenas quatro etapas Grand Slam e seis etapas Open, sendo que duas do Open, em Xiamen (CHN) e Phuket (TAI), só terão o torneio feminino em disputa.

Com 14 ouros, Brasil supera última campanha no Mundial de Atletismo

O

Brasil garantiu mais sete medalhas no Campeonato Mundial de Atletismo Paraolímpico de Lyon, na França, e subiu para o segundo lugar no quadro geral, com 35 medalhas (14 ouros, 8 pratas e 13 bronzes). Com os resultados de sexta-feira, os brasileiros também superaram a campanha do último mundial, realizado em 2011, em Christchurch, na Nova Zelândia. Alan Fonteles conquistou seu terceiro ouro na competição durante o sétimo

dia de disputas. Depois do primeiro lugar nos 100m e 200m (T43 – biamputado das pernas), e do recorde mundial nesta última distância, o brasileiro foi o mais rápido nos 400m (T43/T44 – prova entre bi-amputados e amputados). Além de Alan, a bandeira brasileira tremulou no lugar mais alto do pódio nos 100m, T11 (cego total) com Lucas Prado. Felipe Gomes ficou com a prata na prova. Jonathan Santos terminou em primeiro no lançamento de disco, F41

(anões). O paraibano Ariosvaldo Silva, o Parré, foi bronze nos 100m, T53 (cadeirante). Com os três ouros conquistados, o Brasil superou a quantidade de medalhas douradas conquistadas no último mundial, em Christchurch, na Nova Zelândia, em 2011, quando os brasileiros subiram ao pódio 12 vezes. O Brasil está em segundo lugar no quadro geral de medalhas, atrás apenas da Rússia, que tem 41 medalhas (19 ouros, 13 pratas e 9 bronzes).

gora o brasileiro Cesar Cielo filho é o único não americano, australiano ou europeu a ter no currículo cinco medalhas de ouro em Campeonatos Mundiais dos Esportes Aquáticos. Ele se sagrou bicampeão mundial dos 50m borboleta, na final de segunda-feira em Barcelona, com o tempo de 23s01. A segunda etapa da natação deu ao Brasil sua sétima medalha na competição (2 ouros, 2 pratas, 3 bronzes), uma campanha inédita para a história do país nos Mundiais da FINA. Comemorando muito o resultado que o coloca ainda mais alto na história da natação brasileira e mundial, Cesar disse que a prova foi tensa. “Foi uma prova diferente, muito tensa e nervosa. Todo mundo se olhando meio torto… Uma coisa diferente do que a gente está acostumado. Os últimos 10 metros fizeram toda a diferença. Apostei em não respirar. Primeira vez que eu não respirei nos 50m borboleta. O importante era bater em primeiro tanto que os tempos foram piores do que os da fase semifinal. Mas estou muito feliz. Se o mundo acabasse agora eu já estava satisfeito. Ganhar a prova depois da minha operação e da recuperação foi especial. Eu tenho a foto do Nadal e do Ronaldo no meu quarto, que tiveram o mesmo problema que eu tive nos joelhos e foram grandes atletas. Graças a Deus tem um monte de gente que acredita em mim. Com esse são 13 pódios importantes na minha vida e me sinto muito aliviado. Que venham mais

Divulgação/CBDA

A

Cesar Cielo foi ouro nos 50m borboleta

coisas, mais títulos”. Cesar lutava há algum tempo com tendinopatia nos dois joelhos, até que em setembro de 2012 fez a operação e passou pelo longo período de recuperação até estar pronto para competir outra vez. Em abril, no Troféu Maria Lenk que selecionou o grupo para Barcelona chegou a declarar: “Meu principal adversário são meus dois joelhos”. Em Barcelona ele soma mais ouro na vasta coleção de conquistas. O pódio foi completado pelo australiano Eugene Godsoe, 23s05, e pelo grande amigo de Cielo, o francês Frederick Bousquet, 23s11. Na mesma prova, Nicholas Santos, que terminou a semifinal com o melhor tempo, não conseguiu repetir a performance e bateu na trave ao ficar na 4ª posição marcando 23s21, 10 centésimos atrás de Bousquet.


01 a 07 de agosto de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

30

Esporte

Hamilton vence na Hungria; Massa é 8º, e Raikkonen passa Alonso no Mundial

O

inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, venceu o Grande Prêmio da Hungria, décima etapa do Mundial de Fórmula 1, no circuito de Hungaroring e na qual o brasileiro Felipe Massa chegou em oitavo. Hamilton, que havia sido o pole, obteve sua quarta vitória na Hungria e a primeira desde que foi contratado pela Mercedes, para esta temporada. O segundo colocado foi o finlandês Kimi Raikkonen, da Lotus, e em terceiro chegou o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, líder do Mundial. Massa terminou em oitavo, três posições atrás de seu companheiro de Ferrari, o espanhol Fernando Alonso. Mark Webber, da Red Bull, completou a prova em quarto. Em sexto ficou o francês Romain Grosjean, da Lotus, logo à frente do inglês Jenson Button, da McLaren.

Vettel lidera agora o Mundial com 172 pontos, 38 a mais que Raikkonen, que tirou de Alonso o segundo lugar geral por um ponto. Hamilton, por sua vez, é o quarto na tabela, com 124. A próxima prova, o Grande Prêmio da Bélgica, será disputada no circuito de Spa-Francorchamps no dia 25 de agosto.

Hamilton comemora 1ª vitória pela Mercedes Após ter conquistado a primeira vitória pela Mercedes, escuderia pela qual foi contratado nesta temporada, o inglês Lewis Hamilton se disse surpreso com o resultado obtido no Grande Prêmio da Hungria e bastante satisfeito com seu carro. “Foi um grande fim de semana. Não esperávamos isto quando chegamos aqui neste fim de semana, e ontem à

noite, sem pensar duas vezes, disse que precisaria de um milagre para ganhar hoje. Pois bem: o bom é que aconteceu”, declarou Hamilton, que venceu pela quarta vez em Hungaroring e igualou o recorde de triunfos do alemão Michael Schumacher. “A equipe escolheu bem a estratégia e as paradas. A partir daí, o foi necessário apenas manter a vantagem”, completou o piloto, que considerou a vitória fruto do esforço da Mercedes e revelou que espera que seja apenas o começo de uma sequência de bons resultados. “A equipe fez um trabalho excepcional. Trabalhamos muito duro para entender estes pneus, e hoje encontramos o equilíbrio. Espero de verdade que isto seja um ponto de inflexão verdadeiro para nós, sobretudo

Esta foi a primeira vitória do inglês pela Mercedes

após ter de lidar com estas temperaturas tão altas”, disse. Embora tenha vencido praticamente de ponta a ponta, Hamilton ressaltou que a o primeiro lugar não foi obtido com tranquilidade e que algumas ultrapassagens tiveram de

ser feitas. “Tive algumas batalhas a serem enfrentadas, como com Jenson (Button, da McLaren) e Mark (Webber, de Red Bull), mas acho que hoje tínhamos um ritmo superior a qualquer concorrente”, encerrou.

Vettel admite que tempo perdido atrás de Button foi determinante pela liderança com o britânico até a primeira parada nos boxes. Na volta dos pits, Vettel acabou “encaixotado” atrás de Button. “É difícil ultrapassar neste circuito. O ponto-chave foi quando fiquei atrás de Jenson, mas não jogo a culpa nele por isso, já que perdi tempo demais na minha primeira parada e acabei saindo logo atrás dele”, explicou o alemão.

Terceiro colocado na prova atrás de Hamilton e do finlandês Kimi Raikkonen, da Lotus, o líder do Mundial não ficou decepcionado com o desempenho na prova. “Hamilton fez um grande trabalho. Ficaria feliz se a corrida tivesse durado um pouco mais, porque foi muito divertida a batalha final com Kimi”, explicou o tricampeão mais jovem da história.

Belllucci perde mais uma estreia no ATP O

brasileiro Thomaz Bellucci (113º do ranking) voltou a perder uma estreia. Desta vez o revéz aconteceu contra o espanhol Guillermo Garcia-Lopez (72º). A derrota por 2 sets a 1, com parciais de 6-7 (1-7), 6-3 e 7-6 (7-4) eliminou o tenista logo na estreia do ATP 250 de Kitzbuhel, na Áustria. Com o resultado, Bellucci já acumula o terceiro torneio seguido em que é eliminado na primeira rodada. Antes, havia caído em Hamburgo, na Alemanha, e em Gstaad, na Suíça, onde defendia o título de 2012. No primero set de jogo, Bellucci conseguiu a vitória, mas não foi fácil. O brasileiro precisou de tie-break, vencido por 7-1, para sair na frente no duelo no saibro. Em seguida, Lopez dominou a segunda parcial, venceu por 6-3 e forçou um terceiro set de jogo. Até então, contava a favor do brasileiro o seu bom desempenho no saque, justamente o ponto fraco do tenista espanhol - Bellucci distribuiu nove aces ao todo durante o jogo, con-

Divulgação

O

alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, definiu as voltas em que ficou atrás de Jenson Button, da Mclaren, como as determinantes para que não conseguisse vencer o Grande Prêmio da Hungria no domingo, no circuito de Hungaroring. Segundo no grid de largada, atrás de Lewis Hamilton, da Mercedes, o atual tricampeão mundial até tentou lutar

Jogo da NBA no Rio terá ingressos entre R$ 90 e R$ 2 mil

A

Bellucci já acumula o terceiro torneio seguido de eliminação na primeira rodada

tra apenas três de Lopez, que ainda cometeu 12 duplas faltas. No set decisivo, Bellucci saiu atrás por 3-0, mas conseguiu igualar a parcial em 5-5. Foi então que o brasileiro falhou em um momento crucial e sofreu uma quebra de saque. Com isso, Lopez tinha o serviço a seu favor para definir,

mas Bellucci surpreendeu e devolveu a quebra rapidamente. Com isso, fez-se necessário um novo tie-break para definir o vencedor. Bellucci voltou a falhar em um momento decisivo e perdeu por 7-4 no desempate, após quase três horas de partida.

Dirigentes posam com as camisas de Nenê e Derrick Rose

direção da NBA no Brasil e a IMX, empresa parceira na realização do primeiro jogo da liga de basquete dos Estados Unidos no país, detalharam na terça-feira a venda de ingressos, bem como os preços, para o duelo de pré-temporada entre Chicago Bulls e Washington Wizards, no dia 12 de outubro, às 18h, na HSBC Arena, no Rio de Janeiro. Os preços vão variar entre R$ 90 e R$ 2 mil. A data do início das vendas também foi anunciado. Os ingressos começarão a ser vendidos no dia 8 de agosto, pelo site wwww.lojanba. com. No dia seguinte, às 10h, a comercialização também será feita na bilheteria da HSBC Arena. O ginásio tem capacidade para 14 mil espectadores. Os compradores só poderão adquirir quatro ingressos por CPF, sendo

que no máximo um deles de meia-entrada. Esta será a primeira vez que o Brasil recebe um jogo da NBA. A partida terá como anfitrião o pivô Nenê, do Wizards, e vai marcar o retorno às quadras do armador Derrick Rose, dos Bulls. A partida é parte de uma programação do calendário internacional da NBA, que incluirá 12 equipes em um total de dez jogos em sete países durante a temporada 2013/2014. O evento também faz parte dos planos de investimento da NBA. Desde 1978, a liga realizou 138 partidas internacionais, passando por 19 países e 40 cidades. Desde 2004, a NBA investe no Brasil, trazendo eventos como o Basquete sem Fronteiras, o NBA Cares (clínicas de basquete em comunidades) e o NBA 3X, com jogos de três contra três.


01 a 07 de agosto de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

31

Atacante que defendeu a seleção equatoriana na Copa de 2006 morre no Catar

O

atacante Christian Benítez, que defendeu a seleção equatoriana na Copa do Mundo de 2006 e jogava atualmente no El Jaish, do Catar, morreu na segunda-feira, vítima de um ataque cardíaco, aos 27 anos. Benítez foi internado após reclamar de dores abdominais e pouco depois morreu no hospital, divulgou o clube catariano através de sua conta no Twitter. A notícia foi confirmada pelo sogro do atleta, que trabalha em um clube da segunda divisão mexicana. O atleta equatoriano jogava com três brasileiros no El Jaish: o zagueiro Anderson Martins, ex-Vitória e Vasco, além dos atacantes Adriano Chuva, ex-Internacional, e Wagner Ribeiro, ex-Ituano. Revelado no El Nacional, ‘Chucho’, como era conhecido, defendeu Santos Laguna e América, do México, e o Birmingham, da Inglaterra, antes de se transferir para o Catar. “Ele era muito meu amigo. Éramos do mesmo bairro, as famílias eram muito amigas, estávamos sempre jun-

Benítez sofreu um ataque cardíaco após reclamar de dores estomacais

tos” disse o atacante equatoriano Tenório, atualmente no Vasco. O corpo de Benítez seguirá do Qatar para o México, onde o equatoriano atuou por muitas temporadas. Em seguida, ele se destinará ao seu país natal. Com a liberação do Vasco, Tenó-

rio comparecerá ao velório na cidade de Esmeraldas. Em sua rede social, o Demolidor prestou uma homenagem ao amigo, postando uma foto de “Chucho” e comentando: “um amigo que jamais esquecerei”.

EUA batem Panamá e conquistam a Copa Ouro pela 5ª vez

O

s Estados Unidos bateram a zebra Panamá por 1 a 0, e conquistaram pela quinta vez em sua história a Copa Ouro, competição que envolve países filiados à Concacaf e que acontece a cada dois anos. O gol solitário da vitória americana foi anotado pelo meia Brek Shea, aos 24 minutos do segundo tempo. O resultado selou uma campanha incontestável da seleção treinada por Jürgen Klinsmann, que venceu as seis partidas que disputou. Nestes jogos, os americanos balançaram as redes 20 vezes. Com o título, os Estados Unidos ficam a uma conquista de igualar o México, maior campeão da compe-

tição, que neste ano caiu nas semifinais, com derrota para os panamenhos. Apesar de ser um título continental, a Copa Ouro não garante vaga direta na próxima Copa das Confederações. Em 2015, um ano antes do torneio preparatório para a Copa do Mundo, que acontecerá na Rússia, haverá uma edição da competição entre seleções da Concacaf. Se os Estados Unidos voltar a ser campeão, estará na Copa das Confederações, no entanto, se outra seleção levar a melhor, haverá um playoff para decidir o representante da Concacaf.

Brek Shea marcou o gol do título dos americanos

Esporte Alemanha se vinga da Noruega e leva Euro feminina De maneira heroica, a seleção alemã conquistou no sábado o sexto título consecutivo da Eurocopa de futebol feminino, ao vencer a Noruega por 1 a 0, com direito a dois pênaltis defendidos pela goleira Nadine Angerer, fundamental para garantir o resultado na Friends Arena, em Solna, na Suécia. O gol do título foi anotado por Anja Mittang, aos 4 minutos do segundo tempo da partida. Antes, aos 29 da primeira etapa, Angerer pegou penalidade cobrada por Trine Ronning, e depois, aos 15 da etapa complementar, defendeu tiro efetuado por Solveig Gulbrandsen. A Alemanha chega ao título com

quatro vitórias, um empate e uma derrota, justamente para as norueguesas, na última rodada da fase de grupos. Naquela partida, Ingvild Isaksen balançou às redes para a seleção nórdica. A edição 2013 da Euro feminina, disputada na Suécia, é a oitava organizada pela Uefa. Além dos seis títulos seguidos arrebatados desde 1995, as alemãs também levantaram a taça em 1991. A única intrusa foi a própria seleção da Noruega, que foi campeã em 1993. Antes disso, entre 1984 e 1989, foram realizados três torneios não oficiais. Alemanha Ocidental, Noruega e Suécia venceram uma edição da competição, cada.

Fluminense anuncia Luxemburgo para o lugar de Abel Braga A diretoria do Fluminense apresentou na terça-feira o técnico Vanderlei Luxemburgo. O treinador assinou contrato até 31 de dezembro de 2013. Com ele chegam o preparador físico, Antonio Mello, e o assistente técnico, Júnior Lopes. Depois de dirigir o time de juniores em 1986, quando acabou comandando a equipe profissional numa excursão à Europa, o treinador volta às Laranjeiras 27 anos depois, com a missão de conduzir o clube ao pentacampeonato brasileiro. Luxemburgo já dirigiu o time de juniores do Fluminense em 1986, quando acabou comandando a equipe profissional interinamente numa excursão à Europa. A passagem durou 19 dias, quando o Tricolor venceu três partidas, empatou quatro e perdeu duas. Na volta, ele continuou como auxiliar-técnico de

Antônio Lopes. O nome encontrava alguma resistência devido ao seu forte temperamento, mas o presidente da parceira e patrocinadora do clube, Celso Barros, argumentou em prol do ex-treinador do Grêmio e conseguiu o crivo dos outros integrantes da alta cúpula de futebol tricolor. A palavra final foi dada pelo presidente do Flu, Peter Siemsen, que aprovou o nome de Luxemburgo. Em baixa no mercado, Vanderlei Luxemburgo aceitou uma drástica redução salarial para treinar o Fluminense. O treinador, que deverá fechar contrato até o fim da temporada, receberá cerca de R$ 300 mil mensais, custeados pelo Tricolor e pela Unimed-Rio. O Flu está na zona de rebaixmento do Brasileirão, em 17º lugar, com apenas nove pontos.


01 a 07 de agosto de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

32

Esporte

Felipão convoca Seleção para amistoso contra a Suíça

O

EFE

lateral esquerdo Ma- main. Com sua convocação, Filixwell foi a única novida- pe Luis, do Atlético de Madri, de na primeira convoca- ficou fora. Na temporada ção feita por Luiz Felipe Scolari 2012/2013, sua primeira completa pelo clube depois do francês, Matítulo da xwell atuou Copa das em 48 partiConfederadas (33 do ções, no dia Francês e 10 30 de junho, da Chamno Maracapions) e marnã. O próxicou 2 gols. mo amistoNo Brasil, ele so do Brasil defendeu será no dia Maxwell foi a grande novidade da convicação apenas o 14 de agosto, na Basileia, contra a anfitriã Cruzeiro, em 2000 e 2001, quanSuíça. Os atletas viajarão no dia do foi negociado para o Ajax, da Holanda. 11. Maxwell, ex-jogador do Barcelo- Os outros três atletas que ficaram na, atua hoje no Paris Saint-Ger- fora foram o zagueiro Réver

Veja a lista abaixo dos 20 convocados, todos através do site da CBF: Goleiros: Julio Cesar - Queens Park Rangers (Inglaterra) Jefferson - Botafogo Zagueiros: Thiago Silva - Paris Saint Germain David Luiz - Chelsea (Inglaterra) Dante - Bayern de Munique

Com 15 minutos em campo, Neymar estreia pelo Barcelona Atacante sofreu cinco faltas no período em campo

Laterais: Daniel Alves - Barcelona Jean - Fluminense Marcelo - Real Madrid Maxwell - Paris Saint Germain Meio-campistas: Fernando - Shakhtar Donetsk (Ucrânia) Hernanes - Lazio (Itália) Luiz Gustavo - Bayern de Munique Paulinho - Tottenham (Inglaterra) Meia-atacantes Oscar - Chelsea Lucas - Paris Saint Germain Bernard - Atlético-MG Atacantes Jô - Atlético-MG Hulk - Zenit (Rússia) Fred - Fluminense Neymar - Barcelona (Atlético-MG), o goleiro Diego Cavalieri (Fluminense) e o meia Jadson (São Paulo).

A

estreia de Neymar com a camisa do Barcelona aconteceu na terça-feira. Tudo bem que foram apenas 15 minutos, e sem destaque. No fim, o ex-atacante santista pouco influenciou no empate por 2 a 2 diante do Lechia Gdansk, na Polônia, já que os quatro gols haviam acontecido antes de sua entrada. A partida desta terça foi

apenas uma prévia do que Neymar deverá mostrar na sexta-feira, quando o Barcelona enfrenta o Santos em torneio amistoso, o Troféu Joan Gamper, no Camp Nou. Diante do ex-time, Neymar deverá ser titular e, aí sim, terá a primeira grande chance de mostrar por que o clube espanhol investiu milhões para contratá-lo.

Brazilian News 582  

Governo britânico pede que imigrantes irregulares ‘vão para casa ou enfrentem a prisão’. De acordo com o porta-voz do primeiro-ministro Davi...

Advertisement