Issuu on Google+

Reino Unido Charity: Laboratório para o começo de uma carreira Continua na página 4

Londres, 11 a 17 de julho de 2013

GRÁTIS

Ano 12 / Número

579

www.brazilianews.uk.com

ALUNO DE MEDICINA TERÁ QUE TRABALHAR DOIS ANOS NO SUS PARA RECEBER DIPLOMA

Mundo Julgamento do capitão do navio Costa Concordia é adiado

Continua na página 10

Tânia Rêgo/ABr

Projeto faz parte do Programa Mais Médicos apresentado pelo governo federal. Com isso, o curso passará de 6 anos para 8 anos de duração. Os estudantes irão trabalhar na atenção básica e nos serviços de urgência e emergência da rede pública. Eles vão receber uma remuneração do governo federal e terão uma autorização temporária para exercer a medicina, além de continuarem vinculados às universidades. Os últimos dois anos do curso, de atuação no SUS, poderão contar para residência médica ou como pós-graduação, caso o médico escolha se especializar em uma área de atenção básica. Classe médica protesta. Continua nas Páginas 16 e 17

Saúde

Esporte

Descubra se você tem intolerância ao glúten e veja dicas de tratamento

Brasileirão recomeça após Copa das Confederações com novo líder

Continua na página 14

Continua na página 31


11 a 17 de julho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

2

Reino Unido

Previsão do tempo Presidente - Fundador: Horácio Sterling sterling@expressnews.uk.com Diretora comercial: Isabella Valente sales@braziliannews.uk.com Diretora Administrativa e Financeira Paola Reyes adminmanager@expressnews.uk.com Assistente Administrativo Carlos Eduardo Silva adminassistant@expressnews.uk.com Editor Márcio Brandão Ceccarelli editor@braziliannews.uk.com Direção de Arte e Diagramação: Jorge Mario Velasco graphicdesigner@expressnews.uk.com Departamento Comercial: Eder Blanco marketing@braziliannews.uk.com Colaboradores: Carolina Beal (Geral) Antonio Jorge Rettenmaier (Cronica) Carlos Eduardo Oliveira (Especial) Everoy Johnson (Reino Unido) Fernando Rebouças (Quadrinhos) Jussara Piacentini (Horóscopo) London Help4you (Comunidade) Marcus Fumagalli (Piadas, Leitor) Tamara Oliveira (Cultura) Daniel Castillo (Photographer) Marcio Delgado (Acontece) Ana Letícia da Rosa Rafael Tinelli Rose Araujo Heitor Scalambrini Costa Distribuição: BR Jet Delivery brjetlondon@yahoo.com Classificados: sales@braziliannews.uk.com O conteúdo dos anúncios e classificados não expressa a opinião do veículo e são de responsabilidade dos anunciantes. Brazilian News 70 Newington Causeway , Lancaster House Second Floor London, SE1 6DF Telephone: +44 (0) 20 7403 5342

www.braziliannews.uk.com

Qui Jul 11

23° 11° Sol predominante Chance de chuva: 0%

Sex Jul 12

24° 13° Parcialmente nublado Chance de chuva: 0%

Sáb Jul 13

29° 16° Sol Chance de chuva: 0%

Dom Jul 14

25° 14° Parcialmente nublado Chance de chuva: 0%

Seg Jul 15

26° 14° Sol predominante Chance de chuva: 0%

Ter Jul 16

24° 14° Sol Chance de chuva: 0%

Qua Jul 17

22° 14° Sol predominante Chance de chuva: 0%

Zara Phillips, neta de Elizabeth II, anuncia gravidez de seu 1º filho

Transport for London Paralização dos serviços de metrô, overground, tramlink e DLR para sábado, 13, e domingo, 14 de julho: O Transport for London, departamento de transporte da cidade de Londres, está executando um grande e essencial programa de renovação das linhas de metrô, do London Overground, London Tramlink e da Docklands Light Railway. Os benefícios para os londrinos serão inúmeros, com mais trens – muitos com ar-condicionado – com viagens mais rápidas, mais freqüentes e confiáveis, aumentando a capacidade de transporte em cerca de 30%. Por causa disso, inevitavelmente algumas linhas suspenderão seus serviços em diferentes locais durante os fins de semana. Se você vai utilizar algum destes meios de transporte, olhe aqui as rotas que estarão habilitadas para os dias 13 e 14 de julho:

Metrô - London Underground Bakerloo line: A linha funcionará normalmente neste fim de semana. Central Line: A linha funcionará normalmente neste fim de semana. District Line: A linha não funcionará neste fim de semana entre Tower Hill e East Ham. Circle Line: A linha funcionará normalmente neste fim de semana. Hammersmith & City Line: A linha não funcionará neste fim de semana entre Moorgate e Barking. Jubilee Line: A linha funcionará normalmente neste fim de semana.

Metropolitan Line: A linha funcionará normalmente neste fim de semana. Picadilly Line: A linha funcionará normalmente neste fim de semana. Northern Line: A linha não funcionará neste fim de semana entre East Finchley, Golders Green e Stockwell, via Bank e Charing Cross. Victoria Line: A linha funcionará normalmente neste fim de semana. Waterloo & City line: A linha estará fechada no domingo.

London Overground No domingo, não haverá serviço entre Gospel Oak e Barking. Docklands Light Railway: A linha funcionará normalmente neste fim de semana. London Tramlink: A linha funcionará normalmente neste fim de semana. Para planejar sua viagem, não deixe de visitar o site www.tfl.gov.uk/journeyplanner ou ligue para o atendimento 24hs 0843 222 1234. Você também pode ver as linhas que estarão sofrendo algum impedimento direto no link www.tfl.gov.uk/check. Além disso, você encontra informações nos folders e nos quadros de aviso das estações, além de poder receber alertas via celular e email. Você pode ver todas as opções de como se manter informado sobre a suspensão dos serviços pelo site www.tfl.gov.uk/tfl/traveltools.

Zara participou das Olimpíadas de 2012

Redação Brazilian News

Z

ara Phillips, filha da princesa Anne e neta da rainha Elizabeth II da Inglaterra, está grávida de seu primeiro filho, cujo nascimento está previsto para o início do próximo ano, informou na segunda-feira o Palácio de Buckingham. O bebê de Zara será o quarto bisneto da soberana britânica, após o aguardado nascimento nos próximos dias do filho dos duques de Cambridge, William e Kate. “A Princesa Anne e seu marido, o capitão Mark Phillips, os pais do bebê e todos os membros das duas famílias estão encantados com a notícia”, anunciou hoje em comunicado o palácio, residência oficial da família real britânica. O bebê, que será o terceiro neto da princesa Ana, nascerá mais de dois anos depois do casamento de Zara, de 32 anos, com o jogador de rugby Mike Tindall, de 34, celebrado em Edimburgo (Escócia) em julho de 2011. O casal esperava o “momento oportuno” para realizar seu desejo de ter uma família, do qual Zara já havia falado abertamente em um evento esportivo o ano passado. No verão passado, Zara Phillips ganhou uma medalha olímpica na competição por equipes do conjunto completo de equitação, dos Jogos Olímpicos de Londres 2012.


11 a 17 de julho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

3

Reino Unido

Hampstead Heath: mergulho ao estilo inglês Rebeca Plaza r.plazal@hotmail.com

O

clima inglês está nos dando uma trégua e não podemos perder a oportunidade de tornar-nos como os caracóis: tem que sair e deixar secar tudo o que choveu, nevou e granizou em Londres no inverno passado. A praia não fica perto e a de Brighton é de pedra, por isso temos de encontrar alternativas para um mergulho sem ter que ir muito longe. Muitas pessoas não sabem que ao norte da cidade, entre os bairros de Camden e Barnet, estende-se 800 hectares de floresta antiga do tempo dos druídas, pântanos, cercas e muita grama. Falamos de Hampstead Heath ou “The Heat”, como é conhecido localmente. Nomeado como uma das maravilhas de Londres e como um “lugar” de importância metropolitana, The Heat é gerido pela City of London Corporation desde 1989. Alguns dos seus vizinhos ilustres são Jude Law, o diretor Tim Burton e Helena Bonham Carter, sua esposa e musa. Durante séculos tiveram telhado no bairro artistas como

DH Lawrence, Rabindranath Tagore ou um muito jovem Leonard Cohen. Também há lugar neste parque para a lenda e história: o “monte de Boudicca”, localizado no sul, é o lugar de descanso final de rainha Boudicca, que morreu junto com 10 mil guerreiros Iceni na ponte de batalha. Mas, sem dúvida, uma de suas principais atrações são as mais belas lagoas, piscinas naturais abertas ao público. Estas lagoas, alimentadas pelo rio Fleet, um afluente do rio Tâmisa, foram construídos nos séculos XVII e XVIII, como o fornecimento da City de Londres. Há mais de 25 lagos espalhados em todo Hampstead Heath, mas os mais famosos estão localizados a leste do parque. A tradição inglêsa proibiu as mulheres e os homens tomar banho juntos. Esta tradição é preservada hoje devido a comunidade muçulmana residente na cidade. Por esta razão, há um lago só para as mulheres: A Kenwood Ladies ‘Pond, onde a água é muito limpa e está localizado atrás de um arbusto para preservar a privacidade das frequentadoras; outra só para homens:

Nadar no parque custa duas libras

Then Highgate Men’s Pond, famoso entre os homens gays e nudista; e um misto: The Hampstead Mixed Pond, não tão extensa como as outras, mas perfeita para desfrutar de um mergulho bem merecido com seus amigos. Depois de um protesto ocorrido em 2004 onde tentou-se fechar as lagoas, foram estabelecidos os preços de entra-

da simbólico de £2, que ajudam a manter as instalações. Há também bônus mensal de £30 se você gosta de ir todos os dias. O acesso a eles é muito fácil: você pode fazê-lo a partir da Estação de Kentish Town, a apenas 8 minutos de King’s Cross, ou da Estação de Metrô de Hampstead, um pouco mais ao norte.

A linha DLR é o ponto mais próximo a apenas dois minutos da entrada do parque. Se você chegar lá, não perca a famosa Parliament Hill, de onde se pode desfrutar de uma vista panorâmica de Londres a uma altura de 134 metros acima do nível do mar. Sem dúvida, o destino perfeito para um grande dia.


11 a 17 de julho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

4

Reino Unido

Charity: Laboratório para o começo de uma carreira O

trabalho em uma charity, mesmo que voluntário, permite identificar diversos perfis de profissionais, o que pode ser uma excelente experiência para jovens em início de carreira. Este é o caso de muitos estudantes europeus que têm nas lojas de caridade a sua primeira experiência de prestação de serviços. Ainda que as funções básicas de um voluntário sejam rotineiras e até maçantes à primeira vista, com a separação e precificação de itens para as vendas, jovens que tiverem um olhar mais atento às necessidades do consumidor podem transformar uma charity em um privilegiado laboratório de trabalho. Durante o dia a dia, é possível verificar quais itens têm maior saída de acordo, por exemplo, com o período do ano. Manter um estoque repleto de cartões às vésperas de datas comemorativas é uma boa sacada para atrair mais visitantes e, consequentemente, deixá-los expostos às demais mercadorias. Assim, é importante também manter o estoque de livros, CDs e DVDs com diversas opções, para tentar fixar o cliente por mais tempo na loja. Cui-

dar da vitrine também demanda um cuidado especial, já que muitos serão atraídos ao passarem pelas calçadas. Entre tantas funções, é possível observar as lideranças naturais, que passam a organizar de maneira espontânea as tarefas para os demais colaboradores – tudo com o aval do gerente da loja. Geralmente, são jovens profissionais que visualizam com mais facilidade as áreas que necessitam de reposição ou substituição de material e o número de voluntários necessário para o atendimento em horários de pico – que acontece, geralmente, no horário do almoço, entre 12h e 14h, e antes do fechamento das lojas, aproximadamente às 18h. Neste contexto, também é possível identificar facilmente aqueles que preferem o trabalho braçal dos bastidores ao atendimento. Em alguns casos, por timidez ou por não dominar o inglês, e em outros, por conta da aflição com o grande volume de coisas a serem feitas enquanto se espera um cliente no caixa. Eu posso dizer que me identifico mais com o trabalho dos bastidores. Talvez não seja tanto pela timidez (ou só um pouco), mas muito mais pelo fato de saber que posso ser

mais rápida na separação e materiais e reposição de estoque do que na espera por clientes no caixa. Enquanto os jovens talentos podem treinar suas habilidades profissionais de início de carreira experimentando novidades, os mais experientes trazem também para o voluntariado os seus vícios de trabalho. Pelo menos, eles estão sendo empregados em uma causa nobre.

Diversos tipos de produtos podem ser encontrados numa charity

Comparsa no plano para matar Joss Stone é condenado

Gareth Cattermole/Getty Images

Vilma Balint

Cantora foi alvo dos homens de Manchester

U

m homem de Manchester que se juntou à trama de seu colega de apartamento para sequestrar e matar a estrela pop internacional Joss Stone foi condenado a 18 anos de prisão. Junior Bradshaw, de 32

anos, atuou como motorista para Kevin Liverpool, 35 anos, que tinha concebido o plano para sequestrar a estrela da alma e obter mais de £1 milhão. O par viajou de Manchester até a

Festival Brasileiro de Filmes Infanto-Juvenis de Londres acontece em outubro

A

segunda edição do Circular, Festival Brasileiro de Filmes Infanto-Juvenis de Londres, vai acontecer no dia 12 de outubro, na Birkbeck University of London. O anúncio foi feito pela organização do evento. Depois do sucesso em 2012, a 2 edição do Circular Festival traz filmes com conteúdo especial, que revivem a me-

mória cultural nas crianças de famílias mistas e brasileiras residentes no Reino Unido. Sendo o único festival brasileiro do gênero em Londres, o Circular Festival traz um espaço de aproximação cultural e social através do cinema ifanto-juvenil brasileiro. Nesta edição do Circular serão exibi-

casa de Stone, em Devon, com um arsenal de armas para roubar e matar. Notas escritas por Liverpool mostram que eles queriam decaptar a moça por sua ligação com a família real. A dupla tinha observado casa de Miss Stone e estavam à caminho quando foram presos em Cullompton, em junho de 2011, armados com uma espada, três facas, dois martelos, máscaras, luvas e uma mangueira. Moradores observaram a movimentação suspeita dos dois e chamaram a polícia. Os homens disseram à polícia que estavam perdidos e tentando chegar ao Bristol, mas logo os oficiais notaram a farsa. Uma busca no apartamento de Bradshaw e Liverpool, compartilhado em Manchester, também recuperou uma arma de chumbinho. A dupla foi condenada por um júri em abril por conspiração para cometer assassinato e conspiração para roubar. O julgamento durou três semanas em Exeter Crown Court. Liverpool foi condenado imediatamente à prisão perpétua. Já a condenação contra Bradshaw foi adiada para a elaboração de relatórios psiquiátricos.

dos vários curtas-metragens catalogados para o público infanto-juvenil, divididos em duas sessões de uma hora. Todos os filmes são falados em português com legendas em inglês. Esta é uma oportunidade única para vivenciar a língua portuguesa junto de outras crianças e adolescentes. O Circular Festival é um evento cultural sem fins lucrativos. Os ingressos podem ser adquiridos pelo preço simbólico de £ 2,50 na portaria do evento e postos de vendas. Mais informações podem ser obtidas pelo site: www.circularfestival.org


11 a 17 de julho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

5

Reino Unido

Governo planeja possível licença compartilhada Doze meses de licença maternidade poderão ser compartilhados com o pai a partir de 2015, mas gestantes ainda temem pela insegurança de seus cargos

não o pode devido a baixa remuneração no período (máximo de £136,78 por semana). Já no que se refere às duas semanas de licença ordinária, 90% dos homens assim o fizeram já que muitas empresas concordam em complementar a renda mínima oferecida pelo governo. O período de consulta em relação à nova legislação de licença compartilhada terminará no dia 23 de agosto de 2013.

Luciana O’Shea luciana.oz@gmail.com

O

Fique esperta

Arquivo pessoal

governo britânico considera ilegal que uma mulher seja demitida (laid off) simplesmente por estar grávida, na medida que isso é considerado preconceito. Porém, não há nenhuma lei que proíba o empregador de despedir uma gestante por motivos profissionais. Nesta semana, a coluna Parenting busca assim ajudar brasileiras com planos de engravidar, ou seus parceiros, a ficar por dentro não só dos riscos, mas também de seus direitos. No caso das mulheres que conseguirem manter o seu cargo até o início da licença maternidade (maternity leave) - podendo esta começar a 29 semanas de gestação as leis trabalhistas prevêem até 12 meses de licença. Já a remuneração durante esse período cobre apenas 39 semanas. Nova lei em trâmite prevê ainda a alternativa de uma licença de um ano a ser dividida entre pai e mãe.

Nova lei em trâmite prevê a alternativa de uma licença de um ano a ser dividida entre pai e mãe

Remuneração

assim tão generosa e é importante estar preparada para uma possível perda de renda significativa durante a maior parte de sua licença. Assim, apenas cerca de nove meses (39 semanas) de licença maternidade serão remunerados e, com exceção do primeiro mês e meio, a sua renda não passará de £136,78 por semana. O regulamento prevê que durante as seis primeiras semanas de licença o seu salário ou SMP (Statutory Maternity Pay) será igual a 90% de sua renda semanal média. Já durante as 33 semanas restantes, consistirá de £136,78 ou 90% da renda semanal média (prevalece o menor valor). A boa notícia é que se, por ventura você for demitida ou a empresa for a falência, por exemplo, como aconteceu comigo, o governo manterá o pagamento de sua renda de £136,78 durante as semanas previstas por lei.

Já em relação ao seu salário, a lei não é

Shared Parental Leave

Pré-licença É proíbido por lei descriminar uma mulher profissionalmente só por estar grávida e patrões são obrigados a conceder tempo de folga para que freqüente aulas e consultas pré-natais (time off for antenatal care). Além disso, adaptações devem ser concedidas em relação a determinadas tarefas, principalmente as mais braçais, e antes de tomar uma decisão que venha a prejudicar a sua gestação por medo de perder seu emprego, saiba que por lei patrões devem conceder alternativas para você no que diz respeito ao manuseio de cargas pesadas, intervalos, exposição a substâncias tóxicas e carga horária de trabalho.

Recentemente, o governo britânico iniciou uma discussão para explorar a possibilidade dos pais, assim como as mães, gozarem de um período de licença de até 26 semanas. Até abril de 2011, a lei previa apenas duas semanas de licença paternidade (com remuneração máxima de £136,78 por semana podendo esta ser complementada pelo empregador), mas desde então algumas empresas já iniciaram a oferta da licença compartilhada que poderá entrar em vigor oficialmente a partir de 2015. Porém, para que o pai possa usufruir de sua “licença paternidade adicional,” um período de duas até 26 semanas para cuidar do filho, é preciso que a mãe retorne ao trabalho. O número de semanas disponíveis para o pai dependerá do número de semanas não utilizados pela mãe. O novo sistema de shared parental leave Continua no lado direito

Anote na sua agenda - 25 semanas de gestação – é preciso informar seu patrão sobre a gravidez. - 11 semanas antes da data de nascimento prevista (due date) – pode-se iniciar a licença maternidade. - *52 semanas – é o período total de licença maternidade (Statutory Maternity Leave), mas apenas 39 são remuneradas.

- 2 semanas – é o mínimo de licença maternidade obrigado por lei. - 8 semanas – é o prazo para avisar (give notice) seu chefe que deseja mudar a data de retorno ao trabalho. * É possível que a partir de 2015 os pais possam compartilhar metade da licença com a mãe.

foi, entretanto, recebido por muitas empresas de modo negativo e, de acordo com uma pesquisa recentemente divulgada pelo TUC, entre 2011/2012 , menos 1% de 285 mil homens tiraram a licença adicional de até 26 semanas, enquanto que a grande maioria assim

Patrões hoje em dia usam dos mais variados argumentos para justificar a demissão de mulheres grávidas sem cair na questão do preconceito. Dessa forma, se você se vir forçada a pedir demissão ou a descer de cargo por pressão, antes de aceitar qualquer oferta, tente descobrir exatamente quais os seus direitos. Mais informações sobre o assunto estão disponíveis em sites como www. gov.co.uk ou via o telefone (Citizen Advice helpline) 08444 111 444. Na semana que vem leia mais sobre as diferentes opções de childcare e como avaliá-las.


11 a 17 de julho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

6

Brasil

Os ministros das Relações Exteriores do Uruguai, Luis Almagro, e do Brasil, Antonio Patriota, concedem entrevista coletiva no Palácio Itamaraty

O

s ministros das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, e do Uruguai, Luis Almagro, assinaram um acordo que facilitará os trâmites para que os cidadãos de um dos dois países obtenham residência no outro. “É uma nova lógica de integração que atingiu níveis técnicos, mas que também produz outros resultados muito importantes e chega diretamente aos cidadãos”, declarou Almagro em entrevista coletiva com Patriota. “Este acordo dará uma dinâmica nova e importante ao processo de integração”, disse o ministro uruguaio,

que também destacou que, durante seu encontro com Patriota, foi assinado outro acordo que facilitará a legalização de documentos entre ambos os países. “São coisas que economizam tempo, dinheiro e burocracia a todos os cidadãos e que nos fazem sentir diretamente os benefícios da integração”, disse Almagro. Segundo Patriota, esses acordos marcam um “ponto de inflexão” nas relações bilaterais, que foram examinadas em todas suas dimensões durante o encontro realizado terça-feira em Brasília. Entre os diversos assuntos tratados, o ministro uruguaio desta-

cou os planos para a construção de uma segunda ponte fronteiriça sobre o rio Jaguarão e outras iniciativas para reforçar as conexões elétrica e ferroviária entre os dois países. Almagro também disse que foram analisados programas de integração de cadeias produtivas, sobretudo nos setores naval e de energia eólica, e de cooperação bilateral em ciência, tecnologia e desenvolvimento para a televisão digital no Uruguai. Patriota, por sua vez, ressaltou o “excelente” estado das relações comerciais com o Uruguai, cujo fluxo atingiu US$ 4 bilhões no ano passado.

Dilma diz que levará caso de espionagem à Comissão de Direitos Humanos da ONU

A

presidente Dilma Rousseff anunciou na segunda-feira que seu país levará o caso de suposta espionagem a cidadãos brasileiros por parte dos Estados Unidos ao seio das Nações Unidas. “Vamos apresentar proposta à Comissão de Direitos Humanos da ONU, uma vez que um dos preceitos fundamentais é a garantia da liberdade de expressão, mas também de direitos individuais, principalmente o da privacidade, aliás garantido na nossa Constituição”, declarou Dilma a jornalistas. O jornal “O Globo” publicou no domingo uma reportagem na qual revelou que o Brasil, da mesma forma que a maioria dos países do mundo, tinha sido espionado pelos programas de rastreamento da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês). A reportagem usa dados vazados pelo ex-analista da CIA, Edward Snowden, que está há duas semanas em Moscou à espera que algum país lhe conceda asilo político. “Se houver participação de outros países e outras empresas que não as brasileiras, seguramente há violação de soberania, sem dúvida. Como (também) é violação de direitos humanos”, justificou Dilma. A governante, no entanto, pediu prudência para investigar “sem precipitação nem prejulgamento”, e assegurou que a posição do Brasil “é muito clara

FMI diminui crescimento da América Latina e do Brasil Previsão de crescimento já tinha sido diminuída em abril

EFE

Elza Fiúza_ABr

Acordo que facilita trâmites de residência é firmado com o Uruguai

O

Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou na terça-feira para baixo as perspectivas de crescimento da América Latina e do Caribe para 2013 e 2014, que segundo o organismo terão a mesma expansão do

Produto Interno Bruto (PIB) de 2012. Segundo a atualização apresentada do relatório “Perspectivas Econômicas Globais”, a previsão de crescimento do Brasil em 2013, que já tinha sido diminuída em abril, foi rebaixada ago-

e firme: Não concordamos de maneira alguma com interferência desta ordem não só no Brasil como em qualquer outro país”. O Ministério das Relações Exteriores pediu no domingo explicações ao embaixador dos Estados Unidos em Brasília, Thomas Shannon, e a legação diplomática brasileira em Washington fez o mesmo com o Departamento de Estado. Dilma indicou que o Ministério de Comunicações e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) averiguarão a participação de empresas brasileiras nos supostos atos de espionagem e anunciou que o governo pretende modificar a legislação sobre internet. “Vamos dar uma revisada, porque uma das questões que devemos observar é onde se armazenam os dados. Muitas vezes os dados são armazenados fora do Brasil, principalmente os do Google. Queremos obrigatoriedade de armazenamento de dados de brasileiros no Brasil”, declarou. Segundo Dilma, uma investigação sobre o assunto “é importante, para saber tudo o que há de verídico”. “Acho que, sobretudo, o Brasil tem que dar garantias e tem de construir uma legislação que dê segurança aos direitos humanos e à privacidade de cada pessoa, de cada cidadão. E segundo, mas não nessa ordem, a garantia de soberania do Brasil”, concluiu.

ra em meio ponto, de 3% para 2,5%. A América Latina não ficará alheia à desaceleração global nos próximos dois anos, e por isso seu crescimento foi rebaixado em quatro décimos em 2013, até 3%, e em cinco décimos em 2014, até 3,4%. A queda da demanda mundial e do preço das matérias-primas afetaram de maneira especial países emergentes como o Brasil, que apesar de tudo crescerá acima do 0,9% registrado em 2012. O FMI rebaixou em até oito décimos a previsão de crescimento da economia brasileira em 2014, até 3,2%, abaixo das expectativas do início do ano. O organismo também cortou o crescimento esperado para o México. A economia do país não conseguirá manter neste ano o crescimento de 3,9% de 2011 e 2012 e verá reduzida a expansão de seu PIB para 2,9%, cinco décimos a menos do que o previsto em abril. Já em 2014, o México se expandirá 3,2%, dois décimos a menos que o previsto inicialmente.


11 a 17 de julho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

7

Brasil

obras no parque olímpico no Rio

A

Prefeitura do Rio de Janeiro informou que acatou uma decisão judicial da noite da última sexta-feira e interrompeu as obras em uma parte da área onde será construída a maioria das instalações esportivas dos Jogos de 2016. O Tribunal de Justiça do Rio ordenou a paralisação das obras até que seja resolvido o litígio entre a Prefeitura e o Clube Esportivo de Voo (CEU), que ocupa parte do terreno onde o Parque Olím-

pico vem sendo construído, segundo um comunicado. As autoridades cariocas temem que a permanência do clube de voo no terreno possa gerar atrasos na entrega das obras, que está prevista para 2015. O CEU ocupa 175 mil metros quadrados de um terreno de 1,18 milhão de metros quadrados situado na Barra da Tijuca, na zona oeste da capital fluminense, em virtude de uma concessão da Prefeitura que foi anulada em de-

Papa concede indulgência plenária aos participantes da JMJ

O

papa Francisco determinou que os fiéis que se unam espiritualmente ou participarem da Jornada Mundial da Juventude, que será realizada no Rio de Janeiro 22 e 29 de julho, receberão indulgência plenária, informou o Vaticano. “O Santo Padre, desejando que os jovens, em união com os fins espirituais do Ano da Fé, promovida por Bento XVI, possam obter os esperados frutos de santificação da JMJ, na audiência de 3 de junho com o cardeal penitenciário-mor, concordou que os jovens e os fiéis adequadamente preparados possam desfrutar do dom da indulgência”, disse o Vaticano. A indulgência será aplicada nas condições estabelecidas pela Igreja: se o fiel se confessou, recebeu a comunhão e rezou segundo as intenções do papa. Os fiéis que não puderem participar do encontro no Rio de Janeiro

também poderão obter a indulgência plenária nas mesmas condições que os presentes no evento, sempre que “sigam os mesmos ritos e exercícios pios enquanto estes forem realizados, através da televisão e rádio ou, sempre com a devida devoção, através dos novos meios de comunicação social”. O papa também aprovou a concessão da indulgência parcial aos fiéis cada vez que elevem suas orações a Deus, concluindo com a oração oficial da JMJ e invocações devotas à Virgem Maria, sob o título de “Nossa Senhora da Conceição Aparecida”, assim como aos organizadores e funcionários do encontro, para estimular os jovens a reforçar sua fé e levar uma vida santa.

O que é a indulgência? A indulgência é a redução ou eliminação das penas geradas ao se cometer um pecado e que pode ser obtida em determinadas condi-

zembro, de acordo com um comunicado. A administração municipal analisa a possibilidade de pagar R$ 12 milhões como compensação para que o clube possa construir novas instalações. O CEU, por sua vez, pediu à justiça para permanecer por mais tempo no local, pois considera que os aeroportos que lhe foram propostos como alternativas não oferecem as condições adequadas para a aterrissagem de suas aeronaves.

ções sempre que se esteja em estado de graça, segundo explica o “Enchiridion Indulgentiarum”, o manual das indulgências. As indulgências surgiram pela primeira vez em 1091 e permitia diminuir a penitência por obras públicas, como a construção de igrejas. Os papas Alexandre II e Urbano II a ofereceram a todos aqueles que participaram das cruzadas e Bonifácio VIII, o papa que convocou o primeiro jubileu, em 1300, concedeu indulgências em função do ano santo. Martinho Lutero se rebelou contra o uso comercial das indulgências na Igreja Católica em 1517 e empreendeu a reforma luterana (protestantismo). A Penitenciária da Cúria Romana precisou, após a revisão da “Enchiridion Indulgentiarum”, em 1999, que o propósito da indulgência não é só ajudar os fiéis a descontar as penas do pecado, mas incentivar ações de piedade, penitência e caridade. Diante da má fama das indulgências, devido a erros do passado, o Vaticano afirmou que é preciso superar a “imagem comercial” à qual ainda seguem ligadas, porque estas são concedidas de graça.

Ordem do desfile das escolas de samba do Rio é definido

O

Rio de Janeiro já definiu a or- O Império da Tijuca abre os desfiles dem dos desfiles das escolas no domingo de carnaval, a Grande de samba em 2014. Como de costu- Rio é a segunda, a Beija-Flor será a terceira a desfilar, o Salme, as agremiações gueiro é o quarto, Manentram na Marquês gueira é a quinta e a São de Sapucaí no doClemente fecha o domingo e encerram mingo de carnaval. os desfiles na segunA Mocidade abre os da-feira de carnaval. Ordem dos desfiles aparece A Liga das Escolas em telão na cidade do samba desfiles de segunda-feira, a União da Ilha é a de Samba (Liesa) e a Riotur realizaram na segunda- segunda, Vila Isabel é a terceira, -feira, na Cidade do Samba, o sor- Imperatriz é a quarta, Portela a teio para definir a ordem que as es- quinta escola e a Unidos da Tijuca encerra os desfiles de 2014. colas vão entrar na passarela. Divulgação

Disputa judicial interrompe

Volume de exportação de café do Brasil aumenta, mas faturamento cai

A

s exportações do café brasileiro aumentaram 17,5% em volume no primeiro semestre em comparação com o mesmo período de 2012, mas o faturamento caiu 12,7% devido à queda do preço desse produto, informou na segunda-feira o Conselho de Exportadores de Café (CeCafé). As vendas no exterior somaram 14,8 milhões de sacas de 60 quilos entre janeiro e junho, enquanto o faturamento foi de US$ 2,722 bilhões, de acordo com o balanço divulgado pela entidade. Os preços sofreram uma queda contínua nos últimos 24 meses, de aproximadamente 15%, embora estejam dando sinais de recuperação, e o CeCafé se mostra otimista quanto ao cenário de que recuperem os níveis anteriores. Em junho, terminou também o ano da colheita 2012-2013, com um crescimento de 2,5% do volume, que chegou a 30,5 milhões de

sacas, e uma redução de 24% do faturamento, que foi de US$ 5,967 bilhões. Para Guilherme Braga, diretor-geral do CeCafé, “o desempenho da colheita 2012-2013 foi positivo, apesar de seu início ter apresentado um ritmo lento de comercialização do grão por causa das chuvas e as greves que atrasaram a chegada do produto aos mercados nos primeiros meses”. “A partir de outubro de 2012, houve uma recuperação na velocidade de entrada do café (aos mercados) para ser negociado e, consequentemente, no volume exportado, que chegou aos níveis esperados para o período”, explicou. O CeCafé considera que para o ano de colheita 2013-2014, o Brasil exportará 32,5 milhões de sacas. Em junho, as vendas do grão brasileiro no exterior aumentaram 18,5% em volume frente ao mesmo mês de 2012, para 2,2 milhões de sacas, e o faturamento foi de US$ 376,6 mil. No primeiro semestre, 85,6% do café exportado pelo Brasil foi da variedade arábica, a de maior qualidade; 10,7% corresponderam ao grão solúvel, 3,7% ao robusto e o restante (0,1%) ao tipo torrado e moído. Entre janeiro e junho, os Estados Unidos, com 20%, lideraram a lista de compradores do grão exportado pelo Brasil, seguido por Alemanha e Itália, com 18% e 9% respectivamente.


11 a 17 de julho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

8

Mundo

Mandela responde a Juíza diz que Apple conspirou para tratamento, mas segue aumentar preços de livros eletrônicos em estado crítico U

Mandela foi internado no dia 8 de junho

O

ex-presidente sul-africano Nelson Mandela segue “em estado crítico, mas estável” e “responde ao tratamento”, informou na quarta-feira a presidência da África do Sul em comunicado. “O presidente Jacob Zuma visitou o ex-presidente Nelson Mandela e lhe encontrou ainda em estado crítico, mas estável, e foi informado pelos médicos que responde ao tratamento”, afirma o texto da chefia de Estado do país africano. “Ficamos animados que Madiba como Mandela é carinhosamente conhecido em seu país - esteja respondendo ao tratamento e pedimos ao povo que continue enviando seu apoio e mostrando seu carinho, o que

dá força a ele e a sua família”, acrescentou Zuma em uma breve nota. Trata-se do primeiro sinal de melhora da saúde de Mandela comunicado em vários dias pela presidência, que em seus últimos boletins tinha informado apenas que o ex-presidente seguia em estado “crítico, mas estável”. O ícone da luta contra o regime racista do apartheid foi internado no último dia 8 de junho em um hospital de Pretória em estado “grave, mas estável”, devido a uma recaída de uma infecção pulmonar. Apesar dos sinais de melhora experimentados desde então, Mandela, que no próximo dia 18 de julho completará 95 anos, não saiu de sua situação crítica.

ma juíza federal de Nova York disse na quarta-feira que a Apple conspirou com várias editoras para aumentar os preços dos livros eletrônicos, violando as leis antimonopólio dos Estados Unidos. A decisão da magistrada Denise Cote representa uma importante vitória para a Amazon, que vendia livros eletrônicos a US$ 9,99 e viu o preço de muitos deles subir para US$ 14,99. “As editoras conspiraram umas com outras para eliminar a concorrência de preços no varejo e elevar os preços dos livros eletrônicos, e a Apple teve um papel central para facilitar e executar essa conspiração”, disse a juíza em sua sentença. Imediatamente depois, a gigante da tecnologia anunciou que apelará da decisão da magistrada. “A Apple não conspirou para aumentar o preço dos ebooks e vamos continuar lutando contra essas acusações falsas”, disse a empresa em comunicado enviado à Agência Efe. O processo, apresentado no ano passado pelo Departamento de Justiça, acusou a Apple e as editoras de levar, com sua conspiração, os consumidores a pagar “dezenas de milhões de dólares a mais” por seus livros eletrônicos. Apenas a gigante Cupertino foi ré, já que as cinco editoras envolvidas, Penguin, MacMillan, Simon & Schuster, Hachette e HarperCollins, tinham chegado a acordos com a Justiça para evitar o litígio.

Denise Cote disse que a Apple violou as leis antimonopólio dos Estados Unidos

As editoras começaram a determinar o preço dos ebooks e supostamente confabularam para aumentar o valor, o que impediu a Amazon de continuar vendendo suas “pechinchas” a US$ 9,99, segundo o Departamento de Justiça. A loja online iniciou a prática em 2007 para atrair consumidores a seu leitor Kindle e graças a ela se tornou líder indiscutível do mercado, mas as editoras temeram que também causasse uma queda nos preços das obras impressas. Segundo a denúncia, com o lançamento do iPad em 2010 e a loja de livros eletrônicos iBookstore, as editoras “se uniram à Apple, que compartilhava o

Presidente da Catalunha diz que catalães estão “desconectados” da Espanha

O

presidente da Catalunha, Artur Mas, afirmou em entrevista publicada na quarta-feira pelo jornal “O Globo” que “os catalães estão cada vez mais desconectados do Estado espanhol” e que “não se pode ignorar sua vontade” de fazer uma consulta sobre a autodeterminação. Artur Mas, que está visitando o Brasil, afirmou que os movimentos a favor da independência cresceram “como consequência de 35 anos de democracia nos quais a Catalunha fez todas as apostas para ajudar a Espanha e não recebeu quase nada em troca”. O mandatário alegou que “déficit fiscal de transferências econômicas entre a Catalunha e o resto da Espanha que é de 8,5% do PIB da Catalunha” e acrescentou que “certamente o movimento ganhou força

devido à crise econômica e ao fato de que as pessoas não veem solução com o Estado espanhol”. Segundo Mas, “houve um ponto essencial nos últimos anos” e foi “uma sentença do Tribunal Constitucional que derrubou o estatuto de autonomia catalão, aprovado pelo Parlamento espanhol e Catalunha”. O presidente catalão afirmou que tentou conversar sobre o assunto com o presidente do governo, Mariano Rajoy, e com o opositor Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) mas afirmou que “até agora é um diálogo de surdos”. Artur Mas desqualificou a tese que a consulta é anticonstitucional e assegurou que “não é um problema de leis”, porque “aas leis podem se acomodar à vontade do povo” e po-

mesmo objetivo de limitar a concorrência na comercialização de livros eletrônicos”. O pacto surtiu o efeito desejado, já que os bestsellers deixaram de ser vendidos em sua edição digital a US$ 9,99 para entre US$ 12,99 e US$ 16,99, o que provocou que a fração de mercado de Amazon caísse notavelmente, de acordo com o processo. Após ser anunciada a sentença, as ações da Apple caíram 0,24% no mercado Nasdaq, onde se depreciaram 20,74% desde que começou o ano, enquanto as de Amazon perderam 0,47%, embora desde 1º de janeiro tenham ganhado 15,72%.

dem ser “modificadas”, assim como a própria Constituição espanhola. Para o governante, “ O que acontece é que o Estado espanhol não quer aceitar porque possivelmente teme que a resposta da população seja a favor de um Estado próprio”. Também advertiu que se o governo “mantiver essa rejeição”, se “tentará fazer a consulta com base na legislação catalã”, pois “não se pode ignorar a vontade da população”, insistiu. Segundo Mas, uma Catalunha independente “teria a mesma viabilidade” que países como a Dinamarca, Áustria e Portugal dentro da União Europeia (UE). Também sustentou que a proposta para um referendo sobre a independência da Escócia, que será realizado em 2014, pudesse servir como exemplo para o caso da Catalunha. “Territórios como Escócia ou Catalunha, que são nações antigas, acabam se impondo. Querem autogovernar-se. E isso a Espanha não entende”, declarou.


11 a 17 de julho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

9

Comissão paquistanesa critica operação contra Osama Bin Laden

A

comissão especial criada pelas autoridades paquistanesas para investigar o caso do assassinato de Osama bin Laden, coordenado no Paquistão há dois anos pelas tropas de elite dos Estados Unidos, detectou “incompetência em todos os níveis do governo”, informou a imprensa local. A imprensa paquistanesa repercutiu o relatório, divulgado integralmente pelo site do canal catariano “Al Jazeera”, e publicou as fortes críticas da comissão contra diversas instituições, às quais pede que se “desculpem perante a nação”. “Não seria realista sugerir que sejam punidas”, mas elas deveriam pedir perdão “por sua negligência”, diz o relatório segundo o jornal “Express Tribune”. Apesar disso, o relatório critica expressamente a principal agência de inteligência, o ISI, por seu fracasso ao localizar o homem mais procurado do mundo. O relatório, citado pelo jornal “Dawn”, também critica que as autoridades civis e a polícia

tenham recebido ordens que as impediram fazer seu trabalho após ser revelada a ação relâmpago dos comandos americanos contra o líder da Al Qaeda. Em 2 de maio de 2011, 20 tropas de elite da Marinha dos EUA entraram no Paquistão pela fronteira afegã e aterrissaram na cidade de Abbottabad, onde encontraram o terrorista saudita e o mataram. O relatório, de 337 páginas, aponta a possível colaboração de algumas cidades com a operação orquestrada pela CIA e menciona um ex-coronel paquistanês, Said Iqbal, conectado com o ex-chefe das Forças Armadas, Pervez Musharraf, agora detido por outras causas. O governo paquistanês ordenou a formação da comissão oficial um mês depois da operação que matou Bin Laden em meio ao espanto e à incredulidade da população com o fato de que o líder da Al Qaeda vivia tranquilamente no país. A comissão investigadora confirmou informa-

Enquanto isso na Rússia...

Mundo Bin Laden morreu em maio de 2011

ções prévias sobre como Bin Laden fugiu em 2002 do assédio das tropas aliadas no Afeganistão e cruzou a território paquistanês, onde viveu em diversos

pontos do norte para depois se estabelecer em Abbottabad em 2006. A ação das forças americanas também foi um forte golpe para

o orgulho do exército local, tornou muito tensas as relações entre os militares e o governo civil e deteriorou os laços entre Washington e Islamabad.

Após confrontos, governo turco reabre parque Gezi Local foi palco do início das revoltas que se extenderam por todo o país

O

parque Gezi de Istambul, símbolo dos protestos antigovernamentais na Turquia, foi reaberto ao público na madrugada de terça-feira após a saída das tropas policiais, que chegaram ao local para dispersar um grupo de manifestantes, e após horas de intensos confrontos, com direito a uso de jatos de água e bombas de gás lacrimogêneo. Os protestos, que se concentraram na rua Istiklal, um via comercial da cidade, deixaram pelo menos um ferido e 35 detidos, a maioria altos cargos do Colégio de Arquitetos de Istambul e associações profissionais similares. O emblemático parque, fechado ao público desde o último dia 15 de junho, foi aberto segunda pelo governador de Istambul, Hüseyin Avni Mutlu, mas acabou sendo novamente

isolado pela Polícia depois de apenas três horas, uma medida que foi tomada com a intenção de impedir a concentração de manifestantes. “Não é algo que desejávamos fazer, mas tivemos que fechar o parque novamente para evitar a entrada dos ativistas; houve gente que nem chegou a se sentar nos bancos, mas já traziam cartazes e gritavam palavras de ordem”, justificou Mutlu ao falar da decisão de isolar o parque novamente, informou na terça-feira a emissora “NTV”. Por conta do primeiro dia após o Ramadã, o mês de jejum muçulmano, espera-se que as autoridades coloquem mesas no parque para a realização de cerimônia de ruptura do jejum, um gesto que muitos interpretam como uma tentativa de aproximar os religiosos do local, já que a oposição é feita por setores laicos contrários ao governamental Partido Justiça e Desenvolvimento. No entanto, um grupo aliado dos manifestantes, os Muçulmanos Anticapitalistas, anunciou que formará uma corrente humana até o parque para celebrar o momento de ruptura do jejum, um ato de oposição à cerimônia municipal.


11 a 17 de julho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

10

Mundo

Julgamento do capitão do Costa Concordia é adiado para 17 de julho U ma greve de advogados provocou o adiamento do julgamento do capitão do cruzeiro Costa Concordia, Francesco Schettino, pelo naufrágio registrado em 2012 em frente à ilha de Giglio, na Itália, no qual morreram 32 pessoas. O processo, realizado em Grosseto, no centro da Itália, foi adiado para o dia 17 de julho, já que, como estava previsto, alguns dos advogados que participam do julgamento, entre eles o defensor de Schettino, Domenico Pepe, declararam adesão à greve. Por causa deste fato, o presidente do tribunal, Giovanni Puliatti, teve que adiar a sessão para primeira data disponível. Entre as 32 vítimas do naufrágio em questão, dois corpos ainda não foram resgatados. Embora o adiamento do julgamento fosse previsto, Schettino chegou a comparecer ao teatro de Grosseto, transformado em tribunal para acomodar as partes envolvidas e o público. Antes de entrar na sala de aula para comunicar sua adesão à greve, o advogado do comandante ressaltou que o tribunal deve levar em consideração o fato de que os outros acusa-

Navio naufragou em 13 de janeiro de 2012

dos pelo naufrágio estão sendo acusados com penas mínimas, enquanto Schettino pode pegar até 20 anos de prisão. O advogado afirmou que Schettino admitiu suas próprias culpas ao aproximar o cruzeiro da costa, o que provocou sua colisão contra um rochedo, mas que depois atuou com responsabilidade para salvar a vida dos passageiros, negando que teria abandonado o navio. No último dia 22 de maio, o juiz da audiência preliminar Pietro Molino decidiu julgar o comandante Schettino sob a acusação de homicídio culposo múltiplo, abandono do navio, naufrágio e por não ter informado imediatamente às autoridades portuárias sobre a colisão que causou o naufrágio no dia 13 de janeiro de

2012. Neste julgamento, se apresentaram como 242 partes litigantes, entre passageiros, grupos ambientalistas, Prefeituras e também o grupo Costa Cruzeiros, proprietário da embarcação. Na segunda-feira, pelo mesmo motivo, a audiência preliminar do processo paralelo foi adiada para o dia 20 de julho, data em que será decidido a confirmação das penas pactuadas (entre um e dois anos de reclusão) pelos outros acusados do naufrágio: o responsável da ponte de comando, Ciro Ambrosio; a oficial, Silvia Coronica; o timoneiro Jacob Rusli, o chefe dos serviços de bordo, Manrico Giampedroni, e o chefe da unidade de crise de Costa Cruzeiros em terra, Roberto Ferrarini.

Possibilidade de segundo resgate

agita Portugal em meio à crise de governo

possibilidade de que Portugal precise de um segundo resgate ganhou força na segunda-feira ao ser assumida por políticos e instituições lusas, enquanto todos os olhares se voltam para o presidente, Aníbal Cavaco Silva, que ainda não conseguiu solucionar a crise no governo. Cavaco Silva se reuniu com vários partidos e decidiu prorrogar, pelo menos até a próxima quarta-feira, seus contatos com sindicatos e patronais, com o objetivo de analisar sua reação perante o recente pacto entre os conservadores para manter o atual governo de coalizão. O acordo estabelecido no último fim de semana que prolonga o poder da aliança conservadora foi proposto pelo primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, e pelo vice-primeiro-ministro e líder do Partido Popular (CDS-PP), Paulo Portas, e agora deve ser aprovado por Cavaco Silva, que por enquanto não se pronunciou a respeito. Apesar da possibilidade de acordo, a oposição de esquerda voltou a reivindicar a convocação de eleições antecipadas e mostrou sua rejeição a um Executivo composto por “remendos”. O Partido Socialista (PS), cujo líder, António José Seguro, admitiu que “parece inevitável” que o país recorra à ajuda financeira internacional por causa do aumento da pressão que exercem os mercados sobre a dívida estatal do país e sobre as previsões econômicas negativas, culpou diretamente a incerteza gerada pela crise de governo. O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, também reconheceu que Portugal precisará de um

A

“programa de acompanhamento” quando deixar de receber a ajuda de seu resgate, que termina em junho de 2014. Costa, que também se reuniu com Cavaco Silva, lembrou o compromisso do país de apresentar em 2020 um déficit estrutural de 0,5% do PIB, motivo pelo qual insistiu na importância de se chegar a um consenso político que garanta que a dívida seja sustentável também nos próximos anos. O próprio primeiro-ministro comentou na última quinta-feira passada que o Executivo português está decidido a conseguir o retorno aos mercados “até de forma subsidiada”, no que foi seu mais claro reconhecimento de que Portugal pode não conseguir se sustentar a juros razoáveis no final deste ano. Enquanto isso, em Bruxelas, foi negada a existência de negociações sobre um segundo resgate ao país, e o porta-voz de Assuntos Econômicos e Monetários da Comissão Europeia, Simon O’Connor, se limitou a dizer que “agora não é o momento” de dialogar sobre esta hipótese. A possibilidade de voltar a pedir ajuda surge a uma semana da oitava visita dos técnicos da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI), que avaliarão o cumprimento do programa de ajustes estipulado como contrapartida pelo resgate. A “troika” (Banco Central Europeu, CE e FMI) reivindica ao governo português a aprovação de uma reforma de Estado que permita o corte de 4,7 bilhões de euros em gastos públicos, por meio da demissão de funcionários e da modificação do sistema de previdência.

Televisão mantém domínio informativo nos EUA

New York Times” e “The Wall Street Journal”. Para realizar a enquete em questão a Gallup contou ouviu 2.048 adultos entre 20 e 24 de junho. O perfil de espectador que prefere a televisão para se informar, segundo a pesquisa, é o da pessoa com mais de 50 anos, de orientação Republicana, sem formação universitária e sem emprego fixo. Já os usuários que preferem se informar através da internet se concentram em uma faixa etária que vai dos 30 aos 49 anos, além de terem o curso superior completo e se considerarem eleitores independentes. Os principais consumidores de informação em jornais são pessoas com mais de 65 anos e com uma ideologia a favor do Partido Democrata, apontou a pesquisa, que, por sua vez, apresenta uma margem de erro 3 pontos percentuais.

M

ais da metade dos americanos considera a televisão como sua principal fonte de notícias, revelou o instituto Gallup em uma pesquisa, que constatou que a internet ainda está longe de alcançar a hegemonia da TV no domínio informativo. De acordo com a pesquisa, 55% dos entrevistados afirmaram usar a televisão como fonte de informação, frente a 21% da internet, enquanto 9% preferem a imprensa tradicional e 6% o rádio. Entre os resultados da pesquisa, 2% dos entrevistados disseram que se informam através das redes sociais como Facebook e Twitter, frente a 1% que preferem ler diretamente às páginas impressas dos jornais como “The


11 a 17 de julho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

11

Cidades brasileiras buscam ações de sustentabilidade Jéssica Lipinski Fonte: Instituto CarbonoBrasil

A

Belo Horizonte está entre as cidades brasileiras que estão atuando para mitigar as consequências às mudanças climáticas

(SP), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Salvador (BA), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) – foram convidados pelo CDP. As três últimas cidades listadas, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo, são participantes do C40. Além desses, dois municípios participaram como voluntários: Aparecida (SP) e Jaguaré (ES). De acordo com Figueiredo, o relatório é publicado desde 2011, e “desde então o número de cidades participantes só aumenta”. Uma das vantagens da participação no documento é que permite que os municípios criem um diagnóstico daquilo que falta para se tornarem mais sustentáveis, aponta. Juliana Lopes cita, por exemplo, que “muitas das cidades dizem que não têm inventário de emissões, e o envio do questionário para o relatório faz com que elas percebam suas falhas, apontem suas lacunas e construam estratégias de mitigação de emissões e sustentabilidade”. Segundo Lopes, os gestores e prefeitos de municípios estão começando a perceber que problemas ligados à água e saneamento básico tendem a crescer

com as mudanças climáticas, e por isso a preocupação com a adaptação a desastres. Ela destaca que algumas cidades já estão catalisando iniciativas de mitigação de emissões, por exemplo, que têm levado a reduções de custos e desenvolvimento econômico. Além disso, relatar ações de mitigação de emissões e de sustentabilidade contribui para uma maior transparência na gestão ambiental do município. A cidade de Belo Horizonte, por exemplo, está atualmente vivenciando um aumento nas enchentes devido a tempestades. Entre outros efeitos, essas enchentes resultam em prejuízos para pequenos comerciantes, que perdem produtos, assim como outros bens, como móveis. Tempestades e enchentes também prejudicam o tráfego, que dificulta ou impede que os empregados cheguem a seus locais de trabalho. “Se essa situação persistir ou ficar pior, pode afastar possíveis empreendedores”, sustenta o governo da cidade. Sendo assim, o que o governo de BH está desenvolvendo esforços especiais para proteger o município dos

Estudo identifica a vegetação de São Paulo há mais de 270 milhões de anos

H

á mais de 270 milhões de anos, a região que hoje compõe o estado de São Paulo tinha um outro tipo de vegetação, apontou um estudo realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e divulgado na segunda-feira pelo biólogo Rafael Faria, responsável por sua realização. O acadêmico averiguou e identificou a estrutura anatômica de fósseis de madeira do período Permiano, o último da era Paleozoica, quando a Terra era formada por um único continente (Pangeia) e os dinossauros ainda não existiam.

efeitos das mudanças climáticas. Muitos desses esforços também trouxeram benefícios na proteção dos negócios. A cidade está, por exemplo, trabalhando para melhorar a infraestrutura de água e transporte, a fim de reduzir as enchentes e manter os comerciantes em segurança. Com isso, diz Lopes, os investidores empresariais também estão começando se voltar para a mitigação das mudanças climáticas como uma oportunidade de negócios.

Desafios e oportunidades

CDP

s medidas de sustentabilidade e mitigação de emissões em nível municipal já são uma realidade em diversas cidades do mundo. As que costumam chamar mais a nossa atenção são, na maioria das vezes, a de grandes municípios no Hemisfério Norte, o que pode dar a impressão de que as cidades brasileiras não estão buscando soluções para seus problemas ambientais e climáticos. Mas em entrevista ao Instituto CarbonoBrasil, Fernando Figueiredo e Juliana Lopes, diretores para Brasil e América Latina do Carbon Disclosure Project (CDP), afirmam que os municípios brasileiros estão começando a “acordar” e a se convencer de que é necessário adaptar-se a essa nova realidade de um clima em constante mudança. O CDP é uma organização internacional sem fins lucrativos que tenta ajudar empresas e cidades a medirem, divulgarem, gerenciarem e compartilharem informações vitais sobre o meio ambiente. Atuando em diversos países, a entidade é um dos principais atores globais quando o assunto é inventário de emissões e avaliação de impactos ambientais. Segundo o mais recente relatório do CDP sobre projetos sustentáveis, o Wealthier, healthier cities (algo como Cidades mais prósperas e saudáveis), realizado em 110 municípios do mundo todo, a participação das cidades brasileiras no relato de ações sustentáveis cresceu mais de 265%. No total, 11 municípios do país responderam ao CDP Cities, contra três no último ano, dentre os quais nove – Belo Horizonte (MG), Campinas

Meio Ambiente

As espécies, já extintas, são similares às araucárias e aos pinheiros, segundo suas características anatômicas. As conclusões mencionadas foram alcançadas a partir da comparação do padrão dos anéis de crescimento do tronco de acordo com o clima, as estações e as características das folhas. “A parede celular das plantas possuem lignina e é uma estrutura rígida, sendo fácil de ser preservada ao longo do tempo”, explicou o biólogo à Agência EFE. Outro dado interessante que o biólo-

go descobriu foi a presença de fungos nos fósseis, os quais, segundo ele, podem indicar um ecossistema em colapso. “A princípio pensei que fosse sujeira, mas depois descobri que eram fungos”, afirmou o pesquisador. No entanto, os micro-organismos citados não foram identificados, já que os mesmos estavam muito danificados. O estudo contou com mostras de sete regiões do estado de São Paulo: Piracicaba, Saltinho, Rio Claro, Santa Rosa de Viterbo, Angatuba, Conchas e Laras.

Mesmo assim, os municípios ainda enfrentam muito desafios para tornar a mitigação das mudanças climáticas e ações sustentáveis uma realidade. Um deles, comenta Lopes, é que essas ações “ainda não são prioridade na agenda. Os investimentos ainda têm muito que caminhar nesse sentido. Alguns fundos já estão se interessando, mas não é a grande maioria.” “Falta organização no sentido de construir uma estratégia conjunta”, completa Figueiredo. Outro desafio seria a falta de capacitação técnica da equipe da cidade no entendimento da temática mudanças climáticas. Fica mais difícil desenvolver estratégias de sustentabilidade quando não há muitas pessoas que dominem o assunto. Também falta uma agenda convergente e de articulação entre as esferas federal, estadual e municipal do governo. Há uma desconexão entre o governo federal e as outras esferas, um fator de desalinhamento. Os planos do governo federal, por exemplo, em se tratando da mitigação das emissões e adaptação às mudanças climáticas, pouco contemplam estratégias a serem desenvolvidas em nível municipal. Além disso, o consumidor e o cidadão ainda não têm canais para forçar e demandar esse processo e pedir por mais sustentabilidade. Mas o CDP ainda vê caminhos pelos quais essas estratégias podem se desenvolver. Um deles é o compartilhamento de informações entre as cidades sobre as ações criadas e implementadas, seus desafios, oportunidades, erros e acertos. O grupo acredita que é possível estimular essas ações através da troca de

experiências, como reportar as ações de mitigação, aumentando a eficácia das próprias iniciativas e da gestão dessas medidas. Um exemplo são os municípios de Buenos Aires, Nova York e Cidade do México, que firmaram uma parceira de troca de informações sobre seus projetos de sustentabilidade. No Brasil, o Rio de Janeiro resolveu dividir informações sobre suas ações com outras cidades, e fóruns para compartilhamento de experiências com representantes de muitas delas devem ocorrer no segundo semestre do ano, com o CDP com um papel indutor nesses fóruns sobre como construir governanças climáticas.

MDL Para o CDP, o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) é uma ferramenta que pode ser desenvolvida pelas cidades futuramente, já que alguns governos nacionais estão vendo nos mercados de carbono uma estratégia em longo prazo para a mitigação das emissões. De fato, há uma tendência de surgimento de mercados nos municípios e estados, e o grupo destaca a importância de uma padronização nesse sentido. O CDP ressalta, no entanto, que isso ainda não está evidenciado nas respostas das cidades, e que não parece ser economicamente viável em curto prazo, já que atualmente o mecanismo vive uma crise, apresentando recordes de baixa nos preços.

Próximos passos Como facilitador e colaborador das estratégias de sustentabilidade nos municípios, as próximas ações do CDP no Brasil visam sobretudo à consolidação e ampliação dos programas de gestão existentes no país (mudanças climáticas e cadeia de suprimentos) e à ampliação do número de cidades brasileiras participantes do relatório do CDP, a fim de criar sinergias para o desenvolvimento de projetos. Além disso, o CDP pretende implantar no país dois programas internacionais do grupo ligados a empresas, de água e de florestas. O objetivo é “ampliar a questão do capital natural para empresas, aumentando também as discussões quantitativas e qualitativas sobre mudanças climáticas no setor”, concluiu Figueiredo.


11 a 17 de julho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

12

Turismo

Copenhagen a cidade que vai te encantar A pequena sereia

Por Lorena Liquete “Havn” ou “A Baía dos comerciantes” foram alguns dos termos que foram usados desde a sua fundação, para se referir à cidade. Kopenhagen, Copenhagen, em português, foi o resultado final. Cidade murada até o século XIX, é a capital da Dinamarca desde 1300. Localizado na ilha de Zelândia, tem uma população de pouco mais de um milhão de habitantes. Cidade pequena, mas com personalidade avassaladora que o torna um destino irresistível. Seu estilo atraente e fresco permeia cada canto. As ruas estreitas e belas praças, a cidade

dos canais e casas coloridas, pontes de pedra e passeios de bicicleta, lojas de bom gosto e antiga, os bairros animados pelo centro da cidade. Local de nascimento de Hans Christian Andersen, autor da Pequena Sereia. Cidade do Jazz. Capital que é um dom de vista de alguém, com centenas de razões para ser visitada. Mas vamos por partes. Muitos são os edifícios e atrações culturais que decoram a capital dinamarquesa. Por excelência, a sua honra: o monumento da Pequena Sereia. Se não for o mais, com certeza é dos monumentos mais visitados e fotografados da capital. Situado na entrada do porto e feita de bron-

ze, tem 1,25m de altura. Edvard Eriksen, o escultor, se baseou na história que leva o mesmo nome, escrito por Hans Christian Andersen. Para a adoração e visita, três opções são a Catedral de St. Oscar, a Igreja de mármore e a Catedral de Nossa Senhora. Da mesma forma, vários palácios estão em Copenhague, incluindo: Palácio de Amalienborg, residência da família real dinamarquesa, Christiansborg Palace e o Palácio de Charlottenborg. Majestosa, a Universidade de Copenhagen e, no centro da cidade, a prefeitura. E ao lado dele, o castelo com o nome do autor Hans Christian Andersen. Continua na próxima página

Ópera House


11 a 17 de julho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

13

Turismo

Tivoli Gardens

Parque Frederiksberg Have

A cortina sobe e aparece ...

Vem da página 12

Verde que eu quero que você verde

O Theatre Royal, um belo edifício clássico situado em Kongens Nytorv Square, sendo o teatro mais antigo e famoso da cidade. The House of Drama ou Nørrebro Theatre são outros teatros se instalaram na capital. E com melodia, melodia doce, Copenhagen Opera, um maravilhoso edifício composto por duas sedes, o Old Stage e a sede, que foi inaugurado em 2005 e está localizado em frente ao castelo Amalienbourg.

Se nos referimos aos parques, Copenhagen tem uma grande variedade, entre os quais estão o espaçoso Fælledparken Valbyparken. Assim como o parque Frederiksberg Have, que abriga o zoológico da cidade, para não mencionar o famoso Tivoli Gardens, Junto d’água um dos maiores parques de diversões. O fato de Copenhagen viver na água faz ser quase essencial uma caminhaDe olho na arte O Museu Nacional se destaca em ter- da através de um dos seus canais: o mos de história e cultura. E não po- Nyhavn, antigo porto de Copenhague, dem faltar na lista de obrigatorieda- é cheio de bares e restaurantes. Sydhadeo Museu Nacional de Arte, The vnen ou Frederksholm são alguns dos Thorvaldsen eo Museu Arken, entre canais que valem a pena serem conhecidos. outros.

Onde comer: Uma noite em um dos restaurantes no porto de Nyhan faz você querer voltar mil vezes mais. É que o cenário tem todos os ingredientes para criar uma atmosfera perfeita. Nyhavns Faergekro é um dos muitos restaurantes típicos dinamarqueses que estão por lá.

De Londres: Muitas companhias aéreas operam voos de Londres para Copenhaguen. A passagem pode ficar muito mais barata se comprada com antecedência. A viagem dura cerca de duas horas. Da mesma forma, você também pode viajar de capital em capital de trem, tendo, porém, de fazer algumas mudanças ao longo do caminho. Aqui está uma opção: Londres - Bruxelas, Bruxelas, Colônia, Copenhagen.

Restaurantes em Nyhavn

Christiansborg Palace


11 a 17 de julho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

14

Saúde

Será que você não possui “Intolerância ao Glúten”? Sinais e Sintomas

Dr. Flavio Messina Clínica Messina

O

Espru Celíaco, também conhecido como Espru Não-topical, Enteropatia por glúten ou Doença Celíaca é uma doença que acomete indivíduos genéticamente suscetíveis ao glúten. O Espru Celíaco é uma doença hereditária causada por uma fração do glúten, a gliadina, que é uma proteína. Proteínas semelhantes ocorrem na cevada e no centeio. A resposta do nosso organismo é uma reação inflamatória na mucosa intestinal causando a Síndrome de Má Absorção. Seu início é na infância mas pode ocorrer tardiamente.

Não existe uma apresentação típica. Alguns indivíduos apresentam apenas sinais de deficiência nutricional e outros sintomas gastrointestinais significativos. Na criança, depois da introdução de cereais na dieta, a mesma tem dificuldade para se desenvolver, apatia, falta de apetite, palidez, fraqueza e perda da massa muscular e abdome distendido. As fezes são amolecidas, esfareladas, com cor de barro e mal cheirosas. As crianças mais velhas podem apresentar anemia e dificuldade para crescer normalmente. Os adultos o mais comum é um estado torporoso, fraqueza e falta de apetite. Alguns tem perda de peso mas não o suficiente para ficarem emagracidos. São comuns também anemia, estomatite nos cantos da boca e aftas. Assim como deficiência de vitamina D e cál-

cio. Cerca de 10% tem herpes, um “vermelhão que coça muito” (rush) nas áreas do cotovelos, joelhos, coxas ombro e couro cabeludo. A Doença Celíaca também está associada ao Diabete, doenças da tireóide e Síndrome de Down.

Diagnóstico Suspeita-se do diagnóstico clinicamente e por alterações laboratoriais sugestivas de má absorção. A Doença Celíaca deve ser fortemente considerada em indivíduos portadores de anemia ferropriva (deficiência de ferro) sem sangramento gastrointestinal evidente. A confirmação diagnóstica depende de biópsia do intestino delgado, mas pela falta de especificidade desta, alguns exames de sangue podem ajudar.

Tratamento O tratamento consiste em dieta sem glúten (evitando alimentos que conte-

Alimentos que contenham trigo, cevada ou centeio devem ser evitados

nham trigo, cevada ou centeio). O glúten é largamente usado (por exemplo em sopas comerciais, molhos, sorvetes, cachorros quentes). Necessitando de uma lista detalhada dos alimentos que deve evitar. Recomenda-se que procurem um nutricionista e juntem-se a um grupo de apoio a celíacos. A resposta à dieta sem glúten é rápida e os sintomas

se resolvem em uma ou duas semanas. Mesmo a ingestão de pequenas quantidades de glúten podem dificultar a remissão ou induzir recaída. Podem-se suplementar vitaminas, minerais e hematínicos (Agentes que melhoram a qualidade do sangue aumentando o nível de hemoglobina e o número de eritrócitos).


11 a 17 de julho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

15

Planeta Terra pode ter tido duas luas Ana Letícia da Rosa analeca@gmail.com

U

ma nova teoria sugere que um dia, há bilhões de anos, a Terra teve duas luas, de acordo com um artigo publicado na revista Nature. A hipótese foi desenvolvida numa tentativa de se explicar por que nosso satélite possui duas faces tão diferentes entre si, sendo uma mais acidentada (o lado “obscuro” do ponto de vista de quem está olhando a Lua daqui do nosso planeta) do que a outra. Segundo Erik Asphaug, cientista da Universidade da Califórnia em Santa Cruz e coautor do estudo, há 4,4 bilhões de anos, um satélite menor teria colidido com o maior e, desta maneira, restou apenas um deles com formato assimétrico. Eles haviam se formado aproximadamente 100 milhões de anos an-

Fenômeno aconteceu há 4,4 bilhões de anos

tes, quando um planeta gigante se chocou com a Terra. Assim, as luas teriam começado a orbitar a Terra, com a menor no rastro da maior. A lua maior acabou gerando um campo gravitacional que atraiu a menor e, então, ocorreu o impacto a uma velocidade relativamente baixa em termos de colisões planetárias, no caso 8.000 km/h. Como o choque foi “lento”, as rochas nem teriam se fundido. Simulações gráficas ajudaram os pesquisadores a chegar à conclusão dos moti-

Antimatéria expelida em erupção solar é observada pela primeira vez

A

strônomos observaram, pela primeira vez, partículas “exóticas” de antimatéria sendo expelidas do sol durante uma erupção solar. Os pesquisadores já previam que, durante estas explosões solares, uma pequena quantidade de antimatéria poderia ser “cuspida” em meio à enxurrada de partículas produzidas durante as erupções solares. As partículas de antimatéria têm massa e algumas características idênticas à matéria comum, contudo possuem carga oposta. Quando o universo surgiu há

aproximadamente 13,8 bilhões de anos, durante o Big Bang, deveria existir muito mais matéria do que antimatéria (quando elas se encontram, elas são aniquiladas), deixando um leve excedente de matéria, que se transformaria nos planetas, nas estrelas e nas galáxias do nosso Universo. “Não é surpresa que este tipo de partícula fosse criada em tempestades solares, mas é a primeira vez que seus efeitos imediatos são detectados”, anunciaram os cientistas em um comunicado do Instituto de Tecnologia de

vos pelos quais um lado da lua é mais montanhoso do que a face iluminada do nosso atual satélite. Especialistas que não participaram da pesquisa observaram que a ideia faz sentido, mas ainda não estão totalmente convencidos. A teoria foi apresentada em uma conferência da Nasa, em Woods Hole, Massachusetts, mas nem todos concordaram com ela. Ao mesmo tempo, porém, não é fácil aplicar testes para comprovar a veracidade da teoria.

New Jersey. O estudo detectou partículas de antimatéria chamadas de pósitrons - o “parceiro” do elétron que compõe os átomos normais. Poderosos processos na superfície do sol expeliram as partículas, a uma velocidade que pode chegar perto da velocidade da luz. Interações dos núcleos atômicos, que a explosão solar havia acelerado, provavelmente criaram os pósitrons. As labaredas solares entraram em erupção quando a energia magnética contida foi liberada, fazendo com que o sol brilhasse e derramasse uma forte radiação. Os pósitrons foram detectados com uso do equipamento do Observatório Solar e Heliosférico (da sigla SOHO, em inglês), da Nasa, e também em observações de equipamentos no Japão.

Ciência e Tecnologia

Cabeça de estátua de 1800 anos estava em antigo depósito de lixo na Inglaterra U

ma cabeça de uma estátua romana de 1800 anos, que pode representar algum deus, foi recentemente encontrada em um depósito de lixo, de acordo com anúncio de arqueólogos britânicos na última semana. O estudante do primeiro ano de graduação de arqueologia, Alex Kirton, da Universidade de Durham, descobriu esta intacta cabeça durante uma escavação arqueológica no Forte Romano de Binchester, o maior já construído pelo Império Romano, em torno de 100 d.C, no condado de Durham, no nordeste da Inglaterra. Arqueólogos envolvidos na escavação acreditam que alguém, provavelmente, jogou a peça de 20 centímetros no lixo quando a construção foi abandonada no século 4, durante a queda do Império Romano. Os pesquisadores não sabem exatamente quem teria sido representado na estátua, embora eles tenham percebido semelhanças deste objeto com uma outra cabeça esculpida, descoberta em 1862. Esta última possuía a inscrição “Antenociticus” uma divindade celta associada com rezas militares específicas daquela região. Os pesquisadores ficaram particularmen-

Um Tiranossauro rex cromado em tamanho real em Paris U

m Tiranossauro rex, construído com 350 ossos moldados em cromo e em tamanho real, está exposto ao lado do Rio Sena, em Paris, para espanto e deleite de quem passa por ali. A gigante escultura do artista francês Philippe Pasqua causa admiração e surpresa do alto dos seus 3 metros de altura por 6 metros de comprimento. Por que o artista escolheu esse inusitado lugar para expor o bichinho? “Por-

Um estudante da Universidade de Durham foi quem descobriu a cabeça

te interessados no aspecto estético da cabeça, que combina o estilo clássico romano com arte regional britânica. O objeto também parece ter características africanas, algo que poderia ser extremamente importante, mas no atual momento isto são apenas especulações. A escavação foi conduzida em colaboração com a Universidade de Stanford em um trabalho para obter mais dados sobre a época que antecedeu a queda do Império Romano.

Objeto está exposto ao lado do Rio Sena, na capital francesa

que isso é incrível, e porque a arte contemporânea ao longo do rio Sena atrai turistas para passeios de barco. E depois daquele gigante pato amarelo de borracha, acho que todo artista agora quer uma instalação pública enorme”, disse Pasqua. Será que o Tiranossauro rex poderá também fazer uma visita a Londres? *Ana Letícia da Rosa é jornalista, fez faculdade de História e trabalhou nos portais brasileiros clicrbs.com.br e band. com.br. Atualmente está estudando inglês em Londres.


11 a 17 de julho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

16

Capa

Aluno de medicina terá de trabalhar

Governo lança programa que visa a levar médicos para interior e regiões metropolitanas do país

O

s alunos que ingressarem nos cursos de medicina a partir de 2015 terão que atuar dois anos no Sistema Único de Saúde (SUS) para receber o diploma. A medida é válida para faculdades públicas e privadas e faz parte do Programa Mais Médicos, anunciado na segunda-feira pelo governo federal. Com isso, o curso passará de 6 anos para 8 anos de duração. Os estudantes irão trabalhar na atenção básica e nos serviços de urgência e

emergência da rede pública. Eles vão receber uma remuneração do governo federal e terão uma autorização temporária para exercer a medicina, além de continuarem vinculados às universidades. Os profissionais que atuarem na orientação desses médicos também receberão um complemento salarial. Os últimos dois anos do curso, de atuação no SUS, poderão contar para residência médica ou como pós-graduação, caso o médico escolha se especializar em uma área de atenção básica.

da em inscrição no Conselho Regional de Medicina. Por haver recursos federais no programa, os alunos das escolas particulares deverão ficar isentos do pagamento de mensalidade. Esse trabalho na rede pública não acaba com o internato, no quinto e no sexto anos do curso. Até 2017, a oferta de vagas nos cursos de Medicina terá um aumento superior a 10%. Com o programa Mais Médicos, serão abertas 3.615 vagas nas universidades públicas e, entre as par-

Com a mudança nos currículos, a estimativa é a entrada de 20,5 mil médicos na atenção básica. “Esse aumento será sentido a partir de 2022, quando os médicos estarão formados”, disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. De acordo com os ministérios da Educação e Saúde, as instituições de ensino terão que acompanhar e supervisionar o aluno. Após o estudante ser aprovado no estágio no SUS, a autorização temporária de exercício será converti-

ticulares, devem ser criadas 7.832 novas matrículas. O aumento deve ser sentido este ano, com a abertura de 1.452 vagas. Em 2014, serão 5.435, anunciou Mercadante. De acordo com o ministro, haverá uma descentralização dos cursos que serão instalados em mais municípios. A residência médica terá de acompanhar o ritmo de vagas abertas na graduação. “Não basta abrir curso de medicina para fixar um médico em uma região que temos interesse para ter. É preciso residência médica, que é um fator decisivo para a fixação, além de políticas na área de saúde. Estados que têm oferta de residência médica, tem uma concentração grande de médicos, como Rio de Janeiro e São Paulo”, disse o ministro. Segundo ele, haverá uma melhor distribuição dos cursos pelo país. Atualmente, 57 municípios oferecem cursos de medicina. Com o novo programa, mais 60 passarão a ofertar, totalizando 117 municípios no país. Isso acarretará, para as universidades federais, a contratação de 3.154 professores e 1.882 técnicos-administrativos. Nas particulares, segundo Mercadante, não haverá mais a “política de balcão”, em que os institutos apresentam as propostas para a abertura de cursos. Agora, a oferta de cursos de medicina será definida por meio de editais públicos, de acordo com a necessidade do país. “Vamos verificar as áreas que têm condições e necessidade de ofertar vaga e lá ofertaremos”.

Dilma: buscaremos bons médicos onde estiverem A

presidenta Dilma Rousseff durante o lançamento do Programa Mais Médicos, que espera que médicos brasileiros atendam ao chamado do governo para trabalhar no interior do país e nas periferias das grandes cidades, mas que, se não houver interesse, o governo vai buscar os bons médicos onde eles estiverem. “Acredito no interesse dos jovens brasileiros na proposta que fizemos, tenho confiança de que muitos vão comparecer. Mas se não tivermos brasileiros, buscaremos onde estiverem os bons médicos”. Dilma disse que o pacto pela saúde,

lançado pelo governo no fim de junho, vai ampliar a infraestrutura do setor e melhorar a formação dos médicos, mas, que até lá, os brasileiros que vivem em cidades e regiões sem atendimento não podem mais esperar. “Até que tudo isso aconteça, pergunto a vocês: quem vai atender os brasileiros que não têm acesso a médico? Estou falando do agora, dos próximos meses. Estou falando da justa e inquestionável reclamação dos brasileiros por uma saúde com mais qualidade agora”. Sobre a contratação de médicos para atuar na atenção básica à saúde em

municípios do interior e na periferia das grandes cidades, a presidenta, afirmou que o Brasil precisa de médicos de “diferentes naturezas e para diferentes circunstâncias”. “Temos milhões de brasileiros, que antes de precisar de uma tomografia ou de exame de especialista – que são muito importantes – carecem do mínimo, de uma consulta com um competente e dedicado médico”, ponderou. “O povo mais pobre quer direito a saúde pública, de ser recebido, atendido, examinado por um profissional”. Além da contratação de médicos, o pacto pela saúde inclui medidas para

Roberto Stuckert Filho/PR

Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

dois anos no SUS para receber diploma

Dilma assina documento durante cerimônia em Brasília

formação de novos profissionais e investimentos na construção e melhoria de hospitais, unidades básicas de Saúde e unidades de Pronto-Atendimento (UPAs). “O pacto nacional que propus vem para acelerar solu-

ções e para buscar novos caminhos para essa questão essencial. Dedicarei o melhor dos meus esforços e da capacidade para que brasileiros tenham saúde de qualidade dentro do prazo mais curto possível”, disse.


11 a 17 de julho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

17

Capa

Programa será criado por medida provisória O

Programa Mais Médicos prevê a contratação de médicos para atuar na saúde básica em municípios do interior e na periferia das grandes cidades. O programa será criado por medida provisória assinada segunda-feira pela presidenta Dilma Rousseff e regulamentado por portaria conjunta dos ministérios da Educação e da Saúde. Para preencher as vagas, o governo vai lançar três editais: um para atração de médicos, outro para os municípios que desejam receber os profissionais e um terceiro para selecionar as instituições supervisoras. O edital para médicos estará aberto a profissionais formados

no Brasil e graduados no exterior, inclusive estrangeiros. As vagas serão ocupadas prioritariamente por médicos brasileiros, e os estrangeiros terão de comprovar conhecimento em língua portuguesa e passar por um curso de especialização em atenção básica. Os profissionais receberão bolsa federal de R$10 mil mensais, com jornada de 40 horas semanais. Os médicos estrangeiros ficarão isentos de participar do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas (Revalida) e terão apenas registro temporário, para trabalhar no Brasil por período máximo de três anos e nos municípios para os quais forem designados. Os profissionais serão

Entidades médicas criticam Programa Mais Médicos

Valter Campanato/ABr

Médicos realizaram protestos por todo o país na última semana

E

ntidades médicas criticaram o Programa Mais Médicos, lançado pelo governo federal. Em nota, a Federação Nacional dos Médicos (Fenam) informou que o piso salarial dos médicos, estipulado pela própria entidade, é R$ 10.412 para 20 horas semanais de trabalho. Enquanto isso, o programa prevê pagamento de bolsa de R$ 10 mil para 40 horas semanais. Para a Fenam, o Mais Médicos é

exploração e precarização do trabalho médico, além disso, a entidade critica a contratação de médicos formados em outros países sem que sejam aprovados no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas (Revalida). “Abster-se do Revalida é mais um artifício para manter mão de obra escrava, pois o profissional fica retido em uma certa localidade, sem poder se afastar”, diz o presidente da Fenam, Geraldo Ferreira, em nota.

supervisionados por médicos brasileiros. Os municípios terão que oferecer moradia e alimentação aos médicos, brasileiros ou estrangeiros, além de investir na construção, reforma e ampliação de unidades básicas. A contratação de médicos integra o pacote de medidas para a saúde, lançado por Dilma no fim de junho em resposta às manifestações que pediam melhoria nos serviços públicos do país. O pacto pela saúde também prevê investimentos de R$15,8 bilhões para construção e melhoria de hospitais, unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e unidades básicas de Saúde.

Outra nota divulgada por várias entidades médicas, entre elas o Conselho Federal de Medicina e a Associação Médica Brasileira, diz que a vinda de médicos estrangeiros sem aprovação no Revalida é uma medida irresponsável e expõe a parcela mais carente e vulnerável da população aos riscos decorrentes do atendimento de profissionais mal formados e desqualificados. As entidades também ressaltam que o formato de contratação de médicos é “sem garantias trabalhistas expressas, com contratos precários e com uma remuneração não compatível com a responsabilidade e exclusividade”. Os médicos ainda desaprovam a criação do segundo ciclo do curso de medicina, medida que vai exigir a atuação de alunos que entrarem no curso de medicina a partir de 2015 por dois anos no Sistema Único de Saúde (SUS) para receber o diploma. “Trata-se de mais uma forma de exploração do governo quando aborda a extensão do curso de medicina, pois as últimas etapas da graduação exigem o estágio e, após a graduação, o formando ainda dedica de três a cinco [anos] em especializar-se em uma residência médica”, disse em nota o presidente da Fenam. A entidade divulgou que na quinta-feira (11), se reunirá com todas as lideranças sindicais do país para traçar os próximos passos do movimento contra o Mais Médicos e não descarta ações judiciais e uma possível greve.

Médicos que forem para regiões carentes vão receber auxílio-deslocamento A

lém de salário de R$ 10 mil, os médicos que forem atuar no interior do país e nas regiões metropolitanas vão receber auxílio para deslocamento, conforme prevê o Programa Mais Médicos. A jornada de trabalho será 40 horas semanais na atenção básica do SisteAuxílio deslocamento para quem for para a região Norte vai ser ma Único de Saúde equivalente a R$ 30 mil (SUS), sob a supervié a abertura de cerca de 10 mil vagas, são de instituições públicas de ensino. Na Região Norte, os profissionais vão mas o número pode mudar, já que os receber o auxílio deslocamento equiva- municípios ainda vão se inscrever no lente a R$ 30 mil. Os médicos que forem programa. para a Região Nordeste receberão R$ 20 Para o ministro da Saúde, Alexandre Pamil, e para as regiões metropolitanas, dilha, faltam médicos no país e a popuserá R$ 10 mil. Tanto o salário quanto lação não pode esperar pelo maior quanos auxílios serão pagos governo federal. tidade de profissionais que irão ingressar no mercado com a ampliação dos cursos O auxílio não é contínuo. De acordo com o governo federal, a e residências. Padilha argumenta que há prioridade é contratar médicos forma- uma má distribuição dos médicos no dos no Brasil. Caso as vagas não sejam país. Segundo ele, 700 municípios não preenchidas pelos brasileiros, o governo têm profissionais; em cinco estados, há contratará médicos estrangeiros ou bra- menos de um médico por mil habitantes; sileiros formados no exterior, os últimos e em 22 estados, a média de médicos é terão preferência dentro deste grupo. A inferior à taxa nacional, 1,8 profissionais estimativa inicial do Ministério da Saúde por grupo de mil habitantes.

Conselho Nacional de Saúde pede que Dilma vete o Ato Médico

A

presidenta do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Maria do Socorro dos Souza, pediu para a presidenta Dilma Rousseff vetar o Projeto de Lei 268/02, que regulamenta a medicina, o chamado Ato Médico. O prazo para sanção presidencial termina na próxima sexta-feira (12). “Quero aqui manifestar nossa posição contrária ao Ato Médico”, disse Maria do Socorro, seguida por um coro de “‘Veta, Dilma”. Segundo ela, profissionais como enfermeiros, psicólogos e nutricionistas também precisam ser valorizados, principalmente os que estão na atenção à saúde básica. A presidenta do CNS elogiou a inciativa do governo de ampliar o tempo dos cursos de medicina de seis para oito anos

para que os estudantes atuem no Sistema Único de Saúde (SUS) antes da formatura e disse que a medida é uma forma de dar retorno à sociedade. “A sociedade espera que a corporação médica assuma um compromisso com a saúde pública brasileira. Não podemos admitir que o investimento de R$ 800 mil para formar um estudante de medicina ou R$ 600 mil para formar um odontólogo em universidade pública não se reverta como uma contribuição social”, disse. “A medida vem em sintonia não só com o clamor da rua, mas está em consonância com as conferências de saúde e com as demandas dos movimentos sociais”, acrescentou. Maria do Socorro também defendeu o aumento dos investimentos em saúde, que, segundo ela, não foram recuperados desde o fim da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). “Perdemos um valor significativo e cabe à sociedade fazer um debate sobre as fontes necessárias para recompor esse investimento”, avaliou. “A medida vem em sintonia não só com o clamor da rua, mas está em consonância com as conferências de saúde e com as demandas dos movimentos sociais”, acrescentou.


11 a 17 de julho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

18

Miscelânea

Tâmara Oliveira tamara_oliveira@yahoo.co.uk

Q

uer um lugar onde você possa andar pelas ruas e escutar belas músicas sendo tocadas por músicos com seus instrumentos inusitados? Quer ver trabalhos de artistas renomados como Sara Lucas, Lygia Pape e Tracey Emin? Participar de um bate-papo com o premiado coreógrafo Mar-

A árvore do desejo criada pela artista Yoko Ono, viúva de John Lennon, do projeto “Do It” no “Manchester Art Gallery” , parte do “Manchester International Festival”

ten Spanberg ou com o cineasta americano Mathew Barney? Então com certeza você precisa ir para o “Manchester International Festival” que acontece até o próximo dia 21 de julho. Na “Manchester Art Gallery” você terá a oportunidade de ver um assento de bicicleta transformado em um expremedor de limão e de quebra terá a oportunidade de fazer seu pedido na árvore do desejo criada pela viúva de John Lennon e artista, Yoko Ono. Muito a se ver, muito a se fazer naquela cidade que “respira” arte.

Para conferir a programação visite o site: www.mif.co.uk E ótimo festival na mágica Manchester.

Clara Macedo Cabral Lança mais uma Obra Literária A escritora portuguesa Clara Macedo Cabral lançou no último dia 10 seu primeiro livro voltado para o público infantil: “Lisbon Story”. O lançamento foi na charmosa biblioteca de Clapham, onde alunos de escolas primárias daquele bairro participa-

Tâmara Oliveira

Grande admiradora do Brasil, Ruth Mackenzie CBE, a queridinha dos jornalistas e de todos os envolvidos com cultura. Durante as Olimpíadas de 2012, Mackenzie foi a grande responsável pela parte cultural do evento. Isso mesmo! Os eventos artísticos que aconteceram em diferentes cidades do Reino Unido durante os jogos foram selecionados pela mesma que diariamente abastecia, na sala de imprensa no King’s College, jornalistas do mundo inteiro. Um clique de Mackenzie em Manchester na última sexta- feira (05) enquanto ela prestigiava o “Manchester International Festival”. Este ano a sempre descontraída Ruth “abocanhou” o cargo de diretora artística do “Holland Festival”. Parabéns,senhorita!

Tâmara Oliveira

Tâmara Oliveira

“Manchester International Festival”

O show de Maria Gadú transcorria tudo bem, até que minutos antes do fim da apresentação da cantora, uma pessoa invadiu o palco e começou a gritar para a artista: “Maria Gadú eu te amo. Me beija, me beija”. A cantora se esquivou do fã e o mesmo foi retirado do palco pelos seguranças. Do lado de fora do 02 Shepherd’s Bush Empire descobriu-se que o fã é professor de francês Murilo Henrique, feliz da vida por ter ao menos encostado na cantora. Definitivamente Murilo teve seus segundos de fama!

ram de um bate-papo com a escritora e com a ilustradora da obra, Andrea Lozekova. Os embaixadores de Portugal e da Eslováquia também prestigiaram o evento, assim como a vereadora da cultura de Lambeth. Clara estava só sorrisos com as perguntas das crianças que pareciam muito empolgadas com o livro e com todo o evento. Parabéns à cara escritora e sucesso com sua mais nova obra!

Finais: O “chocolate da vovó” irá para o parapsicólogo Silvio Schneider, que

completou mais um ano de vida no último dia 09. Uma festa surpresa foi feita por amigos íntimos para o tão respeitado e querido parapsicólogo que é conhecido pela turma como Silvio “Sensação”.Tudo de melhor que o universo possa oferecer, moço.

“Esqueça os tempos de aflição, mas nunca esqueça o que eles lhe ensinaram.” Autor desconhecido

Tâmara Oliveira

Tâmara Oliveira

A escritora Clara Macedo Cabral (primeira à direita), a vereadora de cultura de Lambeth e a ilustradora, Andrea Lozekova na manhã de lançamento do livro “Lisbon Story” de autoria de Clara Macedo Cabral na charmosa biblioteca de Clapham

Hans Ulrich Obrist, o energético curador suíço do projeto “Do It”, em exposição na “Manchester Art Gallery”


11 a 17 de julho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

19

Acontece Márcio Rodrigo Delgado www.marciodelgado.com @marcio_delgado

ESTÁDIO

Para quem não teve chance de conhecer o estádio olímpico de Londres, em Stratford, ou quer dar uma olhada no show mais barato deste verão, a dica é se programar para o concerto Go Local, que acontece no Queen Elizabeth Olympic Park no dia 19 de Julho. Bandas como The Feeling, Spelbound e McFly (foto) estão na programação. E o melhor: o par de ingressos custa apenas £15. Ticketmaster.co.uk/go-local Para saber mais, visite: www.londoncommunitypride.org

LEITURA

Sábado, dia 13, tem festival de literatura gratuito na Trafalgar Square das 11am as 5pm com a participação de atores e espetáculos como War Horse e Billy Elliot. O ator inglês Ruper Everett (foto) conhecido de filmes como ‘St. Triniahs’ e o ‘O casamento do meu melhor amigo’, com Júlia Roberts, é um dos convidados. Para saber mais, visite: standard.co.uk/getreading.

WOLVERINE

Terça-feira, dia 16 a partir das 5pm tem lançamento de mais um filme Wolverine no Cine Empire (Leicester Square, London WC2H 7NA). O ator australiano Hugh Jackman (foto), protagonista do filme, está entre os confirmados para comparecer ao evento em Londres.

DISCOS

Para quem gosta de explorar sons de artistas que não tocam nas rádios mas tem um trabalho consistente, a dica desde sábado pela manhã é ir para a Old Spitalfields Market (Brushfield St – Liverpool Street - E1 6DT) e abrir os ouvidos. Diversas gravadoras independentes estarão mostrando obras dos seus artistas e vendendo discos novos e antigos a partir das 11am.

CORRE

Última chance para ver a exposição sobre a vida de Michael Caine no Museu de Londres (150 London Wall - EC2Y 5HN). A mostra, que conta a história do ator através de fotos, trechos de filmes e pinturas sai de cartaz neste domingo, dia 14. Entrada franca.

GRÁTIS

Stuart Warwick mostra o seu som experimental com uma pitada de pop em show gratuito neste sábado, dia 13, na Union Chapel (Compton Terrace - Highbury & Islington N1 2UN). Mas o evento é na hora do almoço, ao contrário da maioria dos shows realizados no fim de semana na capital inglesa.

DOBRADINHA STARS

Maria Gadu e a sambista Karina esquentaram ainda mais o último fim de semana ensolarado de Londres com um super show no 02 Shepperds Bush Empire. Com um repertório variado que foi de Paralamas da Sucesso a Legião Urbana, Ronaldo Bastos e Beto Guedes, entre outras pérolas da música brasileira, Gadu e banda encantaram pela simplicidade e por não enconomizar no set list.

Foto: Ric Pereira

O centro de Londres vai estar congestionado de celebridades no dia 17 para a premiére do filme ‘The frozen ground’ no Vue West End (Cranbourn Street - WC2H 7AL) a partir das 5pm. Esperados para o tapete vermelho estão Nicolas Cage, John Cusack, Kevin Dunn, o rapper “50 Cent” e Vanessa Hudgens (foto) que alguns devem lembrar dos filmes High School Musical. Não esquece de levar a câmera fotográfica.


11 a 17 de julho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

20

Entretenimento

Maria Gadú e Karina “estremecem” palco Tâmara Oliveira tamara_oliveira@yahoo.co.uk

N

o último domingo o palco da renomada casa cultural 02 Shepherd’s Bush Empire estremeceu, literalmente, com os shows de Karina, que com seu estilo musical “samba chique” colocou a plateia para requebrar até o chão abrindo assim o show da cantora e compositora Maria Gadú que se emocionou em um determinado momento da apresentação por lembrar que alguns de seus ídolos, como Amy Winehouse, tocaram na casa cultural reconhecida e respeitada mundialmente. Após os shows eletrizantes Maria Gadu e Karina conversaram com a repórter do Brazilian News. Brazilian News - Por várias vezes você disse no show que estava emocionada em estar no palco em que “estrelas” como: Dusty Springfield, Jimmy Cliff, Rolling Stones, Amy Winehouse, entre outros artistas de renomes mundiais tocaram. Teve alguma hora na sua apresentação que o choro literalmente veio na garganta. Maria Gadú- Ah, Sim! Teve uma parte da apresentação que tive

que dar uma respirada funda e uma olhadinha para o lado para o choro não explodir. Isso é um sonho, tocar em um espaço onde grandes artistas e ídolos meus tocaram, tem muita história naquele palco. BN- Você esperava tal receptividade do público em sua apresentação? Karina- Fiquei surpresa com a receptividade da platéia. É muito díficil abrir show de grandes artistas como Maria Gadú, principalmente quando esse público é no exterior quando as pessoas estão mais ávidas ainda para verem o artista do show principal. Mas o público cantou, participou e dançou a valer na nossa apresentação. Foi emocionante, mais emocionante ainda quando fui convidada pela Maria Gadú para dividir o palco com ela. Foi uma supresa, pois não esperava o convite. BN- Você tocava em bares antes de ser descoberta pelo diretor da Globo Jayme Monjardim que ficou impressionado com sua interpretação da música “Ne me qui tte pas”. Você acha que você é uma pessoa de sorte ou você batalhou muito para estar onde estar? Maria Gadú - Eu nunca parei para analisar se foi sorte. A música ia me impulsionando a fazer as coisas, e daí as coisas iam

acontecendo naturalmente, um projeto levou para outro e assim vai. Claro que houve e há muito trabalho árduo, mas acredito que isso é o reconhecimento de um trabalho de anos e de muita preparação. BN- Seu pai é francês. Você vai sempre à França para visitar a família paterna? Maria Gadú- Sim, desde pequena venho à Europa para rever parentes, passear e agora também venho para trabalhar. BN- É a primeira vez que você divide o palco com artista de renome? Karina- Ah! Não meu anjo! Já abri o show de Ivete Sangalo. Ano passado estive no Brazilian Day em Portugal onde tive um show antes de Paula Fernandes. No Brasil participei de inúmeros shows do Arlindo Cruz que é meu padrinho musical, em 2006 fui uma das finalistas do programa “Ídolos”, à época no SBT. Participei do programa da Globo, “Esquenta” da Regina Casé. BN- Você veio à Londres somente para abrir o show da Maria Gadú? Karina- Além do show no 02 Shepherd’s Bush Empire, vamos mostar nosso “Samba Chique” no teatro St James no show que terá uma porcentagem das vendas revertida para a instituição filantrôpica “Ephemeral Brazil” e

Gilvan Cruz

da consagrada 02 Shepherd’s Bush Empire

Cantoras dividem palco do 02 Shepherd’s Bush Empire

no Cuban Bar em Camden Town. Depois seguimos para Portugal, Itália e Suíça onde participaremos do Montreux Jazz Festival. BN- Seu nome de registro é Mayra Corrêa Aygadoux. Por quê a mudança do nome? É alguma numerologia? Maria Gadú- Na realidade meu nome era para ser Maria, minha mãe queria que eu me chamasse Maria, então está aqui Maria. Não, não tem absolutamente nada a ver com numerologia. O nome Maria Gadú surgiu naturalmente como a vida. BN- O que você mais gosta em ser artista e o que você menos gosta? Karina- Ser artista é uma dádiva . O que menos gosto é do mercado “poluído” no Brasil, onde certas emissoras de rádio cobram fortunas para colocarem uma canção sua para tocar no ar. É lastimável!

George Clooney e Stacy Keibler terminam namoro de 2 anos

O

ator George Clooney e a modelo Stacy Keibler terminaram um namoro de dois anos, informou o site da revista “People”. “Stacy decidiu deixá-lo. Ela quer ter filhos e formar uma família algum dia, e sabe perfeitamente a opinião de George sobre o assunto”, disse à publicação uma fonte próxima ao casal. “Falaram sobre isso e acabaram terminando de maneira discreta há duas semanas”, acrescentou. Segundo a fonte, Clooney, de 52 anos, e Stacy, de 33, continuam a ser amigos. “Eles conversam todos os dias. Eram amigos antes de começar a sair e continuarão a ser. Foi um término amistoso”, explicou. O casal já não era visto junto há algum tempo. A última vez foi no mês de março, em Berlim, durante as filmagens do drama “The Monuments Men”, o novo longa diri-

gido e protagonizado por Clooney. Em entrevista recente para a People sobre a estreia de seu novo programa de televisão, “Supermarket Superstar”, Stacy falou da dificuldade de conciliar sua agenda com a do namorado, embora conseguisse dar um jeito de passar um tempo com ele. “Meu trabalho vai me manter muito ocupada até o lançamento do programa, e depois espero poder ter a oportunidade de ir à Europa”, disse. No entanto, Clooney passou na Itália a comemoração de 4 de julho, Dia da Independência dos Estados Unidos, enquanto Stacy participou de uma festa em Los Angeles. “Eles não se viam há bastante tempo e trabalharam muito nos últimos meses, portanto se distanciaram”, disse outra fonte à “People”.

BN- Você acha que pelo fato do seu empresário ser o ex-empresário de Gilberto Gil tem aberto muitas portas para você sobretudo no exterior? Karina- Não vejo o Daniel Rodrigues como ex-empresário de Gilberto Gil, mas sim como um profissional dedicado que se esforça ao máximo para “colhermos grandes frutos”. BN- Então como está sempre “colhendo grandes frutos”, o que podemos esperar após sua turnê pela Europa? Karina- Estaremos em pouco tempo lançando o clipe da música que tem o nome do nosso cd “Você Merece Samba” que conta com a participação de Carlinhos de Jesus. BN- Feliz com tudo o que está acontecendo em nível profissional? Maria Gadú- Felicíssima e muito realizada!

Mariah Carey desloca ombro durante gravação de novo clipe

A

cantora Mariah Carey foi levada de urgência a um hospital de Nova York após deslocar um ombro durante a gravação de um vídeoclipe na ‘Big Apple’, informou o site do jornal “New York Post”. Segundo a página, Carey, de 40 anos, levou um tombo em um momento no qual era filmada no bairro de Chelsea para o clipe do remix de seu novo sucesso, “Beautiful”, sob a direção de seu marido, Nick Cannon. A faixa está incluída em seu novo disco, “The Art of Letting Go”. “Ela foi levada ao hospital ontem à noite (no domingo), onde os médicos colocaram seu ombro no lugar. Ela está bem e se recuperando em casa”, disse Cindi Beger, porta-voz da cantora.


11 a 17 de julho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

21

Cotidiano

Conectados com…Eduardo Armbrust Estamos rodeados de pessoas anônimas com quem partilhamos olhares, sorrisos, esbarrões e pensamentos. Pessoas que vemos todos os dias no metrô, na rua, na fila do supermercado ou no ponto de ônibus. Há uma teoria que diz que todas as pessoas estão ligadas umas às outras. Não há nenhuma evidência científica que possa provar isso. Somente a observação pode explicar. Como vivem essas pessoas anônimas em sua realidade? EDUARDO ARMBRUST Freelancer em ilustração e animação 3D Trailer curta metragem: www.hype.cg Rebeca Plaza

E

duardo partilha as duas primeiras letras de seu nome com o projeto que mais alegrias lhe está dando: Ed. Nasceu em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, há apenas 24 anos e mora em Londres ha seis meses, mas já tem visto seu esforço reconhecido em um dos mais importantes festivais de cinema independente em Londres: o East End Film Festival. Ed, produzido pela hype.cg, é um curta metragem de animação que conta a “vida

extraordinária” de um coelho. “A nossa maior dificuldade foi reproduzir fielmente os pelos”, diz Eduardo. Seu trabalho neste ambicioso projeto foi baseado na pós-produção e nos efeitos especiais do filme. Ele se define como uma pessoa simples, perseverante e idealista, e decidiu se mudar para Londres devido à grande demanda para seu trabalho. Não está errado, já que tem talento. Certamente este é apenas o começo.

Por que decidiu se mudar para Londres? Devido a extensa oportunidades de trabalho na minha área, estudar arte e poder aprimorar meu inglês. A cidade é antiga e moderna ao mesmo tempo, todas suas paredes carregam muita história. Podemos encontrar pessoas de todo o mundo aqui, isso traz uma diversidade cultural muito grande.

Um lugar para beber em Londres. Shakespeare head

Um lugar onde podemos ver a Eduardo. Queens

Um lugar perder

O que você mais odeia sobre a cidade? Não gosto muito de tudo fechar muito cedo, embora as possibilidades do que fazer durante o dia sejam incontáveis.

Loja de roupa favorita Lojas vintage

A teu primeiro desenho foi…

Caminhar pelas ruas antigas da cidade, dar um passeio pelos parques. Qual seu plano perfeito para um dia chuvoso? Ir ao cinema ou em algum Pub.

The National Gallery

O que de melhor Londres tem para oferecer? Gosto da grande quantidade de museus e galerias de arte, parques, a fácil locomoção pela cidade, com um trasporte público de alta qualidade, apesar dos altos valores para se viver bem por aqui.

se

Richmond Park

Qual seu plano perfeito para um dia de sol?

Cite um lugar onde se respira arte e cultura em Londres

para

Uma história em quadrinhos para a gincana da escola

Você não suporta... Falta de tempo para fazer tudo que quero.

O que tem decoberto em Londres que você não tenha visto antes em Novo Hamburgo? Uma cidade muito mais organizada, com um trasporte publico que funciona, bastante segurança. E a preocupação em preservar as áreas verdes da cidade.

Uma ilusão... Morar no litoral

Que gostarias de desenhar que ainda não tenhas desenhado: Meu próprio longa metragem de animação.


11 a 17 de julho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

22

Imigração

Última Hora

Mais informações podem ser obtidas com a Barar & Associates

P

rimeiramente, temos de definir quem são esses parentes distantes do cidadão ou membro de família de um europeu, seriam os irmãos , irmãs , primos, sogro e sogra ( considerados parentes distantes). Esses indivíduos não tem direito automático a viver no Reino Unido. Assim, os Tribunais no Reino Unido confirmaram que e esses parentes distantes devem estabelecer a dependência do cidadão ou do membro da família de um europeu ( ex.: brasileira casada com euro-

peu), tanto no pais a partir do qual eles chegaram e também no Reino Unido. Outra boa noticia, que tais regulamentos não impõe a exigência de que esse parente distante esteja legalmente no Reino Unido para proibir sua permissão. Então, a partir de agora, ao requisitar a permissão para residir no Reino Unido, parentes distantes não precisam mais comprovar que residiram com o Cidadão Europeu em algum outro pais. O governo britânico passa a ter o dever de conceder o direito de entrada ou permanência no Reino Unido para quem for guardião legal de algum cidadão britânico que seria forçado a deixar a União Europeia caso o pedido fosse negado. Pessoas que têm uma relação estável com Cidadãos europeus só poderão apelar da negação do pedido de permissão para viver no Reino Unido se tiverem como demonstrar que a relação é genuína e estável.

Dilma anuncia apoio para que municípios atendam demandas das ruas A

presidente Dilma Rousseff se encontrou na quarta-feira com prefeitos reunidos em Brasília e anunciou apoio para que os municípios possam “atender as demandas das ruas”, em referência aos protestos que ocorreram no país em junho. “A sociedade nos exige melhores serviços” e “os governantes devemos nos esforçar para que o Brasil tenha mais direitos sociais, uma melhor saúde, uma melhor educação, um melhor transporte”, disse a chefe de Estado ao citar as principais queixas dos protestos. Dilma anunciou que o governo federal destinará R$ 3 bilhões para os municípios investirem nestas áreas e explicou que o valor será entregue em duas cotas. A primeira parcela será liberada em agosto e a segunda em abril de 2014. Dilma disse que

Wilson Dias_ABr

COMO PARENTES DISTANTES DE UM CIDADÃO EUROPEU PODEM ADQUIRIR PERMISSÃO PARA RESIDIR NO REINO UNIDO

Presidente foi vaiada por diversos prefeitos durante o ato

confia na “capacidade” dos prefeitos para que esse dinheiro permita “melhorar a qualidade de todos os serviços”. Além disso, disse que no ano que vem o governo construirá 6.000 novos postos de saúde e 2.000 creches, com um orçamento para isso de R$ 5,5 bilhões. Durante o ato, a presidente se referiu também às medidas que anunciou na segunda-feira para a área de saúde, como a contrata-

Sindicalistas bloqueiam terminais de ônibus por horas em São Paulo M embros do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo bloquearam na quarta-feira durante cinco horas 16 dos 31 terminais de ônibus, informaram fontes do setor. O Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SPUrbanuss), declarou que durante a paralisação de atividades e bloqueios foram afetadas 400 linhas de ônibus e 320 mil usuários. A ação foi motivada por um grupo contrário aos atuais diretores do sindicato de motoristas, que entre hoje e amanhã realizará eleições. No início deste mês, em uma desaceleração da onda de manifestações sociais que tomou o país, o mesmo grupo sindical bloqueou três terminais em bairros periféricos. Com as duas ações, os manifestantes reivindicaram melhores salários e condições de trabalho, segurança e a garantia de emprego aos cobradores dos ônibus, função

que a prefeitura pensa em abolir. Um protesto semelhante ocorreu também na manhã de quarta no porto de Santos, o principal terminal marítimo do país. A manifestação reuniu cerca de mil trabalhadores do porto que protestam por não terem sido incluídos pelo Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo) para atuar no terminal remodelado da Empresa Brasileira de Terminais Portuários (Embraport) em Guarujá. O grupo bloqueou a Rodovia Anchieta, que liga o porto com o restante do país. Segundo a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), 13 navios tiveram suas operações paralisadas no porto por causa da manifestação que terminou quase ao meio-dia. Além disso, os sindicatos confirmaram a convocação a uma jornada de “lutas” e “greves” para amanhã, e enquanto alguns pedem apoio ao governo, outros dizem que a presidente Dilma Rousseff “esqueceu os trabalhadores”.

ção de médicos estrangeiros para as periferias das grandes cidades e áreas remotas do país. Dilma pediu aos municípios que apóiem o plano e recebeu aplausos de alguns prefeitos e vaias de outros, que assim como organizações médicas se opõem a empregar profissionais de outros países. A presidente reagiu às vaias e afirmou que está “segura de que a população, em todos os cantos do país, em todas as grandes e pequenas cidades, quer mais dignidade”. A governante lembrou que a saúde é considerada “em todas as pesquisas” como “um dos piores serviços públicos” e disse que “os governantes, em todos os níveis”, têm que “começar a atender as demandas de uma população que quer mais e melhor”.

MP do Rio tenta suspender licitação para contratação de serviços para JMJ

O

Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) ajuizou uma ação civil pública para suspender edital de licitação publicado pela prefeitura da capital fluminense para contratação de serviços de saúde para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). De acordo com comunicado emitido pelo órgão, o pedido de liminar visa obrigar os organizadores do evento a garantir a assistência médica do evento religioso. “O objetivo da ação proposta pelas Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva da Saúde e Cidadania é impedir a aplicação de recursos públicos em um evento de natureza privada como a JMJ”, explica o texto divulgado pelo Ministério Público. “O Instituto Jornada Mundial da Juventude também deverá ser obrigado a manter toda a programação de atenção à saúde, preservando as contratações já existentes ou celebrando novos con-

tratos, também de natureza privada”, completa a nota. O Ministério Público também requer o imediato bloqueio de R$ 7.840.636,54, verba destinada ao pregão para aplicação futura nos programas de saúde da prefeitura contidos no Plano Municipal de Saúde 2014/2017 e na Programação Anual de Saúde (PAS 2014/2017). Caso a medida não seja acatada, o MP pede que as empresas rés na ação sejam impedidas de participar do pregão. Segundo o órgão, a prefeitura do Rio tomou “decisão repentina, não planejada, aparentemente sem justificativa plausível e, sobretudo, com custo indevido para o erário público que assume, como sendo dever seu, a prestação de serviço de atendimento médico da Jornada Mundial da Juventude, que deveria ser executado e custeado pelo ente privado responsável pelo evento”.


11 a 17 de julho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

23

América do Sul

Elza Fiúza/ABr

Reingresso do Paraguai e novos membros pautarão Cúpula do Mercosul

Antonio Patriota representará o Brasil na reunião

O

s esforços para restaurar as rachaduras causadas pela suspensão do Paraguai e as possíveis incorporações da Bolívia e do Equador como membros de pleno direito darão o tom da reunião de chanceleres do Mercosul que acontece desde quinta-feira no Uruguai como passagem prévia à Cúpula presidencial. Os ministros das Relações Exteriores do bloco analisarão e tentarão oferecer uma saída para o conflito gerado com o governo paraguaio afastado do grupo durante o último ano e a negativa do país de se reintegrar ao Mercosul se a Venezuela chegar à Presidência do Mercosul sem seu sinal verde, como está previsto. Essa complicada situação política será abordada nesta XLV Reunião do Conselho do Mercado Comum, o que deixará para segundo plano assuntos como a ampliação do bloco à Bolívia e Equador, que deveria avançar sem maiores contratempos, e outros temas de índole comercial e econômico que aparecem muito diluídos na agenda.

As decisões dos chanceleres serão finalmente aprovadas na próxima sexta-feira na Cúpula de chefes de Estado e de governo do bloco, onde a Venezuela assumirá a presidência temporária após o Uruguai. Sem a presença de representantes paraguaios, os chanceleres do Brasil, da Argentina, do Uruguai e da Venezuela deverão esclarecer qual é o futuro no bloco do país, suspenso após a destituição parlamentar do presidente Fernando Lugo em 2012, entendida como um golpe de Estado pelos outros membros. Após a eleição democrática de Horacio Cartes como presidente nas últimas eleições paraguaias, que tomará posse no dia 15 de agosto, os impedimentos apresentados para a suspensão do país deveriam ser eliminados. Agora, no entanto, são os paraguaios que exigem a presidência do bloco em vez da Venezuela, cuja presença no Mercosul não conta com a aprovação obrigatória do Senado paraguaio. Para Assunção, o Mercosul deveria

tomar “uma decisão sensata” nesse sentido e cumprir com o pedido de que a Venezuela não seja sua presidente, para garantir a “dignidade” de seu país, segundo disse seu chanceler, José Félix Fernández Estigarribia. A resposta dos membros é categórica e os ministros das Relações Exteriores do Brasil, Antônio Patriota, e do Uruguai, Luis Almagro, ratificaram que a Venezuela assumirá a presidência já que até 15 de agosto, “o Paraguai continua suspenso”. A reincorporação do Paraguai também obrigaria a considerar as relações entre Assunção e Caracas, depois que os primeiros declararam ao atual presidente do país caribenho e então chanceler Nicolás Maduro como persona non grata por “ingerências” em sua política interna durante a destituição cassação de Lugo. Quanto à incorporação da Bolívia e do Equador a situação é muito menos complicada e esperam-se passos positivos nesse sentido, particularmente no caso boliviano. Além disso, certa-

mente o caso da retenção do voo do presidente Evo Morales na Europa, na semana passada, fará parte da pauta e espera-se que o bloco demonstre seu apoio ao líder boliviano e sua rejeição às atitudes do Velho Continente. Assim, os chanceleres do Mercosul seguirão com o desafio de superar seus persistentes conflitos e assimetrias comerciais e avançar no acordo largamente discutido com a União Europeia (UE). Isso sem contar com a entrada em cena da Aliança do Pacífico, aposta comercial formada pelo Chile, Colômbia, Peru e México que ameaça pôr em risco sua liderança regional e que atrai com força os membros menores do Mercado Comum do Sul, Uruguai e Paraguai, interessados em abrir novos caminhos para seus produtos. De fato, o Uruguai já transmitiu publicamente sua intenção de não ser apenas observador, mas também “protagonista” na Aliança do Pacífico.

Os chanceleres, além disso, terão como pano de fundo os fortes protestos e a profunda indignação social que veio à tona no Brasil durante as últimas semanas, mostrando as debilidades da maior economia do Mercosul e na autêntica locomotiva econômica da associação. O ministro Patriota se referiu há semanas ao Mercosul reconhecendo sua importância “estratégica”, mas também seu esgotamento como instrumento para a integração sul-americana. Patriota insistiu que faltam agora avanços em temas não comerciais, onde quase não há espaço “para avançar”, como a ciência, a tecnologia, a saúde e a educação. Nesse sentido, Brasil e Uruguai assinaram nesta semana um acordo bilateral para simplificar os trâmites de mudança de residência de um país para o outro, entendido como um “primeiro passo” para garantir a livre circulação de pessoas entre os dois territórios.


11 a 17 de julho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

24

Dicas de eventos Orquestra de Vioncelos apresenta Bachianas brasileiras de Villa Lobos

Architecture of War A reinauguração do Imperial War Museum, no dia 29 de julho, trará a exposição “Architecture of War”. Esta exposição explora a forma como a guerra moderna, a partir da Primeira Guerra Mundial até os dias atuais, tem influenciado e impactado sobre os espaços de pessoas habitam, reunindo uma seleção de arte da coleção do museu, que varia em quase um século. A exposição é gratuita, e o Imperial War Museum fica na Lambeth Rd, e o metrô mais próximo é o Lamberth North. Mais informações no www.iwm.org.uk

Dia 12 de julho será uma noite dedicada um dos mais célebres compositores Brasileiros do seculo XX, Heitor Villa-Lobos. Estarão presentes a soprano italiana Maya Sapone, o violoncelista brasileiro Diego Carneiro e a brasileira Dra. Nadia Kerecuk que estará introduzindo o concerto com uma pequena palestra sobre as obras e compositor. Local: Teatro Bolivar Hall (54-56 Grafton Way, W1T5DL, Warren Street: Tube Station), às 19h30. No dia seguinte, no mesmo local e horário, a orquestra de cordas apresenta música brasileira e europeia.

Cirque du Soleil Alegría

Exposição Amy Winehouse

O famoso grupo canadense fará apresentação do espetáculo Alegría na O2 Arena entre 18 e 21 de julho. Os ingressos variam entre 45 e 55 libras. No total serão sete apresentações, e os ingressos podem ser obtidos pelo site www.theo2.co.uk.

Se você está por dentro dos eventos de Londres. Compartilhe através do e-mail: dicadasemana@braziliannews.uk.com

APROVEITE LONDRES Hermeto Pascoal Carismático compositor, arranjador, multi-instrumentista e musical visionário, Hermeto Pascoal faz uma aparição rara tocando sua mistura inebriante exclusivamente de jazz, rock e música brasileira. A apresentação de Hermeto acontece entre os dias 17 e 19 de Julho no Ronnie Scott’s Jazz Club. Os preços variam entre 35 e 55 libras. Mais informações pelo site www.ronniescotts.co.uk

Não perca a exposição sobre uma das maiores cantoras de todos os tempos. “Amy Winehouse: Retrato de família” foi organizada pelo irmão da cantora, morta em 2011. Mais infor-

mações pelo site www.jewishmuseum.org.uk/ Amy. O Jewish Museum fica na 129-131 Albert Street, NW1 7NB. Os preços variam entre £3.50 e £18.

Exposição de Sebastião Salgado continua em Londres

João Bosco João Bosco é um dos mais atraentes cantores e compositores do Brasil, conhecido tanto por seu estilo dinâmico com a guitarrista quanto por sua voz versátil. Um artista que raramente deixa o Brasil por longos períodos, Bosco é muito popular, mas uma pérola segredo ainda a ser descoberta pelo público internacional. João Bosco vai comemorar 40 anos de carreira no palco do Ronnie Scott’s, em Londres, nos dias 12 e 13 de Agosto. O preço varia entre 25 e 40 libras. Mais informações pelo site www.ronniescotts.co.uk

Uma seleção de 200 imagens que Sebastião Salgado, renomado fotógrafo brasileiro, tirou durante oito anos em cenários “imaculados” protagonizam a exposição “Gêneses”, no Museu de História Natural. As fotografias em branco e preto mostram fabulosas paisagens, animais selvagens e tribos indígenas que vivem isoladas da sociedade. O museu de História Natural fica na Cromwell Road, London SW7 5BD, em Londres. Gloucester Road e south Kensington são as estações de metrô mais próximas.


11 a 17 de julho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

Cinema

Lançamentos da semana no cinema DOG FLESH Gênero: Drama Data de lançamento: Sexta-feira, 12 de julho de 2013 Nacionalidade: Chile, Espanha, França. Diretor: Fernando Guzzoni Sinopse: Alejandro é um homem de 55 anos sozinho, frágil e imprevisível, atormentado pela hostilidade do seu passado misterioso. É um cara procurando uma nova identidade, mas que se perdeu em seus próprios fantasmas e obsessões: um homem que começa a desvendar perigosamente e cuja percepção da realidade está distorcida. “Dog Flesh” conta a história, em 2010, de um dos torturadores da ditadura de Pinochet em sua tentativa de redefinir e dar sentido à sua existência. Elenco: Alejandro Goic, Amparo Noguera, Maria Gracia Omegna, Alfredo Castro, Sergio Hernández.

THE HYPNOTIST Gênero: Suspense Data de lançamento: Sexta-feira, 12 de Julho de 2013 Nacionalidade: Suécia Diretor: Lasse Hallstrom Sinopse: O massacre de uma família nos arredores de Estocolmo abala a polícia sueca. Os homicídios chamam a atenção do detetive Joona Linna, que exige investigar os assassinatos. O criminoso ainda está foragido, e há somente uma testemunha: o filho de 15 anos, que sobreviveu ao ataque. Elenco: Tobias Zilliacus, Lena Olin, Mikael Persbrandt.

GROWN UPS 2 Gênero: Comédia Data de lançamento: Sexta-feira, 12 de Julho de 2013 Nacionalidade: USA Diretor: Dennis Dugan Sinopse: Lenny (Sandler) e sua família estão de volta a pequena cidade natal onde ele e seus amigos cresceram. Desta vez, os adultos irão aprender lições de seus filhos em um dia cheio de surpresas: o último dia da escola. Elenco: Adam Sandler, Taylor Lautner, Steve Buscemi, Salma Hayek, Kevin James.

THE EAST Gênero: Ação, Drama, Mistério, Suspense Data de lançamento: Sexta-feira, 12 de Julho de 2013 Nacionalidade: USA, Reino Unido Diretor: Zal Batmanglij Sinopsis: A funcionária de uma empresa de inteligência tem como tarefa se infiltrar em um misterioso grupo anarquista, conhecido por atacar grandes corporações. No entanto, sua lealdade é testada quando ela começa a apresentar sentimentos pelo líder do grupo. Elenco: Alexander Skarsgård, Ellen Page, Brit Marling, Toby Kebbell, Shiloh Fernandez, Aldis Hodge, Danielle Macdonald.

25

Psicologia

Sexo na Internet Rafael Tinelli tinelli.rafael@gmail.com

Q

ue a internet revolucionou o mundo é óbvio. As ferramentas oferecidas pela World Wide Web são incríveis e a cada dia influenciam a forma como realizamos tarefas tal como fazer compras, movimentações bancárias, pesquisas acadêmicas, ler notícias, e etc. Tudo está à disposição na internet e, em consequência, aos usuários. Consequentemente, ganhamos autonomia sobre este conteúdo e cada um faz aquilo que bem entende com a informação que acessa. Um mundo de informações que podem ser usadas e disponibilizadas da forma como quisermos. Neste sentido, se faz extremamente necessário que criemos um filtro crítico sobre aquilo que acessamos na web. A comunicação entre pessoas nunca se fez tão importante sendo que somente compartilhando informações é que as chances de nos enganarmos diminui. Assim sendo, ressalto: a comunicação com nossos filhos é essencial. Como todo o resto, a educação de nossos filhos também esta à mercê do conteúdo virtual. Uma das discussões que permeia a influência “internética” na vida das crianças, diz

respeito à forma como pode deturpar os comportamentos sexuais. Na minha opinião, o conteúdo pornográfico da rede, facilmente acessível, pode influenciar a forma como adolescentes se comportam sexualmente. Mas, apesar dos déspotas de plantão provavelmente já terem uivado em suas mentes que “o conteúdo pornográfico deveria ser banido da web”, e que “deveriam existir leis internacionais que punissem os autores de tais materiais”, repito: “ a comunicação com nossos filhos é essencial”. E esta é a única proteção que deveríamos oferecer. Acredito que muitos pais ainda pensam que sexo deve ser ensinado pela escola e sim, a maioria das escola já fazem isto. Desde cedo as crianças sabem a diferença entre um pênis e uma vagina, acompanhados do conhecimento de que bebês são gerados a partir de uma relação sexual entre os pais. Nem pensem em contar a história da cegonha. Se fizerem isto, pelo menos reconheçam que com a chegada da internet a cegonha ficou obsoleta e a Amazon passou a fazer o delivery dos bebês. Ótimo, agora os seus filhos podem fazer algum sentido do mundo. Se preferirem ser honestos, conversem com os pequenos. Se não há conversa entre adultos e crianças sobre o assunto, não há entendimento e aí sim

Imagem é tudo! Antonio Jorge Rettenmaier* ajrs010@gmail.com

M

as será que é mesmo? Esta máxima colou muito principalmente depois da propaganda em que se diz que a sede não é nada. Mas podemos ver também esta mesma mensagem por outro lado. De que a imagem pode ser tudo, desde que não seja eternamente falsa. Se a imagem é tudo, o que seria então a sede? Quem sabe sede de razão, justiça, amor, emoção, carinho, compreensão, apoio, perdão. Se existem tantos tipos de imagem, existem também os mais variados de sede. Mas como então podemos nos garantir de

que a imagem é realmente tudo? Se sabemos que em noventa por cento ou até mais, a imagem é falsa, enganosa. Só imagem! Ora. Assim sendo, que se dane a sede. E viva a imagem. Aliás, imagem essa que é evitada até mesmo diante do espelho. Porque este sempre pergunta se poderia ter sido feito algo diferente. O que nunca é bom assumir. Esta imagem às vezes nos deixa até mesmo sem lábios para sorrir, porque a imagem não quer. Outra antiga máxima afirma de que um rei não basta parecer, mas precisa saber ser um rei. E como será que seria na imagem esse rei. No baralho da vida, existem tantos jogos em que os reis são blefes completos. Então,

as crianças estão à mercê do conteúdo virtual, seja ele qual for. Imagine você, uma criança que não têm quem explique à ela como a relação sexual entre pessoas realmente funciona. Que não tenha quem lhe ressalte a importância do respeito e do afeto entre seres humanos que engajam em uma relação sexual. O quê sobra? Um festival de nojentices e imagens de abuso que podem muito bem assombrar a cabeça dos guris que terão como fonte de sua educação sexual a indústria pornográfica. Veja bem, não condeno aqui a indústria pornográfica, muito menos quem têm práticas parecidas. Pelo contrário, acho que o único limite para relações sexuais deve ser aquele colocado por aqueles que engajam na prática, seja ela qual for. Cada um faz o que quer com o corpo que tem, e o oferece da forma como desejar. Respeito, sempre. Mas da mesma forma, a educação dos filhos também deve ter os limites que os pais desejarem, e estes limites só são aprendidos quando os pais se dispõem a ensiná-los. Se não o fizerem, saibam que estão abdicando de parte importante da educação de vossos filhos e oferecendo, em parte, esta função à internet. *Rafael Tinelli é psicólogo psicoterapeuta e está cursando o mestrado no Tavistock Institute, em Londres

nem o rei escapa da máxima de que imagem é tudo! Imagem é tudo! E como existem pessoas que se baseiam nesta máxima para viver, forjar seu personagem do dia a dia. Mas quando chega a noite, ou alguma nuvem mais carregada passa por suas cabeças, é hora de esconder a imagem. Porque um súbito clarão poderá mostrar a sombra da imagem que é tudo. Nem sempre e muito menos para sempre, a imagem é tudo. Sempre, há o dia da sombra da imagem. Mas até lá, imagem é tudo! E a sede, seja de que tipo for, continuará sendo para esta imagem, nada! *Antonio Jorge Rettenmaier é Cronista, Escritor e Palestrante. Esta crônica está em mais de noventa jornais impressos e eletrônicos no Brasil e exterior.


11 a 17 de julho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

26

Sorria Abobrinha Olho por olho

Marcos Fumagalli brjetlondon@yahoo.com

A mãe encontra as crianças brigando no corredor da casa e sai esbravejando: - Quem começou? - Ele, responde Joãozinho! Ele me jogou uma pedra! - Mas por que você não veio me contar ao invés de jogar outra pedra? - Que adiantaria mãe, você não acertaria nem um elefante!

Um abraço a todos e até a próxima semana!!!

Telefone: 07783940927*

Jussara Piacentini

*Se você tem alguma dúvida a respeito da astrologia ou sobre seu signo, escreva para a Jussara!

jussarapiacentini@hotmail.com

Áries (20 março a 20 abril)

Câncer

Elemento: Fogo Planeta Regente: Marte Permita que o amor flua entre você e os outros. Se certifique que você comunique seus pensamentos e sentimentos claramente. Esteja sempre disponível o mais que puder quando mais precisarem de você. A verdadeira cura espiritual poderá ocorrer quando você sinceramente abrir seu coração para os que o cercam. Procure os caminhos que possam conectá-lo com as pessoas queridas! Melhorias nas finanças dependerá apenas de você pois o sucesso esta ao seu redor!

Touro

(21 junho a 21 julho)

Elemento: Água Planeta Regente: Lua Pense um pouco em seus próprios objetivos e nas coisas que possam lhe ajudar a ir em frente, com inspiração e “insight”! Geralmente você vive rodando ao redor dos outros e raramente faz o que realmente gosta. Faça uma lista de suas prioridades e tire alguns momentos para estar só e refletir sobre elas. É o momento ideal para organizar a sua vida! Ganhando confiança em si e usando sua sabedoria seu magnetismo estará brilhante!

Leão Elemento: Terra Planeta Regente: Vênus

Gêmeos

(23 setembro a 22 outubro)

(22 dezembro a 20 janeiro)

Elemento: Ar Planeta Regente: Mercúrio

Elemento: Terra Planeta Regente: Saturno

Dar um “gás” no trabalho e compromissos de estudos é muito legal, mas tentar se distrair das outras áreas problemáticas da sua vida não é bom para o seu futuro. Comece a pensar nos caminhos para melhor contrabalançar a sua vida. Grande fase para resolver ressentimentos com as pessos próximas e familiares. Viajar, encontrar pessoas de diferentes culturas e se interessar por uma religião diferente, por exemplo, poderão ajudá-lo a identificar o passo correto para você!

Escorpião (22 julho a 22 agosto)

(21 abril a 20 maio)

Encontros poderão parecer exóticos, porém poderão ser importantes na sua carreira e finanças, trazendo-lhe novas e interessantes oportunidades para novos começos. Se tiver que tomar decisões, use e abuse das pesquisas e aconselhe-se com pessoas próximas antes de qualquer passo. Procure estar ciente exatamente do que você deseja e não se esqueça de usar ao máximo a espontaneidade!

Capricórnio

Libra

Elemento: Fogo Planeta Regente: Sol

Você vai se sentir mais capaz de atingir um grande sucesso em sua carreira. Boas ofertas podem aparecer: aconse-lhe com uma pessoa de confiança para tomar decisões. Ao redor do dia vinte e dois deste mês, uma inesperada situação poderá surgir, o que poderá mudar seu destino. Procure estar confiante, corajoso e paciente, pois as finanças poderão crescer lentas mas seguras. Fique atento para não se descuidar de uma pessoa querida devido a intensa agitação e solicitação social!

Virgem

(23 outubro a 21 novembro)

Elemento: Agua Planeta Regente: Plutão e Marte

Você poderá dar um bom impulso no seu lado social e profissional caso tenha inteligência. Evite se influenciar por pessoas extremamente ambiciosas que se esqueceram do lado humano e só pensam no enriquecimento material. Viva bons momentos ao lado das pessoas queridas! Aproveite essa fase para esquecer e curar-se de coisas passadas e olhar para o futuro! Tome cuidado com o “olho-gordo”.

Sagitário

Você pode atingir sucesso neste período, principalmente nas finanças, onde você encontrará meios para expressar suas habilidades. Seu destino está, mais do que nunca, ligado à sua inventividade. Esteja atento, pois um parente próximo poderá disputar com você sua ambições. Felizmente isso só te fortalecerá e dará determinação. Aceite ofertas exóticas e gestos de generosidades, mas não confie demais em propostas além do normal!

Aquário (21 janeiro a 19 fevereiro)

Elemento: Ar Planeta Regente: Urano

Evite prometer mais do que possa cumprir. Ao mesmo tempo se manter focado o ajudará a superar oposições aos seus planos! Você rapidamente terá acesso à novas oportunidades e poderá criar seu próprio destino. Neste período você está atraindo amor e compromisso com pessoas com às quais você jamais imaginaria que fosse possível. Siga porém a sua verdade porque é impossível agradar a “gregos e troianos”!

Peixes

(21 maio a 20 junho)

(23 agosto a 22 setembro)

(22 novembro a 21 dezembro)

(20 fevereiro a 20 março)

Elemento: Ar Planeta Regente: Mercúrio

Elemento: terra Planeta Regente: Mercúrio

Elemento: Fogo Planeta Regente: Júpiter

Elemento: Água Planeta Regente: Júpiter e Netuno

Uma pessoa importante pode ser muito útil para dar um impulso em sua carreira. Você vai estar bem equipado para dar impulso à um promissor empreendimento. As finanças ainda não se encontram em alta, mas ter paciência será de grande valor nesse setor. Os astros incentivam seus talentos criativos para encontrar o melhor caminho em que possa arriscar e investir! Nos relacionamentos pessoais, não tenha vergonha de revelar seus sentimentos!

Semana de muito agito no ambiente de trabalho e nos relacionamentos. Você conseguirá usar seus talentos e terá controle das situações. Mas tenha paciência. Deixe de se preocupar com a opinião dos outros e faça-os entender quando você não está de humor favorável. Aproveite esta fase para fazer coisas que tenham realmente valor pra você e pelas quais você morre de paixão! Deixe de reclamações e de um toque de infantilidade à sua vida!

Semana de belo contato com as pessoas ao redor e com superiores, numa troca de enriquecimento pessoal que sera benéfica para todos. As finanças poderão melhorar, desde que você seja flexível nas suas ideias e atitudes. Os astros preveem favorecimento para você resolver as discrepâncias entre o que você deseja e o que você realmente necessita. Sua segurança e poder mental poderão transformar sua direção e causar impacto na sua vida afetiva! Só depende de você!

Os Astros pedem: direcione e equilibre suas emoções!

Ser modesto será essencial para manter seus colegas de trabalho ao seu lado, porque cobranças e desentendimentos poderão ocorrer. Use a criatividade que lhe é peculiar para resolver situações complicadas. Finanças estarão em alta debaixo de trocas um pouco turbulentas. Compromissos afetivos surgirão, portanto não se intimide e admita seus reais sentimentos.

Boa sorte a todos!


11 a 17 de julho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

27

Gastronomia Batata chips Ingredientes 1 kg de batata óleo de canola para fritar sal a gosto Modo de Preparo 1. Descasque as batatas e corte-as em rodelas finas. (Se quiser, use um ralador ou mandoline para que fiquem todas com a mesma espessura.) 2. Forre uma travessa com papel-toalha. 3. Leve uma frigideira grande com bastante óleo ao fogo alto para aquecer. 4. Quando o óleo estiver quente, frite as rodelinhas de batata sem deixar dourar demais, pois elas amargam. 5. Com uma escumadeira, retire as batatas e transfira para a travessa forrada com papel-toalha. 6. Tempere com sal e sirva a seguir.

Beirute de rosbife

Autor: Panelinha Tempo de preparo: Pá Pum Serve: 4 pessoas

Autor: Panelinha Tempo de preparo: Pá Pum Serve: 1 porção

Biscoito de gengibre Para o biscoito Ingredientes 100 g de manteiga 1 xícara (chá) de açúcar mascavo 4 colheres (sopa) de mel 2 xícaras (chá) de farinha de trigo 2 colheres (chá) de gengibre em pó 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio 1 ovo batido manteiga e farinha de trigo para untar e enfarinhar Autor: Panelinha Tempo de preparo: Mais de Modo de Preparo 2 horas 1. Numa panela, junte Serve: 30 a 40 unidades a manteiga, o açúcar mascavo, o mel e leve a massa com cortadores de formatos ao fogo baixo. Mexa com uma variados. Se preferir, use a boca de colher até obter uma calda. 2. Numa tigela, peneire a farinha um copo para fazer biscoitos redonde trigo, o gengibre e o bicarbona- dos. to. Misture bem com uma colher e 6. Unte duas ou mais assadeiras acrescente a calda derretida e o ovo grandes com manteiga e polvilhe batido. Mexa até obter uma massa com farinha. Distribua os biscoitos nas assadeiras, deixando uma maruniforme. 3. Embrulhe a massa em filme. Não gem de 2 cm entre eles. Leve ao forse preocupe com a consistência, no preaquecido e deixe assar por 10 pois a princípio a massa fica muito minutos. mole. Leve à geladeira por no míni- 7. Retire do forno e deixe esfriar. Quando os biscoitos ficarem firmes, mo 12 horas. 4. Preaqueça o forno a 180ºC (tem- retire-os com a ajuda de uma espátula. Se quiser, enfeite os biscoitos peratura média). 5. Em uma superfície enfarinhada, com glacê, veja a receita na página abra a massa com um rolo até que fi- seguinte. Conserve num recipiente que com 0,5 cm de espessura. Corte fechado, em local seco e arejado.

Para o glacê Ingredientes 1 clara 1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro corante alimentício a gosto Modo de Preparo 1. Numa tigelinha, bata ligeiramente a clara com um garfo até obter uma espuma. Acrescente o açúcar aos poucos, mexendo sempre, até obter um creme que não escorra. 2. Reserve um pouco do glacê branco e tinja o restante nas cores desejadas. 3. Enfeite os biscoitos com a ajuda de um palito ou de um saco de confeitar.

Ingredientes 10 fatias de rosbife 2 fatias de queijo prato 2 rodelas de tomate 2 colheres (sopa) de maionese 2 folhas de alface-americana 1 pão sírio azeite a gosto sal e pimenta-do-reino moída a gosto Modo de Preparo 1. Preaqueça o forno a 200ºC (temperatura média). 2. Numa assadeira pequena, abra o pão sírio ao meio. Reserve a tampa do pão. Distribua as fatias

de rosbife sobre a parte interna da base do pão e cubra com o queijo prato. 3. Leve ao forno preaquecido por 10 minutos ou até que o queijo derreta. Retire do forno. 4. Com uma faca, espalhe a maionese na parte interna da tampa do pão. Reserve. 5. Cubra o queijo com as folhas de alface e as fatias de tomate. Tempere com sal, pimenta-do-reino moída e azeite a gosto. 6. Cubra o recheio com a tampa reservada do pão, corte ao meio e sirva em seguida.


11 a 17 de julho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

28

Classificados Serviços

FOTÓGRAFO E CÂMERA Fotos e filmagens em geral. Fotos já tratadas e videos editados. Contato: Daniel – 07411280117 IB (569 – 579)

PRESERVATIVOS Vendo preservativos, caixa com 144 unidades. Marca: Durex Extra Safe. Interessados ligar ou enviar mensagem para: 07857069107 IB (577-579)

PSICÓLOGO BRASILEIRO Wanderley Dos Santos Membro da Sociedade Britânica de Psicologia Atende crianças, adolescentes, adultos, casal e grupo. Theobalds Natural Health Centre 46 Theobalds Road, London WC1X 8NW psicologowanderley@hotmail.com 44 (0)77 6818 0407 IB (575-579)

Empregos MECÂNICO AUTO Salário £300.00 > £450.00P/SEMANA Área: Sul West de Londres/Croydon Cargo exige falar Inglês e experiência. Entrada imediata, se interessado e disponível deve enviar CV para cv@netosagency.com

AGÊNCIA DE VIAGEM Vaga para trabalhar em uma agência de viagem em Edware, Northenline. O interessado precisa falar Português, Inglês e Espanhol e ter situação regular no reino Unido. Enviar cv para: barry@diamondcruises.co.uk Ou entrar em contato com Barry Ford02072554026.

VENDEDOR/A / SALES REPRESENTATIVE

CONDUCTOR ONIBUS/BUS DRIVER

Salário: Comissão/Negociável Área: Central London + Cargo exige bom Inglês, experiência conhecimento de Inglaterra. Entrada imediata, se interessado e disponível deve enviar CV para cv@netosagency.com

Salário £400.00/£500.00 P/SEMANA + EXTRAS Área: Central London Cargo exige bom Inglês, experiência, Conhecimento de Inglaterra. Entrada imediata, interessado e disponível deve enviar CV para cv@netosagency.com

SECRETÁRIA/PA/ ADMIN Salário £400.00/£500.00P/SEMANA Área: Central London Cargo exige Bom Inglês, Experiência Conhecimento de Inglaterra. Entrada imediata, se interessada e disponível deve enviar CV para cv@netosagency.com

CHURRASQUEIRO/A/ PASSADOR Salário £280.00 + P/SEMANA Cargo exige Experiência e Referências Área: Sul de Londres Entrada imediata, se interessado e disponível deve enviar CV para cv@netosagency.com

COZINHEIRO/A <> CHEF 1/2 & COOK Cozinha: Brazileira, Portuguesa ou Italiana. Salário £300.00 > £500.00P/SEMANA Cargo exige experiência e referências Área: Central London Entrada imediata, se interessadoe disponível deve enviar CV para cv@netosagency.com

SANDWICH MAKER/ COUNTER HAND Salário £280.00 > £350.00P/SEMANA Cargo exige Inglês e Experiência / Referências na Inglaterra. Área: Central London Entrada imediata, se interessado e disponível deve enviar CV para cv@netosagency.com

HEAD CHEF E CHEF

COZINHEIRO/A/ SOUS CHEF

Procura-se Head Chef e Chef para trabalhar em um restaurante brasileiro em Camden Town. Requer experiência de no mínimo 3 anos e inglês. Interessados favor enviar CV para madeinbrasil@hotmail.co.uk

(Cozinha Típica Portuguesa) Salário £300.00P/SEMANA + Área: Middlessex/West Londres Cargo exige Experiência e Referências Entrada imediata, interessado e disponível deve enviar CV para cv@netosagency.com

WAITER/ WAITRESS/ GARÇON/ GARÇONETE Salário £250.00 > £450.00 P/SEMANA Área: Central London Cargo exige Bom Nível de Inglês, Experiência e Referências Entrada imediata, interessado e disponíveldeve enviar CV para cv@netosagency.com

PEDREIROS/ PINTORES/ CARPINTEIROS Salário £400.00 > £500.00P/SEMANA + Área: Central London Cargo exige Experiência e Referências Documentos: NINO,CSCS,UTR, B/ACC Entrada imediata, interessado e disponíveldeve enviar CV para cv@netosagency.com

Negocios REVENDEDORES Busco revendedores para Mary Kay, Natura, Herbalife, Forever e Avon. Por favor contatar com Adriana – 07576256594 (e566-574)

VENDO FAZENDA Fazenda de côco localizada em Alagoas, próxima da praia. Para saber maiores informações, entrar em contato através do número: 07728604461

GRANDE OPORTUNIDADE

ALUGA-SE

Vendo salão de beleza localizado no centro de Londres, ao lado da estação de leicester Square. Interessados ligar para 07950799210 IB (575-).

QUARTOS DE CASAL, SOLTEIRO OU VAGAS. CASA GRANDE, AMPLA, ORGANIZADA E BEM LOCALIZADA. COM SALA, INTERNET, JARDIM E GARAGEM. 078 5533 7464 / 020 8459 8998. IB (570-573).

More Bem APARTAMENTOS ALUGUEL Para temporada no Brasil – Salvador –Ba. Apartamento 4 quartos ao lado da praia. Próximo dos circuitos do carnaval. Mais informações Ligar 07466574814 IB (569-590)

Old Kent Rd - apartamento 3 quartos, 2 banheiros, sala, cozinha, £2399 mensal, contas incluídas. Canada Water - apartamento 4 quartos, sala, cozinha, 1 banheiro, £2599 mensal, contas incluídas. Contatar Andrea, tel: 07424862710 (SM 578-581)

ALUGA-SE

Adultos

Single room, com todas a contas incluidas. Flat localizado entre as estação de New Cross Gate e Queens Road Peckham com trains a cada 5 minutos para London Brigde e Canada Water, Buses 36, 436, 171, 136, 177, P13 e night buses. Casa limpa e espaçosa, sala e cozinha completa. 07412596734 ou 07511083878. HV (575-579).

GAROTAS Procuramos garotas DISCRETAS para trabalhar na República da Irlanda. Interessadas, por favor enviar email com fotos para: jobsireland2011@gmail.com


11 a 17 de julho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

29

Esporte

Vettel chega acompanhado de perto de Kimi Raikkonen

T

ricampeão mundial e dono de marcas importantes na Fórmula 1, o piloto Sebastian Vettel (Red Bull) enfim conseguiu vencer a corrida que disputa “em casa”, o Grande Prêmio da Alemanha, liderando desde a primeira curva, enquanto o brasileiro Felipe Massa (Ferrari) abandonou a prova. Vettel, que largou em segundo lugar em Nurburgring, assumiu a ponta logo na largada, deixando o inglês Lewis Hamilton (Mercedes) para trás. Nas últimas voltas, ainda teve que resistir à pressão do finlandês Kimi Raikkonen (Lotus), que, no entanto, não passou e chegou em segundo. O tricampeão mundo obteve a 30ª vitória da carreira e se tornou o terceiro

piloto alemão a subir ao lugar mais alto do pódio no país. Michael Schumacher triunfou nove vezes, cinco em Nurburgring e quatro em Hockenheim. Seu irmão Ralf Schumacher levou a melhor uma vez em cada circuito. Pressão também teve que enfrentar o outro piloto da Lotus, Romain Grosjean. O francês levou um sufocou de Fernando Alonso, mas se segurou e completou o pódio, deixando o espanhol em quarto lugar. Felipe Massa, por sua vez, deixou a corrida logo na quinta volta. O brasileiro passou reto na curva 1, deixou o carro com poucos amigos e não deu explicações. A Ferrari também não se pronunciou.

Acabou o jejum! Murray bate Djokovic, é campeão em Wimbledon e faz história

F

oram 77 anos desde o título de Fred Perry até que domingo um britânico voltasse a ser campeão do torneio de tênis de Wimbledon. O autor do feito foi o escocês Andy Murray, que derrotou o sérvio Novak Djokovic por 3 sets a 0 na final, com parciais de 6-4, 7-5 e 6-4. Vice-campeão na grama sagrada no ano passado, quando perdeu para suíço Roger Federer, Murray obteve o segundo título de Grand Slam de sua carreira. Em 2012, também uma decisão contra ‘Djoko’, ele faturou o US Open. A partida deste domingo no All England Club foi menos equilibrada que o esperado. O atleta “da casa” foi melhor desde o começo, enquanto seu adversário alternou bons e maus momentos e acabou sendo derrotado em pouco mais de três horas.

O pódio em Nuorburgring foi formado pelos três primeiros colocados Mundial. Líder do campeonato, Vettel aumentou sua diferença para Alonso, ainda em segundo, para 34 pontos (157 a 123). Raikkonen continua em terceiro lugar, com 116. Pole position, Hamilton completou o GP em quinto lugar, à frente de seu ex-companheiro de equipe e compatriota Jenson Button (McLaren), que foi sexto. O australiano Mark Webber, que assim como Vettel deixou o pole para trás na largada, teve um problema em seu primeiro pit stop, logo na sexta volta, foi para o fim do grid e terminou em sétimo. Uma das rodas de sua Red Bull foi mal encaixada e atingiu um cinegrafista, que teve que ser hospitalizado. Quem também teve dificuldades foi o alemão Nico Rosberg. Vencedor de duas das três corridas anteriores e dono de três pole positions em 2013, ele saiu apenas na 11ª colocação e terminou apenas em nono, atrás também do mexicano Sergio Pérez (McLaren). Nico Hulkenberg (Sauber), também da Alemanha, completou a zona de pontuação com a décima posição. A décima prova das 19 do Mundial de Fórmula 1 será disputada no próximo dia 28, no traçado de Hungaroring, sede do Grande Prêmio da Hungria.

Massa: “Não posso afirmar que nossa estratégia foi correta”

Agência AP

Agência AP

Vettel vence GP da Alemanha pela 1ª vez na carreira; Massa abandona

Massa começa a ser pressionado na Ferrari após maus resultados

O

brasileiro Felipe Massa, que abandonou o Grande Prêmio da Alemanha após sair da pista na quarta volta, não se mostrou muito feliz com a estratégia da Ferrari. “Após ter visto a corrida, não posso afirmar que nossa estratégia foi correta, porque os que começaram com pneus leves fizeram uma boa prova”, declarou. “Os (pneus) médios não tiveram o ritmo que esperávamos após os treinos livres da sexta-feira, embora talvez tenham entrado em jogo outros fatores, como as temperaturas altas, que fizeram a diferença”, comentou. Sobre seu abandono,

Massa disse: “Estou muito decepcionado com o que aconteceu na corrida, principalmente depois de tudo de positivo que aconteceu durante todo o final de semana”. “No início da quarta volta, quando estava na reta, no momento em que freei, as rodas traseiras travaram e não pude manter o controle do carro”, explicou. Massa considerou “muito estranho” que o carro “parasse assim porque até esse momento a equipe não tinha visto nada errado”. “Agora quero me concentrar na próxima corrida (Hungria) e tentar dar o máximo para recuperar terreno”, concluiu.

Com o caneco inédito em Wimbledon, a francesa chega ao oitavo título na carreira e, de quebra, sobe para o sétimo lugar no ranking. Lisicki, por sua vez, pula para 18º.

Bartoli e Murray posam durante cerimônia de premiação

Sem mudanças no ranking

Bruno Soares fica com vice nas duplas mistas

O título do britânico Andy Murray em Wimbledon sobre o sérvio Novak Djokovic não mudou as duas primeiras posições do ranking mundial de tênis masculino, que agora tem um novo terceiro colocado, o espanhol David Ferrer. Como melhoraram suas posições com relação ao ano passado - Murray foi vice em 2012 e campeão em 2013, e Djokovic foi às quartas de final em 2012 e à final em 2013 - os dois primeiros colocados aumentaram sua pontuação em relação ao ranking divulgado no fim de junho, com o sérvio em primeiro e o britânico em segundo. Já Ferrer, que foi as quartas de final neste ano e no ano passado, ultrapassou Roger Federer. Aliás, o tenista suíço caiu para a quinta posição, fi-

Jogando ao lado da americana Lisa Raymond, o brasileiro Bruno Soares perdeu a chance de fazer história no domingo e viu o canadense Daniel Nestor e a francesa Kristina Mladenovic conquistarem o torneio de duplas mistas de Wimbledon. Campeão nas mistas do US Open do ano passado ao lado da russa Ekaterina Makarova, Soares teve a chance de repetir o feito hoje com a americana, mas a dupla desperdiçou dois match points seguidos e perdeu a final por 2 sets a 1, parciais de 5/7, 6/2 e 8/6. Mesmo sem títulos, esta foi a primeira vez na história do torneio londrino que dois tenistas brasileiros disputaram finais. No sábado, ao lado do croata Ivan Dodig, Marcelo Melo perdeu para os irmãos Bob e Mike Bryan na decisão das duplas masculinas.

cando para trás do também espanhol Rafael Nadal, agora quarto colocado no ranking. Melhor brasileiro, Thomaz Bellucci, que não disputou o torneio de Wimbledon, segue caindo na classificação mundial. Nesta semana o paulista aparece na 56ª posição, 10 abaixo da que ocupava no dia 24 de junho.

Título feminino com facilidade Sem grandes obstáculos, a tenista

francesa Marion Bartoli venceu a alemã Sabine Lisicki na manhã de sábado e conquistou o título feminino do famoso torneio de Wimbledon. Bartoli, que nunca havia erguido um trófeu de Grand Slam da carreira, precisou de 1h21min para marcar 6/1 e 6/4 em cima da adversária, que bateu as favoritas Serena Williams e Agnieszka Radwanska nas fases anteriores.


11 a 17 de julho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

30

Esporte

Brasil vence Bulgária e se distancia na liderança da Liga Mundial

A

té então, em oito edições do Campeonato Mundial de Vôlei de Praia, o Brasil tinha sido campeão cinco vezes, um domínio absoluto. Mas, no domingo, em Stare Jablonki, na Polônia, o título ficou com os holandeses Alexander Brouwer e Robert Meeuwsen, que derrotaram os brasileiros Ricardo e Álvaro Filho na decisão, subiram ao pódio pela primeira vez na carreira e somaram mais 1.000 pontos no ranking mundial. Depois de desbancarem os atuais campeões mundiais Alison e Emanuel na semifinal, havia uma grande expectativa pelo Dupla durante cerimônia de premiação na Polônia título de Ricardo, campeão mundial em 2003 ao lado de Emanuel, ainda restava a Alison e Emanuel a luta e Álvaro Filho, que debutava na com- pela medalha de bronze, o que deixaria petição. E a final valia como um tira- o pódio mais verde e amarelo. Até en-teimas, já que brasileiros e holandeses tão, em 13 confrontos contra os alesó tinham se enfrentado duas vezes, mães Erdmann e Matysik, eles tinham justamente nos dois últimos Grand vencido oito e perdido cinco. Foi em Slams do Circuito Mundial. Em Haia Stare Jablonki, pelo Circuito Mundial (HOL), vitória holandesa por 2 a 0. de 2011, por exemplo, que eles também Em Roma (ITA), vitória verde e ama- se encontraram na disputa pelo terceiro lugar e deu Brasil. Mas a história rela por 2 a 1. “É claro que buscávamos o título, mas agora foi outra. estou feliz por ter chegado longe mais Assim como no último jogo entre eles, uma vez aqui na Polônia, jogando nes- há duas semanas, pelo Grand Slam de se evento maravilhoso. Espero poder Roma, os alemães voltaram a vencer voltar mais vezes para sentir toda essa por 2 a 0, com parciais de 21/17 e 21/19, vibração. Queria parabenizar o Alvi- e levaram o bronze desta vez. Destaque nho, que me motiva muito durante os absoluto para Erdmann, que só faltou jogos. Os holandeses estiveram mais li- fazer chover, com 24 pontos, sendo 16 gados do que nós e mereceram”, anali- de ataque, um de saque e impressiosou Ricardo, campeão mundial em nantes sete bloqueios, anulando completamente qualquer reação dos brasi2003 ao lado de Emanuel. Alison e Emanuel perdem a decisão de leiros. A dupla alemã soma mais 800 pontos no ranking mundial, enquanto terceiro lugar Fora da briga para defender o título Alison e Emanuel contabilizam mais conquistado em 2011, em Roma (ITA), 700.

CBV

FIVB

Bernardinho conversa com a equipe durante tempo técnico

Ricardo e Álvaro Filho são vice no mundial de vôlei de praia

C

om uma vitória por 3 sets a 1 (19/25, 25/21, 25/17 e 25/19) sobre a Bulgária, a seleção brasileira masculina de vôlei passa a somar 19 pontos e se distanciar na liderança do Grupo A da Liga Mundial. Os búlgaros, que chegaram a Brasília na primeira posição, não pontuaram e mantiveram os 14. A partida de sábado, realizada no ginásio Nilson Nelson, foi importante para a equipe brasileira seguir forte na busca pela classificação para a Fase Final da competição. Até agora, em oito jogos, contra Polônia, Argentina, França e Bulgária, o Brasil venceu sete vezes e sofreu apenas uma derrota para os france-

rente, com saque mais flutuante, dando continuidade. Normalmente, eles se alimentam de bloqueio e contra-ataque e nós temos mais o estilo de rodar a bola. No primeiro set, eles usaram mais a força e desestabilizaram o nosso passe”, comentou o treinador. Já atento a Fase Final, sem desligar dos confrontos contra os Estados Unidos, Bernardinho age com cautela. “Demos um passo importante, mas ainda não estamos matematicamente classificados. Estamos focados nos próximo adversário, que é um time que está crescendo muito. Além disso, o foco está também na nossa equipe”, concluiu Bernardinho.

ses. Também seguem na disputa pelas duas vagas da chave Estados Unidos e Polônia, que têm 12 e 10 pontos, e que ainda se enfrentam neste sábado. Na próxima rodada, a equipe verde e amarela estará no Rio de Janeiro para enfrentar os Estados Unidos, no ginásio do Maracanãzinho, nos dias 13 e 14 de julho. A pontuação do Brasil foi bem distribuída. O oposto Leandro Vissotto foi quem mais marcou, com 18 acertos. O central Lucão fez 16 pontos, o ponteiro Lucarelli, 14, e Maurício Souza, 11. O técnico da equipe brasileira, Bernardinho, avaliou o primeiro set, quando a Bulgária levou a melhor. “Eles fizeram uma estratégia dife-

Lili e Bárba Seixas ficam com o bronze são técnica da seleção. E também a essa torcida. É incrível essa energia aqui. Fizemos um bom torneio e conseguimos conquistar esse bronze para o Brasil, repetindo o que fizemos em Roma”, comentou Bárbara Seixas, lembrando o terceiro lugar na última etapa do Circuito Mundial, o Grand Slam italiano, há duas semanas. “Nós nos ajudamos muito durante toda a competição, a química foi muito boa, e estou muito feliz com o resultado que a gente conseguiu aqui. A torcida nos ajudou demais também em todos os jogos. Esse terceiro lugar nos dá ainda mais forças para seguirmos embaladas

T FIVB

A

bandeira do Brasil tremulou no pódio feminino do Campeonato Mundial de Vôlei de Praia, em Stare Jablonki. No sábado, Lili e Bárbara Seixas, dupla que foi reatada na seleção brasileira seis anos após a conquista do título mundial sub-21, derrotaram as americanas April Ross e Whitney Pavlik e conquistram o bronze, escrevendo seus nomes na história da competição. O título ficou com as chinesas Chen Xue e Zhang Xi, que venceram na final as alemãs Borger e Buthe. “É maravilhoso! Queria aproveitar e agradecer à Lili, aos patrocinadores, ao meu técnico e a toda comis-

Thiago Pereira é ouro no Open da França Brasileiras comemoram medalha na Polônia

na disputa do Circuito Mundial”, declarou Lili, já projetando a participação da dupla no Grand Slam de Gstaad, na Suíça, na próxima semana.

hiago Pereira levou o ouro no Open da França, que terminou hoje em Vichky Val D’Allier. Thiago venceu os 200m medley (1m58s92) deixando para trás o húngaro Laszlo Cseh (1m59s23). O bronze ficou com o australiano Daniel Tranter (1m59s61). No último dia Cesar Cielo, que levara o ouro dos 50m borboleta na estreia, ficou com a prata dos 50m livre (21s78)

atrás do campeão olímpico, o francês Florent Manaudou (21s64). O australiano James Magnussen (21s86) foi o terceiro colocado. Os resultados anunciam disputas emocionantes no Mundial dos Esportes Aquáticos de Barcelona, de 19 de julho a 4 de agosto. O Aberto da França é uma tradicional parada dos nadadores brasileiros antes de grandes competições. Este ano os atletas usam o evento como parte da preparação visando o Barcelona. A seleção brasileira de natação desembarca na Espanha no dia 20 de julho onde fará a aclimatação até a estreia das provas de natação na competição da Federação Internacional, que vão de 28 de julho até 4 de agosto.


11 a 17 de julho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

31

Esporte

Brasileirão recomeça com novo líder O

Getty Images Satiro Sodré / BFR

retorno do Brasileirão após a parada para a Copa das Confederações foi marcado pelo Botafogo, que assumiu a liderança da competição. O alvinegro carioca venceu o clássico contra o Fluminense, no domingo, pelo placar mínimo. O holandês Seedorf foi o autor do gol do jogo, que aconteceu na Arena Pernambuco, em Recife, e teve pouco menos de oito mil pagantes. O antigo líder, Coritiba, enfrentou o Flamengo no sábado em Brasília e ficou no 2 a 2. Após sair perdendo por 2 a 0 (Marcelo Moreno e Cáceres), o time paranaense não se importou com os mais de 52 mil flamenguistas presentes ao estádio Mané Garrincha e foi buscar o empate. Chico, de cabeça e Alex, marcaram para o Coxa, que permanece na segunda posição. Em Salvador, o atacante Alexandre Pato voltou a marcar e acabou com um jejum que já durava dez jogos e fez os dois da vitória do Corinthians sobre o Bahia. O Timão atuou com um uniforme azul, em homenagem ao ano de 1965, quando o time representou a seleção brasileira. Quem também acabou com a seca de gols foi o atacante Barcos, do Grêmio. O ex-palmeirense marcou o gol de empate por 1 a 1 do time contra o Atlético-PR, em Curitiba. Esta foi a primeira partida do técnico Renato Gaúcho à frente do tricolor gaúcho. No Morumbi, o clássico entre São Paulo e Santos não atraiu muito a atenção da torcida. Apenas 11.871 foram ao estádio ricolor, e viram o Peixe dominar a partida e vencer por 2 a 0, com gols de Giva e Cícero. Em Caxias do Sul, o Internacional venceu na partida com maior número de gols da rodada. Jogando no estádio do Caxias enquanto o Beira-Rio passa por reformas para ser sede da Copa do Mundo, o Colorado fez 5 a 3 no Vasco. O destaque foi o belo gol contra do vascaíno Nei, de cabeça, que abriu o marcador. O Atlético-MG, com time reserva, venceu o Criciúma por 3 a 2, jogando no estádio Independência, em Belo Horizonte.

Spider é noucateado e diz que não luta mais por cinturão

Anderson Silva foi nocauteado em Las Vegas, nos EUA

O

O holandês Seedorf foi o herói botafoguense no último domingo

CLASSIFICAÇÃO

P

J

V

E

D

GP

GC

SG

%

1

Botafogo

13

6

4

1

1

9

5

4

72.2

2

Coritiba

12

6

3

3

0

8

5

3

66.7

3

Vitória

10

6

3

1

2

10

6

4

55.6

4

Fluminense

9

6

3

0

3

9

7

2

50

5

Cruzeiro

9

6

2

3

1

12

7

5

50

6

Internacional

9

6

2

3

1

13

10

3

50

7

Corinthians

9

6

2

3

1

5

3

2

50

8

Grêmio

9

6

2

3

1

6

5

1

50

9

São Paulo

8

6

2

2

2

8

5

3

44.4

10

Santos

8

6

2

2

2

6

6

0

44.4

11

Bahia

8

6

2

2

2

6

8

-2

44.4

12

Goiás

8

6

2

2

2

5

9

-4

44.4

13

Atlético-MG

7

6

2

1

3

6

7

-1

38.9

14

Vasco

7

6

2

1

3

8

13

-5

38.9

15

Portuguesa

7

6

1

4

1

6

6

0

38.9

16

Ponte Preta

6

6

2

0

4

8

10

-2

33.3

17

Criciúma

6

6

2

0

4

8

13

-5

33.3

18

Flamengo

6

6

1

3

2

7

7

0

33.3

19

Atlético-PR

6

6

1

3

2

12

13

-1

33.3

20

Náutico

4

6

1

1

4

4

11

-7

22.2

A sétima rodada acontece neste final de semana. Confira os jogos: Domingo

Sábado

Fluminense x Internacional Santos x Portuguesa Ponte Preta x Bahia

O rival do Galo, Cruzeiro, no entanto, ficou no 1 a 1 contra a Portuguesa, em São Paulo. Em Goiânia, no Serra Dourada, o Goiás

Corinthians x Atlético-MG Vitória x São Paulo Grêmio x Botafogo Coritiba x Atlético-PR Vasco x Flamengo Criciúma x Goiás Cruzeiro x Náutico

fez 1 a 0 no Vitória com gol do “gordinho” Walter. Com o resultado, o time goiano deixou a zona de rebaixamento.

brasileiro Anderson Silva perdeu o cinturão da categoria dos médios do UFC. Chris Weidman nocauteou Anderson Silva no segundo round da luta principal do UFC 162, que aconteceu no sábado, em Las Vegas (EUA). O brasileiro começou o combate de forma séria, mas acabou incorporando seu “lado negro”, já conhecido de antigas lutas, e começou a querer humilhar seu oponente. O americano não se abalou, manteve seu foco e conseguiu encaixar um cruzado no esquerdo que o levou à lona. O cinturão tem novo dono após mais de seis anos. Na entrevista após a luta, Spider ainda deixou seu futuro em questão. “Eu trabalhei duro para essa luta. Respeito meus fãs no UFC, pois meu grande sonho era tra-

balhar aqui, isso mudou minha vida, eu moro aqui nos EUA, agradeço a todos do UFC. Chris Weidman é o novo campeão. Ele tem o meu respeito e ele agora é o melhor. Ele é o novo campeão. Não quero uma revanche. Não luto mais pelo cinturão. Estou cansado. Vou relaxar e ver o que vou fazer da minha carreira. Não luto mais pelo cinturão. Meu legado está feito. Meu plano agora é voltar para a minha família, relaxar e voltar ao Brasil. Brasil, eu tentei, ele é o novo campeão e deve ser respeitado”, disse ainda no octógono o campeão, que logo após após deu uma declaração forte ao ser questionado sobre seu futuro. “Talvez eu pare. Mas, agora eu não quero pensar nisso. Quero ficar com a minha família e descansar”, declarou.


11 a 17 de julho de 2013 BRAZILIAN NEWS

32

Esporte

www.braziliannews.uk.com


Brazilian News 579