Page 1

Reino Unido Seis islamitas são condenados por planejar atentado contra manifestação da EDL Continua na página 4

Londres, 13 a 19 de junho de 2013

GRÁTIS

Ano 12 / Número

575

www.brazilianews.uk.com

AQUECIMENTO PARA A COPA DO MUNDO

Brasil Dilma vê popularidade cair pela primeira vez desde que assumiu a presidência

Continua na página 7

Fashion Fique por dentro das tendências para a primavera e aproveite as dicas para a estação

Faltando menos de um ano para o início da Copa do Mundo do Brasil, o país abriga, à partir deste final de semana, a Copa das Confederações. O torneio conta com os campeões de cada continente, além do país sede e do atual campeão do mundo, e é o principal teste antes do mundial de 2014. Brasília, Salvador, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte e Fortaleza receberão as partidas, que colocarão em prova os bilhões de reais investidos pelo governo e pela iniciativa privada em obras de infraestrutura e na reforma e construção dos estádios.

Continua na página 14

Continua nas Páginas 16 e 17

AUMENTO DAS PASSAGENS GERA ONDA DE PROTESTOS EM SP

Manifestantes protestam em São Paulo contra o aumento do preço das passagens de transporte. O Movimento Passe Livre reivindica a diminuição dos preços das passagens de ônibus, trens e metrô. Após diversos conflitos nas ruas da capital paulista, a Polícia estipulou a fiança dos manifestantes presos em R$ 20 mil.

Entretenimento DJ Sabrina Boing Boing é uma das atrações da festa da espuma que vai agitar Londres

Continua na Página 6 Continua na página 20


13 a 19 de junho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

2

Reino Unido

Previsão do tempo Presidente - Fundador: Horácio Sterling sterling@expressnews.uk.com Diretora comercial: Isabella Valente sales@braziliannews.uk.com Diretora Administrativa e Financeira Paola Reyes adminmanager@expressnews.uk.com Assistente Administrativo Carlos Eduardo Silva adminassistant@expressnews.uk.com Editor Márcio Brandão Ceccarelli editor@braziliannews.uk.com Direção de Arte e Diagramação: Jorge Mario Velasco graphicdesigner@expressnews.uk.com Departamento Comercial: Eder Blanco marketing@braziliannews.uk.com Colaboradores: Carolina Beal (Geral) Antonio Jorge Rettenmaier (Cronica) Carlos Eduardo Oliveira (Especial) Everoy Johnson (Reino Unido) Fernando Rebouças (Quadrinhos) Jussara Piacentini (Horóscopo) London Help4you (Comunidade) Marcus Fumagalli (Piadas, Leitor) Tamara Oliveira (Cultura) Daniel Castillo (Photographer) Nelson Gonçalves (Diagramação) Marcio Delgado (Acontece) Ana Letícia da Rosa Rafael Tinelli Rose Araujo Heitor Scalambrini Costa Distribuição: BR Jet Delivery brjetlondon@yahoo.com Classificados: sales@braziliannews.uk.com O conteúdo dos anúncios e classificados não expressa a opinião do veículo e são de responsabilidade dos anunciantes. Brazilian News 70 Newington Causeway , Lancaster House Second Floor London, SE1 6DF Telephone: +44 (0) 20 7403 5342

www.braziliannews.uk.com

Qui Jun 13

19° 11° Chuvas matinais Chance de chuva: 40%

Sex Jun 14

19° 12° Parcialmente Nublado Chance de chuva: 0%

Sáb Jun 15

19° 11° Parcialmente Nublado Chance de chuva: 10%

Dom Jun 16

20° 12° Chuvas leves Chance de chuva: 70%

Seg Jun 17

18° 10° Parcialmente Nublado Chance de chuva: 20%

Ter Jun 18

18° 11° Nublado Chance de chuva: 10%

Qua Jun 19

18° 11° Parcialmente nublado Chance de chuva: 0%

Elizabeth II inaugura nova sede da “BBC”

Transport for London Paralização dos serviços de metrô, overground, tramlink e DLR para sábado, 15, e domingo, 16 de junho: O Transport for London, departamento de transporte da cidade de Londres, está executando um grande e essencial programa de renovação das linhas de metrô, do London Overground, London Tramlink e da Docklands Light Railway. Os benefícios para os londrinos serão inúmeros, com mais trens – muitos com ar-condicionado – com viagens mais rápidas, mais freqüentes e confiáveis, aumentando a capacidade de transporte em cerca de 30%. Por causa disso, inevitavelmente algumas linhas suspenderão seus serviços em diferentes locais durante os fins de semana. Se você vai utilizar algum destes meios de transporte, olhe aqui as rotas que estarão habilitadas para os dias 15 e 16 de junho:

Metrô - London Underground Bakerloo line: A linha não funcionará no domingo entre Stonebridge Park e Harrow & Wealdstone. Central Line: A linha funcionará normalmente neste fim de semana. District Line: A linha não funcionará neste fim de semana entre South Kensington e Hammersmith, entre Edgware Road e Wimbledon e entre Earl’s Court e Kensington (Olympia). Circle Line: A linha funcionará normalmente neste fim de semana. Hammersmith & City Line: A linha funcionará normalmente neste fim de semana.

Jubilee Line: A linha não funcionará no domingo entre Finchley Road e Waterloo. Metropolitan Line: A linha funcionará normalmente neste fim de semana. Picadilly Line: A linha funcionará normalmente neste fim de semana. Northern Line: A linha funcionará normalmente neste fim de semana. Victoria Line: A linha funcionará normalmente neste fim de semana. Waterloo & City line: A linha estará fechada no domingo.

London Overground No sábado, não haverá serviço entre Kilburn High Road e Euston depois das 19h15. No domingo, haverá paralização entre Surrey Quays e Clapham Junction; Harrow & Wealdstone e Stonebridge Park; Watford Junction e Harrow & Wealdstone. Entre Queen’s Park e Euston a paralização será até 12h15. Entre Queen’s Park e Euston a paralização será antes das 12h15 e depois das 20h30.. Docklands Light Railway: A linha funcionará normalmente neste fim de semana. London Tramlink: A linha funcionará normalmente neste fim de semana. Para planejar sua viagem, não deixe de visitar o site www.tfl.gov.uk/journeyplanner ou ligue para o atendimento 24hs 0843 222 1234. Você também pode ver as linhas que estarão sofrendo algum impedimento direto no link www.tfl.gov.uk/check. Além disso, você encontra informações nos folders e nos quadros de aviso das estações, além de poder receber alertas via celular e email. Você pode ver todas as opções de como se manter informado sobre a suspensão dos serviços pelo site www.tfl.gov.uk/tfl/traveltools.

Rainha estev na sede da emissora no mesmo dia que seu marido passava por cirurgia

Redação Brazilian News

A

rainha Elizabeth II inaugurou oficialmente a nova sede da emissora pública britânica “BBC” em Londres, no mesmo dia em que seu marido, o duque de Edimburgo, foi operado após realizar exames no abdômem. Aparentemente tranquila e muito sorridente, a soberana chegou ao edifício “Broadcasting House”, no centro da capital, e foi recebida com aplausos vestindo um conjunto azul turquesa, chapéu combinando, bolsa preta e luvas brancas. O diretor-geral da “BBC”, Tony Hall, e o presidente da fundação da emissora, Chris Patten, acompanharam a rainha na sua visita às novas instalações do ente público, que completa em outubro 91 anos. A sede que a soberana inaugurou oficialmente na sexta-feira entrou em funcionamento há alguns meses e teve um custo de 1 bilhão de libras. Durante seu percurso pelas redações de rádio e televisão do ente público, a rainha fez uma parada em um estúdio da emissora de rádio “BBC” 4, onde dirigiu uma mensagem ao vivo na qual lembrou que a primeira vez que visitou a sede da “BBC” foi com seu pai, o rei Jorge VI, sua mãe e sua irmã, pouco antes da Segunda Guerra Mundial. “Tanto na época como hoje me impressiona a mudança que essa indústria viveu nos últimos 60 anos”, acrescentou a soberana, que celebrou o sexagésimo aniversário de sua coroação na terça-feira passada com um ato solene na abadia de Westminster.


13 a 19 de junho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

3

Reino Unido

Cameron defende serviços secretos agem dentro da lei

Primeiro-ministro afirma que

permanência na União Europeia O

O

primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, defendeu na segunda-feira a permanência do Reino Unido à União Europeia (UE) em prol do “interesse nacional”, uma semana antes do início a cúpula do Grupo dos Oito (G8) na Irlanda do Norte. Em um discurso em Essex (nos arredores de Londres), o chefe do Executivo britânico detalhou sua visão do papel que seu país desempenha no mundo e defendeu que continue sendo membro de uma UE reformada pois assim - sustentou - o Reino Unido poderá exercer “influência” sobre o resto do mundo. “A natureza particular do Reino Unido, nossos interesses econômicos, nossos laços culturais, nossa história, nossos negócios, nossa localização, nossos instintos, combinados, nos

transformam em um país que não está apenas no mapa, mas verdadeiramente no mundo”, disse o político conservador. Apesar de defender essa postura, o líder “tory” incidiu em seu compromisso de realizar um referendo sobre a pertinência do país na UE em caso que seu partido - em coalizão com os liberais democratas - ganhe as eleições gerais em 2015. O primeiro-ministro procura reformar primeiro a UE antes de convocar um plebiscito no qual os cidadãos decidam se querem continuar no bloco reformado ou sair definitivamente do mesmo. Nesse sentido, Cameron disse que seu governo está disposto a “defender os interesses britânicos com determinação e tenacidade”. O primeiro-ministro prometeu que, se vencer as eleições em 2015, convocará o referendo até

o fim de 2017. Ao se referir a como o Reino Unido exerce influência, Cameron citou sua decisão de proteger o orçamento de 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB) para ajudar os países mais pobres, assim como fazer da luta contra a fome na África o eixo da agenda da cúpula que o G8 (os sete países mais ricos do mundo mais a Rússia) realizará na Irlanda do Norte em 17 e 18 de junho. “Estamos desempenhando nosso papel para construir um mundo mais estável e mais organizado, porque é correto e porque é do nosso interesse nacional”, afirmou. A respeito disso, o dirigente conservador ressaltou a importância de manter um lugar dentro das organizações internacionais, como a ONU, a Otan, o G8 e o G20 (países desenvolvidos e emergentes).

primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, afirmou com veemência que os serviços secretos do país trabalham dentro da legalidade, após a polêmica gerada pela suposta espionagem no centro de escutas GCHQ. Em declarações em Essex, Cameron disse que as agências de inteligência são subordinadas a um “controle adequado” e são necessárias para proteger os cidadãos de um “mundo perigoso”, em referência às atividades terroristas. O primeiro-ministro conservador reagiu assim aos vazamentos no jornal “The Guardian” sobre os trabalhos do GCHQ, o centro britânico de escutas situado em Cheltenham, cujas atividades são secretas. De acordo com o veículo, o centro utiliza desde 2010 um programa secreto americano, Prism, para reunir informação privada dos principais servidores de internet. “É bom lembrar por que temos serviços de inteligência e o que fazem por nós. Vivemos em um mundo perigoso, vivemos em um mundo com terrorismo. Vimos isso recentemente nas ruas de Woolwich”, disse Cameron, em referência ao assassinato em maio do soldado britânico Lee Rigby a mãos de dois radicais islâmicos. Segundo o chefe do governo, as agências de espionagem trabalham “dentro da lei” e “estão

subordinadas ao escrutínio do Comitê de Segurança e Inteligência da Câmara dos Comuns”. Cameron fez os comentários antes da declaração que o ministro britânico de Relações Exteriores, William Hague, fez na Câmara dos Comuns para dar conta da suposta espionagem do centro de escutas britânico. O presidente do comitê parlamentar, o conservador Malcolm Rifkind, disse à rede “BBC” que a lei é muito clara sobre a atuação do GCHQ. “Se as agências de inteligência britânicas querem saber o conteúdo dos correios do povo que vive no Reino Unido, então devem obter uma autorização legal. Isso normalmente significa uma autoridade ministerial”, disse Rifkind. As revelações sobre o centro se somaram às informações publicadas também por “The Guardian” sobre a vigilância nas comunicações telefônicas e digitais de milhões de usuários realizada em segredo pela Agência Nacional de Inteligência (NSA) dos Estados Unidos. O jornal revelou que um jovem americano de 29 anos chamado Edward Snowden, um ex-técnico da CIA que trabalhou como consultor para a Agência Nacional de Inteligência (NSA) dos EUA, é a fonte dos últimos vazamentos sobre a ciberespionagem americana.


13 a 19 de junho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

4

Reino Unido

Seis islamitas são

Adolescentes são presos condenados por planejar atentado por incêndio em internato islâmico

S

eis extremistas islâmicos britânicos foram condenados na segunda-feira em Londres a até 19 anos e meio de prisão por terem planejado um atentado contra uma manifestação da extrema direita que não se concretizou porque o protesto terminou antes do esperado. Os seis acusados, Omar Mohammed Khan, Jewel Uddin, Zohaib Ahmed, Mohammed Saud, Anzal Hussain e Mohamed Hasseen receberam suas sentenças no Tribunal Penal Central de Londres depois de terem se declarado culpados em abril de preparar um ato terrorista de 1 de maio a 4 de julho de 2012. O grupo, originário de Birmingham (centro da Inglaterra), tramava supostamente atacar uma manifestação da ultradireitista e anti-islâmica English Defence League (EDL) no dia 30 de junho em Dewsbury (norte), utilizando duas escopetas, espadas, facas e uma bomba de fabricação caseira cheia de metralhas. Mas o plano fracassou supostamente porque os cinco membros que se dirigiam à manifestação - todos menos Hasseen - chegaram duas horas depois que os participantes do ato, que, segundo a polícia, reuniu até 750 pessoas, se dispersaram. Três dos acusados, Khan, 31 anos, Uddin, 27 anos, e Ahmed, 22 anos,

A

Islamitas se declararam culpados por planejar atentado

foram condenados a 19 anos e meio de prisão, com uma extensão de 5 anos de liberdade condicional. Os outros, Saud, 23 anos, Hussain, 25 anos, e Hasseen, 24 anos, receberam uma pena de 18 anos e nove meses, com a mesma extensão de 5 anos. Todos deverão passar ao menos dois terços de suas penas atrás das grades, e, em caso de libertação antecipada, cumprir o restante de suas sentenças e mais outros cinco anos

em liberdade condicional. A trama foi descoberta após um controle de tráfego quando os homens retornavam de Birmingham. Os agentes pararam seu veículo por problemas na documentação. Mas eles encontraram as armas e cópias de uma carta dirigida aos “inimigos de Alá”, incluindo a rainha Elizabeth II, o primeiro-ministro David Cameron e a EDL, na qual reivindicavam o atentado.

polícia britânica anunciou a prisão de quatro adolescente suspeitos de um incêndio declarado no sábado em um internato islâmico da periferia de Londres que poderia estar ligado à morte de um soldado no mês passado. Os adolescentes, dois de 17 anos e dois de 18, foram detidos na noite de domingo e transferidos a uma delegacia do sul de Londres, disse a Scotland Yard em um comunicado. Os serviços de emergência foram alertados no sábado pouco antes da meia-noite de um incêndio no internato islâmico para crianças Darul Uloom em Chislehurst, no sudeste de Londres. Cerca de 130 alunos e funcionários do centro precisaram ser evacuados durante algumas horas enquanto os bombeiros extinguiam o incêndio, considerado suspeito pela

polícia e que causou pequenos danos. Este é o segundo incêndio suspeito que a polícia investiga desde a morte do soldado Lee Rigby pelas mãos de dois supostos islamitas no dia 22 de maio em Woolwich, a oito quilômetros de Chislehurst. Os dois principais acusados são dois jovens britânicos de origem nigeriana convertidos ao islã. Na madrugada de quarta-feira, um incêndio destruiu um centro comunitário somali do norte da capital no qual dois agentes encontraram pichações do grupo de ultradireita English Defence League. Desde o assassinato de Lee Rigby, “vimos claramente um aumento” dos ataques contra os muçulmanos em Londres, declarou um integrante do alto comando da Scotland Yard, Simon Letchford, à BBC.

Príncipe Philip completa 92 anos em hospital O

príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth, completou 92 anos internado no hospital onde continua se recuperando três dias depois de ter sido submetido a uma cirurgia no abdômen. “Desejo ao duque de Edimburgo um aniversário de 92 anos muito feliz enquanto se recupera no hospital”, escreveu na manhã de segunda-feira o primeiro-ministro David Cameron em sua conta no Twitter. Ao meio-dia, soldados da Tropa Real de Artilharia Montada dispararam 41 tiros de canhão em homenagem ao príncipe no Hyde Park, e, uma hora depois, a Honorável Companhia de Artilharia lançou outra salva de 62 disparos a partir da emblemática Torre de Londres. Philip, o príncipe consorte com mais tempo no posto em toda a história da monarquia britânica, deve permanecer até duas semanas na London Clinic, onde foi internado na quinta-feira para sua quarta hospitalização desde dezembro de 2011. No dia seguinte, foi submetido a uma “operação exploratória” no abdômen com anestesia geral, após a qual o palácio de Buckingham disse que “evoluía satisfatoriamente” e estava “tranquilo”, sem fornecer maiores detalhes sobre o procedimento.

Os resultados dessa operação, que, segundo o palácio, estava programada e tinha sido realizada após exames feitos na semana anterior, estão sendo analisados. O duque ainda não recebeu visitas de outros membros da família real, de acordo com a imprensa britânica, e o palácio não quis comentar se havia alguma prevista para a segunda-feira, afirmando que se tratava de uma decisão particular. A rainha Elizabeth II, de 87 anos, passou o fim de semana no castelo de Windsor, no oeste de Londres, excepcionalmente sem a companhia de quem foi seu principal apoio desde seu casamento, em 1947, e em particular desde que chegou ao trono após a morte de seu pai, em 1952. O duque de Edimburgo, que gozava até agora de uma vitalidade excepcional para sua idade, reduziu suas atividades oficiais ao chegar aos 90 anos, mas continua participando de muitos compromissos todos os anos. Antes desta hospitalização, que pode ser a mais longa desde 2011, o príncipe Philip teve de ser internado em duas ocasiões no ano passado, devido a uma infecção urinária. Em dezembro, ele precisou ser operado com urgência devido a uma obstrução coronária.


www.braziliannews.uk.com

13 a 19 de junho de 2013 BRAZILIAN NEWS

5

Reino Unido


13 a 19 de junho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

6

Brasil

Francisco Freitas/VC no G1

Confrontos e depredações durante manifestação por redução de preços de passagens em São Paulo

Manifestante fizeram diversas barricadas na avenida Paulista

O

protesto contra o aumento das tarifas do transporte público em São Paulo foi marcado por confrontos entre os manifestantes e policiais militares. Eles reivindicam a diminuição dos preços das passagens de ônibus, trens e metrô. Um grupo usou lixeiras e pedras para destruir as vidraças de uma agência bancária na Rua Tabatinguera, próxima à Praça da Sé. Na Rua Silveira Martins, o diretório do PT também foi apedrejado. A Tropa de Choque da Polícia Militar (PM) usou bomba de efeito moral para dispersar os manifestantes, após o confronto no terminal de ônibus do Parque Dom Pedro. Com isso, grande parte dos

participantes do ato subiu para a Avenida Paulista. A manifestação teve início, no fim da tarde, com uma concentração no fim da Avenida Paulista. Depois saiu em passeata pela Rua da Consolação. Em seguida, os participantes bloquearam completamente a Avenida Radial Leste, pegaram a Avenida Liberdade, passando pela Praça da Sé. Na Avenida Rangel Pestana, um pequeno grupo apedrejou e queimou um ônibus elétrico que estava estacionado. No Parque Dom Pedro, eles foram impedidos pela polícia de entrar no terminal de ônibus. “Nós montamos uma linha para proteger o terminal, e eles passaram agredir os policiais, jogando

pedras, coquetel molotov, lixeira. Jogando tudo e partindo para cima dos policiais. Então, não houve outra saída a não ser dispersar o grupo”, disse o tenente-coronel Pignatari, que comandou o policiamento que acompanhou os manifestantes. “Eles queriam invadir o terminal e incendiar ônibus”, completou. Durante o tumulto, alguns passageiros desceram dos ônibus e correram assustados no meio da confusão. Pelo menos um manifestante foi preso. O Movimento Passe Livre (MPL) organizou duas manifestações na semana passada, nas quais também ocorreram confrontos com a polícia. Um novo ato está marcado para a próxima quinta-feira. O movimento informou, por meio de nota, que pediu uma audiência com o prefeito Fernando Haddad para negociar a reversão do reajuste de R$ 3 para R$ 3,20 na tarifa dos ônibus, que entrou em vigor na semana passada. As passagens de trem e metrô também sofreram o mesmo reajuste, mas são de competência do governo estadual. “O MPL não é o dono das mobilizações contra o aumento. Esta é uma luta ampla e popular com uma reivindicação única, clara e simples: a redução da tarifa de ônibus de R$ 3,20 para R$ 3. É isto que exigem as pessoas que saem para protestar nas ruas”, diz o comunicado.

Polícia detém menor suspeita de matar a própria mãe no Rio U

ma adolescente de 17 anos acusada de ter assassinado a própria mãe porque se opunha a seu namoro com um jovem três anos mais velho foi detida na semana passada no Rio de Janeiro. A jovem foi detida na qualidade de suspeita do homicídio e confessou as acusações em um interrogatório, afirmou em entrevista coletiva o delegado Antonio Ricardo Nunes, da Polícia Civil do Rio. Segundo a versão oficial, o crime ocorreu em Cachambi, no último dia 25 de maio, quando a própria jovem procurou a polícia para denunciar o desaparecimento de sua mãe, Adriana Moura de Rocha

Miranda, de 43 anos. As investigações tornaram a denunciante na principal suspeita e levaram a polícia a suspeitar que o namorado da adolescente, Daniel Duarte Peixoto, de 20 anos, atuou como cúmplice. Isso porque a polícia encontrou o local no qual o corpo foi incinerado e escondido, e descobriu imagens de uma câmera de segurança que mostra o casal comprando combustível em um posto de gasolina próximo. Segundo a polícia, o motivo do crime foi a oposição da vítima ao romance entre os dois jovens e o suposto interesse da menor em fi-

car com um seguro de vida de R$ 15 mil. Em um dos interrogatórios, a acusada admitiu ter asfixiado sua mãe enquanto dormia. “Eles confessaram o crime apenas no quarto interrogatório. Primeiro vieram aqui para denunciar o desaparecimento”, disse Nunes, que antecipou que indiciará o casal por homicídio qualificado e ocultação de cadáver. Ao serem apresentados à imprensa, a adolescente se manteve em silêncio e seu namorado assegurou que se limitou a esconder o corpo e que não participou do assassinato.

Inflação foi de 0,37% em maio e no acumulado do ano chega a 2,88%

Houve pequena redução nos preços dos alimentos

A

inflação no Brasil em maio passado foi de 0,37%, o que elevou a taxa acumulada nos cinco primeiros meses do ano para 2,88% e situou a anualizada em 6,50%, divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o IBGE, a inflação se desacelerou ligeiramente durante o mês de maio em relação a abril, quando havia sido de 0,55%. Com o resultado de maio, a taxa anualizada se situa no teto da meta estabele-

Juíza é assassinada dentro de fórum

A

juíza Glauciane Chaves de Melo, de 42 anos, foi assassinada na sexta-feira a tiros quando trabalhava no Fórum da Comarca de Alto Taquari, a 509 quilômetros de Cuiabá (Mato Grosso), em um crime aparentemente cometido pelo ex-marido da magistrada, informou a Polícia Militar. Testemunhas disseram ter visto o

Dilma exonera Afif para que assuma governo de SP

A

presidente Dilma Rousseff exonerou temporariamente o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa e vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, nomeado para o cargo há apenas um mês, para permitir que o político assuma como governador em exercício. A saída do cargo, de caráter temporário, foi publicada em uma edição extraordinária do Diário Oficial da União. Afif, veterano político e empresário, assumirá como governador interino de São Paulo já que o governador Geraldo Alckmin viajará para Paris para apresentar a candidatura da maior cidade brasileira à sede da Expo 2020. O ministro das Micro e Pequenas Empre-

cida pelo governo para 2013, que é de 4,5%, com uma tolerância de dois pontos percentuais. No quinto mês do ano, a inflação foi pressionada especialmente pelas altas nos preços dos remédios, que subiram 1,61%. Pelo contrário, se registrou uma redução nos preços dos alimentos, que na média caíram 0,96% em maio. O IBGE destacou especialmente a redução dos preços do tomate, que foi de 10,31% durante o mês.

ex-marido da juíza, o enfermeiro Evanderly de Oliveira Lima, entrar no gabinete de Glauciane antes de ouvirem disparos. Em seguida, ele saiu correndo do local. As testemunhas também relataram ter escutado uma forte discussão entre os dois, que tinham se separado recentemente. Seguranças do Fórum chegaram a perseguir o suposto autor dos disparos, mas Lima conseguiu fugir e foi declarado foragido. A polícia ordenou o bloqueio de estradas que dão acesso a outros estados para tentar encontrar o suspeito e impedir que ele deixe a região. sas assumiu o cargo no dia 9 de maio para que o Partido Social Democrático (PSD), pudesse ter participação no gabinete de Dilma e confirmasse sua entrada para a aliança governista a um ano das eleições em que o governante poderá tentar sua reeleição. Afif tomou posse como ministro sem renunciar ao mandato de vice-governador apesar das críticas de vários políticos e juristas. O ministro alegava que pediria apenas uma licença como titular do gabinete cada vez que precisasse assumir o governo de São Paulo, mas a publicação de um decreto com sua exoneração demonstrou, segundo a imprensa, que o governo reconhece que a situação legal não é tão simples. Segundo um parecer da Advocacia-Geral da União agora conhecido, uma mesma pessoa pode ser ministra e vice-governadora de um estado, desde que abandone formalmente suas funções no governo federal cada vez que precisar exercer interinamente o regional.


13 a 19 de junho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

7

Brasil

popularidade da presidente Dilma Rousseff caiu de 65%, em março de 2013, para 57%, neste mês, segundo pesquisa divulgada pelo Datafolha, que constata, pela primeira vez, uma piora da imagem da governante desde que assumiu seu mandato em janeiro de 2011. Segundo a pesquisa realizada entre quinta-feira e sexta-feira da semana passada, enquanto 57% dos brasileiros avalia positivamente a chefe de Governo, 33% a considera regular e 9% desaprova seu governo. As porcentagens contrastam com os dados referentes ao mês de março apresentadas pelo Datafolha, quando o índice de aprovação alcançava um recorde de 65%, enquanto 27% a avaliavam como regular e um 7% como ruim. Mesmo assim, os índices atuais são melhores do que os referentes a março de 2011, quando a popularidade da presidente que estava no poder há dois meses era de

apenas 47%, enquanto 34% dos brasileiros a considerava regular. Os resultados representam um alerta para o governo, em momento em que vários candidatos dão início às suas campanhas para as eleições presidenciais de outubro de 2014. Enquanto o senador Aécio Neves, eleito presidente do PSDB em maio, desponta como o principal candidato da oposição, o governador de Pernambuco, Eduardo Costa, dirigente do PSB, aliado do PT, mostra que as forças do governo não estão totalmente unidas e que pode surgir uma dissidência. Dilma não anunciou publicamente sua candidatura a um novo mandato, mas o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seu “padrinho político” e de quem foi braço direito por muito tempo, garante que a atual presidente irá concorrer novamente ao cargo e até prevê uma vitória fácil.

Segundo essa última pesquisa feita pelo Datafolha, se as eleições fossem hoje, a governante venceria qualquer outro candidato com uma grande vantagem e garantiria sua reeleição sem necessidade de disputar um segundo turno. O Datafolha atribui a queda da popularidade da presidente nos últimos meses ao aumento do pessimismo dos brasileiros em relação à situação econômica do país. Atualmente, o crescimento da economia brasileira apresenta uma desaceleração, e a expansão registrada no primeiro trimestre de 2013 voltou a frustrar as expectativas. Além disso, o aumento da inflação e dos gastos públicos começa a preocupar a população. De acordo com o Datafolha, a porcentagem de brasileiros que acredita que a inflação vai subir passou de 45%, em março, para 51%, em junho. A pesquisa também registrou uma piora da expectativa dos brasileiros

Roberto Stuckert Filho/PR

Popularidade de Dilma cai pela primeira vez desde que assumiu a presidência A

Presidente durante visita a Portugal nesta semana

em relação a índices como a situação econômica do país e pessoais, e o desemprego. O Datafolha afirmou que a pesquisa tem uma margem de erro

de dois pontos percentuais (para mais ou para menos), e que foram consultados 3.758 eleitores de diferentes municípios.


13 a 19 de junho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

8

Mundo

Mandela encara seu quinto dia internado em estado grave O

prêmio Nobel da Paz e ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, encarou na quarta-feira seu quinto dia hospitalizado em estado grave, e receberá a visita do chefe de Estado do país, Jacob Zuma, assim que este conseguir abrir um espaço em sua agenda. Assim explicou o porta-voz de Zuma, Mac Maharaj, à rádio pública sul-africana “SAFM”, que reiterou que o estado de Mandela não mudou desde a sua entrada em um hospital de Pretória no último sábado, que ainda é “grave, mas estável”. “O presidente Zuma o visitará assim que sua agenda permitir”, disse Maharaj à rádio estatal. Zuma, que se encontra na Cidade do Cabo para participar hoje de uma sessão do Parlamento, garantiu ontem à emissora de televisão pública

“SABC” que o estado de saúde de Mandela é “muito grave”, mas “estável”. Essa foi a primeira vez que as autoridades sul-africanas classificaram o estado do ex-presidente como “muito grave” desde a sua hospitalização no último fim de semana. Apesar disso, Zuma, que - segundo Maharaj - recebe constantemente informações dos médicos sobre a situação de Mandela, fechou seu discurso com uma mensagem otimista. “Eu o conheço bem e é um grande lutador, estará conosco muito em breve”, disse o chefe do Estado. Como já ocorreu na segunda-feira, Mandela recebeu na terça a visita de suas filhas e sua ex-mulher, Winnie Mandela. Zenani Mandela, uma das filhas de Madiba - como é conhecido popularmente o ex-presidente em seu país - deixou a Argentina, onde é embaixado-

ra da África do Sul, nesta semana para estar ao lado de seu pai. A atual esposa do prêmio Nobel da Paz em 1993, a moçambicana Graça Machel, permanece ao lado de Mandela desde o momento em que foi internado no hospital. Mandela foi internado quatro vezes desde dezembro, sempre devido aos problemas respiratórios. O primeiro presidente negro da África do Sul contraiu seus problemas respiratórios durante os 27 anos em que esteve nas prisões do regime racista do “apartheid”, contra o qual lutou durante quase sete décadas. Mandela foi eleito presidente em 1994, quatro anos após sua libertação, nas primeiras eleições livres da África do Sul, nas quais todos os cidadãos não brancos puderam votar pela primeira vez.

Mandela foi internado quatro vezes desde dezembro

Morre aos 116 anos no Japão o homem mais velho do mundo

O

japonês Jiroemon Kimura, que tinha sido reconhecido pelo Livro Guinness dos Recordes como a pessoa mais velha do mundo, morreu aos 116 anos na quarta-feira de causas naturais, informaram responsáveis do município onde vivia. Kimura morreu em um hospital de Kyotango - cidade da província de Kioto (oeste do país) na qual viveu ao longo de toda sua vida - no qual permanecia internado desde o último dia 11 de maio. Após a morte de Kimura, Misao Okawa, uma mulher japonesa de 115 anos residente em Osaka, se transformou na pessoa mais velha do mundo, informaram hoje os escritórios do Livro Guinness no Japão.

Kimura morreu aos 116 anos de causas naturais no Japão

O japonês, que nasceu no seio de uma família de agricultores em 19 de abril de 1897, foi reconhecido como o homem mais velho do mundo pelo Guinness em abril de 2011. Em dezembro de 2012, chegou o reconhecimento como a pessoa mais velha

Governo grego surpreende e

fecha rede estatal de rádio e TV

A

rede de rádio e televisão estatal da Grécia, “ERT”, parou suas transmissões à meia-noite local, apesar de centenas de seus 2.656 funcionários continuarem a ocupar sua sede em Atenas. O Ministério das Finanças anunciou pouco antes da meia-noite que a partir daquele momento a “ERT” deixaria de existir, que a sede deveria ser desocupada e a programação suspensa “até a aprovação de uma lei que estabeleça a criação de uma nova emissora pública”. O si-

nal caiu enquanto eram transmitidas informações ao vivo. Os funcionários tinham decidido lutar contra um fechamento anunciado inesperadamente poucas horas antes pelo porta-voz do governo, Simos Kedikoglu. Milhares de pessoas se concentraram em frente à sede da emissora para protestar contra a medida e ficaram no local madrugada adentro. O anúncio do fechamento da emissora estatal surtiu o efeito de uma bomba não só entre jornalis-

do mundo após a morte da americana Dina Manfredini, aos 115 anos. Poucos dias depois, em 28 de dezembro de 2012, bateu um novo recorde, o de homem que mais tempo viveu, ao superar o americano de origem dinamarquesa Christian Mortensen, que faleceu em 1998 aos 115 anos e 252 dias. No entanto, o recorde está longe do estabelecido pela francesa Jeanne Louise Calment, que faleceu em 1997 aos 122 anos e 164 dias. No total, Kimura viveu 116 anos e 54 dias. Segundo sua autobiografia, após terminar a escola primária, trabalhou em uma agência dos correios de sua cidade e depois se transferiu para a Coreia para trabalhar como funcionário de comunicações do governo do Japão, que colonizou a península coreana entre 1910 e 1945.

tas, mas também entre intelectuais, atletas, a igreja e imigrantes - já que o canal internacional da televisão pública é, muitas vezes, sua única ligação com seu país de origem. Ao anunciar o fim da “ERT”, Kedikoglu disse que ao invés da atual companhia, será criada “o mais rápido possível” outra empresa pública “moderna”, mais eficiente e com um quadro de funcionários “muito menor”. O porta-voz disse que, com esta decisão, o governo porá fim a um “desperdício” de recursos públicos e mostrava sua “vontade política” de reformar o sistema de difusão pública de informações.


13 a 19 de junho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

9

Governador de Istambul pede “perdão” por excessos policiais

Mundo

Espanha foi país com mais estrangeiros desempregados da UE em 2012

A

Espanha foi o país com a maior taxa de desemprego entre cidadãos estrangeiros da União Europeia (UE) em 2012, segundo os dados divulgados pelo Eurostat, o escritório de estatística comunitária. Segundo os dados, o país apresenta a porcentagem mais alta de desemprego de estrangeiros na UE: 30,6%, quando se trata de cidadãos comunitários (contra 12,5% da média da UE) e 38,6% em cidadãos de países de fora da UE (contra 21,3% da média nos 27). Assim como no conjunto da União, o índice de desemprego estrangeiro na Espanha se situou acima da taxa de desemprego nacional, que em 2012 foi de 23,1% segundo Eurostat. Só a Grécia superou esse número de desemprego, com uma taxa de 23,4%, o que coloca a Espanha em segundo lugar do desemprego total na Europa em 2012.

Segundo os dados apresentados pelo Eurostat, em 2012 7% dos trabalhadores da União Europeia eram cidadãos estrangeiros: de 15,2 milhões de trabalhadores estrangeiros, 6,6 milhões eram de algum Estado da UE e 8,6 milhões eram cidadãos de terceiros países. Quanto às maiores porcentagens de emprego de cidadãos de fora da UE se destacam a República Tcheca (73%), Chipre (73,4%) e Islândia (78,3%). Os Estados-membros com maiores taxas de emprego entre os trabalhadores provenientes de outros países da UE foram Eslovênia (80,2%), Letônia (76,6%) e República Tcheca (74,0%). A porcentagem de desemprego de cidadãos de outro país da UE na média dos 27 foi 12,5%, pouco maior que a de conterrâneos (9,8%), mas claramente inferior à dos cidadãos de um país alheio à UE (21,3%).

Homem de 66 anos descobre em

check-up que é biologicamente uma mulher

A União Europeia criticou a brutalidade da polícia turca

O

governador de Istambul, Hüseyin Avni Mutlu, pediu perdão no domingo pelos “excessos” policiais e os “erros individuais” cometidos durante a repressão aos protestos antigovernamentais da semana passada na cidade turca. “É preciso pedir perdão pelos excessos e os erros individuais que ocorreram às vezes neste assunto. Peço mil perdões, de coração”, disse o governador em uma inesperada mensagem divulgada no Twitter. Mutlu, um dos políticos dos quais os manifestantes exigem a renúncia por abusos policiais, tentou assim uma conciliação com a multidão concentrada há dias na praça Taksim e também disse que “ele gostaria de estar com eles”. “Jovens, sei que passam uma pacífica manhã no parque Gezi, com o piar dos pássaros, o zumbido das abelhas e o cheiro dos tilos. Gostaria estar com vocês”, foi a bucólica mensagem que o governador postou na conta @ValiMutlu. Longe de rotular os manifestantes como “saqueadores”, como fez no domingo o primeiro-minis-

tro do país, Recep Tayyip Erdogan, o governador reconheceu que eles se definem como “indivíduos livres e cidadãos que estão acima dos partidos”. Um comentário que contradiz as acusações de Erdogan de que a onda de protestos é provocada pela oposição para derrubar o governo. “Se não pudermos entrar em acordo, estamos obrigados a compartilhar nossos problemas olhando-os de forma humana e com justiça”, acrescentou o governador. Além disso, Mutlu garantiu que não vai autorizar uma intervenção policial para despejar os que ocupam a praça Taksim e o parque Gezi, onde a polícia não entra há mais de uma semana. Dois manifestantes e um agente morreram e 4.000 pessoas ficaram feridas durante os confrontos entre agentes e manifestantes que ocorrem na Turquia há vários dias. A União Europeia criticou a brutalidade policial, e o governo turco reconheceu que houve excessos e inclusive abriu uma investigação sobre a ação de vários agentes.

U

m homem de 66 anos que foi a um hospital de Hong Kong aflito com um inchaço no abdômen recebeu uma impactante notícia: ao passar por um check-up, o diagnóstico apontou que se tratava de um cisto no ovário, já que, biologicamente, ele é uma mulher. Segundo publicou o jornal local “South China Morning Post” (“SCMP”), a confusão se deve a uma condição muito rara que é a combinação de dois distúrbios genéticos: a síndrome de Turner e a hiperplasia congênita adrenal (CAH). A síndrome de Turner leva mulheres a terem algumas deficiências, entre elas, perdem a capacidade de engravidar, e, embora os portadores costumem ter aspecto feminino, nesse caso específico o portador do distúrbio também sofria de CAH, que provoca um aumento dos hormônios masculinos e gera uma aparência masculina. Com barba, um pequeno pênis, mas sem testículos, o paciente, um chinês órfão nascido no Vietnã, havia considerado durante toda a vida ser um homem, relata a revista médica “Hong

Kong Medical Journal”. “É um caso muito interessante e muito raro de duas síndromes combinadas. É provável que não surja outro semelhante em um futuro próximo”,conta à publicação o professor em Pediatria Ellis Hon Kam-lun. Depois de descobrir sua condição no hospital Queen Elizabeth da ilha, o paciente, que prefere manter anonimato, decidiu continuar sua vida como homem e começar um tratamento de hormônios masculinos. Apenas outros seis casos como esse foram registrados na história médica mundial, mas os diagnósticos foram fornecidos antes. A síndrome de Turner tem uma prevalência estimada de uma em cada 2.500 ou 3 mil mulheres, e implica ter só um cromossomo “x”, em vez dois, que é o normal. Seu diagnóstico costuma ser possível inclusive em testes pré-natais, mas a combinação dessa síndrome com o CAH levou o paciente a desconhecer seu gênero biológico até uma idade inédita na literatura médica.


13 a 19 de junho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

10

Mundo

Obama quer que 99% dos estudantes tenham internet nas salas de aula até 2018

Presidente americano citou o exemplo da Coreia do Sul

O

presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, visitou uma escola em Mooresville (Carolina do Norte), onde apresentou seu plano para que, em um prazo de cinco anos, 99% dos estudantes tenham acesso à internet de banda larga dentro das escolas, e o conhecimento necessário para utilizar esse recurso. “Em um país onde esperamos que tenha wi-fi gratuito no estabelecimento em que vamos para tomar um café, o mesmo não deveria ocorrer também nas

escolas?”, questionou Obama ao pedir que a Comissão Federal de Comunicações tome medidas para que seu plano seja transformado em realidade. Obama visitou a escola de ensino fundamental de Mooresville, porque, segundo a Casa Branca, a instituição é um exemplo dos resultados positivos da conexão com a internet e da aprendizagem na era digital. “Vivemos na era digital, e para ajudar nossos estudantes a se desenvolverem devemos nos certificar de que eles te-

nham acesso à tecnologia de ponta”, afirmou o presidente, ao explicar uma medida que deve permitir o acesso “de 99% dos estudantes americanos” a banda larga e ao wi-fi. A iniciativa, que recebeu o nome de “ConnectEd” (conectado, em tradução livre) e que pode custar bilhões de dólares aos cofres do governo, tem como objetivo criar a infraestrutura necessária para que as salas de aula dos EUA se adaptem às demandas do século 21. Isso permitiria, portanto, a melhorar do ensino público no país. “Hoje lanço um novo desafio para os EUA, no qual as famílias, as empresas, os colégios e o Governo Federal devem trabalhar juntos para conectar cada estudante à internet de banda larga de alta velocidade, e fornecer a eles ferramentas essenciais para que possam aproveitar ao máximo os recursos disponíveis e aprender”, garantiu o presidente. A Casa Branca citou como exemplo a Coreia do Sul, onde 100% das escolas tem conexão à internet de alta velocidade, e os professores foram capacitados para ensinar através de métodos de aprendizagem digital. A previsão é que até 2016 livros de texto deixem de ser utilizados nas salas de aula sul-coreanas.

Forbes reafirma lista dos A mais ricos após processo de príncipe saudita

revista econômica “Forbes” ratificou na semana passada sua lista sobre as pessoas mais ricas do mundo depois que um príncipe saudita processou a empresa em Londres por difamação e por considerar que o veículo subestimou sua fortuna. Segundo o príncipe Alwaleed bin Talal, a revista subestimou sua fortuna em US$ 9,6 bilhões (R$ 20,39 bilhões). “A ‘Forbes’ se reafirma em seu artigo”, afirmou a publicação em comunicado, no qual ressalta também sua surpresa pelo fato de o processo ter sido aberto em Londres. A capital britânica é “uma jurisdição que não tem nada a ver com nosso recente artigo que colocou questões sobre suas afirmações sobre sua fortuna”. “O processo do príncipe seria justamente o tipo de turismo de difamação que tenta refrear a lei da reforma de difamação aprovada recentemente no Reino Unido”, acrescentou a “Forbes”, apostando que “o Tribunal Superior de Londres estará de acordo” com a posição. Em março passado, a publicação situou o príncipe no 26º lugar da lista das pessoas mais ricas do planeta, com uma fortuna de US$ 20 bilhões (R$ 42,4 bilhões). No entanto, o príncipe saudita, com participações em várias empresas, insistiu que o valor de seu patrimônio está em torno de US$ 30 bilhões (R$ 63,7 bilhões).

EUA autoriza pílula do dia seguinte para meninas de qualquer idade

Antes, menores de 17 anos precisavam de receita médica para comprar a pílula

O

governo do presidente Barack Obama afirmou que cumprirá a decisão de um juiz e permitirá a venda da chamada “pílula do dia seguinte” para meninas de qualquer idade, suspendendo sua tentativa de restringir a disponibilidade do medicamento. O revés nesta questão politicamente sensível significa que qualquer mulher, incluindo adolescentes, poderá comprar a popular pílula do dia seguinte em uma farmácia, sem a necessidade de receita médica. O governo Obama rejeitava a venda indiscriminada da pílula devido ao risco social e à saúde. Em uma carta enviada ao juiz Edward Korman, o governo informa que a agência federal de alimentos e medicamentos

(FDA) “solicitou ao fabricante da (pílula) Plan B One-Step (PBOS) o envio de um pedido suplementar para a aprovação do medicamento sem qualquer restrição” de venda. “Assim que a FDA receber a solicitação complementar, será aprovada rapidamente”. Os anticonceptivos baseados no levonorgestrel conhecidos como pílula do dia seguinte têm os mesmos princípios ativos que os anticoncepcionais comuns, mas em doses mais altas, que podem evitar a gravidez mesmo se ingeridos 72 horas após a relação sexual. Em 2011, a secretária americana de Saúde Kathleen Sebelius determinou que jovens com menos de 17 anos precisavam de receita médica para comprar a “pílula do dia seguinte”.

Com 235 metros, prédio mais alto da Argentina será erguido em Puerto Madero Região de Puerto Madero é uma das mais visitadas de Buenos Aires

B

uenos Aires terá o edifício mais alto da Argentina, a Alvear Tower, uma luxuosa torre de 235 metros de altura, 54 andares e 174 apartamentos de até 500 metros quadrados que será construída no famoso bairro de Puerto Madero. O edifício está na fase de construção dos alicerces e deve ser inaugurado em setembro de 2016, informou a imprensa local. A torre foi concebida por Andrés Kalwill, diretor de Novos Projetos do Grupo Alvear, dono do Alvear Palace Hotel na capital argentina, para ser um emblema da Buenos

Aires do futuro. Os trabalhos começaram em 2012 em um terreno de 6.900 metros no qual será erguida uma estrutura de concreto armado que os arquitetos definiram como “um volume cilíndrico principal, no qual se apoiam outros volumes cilíndricos escalonados”. O edifício contará com spa, academia, piscina para adultos e outra para crianças aberta para o verão e fechada para o inverno, assim como salões de festas e jogos como simuladores de golfe e esqui.


13 a 19 de junho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

11

Meio Ambiente

Maior reserva tropical úmida

continua irregular na Amazônia

Parque possui uma área de mais de 2 milhões de hectares

Agência Brasil

C

onsiderada uma das unidades de conservação (UCs) mais extensas do país, com área de mais de 2 milhões de hectares (ha) ao longo do Rio Jaú, entre os municípios de Novo Airão (AM) e Barcelos (AM), o Parque Nacional (Parna) do Jaú é o retrato da complexa situação fundiária em que se encontra grande parte das áreas brasileiras de proteção e conservação de espécies. Criada há quase 30 anos, a unidade, que tem usos restritos por lei, ainda é moradia para cerca de 100 pessoas de comunidades tradicionais. Os moradores que resistem em deixar a área do Parque Nacional vivem da pesca, do extrativismo e da agricultura de subsistência. Pelas normas ambientais, os parques nacionais podem explorar apenas atividades como o ecoturismo. “Temos ainda pelo menos três comunidades no interior do parque. Assim como outras que já deixaram a unidade, essas comunidades estão no local desde a criação do Jaú”, disse Leslie Tavares, analista ambiental que trabalha na unidade de conservação. A estimativa é que mais de 800 pessoas viviam no território. “É um passivo histórico que tem que ser resolvido. O ICMBio [Instituto Chico Mendes] tem tentado conciliar a situação”, completou. Como as pessoas que deixaram a área, os povos que resistem em permanecer no território ainda não têm sinalizações

claras de que vão receber a indenização pela desocupação. O processo, que deveria contemplar perdas com as moradias abandonadas, ainda inclui na conta os prejuízos financeiros. Os moradores das comunidades deixarão de explorar recursos naturais que sempre foram fonte de subsistência. “Temos que pagar pelo que as pessoas estão perdendo [ao deixar a unidade]. Temos um conselho consultivo que tem a participação dessas comunidades e isso tem evitado conflitos. A convivência é harmônica, dentro do possível”, explicou o técnico. Diante da situação ainda sem solução, os órgãos ambientais federais buscam alternativas para minimizar os impactos à natureza definindo alguns limites

de exploração e tentando atender às necessidades básicas dessa população, como as de educação e saúde. “A existência de uma população grande nessa área causa impacto sempre. São ecossistemas muito frágeis, mas é preciso reconhecer que, em séculos de convivência, a biodiversidade do parque tem sobrevivido”, ponderou Tavares. O ensino fundamental oferecido na unidade tem contribuído para a retirada contínua de outros moradores que buscam manter os estudos e outras oportunidades de renda nos municípios vizinhos. A desocupação também incluiu a criação da Reserva Extrativista (Resex) Unini, às margens norte do Rio Continua no lado direito

Moradores do local vivem da pesca, do extrativismo e da agricultura de subsistência

Jaú. “Algumas pessoas já foram para lá. É uma unidade preparada que tem usina de castanha e outros recursos, como sistema de embalagem a vácuo dos produtos”, explicou Leslie Tavares. A alguns quilômetros dali, outro Parque Nacional exibe condição rara no país. O Parna de Anavilhadas é uma das poucas unidades de conservação que tem a situação fundiária completamente solucionada. “Faz uma diferença gigante porque estamos falando de pessoas que viviam nessas unidades em uma situação de insegurança porque sabem que não podem estar ali, por lei, mas não vislumbram a solução do conflito e o pagamento das indenizações”, avaliou Priscila Maria da Costa Santos, chefe da unidade. O Parque Nacional de Anavilhadas, criado para conservar um dos maiores arquipélagos fluviais do país e que leva o mesmo nome da unidade, ocupa área de 350 mil ha, sendo 60% fluviais. Nessa área estão espécies importantes da biodiversidade brasileira, como o peixe-boi e o boto vermelho, que atraem quase 30 mil turistas por ano, segundo estimativas conservadoras do ICMBio. “A demanda turística é gigante e foi o que movimentou o processo de categorização da unidade como parque nacional que, antes, era estação ecológica”, contou ela. O status de estação

ecológica proíbe qualquer uso da área, inclusive o turismo, enquanto o de parque nacional estimula a atividade. Enquanto a situação fundiária é problema da grande maioria, outros desafios se apresentam para os administradores dessas unidades. Metade dos 18 parques nacionais que ficam no bioma Amazônia não tem planos de manejo, essenciais para a definição da área e dos usos possíveis, inclusive a autorização para estradas que vão atender a turistas. No caso de Anavilhadas, por exemplo, o plano de manejo ainda é do período em que a unidade era considerada uma estação ecológica. O do Jaú também está defasado e precisa estabelecer uma equação para a convivência das comunidades que resistem na área. O documento das duas áreas está sendo revisado e deverá ser concluído ainda em 2013. Outro desafio dos administradores das unidades é a falta de recurso e de funcionários. “Temos uma falta de estrutura muito grande. Esperamos que o projeto Parques da Copa traga mais recursos para que possamos atender a esse público, mas até agora não tivemos qualquer sinal”, lamentou Priscila Santos. Segundo ela, apenas dois analistas ambientais respondem pela área de 350 mil hectares do Parna de Anavilhadas.


13 a 19 de junho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

12

Turismo

Belfast e seus lugares imprescindíveis Muro de Belfast

Museu do Titanic

Lorena Liquete

N

a costa leste, no Condado de Antrim, se localiza Belfast, a capital e a maior cidade da Irlanda do Norte, com uma população de aproximadamente 275 mil pessoas. Uma cidade cheia de vida que soube se reinventar sem perder sua essência. É formada por quatro bairros: o bairro da Catedral, o bairro do Titanic, o bairro da Universidade e o bairro de Gaeltacht. Com numerosas visitas quase que obrigatórias, edifícios imponentes e lugares interessantes, destacamos sua prefeitura, que consta de una cúpula de mais de 53 metros de altura. Há também o Castelo de Belfast, que se localiza junto a um dos pontos mais altos da cidade: a

Prefeitura de Belfast

colina Cave Hill, que, segundo consta, inspirou Jonathan Swift para criar as “viagens de Gulliver”. A entrada é gratuita e a possibilidade de visitar cada parte de seu interior sem guia e da maneira que preferir é mais um atrativo para o local. O centro comercial Victoria Square Belfast é outro edifício de destaque, assim como é o muro de Belfast, que separa os bairros católicos dos protestantes e que apareceu como uma solução temporária para os conflitos entre os religiosos. O muro pos-

sui mais de 40 anos de existência. Se falamos de Belfast, devemos também mencionar o mítico Titanic. Foi em Belfast que o transatlántico foi construído. “Titanic Belfast” é uma exibição onde poder experimentar e reviver a história do Titanic, desde seu início até seu trágico fim. Se a arte for sua preferência, o Museu de Ulster é a melhor aposta. Em um remodelado prédio você encontrará, através de exposições, a história e o desenvolvimento da Irlanda. Continua na próxima página


13 a 19 de junho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

13

Turismo Cave Hill Castelo de Belfast

Museu de Ulster

St Georges Market

Vem da página 12

Onde comer Em Belfast você vai encontrar numerosos bares e restaurantes, onde poderá desfrutar de uma fantástica noitada, mas se quiser saborear a autêntica Belfast, uma experiência imperdível é visitar o St Georges Market, aberto de sexta a domingo e cheio de barracas onde poderá encontrar deliciosos produtos e comprar alimentos frescos, diretamente

dos produtores.

Desde Londres São diversas as opções para quem deseja visitar a capital da Irlanda do Norte. De avião, quatro são os aeroportos que operam os voos, que demoram aproximadamente 1h20, com preços a partir de 60 libras. De trem, partindo de Euston, o trajeto leva a partir de 12 horas. O preço inicial é de 106 libras. De

Victoria Square Belfast

ônibus, partindo da estação Victoria, o trajeto é feito em aproximadamente 15 horas. O preço, no entanto, é bem mais em conta: a partir de 65 libras ida e volta.


13 a 19 de junho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

14

Fashion

De olho no que é moda Simples e versátil! Uma bela opção de look para ir às compras. Calça skinny levada com um sweater branco. Um estilo despreocupado para quem não está querendo gastar

tempo em frente ao guarda-roupa. A calça skinny e a camisa são sempre opções práticas e perfeitas para qualquer momento. Para ousar um pouco

D

do pelo renomado fotógrafo Jorge Palau (www.jpalau.com) e pelas designers de moda Giovanna Suss e Camila Machivelli. Marcos Vinicyus Toth, profissional de beleza do Salão Brazilian Hair & Beauty, é quem comenta o que há de atual e mais bonito para os cabelos femininos.

Jorge Palau

Jorge Palau

O sol brilha e o capricho pessoal dá as caras no contorno das pernas. Uma perfeita combinação entre inverno e verão. O shorts jeans com botas cano curto traz identidade e audácia ao look, acompanhado da camisa e, um peso na jaqueta apesar do estilo rocker e estarmos em Londres, facilmente pode ser confundido com Huntington Beach, na Califórnia.

e olho na primavera londrina, o Brazilian News foi às ruas para descobrir e comentar o que está sendo utilizado durante a estação. Nas próximas edições, o jornal trará o novo look que está sendo utilizado na capital londrina, com dicas para você fazer bonito nas ruas. O projeto é assina-

Colorir os cabelos

O blazer utilizado com o tênis é belíssima opção, mas cautela. O homem vaidoso, preocupou-se inclusive com a, dispensável, dobra na barra da calça que ficaria mais coerente com calçado, tênis ou sapato mesmo, escuro. Detalhe do relógio quebra a sobriedade do blazer e, superado o trauma dos pés, deixa o estilo até bem interessante.

Brazilian Beauty

Estilo e elegância!

Jorge Palau

e sair do comum, opta-se pelo uso de coletes que encrementam o look. A combinação deste com o mocassim e bolsa nas mesmas tonalidades foi uma opção inteligente.

Uma dica para esse verão, para quem quer colorir os cabelos e não quer ter o trabalho de retocar, madeixas louras são uma ótima dica, assim como o clareamento das pontas, seja ela ombre hair, carliforniana, mexican ou sunkissed. A técnica pode ser usada desde a pele branca até a pele morena, pois o clareamento deve seguir a cor natural dos cabelos. Nenhuma cor deve ser aplicada na sua raiz, fique atenta! A cliente na foto está usando uma técnica chamada “Sunkissed”, pois seu cabelo natural é louro claro.


13 a 19 de junho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

15

Programa espião dos EUA tem acesso aos usuários de Facebook e Google

Ciência e Tecnologia Lago cristalino e contaminado é tingido de preto para afastar banhistas

Denúncia foi feita por um ex-funcionário da CIA

Ana Letícia da Rosa analeca@gmail.com

A

privacidade de milhões de usuários de gigantes da internet como Google e Facebook está sob grande risco. Tudo por conta da revelação de um ex-funcionário da CIA - que se encontra escondido em Hong Kong -, que denunciou o programa Prisma, em que se tem acesso direto aos servidores centrais de nove

das maiores empresas de internet dos EUA. Este projeto, até então ultrassecreto, repassa informação dos usuários para a Agência Nacional de Segurança (NAS) dos Estados Unidos e o FBI. Trata-se de serviço secreto de inteligência que monitora comunicações eletrônicas mas, de acordo com o diretor do NAS, James Clapper, o Prisma é somente “sistema governamental interno de computação” destinado a supervisionar dados. O programa teria como alvo apenas

Retorno dos mamutes pode ser uma realidade?

Caso células vivas sejam encontradas, o retorno do mamute ao nosso mundo poderá ser tornar uma realidade

A

região de Yakutia, no norte de Sibéria, foi palco de uma incrível descoberta que está agitando a comunidade científica. Os pesquisadores, que fazem parte de um projeto

internacional de expedição espeleológica (estudo das cavernas) chamado Yana-2012, encontraram enterrados no gelo, a cem metros de profundidade, restos de um exemplar de mamute

cidadãos não americanos, que vivem fora dos Estados Unidos, já que a lei americana não autoriza que cidadãos do país ou qualquer pessoa que more nos Estados Unidos sejam vigiados. Ainda de acordo com Clapper, o uso dos dados serve para prevenir ataques terroristas e proteger a sociedade civil. Apesar de algumas empresas alegarem que não têm conhecimento do “Prisma”, o governo dos EUA afirma que Microsoft, Yahoo, Google, Facebook, PalTalk, YouTube, Skype, AOL e Apple sabiam da existência do Prisma.

fêmea, que deve ter morrido em torno dos 60 anos de idade, há aproximadamente 10 mil ou 15 mil anos. Ao quebrar a camada de gelo que cobria o abdômen do animal, os pesquisadores tiveram uma nova surpresa: começou a jorrar sangue líquido, muito escuro, do corpo do mamute. Os cientistas acreditam que a conservação do sangue em estado líquido durante todos estes milhares de anos aconteceu porque o mamute deve ter caído em um poço de água, ou pântano, que o cobriu até a metade do seu tamanho. Um dos desdobramentos desta descoberta, é que ela poderá ser vital para a realização da clonagem deste animal extinto. Caso células vivas sejam encontradas, seu núcleo poderá ser transferido ao óvulo de um elefante, e o retorno do mamute ao nosso mundo poderá ser tornar uma realidade. Um dos mais reconhecidos cientistas do mundo neste tipo de assunto, o sul-coreano Hwang Woo-suk, já está trabalhando neste projeto.

Lago fica localizado no condado de Derbyshire

U

m lago localizado no condado de Derbyshire, aqui na Inglaterra, teve que ser tingido de preto para evitar que locais e turistas entrem nesta água contaminada, que pode causar irritações na pele e no estômago. O piscinão, chamado de Lagoa Azul por conta de suas águas cristalinas, só é bonito na aparência, já que tem pH de 11.3, um pouco abaixo dos 12.3 da água sanitária. Esta contaminação seria por causa componentes químicos do mármore que era retirado

no local. Apesar das placas de aviso de que o local era impróprio para banho, muita gente desavisada ainda dava um mergulho por ali. Depois que a água foi tingida de preto, porém, o banhistas se afastaram do perigo. Locais lindos também escondem seus perigos! *Ana Letícia da Rosa é jornalista, fez faculdade de História e trabalhou nos portais brasileiros clicrbs. com.br e band.com.br. Atualmente está estudando inglês em Londres.


13 a 19 de junho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

16

Capa

Copa das Confederações é o

Ricardo Stuckert/CBF

grande teste para a Copa do Mundo

Recém-reinaugurado, Maracanã receberá a final da competição, assim como a final da Copa no ano que vem

A

Copa das Confederações, que tem início no próximo dia 15 de junho, representará uma prévia da principal competição esportiva do planeta - a Copa do Mundo de 2014, a ser disputada também no Brasil. Em campo, estarão seleções que, juntas, conquistaram 12 títulos mundiais. Cinco desses vencidos pelo Brasil, quatro pela Itália, dois pelo Uruguai e um pela Espanha – vencedora da última Copa do Mundo, na África do Sul, em 2010. A edição de 2013 da Copa das Confederações contará também com a participação do Japão, México, Taiti e da Nigéria. Além de ser o país que mais ven-

ceu copas do mundo, o Brasil é também o que detém maior número de títulos da Copa das Confederações, com três conquistas (1997, 2005 e 2009). A França vem em segundo lugar, com dois títulos (2001 e 2003). O México venceu uma vez, em 1999. Em 1992 e 1995, ainda sob o nome de Copa Rei Fahad, a competição foi disputada na Arábia Saudita, mas em formato diferente do atual. Na primeira, com apenas quatro países, foi vencida pela Argentina. Em 1995, com seis seleções participantes, a Dinamarca foi a campeã. O país que mais disputou a Copa das Confederações é o Brasil. A

edição de 2013 representará a sétima participação seguida do país na competição. Apesar de passar por uma fase de reformulação, o Brasil - por jogar em casa - é considerado um dos favoritos. Esse favoritismo é dividido com a Espanha que, além de campeã da última Copa do Mundo, foi a vencedora das duas últimas Eurocopas. Itália, Uruguai e México também figuram entre os favoritos. Este último, por ser o atual campeão olímpico. Mas em futebol nada é previsível: Japão, Taiti ou Nigéria correm por fora como seleções que podem surpreender e vencer. Se, dentro do campo, a expectativa é grande, fora dele a Copa das

Brasil quebra jejum de vitórias sobre “grandes” antes da estreia

N

o último amistoso antes da estreia na Copa das Confederações, marcada para o próximo sábado, a seleção brasileira deu um bico em duas marcas desfavoráveis ao vencer a França por 3 a 0 em amistoso disputado na Arena do Grêmio, no domingo. Foram cinco derrotas e dois empates contra seleções campeãs mundiais desde que o Brasil tinha batido uma “grande” pela última vez, em novembro de 2009. Na ocasião, fez 1 a 0 na Inglaterra. Além disso, a equipe pentacampeã mundial não sabia o que era bater os ‘Bleus’ desde 1992, quando venceu

por 2 a 0 em Paris. Desde então, os franceses haviam acumulado quatro triunfo, dois deles em Copas do Mundo (final de 1998 e quartas de final de 2006), e duas igualdades. Ainda sem encantar, mas mostrando um futebol melhor que o dos últimos jogos, os comandados de Luiz Felipe Scolari vencerem em Porto Alegre graças aos gols marcados por Oscar, no começo do segundo tempo, Hernanes e Lucas, ambos já nos instantes finais. O Brasil agora se prepara para a partida de abertura da Copa das Confederações, contra o Japão, no Estádio

Nacional Mané Garricha, em Brasília. Já a França voltará a campo apenas em 14 de agosto, em amistoso contra a Bélgica.

Torres quer “título que falta” à Espanha O atacante Fernando Torrres garantiu que ele e a seleção espanhola estão empolgados pela possibilidade de conquistar a Copa das Confederações, título que falta no impressionante ciclo da campeã mundial e europeia. “Sempre tenho vontade de estar aqui (com a seleção), ainda mais em um torneio que nos falta. Venho com toda a esperança do

Data - Hora

Local

Grupo A

15/06 20h

Brasilia

Brasil x Japão

16/06 20h

Rio De Janeiro

Brasil x Japão

19/06 20h

Fortaleza

Brasil x México

19/06 23h

Recife

Itália x Japão

22/06 20h

Salvador

Itália x Brasil

22/06 20h

Belo Horizonte

Japão x México

Data - Hora

Local

Grupo B

16/06 23h

Recife

Espanha x Uruguai

17/06 20h

Belo Horizonte

Taiti x Nigéria

20/06 20h

Rio De Janeiro

Espanha x Taiti

20/06 23h

Salvador

Nigéria x Uruguai

23/06 20h

Fortaleza

Nigéria x Espanha

23/06 20h

Recife

Uruguai x Taiti

Data – Hora

Local

Semifinais

26/06 20h

Belo Horizonte

1º Grupo A x 2º Grupo B

27/06 20h

Fortaleza

1º Grupo B x 2º Grupo A

Data – Hora

Local

Disputa do terceiro lugar

30/06 17h

Salvador

Perdedores das semifinais

Data – Hora

Local

Final

30/06 23h

Rio De Janeiro

Vencedores das semifinais

Confederações representará um teste para as seis cidades que sediarão seus jogos: Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza e Salvador.

Tecnologia da linha do gol estreia A tecnologia na linha do gol fará sua estreia na Copa das Confederações. Os últimos ajustes estão sendo feitos no Maracanã, na Arena Fonte Nova

e Castelão. Segundo comunicado da Fifa, a tecnologia passará por todos os testes necessários para que funcione sem problemas. A entidade confirmou em abril que usaria pela primeira vez na Copa das Confederações um sistema para esclarecer possíveis lances em que haja dúvida se a bola ultrapassou ou não a linha do gol. (com informações da Agência Brasil)

mundo e esperamos voltar com a taça”, afirmou o atacante. Sempre vestindo a camisa 9, Torres fez parte da seleção espanhola nas conquistas da Copa do Mundo de 2010, e das Eurocopas de 2008 e 2012. O atacante disputou ainda a última edição da Copa das Confederações, na qual a Espanha terminou em terceiro, marcando três gols.

gols da equipe, que se classificou para o torneio como vice-campeã da Euro 2012. Como a Espanha venceu o Mundial e a Euro, a Itália ficou com a vaga europeia. Esta é a segunda participação da Azzurra na competição. A primeira ocorreu em 2009. O time lidera o Grupo B das eliminatórias europeias e está próximo de carimbar a vaga para a Copa.

“Penetra”, Itália conta com Super Mario

Japão reconhecerá território

Segunda seleção a chegar ao Brasil para a Copa das Confederações, depois do Taiti, a Itália estreará no torneio no domingo, em partida contra o México, no estádio do Maracanã. A equipe do técnico Cesare Prandelli tem como uma de suas principais estrelas o atacante Mario Balotteli. O jogador do Milan é a esperança de

Primeira seleção a garantir vaga no campo para o Mundial de 2014, o Japão vai ao Brasil para desfrutar e conhecer o local em que competirá no ano que vem. A equipe conquistou a vaga nas eliminatórias asiáticas após um sofrido empate por 1 a 1 contra a Austrália. O time perdia por 1 a 0 até os acréscimos do jogo, quando Honda marcou o gol do em-


13 a 19 de junho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

17

Estrangeiros são

Capa

Conheça os estádios

apenas 2,9% do público

Marcello Casal Jr/ABr

Ingresso para a partida inaugural da competição

pela Fifa. Os dados confirmam a expectativa das autoridades e da própria entidade no sentido que o torneio disputado pelos campeões continentais interessa principalmente aos torcedores brasileiros e que os estrangeiros esperarão até o Mundial do ano

Programação engloba quatro cidades na fase inicial

A

CBF divulgou a programação da Seleção para a primeira fase da Copa das Confederações. O time faria treinamento até quarta-feira, dia 12 de junho, no Centro de Treinamento do Goiás, em Goiânia. Dali o grupo

viaja para Brasília, local da estreia na Copa das Confederações contra o Japão. No dia 16 de junho, em voo fretado, a delegação segue de Brasília para Fortaleza, ficando concentrada na capital cearense no Hotel

Marina Park. Em Fortaleza, o Brasil enfrenta o México, no dia 19 de junho, às 20 horas (de Londres), no Castelão. No dia seguinte, 20 de junho, a delegação segue em voo fretado de Fortaleza para Salvador, onde ficará hospedada no Hotel Stella Maris. O primeiro treino será na sexta-feira, 21 de junho, às 21h30 (de Londres), na Fonte Nova. No dia 22, a Seleção faz o terceiro jogo da fase de grupos, contra a Itália, em Salvador, às 16 horas.

pate, de pênalti, aos 46min do segundo tempo.

Nigéria chega embalada

México não se importa com o torneio

Esta é a segunda participação dos atuais campeões africanos. O time ainda briga por uma vaga no Mundial de 2014 e chega empolgado após vencer o Quênia, pelas eliminatórias africanas. Antes de chegar ao Brasil, no entanto, a equipe enfrentaria a seleção de Nâmbia, no dia 12.

A equipe mexicana vai ao Brasil pensando mais em 2014 do que propriamente na competição em disputa. Isso porque a equipe está nas eliminatórias da Concacaf para o Mundial do ano que vem. A Copa das Confederações, portanto, não passa de um “intensivo de luxo” para o time do atacante do Manchester United Chicharito Hernandez. Os mexicanos já disputaram cinco vezes a Copa das Confederações, e venceram em 1999.

Uruguai contra a crise Semifinalista da Copa de 2010 e atual campeão da Copa América, o Uruguai vem ao Brasil tentando se acertar para conseguir uma vaga no mundial do ano que vem. No momento, a equipe celeste estaria fora da Copa, afinal ocupa apenas a sétima posição nas eliminatórias sul-americanas. Após jogar em 1997, o time volta a disputar a competição.

Maracanã

Arena Fonte Nova

Mineirão

Estádio Nacional (Mané Garrincha)

Local: Rio de Janeiro Capacidade: 78 838 pessoas Custo: R$ 808,4 milhões* Jogos: 3 (México x Itália, Espanha x Taiti e a final)

Local: Belo Horizonte Capacidade: 62 547 pessoas Custo: R$ 666,3 milhões* Jogos: 3 (Japão x México, Taiti x Nigéria e uma semifinal)

Arena Pernambuco

Local: Recife Capacidade: 46 154 pessoas Custo: R$ 529,5 milhões* Jogos: 3 (Espanha x Uruguai, Japão x Itália, Uruguai x Taiti)

Amador, Taiti teme vexame Contando apenas com Marama Varihua como jogador profissional, o Taiti entrará em campo pretendendo perder de pouco. Antes de chegar ao Brasil, o Taiti realizou um período de preparação no Chile. Em dois amistosos, a equipe derrotou o time sub-20 da Universidad por 3 a 1, mas foi goleada por 7 a 0 pela seleção sub-20 do Chile. É a primeira vez que o Taiti disputa a Copa das Confederações. A seleção obteve a vaga ao vencer a Copa da Oceania. O time, no entanto, está fora das eliminatórias para a Copa-2014.

Rafael Ribeiro/CBF

A

penas 2,9% dos ingressos para a Copa das Confederações vendidos até agora foram adquiridos por estrangeiros, enquanto os brasileiros são ampla maioria (97,1%) do público do torneio, de acordo com balançou parcial divulgado

que vem para visitar o país. Segundo o balanço da Fifa, dos ingressos para a Copa das Confederações vendidos até agora, 73,6% foi adquirido por pessoas que moram nos locais em que as partidas serão disputadas, enquanto 23,5% são de outros estados. Apesar do baixo interesse dos estrangeiros pelo evento, a nove dias do início do torneio, já foram esgotadas as entradas de pelo menos cinco das 16 partidas. Entre elas, estão a de abertura, em Brasília, e a final, em Rio de Janeiro. A cidade na qual os estrangeiros ficaram com uma maior porcentagem de ingressos, 4,7%, é Fortaleza. A capital cearense receberá três jogos, entre Brasil e México, entre Espanha e Nigéria e uma das semifinais. Já Brasília foi a que menos interessou os visitantes de fora do país - 99,4% das entradas foram vendidas para brasileiros.

Oscar comemora primeiro gol do Brasil sobre a França

Local: Salvador Capacidade: 55 000 pessoas (5mil acentos móveis) Custo: R$ 591,7 milhões* Jogos: 3 (Nigéria x Uruguai, Brasil x Itália e a disputa do 3º lugar)

Local: Brasília Capacidade: 72 778 pessoas Custo: R$ 1,015 bilhão* Jogos: 1 (Brasil x Japão - Abertura)

Castelão

Local: Fortaleza Capacidade: 64 846 pessoas Custo: R$ 518,6 milhões* Jogos: 3 (Brasil x México, Nigéria x Espanha e uma semifinal)


13 a 19 de junho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

18

Miscelânea

Tâmara Oliveira tamara_oliveira@yahoo.co.uk

É

o documentário com o ex-ministro da cultura, o cantor e compositor Gilberto Gil, que viaja em diferentes cidades do Brasil, Austrália e da África mostrando o poder da música. É um trabalho de emocionar, apesar de ser em algumas partes um pouco tendencioso, mas no geral é lindo de se ver e aprender. “Viramundo” mostra a força espiritual e simplicidade do primeiro ministro da cultura negro

no Brasil. A recepção de Gil pelos aborígenes australianos é uma das partes mais emocionantes deste trabalho dirigido pelo suíço Pierre-Yves Borgeaud, amigo de longa data do cantor baiano. De acordo com Varun Kanish, uma das assessoras da Soda Pictures que esteve na noite de exibição do documentário para a imprensa na última semana, “Viramundo” será lançado no Reino Unido no dia dois de agosto e contará com a presença de Gilberto Gil que, após sua participação no Festival “Womand”, promoverá o documentário na capital inglesa. Agitação Total!

“Woman’s Ink”

Divulgação

O designer Mike Stillwell (primeiro à direita) curtindo a companhia dos grandes amigos Kapo Leune (centro) e John Calvert

Petra Costa, diretora do filme “Elena”. Petra é a mulher responsável em representar o Brasil no badalado e respeitado “Open City Docs Festival”. Boa Sorte Bela Petra!

O grupo de escritoras do oeste de Londres mostrará alguns trabalhos através de esquetes e leituras dos mesmos no próximo dia 27, às 14h30, no Café Torino, localizado na 11 Barons Court Road, em West Kensington. Uma ótima oportunidade para futuros escritores se inspirarem nos trabalhos das autoras do grupo “Woman’s Ink”, essas mulheres que escrevem com a alma. O evento é gratuito e ao término haverá um pequno coquetel. Não é necessário reservas. É só chegar e se “deliciar” .

E por falar em mulher... “Elena” é o único filme brasileiro selecionado para o “Open City Fest”, um festival que exibe documentários e filmes baseados em casos verídicos e totalmente voltado para explorar o universo humano. “Elena” é uma produção da Busca Vida Filmes e é dirigido pela mineira Petra Costa, que no ano passado abocanhou o prêmio de melhor direção com a película no Festival de cinema de Brasília. Nossas saudações à essa luxuosa diretora que estudou Antropologia em Nova York e finalizou o mestrado em Comunidade e Desenvolvimento na “London School of Economics”. O “Open City Doc Fest” acontece de 20 à 23 de junho em diferentes locais em Londres. Para conferir a programação e reservar ingressos é só visitar o endereço www.opencitydocsfest. com Garanta sua pipoca e guaraná e um ótimo festival!

Tâmara Oliveira

Tâmara Oliveira

VIRAMUNDO

A estudante da University of Essex Naomi Jeffreys e o assessor da Movie Umpire, Chris Ejizu. Bonito casal, hein?

“Nada é mais desprezível que o respeito baseado no medo”. Albert Camus

Finais: O chocolate da vovó irá para a cineasta e antropóloga Petra Costa, que junto com sua equipe fizeram o filme “Elena”. O trabalho durou dois anos e meio para ser concluído, mas valeu a pena tantos anos de espera e trabalho. Boa sorte à Petra e sua equipe no “Open City Fest”!

Para celebrar o dia dos namorados no Brasil, comemorado no dia 12 de Junho, o lindo casal: a jornalista Fernanda Almeida e o técnico de planejamento da Schachin Engenharia Marco Paulo. Fofos, fofos!


13 a 19 de junho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

19

Acontece

M O C I A V DEUS

vidos: ossos ou como n s o a r nto pa spaço sa de ale viajar para o e as Promes r romovid e u iderais p elou o ieber q s B s n n e ti s g u J via rev raças às alactic, hard turista g anhia Virgin G nico Ric â it r b p ta a m n o g c a em pela empresa s. dono da ruzem os dedo rte, quem sabe C so . e n d o Brans pouco mesmo Com um op fique por lá rra já p te ’ r a o ‘canto e música ruim d e u - porq ia. está che

MODA De 16 a 18 de Junho acontece a London Collection: Men, uma versão antecipada da semana de moda de Londres voltada apenas para a moda masculina com desfiles de dezenas de estilistas em dois locais: Hospital Club e Victoria House.

BIG BROTHER O Canal 5 volta a exibir hoje, quinta-feira, o seu programa mais popular, Big Brother, que para tentar garantir a audiência apostou em todas as táticas possíveis: Emma Willis (foto) assume a apresentação e a casa vai ser ‘ecológica’. Mas a grande diferença provavelmente foi a forma que os participantes foram selecionados: além de candidatos escolhidos entre o público que se inscreveu, a produção do show também ligou para pessoas que eles acham que pode movimentar a atração (leia-se: modelos armando barraco e com pouca roupa). A receita soa mais do que ultrapassada, mas ainda tem quem assiste.

VAMOS!

Dia 27, a partir das 8pm, tem show de Alx Alfaro e Julija Jacenaite trazendo uma mistura de sons da América Latina e da Europa para o Cluny 2 (36 Lime Street,Newcastle upon Tyne - NE1 2PQ). Ele é peruano. Ela nasceu na Lituania. E juntos eles mesclam jazz, funk e música eletrônica, entre outros ritmos. Ingressos: £6. Para saber mais, visite: www.vamosfestival.com

CAINE

Segue até julho no Museu de Londres (150 London Wall - EC2Y 5HN) uma exposição sobre a vida de Michael Caine através de fotos, trechos de filmes e pinturas, mostrando sua trajetória do leste Londrino ao sucesso em Hollywood - que já rendeu ao ator inglês dois Oscars. Entrada franca.

WEST END Dias 22 e 23 acontece mais uma edição do West End Live!, evento gratuito na Trafalgar Square patrocinado pelo Council de Westminster e que mostra trechos de espetáculos atualmente em cartaz na famosa área de teatros de Londres. Uma forma bacana de ver um pouco de diversos shows e decidir antes de comprar um ingresso para assistir a versão inteira da peça ou musical. Para saber mais: www.westendlive.co.uk

Márcio Rodrigo Delgado www.marciodelgado.com @marcio_delgado

O D N

A V RA

Liam Hemsworth, mais conhecido pelo filme The Hunger Games, vai estrelar outro filme de aventura: desta vez o ator australiano interpreta um surfista que vira piloto aéreo.

G


13 a 19 de junho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

20

Entretenimento

Dia dos namorados dos famosos tagram para declarar o amor para seus namorados. Confira o que disseram alguns dos famosos mais comentados pelo país.

Instagram/Reprodução

Instagram/Reprodução

Bruna Marquezine posta foto de beijo com Neymar, novo atacante do Barcelona que está concentrado com a Seleção Brasileira que vai disputar a Copa das Confederações

”Dia dos namorados no Brasil. Eu e meu namorido. Amooo”, escreveu a namoradeira Gretchen. A dançarina, cantora e ex-atriz pornô engatou namoro com o empresário português Carlos Marques após colocar ponto final, em julho do ano passado, em seu 16º casamento

Instagram/Reprodução

O

dia dos namorados no Brasil aconteceu na última quarta-feira, dia 12 de junho. Os famosos aproveitaram a rede social ins-

João Vicente postou foto para homenagear a namorada Sabrina

”Meu amor, minha parceira , minha gata ! Te amo!”. Essa frase foi postada pelo ex-jogador Ronaldo para sua namorada Paula Morais

Instagram/Reprodução

Instagram/Reprodução

Longe da atriz Cleo Pires no Dia dos Namorados, Rômulo Neto se declara: ‘Minha companheira, meu amor. Saudads muita e coração apertado por estarmos longe tão longe’

Instagram/Reprodução

”Encontrei, em você a razão de viver e de amar em paz... Amo meu gato @danielcady.” Com essa frase, Ivete Sangalo fez sua declaração para Daniel Cady

Simples e objetiva, Angélica se declarou para o maridão Luciano Hulk: “O amor está no ar. Te amo @lucianohuck”, escreveu na rede instagram

Instagram/Reprodução

Instagram/Reprodução

Após negar que seu casamento com o ator Cauã Reymond estava em crise, Grazi Massafera postou uma foto no Instagram para comemorar o Dia dos Namorados. “Um dia cheio de amor a todos”, escreveu a atriz


13 a 19 de junho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

21

Entretenimento

Festa da espuma promete agitar o verão londrino Arquivo pessoal

G

ente bonita, DJ’s das principais baladas da Europa e muita espuma. É o que promete a organização da Foam Party, que vai ser realizada no dia cinco de julho, no Coronet, próximo à estação de Elephant & Castle, em Londres. Duas mil pessoas são esperadas no local, que terá como principais atrações os DJ’s Hugo Sanchez, Sabrina Boing Boing, Renato Porto e Steven Geller. “Com certeza ela vai entrar pra história das baladas brasileiras aqui em Londres”. Quem afirma é o empresário Cláudio Toffino, que divulgou a estrutura do evento em entrevista ao Brazilian News. Serão quatro bares, área VIP, DJ’s exclusivos na área VIP, praça de alimentação. “O diferencial desse evento é

O empresário Cláudio ao lado de sua esposa Cláudia

que será primeira festa da espuma, trazendo DJ’s de Ibiza e apenas de música eletrônica”, garantiu. O empresário destacou a qualidade dos equipamentos que serão utilizados. “É uma espuma dermatológicamente correta, com uma nova tecnologia. Ela não vai te molhar tanto. Ela fica sobre a pele e sai facilmente. Serão dois canhões que ficarão colocados de maneira estratégica no local”.

Diversificar o modelo de festas brasileiras foi o grande mote para a realização da Foam Party. “Essa festa é pra refrescar um pouco a cabeça do pessoal, afinal de contas têm outros tipos de gosto. Tem gente que gosta de música sertaneja, que gosta de eletrônico, que gosta de samba, que gosta de tudo”. O empresário ainda garantiu que o período de festas não para. “Tem mais uma vindo em breve que também vai entrar pra história. Mas essa eu não posso falar muito agora”, despistou. Os ingressos para o evento do próximo dia 5 podem ser encontrados em 27 diferentes pontos de venda espalhados por Londres. O primeiro lote já foi entregue. Também é possível comprar pelo ticketweb, no site do Coronet, local da festa.

Sting anuncia lançamento de novo álbum de estúdio para setembro

O

músico Sting, uma das figuras mais respeitadas do rock britânico, anunciou que lançará no próximo dia 24 de setembro um novo álbum de estúdio, intitulado “The Last Ship”, com o qual o cantor explora suas lembranças e que servirá de trilha sonora para um musical da Broadway no próximo ano. Embora tenha feito uma década que Sting lançou seu último material inédito, “Sacred Loved”, o músico não parou de compor e, durante os últimos três anos, deu forma a suas lembranças, as quais são reunidas em “The Last Ship”, informou a Universal Music. De acordo com a gravadora, o novo álbum do vocalista da banda Ther Police se centrará em sua infância, no retorno a sua terra natal, Wallsend, e no autodescobrimento, enquanto as composições abordarão a complexidade das relações pessoais, a passagem do tempo e a importância da família e da comunida-

de. Além disso, “The Last Ship” formará a trilha sonora do espetáculo teatral de Sting na Broadway, o qual será produzido em 2014 e abordará a história do desaparecimento da indústria naval de Newcastle em 1980. A encenação da obra conta com a colaboração de Joe Mantelloo, diretor do musical “Wicked”; John Logan, roteirista de “O Aviador”, e Brian Yorkey, autor do musical “Next to the Normal”. Produzido por Rob Mathes, que trabalhou também com os músicos Eric Clapton e Elton John, o disco contará com duas versões, tanto padrão como “deluxe”, e estará disponível tanto em formato físico como digital. Sting deu força e personalidade à música britânica, primeiro com a formação do grupo The Police, com o qual escreveu verdadeiros hinos da música, como “Message in a Bottle”, e depois com sua carreira solo, agraciada com vários Grammy.


13 a 19 de junho de 2013 BRAZILIAN NEWS

22

Brazilian News People

www.braziliannews.uk.com


www.braziliannews.uk.com

13 a 19 de junho de 2013 BRAZILIAN NEWS

23

Brazilian News People


13 a 19 de junho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

24

Dicas de eventos MARIA GADÚ NO O2

BRAZILIAN MYTHS AND LEGENDS Ana Maria irá falar sobre a importância da tradição oral para a compreensão do nosso povo e da cultura. A jornalista e historiadora Ana Maria apresenta o projeto que consiste em pesquisar e promover os mitos e lendas do Brasil. A palestra dinâmica e divertida será dividido com mini espetáculos/performances, explicações sobre os mitos e lendas e sua influência na vida brasileira, e vídeos mostrando dois exemplos de artistas que têm feito um trabalho brilhante promoção da sua cultura através da arte de contar histórias . O evento é gratuito, mas reserva é essencial. O contato é através do info@anglobraziliansociety.org ou pelo telefone 020 7321 0044

Duas vezes indicada ao prêmio Grammy Latino, a cantora Maria Gadú vai se apresentar em Londres no dia sete de julho, no O2 Shepherdsbush Empire. Os ingressos estão à venda através do site www.o2shepherdsbushempire.co.uk e os preços custam a partir de 28 libras.

FESTA JUNINA DA CAPELANIA BRASILEIRA A festa junina da Capelania Brasileira já está chegando. Conhecidíssimo na comunidade brasileira, o tradicional evento brasileiro deve reunir 10 mil pessoas em sua oitava edição. Comidas tipicas, música e a tradicional quadrilha estão presentes na programação. Neste final de semana a festa acontece em Willesden, no dia 15. Toda a programação e mais informações podem ser obtidas através do site www.ccblondres.com

HERMETO PASCOAL

Se você está por dentro dos eventos de Londres. Compartilhe através do e-mail: dicadasemana@braziliannews.uk.com

APROVEITE LONDRES JOÃO BOSCO

Carismático compositor, arranjador, multi-instrumentista e musical visionário, Hermeto Pascoal faz uma aparição rara tocando sua mistura inebriante exclusivamente de jazz, rock e música brasileira. A apresentação de Hermeto acontece entre os dias 17 e 19 de Julho no Ronnie Scott’s Jazz Club. Os preços variam entre 35 e 55 libras. Mais informações pelo site www.ronniescotts.co.uk

EXPOSIÇÃO DE SEBASTIÃO SALGADO CONTINUA EM LONDRES

João Bosco é um dos mais atraentes cantores e compositores do Brasil, conhecido tanto por seu estilo dinâmico com a guitarrista quanto por sua voz versátil. Um artista que raramente deixa o Brasil por longos períodos, Bosco é muito popular, mas uma pérola segredo ainda a ser descoberta pelo público internacional. João Bosco vai comemorar 40 anos de carreira no palco do Ronnie Scott’s, em Londres, nos dias 12 e 13 de Agosto. O preço varia entre 25 e 40 libras. Mais informações pelo site www.ronniescotts.co.uk

Uma seleção de 200 imagens que Sebastião Salgado, renomado fotógrafo brasileiro, tirou durante oito anos em cenários “imaculados” protagonizam a exposição “Gêneses”, no Museu de História Natural. As fotografias em branco e preto mostram fabulosas paisagens, animais selvagens e tribos indígenas que vivem isoladas da sociedade. O museu de História Natural fica na Cromwell Road, London SW7 5BD, em Londres. Gloucester Road e south Kensington são as estações de metrô mais próximas.

DIA DOS PAIS O Dia dos Pais será comemorado na Inglaterra no domingo, 16 de junho. Não deixe de planejar algo para mimar e presentear seu pai.

RIHANNA Rihanna promove neste final de semana seu novo “Unapologetic”, sétimo álbum de sua carreira, com o megahit ‘Diamonds’. A apresentação acontece no Twickenham Stadium. Os ingressos para o sábado estão esgotados, mas ainda há bilhetes para o dia 16, que podem ser obtidos através do site www.ticketmaster.co.uk. Os preços varia entre 45 e 75 libras.


13 a 19 de junho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

25

Cinema

Lançamentos da semana no cinema

Dia dos Namorados

Painless Gênero: Suspense Data de lançamento: Sexta-feira, 14 de Junho de 2013 Nacionalidade: Espanha Direção: Juan Carlos Medina Sinopse: conta a história de um brilhante neurocirurgião que precisa de um transplante de medula óssea e tem que encontrar seus pais biológicos para so-

breviver. Todas as respostas sobre sua origem estão escondidas em um passado de silêncio e mistério. Em sua procura, ele descobre que, durante a Guerra Civil, um grupo de crianças nasceram com um mal estranho e desconhecido: eram insensíveis à dor física. Elenco: Alex Brendemühl, Juan Diego, Félix Gómez, Bea Segura.

Stuck in Love Gênero: comédia dramática Data de lançamento: Sexta-feira, 14 de Junho de 2013 Nacionalidade: EUA Direção: Josh Boone Sinopse: Esta comédia dramática apresen-

ta um escritor de sucesso (Greg Kinnear) que se torna cada vez mais obcecado por sua ex-esposa (Jennifer Connelly), a ponto de criar problemas em sua nova família. Elenco: Kristen Bell, Jennifer Connelly, Lily Collins, Greg Kinnear

Trance Gênero: suspense Data de lançamento: Sexta-feira, 14 de Junho de 2013 Nacionalidade: Inglaterra Direção: Danny Boyle Sinopse: Um profissional (James McAvoy) ligado aos leilões de peças de arte acaba envolvido com uma gangue res-

ponsável pelo roubo de quadros. Para se livrar destas pessoas, ele deve se unir a uma hipnoterapeuta (Rosario Dawson), mas logo a relação entre desejo, realidade e sugestão hipnótica começa a colocar todos em perigo. Elenco: James McAvoy, Vincent Cassel, Rosario Dawson

Man of Steel Gênero: ação/aventura Data de lançamento: Sexta-feira, 14 de Junho de 2013 Nacionalidade: EUA Direção: Zack Snyder Sinopse: Nascido em Krypton, o pequeno Kal-El viveu pouco tempo em seu planeta natal. Percebendo que o planeta estava prestes a entrar em colapso, seu pai (Russell Crowe) o envia ainda bebê em uma nave espacial, rumo ao planeta Terra. Ao chegar ele é criado por Jonathan (Kevin Costner) e Martha Kent (Diane Lane), que passam a chamá-lo de Cla-

rk. Com o tempo ele demonstra ter uma força descomunal, o que amedronta seus pais. Eles pedem que ele jamais demonstre seus poderes, mesmo em situações de emergência, já que nem todos conseguirão compreendê-lo por ser diferente das demais pessoas. Ao crescer, Clark (Henry Cavill) se torna uma pessoa isolada e frustrada. Em meio aos seus problemas emocionais, ele resolve usar seus poderes para ajudar a humanidade e se torna o Super-Homem. Elenco: Henry Cavill, Amy Adams, Michael Shannon

Antonio Jorge Rettenmaier* ajrs010@gmail.com

E

podem ter certeza de que são poucos os que ainda existem por aí. Poucos mas ainda não em extinção. Quer dizer. Dizem que não. O desamor anda tão grande, que mais vale para se firmar diante do parceiro uma humilhação do que uma palavra de carinho. O desprezo pelo ser humano chegou a um ponto em que os que só sabem ser egoístas e desprezíveis, só conseguem levantar o nariz e empinar o peito, quando pisam em alguém. E ainda tem coragem de dizer, que amam. Mas... Quem e o que? Será que décadas atrás realmente éramos seres mais puros e humanos? Sabíamos amar melhor? Ou será que também o romantismo que alguns dizem ter e sentir, está só nas palavras para aparecer como exemplo? Mas... E se nem sequer uma boa noite ou bom dia sabem dizer? Claro que falharam com eles, coisa que nunca fizeram. Infalíveis nos atos, nos sentimentos, nas palavras, na razão. Única e exclusiva. Sua. Dá mesmo para ficar com pena dos vendedores de rosas nos cruzamentos e sinais de movimentadas avenidas. Quantos não estarão pensando se vale mesmo a pena gastar dinheiro sequer com simples flores? Deverão estar

English Teacher Ana Ferreira

Esta semana damos início à sessão para esclarecermos algumas frases utilizadas no dia-a-dia no cotidiano inglês.

murchas e caídas logo que chegarem às mãos destinadas. Flores! Dirão. Flores! Bem disse Cristo uma vez que de nada adianta darmos pérolas aos porcos. Mas dirão que botões de rosas não são pérolas. Serão e ainda mais valiosas se recebidas com amor. Amor que poucos têm para receber por não saberem também dar. Não sabem ver no perfume o brilho da joia chamado respeito, carinho, amizade. Não importa se forem rosas brancas com pérolas, vermelhas como rubis, amarelas como safiras ou rosas como turmalinas. Nem que durem um tempo ínfimo comparado ao das joias. Mas quem receba, saiba guardar o perfume. Se souber, é claro. Nada de pensar que esta está cheia de desamor. Nada disto! Até porque amamos e muito! Ainda há muito e para dar. E para receber também. Pensando nisto até vamos lembrar a piada que rolou na internet. Antes de comprar o presente para o namorado ou namorada, calcule bem se o tempo de duração do namoro, não será inferior ao número de prestações a pagar pelo presente. Ou então... Dê rosas... Pelo menos será... Quase mais romântico! *Antonio Jorge Rettenmaier é Cronista, Escritor e Palestrante. Esta crônica está em mais de noventa jornais impressos e eletrônicos no Brasil e exterior.

Fresh: Legal, Novo From A to Z: Do começo ao fim From now on: A partir de agora If you say so: Se você está dizendo... Long story short: Resumindo Long time no see!: Quanto tempo nao o (a) vejo


13 a 19 de junho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

26

Sorria Abobrinha Relógio da discórdia

Marcos Fumagalli brjetlondon@yahoo.com

A mulher comenta com o marido: - Querido, hoje o relógio caiu da parede da sala e por pouco não bateu na cabeça da mamãe... E o marido comenta baixinho: - Maldito relógio. Sempre atrasado...

Um abraço a todos e até a próxima semana!!!

Telefone: 07783940927*

Jussara Piacentini

*Se você tem alguma dúvida a respeito da astrologia ou sobre seu signo, escreva para a Jussara!

jussarapiacentini@hotmail.com

Áries (20 março a 20 abril)

Câncer

Elemento: Fogo Planeta Regente: Marte Novas e imprevistas oportunidades poderão surgir no lado profissional e social, mas você deve analisar com cuidado, pois às vezes não é interessante trocar o certo e estável pelo novo e incerto. Período em que sua comunicação e movimento estarão bastante agitados e você pensará em novas oportunidades para novos cursos e também pequenas viagens. A relação com familiares também se mostra promissora junto com uma vontade de descansar e relaxar em casa. Aproveite, pois é bom para se reenergizar!

Touro

(21 junho a 21 julho)

Elemento: Água Planeta Regente: Lua Este será um período em que algumas situações do passado virão à tona para serem resolvidas e você terá que abrir seu coração e comunicar-se. Falar sobre o que lhe agrada ou desagrada, não é hora para se fechar numa “concha”! Será bastante solicitado pelos que o cercam, procure portanto responder amavelmente e não deixar escapar nenhum contato importante. Muitas ideias novas também em parceiras e uniões, trazendo-lhe novas emoções. Porém não haja impulsivamente, reflita antes de decidir!

Leão Elemento: Terra Planeta Regente: Vênus

Gêmeos

(23 setembro a 22 outubro)

(22 dezembro a 20 janeiro)

Elemento: Ar Planeta Regente: Mercúrio

Elemento: Terra Planeta Regente: Saturno

Uma vez que suas finanças estão equilibridas, é hora de pensar em expandir seus contatos sociais e profissionais. Favorecimento para se promover e divulgar suas potencialidades e habilidades, podendo assim abrir novos caminhos que lhe favorecerão melhoras financeiras também. Assuntos mal resolvidos no lado amoroso poderão vir à tona e será importante esclarecer os pontos de vista e perspectivas para que não haja ilusões de sua parte. Enfrente a realidade do momento e siga em frente!

Escorpião (22 julho a 22 agosto)

(21 abril a 20 maio)

Fase em que situações financeiras importantes serão decididas: gastos ou investimentos às vezes serão necessarios para que você colha os frutos mais tarde. Para quem trabalha com comércio ou comunicação, poderá ser bastante solicitado e novos contatos interessantes virão à você, abrindo novos caminhos. Afetivamente, você provavelmente está compromisssado, o que condiz com sua personalidade. Porém, existe sempre um, evite o ciúme e a possessividade!

Capricórnio

Libra

Elemento: Fogo Planeta Regente: Sol

Semana em que aspectos importantes poderão ocorrer com novas oportunidades profissionais e sociais, pra vocês, leoninos! Boa comunicação entre grupos e amigos, lhe ajudarão muitíssimo neste novo processo trazido pelos astros! O amor está favorável também, desde que você não se esqueça de se comunicar claramente com o parceiro e planejem adequadamente os momentos para agradáveis encontros. Esteja preparado: sua agenda estará lotada!

Virgem

(23 outubro a 21 novembro)

Elemento: Agua Planeta Regente: Plutão e Marte

Mudanças financeiras nesta fase poderão estar ocorrendo, no que diz respeito a dinheiro de parcerias, heranças, empréstimos, justiça. Prepare-se para resolvê-las corretamente. Possibilidades de bons contatos com países distantes e estrangeiros podendo haver perspectivas de viagens. Se tiver que divulgar suas qualidades, capacidades e conhecimento, e esse o melhor momento, pois contatos agradáveis lhe favorecerão neste setor! No amor, você está mudando seus conceitos, tornando-se mais desprendido, o que é muito bom!

Sagitário

Período agitado e de grande expansão na área de trabalho e muitas vezes deixando você desesperado! Como vou cumprir todos esses compromissos? Não se preocupe, abra seu coração, fale, peça ajuda se for necessário e as pessoas ao seu redor estarão prontas para lhe auxiliar. No lado amoroso e familiar, sua vida está mais sujeita a imprevistos, com situações que você jamais havia imaginado se deparar. Poderá encontrar respostas em conhecimentos espirituais e psicológicos, quer venham de cursos, leituras ou contatos com profissionais dessas áreas!

Aquário (21 janeiro a 19 fevereiro)

Elemento: Ar Planeta Regente: Urano

Você estará bastante focado no amor, paixões, filhos, diversões, numa energia nova e revigorante! Já que no trabalho está tudo sob controle e a comunicação está clara e facilitada, poderá tirar um tempinho para se divertir. Não se preocupe se você tiver que gastar algum dinheiro ou se houverem algumas perdas financeiras, pois você estará bastante criativo para recuperar as finanças em curto espaço de tempo. Apesar dos imprevistos ainda continua a estabilidade social e profissional, trazida por Saturno!

Peixes

(21 maio a 20 junho)

(23 agosto a 22 setembro)

(22 novembro a 21 dezembro)

(20 fevereiro a 20 março)

Elemento: Ar Planeta Regente: Mercúrio

Elemento: terra Planeta Regente: Mercúrio

Elemento: Fogo Planeta Regente: Júpiter

Elemento: Água Planeta Regente: Júpiter e Netuno

Você, geminiano, não pode reclamar pois está sendo bastante mimado ultimamente, hein! Fase de grande energia vontade de iniciar projetos e correr atrás de seus sonhos, por causa do planeta Marte no seu signo! As finanças também caminham bem, mas não é hora ainda de gastar como você deseja. Compromissos de trabalho estarão lhe prendendo para que você possa soltar suas “asinhas”, mas isso faz parte de um melhor plano para um futuro mais estável!

Já notou que nos últimos tempos você está atraindo pessoas mais espiritualizadas e sensíveis, talvez atá mesmo um pouco coufusas? Isto está ocorrendo por causa da influência de Netuno no seu mapa astral. Este planeta lhe aconselha a práticas espirituais mais constantes e lhe ensina a relaxar e não ser tão perfeccionista e exigente consigo e com os outros. O aperfeiçoamento da intuição poderá ser de grande ajuda pra você. Profissionalmente, mudanças pra melhor: invista corretamente!

Os relacionamentos e parcerias apresentam sensíveis melhorias com novas aberturas para expansão e crescimento. Continua sendo necessário que você divida tudo com os “sócios” ou companheiros, com agradáveis entendimentos e diálogos para que haja acordos favoráveis a todos. Não é, definitivamente, o momento para agir sozinho achando que você é capaz de resolver tudo. Estará dependendo dos demais tendo que deixar a liberdade sagitariana de lado. Não se aborreça pois é para o seu bem!

As transformações que vem ocorrendo no seu lado social e profissional há algum tempo serão profundas e duradouras pra você. Isto quando elas estiverem definitivamente estabelecidas, o que ainda não ocorre no momento. É como se a cada dia você descobrisse algo diferente que você pode fazer e que jamais havia feito antes. Esta semana vem com grande expansão na parte da comunicação e abertura para negociações, acerto de papéis e assuntos relativos a cursos ou pequenas viagens. Bom entendimento no lar e em família, trazendo-lhe a tranquilidade que você precisa para seguir em frente na sua jornada!

Comunique-se e troque ideias a respeito de tudo que está ao seu redor! Isto lhe ajudará a chegar às conclusões que precisa! Boa sorte a todos!


13 a 19 de junho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

27

Gastronomia Brócolis assado com parmesão

Bolo de arroz Ingredientes 1 cenoura 1/2 pimentão vermelho 1/2 chuchu 1 abobrinha 1 talo de salsão 1 colher (sopa) de óleo de canola 1/2 cebola picada 2 xícaras (chá) de arroz branco 1 colher (sopa) de salsinha picada 1 colher (sopa) de manjericão picado 1 colher (sopa) de folhas de salsão picadas 500 ml de caldo de legumes (se for usar cubo, dissolva apenas 1) 1 colher (sopa) de azeite 1 1/2 colher (sopa) de maisena 2 colheres (sopa) de leite 2 ovos 1 colher (chá) de manteiga para untar sal a gosto Modo de Preparo 1. Lave bem os legumes sob água corrente. Num escorredor, lave o arroz até parar de soltar a água branca. Deixe escorrer. 2. Numa tábua, corte a cenoura, o pimentão vermelho, o chuchu, a abobrinha e o talo de salsão em cubinhos de 1 cm. Reserve. 3. Numa panela média, junte o óleo e a cebola picada e leve ao fogo médio. Refogue por 5 minutos. Acrescente o arroz lavado, a salsinha, o manjericão e as folhas de salsão. Misture bem por 3 minutos. Junte o caldo

Autor: Panelinha Tempo de preparo: Menos de 2 horas Serve: 6

de legumes, abaixe o fogo e deixe cozinhar com a tampa entreaberta por 35 minutos ou até a água secar. 4. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte uma fôrma refratária com um furo no meio com manteiga. 5. Numa frigideira, leve o azeite de oliva ao fogo médio. Quando esquentar, refogue a cenoura e o salsão por 5 minutos. Adicione o pimentão e o chuchu e refogue por mais 5 minutos. Por último, junte a abobrinha e refogue por 3 minutos. Desligue o fogo. 6. Numa tigela grande, dissolva a maisena no leite, misturando bem. Junte os ovos e bata ligeiramente. Tempere com sal. Misture o arroz cozido e os legumes refogados. 7. Transfira a massa de arroz para a fôrma untada. Com as costas de uma colher, aperte a mistura delicadamente para que fique espalhada por igual. Leve ao forno preaquecido para assar por 30 minutos. Desenforme e sirva com carnes, aves ou peixes.

Ingredientes 1 maço de brócolis japonês 2 colheres (sopa) de vinagre 2 colheres (sopa) de sal 4 dentes de alho 2 folhas de louro 8 folhas de sálvia 1 limão 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado 1/4 de xícara (chá) de azeite pimenta-do-reino moída na hora a gosto Modo de Preparo 1. Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média). 2. Sobre uma tábua, corte o brócolis em floretes pequenos o suficiente para caber na boca em uma garfada. Corte a parte mais grossa do talo de cada buquê. (Você pode reservar esses talos para preparar uma sopa ou cortar em rodelinhas para assar com os floretes). Lave os floretes em água corrente. 3. Numa tigela com água, sal e vinagre, deixe os floretes submersos por 20 minutos. Além de higienizar o brócolis, essa solução mantém a cor dos floretes e realça seu sabor. 4. Enquanto isso, descasque o alho e corte em fatias grossas. Se você não é muito fã do sa-

Pavê de chocolate Para a base Ingredientes 250 g / 1 pacote de biscoito champanhe 1 copo americano leite 3 colheres (sopa) de achocolatado em pó 2 colheres (sopa) de conhaque 200 g de chocolate meio amargo 2 colheres (sopa) de açúcar 2 colheres (sopa) de manteiga 1/2 xícara (chá) de leite Modo de Preparo 1. Numa panela pequena, junte 1 copo de leite, o achocolatado e o conhaque e leve ao fogo médio. Quando ferver, desligue e deixe esfriar. 2. Com o auxílio de uma colher, mergulhe um biscoito champanhe de cada vez na mistura de leite com achocolatado e o conhaque por apenas 10 segundos. Retire, deixe escorrer o excesso e disponha o biscoito numa travessa retangular de tamanho médio. Repita a operação com todos os biscoitos, colocando-os uns ao lado dos outros até formar uma ca-

mada completa. Reserve. 3. Numa panela, coloque a 1/2 xícara (chá) de leite, o chocolate picado, o açúcar e a manteiga. Leve ao fogo baixo, mexendo sem parar até o chocolate derreter completamente. Desligue o fogo. 4. Com uma colher, regue a camada de biscoitos com a mistura de chocolate derretido. Espalhe bem a mistura com as costas da colher. Para a cobertura Ingredientes 2 latas de leite condensado 1 medida de lata de leite 3 ovos 1 caixinha de creme de leite 2 colheres (sopa) de açúcar Modo de Preparo 1. Em duas tigelinhas, separe as claras das gemas. 2. Numa panela, junte o leite, as gemas e o leite condensado e leve ao fogo médio até ferver, mexendo sempre. Abaixe o fogo e continue mexendo. Quando o

Autor: Panelinha Tempo de preparo: Menos de 2 horas Serve: 8 pessoas

creme começar a desgrudar do fundo da panela, conte 5 minutos e desligue. Deixe esfriar. 3. Na batedeira, coloque as claras e bata até o ponto neve. Acrescente o açúcar e continue batendo por mais 3 minutos. Junte o creme de leite à e bata rapidamente para misturar por, aproximadamente, 30 segundos. 4. Na travessa com os biscoitos, despeje o creme de gemas e de leite condensado. Espalhe bem com as costas de uma colher. Cubra com o creme de claras e espalhe com cuidado, para que o pavê fique bem nivelado. Leve ao congelador por 1 hora e meia. Retire do congelador e sirva a seguir.

Autor: Panelinha Tempo de preparo: Pá Pum Serve: 4 pessoas

bor ardido e forte do alho, não descasque nem corte os dentes (mas não esqueça de lavar e secar cada um!). No final o resultado será um alho cremoso, de sabor mais delicado. 5. Lave e seque as ervas e o limão. Esses ingredientes vão dar um toque aromático, especial ao prato. Com uma faquinha ou descascador de legumes, corte uma fatia bem fina da pele do limão. Não deixe nenhum pouquinho daquela parte branca. Ela vai deixar um sabor amargo no sortudo que ficou com a bocada do florete que tiver a casquinha de limão! Reserve.

6. Escorra bem o brócolis e transfira para um refratário. Adicione os dentes de alho, as ervas e a fatia de limão, e regue com azeite. Dê uma misturadela com as pontas dos dedos para integrar bem os ingredientes e deixar homogêneo. 7. Regue com mais azeite e tempere com pimenta-do-reino moída na hora. Polvilhe o queijo parmesão ralado e leve ao forno para assar por 20 minutos. (Essa receita nem precisa de sal porque o queijo e a solução já são salgados e garantem o sabor do brócolis.) Sirva a seguir.


13 a 19 de junho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

28

Classificados Serviços CLEANER & BABYSITTER Pessoa de confiança, comprometida e responsável, Interessados entrar em contato: 07746435660 IB (574 – 577)

AULAS DE PORTUGUÊS

Negocios

Professora particular de língua portuguêsa para crianças e adultos. Entrar em contato com Silvia: 07447941303 IB (569-578)

REVENDEDORES

FOTÓGRAFO E CÂMERA

Busco revendedores para Mary Kay, Natura, Herbalife, Forever e Avon. Por favor contatar com Adriana – 07576256594 (e566-574)

Fotos e filmagens em geral. Fotos já tratadas e videos editados. Contato: Daniel – 07411280117 IB (569 – 579)

GRÁFICO DESIGNER Professional em programas de design. Criação de Logos, artes para anúncios. Desenhos em geral. Interessados ligar: 07403629510 IB (569-582).

PSICÓLOGO BRASILEIRO Wanderley Dos Santos Membro da Sociedade Britânica de Psicologia Atende crianças, adolescentes, adultos, casal e grupo. Theobalds Natural Health Centre 46 Theobalds Road, London WC1X 8NW psicologowanderley@hotmail.com 44 (0)77 6818 0407 IB (575-579)

Empregos CABELEREIRA Precisa-se de cabelereira com experiência na área e nível intermediário de inglês, para trabalhar em um salão de beleza em Balham. Interessados procurar Inavir: 07846797768 02081448834. IB (575-579)

ESTÁGIO Vagas disponíveis Para quem tem interesse em atuar como jornalista. Interessados enviar e-mail Para: adminmanager@expressnews.uk.com

VENDO QUIOSQUE EM CAMDEN TOWN Ótima oportunidade para você que deseja ter seu proprio negócio, sem burocracia de taxas...vendo um quiosque equipado e em pleno funcionamento em CAMDEN TOWN na MARGEM do CANAL muito bem localizado... Se voce estiver interessado ligue07440618640 ou07895621507 Patrick (IB 569 – 573).

VENDO FAZENDA Fazenda de côco localizada em Alagoas, próxima da praia. Para saber maiores informações, entrar em contato através do número: 07728604461

GRANDE OPORTUNIDADE Vendo salão de beleza localizado no centro de Londres, ao lado da estação de leicester Square. Interessados ligar para 07950799210 IB (575-).

More Bem ALUGUE E VENDA Alugue e venda seu imóveis com segurança. Interessados favor ligar para 07728604461. IB (569-595)

ALUGUEL Para temporada no Brasil – Salvador –Ba. Apartamento 4 quartos ao lado da praia. Próximo dos circuitos do carnaval. Mais informações Ligar 07466574814 IB (569-590)

ALUGA-SE Single room, com todas a contas incluidas. Flat localizado entre as estação de New Cross Gate e Queens Road Peckham com trains a cada 5 minutos para London Brigde e Canada Water, Buses 36, 436, 171, 136, 177, P13 e night buses. Casa limpa e espaçosa, sala e cozinha completa. 07412596734 ou 07511083878. HV (575-579).

ALUGA-SE QUARTOS DE CASAL, SOLTEIRO OU VAGAS. CASA GRANDE, AMPLA, ORGANIZADA E BEM LOCALIZADA. COM SALA, INTERNET, JARDIM E GARAGEM. 078 5533 7464 / 020 8459 8998. IB (570-573).

Adultos GAROTAS Buscamos garotas para trabalhar como Escort. Faixa etária: 24 `a 35 anos. Inglês básico é essencial. Localização: Canary Wharf. Casa segura, luxuosa e bem frequentada. Interessados, favor ligar para: 07554859708. IB (572-575)


www.braziliannews.uk.com

13 a 19 de junho de 2013 BRAZILIAN NEWS

29

Esporte


13 a 19 de junho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

30

Esporte

Brasil vence a Polônia nos Handebol feminino é duelos inicias da Liga Mundial

campeão do Pan-Americano Alexandra Nascimento foi eleita a melhor jogadora da temporada passada

Divulgação/FIVB

A

Bernardinho comemora vitória; levantador foi eleito melhor jogador da partida de domingo

A

primeira etapa da Liga Mundial era temida e não era à toa. Estrear fora de casa, contra o atual campeão da competição, preocupava toda a seleção brasileira masculina de vôlei. Mas a equipe verde e amarela passou bem pelo primeiro teste de fogo. Após uma vitória por 3 sets a 1 na última sexta-feira (07.06), a equipe do Brasil voltou a vencer no domingo, quando fez 3 sets a 2 (28/26, 25/22, 23/25, 20/25 e 15/10), em 2h26 de jogo, no Atlas Arena, na cidade de Lodz, na Polônia. Assim, a equipe verde e amarela encerra o primeiro final de semana da Liga com duas vitórias em dois jogos. Na próxima fase, o Brasil enfrentará a Argentina também na casa do adversário. A seleção comandada pelo técnico Bernardinho seguiu na

segunda-feira para a cidade de Mendoza, onde enfrentará os argentinos nos dias 14 e 16, no ginásio Torito Rodriguez. Na noite deste domingo, o levantador Bruno foi eleito o melhor em quadra. Logo depois da partida, o jogador demonstrou satisfação com as duas vitórias na Polônia, mas afirma que o time precisa melhorar para os próximos jogos. “Duas vitórias que nos deixam contentes, já que enfrentamos uma equipe muito forte, atual campeã da Liga Mundial, com a mesma base do ano passado. Por tudo isso, foi um belo teste para o nosso time”, afirmou Bruninho. O Brasil é o maior vencedor da história da Liga Mundial. Neste ano, a equipe brasileira busca o décimo título depois de subir ao lugar mais

alto do pódio nas edições de 1993, 2001, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2009 e 2010. Meninas são campeãs na Itália A seleção brasileira feminina de vôlei conquistou, no domingo, o título do Torneio de Alassio, na Itália. As brasileiras venceram na decisão as donas da casa por 3 sets a 0 (25/18, 25/17, 25/10). O Brasil foi campeão invicto. Foram três jogos, três vitórias e apenas um set perdido. Este foi o segundo título das atuais campeãs olímpicas, que foram campeãs do Montreux Volley Masters, no início desse mês, no ano. O time verde e amarelo está invicto na temporada 2013. A oposto Monique, que marcou oito pontos (sete de ataque e um de bloqueio), foi eleita a melhor jogadora da partida.

Fabiana Murer vence Troféu

Brasil com melhor marca pessoal do ano C

ampeã mundial de salto com com minha melhor marca ao ar livara ao ar livre em Daegu, há vre nesta temporada. Tentei os 4m86, que seria o recorde suldois anos, a brasileira Fabiana -americano, mas me senti Murer conquistou no dominum pouco cansada e com go o ouro na prova no Tropouco ritmo de competiféu Brasil com sua melhor ção”, comentou Murer, marca deste ano, saltanque competiu ao ar lido a 4m73. Fabiana vre pela segunda vez em bateu por 0m5 a 2013. compatriota Karla “Após a lesão Costa, segunda cono tendão, locada na prova estou retordisputada no Esnantádio Ícaro de do à Castro Melo, em miSão Paulo. nha “Fiquei contente Fabiana saltou 4m73 no Ibirapuera, em São Paulo

melhor forma física. Falta pouco. Vou me concentrar nas competições em junho e em julho, e nos treinamentos finais para o Mundial de Moscou (para o qual já está classificada)”, afirmou a atleta, uma das maiores decepções do Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres, em que almeja ser medalhista, mas sequer foi à final. Agora octacampeã do Troféu Brasil, Fabiana viajou na segunda-feira para a Noruega, onde disputará a etapa de Oslo da Liga Diamante. Depois, permanecerá na Europa para participar de outras três competições.

Seleção Brasileira feminina de handebol conquistou no sábado o Campeonato Pan-Americano da modalidade, disputado em Santo Domingo, na República Dominicana. A equipe do técnico dinamarquês Morten Soubak não teve dificuldades para golear a vizinha Argentina na final por 38 a 15. O Brasil, que era o atual vencedor do torneio, levou o título de forma invicta, ao também derrotar Paraguai, República Dominicana, México, Costa Rica e Estados Unidos. Com o resultado, o país também classificou-se para o Campeonato Mundial, que acontecerá na Sérvia em dezembro.

Destaque individual Não apenas a seleção brasileira feminina de handebol vem surpreendendo nas competições internacionais – foi quinta colocada no Mundial de São Paulo em 2011 e sexta nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, como já teve Alexandra Nascimento, ponta-direita, eleita em janeiro deste ano pela IHF (International Handball Federation) a melhor jogadora do mundo na última temporada. Aos 31 anos, ela acaba de ser campeã do Pan de Handebol realizado

na República Dominicana, onde foi novamente eleita a melhor do campeonato, e tem como meta os Jogos Olímpicos do Rio 2016. “Estamos em uma fase de transição e haverá oportunidades para todas, inclusive com participação em campeonatos mais fortes, para se formar a equipe que irá ao Mundial”, diz Alexandra. “Para mim, é muito positivo o investimento que estamos recebendo, como já foi para o Mundial passado e para os Jogos de Londres. Com tudo planificado, nós nos sentimos muito acolhidas, com segurança para treinar e jogar.” Como melhor jogadora de handebol do mundo, concorrendo com adversárias de Montenegro, Noruega e Croácia, países de muita tradição no esporte, Alexandra diz que “a responsabilidade aumenta”, mas segue tranquila. “Acredito que o prêmio vem lá de trás. Conto com o apoio de todas da seleção, sei que ainda tenho muito a aprender e vou continuar dando 100% nos treinamentos. Sigo lutando para permanecer na seleção. Minha meta são os Jogos Olímpicos do Rio 2016.”

Juiz ordena libertação de 7 dos 12 corintianos presos na Bolívia

U

m juiz da Bolívia ordenou nesta quinta-feira libertação de sete dos 12 torcedores do Corinthians que estão presos em Oruro desde fevereiro, depois que dois promotores não viram responsabilidade deles na morte do jovem Kevin Spada durante partida válida pela Taça Libertadores. O advogado dos torcedores, Miguel Blancourt, disse à Agência Efe que o juiz Julio Guarachi liberou os sete acusados, detidos desde 20 de fevereiro. Nesse dia, o Timão empatou com o San José em 1 a 1, partida durante a qual Kevin, de 14 anos, foi atingido por um sinalizador. Segundo Blancourt, os promotores Alfredo Santos e Ruben Arciénaga já encerraram sua investigação sobre o grupo de torcedores. Este último afirmou à emissora de rádio “Fides” revelou que ficou definido que os sete não participa-

ram do ocorrido e a acusação sobre eles foi arquivada. Os torcedores realizaram trâmites nos escritórios de Migração e voltaram ao Brasil, onde foram recebidos com muita festa por cerca de 200 pessoas. Os liberados são Clever Souza Clous, de 21 anos, Rafael Machado Castilho Araújo (18), Danilo Silva de Oliveira (27), Hugo Nonato (27), Tiago Aurélio dos Santos Ferreira (27), Fábio Neves Domingos (32) e Tadeu Macedo Andrade (30), segundo a rádio “Erbol”. Os cinco torcedores que continuam detidos são Leandro Silva de Oliveira, de 21 anos, Reinaldo Coelho (35), José Carlos da Silva (20), Marco Aurelio Nefeire (31) e Cleuter Barreto Barros (24). Arciénaga deu a entender que as perícias estabeleceram que esse outro grupo teve responsabilidade na morte.


13 a 19 de junho de 2013 BRAZILIAN NEWS

www.braziliannews.uk.com

31

Esporte

De ponta a ponta, Vettel Nadal conquista Roland vence pela 1ª vez em Montreal Garros e entra para a história

Nadal se tornou o primeiro tenista da história a ganhar oito vezes o mesmo torneio

H Tricampeão mundial levou a Red Bull à primeira vitória no Canadá

O

fim de semana não começou bom para o alemão Sebastian Vettel, com um nono e um sétimo lugar nos treinos livres da sexta-feira, mas terminou da melhor maneira possível, com a primeira vitória da carreira do piloto da Red Bull e da própria escuderia austríaca no Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1. Largando na frente no circuito Gilles Villeneuve, em Montreal, o que representou a quebra de uma sequência de quatro pole positions da Mercedes, Vettel não deu chances aos rivais e manteve a posição até o fim. Foi o terceiro triunfo do tricampeão mundial na temporada, em que já havia subido ao lugar mais alto do pódio na Malásia e no Bahrein. Logo atrás, houve uma boa briga entre Lewis Hamilton (Mercedes) e Fernando Alonso (Ferrari) nas voltas finais. O britânico não re-

sistiu às investidas do espanhol, que completou a corrida em segundo lugar, com o rival em terceiro. O brasileiro Felipe Massa, que largou apenas na 16ª posição, fez uma boa corrida de recuperação e foi o oitavo colocado, somando quatro pontos no Mundial. Com a vitória, o piloto da Red Bull chega aos 132 pontos, contra 96 de Fernando Alonso, novo vice-líder. Raikkonen é o terceiro, oito pontos atrás de Alonso. A próxima etapa da Fórmula 1 acontece no cirtuito de Silverstone, na Inglaterra. O primeiro treino livre acontece no dia 28, com a largada agendada para o dia 30 de junho, às 13h.

Funcionário morre ao ser atropelado por um guindaste Um funcionário de pista do GP do Canadá de Fórmula 1 morreu após ser atropelado por um veículo que levava um carro aos bo-

xes, informou a Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Segundo relata o organismo, o funcionário ajudava na recuperação de um carro imobilizado durante a corrida quando seu transmissor de rádio caiu e, ao tentar apanhá-lo, tropeçou e foi atropelado pelo veículo de recuperação. O trabalhador foi levado à unidade de saúde do circuito e, posteriormente, trasladado em helicóptero para o Hospital do Sagrado Coração, onde finalmente morreu às 18h02 locais. Este é o terceiro comissário a falecer no Mundial de F1 desde 2000. Nesse ano, Paolo Ghislimberti faleceu ao ser atingido por uma roda de um monolugar acidentado, a mesma causa da morte de Graham Beveridge no GP da Austrália de 2001 na sequência de um acidente entre Jacques Villeneuve e Michael Schumacher.

Classificação do Mundial de Pilotos: 1 Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 132 pontos 2 Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 96 pontos 3 Kimi Raikkonen (FIN/Lotus), 88 pontos 4 Lewis Hamilton (GBR/Mercedes) 77 pontos 5 Mark Webber (AUS/Red Bull), 69 pontos 6 Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 57 pontos

Reprodução/Twitter

7 Felipe Massa (BRA/Ferrari) 49 pontos 8 Paul di Resta (GBR/Force India), 34 pontos Funcionário tropeçou e acabou atropelado

9 Romain Grosjean (FRA/Lotus), 26 pontos 10 Jenson Button (GBR/McLaren), 25 pontos

istórico. Assim Rafael Nadal pode ser chamado a partir de agora. Apesar de ter começado o ano lutando contra uma lesão no joelho e deixando de participar de alguns torneios, o o espanhol conquistou seu oitavo título de Roland Garros, em Paris (FRA), no domingo. Na final ele superou o compatriota David Ferrer por 3 sets a 0, parciais de 6-3, 6-2 e 6-3, em 2h16. Nadal recebeu o troféu das mãos do jamaicano Usain Bolt, bicampeão olímpico nos 100m. Com o título, Nadal se tornou o primeiro jogador da era Aberta a faturar oito taças de um mesmo Grand Slam (2005, 2006, 2007, 2008, 2010, 2011,

2012 e 2013). Antes, ele estava empatado com o suíço Roger Federer (3º) e o americano Pete Sampras, heptacampeões de Wimbledon. Nesta temporada, Nadal foi campeão também dos Masters de Roma, de Madri e Indian Wells e dos ATPs de Acapulco e de São Paulo. Nas conquistas, ele só não encontrou Ferrer em Indian Wells e em São Paulo. Novo Ranking Mesmo derrotado por Nadal na decisão, David Ferrer ganhou a posição de seu compatriota no ranking mundial da ATP e agora aparece em quarto, em lista divulgada na segunda-feira. O octacampeão não somou pontos na classificação por ter alcançado a final do ano passado e assim igualado seu desempenho. Por ter sido eliminado na semifinal por Nadal, Novak Djokovic perdeu os pontos que defendia por ter chegado na final no ano passado, mas segue na ponta com 3,520 pontos de vantagem para o britânico Andy Murray, que não participou do torneio para tratar de uma lesão nas costas. Roger Federer segue em terceiro. O suíço foi eliminado em Roland Garros nas quartas de final, pelo francês Jo-Wilfried Tsonga. Sem jogar desde o ATP de Barcelona, em abril, o brasileiro Thomaz Bellucci caiu três posições no ranking e agora é o número 47 do mundo.

Serena Williams bate Sharapova e vence em Paris após 11 anos

A

americana Serena Williams conquistou seu segundo título do torneio de Roland Garros e o 16º troféu de Grand Slam de sua carreira ao derrotar na final disputada em Paris a defensora do título, a russa Maria Sharapova, por duplo 6-4 em 1 hora e 46 minutos de jogo. Número um do ranking mundial, Serena, que fechou a partida com um ace a 198 km/h, não se sagrava campeã em Roland Garros desde 2002, quando bateu na decisão sua irmã mais velha, Venus. Serena confirmou a condição de Sharapova como sua ‘freguêsa’ - a derrotou 14 vezes seguidas - e mostrou que está em uma forma muito melhor do que a do ano passado, quando caiu na primeira rodada em Roland Garros diante da francesa Virginie Razzano. Aos 31 anos e 247 dias, a americana se tornou a jogadora mais velha a conquistar o título de Roland Garros, superando sua compatriota Chris Evert, que o fez aos 31 anos e 169 dias. Sharapova começou bem o duelo, que-

brando o saque da americana e abrindo 2-0. Mas após uma troca de quebras (três para Williams e dois para Sharapova), a número um do tênis feminino fechou o primeiro set. No segundo, a potente direita da russa, de 26 anos, não foi suficiente para superar uma jogadora que acumula uma sequência de 31 vitórias e seis títulos nesta temporada. “Estava muito nervosa, queria ganhar, é algo incrível”, disse Serena, em francês, na quadra. “Quero voltar no próximo ano, ficar um pouco aqui, adoro Paris, o público. Quero voltar a ganhar aqui. É um torneio formidável”, acrescentou a americana, que também declarou se sentir “um pouco parisiense”. A final foi a terceira de um Grand Slam disputada entre as duas, que lutaram pelo título do Aberto da Austrália em 2007, com vitória para Williams, e pelo de Wimbledon em 2004, com triunfo de Sharapova.


13 a 19 de junho de 2013 BRAZILIAN NEWS

32

Esporte

www.braziliannews.uk.com

Brazilian News 575  

Faltando menos de um ano para o início da Copa do Mundo do Brasil, o país abriga, à partir deste final de semana, a Copa das Confederações....