Issuu on Google+

REVISTA ano 02 |edição 13 setembro 2012 distribuição gratuita

Mudança de vida

MItologia grega ajuda a entender o homem contemporâneo

Estilo Pessoal

A Moda e a expressão da personalidade

Atualidades

Bonfim Paulista nas eleições 2012


editorial

Liberdade de expressão O termo é conhecidíssimo, direito de todo cidadão. E, convenhamos, que direito bom esse! Liberdade de escolhermos os caminhos, os amores, os sabores, as músicas, as imagens que ficarão nos porta-retratos, sejam do escritório ou da vida mesmo. Mas liberdade, essa pela qual lutaram as mulheres nos Anos 20, a fim de abolirem espartilhos e vestirem calças, a liberdade pela qual lutaram gerações inteiras como a dos jovens que nos Anos 60 saíram às ruas reivindicando a redemocratização do país, e que mais tarde apoiaram outros que pintaram o rosto pedindo a saída de um presidente corrupto, tem consequências. Nós somos as nossas escolhas. Liberdade está diretamente ligada à responsabilidade, e é a responsabilidade que precisa determinar as nossas escolhas. Ela nos dá o direito de errar e de acertar, mas tudo tem consequência. Por isso é preciso prestar atenção. É ano eleitoral e não há maquiagem que esconda depois as necessidades do cotidiano. A imprensa sempre lutou pela democratização, pela liberdade. Isso é essência da Comunicação e deveria ser também da Política. Por isso a EXPRESSA MAIS deste mês traz notícia importante sobre a necessidade de conscientização da população na hora de ir à urnas. É democracia, é importante e tem, sim, tudo a ver com qualidade de vida e de expressão para nós. Quem sabe atingindo um bom nível de maturidade política possamos ter um destino diferente do mito de Sísifo, como bem nos lembra Ana Luisa Feres em sua coluna, rompendo o ciclo da repetição de atos que sempre nos levam ao mesmo resultado insatisfatório. Aprecie sem moderação. Afinal, você é livre para ler e reler a edição de setembro. Que é sua!

A Expressa mais agradece e recomenda os profissionais que tornaram possível o Luau de 1ano da Revista. Doce Encanto Cupcakes e doces: 3235.4597/ 9129.8028 Carlitos Cerimonial e Decorações: 3972.0079 Luis Antonio Dias Decorador e restaurador: 9753.2411

02

expressamais.com.br

Edição Anterior

Anuncie contato@expressamais.com.br 9254.7800 Publicação Mensal 6000 exemplares Direção Geral Priscila Zanon Jornalista Responsável Gustavo Clemente Mtb 57.369 Comercial contato@expressamais.com.br (16) 3972 0310 / 9254 7800 Projeto gráfico e diagramação Lula Amaral lula@lulaamaral.com Criação e diagramação ABS Produções absproducoes@hotmail.com Fotografia Marcelo Brigato 8821.2835 A Revista Expressa Mais é uma publicação mensal de distribuíção gratuita Zona Sul de Ribeirão Preto, sendo Bonfim Paulista, 20 Condomínios, Mercadão da Cidade, Ribeirão Shopping e Av.Presidente Vargas. A Expressa Mais não se responsabiliza pelos conteudos publicados em artigos assinados e declarações. A opinião da revista é expressa em seu editorial. É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem a devida autorização.


REVISTA

moda

06

equilíbrio

12

Liberdade de escolha na moda

Os mitos e o homem contemporâneo

direitos

21

Financiamentos e cobranças abusivas

atualidades

23

Bonfim Paulista nas eleições 2012

cultura Programe-se

28

recordações Beijocas F.C.

30


ESTILO E ATITUDE

(16) 3972.3091 Rua Sete de Setembro, 75. Bonfim Paulista


moda das passarelas para as ruas

Liberdade de escolha na moda

A relação entre a liberdade e

moda não foi um tema fácil de ser tratado. Se olharmos para a história, seja das roupas, seja dos homens podemos identificar diferentes significados que essa relação ganhou ao longo das décadas. Se por muito tempo a moda afastou ainda mais as classes sociais e impôs regras de vestuários seguidas à risca, por outro lado ela foi um dos mais importantes símbolos da causa feminista, da reivindicação política e da popularização do prêt-à-porter. Se por um lado ela pode representar valores de uma época ou de um grupo social específico, por outro lado ela pode ser o reflexo de nossas vontades mais íntimas, passando para o mundo uma única imagem: a imagem do nosso eu.

Cada geração foi marcada por um ideal e um estilo, e hoje

revivemos essas tendências repaginadas em moldes do estilo atual, o que demonstra a vitória da liberdade de escolha e de expressão que as gerações anteriores conquistaram.

E nada mais justo que relembrar e homenagear essas

gerações de 80, 70, 60 e principalmente a de 50, tão presente nesta primavera-verão que surge nas vitrines, resgatando características e valores tão enraizados, mas poucos conhecidos em nossas personalidades e consequentemente em nossas escolhas.

06

Escolha por você. Seja livre e con-

strua seu estilo... Priscila Zanon Colunista de moda


Coleção Primavera•Verão 2013

Profº Felisberto Almada, 185 3972.0172

Anos Dourados Essa tendência se inspira no estilo de vida e beleza da mulher dos anos 50. É feita para a mulher que gosta de buscar no passado e em mulheres mais maduras inspiração para sua vida e guarda roupa. Essa tendência é ligada a estética cinematic.

Magbiju R. Iria Alves, 95 3972.2028


Eternizando momentos. Bouquet da noiva desidratado e moldurado.

16 9243 4883 (Joice) 16 9227 9207 (Marco)

R. Adhemar Ferreira da Silva, 590 jmariaz@hotmail.com


Coleção Primavera•Verão 2013 Transparência e colorido A palavra chave das transparências é a leveza. As peças são arquitetadas para oferecer conforto para quem usa. O colorido, marcado em outras estações, continua em alta, garantindo a alegria e o romantismo da estação.

Cor da Pele R. Cel José da Silva, 228 3234.5563

Maçã Verde Calçados R.Iria Alves, 235 3972.3136


REVISTA

Se você faz ballet, e é maior de 16 anos, participe da seleção para um ensaio fotográfico que a revista expressa mais estará realizando em setembro. contato@expressamais.com.br


equilíbrio Os mitos e o homem contemporâneo A Expressa Mais acompanhou a palestra da psicoterapeuta Ana Luiza Feres, que aconteceu no Espaço Cultural A Coisa em Agosto “Jung e o Homem Contemporâneo – uma leitura através do Mito de Sísifo”, e traz nessa entrevista algumas ideias de porque às vezes sentimos como se a vida fosse apenas um esforço repetitivo e rotineiro sem um objetivo maior e alguns caminhos para nos libertar disso para uma vida mais leve e prazerosa.

Vamos começar falando sobre quem é Sísifo? E por que ele nos ajuda a entender o homem atual?

Só a coragem de romper, fechar ciclos, transformar-se é que de fato liberta.

Sísifo ousou desafiar os deuses para realizar seus desejos. No Mito, depois de várias situações de confronto com os deuses, Sísifo é capturado e condenado a rolar uma pedra montanha acima, apenas para vê-la rolar montanha abaixo justo antes de alcançar o cume, e infinitamente recomeçar seu trabalho. No Mito, quando Sísifo desafia a morte e os deuses, únicos com esse poder, ele desafia a ordem das coisas, colocando seu desejo acima do desejo dos deuses e nessa luta com os deuses Sísifo não se entrega. Morte, Vida. Homem, Deus. Trabalho externo e interno. O mito de Sísifo pode estar nos falando de todas essas dicotomias da vida cotidiana que nós, homens contemporâneos, enfrentamos. Quando desafiamos a morte na busca pela eterna juventude, estamos deixando Sísifo se manifestar em nós? Não queremos morrer, queremos vencer os deuses. Mas como seria a vida sem a perspectiva da morte? Por que a expressão “trabalho de Sísifo” parece nos falar de um trabalho árduo e sem sentido?

Porque o grande símbolo do castigo de Sísifo é esse, de um trabalho repetitivo, cansativo e sem sentido, pois a pedra nunca vai chegar ao cume da montanha. Mas aí é que está o segredo. No Mito a pedra nunca vai chegar ao cume, mas na vida sempre há essa possibilidade, se conseguirmos, ao longo do processo, fazer as mudanças necessárias para isso. A repetição de experiências, padrões de comportamento e situações na nossa vida, é necessária à tomada de consciência, já que não conseguimos absorver de cada experiência vivida, todo ensinamento que ela traz. No processo terapêutico, por exemplo, há uma repetição criativa de situações, pois a evolução é uma espiral que parece sempre voltar ao mesmo ponto. Mas a cada nova experiência, fica diferente a manifestação, o sentimento, o complexo.

12

expressamais.com.br


A paralisia no mesmo lugar é uma forma de morte, pois sem possibilidade de conclusão de ciclos, não há vida. Fechar ciclos é que transforma, gerando a energia potencial para novos projetos. Mas o homem contemporâneo parece ter grande dificuldade em abrir mão de algo existente para que um novo venha, ainda que esse algo de hoje seja insatisfatório. Saber até quando lutar, persistir numa situação e quando reconhecer que é sensato entregar-se, ceder, largar a pedra e seguir adiante é a grande questão... Pois é, o que acontece muitas vezes é que ficamos presos numa mesma luta constante, num mesmo objetivo, com a energia focada em uma única direção, sem avaliar as circunstâncias ao nosso redor, os sinais que a vida traz, por exemplo, e isso sim pode levar a uma morte em vida. Para a psicologia junguiana, é como se os deuses no mito fossem o equivalente ao nosso SELF – nossa totalidade psíquica, nosso eu mais profundo e verdadeiro – e Sísifo representa nosso EGO – nosso eu consciente, desejante, esse EU que achamos que somos. Na nossa vida, quando vivemos presos à pequena porção que sabemos de nós – o EGO – e não cedemos às mensagens e demandas do SELF, podemos viver uma versão muito limitada de nós mesmos, entende? É preciso dar voz a nossa intuição e desejos mais profundos para realizar o ser único que somos. Quantas vezes nossa voz interior mostra novos caminhos, mas temos medo, preguiça ou falta de coragem para seguir o chamado da nossa Alma e ficamos presos na eterna repetição de sintomas, desejos e frustrações? Só a coragem de romper, fechar ciclos, transformar-se é que de fato liberta.

Por Ana Luiza Feres Psicoterapeuta e Terapeuta Floral www.analuizaferes.blogspot.com

Próxima palestra:

Persona e Sombra – dois lados do SER na visão de Jung Data: 19/09 • Horário: 20:30 hs Local: Espaço Cultural A Coisa - R. Amador Bueno, 1300

13


Participe dessa festa de 15 á 30 de Setembro

A essência das flores momentos de encont e dos gostosos ro estão na Moda.

PANIFICADORA

vIDA NOVA

• café expresso • capuccino • lanches naturais • salgados e doces Padre Canuto Amarante, 467 • wi-fi • encomendas de pães de metro e mini salgados 3972-0530 • 3972-0048


10ª

Corrida e Caminhada

Pensando na importância de atividades ao ar livre e na integração entre seus alunos, a Superação realiza a 10ª corrida e caminhada. O educador físico da Superação Sport Center, Rogério Romano, incentiva a corrida e caminhada ao ar livre, pois é uma excelente forma de queimar calorias, trabalhar o sistema cardiorrespiratório e tonificar pernas e glúteos.

Conheça a Superação e entre para o time de pessoas saudáveis e em plena forma.

3972.1829 | Barão de Ataliba, 88 www.superacaosportcenter.com.br


DELIVERY

Facilite suas compras através do delivery. Compras sem sair de casa, ágil e eficiente.

Veja como é simples:

1º Passo

Recorte a página ao lado e escolha na lista produtos e as marcas que você precisa comprar.

2º Passo

Passe os itens de sua compra através do fone: 3972.4020 ou através do email: atendimento.supermix@hotmail.com

3º Passo

Agora é só esperar um pouco e receber suas compras no conforto do seu lar.

E para sua maior praticidade poderá efetuar o pagamento em dinheiro, cheque, ou nos cartões Visa e Mastercard.

Cel. José da Silva, 166 Bonfim Paulista

3972.4020 Entrega Gratuita


recorte aqui

Minha lista de compras mercearia

perecíveis

Açúcar___________ Achocolatado___________ Adoçante___________ Arroz___________ Azeite___________ Biscoitos___________ Feijão___________ Farinha de mandioca___________ Farinha de rosca___________ Farinha de trigo___________ Fubá___________ Sal___________ Café___________ Leite Condensado___________ Creme de leite___________ Maisena___________ Óleo___________ Maionese___________ Extrato de tomate___________ Ketchup___________ Mostarda___________ Temperos___________ Molho de pimenta___________ Gelatinas___________ Leite de coco___________ Coco ralado___________ Essências artificiais___________ Chás___________ Cereal matinal___________ Pão de forma___________ Batata palha___________ Macarrão___________ Sopa___________ Queijo ralado___________ Caldo de carne___________ Caldo de galinha___________ Ovos___________ Fermento___________

Margarina___________ Queijos___________ Iogurtes___________ Requeijão___________ Salame___________ Salsicha___________ Linguiça___________

higiene pessoal Sabonetes___________ Creme dental___________ Escova dental___________ Absorvente___________ Fio dental___________ Creme de barbear___________ Barbeador ___________ Loção pós-barba___________ Algodão___________ Desodorante___________ Xampu___________ Condicionador___________ Hastes flexíveis___________ Papel Higiênico___________ Água oxigenada___________

utilidades Papel-alumínio___________ Papel de PVC___________ Papel Toalha___________ Saq. para freezer___________ Guardanapo___________ Fósforo___________ Palito de dente___________ Velas___________ Lâmpadas___________

limpeza Sabão em pedra___________ Sabão de coco___________ Sabão em pó___________ Tira-mancha___________ Passa-fácil___________ Sapólio___________ Detergente___________ Desinfetante___________ Esponja de aço___________ Água sanitária___________ Limpa-vidros___________ Lustra-móveis___________ Limpa-tudo___________ Amaciante___________ Água sanitária___________ Inseticidas___________ Saco de lixo___________ Álcool___________ Luvas___________

hortifruti _________________ _________________ _________________ _________________ _________________ _________________

açougue

_________________ _________________ _________________ _________________ _________________ _________________ _________________

3972.4020 atendimento.supermix@hotmail.com


Academia Bomfim Atividades fĂ­sicas para todos os sexos e idades

Academia Academia Bomfim Bomfim Trav. Santa SilvĂŠria, 73 3972.0052 3972.0095


SORRIA Com as novas técnicas de clareamento dental

s o n a 9 1 nsformando

Tra alho em trab rriso. so

Dr. Roberto W. Coronatto • Cirurgião Dentista Profª. Drª. Elaine Coronatto • Cirurgiã Dentista

Clínica Geral | Endodontia | Periodontia | Dor Orofacial | Reabilitação Oral Implantes Dentais | Odontologia Estética | Clareamento Dental | Disfunção temporomandibular

Consultório em Bonfim Paulista: 3972.2233 • R. Prof. Felisberto Almada, 521 • Centro. Consultório em Ribeirão Preto: 3610.9946 • 3636.3681 • R. Dr. Álvaro Costa Couto, 71 • Centro.


C COMPUTADORES

A tecnologia ao seu alcance Informática.

Sistemas

Venda e Assistência Técnica de Segurança. Reciclagem de Cartuchos Alarmes, Câmeras para Venda de tonners Monitoramento de Imagens. Visite nossa loja virtual:

www.delege.com.br

3972.3902 - R.Cap.Joaquim Felix, 371 - Bonfim Paulista


direitos Financiamento de veículo e a cobrança abusiva de juros compostos (Anatocismo) Segundo a Fenabrave, agosto foi o melhor mês da história da Industria Automobilística. A marca recorde é de 420.101 unidades e representa aumento de 15% em relação ao mês de julho e de 28,3% em relação ao mês de agosto do ano passado. Com tantas facilidades para aquisição de veículo automotor, inclusive com incentivos fiscais concedidos pelo Governo Federal, muitas pessoas realizaram e estão realizando o sonho do carro zero através de empréstimos/financiamentos. Acontece que, logo após a realização do sonho, o cliente tem que se conformar com o pesadelo dos juros abusivos cobrados pelas instituições financeiras. Na prática quem financia integralmente um carro, no final de seu financiamento acaba pagando por dois veículos ou até mais. Isso ocorre devida a fórmula de cálculo realizada pelos bancos que utilizam o Sistema Francês de Amortização, conhecido como Tabela Price, onde os juros são capitalizados mensalmente, acumulando de forma exponencial os juros cobrados. Na prática, sem que o consumidor perceba e compreenda, a lei é burlada ao máximo para garantir os lucros exorbitantes abertamente divulgados das instituições financeiras, que deixam de observar o fato de que a lei veda a prática de capitalização de juros (Súmula 121 do STF). A receita é simples: R$ 1.000,00 aplicados na poupança pelo período de um ano resulta na quantia de R$ 1.089,66. Já o empréstimo/financiamento no valor de R$ 1.000,00, no mesmo período, chega a R$ 2.948,74. O Código de Defesa do Consumidor, ao definir os direitos básicos do consumidor, artigo 6º, inciso V, permiti a modificação de cláusula contratual que estabelece prestação desproporcional ou sua revisão em razão de fato superveniente que a torne excessivamente onerosa. Neste contexto, a Lei permite a discussão da dívida pela via judicial com a devida revisão das cláusulas abusivas, novo reassentamento contábil com a possibilidade de amortização do valor das parcelas e, em certos casos, até a quitação integral do financiamento. Portanto, caros leitores, devemos pensar e muito antes de contrair um financiamento, para não virarmos reféns das instituições financeiras com o pagamento de juros extorsivos. Para mais informações sobre este tema, ou sugestões, envie seu email para: contato@expressamais.com.br

21

expressamais.com.br

Dr. Vagner M. Leme Advogado civil, bancário, previdenciário e trabalhista


Espaço de cuidados com você.

porque fazer hidratação facial? •protege contra a poluição; •previne manchas; •evita o ressecamento; •melhora a luminosidade; •evita o envelhecimento precoce; •controla o brilho e a oleosidade.

Comprove os beneficios, e agende a sua visita

3972.1525 • 8167.3974


atualidade

Bonfim Paulista nas eleições 2012 Desde o processo de redemocratização no Brasil, ocorrido na década de 1980, os eleitores têm aprendido, a duras penas, como se dá a consequência de uma eleição sem a devida observação de quem são os candidatos. Assistindo ao horário eleitoral nota-se que falta a alguns candidatos, o mínimo de formação, muitos deles querem chamar a atenção com frases engraçadas, criando-se personagens na expectativa de cair na graça do eleitor. No distrito de Bonfim Paulista, onde a política parece ficar distante do centro das decisões, a população também tem despertado para a necessidade de ter seu representante nos meios políticos do município. Essa necessidade ficou evidente, de maneira particular nesta eleição de 2012, por um comício ocorrido no dia 25 de agosto, na praça Barão do Rio Branco, na área central. No evento, nove candidatos moradores locais puderam expor suas ideias, seu histórico e convencer os presentes sobre seu comprometimento na busca de soluções para os problemas na área pública. A Comissão Organizadora, formada por um grupo independente e suprapartidário, considerou positivo o resultado do evento,“Foi um exemplo de organização e respeito, tanto por parte dos candidatos, quanto do público presente, que ouviu as propostas apresentadas”, explica o advogado Osmar Tocantins Neto, um dos organizadores. Segundo dados do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), só no distrito encontram-se cadastrados 8.507 eleitores. Essa quantidade de votos é suficiente para eleger até três vereadores, dependendo das configurações partidárias e suas coligações, atendendo às regras do quociente eleitoral. Em Bofim Paulista, a cada eleição, várias pessoas registram candidaturas, além de outros candidatos que não residem no distrito, mas buscam uma fatia desses votos para somar e tornar possível a sua eleição, e isso acaba “pulverizando” os votos, e não elegendo ninguém.

23


O resultado dessa situação são mais quatro anos sem representante bonfinense na Câmara. O Objetivo do grupo organizador do comício é tentar eleger um vereador bonfinense, devido às muitas carências, que poderiam e deveriam ser atendidas pelo poder público. Voto Distrital Já houve quem defendesse a ideia do sistema de voto distrital para solucionar essa carência de representatividade nos municipios. O voto distrital é um sistema em que cada cidade é dividida por regiões. Os eleitores somente podem votar nos candidatos dessa região, ou seja, o eleitor está mais próximo do político no seu dia-adia. No sistema atual, os eleitores votam em candidatos que residem em outras regiões da cidade. Um exemplo que ilustra bem isso, na última eleição para deputado federal, o humorista Tiririca obteve em Ribeirão Preto 22 mil votos. Será que esse deputado irá lutar por benefícios para Ribeirão Preto? Este sistema de voto distrital existe em países como Estados Unidos, Itália, França e Alemanha. Porém, no Brasil democrático, o sistema distrital não teve defensores significativos. O projeto que defendia a adoção do sistema foi derrotado ainda na fase das subcomissões na constituinte de 1988. Atualmente, contudo, há um movimento civil apoiado por diversos setores da sociedade e meios de comunicação que defende o voto distrital como uma medida para incentivar e aperfeiçoar a participação política no país. Enquanto isso Antes que haja mudanças significativas no sistema eleitoral, cabe aos eleitores locais, neste pleito de 2012, conhecer as propostas, a pessoa, formação acadêmica, familiar e o trabalho de cada candidato. O voto é a grande ferramenta que a democracia nos fornece para que se faça a justiça social. Enquanto não houver essa conscientização coletiva, o distrito de Bonfim Paulista ficará mais quatro anos às margens das principais decisões políticas do município, e distante de possíveis benefícios sociais que poderiam ser reivindicados.

Adilson Baptista Jornalista


STAR móveis

Festival de Camas

Tudo em 6x Parcelamento no cheque ou cartão - A vista 10% desconto. Válido de 15/09 á 10/10.

R. Antonieta Pucci Pippa, 217 - 3972•2779 Venha morar em Bonfim Paulista e desfrute do bem estar de morar na região que mais valoriza. Melhor m2 da região.

•Apto com 89,90m2 de área útil •3 Dormitórios • Suíte. •2 Aptos por andar • Sacada gourmet • 4 Andares • Elevador • Medição individual • 2 Vagas cobertas Vendas Nova Ribeirão Imóveis - Fone: 3443.6700 / 9117.9657 www.novaribeiraoimoveis.com.br

A procura de lotes comerciais? A região mais valorizada do mercado imobiliário, zona sul de Ribeirão Preto. Lotes a partir de 250m2 por um preço inferior ao de mercado R$199.900,00. Próximo do Shopping Iguatemi. Grande expansão urbana. Alphaville Urbanismo.


Vai casar! Festa é com a equipe da Carlito´s Eventos - Decoração e Cerimonial Tudo o que você precisa para fazer uma festa do básico ao clássico, no seu estilo e sonho. Decoração e enxoval completos, organização e assessoria do evento com equipe treinada de cerimonialistas. Fotografia e Filmagem com profissionais de qualidade para todos os tipos de evento (mês do bebê, festa infantil, 15 anos e casamentos).

Venha conferir e fazer seu orçamento com nossa equipe! Carlito´s Eventos (16) 3972 0079 carlitoseventos2010@gmail.com Mariana Manço Fotografia (16) 3972 0409 / 8198 6847 Rua : Professor Felisberto Almada, 527 Centro - Bonfim Paulista/SP


cultura Programe-se Música no SESC Ribeirão O SESC de Ribeirão Preto recebe no dia 20 de setembro, às 21h, o Show “Mistura Boa”, do Projeto Fuá. Neste show de lançamento do seu primeiro CD, o coletivo Projeto Fuá, formado por alunos e ex-alunos do Instituto de Artes da UNICAMP, apresenta músicas autorais inspiradas nos oito anos de pesquisas realizadas pelo grupo. O evento acontece no Galpão de Eventos. Os ingressos ficam entre R$ 2,50 e R$ 10,00. Informações pelo site do SESC ou pelo (16) 3977447. A classificação do evento é 16 anos.

Branca de Neve e os 7 anões no Pedro II Estará em cartaz, de 20 a 23 de setembro, no belo Theatro Pedro II, o espetáculo Branca de Neve e os sete anões. Em 90 minutos, o clássico infantil, inspirado no conto dos irmãos Grimm, mostra a história da pura princesa Branca de Neve, alvo da ira da Rainha Má. O projeto contempla grandes produções no estilo Broadway. A conhecida história, com final feliz, traz às crianças diversos recursos como gelo seco, levitações, ilusionismo, telões em 3D, explosões, lutas de espadas e até aromas. A classificação é livre e a peça conta com sessões especiais para escolas. Os ingressos tê preços entre R$45,00 e R$ 140,00.

Centro de Ribeirão em destaque na 4ª Mostra Gira- Sola

28

De 24 a 29 de setembro o SESC Ribeirão Preto realiza a 4ª Mostra Gira-Sola. Nesta quarta edição, a Mostra terá o centro da cidade de Ribeirão Preto como palco de seus espetáculos. Casarões, bibliotecas, praças e centros culturais serão ocupados por uma intensa programação de teatro, dança, performance, música, oficinas, manifestações e folguedos populares, literatura e cortejos. É a Mostra Gira-Sola voltando o olhar para o centro da cidade, seus patrimônios e sua história. Girando e revirando as possibilidades de movimentos e encontros. Correalização: Grupo Teatral Engasga Gato e SESC. Informações pelo 3977 4477 ou email@ribeirao.sescsp.org.br. expressamais.com.br


REVISTA

Orquestra Filarmônica Gospel no Municipal O Teatro Municipal de Ribeirão Preto recebe no dia 25 de setembro, às 20h, o concerto “Jubilosos, te adoramos”, da Orquestra Filarmônica Gospel. São cerca de 50 componentes que executarão obras sacras, em uma roupagem contemporânea. A entrada é 01 kg de alimento não perecível. A troca do alimento pelo ingresso deve ser feita até uma hora antes do evento, na bilheteria do teatro, que fica no Morro do São Bento.

O Auto da Compadecida Os eternos Chicó e João Grillo podem ser vistos novamente na peça “O Auto da Compadecida”, no dia 28 de setembro, às 9h30 e às 20h30, no Pedro II. A peça faz parte da programação do 8º Festival de Teatro TPC (Teatro Popular de Comédia). A obra foi escrita por Adriano Suassuna, e nessa interpretação do TPC conta com a sonoplastia de Marco Guido e direção de Noir Jaime Evangelista. Ingressos: 20,00 inteira e 10,00 meia. Classificação: 10 anos.

Rod Hanna on Broadway: O musical dos musicais O sucesso gigantesco de dois shows com o mesmo nome realizados em agosto, fez com que a dupla ribeirão-pretana Rod Hanna repetisse a dose em setembro: “Rod Hanna on Broadway - O Musical dos Musicais” acontece novamente no Pedro II, no dia 30 de setembro, às 18h30. Gênero: Flashback. Classificação: livre. Informações: (16) 3977 8111.

expressamais.com.br

29


recordações Beijocas F.C. Os que vivenciaram a juventude dos anos 1970 e 80 conhecem bem o nome Beijocas F.C. e guardam na memória as lembranças dos jogos de futebol, ocorridos no campo do Bonfinense. A cada quatro anos, os jogadores daquela época disputam uma partida comemorativa, com o intuito de reunir os amigos numa grande confraternização. Este ano os integrantes se reencontraram para sentir o prazer da disputa saudável. Para homenagear a memória de amigos que já partiram, os times, neste ano, foram denominados “Ditão” e “Guim”, cujos treinadores foram Antônio Pereira Neto e Tico Menegucci, respectivamente. No placar final, vitória da equipe “Guim” por 2 x 1. O Beijocas F.C. era formado pelos amigos Ricardo A. Alves Jr, Tito, Vicente, Braga, Mauro e Trem Feio (in memorian), e animou muito a juventude daquela geração. Bonfim Paulista teve suas ruas alegradas pelas carreatas após as vitórias, que foram muitas. De 1979 a 1989 o time conquistou títulos nos campeonatos internos do distrito e da região, entre os times do Juventude F.C, 3M do Brasil, Capão da Cruz, Fazenda Santo Antônio, Entre Rios, Banco Itaú, Os veteranos, entre outros. A torcida que contava com batuques, bandeiras e até blocos de carnaval, ficava sob o comando animado de Rodrigo A. Alves. Essa atividade saudável reuniu e formou famílias, pois foi durante as partidas e suas comemorações que os irmãos Ricardo, Renato, Ronaldo conheceram suas esposas. Ricardinho, presidente e idealizador do Beijocas F.C., diz que o time, fundado em 1978, surgiu como uma opção de lazer. “Bonfim Paulista era muito carente de atividades esportivas e de entretenimento, e assim, com o pouco que tínhamos, nos organizamos e nos divertimos muito”, diz. O time juvenil que teve seu nome inspirado no veterano “Paqueras”, preserva as raízes da amizade e comemoram em família, as alegrias que desejam passar para outras gerações.

30

expressamais.com.br


Terça e Quarta

Chopp em dobro Rodízio de Lanches. e Futebol

Todo dia é dia de Comida de Buteco a partir de R$ 2,80. Espetinhos a partir R$ 2,50.

E nos fins de semana tem música ao vivo e muito mais Não cobramos taxa de garçom. Porções e pratos a La carte a partir de R$ 12,00. Entregas a domicilio.

R. Izokiti Menoara, 170 Disk entregas: 3972.2892 / 3972.0326


Revista Expressa Mais | Edição 13 - Setembro 2012