__MAIN_TEXT__

Page 1

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

2008/2011

Av. Paulista, 453, Cj. 71 Cep: 01311-907 São Paulo SP Brasil tel: 55 (11) 3289 7555 fax: 55 (11) 3287 9624 info@anfacer.org.br www.anfacer.org.br


APRESENTAÇÃO Este documento tem por objetivo informar, aos associados e ao mercado, sobre as principais ações da Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos - ANFACER, durante o período de gestão 2008/2011. Todas as atividades desenvolvidas obedecem, plenamente, aos preceitos estatutários que regem a Entidade e refletem antes de tudo as orientações soberanas de seu Conselho de Administração. Em essência, as iniciativas relatadas têm como foco a conquista de ganhos de competitividade e a ampliação de mercado para a indústria de revestimentos cerâmicos nacional. É importante referir que esse foi um período de profundos contrastes. De um lado, a indústria nacional se consolidou como o segundo maior produtor mundial de revestimentos. De outro, o mundo enfrentou uma crise sem precedentes, impactando notadamente o setor construtivo e arrefecendo fortemente a demanda internacional. No entanto, vale ressaltar que o comportamento do setor nacional apresentou um saldo positivo, crescendo nos últimos anos a elevados índices e com um mercado interno em franca expansão. Cumpre, ainda, destacar e agradecer o relevante papel desempenhado pelos membros dos Conselhos de Administração e Fiscal, cujo apoio a todas as iniciativas e decisões tomadas no âmbito da ANFACER foi decisivo para o fortalecimento da Entidade.

Edson Gaidzinski, Jr. Presidente do Conselho de Administração ANFACER

1

1


CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Presidente Edson Gaidzinski Júnior (Eliane) Vice-Presidente João Oscar Bergstron Neto (Carbus) Vice-Presidente Marcus Maimone Ramos de Sena Pereira Junior (Pamesa) Vice-Presidente Murilo Ghisoni Bortoluzzi (Itagres) Conselheiros João Paulo Borges de Freitas (Cecrisa) Cesar Gomes Junior (Portobello) Marcos Sardas (Gyotoku) Celso Cavalli (Incepa) Fernando Prata (Gail) Luis Antonio Lanzi (Lanzi) Renato Antonio Casagrande (Casagrande) José Nilson Crispim Junior (Elizabeth)

CONSELHO FISCAL Efetivos Caio Albino de Souza (Chiarelli) Ricardo Remor de Oliveira (Ceusa) Vinícius Salomone Buschinelli (Buschinelli) Suplentes Itamar Arraias Fior (Cecafi) José Luiz Battistella (Batistella) Sadi Paulo Castiel Gitz (Escurial)

2


MISSÃO

VISÃO

3

Exercer sua capacidade institucional de representatividade da indústria cerâmica nacional visando alavancar competitividade e ampliar mercados para o setor, contribuindo com o esforço de desenvolvimento do país.

Promover a internacionalização do setor, a difusão de conhecimento e a oferta de oportunidades ao conjunto das empresas fabricantes de revestimentos cerâmicos do país.

3


SUMÁRIO

4

1.

Ações Institucionais.......................................................................................................... 6

2.

Programa de Competitividade..................................................................................... 10

3.

Ações de Inteligência e Mercado.............................................................................. 12

4.

EXPO REVESTIR.................................................................................................................. 14

5.

Fórum Internacional de Arquitetura e Construção......................................... 18

6.

Normas Técnicas........................................................................................................... 20

7.

Ações Internacionais................................................................................................... 22

8.

Ações de Marketing e Mídia..................................................................................... 26

9.

Ações Tributárias............................................................................................................ 28

10.

Gestão Financeira ANFACER....................................................................................... 29


5

5

SUMÁRIO


1. Ações Institucionais No exercício de suas atribuições de representação institucional, a ANFACER desempenhou um importante trabalho para o conjunto das indústrias de revestimentos cerâmicos nacional.

Vale destacar: • Ações permanentes junto a órgãos governamentais e outras entidades oficiais visando o encaminhamento e a defesa de assuntos de interesse do setor; • Fortalecimento da imagem do segmento cerâmico brasileiro; • Participação em fóruns e eventos nacionais e internacionais; • Desenvolvimento de parcerias estratégicas para o setor cerâmico.

6


7

7


Ações Institucionais Nacionais • ANFACER ocupa Diretoria na Fiesp – DECONCIC • Construbusiness – Conteúdo e Patrocínio • Energia e Gás Natural –Seminários e Reuniões de trabalho com Petrobrás e Parceiros • Comitês de Desenvolvimento da Construção Civil COMIN – Comitê da Indústria da Mineração CONCIC – Comitê da Indústria da Construção Civil PBQP-H – Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat • Interação com outras Entidades Entidades Regionais: ASPACER, ASULCER e ANCER Parcerias Estratégicas: SEBRAE, CNI, FIESP, CIESP, CBIC, IAB, ABD, AsBEA, ABRAMAT, ANAMACO, Sinduscon, SEBRAE e outros. • Relação com Órgãos Governamentais MDIC, Ministério de Relações Exteriores, Ministério da Fazenda, Casa Civil, Congresso Nacional, Ministério de Minas e Energia, Ministér io das Cidades e BNDES.

Internacionais • Fórum Mundial dos Países Produtores de Cerâmica • Relação com Associações e Países Produtores Industrieverband Keramische Fliesen und Platten e.V. (Alemanha) Australia Ceramic Society (Austrália) Camara Argentina de la Construccion (Argentina) China Building Ceramics and Sanitary Ware Association (China)

8

Camara Colombiana de la Construcción (Colômbia) ASCER (Espanha) ITC – Instituto de Tecnologia Cerâmica (Espanha) TCNA – Tile Council of North America (EUA)

FOshan Ceramic Industry Association (China)

Chambre Syndicale Du Carreau Ceramique de France (França)

China Ceramic Industrial Association (China)

CSTB (França)

Asosiasi Aneka Industri Keramik Indonesia (Indonésia) Confindustria Ceramica (Itália) ACIMAC (Itália) Japanese Ceramic Tile Association (Japão) Ceram (Reino Unido) Turkish Ceramics Federation (Turquia) Taiwan Ceramic Industries Association (Taiwan)


9

9


2. Programa de Competitividade

A proposta de um Programa de Competitividade Setorial busca sistematizar um conjunto de ações conduzidas pela ANFACER com o propósito de adensar competitividade à indústria de revestimentos cerâmicos nacional e ampliar o mercado para seus produtos. Igualmente, visa minimizar os efeitos danosos provocados pela concorrência desleal.

O Programa é constituído por seis macro-ações:

2.1. Realinhamento Estratégico da ANFACER Construir uma visão setorial de longo prazo para a indústria cerâmica brasileira, projetando as grandes tendências para o setor de revestimentos e propondo plano de ações estratégicas para guiar a atuação da ANFACER nos próximos anos.

2.2. Política Setorial de Tecnologia e Sustentabilidade O objetivo desta ação é gerar um diferencial de competitividade para a cerâmica de revestimentos nacional através da adoção de uma política setorial consistente de sustentabilidade e a difusão de tecnologias adequadas.

2.3. Programa de Qualidade de Produtos e Processos Visa melhorar as condições de competitividade da indústria nacional de revestimentos por meio de iniciativas orientadas ao fortalecimento normativo do setor, com ações tais como: • Requisitos para Avaliação de Conformidade do Porcelanato – RAC; • Profissionalização do Assentador Cerâmico; • Normatização do Processo de Instalação de Revestimentos Cerâmicos; • Revisão e Atualização das Normas Existentes; • Participação ativa do Brasil no ISO/TC-189; • Criação do CB de Placas Cerâmicas junto à ABNT; • Análise Periódica da Conformidade dos Produtos Comercializados; • Elaboração de Projeto de Classificação dos Produtos por Adequação ao Uso; • Análise de Normas Estrangeiras de Produtos, Processos, Embalagem e Marcação. 10


2.4. Sistema ANFACER de Monitoramento de Importações Objetiva criar condições de equilíbrio competitivo entre produtos nacionais e importados, visando preservar o mais possível a indústria nacional de concorrências desleais, através das seguintes ações: • Acompanhamento Estatístico das Importações; • Implementação de Medidas de Defesa Comercial; • Interação com a Fiscalização da Receita Federal; • Treinamento nos Portos; • Análise Técnica de Produtos Importados; • Acompanhamento de Disputas Judiciais sobre Produtos Importados; • Abertura de NCMs Específicas para o Porcelanato; • Revisão do Valor de Pauta Mínima.

2.5. Programa Setorial para o Incremento do Consumo de Revestimentos Cerâmicos Conjunto de estratégias setoriais orientadas ao estímulo do consumo de revestimentos cerâmicos considerando os seguintes segmentos prioritários: • Habitação de Interesse Social - Case C.D.H.U. • Estreitar Relacionamento com Canal Engenharia • Arquitetura e Design: Disseminação de Tecnologia BIM • Fachadas • Sistema de Avaliação de Crédito a Clientes

2.6. Comitê Setorial do Gás e Energia Um dos temas mais estratégicos para a indústria de revestimentos cerâmicos é energia. Foi criado um grupo setorial com o propósito de acompanhar todos os assuntos relacionados ao gás natural que digam respeito ao segmento cerâmico, bem como propor estratégias e ações visando a defesa dos interesses setoriais no que se refere a energia.

11

11


3. Ações de Inteligência e Mercado

Conjunto de iniciativas desenvolvidas pela ANFACER visando condições mais favoráveis de competitividade, com ênfase na gestão do conhecimento e informações de mercado. Cumpre destacar as principais ações:

3.1. Sistema de Inteligência de Mercado (SIM) Objetiva disponibilizar informações atuais e importantes de mercados para auxiliar os associados da ANFACER em seus processos de tomada de decisão. Tem como princípios:

- Disseminação da cultura de uso de informações - Oferta de informações relevantes e atualizadas - Tecnologia acessível em ambiente amigável - Relatórios e análises objetivas e úteis - Treinamento integrado às funcionalidades Número de acessos: 3.370 Treinamentos realizados: 9 Habilitações: 1.157 36 Pesquisas de preços e 160.000 ítens coletados

12


3.2. Censo Tecnológico Setorial A ANFACER - com apoio da ACIMAC (Itália), da Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira e do CCB - realizou o I Censo Tecnológico do Setor de Revestimentos Cerâmicos do Brasil, maior estudo do gênero já realizado para a indústria cerâmica nacional.

3.3. Reuniões de Mercado Com periodicidade trimestral, foram realizadas reuniões de mercado durante as quais os empresários e principais executivos da indústria discutem os resultados e as tendências do setor.

3.4. Pesquisas de Mercado Foram desenvolvidas pesquisas e prospecções em mercados de interesse do setor cerâmico brasileiro, com destaque para: Arábia Saudita, Angola, Dubai, Reino Unido, França, Índia, Rússia, África do Sul e países do Caribe.

13

13


4. EXPO REVESTIR

A EXPO REVESTIR se consolidou, neste período, como o maior evento de soluções em revestimentos da América Latina e uma das quatro feiras mais importante do mundo em seu segmento.

40mil

Mais de

profissionais

14


60

países

O evento cumpre seus compromissos de gerar negócios, promover a integração setorial, disseminar conhecimento e troca de experiências, internacionalizar o setor e ser a fonte primária de recursos da ANFACER.

exporevestir.com.br

15

15


EXPO REVESTIR As tendências e os lançamentos apresentados na EXPO REVESTIR e a integração com o FÓRUM INTERNACIONAL DE ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO conferiram aos eventos o conceito de:

“A FASHION WEEK DA ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO”

Visitantes internacionais por continente*

15% Europa

6% América do Norte

7% América Central

64% América do Sul

Área de atuação dos visitantes* Loja / Revendas 13%

Engenharia / Construtora 10% Governo / Associação 2%

Administrativo 4% Mídia / Imprensa

Mídia/imprensa 1%

Comercial 6% Fabricantes 9% Outros 4%

16

Arquitetura e Design de Interiores 51%

2,5% África


5% テ《ia

0,5% Oceania

*Dados da ediテァテ」o 2011 da EXPO REVESTIR

17

17


5. Fórum Internacional de Arquitetura e Construção O Fórum Internacional de Arquitetura e Construção, realizado simultaneamente à EXPO REVESTIR, é iniciativa importante da ANFACER, que qualifica a visitação à feira.

Reunindo especialistas nacionais e estrangeiros renomados nas áreas de arquitetura, design, materiais e construção, o Fórum transformou-se no maior evento de conteúdo no segmento da construção civil do país, com grande repercussão nacional e internacional.

18


Importantes nomes internacionais participam a cada edição do Fórum. Estiveram presentes como palestrantes: Eliana Bormida e Mario Yanzon (Argentina), Bernd Rieger, Carlos Alberto Júlio, Daniel Vivona, Maurício Linn Bianchi (Brasil), Ma Yansong (China), Greg Sang (Dubai), Gustavo Mallol, Javier García Ten, Miguel Ruano e Patrícia Urquiola (Espanha), Charles Thornton, Daniel Libeskind, George Elvin, Henry Petroski, Kimberly Sheppard, Michael Gabellini e Richard Macri (EUA), Henri Ciriani (França), Lars Spuybroek (Holanda), Asa Bruno e Julieann Humphryes (Inglaterra), David Fisher, Federica Bondioli, Francesco Morace, Giovanni Baldi, Guido Nasseti, Massimo Iosa Ghini, Massimo Morozzi e Michele Dondi (Itália), Eduardo Souto de Moura e Gonçalo Byrne (Portugal), entre outros.

19

19


6. Normas Técnicas

A ANFACER sempre esteve comprometida com a qualificação do setor e de seus produtos, mobilizando e conscientizando para a conformidade com padrões internacionais de qualidade.

Entre as principais ações desenvolvidas, cumpre destacar: • Atualização das Normas de Placas Cerâmicas • Gestão do PBQP-H • Revisão do RAC da Norma 13.818 – Placa Cerâmica • Perfil Profissional para o Assentador Cerâmico (Norma e RAC – Publicados e Aprovados) • Participação na ISO Internacional: Xian (China), Sydney (Austrália) e Cidade do México (México)

20


21

21


7. Ações Internacionais

Anualmente, a ANFACER, com o apoio da APEX BRASIL, desenvolve uma extensa agenda de participações em feiras e eventos internacionais . A constante presença da indústria brasileira nos mais importantes acontecimentos mundiais de interesse do setor, tem sido fator fundamental na consolidação da marca e ampliação de mercados para os produtos nacionais.

7.1 Projeto APEX Através de parceria estratégica construída com a APEX BRASIL, a ANFACER exerce hoje um papel importante como vetor de inserção do setor no mercado internacional, com foco na promoção da marca brasileira e no incremento das exportações setoriais. O Projeto APEX em vigência prevê ações relativas a: • Participação em Feiras Internacionais; • Material Promocional; • Inteligência Comercial; • Projeto Comprador e Imagem; • Rodadas de Negócios no segmento de Arquitetura; • Brasil Ceramic Tile Experience O desempenho da ANFACER junto à APEX na execução e na gestão dos projetos tem sido referência entre os mais de 70 setores apoiados pela Agência. Em 2008, a Associação recebeu o Prêmio APEX BRASIL de Excelência em Exportação.

22


7.2. Feiras e Eventos ( 2008 a 2011) Architetonika

Turim - Itália

Arc Interiors

Newport Beach, Miami - EUA

• CERSAIE 2008, 2009 e 2010

Arch Middle East

Limassol - Chipre

Arc US

Los Angeles, Marina Del Rey, Bonita Springs - EUA

• BIG FIVE 2008, 2009 e 2010

Batimat - Paris

Paris - França

Batimat - Expovivienda

Buenos Aires - Argentina

• CEVISAMA 2009, 2010 e 2011 Brasil Casa Design

Buenos Aires - Argentina Cidade do Panamá - Panamá

Cersaie

Bolonha - Itália

• BATIMAT – Expovivienda 2008, 2009 e 2010

Cevisama

Valência - Espanha

Convenção AIA

Boston, São Francisco, Miami - EUA

Edifica

• Material Promocional 2008, 2009, 2010 e 2011

Fórmula Indy

Santiago - Chile Sonoma - EUA

2010 e 2011 Interbuild• Arc-Interiors 2009, Johanesburgo - África do Sul London Festival of Architeture

Londres - Reino Unido

• Fórmula Indy 2009 e 2010 Saud Build Riyadh - Arábia Saudita

23

Salão do Móvel de Milão

Milão - Itália

Tecnargilla

Rimini - Itália

The Big 5

Dubai - Emirados Árabes

The Tile and Stone Show

Londres - Reino Unido

UIA

Turim - Itália

23


7.3. BCTE 2011 – Brazil Ceramic Tile Experience O BCTE é uma iniciativa inovadora e diferenciada da ANFACER, com apoio da APEX BRASIL, que visa promover uma maior aproximação da indústria nacional com distribuidores de revestimentos no mercado norte-americano e canadense. Com foco em negócios e no fortalecimento da imagem da indústria brasileira de revestimentos, o BCTE promove encontros e networking entre fabricantes e importantes compradores da América do Norte. Seu propósito é manter uma presença ativa dos revestimentos cerâmicos brasileiros e da marca BRASIL naquele importante mercado. • Site: www.bcte-event.com • Data: de 19 a 22 de maio de 2011 • Local: Hotel Eden Roc, Miami Beach/FL, EUA

7.4. Projetos ARC Mais uma importante iniciativa, com apoio da APEX BRASIL, é o circuito de rodada de negócios desenvolvida com grandes escritórios de arquitetura e design de interiores no exterior. Ao longo dos últimos anos, foram realizados 06 eventos nos seguintes locais: Newport, Marina del Rey, Miami, Bonita Springs, Califórnia (EUA) e Limassol (Chipre).

7.5. Projetos ARC 24


7.5. Projeto Comprador e Imagem O Projeto Comprador e Imagem, realizado com o apoio da APEX BRASIL, se consolidou nos últimos anos como dos mais eficazes instrumentos de promoção comercial, ampliação de mercado e formação de conceito internacional para indústria brasileira de revestimentos. Realizado sempre no período da Feira EXPO REVESTIR, nos últimos três anos vieram ao Brasil cerca de 300 convidados internacionais, entre compradores estrangeiros, jornalistas e formadores de opinião, provenientes de 52 países.

25

25


8. Ações de Marketing e Mídia Nos últimos três anos, a ANFACER fez intenso uso da mídia como fator de divulgação das atividades setoriais, formação da imagem do setor, consolidação de mercados e promoção internacional. Inúmeras ações foram desenvolvidas, entre elas:

Painel ANFACER – 31 edições

Produção de 215 Press Releases e Notas para a Imprensa

09 Matérias em Mídia Televisiva Geração de 2.220 publicações para as diversas formas de mídia 26


Campanha Institucional “Brasil Diversidade em Revestimentos

Edição do Portifólio ANFACER 2008, 2009 e 2010 (10.000 exemplares)

Materiais de divulgação e apoio: Mini Portifólios, CDs de vídeo/ música, Cordões, Pastas, Convites e Midia Kits.

Novo Portal Brazil Ceramic Tiles

Vídeos Institucionais ANFACER, EXPO REVESTIR e Fórum - 17 Portifólio Eletrônico Associados ANFACER - 210 vídeos em 3 idiomas 27

27


9. Ações Tributárias A ANFACER desempenhou papel relevante em inúmeras ações articuladas, em diferentes instâncias, que resultaram em conquistas importantes para o setor, estabelecendo condições tributárias mais favoráveis para o segmento produtivo. Cumpre destacar:

Ex-tarifário • Realização de 21 processos de ex-tarifários para a redução de imposto de importação para bens de produção; • Economia de mais de € 1,5 milhões para os associados em 3 anos.

ICMs • Gestão do Processo de Substituição Tributária em vários Estados.

IPI • Redução do IPI de 10% para 0% para todos os produtos do setor.

28


Percentual

Percentual

12.00%

10.35%

10.00%

8.97% Relação entre custo de colaboradores e receita administrada

8.00% 16.00% 14.92% 6.00% 14.00% 4.00% 12.00% 10.35% 2.00% 10.00% A ANFACER manteve e aprimorou seus mecanismos de gestão8.97% 0.00% financeira. Oferecendo um controle cada vez mais eficaz de suas 8.00% 2005 2006 2007

10. Gestão Financeira ANFACER

contas, deu garantia e segurança às análises fiscais e solidez na Ano condução administrativa da Entidade.

6.00% 4.00% 2.00%

Meses de Sustentabilidade

0.00% 2005 25.28

Número de Meses

Número de Meses

30.00 25.00

2006

2007 27.85

Ano 23.53

20.00 15.00 10.00 30.00 5.00 25.00 0.00 20.00

Meses de Sustentabilidade 25.28

Ano

2008

27.85 23.53 2009

2010

15.00 10.00 5.00

Importante medida, referendada pelo Conselho de Administração, foi a criação 0.00 do “Colchão Financeiro” para a ANFACER. Essa iniciativa garante reservas Índice de Liquidez Ano 2008 2009 Geral 2010 financeiras para a manutenção da Entidade pelo período equivalente a 24 meses 3.00 de suas necessidades de caixa. 2.50 2.01

Valores

2.00

2.02 1.70

1.50

Índice de Liquidez Geral

1.00 3.00 0.50 2.50

Valores

0.00 2.00

2.01

2.02

Ano

2008

1.70 2009

Ano

2008

2009

2010

2010

1.50 1.00 0.50 0.00

29

29


ASSOCIADAS ANFACER

30

ALMEIDA www.ceramicaalmeida.com.br

CEUSA www.ceusa.com.br

ANGELGRÊS www.angelgres.com.br

CHIARELLI www.chiarelli.com.br

ANTIGUA www.antigua.com.br

CRISTOFOLETTI www.ceramicacristofoletti.com.br

ARBE www.arbeceramica.com

DURAGRES www.grupodelta.com.br

ATLAS www.ceratlas.com.br

ELIANE REVESTIMENTOS CERÂMICOS www.eliane.com

BATISTELLA www.batistella.com.br

ELIZABETH 
 www.ceramicaelizabeth.com.br

BIANCOGRÊS www.biancogres.com.br

EMBRAMACO www.embramaco.com.br

BUSCHINELLI www.buschinelli.com.br

ESCURIAL www.escurial.com.br

CARBUS www.carbusceramica.com.br

GABRIELLA www.gabriellanet.com.br

CARMELO FIOR www.carmelofior.com.br

GAIL ARQUITETURA EM CERÂMICA www.gail.com.br

CASAGRANDE www.rcasagrande.com.br

GISELI www.giseli.com.br

CEJATEL www.cejatel.com.br

GYOTOKU www.gyotoku.com.br

CERAL www.ceralpisos.com.br

INCEFRA www.incefra.com.br

CERÂMICA PORTINARI www.ceramicaportinari.com.br

INCEPA www.incepa.com.br


31

INCESA www.incesa.ind.br

NINA MARTINELLI www.ninamartinelli.com.br

INCOPISOS www.incopisos.com.br

PAMESA www.pamesa.com.br

INTI www.intinet.com.br

PISOFORTE www.pisoforte.com.br

ITAGRES www.itagres.com.br

PORCELLANATI www.porcellanati.com.br

JATOBÁ www.jatoba.com.br

PORTOBELLO www.portobello.com.br

KERA CERÂMICA www.keraceramica.com.br

PORTO FERREIRA www.ceramicaportoferreira.com.br

LANZI www.lanzi.com

PORTO VELHO www.cerbras.com.br

LEF www.lef.com.br

SAVANE www.savane.com.br

LEPRI FINAS CERÂMICAS RÚSTICAS www.lepriceramicas.com.br

STRUFALDI www.strufaldi.com.br

MAJOPAR www.majopar.com.br

STUDIO MARMO www.studiomarmo.com.br

MAZZA CERÂMICAS www.mazzaceramicas.com.br

TECNOGRÊS www.tecnogres.com.br

MOLIZA www.moliza.com.br

UNIGRÊS www.unigres.com.br

MOSARTE www.mosarte.com.br

VIDRO REAL www.vidroreal.com.br

NGK www.ngkntk.com.br

VILLAGRES www.villagres.com.br 31


Equipe ANFACER

Antonio Carlos Kieling Superintendente

Lauro Andrade Filho Mercado - Informação - Expo Revestir

André Soares Administrativo - Financeiro

André Campana Marketing

Alais Coluchi Relações Internacionais

Arthur Rocha Controladoria Apex

Guilherme Villela Web Master

Irina Pandolfi Expo Revestir

Larissa Ripari Secretaria

Márcia Paterman Assessoria de Imprensa

Miriam Garcia Tesouraria

Tamara Lançoni Eventos Internacionais

Projeto Editorial: ANFACER Projeto Gráfico: Flávio Galvão Editorado em abril de 2011 copyright © 2011 Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste documento pode ser copiada, reproduzida, impressa e/ou publicada sem o mencionamento da fonte ANFACER.

32

Relatório de atividades - 2008/2011  

Relatório de atividades - 2008/2011

Relatório de atividades - 2008/2011  

Relatório de atividades - 2008/2011

Advertisement