__MAIN_TEXT__

Page 1

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

2011/2014


apresentação


RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2011/2014

ANFACER: 30 ANOS Este documento tem por objetivo informar sobre as principais ações da Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres – ANFACER, durante o período de gestão compreendido entre abril de 2011 e março de 2014. As atividades desenvolvidas foram guiadas por três pilares básicos: os preceitos estatutários que regem a Entidade, o Planejamento Estratégico Setorial e as diretrizes emanadas do Conselho de Administração da ANFACER. Em essência, as iniciativas relatadas têm como foco a REPRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL, o INCREMENTO DA COMPETITIVIDADE SETORIAL e a AMPLIAÇÃO DE MERCADOS para a indústria brasileira de revestimentos cerâmicos e louças sanitárias. Adicionalmente, o setor nacional reafirma seu compromisso em cooperar com a expansão do mercado mundial de produtos cerâmicos; contribuir com o combate à concorrência desleal em todas suas formas; defender o cumprimento de normas de qualidade nacionais e internacionais. Menção especial deve ser feita à EXPO REVESTIR, que cumpre um papel estratégico fundamental na promoção comercial, no fortalecimento da imagem e integração setorial. Tendo duplicado de tamanho nas últimas duas edições, a feira se transformou em um dos mais importantes eventos mundiais para o setor de acabamentos da construção civil. Cumpre ainda destacar o relevante papel desempenhado pelos membros do Conselho de Administração e Fiscal, cuja atuação e apoio a todas as iniciativas tomadas no âmbito da ANFACER foram decisivos para o fortalecimento da Entidade e do segmento como um todo.

x

Em 2014, a ANFACER completa 30 anos de existência e trabalhos contínuos em benefício do setor cerâmico. Agradeço ao apoio das empresas associadas pela confiança e ao competente grupo de profissionais da ANFACER, que souberam desempenhar com eficácia os desafios propostos.

Michael Rumpf Gail

Presidente do Conselho de Administração


conselho conselho de administração Presidente Michael Rumpf Gail (Gail) Vice-presidentes Heitor Ribeiro de Almeida Neto (Almeida) Celso Luiz Cavalli (Incepa) José Nilson Crispim Junior (Elizabeth) Conselheiros Edson Gaidzinski Júnior (Eliane) Rogério Sampaio (Cecrisa) Cesar Gomes Junior (Portobello) Gilmar Menegon (Ceusa) Maria Esther Paraluppi (Embramaco) Luis Antonio Lanzi (Lanzi) Vinícius Salomone Buschinelli (Buschinelli & Cia.) Luiz Antonio Ortigosa (Delta) Sadi Paulo Castiel Gitz (Escurial) Raul Penteado de Oliveira Neto (Deca) Gilmar Rabaioli (Itagres)

conselho fiscal Efetivos Ana Lucia Bastos Mota (Cerbras) Renato Antonio Casagrande (Casagrande) Itamar Arrais Fior (Cecafi) Suplentes Benjamin Ferreira Neto (Alfagrês) Sergio Magalhães (Pisoforte) Darks Cesar Casotti (Biancogres)


i

missão Exercer sua capacidade institucional de representatividade da indústria cerâmica nacional, visando alavancar competitividade e ampliar mercados para o setor, contribuindo com o esforço de desenvolvimento do país.

visão Promover a internacionalização do setor, a difusão de conhecimento e a oferta de oportunidades ao conjunto das empresas fabricantes de revestimentos cerâmicos e louças sanitárias do país.


INDÚSTRIA BRASILEIRA DE REVESTIMENTO CERÂMICO

O Brasil é um dos principais protagonistas no mercado mundial de revestimentos cerâmicos, ocupando a segunda posição em produção e consumo. O setor brasileiro de revestimentos cerâmicos é constituído por 93 empresas, com maior concentração nas regiões Sudeste e Sul e em expansão no Nordeste do país. Segmento produtivo de capital essencialmente nacional, é também um grande gerador de empregos. Uma característica típica da produção brasileira é a utilização de dois processos produtivos distintos no parque industrial: a Via Seca e a Via Úmida. Os fabricantes brasileiros de revestimentos cerâmicos estão alinhados com a melhor tecnologia disponível no mundo e em conformidade com as normas internacionais de qualidade.

2ºMAIOR MERCADO CONSUMIDOR MUNDIAL 837,5 MILHÕES DE M² (2013) u 2ºMAIOR PRODUTOR MUNDIAL 872 MILHÕES DE M² (2013)

u


u GERAÇÃO DE POSTOS DE TRABALHO

EMPRESAS

i

93

25 MIL

200 MIL

EMPREGOS DIRETOS

EMPREGOS INDIRETOS

6ºMAIOR EXPORTADOR MUNDIAL u 63,3 MILHÕES DE M² (2013) u ENERGIA 2º MAIOR CONSUMIDOR INDUSTRIAL BRASILEIRO DE GÁS NATURAL u


INDÚSTRIA BRASILEIRA DE LOUÇAS SANITÁRIAS


O Brasil se posiciona hoje entre os cinco maiores produtores mundiais de louças para cozinhas e banheiros. Inicialmente concentrada em alguns municípios da Região Sudeste, a cerâmica sanitária se difundiu, na última década, para outras regiões a partir de um processo de descentralização industrial, elevando para 20 o número de unidades fabris distribuídas em oito estados.

20 UNIDADES FABRIS DISTRIBUÍDAS EM OITO ESTADOS

7.500 EMPREGOS DIRETOS*

PRODUÇÃO DE PEÇAS EM 2012

24,3

MILHÕES DE PEÇAS

EXPORTAÇÃO DE PEÇAS EM 2012

US$ 19,6 MILHÕES

*Estimativa de postos de trabalho no ano de 2008


01

representação

institucional


No exercício das atribuições de representação institucional, a ANFACER desempenha um importante trabalho para o conjunto das indústrias de revestimentos cerâmicos e louças brasileiras. Destacamos ações permanentes com órgãos governamentais e outras entidades oficiais, visando o encaminhamento e a defesa de assuntos de interesse do setor; o fortalecimento da imagem do segmento cerâmico brasileiro; a participação em fóruns e eventos nacionais e internacionais; o desenvolvimento de parcerias estratégicas. Nesse período foi promovida uma ampla reforma estatutária da Entidade, ampliando a participação das empresas associadas no Conselho de Administração da ANFACER, bem como o escopo de abrangência de sua representatividade, com a inclusão de novos setores, como o de louças sanitárias e congêneres.

Encontro com a presidente Dilma Rousseff e a ministra Ideli Salvatti

Reunião com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin

Reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega

Reunião da ISO no Japão


Ações de marketing e mídia

Título: Fab Veiculo:

ricantes

DCI SP

de revestimen

to ampliam

Página: A8

Seção: Ind

ústria

11/05/201

1

Valor:

RS 0,00

Page 1 /

u

ANFACER 14

no trimestre

Data:

A ANFACER faz intenso uso da mídia como instrumento de fortalecimento da imagem institucional do setor; divulgação de suas ações; integração setorial; promoção comercial dos produtos cerâmicos e formação internacional da marca brasileira de origem. 747 inserções na imprensa (matérias em jornais, revistas, portais, emissoras de rádio e televisão); u Mais de 3.150 fotos de lançamentos publicadas; u 18 edições do Painel ANFACER; u Campanha institucional “Brasil Diversidade em Revestimentos”; u Edição do Portfólio ANFACER em 2011, 2012 e 2013 (10 mil exemplares); u Materiais de divulgação e apoio: miniportfólios, CDs de vídeo/ música, cordões, pastas, convites e media kits; u Novo portal Brasil Ceramic Tiles; u 28 vídeos institucionais da ANFACER, da EXPO REVESTIR e do FÓRUM; u 375 vídeos (em três idiomas) dos associados ANFACER.

receita

CLIPPING ANFA CER JORNAL GISSE NER ANZEIGER 29/07/2011

1


Parcerias estratégicas A ANFACER mantém interação e diálogos constantes com associações parceiras regionais, entidades, agências e órgãos governamentais: u

ASULCER, ASPACER E ANCER;

u

CCB – Centro Cerâmico do Brasil;

u

APEX-BRASIL, SEBRAE, CNI, FIESP, FIESC, CIESP, IAB, CBIC, CBCS, ABD, AsBEA, ABRAMAT, ANAMACO, SINDUSCON, ABNT e INMETRO;

u

MDCI, MRE, Ministério da Fazenda, Ministério da Casa Civil, Ministério de Minas e Energia, Ministério das Cidades, Congresso Nacional e BNDES, entre outros;

u

Diretoria no Departamento da Indústria da Construção – DECONCIC / FIESP;

u

“ConstruBusiness – 10º Congresso Brasileiro da Construção”, participação na formulação de conteúdos e patrocínio do programa;

u

Participação no Comitê da Cadeia Produtiva da Mineração – COMIN.


ARTICULAÇÃO INTERNACIONAL

Fórum Mundial no Rio de Janeiro

A ANFACER, igualmente, entende que é fundamental ter uma atuação protagonista no cenário internacional. Nesse sentido, tem mantido interação permanente com coirmãs de outros países, como: u u u u u u u u u u u

ASCER – Spanish Ceramic Tile Manufacturers’ Association Confindustria Ceramica; Cerame-Unie (União Europeia); Turkish Ceramics Federation; China Building Ceramic and Sanitaryware Association; Japan Ceramic Tile Manufacturers’ Association; TCNA – Tile Council of North America; Taiwan Ceramic Industries Association; Ukrainian Association of Ceramics; Cámara de Fabricantes de Pisos y Revestimientos Cerámicos (Argentina); CSCCF – Chambre Syndicale du Carreau Céramique de France.


Fórum Mundial no Rio de Janeiro, no México e na Ucrânia

A Associação está presente nos grandes acontecimentos e eventos do segmento cerâmico. Vale destacar a forte presença no Fórum Mundial dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimento, cuja última edição foi realizada no Rio de Janeiro, em novembro de 2013, e teve a participação de 40 delegados de 15 países produtores de revestimentos cerâmicos.

Fórum Mundial dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimento México

Ucrânia

Rio de Janeiro

2011

2012

2013

Fórum Mundial no Rio de Janeiro


02

incremento da competitividade setorial


Os desafios que a indústria cerâmica tem a enfrentar são crescentes, exigindo, a cada dia, iniciativas inovadoras e permanente vigilância dos interesses setoriais. Faz-se vital incrementar a competitividade do setor e resguardar a indústria nacional das ameaças que possam afetar seu desempenho. Dois fatores em especial preocupam e interferem no desempenho do setor: a elevada carga tributária e o custo energético, que têm sido fatores restritivos à competitividade da indústria. Importante referir que, durante o período de 2011 a 2014, a ANFACER desenvolveu um Plano de Reposicionamento Estratégico Setorial com seus associados, e o resultado desse trabalho deve nortear as ações da Entidade nos próximos anos.

carga tributária No que se refere à carga tributária, sem dúvida houve avanços importantes na desoneração do setor, com destaque para: u u u u u u

Redução a 0% do IPI, com prazo indeterminado; Desoneração da folha de pagamentos (MP 601/12); Aprofundamento nas discussões para a simplificação da Substituição Tributária no Estado de São Paulo; Participação em diversas reuniões no Ministério da Fazenda com presença do ministro da pasta; Liberação do FGTS para financiamento de materiais de construção; Ex-tarifários (II. e ICMS) - Economia de 2 milhões de euros. Aspecto relevante nas conquistas tributárias é a simetria e interação permanente entre a ANFACER e outras entidades ligadas à cadeia da construção como Anamaco, Abramat e Deconcic.

CERTIFICAÇÃO ASSENTADOR CERÂMICO A qualificação da mão de obra para o setor cerâmico é fator crítico e essencial. Os produtos cerâmicos dependem de instalação adequada e profissional competente para que se atinja a funcionalidade e o efeito visual desejados em uma obra. O programa de certificação do assentador cerâmico, que tem como propósito criar uma categoria diferenciada e altamente qualificada de profissionais, ganhou novos parceiros em 2013, o SENAI-DN e SENAI-SP. Essa parceria viabilizou a primeira turma de assentadores certificados no projeto piloto do programa. Em 2013, o Projeto Profissão Assentador Cerâmico foi contemplado com o Prêmio TOP ANAMACO na categoria Recursos Humanos.

Prêmio TOP ANAMACO 2013

Entrega dos Certificados Assentadores Cerâmicos 2014


questão energética Estratégica para o setor cerâmico é a questão energética, em que o gás natural é o principal insumo da indústria e o fator mais crítico, com agudos reflexos na competitividade. Num momento em que as políticas públicas no campo da energia são vacilantes, o setor tem se mobilizado em duas direções: garantia de abastecimento e preços competitivos para o gás natural. Nesse sentido, inúmeras ações têm sido desenvolvidas visando resguardar os interesses da indústria cerâmica nacional, tais como: u u

Criação do Comitê Setorial do Gás; Alinhamento da ANFACER com outros setores intensivos em gás, como químicos, vidros e fertilizantes, entre outros, com o objetivo de desenvolver uma agenda comum de ações em defesa do gás competitivo;

Participação e financiamento do fórum de entidades +Gás Brasil; u Participação no Fórum das Associações Empresariais do Gás Natural; u Workshop “Perspectivas de Demanda do Gás Natural” – ABRAGET/APINE/ABEGÁS/IBP – Mercado Térmico e Não Térmico, no Rio de Janeiro; u Sistema de informações de mercado. u

vale destacar o empenho da Aspacer às questões do gás natural para o setor, bem como a dinâmica empreendida pela Asulcer na defesa de condições adequadas às indústrias do Sul.

NORMATIZAÇÃO E CERTIFICAÇÃO O setor cerâmico brasileiro é proativo e comprometido com a qualificação de produtos, processos e pessoas. Consciente da importância da conformidade com padrões internacionais de qualidade, a ANFACER desenvolveu competências internas sobre normas técnicas e capacidade de articulação com entidades nacionais e internacionais ligadas à normatização. u

129 Reuniões Técnicas Setoriais;

u

Criação do Comitê Brasileiro de Placas Cerâmicas – CB 189 no âmbito da ABNT, com secretaria da ANFACER (2011);

u

Atualização da ABNT NBR 15.463 – Placas Cerâmicas para Revestimento – Porcelanato; • A norma publicada em 2007 sofreu atualização em 2013, sempre com o objetivo de acompanhar a evolução do mercado.


u

Revisão da Norma ABNT NBR 15.575 – Edificações Habitacionais – Desempenho; • A participação da ANFACER, do CCB e das indústrias cerâmicas no processo de redação final da Norma de Desempenho foi fundamental.

u

Atualização do RAC de Placas Cerâmicas e Porcelanato com o Inmetro;

u

Programa Setorial de Qualidade de Placas Cerâmicas (PSQ / PBQP-h);

u

Avaliação de Conformidade do Porcelanato Comercializado no Mercado Brasileiro (Raio X do Porcelanato 2011 e 2013);

u

Diálogos com a Receita Federal Aduaneira, sobre Normas Técnicas, nos portos (Santos, Paranaguá, Rio de Janeiro, Itajaí, Belém, Rio Grande, Pecém, Suape e Viracopos).

Destaca-se a parceria com o Centro Cerâmico do Brasil e com o LabCCB, entidades técnicas responsáveis pela certificação setorial e ensaios, no desenvolvimento das ações ligadas a normas e à qualidade.

A ANFACER participa ativamente nas reuniões da ISO/TC-189, grupo que discute e formula as normas internacionais relevantes que orientam a produção dos revestimentos cerâmicos mundialmente.

Reuniões da ISO (International Organization for Standardization) Inglaterra

Japão

Turquia

2011

2012

2013 Reunião da ISO 2011 - Inglaterra


03

ANFACER 10

AMPLIAR MERCADOS


Compromisso fundamental da ANFACER é a constante busca em ampliar e consolidar mercados para o segmento cerâmico brasileiro. Inúmeras ações e iniciativas são desenvolvidas com essa finalidade e têm marcado de forma consistente o posicionamento da Entidade na promoção e defesa do setor nacional.


Ações com foco no

mercado externo

BCTE Panamá 2013

Numa economia globalizada, consolidar posições e ampliar mercados são condições fundamentais para o segmento produtivo. Por meio da parceria estratégica construída com a Apex-Brasil, a ANFACER exerce papel importante na promoção comercial das marcas brasileiras e no incremento das exportações setoriais. Igualmente, a ANFACER monitora, de forma muito atenta, o desenvolvimento mundial do setor, principalmente os avanços de competidores com práticas mercadológicas pouco ortodoxas em relação à qualidade e ao preço, e toma iniciativas de defesa dos consumidores brasileiros quando necessário. A terceira preocupação constante da Entidade é acompanhar e expressar os interesses do setor cerâmico nacional em negociações comerciais internacionais capitaneadas pelo governo brasileiro. Vale destacar as seguintes ações:

BRAZIL CERAMIC TILES EXPERIENCE BCTE PANAMÁ 2013 u

O sucesso do evento Brazil Ceramic Tiles Experience 2011, em Miami, incentivou a reedição do evento em 2013, no Panamá. Maior hub logístico da América Latina, o Panamá foi palco da rodada de negócios entre 25 empresas brasileiras de revestimentos cerâmicos e 65 compradores de Antígua e Barbuda, Antilhas, Barbados, Ilhas Cayman, Colômbia, Costa Rica, Dominica, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Panamá, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Santa Lúcia, Suriname, Trinidad e Tobago e Venezuela;

u

O encontro superou as expectativas em geração de negócios;

u

O sucesso da edição 2013 novamente abre caminho para uma reedição em 2014.


Projeto Comprador e Imagem 2014

PRojeto comprador e imagem u

u

Projeto Comprador e Imagem 2012, 2013 e 2014 u

• Projeto consolidado, acontece durante a feira Expo Revestir e é responsável por geração de muitos negócios. As edições de 2012, 2013 e 2014 do Projeto Comprador e Imagem receberam mais de 240 compradores internacionais de 56 países, bem como 20 jornalistas de 11 países.

u u u

u u

u

CEVISAMA 2013

Coverings 2011, 2012 e 2013;

CERSAIE 2011 e 2012;

Feira CEVISAMA 2012 e 2013;

Salão do Móvel de Milão 2011, 2012 e 2013;

Eventos ARC-US, ARC-INTERIORS e ARCLATINAMERICA;

BATIMAT-EXPOVIVIENDA 2012;

Casa Cor Chile 2012 e 2013;

Projeto Imagem com Arquitetos Chilenos 2013.

BCTE Panamá 2013

BCTE Panamá 2013


Ações com foco no

COLETIVA DE IMPRENSA EXPO REVESTIR 2014

mercado interno

CONAD

CONAD

ECOMAC SUDESTE


TOP ANAMACO 2013

u

Cerâmica no programa Minha Casa, Minha Vida (Portaria 168/2013);

u

Ecomac Sudeste 2012 e 2013;

u

Ecomac Sul 2012 e 2013;

u

Ecomac Nordeste 2012 e 2013;

u

Conad 2011 e 2013;

u

Sistema de Inteligência de Mercado (SIM);

u

Ações em 129 eventos do ciclos de palestras regionais da ABD;

u

Rally ABD 2012 e 2013;

u

Boomspdesign;

u

TOP ANAMACO 2012 E 2013;

u

Pesquisa Ibope Inteligência / ANAMACO 2011, 2012 e 2013 - Avaliação da Indústria de Material de Construção;

u

TRACKING ANAMACO 2011, 2012 e 2013 - Avaliação do Comércio de Materiais de Construção.

ECOMAC SUL

ECOMAC NORDESTE


A Expo Revestir dobrou de tamanho em suas duas últimas edições e se consolidou como o maior evento de soluções em ACABAMENTOS da América latina e uma das quatro feiras mais importantes do mundo em seu segmento


+ de 50 mil visitantes de 52 países *Dados da edição 2014


“A FASHION WEEK DA ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO”

ÁREA DE ATUAÇÃO DOS VISITANTES

q 3%

20%

Comércio Internacional

10% Engenharia / Construção

13% 1% Fabricantes

Marmorarias / Mineradoras

44% Arquitetura e Design de Interiores

3% Mídia / Imprensa

2% Governo / Associação

4% Outros

*Dados da edição 2014

Revendas / Lojas


visitantes por continente

17%

p p p p p p

19%

6%

América do Norte

4%

i

América Central

Europa

Ásia

África

50%

3%

1%

*Dados da edição 2014

Oceania

América do Sul

233 EXPOSITORES


FÓRUM INTERNACIONAL DE ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO

O FÓRUM INTERNACIONAL DE ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO, REALIZADO SIMULTANEAMENTE À eXPO REVESTIR, É INICIATIVA IMPORTANTE DA ANFACER e QUALIFICA A VISITAÇÃO À FEIRA


mais de 3 MIL profissionais altamente qualificados PARTICIPAM a cada edição DO FÓRUM O Fórum se transformou no maior evento de conteúdo no segmento da construção civil do país, com grande repercussão nacional e internacional. Importante fonte de informação e atualização profissional, é composto por palestras, seminários e debates com conteúdos sob medida para arquitetos, designers de interiores, construtores, revendedores, representantes comerciais e fabricantes.


i

associados

ANFACER ALFAGRÊS/ARBE www.alfagres.com.br ANGELGRES www.angelgres.com.br ANTIGUA www.antigua.com.br ASSOGLASS www.assoglass.com.br ATLAS www.ceratlas.com.br BATISTELLA www.batistella.com.br BIANCOGRES www.biancogres.com.br BUSCHINELLI www.buschinelli.com.br

CARBUS www.carbus.com.br CASAGRANDE www.rcasagrande.com.br CECAFI www.carmelofior.com.br CECRISA/PORTINARI www.ceramicaportinari.com.br CEJATEL www.cejatel.com.br CERAL www.grupoceral.com.br CERÂMICA ALMEIDA www.ceramicaalmeida.com.br CERBRAS www.cerbras.com.br CEUSA www.ceusa.com.br CHIARELLI www.chiarelli.com.br CRISTOFOLETTI www.ceramicacristofoletti.com.br DECA www.deca.com.br DELTA www.grupodelta.com.br ELIANE www.eliane.com ELIZABETH www.grupoelizabeth.com.br EMBRAMACO www.embramaco.com.br ESCURIAL www.escurial.com.br FORMIGRES www.formigres.com.br


GABRIELLA/ GABCER www.gabriellanet.com.br GAIL www.gail.com.br GISELI www.giseli.com.br GYOTOKU www.gyotoku.com.br INCEFRA www.incefra.com.br INCEPA www.incepa.com.br INCESA www.incesa.ind.br INCOPISOS www.incopisos.com.br INTI www.intirevestimentos.com.br ITAGRES www.itagres.com.br JATOBÁ www.jatoba.com.br LANZI www.lanzi.com LEF www.lef.com.br LEPRI www.lepri.com.br MAJOPAR / CEDASA www.grupocedasa.com.br MAZZA CERÂMICAS www.mazzaceramicas.com.br MOLIZA www.moliza.com.br MOSARTE www.mosarte.com.br

NGK www.ngkntk.com.br NINA MARTINELLI www.ninamartinelli.com.br PAMESA www.pamesa.com.br PIERINI www.pierini.com.br PISOFORTE www.pisoforte.com.br PORTO FERREIRA www.ceramicaportoferreira.com.br PORTOBELLO www.portobello.com.br REVDB www.revdb.com.br ROCA BRASIL www.br.roca.com SAVANE www.savane.com.br STRUFALDI www.strufaldi.com.br STUDIO MARMO www.studiomarmo.com.br TECNOGRÉS www.tecnogres.com.br TRIUNFO / ROCHAFORTE www.rochaforte.com.br UNIGRÊS www.unigres.com.br VIDRO REAL www.vidroreal.com VILLAGRES www.villagres.com.br VITRUM www.vitrumcristal.com.br


ANFACER

Publicado em abril de 2014 Copyright @2014 Todos os direitos reservados Nenhuma parte deste documento pode ser copiada, reproduzida, impressa e/ou publicada sem o mencionamento da fonte Anfacer.

i

equipe

Antonio Carlos Kieling Superintendente Lauro Andrade Filho Mercado – Informação – Expo Revestir André Soares Administrativo – Financeiro André Campana Marketing Alaís Coluchi Relações Internacionais Irina Pandolfi Expo Revestir Tamara Lançoni Eventos Internacionais Laura Paiva Secretaria CB 189 e Normas Técnicas Arthur Rocha Controladoria Apex Miriam Garcia Financeiro Bruna Carvalho Expo Revestir Aline Lunardon Expo Revestir Rodrigo Benitez Arquitetura e Design Aline Cavalcante Marketing Janaina Leite Secretária


Av. Paulista, 453, cj. 72 S達o Paulo - SP - Brasil - CEP 01311-907 Tel.: 55 (11) 3192.0600 info@anfacer.org.br | www.anfacer.org.br

Relatório de atividades 2014  

Relatório de atividades 2014  

Advertisement