Page 1

 Campanha da Fraternidade 2014 – CNBB  Tema: Fraternidade e Tráfico Humano  Lema: Para Liberdade que Cristo nos libertou (Gl 5,1)  A Igreja é desafiada a ser advogada da justiça e a defensora dos pobres.


 A CNBB nos apresenta a Campanha da Fraternidade como itinerário de libertação pessoal, comunitária e social.  Tráfico Humano e Fraternidade é o tema da Campanha para a quaresma em 2014.  O Tráfico Humano caracteriza-se pela ampla estrutura do crime organizado, em rotas nacionais e internacionais pela invisibilidade ajudada pela falta de denúncia e pelo aliciamento e a coação.  O objetivo da C F 2014 é: “Identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciálas como violação da dignidade e da liberdade humanas, mobilizando cristãos e pessoas de boa vontade para erradicar este mal com vista ao resgate da vida dos filhos e filhas de Deus”.


 O cartaz da Campanha da Fraternidade quer refletir a crueldade do tráfico humano.  As mãos acorrentadas e estendidas simbolizam a situação de dominação e exploração dos irmãos e irmãs traficados e o seu sentimento de impotência perante os traficantes.


 As correntes rompidas e envoltas em luz revigoram a vida sofrida das pessoas dominadas por esse crime e apontam para a esperança de libertação do tráfico humano. Cristo morreu na cruz para vencer as situações de morte e conceder a liberdade a todos.


A mão que sustenta as correntes representa a força coercitiva do tráfico, que explora vítimas que estão distantes de sua terra, de sua família e de sua gente.


As mãos representam: O trabalho escravo; O tráfico de mulheres para exploração sexual; Tráfico de crianças; Tráfico de órgãos humanos.


As principais modalidades do Tráfico Humano são:

a. Tráfico para exploração no trabalho,


Para exploração sexual,


Para extração de órgãos, para adoção de crianças,


Para exploração da força de trabalho, para atividade ilícita.


Há necessidade de conscientizar a sociedade da importância de informar, de denunciar ao Poder Público para que se possa investigar e punir os que praticam o crime do tráfico humano, através dos canais oficiais de denúncia disponíveis em todo o Brasil.


Ajude a libertar um irm達o


ď ą O TrĂĄfico Humano viola a grandeza de filhos, ĂŠ cerceamento da liberdade e o desprezo da dignidade dos filhos e filhas de Deus.


Resgatar essa dignidade, identificar as prรกticas de trรกfico humano e denunciรก-lo sรฃo objetivos dessa Campanha da Fraternidade.


Mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para erradicar o mal do Tráfico Humano, a Campanha propõe-se a reivindicar dos poderes públicos, políticas e meios para a reinserção das pessoas atingidas e sensibilizar para a solidariedade com ações preventivas.


“Fostes chamados para a liberdade� (Gl 5,13)


 Há uma contraposição entre o tráfico e a liberdade que Cristo nos concedeu.  Trabalho decente é sempre um trabalho feito em liberdade;  o trabalhador faz um contrato com o dador do trabalho, onde se prevê a liberdade de se rescindir esse contrato e também com direito a uma remuneração digna,  no caso do tráfico não há liberdade e nem remuneração.


 É importante perceber como esse fenômeno que é muito forte hoje no mundo muito mais do que nós costumamos pensar ele é sintoma de uma patologia muito profunda que coloca o lucro como bem supremo; é uma espécie de idolatria do lucro.


1. Tráfico de pessoas – é uma grave violação dos direitos humanos Escravidão moderna do séc. XXI Mercantilização da vida humana. 2. Tráfico de seres humanos: Mulheres, Homens, Jovens e crianças como mercadoria 3. O tráfico é um fenômeno mundial – O tráfico de pessoas é um problema econômico, mas tem todo um problema cultural envolvido. O tráfico de pessoas é objeto de preconceito porque atinge principalmente mulheres, negras e pobres, crianças, e a população segregada socialmente“.


 a. b. c.

Pontos básicos do tráfico humano: Recrutamento – Aliciamento; Transporte pago pela vítima; Exploração do trabalho da pessoa


A Convenção de Palermo do ano 2000 - explica como se dá o tráfico de pessoas; três pontos fundamentais: Recrutamento, transporte e exploração Ação - recrutar, transportar, transferir, alojar ou abrigar pessoas Meios - Ameaça ou uso da força, rapto, fraude, engano, abuso de autoridade, abuso de situação de vulnerabilidade, entrega ou aceitação de pagamentos ou benefícios para obter consentimento de uma pessoas que tenha autoridade sobre outra para fins de exploração. Fim • Exploração sexual, trabalho ou serviços forçados, escravatura ou práticas similares à escravatura, a servidão ou a remoção de órgãos..


Estatísticas:  1,2 milhões de pessoas são traficadas por ano, no interior do seu país ou em esfera internacional;  O tráfico para fins de exploração sexual é o terceiro negócio ilícito mais lucrativo do mundo 87% dos casos de tráfico de pessoas tem como finalidade a exploração sexual.  81% das pessoas traficadas são mulheres e meninas, 48% são menores de 18 anos.  4% homens como vítima refugiados ou imigrantes ilegais;  92% vítimas aliciadas para exploração sexual;  21% mão-de-obra escrava;  Movimenta de lucro • US$ 7 a 9 bilhões  O Brasil é a maior fonte latino-americana de mulheres destinadas ao comércio do sexo na Europa.


Dura realidade

Ser humano ĂŠ mercadoria


 A Campanha da Fraternidade deste ano quer chamar atenção para a vitima, que sendo atendida, assistida e iluminada bíblia possa denunciar esta situação tão degradante e desumana de um sistema econômico-capitalista que presta culto a este deus tão terrível que é a exploração o ser humano para obter simplesmente o lucro.  Que esta situação do tráfico humano; algo tão desumano traga uma luz para a humanidade.  Se não libertarmos dessa escravidão do lucro, o tráfico vai continuar.


Quais os cuidados que devemos ter?

O que podemos fazer para evitar este tipo de acontecimento?

Deus nos criou LIVRES! Como posso respeitar a liberdade dos outros... Atitudes concretas...


Oração da CF 2014 Ó Deus, sempre ouvis o clamor do vosso povo e vos compadeceis dos oprimidos e escravizados. Fazei que experimentem a libertação da cruz e a ressurreição de Jesus. Nós vos pedimos pelos que sofrem o flagelo do tráfico humano. Convertei-nos pela força do vosso Espírito, e tornai-nos sensíveis às dores destes nossos irmãos. Comprometidos na superação deste mal, vivamos como vossos filhos e filhas, na liberdade e na paz. Por Cristo nosso Senhor. Amém!

Tráfico humano  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you