Page 1

COMO AUMENTAR SUA

PRODUTIVIDADE ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO DE UM PROGRAMA DE

CAPACITAÇÃO DIGITAL ODAIR DA ROSA


Os 3 principais objetivos da Capacitação Digital:

1

Aumento de Produtividade

2

Melhoria na Qualidade

3

Redução de Custos

É fato que a Capacitação Digital é uma ferramenta eficaz para redução de custos e melhoria da produtividade. Neste trabalho, focamos especificamente no objetivo número um: aumento da produtividade, visto que é muito importante você aprender formas credíveis de como a produtividade pode ser melhorada através da utilização da Capacitação Digital. Neste momento, as empresas se sentem pressionados a responder às necessidades do mercado e as mudanças com menos recursos e orçamentos limitados. Portanto, melhorar a produtividade em toda a sua organização pode ajudá-lo a enfrentar esse desafio.


Capacitação Digital, o fator chave para o aumento da PRODUTIVIDADE! Para aumentar a produtividade de seus colaboradores é necessário desenvolver um programa de capacitação, avaliando as necessidades da sua empresa e quais os conhecimentos necessários que precisam ser desenvolvidos. Então se você é um empresário, gestor ou coordenador deve estar ciente que o futuro da sua empresa depende da criação de programas de treinamento. A capacitação digital vem de encontro com essa necessidade, pois é um método eficiente e ágil de prover conhecimento a seus colaboradores, além de ser uma decisão estratégica para o aumento da produtividade e para a manutenção da competitividade. Taylor, pai da Administração Científica, já afirmava no início do século XX algo que é aplicável ainda nos dias de hoje: “Nunca se mostrou tão intensa, como atualmente, a procura de homens melhores e mais capazes, desde diretores de grandes companhias até simples serventes. E agora, mais do que antes, a procura dos componentes excede a oferta. O que todos procuramos, entretanto, é o homem eficiente já formado; o homem que outros prepararam. Só entraremos, todavia, no caminho da eficiência, quando compreendermos completamente que nossa obrigação, como nosso interesse, está em cooperar sistematicamente no treinamento e formação dessas pessoas, em vez de tirar de outros os homens que eles preparam.”


Mas o que é PRODUTIVIDADE? Segundo Nigel Slack, autor do livro «Administração da Produção», produtividade é a razão entre a quantidade de bens e serviços produzidos e a quantidade de recursos utilizados para a sua produção. Isso pode ser traduzido, quando na prática aumentamos o volume de bens produzidos ou de serviços oferecidos com um mesmo número de recursos, sendo este o principal indicador de produtividade.

PRODUTIVIDADE =

OUTPUT (saída) da operação INPUT (entrada) da operação

Fatores chaves para a produtividade: - Manter os trabalhadores motivados com o seu trabalho. - Planejamento e definição de metas de trabalho. - Treinamento e Capacitação. Ameaças a produtividade: - Uso ineficaz da tecnologia. - Falta de treinamento e capacitação dos trabalhadores. - Aumento nos custos com benefícios e salários.


Então, como você faz para a sua organização ser mais PRODUTIVA?

Treinamento Intensivo O desenvolvimento de programas de treinamento e capacitação auxiliam na melhoria dos níveis e habilidades educacionais dos trabalhadores que reflete nas atividades do seu dia a dia, aumentando o nível de produtividade.

A motivação para o trabalho é fundamental para o aumento da produtividade. Incentivos e melhores condições no local de trabalho podem contribuir para o melhor nível de produtividade. Quando um trabalhador está feliz em seu local de trabalho, é provável que ele seja mais produtivo.

Motivação

quer aumentar a sua produtividade, então você tem a responsabilidade de aumentar NOTA: Você as habilidades e o nível de experiência dos seus trabalhadores!


Por que a Capacitação Digital pode aumentar a produtividade dos seus colaboradores? A Capacitação Digital proporciona a agilidade e a eficiência necessária para o acompanhamento das suas necessidades de treinamento em relação ao ritmo do mercado. Da mesma forma, a capacitação digital possui diversas formas de cativar e motivar os seus colaboradores, apresentando de maneira interessante e fácil um conteúdo que muitas vezes pode ser entediante.

A capacitação digital minimiza o tempo longe do trabalho Geralmente os programas de capacitação são realizados longe do local de trabalho, o que demanda muitos gastos como passagem, hospedagem, alimentação, etc. Porém com os recursos da capacitação digital é possível realizarmos a capacitação de uma pessoa sem que ele saia do seu posto de trabalho.

A capacitação digital aumenta a retenção do conhecimento Os programas de treinamento desenvolvidos a partir da metodologia da capacitação digital são criados a fim de aumentar tanto o conhecimento como as habilidades dos funcionários. A capacitação digital além de oferecer esse aumento no conhecimento, faz com que esse conhecimento seja absorvido mais rápido e facilmente, devido a junção de três fatores: informação de qualidade, tecnologia e interatividade. Além disso, estudos comprovam que um aluno retêm de 50% a 70% da informação que foi repassada em quanto em um treinamento normal ele absorve apenas de 30% a 40%. Mais conhecimento e habilidades significa maior produtividade e consequentemente maiores lucros.


A capacitação digital facilita a análise do ROI Uma vez que os programas de capacitação são desenvolvidos através de uma plataforma tecnológica, é possível com a ajuda de um sistema de gestão de aprendizado (LMS - Learning Management System) gerenciar e verificar o desempenho individual durante o treinamento e assim comparar com o progresso no dia a dia do colaborador, resultando assim em uma análise fundamentada de resultados. Com a capacitação digital você proporciona as habilidades e conhecimentos necessários para a melhoria do desempenho individual, que consequentemente impactam na sua produtividade.

A capacitação digital e a resposta rápida em tempos de mudança A capacitação digital não é vinculada com a geografia ou tempo, por isso você pode controlar os seus processo de capacitação e formação durante tempos difíceis. O resultado é que a capacitação digital torna-se uma fonte de vantagem competitiva e um ativo da empresa. Outro fator é a agilidade na atualização de conteúdos (um treinamento pode ser facilmente modificado e também se adaptar as mudanças de conteúdo em um curto espaço de tempo). Estar preparado para mudanças e contar com pessoas capacitadas provavelmente impactará na sua competitividade e no seu posicionamento de mercado.

A capacitação digital e a motivação dos colaboradores Manter os colaboradores motivados é muito importante para o desenvolvimento de qualquer empresa por isso é importante estruturar um programa de capacitação diferenciado e inovador que fará com que seus colaboradores se sintam valorizados e motivados para a realização das tarefas no dia a dia.


O ciclo da Capacitação Digital!

Implantação de um programa de capacitação digital

A empresa se torna mais produtiva e competitiva

Aumento da produção e redução dos custos

Aumento das habilidades e conhecimentos dos colaboradores

Os colaboradores realizam as atividades mais ecientemente

Segundo uma pesquisa realizada nos EUA: "Quanto mais rápido uma empresa oferece seus produtos para os clientes, maior será o impacto na sua margem de lucro. As estatísticas mostram que para cada dólar gasto em treinamento, as empresas colhem um aumento de US$ 30 em produtividade".


Como medir a Produtividade? 4 métricas são essenciais para medir o aumento na produtividade:

Redução do tempo de fabricação, menos acidentes e mais qualidade

Maior retenção dos colaboradores e motivação para o trabalho

Melhoria na satisfação dos clientes

Melhoria do desempenho organizacional


Como a evolke pode ajudar a aumentar a sua Produtividade? A evolke através do desenvolvimento de propostas de valor inovadoras, desenvolveu soluções de capacitação digital que atendem a necessidade da sua empresa. Conheça as nossas soluções em:

Treinamentos customizados

Acesse: Siga-nos:

Mobile e Multi-Device Learning

Sistema de gestão de aprendizado (LMS)

www.evolke.com.br

Biblioteca de treinamentos


Autor e Referências ODAIR DA ROSA Co-fundador da Evolke Treinamentos e Engenheiro de Produção formado pela Universidade Regional de Blumenau. Possui experiência profissional em empresas como Weg, GSI Company, RR Donnelley, além da atuar há 2 anos no gerenciamento e desenvolvimento de projetos da empresa HV Assessoria. Possui cursos em universidades internacionais de Aprendizado Criativo, Cultura Digital e E-learning.

Referências FORMAN, David C. "An ROI Model for Multimedia Programs." Multimedia Today, Volume 2, Issue 3 HORTON, W. K., Designing Web-Based Training: How to Teach Anyone Anything Anywhere, Anytime. New York: Wiley Computer Publishing, 2000. SLACK, Nigel. Administração da Produção, 3. ed. - São Paulo: Atlas, 2009 TAYLOR, Frederick Winslow. Princípios de administração científica, 8. ed. - São Paulo: Atlas, 1990. http://www.llmagazine.com/e_learn/resources/pdfs/ROI_training.pdf


evoluindo pessoas! www.evolke.com.br

Como aumentar a sua produtividade através da capacitação digital  

Baixe e Leia o nosso ebook sobre como aumentar a sua capacidade produtiva através da implantação de programas de capacitação digital para o...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you