Issuu on Google+

JANEIRO DE 2014

UM SITE PARA VOCÊ


MATÉRIA DE CAPA

UM SITE PARA VOCÊ ®

NESTE NÚMERO 7 OBSERVANDO O MUNDO 8 ENTREVISTA Uma microbiologista fala de sua fé 10 AJUDA PARA A FAMÍLIA Como resistir à pressão dos colegas 12 O CONCEITO DA BÍBLIA Criação 14 PAÍSES E POVOS Uma visita à Itália 16 TEVE UM PROJETO? A enigmática cola da aranha

LEIA a Bíblia em cerca de 50 idiomas e também informações baseadas na Bíblia, disponíveis em mais de 500 idiomas. ACESSE conteúdo on-line em quase 70 línguas de sinais. NAVEGUE pelo site em centenas de idiomas. OUÇA gravações de dramas baseados em emocionantes histórias bíblicas. VEJA passagens bíblicas ganharem vida por meio de histórias ilustradas. ASSISTA a peças dramatizadas, documentários e outros vídeos que vão ajudar você a enfrentar os desafios da vida. BAIXE gratuitamente e-books, artigos de revistas e arquivos de áudio. PESQUISE assuntos variados usando a BIBLIOTECA ON-LINE da Torre de Vigia: o portal de acesso a uma diversidade de informações, disponível em mais de cem idiomas.

Vol. 95, No. 1 / Monthly / PORTUGUESE (Brazilian Edition) Tiragem de cada número: 44.748.000 em 99 idiomas ˜ ˜ ´ ´ Esta publicac¸ ao nao e vendida. Ela faz parte de uma obra educativa bıblica, mundial, mantida por donativos. ˜ ´ ˜ ˜ A menos que haja outra indicac¸ ao, os textos bıblicos citados sao da Traduc¸ ao do Novo Mundo das Escrituras ˆ Sagradas com Referencias. ´ ˜ ´ Despertai! e publicada mensalmente pela Associac¸ ao Torre de Vigia de Bıblias e Tratados. ´ ´ ´ Sede e grafica: Rodovia SP-141, km 43, Cesario Lange, SP, 18285-901. Diretor responsavel: A. S. Machado Filho. ´ Revista registrada sob o numero de ordem 517. 5 2014 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania. Todos os direitos reservados. Impressa no Brasil.

˜ Gostaria de receber mais informac¸ oes ´ ou ter um curso bıblico gratuito em sua casa? Acesse www.jw.org ou escreva para um dos enderecos ¸ abaixo.

´ TESTEMUNHAS DE JEOVA: BRASIL: Rodovia SP-141, km 43, ´ Cesario Lange, SP, 18285-901. PORTUGAL: Apartado 91, P-2766-955, Estoril. Para uma lista completa de enderecos ¸ ´ em outros paıses, acesse www.jw.org/pt/contato.


Quero o melhor para a minha família. Eu e minha esposa estamos passando por uma fase difícil, que ficou ainda mais difícil depois que tivemos filhos. Qualquer ajuda seria

bem-vinda.”

PARA OS CASAIS A BÍBLIA DIZ: “Os da casa serão edificados pela sabedoria, e serão firmemente estabelecidos pelo discernimento.” — Provérbios 24:3. O QUE O SITE OFERECE: A seção “Casais e Pais” pode ajudar você a . . . sobreviver ao primeiro ano de casamento saber lidar com os sogros disciplinar seus filhos parar de discutir lidar com problemas financeiros (Acesse ENSINOS BÍBLICOS > CASAIS E PAIS.)

O livro O Segredo de Uma Família Feliz contém assuntos variados para a família, por exemplo, como se preparar para o casamento e como cuidar de pais idosos. (Também disponível on-line no site www.jw.org. Acesse PUBLICAÇÕES > LIVROS E BROCHURAS.)

Despertai! janeiro de 2014

3


“ orgulhar.”

Para mim, nada é mais importante do que meus filhos. Quero que eles se tornem adultos de quem eu possa me

PARA OS PAIS A BÍBLIA DIZ: “Educa o rapaz segundo o caminho que é para ele; mesmo quando envelhecer não se desviará dele.” — Provérbios 22:6. O QUE O SITE OFERECE: A seção “Crianças” contém histórias bíblicas ilustradas, atividades com figuras, vídeos e lições da Bíblia que podem ajudar seu filho a . . . ser obediente ser bondoso ter um bom relacionamento com outros aprender a dizer “obrigado” (Acesse ENSINOS BÍBLICOS > CRIANÇAS.)

Os livros Meu Livro de Histórias Bíblicas e Aprenda do Grande Instrutor são belamente ilustrados e foram feitos para você ler com seus filhos. (Também disponíveis on-line no site www.jw.org. Acesse PUBLICAÇÕES > LIVROS E BROCHURAS.)


Queria ideias do que fazer se eu tiver problemas na escola, com meus pais, com meus amigos ou com garotas. Mas não sou mais criança, então, não preciso de um

sermão!”

PARA OS ADOLESCENTES A BÍBLIA DIZ: “Alegra-te, jovem, na tua mocidade.” — Eclesiastes 11:9. O QUE O SITE OFERECE: A seção “Adolescentes” contém artigos e vídeos que podem ajudar você caso . . . se sinta sozinho tenha problemas na escola tenha quebrado uma regra esteja sofrendo bullying ou assédio sexual (Acesse ENSINOS BÍBLICOS > ADOLESCENTES.)

Os volumes 1 e 2 do livro Os Jovens Perguntam — Respostas Práticas respondem a 77 perguntas frequentes. (Também disponíveis on-line no site www.jw.org. Acesse PUBLICAÇÕES > LIVROS E BROCHURAS.)

Despertai! janeiro de 2014

5


“ começo?”

Eu quero entender a Bíblia. Por onde eu

PARA OS QUE QUEREM

ENTENDER A BÍBLIA A BÍBLIA DIZ: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar.” — 2 Timóteo 3:16. O QUE O SITE OFERECE: A Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas é uma tradução da Bíblia exata e fácil de ler. (Acesse PUBLICAÇÕES > BÍBLIA.)

A seção “Perguntas Bíblicas Respondidas” inclui perguntas como: “Por que Deus permitiu o Holocausto?” e “Quando Jesus nasceu?”. (Acesse ENSINOS BÍBLICOS > PERGUNTAS BÍBLICAS RESPONDIDAS.)

A página “Peça um estudo bíblico gratuito” oferece a você a oportunidade de fazer um curso da Bíblia sem qualquer custo. (Clique no link “Peça um estudo bíblico” em nossa página inicial.)

“Desisti de ler a Bíblia porque não conseguia entendê-la. Mas, quando passei a estudá-la usando o livro O Que a Bíblia Realmente Ensina?, fiquei impressionada por ver como ela é simples e clara.” — Christina.

TEM ALGUMA DÚVIDA SOBRE AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ? A seção “Perguntas Frequentes” responde às dúvidas que muitas pessoas têm sobre as Testemunhas de Jeová, como: “Por que vocês visitam pessoas que já têm uma religião?” e “Como a sua obra é financiada?”. (Acesse QUEM SOMOS > PERGUNTAS FREQUENTES.)

Todos os dias, cerca de 700 mil pessoas visitam o site jw.org. Que tal fazer o mesmo?


OBSERVANDO O MUNDO

ÁFRICA SUBSAARIANA “Apenas 38% das crianças com menos de 5 anos de idade possuem certidão de nascimento”, diz um relatório do Unicef sobre a África subsaariana. Mas, em alguns países dessa região, possuir “o registro de nascimento é essencial para que a criança receba assistência médica e tenha acesso à educação, e para que o órfão seja reconhecido como herdeiro legítimo de seus pais”, declara Elke Wisch, vice-diretora regional do Unicef para a África Oriental e Meridional.

ITÁLIA De acordo com uma pesquisa, o medo mais comum dos adolescentes italianos é sofrer cyberbullying, ou bullying virtual. Dentre os jovens na faixa de 12 a 17 anos, 72% temem passar por isso. Esse percentual é maior do que o dos jovens que têm medo das drogas (55%), de ser molestado por um adulto (44%) ou de contrair uma doença sexualmente transmissível (24%).

BRASIL De 1980 a 2010, aproximadamente 800 mil pessoas foram mortas por armas de fogo no Brasil. Mais de 450 mil vítimas tinham entre 15 e 29 anos de idade. Uma pesquisa sobre os crimes mais recentes mostra que as mortes muitas vezes são resultado de brigas domésticas, conflitos entre vizinhos, desentendimentos no trânsito e ciúme.

JAPÃO Um artigo do jornal The Japan Times relatou que está aumentando o número de jovens adultos japoneses que não querem ser promovidos no trabalho. Quase 40% desses jovens condenam a falta de ética e de honestidade no trabalho. Muitos empregados não se sentem à vontade para expor sua opinião nem para falar abertamente com seus superiores. No passado, os japoneses eram apegados às empresas em que trabalhavam, mas hoje 60% dos jovens só pretendem ficar em seu emprego até que apareça uma oportunidade melhor.

Despertai! janeiro de 2014

7


ENTREVISTA | FENG-LING YANG

Uma microbiologista fala de sua fé Feng-Ling Yang é assistente de pesquisa num instituto acadêmico em Taipé, Taiwan. Suas pesquisas têm sido publicadas em periódicos científicos. Antes, ela acreditava na teoria da evolução, mas hoje pensa diferente. Despertai! perguntou sobre sua profissão e sobre sua fé.

como as leis da física e da química controlam a estrutura das coisas. Tudo, desde o imenso Universo até os minúsculos micróbios, tem uma estrutura determinada por regras. E eu queria entender essas regras.

Fale sobre sua criação.

Deus. Eu me perguntava: ‘Por que as pessoas sofrem? Por que existem pessoas egoístas?’ Li diversos livros sobre taoísmo e budismo, e sobre história oriental e ocidental. Até fui a algumas igrejas, mas não encontrei nenhuma resposta às minhas perguntas.

Por que você acreditava que a teoria da evolução era um fato?

Por que você decidiu estudar ciências?

Por que você começou a ler a Bíblia?

Eu gostava de matemática e achava fascinante o modo

Em 1996, fui fazer doutorado na Alemanha. No ano seguin-

Meus pais eram muito pobres, e minha mãe nunca aprendeu a ler. Nossa família criava porcos e plantava legumes e verduras numa área alagadiça perto da cidade de Taipé. Meus pais me ensinaram a importância do trabalho árduo e de ajudar outras pessoas. Sua família era religiosa? Minha família era taoista. Fazíamos oferendas, mas não sabíamos nada a respeito de

Nunca me ensinaram nada diferente. Desde o ensino médio até a faculdade, só se falava em evolução. E, por ser uma pesquisadora na área de ciências da vida, esperava-se que eu aceitasse a evolução.


Eu me perguntava: ‘Por que essas máquinas de proteínas são tão bem estruturadas?’ te, conheci Simone, uma Testemunha de Jeová. Ela mencionou que eu encontraria na Bíblia as respostas às minhas perguntas. Também me disse que a Bíblia revela o objetivo da vida. Fiquei curiosa. Passei a acordar todos os dias às 4h30 para ler a Bíblia por uma hora. Depois, eu ia caminhar para pensar no que havia lido. Terminei de ler a Bíblia em um ano. A exatidão das profecias bíblicas me impressionou. Aos poucos, fiquei convencida de que a Bíblia foi inspirada por Deus. Que ideia você tinha sobre a origem da vida? Passei a pensar seriamente no assunto no final dos anos 90. Nessa época, biólogos moleculares estavam começando a perceber que a química da vida é mais complicada do que se pensava. É claro que os cientistas já sabiam há muito tempo que as proteínas nas células vivas são as moléculas com a estrutura química mais complexa que existe. Mas, naquela época, eles descobriram que as proteínas estão organizadas em conjunto, formando máquinas sofisticadas com peças que se movem. Uma máquina molecular pode ser composta de mais

de 50 proteínas. Até mesmo a célula mais simples precisa de várias máquinas com funções diferentes para, por exemplo, gerar energia, duplicar informações e controlar o acesso através das membranas. E a que conclusão você chegou? Bem, eu me perguntava: ‘Por que essas máquinas de proteínas são tão bem estruturadas?’ Vários cientistas tinham a mesma dúvida por causa da surpreendente complexidade da química celular. Um professor de bioquímica nos Estados Unidos publicou um livro onde afirmava que as máquinas moleculares nas células vivas são tão complexas que jamais poderiam ter surgido por acaso. Eu concordava. Para mim, a vida tinha que ter sido criada. Por que você se tornou Testemunha de Jeová? Eu ficava admirada por Simone percorrer toda semana quase 60 quilômetros para

me ensinar a Bíblia, mesmo com problemas de saúde. Também descobri que, durante a época do nazismo na Alemanha, algumas Testemunhas de Jeová haviam sido presas em campos de concentração por não se envolverem em política. A coragem delas me impressionou profundamente. Quando vi o amor que as Testemunhas de Jeová têm por Deus, eu quis ser como elas. Acreditar em Deus fez diferença em sua vida? Meus colegas dizem que sou uma pessoa mais feliz agora. Eu costumava me sentir inferior por vir de uma família pobre, por isso, eu nunca falava sobre meus pais nem de onde eu tinha vindo. Mas aprendi na Bíblia que Deus não dá importância à posição social. Na verdade, Jesus foi criado numa família provavelmente tão pobre quanto a minha. Agora, eu cuido dos meus pais e fico feliz em apresentá-los a meus amigos.

Por ser uma pesquisadora na área de ciências da vida, esperava-se que eu aceitasse a evolução Despertai! janeiro de 2014

9


AJUDA PARA A FAMÍLIA | JOVENS

Como resistir à pressão dos colegas O DESAFIO “No ensino básico, eu era rejeitada pelos outros alunos e isso me magoava muito. Daí, quando comecei o ensino médio, mudei minha aparência e minha atitude — e não foi para melhor. Eu queria tanto ter amigos que não resisti à pressão e fiz de tudo para que meus colegas gostassem de mim.” — Jennifer, 16 anos.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER A pressão dos colegas pode fazer com que pessoas boas façam coisas ruins. “Más associações estragam hábitos úteis.” — 1 Coríntios 15:33.

Se estiver sofrendo pressão dos colegas, este artigo vai ajudar você a lidar com isso.

“Muitas vezes a pressão para imitar meus colegas vem de mim mesma. Sou eu quem quer fazer o que eles dizem ser legal.” — Diana.

Alguns nomes neste artigo foram mudados.

“Você pode até saber que aquilo é errado, mas quando você passa pela situação, as emoções falam mais alto e você acaba fazendo qualquer coisa para agradar os outros.” — Daniela. A pressão não vem só dos colegas. “Quando quero fazer o que é direito, está presente em mim aquilo que é mau.” — Romanos 7:21.

Não deixar que outros controlem suas decisões é algo de que você pode se orgulhar. ‘Tenha uma boa consciência.’ — 1 Pedro 3:16. “Antes, era muito difícil resistir à pressão dos colegas, mas agora não tenho medo de ser diferente e tomo minhas próprias decisões. Não há nada melhor do que dormir com a consciência tranquila.” — Carla.

Quando cede à pressão dos colegas, você se torna igual a um robô, que é controlado por outras pessoas. Por que dar esse poder a elas? — Romanos 6:16.

Encontre mais ajuda para a família no site www.jw.org


O QUE VOCÊ PODE FAZER Quando se sentir pressionado a fazer algo errado, tente o seguinte:

Pense nas consequências. Pergunte-se: ‘O que aconteceria se eu cedesse à pressão para fazer algo errado, e alguém descobrisse? O que meus pais pensariam de mim? O que eu acharia de mim mesmo?’ — Princípio bíblico: Gálatas 6:7. “Meus pais fazem perguntas como: ‘O que pode acontecer se você ceder à pressão para fazer algo errado?’ Eles me ajudam a perceber que eu posso me meter em encrenca por causa da pressão dos colegas.” — Olívia.

TEXTOS PRINCIPAIS “O que o homem semear, isso também ceifará.” — Gálatas 6:7. “Pessoas maduras . . . têm as suas faculdades perceptivas treinadas para distinguir tanto o certo como o errado.” — Hebreus 5:14. ‘Persista em provar o que você mesmo é.’ — 2 Coríntios 13:5.

Reforce suas convicções. Pergunte-se: ‘Por que acredito que essa ação ou atitude pode me prejudicar ou prejudicar outros?’ — Princípio bíblico: Hebreus 5:14. “Quando eu era pequena, eu simplesmente dizia ‘não’ ou dava uma resposta rápida, mas agora consigo explicar por que quero ou não fazer algo. Estou convencida das minhas crenças sobre o que é certo e errado. As decisões que tomo são minhas — e não de outra pessoa.” — Anita. Faça uma autoanálise. Pergunte-se: ‘Que tipo de pessoa eu quero ser? O que essa pessoa faria se estivesse enfrentando a mesma pressão que eu?’ — Princípio bíblico: 2 Coríntios 13:5. “Estou contente com quem sou, por isso, não ligo tanto para o que os outros acham de mim. Além do mais, muita gente gosta de mim do jeito que eu sou.” — Alicia.

JÉSSICA “O conceito que você tem sobre si mesma tem uma grande influência em como vai reagir à pressão dos colegas. Se você tiver autoestima, não vai ligar para o que os outros pensam de você — de repente, a opinião dos colegas passa a não ter importância.”

Não pense apenas no presente. Caso ainda esteja na escola, em poucos anos — ou até em poucos meses — as pessoas que você está tentando impressionar podem não fazer mais parte de sua vida. “Peguei uma foto da época de escola e eu não lembrava o nome de vários colegas da minha turma. Mas, naquela época, eu achava mais importante agradar a eles do que ser leal às minhas crenças. Que ridículo!” — Kathy, agora com 22 anos. Esteja preparado. A Bíblia diz: ‘Saiba como responder a cada um.’ — Colossenses 4:6.

KAYLEY “Quem tem baixa autoestima talvez se esforce muito para ser aceito pelos outros a fim de se sentir bem. Mas quem se valoriza reconhece facilmente a pressão dos colegas e a ignora.”

“Meus pais nos ajudam a pensar em situações que podemos enfrentar, e nós as encenamos. Daí, quando a situação acontecer de verdade, eu e minha irmã vamos saber o que fazer.” — Christine. Despertai! janeiro de 2014 11


O CONCEITO DA BÍBLIA | CRIAÇÃO

CRIAÇÃO Será que Deus criou a Terra em apenas seis dias de 24 horas, como alguns criacionistas afirmam? O QUE A BÍBLIA DIZ Deus criou o Universo, incluindo a Terra, no passado distante — “no princípio”, como diz Gênesis 1:1. A ciência moderna concorda que o Universo teve um começo. De acordo com uma pesquisa científica recente, a idade estimada do Universo é de quase 14 bilhões de anos.

“No princípio Deus criou os céus e a terra.” — Gênesis 1:1.

A Bíblia também descreve seis “dias” criativos. Mas ela não diz que esses dias eram de 24 horas. (Gênesis 1:31) Na verdade, a Bíblia usa a palavra “dia” para se referir a durações de tempo diferentes. Por exemplo, ela chama todo o período criativo de o “dia em que Jeová Deus fez a terra e o céu”. (Gênesis 2:4) Com certeza, esses “dias” criativos duraram milhares de anos. — Salmo 90:4. POR QUE É UM ASSUNTO IMPORTANTE O conceito errado dos criacionistas pode fazer com que você rejeite a Bíblia inteira. Mas, se o relato da Bíblia sobre a criação for verdade, então você poderá ter acesso ao grande estoque de “sabedoria prática” que ela contém. — Provérbios 3:21.

Encontre mais respostas a perguntas bíblicas no site www.jw.org


Será que Deus usou a evolução para criar a vida na Terra? O QUE A BÍBLIA DIZ Deus não criou um único organismo simples para que depois evoluísse para organismos mais complexos. Em vez disso, Deus criou “espécies” primárias de plantas e animais “Deus disse: ‘Que a terra complexos, os quais se reproduziriam “segundo as suas espécies”. (Gênesis 1:11, 21, 24) Esse processo de reprodução, que ocorre até produza todo tipo de animais . . . de acordo hoje, tem enchido a Terra com as mesmas categorias de plantas e com a sua espécie’.” animais que Deus criou originalmente. — Salmo 89:11. A Bíblia não especifica quanta variação pode surgir dentro de uma “espécie”. Essa variação acontece quando, por exemplo, animais da mesma “espécie” se acasalam e se adaptam ao ambiente em que vivem. Embora alguns considerem essa adaptação uma forma de evolução, nenhum tipo de vida inteiramente novo é produzido. Pesquisas modernas apoiam a ideia de que categorias básicas de plantas e animais mudaram pouco com o passar dos séculos.

— Gênesis 1:24, Bíblia na Linguagem de Hoje.

POR QUE É UM ASSUNTO IMPORTANTE Visto que a Bíblia é cientificamente exata ao descrever as “espécies” básicas de vida, podemos concluir que ela também é exata em outras áreas, como História e profecias. No idioma original, o termo bíblico “espécie” tem um significado mais abrangente. Por isso, não deve ser confundido com o que a ciência atualmente considera uma espécie.

De onde veio a matéria-prima do Universo? O QUE A BÍBLIA DIZ Deus é a Fonte de infinito poder ou energia. (Jó 37:23) Isso é muito interessante, pois cientistas descobriram que energia pode ser transformada em matéria. De acordo com a Bíblia, o próprio Deus é a Fonte da enorme quantidade de “energia dinâmica” que produziu o Universo. (Isaías 40:26) Deus promete usar seu poder para preservar suas criações. Por exemplo, a respeito do Sol, da Lua e das estrelas, a Bíblia diz: “[Deus] os mantém estabelecidos para sempre, por tempo indefinido.” — Salmo 148:3-6. POR QUE É UM ASSUNTO IMPORTANTE O astrônomo Allan Sandage disse certa vez: “A ciência não pode responder as questões mais complexas. Quando você se pergunta: ‘Por que existe algo em vez de nada?’, você já ultrapassou os limites da ciência.” A Bíblia não somente explica a criação de uma forma que se harmoniza com a ciência, mas também responde às questões para as quais a ciência não tem resposta — por exemplo, qual é o propósito de Deus para a Terra e para a humanidade.

“Minhas próprias mãos estenderam os céus.” — Isaías 45:12.

Para mais informações, veja o capítulo 3 do livro O Que a Bíblia Realmente Ensina?, publicado pelas Testemunhas de Jeová. Também disponível on-line no site www.jw.org.

Despertai! janeiro de 2014 13


PAÍSES E POVOS | ITÁLIA

Uma visita à Itália

ITÁLIA é um país de contrastes — de praias extensas a cadeias de montanhas escarpadas; de verões tórridos no sul a invernos rigorosos no norte. É também um país vulcânico, mas poucos vulcões estão ativos, como o Stromboli e o monte Etna. A Itália é um dos países europeus mais populosos e, ao longo dos séculos, recebeu a influência de diversos povos: árabes, bizantinos, gregos, normandos e fenícios. Nesse país, há inúmeros tesouros históricos e artísticos. Em muitas cidades italianas, é comum encontrar magníficas ruínas gregas e romanas, bem como prédios de estilo barroco e renascentista. Pinturas, estátuas de mármore e fontes são provas do talento de artistas italianos como Bernini, Michelangelo e Rafael. A comida tem um papel especial na vida diária dos italianos, e muitos de seus costumes giram em torno da culinária regional. Numa refeição, a massa é geralmente servida primeiro, depois a carne ou o peixe, além de legumes e verduras como acompanhamento. O azeite de oliva é produzido em grande escala no

A

Dolomitas

Veneza

ITÁLIA ROMA Costa Amalfitana

Sicília


A massa é a comida básica da culinária italiana © Liane Riß/age fotostock

Passeio de gôndola pelos diversos canais de Veneza As Dolomitas, uma cadeia de montanhas no nordeste da Itália

Costa Amalfitana

país e é usado generosamente na cozinha italiana. Pizza e risoto são famosos pratos nacionais. Os italianos são conhecidos como pessoas calorosas, hospitaleiras e sociáveis. Conversar é considerado uma arte, por isso, é muito comum ver pessoas conversando nas praças ou falando animadamente enquanto caminham. A maioria dos italianos professa a religião católicoromana, mas poucos frequentam a igreja. Nas últimas décadas, tem-se observado que a influência da Igreja está enfraquecendo, pois seus ensinos sobre o aborto e o divórcio têm sido ignorados por muitas pessoas. A obra das Testemunhas de Jeová está em expansão na Itália. Elas são bem conhecidas por ensinar a Bíblia em seu ministério público e por viver de acordo com os padrões bíblicos. A necessidade de ensinar a Bíblia em outros idiomas tem aumentado na Itália, visto que o número de estrangeiros nesse país triplicou entre 2001 e 2011. Atualmente, existem mais de 3 mil congregações de Testemunhas de Jeová no país e muitas dessas congregações estão ajudando pessoas que falam outros idiomas.

DADOS GERAIS População: 61 milhões Capital: Roma Clima: Mediterrâneo no sul, com invernos amenos e verões longos e quentes; alpino no norte, com invernos muito frios Geografia: Relevo em sua maior parte montanhoso, com quase 7,5 mil quilômetros de litoral

VOCÊ SABIA? Apesar de estar localizada em Roma, a Cidade do Vaticano tornou-se um país independente em 1929 e, desde então, os cidadãos italianos a consideram território estrangeiro.

Despertai! janeiro de 2014 15


TEVE UM PROJETO?

A enigmática cola da aranha

ARANHA da espécie Parasteatoda tepidariorum usa um único tipo de cola para fixar os fios de sua teia a uma superfície. A cola é trabalhada de duas maneiras: ela pode ficar forte o bastante para prender os fios a uma parede ou fraca o bastante para que os fios se desprendam do solo e puxem uma presa que esteja andando pelo chão. Como a aranha consegue fazer isso?

A

Aranha Parasteatoda tepidariorum

Malha altamente adesiva

Malha menos adesiva

Arquivos gratuitos para download desta revista e de revistas anteriores

O que você acha? Será que a habilidade dessa aranha em trabalhar sua cola de forma tão engenhosa é resultado da evolução? Ou teve um projeto?

Bíblia disponível on-line em cerca de 50 idiomas

Acesse www.jw.org ou capture o código

g14 01-T 131014

De acordo com um comunicado da Universidade de Akron, os pesquisadores que descobriram essa maravilha da natureza “já estão tentando desenvolver uma cola sintética que imite esse projeto inteligente utilizado pela aranha [Parasteatoda tepidariorum]”. Os cientistas esperam criar uma cola que possa ser usada tanto num curativo simples quanto para tratar fraturas nos ossos.

Aranha: © Premaphotos/Alamy; malhas: adaptação permitida por Macmillan Publishers Ltd: NATURE COMMUNICATIONS, Cobweb-weaving spiders produce different attachment discs for locomotion and prey capture, 2012

Analise o seguinte: Quando quer fixar sua teia numa superfície como uma parede ou um teto, a aranha tece os fios com a cola para produzir uma malha altamente adesiva. Dessa forma, a teia não vai se desprender caso sofra o impacto de uma presa voadora. Mas pesquisadores da Universidade de Akron, Ohio, EUA, descobriram que a malha usada para fixar a teia no chão tem uma estrutura completamente diferente. Essa malha é tecida com menos pontos de contato, o que permite que a teia se desprenda com facilidade, capturando rapidamente qualquer presa que se encoste nela.


Despertaí (4)