Page 1

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA “PAULA SOUZA” FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TAQUARITINGA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSAMENTO DE DADOS

ANTEPROJETO MONOGRAFIA

TEMA: Mídias Sociais: Uma ferramenta estratégica para as empresas ORIENTADORA: Prof.ª José Eduardo Freire ACEITE: _________________________________________

ALUNO: Everton De Grande Nº. MATRÍCULA: 207212259

Taquaritinga 2º Semestre de 2010


ANTEPROJETO Tema O uso de Mídias Sociais como ferramenta estratégica para empresas. Motivação As mídias sociais têm causado um grande impacto atualmente nos usuários convencionais da internet, sobretudo afetando o mundo dos negócios, onde uma quantidade crescentes de empresas estão participando e utilizando estas novas modalidades de comunicação como ferramentas estratégicas para suas organizações e através delas conseguindo atrair novos negócios, buscar novos clientes, ter um contato mais direto com seus atuais clientes, divulgar e fortalecer sua marca e até mesmo na escolha de pessoas qualificadas para fazer parte de seu quadro de funcionários. Justificativa (por que fazer?). Nos Dias de hoje, as empresas ainda enfrentam o paradigma de que mídias sociais e ferramentas de comunicação apenas estimulam a falta de produtividade dentro das organizações, é importante demonstrar que esta concepção deve ser mudada, obviamente aplicando regras e políticas que devem ser inseridas na cultura da empresa para que estas ferramentas funcionem e assim alcancem os resultados desejados. Objetivo (para que fazer?). Pesquisar como as organizações têm utilizado as mídias sociais dentro do ambiente corporativo e quais os resultados alcançados com suas estratégias analisando assim quais as vantagens e desvantagens de se utilizar estas novas tecnologias como ferramentas estratégicas.


Estrutura do Trabalho •

INTRODUÇÃO

CAPÍTULO 1: A ERA DA INFORMAÇÃO Mostrar como o fluxo de informações aumentou nos tempos de hoje, como a informação certa no momento certo é o maior bem de uma empresa e enfatizar que deve-se filtrar uma grande quantidade de informação para conseguir uma “informação chave”, afim de utilizá-la

como

diferencial competitivo. •

CAPÍTULO 2: AS MÍDIAS SOCIAIS Mostrar o que são as mídias sociais, seu funcionamento, quais existem atualmente, qual a finalidade de cada uma, explicar os nichos em que cada uma se encaixa.

CAPÍTULO 3: AS MÍDIAS SOCIAIS NO PROCESSO ELEITORAL Mostrar que as mídias sociais, estão sendo utilizadas nos últimos anos como ferramentas de apoio a campanhas eleitorais, exemplificando com o caso de Barack Obama.

CAPÍTULO 4: A VISÃO DAS EMPRESAS SOBRE O USO DESTAS NOVAS FERRAMENTAS NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL Mostrar as visões de empresas que tem opiniões diferentes sobre o uso de mídias sociais, explicando a necessidade de uma mudança da visão conservadora e a implantação de novas políticas e regras dentro das empresas para que possam aproveitar as mídias e alcançar resultados satisfatórios.

CAPÍTULO 5: SMO – OTIMIZAÇÃO PARA MÍDIAS SOCIAIS SMO – Social Media Optimization – otimização para mídias sociais, que são estratégias usadas com o objetivo de aumentar a exposição da marca (site, empresa) de modo mais próximo do público e gerar um “falatório” da marca através de divulgação nas mídias sociais, que vão desde anúncios ou distribuição de conteúdo (imagens, vídeos, música), até interação com a audiência dessas mídias sociais.


CAPÍTULO 5: ESTUDO DE CASO Utilizar estudos de casos para demonstrar que as mídias sociais, se utilizadas de forma adequada, podem aumentar o leque de ferramentas estratégicas da empresa, e provar que elas geram perca de produtividade apenas quando são utilizadas do modo incorreto.


Metodologia do Estudo A pesquisa será realizada de janeiro de 2011 a junho de 2011, através de estudo bibliográfico, artigos eletrônicos, revistas da área e estudos de caso. Cronograma de Execução

ATIVIDADE

Dezembro

Entrega de anteprojeto

Orientação e Revisão

Fevereiro

Março

Abril

Maio

X

X

X

Junho

X

Levantamento de dados Orientação elaboração

Janeiro

X e

X

X X

Entrega das 03 cópias

X

Apresentação

X


BIBLIOGRAFIA PARA ANTEPROJETOS

GRAEFF, Antonio. A Internet e as Mídias Sociais no Processo Eleitoral. São Paulo. PubliFolha, 2009. JERKOVIC, Jhon I. Guerreiro SEO. São Paulo: Novatec, 2010. MOTTA, Leandro. A Importância do SMO, 2009. Disponível em: < http://www.mestreseo.com.br/redes-sociais/smo-otimizacao-midias-sociais>. Acessado em: 01 dez 2010 DELFINI, Luciano. Métricas de Mídias Sociais. Revista LOCAWEB, n.19, p.28-37, nov.2008.

Anteprojeto Everton De Grande  

anteprojeto da monografia

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you