Page 1

AMENDOIM ALTAMENTE SELECIONADO


Coplana Premium Peanuts A Coplana é uma cooperativa de produção, localizada no interior do Estado de São Paulo, Brasil, que produz e comercializa o Coplana Premium Peanuts, amendoim altamente selecionado, referência na indústria alimentícia do país e exterior.

Rigor nos processos O produto tem monitoramento permanente para a garantida de sua qualidade, com amostragem automatizada de todas as cargas que chegam à Unidade de Grãos, e uso de código de barras para a rastreabilidade. A descarga, por exemplo, é feita em um projeto inovador que otimiza a logística e tem impactos positivos desde a lavoura. O acondicionamento do amendoim, depois da secagem artificial, ocorre em um armazém de 20 mil m2 com controle de umidade e temperatura. O amendoim é certificado pela BRC (British Retail Consortium), norma global, referência para a produção do alimento seguro. Em 2010, a classificação da Coplana foi Grau A e, em 2011, houve a recertificação também com o Grau A, o mais alto da norma. Entre outros programas de qualidade, a Coplana adota o “Boas Práticas de Fabricação” e “Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle”, promove auditorias internas e atende às auditorias realizadas por clientes do Brasil e exterior. As análises laboratoriais estão presentes em todas as etapas do processamento, o que atesta a sanidade e a qualidade do produto.

2

COPLANA - Brazilian Premium Peanuts


Beneficiamento em um dos melhores projetos mundiais

O beneficiamento e a seleção são realizados em planta industrial 100% automatizada com equipamentos que reúnem o melhor da expertise do Brasil, Argentina, Estados Unidos e Alemanha. O projeto é considerado um dos mais modernos do mundo.

Amendoim Blancheado e Semieladorado A planta de blancheamento também é automatizada e, para agregar valor ao produto, a Cooperativa ainda oferece o amendoim granulado e granulado tostado em embalagem a vácuo.

COPLANA - Brazilian Premium Peanuts

3


Capacidade de fornecimento e padronização

A seleção dos grãos é eletrônica e sensores específicos reforçam critérios de sanidade. Os lotes são rigorosamente padronizados, e o amendoim é classificado de acordo com os requisitos dos programas de qualidade, certificação internacional e exigências de cada cliente em relação ao tipo de uso. Devido aos seus investimentos em tecnologia e aumento de produção, a Coplana mantém a capacidade de fornecimento para o mercado externo, com rigor nos prazos e garantia do alimento seguro.

4

COPLANA - Brazilian Premium Peanuts


Sustentabilidade desde o campo Com 1.150 cooperados, a Coplana dispõe hoje de 160 agricultores que produziram, nesta safra 2011/2012, em uma área de 15.300 hectares. Todo o cultivo é feito em rotação de culturas, em área de renovação de canavial. As mesmas áreas produtoras de etanol e açúcar, produzem o amendoim premium, em um processe que transformou a economia no interior do Estado de São Paulo, gerando empregos e renda. A produção obedece a critérios de sustentabilidade, com adequação às legislações ambiental e trabalhista. Na safra 2011/ 2012, a Cooperativa recebeu 72 mil toneladas de amendoim em casca, o equivalente a 24% do volume nacional e 28% do volume de São Paulo, principal Estado produtor. A Coplana irá fechar o atual período com 43% das exportações brasileiras, ou 26 mil toneladas de amendoim em grãos. Entre os clientes, o exigente mercado da União Europeia.

Meio Ambiente Entre os projetos socioambientais da Cooperativa destacam-se o “Reflorestando as Nascentes” e o “Córrego Vivo”. Ambos são formados a partir de parcerias entre poder público e iniciativa privada e têm como objetivo a recuperação de Áreas de Preservação Permanente. Dos projetos também fazem parte estudantes dentro do conceito de educação ambiental. Desde 2005, foram plantadas 106.020 mudas recuperando 72 hectares. A Central de Recebimento de Embalagens de Defensivos da Coplana é outro modelo de preservação. Pioneira no Brasil, existe desde 1994. Serviu de referência para a implantação em outros países e para a legislação brasileira que determina a devolução e destinação correta desses materiais (Lei 9.974/00). COPLANA - Brazilian Premium Peanuts

5


Resultados para a indústria alimentícia

O posicionamento da Coplana, como marca de credibilidade é o resultado de pesquisas, inovação tecnológica, análise permanente da qualidade do produto e rigor nos processos atestados por auditorias de clientes e agências certificadoras. Os investimentos dos últimos meses, por exemplo, somaram R$ 30 milhões e foram responsáveis pela instalação da nova planta industrial. Coplana - compromisso com a ética e relacionamentos de longo prazo com clientes, fornecedores e parceiros. Assim, queremos nos manter como referência como fornecedor preferencial da grande indústria alimentícia.

6

COPLANA - Brazilian Premium Peanuts


Tipos de produtos

MERCADO INTERNO CRU 38/42 40/50 50/60

BLANCHEADO 38/42 40/50 50/60

TOSTADO 38/42 40/50 50/60

60/70 70/80 PARTIDO

PARTIDO

PARTIDO

MERCADO INTERNO-GRANULADO PENEIRA 1.00 MM PENEIRA 1.41 MM PENEIRA 2.08 MM PENEIRA 3.36 MM PENEIRA 4.08 MM PENEIRA 7.93 MM

COPLANA - Brazilian Premium Peanuts

7


Coplana - Cooperativa Agroindustrial Rodovia SP 333 • Km 121,75 Caixa Postal 176 • CEP 14870-970 • Jaboticabal • SP • Brasil Fone: +55 (163209-9000 www.coplana.com/premiumpeanuts e-mail: coplana.graos@coplana.com

Amendoim altamente selecionado  

amendoim coplana

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you