Page 1

VIH/Sida | Música | Desporto | Sexualidade | Entrevista | Juventude |Tecnologia Edição Nº14

Distribuição- Gratuita

MARLENE PINTO MISS S.TOMÉ E PRÍNCIPE EM PORTUGAL “OS JOVENS DEVEM USAR TODAS AS FORMAS DE PREVENÇÃO QUE EXISTE E TROCAREM MAIS INFORMAÇÕES SOBRE VIH” Apoios:

Janeiro- 2010

Periodicidade-Mensal


DESTAQUE

DESTAQUES CAIXA BUÉ FIXE

PAG.3

SEXUALIDADE

PAG.4

MÚSICA

PAG.6

VOZ DOS JOVENS

PAG.7

ENTREVISTA

PAG.8

INFO-JOVEM

PAG.9

QUEM SÃO ELES

PAG.10

TECNOLOGIA

PAG.11

DIREITOS HUMANOS PAG.12

NOTA DO EDITOR Caro Pessoal Jovem!,

Bem-vindos a mais uma edição da revista. Neste número o destaque é a entrevista com a vencedora do recente concurso Miss S.Tomé e Príncipe em Portugal, Marlene Pinto, uma jovem estudante pré universitária que fala da alegria em vencer o concurso e aconselha os jovens a apostarem na prevenção do VIH/SIDA. Boa leitura! Equipa da Bué Fixe

FICHA TÉCNICA: Director: Dynka Amorim Director Adjunto: Yaquison Zacarias Sub-director: Maria Manuel Editor: Nazya dos Santos Colaborador permanente:Wilsom de Almeida Proprietária: Ana Maria Oliveira Filgueiras Soares Inscrição na ERC:125727 Projecto Gráfico: Ismael Sequeira e Dely Amorim Supervisão: Ana Maria Oliveira Filgueiras Soares CONTACTOS: Blogue: http://grupobuefixe.blogspot.com Email: grupobuefixe@gmail.com Tlm: 968551077 Sede de Redação: Rua de Macau nº9, 3ºfrt 2700-538, Amadora

Laço feito pelos alunos da Escola 2/3 Vila Nogueira de Azeitão

SABIAS QUE... UMA PESSOA COM AR SAUDÁVEL PODE ESTAR INFECTADA COM O VÍRUS DO VIH/SIDA! POR ISSO USA SEMPRE O PRESERVATIVO!

2


CAIXA BUÉ FIXE

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE VIH/SIDA. Se tiveres dúvidas basta enviares um SMS para: 968551077 É possível apanhar o VIH no primeiro contacto sexual com uma pessoa com SIDA? SIM! Se não usar preservativo e o parceiro sexual estiver infectado com o VIH basta uma vez para a pessoa se infectar. Apanha-se o VIH nas lâminas, facas, seringas ou agulhas? SIM se já foram usadas para cortar ou furar a pele de outra pessoa (que pode ter o VIH). Ao fazer tatuagens é possível apanhar SIDA? SIM, pode apanhar o VIH - que provoca a sida - se a agulha ou lâminas já tiverem sido usadas por outra pessoa( que pode estar infectada)

É possível uma mulher se infectar se o esperma de um homem infectado pegar em alguma parte do corpo? O esperma só pode infectar se entrar pela vagina, pelo ânus, boca ou ferida. Se tocar em qualquer outra parte do corpo não é possível infectar. As pílulas anticoncepcionais protegem do VIH? NÃO! A pílula só serve para as mulheres não terem filhos enquanto as tomam mas não as protegem do VIH. Só o preservativo pode proteger ao mesmo tempo do VIH e da gravidez não desejada. Se o pai ou a mãe tiverem VIH ou SIDA o filho apanha? Só a mãe pode passar o vírus da SIDA para o filho durante a gravidez e parto(pelo sangue) ou amamentação (pelo leite).

3


SEXUALIDADE

ABSTINÊNCIA SEXUAL

A abstinência sexual é resolver não ter sexo.

Vantagens:

É o método ideal e mais eficaz de não engravidar.

1) Não se apanha VIH/sida nem outras

A abstinência - quando o jovem escolhe - é boa,

IST(Infecções Sexualmente Transmissíveis)

possível, natural e saudável. Para compreender e

2) Evita a gravidez.

aceitar esta ideia é importante ter

2) Não gastamos dinheiro como no caso da pílula ou

conhecimento básico de educação sexual.

outros métodos.

Existem dois tipos de abstinência para prevenir tanto a gravidez como as IST (Infeções

Texto escrito por:

Sexualmente Transmissíveis) como o VIH:

Maria Manuel

Abstinência periódica: É usado por muitas

Estudante pre-universitária,

mulheres que fazem sexo mas não querem engravidar. Neste caso precisam saber quais os dias em que estão “férteis”, ou seja, os dias em que podem engravidar, para que não façam sexo nesses dias.Vamos explicar como saber quais os dias em que se pode engravidar na próxima revista e no blog em grupobuefixe.blogspot.com Abstinência Constante: É resolver não fazer sexo durante um certo período.

4


ilustrações feitas na Associação Moitense dos Amigos de Angola em parceria com a ONG Cidadãos do Mundo.

DICIONÁRIO DO VIH/SIDA ACONSELHAMENTO É uma conversa entre um profissional -Conselheiro(a)- que foi formado para saber como conversar com qualquer pessoa que tem um problema e ninguém para ajudar a fazer frente a essa dificuldade. Por exemplo, no caso do VIH ou da SIDA pode ser uma conversa entre o(a) Conselheiro(a) e um Jovem que vai fazer o teste para o VIH ou receber o resultado. PREVALÊNCIA É a medida da proporção de pessoas que têm uma determinada doença num determinado período de tempo. Para o VIH, usa-se o termo “seroprevalência” ou seja a porporção de pessoas que apanharam o VIH num determinado país e num determinado período. SEROPOSITIVO É o nome que se dá a uma pessoa que fez o teste do VIH para saber se o apanhou e o resultado diz”POSITIVO”. Também só se diz seropositivo para uma pessoa que tem o VIH mas não está - nesse momento- doente(com SIDA).

5


VOZ DOS JOVENS

A nossa equipa voltou a sair à rua para saber a opinião dos jovens com origens nos PALOP sobre “O que é ser jovem?”. Clareza e dúvida marcaram o ponto de vista dos jovens. José Almeida, 23 anos, “Acredito que ser jovem é simplesmente ter a responsabilidade social no mundo onde vivemos” Carla Lemos, 19 anos,” Pessoal da revista: para mim ser jovem é viver a vida, mas de forma responsável” Hélio Tomas, 21 anos “Acho que ser jovem hoje em dia, é a fase em que devemos apostar no futuro” Lídia Semedo, 26 anos, “ Ser jovem, para mim, é a fase da vida em que devemos estudar para depois construir a família” Henry Palhares, 25 anos “Ser jovem não é somente ser imaturo nem tão pouco ser irresponsável, como em muitos casos somos considerados, mas sim, é o alicerce para um futuro próspero ou seja a esperança para um mundo inovador”.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------CABELEIREIRO AFRO-LUSO NO CENTRO DE LISBOA -Excelentes Profissionais

6

- Preços Convidativos - Boas Acessibilidades -Boas Instalações -Local de Encontro entre Comunidades


MÚSICA

“MUSICAL SOBRE BARACK OBAMA Teve lugar, recentemente, em Frankfurt na Alemanha, um musical intitulado “ Hope” centrado na campanha eleitoral do Presidente americano, Barack Obama. O evento agradou a mais de dois mil espectadores que assistiram à estreia. Este instrumental foi estreado nos arredores de Frankfurt e centra-se na chegada à Casa Branca do primeiro Presidente americano negro.

BARACK OBAMA

BIOGRAFIA DE MICHAEL JACKSON É REEDITADA PARA INCLUIR CAPÍTULO SOBRE A SUA MORTE Há quase sete meses morto, Michael Jackson, o rei da música pop, continua a dar que falar. A novidade surgiu com a nova edição de "Michael Jackson: A Magia e a Loucura".Lançado originalmente em 2005, a obra ganhou agora um novo capítulo com a inclusão da sua morte prematura.

MICHAEL JACKSON

BONO, STING, J. TIMBERLAKE, C. AGUILERA E ALICIA KEYS VÃO APOIAR O POVO DO HAITI Os músicos Bono, Sting, Justin Timberlake, Christina Aguilera e Alicia Keys irão participar no programa da MTV "Esperança para o Haiti", para ajudar as vítimas do terramoto que atingiu este país.. O anúncio foi feito, por George Clooney, na passadeira vermelha dos Globos de Ouro.

BONO

7


ENTREVISTA

MARLENE PINTO - MISS S.TOMÉ E PRÍNCIPE EM PORTUGAL

“OS JOVENS DEVEM USAR TODAS AS FORMAS DE PREVENÇÃO QUE EXISTEM E TROCAREM MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O VIH E SIDA” Nesta edição da revista, a equipa entrevistou a vencedora do concurso Miss S.Tomé e Príncipe que se realizou em Portugal. Marlene Pinto, uma jovem estudante, pré universitária, de 17 anos, reside nos arredores de Lisboa e não esconde a sua alegria por ter vencido este concurso. Bué Fixe: Como é que veio a ideia de participar na edição 2009 da Miss S.Tomé e Príncipe em Portugal? Marlene Pinto: “Foi através de uma amiga da minha tia, que me informou por SMS e me convenceu que eu tinha perfil para participar”. Bué Fixe: Já alguma vez tiveste a ideia de participar num concurso desta natureza? Marlene Pinto: “Sempre quis ser modelo desde criança”. Bué Fixe: Como é que foi o processo a partir dessa altura? Marlene Pinto: “Foi um processo cansativo, mas o importante é que correu bem”. Bué Fixe: Tiveste apoio dos teus familiares? Marlene Pinto: “Tive apoio da minha tia e dos meus amigos, porque foram eles que me incentivaram a participar nesse concurso”. Bué Fixe: Quando recebeste o prémio, como é que sentistes? Marlene Pinto: “Eu adorei ganhar! Foi um grande momento para mim representar da melhor maneira a mulher santomense em Portugal”.

8

Bué Fixe: E com essa distinção o que pensas fazer? Marlene Pinto: “Quero apostar imenso no mundo da moda através de uma carreira profissional”. Bué Fixe: E não queres aproveitar esse prémio para ajudar algumas iniciativas na área da prevenção do VIH? Marlene Pinto: “Acho que sim, porque é um tema que nos diz respeito a todos. Acredito que seria interessante desenvolver qualquer iniciativa desse género”. Bué Fixe: E qual é que achas que deve ser o papel dos jovens na questão do VIH? Marlene Pinto:” Acho que os jovens devem apostar na prevenção, usando todas as formas de prevenção que existe. E deve haver mais troca de informação sobre VIH entre os jovens”. Bué Fixe: O que fazes nos tempos livres? Marlene Pinto: “Adoro jogar futebol, voleibol e estar com os amigos”


INFO-JOVEM

ONU QUER COMBATER A TRANSMISSÃO VERTICAL DO VIH EM ÁFRICA

A Organização das Nações Unidas quer tentar eliminar a transmissão do VIH de mãe para o filho na África Subsaariana, Hoje já há tratamento (antiretrovirais) que se dá à mãe antes e depois do parto, informou o Serviço de Notícias da ONU.

TESTES PARA O VIH QUE PROVOCA A SIDA PODEM AGORA FAZER-SE NOS CENTROS DE SAÚDE Os testes rápidos para o VIH deverão agora existir em todos os Centros de Saúde. Após ter feito uma experiência a Coordenação Nacional para a Infecção VIH/sida, de Portugal, quer agora que todos os Centros de Saúde possam oferecer este teste gratuito e a toda a gente.

CAMPANHA DE PREVENÇÃO DO VIH PARA “HOMENS QUE TÊM SEXO COM HOMENS” Pela primeira vez em Portugal, está a ser divulgada uma campanha nacional para que os homens que têm sexo com homens usem o preservativo para se protegerem do VIH.

AS MULHERES VÃO PARTICIPAR MAIS NA PREVENÇÃO DO VIH/SIDA DENTRO DOS PROGRAMAS DE SAÚDE Como forma de envolver mais as mulheres nos programas de prevenção do VIH/sida, a Organização Mundial da Saúde (OMS) elaborou um documento que recomenda que mais mulheres participem nos programas sobre Sida no sector da Saúde. informou o Serviço de Notícias da ONU.

QUARTA CONFERÊNCIA AFRICANA SOBRE SAÚDE E DIREITOS SEXUAIS Teve lugar na Etiópia a 4º Conferência Africana sobre Saúde e Direitos Sexuais. O encontro teve como objectivo reforçar o diálogo regional sobre direitos sexuais e saúde sexual no continente africano e influenciar, neste sentido, as políticas de órgãos como a União Africana. Para mais informação visita o site www.africasexuality.org

INFECÇÃO PELO VIH DE QUEM RECEBE TRANSFUSÃO DE SANGUE CONTINUA A CRESCER EM ÁFRICA A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, actualmente, cinco a dez por cento de todos os novos casos de VIH em África, resultam de transfusões com sangue infectado. Entre 250 a 500 doentes são infectados, diariamente, em qualquer lugar do continente, informou o Serviço de Notícias da ONU.

9


QUEM SÃO ELES?

PROGRAMA JUVENTUDE EM ACÇÃO

SERVIÇO VOLUNTÁRIO EUROPEU O objectivo do Serviço Voluntário Europeu (SVE) é desenvolver a solidariedade, promover a cidadania activa e a compreensão mútua entre os jovens. O QUE É UM PROJECTO SVE?

O Serviço Voluntário Europeu permite aos jovens desenvolver, num período que pode ir até doze meses, uma acção de voluntariado num país Juventude em Acção é um programa da União diferente do seu país de residência. Fomenta a Europeia para apoio aos jovens. solidariedade entre os jovens e é um verdadeiro Tem como objectivo estimular o sentido activo de serviço de aprendizagem. cidadania europeia, a solidariedade e a troca de Para além do benefício para as comunidades locais, experiências entre os jovens europeus,assim como os voluntários adquirem novas competências, o seu envolvimento na construção do futuro da linguagens e descobrem outras culturas. União Europeia. UM PROJECTO SVE TEM 3 FASES: O programa promove a mobilidade, dentro e fora das fronteiras europeias, a educação não formal, o Planeamento e preparação Implementação da actividade diálogo intercultural assim como a inclusão de Avaliação (incluindo reflexão sobre possíveis todos os jovens. acções de seguimento) Princípios e práticas de aprendizagem não formal As Acções do programa Juventude em Acção devem estar presentes ao longo de todo o são: projecto. Acção 1 - Juventude para a Europa Um projecto SVE pode desenvolver-se sobre um leque variado de temas e áreas de intervenção, Acção 2 - Serviço Voluntário Europeu como a cultura, juventude, desporto, auxílio social, herança cultural, artes, protecção civil, ambiente, Acção 3 - Juventude no Mundo cooperação, desenvolvimento, etc. Intervenções de alto risco em situações pós-crise (ex: ajuda Acção 4 - Formação e Ligação em Rede humanitária, apoio imediato após catástrofes, etc.) Acção 5 - Encontros de jovens e de Fonte: www.juventude.pt responsáveis pelas políticas de juventude

10


TECNOLOGIA

O QUE É FLICKR? Flickr é um serviço do yahoo que permite guardar, organizar, procurar e compartilhar fotos online. Com este serviço podemos organizar álbuns, trocar fotos com amigos, família etc. O Flickr tem uma versão gratuita e uma versão pró paga. A versão gratuita tem um limite de 200 fotos. Mesmo que publiques mais de 200 fotos na versão gratuita, elas não serão apagadas, mas o Flickr mostra, apenas, as últimas 200 fotos que tu publicaste. Na versão pró pago não há limite para o número de fotos publicadas. O serviço oferece, também, privacidade para utilizadores que querem apenas guardar as fotos para si mesmos, como para os que querem apenas mostrar aos amigos ou família. No Flickr as tuas fotos não perdem qualidade e podem ser vistas no mesmo tamanho que enviaste, além de apresentar as propriedades das fotos, o chamado EXIF. As fotos podem ser vistas em diversos tamanhos. Para isso,o Flickr oferece um link onde podes fazer o download da foto no tamanho que escolheres, além de oferecer senhas prontas no caso de as quereres publicar em algum lugar.

SABIAS QUE... RELAÇÃO SEXUAL ENTRE DOIS HOMENS PODE TRANSMITIR O VIH, SE UM DELES ESTIVER INFECTADO E NÃO USAREM O PRESERVATIVO

11


DIREITOS HUMANOS

JUVENTUDE E DIREITOS HUMANOS Por: :Inocêncio Mateus Responsável pela Youth For Human Rigths & United Human Rigths em Portugal

O QUE SÃO DIREITOS HUMANOS? Se perguntasses às pessoas na rua, “O que são os direitos humanos?” tinhas muitas respostas diferentes. Elas dir-te-iam quais eram os direitos que elas conhecem. Mas muito poucas pessoas conhecem todos os seus direitos. Um Direito é um tipo de liberdade. É algo a que tens direito. Se um indivíduo pertence a um grupo específico, ele tem certos direitos como membro desse grupo. Por exemplo: se uma pessoa for Portuguesa, ela tem o direito de viver em Portugal, mas, também, tem o direito de viver em Angola. O Angolano tem o direito de viver em Angola mas, também, em Portugal.

Os direitos humanos são os direitos que todas as pessoas têm desde que nascem, crescem e desenvolvem-se independente do país de onde são, da sua religião, raça ou sexo. O que conta é serem seres humanos. Hoje apresentamos outro Direito com base na Carta Universal dos Direitos Humanos - Adoptada e proclamada pela resolução 217 A (III) da Assembleia Geral da ONU de 10 de Dezembro de 1948: Artigo 3: DIREITO À VIDA Todo o indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal. A vida saudou-te quando nasceste. Estavas lá quando deste o teu primeiro passo. Fizeste o teu primeiro erro. Deste o teu primeiro beijo. Está contigo quando vences e quando perdes. Quando te ergues de novo. Em cada momento, podes senti-la. Vida. Lembra-te que todos têm vida, todos sentem o vento, o sol e a chuva. Fonte: Adaptado do site http://www.youthforhumanrights.org/

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

REDE INFORMAL DOS JOVENS MIGRANTES AFRICANOS COM ORIGENS NOS PALOP RESIDENTES EM PORTUGAL Junte-se a nós através do email: grupobuefixe@gmail.com ou através de SMS para o número 968551077

BF014  

...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you