Issuu on Google+

Napoleão Bonaparte, no século XIX, era imperador da França. Ele derrotou exércitos de vários países com o objetivo de dominar toda a Europa. Seu único obstáculo foi a marinha inglesa que ele não consegui derrota.

Vou isolar economicamente as ilhas britânicas. Assim vou consegui sufocar suas relações comercias


Esse isolamento foi o chamado Bloqueio Continental que proibia todos os países da Europa de comercializar com os ingleses e foi a tentativa usada por Napoleão para enfrentar a Inglaterra. Mas Portugal, que na época era governado pelo príncipe regente Dom João ficou numa situação muito difícil pois não podia contrariar nenhuma das partes. Se fizesse o que Napoleão queria, os ingleses invadiriam o Brasil, pois estavam muito interessados no comércio brasileiro; se não o fizesse, os franceses invadiriam Portugal.

Minha única saída é fugir para o Brasil.


Então em novembro de 1807 Dom João com toda a sua família e sua corte partiram para o Brasil sob a escolta da esquadra inglesa. 15 mil pessoas vieram para o Brasil em quatorze navios trazendo suas riquezas, documentos, bibliotecas, coleções de arte e tudo que poderam trazer. Quando o exército de Napoleão chegou em Lisboa, só encontrou um reino abandonado e pobre.


A vinda da Família Real trouxe muitos benefícios econômicos, culturais e educacionais para o Brasil. O Rio de Janeiro tornou-se a sede do império português e Dom João teve de organizar toda a administração brasileira. Criou três ministérios: o da Guerra e Estrangeiros, o da Marinha e o da Fazenda e Interior; instalou também os serviços auxiliares e indispensáveis ao funcionamento do governo, entre os quais o Banco do Brasil, a Casa da Moeda, a Junta Geral do Comércio e a Casa da Suplicação ( Supremo Tribunal).

Academia Real Militar

Academia de Belas-Artes


Apesar do progresso que houve com a vinda da família real, a administração de D. João VI não melhorou a vida dos colonos. A corte gastava muito, foram criados cargos inúteis para empregar fidalgos portugueses, e o governo começou a cobrar impostos.

Mas fiz muita coisa boa também e o povo tem que saber. Decreto que criem um jornal


Prouca eva lucia