Page 1

Publicação bimestral /MARÇO—ABRIL 2014

Número 8

news

letter


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

2

3

Editorial

5

Atividades do Europe Direct Madeira

13

Eleições Europeias 2014

17

Notícias

21

Em destaque...

22

A Europa no WorldWideWeb

23

Acontece...


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

3

EDITORIAL Ainda o tema das eleições europeias... É já no próximo dia 25 deste mês que os portugueses serão convidados a participar no (importante) ato eleitoral que permitirá eleger os nossos representantes no Parlamento Europeu. À data da publicação desta newsletter conhecem-se já os candidatos dos diversos partidos e mais do que isso, assiste-se já a movimentações de pré-campanha sobre estas eleições. Pessoalmente, gostaria que os debates se pautassem pelo profissionalismo e pela clareza de ideias em torno do projeto europeu. Preferencialmente, recorrendo a uma linguagem acessível de forma a contrariar a complexidade que tendencionalmente associamos às instituições europeias. Creio que os cidadãos esperam (também) isso dos candidatos. Da nossa parte – Centro Europe Direct Madeira, procuramos (e continuaremos a fazê-lo) transmitir informação rigorosa e factual relacionada com a União Europeia e o projeto de construção europeia. Grande parte do trabalho até hoje efetuado sobre esta matéria, foi no sentido de informar os cidadãos sobre as funções das diferentes instituições europeias, com especial destaque, como não poderia deixar de ser, para o papel do Parlamento Europeu. A última sessão informativa terá lugar no próximo dia 19 de maio, junto de um grupo de alunos de cursos profissionais, e à semelhança das edições anteriores, tentaremos esclarecer os jovens sobre eventuais dúvidas relacionadas com o projeto europeu. Alguém dizia que “não se pode amar aquilo que se desconhece” e nesta perspetiva, temos a plena consciência que o afastamento dos cidadãos em relação aos assuntos europeus decorrem muitas vezes do desconhecimento, ou simplesmente, de informações inadequadamente transmitidas ou incorretamente percecionadas. Neste sentido, a nossa responsabilidade é grande, em matéria de clarificação, nomeadamente junto do público mais jovem que irá votar pela primeira vez, até porque segundo um recente estudo de opinião encomendado pelo Parlamento Europeu para o Evento Europeu da Juventude 2014, para 44% dos jovens, votar nas eleições europeias é a melhor forma de participar na vida pública da UE. Subscrevo a nota pastoral da CEP que recentemente teve lugar em Fátima: “Uma Europa melhor, que justamente desejamos, também depende de cada um de nós”. Por isso, no próximo dia 25 de maio participe em mais esta importante etapa de edificação do projeto europeu.

A Coordenação do Centro Europe Direct Madeira Marco Teles


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

12


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

5

ATIVIDADES DO EUROPE DIRECT MADEIRA Sessão de informação sobre Globalização no Estabelecimento Prisional do Funchal O Centro de Informação Europe Direct Madeira realizou no dia 17 de março mais uma sessão de informação/formação no Estabelecimento Prisional do Funchal, desta vez relacionada com o tema da globalização. Perante uma plateia de 40 reclusos que frequentam os cursos de Educação e Formação de Adultos, foi possível explicar o que é a globalização, destacando os seus aspetos positivos e negativos e as relações comerciais entre a União Europeia e os seus parceiros económicos mais importantes, dando particular destaque à relação entre a UE e a China, uma vez que esta última constituise como a maior fonte de importações da UE. Outra parte importante desta apresentação esteve relacionada com a Livre Circulação de cidadãos, (um dos princípios fundamentais consagrados no Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia), os fluxos migratórios para a União Europeia em 2012 e as oportunidades de emprego no estrangeiro, destacando a rede EURES, enquanto ferramenta essencial na procura de informações relativas a oportunidades de emprego e de formação na Europa.


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

6

Ação de Formação sobre as Eleições Europeias 2014 O Centro de Informação Europe Direct Madeira em colaboração com o Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e a Comissão Nacional de Eleições, promoveu no dia 19 de março, no Museu da Imprensa da Madeira, uma sessão de informação/formação sobre as Eleições Europeias que, em Portugal, terão lugar a 25 de maio. O objetivo foi informar os jornalistas e outros multiplicadores de comunicação – assessores de imprensa, relações públicas, estudantes de comunicação social/jornalismo, cidadãos interessados no tema específico das europeias sobre a importância das eleições europeias, os principais meios de informação existentes e a influência do Parlamento Europeu no diaa-dia dos cidadãos. Os instrumentos existentes para informar o público sobre as eleições europeias, como estar a par dos resultados na noite eleitoral ou quais os meios de informação mais rápidos sobre a votação na União Europeia foram alguns dos temas que estiveram em discussão no encontro.


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

7

“A Europa vai à tua Escola” No dia 02 de abril o CIED Madeira foi à Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes para falar com 20 alunos sobre o Projeto Europeu e as Eleições Europeias que se realizam no dia 25 de maio. No final da sessão a cada aluno foi entregue a publicação “Os pais fundadores da União Europeia” que descreve o percurso de 11 dos líderes que inspiraram a criação do projeto europeu.

No dia 22 de abril, o CIED Madeira foi à Escola Básica do 2º e 3º ciclos do Caniçal para mais uma sessão “A Europa vai à tua Escola”. Foram cerca de 35, os alunos que durante 1h ficaram a conhecer um pouco mais sobre a evolução do projeto europeu e sobre as principais instituições da União Europeia. Durante a palestra foi possível ainda abordar o conceito de Cidadania Europeia e quais os direitos que são conferidos a todos os cidadãos que residem no território da UE. No final da sessão a cada aluno foi entregue a publicação “Mais Cidadão” que aprofunda o conceito de Cidadania da União Europeia e faculta exemplos concretos dos diversos direitos que os cidadãos dispõem em áreas como o voluntariado, residência na europa, educação, trabalho, entre outras.


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

8

No dia 24 de abril, o CIED Madeira foi à Escola 1,2,3/PE Professor Francisco M. S. Barreto para mais uma palestra “A Europa vai à tua Escola”. Durante a sessão dirigida a 45 alunos do 3º ciclo e SEF, para além de abordar-se a construção do projeto europeu e a temática da Cidadania Europeia, falou-se sobre voluntariado (uma das formas mais eficazes de pôr em prática a cidadania) e sobre o Serviço Voluntário Europeu, o programa mais conhecido para ajudar os jovens a encontrar atividades de voluntariado (a tempo inteiro) no estrangeiro. No final da palestra cada aluno recebeu um exemplar da publicação “Mais Cidadão”.


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

CIED Madeira marca presença na iniciativa “Tu na Europa” O conselho Nacional de Juventude (CNJ), com o apoio do Programa Juventude em Ação, promoveu no dia 11 de abril no Funchal a campanha “TU na EUROPA”, com o objetivo de incentivar a cidadania Europeia, especificamente a participação dos jovens portugueses nas eleições para o Parlamento Europeu, em maio de 2014, capacitando-os para fazer uma escolha informada. O Centro de Informação Europe Direct Madeira a convite da Direção Regional de Juventude e Desporto, marcou presença nesta iniciativa, informando e esclarecendo os participantes sobre a importância do Parlamento Europeu e do processo eleitoral que se aproxima.

9


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

10

CIED Madeira em sessão informativa na Escola do Carmo O Europe Direct Madeira esteve no dia 28 de abril na Escola Básica e Secundária Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas para falar com cerca de 45 alunos sobre o que são os Centros Europe Direct e quais as suas principais funções. Houve ainda tempo para esclarecer os alunos sobre a construção do projeto europeu e quais as principais instituições da União Europeia, dando particular destaque ao Parlamento Europeu, instituição que representa os interesses dos cidadãos europeus. Esta sessão, organizada pelo Clube Europeu da escola, contou com a presença da candidata ao Parlamento Europeu, Cláudia Aguiar que esclareceu os alunos sobre a importância do voto no ato eleitoral de 25 de maio.

CIED Madeira na semana dos clubes da Escola Francisco Franco Ainda no dia 28 de abril, o CIED Madeira esteve na Escola Secundária Francisco Franco para, no âmbito da Semana dos Clubes e a convite do Clube Europeu, falar com cerca de 100 alunos sobre a Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia, que reconhece um conjunto de direitos pessoais, cívicos, políticos, económicos e sociais aos cidadãos e residentes na UE. Para além de focar os capítulos que a compõem (nomeadamente a dignidade, liberdade, igualdade, solidariedade, cidadania e a justiça) abordou-se especificamente o tema da relação entre a vida familiar e a vida profissional.


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

12


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

12

CIED Madeira participa na VIII Conferência do Atlântico Nos dias 27 e 28 de março, a Associação Insular de Geografia em parceria com o Departamento de Geografia e Planeamento Regional da Universidade Nova de Lisboa, e com o apoio da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, promoveu a 8ª edição das Conferências do Atlântico, este ano subordinada ao tema “Ambiente, Ordenamento e Desenvolvimento”. O Europe Direct Madeira consciente da importância desta temática não só a nível europeu como também a nível nacional e regional, juntou-se a esta iniciativa, mantendo presença contínua no Museu da Imprensa da Madeira, com um stand onde foram disponibilizadas aos participantes várias publicações e panfletos informativos sobre o Ambiente, a Agricultura, mas também sobre as Eleições Europeias do próximo dia 25 de maio.


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

13

ELEIÇÕES EUROPEIAS A DECISÃO DE CADA UM É O FUTURO DE TODOS

Dr. Pedro Valente da Silva Chefe do Gabinete de Informação do Parlamento Europeu em Portugal

"Então pensa que não tem poder? Pense de no-

dos-membros da União Europeia - UE) terá de ter

vo". Este slogan da campanha de comunicação

em conta os resultados eleitorais com vista a pro-

relativa às eleições europeias de 25 de Maio de

por, por maioria qualificada, ao PE um candidato

2014 exprime bem as grandes mudanças que es-

ao cargo de Presidente da Comissão Europeia.

tas eleições prometem.

O candidato terá de ser eleito pela maioria dos

O Tratado de Lisboa aprofundou os poderes do

membros que compõem o PE, ou seja, terá de

Parlamento Europeu (PE), a única instituição eu-

recolher os votos favoráveis de pelo menos 376

ropeia dotada de legitimidade democrática direta.

dos 751 eurodeputados.

Exemplo disso é que, pela primeira vez, o voto

A votação será secreta. Se o candidato for rejeita-

popular contará para a escolha do Presidente da

do, o Conselho Europeu, deliberando igualmente

Comissão Europeia.

por maioria qualificada, terá um mês para propor

Assim, os principais partidos políticos europeus

um novo candidato ao PE.

apresentaram os seus candidatos ao cargo, per-

O reforço dos poderes do PE operado pelo Trata-

mitindo que os cidadãos tenham uma palavra a

do de Lisboa não se ficou, obviamente, por aqui.

dizer na escolha do futuro presidente do executi-

Com a entrada em vigor daquele tratado, o PE

vo comunitário.

tornou-se co-legislador em matéria de imigração

O rol de candidatos incluiu Jean-Claude Juncker

legal, de cooperação judiciária penal (Eurojust,

pelo Partido Popular Europeu, Martin Schulz, atu-

prevenção do crime, aproximação das normas

al Presidente do PE, pelo Partido Socialista Euro-

penais, infracções e sanções), de cooperação poli-

peu, Guy Verhofstadt pela Aliança dos Democra-

cial (Europol), bem como em determinadas maté-

tas e Liberais pela Europa, Ska Keller e José Bové

rias no domínio da política comercial e da política

pelo Partido Verde Europeu e Alexis Tsipras pelo

agrícola comum.

Partido da Esquerda Europeia. Após as eleições, o Conselho Europeu (composto pelos chefes de Estado ou de Governo dos Esta-

(continuação)


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

14

O PE intervém, por conseguinte, em igualdade com

putados e objeto de uma resolução aprovada no

o Conselho da UE (Conselho de Ministros), na

passado dia 13 de março.

aprovação da quase totalidade dos dossiês legisla-

As próximas eleições europeias de 25 de maio vão,

tivos.

deste modo, dar aos eleitores a possibilidade de

Em matéria financeira, o Tratado de Lisboa refor-

reforçar ou de alterar o rumo que a UE tem toma-

çou o papel do PE na adoção do Orçamento anual

do na resolução da crise económica e em muitas

da UE e consagrou que o quadro financeiro pluria-

outras áreas que afetam o quotidiano dos cida-

nual só pode ser adotado pelo Conselho da UE

dãos.

após aprovação pelo PE.

Por todas estas razões, é importante que no próxi-

De igual modo, a celebração de acordos internacio-

mo dia 25 de Maio os cidadãos participem na elei-

nais relativos a matérias às quais seja aplicável o

ção dos 21 eurodeputados portugueses ao PE. As

processo legislativo ordinário (co-decisão) depende

eleições europeias não são de segunda ordem.

da aprovação do PE.

Pelo contrário, a sua importância cresceu de mão

Cabe assinalar que o aumento dos poderes do PE

dada com o reforço das competências da UE e dos

começou a fazer-se sentir quando a UE tentava

poderes do PE. Ao exercer o seu poder, através do

ultrapassar a crise económica e os eurodeputados

voto, 400 milhões de europeus - entre os quais

redigiam legislação sobre a supervisão financeira, a

mais de 9 milhões de portugueses - escolherão

liquidação de bancos e a limitação dos prémios dos

quem decide na UE.

banqueiros. A ação da troica nos países intervencionados foi igualmente escrutinada pelos eurode-

(Artigo publicado na Revista Viver Câmara de Lobos, nº 17, 2014)


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

15

Novidades na sua plataforma Europeias 2014... Com o objetivo de informar e sensibilizar os eleitores para a importância do Parlamento Europeu enquanto instituição que os representa na União Europeia e incentivar uma participação ativa na Eleições Europeias 2014, o Centro de Informação Europe Direct Madeira publicou entre 04 de março e 16 de abril, um conjunto de 10 artigos na imprensa escrita regional. Se não teve a oportunidade, consulte aqui os artigos publicados:  04 de março, ”Abordando o projeto da construção europeia I";  05 de março, "Abordando o projeto da construção europeia II";  12 de março, "Instituições Europeias - quem são? O que fazem? ";  19 de março, "Cidadania Europeia";  25 de março, "O Parlamento Europeu I";  26 de março, "O Parlamento Europeu II";  02 de abril,

"400 milhões de eleitores";

 08 de abril,

"Retrospetiva das europeias I";

 09 de abril,

"Retrospetiva das europeias II";

 16 de abril,

"Madeirenses no PE"

Saiba mais sobre o Parlamento Europeu e sobre a Eleições Europeias em: www.europeias2014.com

Mantenha-se informado sobre o que se passa na União Europeia!


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

12


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

17

NOTÍCIAS (para mais informações, clique sobre o título da notícia) Produtores de rum e licores vão continuar a exportar para o continente a taxa reduzida O Parlamento Europeu aprovou uma proposta que autoriza Portugal a prorrogar a redução fiscal na exportação para o continente do rum e licores da Madeira. A medida será aplicável até 30 de junho para coincidir com as atuais orientações relativas aos auxílios com finalidade regional, podendo ser prorrogada posteriormente até ao final de 2020.

Igualdade entre homens e mulheres: progressos lentos mas seguros Durante o ano de 2013 a Comissão Europeia continuou a esforçar-se por melhorar a igualdade entre os homens e as mulheres, designadamente adotando medidas para reduzir as disparidades em matéria de emprego, remuneração e pensões, prevenir a violência e promover a igualdade no processo de tomada de decisões.

CE recolhe contributos sobre a melhor forma de proteger os mais vulneráveis contra a violência Quais são as medidas mais eficazes para combater a violência contra as crianças? Quais são os maiores desafios dos sistemas nacionais de proteção da criança? Como pode a UE apoiar os sistemas nacionais de proteção da criança? Para responder a estas questões, a Comissão Europeia decidiu lançar uma consulta pública online para ajudar os Estados-Membros a desenvolverem sistemas de proteção da criança integrados e eficazes.

A UE foi em 2013 o principal doador mundial de ajuda A União Europeia e os seus Estados-Membros continuaram a ser o principal doador mundial de ajuda em 2013, segundo a Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económicos (OCDE), proporcionando mais de metade da ajuda pública ao desenvolvimento (APD).


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

18

NOTÍCIAS (para mais informações, clique sobre o título da notícia) Parlamento Europeu votou a favor do fim das tarifas de roaming e neutralidade das redes O Parlamento Europeu votou pela reforma do mercado das telecomunicações, o pacote legislativo das telecomunicações (“Continente Conectado”) visa atribuir novos direitos aos consumidores, simplificar as regras aplicáveis aos operadores, proteger a Internet aberta (neutralidade das redes), eliminar as tarifas de roaming e garantir um maior acesso às redes móveis 4G e Wi-Fi através de uma maior coordenação na atribuição do espetro.

Comissão adota regime de vistos mais flexível para estimular o crescimento e o emprego Os cidadãos de países terceiros que desejam viajar para a UE têm de cumprir, muitas vezes, procedimentos de concessão de vistos complexos, demorados e onerosos. A Comissão Europeia apresentou um conjunto de propostas que pretendem encurtar e simplificar significativamente os procedimentos para as estadas de curta duração na UE, contribuindo para a diminuição dos custos e da burocracia mas mantendo simultaneamente o nível de segurança.

Utilizadores da Internet sujeitos a preços e regras variáveis Segundo dados divulgados, os 400 milhões de europeus utilizadores da Internet estão sujeitos a uma verdadeira lotaria geográfica no que respeita ao preço, à velocidade e à gama disponível de banda larga. Quatro estudos publicados revelam que praticamente não existe um padrão nem coerência nos mercados de banda larga da UE.

10 anos a defender a segurança dos consumidores O sistema de troca rápida de informação da UE (RAPEX) protege os consumidores europeus contra produtos não alimentares perigosos há já 10 anos. Em 2013, os Estados-Membros da UE adotaram 2 364 medidas neste contexto. Este número representa um aumento dos alertas de 3,8 % em comparação com 2012 e confirma a tendência ascendente que tem sido observada desde o estabelecimento do RAPEX em 2003.


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

19

NOTÍCIAS (para mais informações, clique sobre o título da notícia) Trabalho não declarado: inquérito revela a amplitude do problema Aproximadamente um em cada dez europeus (11%) admite ter adquirido no ano anterior bens ou serviços que envolviam trabalho não declarado e 4% reconhecem ter auferido rendimentos de trabalho não declarados. Por outro lado, um em cada 30 (3%) recebeu «por fora» uma parte do respetivo salário.

Comissão dá luz verde à Iniciativa de Cidadania Europeia «A água é um direito» A Comissão decidiu dar uma resposta favorável à primeira Iniciativa de Cidadania Europeia bem sucedida, em domínios da sua competência. Os organizadores da iniciativa «Right2Water» («A água é um direito») apelaram à Comissão para que assegure a todos os cidadãos da UE o direito à água e ao saneamento.

Comissão Europeia recomenda uma nova abordagem destinada a recuperar empresas A Comissão Europeia apresentou uma série de princípios comuns para os processos nacionais de insolvência das empresas em dificuldades financeiras. O objetivo consiste em que as prioridades passem da liquidação das empresas para o incentivo à reestruturação das empresas viáveis numa fase precoce, a fim de evitar a falência.

Fundos da UE levam ao desenvolvimento de tecnologias inovadoras O financiamento da UE em tecnologias emergentes será triplicado no âmbito do ProgramaQuadro Horizonte 2020. Serão disponibilizados 2,7 mil milhões de euros (de 2014-2020) para financiar projetos de investigação que possam conduzir a novas tecnologias inovadoras.

Comissão congratula-se com adoção do quadro de qualidade para os estágios A Comissão Europeia congratula-se com a adoção pelo Conselho de Ministros da UE de um quadro europeu de qualidade para os estágios no intuito de permitir aos estagiários adquirir experiência profissional de qualidade em condições de trabalho seguras e justas, ao mesmo tempo que potenciam as suas hipóteses de encontrar um bom emprego.


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

12


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

21

EM DESTAQUE... 70% dos jovens europeus consideram a pertença à UE uma vantagem no mundo globalizado… Fazer parte da União Europeia é uma vantagem na era da globalização, de acordo com 70% dos jovens entrevistados para um estudo de opinião encomendado pelo Parlamento Europeu para o Evento Europeu da Juventude 2014. A sondagem, realizada a europeus de todos os EstadosMembros entre os 16 e os 30 anos, vai alimentar os debates do evento que vai reunir 5000 jovens em Estrasburgo entre 9 e 11 de maio. O Evento Europeu da Juventude (EYE2014) vai focar-se no desemprego jovem, na revolução digital, no futuro da UE, na sustentabilidade e nos valores europeus.

Conheça os principais resultados da sondagem realizada... Juventude e emprego: A maioria dos entrevistados sente que a crise tem marginalizado e excluído os jovens da vida social e económica. 43% dos entrevistados afirmam que gostariam de trabalhar, estudar ou receber formação noutro país da UE e 26% sentem-se forçados pela crise a estudar ou trabalhar noutro Estado-Membro. A revolução digital: O setor digital ainda é pouco apelativo como escolha de uma carreira individual, embora seja esperado um crescimento da oferta de emprego na área nos próximos anos. Os jovens europeus encontram-se divididos relativamente ao papel das redes sociais na democracia: enquanto 46% as consideram um progresso, 41% pensam que representam um risco. O futuro da UE: Sete em cada dez jovens europeus consideram que a adesão do seu país à União Europeia representa um trunfo no contexto da globalização. E para 44% dos jovens votar nas eleições europeias é a melhor forma de participar na vida pública da UE. Desenvolvimento sustentável: Muitos jovens adotaram medidas para proteger o ambiente ao nível do dia-a-dia, incluindo a triagem dos resíduos (74%). Valores europeus: Os jovens consideram que o Parlamento Europeu deve defender os direitos humanos (51%), a liberdade de expressão (41%) e a igualdade de género(40%).

Para mais informações: http://www.elections2014.eu/pt/news-room/content/20140425STO45159

Fonte: Parlamento Europeu


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

22

A EUROPA DA WORLDWIDEWEB Links úteis No dia 25 de maio de 2014 realiza-se a eleição para o Parlamento Europeu, como tal, disponibilizamos nesta edição um conjunto de links com informações úteis sobre o PE e sobre as eleições europeias. 

Parlamento Europeu;

Eleições Europeias 2014;

Europeias 2014;

Máquina do tempo;

Opinião pública (projeções da repartição de lugares no PE);

Partidos Políticos;

Como votar em Portugal;

My vote 2014;

Election 2014;

Vídeos no Youtube

Resultados das Eleições Europeias;


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

23

ACONTECE... CIED Madeira celebra o DIA DA EUROPA em Câmara de Lobos No dia 09 de maio celebra-se o “Dia da Europa”. O Centro Europe Direct Madeira, reconhecendo a importância desta efeméride, promove este ano um conjunto de iniciativas na cidade de Câmara de Lobos que contam com o apoio da Câmara Municipal local. Para mais informações, consulte a página 24 desta newsletter.

“Vamos limpar a Europa!” No dia 10 de maio junte-se à iniciativa «Vamos limpar a Europa!» um evento à escala europeia, que terá lugar no mesmo dia em todo o continente europeu! Participe, saia de casa e ajude a limpar a área onde reside! Saiba mais sobre a iniciativa em: http://www.letscleanupeurope.eu/

Eleições europeias de 2014 Desta vez é diferente No dia 25 de maio realiza-se a eleição para o Parlamento Europeu (PE). As eleições europeias de maio de 2014 dão aos eleitores a possibilidade de influenciar o rumo político da União Europeia (UE), ao permitir-lhes eleger os 751 deputados ao Parlamento Europeu que representarão os seus interesses nos próximos cinco anos. As mesas de voto estarão abertas entre as 8.00 e as 19.00 horas. Para mais informações: http://www.europeias2014.com/

Volta de Apoio ao Emprego A Representação da Comissão Europeia em Portugal em parceria com a rede EURES e a rede de Centros Europe Direct promove este ano a 2ª edição da Volta de Apoio ao Emprego, uma iniciativa que pretende divulgar as oportunidades de emprego e formação em Portugal . Na RAM a iniciativa acontece a 28 de maio no Museu da Casa da Luz no Funchal, em colaboração com o Centro de Informação Europe Direct Madeira, o Instituto de Emprego da Madeira e a rede EURES. A entrada é livre, mas requer inscrição em: http://europedirectmadeira.wix.com/vae2014

Europa Criativa: candidaturas abertas Estão abertas as candidaturas para o programa «Europa Criativa», que é o novo programa da UE que visa apoiar o cinema e o audiovisual e os setores da cultural e criativo europeus, com o objetivo de reforçar o contributo destes setores para o crescimento e o emprego. O Europa Criativa, que funcionará de 2014 a 2020, irá disponibilizar 1,46 mil milhões de Euros para o fortalecimento dos setores culturais e criativos da Europa, distribuídos através dos subprogramas Cultura e MEDIA. Para mais informações: http://ec.europa.eu/programmes/creativeeurope/index_en.htm


http://europedirect.aigmadeira.com

newsletter

13


news letter

FICHA TÉCNICA

Autoria: Ana Nunes Marco Teles

Edição: Centro de Informação Europe Direct Madeira Associação Insular de Geografia

30 de abril de 2014

CIED Madeira Newsletter nº 8  

Atividades do CIED Madeira nos meses de março e abril 2014

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you